terapias integrativas e complementares como referência...

34
Tema: Terapias Integrativas e Terapias Integrativas e complementares como Referência para o PSF Co Co-autoras: Consuelo C. L. d’Ávila, Janete Serafin e Nelci T. Tolotti autoras: Consuelo C. L. d’Ávila, Janete Serafin e Nelci T. Tolotti Porto Alegre Porto Alegre – RS RS

Upload: phungkhue

Post on 10-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Tema:Terapias Integrativas e Terapias Integrativas e

complementares como Referência para o PSF

CoCo--autoras: Consuelo C. L. d’Ávila, Janete Serafin e Nelci T. Tolottiautoras: Consuelo C. L. d’Ávila, Janete Serafin e Nelci T. TolottiPorto Alegre Porto Alegre –– RSRS

HOSPITAL DIVINA PROVIDÊNCIAHOSPITAL DIVINA PROVIDÊNCIA

PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA --RINCÃORINCÃO

HOSPITAL DIVINA PROVIDÊNCIAHOSPITAL DIVINA PROVIDÊNCIATERAPIAS COMPLEMENTARES TERAPIAS COMPLEMENTARES --

AMBULATÓRIO 1AMBULATÓRIO 1°° DE MAIODE MAIO

SALA DE ESPERA

SEDE DO AMBULATÓRIOVILA 1° DE MAIO

Introdução:Introdução:Dados de Identificação: Hospital Divina Providência Dados de Identificação: Hospital Divina Providência

Localização:Rua da Gruta nº 145, Bairro Cascata

Natureza:Caracteriza-se por ser uma empresa privada, sem fins lucrativos, Caracteriza-se por ser uma empresa privada, sem fins lucrativos, declarado como utilidade pública pelo Governo Federal e Estadual.

Fundação:Foi inaugurado em 31 de maio de 1969.

Mantenedora do Hospital:Sociedade Sulina Divina Providência Sociedade Sulina Divina Providência –– Pertencente à Congregação das Pertencente à Congregação das Irmãs da Divina Providência. Irmãs da Divina Providência.

HOSPITAL DIVINA HOSPITAL DIVINA PROVIDÊNCIAPROVIDÊNCIA

MISSÃO do HDP:MISSÃO do HDP:

Promover a vida de formahumanizada, prestando assistênciahospitalar qualificada, comresponsabilidade social, emharmonia com o meio ambiente.

A proposta inicial do Projeto foi prestar atendimento desaúde à comunidade, desenvolvendo o Programa deSaúde Comunitária. Devido à crescente procura dapopulação por este tipo de tratamento, foi necessário re-adequar o espaço físico, alugando casas para atender àdemanda. O trabalho iniciou em 1999, na Vila 1º de Maio– Bairro Cascata. Em 2006 foi adquirido uma sedeprópria com uma estrutura mais ampla possibilitandomelhor atendimento.

O perfil da população caracteriza-se porvulnerabilidade social, sendo que sua maiornecessidade está na área da saúde. As doenças maiscomuns que foram identificadas são: depressão,estresse, doenças respiratórias, obesidade, ansiedade,diabetes e hipertensão.

JUSTITICATIVA:Considerando a situação da saúde no Brasil que ainda éprecária, baseada na lógica do consumismo demedicamentos alopáticos, constituindo-se em uminstrumento de dominação técnica, favorecendo umaminoria; percebe-se a necessidade de resgatar opotencial de cura a partir de medicamentos, extraídos danatureza em uma perspectiva mais saudável e solidária.(” O excesso de medicação ... Alopática ... é um dos(” O excesso de medicação ... Alopática ... é um dosresultados da união capitalista com a ciência” QUINET -Psicanalista)A opção pela “cultura do uso da medicina natural é umadádiva divina, assim como também é uma dádiva poderusufruir dessas vibrações tão positivas”.(GUIMARÃES)O Hospital Divina Providência, constatando anecessidade de disponibilizar ações de saúde àpopulação do entorno social reafirmou o compromissode responsabilidade social contemplado na missão doHDP.

A proposta do atendimento é visualizar apessoa na sua integralidade envolvendo ousuário na participação co-responsável,proporcionando uma mudança de hábitosculturais, na perspectiva de construir umasociedade mais saudável e com qualidade devida.Nesta perspectiva foram adotadas açõesNesta perspectiva foram adotadas açõeseducativas e preventivas por meio dasTerapias Integrativas.

