ubatuba em revista semanal #53

56
U em revista batuba A revista informativa semanal de Ubatuba Virtual Ano 1 - nº53 Junho de 2010 87ª Festa de S. Pedro Pescador em Ubatuba reúne público recorde de 50 mil pessoas

Upload: brasil-na-europa

Post on 23-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Ubatuba em Revista Semanal #53

TRANSCRIPT

U em revistabatuba

A revista informativa semanal de UbatubaVirtual

Ano 1 - nº53Junho de 2010

87ª Festa de S. Pedro Pescador em Ubatuba reúne público

recorde de 50 mil pessoas

• Web Sites• Reportágem, redação, revisão e edição• Criação, Diagramação e Arte-Finalização

Web SolutionSCriamos, desenvolvemos e administramos sites para empresas e associações. Conteúdos e designs visam atender a necessidade peculiar de cada cliente, seja ela um site totalmente em flash, um site dinâmico ou um site de comércio eletrônico.

Produção editorialrealizamos cobertura jornalística e coleta de informações de alta qualidade para o desenvolvimento de conteúdo para publicações impressas e digitais.

Produção GráfiCaCriamos e desenvolvemos projetos gráficos, desenvolvidos em sintonia com uma redação eficaz, seja editorial ou publicitária. Primamos pela harmonia entre textos e imagens, permitindo uma maior atenção dos leitores e a fixação rápida nos conteúdos mostrados.

• Web Sites• Reportágem, redação, revisão e edição• Criação, Diagramação e Arte-Finalização

SapereEDITORA • COMUNICAÇÃO • MULTIMÍDIA

Web SolutionSCriamos, desenvolvemos e administramos sites para empresas e associações. Conteúdos e designs visam atender a necessidade peculiar de cada cliente, seja ela um site totalmente em flash, um site dinâmico ou um site de comércio eletrônico.

Produção editorialrealizamos cobertura jornalística e coleta de informações de alta qualidade para o desenvolvimento de conteúdo para publicações impressas e digitais.

Produção GráfiCaCriamos e desenvolvemos projetos gráficos, desenvolvidos em sintonia com uma redação eficaz, seja editorial ou publicitária. Primamos pela harmonia entre textos e imagens, permitindo uma maior atenção dos leitores e a fixação rápida nos conteúdos mostrados.

www.sapereeditora.com.br • [email protected](12) 3833-9035 • (12) 7814-8701 • ID Nextel 82*106877

editora Chefe e Jornalista Responsável

Ana Maria Pavão - MTB: 54599

direçãoAndreza G. L. Pavão

Luis PavãoAna Pavão

diagramaçãoRafael Pavão

CapaLuis Pavão

anuncie(12) 3833-9035

[email protected]

Contatos (12) 3833-9035 (12) 7814-8701ID 82*106877

[email protected]

A Ubatuba em Revista Virtual é uma publicação da Sapere Editora.

Artigos assinados não correspondem necessariamente a

opinião da revista.

Ano 01 - Edição 53Junho de 2010

EX

PE

DIE

NT

EUbatuba em Revista VirtualA revista eletrônica semanal de Ubatuba

Leitor, queremos

ouvir você!

Mande seus relatos, críticas, elogios e

sugestões para:

[email protected]

Ubatuba em Revista está de parabéns por seu conteúdo, rico hoje em história, cultura, arte, gastronomia, biodivercidade entre outros.Michel Carvalho

Ubatuba é tudo na minha vida.Maria ilma

Muito boa a revista. Por que vocês não fazem uma reportagem sobre o descaso da prefeitura sobre a falta de calçamento nas ruas do Itaguá?Julio Cesar Galli

O bairro da Enseda não tem uma lombada,sempre tem atropelamentos aqui e mortes.Marcos antonio

Colaboradores da edição

MiCHele MoZenaMichele Mozena é atriz e artista circense. Suas bases de trabalho são Campinas (onde coordenou a Casa da Girafa - escola de Circo) e Ubatuba (onde mora há uma ano e meio). É professora de Artes Circenses da Fundart e diretora da 1a. Trupe Circense de Ubatuba.

reGina teixeira Jornalista, radialista e educadora ambiental. Mora em Ubatuba há 10 anos e é uma incansável lutadora pela preservação do meio ambiente e da qualidade de vida. Criou e administra o blog dos INGs, Indivíduos Não-Governamentais, Indignados com a Poluição das Nossas Praias e é membro do conselho consultivo do Plano de Gestão Ambiental de Itamambuca

JulinHo MendeSLigado as raízes culturais locais, o carnavalesco Julinho Mendes é um dos descendentes dos precursores do Boizinho e, incentivado por seu avô, leva adiante a tradição junto com seu grupo.

