turma do bombeiro - tbm - escolasapereira.com.br fileturma do bombeiro - tbm educação infantil...

8
Turma do Bombeiro - TBM Educação Infantil Relatório do Segundo Semestre de 2008 1 ”Grande é a poesia, a bondade e as danças.... mas o melhor do mundo são as crianças” Fernando pessoa A Turma do Bombeiro está nitidamente em crescimento e desenvolvimento. Observamos o quanto as conquistas individuais se desdobraram, modificando a dinâmica de todo o grupo. Nossas crianças cresceram, amadureceram e, a cada dia, conquistam maior autonomia e auto-estima. É muito comum observarmos uma criança, que é mais articulada e observadora, tentando ajudar dois amigos a resolverem um impasse ou conflito, ou ajudando a calçar o sapato, guardar o brinquedo etc. É uma turma que sabe compartilhar e que se diverte, muito, junto! Muito acolhedores e receptivos, nossos pequenos costumam circular e alternar brincadeiras e parcerias que ampliaram e se firmaram. E por falar em diversão, nossa turma adora as brincadeiras coletivas e foram muitas as que fizeram parte de nossas manhãs. Desde as já conhecidas, como "Meus Pintinhos Venham Cá", "Mamãe Posso Ir", "Chicotinho Queimado", "Corre Cotia" e as de roda, durante o segundo semestre aprenderam e se esbaldaram com "Pique Cola", "Pique Parede" e "Coelhinho Sai da Toca". Adoram novidades e rapidamente se apropriam das regras, passando a solicitar as novas brincadeiras nos momentos de pátio. Além das sugeridas por nós, também criam e organizam divertidas aventuras, espontaneamente. “É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu.” Winnicott,1971 Nessa convivência, as crianças vão descobrindo formas de se relacionar e expressar suas vontades. É nosso papel intervir nessas interações orientando as crianças a buscarem maneiras harmoniosas de se relacionar socialmente. Rua Capistrano de Abreu, 29 – Botafogo / Rua Marques, 19 – Humaitá – 2538-3232 www.sapereira.com.br / [email protected] Turma antonia rubin roly cecilia stockler carvalhosa eduardo augusto cury fabião elisa silva peterson francisco de abreu lima helena cavazotte moreno julia guimarães davidovich manuela pinheiro guimarães cordeiro marcelo nobre verani mariana soares da costa sofia bastos palatnik sofia mattos de moura gonçalves ursula moreira de souza vicente rubin roly Professores e Auxiliares flavia gonçalves jean philippe trindade conilh de beyssac raoni de oliveira canedo da silva roberta porto da silva

Upload: phamdang

Post on 21-Mar-2019

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Turma do Bombeiro - TBMEducação InfantilRelatório do Segundo Semestre de 2008 1

”Grande é a poesia, a bondade e as danças.... mas o melhor do mundo são as crianças”

Fernando pessoa A Turma do Bombeiro está nitidamente em crescimento e desenvolvimento. Observamos o quanto as conquistas individuais se desdobraram, modificando a dinâmica de todo o grupo. Nossas crianças cresceram, amadureceram e, a cada dia, conquistam maior autonomia e auto-estima. É muito comum observarmos uma criança, que é mais articulada e observadora, tentando ajudar dois amigos a resolverem um impasse ou conflito, ou ajudando a calçar o sapato, guardar o brinquedo etc. É uma turma que sabe compartilhar e que se diverte, muito, junto! Muito acolhedores e receptivos, nossos pequenos costumam circular e alternar brincadeiras e parcerias que ampliaram e se firmaram. E por falar em diversão, nossa turma adora as brincadeiras coletivas e foram muitas as que fizeram parte de nossas manhãs. Desde as já conhecidas, como "Meus Pintinhos Venham Cá", "Mamãe Posso Ir", "Chicotinho Queimado", "Corre Cotia" e as de roda, durante o segundo semestre aprenderam e se esbaldaram com "Pique Cola", "Pique Parede" e "Coelhinho Sai da Toca". Adoram novidades e rapidamente se apropriam das regras, passando a solicitar as novas brincadeiras nos momentos de pátio. Além das sugeridas por nós, também criam e organizam divertidas aventuras, espontaneamente.

“É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu.”

Winnicott,1971

Nessa convivência, as crianças vão descobrindo formas de se relacionar e expressar suas vontades. É nosso papel intervir nessas interações orientando as crianças a buscarem maneiras harmoniosas de se relacionar socialmente.

