uma viagem ao tempo dos castelos

25
UMA V IAGEM AO TEMPO DOS CASTE LOS Disciplina: História Profª.: Elisa Cardoso Aluna: Maria Paula Silva N o 12 Turma: 7F Ana Maria Magalhães e Isabela Alçada

Upload: cristinabarcoso

Post on 20-Mar-2017

218 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Uma viagem ao tempo dos castelos

UMA VIAGEM AO TE

MPO

DOS CASTELO

SDisciplina: HistóriaProfª.: Elisa

Cardoso

Aluna:Maria Paula SilvaNo 12 Turma: 7F

Ana Mari

a Mag

alhãe

s e Is

abela

Alçada

Page 2: Uma viagem ao tempo dos castelos

UMA VIAGEM AO TEMPO DOS CASTELOS

TRABALHO DE HISTÓRIA

Page 3: Uma viagem ao tempo dos castelos

AUTORAS

ANA MARIA MAGALHÃESCom nacionalidade portuguesa e nascida no dia 14 de Abril de 1946 em Lisboa, iniciou a atividade docente como professora de História em 1969, em Moçambique. Estreou-se como escritora de livros infanto-juvenis em 1982.

Page 4: Uma viagem ao tempo dos castelos

ISABEL ALÇADA Com nacionalidade portuguesa e nascida no dia 29 de Maio de 1950, em Lisboa. No ano de 1976 optou por seguir a carreira de Professora de Português e História. Estreou-se como escritora de livros infanto-juvenis em 1982.

AUTORAS

Page 5: Uma viagem ao tempo dos castelos

ILUSTRADORARLINDO FAGUNDES, nascido no dia 3 de Julho de 1945 em Ovar, é um realizador de cinema, ceramista, ilustrador e autor de bandas desenhadas.

As ilustrações que realiza para a série literária UMA AVENTURA correspondem ao seu trabalho mais conhecido na área da banda desenhada. Também é ilustrador dos álbuns LA CHAVALITA e A RAPARIGA DO POÇO DA MORTE.

Page 6: Uma viagem ao tempo dos castelos

EDITORAEDITORIAL CAMINHO é uma editora portuguesa integrada no grupo editorial LeYa, fundada em 1975.

Com foco na literatura portuguesa, possui um acervo de artigos e livros publicados composto principalmente de autores portugueses: Alice Vieira, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, entre outros.

Foi a casa editora do autor português, e prémio Nobel da literatura, José Saramago.

Page 7: Uma viagem ao tempo dos castelos

COLEÇÃO UMA VIAGEM NO TEMPOOs livros desta coleção representam uma abordagem leve, lúdica mas rigorosa da História. Os leitores revelam o grande entusiasmo com:•O que se deixaram levar para outras épocas;•O quanto gostaram de conviver com os personagens históricos;•A solidez e a persistência dos conhecimentos adquiridos.

Page 8: Uma viagem ao tempo dos castelos

OUTRAS OBRAS DAS AUTORAS

Page 9: Uma viagem ao tempo dos castelos

QUAL O TEMA PRINCIPAL?

Page 10: Uma viagem ao tempo dos castelos

QUEM SÃO OS PERSONAGENS PRINCIPAIS ?

Page 11: Uma viagem ao tempo dos castelos

UMA VIAGEM AO TE

MPO DOS

CASTELOS

Resumo p

or Mari

a silv

a

Page 12: Uma viagem ao tempo dos castelos

CAPÍTULO I – FÉRIASOs personagens principais Ana e o João passaram as férias na quinta da tia Júlia que era localizada na Serra do Marão. As crianças fingiram ser ajuizadas para convencer a tia a deixá-los sair do jardim próximo para explorar a floresta e o castelo, pois toda a aldeia acreditava que no castelo morava um lobisomem ou um bruxo.

Eles queriam investigar! Passados alguns dias conseguiram ir pescar para o rio com o consentimento da tia e neste momento começa toda a aventura.

Page 13: Uma viagem ao tempo dos castelos

CAPÍTULO II - ORLANDODurante o caminho para a pesca avistaram o castelo comentado pelos aldeões e foram investigar. Enquanto admiravam o castelo conheceram um senhor muito simpático chamado Orlando.

Na verdade ele era o morador do castelo e um cientista, membro de uma organização internacional chamada Associação Internacional das Viagens no Tempo e no Espaço - A.I.V.E.T., o que aguçou a desconfiança de Ana, e a curiosidade de João.