Terapias mais utilizadas:Auriculoterapia-Homeopatia-Fitoterapia-Reiki,Cromoterapia-Massoterapia-Terapia Floral eNutrição.

OBJETIVOS:Objetivo geral :

Prestar assistência integral de saúde às famílias da Comunidade doBairro Cascata, por meio do atendimento básico de enfermagem,terapias naturais e integrativas, proporcionando qualidade de vida;

Objetivos Específicos:Objetivos Específicos:

*Proporcionar aos usuários do PSF o acesso às terapias naturais e integrativas;*Promover e facilitar o fluxo de atendimento para os usuários do PSF, sendo referência e contra-referência das equipes; *Desenvolver ações educativas e preventivas de saúde na sala de espera,nos grupos de 3ª Idade, de Mulheres, de Hipertensos e Diabéticos permitindo mudanças de hábitos.

METODOLOGIA:A procura pelo atendimento por parte da comunidade é espontânea.Devido à ampla demanda de POA que busca este tipo de terapia, foidelimitado à área de abrangência no Bairro – Cascata. A demanda doBairro Belém Velho, está sob a responsabilidade dos 2 PSFs, que oHDP mantém Convênio com a Secretaria Municipal da Saúde de POA. Aporta de entrada ocorre por meio das Equipes de Saúde da Família(ESF) , que encaminham os pacientes para o Ambulatório,desenvolvendo este trabalho em parceria. A exceção inclui famílias dedesenvolvendo este trabalho em parceria. A exceção inclui famílias deoutras Regiões de POA, atendidas pelo Programa de AssistênciaIntegral à Família (PAIF). O encaminhamento do usuário parte da ESF,sendo pré agendado e acompanhado por meio do instrumento dereferência e contra-referência da Secretaria Municipal da Saúde. Otrabalho do Ambulatório é realizado através da Filantropia e as açõessão centradas na busca da participação co-responsável do usuário. Oprocesso de trabalho é interdisciplinar, envolvendo os seguintesprofissionais: assistente social, enfermeira, médica homeopata,massoterapeuta, nutricionista, psicóloga, técnicos de enfermagem etécnicos em terapias naturais.

O encaminhamento já vem direcionado das ESF para umprofissional específico e após a 1ª avaliação, este poderácompartilhar o caso com os demais profissionais daequipe.Após o acolhimento ocorre a abertura do Prontuário daFamília, registra-se os sinais vitais e outras informações,de acordo com as necessidades do usuário.As terapias são recomendadas e aplicadas, podendo serprescritas conforme a situação apresentada, envolvendo aequipe interdisciplinar.equipe interdisciplinar.No processo de trabalho, também é realizada a visitadomiciliar, para visualizar as condições de moradia, aorganização e dinâmica das relações familiares. Sãorealizados encaminhamentos para os grupos de auto-ajuda,que existentem no Ambulatório: sala de espera, 3ª Idade,Qualidade de Vida e de Obesidade. Também nos grupos doPSF Rincão: Mulheres, Hipertensos e Diabéticos, 3ª idade eEvento Mutirão de Saúde.É agendado o retorno do usuário ao Ambulatório,

informando a importância da continuidade doacompanhamento também pela Equipe de PSF.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO AMBULATÓRIO:

Consultas Médicas, Enfermagem e Assistência de Naturopatia: Auriculoterapia, cromoterapia, massoterapia e reiki (acumpuntura e iridologia);Utilização Medicações Naturais:(Fitoterapia, Florais e Homeopatia); Curativos e Nebulização; Curativos e Nebulização; Verificação dos Sinais Vitais;Verificação HGT (teste de diabetes);Acomp. e Orientação Nutricional;Visita e At. Domiciliar;Grupos: 3ª Idade, Qualidade de Vida e Sala de Espera.Evento Mutirão de Saúde

CONCEITOS CONCEITOS DE TERAPIAS DE TERAPIAS

NATURAISNATURAISNATURAISNATURAISE SEUS BENEFÍCIOSE SEUS BENEFÍCIOS

TERAPIAS NATURAIS OU TERAPIA HOLÍSTICA

Conceito: “Pode ser definida como um sistema terapêutico em que se utilizam remédios não

alopáticos, mas simplesmente, os meios naturais, como a água, a terra, as ervas, os alimentos, a luz, o

ar...”(WENDLING) em outras palavras usamos os meios que a natureza nos dispõe para melhorarmos a

qualidade de vida. Consiste em tratar a pessoa como um todo, não apenas os sintomas físicos: Englobando o

qualidade de vida. Consiste em tratar a pessoa como um todo, não apenas os sintomas físicos: Englobando o físico, o energético, as emoções e a parte espiritual.