Rua Capistrano de Abreu, 29 – Botafogo / Rua Marques, 19 – Humaitá – 2538-3232www.sapereira.com.br / [email protected]

Turma

antonia rubin rolycecilia stockler carvalhosa

eduardo augusto cury fabiãoelisa silva peterson

francisco de abreu limahelena cavazotte moreno

julia guimarães davidovichmanuela pinheiro guimarães cordeiro

marcelo nobre veranimariana soares da costa

sofia bastos palatniksofia mattos de moura gonçalves

ursula moreira de souzavicente rubin roly

Professores e Auxiliares

flavia gonçalvesjean philippe trindade conilh de beyssac

raoni de oliveira canedo da silvaroberta porto da silva

Turma do Bombeiro - TBMEducação InfantilRelatório do Segundo Semestre de 2008 2Procuramos mostrar, na prática, que a conversa é a melhor forma de entendimento. Nosso papel, na maioria das vezes, é o de mediador. Precisamos lidar com os interesses, desejos e características individuais, convergindo isso tudo, da melhor forma possível, para privilegiar o bem estar do grupo.

“Além da linguagem falada, a comunicação acontece por meio de gestos, de sinais e da linguagem corporal, que dão significado e apóiam a linguagem oral dos bebês. A criança aprende a verbalizar por meio da apropriação da fala do outro. Esse processo refere-se à repetição, pela criança, de fragmentos da fala do adulto ou de outras crianças, utilizados para resolver problemas em função de diferentes necessidades e contextos nos quais se encontre”

Parâmetros Curriculares Nacionais, p.125 Curiosidade e concentração também são características marcantes dessa turma. Seus olhos e ouvidos estão sempre prontos para as novidades. Mas o fazer, o sentir e o experimentar é o que mais seduz nosso grupo. Quando chegamos à sala de artes, a primeira pergunta é: “O que a gente vai fazer hoje?" ou "Qual é a mesa da pintura?” Ao longo do semestre procuramos oferecer diferentes materiais, técnicas e propostas de artes, proporcionando a exploração do material e as descobertas de novas formas de se expressar artisticamente.

“Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas. Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido”.

Rubem Alves

Rua Capistrano de Abreu, 29 – Botafogo / Rua Marques, 19 – Humaitá – 2538-3232www.sapereira.com.br / [email protected]

Turma do Bombeiro - TBMEducação InfantilRelatório do Segundo Semestre de 2008 3E foi assim, através das perguntas, em uma conversa com o grupo, no final do semestre passado, que nasceu a idéia do nosso projeto “Conhecendo o trabalho dos pais”. Nesse bate papo, algumas crianças manifestaram o desejo de aprender sobre o trabalho dos seus pais. E o mais bacana foi que o desejo deles veio ao encontro de algumas idéias que estavam povoando nossa cabeça. Percebemos o quanto era difícil, para a maioria das crianças, compreender o que seus parentes realmente faziam quando lhes diziam que estavam trabalhando. Era uma ótima oportunidade de aproximá-las desse complexo mundo dos adultos e, desmistificando o trabalho, tornar concreto algo que até então era tão subjetivo. Ao longo do projeto, pudemos tirar o trabalho do lugar do vilão e levá-lo ao lugar do prazer, do conhecimento e da novidade. Realizamos uma diversidade enorme de passeios, encontros, experiências, todas vinculadas ao tema do projeto institucional. Dessa forma aproximamos a Turma do Bombeiro do mundo do trabalho, de maneira significativa e divertida.Foram muitas as profissões abordadas e os profissionais que conhecemos, cada um com suas características especiais e suas peculiaridades. Descobrimos que uma única palavra – Trabalho – pode significar tantas coisas diferentes. Cuidar, olhar, tocar, gravar, filmar, escrever, fotografar, pintar, ouvir, conversar, cozinhar, aconselhar, ensinar, ajudar, pilotar, construir, administrar e traduzir foram alguns dos verbos conjugados para conhecermos tantas profissões e desvendarmos o significado de cada uma delas. Cada encontro, cada passeio e cada visita tiveram gostinho especial para a Turma do Bombeiro, que foi sempre muito receptiva e afetuosa com os pais de seus amigos e amigas.Iniciamos nossa trajetória visitando a redação do jornal O Globo, onde Nani, mãe do Vicente e da Antonia, é editora assistente do segundo caderno. Nessa visita, nossas crianças aproveitaram a oportunidade para conhecer alguns dos profissionais envolvidos na criação do jornal: editores, fotógrafos e jornalistas, além de muitos outros que trabalham para que os jornais possam estar diariamente nas bancas. No dia seguinte, fomos até a banca e conhecemos outro profissional, o jornaleiro. Ele nos contou que vende revistas, gibis, álbuns, jornais etc.

