sumÁrio · sÍmbolo amazÔnico a castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da...

59

Upload: hoangdien

Post on 24-Sep-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura
Page 2: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

SUMÁRIO

Page 3: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

MENSAGEM DO PRESIDENTE

UM ANO DESAFIADOR

Para vencer os desafios econômicos de 2017, foi necessário muita dedicação de todos que trabalham no Grupo Simões, afinal de contas, independentemente do período, ter uma estrutura solidificada é primordial para alcançarmos o sucesso perante as crises financeiras. Por isso, diariamente, nós nos dedicamos para enfrentar as adversidades, que não são poucas, sobretudo na região Norte do Brasil. Sendo assim, estávamos seguros para atravessar esse ciclo econômico conturbado, sempre baseando as decisões estratégicas em “Nosso Jeito de Ser”.

Temos senso de realidade e sabemos que os resultados do Grupo Simões, embora positivos e melhores do que os alcançados em 2016, foram razoáveis, mas, com empenho e trabalho duro, nós fizemos o nosso melhor. Reconheço isso e agradeço a todos os colaboradores que estavam preparados para enfrentar as dificuldades apresentadas. Para 2018, mantendo as mesmas características do ano passado, lutaremos por um resultado melhor!

Além disso, acreditamos que o crescimento do negócio requer amadurecimento profissional e estrutural. De que forma? Por meio da capacitação de pessoal e do desenvolvimento de liderança. Nesses quesitos, a área de Gestão de Pessoas fez um ótimo trabalho, aplicando diversos treinamentos e workshops junto dos nossos times e desenvolvendo as competências fundamentais do nosso negócio.

Também como resultado temos a Pesquisa de Clima 2017. Ela apresentou índices bem satisfatórios, mostrando indicadores positivos e um aprimoramento considerável em vários temas.

Aristarco Neto Presidente Executivo

do Grupo Simões

3

Page 4: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

Em Bebidas, o ano foi cheio de desafios. Por isso, acredito que, apesar do bom trabalho que vem sendo apresentado, é preciso aproveitar as oportunidades de mercado da melhor forma possível. Portanto, buscaremos um crescimento maior em 2018.

Seguindo nessa linha, tivemos uma grande evolução na Divisão de Veículos, com um trabalho de qualidade em atendimento ao cliente, além da busca por soluções para implementar processos e sistemas, que trouxeram um resultado diferenciado para o Grupo Simões.

Já na Divisão de Gases, foi um período para consolidar as ações estratégicas que estavam sendo realizadas anteriormente. Para este ano, vamos investir em questões estruturais a fim de garantir uma melhor produtividade.

Gradativamente, todas as áreas do Grupo Simões estão consolidando o trabalho que vem sendo desenvolvido há alguns anos, sobretudo nas atividades ligadas às gestões financeira e de despesas. Acreditamos que tudo isso ainda requer maturidade, mas, dentro da nossa trajetória até o momento, vamos caminhando bem.

Para 2018, apesar do clima de insegurança institucionalizado no Brasil, o traço macroeconômico é de recuperação. A inflação está controlada, e os juros já dão sinais de queda, assim como a taxa de desemprego. No mais, a confiança do consumidor está voltando, enquanto o comprometimento da renda segue caindo. As condições econômicas estão melhores. Por isso, para este ano, acreditamos em um viés de melhora para os nossos negócios.

Com um time mais engajado, mais comprometido e mais capacitado para desenvolver as oportunidades de melhorias que serão apresentadas, vamos chegar longe.

MENSAGEM DO PRESIDENTE

4

Page 5: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura
Page 6: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

SÍMBOLO AMAZÔNICO

A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura. Ela produz frutos esféricos, chamados ouriços, que possuem uma casca rígida, difícil de abrir, mas que, em seu interior, contêm sementes de amêndoas, perfeitas para o consumo. Recentemente, um projeto de polinização da árvore foi aprovado, e cerca de 25 espécies de abelhas estão trabalhando duro para garantir uma maior produção de frutos e sementes da castanheira-do-brasil, com melhor qualidade e atratividade aos consumidores*. E o que tudo isso tem a ver com a história do Grupo Simões? Explicaremos.

Assim como na natureza, a nossa empresa passou por todos os processos para ver, de uma pequena semente, o nascimento de uma grande árvore, que é referência em seu núcleo e gera bons frutos e sementes para o consumo. Além disso, ela necessita da ajuda de outros seres vivos para intensificar e melhorar a sua produção. A nossa história é parecida e contou com o empenho de três homens: Antônio de Andrade Simões, Petrônio Augusto Pinheiro e Osmar Alves Pacífico. Juntos, eles fizeram do Grupo Simões um dos maiores e mais bem-sucedidos grupos empresariais da Amazônia.

6

Page 7: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

Após uma sucessão de gerenciamento de pequenos empreendimentos locais, Simões e Pinheiro plantaram a semente inaugural, fundando, em 1970, a Refrigerantes da Amazônia, primeira franquia da Coca-Cola na região Norte. Alguns anos mais tarde, outra semente é plantada com a chegada da primeira fábrica de gás carbônico na capital manauara. Também é nesta época que Osmar Alves Pacífico entra para a sociedade.

Com o passar do tempo, o Grupo Simões começa a colher bons frutos de sucesso, como a construção de mais fábricas para a produção de refrigerante e de gás carbônico nos Estados do Pará, de Rondônia, de Roraima e do Amapá, além da aquisição de uma unidade para engarrafar água mineral em Benevides (PA). Depois da expansão, foi necessário reavaliar o modelo de negócio, e, então, surgem, no final da década de 1980, as holdings familiares para controlar a empresa.

Nos anos 1990, o Grupo Simões decide semear em mais um segmento, o comércio de automóveis, inaugurando as concessionárias Murano Veículos, da Fiat, e Shizen Veículos, da Honda, ambas em Manaus (AM).

O crescimento e a grandiosidade do Grupo Simões são notórios na região Norte do Brasil. Para acompanhar essa evolução, uma nova estrutura organizacional é criada em 2004, contemplando os segmentos de Bebidas, Veículos e Gases, ao mesmo tempo em que acionistas e herdeiros assinam um Acordo Societário. Ainda falando do processo de reestruturação, a Presidência Executiva e a Diretoria de Novos Negócios são criadas.

Surge também, em 2009, a primeira versão do “Nosso Jeito de Ser”, que consolida os valores e as práticas corporativas que norteiam as nossas decisões e estratégias até os dias de hoje.

NOSSA HISTÓRIA

7

Page 8: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

O Grupo Simões se manteve em direção à expansão dos negócios, preparando a sua estrutura organizacional para dar suporte ao crescimento e investindo na evolução e na modernização de suas plantas, processos comerciais e de logística.

UMA ÁRVORE FRUTÍFERAMuitas sementes foram plantadas ao longo destes quase 75 anos de história. Delas, vieram inúmeros frutos e mais sementes para realizar uma nova semeadura. Dentro deste ciclo de sucesso, foi possível encontrar os nossos valores (Respeito, Credibilidade, Determinação e Excelência), que permeiam a nossa trajetória até os dias atuais. Nas próximas páginas, você encontrará os frutos colhidos pelo Grupo Simões em 2017 e as sementes que serão plantadas este ano para nos firmarmos como uma das principais empresas do polo macroeconômico da Amazônia.

*Fonte: Informação retirada do artigo publicado pela pesquisadora Márcia Maués, do Núcleo Temático de Sistemas de Produção de Espécies Frutíferas e Industriais da Embrapa Amazônia Oriental, no Portal Abelha

NOSSA HISTÓRIA

8

Page 9: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura
Page 10: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

NOSSO NEGÓCIO

DOMÍNIO AMAZÔNICO

Há quase 75 anos atuando no mercado, o Grupo Simões está presente em toda a região Norte (exceto no Estado do Tocantins) e se mantém firme, expandindo os seus negócios nos três segmentos em que domina: Bebidas, Veículos e Gases. E qual é o segredo desse sucesso? Determinação.

Em toda a nossa história, não faltou trabalho árduo para nos mantermos firmes, com uma estrutura organizacional forte e sólida. Ela foi essencial para o crescimento sustentável das seis fábricas, sendo quatro de Bebidas e duas de Gases, e das duas concessionárias de Veículos, além dos sete centros de distribuição (seis de Bebidas e um de Gases) e da sede administrativa.

O Grupo Simões segue em frente, na busca constante pelo desenvolvimento de processos cada vez mais eficientes e de ações estratégicas que alcancem a excelência na cadeia produtiva e no atendimento de todos os perfis de consumidores.

