smc atende entidades médicas ministério da educação · 2018-06-14 · smc smcriopreto ano vi -...

8
SMC Ano VI - nº 93 - Abril - 2018 smcriopreto Degustação de vinhos 18 de maio, sexta-feira, a partir das 20 horas Agende-se! SMC comemora 92 anos Diretores da Sociedade de Medicina e Cirurgia receberam associados, familiares e amigos, em jantar que celebrou o aniversário de uma das entidades médicas mais antigas do Estado Páginas 4 e 5 Ministério da Educação atende entidades médicas e proíbe abertura de novas faculdades Página 3

Upload: others

Post on 20-Jun-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SMC atende entidades médicas Ministério da Educação · 2018-06-14 · SMC smcriopreto Ano VI - nº 93 - Abril - 2018 Degustação de vinhos 18 de maio, sexta-feira, a partir das

SMCAno VI - nº 93 - Abril - 2018smcriopreto

Degustação de vinhos18 de maio, sexta-feira, a partir das 20 horas

Agende-se!

SMC comemora 92 anosDiretores da Sociedade de Medicina e Cirurgia receberam associados, familiares e amigos,

em jantar que celebrou o aniversário de uma das entidades médicas mais antigas do EstadoPáginas 4 e 5

Ministério da Educação atende entidades médicas

e proíbe abertura de novas faculdades

Página 3

Page 2: SMC atende entidades médicas Ministério da Educação · 2018-06-14 · SMC smcriopreto Ano VI - nº 93 - Abril - 2018 Degustação de vinhos 18 de maio, sexta-feira, a partir das

Produção Editorial: Intermídia Comunicação - Tel.: (17) 3308-2443 - www.intermidiariopreto.com.br Jornalista responsável: Marcelo Gomes (MTB: 24.527) - Designer Gráfico: Roger Goulart - Impressão: Fotogravura Rio Preto: (17) 3016-4000

Presidente Dr. Kassey Henrique Vasconcelos

Vice-Presidente Dr. Odilar Paiva Filho

1º tesoureiro Dr. Leandro Freitas Colturato

2º tesoureiro Dr. Gustavo Fonseca Faria

1º secretárioDr. Thiago Sivieri

2º secretário Dr. Rafael Antonio Barbosa Delsin

Diretor de Defesa de Classe Dr. Jorge Alberto Thomé

Diretor Científico Dr. Rodrigo José Ramalho

Diretor de Esportes

Dr. Calil Eduardo Feres BucaterDiretor Social

Dr. Jorge Luiz Augustin JuniorDiretor Cultural

Dr. Fabrício Alves Oliveira

02 | Revista SMC - Abri l - 2018

Expediente

Editorial

Combate aos planos de saúde exploradoresdiscutir essas e outras questões profissionais e alertar a todos sobre potenciais ameaças e dis-torções que estão surgindo e que podem prejudicar a profissão. Contamos com a participação dos colegas!

A SOCIDEDADE DE MEDI-CINA RIO PRETO - APM SERÁ UM GUERREIRA NESSA BATA-LHA EM DEFESA DA CLASSE MÉDICA.

Calendário de eventosQueremos que a SMC/APM

seja cada vez a sua segunda casa, o que vai acontecer à me-dida em que você e sua família desfrutarem da nossa Sociedade de Medicina, do que ela oferece e de seus eventos. No dia 6 de abril, tivemos uma bela noite de muita alegria, na qual pudemos comemorar com nossos amigos e famílias os 92 anos da nos-sa entidade. Nossa Diretoria fi-cou muito feliz por constatar o sucesso do jantar dançante e a satisfação dos presentes, para o que nos empenhamos muito.

Pretendemos que estes mo-mentos se repitam muito du-rante o ano, por isso, iremos agregrar outros novos eventos ao calendário anual da SMC. Nesta edição, anunciamos uma novidade, o Jantar do Dia dos

A SMC/APM está empenha-da em melhorar a remuneração dos serviços prestados pelos médicos. Nesse sentido esta-mos trabalhando, em conjunto com demais entidades de clas-se, dentre outros, para coibir a entrada na nossa cidade de planos de saúde que operam de maneira agressiva, somente vi-sando lucro.

Temos informações de que, como tem ocorrido em outras cidades, alguns planos de saú-de oferecem remuneração razo-ável, inicialmente, para depois de conquistado o mercado, cor-tar drasticamente o valor pra-ticado. Nesses casos, muitas vezes o médico fica sem opções de trabalho e acaba aceitando valores aviltantes.

Em um segundo momento, fazem dispensa sumária dos co-legas, escolhendo os que pos-sam ser mais úteis ou que lhes beneficiem economicamente.