Rua Capistrano de Abreu, 29 – Botafogo / Rua Marques, 19 – Humaitá – 2538-3232www.sapereira.com.br / [email protected]

Turma do Bombeiro - TBMEducação InfantilRelatório do Segundo Semestre de 2008 4Aproveitamos para comprar o jornal do dia e alguns gibis. Em seguida, foi a vez de Mário Moura, pai da Sofia e músico. Ele nos visitou e trouxe um DVD que mostra seu trabalho com as duas bandas em que toca, Pedro Luis e a Parede e Monobloco. Mário promoveu uma animada batucada com as crianças, revezando no surdo. Leandro, pai do Francisco, também participou do encontro, gravando os sons produzidos pelas crianças. Na semana seguinte a Turma do Bombeiro foi conhecer o estúdio musical de Leandro. Ele é técnico e editor de som e recebeu as crianças com uma brincadeira na qual elas foram desafiadas a identificar quais eram os sons que estavam ouvindo. E, para completar a alegria de todos, gravaram duas músicas usando os equipamentos adequados, assessorados por músicos profissionais.Para conhecermos o trabalho de Eduardo, pai de Antonia e Vicente, que é produtor fotográfico, programamos um ensaio fotográfico aqui na escola. Nesse dia, cada criança veio com sua fantasia predileta e ainda fez tatuagem e maquiagem. Edu nos explicou que seu trabalho é exatamente preparar o cenário e os figurinos antes que os modelos sejam fotografados e que isso pode acontecer em estúdios ou nas ruas, praias, praças e onde mais a imaginação permitir! Também nos mostrou alguns ensaios profissionais produzidos por ele. Com o projeto a todo vapor, conhecemos a profissão de mais quatro pais em uma mesma semana. Marta, mãe da Elisa, psicóloga, nos contou uma história chamada Eram Cinco, de Ernest Jandal e Norman Junge e, em seguida, nos explicou que cuida dos "dodóis" que não podemos ver, como a tristeza e os medos. Ela também nos disse que seus maiores aliados nesse trabalho são a conversa, a troca de idéias e o afeto. Gabriela Kapim, mãe da Sofia M. e nutricionista, nos ensinou a fazer uma deliciosa barrinha de cereal e deixou uma mensagem: "Não tem que gostar de tudo, mas tem que pelo menos experimentar." Fernando, pai do Marcelo e Pesquisador em Saúde Pública também nos visitou. Utilizando como exemplo a história "Bichos da minha casa", de Ana Michaelis e Roseli Tuan, nos falou do trabalho do pesquisador que descobre vacinas e remédios estudando insetos e outros bichos em seu laboratório. As crianças esbanjaram curiosidade e concentração. Tivemos, ainda, a oportunidade de conhecer mais dois profissionais que trabalham com saúde.

Rua Capistrano de Abreu, 29 – Botafogo / Rua Marques, 19 – Humaitá – 2538-3232www.sapereira.com.br / [email protected]

Turma do Bombeiro - TBMEducação InfantilRelatório do Segundo Semestre de 2008 5Lilian, mãe da Mariana e médica cardiologista, transformou nossa sala de jogos em consultório e examinou cada um de seus pacientes com muito carinho. Mediu, pesou e verificou a pressão de cada criança. Mas não demorou para a criançada mudar de lado e, usando o estetoscópio, a fita métrica e o medidor de pressão, interpretarem o papel de médico. Depois, foi a vez de conhecermos o trabalho de Heloisa, mãe da Úrsula. Visitamos sua clínica veterinária, especializada em atendimento a gatos, e conhecemos todos os espaços que são muito bem equipados e organizados. Pudemos ver gatinhos que haviam sido operados, as salas de cirurgia e de raio x, o lugar de recreação dos gatos e muito mais. Os olhinhos de nossos pequenos brilhavam a cada porta que se abria. Todos saíram entendendo um pouco mais sobre os cuidados que devemos ter com os animais de estimação. Dando continuidade às nossas pesquisas sobre a profissão dos pais, fomos ao Paço Imperial acompanhados por Carlito Carvalhosa, artista plástico e pai da Cecília. Lá exploramos e interagimos com a instalação "Estou lá", criada por ele. Além de uma deliciosa farra em meio ao “labirinto de tecido”, tivemos um bate papo com Carlito, que nos explicou ter sido necessária a ajuda de muitas pessoas para que seu trabalho pudesse ser realizado. Ele nos falou, também, que sua instalação pode ser modificada de acordo com o espaço da exposição.No decorrer do projeto, as crianças conheceram uma escola de jovens e adultos onde trabalham os pais da Helena. Eles são professores universitários e nos contaram que no IBMEC os alunos estão estudando para futuramente serem profissionais atuantes no mercado de trabalho. Flávia frisou para as crianças que aquelas pessoas estavam lá para aprender coisas a respeito do trabalho que irão realizar quando terminarem seus cursos. Contou que o trabalho dela e do Valter é, justamente, ajudar esses jovens a construir o conhecimento que necessitam. Chegou a vez de Vanessa, mãe do Dudu. Ela é arte terapeuta e nos contou que seu trabalho é ajudar as pessoas a conhecerem melhor os seus sonhos, desejos e medos, utilizando técnicas de artes. Depois dessa conversa inicial, era hora de colocar a mão na massa, ou melhor, na tinta! Nossas crianças foram convidadas a pintarem um enorme painel de tecido e para isso, utilizaram não somente os pincéis, pés e mãos, mas o corpo todo, Uma farra! A Turma do Bombeiro teve, também, um encontro bilingüe com Chris e Lucas, pai e