2 7

1 12.739

108.5914

2

74

FÁBRICAS DE GASES

CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO (6 de Bebidas e 1 de Gases)

SEDE ADMINISTRATIVA

FÁBRICAS DE BEBIDAS

CONCESSIONÁRIAS

ANOS DE ATUAÇÃO NO NORTE DO BRASIL (exceto em Tocantins)

EMPRESAS INTEGRARAM A CARTELA DE FORNECEDORES EM 2017, TOTALIZANDO

FORNECEDORES ATIVOS

10

Page 11: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

176 produtos no portfólio

45.406 clientes ativos

3.170 geladeiras instaladas em 2017

384 MILHÕES de litros de bebidas produzidos em 2017

832 veículos compõem a frota ativa de Bebidas

MAIORFRANQUIA no Sistema Coca-Cola Brasil em termos de abrangência territorial

5.320 clientes atendidos com vendas de veículos

34.960 clientes passaram pelas nossas oficinas

317 clientes ativos

4.777 milhões de kg de gases foram produzidos

5.598 operações comerciais foram realizadas

40 veículos compõem a frota ativa de Gases

BEBIDAS

VEÍCULOS

GASES

NOSSO NEGÓCIO

11

Page 12: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura
Page 13: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

Apesar do cenário econômico brasileiro delicado, o Grupo Simões mostrou sinais de recuperação dos resultados em 2017. A forte gestão de caixa, custos e despesas, e o investimento apenas no que era essencial foram fundamentais para impulsionar o atingimento das metas. Confira os principais indicadores:

IMPULSÃO DE CRESCIMENTO

NOSSOS NÚMEROS

RL

EBITDA

REDUÇÃODE CUSTOS:

TRIBUTOS PAGOS:

INVESTIMENTOSEM ATIVO:

REDUÇÃODE DESPESAS:

R$ 1,3 BILHÃO

R$ 154 MILHÕES

R$ 1 MILHÃO

R$ 282,5 MILHÕES

R$ 29 MILHÕES

R$ 19 MILHÕES

13

Page 14: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

I - Geração de Riqueza1.305.428 100% 281.092 100% 21.101 100% 1.607.621 100%690.078

1 - Receita Bruta2 - Insumos, Serviços e Outros Gastos Adquiridos de Terceiros 53% 239.443 85% 8.499 40% 938.021 58%

2.1 - Custos dos Produtos 308.650 24% 1.149 0% 27%5.602 315.401 20%2.2 - Custo da Revenda de Mercadorias 280.105 226.89921% 81% 16 507.0200% 32%2.3 - Outros Custos 1 0% 0 0% 0 0% 1 0%2.4 - Gasto Administrativo, Comercial, e Outros 93.222 7% 11.008 4% 2.796 13% 107.026 7%2.5 - Perdas /Recuperação de Valores Ativos 8.100 1% 387 0% 84 0% 8.572 1%

615.349 47% 41.649 15% 60%12.602 669.600 42%54.820 4% 1.557 1% 1.728 8% 58.106 4%

560.530 43% 40.092 14% 52%10.874 611.495 38%69.867 5% 1.909

3 - Valor Adicionado a Distribuir (1-2)4 - Retenções (Depreciação, Amortização e Exaustão) 5 - Valor Adicionado Líquido Produzido pela Entidade (3-4)6 - Valor Adicionado Recebido em Transferência 1% 1.064 5% 72.840 5%

7 - Valor Adicionado Total a Distribuir (5+6) 630.397 48% 42.000 15% 11.938 57% 684.335 43%

II - Distribuição da Riqueza156.1438 - Colaboradores 12% 25% 16.351 6% 39% 2.630 12% 22% 175.125 11% 26%

8.1 - Remuneração Direta 118.542 9% 19% 12.467 4% 30% 2.248 11% 19% 8%133.257 19%8.2 - Benefícios 23.272 2% 4% 1.608 1% 4% 194 1% 25.0752% 2% 4%8.3 - FGTS/Aviso Prévio 40% FGTS 13.431 1% 2% 1.201 0% 3% 174 1% 1% 1%14.805 2%8.4 - Participação nos Resultados 136 0% 0,0% 1.052 0% 2,5% 13 0% 0,1% 1.201 0% 0,2%8.6 - Outros 762 0% 0,1% 23 0% 0,1% 2 0% 0,0% 787 0% 0,1%

9 - Impostos, Taxas e Contribuições 401.013 31% 64% 13.450 5% 32% 5.749 27% 48% 420.212 26% 61%9.1 - Federais 184.882 14% 29% 11.788 4% 28% 3.498 17% 29% 200.168 12% 29%9.2 - Estaduais 214.419 34%16% 591 0% 1% 2.222 11% 19% 217.232 14% 32%9.3 - Municipais 1.712 0% 0% 1.071 0% 3% 29 0% 0% 2.812 0% 0%

20.659 2% 3% 7.269 3% 17% 114 1% 1% 28.041 2% 4%52.582 4% 8% 4.931 2% 12% 16%3.444 29% 60.957 4% 9%

00

10 - Remuneração Capital Terceiro11 - Remuneração Capital Próprio

11.1 - Dividendos/Lucro Distribuído 0 011.2 - Juros Sobre Capital Próprio 0 011.3 - Lucro Retido/Prejuízo do Exercício 52.582 4.931 3.444 60.95711.4 - Particip.Não Control.Lucros Retidos 00 0 011.5 - Outras 00 0 0

Total Distribuição do Valor Adicionado (8+9+10+11) 630.397 48% 100% 42.000 15% 100% 11.938 57% 100% 684.335 43% 100%0,00 0,00 0,00 0,00

8,34% 11,74% 28,85% 8,91%-92,24% -95,95% -86,35% -92,81%

176 374150 17655,12% 49,24% 34,59% 54,16%

83,05% 122,21% 44,17% 83,41%88,92% 95,46% 91,08% 89,36%

Quantidade de Colaboradores 3.177 267 29 3.473

ATIVO TOTAL 1.143.775 85.301 34.513 1.263.588,94

PATRIMÔNIO LÍQUIDO 759.074 34.367 27.029 820.469,83

4 - Graus de Contribuição Ativos na Geração Riqueza-GCAGR 5 - Graus de Contribuição Patrimônio Líquido na Geração Riqueza-GCPLGR 6 - Graus de Capacidade de Produzir Riqueza -GCPR

Milhares R$ Grupo Simões

2 - Graus de Contribuição Formação de Outras Empresas-GCFROE

2017

Outros Indicadores Sociais 1 - Graus de Retencão do Valor Adicionado-GRVA

3 - Graus de Participação Empregados na Riqueza Gerada-GPERG

2017

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO

2017 2017Divisão de Bebidas Divisão de Veículo Divisão de Gases

NOSSOS NÚMEROS

14

Page 15: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura
Page 16: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

JEITO ÚNICO DE AGIR

O trabalho de governança do Grupo Simões vai além de processos, costumes, políticas e regulamentos da empresa. Aqui, tudo é administrado e controlado sob a ótica da credibilidade, um dos valores do “Nosso Jeito de Ser”, pois acreditamos que essa é a única forma de a companhia se manter saudável.

Confira o trabalho executado pela Assembleia Geral de Acionistas, pela Diretoria Executiva e pelo Conselho de Administração e os seus comitês de assessoramento:

ASSEMBLEIA GERAL DE ACIONISTASÉ a reunião na qual ocorrem as tomadas de decisões necessárias e relativas ao negócio e à companhia, sempre observando os termos do estatuto e da legislação.

DIRETORIA EXECUTIVAAtualmente com 11 membros efetivos, a Diretoria é composta por um Presidente Executivo e uma equipe de diretores, que desempenham atividades específicas nos três segmentos de negócios. Eleitos em Assembleia Geral de Acionistas, cada membro tem o mandato de um ano, podendo ser reeleito.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E OS SEUS COMITÊS DE ASSESSORAMENTOCom o objetivo de determinar o direcionamento estratégico a curto e a longo prazo, o Conselho de Administração garante que a visão, a missão e os valores do Grupo Simões sejam cumpridos por todos os colaboradores, assim como o Código de Ética e Conduta. Ele também é responsável por nomear os membros da Diretoria Executiva, que são escolhidos em Assembleia Geral de Acionistas, e por gerir os comitês de assessoramento, que são órgãos auxiliares e consultivos. Conheça-os:

• Comitê de Recursos Humanos: ajuda nos temas relacionados à gestão de pessoas e é composto por quatro membros;

• Comitê de Auditoria Interna: ajuda em questões relativas às auditorias internas e independentes e é composto por dois membros efetivos e dois ouvintes.

