tribuna novembro 2014

21
EDIÇÃO 254 | NOVEMBRO 2014 www.sintraconsp.org.br | [email protected] Risco de desemprego aumenta Sintracon-SP oferece curso de dança gratuito! Página 10 Dia do trabalhador da construção civil é comemorado com agenda de lutas Criado por um projeto de lei do deputado estadual Ramalho da Construção e comemorado pela primeira vez, a data foi marcada pela luta por melhores condições de trabalho. Saiba como pedir sua aposentadoria! Página 05 Segurança dá tiro em operário de obra da Camargo Correa Caso aconteceu na capital e mobilizou o Sintracon-SP a paralisar a obra e cobrar ação do Ministério Público do Trabalho. Página 06 Página 08 Página 03 Economia vai mal e trabalhadores pagam a conta.

Upload: abaco-informatica

Post on 06-Apr-2016

223 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Tribuna Novembro 2014

EDIÇÃO 254 | NOVEMBRO 2014www.sintraconsp.org.br | [email protected]

Risco de desemprego aumenta

Sintracon-SP oferece curso de dança gratuito! Página 10

Dia do trabalhador da construção civil é comemorado com agenda de lutasCriado por um projeto de lei do deputado estadual Ramalho da Construção e comemorado pela primeira vez, a data foi marcada pela luta por melhores condições de trabalho.

Saiba como pedir sua aposentadoria!Página 05

Segurança dá tiro em operário de obra da Camargo CorreaCaso aconteceu na capital e mobilizou o Sintracon-SP a paralisar a obra e cobrar ação do Ministério Público do Trabalho. Página 06

Página 08

Página 03

Economia vai mal e trabalhadores pagam a conta.

Page 2: Tribuna Novembro 2014

Saiba como pedir sua aposentadoria!

Page 3: Tribuna Novembro 2014

DIRE

ITOS

DOS

TRAB

ALHA

DORE

S

ão é segredo para ninguém que eu e outras importantes lideranças sindicais, como Paulinho da Força,

Miguel Torres, Eunice Cabral, entre tantos outros, estávamos apoiando a candidatura de Aécio Neves para presidente do Brasil.

Não era por acaso ou por outros interesses. Era uma reação à falta de diálogo da presidente Dilma com as centrais sindicais. Quando não está em campanha, Dilma não conversa com ninguém.

No dia 26 de outubro, com uma diferença muito pequena, Dilma foi reeleita. A vontade das urnas deve ser respeitada. Mas isso não significa que vamos aceitar continuar sendo tratados com descaso!

A economia vai mal, os empregos estão sumindo, a inflação está comendo o salário do trabalhador, mais de metade do povo brasileiro está endividado. Apesar de tudo

N isso, Dilma acha que está tudo bem. Claro, ela não vive de salário!

Temos muitas lutas pela frente! A política de valorização do salário mínimo venceu neste ano: vamos lutar para que seja renovada! Vamos lutar para rever o Fator Previdenciário, que Dilma prometeu em 2010 que ia acabar, não cumpriu e depois chamou de “irresponsabilidade” querer acabar com ele.

Na primeira semana depois de reeleita, Dilma já deu várias entrevistas falando que está aberta ao diálogo, mas em nenhuma delas citou o movimento sindical. Mas a nossa luta pelos trabalhadores continua, e nós não vamos deixar a Dilma esquecer que nós existimos!

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILEDIÇÃO 254 - NOVEMBRO 2014

Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo / Fundado em 16 de Junho de 1936 / Adaptado ao Decreto de Lei 1.402 - por carta de 14 de maio de 1941.

Sede: Rua Conde de Sarzedas, 286 - Centro - São Paulo - CEP 01512-000 Fone: 3388-4800 - Fax: 3207-4921

Sub-Sede Taboão: Rua Elisabetha Lips, 118 - Jardim Bom Tempo - Taboão da Serra - SP - CEP 06763-190 Fone: 4771-1145 / 4771-1146

Internet: www.sintraconsp.org.brE-mail: [email protected] territorial: Municípios de São Paulo, Itapecirica da Serra, Taboão da Serra, Embú e Embú-Guaçú, Franco da Rocha, Mairiporã, Caieiras, Juquitiba, Francisco Morato e São Lourenço da Serra.

Impressão: Gráfica Gazeta BragantinaTiragem: 100 mil exemplares.

Representantes:Categoria Profissionais de Trabalhadores do Ramo da Construção

Civil, Ladrilhos Hidráulicos e Produtos de Cimento, Cerâmica para Construção, Pinturas, Decorações, Estuques, Ornatos, Artefatos de Cimento Armado, Instalações Elétricas, Oficiais Eletricistas, Gás, Hidráulicas, Sanitária, Montagens Industriais e Engenharia Consultiva.

Diretoria Executiva:Presidente: Antonio de Sousa RamalhoSecretário Geral: Antonio de Freitas Pereira1o. Secretário: Antonio de Sousa Ramalho Junior2a. Secretária: Josileide Neri de OliveiraTesoureiro Geral: Wilson Florentino de Paula1o. Tesoureiro: Darci Pinto Gonçalves2o. Tesoureiro: Moisés Antonio de Oliveira

Diretoria de Base: Atevaldo Vieira Leitao, Jose Pedro dos Santos, Ezequiel Barbosa de Sales, Franciso de Assis P. Lima, Manoel Teixeira de Carvalho, Cícero Saldanha de Oliveira, José Ailson dos Santos Souza.

