tribuna outubro 2014

25
EDIÇÃO 253 | OUTUBRO 2014 www.sintraconsp.org.br | [email protected] Obra da OAS no Jabaquara desrespeitava trabalhadores Página 12 25 de outubro: Dia do Trabalhador da Construção Civil Página 05 O voto do trabalhador tem força! O presidente do Sintracon-SP, Ramalho da Construção, foi reeleito deputado estadual e vai continuar defendendo a categoria com a força dos mais de 80 mil votos que recebeu. Guindaste deixa operário de 18 anos sem uma perna Página 09 Obra cheia de irregularidades em Taboão vira caso de Justiça Página 11 FISCALIZAÇÃO DO SINTRACON-SP Página 02

Upload: abaco-informatica

Post on 06-Apr-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Tribuna Outubro 2014

EDIÇÃO 253 | OUTUBRO 2014www.sintraconsp.org.br | [email protected]

Obra da OAS no Jabaquara desrespeitava trabalhadoresPágina 12

25 de outubro: Dia do Trabalhador da Construção Civil Página 05

O voto do trabalhador tem força!

O presidente do Sintracon-SP, Ramalho da Construção, foi reeleito deputado estadual e vai continuar defendendo a categoria com a força dos mais de 80 mil votos que recebeu.

Guindaste deixa operário de 18 anos sem uma pernaPágina 09

Obra cheia de irregularidades em Taboão vira caso de JustiçaPágina 11

FISCALIZAÇÃO DO SINTRACON-SP

Página 02

Page 2: Tribuna Outubro 2014
Page 3: Tribuna Outubro 2014

DIRE

ITOS

DOS

TRAB

ALHA

DORE

S

á anos eu falo sempre sobre a autoestima da classe trabalhadora. Os trabalhadores precisam

reconhecer sua importância e exigir um tratamento digno dessa força. A minha reeleição a deputado estadual, com mais de 80 mil votos, representa uma vitória do trabalhador da Construção Civil de São Paulo, uma classe unida, mobilizada e politicamente amadurecida, que vem fazendo a diferença.

A categoria descobriu que, para fazer avançar suas conquistas, é preciso agir politicamente e eleger pessoas capazes de defender seus legítimos interesses, nas mais diversas faixas de poder.

Nosso objetivo é o de formar novas lideranças. Lideranças capazes de nos representar e, assim, aumentar ainda mais o nosso poder de barganha no cenário social, econômico e político do Estado e da Nação.

H Ao longo de minha campanha estive numa enorme quantidade de canteiros de obras, normalmente acompanhado por personalidades expressivas da política nacional. E acreditem: todas essas lideranças saíram impressionadas e empolgadas com a capacidade de mobilização do trabalhador da construção civil.

Para mim, representar essa força de todos vocês é uma grande responsabilidade. Vamos arregaçar as mangas e dar continuidade, em ritmo ainda mais forte, ao nosso trabalho e objetivos.

Lutaremos intensamente pela valorização do nosso setor e, lógico, por uma divisão cada vez mais justa dos lucros, sempre pensando na importância dos nossos trabalhadores.

Contem comigo. Eu conto com vocês.

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILEDIÇÃO 253 - OUTUBRO 2014

Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo / Fundado em 16 de Junho de 1936 / Adaptado ao Decreto de Lei 1.402 - por carta de 14 de maio de 1941.

Sede: Rua Conde de Sarzedas, 286 - Centro - São Paulo - CEP 01512-000 Fone: 3388-4800 - Fax: 3207-4921

Sub-Sede Taboão: Rua Elisabetha Lips, 118 - Jardim Bom Tempo - Taboão da Serra - SP - CEP 06763-190 Fone: 4771-1145 / 4771-1146

Internet: www.sintraconsp.org.brE-mail: [email protected] territorial: Municípios de São Paulo, Itapecirica da Serra, Taboão da Serra, Embú e Embú-Guaçú, Franco da Rocha, Mairiporã, Caieiras, Juquitiba, Francisco Morato e São Lourenço da Serra.

Impressão: Gráfica Gazeta BragantinaTiragem: 100 mil exemplares.

Representantes:Categoria Profissionais de Trabalhadores do Ramo da Construção

Civil, Ladrilhos Hidráulicos e Produtos de Cimento, Cerâmica para Construção, Pinturas, Decorações, Estuques, Ornatos, Artefatos de Cimento Armado, Instalações Elétricas, Oficiais Eletricistas, Gás, Hidráulicas, Sanitária, Montagens Industriais e Engenharia Consultiva.

Diretoria Executiva:Presidente: Antonio de Sousa RamalhoSecretário Geral: Antonio de Freitas Pereira1o. Secretário: Antonio de Sousa Ramalho Junior2a. Secretária: Josileide Neri de OliveiraTesoureiro Geral: Wilson Florentino de Paula1o. Tesoureiro: Darci Pinto Gonçalves2o. Tesoureiro: Moisés Antonio de Oliveira

Diretoria de Base: Atevaldo Vieira Leitao, Jose Pedro dos Santos, Ezequiel Barbosa de Sales, Franciso de Assis P. Lima, Manoel Teixeira de Carvalho, Cícero Saldanha de Oliveira, José Ailson dos Santos Souza.

