plurall · web viewarendt, hannah. origens do totalitarismo. são paulo: companhia das letras,...

10
1 AVALIAÇÃO BIMESTRAL Questão 1 Nível de dificuldade: Difícil – Alternativa Correta: 01+08+32=41 Habilidade do ENEM: H7; H11;H13 Na Itália, o movimento fascista foi liderado por Benito Mussolini em meio a uma crise financeira que se estabeleceu após a Primeira Guerra Mundial. O movimentoa fascistas tinha como base indivíduos de classe média com três pontos em comum: oposição à democracia liberal, forte nacionalismo e ódio ao comunismo. Sobre o fascismo italiano é correto afirmar que (some os números das afirmações corretas e marque o resultado): 01) Nos primeiros anos do fascismo, Mussolini organizou milícias paramilitares com o objetivo de combater socialistas e comunistas. Os militantes vestiam camisas pretas e espancavam os adversários. 02) Mussolini contou com o apoio dos operários e da população insatisfeita com as ideias socialistas que ganhavam adeptos entre os trabalhadores, mas era amplamente rejeitado pelas elites do país. 08) Com o crescimento das milícias, Mussolini decidiu transformar esse movimento no Partido Fascista Italiano, conseguindo eleger 35 deputados para o Parlamento em 1921. 16) Com o apoio dos camisa-negras, Mussolini realizou em 1922 a Marcha sobre Roma, depôs o governo do rei Vítor Emanuel III assumiu a presidência da República, cargo que foi referendado por eleições diretas no ano seguinte, quando recebeu o título de Duce. 32) Em 1929, com a Concordata de Latrão, o clero passou a apoiar o governo de Mussolini, reconhecendo o Estado italiano. O catolicismo tornou a religião oficial da Itália. História | volume 3 | 2º bimestre | Editora Saraiva

Upload: others

Post on 18-Sep-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Plurall · Web viewARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das letras, 1989.p 514. O totalitarismo é um regime político marcado por um Estado forte, controlador,

AVALIAÇÃO BIMESTRAL

Questão 1Nível de dificuldade: Difícil – Alternativa Correta: 01+08+32=41 – Habilidade do ENEM: H7; H11;H13Na Itália, o movimento fascista foi liderado por Benito Mussolini em meio a uma crise financeira que se estabeleceu após a Primeira Guerra Mundial. O movimentoa fascistas tinha como base indivíduos de classe média com três pontos em comum: oposição à democracia liberal, forte nacionalismo e ódio ao comunismo. Sobre o fascismo italiano é correto afirmar que (some os números das afirmações corretas e marque o resultado):01) Nos primeiros anos do fascismo, Mussolini organizou milícias paramilitares com o

objetivo de combater socialistas e comunistas. Os militantes vestiam camisas pretas e espancavam os adversários.

02) Mussolini contou com o apoio dos operários e da população insatisfeita com as ideias socialistas que ganhavam adeptos entre os trabalhadores, mas era amplamente rejeitado pelas elites do país.

08) Com o crescimento das milícias, Mussolini decidiu transformar esse movimento no Partido Fascista Italiano, conseguindo eleger 35 deputados para o Parlamento em 1921.

16) Com o apoio dos camisa-negras, Mussolini realizou em 1922 a Marcha sobre Roma, depôs o governo do rei Vítor Emanuel III assumiu a presidência da República, cargo que foi referendado por eleições diretas no ano seguinte, quando recebeu o título de Duce.

32) Em 1929, com a Concordata de Latrão, o clero passou a apoiar o governo de Mussolini, reconhecendo o Estado italiano. O catolicismo tornou a religião oficial da Itália.

Questão 2Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: D – Habilidade do ENEM: H15Em meio à derrota na Primeira Guerra, surgiu na Alemanha uma onda comunista que buscava tomar o poder. Foi neste ambiente que surgiu o Partidos dos Trabalhadores Alemães, com o objetivo de atrair parte do operariado rivalizando com os comunistas e socialistas. Em 1920, Hitler organizou o partido e assumiu sua liderança, transformando-o no Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como nazi. Os princípios adotados pelo partido deram origem ao nazismo.

História | volume 3 | 2º bimestre | Editora Saraiva

1

Page 2: Plurall · Web viewARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das letras, 1989.p 514. O totalitarismo é um regime político marcado por um Estado forte, controlador,

Sobre o nazismo é correto afirmar que:I. Hitler tinha como meta resgatar a dignidade do povo alemão, em especial dos

trabalhadores e da classe média, por isso, o nazismo tinha forte apelo popular pelo sentimento nacional que despertava diante das dificuldades do pós-guerra.