Paulo SÉZio de CarValHoFotógrafo Profissional associado à United Photo Press World, turismólogo e pesquisador, especializado em marketing, gestão e planejamento do turismo

CarloS riZZo É ornitólogo amador e fundador do Ubatubabirds. Pesquisa e mantém atualizada a lista das aves de Ubatuba, trabalha na Secretaria Municipal de Meio Ambiente com observação de aves na Educação Ambiental e na capacitação do receptivo da cidade para o turismo de observação na baixa temporada.

O Ministério da Saúde incluiu os profissionais da área de educação na Campanha de Vacinação contra a Gripe A (H1N1). Todos os funcionários de escolas da rede pública e privada, municipal e estadual, incluindo professores,

diretores, secretários, assistentes, inspetores, merendeiras e profissionais da limpeza deverão ser vacinados. O objetivo é evitar que essas pessoas fiquem doentes e transmitam a gripe A para os alunos. Em Ubatuba, a vacinação para esse novo grupo será feita de 1º a 16 de julho, nas unidades de saúde de segunda a sexta, das 7 às 17h. Os funcionários deverão levar um documento com foto e um comprovante de trabalho, seja declaração da escola ou holerit. U

ACON

TECEN

DO

Fon

te:

Asse

sso

ria

de

Co

mu

nic

ação

– P

MU

Profissionais da educação serão vacinados contra gripe A (H1N1)

A melhor idade de Ubatuba participa neste final de semana da “6ª Copa Estrela do Mar da Melhor Idade”, em Caraguatatuba.

O evento, realizado pelo CCTI Estrela do Mar (Centro de Convivência da Terceira Idade), será disputado nas seguintes modalidades: bocha, buraco, damas, dominó, tranca, truco, sinuca e vôlei adaptado.

A delegação de Ubatuba será composta por aproximadamente 30 atletas e membros da comissão técnica.

ACON

TECEN

DO

Fon

te:

Asse

sso

ria

de

com

un

icaç

ão P

MU

U

Melhor idade de Ubatuba participa de evento em Caraguá

Matrículas abertas

para o 2° semestre!

Períodos manhã e

tarde!

O cineclube coletivo arte preparou uma programação bem gostosa para essa época e para começar, no clima de copa do mundo, apresenta na próxima 2ª feira, dia 05 de julho, as 20hs, o longa-metragem O ano em que meus pais saíram de férias, de cao hamburger.

1970. Mauro (michel joelsas) é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade os pais de mauro foram obrigados a fugir por serem de esquerda e serem perseguidos pela ditadura, tendo que deixá-lo com o avô paterno (paulo autran). Porém o avô enfrenta problemas, o que faz com que mauro tenha que ficar com shlomo (germano haiut), um velho judeu solitário que é seu vizinho. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na copa do mundo.

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias

CU

LTU

RA

fiCHa tÉCniCaTítulo original: O Ano em que Meus Pais Saíram de FériasGênero: Longa-metragemDuração: 110 min.Origem: BrasilAno: 2006Direção: Cao HamburgerRoteiro: Cláudio Galperin, Bráulio Mantovani, Anna Muylaert e Cao Hamburger, baseado em história original de Cláudio Galperin e Cao Hamburger

SerViçoDia - 05 de julhoHorário - 20hsLocal - Sala Coletivo ArteEndereço - Passeio Santa Fé - Rua Conceição, 180 - Centro - UbatubaTaxa de manutenção - R$ 2,00

Informações e reservas – 9178.8452 - Patrícia

ACON

TECEN

DO Ubatubenses prontos para segunda etapa

do Hang LooseFo

nte

: As

sess

ori

a d

e co

mu

nic

ação

PM

U

Ubatubenses prontos para segunda etapa do Hang Loose

A equipe que representará Uba-tuba na segunda etapa do circuito Hang Loose Surf Atta-

ck embarca nesta sexta-feira, 2, às 15h30, rumo a Mongaguá. O campe-onato reúne surfistas que lutam pelo título paulista das categorias Júnior (até 18 anos), Mirim (no máximo 16), Iniciantes (limite de 14), Estreantes (até 12) e Petit (abaixo de 10 anos).