Conselho Fiscal: Osvaldo de Oliveira Souza, Cláudio Aureliano Moreira, Francisco de Andrade Coelho. / Suplentes: José Luiz do Nascimento, Mário Brito do Nascimento, José Geraldo Martins.

Delegados da Federação: Antonio de Sousa Ramalho, Darci Pinto Gonçalves. / Suplentes: João Rodrigues de Araújo, Miguel Machado Pereira.

Conselho de Redação: Antonio de Sousa Ramalho, Darci Pinto Gonçalves.

Redação: Arnaldo Jubelini Jr. - Mtb: 12.597, Daiani Duarte. Fotografias / Edição Final e Diagramação: OFA Comunicação ([email protected] | 11-3311-7729)

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 02 EDIÇÃO 253 | OUTUBRO 2014

ARTIGO

Ramalho da Construção

O voto do trabalhador tem força

Page 4: Tribuna Outubro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 03EDIÇÃO 253 | OUTUBRO 2014

Prefeitura de Guarulhos embarga obra que teve desabamento

A decisão de embargo foi tomada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano. A obra deve ficar parada até o final das investigações sobre o que causou o desabamento da laje.

Além das duas vítimas fatais, outras duas tiveram parada respiratória e quinta pessoa estava desaparecida, mas não trabalhava no local no momento do acidente.

DIREITOS DOS TRABALHADORES

O Sintracon-SP lamenta o ocorrido que, em última análise, representa o descaso dos patrões para com seus recursos humanos, priorizando lucros em detrimento de pessoas. E está amplamente favorável ao embargo da obra, pois só assim, com fiscalização e severidade, as irregularidades nocivas encontradas em canteiros poderão ser sanadas.

Prefeitura de Guarulhos decidiu embargar uma obra em um galpão que desabou no último dia 4 de setembro. No acidente,

duas pessoas que trabalhavam na construção morreram.A

Com o desabamento da laje, dois operários morreram / Reprodução TV Globo

Page 5: Tribuna Outubro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 04 EDIÇÃO 253 | OUTUBRO 2014

DIREITOS DOS TRABALHADORES

Veja como proceder para recuperar as perdas do FGTSCerca de dez milhões de trabalhadores, por meio de mais de 700 sindicatos, já entraram com ações na Justiça em todo o país para tentar conseguir a correção do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Isso porque o STF (Supremo Tribunal Federal) abriu um precedente, já que julgou a correção pela TR (Taxa Referencial) inconstitucional, não considerando a taxa como “indicador de correção monetária.”

Por lei, o FGTS é corrigido pela TR, mais 3% ao ano. Com a decisão do STF, todos os trabalhadores que tinham dinheiro no FGTS entre 1999 e 2013, inclusive aqueles que sacaram o valor, podem pleitear o reajuste na Justiça.

SAIBA PEDIR A REVISÃO DO SEU FGTS

Como faço para entrar com a ação?Você deve procurar o sindicato da sua categoria munido dos documentos abaixo, para participar da ação coletiva. Também é possível entrar com ação individual, contratando um advogado particular.

Quais os documentos necessários?Ao procurar seu sindicato, leve os seguintes documentos: Cédula de Identidade, comprovante de endereço, PIS/PASEP (cópia da CTPS), Extrato do FGTS (Caixa Econômica Federal) e Carta de Concessão do Benefício (no caso dos aposentados).

Quem tem direito à revisão?Todo brasileiro que tenha tido algum saldo em seu FGTS entre 1999 e 2013, esteja ele aposentado ou não.

Quanto eu tenho direito a receber?Os valores dependem de caso a caso, de acordo com o período em que o trabalhador possuiu valores depositados no FGTS. Há casos em que a atualização chega a 88,3% do valor do fundo.

Eu poderei sacar o dinheiro?Tudo vai depender de como a Justiça decidirá. Porém, o FGTS possui regras específicas para os saques. A tendência – como aconteceu no acordo de 2001 – é que só possam sacar os recursos os trabalhadores que já adquiriram esse direito, como os demitidos sem justa causa e os aposentados. De toda forma, a vitória na Justiça significará o aumento do valor do fundo, para quando o trabalhador puder sacá-lo.

Page 6: Tribuna Outubro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 05EDIÇÃO 253 | OUTUBRO 2014

DIREITOS DOS TRABALHADORES

Projeto do Ramalho da Construção cria o: Dia do Trabalhador da Construção Civil

O projeto foi apresentado pelo deputado Ramalho da Construção, que ressalta:

“Apresentamos o projeto para prestigiar os trabalhadores da construção civil, profissionais importantes para o país e que merecem essa homenagem”, diz Ramalho, que também é presidente do Sintracon-SP.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP), João Rodrigues de Araújo, se anima com a criação da data, pois esse é mais um motivo para os trabalhadores se orgulharem da profissão e das benfeitorias conquistadas com a ajuda da categoria.

“Como trabalhador e diretor, essa data representa nossa identidade profissional que passou a existir de fato e de direito. Nossa categoria agora está inserida no calendário estadual”, disse.

O carpinteiro Ednaldo Bispo da Silva, 57 anos, agradece pelo seu dia e pede que haja mais oportunidades e melhorias para a categoria. “O Dia do Trabalhador da Construção Civil é especial. É uma data para lembrarmos que somos profissionais conhecidos e respeitados”, diz.