Nossa intenção é prestigiar os planos tradicionais que já ope-ram na cidade, que trabalham de maneira ética e atendem nos-sas solicitações de melhoria na remuneração e nas condições do atendimento médico. Que-remos criar canais eficientes de comunicação com a classe para

Namorados. Já agendem-se aí. E, em maio, como você pode ver na capa desta edição, De-gustação de Vinhos.

EsportesQueremos destacar o suces-

so do nosso Campeonato de Futebol Mini-campo, que está em curso, todas as terças--feiras, e agradecer, mais uma vez, a parceria das empresas que permitiram viabilizar a competição.

Por fim, anunciar que esta-mos concluindo as negociações para trazermos para nossa SMC/APM a Escola de Futebol Zico 10, do ex-craque do Fla-mengo e da seleção brasileira. na próxima edição da Revista SMC daremos todas as infor-mações.

Dr. Kássey Henrique Vasconcelos

Presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia

de São José do Rio Preto

Page 3: SMC atende entidades médicas Ministério da Educação · 2018-06-14 · SMC smcriopreto Ano VI - nº 93 - Abril - 2018 Degustação de vinhos 18 de maio, sexta-feira, a partir das

Revista SMC - Abri l - 2018 | 03

Excesso de cursos de medicina

No Brasil, existem

302escolas de medicina, das quais

Na China, são

150 para

1,3 bilhão de pessoas.

Ns Estados Unidos,

131 cursos para

300 milhões.

178foram

criadas, entre 2003

e 2018.

Durante 5 anos, novas faculdades não podem abrir

Defesa de Classe

No início de abril, com a presença do presidente Michel Temer, o Ministério da Educação assinou duas portarias que de-terminam a moratória de cinco anos para a abertura de novas escolas de Medicina. A decisão atende às reivindicações da AMB, CFM e outras entidades médicas, que vinham denunciando ao Governo Fe-deral os problemas da abertura desenfre-ada de escolas médicas no Brasil, como tem acontecido nos últimos 15 anos. Além da moratória na abertura de escolas médicas por 5 anos, a portaria assinada hoje também atende outra reivindicação da AMB: a criação de um grupo de tra-balho para subsidiar a reorganização da formação médica, com foco na melhoria da qualidade profissional dos médicos.

O presidente da AMB, Lincoln Lopes Ferreira, vê este momento como “um mar-co na história, pois o Brasil não tem condi-ções de formar médicos na quantidade de estudantes que hoje são aprovados para as escolas de medicina. Ao estabelecer bases para a reorganização da formação médica, e tendo como foco a melhoria da qualidade profissional, estará sendo pre-servada a qualidade assistencial da medi-cina à população”.

“O que vimos nos últimos quinze anos tem servido somente para atender interes-ses políticos e econômicos e pouco tem contribuído para melhorar a Saúde no Brasil. Isso devido à baixíssima qualidade dos profissionais que a maioria das novas escolas está diplomando, colocando em risco a saúde da população e sobrecarre-gando ainda mais o sistema de saúde. A maioria das novas escolas não tem con-seguido garantir uma formação adequada aos estudantes de medicina devido a inú-meros problemas e deficiências que apre-sentam”, declara Lincoln Ferreira, presi-dente da AMB.

A grande preocupação, conforme re-lata Dra. Maria José Martins Maldonado, Diretora Acadêmica da AMB, é que “a abertura das escolas nos últimos anos foi na sua grande maioria de cunho particu-lar, com forte apelo comercial. A grande preocupação é que muitas destas escolas vieram sem professores doutores suficien-tes e sem hospitais universitários corres-pondentes, assim o acadêmico fica mal formado, indo para o mercado de trabalho despreparado, colocando em risco a saú-de da população. As portarias assinadas hoje são de grande importância para a

melhoria da qualidade do ensino médico no Brasil”.

A verdade nua e crua é que o ensino virou um balcão de negócios com o aval dos governos que administraram o Brasil nos últimos 20 anos, e a qualidade ficou em segundo lugar. Sessenta por cento são escolas particulares cobram entre R$ 5 mil e R$ 15 mil mensais por aluno.

O Dr. Diogo Leite Sampaio, 1º. Vice--Presidente da AMB, que também esteve presente ao evento no Palácio do Planal-to, fala de sua satisfação em ver que “as portarias assinadas e as discussões que se seguirão no Grupo de Trabalho estarão pautadas na qualidade do médico e não na quantidade de médicos, como anterior-mente vinha sendo feito”. Isto ficou claro tanto no discurso como nas conversas do Presidente da República. Dr. Diogo com-plementa: “Projetando-se os formados em medicina, daqui a 10 anos, já consideran-do os últimos editais que ainda serão res-peitados, quando teremos 33 mil pessoas ingressando nas escolas de medicina, em 30 anos serão mais de um milhão de mé-dicos, quantidade maior que a soma de médicos no restante do mundo”.

(...)

