tribuna 05 de outubro de 2012

14
www.tribunafeirense.com.br R$ 1 ANO XIV - Nº 2.396 FEIRA DE SANTANA, SEXTA-FEIRA 5 OUTUBRO DE 2012 [email protected] ATENDIMENTO (75)3225-7500 9 5 4 José Ronaldo (DEM) Nascimento – 18/7/51 Profissão - administrador de empresas Experiência política – vereador, deputado estadual, deputado federal e prefeito de Feira de Santana Casado com a professora Ivannete Rios Se candidatou a prefeito duas vezes Vice – Luciano Ribeiro José Neto (PT) Nascimento – 30/3/64 Profissão – advogado Experiência política – vereador e deputado estadual Casado com Naiana Se candidatou a prefeito duas vezes Vice – Eliana Boaventura Jhonatas Monteiro (Psol) Nascimento – 13/6/83 Profissão – professor Não tem experiência política É casado Vice - Marcos Monteiro Tarcízio Pimenta (PDT) Nascimento – 14/7/55 Profissão – médico Experiência política – vereador, deputado estadual, é o atual prefeito de Feira Casado com Graça Pimenta. Se candidatou a prefeito duas vezes Vice – Antônio Francisco Neto Feira escolhe prefeito no 1º turno, diz Ibope 65% na pesquisa Ibope 71% dos votos válidos 4% na pesquisa Ibope 5% dos votos válidos 5% na pesquisa Ibope 5% dos votos válidos 18% na pesquisa Ibope 20% dos votos válidos Promessa, promessas e mais promessas Menina Fantástica, oficina de top model Pedra nos rins pode ser prevenida Fonte: Ibope/TV Subaé Fonte: Ibope/TV Subaé Fonte: Ibope/TV Subaé Fonte: Ibope/TV Subaé

Upload: glauco-wanderley

Post on 21-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: TRIBUNA 05 DE OUTUBRO DE 2012

www.tribunafeirense.com.br R$ 1ANO XIV - Nº 2.396FeIRA de SANtANA, SeXtA-FeIRA 5 OutubRO de 2012

[email protected] (75)3225-7500

95 4

José Ronaldo (deM)Nascimento – 18/7/51Profissão - administrador de empresasexperiência política – vereador, deputado estadual, deputado federal e prefeito de Feira de SantanaCasado com a professora Ivannete Rios Se candidatou a prefeito duas vezesVice – Luciano Ribeiro

José Neto (Pt)Nascimento – 30/3/64Profissão – advogadoexperiência política – vereador e deputado estadualCasado com NaianaSe candidatou a prefeito duas vezesVice – eliana boaventura

Jhonatas Monteiro (Psol)Nascimento – 13/6/83Profissão – professorNão tem experiência políticaÉ casado Vice - Marcos Monteiro

tarcízio Pimenta (Pdt)Nascimento – 14/7/55Profissão – médicoexperiência política – vereador, deputado estadual, é o atual prefeito de FeiraCasado com Graça Pimenta.Se candidatou a prefeito duas vezesVice – Antônio Francisco Neto

Feira escolhe prefeito no 1º turno, diz Ibope

65% na pesquisa Ibope 71% dos votos válidos

4% na pesquisa Ibope5% dos votos válidos

5% na pesquisa Ibope5% dos votos válidos

18% na pesquisa Ibope20% dos votos válidos

Promessa, promessase mais promessas

Menina Fantástica, oficina de top model

Pedra nos rins pode ser prevenida

Fonte: Ibope/tV Subaé Fonte: Ibope/tV Subaé Fonte: Ibope/tV Subaé Fonte: Ibope/tV Subaé

Page 2: TRIBUNA 05 DE OUTUBRO DE 2012

2 Feira de Santana, sexta-feira 5 outubro de 2012 política

Page 3: TRIBUNA 05 DE OUTUBRO DE 2012

3Feira de Santana, sexta-feira 5 outubro de 2012 opinião

Observató[email protected]

Valdomiro Silva

Quem foi o vencedor do debate?A quinta-feira foi

bastante agitada nos meios políticos em Feira de Santana. Em um só dia, debate na televisão – com todos os candidatos, ao contrário dos anteriores -, programa eleitoral com os prefeituráveis ocupando o espaço que seria destinado aos vereadores e pesquisa Ibope-TV Subaé, a última desta campanha.

Vamos por parte, iniciando pelo debate na TV Subaé. A imprensa, 20 anos atrás, costumava anunciar o “vencedor” dos debates, no rádio ou na tevê. Nos últimos pleitos, esse tipo de manchete tem sido evitada, até para não passar a impressão de que o veículo de comunicação queira favorecer a um candidato.

Certamente que se houvesse, nos dias de hoje,

manchetes desse tipo, seria difícil afirmar quem venceu o debate de ontem à noite no canal 10. Diria que foi um confronto equilibrado. E morno. Ao contrário do que se esperava, José Ronaldo, Zé Neto e Tarcízio Pimenta, os principais contendores, não partiram para o ataque.

Aparentemente, se monitoraram para manter um bom nível. O que fizeram bem. A tevê

causa superexposição das pessoas. Ato falho ao vivo, diante das câmeras, pode ser fatal. Ninguém quis arriscar. Neto até deu a impressão de que seria implacável com Ronaldo, questionando-o sobre processos na Justiça Federal envolvendo aquisição de ambulâncias na sua segunda administração. Nesse particular, nada de novo foi apresentado, visto que ambos dedicaram

muito tempo a esse tema durante os programas eleitorais. Mas foi só. No restante do debate, atuaram sob certa tranquilidade.

A dobradinha Neto-Tarcízio funcionou. Quando trocaram perguntas, nenhum dos dois fez provocações – embora um não morra de amores pelo outro. Não conseguiram, porém, acuar Ronaldo ao microfone.

O candidato Jhonatas

Monteiro, grata surpresa dessa campanha, com uma postura tranquila, boas análises do cenário administrativo e propostas razoáveis, passeou com desenvoltura no estúdio da TV Subaé. Embora neófito em debates eleitorais, confirmou tudo o que já apresentara de positivo no seu curto espaço do programa televisivo.

Pesquisa Ibope-Subaé: queda de tarcízio, ascensão de Jhonatas

A última pesquisa Ibope-TV Subaé sobre as eleições para prefeito em Feira de Santana foi extremamente favorável ao ex-prefeito José Ronaldo e devastadora para o prefeito Tarcízio Pimenta. O instituto confirma expectativa de vitória do democrata em primeiro turno e desloca Pimenta para posição inferior a de Jhonatas Monteiro, que é candidato pela primeira vez.

Com 65% das intenções de voto (dois pontos percentuais a mais que acusara a pesquisa anterior), neste momento os eleitores de Ronaldo estão certos da vitória no domingo, sem necessidade de 2º turno. Os que acompanham Zé Neto (18% segundo o Ibope, dois pontos a mais que na pesquisa passada)

esperam que os números da pesquisa estejam equivocados – o PT deve ter pesquisas de consumo interno, que atestam ou divergem dos dados do Ibope.

O grupo de Tarcízio, com 4% apenas e vertiginosa queda – há uma semana contava com 8% - deve estar perplexo. Alimentam, a exemplo dos petistas, esperança de que o Ibope esteja errado. Pelo sim, pelo não, Neto e Tarcízio receberam um balde de água fria, 72h antes do pleito.

Além da queda de Tarcízio, o outro fato novo da pesquisa é a ascensão de Jhonatas Monteiro, que pulou de 1% na primeira pesquisa Ibope para 5% nesta última. Um crescimento exponencial, que mostra o êxito de sua modesta campanha.

A credibilidade das pesquisas

Cenário ideal não passa de utopia

Há, na história das pesquisas de opinião, alguns casos em que os institutos erraram, e feio, até, em suas previsões. Mas não é a regra. Em geral, quando não há manipulação de dados, as estimativas se aproximam de uma realidade. No Brasil, o Ibope ainda é uma organização que serve de referência em pesquisas nas mais diversas áreas, inclusive na política. Esperemos, portanto, pelos resultados.

É pouco provável que tenham razão os que alegam que a Rede Bahia seria suspeita para contratar pesquisas de opinião nas eleições. Em Salvador, aliás, o mesmo Ibope apresenta queda de ACM Neto – da família proprietária do grupo de comunicação – e o crescimento do petista Pelegrino.

Encerrada a campanha (ao menos no rádio e televisão, pois os candidatos, obviamente, estarão em busca do voto mesmo no domingo), resta agora aguardar pela soberana decisão do eleitor. Como previsto, esse período em que os prefeituráveis deveriam ter apresentado propostas de governo serviu menos para o debate delas do que para provocações e denúncias.

Afora o debate do canal 10, a campanha acabou não apresentando, ao menos explicitamente, o embate que era aguardado entre José Ronaldo e Tarcízio Pimenta. Ambos foram bastante moderados, na disputa entre si, diante das previsões.

Tarcízio reclamou de boicotes – o que já havia feito mesmo antes da campanha – que teria sofrido de ronaldistas que permaneceram no poder;

Ronaldo x Tarcízio: embate nãoatingiu a temperatura máxima

tentou impingir a Ronaldo a imagem de um gestor preocupado com os ricos e atacou supostos golpes baixos da campanha democrata, deixando, de propósito, respingar algo nesse sentido contra o outro adversário, Zé Neto.

Ronaldo seguiu rigorosamente o que dizem os manuais de marketing político. Considerando dados de pesquisa de opinião, entendeu que o atual prefeito não seria a sua principal ameaça na corrida pelo voto. A alusão a Tarcízio, na campanha, restringiu-se praticamente ao slogan de campanha, “O trabalho vai voltar”, uma insinuação direta contra a atual administração. E só.

