totalitarismo europeu

29
Totalitarismo Europeu

Upload: liveofwarrior

Post on 19-Jun-2015

3.346 views

Category:

Technology


3 download

DESCRIPTION

Trabalho de História 1º trimestre turma 3m5Grupo 1

TRANSCRIPT

Page 1: Totalitarismo europeu

Totalitarismo Europeu

Page 2: Totalitarismo europeu

Após a 1ª Guerra mundial, as democracias liberais , que se tinha imposto em quase toda Europa tiveram que enfrentar problemas como:

As dificuldades econômicas da pós-guerra, agravadas pela crise de 1929.

O triunfo da revolução comunista na Rússia.Isso requeria soluções rápidas.Por toda Europa surgem Ditadores que

implantam regimes totalitários.

Introdução

Page 3: Totalitarismo europeu

O totalitarismo: O sistema fascista era antidemocrático e concentrava poderes na mão do líder de governo. Este líder podia tomar qualquer tipo de decisão ou decretar leis sem consultar políticos ou representantes da sociedade.

Nacionalismo: Entre os fascista era a ideologia baseada

Na idéia que só o que e do pais tem valor. Valorização extrema da cultura do próprio pais em detrimento das outras que são considerados inferiores.

Definições empregadas nesses regimes:

Page 4: Totalitarismo europeu

Altos

investimentos na

produção de armas

e equipamentos de

guerra.

Fortalecimento das

forças armadas

como forma de

ganha o poder

entre outras

nações. Expansão

territorial através

de guerras.

Militarismo

Page 5: Totalitarismo europeu

Culto a força física: Nos países fascistas. Os jovens eram treinados e preparados para a guerra. Com objetivo de preparar soldados fortes e saudáveis.

Violência contra as minorias: Na Alemanha por exemplo, os nazistas perseguiram e enviaram para campos de concentrações e mataram milhões de judeus, ciganos, homossexuais e ate mesmo deficientes.

Censura: Nenhuma noticia ou ideia, contrarias ao sistema poderia ser vinculados em jornais, revistas rádios ou cinema. Aqueles que arriscavam criticar o governo era preso e ate mesmo condenado a morte.

Page 6: Totalitarismo europeu

Propaganda: Meios de comunicação usados como meios de divulgação de suas Ideologias. Os discursos de eram normalmente divulgados em rádios ao povo alemão. Desfiles militares eram realizados para mostrar o poder bélico

Anti-socialismo: Os fascistas eram totalmente contrários ao sistema socialista. Defendiam amplamente o capitalismo, tanto que obtiveram apoio político e financeiro de banqueiros, ricos cormeciantes e industriais alemães e italianos.

Page 7: Totalitarismo europeu

Itália sec. xx

Fascismo

Page 8: Totalitarismo europeu

Itália após 1ª guerra mundial

Situação econômica da Itália

Descontentamento com o tratado de Versalhes

Cerca de 1 milhão de mortos na guerra

Aumento de inflação

Desemprego elevado

Subida dos preços

Desvalorização da moeda

Ocupação de terras e fabricas por trabalhador

es

Crise de 1929.

Agravamento da crise pós-

guerra

Desacreditação do parlamento( que se mostrava incapaz de

resolver os problemas).

Page 9: Totalitarismo europeu

Implantação do fascismo na Itália e ascesnção de Mussolini

1921: Fundação do partido nacional fascista

1922: Marcha sobre Roma desencadeada por Mussolini, sendo

nomeado 1º ministro

1924: Vitória da PNF nas eleições legislativas

1925: Mussolini recebeu o titulo de chefe do governo, 1º ministro e

secretário de estado

Ou seja, com recurso à fraude e à intimidação

Page 10: Totalitarismo europeu

Características fascistas

O combate ao socialismo e ao

comunismo

Rejeição ao palarmentaris

mo

Anti-individualismo

Partido único

corporativismo

Ultra-nacionalis

mo

Estado forte

Comandado de um

único chefe

Page 11: Totalitarismo europeu

Mussolini líder ("Duce") do fascismo italiano iniciou sua carreira política no Partido Socialista Italiano (PSI), em 1900. Durante alguns anos, foi professor na Suíça (1902-1904) e funcionário do partido em Trento, na época território austríaco. Mussolini fundou em 1909 a revista Lotta di Classe, antes de se tornar chefe de redação do Avanti!, entre 1912 e 1914, órgão de propaganda do Partido Socialista. Foi também o porta-voz da ala esquerdista do partido.Nas vésperas da Primeira Guerra Mundial, em que defendeu a participação da Itália no conflito com a Áustria, Mussolini afastou-se do PSI. Em 1914, fundou o diário Popolo d'Italia, destinado à propagação da ideologia socialista. 