A disputa começa sábado, às 8h, no Píer de Mongaguá e a primeira ca-tegoria a entrar mo mar será a Junior. Ubatuba comparece com nove re-presentantes nesta categoria: Lucas Santos, Giovanni Ferreira, Alex Sandro Santos, Gabriel Adisaka, Kadu Medei-ros. No round 2 entram Arthur Aguiar (1ª bateria), Tales Araújo (2ª) Filipe Toledo(3ª) e Phellipe Chagas (8ª).

ACON

TECEN

DO

PapillonBuffet e Eventos

Sonhos como este são

momentos de realidade

que podemos proporcionar.

www.papilloneventos.com.br | [email protected]. Dr. Esteves da Silva, 120 - Lj 05 - Centro - Ubatuba - SP

Tel. (12) 3833 9011 / 7813 6826

Casamento na Praia

U

A categoria Mirim terá oito atle-tas ubatubenses: Carlos André cai na água na primeira bateria; Wesley Dantas e Alex Sandro Santos estão na segunda; Phellipe Chagas (3ª), Kadu Medeiros (4ª), Gustavo Cardo-so e Tales Araujo (5ª) e Filipe Toledo, que entra na primeira bateria das quartas de final.

A Iniciantes deve entrar na água sábado a tarde e Ubatuba compare-ce com Wesley Dantas, Phellipe Cha-gas, Yuri Aguiar e Gabriel Medeiros, no round 1. Alex Sandro Santos en-tra na primeira bateria das quartas de final, no domingo as 8h.

A categoria Estreantes inicia sua participação, no domingo as 9h e Wesley Dantas, Davi Toledo e Gabriel Medeiros defendem as cores de Ubatuba.

O Esporte de Ubatuba está na reta final da preparação para a disputa dos “54º Jogos Regionais”, que serão disputados em Taubaté, a partir de 20 de julho.“Teremos representantes em 22 das 24 modalidades oficiais. Ficaremos ausentes apenas

no tênis e taekwondo. Já estamos cuidando de toda a logística, viagens, cardápio, enfim, deixando tudo em ordem para nossa equipe”, conta João Lopes de Moura Filho, chefe da delegação.

Em 2010, Ubatuba disputará a primeira divisão dos jogos, por ter se sagrado campeã da segunda divisão em 2009, na competição disputada em Arujá. Ubatuba estará ao lado de cidades como São José, Guarulhos, Pindamonhangaba, Suzano, Mogi das Cruzes, Jacareí, Taubaté e Poá (que também conquistou vaga em 2009).

O congresso técnico que define as chaves e jogos acontece neste sábado, 3 de julho. A cerimônia de abertura será realizada na Avenida do Povo, no dia 20, a partir das 19h.

ACON

TECEN

DO Esporte de Ubatuba se aquece para

Jogos Regionais

U

Esporte de Ubatuba se aquece para Jogos Regionais

Fon

te:

aces

sori

a d

e co

mu

nic

ação

PM

U

ACON

TECEN

DO Ubatuba é um dos 22 municípios contemplados com o

projeto Mina D’água

A cidade de Ubatuba é um dos 22 municípios paulistas escolhidos entre 645 cidades para receber recursos para a recuperação de nascentes, por meio do projeto Mina D’água. O vice-prefeito Rui Teixeira Leite, juntamente com o engenheiro florestal da

Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fernando Novaes, esteve em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, para assinar o protocolo de intenções no último dia 24. A cerimônia contou com a presença do governador Alberto Goldman e do secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano.

Ubatuba é um dos 22 municípios contemplados com o projeto Mina D’água

Fon

te:

aces

sori

a d

e co

mu

nic

ação

PM

U

Sua piscina pronta em um clique

Rua Prof. Thomaz Galhardo, 1350 - Centro - Ubatuba / SP - Tel: (12) 3832-4493

HTH AdvAncedA revolução no tratamento de piscinas, que mantém a água limpa e cristalina por até 60 dias.