Polarizou, então, com Zé Neto, e o elegeu seu principal alvo na campanha. Se a estratégia foi a mais adequada, saberemos ao final da apuração.

Campanha polarizada, deMe Pt expuseram suas vísceras

Os momentos mais agressivos da campanha acabaram sendo protagonizados pelas equipes de Ronaldo e Neto. Um quadro fácil de entender. O petista, por estratégia, teria que atacar seu grande adversário, pois o objetivo era enfraquece-lo. Para a equipe de Neto, no sentido de forçar o segundo turno, não seria positivo que Tarcízio despencasse. Da parte de Ronaldo, foi mais interessante deixar o atual prefeito à margem do debate, diante de seu pífio desempenho nas pesquisas. Zé Neto seria o alvo a ser combatido. E assim se fez a campanha.

Alguns analistas chegaram a considerar excessivos os ataques trocados entre os candidatos. No entanto, nada houve, em uma avaliação fria do que pode acontecer em um período eleitoral, que se possa considerar fora da realidade – embora longe de ser o adequado.

Ou alguém esperava, por acaso, que essa contenda, com todos os ingredientes de uma batalha política explosiva envolvendo três lideranças que, momentaneamente, ocupam espaços tão díspares, se tratassem com cavalheirismo britânico na luta pelo voto?

Em uma campanha, nos moldes do Brasil, infelizmente faz parte da pauta dos candidatos explorar supostos pontos frágeis um do outro. Para tal, se utiliza de recursos os mais variados. É uma questão cultural, difícil de ser modificada. Nessa guerra não há santo, nem anjo. Ninguém pode posar de bom moço, pois usam das mesmas armas, cada um em seu tempo.

Na verdade, campanha política no Brasil é mais usada para troca de farpas e tentativas de desconstrução de candidatos, entre si, do que propriamente para o debate de ideias e projetos. É assim desde que existem as eleições e provavelmente não haverá mudanças nesse cenário.

Se fosse possível estabelecer um quadro ideal, melhor seria a proibição, pela justiça eleitoral, de citação de adversário em peças de publicidade, especialmente nos programas de rádio e tevê. Os candidatos teriam que apresentar seus feitos na vida pública – aqueles que os tivessem – e as propostas de sua gestão, defendidas por especialistas de

cada área abordada.No máximo se permitiria,

no campo do debate, que um candidato e sua equipe técnica questionassem as propostas do adversário. Aí, sim, teríamos uma campanha que, em sua plenitude, representaria a discussão de ideias e de propostas, levando o eleitor a reflexão.

As acusações e denúncias, obviamente, teriam o seu espaço, mas ficariam restritas ao período de pré-campanha e em determinado período após as convenções partidárias. Uma vez iniciada a propaganda eleitoral, seria a vez do debate saudável.

Page 4: TRIBUNA 05 DE OUTUBRO DE 2012

4 Feira de Santana, sexta-feira 5 outubro de 2012

Batista Cruz

Mais de 300 participaram, na quarta-feira, da etapa feirense do concurso nacional Menina Fantástica, que procura uma top model Brasil afora.

A mais feliz delas foi a cachoeirana Deslane Conceição, que já está entre as finalistas. Ela, compreensivalmente, não segurou o choro.

Todas, sem exceção, levaram para dentro do ônibus preto, onde participaram de um rápido desfile, todas suas esperanças e expectativas.

Elas acalentam, desde pequenas, o sonho de se tornarem top model.

As avaliações começaram pouco depois das 9h, de quarta-feira, mas as candidatas a chegaram cedo – teve quem chegasse por volta das 7h.

As avaliações aconteceram no Espaço Marcos Moraes, que registrou o metro quadrado com maior número de mulheres bonitas de Feira.

Altas, magras, loiras, ruivas, morenas, negras, brancas todas se esforçaram para estar na

A passarela, o sonho e a realidadelista da esperança que vai ser divulgada hoje.

Todas, sem exceção, estavam com sapato de salto alto, algumas se equilibravam no fino detalhe do calçado e outras não demonstravam muita intimidade com estes calçados. São jovens que nutrem, desde crianças, o sonho de se tornarem modelos profissionais, mas sabem que passar no fundo desta agulha é muito difícil.

Mas elas se mostram dispostas a irem à luta pela realização dos seus sonhos e, para muitas, a participação no concurso é a realização de parte dele. Por volta das 10h30, Tannara do Rosário, 21, era a última da fila. Nutrida de esperanças até o fio do cabelo chapinhado, repetia: “Como todas as outras estou no páreo”.

A estudante Vanessa Carvalho foi a primeira a chegar e estava transbordando confiança e que está na luta para concretizar o seu sonho profissional. Segunda da longa fila, Kariny Ferreira disse que já participou de outras iniciativas para se tornar modelo e que

vai continuar neste caminho. O produtor Adriano Dórea, olheiro de uma agência de modelo, disse que nem sempre as mais bonitas, dentro do conceito ocidental, são as escolhidas. Dentro do veículo elas fizeram um rápido desfile, quando foram observadas pelo caça-talentos.

“Pedi que elas fosssem elas mesmas, que não pensassem estar numa passarela”, afirmou ele. “Tudo depende se naquele momento a estrela brilhar mais intensamente”, afirma; nem sempre a mais bela é a escolhida. É a tal da atitude.

Elas também correm atrás do prêmio-contrato de trabalho de meio milhão de reais, no prazo de cinco anos. A vencedora do ano passado, Tainá, esteve em Feira.

Bem, para muitas, a participação nesta etapa não vai passar de uma experiência, mas o gostinho de desfilar naquele ônibus, este ninguém tira.

Pai de candidata a modelo também sofre. Muitas meninas, principalmente as que moram em outras cidades, vieram acompanhadas pelos pais.

O pescador Davi Martins acompanhou a filha Ieda, 17. Moram na Barra, no oeste, e enfrentaram dez horas de viagem. Tudo em nome de um sonho.

“O sonho dela passa a ser o meu também. Ela é muito bonita”, baba o pai. “E eu quero ser modelo”, diz a jovem. Com a profissão quer mudar de vida.

Pai de candidata sofreBraz de Souza passou

horas dentro de um ônibus, tudo em nome do sonho da filha Thamara, 15. “Ela quer e a gente tem que apoiar”.

“Se não for agora, vai ser outro dia”, afirma Elizete Ramos, mãe de Elis Ramos, 15, que vieram de Itaberaba.

O desejo de ver a filha Ana Luiza, 18, modelando em passarelas mundo afora trouxe a dona de casa Maria do Socorro para Feira. Elas moram em João Dourado, região de Irecê.

“O sucesso dela será o nosso sucesso”, afirma. “Qual é o pai ou mãe que não deseja o melhor para seus filhos? Não sou diferente”.

“O sucesso dela será o nosso sucesso”, afirma.

Altas, magras, loiras, ruivas, morenas, negras, brancas todas se esforçaram para estar na lista

cidade

Page 5: TRIBUNA 05 DE OUTUBRO DE 2012

5Feira de Santana, sexta-feira 5 outubro de 2012 política

Embora tivessem apresentado no registro das candidaturas um programa de governo, cujos pontos principais destacamos numa edição recente da Tribuna Feirense, a dinâmica e as estratégias da campanha obrigaram os candidatos a apresentar tanto aquelas quanto outras propostas, algumas alterando o que anunciaram primeiro, outras acrescentando itens inteiramente novos.

Por exemplo Tarcízio Pimenta, que propunha uma

[email protected]

Glauco Wanderley

As promessas que eles fizeramescola modelo de educação integral passou a dizer que adotaria tempo integral em toda a rede. Zé Neto surgiu com um novo hospital geral, queixa quase diária na imprensa, à qual até então seu brupo político fizera ouvidos moucos. E Ronaldo, o que mais tem medo de se arriscar com promessas, inseriu a construção de túneis em cruzamentos como forma de melhorar o tráfego, devido à importância que o assunto adquiriu. Em dado momento chegou a anunciar “prioridade absoluta para

trânsito e transporte público”. Tem a lista de propostas mais extensa, porém nada que demande gastos grandiosos.

Anunciadas no horário eleitoral, as promessas deveriam mesmo virar compromisso pétreo. Porém muitas vezes os próprios autores parecem se esquecer - e rapidamente - delas. Para ajudar o eleitor a cobrar, segue abaixo a lista do que foi anunciado nos programas de TV pelos três principais candidatos.