NOSSA GOVERNANÇA

16

Page 17: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

107 RELATOS FORAM

RECEBIDOS ENTRE

JANEIRO E DEZEMBRO

DE 2017

LINHA ÉTICACanal de comunicação com colaboradores e público externo, o Linha Ética fortalece os princípios do nosso Código de Ética e Conduta (alocado dentro do “Nosso Jeito de Ser”) e estimula o diálogo transparente em todos os níveis hierárquicos. A plataforma dá suporte à resolução de situações que estejam fora dos procedimentos do Grupo Simões. Assim, qualquer pessoa (colaborador, fornecedor, cliente, parceiro e demais públicos de interesse) pode registrar sugestões, elogios, dúvidas e reclamações ou relatar ocorrências

relacionadas ao descumprimento de políticas, de normas internas, do Código de Ética e Conduta e de legislações vigentes na companhia.

CONFIDENCIALIDADEA operação do Linha Ética é realizada de forma independente por uma empresa terceira especializada, garantindo o recebimento dos relatos de forma segura e com opção de anonimato. Para cada registro de ocorrência, é formado um comitê de ética, que analisa e trata o assunto de forma específica, pautando-se sempre pelo Código de Ética e Conduta e pelos valores do “Nosso Jeito de Ser”.

CONTATOLigue0800 721 9881

Acesse www.ethicsdeloitte.com/linhaeticagsimoes

Envie e-mail:[email protected]

DOS REGISTROS FORAM FEITOS POR COLABORADORES

POR CLIENTES

POREX-COLABORADORES

POR TERCEIRIZADOS

ENTRE FORNECEDORES, PARCEIROS E DEMAIS PÚBLICOS

52%20%

17%

6%5%

NOSSA GOVERNANÇA

17

Page 18: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

GERENCIAMENTO DE RISCOS E INCIDENTESO Grupo Simões adota uma metodologia para prevenção e gerenciamento de incidentes e resolução de crises (GIRC), que visa identificar novos riscos, revisar a matriz anual de incidentes e monitorar sinais ou potenciais eventos a fim de liquidá-los antes que ocorram.

A empresa mantém ainda uma equipe de análise de incidentes em cada uma das unidades. Formada por um grupo multidisciplinar de líderes e especialistas, ela é responsável por conduzir o gerenciamento e a promoção das respostas e ações imediatas eficazes em cada caso. O objetivo? Minimizar o impacto dos eventos por meio das ferramentas GIRC, evitando os desdobramentos para as categorias mais críticas e protegendo acionistas, consumidores, colaboradores, clientes, ativos, finanças, meio ambiente, imagem e reputação das marcas representadas.

MUDANÇAS ESTRUTURAISPor fim, no último ano, o Grupo Simões realizou uma série de mudanças na sua estrutura organizacional. Dessa forma, a empresa pretende atender melhor a todas as partes que a cercam, desde o fornecedor até o cliente final, passando pelos colaboradores e gerentes.

CONSULTE AS MUDANÇAS ESTRUTURAIS A SEGUIR:

BEBIDAS

2 novas diretorias foram criadas: Diretoria de Distribuição e Diretoria Comercial da Amazônia Oriental

Diretoria Industrial assume o lugar da Diretoria de Supply Chain

GERAL

Diretoria Administrativa e Financeira entra no lugar da Divisão de Serviços Compartilhados Diretoria de Novos Negócios assume o lugar da Divisão de Novos Negócios

Tânia Corrêa foi nomeada Diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional

NOSSA GOVERNANÇA

18

Page 19: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura
Page 20: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

DIVISÃO DE BEBIDAS

PREPARADOS PARA OS DESAFIOS

O cenário econômico em 2017 se desenhou novamente desafiador, mas a Divisão de Bebidas se preparou para ultrapassar as barreiras que surgiram. De que forma? Por meio de um planejamento estratégico bem estruturado, buscando o aumento da rentabilidade e a proteção do negócio usando de iniciativas consistentes.

Mesmo assim, os investimentos essenciais para a operação foram mantidos, destacando os relativos a treinamento de pessoas. Em 2017, foram capacitados 90% do total de colaboradores da Divisão, o que assegurou processos mais estáveis e o fortalecimento da Governança Corporativa.

A Divisão também apostou em uma gestão mais robusta, que garantiu a geração positiva de caixa para sustentar as suas operações. Além disso, o amadurecimento da gestão do Orçamento Matricial, o Dimensionamento de Pessoal e o Programa de Produtividade Fabril (PPF) foram fundamentais para manter o controle de despesas e custos, contribuindo, fortemente, para impulsionar a performance dos principais indicadores econômicos e financeiros.

Com uma equipe focada e preparada, a empresa se orgulha das decisões tomadas em relação à gestão financeira, bem como da melhoria contínua dos processos, que refletiram em ganho de produtividade, redução

de perdas, melhoria no uso eficiente de água e de energia e garantia de melhor qualidade de vida para os nossos colaboradores.

Foi um ano difícil em relação aos volumes de vendas, pois, com a instabilidade econômica, o consumidor se retraiu, e dessa forma, tivemos que reavaliar a nossa política de preços ao cliente final, buscando trazer mais proximidade entre o seu momento e os nossos preços.

O ano de 2017 também foi marcado por grandes destaques e reconhecimentos, como o Top 4 na Copa de Execução do Sistema Coca-Cola Brasil, tendo uma unidade como a melhor entre as franquias até 15 mil Pontos de Vendas (PdVs), a certificação no Gerenciamento de Geladeiras Verticais e a conquista do troféu prata no Prêmio Qualidade Amazonas (PQA), com o Programa de Movimentação Eficiente (MovE) da área de Expedição.

Com planejamento, gestão e muito trabalho, a Divisão de Bebidas teve um ano de superação e de crença no negócio. Por isso, confira, a seguir, as ações que foram desenvolvidas para fazer de 2017 um de sucesso.

Bruno SobralDiretor-Geral da Divisão de Bebidas

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

20

Page 21: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

UM ANO DE APRENDIZADOS

As mudanças estruturais em 2017 foram fundamentais para melhorar a gestão do negócio, por isso, na Divisão de Bebidas, a Diretoria de Supply Chain foi desmembrada em Industrial e em Distribuição. As revisões focaram em processos com o objetivo de buscar maior proximidade na operação e mais agilidade nas decisões. Com isso, a Diretoria Industrial teve grandes aprendizados, que foram primordiais para traçar as metas para 2018. Mesmo assim, ótimos resultados foram alcançados no último ano.

Um dos principais destaques da Diretoria foi a migração da compra de energia elétrica para o Mercado Livre. Como isso funciona? O Mercado Livre é um ambiente regulamentado por uma câmara de comércio vinculada ao Ministério de Minas e Energia do Brasil. Dessa forma, a unidade de Belém (PA) deixou de depender da concessionária local e passou a negociar, livremente, o consumo da sua energia elétrica. E a economia? Um total de R$ 533 mil. Em 2018, todas as fábricas passarão a utilizar o Mercado Livre, projetando, assim, uma economia de R$ 3 milhões para o Grupo Simões.

Ainda em energia, todas as plantas foram equipadas com gerenciadores do sistema integrado Gestal, no qual é possível monitorar os equipamentos e a linha de produção detalhadamente. Além disso, o sistema identifica algumas oportunidades de melhorias em desperdícios e de investimentos para obter um consumo menor.

A Diretoria Industrial também foi responsável por grandes marcos em sustentabilidade, como a redução do peso das embalagens plásticas descartáveis. A cada ano, as garrafas ficam mais leves e, com isso, há diminuição do uso de recurso natural.

REDUÇÃO DAS PERDAS INDUSTRIAISNo mais, como desdobramento e evolução do Programa de Produtividade Fabril (PPF), foram implementados os pacotes de custos, cujo objetivo era internalizar o conhecimento adquirido e obter êxito assim como ocorreu com despesas. Os principais impactos foram a redução das perdas industriais em R$ 1,050 milhão entre insumos e materiais de embalagens.

Em relação ao consumo de água por litro de bebida produzida, as reduções foram significativas nas quatro unidades: economia de 29% em Belém (PA), 27% em Porto Velho (RO), 24% em Manaus (AM) e 4% na Belágua, em Benevides (PA). A redução total foi de 320 milhões de litros de água por ano.

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

INDUSTRIAL

21

Page 22: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

REFPET HOMOLOGADA

Com a linha de Refpet funcionando a todo vapor em Manaus (AM), a unidade foi homologada pelo Sistema Coca-Cola Brasil para fornecer as garrafas de PET retornável para outros fabricantes, uma meta para o futuro.