II. Entre as principais caraterísticas estavam o antissemitismo, ou seja, a perseguição racista aos judeus e a busca pela supremacia da raça ariana alemã.

III. As ideias nazistas estão detalhadas no livro que Hitler escreveu na prisão, Mein Kampf, após tentar assumir o poder, em 1923.

IV. Entre os fundamentos do nazismo, expostos no livro Mein Kampf, está a ideia de que a religião era o ópio do povo e por isso deveria ser banida qualquer tipo de pregação religiosa. Hitler fez da Alemanha um Estado ateu.

Estão corretas:a) Apenas II. b) Apenas I e II. c) Apenas I e III. d) Apenas I, II e III. e) I, II, III e IV.

Questão 3Nível de dificuldade: Médio – Habilidade do ENEM: H15; H23A ascensão do nazismo alemão e do fascismo italiano influenciou outras nações europeias e foi fundamental para a deflagração da Segunda Guerra Mundial. Com base nessas ideologias, formaram-se outros movimentos autoritários em vários países.Em quais países os ultranacionalistas e anticomunistas chegaram ao poder e quem estava a frente desses movimentos?

Portugal e Espanha. Em Portugal, Antonio Salazar criou o Estado Novo, em 1932, e deu origem

ao salazarismo. Na Espanha, o general Francisco Franco, com apoio militar de Hitler e

Mussolini, assumiu o poder em 1939 e governou o país com tendência fascistas

Questão 4Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: D – Habilidade do ENEM: H13;H15A legitimidade totalitária desafiando a legalidade e pretendendo estabelecer diretamente o reino da justiça na terra, executa a lei da História ou da Natureza sem convertê-la em critérios de certo e errado que norteiem a conduta individual. Aplica a lei diretamente à humanidade, sem atender à conduta dos homens. Espera que a lei da Natureza ou a lei da História, devidamente executada, engendre a humanidade como produto final; essa esperança [...] é acalentada por todos os governos totalitários. A política totalitária afirma transformar a espécie humana em portadora ativa e inquebrantável de uma lei à qual os seres humanos somente passiva e relutantemente se submeteriam.

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das letras, 1989.p 514.

História | volume 3 | 2º bimestre | Editora Saraiva

2

Page 3: Plurall · Web viewARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das letras, 1989.p 514. O totalitarismo é um regime político marcado por um Estado forte, controlador,

O totalitarismo é um regime político marcado por um Estado forte, controlador, com um único partido e um líder autoritário. O texto da filósofa, Hannah Arendt, analisa a formação de um Estado totalitário, segundo ela, o nazismo e o fascismo são exemplos de Estados totalitários. Sobre o totalitarismo, com base no texto e no que aprendeu em sala de aula, assinale a alternativa que aponta características totalitárias no nazismo e no fascismo.I. Mussolini organizou a sociedade italiana dentro de uma ordem rígida, em que era

preciso “crer, obedecer e combater”.II. O chegar ao poder, Mussolini fundou o Partido da Ação Integralista, um movimento

que procurou reunir todos os partidos de cunho socialista, que atuavam na Itália para governar em conjunto com os fascistas.

III. A doutrina nazista pregava a superioridade da raça ariana, a autoridade soberana do Estado, a ideia de que o povo alemão teria o direito de expandir seu território e o antissemitismo.

IV.A propaganda nazista procurou “limpar a Alemanha”, incentivando a queima de livros não alemães, marxistas e judeus, além das obras pacifistas e de psicanálise. Além disso, a propaganda nazista procurou destacar a figura de Hitler como grande líder da nação.

Estão corretas:a) Apenas II. b) Apenas I e II. c) Apenas I e III. d) Apenas I, III e IV. e) I, II, III e

IV.

Questão 5Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: C – Habilidade do ENEM: H5;H13

A obra acima é uma tela do pintor Pablo Picasso e retrata o massacre da cidade de Guernica, na Espanha. Esse ataque ocorreu durante a:

a) Primeira Guerra Mundialb) Segunda Guerra Mundialc) Guerra Civil Espanholad) Ocupação da Espanha

História | volume 3 | 2º bimestre | Editora Saraiva

3

Page 4: Plurall · Web viewARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das letras, 1989.p 514. O totalitarismo é um regime político marcado por um Estado forte, controlador,

Questão 6Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: E – Habilidade do ENEM: H13;H15A invasão da Polônia pelas tropas alemãs, em setembro de 1939, deu início à Segunda Guerra Mundial, com a declaração de guerra à Alemanha pelos governos inglês e francês. Sobre esse conflito, analise as proposições a seguir e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F):( ) Depois de invadir vários países do norte do continente, como Dinamarca e

Noruega e depois Holanda e Bélgica, as forças alemãs investiram na conquista da França. A capital, Paris, foi ocupada em junho de 1940.