JOSÉ RONALdO (25)tARCÍZIO PIMeNtA (12)

ZÉ NetO (13)

- implantar quatro escolas, em pontos estratégicos, em tempo integral, de 7.30 a 17 hs

- construir creches e ampliar as vagas existentes

- expandir o funcionamento das pré-escolas

- intensificar os programas de qualificação profissional

- formar e capacitar professores da educação infantil

- programa Minha Biblioteca, de estímulo à leitura na rede municipal

- ampliar os recursos do programa Dinheiro Direto na Escola

- adquirir produtos da agricultura familiar para merenda escolar

- Aprendendo com a saúde: programa de assistência nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, odontologia e nutrição nas escolas

- acabar com as filas na Saúde

- abrir novas policlínicas em pontos estratégicos

- implantar uma carreta com tomógrafo percorrendo a cidade

- programa “remédio em casa”

- Saúde Móvel: veículo para consultas e atendimentos preventivos

- aumentar a cobertura do Programa de Saúde da Familia

- implantar novas especialidades médicas

- criar centro de referência para exames laboratoriais

- criar central de regulação de leitos

- valorizar agentes de saúde e endemias

- tratar dependentes de drogas e familiares, com assistência psicológica, psiquiátrica e reintegração social

- ampliar programas de apoio a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social

- construir novos transbordos

- reduzir tarifa de ônibus nos domingos e feriados

- ampliar e renovar a frota (utilizou as frases “ônibus velho nao vai ter mais” e “você não vai ficar esperando no ponto”, além de ter dito que alguns ônibus terão ar-condicionado)

- colocar ônibus bi-articulados

- fiscalização rigorosa de horários e roteiros

- novas linhas de ônibus para locais com Minha Casa Minha Vida

- sensores nos veículos e estações para o passageiro saber a localização dos ônibus em tempo real

- ampliar o PACE (programa de transporte gratuito de pessoas com deficiência)

- integrar a Fraga Maia com BR 116 Norte

- integrar Ayrton Senna com Estrada do Papagaio

- lutar para que a Noide Cerqueira seja igual à Getúlio Vargas em largura e canteiro central

- construir ciclovias e bicicletários

- reformar calçadas

- incentivar construção de garagem subterrânea e edifício garagem

- sincronizar sinaleiras com semáforo inteligente

- implantar passagem subterrânea para veículos no cruzamento da Getúlio Vargas com Maria Quitéria e Maria Quitéria com Presidente Dutra

- pavimentar toda a Expansão do Feira IX e Loteamento da Paz

- ampliar ações para inserir pessoas com necessidades especiais no mercado

- reativar cooperativas de trabalho em parceria com associações comunitárias

- formar núcleos de produção nos bairros e distritos

- incentivos para indústria de confecção e para novos negócios

- estimular a criação do CIS Norte

- estimular criação de condomínios empresariais

- calendário de eventos empresariais (seminários, congressos e encontros)

- criar pólo de logística

- trabalhar para ampliar o Bolsa Família

- desapropriar o Feira Tênis Clube, para fazer o Centro da Juventude e o Centro do Idoso, com implantação de projetos esportivos

- parceria com Polícias Civil e Militar, para combater o tráfico

- integração de trabalho entre as diversas forças de segurança, municípios vizinhos e organizações sociais

- políticas públicas e sociais para redução da criminalidade

- estabelecimento de metas em segurança

- sistema de câmeras em pontos estratégicos, no centro e nos bairros, para formar um “anel de segurança” em todo o Contorno

- investir em aração de terras e distribuição de sementes

- limpar, ampliar e construir novas aguadas

- fortalecer a agricultura familiar

- fornecer assistência técnica

- levar o Minha Casa Minha Vida para o campo

- colocar Centro de Atendimento Psicosocial nas sedes dos distritos

- criar um plano diretor

- concluir a Fraga Maia

- concluir a Ayrton Senna

- concluir a Noide Cerqueira

- construir Perimetral Norte

- construir Centro Administrativo para centralizar a administração municipal

- implantar polo de logística

- implantar o BRT, um novo sistema de transporte por meio de ônibus maiores, com corredores exclusivos

- implantar plano municipal de trânsito

- aumentar o número de agentes de trânsito

- implantar ciclovias

- distribuir sopão de graça à noite no Restaurante Popular

- criar o Bolsa Família municipal, com direito a gratuidade no transporte

- distribuir um tablet para cada aluno e professor

- 14º salário para o servidor municipal

- creche em todos os bairros populares, com vagas para os filhos das empregadas domésticas

- construir um hospital municipal, com exames de alta complexidade, ultrassonografia e tomografia

- construir 12 unidades de emergência 24 horas

- implantar shopping a céu aberto

- construir 20 mil novas casas no Minha Casa Minha Vida

- levar o Minha Casa Minha Vida à zona rural

- asfaltar todas as ruas na sede e nos distritos

- uma escola em tempo integral em cada bairro

- construir passarelas

- construir viaduto na Presidente Dutra com Maria Quitéria

- construir viaduto na Bartolomeu de Gusmão com Anel de Contorno

- colocar médicos nas escolas públicas

- doar óculos para estudantes

- inserir um assistente social em cada escola

- distribuir adubo para os agricultores, junto com as sementes

- eleição direta para administrador dos distritos

- construir uma grande área esportiva com estrutura olímpica

- criar pólo de logística

- reorganizar o centro da cidade

- Tri Via, um sistema de pistas suspensas como viadutos, com faixas exclusivas, para ônibus, bicicletas e pedestres

- redução da passagem para R$ 1,90

- criar um novo plano diretor

- concluir Fraga Maia, Ayrton Senna e Nóide Cerqueira

- construir avenida Perimetral Norte

- construir Centro Administrativo para centralizar a administração municipal

- implantar novo aeroporto

- aumentar o número de equipes do Saúde da Família

- construir 4 novas UPAs - Norte, Sul, Leste e Centro, todas com Casa de Parto

- programa Saúde na escola, com ônibus de saúde móvel, para atendimento e prevenção

- plano de cargos e salários para o funcionalismo

- reformar e ampliar postos de saúde

- aumentar o número de médicos

- incluir mais 10 mil famílias no Bolsa Família

- construir 20 mil casas no Minha Casa Minha Vida

- levar Minha Casa Minha Vida para os distritos

- programa Feira Bonita: saneamento, calçamento e reforma de casas em bairros populares

- construir 50 novas creches

- “novo Centro de Abastecimento” e criação de uma CEASA

- revitalizar e urbanizar a Lagoa Grande, com academias ao ar livre, pista de cooper, ciclovia e quadras poliesportivas

- construir um Hospital Geral com dimensões parecidas com o Hospital da Criança com 300 leitos, 40 de UTI, 10 salas de cirurgia, equipado para serviços de alta complexidade

- criar secretaria de combate à violência e defesa social

- implantar novo complexo policial, com oito delegacias

- dobrar o número de vagas em cursos profissionalizantes, que atualmente são 2.600

- ampliar o Ronda nos Bairros

- implantar 3 novas bases comunitárias de segurança

- criar o Centro Integrado de Monitoramento, com câmeras de vigilância

- construir Praças da Juventude, com ciclovias, pista de cooper, parque infantil e quadras poliesportivas em bairros populares

Page 6: TRIBUNA 05 DE OUTUBRO DE 2012

6 Feira de Santana, sexta-feira 5 outubro de 2012

Nas campanhas modernas, o que antes se via em comícios, hoje se vê na tela da televisão, durante os horários eleitorais que são levados ao ar duas vezes, a partir de agosto.

Antes eram os oradores inflamados que, nas carrocerias de caminhões ou sobre um tamborete, faziam promessas, se comprometiam ou sentavam a pua no adversário.

Hoje são moças e rapazes de fala mansa, incisivos, e educadamente treinados que transmitem

A coerência política marcou a trajetória dos candidatos petista, José Neto, o democrata José Ronaldo e psolista Jhonatas Monteiro. O mesmo não se pode afirmar do pedetista Tarcízio Pimenta. Que por várias vezes trocou de partido.

José Ronaldo

Os três candidatos a prefeito de Feira de Santana mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais tem histórias políticas muito parecidas. Iniciaram suas trajetórias na Câmara Municipal, todos bem votados, e logo depois, ainda na metade do primeiro mandato, foram eleitos deputados estaduais. Um distoa no quesito fidelidade partidária.

O ex-prefeito José Ronaldo (DEM) foi o primeiro a entrar na política. Foi eleito para a Câmara de Vereadores em

O segundo maior colégio eleitoral baiano neste domingo vai eleger – ou definir quais os candidatos que vão para o segundo turno – o seu prefeito e os 21 vereadores. Eleição é a festa da democracia. Mais de 350 mil feirenses estão aptos a escolher os candidatos das suas preferências, no domingo. E opções não faltam. São candidatos com todos os perfis.

Em Feira duas eleições foram decidas no segundo turno. Em 1992 o senador João Durval derrotou Luciano Ribeiro e em 1996

Antes, os palanques; hoje, a telinha da tvas ideias – ou acusações – dos candidatos. Pelo jeito de falar, parece que estes apresentadores sempre estão na defensiva.

São vozes e tons quase inocentes. Parece estar pedindo desculpas por invadir as nossas casas. Mas ganham nova roupagem quando parte para o ataque. O tom é outro. Mais elevado. Neste ano as moças dos candidatos, no bom sentido, trabalharam bem. Enquanto isso, os candidatos pouco aparecem nas telinhas. São os marqueteiros quem define

como, quando e o que eles vão dizer, isto com algumas exceções.

É o marketing político que tem o papel de transformar pessoas comuns em super-heróis, projetos e idéias estapafúrdias – tanto em termos de viabilidade como de aplicação – em algo concreto e acreditável e um candidato sem sal em especiaria palatável.

Alguns conseguem transformar o candidato que antes não passava de uma piada mal contata em um candidato competitivo

e outros, de tão .... não conseguem nada além de continuar sendo uma piada.

A entrada da televisão nas campanhas políticas locais mudou a sua dinâmica para sempre. O primeiro a perecer foram os comícios à antiga, que exigiam muitos recursos e uma estrutura grande para serem realizados.

Foram substituídos por caminhadas, onde o contato com os eleitores é mais próximo porque os candidatos os visitam nas suas próprias casas.

Os Zé nunca mudaram de partido; tarcízio várias vezesinicialmente se filiou à Arena, depois, com a extinção deste partido, foi para o PDS, que foi transformado em PFL e agora está no DEM. Todas as agremiações mantiveram o perfil da sua essência.

José Neto iniciou-se na militância estudantil, principalmente na

UFBA, onde estudou, mas sempre esteve ligado ao Partido dos Trabalhadores. Nunca se filiou a outra agremiação política.

Tarcízio Pimenta foi eleito vereador e deputado estadual pelo PMDB; depois filou-se ao PSB, PFL, elegeu-se prefeito pelo DEM e,

agora, tenta a reeleição pelo PDT. Um andarilho partidário.

Jhonatas Monteiro é mais jovens entre os candidatos a prefeito de Feira tem 29 anos e nunca se candidatou ao mais importante cargo da política feirense – e por que não do interior baiano?