20anos1990

2010

ACON

TECEN

DO

Para cada bacia hidrográfica do estado, foi escolhido um município. Cerca de 10 a 15 produtores rurais de cada município irão receber uma verba denominada Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), para proteger as águas dentro de suas propriedades, pelo período de cinco anos. A primeira etapa da qual Ubatuba participará consiste em um projeto-piloto, que irá traçar estratégias e métodos para a sua implantação definitiva. U

CU

LTU

RA Capoeira

Saudável, promove a sociabilizaçãoTexto: Paulo Sézio

Deixe o frio do lado de foraAmplo Salão • Lareira • Telão

Forno a Lenha • Caldos e Cremes

Rua Conceição 61, Centro - (12) 3832-1340 n S

aper

e (1

2) 3

833-

9035

Discriminada, perseguida e até proibida por mais de 40 anos, a capoeira lentamente resgata

seu valor vital na construção da história brasileira e por ironia, se antes subjugada, hoje é um dos maiores cartões de visita do Brasil no exterior.

Um pouco de história

Desenvolvida dentro da cultura afro--descendente em dois séculos de tur-bulências, racismo, fascismo e sub-jugação, não é novidade dizer que a história das origens da capoeira seja incerta. Alguns estudiosos apontam que teria vindo para o Brasil, trazida pelos escravos africanos. Outros, que foi uma invenção dos negros brasilei-ros, que usavam o corpo para defender ou atacar seus opressores.

Na África, lutas semelhantes como o o n’golo, o cabula e a camassula, reve-lam suas influências ancestrais, mas no Brasil algumas danças indígenas misturavam música e luta, já no início do século 16, o que reforça a tese

CU

LTU

RA

de alguns etnólogos em considerar a capoeira como uma mistura afro-indígena, na qual os negros tiveram, por suas razões, a necessidade de aprimorá-la, passando de geração em gera-ção até os dias de hoje.

Já no final do século 19 o Rio de Janeiro apresentava as Maltas de capoeira, assim como em Pernambuco os Brabos e Valentões faziam história, num processo de resistência ao poder da época e construído com dificuldade e pouca adesão, segundo alguns historiadores. Mas em que pese divergências, parece ter sido a Bahia o chão que abrigou a capoeira e como uma jóia bruta, foi sendo lapidada por mestres na arte da capoeiragem, chegando a um nível de exce-lência que impressiona tanto pela técnica, quanto pelo sentido cultural do seu processo, da formação da roda e de sua natural integração com toda a cultura afra, sem esquecer as raízes da brasilidade - algo nunca visto em qualquer país que tenha tido ou sofrido com as influências africanas, em todos os séculos da chamada "civilização".

Em 1901 Alberto Bessa definia a capoeira como “jogo de mãos, pés e cabeça, praticado por

www.vitoriaarcondicionado.com.brcontato@ vitoriaarcondicionado.com.br

Av. Prof. Thomaz Galhardo, 1228Centro - Ubatuba / SP

(12) 3832-1891

Rua Ruth, 196 - Tenorio - Tel: 3835 3688

QUIOSQUECATAVENTO

Praia do TenorioUbatuba

CU

LTU

RA vadios de baixa esfera (gatunos)”.

A depreciação significa ao mesmo tempo um elogio, pois a resistên-cia negra e a busca de identidade já eram motivos de preocupação. E de fato houve um crescendo, marcado, por exemplo, com a histórica Revolta da Chibata, um motim de negros, em 4 navios atracados na Baia da Gua-nabara. Neste mesmo período, em Salvador nascia as primeiras esco-las de capoeira, influenciando dras-ticamente seu rumo histórico, até os dias de hoje.