A lei, de número 15.557 também visa a homenagear os trabalhadores vítimas de acidentes e conscientizar os profissionais pelo uso dos equipamentos de segurança.

O Sintracon-SP acaba de fechar um balanço onde, entre os anos de 2012 e 2013, houve um aumento de 400% no número de acidentes na região metropolitana de São Paulo.

As ocorrências fatais, também, tiveram um aumento expressivo, saindo de sete no ano de 2012 para 24 mortes registradas em 2013.

governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, aprovou, no dia 29 de agosto, o projeto de lei número 561/14,

que institui o dia 25 de outubro como o Dia do Trabalhador da Construção Civil.

O

Page 7: Tribuna Outubro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 06 EDIÇÃO 253 | OUTUBRO 2014

Maus empresários obrigam o trabalhador a uma carga excessiva de horas trabalhadas para corrigir atrasos em determinados empreendimentos;

Com isso, alguns trabalhadores chegam a trabalhar até 16 horas ininterruptas para ganhar um dinheiro extra;

Esse pagamento é feito por fora do holerite, prejudicando o profissional para efeito de 13º salário, férias, Fundo de Garantia e aposentadoria;

Esses maus patrões dificilmente respeitam a tabela de preços regulamentada para as tarefas;

O cansaço da jornada excessiva de trabalho expõe o trabalhador a acidentes de trabalho às vezes fatais, além de levar a uma série de doenças ocupacionais;

De tanto trabalhar, o profissional perde contato com seus familiares e não tem vida social nenhuma;

Também não tem tempo para fazer cursos de qualificação destinados a aprimorar suas habilidades e adequá-lo às novas

DIREITOS DOS TRABALHADORES

Sou vítima das tarefas. O que faço?

Cuidado com a armadilha das tarefas. Busque os seus direitos!

Tecnologias, que podem garantir melhores empregos no futuro;

O golpe do patrão consiste em registrar o trabalhador pelo piso da categoria e pagar pelas tarefas por fora;

Agindo assim, determinadas construtoras prejudicam a sociedade toda, pois não recolhem tributos reconhecidos por Lei;

É importante ressaltar que caso o trabalhador fique doente e tenha que recorrer ao seguro ou caixa, ele vai receber pelo piso e não pelo valor com as tarefas agregadas;

Quando o trabalhador for executar tarefas, deve exigir que tudo o que ganha seja demonstrado no holerite. Ele não estará pedindo nada além do cumprimento das leis do nosso País;

A sociedade também é penalizada com a prática das tarefas, na medida em que consumidores acabam recebendo seus imóveis muito aquém do esperado, com graves problemas de acabamento.

Guardar, em sua residência, esses nomes e dados, bem como os endereços das obras e o tempo em que nelas trabalhou, ou seja, o período de atividade e o nome da construtora majoritária (a contratante), pois isso vai ser fundamental para se comprovar, na Justiça do Trabalho, a fraude havida, além de acelerar o processo.

Guardar, sempre, nomes, endereços, telefones e o RG de seus companheiros de trabalho para que eles, no futuro, possam ser suas testemunhas em caso de processo trabalhista.

O nosso Sindicato é contra a prática abusiva das tarefas porque:

Nesse caso, deve seguir as dicas do Sintracon-SP, que são:

Page 8: Tribuna Outubro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 07EDIÇÃO 253 | OUTUBRO 2014

NÃO SE DEIXE ILUDIR. VEJA O PREÇO JUSTO DAS TAREFAS

O nosso Sindicato deixa claro que não recomenda a prática da tarefa. Normalmente ela traz jornada de trabalho excessiva que acaba com a saúde e o convívio familiar do trabalhador.

Todavia, se a prática for do seu interesse, saiba dosar melhor a carga horária e cobrar o que é justo, sempre por dentro do holerite.

Nas tarefas, o profissional deve ser pago pelo preço do metro quadrado.

A Revista PINI de maio de 2013 (Guia da Construção 142 – maio 2013), na sua página 126, traz os preços do metro quadrado aplicados e pagos pelas empresas, sobre os quais, acrescentando-se o reajuste de 7,32% da Convenção 2014/2015, ficam assim:

Desta forma, se o trabalhador tiver interesse, vamos sim promover GREVES para ajustar todos esses preços e em e em todas as áreas, como o m²de forma de carpinteiros, armação de ferragem, armador, pinturas gesso, concretagem por m3 de concreto.

PROCURE O SINDICATO! O DIRETOR JOSÉ AÍLSON PODERÁ TIRAR SUAS DÚVIDAS.