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

R$ 533 MIL DE ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA EM BELÉM (PA)

25% DE REDUÇÃODE USO DE ÁGUANAS UNIDADES FABRIS, REPRESENTANDO 320 MILHÕES DE LITROS POR ANO

R$ 3 MILHÕES DE ECONOMIA PROJETADA EM ENERGIA PARA TODAS AS FÁBRICAS EM 2018

RETOMAR O CRESCIMENTO DA DIVISÃO DE BEBIDAS POR MEIO DAS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DO NEGÓCIO: RETORNÁVEIS, 2 L, GUARANÁS, CONSUMO IMEDIATO E NÃO CARBONATADOS (STILLS) 22

Page 23: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

2017 EM UMA FRASE

A DIRETORIA INDUSTRIAL DE BEBIDAS TEVE UM ANO DE INTENSOS APRENDIZADOS POR MEIO DAS MUDANÇAS ESTRUTURAIS E DE PESSOAS, CENÁRIO ECONÔMICO INSTÁVEL E DESAFIOS DE PRODUTIVIDADE.

1º LUGAR NO RANKING INDUSTRIAL BRASIL ENTRE OS GRUPOS ENGARRAFADORES COM MAIS DE UMA PLANTA PRODUTIVA (4º LUGAR NA CLASSIFICAÇÃO GERAL)

1º LUGAR NO RANKING INDUSTRIAL DO SISTEMA COCA-COLA BRASIL E 1º LUGAR NO INDICADOR CUSTO DE PRODUÇÃO POR CAIXA UNITÁRIA PARA A FÁBRICA DE MANAUS

1º LUGAR NOS INDICADORES DE OVERALL EQUIPMENT EFFECTIVENESS (OEE) – EFICÁCIA GLOBAL DO EQUIPAMENTO EM 86% E EFICIÊNCIA DE LINHA EM 94% PARA A FÁBRICA DE PORTO VELHO

23

Page 24: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

METAS E EXPECTATIVAS PARA 2018

CONSOLIDAR TODAS AS MUDANÇAS ESTRUTURAIS E DE PESSOAS, BEM COMO A PRODUTIVIDADE FABRIL E O CICLO DE MELHORIA CONTÍNUA

SUPORTAR O NEGÓCIOLEMBRANDO QUE A INDÚSTRIA TEM QUE ESTAR CONECTADA À VARIANTE DE PRODUTO E DE PORTFÓLIO PARA QUE A ENTREGA SEJA PERFEITA EM QUALIDADE, EM QUANTIDADE E EM CUSTO. É PRECISO ESTAR DISPONÍVEL E FLEXÍVEL PARA PODER ABRAÇAR NOVOS ENTRANTES

GRANDE DESAFIO: REDUZIR AS PERDAS DE INSUMOS E DE MATERIAIS DE EMBALAGENS

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

24

Page 25: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

AS ROTAS DO SUCESSO

Ainda dentro das mudanças estruturais e estratégicas que ocorreram na Divisão de Bebidas, o Grupo Simões apresenta a Diretoria de Distribuição de Bebidas com foco em produtividade e melhoria contínua.

Como destaque em Expedição, o ano foi marcado pela expansão do Programa de Movimentação Eficiente (MovE) nos Centros de Distribuição, trazendo excelentes resultados. Prova disso é a redução de 39% em perda de manuseio no estoque no comparativo com 2016 e o aumento de 20% da produtividade operacional.

Já em Distribuição, a entrega das equipes deu um salto. De que forma? Com o uso do Processo Evolutivo de Roteirização (PROER), que potencializa na organização das rotas dos caminhões, refletindo em maior produtividade e redução do índice de retorno.

2º LUGARNO PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS 2017 EM GESTÃO E PROCESSOS PELO MOVE

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

EXPEDIÇÃO

39% DE ECONOMIA COM A REDUÇÃO EM PERDA DE MANUSEIO NO ESTOQUE

20%DE AUMENTO NA PRODUTIVIDADE OPERACIONAL

SEGURANÇA NA FROTA

É de extrema importância que, diariamente, todos os condutores de caminhões de entrega, motocicletas e carros leves respeitem a legislação de trânsito vigente e executem as atividades com segurança. Pensando nisso, o Programa Segurança na Frota chega com uma metodologia estruturada de processos e ações que auxiliam na gestão diária de prevenção.

DISTRIBUIÇÃO

25

Page 26: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

2017 EM UMA FRASE

A DIRETORIA DE DISTRIBUIÇÃO DE BEBIDAS TEVE UM ANO MARCADO PELA REESTRUTURAÇÃO DA ÁREA E JÁ COLHE BONS FRUTOS DESSAS MUDANÇAS.

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

METAS E EXPECTATIVAS PARA 2018

CONTINUAR COM FOCO NA PRODUTIVIDADE E CONSOLIDAÇÃO DOS PROCESSOS JÁ IMPLEMENTADOS

FINALIZAR AS FASES UM E DOIS DO PROGRAMA SEGURANÇA NA FROTA

ALCANÇAR UM MELHOR RESULTADO EM DISPONIBILIDADE E EM CONFIABILIDADE COM O NOVO MODELO DE GESTÃO DE MANUTENÇÃO DA FROTA

26

Page 27: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

A CAPACIDADE DE SE REINVENTAR

O time Comercial da Divisão de Bebidas também foi reestruturado para atender a uma necessidade de abrangência em vendas mais focada. Com isso, nascem duas diretorias regionais: a Amazônia Oriental, que tem, em seu guarda-chuva, os Estados do Pará e do Amapá e os Distribuidores de Áreas (DAs) de todo o Grupo Simões, e a Amazônia Ocidental, com os Estados do Amazonas, de Roraima, de Rondônia e do Acre, além do atendimento, por meio das televendas, de toda a região de atuação do Grupo Simões.

Desde o início do ano, a área Comercial da Amazônia Ocidental trabalhou intensamente para recuperar o desempenho da unidade de Manaus (AM) e continuará seguindo essa estratégia em 2018. Além disso, a equipe implantou o Programa Decola, que consiste em uma ação de preço para melhorar o desempenho das embalagens PET 2L em uma amostragem específica de clientes, nos quais obtivemos sucesso.

No mais, a diretoria incrementou o número de clientes alcançados pelo sistema de atendimento a pedidos digitais do Electronic Data Interchange (EDI), ferramenta que permite ao time importar os pedidos realizados pelo site do Mercador e gerá-los dentro do Sistema do Grupo Simões (SIGS). Por fim, é possível exportar as notas fiscais geradas, resultando em mais agilidade e precisão nos processos comerciais.

2017 EM UMA FRASE

A DIRETORIA COMERCIAL DE AMAZÔNIA OCIDENTAL SE REINVENTOU E, COM DETERMINAÇÃO, SUPEROU AS DIFICULDADES APRESENTADAS NO ANO PASSADO.

COMERCIAL DA AMAZÔNIA OCIDENTAL

27

Page 28: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

PROJETOS QUE DÃO CERTO

O ano de 2017 também foi desafiador para a Diretoria Comercial da Amazônia Oriental. Com o planejamento de vendas em mãos para os Estados do Pará e do Amapá e para os Distribuidores de Áreas (DAs) de todo o Grupo Simões, a equipe trabalhou focada para alcançar bons resultados. E conseguiu!

Com o objetivo de capturar o potencial de vendas do interior do Pará, a empresa revisou o seu modelo de atendimento, atuando em duas grandes frentes: assumindo áreas anteriormente atendidas por Distribuidores Autorizados e trabalhando na melhoria da gestão de processos, visando crescer em volume e rentabilidade.

PRÊMIO DE MELHOR FRANQUIAATÉ 15 MIL PONTOS DE VENDAS (PdVs) PARA UNIDADE DE BELÉM NA COPA DE EXECUÇÃO DO SISTEMA COCA-COLA BRASIL

CONSOLIDAR OS RESULTADOS DO TRABALHO INICIADO EM 2017 NA UNIDADE DE MANAUS

IMPLEMENTAR A NOVA ESTRATÉGIA COMERCIAL, QUE LEVA EM CONTA PREÇO E OCASIÃO DE CONSUMO NO MERCADO, CONHECIDA COMO OBPPC

METAS E EXPECTATIVAS PARA 2018

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

COMERCIAL DA AMAZÔNIA ORIENTAL

28

Page 29: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

METAS E EXPECTATIVAS PARA 20182017 EM UMA FRASE

MESMO COM UM ANO DESAFIADOR EM FUNÇÃO DO CENÁRIO MACROECONÔMICO, O TIME DE AMAZÔNIA ORIENTAL CONSEGUIU AVANÇAR, DE FORMA ESTRUTURADA, EM SEU MODELO DE IDA AO MERCADO, RESGUARDANDO A LIDERANÇA ABSOLUTA EM REFRIGERANTES E MANTENDO UM ALTO NÍVEL DE EXECUÇÃO NOS PdVs. ESSES FATORES, ALIADOS A UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CONSISTENTE E DIRECIONADO, IRÃO GARANTIR O ATINGIMENTO DAS METAS EM 2018.