Conselho Fiscal: Osvaldo de Oliveira Souza, Cláudio Aureliano Moreira, Francisco de Andrade Coelho. / Suplentes: José Luiz do Nascimento, Mário Brito do Nascimento, José Geraldo Martins.

Delegados da Federação: Antonio de Sousa Ramalho, Darci Pinto Gonçalves. / Suplentes: João Rodrigues de Araújo, Miguel Machado Pereira.

Conselho de Redação: Antonio de Sousa Ramalho, Darci Pinto Gonçalves.

Redação: Arnaldo Jubelini Jr. - Mtb: 12.597, Daiani Duarte, Élcio Alves, Diego Pinheiro. Fotografias / Edição Final e Diagramação: OFA Comunicação ([email protected] | 11-3311-7729)

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 02 EDIÇÃO 254 | NOVEMBRO 2014

ARTIGO

Ramalho da Construção

Mais 4 anos sem diálogo

Page 4: Tribuna Novembro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 03EDIÇÃO 254 | NOVEMBRO 2014

Risco de desemprego aumenta

O Brasil está em recessão. O índice de crescimento apresenta-se quase que zerado ou negativo. A inflação vai, aos poucos fugindo ao controle. E, a junção de tudo isso, explica as quedas constantes na geração de empregos, especialmente os mais qualificados, que pagam melhores salários.

Em setembro, a geração de empregos foi a mais baixa para o mês desde 2001.

O saldo líquido de empregos formais gerados em setembro foi de 123.785, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado no último 15 de outubro pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Para meses de setembro, o resultado foi o mais baixo dos últimos 13 anos, com a geração de 80.028 postos.

O saldo do mês passado é resultado de 1.770.429 admissões e de 1.646.644 demissões. No acumulado do ano, houve uma criação líquida de empregos formais de 904.913.

Segundo o jornal DCI, a geração de empregos no mês passado foi 41,35% menor do que em setembro de 2013, quando ficou em 211.068 pela série sem ajuste.

DIREITOS DOS TRABALHADORES

Já pela série ajustada, houve queda de 51,96% na comparação com o mesmo mês de 2013, quando o volume de vagas criadas foi de 257.668.

A série sem ajuste considera apenas o envio de dados pelas empresas dentro do prazo determinado pelo MTE. Após esse período há um ajuste da série histórica, quando as empregadoras enviam as informações atualizadas para o governo.

Mais uma vez o setor de serviços se destacou. Em setembro, houve criação de 62.378 vagas na área, segundo o Caged. No comércio, foram abertas 36.409 vagas e na indústria, 24.837 postos de trabalho formal.

A construção civil gerou 8.437 vagas. Muito pouco! “Esse resultado preocupa muito. Principalmente porque a presidente Dilma vive dizendo que a política econômica do governo dela está certa. Se ela não admite seus erros, como podemos esperar que as coisas melhorem?”, disse o presidente do Sintracon-SP, Ramalho da Construção.

O Sintracon-SP está preparado para atuar com firmeza para que a conta de tantos erros e falcatruas não caia sobre os ombros dos trabalhadores da construção civil.

Page 5: Tribuna Novembro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 04 EDIÇÃO 254 | NOVEMBRO 2014

DIREITOS DOS TRABALHADORES

Veja como proceder para recuperar as perdas do FGTSCerca de dez milhões de trabalhadores, por meio de mais de 700 sindicatos, já entraram com ações na Justiça em todo o país para tentar conseguir a correção do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Isso porque o STF (Supremo Tribunal Federal) abriu um precedente, já que julgou a correção pela TR (Taxa Referencial) inconstitucional, não considerando a taxa como “indicador de correção monetária.”

Por lei, o FGTS é corrigido pela TR, mais 3% ao ano. Com a decisão do STF, todos os trabalhadores que tinham dinheiro no FGTS entre 1999 e 2013, inclusive aqueles que sacaram o valor, podem pleitear o reajuste na Justiça.

SAIBA PEDIR A REVISÃO DO SEU FGTS

Como faço para entrar com a ação?Você deve procurar o sindicato da sua categoria munido dos documentos abaixo, para participar da ação coletiva. Também é possível entrar com ação individual, contratando um advogado particular.

Quais os documentos necessários?Ao procurar seu sindicato, leve os seguintes documentos: Cédula de Identidade, comprovante de endereço, PIS/PASEP (cópia da CTPS), Extrato do FGTS (Caixa Econômica Federal) e Carta de Concessão do Benefício (no caso dos aposentados).

Quem tem direito à revisão?Todo brasileiro que tenha tido algum saldo em seu FGTS entre 1999 e 2013, esteja ele aposentado ou não.

Quanto eu tenho direito a receber?Os valores dependem de caso a caso, de acordo com o período em que o trabalhador possuiu valores depositados no FGTS. Há casos em que a atualização chega a 88,3% do valor do fundo.