IMPORTANTE

FORROSAplicação de chapisco = antes do aumento o valor do m² era de R$3,06 e com o reajuste de 7,32% fica R$ 3,28Aplicação de reboco = antes do aumento o valor do m²R$15,50 com o reajuste de 7,32% fica em R$ o m² 16,63

PAREDESAplicação de chapisco = antes do aumento o valor do m² era de R$ 3,06, com o reajuste o valor agora é de: R$ 3,28Aplicação de emboço = antes do aumento o valor era de R$ 17,19m², agora, com o 7,32% é de R$ 18,45Aplicação de Reboco = antes do aumento o valor do m² era de R$ 13,01, com o reajuste, o valor passou a R$ 13,96 Aplicação de gesso em bloco de concreto = antes do aumento o valor do m² era de R$ 6,41, agora o valor é R$ 6,88Assentamento de azulejos 15x15cm com argamassa pré-fabricada = antes do aumento o valor do m² era de R$ 7,14, agora com o reajuste foi para: R$ 7,66Assentamento de pastilha cerâmica ou porcelana com argamassa mista = antes do aumento o valor do m² era de R$16,06, agora é R$ 17,23Cantoneira de alumínio para proteção de cantos e azulejos = antes do aumento o valor m² era de R$ 12,66, com reajuste o valor ficou em R$Execução de massa raspada sobre emboço já pronto, em fachada = antes do aumento o valor do m² R$ 46,76 com o reajuste ficou em R$ 50,18Aplicação de reboco = antes do aumento o valor do m² era de R$17,19 com a alteração o valor foi para R$ 18,45

Page 9: Tribuna Outubro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 08 EDIÇÃO 253 | OUTUBRO 2014

Sem segurança, não se arrisque no trabalho!

São Paulo tem mais de dez mil canteiros de obras. Trabalhar nesses canteiros é conviver com o perigo. O ambiente de trabalho é cheio de armadilhas que podem levar a acidentes às vezes fatais. Toda atenção é pouca. E o correto uso de equipamentos de proteção individuais (EPIs) é indispensável.

Se você sentir insegurança para executar sua função, não a faça, mesmo que obrigado por seu chefe.

Qualquer situação insegura deve ser comunicada imediatamente ao Sindicato, que tomará providências.

A maioria dos acidentes de trabalho acontece por cansaço do trabalhador, que normalmente é incentivado a fazer horas extras intermináveis para ganhar um dinheiro a mais.

As tarefas fazem a pessoa trabalhar mais tempo, arriscar sua segurança e o ganho não é devidamente registrado no holerite. Por isso, evite fazer tarefas! Não consuma drogas ou bebidas alcoólicas, especialmente antes e durante o horário de trabalho. Elas mexem com a sua concentração e podem te levar a sofrer acidentes.

Qualquer irregularidade numa obra pode levar a ocorrências sérias, desde o meio ambiente de trabalho inadequado até à falta de pagamento e o não fornecimento de benefícios conquistados.

Trabalhadores que se sentem prejudicados devem procurar o Sindicato que, através do diálogo ou greve, resolverá as questões.

As empresas são obrigadas a respeitar a NR-18, que regulamenta condições e meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.

Respeite sempre as orientações dos técnicos de segurança!

Page 10: Tribuna Outubro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 09

O jovem Marcelo Rosse Soares Lima, de apenas 18 anos, teve a perna direita amputada por um cabo de aço de motor de elevador de um prédio em construção na Rua Mourato Coelho, número 648, bairro de Pinheiros, Zona Oeste da capital paulista.

O triste episódio, que aumenta as estatísticas de graves acidentes na construção civil, ocorreu no último dia 17 de setembro, na obra de responsabilidade da empresa Tibério Engenharia.

Natural do Piauí, Marcelo estava verificando o cabo de aço preso a um guincho, que se movimentou e puxou a sua perna, até varrancá-la.

Américo Oliveira da Silva, companheiro de Marcelo, não presenciou o acidente. Escutou gritos e foi verificar o que havia acontecido:

“Quando cheguei, vi o rapaz se arrastando no chão e logo percebi a gravidade do problema. Havia uma poça de sangue. Ele tinha perdido a perna”, testemunhou.

O piauiense foi encaminhado ao Hospital das Clínicas, onde permanece em estado grave. Agentes do nosso Sindicato compareceram ao local da ocorrência imediatamente e denunciaram o caso ao Ministério do Trabalho,

Operário tem perna amputada em acidente na Zona Oeste de São Paulo

NOTÍ

CIAS

DO

SIND

ICAT

ONOTÍCIAS DO SINDICATO

que fará uma investigação no canteiro para determinar as causas do acidente.

No 14º Distrito Policial foi lavrado um boletim de ocorrência.

O Sindicato colocou-se à inteira disposição da vítima e de seus familiares. E, vigilante, aguarda o desdobramento do caso.

EDIÇÃO 253 | OUTUBRO 2014

jovem Marcelo Rosse Soares Lima, de apenas 18 anos, teve a perna direita amputada

por um cabo de aço de motor de elevador de um prédio em construção na Rua Mourato Coelho, número 648, bairro de Pinheiros, Zona Oeste da capital paulista.

O

Quando cheguei, vi o rapaz se

arrastando no chão e logo percebi

a gravidade do problema. Havia uma

poça de sangue. Ele tinha perdido a perna

‘‘disse Américo Oliveira da Silva

Page 11: Tribuna Outubro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 10

Orgulho de ser associadoNOTÍCIAS DO SINDICATO

Adilson Mendes Miranda tem 40 anos e exerce a profissão de pedreiro há 19 anos. Atualmente é contratado pela empresa Diálogo Engenharia, onde trabalha “com alegria e motivação”.

