slide totalitarismo

35
O Totalitarismo Europeu Aygres Cardoso 3M4

Upload: aygres

Post on 30-Jun-2015

3.422 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

O Totalitarismo Europeu

Aygres Cardoso 3M4

Totalitarismo pode ser definido como um regime no qual um único indivíduo domina todo o Estado, tomando para si todos os tipos de poderes existentes.

 

O termo "totalitário" foi inventado por Benito Mussolini (ditador italiano) na década de 1920 para significar: "Tudo no estado, nada fora do estado, nada contra o estado" .

O totalitarismo foi algo presente no contexto do pós-guerra, tendo como suas expressões máximas o Nazismo de Adolf Hitler, na Alemanha; o Fascismo de Mussolini, na Itália; e o Stalinismo de Josef Stalin, na União Soviética. 

“Qualquer homem que dispõe de poder é levado a abusar desse poder; irá até onde encontrar limites”.

O Espírito das Leis-Montesquieu

O totalitarismo se encarrega totalmente do indivíduo e abole as fronteiras entre o político e o social.

Ditadura é considerada geralmente como sinônimo de totalitarismo, pois significa o poder absoluto de um homem ou de um grupo que concentra em si todos os poderes. 

Entretanto, em que pese a semelhança entre os dois sistemas, ditaduras têm caráter mais político, permitindo um determinado grau de liberdade social, como a religiosa, a artística, etc., desde que essa liberdade não afronte o poder do ditador. 

Características dos Regimes Totalitarios

PARTIDO ÚNICO DE MASSA

TERROR

POLICIAL

IDEOLOGIA

OFICIAL

Ideologia Oficial

Criação e propagação de crenças transformadas em “verdades absolutas”,das quais ninguém pode duvidar.

Qualquer contestação a essas “verdades”,como por exemplo questionar a crença nazista na “superioridade racial” alemã seria classificada como crime de traição.

Terror Policial

A existência de um sistema de controlo policial terrorista que é dirigido não só contra inimigos declarados, mas também arbitrariamente para certas classes da população, com uma polícia secreta que utiliza a psicologia científica.

Partido Único de Massa

Partido Centralizado

No regime totalitário existe a tendência de um partido único, para o exercício de um monopólio ideológico.

Para os totalitaristas, a existência de múltiplas organizações partidárias prejudicaria o empenho de toda a nação em direção a um único caminho.

Outras Características dos Regimes Totalitários

Culto a Personalidade dos Líderes do Partido

e do Estado

Burocratização do Aparelho

Estatal

Intensa Repressão a Dissidentes

Políticos e Ideológicos.

Patriotismo,Ufanismo e

Chauvinismo Exarcebado.

Intensa Presença de Propaganda Estatal e

Incentivo ao Patriotismo Como Forma de Organização dos

Trabalhadores

Expansionismo

Realidade Econômica da Europa no Pós-Guerra

A SITUAÇÃO DA ALEMANHA

 A partir do final da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha mergulhou em umacrise econômica agravada ainda mais pelas enormes indenizações impostas pelo Tratado de Versalhes e pela ocupação do vale do Ruhr por França e Bélgica. O marco alemão desaba e consegue se estabilizar somente em Novembro de 1923, quando sua cotação atinge 4,6 biliões de marcos para US$ 1. A hiper inflação tem efeito devastador sobre a economia, desorganizando a produção e o comércio. Em 1931, há 4 milhões de desempregados, quase 30 mil falências e a produção cai em todos os setores.

O novo governo, ao aceitar as imposições imperialistas do Tratado de Versalhes, nascera fadado a viver sob constante crise. Se num primeiro momento obtivera o apoio das camadas populares, em pouco tempo conheceu um processo de greves e manifestações contra a situação marcada pela hiperinflação e pelo desemprego crônico.

Desempregados na Alemanha

Greves de Operários

ELEIÇÕES DO PARLAMENTO ALEMÃO

A SITUAÇÃO ITALIANA

Embora a Itália estivesse entre os países vencedores da primeira guerra mundia, ela não conseguiu ,como desejava,anexar a da Dalmácia e a cidade de Fiume,que continuaram pertencendo a Iugoslávia,apesar de boa parte da população local ser de origem italiana . Essa frustração propiciou a exaltação de um sentimento nacionalista.

A economia italiana não ia bem ,e os camponeses e os operários levavam uma existência miserável devido ao aumento constante do custo de vida .O governo ,por sua vez, estava em desordem,especialmente em decorrência de um pesado dédicit em suas contas.

O Estado assumia o controle de todos os bens e

fontes de recursos existentes por meio da

administração de empresas estatais. Colocando o

Estado como líder máximo e direto do progresso

material da nação.

Características Econômicas dos Regimes Totalitários

Estado

Nação

Podemos destacar também, a ênfase dada pelos regimes totalitaristas

na indústria de base, bélica e de tecnologia, setores estratégicos em

casos de uma guerra, por exemplo. 

O desenvolvimento dessas duas áreas seria de grande importância

para que os demais setores da economia pudessem prosperar

economicamente.