Eu poderei sacar o dinheiro?Tudo vai depender de como a Justiça decidirá. Porém, o FGTS possui regras específicas para os saques. A tendência – como aconteceu no acordo de 2001 – é que só possam sacar os recursos os trabalhadores que já adquiriram esse direito, como os demitidos sem justa causa e os aposentados. De toda forma, a vitória na Justiça significará o aumento do valor do fundo, para quando o trabalhador puder sacá-lo.

Page 6: Tribuna Novembro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 05EDIÇÃO 254 | NOVEMBRO 2014

DIREITOS DOS TRABALHADORES

Como solicitar a aposentadoria

Ainda que o processo esteja automatizado, algum período, eventualmente, pode não ter sido registrado. Também há casos em que o INSS poderá exigir a apresentação dos documentos que serviram de base para o arquivo. Por essa razão, é importante manter os documentos em ordem – nesse caso, as carteiras profissionais e os carnês pagos – para apresentá-los, se necessário.

Da mesma forma, o contribuinte pode pedir, a qualquer momento, a inclusão, exclusão ou retificação das informações constantes do CNIS, desde que apresente os documentos que comprovem os dados divergentes.

Outra recomendação feita por especialistas é que a pessoa procure a Previdência com antecedência. Cinco anos antes do prazo é considerado um bom período para procurar a Previdência Social, para ter tempo de providenciar eventuais informações que faltem, por exemplo, com algum ex-empregador. 

Para ter acesso às informações cadastrais, vínculos e remunerações estejam corretos, é recomendável agendar o serviço “Acerto de Dados Cadastrais” ou “Acerto de Vínculos e Remunerações” pelo telefone 135, pelo Portal da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) ou diretamente em uma agência da previdência social. Para obter informações sobre os dados no CNIS, basta o contribuinte acessar a “Agência Eletrônica de Serviços aos Segurados” no portal da Previdência Social, na opção “Extrato de Informações Previdenciárias”, com senha de acesso obtida por meio de agendamento do serviço pelo telefone 135 ou na agência da previdência social de sua preferência.

A inclusão do tempo de contribuição prestado em

s informações dos trabalhadores que contribuem para a Previdência estão registradas em uma única base de dados,

que é o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Lá, estão registrados os comprovantes de filiação à Previdência Social, as relações de empregos, tempo de serviço ou de contribuição e salários.

A

regimes próprios de previdência, como o do serviço militar, dependerá da apresentação de uma “Certidão de Tempo de Contribuição” emitida pelo órgão de origem. Assim, no caso do exemplo citado, é necessário apresentar certificado de reservista ou certidão emitida pelo Ministério do Exército, Marinha ou Aeronáutica.

Caso as informações cadastrais, vínculos e remunerações constem corretamente no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), será necessário se dirigir a um posto da Previdência Social e apresentar os seguintes documentos:

Número de Identificação do Trabalhador - NIT (PIS/PASEP ou número de inscrição do contribuinte individual/facultativo/empregado doméstico);

Documento de identificação (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certidão de Nascimento ou Casamento, entre outros);

Cadastro de Pessoa Física - CPF (documento obrigatório);

Atestado de residência (conta de água, luz ou telefone).

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Page 7: Tribuna Novembro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 06 EDIÇÃO 254 | NOVEMBRO 2014

José Reis dos Santos Goes, de 33 anos, foi baleado na região íntima e na virilha por volta das 17 horas do último dia 22 de outubro em uma obra localizada na Rua Pequetita, altura do número 100, na Vila Olímpia, Zona Oeste de São Paulo.

Goes atuava como pedreiro da construtora responsável pela edificação, a Camargo Correa.

Tudo aconteceu quando, na saída do expediente, ele foi revistado por um segurança. Após a revista, outro policial, também da obra, tentou revistá-lo novamente.

Isso irritou o pedreiro, que tem bom conceito junto à empresa onde trabalha há um ano. Sentindo-se constrangido, ele discutiu com o segundo guarda que nem se sabe se é policial de fato.

Despreparado, o segurança, armado, se exaltou e baleou o pedreiro em suas partes íntimas. José Reis foi levado ao Hospital São Paulo onde passou por cirurgia e o seu quadro clinico é estável.

O caso foi registrado no 15º DP localizado na Rua Doutor Renato Paes de Barros, 340, no Itaim Bibi. O policial prestou depoimento e foi liberado.

Operário toma tiro nas partes íntimas em obra da Camargo Correa

NOTÍ

CIAS

DO

SIND

ICAT

ONOTÍCIAS DO SINDICATO

O Sintracon-SP decidiu parar a obra e fez uma assembleia unindo os 1.500 operários do canteiro.

O presidente do Sindicato, Ramalho da Construção, advertiu que houve abuso de autoridade e falta de qualificação dos seguranças, que deveriam ter resolvido a situação na base do diálogo e não da força.