Rua Capistrano de Abreu, 29 – Botafogo / Rua Marques, 19 – Humaitá – 2538-3232www.sapereira.com.br / [email protected]

Turma do Bombeiro - TBMEducação InfantilRelatório do Segundo Semestre de 2008 6irmão da Elisa. Chris é tradutor e encontrou uma forma muito divertida de mostrar seu trabalho às crianças. Enquanto Lucas lia em inglês uma história sobre bombeiros, Chris ia traduzindo e, também, desafiando as crianças a repetirem algumas palavras em inglês. Dando seqüência aos encontros, recebemos a visita de Renato, pai do Dudu. Ele é administrador de empresas e contou para as crianças que precisa cuidar de muitas coisas para que seu trabalho se realize. Descobrimos, então, um instrumento importantíssimo para o seu ofício: o computador! Dando continuidade ao nosso cronograma de passeios e visitas, fomos ao consultório da Leticia, mãe de Marcelo, onde também estava Ana, mãe do Francisco. As duas são psicólogas e nos contaram a história de um sapo que vivia com uma idéia "encasquetada" na cabeça.... A história serviu para ilustrar situações que se assemelham às que fazem crianças e adultos procurarem ajuda dos terapeutas. Letícia contou, também, um pouquinho sobre o surgimento da psicanálise, através de uma linda história criada especialmente para a turma. Falou sobre o Dr. Sigmund Freud e seu paciente, o pequeno Hans.Chegou a hora de conhecermos a profissão dos Pais da Manú. Com Deni, que é piloto de avião, fomos ao simulador da Varig e sobrevoamos nossa cidade. O encantamento foi geral. Nossos pequenos saíram de lá brincando de piloto e aeromoça. Uma graça! Deni também nos falou da importância que tem a saúde e os treinamentos constantes na vida dos pilotos. Aninha é professora de expressão corporal “das crianças grandes”. Ela, então, trouxe uma proposta de aula diferente e divertida para o grupo. Primeiro escalaram, se enrolaram e se balançaram em enormes tecidos pendurados no salão. Depois, cada um ganhou um tecido para dançar e improvisar, foi com muita desenvoltura e alegria que realizaram a atividade.Até o final do ano ainda realizaremos um passeio e receberemos a visita de pais muito queridos. Nossa turma irá até a casa da Sofia para conhecer o trabalho de Roni, seu pai, que é cineasta. As advogadas Olívia e Larissa, mães de Sofia P. e Julia, virão conversar sobre regras e leis do nosso dia a dia. O engenheiro Ricardo, pai da Úrsula, virá nos mostrar um pouquinho do seu trabalho através de fotos e fatos. E assim, encerramos o semestre com muita satisfação e alegria por termos

Rua Capistrano de Abreu, 29 – Botafogo / Rua Marques, 19 – Humaitá – 2538-3232www.sapereira.com.br / [email protected]

Turma do Bombeiro - TBMEducação InfantilRelatório do Segundo Semestre de 2008 7vivenciado experiências tão distintas e especiais, que só foram possíveis pela efetiva parceria que foi estabelecida entre as famílias e a escola. Saímos todos muito enriquecidos e crescidos desse projeto coletivo.

“A vocação nasce com a gente, misteriosamente. Ela é o nosso caso de amor com algo que se faz. A diferença de quem trabalha por profissão e quem trabalha por vocação: o primeiro trabalha pelo ganho; o segundo seria capaz de pagar para poder fazer o seu trabalho. Trabalha como quem faz amor, como quem brinca.”