Page 14: Uma viagem ao tempo dos castelos

CAPÍTULO III - A MÁQUINA DO TEMPO

Orlando propôs aos irmãos que regressassem ao passado, mais especificamente ao século XII em sua máquina do tempo. Também comunicou a A.I.V.E.T pedindo autorização aos demais membros de todo o mundo para esta aventura científica e histórica.

Page 15: Uma viagem ao tempo dos castelos

CAPÍTULO IV - UM MERGULHO COM NOVECENTOS ANOSAna e João e o cientista entraram na máquina do tempo e chegaram ao século XII. Perceberam que estavam no mesmo castelo, mas no passado quando ainda pertencia ao conde Argemiro.

Trajaram-se com roupas da época e foram ver uma caçada que ocorria montados nos cavalos do conde. Com Ana enjoada e João impressionado, os caçadores notaram sua presença. Assustados os três fugiram para a aldeia.

Page 16: Uma viagem ao tempo dos castelos

CAPÍTULO V - UMA ALDEIA DO SÉCULO XII

Os viajantes do tempo esconderam-se nesta aldeia, disfarçando-se de vagabundos, com roupas sujas e rasgadas e conseguiram não despertar suspeitas.

Page 17: Uma viagem ao tempo dos castelos

CAPÍTULO VI - COM OS SERVOS DA GLEBA

A Ana, o João e o Orlando foram descobertos pelos servos do conde Argemiro, uma família grande e muito pobre. Foram muito simpáticos oferecendo-lhes comida e abrigo, mas esta família ainda que muito unida, tinha um filho, mudo, que se sentia preterido por esta dificuldade que possuía.

Page 18: Uma viagem ao tempo dos castelos

CAPÍTULO VII - PELOS CAMINHOS DA SERRA

Os viajantes do tempo queriam sair das terras do conde Argemiro e decidiram fugir. Mas antes disso o cientista resolveu ajudar o filho que não falava fazendo uma cirurgia. Acabando-a, pegariam o caminho da serra.

Page 19: Uma viagem ao tempo dos castelos

CAPÍTULO VIII - NA FLORESTA

Na floresta encontraram outro grupo de caçadores. Estes estavam a caçar lobos, assustando desta vez todos os três, que resolveram novamente fugir com medo de serem descobertos.

Page 20: Uma viagem ao tempo dos castelos

CAPÍTULO IX - EM TERRAS DE EGAS MONIZ”

A aventura continua ao conhecerem Egas Moniz, aio de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. Posteriormente, partiram em direção a Britiande, desta vez por barco.

Page 21: Uma viagem ao tempo dos castelos

CAPÍTULO X - D.LOURENÇO, «O ESPADEIRO»Em Britiande estava um tumulto com a chegada de D. Lourenço, o filho mais velho de Egas Moniz.

Para acalmar todos, João se apresentou áquela população como vidente, sendo assim conseguia prever o futuro.

Afirmou que D. Afonso Henriques ganhara a batalha e seria o primeiro rei de Portugal.

Page 22: Uma viagem ao tempo dos castelos

CAPÍTULO XI - COM EGAS MONIZEgas Moniz estava preocupado com a guerra. Orlando explicou que poderia ajudar-lhe negociando.

Desta maneira, os viajantes foram ao encontro do rei de Leão, comprometendo-se que D. Afonso Henriques prestar-lhe-ia vassalagem, solicitou que levantasse o cerco.

Entretanto, D. Afonso Henriques não aceitou o comprometido e por possuir palavra, Egas Moniz foi ao rei de Leão com a sua família.

Page 23: Uma viagem ao tempo dos castelos

CAPITULO XII - UMA IDEIA BRILHANTE

Para tranquilizar a mulher de Egas Moniz, Teresa Afonso, o irmão de Ana teve uma ideia brilhante. Vestido de anjo, João falou que tudo sairia bem na apresentação da família ao Rei de Leão, animando-a e sentindo-se mais confiante.

Page 24: Uma viagem ao tempo dos castelos

CAPÍTULO XIII - A PARTIDA

Decididos que era o momento de retornar ao século XXI, os viajantes do tempo, foram acompanhados por D. Lourenço na primeira etapa da cavalgada. Estavam entusiasmados por terem conhecido personagens históricos.

Page 25: Uma viagem ao tempo dos castelos

CAPÍTULO XIV - DE VOLTA AO CASTELO DE ARGEMIRO

Depois de muitos obstáculos e aventuras, os personagens conseguiram chegar à máquina do tempo e voltar salvos! Confirmando assim que:

“A coragem é uma qualidade admirável, seja no século XII ou no século XXI”

Palavras de Orlando, o cientista.