Mendes é sócio do Sintracon-SP desde 1997 e se diz muito bem representado pela entidade. “O operário não tem a força necessária para buscar os seus direitos sozinhos. Tudo o que a nossa categoria conseguiu até o momento, devemos ao Sindicato”.

O ambulatório é o setor mais visitado por Mendes, que ressalta o bom atendimento, desde a recepção aos médicos. “Sempre que precisei de médico fui muito bem atendido. Eu tenho plano de saúde e prefiro vir aqui porque economizo até para fazer exames”, afirma.

Mendes se orgulha por ser associado e enfatiza que os profissionais da Construção Civil precisam saber o que o Sindicato faz por eles.

“O Sintracon-SP está de parabéns. Eu sinto orgulho de acompanhar suas atividades. Os trabalhadores que reclamam daqui não têm informação e conhecimento sobre as benfeitorias conquistadas”, afirma.

Mendes espera que um dia todos sejam sócios.

EDIÇÃO 253 | OUTUBRO 2014

Page 12: Tribuna Outubro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 08EDIÇÃO 248 | MAIO 2014A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 11

Obra com diversas irregularidades arrisca a vida de trabalhadores

NOTÍCIAS DO SINDICATO

No último dia 3 de setembro, uma equipe do Sintracon-SP, acompanhada de um fiscal do Ministério do Trabalho, fez uma inspeção no canteiro de obras da empresa LPL Costa Construções, localizada na Estrada São Francisco, 1.640, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo.

No canteiro, foram encontradas diversas irregularidades, como a falta do livro de inspeção de segurança e o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) que deveriam estar na obra para fiscalização do agente do Ministério.

Nas instalações sanitárias não havia chuveiros, vestiários e armários para os trabalhadores. Os vasos sanitários eram insuficientes para a quantidade de profissionais na obra. Outra irregularidade foi encontrada no refeitório: não tinha bebedouro.

As pontas dos vergalhões estavam desprotegidas;

As escadas não possuíam corrimão e rodapé;

Os vãos de acesso às caixas de elevadores estavam desprotegidos;

As periferias das lajes não tinham guarda-corpo e rodapé.

O treinamento de primeiros socorros e os equipamentos de combate a incêndios não foram providenciados;

O uniforme dos profissionais estava danificado (e a empresa tinha o dever de substituir).

A empresa foi intimada a comparecer à sede do Ministério do Trabalho com os documentos necessários para regulamentação da obra.

EM RELAÇÃO À SEGURANÇA DOS TRABALHADORES, OUTROS ERROS:

EDIÇÃO 253 | OUTUBRO 2014

Imagem ilustrativa | Reprodução GoogleMaps de Estrada São Francisco, 1640, Vila Sônia do Taboão, Taboão da Serra - São Paulo

Page 13: Tribuna Outubro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 09 EDIÇÃO 248 | MAIO 2014 A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 12

NOTÍCIAS DO SINDICATO

OAS maltrata e constrange funcionário de obra no Jabaquara

EDIÇÃO 253 | OUTUBRO 2014

Trabalhador dormindo sobre tábuas;

Comida estragada;

Pagamento de tarefas por fora do holerite;

Ausência de lanche da tarde.

O mais absoluto desleixo com trabalhadores da Construção Civil de São Paulo acontecia na Rua Amberés, 130, Jabaquara, bairro da Capital paulista.

Lá está sendo feita uma obra de responsabilidade da Construtora OAS com inúmeras – e graves – irregularidades.

Agentes do nosso Sindicato estiveram no local no último dia 24 de setembro, constatando os seguintes problemas:

PROVIDÊNCIAS

PENALIDADES

Segundo o setor Jurídico do nosso Sindicato, o primeiro passo já foi dado, com o registro de um Boletim de Ocorrência na Delegacia.Assim, o trabalhador da obra que quiser processar a OAS pode procurar o Sindicato, localizado na Rua Conde de Sarzedas, 286, e fazer sua denúncia.

Mais de 1.200 funcionários da OAS estão sofrendo com tudo isso. E mais: quando vão bater o ponto, são seguidos por dois jagunços.

Os trabalhadores são obrigados a se manter dentro da obra no intervalo do almoço, o que configura cárcere privado.

A OAS infringiu três artigos do Código Penal:

146 – constrangimento ilegal;

197 – crime contra a organização do trabalho (detenção de um mês a um ano);

203 – frustração de direito trabalhista.

QUEREMOS JUSTIÇA!

Page 14: Tribuna Outubro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 13EDIÇÃO 253 | OUTUBRO 2014

NOTÍCIAS DO SINDICATO

Colônia de férias de Itanhaém é garantia de lazer para sócio e familiares

Lazer é fundamental para diminuir o estresse provocado pelo trabalho e pelo dia a dia difícil da cidade grande.

Para você, associado, que deseja se divertir e passar momentos de descontração junto a seus familiares, o Sintracon-SP tem uma Colônia de Férias localizada na cidade de Itanhaém, no litoral sul de São Paulo.

Além de paz, sossego e tranquilidade, quem decide passar uma temporada na Colônia tem praias e famosos pontos turísticos para visitar e se divertir.

A Colônia mantida pelo Sintracon-SP fica a uma quadra de distância da praia.

Nela são disponibilizados dois tipos de apartamentos: um com capacidade para quatro pessoas e outro maior, com instalações adequadas a receber seis pessoas.