Na década de 20 o toque de be-rimbau chamado Cavalaria, que si-mulava o tropel dos cavalos, marcou a perseguição policial movida contra os capoeiristas da Bahia e também o avanço

do movimento. É que insatisfeito com o preconceito e a marginalidade que a estigmatizava, o capoeirista Manuel dos Reis Machado começou a promover o seu aspecto de arte--luta e a buscar o reconhecimento social. Mestre Bimba, como ele pas-sou a ser chamado não

Rua Ruth, 196 - Tenorio - Tel: 3835 3688

QUIOSQUECATAVENTO

Praia do TenorioUbatuba

ANOS

PROCEDÊNCIA - QUALIDADE - CONFIANÇA - GARANTIA

NOVOS E SEMI NOVOS DE TODAS

AS MARCAS

Rua Prof. Thomaz Galhardo, 655

Centro - Ubatuba-SP

(12) 3832-6988 (12) 3833-3881

[email protected]

CU

LTU

RA

encontrou muita simpatia em suas primeiras ações, mas determinado que era, levou avante seu projeto, deixando em seu legado a valorização da academia de capoeira. Para alguns estu-diosos sua primeira grande vitória foi quando começou a ensinar capoeira no Centro de Prepa-ração de Oficiais da Reserva (CPOR) de Salvador, no Forte do Barbalho.

Na década de 40, Vicente Ferreira Pastinha ou simplesmente Mestre Pastinha funda a sua academia, o Centro Esportivo de Capoeira Angola. Considerado um dos pilares do estilo de ca-poeira denominado Angola, formou grandes mestres, como: João Pequeno, João Grande, Al-bertino da Hora, Raimundo Natividade e outros, que disseminaram a capoeira pelo mundo, a exemplo do que também fizera Mestre Bimba e seus alunos, mais tarde mestres reconhecidos internacionalmente.

CU

LTU

RA

• Descartáveis • Utilidades Domésticas • Limpeza • Sacarias • • Produtos para Piscina • Inseticidas • Herbicidas • Importados • Artigos de Praia •

Tel.: 3833.2434 - Fax.: 3833.2437 - Rua Prof. Thomaz Galhardo, 942 - Centro - Ubatuba / SP

A Capoeira hoje

Os movimentos de capoeira trasmitidos ao corpo induzem não só uma agilidade fan-tástica como atua num processo terapêutico de auto-estima, uma forma de libertação das amarras sociais, refletindo bastante na história de quem a pratica, seu lugar social e a aculturação. Nas cantigas de capoeira, histórias e lendas se mesclam no imaginário dos poetas e transformam-se em energia na ginga da roda. Os toques finamente harmo-nizados revelam a natureza do jogo e seu objetivo. Para Mestre Decânio "os mais lentos, calmos, são os preferidos pelos ‘angoleiros’, mais apegados às tradições africanas e aos aspectos lúdicos da capoeira, considerada principalmente como um jogo de habilidades, coreografia e técnica, enquanto os ‘regionais’ são mais afeitos aos toques mais rápidos, que acentuam a belicosidade inerente ao conceito de luta, objetivo final desta última modalidade."

Os toques: Angola, São Bento, Santa Maria, Amazonas, Idalina, Benguela e Iuna determi-nam o ritmo e a construção do jogo. E todos se entendem por eles, numa cadência mística

impossível de não ser percebida. Para o Mestre Bola Sete, em seu livro ‘A Capoeira An-gola na Bahia’, os toques básicos são sete e outros foram criados a partir deles, com variações e repiques diferenciados. As bases deste intricado jogo e as tradições culturais são passadas neles e por eles. Influenciam a história e o comportamento de quem prati-ca e fortalece o desenvolvimento pessoal - físico e psicológico - quando vivenciados no coletivo.

Como esporte, a capoeira, sem dúvida, é agora um fenômeno social, que democrati-za o espaço, redefine status, gera harmonia, equilíbrio, estimula a coletividade e o senso de realização pessoal. Para muitos especialistas, uma perfeita combinação que nasceu das manifestações populares, passou pela resistência, atingiu um vasto conjunto de téc-nicas de defesa e ataque e chegou à oficialização nos meios esportivos. Atualmente é homologada pelo Conselho Nacional de Desporto e possui Federações Estatuais filiadas à Confederação Brasileira de Capoeira, assim com a vinculação ao Comitê Olímpico Brasi-leiro e à Federação Internacional de Capoeira.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a capoeira, que tal procurar uma academia ou grupo que a pratica e se divertir? Aqui em Ubatuba existe vários locais onde você pode praticar. O mais conhecido é o Grupo Mandinga de Angola, que fica na Associação dos De-ficientes Físicos de Ubatuba - ADUBA, onde o

