tecnologias digitais e a música

10
Alexandre Gonçalves e Vivian Madruga Tecnologias Digitais Prof: Vini Da Costa Tecnologias Digitais e a Música INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE Tecnologias digitais e a Música

Upload: alexandre-goncalves

Post on 18-Jul-2015

123 views

Category:

Technology


3 download

TRANSCRIPT

Alexandre Gonçalves e Vivian MadrugaTecnologias Digitais Prof: Vini Da CostaTecnologias Digitais e a Música

INSTITUTO FEDERAL DEEDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIASUL-RIO-GRANDENSE

Tecnologias digitaise a Música

“A maneira com que a música refletiu sobre sua linguagem, suas estruturas, seu material decorre de uma interrogação que, acredito, atravessou todo o século XX: interroga-ção sobre a ‘forma’. A música foi muito mais sensível às transformações tecnológicas, muito mais estreitamente ligada a elas do que a maioria das artes (exceto, sem dúvida, o cinema)”.

Foucault (2001. p.391)

Tecnologias digitais e a Música INSTITUTO FEDERAL DEEDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIASUL-RIO-GRANDENSE

A evolução da músicaCilindro fonográfico 1877

O cilindro fonográfico foi a primeira mídia que obteve sucesso na gravação e reprodução sonora. A tecnologia era usada no fonó-grafo, sendo ambos os dispositivos inventados por Thomas Edison em 1877.Na época essa mídia abriu novas perspectivas para a indústria fonográfica.Embora tenha sido pensado para o registro apenas de fala, não demorou para que essa invenção fosse adotada para guardar músi-cas.

Dez anos mais tarde, o alemão Emile Berliner criou o gramofone.A principal diferença entre essas tecno-logias é que o gramofone passou a usar discos planos constituídos de cera, vinil, cobre e goma laca em vez dos cilindros de Thomas Edison.Tendo maior resistência e uma capacid-ade maior para as gravações, o sucesso dos discos planos e do gramofone foi quase imediato e eles logo foram adotados pelos músicos para gravar e reproduzir as suas composições.

Produzida com um material plástico leve e flexível, essa mídia tem ranhuras espiraladas que conduzem a agulha do toca-discos – também conhecido como vitrola ou radiola. Tais sulcos microscópicos causam vibrações na agulha, as quais são transformadas em sinais elétricos que, quando amplificados, geram sons audíveisNo auge dos seus 64 anos de existência, muitas pessoas ainda preferem o som analógico dos LPs.

Disco plano (Gramofone) 1887 Disco de vinil 1948 Fita cassete 1963

CD 1982

MP3 Player 1998

Tecnologias digitais e a Música INSTITUTO FEDERAL DEEDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIASUL-RIO-GRANDENSE

A evolução da música

Pendrive 2000

Embora não tenha sido criado com o intuito de ser um repositório de canções, a popularização de eletrônicos com portas USB, como PCs, TVs notebooks e aparelhos de som – inclusive automotivos –, deu aos pendrives mais uma utilidade: ser um dispositivo para o armazenamento de músicas.

Memória Flash

Cartão de memória microSD 2005 Streaming

Variação desses primórdios da memória flash, o padrão microSD de cartões de memória foi usado inicialmente em celula-res. Mas as suas medidas reduzidas e enorme espaço de armazenamento logo foram adotadas por outros tipos de aparel-hos eletrônicos – incluindo GPS, som automotivo e câmeras digitais. Quando anunciados em 2005, os cartões dessa categoria tinham no máximo 128 MB.

O Streaming no formato que o conhec-emos tomou forma no final da década de 80 e começou a se desenvolver nos anos 90. Há aproximadamente três ou quatro anos é que o streaming ganhou força. Atualmente, existem inúmeros serviços em que você pode escutar música sem baixar nada, quando e onde estiver.