Page 4: SMC atende entidades médicas Ministério da Educação · 2018-06-14 · SMC smcriopreto Ano VI - nº 93 - Abril - 2018 Degustação de vinhos 18 de maio, sexta-feira, a partir das

04 | Revista - Abri l - 2018

Artigo Científico

Dra. Marlene, médica de 76 anos, procurou ajuda para perda de memória, sendo diagnosticada com Doença de Alzheimer (DAZ). Orientada a parar de trabalhar imediatamente, temeu deixar seus pacientes sem cuidados. Ela obteve uma segunda opinião através do Comitê Estadual de Saúde do Médico, um grupo de defesa de classe americano. Seu diag-nóstico foi confirmado. No entanto, testes cognitivos revelaram que sua capacidade geral estava no 99% para a idade dela, com análises de memória variando do 16% a 84%. Diante desses resultados, o comitê recomendou que ela continuasse trabalhando enquanto recebia assistên-cia médica contínua, estipulando que os prontuários de pacientes fossem monito-rados por um auditor independente.

Dra. Marlene trabalhou por mais quatro anos sem intercorrências, com testes anuais mostrando declínios mod-erados. Ela se aposentou aos 80 anos como planejado, assegurando que todos os seus pacientes estavam aos cuidados de outros colegas.

A DAZ é muitas vezes, erroneamente, considerada uma doença marcada por um declínio inexorável na competência. Este equívoco estigmatiza indevidamente os pacientes, principalmente, nós, médi-cos. De fato, a doença é um distúrbio de espectro heterogêneo nos seus subtipos patológicos e com cursos clínicos variad-os. A consciência dessa heterogeneidade

pode promover melhor cuidado com o paciente e a implementação de políticas para diminuir o preconceito.

Dados sobre profissionais de saúde que trabalham com Alzheimer não estão disponíveis. A extrapolação das taxas de prevalência de 4,9% para a doença de Alzheimer entre os americanos com 70 anos ou mais gera estimativas de que 4.600 dos quase 95.000 médicos li-cenciados daquele país, nessa faixa etária, têm Alzheimer. Mais da metade são auto-referidos por profissionais ati-vos. Determinar o diagnóstico e o prog-nóstico é particularmente difícil com profissionais de alto desempenho. As variáveis que afetam o diagnóstico in-cluem o treinamento do profissional, a educação e o status socioeconômico do paciente, os testes cognitivos utilizados e a determinação clínica do comprome-timento funcional.

Finalmente, as diferenças individuais tanto em termos de reserva física do cérebro (uma medida de células nervosas saudáveis) quanto de reserva cognitiva funcional (um índice das forças de rede do cérebro) afeta o início dos sintomas e

Rodrigo Ramalho (traduzido e adaptado de Devi G; New

England Journal of Medicine, 2018)

altera a trajetória da doença. Pacientes com DAZ pré-clínica podem viver até os 90 anos sem sintomas discerníveis.

Como avançaremos, protegendo inter-esses públicos e profissionais, à medida que vivemos e trabalhamos por mais tempo? A Associação Médica Americana sugere que, após os 70 anos de idade, os médicos submetam-se a avaliações cognitivas periódicas.

Protocolos equilibrariam a sabedoria e as contribuições dos profissionais com as realidades do declínio cognitivo. Tal abordagem encorajaria a procurar aju-da no início do curso da doença, nos protegendo de censuras públicas e do estigma. Assim, necessitamos de uma maior atenção para o número crescente de médicos que trabalham com a doen-ça de Alzheimer, permitindo que outras Doutoras Marlenes conduzam suas car-reiras para um fim digno e adequado. Vale a reflexão.

Doença de Alzheimer em médicos - competência profissional e preconceito

Page 5: SMC atende entidades médicas Ministério da Educação · 2018-06-14 · SMC smcriopreto Ano VI - nº 93 - Abril - 2018 Degustação de vinhos 18 de maio, sexta-feira, a partir das

Escola Zico 10 na SMC

Revista SMC - Abri l - 2018 | 05

Esportes / Social

Novidade no calendário de

eventos da SMC!

Jantar especial na SMC12 de junho,

a partir das 20 horas

A quarta edição do Campeonato de Mini Campo da SMC já começou, com jogos sendo realizados na noite de toda terça-feira. São 10 equipes, reunindo cerca de 130 atletas associados e ami-gos. À Unimed e Rodobens, pelo apoio, e aos patrocinadores, que dão nome aos times, nossos agradecimentos.

4º Campeonato de Futebol Mini Campo é um sucesso!

Apoio

A SMC/APM pode ter, em breve, uma unidade da Escola de Futebol Zico 10. Representantes da escola do ex-craque do Flamengo e da seleção brasileira e diretores da SMC estão em conversações. Mais informações na próxima edição da Revista SMC.