FITOTERAPIAFITOTERAPIA:Segundo a (OMS 1978)(OMS 1978) É TODA e qualquer planta que quando aplicada sob determinada forma por alguma via, é capaz de provocar um efeito farmacológico. Algumas Propriedades terapêuticas das plantas:calmante, analgésica, antibiótica, antiinflamatória, diurética, digestiva,sedativa e entre outras. Formas de administração de fitoterápicos: Chás, tintura, xaropes e pomadas.

TERAPIA FLORALTERAPIA FLORAL:É uma terapia vibracional complementar, reconhecida pela TERAPIA FLORALTERAPIA FLORAL:É uma terapia vibracional complementar, reconhecida pela OMS. O Tratamento com Florais parte da convicção de que a má saúde é conseqüência de um desequilíbrio energético em nível, espiritual, mental e emocional com manifestações no corpo físico. As essências florais são extratos líquidos sutis, geralmente ingeridos por via oral. São preparados a partir da infusão solar das flores, no auge de sua floração em recipiente com água pura, com ambiente saudável, posteriormente diluídas, potencializadas e conservadas com conhaque. Utilizamos as Essências compradas do Sistema Florais do Sul.

HomeopatiaHomeopatia::A origem da palavra homeopatia vem do grego que significa moléstia semelhante. A origem da palavra homeopatia vem do grego que significa moléstia semelhante. Foi criada e desenvolvida pelo Médico Alemão Frederico Samuel Hahnemann, que Foi criada e desenvolvida pelo Médico Alemão Frederico Samuel Hahnemann, que após longos anos de estudos começou a clinicar testando os medicamentos após longos anos de estudos começou a clinicar testando os medicamentos homeopáticos em si mesmo, catalogando 61 substâncias, testandohomeopáticos em si mesmo, catalogando 61 substâncias, testando--as em seus as em seus familiares e amigos. familiares e amigos. A homeopatia chegou ao Brasil em 1840 através do Médico Francês Benoit Mure no A homeopatia chegou ao Brasil em 1840 através do Médico Francês Benoit Mure no RJ. Em 1843 foi fundado o Instituto Homeopático do Brasil, em seguida deuRJ. Em 1843 foi fundado o Instituto Homeopático do Brasil, em seguida deu--se início o se início o Curso de Homeopatia reconhecido pelo Governo.Curso de Homeopatia reconhecido pelo Governo.Em 1979 a Homeopatia foi reconhecida como especialidade Médica pela a Associação Em 1979 a Homeopatia foi reconhecida como especialidade Médica pela a Associação Médica Brasileira, em 1980 pelo Conselho Federal de Medicina. Médica Brasileira, em 1980 pelo Conselho Federal de Medicina. Médica Brasileira, em 1980 pelo Conselho Federal de Medicina. Médica Brasileira, em 1980 pelo Conselho Federal de Medicina.

Busca tratar a pessoa na sua globalidade. A doença é encarada como um sinal de desarmonia ou desequilibro interior. A Homeopatia procura resolver a causa da doença, ao invés de se restringir aos sintomas.

Consiste em tratar as doenças através de substâncias diluídas em água e transformadas em doses infinitamente menores que a sua composição inicial, que podem ser de elementos vegetais, animais ou minerais.

NUTRIÇÃO:Orientação nutricional está baseada numaalimentação mais saudável, dando ênfase aoconsumo de alimentos integrais, ricos emfibras, vegetais, legumes e frutas. Redução dealimentos gordurosos, refinados e

industrializados.Mudança de estilo de vida, orientando para a

importância da atividade física regular eimportância da atividade física regular eatividades de lazer.

AURICULOTERAPIA:É uma técnica oriunda da acupuntura, que utiliza o pavilhãoauricular como intervenção para promover a saúde e o bemestar, aproveitando o reflexo que a aurícula exerce sobre osistema nervoso central.