Rubem Alves

Expressão Corporal ________________________________________________Entre abraços saudosos, gostosas gargalhadas e muitas novidades, retomamos nossa rodinha, relembrando nossas regras de convivência e acordando o corpo para as estripulias que estavam por vir. Depois de alongamentos e cambalhotas, finalizamos nosso encontro reproduzindo corporalmente o momento mais significativo das nossas férias. Fizemos pequenas competições para não deixar as Olimpíadas passarem em branco. Nossas modalidades foram salto em distância, arremesso de peso, corrida de obstáculos e ginástica rítmica. Nossos atletas tiveram um desempenho de campeões! A cada semana uma nova proposta foi desenvolvida, acompanhando as profissões dos pais que estavam sendo estudadas pelas crianças. Quando estudaram a profissão Jornalista, assistimos a um trecho do musical “Summer Stock”, com Gene Kelly, onde ele sapateia em cima de jornais, retirando sons do sapateado e do próprio jornal. Depois de assistir, experimentamos sapatear em cima dos jornais espalhados pelo Salão. Na profissão Músicos, experimentamos os diferentes sons que nosso corpo pode produzir, inventando uma orquestra corporal. Brincamos com os diferentes toques de celular, transformando cada chamada em um criativo

Rua Capistrano de Abreu, 29 – Botafogo / Rua Marques, 19 – Humaitá – 2538-3232www.sapereira.com.br / [email protected]

Turma do Bombeiro - TBMEducação InfantilRelatório do Segundo Semestre de 2008 8movimento. Para o Fotógrafo, trabalhamos diferentes poses fotográficas com expressões distintas e reproduzimos fotografias em nosso telão. Para os profissionais da saúde, estudamos pôsteres de esqueleto, músculos e órgãos entendendo melhor como é o nosso corpo. Transformar as profissões em propostas corporais foi um desafio gratificante e todos nos divertimos bastante! Com linhas de lã coloridas, montamos uma imensa “teia de aranha” no Salão para que as crianças pudessem explorá-la. O trajeto tinha que ser feito com cuidado para não esbarrar nas linhas frágeis da teia. Atenção e noção do próprio corpo no espaço foram os grandes aprendizados nessa brincadeira! Quando alguma criança derrubava uma parte da teia, ao invés de riso de travessura, tínhamos uma carinha de frustração de quem sabia que a proposta era o oposto e era necessário levá-la a sério! Com a proximidade da Festa Pedagógica, iniciamos o ensaio da música “Sai preguiça!”. De preguiça, só a letra da música. As crianças trabalharam felizes e com muito empenho nessa criação! Um breve respiro, pequenas estripulias e já começamos o ensaio para a Festa de Final de ano.

Música ________________________________________________A turma mandou brasa neste segundo semestre. Esta é uma turma que gosta de jogos e brincadeiras musicais, desafios e um bom instrumento na mão. E como alguns se transformam diante de um tambor. Exploramos timbres e a reprodução rítmica em grupo, e procuramos acompanhar a marcação com muito mais destreza e atenção. Ficaram mais espertos para estancar, certinho, a marcação sob o comando rítmico de "Pediu-prá-parar-parou". Empolgados com as visitas e o contato com as profissões dos pais, nos preparamos para gravar duas músicas já conhecidas da turma. Labareda e O Fogo é Apressado, de Ana Moura, foram gravadas no estúdio do Leandro, pai do Francisco, com a colaboração do Mário, pai da Sofia, que fizeram a captação e a edição das vozes das crianças em cima de uma base gravada. Foi uma parceria um tanto desafiadora, mas sem dúvida muito divertida.Em outros momentos, pudemos contribuir com o repertório relacionado às profissões que estiveram em evidência na turma. “Moro na roça Iaiá / Nunca morei na cidade / Compro o jornal da manhã / Prá saber das novidades”. O jornal e a imprensa também imortalizaram a voz que cantava essa canção. Quem adivinha a profissão da Clementina de Jesus ao ser descoberta cantora, já senhora? Cozinheiros e chefes de cozinha também nos inspiraram a transformar, às vezes, o tambor em panelinha. E se depois de comer pintar aquela preguiça? “A danada da preguiça / Pode ser uma doencinha / Que pega nos adultos / E também nas criancinhas / Dá uma moleza só querendo espreguiçar / E só de falar nela / Dá vontade de deitar” (Canções do Brasil – Palavra Cantada). Agora, é só a gente colocar mais tempero, mais castanha de caju e pimenta malagueta que a Turma do Bombeiro vai apresentar um prato bem quente e especial para a Festa de Encerramento.

Rua Capistrano de Abreu, 29 – Botafogo / Rua Marques, 19 – Humaitá – 2538-3232www.sapereira.com.br / [email protected]