todos somos especiais -...

11
TODOS SOMOS ESPECIAIS UNIDADE 1 Educação infantil Débora Rodrigues Elen Liedke LIVRO DO PROFESSOR

Upload: truongthuan

Post on 30-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

TODOS SOMOS ESPECIAIS

Proj. Gráf.

Editor(a)

Coor. Ped.

C. Q.

Dep. Arte

OP

284

27

w

Uni

dad

e 1

Débora

Proj. Gráf.

Editor(a)

Coor. Ped.

C. Q.

Dep. Arte

OP

284

27

Ed

ucaç

ão In

fant

il 3

U

nid

ade

1

Débora

UNIDADE 1

Educação infantilDébora Rodrigues Elen Liedke

LIVRO DO PROFESSOR

Proj. Gráf.

Editor(a)

Coor. Ped.

C. Q.

Dep. Arte

OP

284

27

Ed

ucaç

ão In

fant

il 1

U

nid

ade

1

Débora

nome: DATA:

ESTA É A TURMA DO NOSSO AMIGUINHO. ELA ESTARÁ COM VOCÊ NESTE ANO.DeSTAQUe AS ImAGenS DoS PeRSonAGenS Do mATeRIAL De APoIo e CoLe em CADA JAneLA. DePoIS ComPLeTe o DeSenHo SeGUInDo oS PonTILHADoS.

unidade 1ficha 11

Proj. Gráf.

editor(a)

coor. Ped.

c. Q.

dep. arte

OP

284

27

ed

ucaç

ão in

fant

il 1

u

nid

ade

1

débora

OBJETIVOS

• Conhecer os integrantes da turma do Nosso Amiguinho. • Perceber semelhanças e diferenças nas características físicas e

nos traços de personalidade de cada personagem. Relacioná-las às características do aluno.

• Compreender que todos são especiais, independentemente de seus talentos e diferenças.

SUGESTÕES DIDÁTICAS

• Apresente a turma do Nosso Amiguinho e faça um histórico de sua trajetória. Para mais informações, acesse: <www. nossoamiguinho.com.br>. Leve para a classe alguns materiais em que a turminha apareça, como revistas, CDs, DVDs, adesivos e cartões. A seguir, há algumas informações que podem ajudá-lo: Nosso Amiguinho é uma revista educativa, publicada mensalmente pela Casa Publicadora Brasileira. Teve sua primeira edição oficialmente lançada em julho de 1953, editada por Miguel J. Malty. As primeiras edições de Nosso Amiguinho eram impressas em uma única cor, variando a tonalidade a cada edição. As cores foram sendo incluídas ao longo dos anos. A partir de 1972, os personagens, que ficaram conhecidos como a “Turma do Noguinho”, passaram a ser desenhados pelo ilustrador Heber Pintos, e a revista passou a ser editada por Ivan Schmidt. Hoje, a revista circula em Portugal, na Argentina (em espanhol) e nos Estados Unidos (em inglês).

• Mostre os personagens e conte um pouco sobre as características de cada um. Geralmente, os personagens da revista são estudantes aplicados que cuidam de sua saúde, são obedientes aos pais, gostam da natureza e se preocupam com a preservação do meio ambiente. SABInO: é um garoto muito estudioso que sempre tira as melhores notas da classe. Ele gosta de museus, bibliotecas e sempre tem uma lupa e um livro por perto.

LUíSA: é amável e habilidosa com atividades manuais. Gosta de ir ao shopping e de fazer piqueniques. GI: é amiga da Luísa. É uma garota muito prestativa. Gosta de estar perto da natureza e dos animais. nOGUInhO: é o líder da turma, adepto da democracia, já que não exerce liderança autoritária. CAzUzA: é músico (toca vários instrumentos, mas prefere violão) e esportista (gosta de jogar bola no campinho). É bem-humorado e brincalhão. QUICO: é o caçula da turma. Às vezes é meio ingênuo e atrapalhado, mas é um grande amigo de todos. AzEITOnA: é a mascote da turma. Seu nome vem do fato de seu focinho se parecer com uma grande azeitona preta. É um cachorro esperto que acompanha a turma em quase todas as aventuras. MInDInhO: é o gatinho da Gi, que nem sempre está por perto. Ele adora carinhos, principalmente cócegas na barriga.