Mestre Jequié, seus contra-mestres e alunos se reúnem 3 vezes na semana, para pra-ticar o esporte. O espaço fica à rua Liberdade, 882, na esquina com a rua Paraná e você pode chegar lá por volta das 18:30, que o som do berimbau vai lhe receber de braços abertos. U

• Descartáveis • Utilidades Domésticas • Limpeza • Sacarias • • Produtos para Piscina • Inseticidas • Herbicidas • Importados • Artigos de Praia •

Tel.: 3833.2434 - Fax.: 3833.2437 - Rua Prof. Thomaz Galhardo, 942 - Centro - Ubatuba / SP

CERVEJAS ESPECIAIS

Entregas em domicílio(12) 3833-9970

Rua Guarani, 537

MEIO A

MB

IEN

TE

O Estado do MundoTexto: Regina Teixeira

Novidades incorporadas aos celulares vão por água abaixo a cada novo lançamento

CERVEJAS ESPECIAIS

Saiu na Veja desta semana: “No dia 24 de junho, multidões que desde 2007 já trocaram o primeiro iPhone pelo segundo, e o segundo pelo terceiro, amanheciam acampadas na porta de lojas dos Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha e Japão, loucas para

pôr a mão no número 4. Em várias delas, o estoque se esgotou em poucas horas, o que não surpreende: no dia em que Apple começou a aceitar encomendas pela internet, recebeu 600 mil pedidos antes de o site entrar em pane... Ficou com mais vontade ainda de ter um? É natural, visto que o impulso que move a humanidade na direção do iPhone, do iPod e do iPad é exatamente este: a pura e simples vontade de ter o seu”.

Ter, e não ser, é exatamente o impulso que está levando essa mesma humanidade a arruinar os sistemas ecológicos dos quais, paradoxalmente, ela própria depende. Um amplo debate sobre as consequências negativas desse consumismo moderno e desenfreado é a proposta trazida pelo Estado do Mundo 2010, relatório anual do WWI – Worldwatch Institute, cuja edição em português foi lançada nesta quarta-feira, dia 30 de junho, em São Paulo, pelo Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, parceiro neste trabalho.

O relatório informa que, entre 1960 e 2006, o consumo cresceu seis vezes, enquanto a população, apenas 2,2 vezes. A inclusão das classes menos favorecidas na sociedade de consumo não serve de justificativa, porque a desigualdade social continua: enquanto os 16% mais ricos do mundo são responsáveis por cerca de 78% do total do consumo mundial, há 1,5 bilhão de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza, com menos de US$ 1,25 por dia.

No Brasil, embora não se façam filas para comprar aparelhos que poucos podem, a velocidade com que os produtos duráveis ficam ‘obsoletos’ só aumenta. Em 2007, o brasileiro trocava de celular a cada dois anos, em média. Hoje, troca a cada 1,3 ano.

O resultado é que o planeta está perdendo a capacidade de prover os recursos naturais necessários a tanto esbanjamento. Atualmente, são extraídas 60 bilhões de toneladas de recursos por ano, 50% a mais do que há apenas 30 anos.

O sucesso do compromisso assumido em 2000 por 189 países, na Declaração do Milênio, da ONU, de reduzir a pobreza mundial pela metade, até 2015, depende da nossa capacidade de promover uma profunda mudança cultural e comportamental, que freie o consumismo concentrado e impulsione o consumo sustentável. U

Novidades incorporadas aos celulares vão por água abaixo a cada novo lançamento

CU

LTU

RA

Criança que cai aprende a andar

Muitas vezes nós, pais, preocupados sempre com a segurança de nossos filhos, os impedimos de fazer muitas coisas de que são capazes. É mais fácil não

deixar que subam em uma árvore, ao invés de auxiliá-los nessa tarefa.

Não queremos que nossos tesouros se machuquem e este excesso de proteção pode gerar neles medo, insegurança e por conseqüência sérias travas no desenvolvimento motor e muscular, o que pode, até, afetar o desenvolvimento intelectual de nossos pequenos.