Na qualidade de deputado estadual reeleito pelo PSDB-SP, Ramalho afirmou:

“Juntamente com a OAS, a Camargo Correa está envolvida até o pescoço em escândalos que cercam o pleito eleitoral para presidente da República. Pois é. Para dar propina tem grana, já para melhorar as condições de qualidade de vida e trabalho de seus recursos humanos, não. É uma vergonha”.

O parlamentar continuou: “Vou propor, Na Assembleia Legislativa, uma CPI para deixar claro o esquema de falcatruas da OAS e da Camargo Correa.”

Os 1.500 trabalhadores cruzaram os braços. Querem justiça. O Sintracon-SP orienta a todos os que, de alguma forma, se sentiram constrangidos na obra a entrarem com processo contra a Camargo Correa.

Trabalhadores que participam de uma comissão de Apuração dos fatos dizem que se sentem ameaçados pelos seguranças da obra.Um deles, Ivan Leal Santana, afirmou já ter sido expulso do canteiro por esses seguranças.

“Eu fui jogado para fora da obra por três desses seguranças só porque eu, em ajuda à cozinheira, tentei abrir a porta do refeitório, que estava emperrada”, testemunhou.

E ATENÇÃO!

Page 8: Tribuna Novembro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 07EDIÇÃO 254 | NOVEMBRO 2014

E ATENÇÃO!

NOTÍCIAS DO SINDICATO

Trabalhando por um sonho

No mesmo ano, conseguiu uma vaga de rejuntador na empresa Empreiteira de Construção Civil Nova R.V., onde exerce a profissão até hoje.

Evilésio conta que, depois de algumas dificuldades na capital paulista os seus amigos acabaram voltando para a terra natal. Ele, porém, persistiu.

Atualmente, o bom baiano mora no bairro Jardim Zilda, zona sul de São Paulo, onde divide o sonho de comprar a sua casa própria junto com os seus irmãos.

Evilésio se tornou sócio do Sintracon-SP em agosto de 2011.

Atualmente, com três anos de filiação ao Sindicato, frequenta o espaço mensalmente para fazer um tratamento odontológico, local mais visitado por ele no sindicato.

Evilésio é mais um trabalhador que se orgulha de ser associado do Sintracon-SP.

“Tudo aqui é muito bom. Eu gosto do Sindicato e do atendimento que ele proporciona a seus associados”, conclui Evilésio.

vilésio de Sousa Andrade nasceu na cidade de Monte Santo no estado da Bahia. Aos 22 anos e solteiro ele

veio para São Paulo em 2010 junto com três amigos em busca de uma boa oportunidade de emprego.

E

Page 9: Tribuna Novembro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 08 EDIÇÃO 254 | NOVEMBRO 2014

Dia do Trabalhador da Construção Civil é comemorado com agenda de lutas!

O Dia do Trabalhador da Construção Civil, resultado de um projeto de lei proposto pelo deputado estadual e sindicalista Ramalho da Construção e sancionado pelo governador Geraldo Alckmin, é comemorado em 25 de outubro. Mas, como a data, esse ano, caiu num sábado, o Sintracon-SP decidiu fazer a festa na manhã da sexta-feira, 24 de outubro, em sua sede localizada na Rua Conde de Sarzedas, número 286, região central da Capital paulista.O início da solenidade se deu às 10 horas, com o presidente do Sintracon-SP, Ramalho da Construção, agradecendo os convidados e afirmando que a data infelizmente seria de protestos, pois “as relações entre o capital e o trabalho na categoria vão de mal a pior”.

“Lemos, nos jornais, que grandes construtoras estão envolvidas em inúmeras falcatruas, dando dinheiro à vontade para ajudar a candidata chapa branca na campanha eleitoral. Pois é. Para melhorar o salário do

NOTÍCIAS DO SINDICATO

trabalhador e investir em sua qualificação, elas nunca têm dinheiro. É uma vergonha”, diz Ramalho.

E acrescentou:“Recentemente, numa obra da Camargo Correa, um operário foi constrangido e baleado em suas genitais por despreparo dos seguranças. Isso não pode continuar. E estamos fiscalizando a ocorrência de perto”, avisou.

O sindicalista e parlamentar quer a instalação de uma CPI das Construtoras. Ele mesmo vai propor e espera contar com o número de assinaturas necessário dos outros deputados estaduais.

Em seu discurso, perante um auditório lotado, Ramalho acusou diversas empresas e canteiros de obras por praticarem as temidas tarefas (jornada de trabalho excessivo pago por fora do holerite, prejudicando o trabalhador para efeito de 13° salário, férias, INSS e FGTS).

Page 10: Tribuna Novembro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 09EDIÇÃO 254 | NOVEMBRO 2014

José Aníbal, deputado federal e eleito suplente do senador José Serra, parabenizou Ramalho da Construção pelo excelente nível de mobilização que conseguiu junto aos trabalhadores através do Sindicato.

“Isso explica o motivo dessa liderança ter obtido sua reeleição a deputado estadual pelo PSDB com mais de 80 mil votos”, disse Aníbal, que anunciou a idealização de um projeto federal para fiscalizar o tipo de alimentação servido nos canteiros.