Os preços são muito abaixo dos praticados pelo mercado da cidade. E o sócio pode contratar pacotes de três ou sete dias.

Os sócios do sindicato que estão em dia com suas mensalidades podem fazer um agendamento prévio através do telefone (11) 3388.4800.

Depois disso, é necessário ir ao Sindicato (Rua Conde de Sarzedas, 286, região central da capital), levando o RG original e cópia do documento de identidade dos hóspedes.

VEJA OS PREÇOS:

APARTAMENTO PARA QUATRO PESSOAS

APARTAMENTO PARA SEIS PESSOAS

OBS: Cada pulseira para acompanhante custa R$ 1,00 a mais. Crianças até quatro anos não pagam.

Alimentação, roupas de cama e transporte devem ser providenciados pelos sócios.

3 DIAS - R$ 225,00 7 DIAS - R$ 500,00

3 DIAS - R$ 270,00 7 DIAS - R$ 600,00

Page 15: Tribuna Outubro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 14 EDIÇÃO 253 | OUTUBRO 2014

CIDA

DANI

ACIDADANIA

MINHA CASA, MINHA VIDA...

Prédios para desabrigados das chuvas no RJ nem ficaram prontos e já terão de ser demolidos. Graves rachaduras apareceram na obra, orçada em 21,9 milhões. O Governo Federal havia

prometido beneficiar 371 famílias e as obras deveriam ter sido entregues em abril de 2014. Não vão mais, lógico. Há dois anos a população local espera em abrigo provisório.

Reprodução TV Globo

Page 16: Tribuna Outubro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 15EDIÇÃO 253 | OUTUBRO 2014

CIDADANIA

A taxa de desemprego nacional, medida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou em 6,5% em 2013, acima dos 6,1% registrados em 2012, a primeira alta desde 2009, quando a economia ainda sofria os piores efeitos da crise mundial de 2008.

O dado foi revelado no último dia 18 de setembro, com a divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

A taxa de desemprego anual subiu de 2012 para 2013

porque o número de desempregados avançou mais do que o número de empregados e mais do que o da população em idade ativa (PIA, o total de pessoas com mais de 15 anos).

“Embora tenha havido um aumento da população ocupada, com mais pessoas trabalhando, houve uma pressão no mercado de trabalho de pessoas se inserindo, procurando trabalho, que teve reflexo na taxa de desemprego”, afirmou Maria Lucia Vieira, gerente da Pnad.

Desemprego sobe pela primeira vez desde a crise de 2009

Page 17: Tribuna Outubro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILA TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 16 EDIÇÃO 253 | OUTUBRO 2014

Cartão Amigo do Trabalhador é um benefício exclusivo para os sócios do Sintracon-SP. Além de descontos em

uma rede de estabelecimentos comerciais e de ensino, o trabalhador que tem o Cartão Amigo do Trabalhador também concorre a R$ 2 mil por semana. 47 companheiros já ganharam e você pode ser o próximo!

Conheça o Cartão Amigo do Trabalhador e aproveite as vantagens!

CIDADANIA

“A maioria dos sindicatos dá uma carteirinha para os sócios, no Sintracon-SP nós damos o Cartão Amigo do Trabalhador, cheio de benefícios”, disse o presidente do sindicato, Ramalho da Construção.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO CARTÃO AMIGO DO TRABALHADOR?

Uma ampla rede de estabelecimentos comerciais e de ensino que oferecem descontos;

Sorteios semanais que dão R$ 2 mil ao vencedor;

Seguro de R$ 1500 em caso de morte acidental;

Diária de Incapacidade Física Temporária por Acidente (DIT) de R$ 10 por dia até 30 dias, a contar do 16º dia

QUEM TEM DIREITO AOS BENEFÍCIOS?

Todos os sócios do Sintracon-SP em dia com suas mensalidades e com o cadastro atualizado, para poderem ser localizados em caso de ganharem o sorteio.

Mais do que um bom negócio, o Cartão Amigo do Trabalhador é uma conquista dos trabalhadores, resultado de uma gestão moderna, transparente e eficaz do Sintracon-SP.

O

SAIBA COMO CONSULTAR OS

BENEFÍCIOS1) Entrar no site do Sindicato.www.sintraconsp.org.br

2) click emCONVÊNIOS

3) click no logo daPrevisul Seguradora

4) em BUSCA AVANÇADA escolha o:“GRUPO – ESTADO – CIDADE” e em Buscar

CARTÃO DO ASSOCIADO

Os conveniados es-tarão relacionados

Page 18: Tribuna Outubro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 17EDIÇÃO 253 | OUTUBRO 2014

Ser sócio do Sintracon-SP é um bom negócio, veja:

Page 19: Tribuna Outubro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 18 EDIÇÃO 253 | OUTUBRO 2014

1

2

3

4

5

FICAR MUITO TEMPO NAS REDES SOCIAIS  Não pega bem investir tempo e energia nas redes enquanto há uma série de atividades que precisam ser entregues.

DEIXAR O CELULAR COM TOQUE ALTO  Especialmente quando você esquece e toca aquela música muito alta e dançante. Essa atitude não é adequada: o mais indicado é que no ambiente de trabalho o celular fique na função “vibrar ou silencioso” ou com um toque mais discreto.

