superfÍcies respiratÓrias - o novo blog de biologia e ... · que são tubos por onde circula o...

16
Existem várias superfícies respiratórias, em função do tamanho do animal, da estrutura do corpo, assim como do habitat em que vive: tegumento, sistema de traqueias, brânquias e pulmões. Enquanto que as superfícies respiratórias dos animais aquáticos são evaginações da superfície do corpo, nos animais terrestes estas representam invaginações dessa mesma superfície, que comunicam com a atmosfera através de canais estreitos para reduzir a evaporação e se manterem húmidas. São superfícies húmidas, para facilitar a troca de oxigénio e de dióxido de carbono, já que estes gases necessitam de estar dissolvidos. São superfícies muito finas, de modo a oferecerem permeabilidade aos gases. São superfícies muito vascularizadas, sempre que se verifique difusão indirecta, de modo a proporcionar um meio onde se efectuem as trocas. Possuem uma morfologia que lhes confere uma elevada área de contacto com o meio, sem grande aumento de volume. Assim, as superfícies de troca são maiores. A velocidade de troca e de reacção dos gases com os seus transportadores é elevada, para permitir a existência de um tempo útil de reacção. CARACTERÍSTICAS SUPERFÍCIES RESPIRATÓRIAS

Upload: builien

Post on 10-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Existem várias superfícies respiratórias, em função do tamanho do animal, da estrutura do corpo,assim como do habitat em que vive: tegumento, sistema de traqueias, brânquias e pulmões.Enquanto que as superfícies respiratórias dos animais aquáticos são evaginações da superfície docorpo, nos animais terrestes estas representam invaginações dessa mesma superfície, quecomunicam com a atmosfera através de canais estreitos para reduzir a evaporação e se manteremhúmidas.

São superfícies húmidas, para facilitar a troca de oxigénio e de dióxido de carbono, já que estesgases necessitam de estar dissolvidos. São superfícies muito finas, de modo a oferecerem permeabilidade aos gases. São superfícies muito vascularizadas, sempre que se verifique difusão indirecta, de modo aproporcionar um meio onde se efectuem as trocas. Possuem uma morfologia que lhes confere uma elevada área de contacto com o meio, semgrande aumento de volume. Assim, as superfícies de troca são maiores. A velocidade de troca e de reacção dos gases com os seus transportadores é elevada, parapermitir a existência de um tempo útil de reacção.

CARACTERÍSTICAS

SUPERFÍCIES RESPIRATÓRIAS

O sangue fluí no sentido contrário aoda água de modo a aumentar aeficiência da hematose branquial.Este mecanismo é muito importantepois na água a quantidade de O2dissolvido é muito inferior à queexiste na atmosfera. À medida que osangue flui através dos capilares vaificando cada vez mais rico em O2 e,dado que a água circula em sentidocontrário, vai contactando com águasucessivamente mais rica em O2. Ogradiente de concentração mantém-se elevado, o que facilita a hematose,por difusão.

Sistema respiratório dos Insectos e outros Artrópodes constituído por uma rede de traqueiasque são tubos por onde circula o ar, e que se ramificam em canais cada vez mais finos ao longodo corpo do animal. O ar entra nas traqueias por aberturas situadas na superfície do corpo quepodem estar permanentemente abertas ou possuir válvulas.

Apesar de em ambientes terrestres aconcentração de O2 ser muito superior, temque existir uma superfície húmida para queos gases se possam dissolver e ocorrer adifusão.Daí a necessidade de superfíciesrespiratórias invaginadas no interior docorpo para reduzir as perdas de água porevaporação.As traqueias mantêm-se abertas poispossuem uma parede quitinizada. As trocasgasosas ocorrem por difusão directa doepitélio das traquíolas para as células, pois osistema circulatório dos insectos nãotransporta os gases respiratórios.