( ) Os franceses resistiram à ocupação e comandados por Pétain o exército francês conseguiu expulsar os soldados nazistas da capital francesa.

( ) Em 1941, boa parte da Europa estava, direta ou indiretamente, controlada pelas forças de Hitler ou apoiando a Alemanha na guerra. Apenas Portugal e Espanha mantiveram-se completamente neutros.

( ) Em dezembro de 1941, o ataque japonês a Pearl Harbor fez com que os Estados Unidos declarassem guerra ao Japão e em seguida à Alemanha e à Itália.

( ) A batalha mais sangrenta da Segunda Guerra Mundial ocorreu em 1942, entre alemães e tropas soviéticas em Stalingrado, às margens do rio Volga. Durou vários meses e forçou a rendição dos soldados alemães, famintos e castigados pelo inverno soviético.

a) V-F-V-F-V b) F-V-F-V-V c) V-V-F-V-V d) V-F-V-V-F e) V-F-F-V-V

Questão 7Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: D – Habilidade do ENEM: H5Eu nasci em 12 de junho de 1929. Morei em Frankfurt até completar 4 anos. Como éramos judeus, meu pai emigrou para a Holanda em 1933[...]. Levávamos uma vida cheia de ansiedade, pois nossos parentes na Alemanha estava sofrendo com as leis de Hitler contra os judeus. Depois dos pogroms de 1938, meus dois dois tios (irmãos de minha mãe) fugiram da Alemanha e refugiaram-se na América do Norte.[...] Depois de maio de 1940, os bons momentos foram poucos e muito espaçados: primeiro veio a guerra e depois, a capitulação, em seguida, a chegada dos alemães, e foi então qe começaram os sofrimentos dos judeus. [...]

Anne Frank. O diário de Anne Frank, São Paulo:Record, 2015.p. 26-27Durante o governo de Hitler, na Alemanha nazista, os judeus se tornaram inimigos do Estado e foram banidos dos empregos e obrigados a usar a estrela amarela. Muitos foram levados para campos de concentração e exterminados com outras pessoas consideradas inferiores pelo regime, como eslavos, ciganos e comunistas, entre outros. O texto é parte de O diário de Anne Frank que conta a história real de uma garota judia que durante a Segunda Guerra Mundial viveu escondida para escapar da perseguição nazista. Qual é o nome dado ao extermínio de judeus em campos de concentração patrocinado pelo governo nazista?a) Reichstag b) Holocausto c) Anschluss d) Luftwaffe

História | volume 3 | 2º bimestre | Editora Saraiva

4

Page 5: Plurall · Web viewARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das letras, 1989.p 514. O totalitarismo é um regime político marcado por um Estado forte, controlador,

Questão 8Nível de dificuldade: Difícil – Habilidade do ENEM: H5;H13;H15 A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito armado de todos os tempos, foram 60 milhões de mortos e milhões de civis e militares mutilados. Após o conflito, os crimes de guerra foram julgados em tribunais, como o de Nuremberg. a) Explique o que foi e quem foram os réus do Julgamento de Nuremberg

Na verdade, foram vários julgamentos de autoridades nazistas presas pelos Aliados, realizados

entre 1945 e 1946. Os juízes eram os próprios Aliados, como soviéticos, franceses, britânicos e

estadunidenses. Estavam entre os réus oficiais nazistas, como Von Ribbentrop, ministro das

relações exteriores de Hitler.

b) Quais foram as acusações?

Além das acusações de conspiração para cometer crimes contra a paz e de guerra, pela

primeira vez na história, os réus foram acusados de crimes contra a humanidade, pela

perseguição e assassinato em massa de judeus. Quase todos alegaram terem feito tudo em

cumprimento das ordens de Hitler.

Questão 9Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: B – Habilidade do ENEM: H11Ao assumir o governo em 1930, Getúlio Vargas tinha muitos desafios. Além de enfrentar os efeitos da crise econômica mundial, o novo presidente precisava atender a interesses de vários setores da sociedade. Sobre o governo Vargas nesse período, assinale a alternativa correta.