Câmara, Assembléia, Prefeitura1982. Dois anos depois conquistou uma das cadeiras na Assembléia Legislativa, pelo PDS, onde ficou por três mandatos consecutivos – depois filiou-se ao PFL, com a implosão do ex-partido.

O prefeito Tarcízio Pimenta (PDT) foi eleito vereador e logo depois chegou à Assembléia. Foi reeleito três vezes. Nas eleições municipais de 1996 se candidatou a prefeito, mas foi derrotado.

O deputado estadual José Neto (PT) tem uma intensa militância política.

Chegou ao Legislativo Municipal na eleição de 2002, com uma votação, considera até hoje bastante expressiva. Foi o primeiro petista eleito para a Câmara feirense.

Aproveitaram a popularidade nas urnas locais para alçarem voo maior na política estadual. E conseguiram. José Ronaldo e José Neto chegaram à liderança do governo na Alba, cargo que denota força política e ter a confiança de quem ocupa o Palácio de Ondina.

Ronaldo foi o líder do

ex-governador Paulo Souto e Neto, do atual governador, Jaques Wagner. Tarcízio compôs algumas comissões. O candidato do DEM foi eleito deputado federal e ficou na Câmara durante dois anos – saiu porque foi eleito prefeito de Feira, em 2000.

Agora, dois estão na luta pela titularidade do Paço Maria Quitéria e um está defendendo a sua continuidade no comando dos destinos do mais populoso município do interior baiano.

José Falcão da Silva venceu Josué Mello. Os três pleitos seguintes foram decididos no primeiro turno. José Ronaldo venceu duas vezes e Tarcízio Pimenta, uma.

Quatro candidatos disputam o cargo, que além do prestígio pessoal e político, o vencedor terá o poder admitir um batalhão de novos funcionários e vai receber um salário de R$ 25 mil a partir de janeiro do próximo ano. Mais carro e motorista à disposição.

Além disso, o futuro prefeito terá quatro anos para por em prática as suas promessas de campanha e de palanque – muitas, como se sabe, plenamente

inexequíveis e são bem diferentes de plano de governo. Será o guardião de um orçamento de mais de R$ 600 milhões.Estão na disputa Tarcízio Pimenta (PDT), que tenta a reeleição, Jonathas... (PSOL), que se candidata pela primeira vez, José Neto (PT), que tenta chegar ao Paço Maria Quitéria pela terceira vez e José Ronaldo (DEM), que busca o terceiro mandato.

O candidato do DEM foi a caça desta campanha eleitoral. Para ele petistas e pedetistas miraram suas baterias, com o objetivo de desgastá-lo perante a opinião pública e, assim,

um deles chegar a um eventual segundo turno.

Petistas e pedetistas formal ou informalmente firmaram um pacto de não agressão, com vistas ao segundo turno, quando, se houver, um vai apoiar o outro. Mas correm o risco de morrerem abraçados.

Todos, com exceção do candidato do Psol, tem grande experiência na disputa eleitoral. Zé Neto, Tarcízio Pimenta e José Ronaldo se candidatam a prefeito pela terceira vez – o candidato do DEM ganhou as duas que participou e Tarcízio, uma.

Batista Cruz

Feira escolhe domingo o seu prefeito; Ronaldo lidera pesquisa

jhonatans Monteiro, do Psol, se candidata a prefeito de Feira pela primeira vez

José Ronaldo está na disputa para chegar ao Paço Maria Quitéria pela terceira vez

O prefeito Tarcízio Pimenta tenta a reeleição, mas não se apresenta bem nas pesquisas

O deputado Jospé Neto disputa pela terceira vez a eleição para prefeito de Feira

política

Page 7: TRIBUNA 05 DE OUTUBRO DE 2012

7Feira de Santana, sexta-feira 5 outubro de 2012

Metade feirenses natos, metade de coração

Experiência são traços dos candidatos; exceto Psol

25% de renovação já garantida na Câmara

Feira escolhe domingo o seu prefeito; Ronaldo lidera pesquisa

Feira de Santana, ou Santana, sua padroeira, é famosa por receber de braços abertos quem por aqui chega. E a todos oferecer seu carinho e amor de mãe.

Dos oito candidatos que formam as quatro chapas majoritárias, metade não nasceu em Feira, mas são seus filhos de coração.

Grande parte dos moradores do município não é feirense nato, detalhe que confirma a formação da sua população desde os seus primórdios.

Feira sempre foi o porto

seguro de pessoas de todas as partes do país, que aqui chegam a fixam residência, se casam e ficam para sempre.

Foi assim com os candidatos a prefeito e a vice pela coligação “O trabalho vai voltar”, coincidentemente ambos nasceram em Paripiranga, município que fica na divisa com Sergipe.

O candidato a vice da chapa pedetista, Antônio Francisco Neto, mais conhecido como Ribeiro, é piauiense de Pio IX.

O professor universitário Marcos Monteiro, companheiro

de chapa de Jhonatas Monteiro nasceu na bela Garanhuns, cidade localizada no agreste pernambucano.

José Neto e a sua candidata a vice, Eliana Boaventura, mais o candidato a reeleição Tarcízio Pimenta, são feirenses natos.

Portanto, a palavra forasteiro não deve ser usada na política feirense para atingir o adversário, porque acaba acertando os eleitores em cheio.

Exceto o candidato a vice pelo Psol, Marcos Matos, os três candidatos a vice-prefeito nas chapas que melhor pontuaram nas pesquisas de opinião públicas são políticos de grande bagagem eleitorais.

A escolha do vice, além dos emaranhados políticos, tem que ser bem feita porque ele também tem a obrigação de atrair eleitores para a chapa que compõe.

Outro ponto é a eventualidade da substituição. José Raimundo Azevedo chefiou o Executivo duas vezes e chegou lá porque

era o vice. Na primeira, quando Colbert Martins deixou o cargo para se candidatar à Assembleia e a segunda, porque João Durval renunciou para se candidatar a governador.

Clailton Mascarenhas chegou ao poder com a morte de José Falcão, apenas oito meses depois de ter tomado posse.

O professor Luciano Ribeiro, vice de José Ronaldo, foi vereador, deputado estadual, secretário municipal de Educação,

candidato a prefeito em 1982 e vice-prefeito no segundo mandato de Colbert Martins.

A professora Eliana Boaventura, companheira de chapa de José Neto, foi vereadora de Feira de Santana e deputada estadual.

O vereador Ribeiro, que foi batizado Antônio Francisco Neto, atual presidente da Câmara Municipal, tem vários mandatos no Legislativo. É outro bastante experiente.

A decisão de cinco vereadores em não se candidatar neste ano garantiu antecipadamente a renovação de 25% dos titulares das 21 cadeiras da Câmara dos Vereadores de Feira de Santana, em 2013.

Desistiram de concorrer a um novo mandato os vereadores Mauricio Carvalho, Alcione Cedraz, Roberto Tourinho, Getulio Barbosa o presidente da Casa da Cidadania, Antônio Ribeiro Neto, todos alegaram motivos pessoais. A expectativa dos observadores locais é de que

entre cinco e seis dos atuais vereadores não se reelejam no dia 7, número que chegaria à metade do legislativo, como vem acontecendo nas últimas eleições.

Neste ano, mais de 400 candidatos estão na disputa e a grande maioria procurou o artifício da legenda na tentativa de se eleger – ou se reeleger, detalhe que pode ser de grande valia na composição final da Câmara.

O certo é que nestes últimos anos o eleitorado feirense vem pregando algumas peças e elegendo

alguns candidatos que, para os que dizem saber ler as entrelinhas da política local, não passavam de postulantes que miravam vagas na administração municipal no ano seguinte às eleições.

Outro ponto certo é que o mesmo eleitorado local sempre vota para renovar o legislativo, que está cheio de histórias de vereadores de um único mandato; aquele que entrincheira no baixo clero e que entra muda e sai calado do plenário durante seus mandatos. São poucos os que tem uma segunda chance.

Torture bem os números e eles lhes dirão o que você quiser. Esta é uma das máximas da estatística. É assim que vê os resultados das pesquisas eleitorais os candidatos que não estão em boa situação junto ao eleitorado.

Os movimentos, depois de sentir o golpe, são os mesmos. A reação primeira é duvidar da sua idoneidade. Afirmam que tudo não passa de armação do adversário que está na frente. De que tudo não passa de missa encomendada.

Depois, parte para desqualificar quem a fez ou a sua metodologia. Para eles, os números são irreais e não refletem a realidade que eles, de pés juntos, afirmam sentir nas urnas. A classificam como pesquisas arrumadas e logo as relacionam com outras que não deram tão certo assim.

O certo mesmo é que campanha e pesquisa eleitorais, de uns tempos para cá, passaram a ser unha e carne. A primeira não vive sem a segunda. Todos os candidatos fazem suas verificações. Publicam se os números lhes forem favoráveis. O

Campanha política sem promessas, vãs ou não, não é campanha política. Algumas são bem vagas, como “vou melhorar o sistema de saúde e de transporte”. Outras são mais específicas, como “vou construir um hospital e uma ponte bem ali”. Bem, uma coisa é o palanque e outra coisa é a administração real.

Construir, recuperar e equipar escolas e creches, manter a cidade limpa, pavimentar ruas, colocar postos médicos para funcionar para atender a demanda cada vez mais crescente de pacientes – que se tornam impacientes, são promessas que já estão no inconsciente coletivo. E nem deveriam constar no catálogo dos candidatos.

Tradicionalmente promete mais quem menos chance de vitória tem. Se agarram nesta ferramenta, nem sempre eficiente, para

Mais promete quem tem menos chance

tentar uma virada eleitoral. Às vezes as promessas são tantas e sem tamanho que até o eleitorado desconfia. Algumas, de tão estapafúrdias, nem mesmo os candidatos acreditam.