A mudança começou em 2005, com a criação do YouTube. A rede de compartilhamento de vídeos deu início à grande parte da acessibilidade que temos hoje. Se antes, para ver um clipe, era preciso esperar a MTV transmitir o conteúdo, conferir fitas ou abrir arquivos digitais em discos (que muitas vezes eram vendidos como extras nos CDs de bandas), agora com poucos cliques na tela ele passava a aparecer em seu computador.

Tecnologias digitais e a Música INSTITUTO FEDERAL DEEDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIASUL-RIO-GRANDENSE

A evolução da músicaYoutube

Em poucos anos, o YouTube virou um fenômeno e as gravadoras começaram a perceber que ele era um poderoso instrumento para a divulgação de bandas. E foi exatamente nesse ponto que a MTV começou a ficar de lado.

“Um dia, todos terão direito a 15 minutos de fama”

Nunca a famosa frase de Andy Warhol fez tanto sentido: hoje, qualquer pessoa pode fazer sucesso, com ou sem talento. O sucesso quase que instantâneo pode acon-tecer para qualquer música boa ou apenas canções que grudem na cabeça ou, ainda, para clipes que tenham elementos muito diferentes e até mesmo bizarros.

Exemplos, GanganStyle, The Fox (What Does the Fox Say?), Friday . Novas cultura também são disseminadas, como o Funk. Sou foda , quadradinho de 8....Qualquer um pode remixar uma música é só querer com a ajuda do virtual dj, frut lops etc.

Tecnologias digitais e a Música INSTITUTO FEDERAL DEEDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIASUL-RIO-GRANDENSE

A evolução da músicaDDreader

Programa lê para o usuário ar-quivos no formato DaisyEste é o primeiro aplicativo no Brasil que proporciona a leitura de livros digitais em formato Daisy, antes só disponível para desktop. Segundo dados do IBGE de 2010 apenas 5% de toda a produção editorial está transcrita em formato acessível (braile, áudio ou digital acessível). No entanto, por meio do modo de acessibili-dade (TalkBack), presente em grande parte dos disposi-tivos existentes, pessoas com déficit de visão também fazem parte dos milhões de usuários desse tipo de aparelho.

Formato Daisy?

O Ministério da Educação, em parceria com a Universi-dade Federal do Rio de Janeiro, lançou uma ferramenta que transforma o texto escrito em áudio. Era tudo o que as pessoas com deficiência visual precisavam para ter acesso a obras que não estão disponíveis em braille. Com base no padrão internacional Daisy, a nossa ferra-menta foi adaptada para as necessidades do país, com narração de textos em português, por exemplo. Quem estiver interesse poderá usar a Mec Daisy gratuita-mente, no portal do MEC.

Tecnologias digitais e a Música INSTITUTO FEDERAL DEEDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIASUL-RIO-GRANDENSE

A evolução da músicaReconhecimento de musical Shazam

Boato App do Facebook reconhecerá músicas, filmes e programas de TV

O Shazam, um aplicativo desenvolvido justamente para descobrir e te informar qual música está tocando naquele momento no ambiente e é o mais famoso da categoria. Considero esse aplicativo essencial em qual-quer aparelho celular. A maior vantagem dele é que ele é bem simples de usar, sem muitas firulas o aplicativo cumpre com o que promete em apenas alguns segundos e ainda dá informações detalhadas sobre a música e o artista. São milhares de artistas e álbuns, felizmente o conteúdo musical que o serviço possui é enorme, praticamente infinito, são poucas as vezes que não encontramos o que desejamos. Podemos garantir que Shazam funciona, e funciona muito bem. O mais bacana é que ele é capaz de reconhecer qual música está tocando no rádio, na TV, no carro, no nosso som, e para isso basta ele ouvir, desde que o volume esteja alto o suficiente e não haja muito ruído externo, um trecho pequeno da canção.