• Linguagem oral Qual(is) dos personagens apresentados você já conhece? Em que janela cada um deve ficar? De qual deles você mais gosta? Por quê?

nome: DATA:

Proj. Gráf.

Editor(a)

Coor. Ped.

C. Q.

Dep. Arte

OP

284

27

Ed

ucaç

ão In

fant

il 1

U

nid

ade

1

Débora

ASSIM COMO VOCÊ, OS INTEGRANTES DESSA TURMINHA TAMBÉM CRESCERAM. LIGUE AS IMAGENS DA TURMINHA BABY À IMAGEM ATUAL DE CADA INTEGRANTE DA TURMA.

VOCÊ SABE DIZER O NOME DE CADA UM DELES?

Proj. Gráf.

Editor(a)

Coor. Ped.

C. Q.

Dep. Arte

OP

284

27

Ed

ucaç

ão In

fant

il 1

U

nid

ade

1

Débora

UnIDADE 1fIChA 21

SUGESTÕES DIDÁTICAS

• Linguagem oral De que forma podemos saber qual é cada personagem da turminha? Os bebês mudaram muito de aparência? O que cada bebê está fazendo? O que você fazia quando era bebê? Como você sabe disso? Quem lhe contou? Você já viu um bebê balbuciar? Quando um bebê balbucia, está tentando falar. Vamos imitar um bebê balbuciando?

• Peça aos alunos que repitam os nomes dos personagens. Se possível, decore sua classe com imagens da turminha.

• Com os alunos, conte quantos personagens fazem parte da turma. Registre, mostrando-lhes os numerais e dizendo-lhes para que servem.

• Faça uma festa para comemorar a amizade. Incentive a participação de todos.

• Se possível, apresente outros materiais que contenham a turma do Nosso Amiguinho para que o aluno se familiarize com ela e usufrua de jogos, atividades e leituras. Você pode utilizar, por exemplo, materiais da Coleção “Entre amigos”, da Casa Publicadora Brasileira.

• Faça um porta-retratos para colocar a foto ou o desenho de cada aluno de sua classe.

OBJETIVOS

• Nomear os personagens da turma. • Identificar as características de cada um. • Distinguir cada fase do crescimento do ser humano. • Enfatizar que todos temos um nome, escolhido especialmente

para nós.

Proj. Gráf.

Editor(a)

Coor. Ped.

C. Q.

Dep. Arte

OP

284

27

Ed

ucaç

ão In

fant

il 1

U

nid

ade

1

Débora

nome: DATA:

VOCÊ TAMBÉM CRESCEU.COLE UMA FOTO DE QUANDO VOCÊ ERA BEBÊ E OUTRA ATUAL. MOSTRE AOS COLEGAS.

ESTE(A) SOU EU

BEBÊ AGORA

Proj. Gráf.

Editor(a)

Coor. Ped.

C. Q.

Dep. Arte

OP

284

27

Ed

ucaç

ão In

fant

il 1

U

nid

ade

1

Débora

UnIDADE 1fIChA 31

SUGESTÕES DIDÁTICAS

• Com antecedência, solicite aos pais que enviem fotos da época em que seus filhos eram bebês. A cada dia mostre as fotos de alguns alunos. Valorize as características de cada um: o sorriso, o cabelo, as mãozinhas, enfim, diga-lhe como ele era e como ainda é uma criança bonita. Mostre os álbuns na hora da roda.

• Linguagem oral Mostre uma foto de cada vez. Dirija-se à criança que é representada na foto e pergunte: Você gosta de se ver assim? O que a mamãe fala de quando você era pequeno? A cor do seu cabelo mudou? O que mais mudou em você?