Quem está bem posicionado no conceito do eleitorado teme chegar ao poder e virar saco de cobranças por parte da população, e nada ou quase nada que anunciou poder fazer. Outros, mesmo com alguma chance, exageram apostando na memória curta dos conterrâneos.

E são os marqueteiros que se encarregam de transformar idéias em um produto a ser analisado pelo eleitorado. Eles dão forma ao abstrato, que na verdade são esperanças, o que os candidatos tem a oferecer à apreciação do eleitorado. Alguns são mais convincentes do que outros.

As pesquisas eleitorais, estas incompreendidas

contrário, esquece...Outro ponto de acerto

é que, como não é uma ciência exata, mesmo mexendo com números, as pesquisas mais acertam – infinitamente – do que erram. Basta observar os últimos resultados em Feira. Sempre venceu que estava sempre esteve na liderança. Tem marqueteiro que sabe torturar bem os números e apresentá-los como positivos, mesmo que eles lhes sejam completamente desfavoráveis. Como o candidato X caiu tantos pontos e o Y subiu alguns pontos, mesmo que o segundo matematicamente não seja uma ameaça para o primeiro. Outro ponto não abordado pelos marqueteiros foi com relação à intenção de votação quando depurada dos votos nulos e brancos. De acordo com especialistas, se numa cidade que tem eleitores suficientes para ter segundo turno um candidato atingir 46% do eleitorado numa pesquisa, pode encomendar o terno da posse, porque são grandes as chances da fatura ser liquidada no primeiro turno.

jhonatans Monteiro, do Psol, se candidata a prefeito de Feira pela primeira vez

José Ronaldo está na disputa para chegar ao Paço Maria Quitéria pela terceira vez

O prefeito Tarcízio Pimenta tenta a reeleição, mas não se apresenta bem nas pesquisas

O deputado Jospé Neto disputa pela terceira vez a eleição para prefeito de Feira

Mais de 350 mil feirenses estão aptos a votar no próximo domingo; dia de grande festa

política

Page 8: TRIBUNA 05 DE OUTUBRO DE 2012

8 Feira de Santana, sexta-feira 5 outubro de 2012 esporte

Fundado em 10.04.1999www.tribunafeirense.com.br / [email protected]: Valdomiro Silva - Batista Cruz - Denivaldo Santos - Gildarte RamosEditor - Glauco Wanderley Diretor - César OliveiraDiretora Financeira - Márcia de Abreu SilvaEditoração eletrônica - Maria da Piedade dos Santos

Rua Quintino Bocaiuva - 701 - Ponto Central - CEP 44075-002 - Feira de Santana - PABX (75)3225.7500/3223.6180

OS teXtOS ASSINAdOS NeSte JORNAL SÃO de ReSPONSAbILIdAde de SeuS AutOReS.

R$

150,

00 -

CM

PJ

1598

9496

0001

-45

[email protected]

Adilson SimasFeIRA ONteM

Pra tudo eles têm desculpa

distância da mosca azul

depois de Santana, Santa terezinha

Vereador em várias legislaturas, Paulo Cordeiro chegou à presidência da Câmara e como ainda não existia vice-prefeito, muitas vezes chefiou a cidade interinamente, a primeira em 1965, quando o prefeito Joselito Amorim fez viagem aos Estados Unidos.

Paulo gostava de percorrer a feira-livre das segundas-feiras no centro da cidade. Numa dessas andanças encontra um conterrâneo das Mercês tomando vitamina no Abrigo Santana e vai logo puxando conversa: “Como vai? E

Em maio de 1976, de terça, 25 a segunda-feira, 31, o prefeito José Falcão foi a um seminário sobre urbanismo em Campo Grande, no Mato Grosso. Otaviano Campos que era o presidente da Câmara, não o substituiu pois ficaria inelegível e o ano era eleitoral. Coube a Clovis ramos Lima, chefe de gabinete, resolver as questões de rotina.

Num dos encontros com a imprensa no final do expediente, um repórter sugeriu que Clovis usasse o gabinete

a diletíssima esposa? E os meninos?” O interlocutor conserta: “Tudo bem, vereador. A mulher está ótima. Mas, por enquanto é um filho só”. Paulo Cordeiro não se aperta:

- E eu não sei que é um filho só? É um menino, certo, mas vale por muitos. Então, como vão os meninos?...

de Falcão pelo menos na hora dos despachos com os secretários. Sua explicação causou risos:

- Vocês serão os primeiros a sair por aí dizendo que fui mordido pela “mosca-azul”...

Não tendo sido eleito deputado estadual na disputa de 1978, José Pinto retornou à condição de vereador, mas também acumulando a cobiçada direção do Centro Regional do Interior – CERIN/2, com sede em Feira.

Por conta do novo cargo foi à tribuna da Câmara, comemorando ter conseguido com o Secretário Hélio Correia, dos Transportes e Comunicações, a extensão da rede telefônica para a cidade de Santa Terezinha e com o presidente Clériston Andrade, do Baneb,

uma agência do banco também para o mesmo município. O vereador antonio Carlos de alencar Marinho, do MDB, aparteou venenoso:

- agora que já teve os votos de santana, vossa excelência só pensa em santa terezinha...

A apresentação do plano de trabalho para a gestão iniciada em maio é algo de novo no Fluminense, clube que se acostumou ao longo da sua cinqüentenária história a caminhar na pantanosa linha do improviso.

Mesmo assim, o ranço do passado permanece, com a formação da equipe às pressas para participar da Copa Governador do Estado, competição tida como deficitária, detalhe que deixa ainda mais anêmico os cofres do tricolor.

Neste caso, justifica-se: por ter terminado o Baianão deste ano na nona posição não atingiu índice técnico para a competição, por isso foi convidado, pois o título vale uma vaga na Copa do Brasil e no Brasileiro da Série D no próximo ano.

Os dirigentes estão à procura de parceiros que possam segurar a onda financeira mensal que o clube tem que honrar, como a folha de pagamentos, que passa de R$ 45 mil – isto como atletas e funcionários, mas tem os custos indiretos.

Deste total, cerca de R$ 35 mil são destinados ao pagamento dos salários dos jogadores e da comissão técnica.

O primeiro passo já foi dado, com a chegada de parceiros que não entram com dinheiro, mas com a

diretoria do Flu quer ser profissional

A MA Fut é a nova parceira do Fluminense. A empresa, comandada por Marcelo Assis, terá direito a 20% do que entrar no clube. Mas, por enquanto, a fase é de investimentos, diz o empresário.

É uma parceria de resultados e não de gerenciamentos de negócios, como foi feito pelo clube em duas oportunidades – e ambas não acabaram bem. A parceria será de um ano.

A empresa será responsável por levar para

doação de produtos, uma espécie de permuta para que a marca da empresa seja associada ao clube.

Como, por exemplo, a empresa de transportes Santana, que doa o ônibus que leva e traz a equipe dos seus compromissos. A Indaiá faz a doação de água mineral e sucos consumidos pelos jogadores. É na base da troca e na camaradagem que o clube consegue direcionar os parcos recursos para áreas consideradas importantes.

Neste ano a marca do uniforme usado pelo time será da italiana Lotto, que fornece material esportivo para grandes clubes. O contrato entre as partes será até o final do ano.

O time que foi montado para disputar a Copa será a base para o estadual do próximo ano. A formação

do grupo alguns meses de antecedência tem como objetivo torná-lo mais competitivo. Nas últimas quatro temporadas estaduais, apenas em 2009 o Fluminense apareceu como a terceira força da Bahia – como a sua torcida e parte do pessoal da imprensa esportiva – o vê. Ficou na terceira colocação.

O Touro do Sertão, mesmo com 43 na fila de espera por um título estadual, ainda leva torcida para o estádio. Em 2011 obteve a terceira melhor bilheteria do certame quando jogou no Jóia da Princesa. A média de pagantes foi de 1,6 mil pessoas.

Neste ano ficou na nona posição, em 2011 terminou o certame na 10ª colocação e em 2010, na sétima.

O clube viveu um período de prata no início dos anos 90, quando foi vice-campeão em duas temporadas. De lá para cá vem contabilizando insucessos no campeonato regional.

A meta da diretoria não é ambiciosa, mas, tendo como parâmetro as últimas campanhas, terminar o campeonato entre os primeiros será uma façanha. Mas como o futebol é um caçuá de surpresas, tudo, tudo mesmo, pode acontecer.

Flu tem novo parceiroo clube oportunidades de novas parcerias e abrir janelas para entrada de recursos. A Lotto foi resultado direto deste acordo – se bem que não entrou dinheiro, mas o prestígio de ser patrocinado por uma marca conhecida em todo mundo.

Marcelo Assis comenta que a fase vivida pelo clube é difícil, mas com a participação de todos as coisas poderão mudar. “A gente vai trabalhar para que o Flu não repita as campanhas passadas”.

O time que foi montado para disputar a Copa será a base para o estadual do próximo ano

Page 9: TRIBUNA 05 DE OUTUBRO DE 2012

9Feira de Santana, sexta-feira 5 outubro de 2012

O que é cálculo renal?Cálculo ou litíase ou

pedras são estruturas cristalinas, formadas no trato urinário, devido a alterações metabólicas ou infecciosas.

Quais os sintomas da doença?

O principal sintoma é a cólica renal, uma dor muito intensa, que inicia na região lombar, irradiando para bexiga, e pode estar associada a náuseas e vômitos, e presença de sangue na urina. Muitas vezes o cálculo renal vem acompanhado com infecção urinária, o que geralmente complica o quadro clínico. Porém, muitas pessoas tem cálculo renal e são assintomáticas.

Qual é a prevalência de cálculo renal na população mundial, do Brasil e de Feira de santana?