Confira alguns números da ferramenta:- 350 milhões de usuários- 70 milhões de usuários ativos mensais- 10 milhões de novos usuários por mês- Está no top 10 de aplicativos no mundo todo- 300 milhões por ano em vendas digitais - 500 mil músicas vendidas por dia- Mais de 30 milhões de faixas reconhecíveis no banco de dados do Shazam

Boato App do Facebook reconhecerá músicas, filmes e programas de TV

Tecnologias digitais e a Música INSTITUTO FEDERAL DEEDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIASUL-RIO-GRANDENSE

A evolução da músicaAjustes de voz

Auto tuneA ideia de desenvolver o Auto-Tune surgiu em algum momento de 1996 ou 1997, quando um distribuidor ligado à Antares mencionou que seria ótimo se sua mulher conseguisse cantar sempre em um tom afinado. Pensando sobre isso, Hildebrand chegou à conclusão que o mesmo tipo de processamento que ele utilizava na indústria do petróleo também serviria para corrigir a afinação de uma pessoa.

“O processamento de dados sísmicos envolve a manipu-lação de dados acústicos em relação a uma variante de tempo linear e a um sistema desconhecido (o modelo da Terra) com o propósito de determinar e esclarecer as influências envolvidas, o que ajuda a aprimorar a inter-pretação geológica”, explicou ele ao site NOVA.

Embora tenha ganhado popularidade rapidamente, o programa foi tratado como um “segredo” até o momento em que a cantora Cher decidiu usá-lo em sua música “Believe”, na qual o software foi utilizado de forma agressiva para criar um som robótico. “A maioria dos estúdios estava usando isso para a correção de afinação. Eles não gostavam de falar sobre o que estavam fazendo”, afirmou Hildebrand. “Eles não torna-vam público o fato de que estavam consertando a afinação dos cantores, mas estavam... [Cher] só foi a primeira a deixar isso claro”, complementou.

Tecnologias digitais e a Música INSTITUTO FEDERAL DEEDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIASUL-RIO-GRANDENSE

A evolução da músicaToque de midas musical

Mogess: gadget transforma qual-quer objeto em um instrumento musical

rmado por um sensor colocado sobre uma superfície e um aplicativo para smartphones, o Mogees promete transformar qualquer objeto que você possa batucar em um instrumento musical. O aparelho identifica as vibra-ções geradas pelas suas interações que são decodifica-das pelo software, que usa uma “técnica sonora espe-cial” para transformá-las em músicas.

O resultado também pode ser configurado para passar por sintetizadores ou por programas de mixagem, o que amplia as possibilidades oferecidas pelo aparelho. Atualmente em fase de financiamento através do Kickstarter, o produto promete oferecer a você a possi-bilidade de tocar (em sentido musical) o mundo — contanto que você esteja disposto a doar pelo menos £40 a seus desenvolvedores.

O aplicativo mobile que deve acompanhar o dispositivo promete criar padrões de som específicos para cada objeto “tocado” e inclui um modo “livre” voltado ao desenvolvimento de improvisações. Também há o modo “canção”, que permite carregar uma faixa MIDI e criar músicas a partir delas.

Tecnologias digitais e a Música INSTITUTO FEDERAL DEEDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIASUL-RIO-GRANDENSE

Bibliografia

https://tecnoblog.net/122553/ouvir-musica-online/

http://tecnologia.ig.com.br/2014-08-22/app-do-dia-ddreader-permite-que-cegos-oucam-textos-de-livros-digitais.html

http://www.itforum365.com.br/noticias/detalhe/113212/app-do-facebook-reconhecera-musicas-filmes-e-programas-de-tv

http://www.tecmundo.com.br/musica/45704-como-a-tecnologia-transformou-a-industria-da-musica.htm

http://www.tecmundo.com.br/musica/51960-mogess-gadget-transforma-qualquer-objeto-em-um-instrumento-musical-video-.htm

http://www.tecmundo.com.br/musica/60355-auto-tune-engenheiro-petroleo-revolucionou-industria-musical.htm

http://www.tecmundo.com.br/infografico/30658-a-evolucao-do-armazenamento-de-musicas-infografico-.htm

http://somosmusica.com.br/shazam-vende-500-mil-musicas-por-dia-e-voce-esta-de-fora/