Nossos filhos precisam aprender a subir em escadas, correr, pular, nadar, girar, rolar, ficar de ponta cabeça, andar de bicicleta, cair.

A criança é destemida por natureza e se aventura sem noção do perigo. Cabe a nós, explicar os riscos e alertá-la, mas sem assustá-la, como muitas vezes acontece, com afirmações desesperadas do tipo: “Você vai cair!” ou “Desça já daí!” ou “Você não sabe fazer isso” ou “É muito perigoso!”. Se subestimarmos, assim, o potencial da criança, ela irá se sentir incapaz e frágil.

Para ajudar seu filho em atividades “perigosas”, basta que fique ao seu lado, amparando-o ou, se necessário, segurando seu corpo, ou sua mãozinha e, é claro, vibrando com sua descoberta. Dizendo por exemplo: “Segure firme” ou “Você está indo muito bem” ou “Você vai conseguir” ou

Texto: Michele Mozena

Criança que cai aprende a andar

CU

LTU

RA

“Vá devagar”, e com a repetição do movimento, através de sua memória corporal, é que ele vai “entender” o que precisa fazer.

Tenha sempre muita atenção à solicitação da criança, e nunca negue ajuda, nem solte-a sem avisar, ela poderá perder a confiança em você, e desistir ou não querer mais sua ajuda.

É, devemos orientá-los para que se sintam seguros, e para que não se machuquem gravemente, mas... machucar também faz parte do aprendizado dos limites do corpo e leis da física. Quando a criança se machuca, também devemos agir com naturalidade e sem desespero, tomando as providências necessárias sem transformar o contratempo em um filme de terror.

Agindo desta maneira estaremos sim, protegendo nossos filhos, pois eles estarão aptos e habilidosos, afastando, sem dúvida, o perigo de um acidente grave. U

ACON

TECEN

DO 87ª Festa de S. Pedro Pescador em Ubatuba reúne público recorde

de 50 mil pessoas

A cidade de Ubatuba realizou, de 24 a 29 de junho, uma grande festa em homenagem a São Pedro, padroeiro dos pescadores. Foram cinco dias de muitos shows, apresentações tipicamente caiçaras e a presença recorde de mais de 50 mil pessoas na Praça de Eventos

da Avenida Iperoig. O patrocínio foi da Prefeitura e Fundart, e contou com inúmeros parceiros.Nove grupos musicais locais se apresentaram, além de atrações nacionalmente conhecidas,

como os Demônios da Garoa, Luis Perequê e Rastapé. A parte gastronômica da festa ficou a cargo de 15 entidades filantrópicas. Nos estandes, o Projeto Tamar, Casa do Artesão, Artistas Plásticos de Ubatuba, Secretaria da Agricultura e Pesca e Secretaria do Meio Ambiente tiveram a oportunidade de demonstrar seus trabalhos ao público presente.

Fon

te:

aces

sori

a d

e co

mu

nic

ação

PM

U

Marlin AzulRESTAURANTE E PIZZARIA

R. Guarani, 525 - Próximo ao AEROPORTO - Tel. (12) 3832-6920www.marlinazulubatuba.com.br

Pratos variados e a la carte : Picanha, Badejo e CaldeiradaAlmoço Self Service das 11:30 às 16:00hrs

D I S K P I Z Z AFUNDO PARA O MAR

Móveis Teixeira Leite

Móveis e Eletrodomésticos em Geral

Rua Dona Maria Alves, 235 - Centro - Ubatuba/SPFones: (12) 3832-1915 / (12) 3832-2700

87ª Festa de S. Pedro Pescador em Ubatuba reúne público recorde de 50 mil pessoas

ACON

TECEN

DO Rainha e Princesas dos Pescadores 2010

O Concurso da Rainha dos Pescadores deste ano, como sempre, contou com uma grande torcida. O júri elegeu a jovem Thábata Crystine como Rainha dos Pescadores 2010. Presente na abertura da Festa, o prefeito Eduardo César entregou a faixa e a coroa para a nova rainha dos Pescadores. O lugar de Primeira Princesa foi para Yasmin Teixeira. A Segunda Princesa 2010 foi Greiciane Rocha.