CONSOLIDAR O PROJETO IDA AO INTERIOR, ASSUMINDO A OPERAÇÃO EM TODAS AS ÁREAS PREVISTAS E IMPLEMENTANDO A MELHORIA DOS PROCESSOS EM TODAS AS ÁREAS OPERADAS POR DISTRIBUIDORES AUTORIZADOS

EXECUTAR COM EXCELÊNCIA O PLANEJAMENTO ANUAL, GARANTINDO O ATINGIMENTO DAS METAS DE VOLUME, RECEITA, RENTABILIDADE E MARKET SHARE

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

29

Page 30: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

UM PRODUTO NACIONALDE MARCA GLOBAL

Entre os destaques de 2017 dentro na Divisão de Bebidas, o Sistema Coca-Cola Brasil trouxe uma série de novidades para o mercado, como a ampliação do portfólio de produtos, a renovação de embalagens e a reformulação de sabores, em especial o mix de produtos zero açúcar, que, agora, estão ainda mais próximos dos diversos perfis de consumidor. Em suma, todos os lançamentos do último ano contribuíram para o fortalecimento da marca no Brasil e, consequentemente, buscaram um aumento das vendas.

O ano começou com o lançamento da campanha global da marca Coca-Cola “One Brand Strategy”, com as novas identidades visuais das marcas Coca-Cola Regular, Zero e Stevia. Seguindo com destaque no primeiro semestre, o Sistema lançou a Fanta Guaraná para responder às demandas do consumidor desse sabor, afinal de contas, o segmento representa 36% na Região Norte, quase o dobro em relação ao restante do Brasil. Para o lançamento, a embalagem do produto veio com o selo “100% Guaraná do Amazonas” e recebeu todo o suporte em marketing do Sistema Coca-Cola Brasil, com uma campanha 360º com mídia em TV, digital e promoções no Pontos de Vendas (PdVs) com sampling do novo sabor.

Também dentro da estratégia de “Low Cal”, o Sistema apresentou para o mercado uma nova versão da Coca-Cola Zero, que agora se chama Coca-Cola Zero Açúcar. Além disso, as marcas Sprite e Schweppes Citrus lançaram novas formulações, passando a ser sem açúcar.

LANÇAMENTOS SEM AÇÚCAR

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

Coca-Cola Zero Açúcar

Sprite Sem Açúcar

Schweppes Citrus Sem Açúcar

Fanta Laranja*

Fanta Uva*

TRADE & MKT

* com 25% de redução de açúcar

30

Page 31: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

PÚBLICO CERTEIROEm 2017, a aquisição da marca AdeS, bebidas à base de soja, contribuiu para expansão dessa categoria para o nosso portfólio. Líder no mercado, AdeS tem um público seletivo e fiel, o que nos faz ter um cuidado especial para mantê-los e, em médio prazo, alavancar ainda mais a posição de liderança, expandindo as nossas plataformas de bebidas para a América Latina. No mais, o Del Valle Nutri teve alteração em sua fórmula, recebendo adição das vitaminas C e A, além de zinco.

Outra novidade que chegou para atender ao público foi a mudança do tamanho de algumas embalagens. No quesito estratégico, a alteração pretende ganhar em valor agregado e ajudar os consumidores a fazer as escolhas certas, mais convenientes, e tornando mais fácil controlar o açúcar.

Falando ainda de novidades, foram lançados os sabores Lo-Carb, Zero Ultra, Assault e Juice para Monster Energy no Brasil inteiro e a garrafa de 600ml da cerveja Amstel nos Estados do Amazonas e do Pará.

CONFIRA AS NOVIDADES DO SISTEMA COCA-COLA BRASIL EM PRODUTOS, EMBALAGENS E SABORES:

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

NOVOS PRODUTOS• AdeS• Del Valle Nutri

NOVAS EMBALAGENS• Latas 220ml e 310ml• Del Valle lata 290ml• Del Valle 100%, embalagem

300ml e PET 1L• Chá Matte Leão 1L

NOVOS SABORES• Fanta Guaraná• Monster Energy Lo-Carb,

Zero Ultra, Assault e Juice

31

Page 32: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

AMOR PELA MARCANo segundo semestre, a campanha nacional “Coca-Cola – Junte e Troque” movimentou os consumidores do Brasil todo, incentivando a compra das embalagens retornáveis (vidro eRefpet). No mais, o quinto ano do Coca-Cola Anime Jungle, evento direcionado ao público teen de Manaus (AM), foi realizado com muita cultura pop asiática e diversão. E, no fim do ano, o Natal, mais uma vez, foi abrilhantado com ações de amor pela marca em espaços públicos, como o evento que ocorreu dentro Shopping Manaus Via Norte, localizado na capital manauara.

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

Em cervejas, destaque para as ações de Heineken que ocorreram ao longo do ano. Em março, um grupo de clientes especiais foi convidado para participar do St. Patrick’s Day. Já na final da Liga dos Campeões da UEFA de 2016/2017, 150 pessoas assistiram à partida entre Real Madrid e Juventus no camarote todo estilizado da marca Heineken, na Arena da Amazônia, em Manaus.

32

Page 33: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

2017 EM UMA FRASE

A ÁREA DE TRADE & MARKETING AGIUCOM MUITA CAUTELA NO ÚLTIMO ANO, FOCANDO NAS PRINCIPAIS ATIVIDADESE NOS LANÇAMENTOS DE NOVOS PRODUTOS E CATEGORIAS. TAMBÉM BUSCOU GARANTIR A MELHORIANA GESTÃO DOS PROCESSOS DA ÁREA.

TOP 4FABRICANTESNA COPA DE EXECUÇÃO COCA-COLA

PRÊMIO DE

MELHOR MERCEARIA BRASIL NA COPA DE EXECUÇÃO PARA O GRUPO SIMÕES

1º LUGAR NO PRÊMIO AMAZONENSE DE PROPAGANDA E MARKETING NA CATEGORIA LEMBRANÇA DO CONSUMIDOR

O PROGRAMA END TO END DO SISTEMA COCA-COLA BRASIL FOI CERTIFICADO NO PROCESSO DE GESTÃO DE GELADEIRAS COM NOTA DE 80%

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

33

Page 34: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

METAS E EXPECTATIVAS PARA 2018

RETOMAR O CRESCIMENTO DA DIVISÃO DE BEBIDAS POR MEIO DAS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DO NEGÓCIO: RETORNÁVEIS, 2L, GUARANÁS, CONSUMO IMEDIATO E NÃO CARBONATADOS (STILLS)

IMPLEMENTARAS ESTRATÉGIAS DE PREÇOS PARA ATINGIR O CONSUMIDOR COM O PREÇO ADEQUADO

AUMENTAR A RENDA PER CAPITA NO INTERIOR DA REGIÃO NORTE COM FOCO NOS ESTADOS DO PARÁ E RONDÔNIA

EXPANDIR O PARQUE DE NOVAS GELADEIRAS COCA-COLA NO MERCADO, INSTALANDO MAIS 5 MIL NOVOS EQUIPAMENTOS

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

34

Page 35: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

DIVISÃO DE VEÍCULOS

ACELERA CRESCIMENTO!Após alguns anos de queda nas vendas, a Divisão de Veículos teve um ano com discreto crescimento de volume, mas grandes ganhos em rentabilidade e margem. E como isso foi possível? Preparando-se todo esse tempo para realizar boas entregas e alcançar ótimos resultados financeiros. A seguir, veja algumas ações que foram primordiais para a obtenção do sucesso dentro das concessionárias Murano Veículos e Shizen Veículos, ambas localizadas em Manaus (AM).

Uma das iniciativas estratégicas que tomou forma no ano passado está vinculada ao mercado de veículos seminovos, que ganhou importância nos últimos tempos por conta da crise econômica. Para aumentar a assertividade nas vendas, a Divisão implantou o Auto Avaliar, um software de avaliação e leilão de carros que permite maior abrangência na comercialização dentro do Brasil. No fim, a ação resultou em um número maior de negócios rentáveis e de clientes mais satisfeitos, com a relação de vendas sobre os veículos novos aumentando de 72% para 74%.

Outro software que chegou para melhorar o desempenho da Divisão de Veículos foi o Intelligent Supply (IS), cuja finalidade é otimizar a aquisição de peças e, consequentemente, reduzir o capital investido na compra. Dessa forma, os itens mais usados ficam pouco tempo em estoque, enquanto os menos utilizados são adquiridos apenas sob demanda. O resultado? Redução de 10% do capital em estoque, melhorando, de forma significativa, a geração de caixa.