• Confeccione diferentes tipos de crachás para usar na hora da chamada. Aproveite a oportunidade para contar o número de letras de cada nome. Solicite que a criança pinte as letras vazadas. Entregue os crachás diariamente, variando a forma para não se tornar monótono: o ajudante pode entregar os crachás a cada aluno; você pode mostrá-los à classe toda e cada criança busca o seu; pode escondê-los para que os procurem, etc.

• Faça brincadeiras cantadas que envolvam o uso do nome, como, por exemplo, “A canoa virou” e “Ciranda, cirandinha”.

• Cante as canções “Jesus cresceu” e “Jesus me ama”, faixas 29 e 30 do CD desta coleção.

• Misture todas as fotos de quando as crianças eram bebês e peça que cada uma procure a sua.

• Enfeite a moldura com materiais diversos: colagem de botões, macarrão, palitos, sementes, tinta, impressão das digitais, etc.

• Conte histórias sobre o nascimento de bebês. Sugerimos o livro Nossas adoráveis famílias, de Bebeti do Amaral Gurgel e Danda Prado, Editora Brasiliense.

OBJETIVOS

• Identificar semelhanças e diferenças que ocorreram na criança ao longo do seu crescimento.

• Valorizar e respeitar as diferenças de cada um. • Expressar alegria em conhecer as fases do desenvolvimento

humano e suas conquistas.

nome: DATA:

Proj. Gráf.

Editor(a)

Coor. Ped.

C. Q.

Dep. Arte

OP

284

27

Ed

ucaç

ão In

fant

il 1

U

nid

ade

1

Débora

ESTA É A LUíSA. ELA ESTArÁ COM VOCÊ nESTE AnO.ReTIRe AS PeÇAS Do mATeRIAL De APoIo e monTe o QUEBRA-CABEÇA.

Proj. Gráf.

Editor(a)

Coor. Ped.

C. Q.

Dep. Arte

OP

284

27

Ed

ucaç

ão In

fant

il 1

U

nid

ade

1

Débora

UnIDADE 1fIChA 41

SUGESTÕES DIDÁTICAS

• Decore uma sacola ou caixa e coloque a mascote dentro dela. Diga aos alunos que eles vão conhecer uma nova amiga. Se possível, organize a turma para que cada um leve a mascote para a casa nos fins de semana (veja no Livro do Professor).

• Linguagem oral Tenho aqui uma nova amiga que estará conosco durante este ano. Adivinhem quem é? Vocês conhecem esta menina? De onde? Aproveite a oportunidade para mostrar alguns materiais em que a Luísa aparece. Pergunte sobre suas características: cor do cabelo, como se veste, etc.

• Mostre aos alunos o nome da personagem escrito num cartaz com letra de fôrma, em tamanho suficiente para que aqueles que estão mais longe também possam enxergar com facilidade. Você pode perguntar se há na classe alguém que tem no seu respectivo nome a mesma letra que inicia o nome da Luísa. Peça que mostrem os crachás.

• Fale sobre como é a Luísa, o que ela gosta de fazer. Pergunte e compare: E você, como é? Conte a história do livro Cabelo de fogo, que acompanha este material.

• Use o fantoche para criar situações ou conflitos que eventualmente surgem na convivência entre crianças. Com a ajuda do fantoche, crie também histórias matemáticas, use-o para inserir regras de boa convivência, etc.

• Brinque com quebra-cabeça de madeira ou material resistente com poucas peças. Em lojas especializadas, você poderá encontrar modelos variados. Se preferir, construa um com as crianças, utilizando o desenho do aluno colado num papelão. Depois, recorte-o em poucas peças. Para que possa ser usado em outras ocasiões, guarde-o em um saquinho com fecho e escreva o nome do aluno com letra maiúscula, para que, sozinho, possa identificar seu jogo.