Corrida de Canoas

Um dos pontos altos da programação foi a Corrida de Canoas, que neste ano também teve um número recorde de participação. Pescadores das praias Fortaleza, Enseada, Barra Seca, Perequê-Açu, Sete Fontes, Itaguá e Barra dos Pescadores marcaram presença, participando de várias modalidades. Ao final da competição, todos eles, com suas famílias, se fizeram presentes no almoço de confraternização oferecido pela organização da Festa.

Na categoria Um Remo, o primeiro lugar ficou para Nélio, da Barra Seca, em 2º lugar, ficou Renato, das Sete Fontes e em 3º lugar Mário, da Barra Seca.

ACON

TECEN

DO Na categoria “Casal”, o 1º lugar foi para Tereza e Nelson, da Barra Seca; 2º lugar Rita

e Mário, da Barra Seca e 3º Lugar, Selma e Renato, das Sete Fontes. Na categoria “Dois Remos”: 1º lugar Nélio e Danilo, da Barra Seca; 2º lugar Nelson e Maurício, da Barra Seca e 3º lugar Ériko e Zé Antonio, da Barra Seca. Na categoria “Três Remos”: 1º lugar: Chico, Paulinho e Alemão, da Enseada; 2º lugar “Seo” Domingos, Nélio e Zé Antonio, das Sete Fontes e Barra Seca e 3º lugar Nelson, Mário e Maurício, da Barra Seca. Na categoria “Mirim”: 1º lugar Lucas, da Barra dos Pescadores; 2º lugar Júnior, da Barra Seca, 3º lugar Jonathan, Barra Seca e 4º lugar Bruno, da B. Seca. U

Shrek para Sempre

Horários de exibição:

14:0015:4017:3019:2021:10

CIN

EM

A

Após enfrentar um dragão, resgatar a princesa e salvar o reino de seus sogros, Shrek virou um homem de

família. Ao invés de assustar os moradores locais, agora o ogro verde vive dando autógrafos. Pensando no passado, Shrek assina um pacto com o falante duende Rumplestiltskin, e subitamente se vê em uma versão alternativa e deturpada do reino de Tão Tão Distante, onde os ogros são caçados.Rumpelstiltskin é rei, o Burro é um intelectual, Lord Farquaad ainda está vivo, Gato de Botas perdeu seu charme de Don Juan e está bem acima do peso, Fiona é uma grande criminosa e ela e Shrek nunca se conheceram e muito menos se casaram.Além disso, ele e Fiona perdem seus postos, já que Rumplestiltskin toma os seus lugares ao se tornar o rei. Agora, só Shrek pode desfazer seu erro, salvar seus amigos, seu reino e sua esposa.

Gênero: animaçãoClassificação: livreDuração: 84 min.

Pré estréia dia 08/06

Príncipe da Pérsia - As Areias do Tempo

Horários de exibição:

16:2018:4021:00

CIN

EM

A

Da equipe que levou a trilogia de Piratas do Caribe para as telas do cinema, Walt Disney

Pictures e Jerry Bruckheimer Films apresentam Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo, um épico de ação e aventura ambientado na mística Pérsia. Um príncipe guerreiro (JAKE GYLLENHAAL) relutantemente une forças com uma misteriosa princesa (GEMMA ARTERTON) e, juntos, eles lutam contra forças obscuras para salvaguardar uma antiga adaga capaz de libertar as Areias do Tempo - um dom dos deuses que dá à pessoa que o possui o poder de controlar o mundo.

Gênero: AçãoClassificação: 12 anosDuração: 116 min.

Na Scene, você sempre encontra qualidade, preços acessíveis e

atendimento personalizado.

Novas InstalaçõesEm Ubatuba, no Shopping Porto Itaguá - Piso Térreo E também nos melhores Shoppings de São PauloTel. (12) 3833-8454

www.scene.com.br

U em revistabatuba

APOIO:

“É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer

tratamento desumano, violento,aterrorizante, vexatório ou constrangedor.”Lei 8049/1990, Título II, Capítulo II, Art. 18

Nosso leitor é apaixonado por Ubatuba.

Nosso leitor é apaixonado por Ubatuba.

O seu cliente também.

Anuncie na Ubatuba em Revista(12) 3833-9035