Ascenção de Hitler e Mussoline

ADOLF HITLER

Hitler, em 1921, funda o Partido Operário Nacional-Socialista, que inicialmente desenvolve-se na Baviera.

Cria então a organização paramilitar Secções de Assalto (S.A.). O putsch que tenta em Munique (Novembro de 1923) fracassa e leva à proibição do seu partido; confere-lhe no entanto, notoriedade nacional.

Preso durante 9 meses, Hitler dita então a Minha Luta (Mein Kampf), escrito biográfico e político, onde desenvolve as ideias fundamentais do nacional-socialismo.

Ao mesmo tempo, o número de deputados nacional-socialistas aumenta no Reichstag (Parlamento Alemão), Hitler apresenta-se à eleição presidencial contra o marechal Hindenburg (1932), mas é vencido.

É apoiado, no entanto, por 230 deputados nazis eleitos nesse ano, e Hindenburg decide nomeá-lo chanceler, em Janeiro de 1933.

Regime Nazista

Superioridade da raça ariana - idéia que afirmava que os arianos são superiores, acentuando assim pré conceito racial - início de uma perseguição sistemática à judeus, ciganos, negros, homossexuais e a qualquer um que degenerasse a raça ariana.

Dessa idéia desenvolveu-se a Doutrina do "espaço vital" - consistia em uma expansão territorial na ocupação de um espaço geográfico para o desenvolvimento dessa raça ariana - é desse expansionismo que vamos encontrar uma das causas para a Segunda Guerra Mundial.

BENITO MUSSOLINE

       Benito Mussolini Em Milão, funda em 1919 um movimento nacionalista chamado Fascio de Combatimento, que depois evoluiria para o fascismo. Em 1922, com seus seguidores, os "camisas negras", organiza a Marcha sobre Roma, demostração de força que origina um convite do rei Vitório Emmanuele III para encabeçar um novo governo. Como primeiro-ministro, controla o sistema sindical, proíbe greves e persegue a imprensa livre.

Em 1929 estabelece um regime de partido único.

Fascismo Italiano

Caracterizado pela Crise Sócio-econômica - por qual passava a Itália após a Primeira Guerra Mundial - inflação, desvalorização monetária, desemprego;

Esses fatores contribuíam para o Avanço do Socialismo - para conter esse avanço, os "camisas negras", fascistas italianos, no dia 28 de outubro de 1922 realizam a Marcha sobre Roma e o golpe de estado.

A partir desse golpe de estado, Benito Mussolini vai implantar o regime fascista, que é caracterizado pela supressão das liberdades individuais.

Camisas Negras

Os Camisas Negras atacavam sindicatos, jornais e movimentos políticos, espancavam grevistas, intelectuais críticos ao fascismo, membros das ligas camponesas e de qualquer outro grupo que se manifestasse de forma contrária ao ideal fascista.

Caracterizado pelo uso do terror e violência - principalmente pelos "camisas negras“.

Corporativismo - aliança entre os interesses da classe patronal e da classe trabalhadora para evitar lutas de classes.

Carta do Trabalho - onde algumas conquistas serão dadas aos trabalhadores como jornada de trabalho, regulamentação do trabalho infantil e feminino como forma de esvaziar o movimento operário.

Supressão dos direitos e das liberdades individuais.

Regime Fascista

…”o fascismo só pode prosperar num meio socioeconômico muito especifico, da mesma forma que, para desafiar o poder, precisou de um vazio político no seio do qual se pudesse movimentar.”

Trecho do livro , MUSSOLINE E A ITÁLIA FACISTA.

Ideologias do Nazismo e Facismo

TOTALITARISMO

NACIONALISMO

XENÔFOBO

RACISMO

ANTILIBERALISMO

IRRACIONALISMO

ANTICOMUNISMO

MILITARISMO E CULTO A VIOLÊNCIA

CULTO AO CHEFE

SUPREMO DA NAÇÃO

BUROCRATIZAÇÃO DO

APARELHO ESTATAL

Eugenia e Anti-Semitismo

ANTI-SEMITISMO

JUDEUS

Eugenia é um termo criado por Francis Galton (1822-1911), que a definiu como o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente.

Anti-semitismo é a ideologia de aversão cultural, étnica e social aos judeus. O termo foi utilizado pela primeira vez pelo escritor anti-semita Wilhelm Marr, em 1873, surgindo como uma forma de eufemizar a palavra alemã "Judenhass", que significava “ódio aos judeus”. Ao pé da letra, o termo “anti-semita” é errôneo, visto que os árabes também são“semitas”, descendentes de Sem, filho de Noé. No entanto, a palavra se refere unicamente ao povo judeu. Desde o fim do século XI, os judeus eram segregados na Alemanha, embora o anti-semitismo em si tenha surgido a partir da década de 1870. 

Organizadores

Aygres CardosoCamila Gomes

Clarissa BarcellosGustavo CampeloJéssica Carvalho

Mariana Lindenberg

Turma 3M4