A consolidação do modelo de Orçamento Matricial, alocando somente recursos em níveis adequados, contribuiu diretamente para um crescimento de 20% na margem operacional, gerando um excelente ganho para toda a Divisão. No mais, foram realizados investimentos no desenvolvedor de mídias sociais com foco nas páginas de Instagram e Facebook, que alcançaram ótimos resultados de curtidas nas páginas: um aumento de 114% e 9% respectivamente. Também foram impulsionados os vídeos das marcas, atingindo 223 mil visualizações em 2017.

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

35

Page 36: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

UMA EMPRESA FEITA DE PESSOASO investimento em desenvolvimento de pessoal seguiu em velocidade constante. Como de costume, no início do ano, ocorreu a capacitação dos colaboradores com treinamentos e orientações, sempre focando em processos. O resultado? Evolução na consistência dos processos e na produtividade individual.

PORTFÓLIO ATUALIZADOO mercado de veículos reverteu a tendência de queda em 2017, e o crescimento em Manaus (AM) foi maior em relação ao restante do Brasil. Além da comercialização de seminovos, o destaque vai para as vendas diretas a pessoas jurídicas (empresas), que pegaram uma boa fatia do mercado. Conheça os modelos da Fiat e da Honda que chegaram no último ano:

Fiat Argo – Após lançar Toro e Mobi, a Fiat apresentou mais uma novidade ao mercado: o Argo. Moderno e seguro, o veículo alia design, preço competitivo, custo-benefício e tecnologia de ponta, fruto da fusão com a Chrysler em 2014;

Honda WR-V – Com o objetivo de ocupar uma lacuna no mercado que existia entre o Fit e o HR-V, o WR-V combina versatilidade e aproveitamento de espaço em uma carroceria compacta de SUV. Com um bom custo-benefício, o modelo contribuiu muito para o crescimento da Honda em 2017, com ótimas margens de lucro e, melhor, gosto popular.

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

36

Page 37: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

10%DE REDUÇÃO DO CAPITALEM ESTOQUE DE PEÇASPARA VEÍCULOS

20%DE AUMENTONA MARGEM

223 MILVISUALIZAÇÕESNOS VÍDEOS DAS MARCAS NAS REDES SOCIAIS

PRATA NO PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS,EM PROCESSOS NO COMÉRCIO PARA A MURANO VEÍCULOS

CERTIFICAÇÃOEM WORLD CLASS DEALER (WCD) PROCESSOS PARA A MURANO VEÍCULOS

CERTIFICAÇÃO 4H DA HONDA PARA A SHIZEN VEÍCULOS

SEIS DOS DEZ MELHORES PROFISSIONAIS EM VENDAS DE CONSÓRCIOS DO BRASIL ESTÃO NA DIVISÃO DE VEÍCULOS

2017 EM UMA FRASE

A DIVISÃO DE VEÍCULOS ESTÁ SURFANDO NA ONDA DA RETOMADA, MAS SOMENTE QUEM ESTÁ PREPARADO CONSEGUE TER MELHOR PROVEITO DELA. NO PAÍS INTEIRO, 15% DAS CONCESSIONÁRIAS FECHARAM AS PORTAS EM 2017, PORÉM NÓS PERMANECEMOS EM PÉ, NA PRANCHA.

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

37

Page 38: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

METAS E EXPECTATIVAS PARA 2018

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

ANALISAR BEM AS MARGENS E TRABALHAR AS DESPESAS, ASSEGURANDO LUCRO LÍQUIDO, GERAÇÃO DE CAIXA E VALOR PARA OS ACIONISTAS

FOCAR EM PESSOAS, ESPECIFICAMENTE, NAS OPORTUNIDADES DE MELHORIAS IDENTIFICADAS NA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2017

MUDAR O SISTEMA OPERACIONAL PARA MELHORAR O APOIO ÀS CONCESSIONÁRIAS, AUMENTANDO OS GANHOS DE VELOCIDADE COM FOCO NA OPERAÇÃO E EM VENDAS

ESTRUTURAR AS ÁREAS DE CONTATOS COM O CLIENTE, BUSCANDO AUMENTAR O FLUXO DE LOJA, E DE CONSÓRCIO, QUE PRECISA DE UMA GESTÃO INDEPENDENTE PARA CRESCER

38

Page 39: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

DIVISÃO DE GASES

COM TODO GÁS

Mesmo impactada pela perda de volume, a Divisão de Gases conseguiu assegurar a gestão de caixa para enfrentar o cenário desafiador da economia brasileira.

Por esse motivo, em 2017, a Divisão fez uma excelente gestão de despesas e sustentou os preços mais competitivos. Além disso, foi possível consolidar o Plano de Produtividade Fabril (PPF), que pretendia manter o custo dentro do Orçamento Matricial. No mais, alguns equipamentos tiveram upgrades, e toda a liderança recebeu treinamento em gestão financeira, o qual contribuiu para o amadurecimento profissional dos gestores. Por fim, a equipe trabalhou com muito gás para cumprir as suas iniciativas estratégicas de prospectar novos clientes, reduzindo despesas e conseguindo minimizar os impactos financeiros.

2º LUGARPARA CARBOMAN MATRIZ

E 3ª LUGARPARA CARBOMAN BELÉM NO PRÊMIO DE MELHORES FORNECEDORAS DE CO2 DO SISTEMA COCA-COLA BRASIL

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

39

Page 40: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

2017 EM UMA FRASE

PARA A DIVISÃO DE GASES, 2017 FOI UM ANO DE SUPERAÇÃO DAS ADVERSIDADES QUE SURGIRAM DEVIDO AO MOMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO.

METAS E EXPECTATIVAS PARA 2018

GARANTIR O CUMPRIMENTO DO ORÇAMENTO DA DIVISÃO DE GASES

CRESCERO VOLUME DE VENDAS GRADATIVAMENTE, ACOMPANHANDO O AQUECIMENTO DO MERCADO

ASSEGURARO LUCRO LÍQUIDO E OS DEMAIS INDICADORES

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

40

Page 41: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

DIRETORIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

A CONSOLIDAÇÃO DO TRABALHO

Seguindo os ajustes estruturais ocorridos no Grupo Simões em 2017, a Divisão de Serviços Compartilhados (DSC) passou a se chamar Diretoria Administrativa e Financeira (DAF). Com grandes mudanças, vêm grandes responsabilidades, e, mais do que nunca, todos os colaboradores estavam prontos para dedicar tempo e trabalho, a fim de alcançar o objetivo maior: dar passos importantes em direção ao futuro.

Foi exatamente isso que aconteceu no último ano: depois de muita dedicação, a área alcançou excelentes resultados. Prova disso foi a melhoria nos processos que garantem

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

a Governança Corporativa que alterou o seu escopo de trabalho por meio de boas práticas em processos, em atuação de contingência jurídica e em gestão financeira.

A DAF também finalizou um trabalho que vinha sendo desenvolvido desde 2016, a melhoria na gestão de caixa. Junto com uma consultoria especializada, a Diretoria

trabalhou de forma consistente em três pontos: na análise e verificação de todas as contas e despesas da empresa, na liberação e distribuição de valores para os acionistas e na criação de uma cultura financeira efetiva dentro do Grupo Simões. A implementação de um acordo patrimonial também se tornou realidade, assim como a gestão de ativos imobilizados.

41

Page 42: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIOA Diretoria trabalhou com afinco em planejamento, tendo como principais destaques a recuperação de créditos tributários e a viabilização de um projeto pela Lei do Bem, a qual cria a concessão de isenções fiscais às pessoas jurídicas que realizam pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica.

Já em Atendimento, a DAF superou a meta de acesso à informação e à velocidade de fechamento de Ordens de Serviços (OSs), atingindo 93% – o objetivo era alcançar 85%. E isso só foi possível porque o trabalho foi intenso. Atualmente, só os casos excepcionais não são resolvidos no mesmo dia, pois tudo o que é programado, a equipe finaliza.

TRABALHO EM EQUIPEApesar da crise econômica que o Brasil enfrentou nos últimos dois anos, a DAF vem conquistando muitas vitórias, e isso se deve a algo fundamental: preparação. Como assim? A equipe se preparou para passar por esse momento, sempre buscando as melhores ferramentas e estratégias para gerir os processos e as pessoas.

Um ponto de destaque é que grande parte da liderança é muito jovem e nunca havia passado por uma crise econômica antes. Por isso, foi fundamental alinhar a visão apurada dos colaboradores mais novos à experiência dos mais velhos. Com a proximidade, os valores e os alicerces muito bem estruturados, a Diretoria obteve excelentes resultados.