Page 12: Totalitarismo europeu

Mais tarde, faria desse jornal o órgão oficial do fascismo. Foi então expulso do PSI. Depois de sua participação na Primeira Guerra Mundial, constituiu em Milão o primeiro Fasci di combattimento (Feixes de combate), núcleo do futuro movimento fascista. O seu sinal distintivo era o "fasces" do Império Romano (símbolo do poder dos cônsules da Antiguidade). Em 1921, fundou o Partito Nazionale Fascista (PNF), a partir das associações fascistas que atuavam contra as organizações de trabalhadores. Com a "Marcha sobre Roma" (28-10-1922), conseguiu ser nomeado chefe de governo pelo rei Vítor Manuel II.Anos depois, construiria o primeiro Estado fascista na Europa. Por meio de uma política autoritária de ordem pública e do fortalecimento da economia italiana, debilitada pela guerra, Mussolini viu sua popularidade estender-se a um amplo setor da população no final da década de 1920. Depois do assassinato do líder da oposição Giacomo Matteoti por militantes fascistas, impôs um golpe de estado, em 1925. Legalizada a nova situação em 1926, governou com poderes ditatoriais, eliminando seus adversários políticos e criando um sistema de partido único baseado no corporativismo.   Mas deu-se a ruptura na frente de combate alemã e o antigo "Duce" foi capturado, mesmo antes do fim da guerra, pelos partisans italianos, quando tentava fugir com sua amante, Claretta Petacci. Foi sumariamente fuzilado.

Page 13: Totalitarismo europeu

Alemanha sec.XX

Nazismo

Page 14: Totalitarismo europeu

Adof Hitler Adolf Hilter, ditador alemão, nasceu em 1889 na Áustria. Filho de Alois Hitler e Klara Poezl, alistou-se voluntariamente no exército bávaro no começo da Primeira Guerra Mundial. Tornou-se cabo e ganhou duas vezes a Cruz de Ferro por bravura. Depois da desmobilizaçãodo exército, Hitler associou-se a um pequeno grupo nacionalista, o Partido dos Trabalhadores Alemães, que mais tarde se tornou o Partido Nacional-Socialista Alemão (nazista). Em Viena, ele havia assimilado as idéias anti-semitas (contra os judeus)que, insufladas por seus longos discursos contra o Acordo de Paz de Versalhes e o marxismo, encontraram terreno fértil em uma Alemanha humilhada pela derrota. 

Page 15: Totalitarismo europeu

Em 1921, tornou-se líder dos nazistas e, dois anos mais tarde, organizou uma malograda insurreição, o "putsch" de Munique. Durante os meses que passou na prisão com Rudolph Hess, Hitler ditou o Mein Kampf (Minha Luta), um manisfesto político no qual detalhou a necessidade alemã de se rearmar, empenhar-se na auto-suficiência econômica, suprimir o sindicalismo e o comunismo, e exterminar a minoria judaica. 

Em 1929, ganhou um grande fluxo de adeptos, de forma que, ajudado pela violência contra inimigos políticos, seu partido floresceu. Após o fracasso de sucessivos chanceleres, o presidente Hindenburg indicou Hitler como chefe do governo (1933). 

Page 16: Totalitarismo europeu

Hitler criou uma ditadura unipartidária e no ano seguinte eliminou seus rivais na "noite das facas longas". Com a morte de Hindenburg, ele assumiu o título de presidente do Reich Alemão. Começou então o rearmamento, ferindo o Tratado de Versalhes, reocupou a Renânia em 1936 e deu os primeiros passos para sua pretendida expansão do Terceiro Reich: a anexação com a Áustria em 1938 e a tomada da antiga Tchecoslováquia. 