Page 6: SMC atende entidades médicas Ministério da Educação · 2018-06-14 · SMC smcriopreto Ano VI - nº 93 - Abril - 2018 Degustação de vinhos 18 de maio, sexta-feira, a partir das

06 | Revista - Abri l - 2018

equipe medica.Aliando história, conhecimento e tecnologia à uma excelente

equipe medicAliando história, conhecimento e tecnologia à uma excelente

equipe medicAliando história, conhecimento e tecnologia à uma excelente

Urologia FemininaDisfunção SexualCâncer de PróstataCálculo RenalUrologia PediátricaNefrites e NefrosesTransplantes RenaisHemodiáliseTratamentos com LaserVideolaparoscopia

17 4009 9191

Desde 1968

www.iun.com.br / [email protected] Vol. de São Paulo, 3826 • S. J. Rio Preto / SP

Resp. técnico:Miguel Zerati FilhoCRM 34.409

Eventos Sociais

Diretoria, médicos, familiares e amigos celebraram, na noite de 6 de abril, os 92 anos da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto com um belo e animado jantar dançante.

O jantar foi realizado no salão principal da Sociedade de Medicina, com o cardápio assinado pelo Ed Buffet. Para animar o ambiente, música conduzida por DJ, que precedeu o show da Banda Elektra.

Veja todas as fotos da festa no site www.eloisamattos.com.br

ANUNCIE (17) 3308-2443 Revista SMC

Médicos, familiares e amigos celebram os 92 anos da SMC

Fotos: Eloísa Mattos

Page 7: SMC atende entidades médicas Ministério da Educação · 2018-06-14 · SMC smcriopreto Ano VI - nº 93 - Abril - 2018 Degustação de vinhos 18 de maio, sexta-feira, a partir das

Revista SMC - Abri l - 2018 | 07

Médicos, familiares e amigos celebram os 92 anos da SMC

Eventos Sociais

Fotos: Eloísa Mattos

Page 8: SMC atende entidades médicas Ministério da Educação · 2018-06-14 · SMC smcriopreto Ano VI - nº 93 - Abril - 2018 Degustação de vinhos 18 de maio, sexta-feira, a partir das

08 | Revista SMC - Abri l - 2018

Maria Christiane V B Braile Jorge Luiz Augustin Junior Wilson Pedro Guimaraes Neto Angelica de Carvalho Natalia R. C Dos Santos Alfredo Marquese de Toledo Carlos Abib Cury Ivan Antonio Moço Rosa Julio da Maia Cachapuz Neto Maria G. de Lucca Oliveira Elisabeth C Correa Souza Mauricio Lacerda Catelan Helio Bergantini Filho João Gomes Netinho Domingo Marcolino Braile Winston Dornelles Sacchetin Rubens Rocha Vieira Vicente N Ramos Neto

Carlos Egberto Rodrigues Eduardo Palmegiani Newton A. Bordin Junior Regina M Volpato Bedone Luiz Antonio Benfatti Thome Renata de Souza Ferreira Keila Rodrigues Moreira Aurea Regina Mauad Gustavo Andreosi Galoppini Matheus P. dos Santos Olavo Amorim Junior Pedro Casimiro P Olmos Roberto Luiz Kaiser Junior Antonio Ronaldo Spotti Sueli Fatima de Seta Badan Lucas de Mendonça Cocenza Miriam Regina G Haddad Rodrigo Jose Ramalho

Antonio Helio Garcia Pozetti José Carlos Conte Paulo Andre Zerati Monteiro João Carlos Anacleto Osvaldo Miura Cristiane Camargo Ferreira Marcos Teixeira Cesar Amanda Lucia D Miranda Eurides Maria O Pozetti Felipe Almeida Ramos Lucas Ferracini Viotto Paulo Roberto Colombo Silva Rassen Saidah Thiago Da Silveira Antoniassi Bruno P. Coelho da Rocha Flavia Tajara Sinibaldi Luiz Cherici Neto Samuel Gama E Veneziano

1112

1413

15

16

17

27

2425

2930

28

23

21

22

18

19

2004

02

03

06

05

09

10

08

07

01

Aniversariantes Abril - 2018

Aldo Luciano Macri Jair Baron Junior Luiz Sergio Ronchi Ricardo Vieira Zerati Thais De Brito Maluf Ana Luiza A A S Rodriguez Lucas Scrocaro Gracioli Odilar Paiva Filho Carolina Dario Fischer Dionei Freitas De Moraes Gilberto Camargo Soubhia Gustavo Fonseca Faria Leonardo Lania Pedro Bigaran Neto Waldir A. Maluf Tognola Marlene Carpes Pranke

A SMC comemorou a Páscoa antecipada promovendo, no domingo, 25 de março, ma-nhã com muitas brincadeiras e a tão espera-da caça aos ovos. No final, merecido banho de piscina.

Páscoa com brincadeiras, piscina... Ah! E chocolate.