O uso da Auriculoterapia como forma de tratamento reporta-seà Antiguidade. É histórico o relato que as mulheres do AntigoEgito usavam os pontos auriculares como forma deanticoncepcional (Séc 2500 AC).anticoncepcional (Séc 2500 AC).

A Auriculoterapia é utilizada para enfermidades físicas ementais.

MASSOTERAPIA:MASSOTERAPIA:

REIKI: É um método de cura pela Imposição das mãos. A palavra Reiki

Significa Energia Universal.

MASSOTERAPIA:MASSOTERAPIA:

DestinaDestina--sese aa melhorarmelhorar osos sistemassistemascirculatório,circulatório, muscularmuscular ee nervosonervoso ee aaajudarajudar tambémtambém oo corpocorpo aa assimilarassimilarosos alimentosalimentos ee aa eliminareliminar ososprodutosprodutos residuaisresiduais.. AliviaAlivia tensão,tensão,rigidez,rigidez, doresdores ee outrosoutros..

CROMOTERAPIACROMOTERAPIA::

ÉÉ aa ciênciaciência queque utilizautiliza asas corescores dodo espectroespectro solarsolar parapararestaurarrestaurar oo equilíbrioequilíbrio físicofísico--energéticoenergético parapara finsfins dedeharmonização,harmonização, equilíbrioequilíbrio ee tratamentotratamento.. AA utilizaçãoutilização dasdas corescorespoderápoderá ocorrerocorrer atravésatravés dede:: impulsosimpulsos elétricoselétricos (lâmpadas(lâmpadascoloridas),coloridas), pensamentopensamento (mentalizando(mentalizando órgãoórgão ouou aa pessoa)pessoa)vestuáriovestuário (orientando(orientando aa utilizarutilizar asas corescores dede formaforma harmônica),harmônica),alimentosalimentos (através(através dasdas corescores emitidosemitidos porpor eles)eles)..alimentosalimentos (através(através dasdas corescores emitidosemitidos porpor eles)eles)..

CROMOTERAPIA:CROMOTERAPIA:Aplicação das cores e seus Benefícios:Verde: alivia e acalma tanto física e quanto mentalmente.Azul: aumenta as defesas do organismo, possuindo

propriedades sedativas.Amarelo: propicia o auto controle, purifica e fortalece

o corpo humano.Laranja: dissolve formações dentro e fora do organismo.Violeta: Assimilador e purificador do sangue, paralisador Violeta: Assimilador e purificador do sangue, paralisador

de infecções e bactericida. Vermelho: atua em casos de anemia e mau

funcionamento de alguns órgãos. Índigo: É o raio da Espiritualidade controla hemorragias

•RESULTADOS ALCANÇADOS:

- Acesso às terapias por parte das pessoas de baixopoder aquisitivo; - Diminuição de efeitos colaterais dos medicamentos

alopáticos; - Prevenção de doenças;- Reeducação alimentar e mudança de hábitos;- Reeducação alimentar e mudança de hábitos;- Atendimento humanizado;- Qualidade de Vida;- Pessoas mais saudáveis e felizes;- Estas práticas promovem e incentivam o

enfrentamento dos determinantes do processo saúde e doença.

Pesquisa de satisfação dos Beneficiários, realizada no 1º Semestre de 2008.

Os Beneficiários responderam às seguintes questões:

Como você classifica o serviço do Ambulatório de Terapias Naturais?Conceitos utilizados:ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Péssimo ( )

Você recomendaria este tipo de tratamento: ( ) sim ( )Não

O ResultadoO Resultado obtido foi de obtido foi de 100%100% do conceito do conceito ótimo.ótimo.

Todos os beneficiários que responderam o questionário

referiram que voltariam a referiram que voltariam a utilizar os nossos serviços no

Ambulatório.