O ditador firmou o pacto de não-agressão nazi-soviético com Stalin, a fim de invadir a Polônia, mas quebrou-o ao atacar a Rússia em 1941. A invasão à Polônia precipitou a Segunda Guerra Mundial. 

Seguia táticas "intuitivas", indo contra conselhos de especialistas militares, e no princípio obteve vitórias maciças. Em 1941, assumiu o controle direto das forças armadas. Como o curso da guerra mostrou-se desfavorável à Alemanha, decidiu intensificar o assassinato em massa, que culminou com o holocausto judeu. 

Page 17: Totalitarismo europeu

Conhecido como um dos piores massacres da história da humanidade, o holocausto -termo utilizado para descrever a tentativa de extermínio dos judeus na Europa nazista- teve seu fim anunciado no dia 27 de janeiro de 1945, quando as tropas soviéticas, aliadas ao Reino Unido, Estados Unidos e França na Segunda Guerra Mundial, invadiram o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau, em Oswiecim (sul da Polônia). No local, o mais conhecido campo de concentração mantido pela Alemanha nazista de Adolf Hitler, entre 1,1 e 1,5 milhão de pessoas (em sua maioria judeus) morreram nas câmaras de gás, de fome ou por doenças. 

Ainda em 1945, quando o exército soviético entrou em Berlim, Hitler se casou com a amante, Eva Braun. Há evidências de que os dois cometeram suicídio e tiveram seus corpos queimados em um abrigo subterrâneo em 1945.

Page 18: Totalitarismo europeu

Situação da Alemanha

Instauração das república de Welmar

Ocupação da região alemã

pelos franceses

Crise econômica

Cláusulas do tratado

de Versalhes

DesempregoInflação

Page 19: Totalitarismo europeu

Hitler nomeado primeiro- Ministro

Partido Nazi torna-se maior partido alemão

Eliminação dos partidos de oposição e sindicatos

Morte do presidente da republica

Hitler torna-se o Fuhler(guia) da Alemanha

Page 20: Totalitarismo europeu

Características nazistas

Totalitarismo Estado forte e disciplinado

Anti-semitismo

Ódio aos

judeus

Racismo

Era a diferença de raças, ou seja, a raças

dos arianos, de onde alemães

se consideravam descendentes. sendo superior

as demais.

Page 21: Totalitarismo europeu

Hitler dizia que a razão dos problemas que a Alemanha atravessava era por causa de:

Tratado de Versalhes em 1919

E o governo ter aceitado o Tratado

Hitler perseguiu:

# Ciganos

# Judeus

# Homossexuai

s

#Deficiente

s

Page 22: Totalitarismo europeu

Hitler foi um líder único e carismático que arrastava consigo, milhões de alemães com seus discursos delirantes.

Page 23: Totalitarismo europeu

Propagação da idéias de

Hitler através de:

Manifestações

comíciosRádio

Jornais

Page 24: Totalitarismo europeu

Campos de concentração e extermínio:

Page 25: Totalitarismo europeu

A tortura dos judeus

Quando se fala em Nazismo, Um fato que é realçado de imediato é o ódio e a discriminação dos judeus e dos ciganos, que eram perseguidos e enviados para campos de concentração, onde eram torturados.

Page 26: Totalitarismo europeu

Entrada de um campo de concentração

Locais onde eram aprisionados e torturados os judeus e ciganos

Page 27: Totalitarismo europeu

Curiosidades

Apesar da características do nazismo ser o anti-semitismo, a avó de Hitler era judaica.

Hitler não admitia que os oficiais e aliados fumassem

Embora Itália e Alemanha tenha sido o exemplos mais nítidos de sistemas totalitários, em Portugal (Governo de Salazar) e Espanha (Governo de Francisco Franco), neste período, característica fascista se fizeram presentes.

Page 28: Totalitarismo europeu

FIM"Quanto maior a mentira, maior e a chance de ela ser acreditada.“

Adolf Hitler

"Se eu avançar sigam-me, se eu retroceder matem-me, se eu morrer, vinguem-me.“ BenitoMussolini

Page 29: Totalitarismo europeu

Grupo G1 3M5