Paulo Pereira dos Santos, o Paulinho da Força, reeleito deputado federal, disse que vai apresentar um projeto, em Brasília, transformando o 25 de outubro em feriado nacional. “O povo brasileiro deve isso ao trabalhador da Construção Civil”, afirmou.

Miguel Torres, presidente da Força Sindical, elogiou Ramalho. “É indispensável ter alguém como ele defendendo o trabalhador na Assembleia Legislativa de São Paulo”, pontuou.

POR QUE 25 DE OUTUBRO?“Anualmente, em 25 de outubro é comemorado o dia de Frei Galvão e, para homenagear essa data, apresentamos a medida a fim de prestigiar os trabalhadores da construção civil, profissionais importantes para o desenvolvimento econômico do País”, explicou Ramalho.

Antonio de Sant’Ana Galvão, o Frei Galvão é considerado o primeiro santo do Brasil e padroeiro dos trabalhadores da construção civil. O santo foi arquiteto, mestre de obras e pedreiro. Durante 28 anos conduziu as obras do Mosteiro da Luz, no bairro da Luz em São Paulo.

Sua beatificação aconteceu em 25 de outubro de 1988, pelo Papa João Paulo II. E sua canonização foi em 11 de maio de 2007, conduzida pelo Papa Bento XVI.

“Eu sei que na construção civil nós temos pessoas de todas as religiões: católicos, evangélicos, espíritas, etc. Mas na hora de escolher uma data para homenagear a nossa categoria, achei que a vida e obra desse homem que foi pedreiro e mestre de obras era uma boa inspiração para todos nós”, disse Ramalho.

NOTÍCIAS DO SINDICATO

Além disso, ele elencou outras situações que ferem a Convenção Coletiva da categoria:

Alimentação inadequada;

Dormitórios de péssima qualidade;

Refeitórios mal dimensionados;

Atraso de pagamento de vales e de salários.

Valéria Cabral Diretora do Sindicato das Costureiras;Macaé Presidente do Sintracomos;Dorival Fontes de Almeida Secretario da Federação dos Contabilistas;Gilson AraújoDiretor do Sindicato da Alimentação;Milton DallarPresidente da CDHU;João Mendes de Souza FilhoPresidente Sindifontes;Ricardo SantosDiretor do Sindicato dos Metroviários.

LIDERANÇAS PRESENTES:

Participaram das comemorações do Dia do trabalhador da Construção Civil, defendendo as lutas da categoria, as seguintes lideranças:

Durante a solenidade, foi formada uma comissão para ir, na mesma hora, à sede do Ministério Público do Trabalho em São Paulo com o objetivo de denunciar a construtora Camargo Correa pelo incidente ocorrido no último dia 22 de outubro, quando um trabalhador foi baleado por um policial que trabalhava na obra como segurança. Liderada pelo diretor 1° tesoureiro do Sintracon-SP, Darci Pinto Gonçalves, a Comissão conta, também, com o diretor do Sindicato, João Rodrigues, e o advogado da entidade, doutor Fernando da Costa Marques. Eles compareceram à sede do Ministério para uma audiência sobre o ocorrido na Camargo Correa. E denunciaram a construtora. O Ministério fará uma visita ao canteiro de obras para verificar as condições de segurança do local, além de convocar os trabalhadores que fizeram a denúncia e os envolvidos no incidente.

Segundo a Comissão, “a procuradora ficou indignada quando soube que o policial que atirou no trabalhador não está preso”.

DENÚNCIA

Page 11: Tribuna Novembro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 10

Saúde e diversão nas aulas de dança do Sintracon-SP

NOTÍCIAS DO SINDICATO

EDIÇÃO 254 | NOVEMBRO 2014

er sócio do Sintracon-SP é ter acesso a diversos

benefícios, como atendimento médico, colônia de férias, chalés e outros benefícios. Agora os associados podem acrescentar, nessa lista de vantagens, aulas de dança.

S CURSO DE DANÇA SINTRACON-SP

Lembre-se: esteja em dia com as mensalidades da carteira do sócio

Segunda a Sexta: 8h-12hSábados: 13h-16h

Page 12: Tribuna Novembro 2014

CONHEÇA CARLA BARBOSA, A PROFESSORA DE DANÇA DO SINTRACON-SP

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 08EDIÇÃO 248 | MAIO 2014A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 11

NOTÍCIAS DO SINDICATO

A dança é uma atividade que, além de diversão, traz saúde e mais disposição para quem pratica. Os cursos especializados são caros, mas o sócio do Sintracon-SP agora pode fazer um bom curso de dança sem pagar nada por isso.

A professora, Carla Barbosa, ensina dança para os sócios e mostra a importância para o lazer do trabalhador.

“A ideia da dança no Sindicato é oferecer todos os benefícios de uma atividade física regular e fugir do estresse do trabalho. Trata-se, também, de uma forma de interação e o contato com outras pessoas”, diz Carla.

Aqueles que dançam, geralmente, dizem que até o aspecto psicológico melhora.

“Às vezes, a pessoa fica muito tempo sozinho. Só trabalha e, assim, tende a ficar estressada e com depressão. Com a dança, consegue amenizar o efeito dessas doenças. É muito importante ter essa atividade laboral que o Sindicato proporciona”, observa a professora.