Houve espaço no questionário para comentários e sugestões:

Alguns depoimentos:

“ Para meus amigos que me ajudaram a recuperar a auto-estima, confiança e

felicidade. Me deram sorte e fizeram as coisas fluírem na minha vida. Felizmente felicidade. Me deram sorte e fizeram as coisas fluírem na minha vida. Felizmente

estou trabalhando e infelizmente não posso ir ao Ambulatório com mais freqüência, mas mesmo assim vocês continuam a me ajudar, sempre vou me lembrar de vocês com muito carinho e em uma próxima oportunidade vou

visitá-los.” ( DB)

Alguns depoimentos:

“Quero declarar minha satisfação pelos resultados obtidos com a homeopatia (...) mais ou menos 6 meses, (...) notei uma

grande melhora em minha vida e principalmente na saúde. No início estava com com receio e preconceito por não conhecer o com receio e preconceito por não conhecer o tratamento. Após conhecer a Dra. Consuelo

e a Equipe do Ambulatório que me acolheram com carinho e respeito.Hoje sou

divulgador do tratamento natural, pois houve melhora em minha vida(...) Sou grato pelo

tratamento.” (J B FB)

LIÇÕES APRENDIDADAS COM A EXPERIÊNCIA:*Facilidades:- Disponibilidade de recursos financeiros oferecidos pelo HDP, infra-estrutura adequada, equipamentos e recursos humanos; Prestação de atendimento humanizado e personalizado;personalizado;Parceria e integração com outras Instituições Públicas e Privadas;(Saúde,Educação, Assistência Social, Meio Ambiente e Outras)Convênio com PSF (Secretaria Municipal da Saúde);Credibilidade junto a população e outras Entidades organizacionais;

LIÇÕES APRENDIDADAS COM A EXPERIÊNCIA:*Dificuldades:-Abandono do tratamento pelos usuários após melhora dos sintomas;Falta dos pacientes nas consultas pré-agendadas;A dificuldade de superação das A dificuldade de superação das vulnerabilidades sociais no contexto familiar e social;Falta de suporte da Saúde Mental, inclusive para exames complementares junto aos Órgãos Públicos;Dificuldades financeiras para deslocamento dos usuários do PSF conveniado c/HDP;

RECOMENDAÇÕES:

* Recomendamos que esta experiência seja expandida para outras Regiões do País, através da aplicação da Portaria Ministerial nº 971/GM de 3 de maio de 2006/Política aplicação da Portaria Ministerial nº 971/GM de 3 de maio de 2006/Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e da Portaria nº 154, de 24 de janeiro de 2008 que cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

RECOMENDAÇÕES:

*Maior investimento de recursos financeiros Públicos aplicados no método de saúde das Práticas Integrativas e Práticas Integrativas e Complementares, servindo como modelo de tratamento eficaz na promoção da saúde da população no Brasil e no mundo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASCOSTA,Luiz Carlos. Viva Melhor, Com a Medicina Natural, 1a Edição.Edições

Vida Plena.São Paulo 1997.EIZAYAGA,Francisco Xavier, Tratado de medicina Homeopática. Ediciones

Marecel.Buenos Aires, 1981.GUIMARÃES, Bruno José. Fitoenergética A Energia das Plantas no Equilíbrio

da Alma, Borboletras Editora, 2ª Ed. RS, 2007.GRINGS,Dom Tadeus. Cartilha da Saúde um Apelo da Bioética,POA/RS.HAHNEMANN, Samuel. Doenças Crônicas- Sua Natureza Peculiar e Sua Cura

Homeopática.Tradução da 2ª Edição Alemã 1835, 5a Edição Brasileira1999.1999.

WENDLING,Pe. Paulo.A Vida cura a Vida, o uso de recursos naturais comoterapia.Centro Diocesano de Pastoral e Apoio à Vida.Novo Hamburgo, RS,2005.

PEREZ, Magda Spalding. Novo Guia de Essências Florais.Edição do Autor,Porto Alegre RS,2004.

ROCHA, Vitor.Apostila de Cromoterapia.Instituto de Naturopatia Holística Ponto de Luz, CRT 23.720, Porto Alegre 2004.

SOUZA,Marcelo Pereira de. Tratado de Auriculoterapia,1990.VOLKWEIS, Bárbara Sperb, Master Reiki Independente. Manual do

Praticante- Reiki Primeiro Nível. Centro de Terapias Renascer na Luz,Goiás,200.1

Agradecemos pela oportunidade de apresentar Agradecemos pela oportunidade de apresentar esta experiência e que nós continuemos lutando esta experiência e que nós continuemos lutando por uma saúde cada vez mais global, utilizando por uma saúde cada vez mais global, utilizando as Terapias Integrativas e Complementares nos as Terapias Integrativas e Complementares nos PSFs.PSFs.

Muito obrigado!!!Muito obrigado!!!Muito obrigado!!!Muito obrigado!!!

[email protected]@divinaprovidencia.org.br