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

93% É O ÍNDICE DE ATENDIMENTO DAS OSS, SUPERANDO A META DE 85%

42

Page 43: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

2017 EM UMA FRASE

A DIRETORIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA TEVE UM ANO DE CONSOLIDAÇÃO, POIS FOI POSSÍVEL COLHER TODOS OS FRUTOS DO QUE FOI PLANTADO ATÉ O MOMENTO. PORTANTO, 2017 FOI UM ANO DE RESULTADOS!

METAS E EXPECTATIVAS PARA 2018

IMPLEMENTAR OS SISTEMAS TECNOLÓGICOS MES PARA GERENCIAR AS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO E ESTABELECER CONEXÃO DIRETA ENTRE PLANEJAMENTO E CHÃO DE FÁBRICA, SFCOKE, ADECOKE E SAS

AUXILIAR NO PROJETO DO OPERADOR LOGÍSTICO E NA TERCEIRIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO DE FROTA

REDUZIR OS CUSTOS DE MELHORIA CONTÍNUA E DO CONTROLE DE ATIVOS QUE É COMPRADO NO MERCADO

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

43

Page 44: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

REESTRUTURAR A ÁREA DE SUPRIMENTOS NÃO PRODUTIVOS

TRABALHAR COM OS PARÂMETROS FISCAIS, SEMPRE BUSCANDO NOVAS OPORTUNIDADES

IMPLEMENTAR UM PLANO DE SEGURANÇA PARA AS FÁBRICAS

REVISAR A GESTÃO DE CONTAS A RECEBER, DESENVOLVENDO O LIMITE DE CRÉDITO DOS CLIENTES E TENTANDO ELIMINAR O MÁXIMO POSSÍVEL DAS INADIMPLÊNCIAS

AUMENTAR O PRAZO DOS FORNECEDORES

RESGATARO CHECK LIST,QUE É UM DOS PILARESDA GOVERNANÇA CORPORATIVA, PARA TODO COLABORADOR SABER, EXATAMENTE, QUAL ATIVIDADE PRECISA SER REALIZADA

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

44

Page 45: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E ORGANIZACIONAL

A CONSTRUÇÃO DE SOLUÇÕES POSITIVAS

O equilíbrio entre a produtividade dos colaboradores e o clima de trabalho favorável, no qual são considerados fortemente a capacitação e o desenvolvimento profissional, a adequação da estrutura organizacional, os recursos e os sistemas para a realização das atividades, os aspectos preventivos de segurança e o relacionamento positivo no ambiente de trabalho, é – e sempre será – um dos objetivos do Grupo Simões. Mas, como é possível alcançá-lo? A Diretoria de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) investiu esforços para este objetivo.

Em 2017, mais uma vez, foi realizada a Pesquisa de Clima Organizacional junto dos colaboradores, com a intenção de verificar a percepção sobre as práticas da companhia e o ambiente organizacional. Obtivemos o melhor resultado desde a primeira aplicação da pesquisa: 81% dos colaboradores aderiram à pesquisa voluntariamente, e desse montante, 74% possui uma visão positiva das relações e do ambiente de trabalho. Dessa forma, o Grupo Simões

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

entra para o seleto time de 25% das empresas com um bom clima para trabalhar no Brasil. Além disso, destaque para as divisões de Veículos e de Gases, que superaram o resultado geral, ficando com um índice acima de 80% de favorabilidade.

Ao longo de 2018, a área irá trabalhar em conjunto com as lideranças nas oportunidades de melhorias identificadas nos grupos foco, uma amostragem de colaboradores que tem o objetivo de debater os resultados, entendê-los e fornecer subsídios para a construção dos Planos de Ação.

Apesar da instabilidade política e econômica, o Grupo Simões buscou alternativas para o equacionamento das operações e maior proximidade dos colaboradores, pois, agora, todos entendem melhor sobre o negócio e estão mais engajados para construir, juntos, as soluções positivas.

45

Page 46: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

82% DAS VAGAS ABERTAS FORAM PREENCHIDAS NO PRAZO

8.214 MIL CURRÍCULOS FORAM CADASTRADOS EM NOSSO BANCO DE DADOS, TOTALIZANDO

73.332 MIL DOCUMENTOS E UM AUMENTO

DE 21%

OPORTUNIDADES INTERNAS

44% DAS POSIÇÕES DISPONÍVEIS INTERNAMENTE FORAM PREENCHIDAS PELO PROCESSO DE APROVEITAMENTO DE COLABORADORES, IMPULSIONANDO O CRESCIMENTO PROFISSIONAL E A MOTIVAÇÃO

SEIS DOS 12 MEMBROSDA ALTA DIREÇÃO CHEGARAM AO CARGO PELO PROGRAMA DE APROVEITAMENTO INTERNO

CAPACITAÇÃO

APROXIMADAMENTE

R$ 1 MILHÃO INVESTIDOS EM CAPACITAÇÃO, REPRESENTANDO

90% DO TOTAL DA BASE TREINADA, OU SEJA,

3.011 COLABORADORES, O QUE GARANTIU PROCESSOS MAIS ESTÁVEIS E MENOR ÍNDICE DE RETRABALHOS

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

46

Page 47: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

EMPRESA SEGURA, PESSOAS SEGURASCom a busca constante da meta de zero acidente, o Programa de Gestão de Segurança por Comportamento (PGSC), o Segurança no Ato, continuou atuante em ações de prevenção que buscaram a redução do índice de acidentes nos ambientes internos e externos da empresa, com resultados positivos. Estamos evoluindo na gestão de saúde e segurança dos nossos colaboradores, e alguns dados provam isso, como a redução de 12% no total de acidentes no ambiente de trabalho.

PRATA NO PRÊMIO SER HUMANO DE RH, NA CATEGORIA GESTÃO DE PESSOAS - ADMINISTRAÇÃO PELO PROGRAMA DE SEGURANÇA NO ATO

TROFÉU EMPRESA SAUDÁVEL 2017 NA CORRIDA E CAMINHADA DO SESI PARA O GRUPO SIMÕES

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

AS FÁBRICAS DE PORTO VELHO E BOA VISTA

FORAM PREMIADAS POR ALCANÇAREM A MELHOR PERFORMANCE DO SEGURANÇA NO ATO, ATINGINDO RESULTADO ACIMA DA META

47

Page 48: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

METAS E EXPECTATIVAS PARA 2018

IMPLANTAR COM ÊXITO AS OPORTUNIDADES IDENTIFICADAS NA PESQUISA DE CLIMA 2017, FAVORECENDO AINDA MAIS O ENGAJAMENTO DOS COLABORADORES

TRABALHAR NO CONTÍNUO APRIMORAMENTO DAS LIDERANÇAS

CONTINUAR INVESTINDO EM TREINAMENTO E EM DESENVOLVIMENTO E CONTINUAR OPORTUNIZANDO CRESCIMENTO DE CARREIRA EM TODOS OS NÍVEIS FUNCIONAIS

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

2017 EM UMA FRASE

A DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E ORGANIZACIONAL TEVE UM ANO COM MUITOS RESULTADOS POSITIVOS, MAS QUE EXIGIU UMA DINÂMICA DIFERENTE PARA OPERAR E RESPONDER AOS DESAFIOS IMPOSTOS PELA REALIDADE DO BRASIL.

48

Page 49: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

NOVOS NEGÓCIOSMAIS UM PASSO PARA A CRIAÇÃO DA DIVISÃO DE LOGÍSTICA

Investir em grandes projetos, com contratos complexos e cifras altas, exige um planejamento minucioso de qualquer empresa. Aqui, no Grupo Simões, a Divisão de Novos Negócios sabe muito bem disso e está apresentando excelentes resultados. Em abril de 2017, deu mais um passo para a criação da Divisão de Logística: obteve a Licença de Instalação (LI), permitindo o início da construção das obras do Terminal Portuário Novo Remanso (TPNR), a ser gerida pela nova Divisão.

A partir da LI, um grande movimento em torno do projeto foi realizado, como a revisão do plano de negócios por meio de uma consultoria especializada, a contratação dos estudos executivos necessários para iniciar as obras e a busca de cargas.

Por fim, seguindo a estratégia já traçada, o Grupo Simões irá focar, inicialmente, no desenvolvimento de dois terminais dentro do TPNR: o Terminal de Granéis Sólidos Agrícolas (TGSA) e o Terminal de Granéis Líquidos (TGL). O TGSA irá movimentar as cargas de soja e de milho das regiões produtoras dos Estados de Mato Grosso e de Rondônia. Já o TGL irá focar em combustíveis, como óleo diesel e gasolina, servindo de transbordo para o abastecimento da Amazônia Ocidental.