COLOCAR OS DOIS FONES DE OUVIDO COM MÚSICA ALTA E IGNORAR O AMBIENTE EXTERNO  Por mais que você tenha uma atividade com pouca interação com as pessoas, o ambiente de trabalho pede contato e relações humanas. Imagine o quanto é desagradável para o outro tentar obter a sua atenção enquanto você curte sua música em alto e bom tom.

DEFENDER VERDADES “ABSOLUTAS”, DESCONSIDERANDO A OPINIÃO ALHEIA Você pode parecer um ditador de ideias e conceitos. Assuntos polêmicos como política, religião e futebol merecem muito cuidado, pois facilmente um desencontro de opiniões podem acalorar ânimos e colocar em risco uma relação profissional. O debate deve ser saudável e enriquecedor para todos. Portanto, aprenda a ouvir e considerar novas ideias.

“NOSSA VOCÊ NÃO SABE QUEM ESTÁ SAINDO COM O FULANO, QUE É CASADO!”  Fofoca não é legal em lugar nenhum, ainda mais no ambiente de trabalho. O que você ganha falando mal da vida alheia? Dica: se não tem nada de bom para falar de uma pessoa, não fale, simples assim. Pessoas com fama de fofoqueiro costumam ser mal avaliadas pela liderança. Portanto, não faça parte desse time.

Atitudes que podem te prejudicar no ambiente de trabalho

CIDADANIA

Page 20: Tribuna Outubro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 19EDIÇÃO 253 | OUTUBRO 2014

6

7

89

10

“EU NÃO GANHO PARA ISSO”  Esta não é uma frase tão profissional, vamos combinar? Desafios são importantes na vida, oportunidades poderão surgir frente a situações em que você “não ganha para isso”. Busque fazer o melhor sempre, pois o resultado vem como consequência.

“SEMPRE FOI ASSIM E VOCÊ NÃO MUDARÁ ISSO” Demonstra a dificuldade de um profissional em lidar com o novo ou para tentar compreender o que há de aprendizagem ou oportunidade além do que você consegue perceber. Uma das habilidades que se busca nos profissionais é a habilidade de ser “agente de mudança” em um cenário de constante ruptura. Dizendo isso, você certamente não estará preparado para esse novo cenário.

“EU TENHO RAZÃO” Ter razão não pode ser mais importante que o resultado. Hoje prevalecem atitudes e busca por soluções. Discutir quem tem razão está “fora de moda”.

“ESTA EMPRESA NÃO TEM JEITO, NADA DÁ CERTO, TUDO ESTÁ ERRADO, NUNCA VAI MUDAR”  Frases negativas como essa não dão espaço para um clima positivo de trabalho. Parece sutil, mas adotar uma postura positiva no trabalho ajuda no conforto e na resolução de problemas e conflitos.

“FULANO É UM BABACA MESMO, AQUELE É UM IDIOTA” Disparar duras palavras ao ar demonstram imaturidade profissional e despreparo emotivo de uma pessoa. Só sai perdendo quem age dessa forma. Conflitos e divergências profissionais precisam ser resolvidas de forma equilibrada, sem partir para campo emocional/pessoal.

Page 21: Tribuna Outubro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 20 EDIÇÃO 253 | OUTUBRO 2014

CIDADANIA

Doenças típicas da primavera podem trazer complicações, alerta Seconci-SP

s mudanças climáticas da primavera, que teve início no dia 23 de setembro, costumam causar uma série

de doenças comuns na infância, mas que também podem acometer adolescentes e adultos com complicações, se não forem devidamente tratadas. O alerta é da pediatra e alergista do Seconci-SP, Claudia Nakamura.

A

Page 22: Tribuna Outubro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 21EDIÇÃO 253 | OUTUBRO 2014

O aumento das temperaturas propicia a proliferação de vírus e bactérias que causam caxumba, escarlatina, rubéola, sarampo e varicela (catapora), cuja incidência aumenta nos meses de setembro a dezembro.

As crianças são as vítimas mais frequentes dessas enfermidades, mas os adultos também podem contraí-las, e em sua forma mais extensa.

Duas delas podem ter consequências graves para os adultos: a rubéola, doença infectocontagiosa causada pelo togavírus, e a catapora, transmitida pelo vírus varicela-zóster, integrante da família do herpes, afirma a médica.

“O diagnóstico da rubéola deve ser feito com brevidade, descartando outras viroses, para evitar a transmissão da doença. Um agravante é que o período de incubação da rubéola é relativamente longo, começa até 10 dias antes de surgirem os sintomas e se estende por mais 15 dias depois de a pessoa estar clinicamente curada”, alerta a pediatra.

A característica mais marcante da rubéola são as manchas avermelhadas, que aparecem primeiro na face e atrás das orelhas, para depois se espalharem pelo corpo todo. Podem também aparecer outros sintomas como dor de cabeça, desconforto ao engolir, dores pelo corpo, nas articulações e músculos, coriza, aparecimento de gânglios e febre. O contágio se dá comumente por meio das vias respiratórias, quando uma pessoa aspira gotículas de saliva ou tem contato com a secreção nasal de alguém que está contaminado.