As aulas são para todas as idades e abrange diversos estilos musicais. Os mais populares são: Forró, Samba de Gafieira, Samba Rock e Disco, graças ao sucesso da novela da Rede Globo, “Boogie Oogie”.

“Traga os filhos e a esposa e venha aprender a dançar, cuidar da saúde, da postura e ganhar qualidade de vida. Saúde não é só ir ao médico, mas, também, fazer atividades que a promovam, tanto na parte física quanto na psicológica”, conclui Carla.

EDIÇÃO 254 | NOVEMBRO 2014

Carla Barbosa nasceu em São Paulo e é moradora de Diadema. Aos 28 anos, já realizou um de seus sonhos de vida: dançar e ensinar as pessoas os benefícios da dança.

A história de Carla é cheia de lutas e vitórias. O padrasto era trabalhador da construção civil e ela tinha muita vontade de fazer aulas de balé quando criança, mas não tinha dinheiro para isso.

Ajudava o padrasto Valdeci em obras, carregando blocos e cimento para depois ir às aulas de dança nos centros culturais de Diadema.

Ramalho da Construção foi aluno de Carla, ambos descobriram que tinham muitas ideias em comum. Uma delas: trazer a dança para aqueles que não podiam pagar, para os sócios e os funcionários do Sintracon-SP. Dessa conversa surgiu a ideia de iniciar o curso de danças no Sindicato. Carla adora todos os estilos de dança, mas seu coração está no forró, por ser algo de suas raízes, e o samba. Por ser apaixonada pela profissão, suspira ao contar que acorda e dorme fazendo o que ama.

Carla é um exemplo a se seguir. Começou dançando nos centros culturais e depois se formou em dança de salão. É graduada em educação física, especializou-se em tango e pole-dance na Argentina e, mesmo com tanta bagagem, ainda, continua estudando.

Além de trabalhar no Sintracon-SP, dá aulas de dança para pessoas carentes na Secretaria de Cultura de Diadema e tem uma escola de dança. Carla é a prova de que se você gostar do que faz e buscar pelo seu sonho irá alcançá-lo.

A ideia da dança no Sindicato é oferecer

todos os benefícios de uma atividade física

regular e fugir do estresse do trabalho. Trata-se,

também, de uma forma de interação e o contato com

outras pessoas

‘‘disse Carla Barbosa

Page 13: Tribuna Novembro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 09 EDIÇÃO 248 | MAIO 2014 A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 12 EDIÇÃO 254 | NOVEMBRO 2014

CIDA

DANI

ACIDADANIA

10 DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA

OS DEZ MANDAMENTOS PARA ECONOMIZAR ÁGUA:

No Banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágue a boca com a água do copo. Economize 3 litros de água.

Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingan-do, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

Na caixa d’água: Não a deixe trans-bordar e mantenha-a tampada.

Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

Lavar carro: com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar louça.

Na limpeza de quintal e calçadas use vassoura: Se precisar utilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar.

Page 14: Tribuna Novembro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 13EDIÇÃO 254 | NOVEMBRO 2014

Além de reformar e construir hospitais, centros de especialidades que são referência até mesmo em outros países e laboratórios para produção de medicamentos e vacinas, a pasta trabalha sob um novo e moderno modelo de gestão, que contempla o usuário do sistema público de saúde em sua região. É a regionalização da saúde, que veio para garantir que cada região do Estado tenha o necessário para garantir o atendimento à população sem que os pacientes tenham que viajar à capital.

Hospitais estaduais e centros de saúde passam por constante modernização.

São Paulo oferece à população centros de excelência em saúde que atendem pelo SUS: o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, o Hospital de Transplantes, a Santa Casa de Misericórdia, o Hospital Pio XII de Barretos, o Instituto Emílio Ribas de Infectologia, o Dante Pazzanese, entre muitos outros.

São Paulo oferece centros de excelência que atendem pelo SUS

CIDADANIA

S e c r e t a r i a de Estado da

Saúde de São Paulo tem dado importantes passos para agilizar e aumentar a eficiência no atendimento à população usuária da rede pública de saúde.

A

Page 15: Tribuna Novembro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 14 EDIÇÃO 254 | NOVEMBRO 2014

Cartão Amigo do Trabalhador é um benefício exclusivo para os sócios do Sintracon-SP. Além de descontos em

uma rede de estabelecimentos comerciais e de ensino, o trabalhador que tem o Cartão Amigo do Trabalhador também concorre a R$ 2 mil por semana. 47 companheiros já ganharam e você pode ser o próximo!

Conheça o Cartão Amigo do Trabalhador e aproveite as vantagens!

CIDADANIA

“A maioria dos sindicatos dá uma carteirinha para os sócios, no Sintracon-SP nós damos o Cartão Amigo do Trabalhador, cheio de benefícios”, disse o presidente do sindicato, Ramalho da Construção.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO CARTÃO AMIGO DO TRABALHADOR?