A litíase renal tem distribuição mundial e varia de acordo com idade, raça e região. Estudos mostram que afeta entre 1% e 5% da população da Ásia, 5% a 10% na Europa e 13% na América do

Erika Bião esclarece as dúvidas sobre Cálculo Renal

Mais conhecida como pedra nos rins ou cálculo renal, a litíase renal pode ser uma doença silenciosa, e tem muito a ver com hábitos alimentares. Não há estatística sobre a sua incidência em Feira de Santana, mas no Brasil e no mundo o número de portadores deste mal está aumentando. A sua prevenção está relacionada a dieta e ao consumo de água, de acordo com a nefrologista Erika Bião, que 17 anos de experiência na área. Ela afirma que cientificamente o conhecido chá de quebra-pedra não funciona como “quebrador de pedras renais”, mas que pode agir na prevenção da doença.

Lana MattOs

Norte. No Brasil estima-se que haja 5% de pacientes litiásicos.

Estes números vêm crescendo ou diminuindo com os anos? Por quê?

A prevalência dessa patologia vem aumentando e possivelmente isso está relacionado a hábitos dietéticos, como consumo exagerado de sal, associação com obesidade e diabetes mellitus, que são doenças também com prevalência crescente.

Quais são as complicações dos cálculos?

Além da dor intensa, que pode levar à necessidade de hospitalização, complicações sérias podem ocorrer, como obstrução do trato urinário, insuficiência renal e infecções urinárias complicadas.

Como se faz o diagnóstico destas “pedras”?

Diante da suspeita clínica, devem ser solicitados exames radiológicos, como a ultrassonografia e tomografia

computadorizada do aparelho urinário para confirmar (ou não) a presença do cálculo. E, se presente, quantificar, ver posição e tamanho dos mesmos, para que o paciente seja encaminhado para o melhor tratamento. Em pacientes com suspeita de doença metabólica, deve ser feito o estudo metabólico, dosando-se substâncias como cálcio, fósforo, ácido úrico, citrato, sódio no sangue e na urina, para diagnosticar alterações que predispõem a formação dos cálculos.

Em que idade é mais incidente?

Nos homens a

incidência começa a aumentar a partir dos 20 anos e atinge o pico entre 40 e 60 anos. Nas mulheres, atinge pico por volta dos 30 anos e decai após os 50 anos. A incidência em crianças é baixa - cerca de 3%.

Quais principais fatores de risco para alguém adquirir esta doença?

Fatores ambientais, genéticos e comportamentais influenciam no risco para desenvolver litíase renal. Regiões de clima quente, baixa ingestão hídrica, dietas ricas em sal e proteínas são fatores de risco, assim como alterações metabólicas, como elevações do ácido úrico, hipercalciúrias (cálcio alto na urina) e hipernatriúrias (aumento do sódio na urina). Existe uma associação de litíase renal com diabetes mellitus tipo II, obesidade e síndrome metabólica.

Como se deve tratar o cálculo? a cura é sempre possível?

O tratamento do cálculo consiste em mudanças dietéticas e aumento de ingestão de água. Em casos de alterações metabólicas comprovadas, podem ser usadas algumas medicações para tratar esses distúrbios. Durante a cólica renal, são utilizados analgésicos e antiespasmódicos associados ou não a anti-inflamatórios e, mais recentemente, relaxantes da musculatura ureteral, que facilitam a eliminação do cálculo. Entre as terapias intervencionistas, existem vários métodos, cada qual com sua indicação, além da cirurgia aberta, menos

utilizada atualmente.

É muito popular o uso de chá de quebra-pedra. Ele funciona?

O chá de quebra-pedra (Phyllantus niruri) é muito usado no nosso meio, mas, diferente do que seu nome sugere, não possui a capacidade de quebrar o cálculo. Estudos realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostram que o quebra-pedra reduz a aglomeração de cristais urinários e parece diminuir a excreção de cálcio urinário, com um papel importante na prevenção da formação do cálculo. Estudos clínicos mostram também que proporciona relaxamento ureteral, ajudando a eliminar o cálculo. Deve ser lembrado, no entanto, que o chá não pode substituir a hidratação com água e que essa infusão tem compostos químicos, podendo levar a efeitos tóxicos se consumidos em excesso.

Como pode ser feita a prevenção do cálculo renal? Quanta água devemos beber por dia?

A prevenção do cálculo renal deve ser

Erika Bião Lima Oliveira sampaio formou-se pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 1991 e especializou-se em nefrologia e ultrassonografia geral, também pela Ufba. Possui 17 anos de atuação na área de nefrologia. Nasceu em Feira de Santana e é professora do curso de medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

feita com medidas dietéticas, como aumento da ingestão de água, redução de sal e proteínas e, em casos de distúrbios metabólicos específicos, uma dieta direcionada. A quantidade de líquidos a ser ingerido depende de condições climáticas, do nível de atividade do indivíduo, da dieta, e deve ser individualizada. Tratamento medicamentoso pode também ser utilizado.

A litíase renal tem caráter recidivante, ou seja, pode retornar. E estima-se uma recidiva (recaída) de cálculos de 50% em pacientes não tratados entre cinco a dez anos. O tratamento clínico pode reduzir a recorrência pela metade.

Recomendações:- Beba bastante água;- Esvazie a bexiga antes de senti-la cheia;- Reduza a ingestão de sal e de proteína

animal;- Em casos de distúrbios metabólicos

específicos, a dieta deve ser direcionada;- A ingestão de bebidas alcoólicas, café e

refrigerantes deve ser moderada;- Faça exames de urina de rotina;- Evite a obesidade.

entrevista/saúde

Page 10: TRIBUNA 05 DE OUTUBRO DE 2012

10 Feira de Santana, sexta-feira 5 outubro de 2012 opinião

Invista R$ 1.000,00Lucro garantido R$ 315 - Semestre, R$ 630,00 - Anual.Outros valores consulte-nos.

FONES:75 – 8125-3011/ 9196-0092/ 9935-2751

Agropecuária Estrela de Davi S.A. ( Em formação)

15 TAREFAS PRODUTIVAS, EM ÁGUA FRIA. TERRA BOA, PLANA.

R$ 2.500,00 A TAREFA.VENDO TOTAL OU PARCIAL.

(75) 8125-3011/(75) 9196-0092/(75) 9935-2751

VENDEM-SE

[email protected]

Itamar VianArcebispo Metropolitano

Luzes no Caminho

bispos e eleiçõesA Conferência Nacional dos Bispos

do Brasil-CNBB, acaba de publicar uma mensagem sobre as eleições municipais no próximo dia 7 de outubro. Estas eleições têm característica própria por desencadear um processo de maior participação em que os candidatos são mais próximos dos eleitores e também por debater questões que atingem de forma direta o cotidiano da vida do povo. Segue o resumo da nota:

A IGREJA Católica louva e aprecia o trabalho de quantos se dedicam ao bem da nação e tomam sobre si o peso de tal cargo, em serviço de todas as pessoas. Saudamos, portanto, os candidatos e candidatas que, nesta ótica, apresentam seu nome para concorrer a um cargo eleitoral. Nascido da consciência e do desejo de servir, com vistas à construção do bem comum, este gesto corrobora o verdadeiro sentido da atividade política.

ESTIMULAMOS os eleitores, a comparecerem às urnas no dia das eleições para aí depositar seu voto. O voto, mais que um direito, é um dever do cidadão e expressa sua corresponsabilidade na construção de uma sociedade justa e igualitária. Todos os cidadãos se lembrem do direito e simultaneamente do dever que têm de fazer uso do seu voto livre em vista da promoção do bem comum.

A LEI que combate a compra de votos (9840/1999) e a lei da Ficha Limpa (135/2010), ambas nascidas da mobilização popular, são instrumentos que têm mostrado sua eficácia na tarefa de impedir os corruptos de ocuparem cargos públicos. A vigilância por eleições limpas e transparentes é tarefa de todos. O resgate da ética na política e o fim da corrupção eleitoral merecem nossa permanente atenção.

AS ELEIÇÕES são uma festa da democracia que nasce da paixão política. O recurso à violência, que marca a campanha eleitoral em muitos municípios, é inadmissível. Candidatos são adversários, não inimigos. A divisão, alimentada pelo ódio e pela vingança, contradiz o principio evangélico do amor ao próximo e do perdão, fere a dignidade humana e desrespeita as normas básicas da sadia convivência civil, que deve orientar toda militância política.

A DEUS elevemos nossas preces a fim de que as eleições municipais reanimem a esperança do povo brasileiro e que, candidatos e eleitores, juntos, sonhem um país melhor, humano e fraterno, com justiça social. Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, abençoe nossa Pátria!

Page 11: TRIBUNA 05 DE OUTUBRO DE 2012

11Feira de Santana, sexta-feira 5 outubro de 2012 cultural

[email protected]

Sandro PeneluCultura e Lazer

SHOWS AO VIVO

SÁBADO 06/10

SEXTA-FEIRA 05/10

Saigon Restaurante com mais um item: Sandro Penelú ao vivo

Localizado na Rua José Pereira Mascarenhas, 340, Bairro Capuchinhos, o Saigon Restaurante traz para os seus freqüentadores apresentações especiais

do cantor Sandro Penelú. Os shows acontecerão

todas as sextas-feiras do mês de outubro, sempre a partir das 20h, uma ótima opção pra você que curte um bom ambiente, um delicioso

cardápio e, é claro, a boa música.

Portanto, se você quer um programa mais que especial, fica aqui a dica: Sandro Penelú, todas as sextas no Saigon.

Paulo Costa lança primeiro dVd, em FeiraO cantor e

compositor feirense Paulo Costa estará lançando o seu primeiro DVD ao vivo, intitulado “Paulo Costa Documental”, no próximo dia 5 de outubro, no Antiquário Pub, em Feira, a partir das 21h.

O DVD traz músicas autorais, além de outras de nomes consagrados

na música brasileira.