I. Vargas organizou um Estado centralizado e desenvolvimentista, impondo sua autoridade à oligarquia cafeeira nas questões políticas.

II. Durante o Governo Provisório, Vargas criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, e promulgou uma série de leis trabalhistas e o Ministério da Educação e Saúde Pública, e investiu no conbate a doenças como malária e lepra.

História | volume 3 | 2º bimestre | Editora Saraiva

5

Page 6: Plurall · Web viewARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das letras, 1989.p 514. O totalitarismo é um regime político marcado por um Estado forte, controlador,

III. O novo presidente buscou apoio de vários grupos sociais, como integrantes menos radicais do movimento tenentista e simpatizantes de movimentos fascistas.

IV. Como presidente, buscou reformular a política convocando eleições diretas no ano seguinte à Revolução de 1930 e deu maior poder ao Congresso Nacional.

Estão corretas:a) Apenas II. b) Apenas I, II e III.c) Apenas I, II e IV.d) Apenas I, III e IV.e) I, II, III e IV.

Questão 10Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: C – Habilidade do ENEM: H9; H11Durante o Governo Provisório, Getúlio Vargas enfrentou uma grave crise com a oligarquia paulista, especialmente com setores ligados ao café e às classes média, que levou a um conflito armado. Que movimento foi esse?a) Movimento Tenentistab) Movimento Integralistac) Movimento Constitucionalistad) Intentona Comunista

Questão 11Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: 01+02+08= 11 – Habilidade do ENEM: H13;H24Antes de terminar o mandato constitucional, em 1938, e sobre o pretexto o país estar ameaçado por uma insurreição comunista, Getúlio Vargas, em um golpe de Estado, em 1937, determinou o fechamento do Congresso e revogou a Constituição de 1934. Tem início o período ditatorial de Vargas chamado Estado Novo. Sobre esse período é correto afirmar que (some os números das afirmações corretas e marque o resultado):

01) Com o golpe, os estados voltaram a ser governados por interventores nomeados pelo governo federal e todas as atividade políticas democráticas como eleição e partidos políticos, foram suspensas e uma nova Constituição inspirada aos modelos autoritários foi outorgada.

02) Preocupado em divulgar uma imagem positiva do governo e garantir o apoio da opinião pública, Vargas ampliou o poder do órgão de propaganda, o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). O órgão também era responsável por exercer censura em peças teatrais, filmes, rádios, jornais e livros.

08) O governo ditatorial de Vargas elegeu quatro setores cruciais para o desenvolvimento industrial: petróleo, mineração, siderurgia e energia elétrica incentivando a criação das empresas estatais de indústria de base, como a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda (RJ).

História | volume 3 | 2º bimestre | Editora Saraiva

6

Page 7: Plurall · Web viewARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das letras, 1989.p 514. O totalitarismo é um regime político marcado por um Estado forte, controlador,

16) Com o foco nas áreas política e econômica, Vargas relegou a segundo plano a cultura, gerando tensão entre artistas e intelectuais. Ao longo do Estado Novo, Vargas teve de enfrentar a insatisfação do meio cultura com a falta de investimentos na área.

32) Desde o início da Segunda Guerra Mundial, Vargas optou por manter neutralidade do país. Simpático às ideias autoritárias dos países do Eixo, Vargas manteve o Brasil fora do conflito, procurando apenas tirar vantagens comercias da concorrência entre os países envolvidos na guerra.

Questão 12Nível de dificuldade: Médio – Habilidade do ENEM: H13

Desde que assumiu o governo em 1930, Getúlio Vargas atendeu a muitas reivindicações dos trabalhadores urbanos, angariando apoio mesmo em tempo da ditadura do Estado Novo, como mostra a imagem.

Quais as realizações de Vargas que caractarizaram seu governo como trabalhista?

Em 1930, Vargas criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e promulgou uma série

de leis trabalhistas, como jornada de trabalho de oito horas diárias, regulamentou o trabalho

de crianças e mulhres e reconheceu direitos como férias, pensões e horas extras, além de

decretar a Lei de Sindicalização. Mas foi somente a partir de 1942, durante o Estado Novo,

com a regulamentação sindical e em 1943 com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que

Vargas se aproximou ainda mais dos trabalhadores urbanos. Ampla campanha do governo

pelos direitos trabalhista estabeleceu um pacto entre os trabalhadores brasileiros e o

presidente.

História | volume 3 | 2º bimestre | Editora Saraiva

7