Uma ampla rede de estabelecimentos comerciais e de ensino que oferecem descontos;

Sorteios semanais que dão R$ 2 mil ao vencedor;

Seguro de R$ 1500 em caso de morte acidental;

Diária de Incapacidade Física Temporária por Acidente (DIT) de R$ 10 por dia até 30 dias, a contar do 16º dia

QUEM TEM DIREITO AOS BENEFÍCIOS?

Todos os sócios do Sintracon-SP em dia com suas mensalidades e com o cadastro atualizado, para poderem ser localizados em caso de ganharem o sorteio.

Mais do que um bom negócio, o Cartão Amigo do Trabalhador é uma conquista dos trabalhadores, resultado de uma gestão moderna, transparente e eficaz do Sintracon-SP.

O

SAIBA COMO CONSULTAR OS

BENEFÍCIOS1) Entrar no site do Sindicato.www.sintraconsp.org.br

2) click emCONVÊNIOS

3) click no logo daPrevisul Seguradora

4) em BUSCA AVANÇADA escolha o:“GRUPO – ESTADO – CIDADE” e em Buscar

CARTÃO DO ASSOCIADO

Os conveniados es-tarão relacionados

Page 16: Tribuna Novembro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 15EDIÇÃO 254 | NOVEMBRO 2014

Ser sócio do Sintracon-SP é um bom negócio, veja:

Page 17: Tribuna Novembro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILA TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 16 EDIÇÃO 254 | NOVEMBRO 2014

Pressão alta? Todo cuidado é pouco!

CIDADANIA

A hipertensão arterial ou, simplesmente, pressão alta é gatilho certo para uma série de males -- e não só aqueles que envolvem o sistema circulatório.“Normalmente, um paciente com pressão igual ou superior a 140/90mmHg (14 por 9) é diagnosticado como hipertenso. São pessoas mais sujeitas a sofrer com falhas

no coração, nos rins e até no cérebro” explica o cardiologista Enéas Rocco. Segundo o diretor clínico do Sintracon-SP, Sumio Egawa, a doença é crônica. Não tem cura, mas pode ser controlada. E, por isso, é importante fazer exames regulares para detectar como andam seus batimentos cardíacos.

Page 18: Tribuna Novembro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 17EDIÇÃO 254 | NOVEMBRO 2014

MEDICAMENTOSSe o médico recomendou, não deixe de tomar. Mas nada de sair por aí imitando a receita alheia. Vale lembrar que alguns medicamentos podem elevar a pressão, como os anti-inflamatórios e anticoncepcionais.

CIGARROO tabaco, em conjunto às outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão imediatamente além de comprometer toda sua saúde. Parar de fumar imediatamente é fundamental.

ESTRESSEEle aparece como resposta do organismo às sobrecargas físicas e emocionais, acarretando a hipertensão e doenças do coração. Controle suas emoções e procure incluir atividades relaxantes na sua rotina.

EXAMES MÉDICOSAvaliações regulares não só ajudam a identificar o problema no começo, facilitando o tratamento, como servem para adequar o uso de medicamentos de forma mais eficaz.

MEDIR A PRESSÃONo mínimo uma vez por ano, todas as pessoas devem fazer isso. A recomendação é da Sociedade Brasileira de Hipertensão, que alerta para esse simples exame como uma forma de prevenir problemas mais sérios.

MANUTENÇÃO DO PESO IDEALO sobrepeso aumenta o esforço do coração para conseguir bombear o sangue. Na prática, o músculo é exigido demais. Como o bíceps de quem levanta peso, o coração de uma pessoa obesa acaba hipertrofiado. Com um risco: as lesões causadas pelo esforço excessivo podem se tornar irrecuperáveis.

PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICAAtividades físicas regulares, principalmente as aeróbicas, contribuem para a melhora de todo o sistema circulatório e pulmonar. Só tome cuidado com os exageros: antes de começar qualquer treino, procure um especialista e faça uma avaliação geral.

REDUÇÃO DE SAL O excesso de sal na dieta leva à retenção de líquidos, acarretando a hipertensão. Por isso, maneire na hora de temperar a comida e diminua o consumo de enlatados e alimentos em conserva.

EVITAR BEBIDAS ALCOÓLICASVocê pode parecer um ditador de ideias e conceitos. Assuntos polêmicos como política, religião e futebol merecem muito cuidado, pois facilmente um desencontro de opiniões podem acalorar ânimos e colocar em risco uma relação profissional. O debate deve ser saudável e enriquecedor para todos. Portanto, aprenda a ouvir e considerar novas ideias.

DIETA SAUDÁVELGorduras saudáveis e pouco sal são medidas indispensáveis na dieta de quem quer manter o coração saudável. Inclua ainda muitas frutas, verduras e legumes. Cortar a carne não é preciso, mas dê preferência aos cortes magros, ou seja, com menos gordura.

PREVINA A HIPERTENSÃO

Page 19: Tribuna Novembro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 18 EDIÇÃO 254 | NOVEMBRO 2014

Custo da obra pode recuar 30% com ação sustentável

Segundo estudo da Universidade São Paulo (USP), o empreiteiro pode reduzir em até 30% o custo da obra com uso mais racional de materiais.

Além disso, um empreendimento verde pode valer até 10% mais que uma construção convencional, de acordo com o professor doutor do Núcleo de Real Estate da Poli-USP, Claudio Tavares Alencar.