Paulo será acompanhado pelos músicos Júnior (bateria), Sérginho Canhoto (baixo), Marquinhos Piska (sopro) e Marcel Torres (guitarra).

Ingressos no local.

Exposição para comemorar o mês da criança, no Museu Casa do Sertão

Oficinas, contação de histórias, cantigas de roda e exibição de filmes são algumas das atividades programadas pelo Museu Casa do Sertão, localizado no campus da Uefs, para comemorar o mês da criança.

De 1º a 16 de outubro, os visitantes poderão apreciar também a tradicional

exposição de Brinquedos Populares que, em 2012, atinge a sexta edição. A exposição consta de 300 peças do acervo permanente do Museu, como pipas, carrinhos de latas e de madeira de diversos tamanhos, bonecas, bolas de gude e de meia, pernas de pau, bruxinhas confeccionadas com sobras de tecido, panelinhas de barro, entre

outros. Contato com o Museu Casa do Sertão para marcação de visitas e outras informações pode ser mantido pelo telefone (75) 3161-8099 ou pelos e-mails [email protected]@gmail.com.

*Com informações da Secom/UEFS

Foto Eduardo Quintela

OrdaChsOn GOnçaLVEs

Cordelistas, repentistas, artistas plásticos, cantadores, escritores e escultores em contato direto com o público. Artistas de Feira de Santana e região, em variadas vertentes, marcaram presença em mais uma edição da Feira Cultural do bairro Capuchinhos. O evento vem se consolidando como uma tradição na cidade e tem a proposta de disseminar para o público toda a dimensão da produção cultural regional.

A iniciativa é do Restaurante Casa do Sertão, estabelecimento fundado em 1992, e que nesses 20 anos tem como propósito a valorização da culinária e da arte nordestina. Em seu terceiro ano, o evento tem atraído um público cada vez maior, composto principalmente por estudantes, moradores da localidade e ativistas culturais.

Cultura regional em interação com o público

Este ano a Feira Cultural teve uma novidade, o Bazar Cida Machado. A ação foi da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer e resultou na venda de produtos doados pela jornalista Aparecida Machado, que faleceu vítima da doença. A verba arrecadada foi revertida para a AAPC.

Para o organizador, o empresário Getúlio Andrade, os resultados do evento foram bastante satisfatórios. “Mais uma vez o público esteve presente, a comunidade prestigiou, e os artistas puderam mostrar os seus trabalhos. É muito gratificante podermos proporcionar às pessoas esse contato direto com os artistas da nossa região”, pontuou.

intEraçÃOA interação entre

os artistas e o público é o ponto alto da Feira Cultural do Capuchinhos. A pequena Natália, de 9 anos, acompanhava atenta as pinceladas do

artista plástico KMaia. O olhar curioso deu lugar ao semblante de satisfação, quando ela teve a oportunidade de também pegar no pincel, conduzida pelo artista.

“É muito legal poder pintar, fazer as imagens surgirem aos poucos, e aprender como fazer isso”, declarou a menina. A estudante Milena Lima, 15 anos, observava atenta as explicações do escritor Alberto Peixoto sobre suas obras. “São livros interessantes, parece ser bastante engraçados, e acaba despertando na gente a vontade de ler”, frisa.

Torcedor do Fluminense de Feira, e também do São Paulo, Diogo Sena pôde levar para casa um exemplar com fotos históricas do Touro do Sertão, que ele diz ser seu segundo time. A obra é do historiador Carlos Melo. “Foi o que eu mais gostei. Mas também gosto de ouvir os repentes. É muito engraçado”, completa o estudante.

A Feira Cultural teve uma novidade, o bazar Cida Machado

Page 12: TRIBUNA 05 DE OUTUBRO DE 2012

12 Feira de Santana, sexta-feira 5 outubro de 2012

Page 13: TRIBUNA 05 DE OUTUBRO DE 2012

13Feira de Santana, sexta-feira 5 outubro de 2012 especial

PREFEITURA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANASECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS

DEPARTAMENTO DE LICENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO

DISPENSA DE LICENÇA AMBIENTAL Nº 059/2012

O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, no uso de suas atribuições e no exercício da competência delegada pela Lei Municipal Nº 041/09 e suas alterações e de acordo com o que consta no Processo Nº 018894/12,

DECLARA:

Que a atividade médica ambulatorial com recursos para atendimento, consultas e realização de exames complementares na área de traumatologia e ortopedia, pequeno porte, sem procedimentos de complexidade, desenvolvida pela HTO – Hospital de Traumatologia e Ortopedia Ltda., CNPJ 33.875.865/0003-12, localizada na Rua Arivaldo de Carvalho, nº 645, Sobradinho, Feira de Santana – BA, CEP: 44.021-225, não está enquadrada na Resolução CEPRAM nº 3.925 de janeiro de 2009, considerando não possuir leito para internação (pernoite, ficando, portanto DISPENSADA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL.

O ato de não exigir o Licenciamento Ambiental aqui declarado, dada a sua especificidade, não isenta o empreendedor do cumprimento da legislação ambiental pertinente, nem da fiscalização exercida pelos órgãos competentes, portanto, propomos a necessidade do cumprimento dos condicionantes abaixo relacionados:

Condicionantes Propostos:

I. Fornecer e fiscalizar o uso de Equipamento de Proteção Individual EPI´s para os funcionários de acordo com a sua função em atendimento à Norma Regulamentadora NR 06/1978;

II. Apresentar documento de aprovação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde – PGRSS, junto à Vigilância Sanitária e Ambiental – VISA da 2ª DIRES Estadual, ou Vigilância Sanitária Municipal, com base na Resolução RDC 306/2004 da ANVISA e Resolução CONAMA nº 358/2005. Prazo: 180 dias;

III. Implantar o Plano de Gerenciamento dos Resíduos dos Serviços de Saúde- PGRSS, aprovado pela Vigilância Sanitária e Ambiental – VISA da 2ª Diretoria Regional de Saúde – 2ª DIRES e disponibilizar cópia para consulta para as autoridades sanitária e/ou ambiental, funcionários e pacientes;

IV. Buscar organizações devidamente licenciadas, que façam a coleta, transporte, tratamento e destinação final dos RSS;

V. Apresentar o Projeto de Proteção e Combate a Incêndio e Pânico devidamente aprovado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano – SEDUR, de acordo com a Lei Nº 1085/88, regulamentada pelo Decreto Nº 5434/92. Prazo 180 dias;

VI. Realizar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA apresentado.

Feira de Santana, 01 de agosto de 2012.

Antônio Carlos CoelhoSecretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais

PORTARIAS INDIVIDUAIS DA PREFEITURA MUNICIPALDE FEIRA DE SANTANA

O Prefeito Municipal de Feira de Santana, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições,

RESOLVE:

Nº 561/2012 – considerando o que consta do processo administrativo nº 93481/2012 e do Parecer da Procuradoria Geral do Município nº 925/2012, RESOLVE conceder à servidora MARCIA SUELI BARBOSA MOTA, Professora, matrícula nº 01000765-4, classe I, referência “F”, nível 05, lotada na Secretaria Municipal de Educação, 03 (três) meses de licença-prêmio, relativa ao período aquisitivo de 1º de julho de 2006 a 30 de junho de 2011, para ser gozada a partir de 05 de outubro de 2012.

Nº 562/2012 – considerando o que consta do processo administrativo nº 93139/2012 e do Parecer da Procuradoria Geral do Município nº 924/2012, RESOLVE conceder à servidora TEREZA CRISTINA AMARAL FREIRE, Professora, matrícula nº 01000663-6, classe I, referência “F”, nível 05, lotada na Secretaria Municipal de Educação, 03 (três) meses de licença-prêmio, relativa ao período aquisitivo de 1º de julho de 2005 a 30 de junho de 2010, para ser gozada a partir de 05 de outubro de 2012.

Nº 563/2012 – considerando o que consta do processo administrativo nº 033937/2012 e do Parecer da Procuradoria Geral do Município nº 873/2012, RESOLVE conceder à servidora ANA PAULA FAGUNDES GUIMARÃES DE ALMEIDA, Guarda Municipal, matrícula nº 01072433-1, classe I, referência “B”, nível 03, lotada na Secretaria Municipal de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos, 03 (três) meses de licença-prêmio, relativa ao período aquisitivo de 1º de julho de 2007 a 30 de junho de 2012, para ser gozada a partir de 05 de outubro de 2012.

Gabinete do Prefeito Municipal, 03 de outubro de 2012.

TARCÍZIO SUZART PIMENTA JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

JAIRO ALFREDO CARNEIRO FILHOSECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANASECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS

NATURAISDEPARTAMENTO DE LICENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO

DISPENSA DE LICENÇA AMBIENTAL Nº 076/2012

O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, no uso de suas atribuições e no exercício da competência delegada pela Lei Municipal Nº 041/09 e suas alterações e de acordo com o que consta no Processo Nº 031257/12,

DECLARA:

Que a atividade de revenda e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo, GLP, desenvolvida pela Bahiana Distribuidora de Gás Ltda., CNPJ 46.395.687/0034-70, localizada na Av. Pernambuco, s/nº, Bairro: Santa Mônica, CIS, Feira de Santana – BA, CEP: 44.030-090, não está enquadrada no Anexo III da Lei Complementar Nº 041/2009, combinada com a Resolução CEPRAM nº 3.925, de 30 de janeiro de 2009, ficando, portanto DISPENSADA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL.