“A boa notícia é que há vacina contra a rubéola, a tríplice viral, que protege também contra sarampo e caxumba. A vacina tem 95% de eficácia e está disponível nos Postos de Saúde para indivíduos a partir dos 12 meses de idade até 39 anos para homens e 49 anos para mulheres”, comemora Claudia.

A transmissão da catapora também ocorre pelo contato interpessoal direto, pois o vírus se solta através de gotículas provocadas pela tosse, espirros e fala. O contágio

CIDADANIA

Diante de um quadro de febre e dores, o mais

recomendado é procurar um médico. Nada de se automedicar, pois uma

simples doença infantil pode desencadear problemas

graves, se não for adequadamente tratada

‘‘disse Claudia Nakamura

Page 23: Tribuna Outubro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 22 EDIÇÃO 253 | OUTUBRO 2014

CIDADANIA

acontece de um a dois dias antes da doença irromper no corpo e esse ciclo permanece enquanto as bolhas encrostadas estão presentes. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, dor de barriga ou perda de apetite de um a dois dias antes das erupções aparecerem.

As complicações mais sérias ocorrem quando o vírus migra para outros órgãos, como pulmões ou cérebro. Nesses casos, o paciente pode ter pneumonia ou, se atingir o cérebro, apresentar sintomas parecidos com o da meningite. “Diante de um quadro de febre e dores, o mais recomendado é procurar um médico. Nada de se automedicar, pois uma simples doença infantil pode desencadear problemas graves, se não for adequadamente tratada”, conclui a pediatra.

A boa notícia é que há vacina contra a rubéola, a tríplice viral, que protege

também contra sarampo e caxumba. A vacina tem 95% de

eficácia e está disponível nos Postos de Saúde para indivíduos

a partir dos 12 meses de idade até 39 anos para homens e 49

anos para mulheres

‘‘

disse Claudia Nakamura

Page 24: Tribuna Outubro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 23EDIÇÃO 253 | OUTUBRO 2014

s trabalhadores apostam na unidade de ação para fechar bons acordos nas campanhas salariais do segundo

semestre. Para nós, as negociações só apresentarão bons resultados quando firmarmos acordos prevendo, além da reposição integral da inflação, aumento real de salário.

Foi o que ocorreu no primeiro semestre deste ano. Apesar da queda da economia, 93% dos 340 acordos e convenções coletivas foram assinados com ganho real de salário. Entre outras ações, contribuíram para este cenário a mobilização de categorias profissionais, especialmente as greves na limpeza urbana e no transporte coletivo.

Já detectamos no segundo semestre que os patrões vão endurecer as negociações, fato já comprovado com os metalúrgicos ligados à CUT. Por isso, decidimos unir forças com eles para enfrentar a intransigência patronal.

Por causa da queda na economia e na redução nas vendas da indústria automobilística, as negociações salariais travaram. Somente com união, mobilização e capacidade de luta poderemos buscar a reposição das perdas, o aumento real e manter ou ampliar os benefícios sociais.

Vamos negociar até a exaustão e também pressionar os patrões. A ideia é mostrar que o trabalhador quando tem dinheiro no bolso, compra comida, troca o eletrodoméstico e faz reformas na sua casa. Ele consome e não especula e nem aplica na Bolsa de Valores.

Por isso, vamos atrás dos nossos objetivos. Sabemos que o País passa por dificuldades em razão de decisões políticas que frearam o crescimento econômico. Mas os trabalhadores não vão pagar esta conta. Queremos que o País cresça e se desenvolva, mas com salários dignos e direitos trabalhistas e sociais.

O

Reforçar aunidade

ARTIGO

por Miguel Torres

Page 25: Tribuna Outubro 2014

ÍNDICE DEAUMENTO SALARIAL

MAIO 2014 A ABRIL 2015

PISO EM R$ AUMENTO DE

QUALIFICADO

NÃO QUALIFICADO

MONTAGENS

R$ 1.393,01

R$ 1.145,10

R$ 1.669,25

7,32%

7,32%

7,32%

POR HORA

R$ 6,3319

R$ 5,2050

R$ 7,5875

7,32 %

TIQUETEEra de R$ 18,00 foi para R$ 19,00(Aumento de 5,5555%)

VALE SUPERMERCADO Era de R$ 200,00 foi para R$ 240,00 (Aumento de 20,00%)

SEGURO DE VIDA MORTE OU INVALIDEZ

Era de R$ 45.000,00 foi para R$ 50.000,00 (Aumento de 11,11%)

MORTE NATURALEra de R$ 16.875,00 foi para R$ 18.750,00(Aumento de 11,11%)

MORTE DO CÔNJUGE E FILHO (SOLTEIRO)

Até 21 anos de R$ 3.375,00 foi para R$ 3.750,00(Aumento de 11,11%)

AUXÍLIO FUNERAL Era de R$ 2.025,00 foi para R$ 2.250,00(Aumento de 11,11%)

Seconci = Obrigado a contribuir (Cláusulas 10a. e 24a.)

A Empresa contratada deverá fornecer aos seus funcionários, nos termos da Cláusula 3 da presente convenção, refeições no mesmo padrão e qualidade das

refeições fornecidas pela empresa contratante no canteiro de obras.

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 24 EDIÇÃO 253 | OUTUBRO 2014