Com isso, os custos operacionais podem recuar em um terço, revertendo-se em economia.

De opinião similar partilha o professor de engenharia civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roger Lamber. Segundo o acadêmico, o custo maior para compra de itens como vasos sanitários que diminuem consumo de água, torneiras inteligentes e construção de um local para captar água pode ser diluído.

CIDADANIA

discurso do encarecimento

do empreendimento imobiliário com ativos ecologicamente sustentáveis começa a diminuir entre as construtoras de todo o Brasil.

O

Exemplo de planejamento sustentável, a construtora mineira Eldorado começou em 2012 um plano para construção de lojas de rua sustentáveis. Segundo o presidente da empresa, Emerson Souza, o custo para construção foi 7% mais alto, mas a valorização do imóvel chegou a quase 20%. “Isso porque as lojas apresentavam 50% de economia de água, 17% de energia elétrica.”

Entre os detalhes sustentáveis da obra estavam um espaço para armazenar até 100 mil litros de água de chuva, para uso na limpeza da loja, nos vasos sanitários e manutenção do jardim. Além disso, a construtora fez o telhado da loja adaptado para captar luz solar. Com dez lojas construídas nesse modelo, Souza projeta cinco novas construções em 2015.

Page 20: Tribuna Novembro 2014

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 19EDIÇÃO 254 | NOVEMBRO 2014

CIDADANIA

CRISE HÍDRICA

A preocupação com a escassez da água em estados como São Paulo e Minas Gerais também é combustível para mais atenção das empreiteiras na hora de construir. De acordo com o especialista em avaliações e perícia, diretor da Figueiredo & Associados, Flavio Figueiredo, existem soluções simples que diminuem o consumo de água nos canteiros. “Para reduzir o consumo de água em canteiros de obras é importante tomar medidas como a verificação de vazamentos nas instalações, utilizar equipamentos que tenham bom desempenho no uso de água, evitar o uso de água potável em ações como teste de impermeabilidade.”

Com relação ao desperdício de materiais dentro do canteiro de obras, Figueiredo destaca a importância de se criar campanhas para conscientizar os trabalhadores. “É a partir da conscientização de todos os envolvidos no trabalho que os objetivos em relação à redução de desperdício serão alcançados. Contudo, o processo de conscientização deve ser contínuo, salientando que as ações sustentáveis fazem bem para toda a sociedade”.

A Brookfield Incorporações também aumentou a atenção às ações sustentáveis. Segundo o diretor de incorporação da empresa, José de Albuquerque, o grupo traz em todos seus canteiros obrigações como lava-bicas, lava-rodas, coleta seletiva, proteção de vegetação, envio do monitoramento mensal dos indicadores de meio ambiente (que incluem consumo de água e energia e a geração de resíduos da obra).

De acordo com o executivo, um exemplo recente de cuidados com o meio ambiente dentro da empresa é o HorizonResidence Premium, que será entregue esta semana em Campinas. Segundo Albuquerque, o empreendimento foi concluído com economia no orçamento. “Um dos itens que contribuíram para essa economia foi a reciclagem de materiais em parceria com cooperativas, que permitiu reduzir o uso de caçambas, economizando 32%. Além disso, uma boa organização e transporte de blocos, para evitar perdas, gerou uma economia de 13%”.

Isso porque as lojas apresentavam

50% de economia de água, 17% de

energia elétrica.

‘‘disse Figueiredo

Page 21: Tribuna Novembro 2014

ÍNDICE DEAUMENTO SALARIAL

MAIO 2014 A ABRIL 2015

PISO EM R$ AUMENTO DE

QUALIFICADO

NÃO QUALIFICADO

MONTAGENS

R$ 1.393,01

R$ 1.145,10

R$ 1.669,25

7,32%

7,32%

7,32%

POR HORA

R$ 6,3319

R$ 5,2050

R$ 7,5875

7,32 %

TIQUETE Era de R$ 18,00 foi para R$ 19,00(Aumento de 5,5555%)

VALE SUPERMERCADO Era de R$ 200,00 foi para R$ 240,00 (Aumento de 20,00%)

SEGURO DE VIDA MORTE OU INVALIDEZ

Era de R$ 45.000,00 foi para R$ 50.000,00 (Aumento de 11,11%)

MORTE NATURAL Era de R$ 16.875,00 foi para R$ 18.750,00(Aumento de 11,11%)

MORTE DO CÔNJUGE E FILHO (SOLTEIRO)

Até 21 anos de R$ 3.375,00 foi para R$ 3.750,00(Aumento de 11,11%)

AUXÍLIO FUNERAL Era de R$ 2.025,00 foi para R$ 2.250,00(Aumento de 11,11%)

Seconci = Obrigado a contribuir (Cláusulas 10a. e 24a.)

A Empresa contratada deverá fornecer aos seus funcionários, nos termos da Cláusula 3 da presente convenção, refeições no mesmo padrão e qualidade das

refeições fornecidas pela empresa contratante no canteiro de obras.

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 20 EDIÇÃO 254 | NOVEMBRO 2014