NOSSAS REALIZAÇÕES EM 2017 E PERSPECTIVAS PARA 2018

49

Page 50: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura
Page 51: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

NOSSAS PESSOAS

A DIVERSIDADE NO TRABALHO

A sociedade é composta por pessoas de diversas origens, crenças, etnias, classes sociais, orientações sexuais, etc. Valorizar essa diversidade é uma das palavras de ordem no Grupo Simões, afinal de contas, respeito é um dos valores do “Nosso Jeito de Ser”. Além disso, entender a importância da inclusão no mundo corporativo significa apostar em enriquecimento cultural. Mais do que isso: significa compreender que, quando todos os colaboradores estão juntos em um único propósito, compartilhando ideias e visões múltiplas, o crescimento é mais certeiro, e o aprendizado, mais rico.

3.473 COLABORADORES INTEGRAM AS TRÊS DIVISÕES E ÁREAS DE APOIO DO GRUPO SIMÕES

CONFIRA ALGUNS DADOS SOBRE AS PESSOAS QUE FORMAM O GRUPO SIMÕES:

SEIS DOS 12 MEMBROS DA ALTA DIREÇÃO CHEGARAM AO CARGO POR MEIO DO APROVEITAMENTO INTERNO

44% DAS POSIÇÕES DISPONÍVEIS EM 2017 FORAM PREENCHIDAS POR APROVEITAMENTO INTERNO

51

Page 52: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

280 LÍDERESGEREM AS NOSSAS OPERAÇÕES

155 PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PcDs) TRABALHAM NO GRUPO SIMÕES E NOS AJUDAM NA BUSCA POR UM AMBIENTE INCLUSIVO

Além disso, a capacitação dos colaboradores é uma premissa do Grupo Simões.

TREINAMENTOS

90% DA BASE DE COLABORADORES FOI TREINADA NO ÚLTIMO ANO

R$ 1 MILHÃOFOI INVESTIDO PELO GRUPO SIMÕES EM CAPACITAÇÃO EM 2017

SEGURANÇAEstamos evoluindo na gestão de saúde e de segurança dos nossos colaboradores. Em 2017, reduzimos em 12% o total de acidentes e em 28% os acidentes com afastamento. Além disso, não registramos nenhum acidente com vítima fatal.

12% DE REDUÇÃO TOTAL DE ACIDENTES

28% DE REDUÇÃO DE ACIDENTES COM AFASTAMENTO

NOSSAS PESSOAS

52

Page 53: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura
Page 54: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

NOSSAS AÇÕES POR UM MUNDO MELHOR

FRUTOS PARA TODA VIDA

Estar presente na comunidade é um compromisso do Grupo Simões, pois acreditamos que o potencial do negócio só é explorado de fato quando ele ultrapassa os limites da produção fabril para cuidar das pessoas que aqui trabalham, do ambiente onde estamos instalados e da sociedade que nos cerca. Por isso, é necessário sempre manter um bom diálogo com a comunidade, e isso o Grupo Simões faz muito bem, desenvolvendo diversas ações sociais e ambientais por um mundo melhor.

Confira, a seguir, as iniciativas que fizeram a diferença em 2017.

AMBIENTALEconomia de águaO consumo de água por litro de bebida produzida caiu drasticamente no último ano: 320 milhões de litros de água, representando 25% do total utilizado nas unidades fabris. De que forma? Com estratégias de reaproveitamento nos processos produtivos e não produtivos, utilização de torneiras automáticas em pias e campanhas de conscientização, fazendo com que o Grupo Simões atingisse altos níveis de economia.

25%

DE REDUÇÃO DE USO DE ÁGUANAS UNIDADES FABRIS, REPRESENTANDOUMA ECONOMIA DE

320

MILHÕES DE LITROS POR ANO

A QUANTIDADE DE ÁGUA ECONOMIZADA É SUFICIENTE PARA ABASTECER19.425 FAMÍLIAS COM CINCO FILHOS POR UM MÊS (UMA PESSOA CONSOME 110 LITROS DE ÁGUA POR DIA, SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS) OU TODAS AS CASAS DE MANAUS POR UM DIA (CADA PESSOA NA CAPITAL CONSOME 165 LITROS DE ÁGUA POR DIA, SEGUNDO O SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOBRE SANEAMENTO)

54

Page 55: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

RECICLAGEM

75% DOS RESÍDUOS GERADOS NO GRUPO SIMÕES FORAM RECICLADOS, UM TOTAL DE 2.525.401 KG

SOCIAL

Prato PopularO Grupo Simões mantém o sucesso do projeto Prato Popular, uma parceria entre o Governo do Estado do Pará e o Sistema Coca-Cola Brasil. A iniciativa oferece almoço de qualidade para a população de baixa renda por apenas R$ 2.

R$ 426 MIL INVESTIDOS MAIS DE 74 MIL REFEIÇÕES

OFERECIDAS NO ANO

NOSSAS AÇÕES POR UM MUNDO MELHOR

55

Page 56: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

Natal de Alegria

Em 2017, o formato da campanha voluntária de Natal mudou para impactar, de forma mais efetiva, a participação de todos, e, a partir de agora, são os próprios colaboradores que indicam as instituições de assistência social que poderão ser atendidas. Com foco nas crianças, os locais são analisados e selecionados por um time de DHO. Após essa etapa, cada colaborador pode adotar uma cartinha para atender ao pedido de uma criança.

1.200 BRINQUEDOS ARRECADADOS

E ADOÇÃO DE TODAS DAS CARTINHAS EM APENAS TRÊS DIAS DE CAMPANHA

Círio de Nazaré

Uma tradição de mais de uma década, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré ocorre em outubro, em Belém (PA), e é uma das maiores manifestações religiosas do mundo, reunindo multidões de devotos. Tradicionalmente, o Grupo Simões patrocina o evento por meio da marca Belágua, que, há 14 anos, elabora um rótulo temático com uma ilustração da santa.

CERCA DE 700 PESSOAS, ENTRE COLABORADORES E MORADORES DA COMUNIDADE, PARTICIPARAM DA 14ª EDIÇÃO DA MISSA CAMPAL, REALIZADA EM SETEMBRO, NA FÁBRICA DE BELÉM

Divulgação / Creche do Betinho

56

Page 57: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

Coletivo Jovem

Focado na capacitação profissional de jovens manauaras entre 15 e 25 anos, três coletivos jovens oferecem diversos cursos em comunicação, marketing e produção de eventos. Confira:

• Comunicação e Tecnologia: Apresentando as ferramentas para planejar e produzir a comunicação externa dos estabelecimentos em diferentes meios (impresso, eletrônico e virtual), essa trilha é um instrumento para aproximar as pessoas dos bens, dos serviços ou das experiências de que cada um necessita. São explanadas diversas estratégias de comunicação, como o uso de aplicativos, a distribuição de folhetos e a colocação de banners;

• Marketing e Vendas: Visto muitas vezes apenas como o ato de fazer propaganda e divulgar marcas e produtos, o participante desta trilha conhece o marketing como ferramenta básica para o sucesso de atividades comerciais e não comerciais, planejando estratégias para que um produto ou uma ideia conquiste o consumidor e seja bem-sucedido;

• Produção de Eventos: O participante dessa trilha aprende que eventos são um negócio produtivo feito por gente séria, organizada e responsável. Lá, é mostrado como planejar, fazer o orçamento e produzir eventos de vários tipos, como culturais, esportivos, educativos, comerciais e comemorativos. Os jovens também são apresentados aos diversos perfis profissionais e às suas respectivas oportunidades de trabalho nos eventos.

3 COLETIVOS FORAM APOIADOS PELO INSTITUTO COCA-COLA BRASIL E PELO GRUPO SIMÕES

1.649 JOVENS SE FORMARAM

PELOS COLETIVOS, REPRESENTANDO 92% DO TOTAL DE INSCRITOS EM 2017

57

Page 58: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura

12 PARCEIROS APOIAM O PROJETO COM OFERECIMENTO DE VAGAS PARA PROCESSOS SELETIVOS

505 JOVENS FORMADOS FORAM ENCAMINHADOS PARA PROCESSOS SELETIVOS COM OS PARCEIROS DO PROJETO

INTERNO

Inclusão é o caminho

Continuando na busca por um ambiente inclusivo, em 2017, a empresa trabalhou com 155 Pessoas com Deficiência (PcDs). Apesar de ser uma obrigação legal, foi possível inserir esses profissionais em diversas áreas do Grupo Simões (Administrativo, Comercial, Industrial, etc.), além de desenvolver, nos outros colaboradores, a percepção da importância de trabalhar num ambiente inclusivo.

155 PcDs FORAM EMPREGADAS NO ÚLTIMO ANO PELO GRUPO SIMÕES

58

Page 59: SUMÁRIO · SÍMBOLO AMAZÔNICO A castanheira-do-brasil é uma das árvores mais imponentes da Floresta Amazônica, podendo alcançar até 50 metros de altura