O ato de não exigir o Licenciamento Ambiental aqui declarado, dada a sua especificidade, não isenta o empreendedor do cumprimento da legislação pertinente, nem da fiscalização exercida pelos órgãos competentes, portanto, propomos a necessidade do cumprimento dos condicionantes abaixo relacionados:

Condicionantes Propostos:

I. Fornecer e fiscalizar o uso de Equipamento de Proteção Individual EPI´s para os funcionários de acordo com a sua função em atendimento à Norma Regulamentadora NR 06/1978;

II. Manter atualizado o Projeto de Proteção e Combate a Incêndio e Pânico devidamente aprovado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano – SEDUR, de acordo com a Lei Nº 1085/88, regulamentada pelo Decreto Nº 5434/92. Prazo: 180 dias;

III. Atualizar o Atestado de Vistoria do 2º Grupamento de Bombeiro Militar, Comando Regional de Operações de Bombeiros Militares do Interior sempre que necessário.Operar o estabelecimento e atender aos requisitos definidos na NBR 15.514 da ABNT de 06 de setembro de 2007, ou suas atualizações.

Feira de Santana, 25 de setembro de 2012

Antônio Carlos CoelhoSecretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais

PREFEITURA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANASECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS

NATURAISDEPARTAMENTO DE LICENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO

PORTARIA No 102/2012ALTERAÇÃO DE LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMMAM, Município de Feira de Santana, no Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, de acordo com o Parecer Técnico nº. 662/2012-DIVLIC, tendo em vista o que tem no Processo nº. 038838/12 – Alteração de Licença Ambiental de Operação,

RESOLVE:

Art. 1º. ALTERAR A LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO - LAO, válida até 13 de maio de 2014, concedida à Empresa TC Textil Indústria e Comércio Ltda., inscrita no CNPJ sob nº. 12.524.643/0001-13, licenciada através da Resolução CONDEMA nº 023/11, no que se refere apenas ao endereço, onde consta como situada no Sítio Renascer, s/nº, Humildes, Feira de Santana – Bahia, CEP.: 44.135-000, passa a ser: situada na Estrada do Campestre, Sítio Retiro, s/nº, Distrito de Humildes, Feira de Santana, Bahia, CEP.: 44.135-000. Parágrafo único: A alteração do endereço descrito neste artigo efetua apenas uma alteração formal em virtude de correção cadastral efetuada pela empresa licenciada, não se configurando alteração de localização geográfica.Art. 2º. Os demais itens da Resolução CONDEMA nº 23/2011 permanecem inalterados, incluindo seus condicionantes, respectivos prazos e validade da Licença.

Art. 3º. Esta Licença de competência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMAM refere-se à análise de viabilidade ambiental da atividade em questão, cabendo ao interessado obter a Anuência e/ou Autorização das outras instâncias no âmbito Federal, Estadual ou Municipal, quando couber, para que o mesmo alcance seus efeitos legais.

Art. 4º. Estabelecer que esta Licença, bem como cópias dos documentos relativos ao cumprimento dos condicionantes sejam mantidos disponíveis à fiscalização da SEMMAM e aos demais órgãos do Sistema Estadual de Administração dos Recursos Ambientais – SEARA.

Art. 5º. Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

Feira de Santana, 28 de setembro de 2012.

Antônio Carlos Daltro CoelhoSecretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

Licitação nº: 214/2012 – Concorrência Pública nº 015, OBJETO: Contratação de empresa para prestação de serviços de confecção e implantação de sinalização vertical em várias artérias do município, com fornecimento de material. Fica INABILITADA a empresa: SIGNUS SINALIZAÇÃO DE TRÁFEGO LTDA. Abre-se prazo recursal. Feira de Santana, 04 de outubro de 2012. Osmario de Jesus Oliveira - Presidente da CPL.

Page 14: TRIBUNA 05 DE OUTUBRO DE 2012

14 Feira de Santana, sexta-feira 5 outubro de 2012

POLÍTICA AMBIENTAL

PEDIDO DE RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO - RLO

A Comercial de Resíduos Carneiro Beneficiamento e Reciclagem Ltda - ME, inscrita no CNPJ n° 2008-014120/TEC/LS-0768, na busca da melhoria contínua das ações voltadas para o meio ambiente, assegura que esta comprometida em:Promover o desenvolvimento sustentável, protegendo o meio ambiente através da prevenção da poluição, administrando os impactos ambientais de forma a torná-los compatíveis com a preservação das condições necessárias à vida;Atender a legislação ambiental vigente aplicável e demais requisitos subscritos pela organização;Promover a melhoria contínua em meio ambiente através de sistema de gestão estruturado que controle e avalia as atividades, produtos e serviços, bem como estabelece e revisa seus objetivos e metas ambientais;Garantir transparência nas atividades e ações da empresa disponibilizando às partes interessadas informações sobre seu desempenho em meio ambiente;Praticar a reciclagem e o monitoramento do processo produtivo, contribuindo com a redução dos impactos ambientais através do uso racional dos recursos naturais;Promover a conscientização e o envolvimento de seus colaboradores, para que atuem de forma responsável e ambientalmente correta.

À Direção

A Comercial de Resíduos Beneficiamento e Reciclagem Ltda - ME, inscrita no CNPJ n° 2008-014120/TEC/LS-0768, torna público que está requerendo ao Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), a Licença Ambiental RLO – Renovação de Licença de Operação, localizada à Rodovia BR 324, Km 100, Quadra – B, Lote 3, S/N° - CIS 324. Feira de Santana – BA.

A DireçãoNome da Empresa: Comercial de Resíduos Carneiro Beneficiamento e Reciclagem Ltda - ME.

CNPJ: 05.474.428/0001-90

Atividade: Coleta de Resíduos não perigosos Endereço: BR 324, Km 100, Quadra B, Lote 3, CEP: 44 077 760, CIS/324

N° da resolução CEPRAM ou portaria INEMA: 2008-0141202/TEC/LS-0768 .

Validade: 04 / 02 / 2013.

1. Principais resultados alcançados na vigência da Licença de Operação:Melhorias do processo produtivo; Racionalização do uso de recursos naturais;Neutralização dos riscos operacionais;Diminuição do custo operacional;

2. Investimentos realizados: Monitoramento das emissões gasosas e material particulado da chaminé através do balanço isocinético da fonte estacionária (forno fixo);Contratação de assessoria ambiental;Consultoria Jurídica;Treinamento de Educação Ambiental para os colaboradores;Construção das baías para armazenagem temporária dos resíduos;Sinalização do pátio de resíduos;

3. Metas para o próximo período de validade da RLOTreinamento prático de combate a incêndio para os colaboradores;Melhoria contínuo dos sistemas de controle existente;Ampliação do galpão II.

4. Investimento a realizar: R$ 100.000,005. Avaliação do cumprimento dos principais condicionantes da licença em vigor:

As condicionantes contidas na licença ambiental n° 2008-0141202/TEC/LS – 0768 foram Atendidas.

6. Outras informações complementares:

7. Descrever as Notificações / Advertências /Multas, aplicadas pelo INEMA, no períododa Vigência da Licença e respectivas correções:

Representante Legal: Hidelbrando Dantas Carneiro

Coordenador CTGA: Robson Luiz Brandão Carneiro

Data: ___/___/2012

PEDIDO DE LICENÇA AMBIENTAL E DO BALANÇO AMBIENTAL

(RESOLUÇÃO CEPRAM N° 2933, DE 22/02/02)RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO - RLO

A Comercial de Resíduos Carneiro Beneficiamento e Reciclagem Ltda. ME, torna pública que está requerendo ao Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), a Renovação da Licença

de Operação – RLO.BALANÇO AMBIENTAL

BATISTA CRUZ

O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), de acordo com o Ibope (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), deverá ter 71% dos votos válidos nas eleições municipais que acontecem neste domingo.

Chega-se a este percentual ao excluir da contagem os votos brancos e nulos. Pelos números apresentados, a eleição para prefeito em Feira deverá ser decidida já no primeiro turno. Quando se conta brancos e nulos, os resultados são os seguintes: José Ronaldo 65%; José Neto 18%; Jhonatas Monteiro 5% e Tarcízio Pimenta 4%. Os números confirmam a tendência de psloista Jhonatas Monteiro, sinalizada na pesquisa anterior. Ele chega às eleições empatado com o prefeito Tarcízio Pimenta.

O psolista foi a maior surpresa desta campanha, em se tratando de pesquisa eleitoral, porque saiu de 1%, na primeira verificação, para 5%, na terceira, atropelando o prefeito Tarcízio Pimenta.

A pesquisa, divulgada ontem à noite, foi registrada no

Ronaldo vence no 1º turno, diz Ibope

Tribunal Superior Eleitoral, e teve como contratante a TV Subaé, e ouviu 504 pessoas entre os dias 2 e 4.

O democrata José Ronaldo se manteve na liderança e as pesquisas feitas no município apresentaram a tendência de que não haverá segundo turno. O candidato petista, deputado estadual José Neto, deverá ter cerca de 20% dos votos válidos, ainda de acordo com a pesquisa. O prefeito Tarcízio Pimenta (PDT), deverá ser o escolhido por 5% do eleitorado, mesmo percentual atingido por Jhonatas Monteiro (Psol).

Foi a terceira pesquisa divulgada pela TV Subaé e, em todas, o ex-prefeito sempre apareceu como primeiro colocado. Na pesquisa encomendada pela TRIBUNA, José Ronaldo, sem que fosse feita a depuração, obteve 80% da preferência do eleitorado.

No quesito rejeição, o prefeito Tarcízio Pimenta continua na liderança, com 53% - três pontos percentuais acima da segunda pesquisa e onze pontos a menos da primeira. Nesta questão, o deputado José Neto obteve 34% das opiniões das pessoas ouvidas – dez pontos percentuais a mais em relação à última pesquisa.

A rejeição de Jonathas Monteiro caiu de 31% para 25%. José Ronaldo também registrou redução neste item: passou de 12% para 11%.

especial

eSPAÇO dA GRÁFICA 4 X20

GRAtA - LIA SANtOS