OBJETIVOS

• Ouvir informações e conhecer os gostos e preferências da personagem Luísa.

• Expressar de forma clara o que sabe sobre a personagem e sua turma.

• Montar a imagem observando as peças que se encaixam. • Discriminar partes para formar o todo. • Usar a cola observando a quantidade necessária.

Proj. Gráf.

Editor(a)

Coor. Ped.

C. Q.

Dep. Arte

OP

284

27

Ed

ucaç

ão In

fant

il 1

U

nid

ade

1

Débora

QUANDO VOCÊ NASCEU, RECEBEU UM NOME. ELE FAZ PARTE DA SUA HISTÓRIA.

ReCoRTe e CoLe ImAGenS De CoISAS DE QUE VOCÊ GOSTA e QUe ConTAm Um PoUCo DA SUA HISTÓRIA. COLE-AS Ao LADo.

MEU nOME É...

nome: DATA:

Ao LADo.

Proj. Gráf.

Editor(a)

Coor. Ped.

C. Q.

Dep. Arte

OP

284

27

Ed

ucaç

ão In

fant

il 1

U

nid

ade

1

Débora

UnIDADE 1fIChA 51

SUGESTÕES DIDÁTICAS

• Linguagem oral Quem gosta de ganhar presentes? Qual foi o presente mais interessante que vocês já ganharam? Sabem, crianças, há um presente que todos ganham, seja rico ou seja pobre, menino ou menina, brasileiro ou de qualquer outro país. Vocês sabem que presente é esse? O nome! Ele nos acompanha por toda a vida. Já imaginaram como seria se não tivéssemos um nome? Além do nome, de que outra forma as pessoas podem nos reconhecer? Existe algo que vocês fazem ou de que gostam e que as pessoas relacionam com vocês?

• Antecipadamente, pesquise o significado do nome de cada aluno e comente com eles na roda.

• Crie uma rotina na hora da roda para trabalhar a identificação do nome: chame um aluno por vez, mostre seu cartão à classe e peça que todos repitam o nome do respectivo colega, entregando-lhe, depois, o crachá; mostre o cartão sem falar o nome que nele se encontra e aguarde que o dono ou algum colega o reconheça; coloque os crachás no chão da classe e peça que cada um encontre o seu.

• Faça um crachá para cada aluno, usando cola colorida por cima das letras. Depois que secar, peça aos alunos que passem o dedinho sobre as letras para que possam sentir seu contorno.

• Na atividade da ficha, depois de desenhar ou colar imagens de objetos que ajudam a contar a sua história, o aluno poderá decorar o desenho da caixa usando papéis picados, cola colorida ou outro material à disposição.

• Um dos objetivos desta Unidade é trabalhar a identidade do aluno, resgatando sua história e fortalecendo o conceito de que ele pertence a um grupo familiar. Confeccione com as crianças a “caixinha da vida”. Primeiramente, confeccione uma caixinha bem bonita e decorada e coloque alguns objetos pessoais e importantes para você. Pergunte a eles: O que será que está guardado aqui dentro? Dê algumas dicas para a turma. Conte um pouco sobre a sua vida, seus gostos, suas lembranças, etc. Depois, diga que cada um terá a sua caixinha para contar aos outros um pouquinho a respeito de si. Cada dia um aluno apresentará aos colegas a sua caixinha com os objetos que considera importantes, como chupeta, cobertor, fralda, chocalho, fotos, etc. Previamente, leve ao conhecimento dos pais esse projeto, e na data estipulada solicite que o aluno traga a sua caixinha para a sala de aula. Faça desse dia um momento especial, para que cada aluno se sinta importante e valorizado.

• Leia para a classe A árvore contente, da coleção “Coisas de criança”, Editora do Brasil.

OBJETIVOS

• Conhecer a história da sua vida. • Sentir-se pertencente ao grupo familiar. • Conhecer a origem e o significado do seu nome. • Compreender que cada um tem uma história.