sistema nervoso central - webnode

6
SISTEMA NERVOSO As funções orgânicas, bem como a integração do animal no meio ambiente estão na dependência e um sistema especial denominado SISTEMA NERVOSO. d Divisão Anatômica do Sistema Nervoso: 1. Sistema Nervoso Central 2. Sistema Nervoso Periférico Sistema Nervoso Central (SNC) Localizado dentro do esqueleto axial (crânio e coluna vertebral). Tem capacidade de recepção de estímulos, de criar comandos e de desencadear respostas. Cérebro (1) telencéfalo e (2) diencéfalo Encéfalo Cerebelo (3) Tronco Encefálico (4) mesencéfalo, (5) ponte e (6) bulbo Medula Espinal (7) 1 2 3 4 5 6 7

Upload: others

Post on 16-Oct-2021

21 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sistema Nervoso Central - Webnode

SISTEMA NERVOSO As funções orgânicas, bem como a integração do animal no meio ambiente estão na dependência e um sistema especial denominado SISTEMA NERVOSO. d

Divisão Anatômica do Sistema Nervoso: 1. Sistema Nervoso Central 2. Sistema Nervoso Periférico

Sistema Nervoso Central (SNC) Localizado dentro do esqueleto axial (crânio e coluna vertebral). Tem capacidade de recepção de estímulos, de criar comandos e de desencadear respostas. Cérebro (1) telencéfalo e (2) diencéfalo Encéfalo Cerebelo (3) Tronco Encefálico (4) mesencéfalo, (5) ponte e (6) bulbo

Medula Espinal (7)

1

2

3

4

5

6

7

Page 2: Sistema Nervoso Central - Webnode

Encéfalo: sua maior parte é o cérebro, que é dividido em dois hemisférios pela fissura longitudinal do cérebro. Corpo caloso é formado por fibras que unem os dois hemisférios.

1

A superfície dos hemisférios apresentam sulcos que delimitam giros. 1 Principais sulcos: (1) central e (2) lateral. 2 O cérebro é dividido em lobos: (1) lobo frontal, (2) parietal, (3) occipital e (4) temporal.

4

3

2 1

4

3

2

1

Page 3: Sistema Nervoso Central - Webnode

Divisão do diencéfalo

Tálamo Hipotálamo Epitálamo Subtálamo

Page 4: Sistema Nervoso Central - Webnode

Meninges Lâminas de tecido conjuntivo que envolvem o encéfalo e a medula espinal. De fora para dentro: 1. Dura-máter (mais espessa)

espaço sub-dural 2. Aracnóide espaço sub-aracnóide (onde circula o líquor) 3. Pia-máter (mais fina) Líquor ou Líquido Cerebrospinal Produzido pelos plexos corióideos, localizados no assoalho dos ventrículos laterais e no teto do III e IV ventrículos. Circula no espaço sub-aracnóide e nos ventrículos, sua composição química é pobre em proteínas e tem como função proteger o SNC, agindo como amortecedor de choques.

Page 5: Sistema Nervoso Central - Webnode

Sistema Nervoso Periférico Constituído pelas vias que conduzem os estímulos ao SNC ou que levam as ordens emanadas do SNC até os órgãos que efetuam a ação.

Terminações Nervosas Gânglios Nervos

Tronco encefálico: dá origem a 12 pares de nervos cranianos. Medula espinal: dá origem a 31 pares de nervos espinhais.

Disposição das substâncias branca e cinzenta no SNC: Substância Branca: porção do sistema nervoso com maior concentração de fibras mielínicas (axônios envolvidos por bainha de mielina). Substância Cinzenta: porção do sistema nervoso com maior concentração de corpos de neurônios e fibras amielínicas.

Page 6: Sistema Nervoso Central - Webnode

Sistema Nervoso Neurovegetativo (Autônomo)