simulado 2014 2 primeiro dia

29

Upload: manny-cal

Post on 25-Dec-2015

35 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

a

TRANSCRIPT

Page 1: Simulado 2014 2 Primeiro Dia
Page 2: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

1

Ciências Humanas e suas

tecnologias

QUESTÕES DE (1 a 45)

1. (UFGD) De acordo com recentes estudos produzidos no âmbito da historiografia brasileira, como o livro Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai, do historiador Francisco Doratioto (São Paulo: Companhia das Letras, 2002), entre as causas ou motivações da guerra entre o Paraguai e a Tríplice Aliança podemos citar: A) a ameaça que Solano López representava aos interesses ingleses na região platina e o acelerado desenvolvimento industrial do Paraguai; B) o processo de consolidação dos estados nacionais no Prata, as questões de geopolítica regional e os interesses econômicos dos países envolvidos no conflito; C) o desenvolvimento industrial argentino e sua necessidade de ampliação de mercados na região platina, em especial no antigo Mato Grosso; D) a situação de extrema fraqueza militar do Paraguai, que estimulou seus vizinhos a ataca-lo; E) o caráter democrático do regime de Solano López, que constituía uma ameaça aos governos ditatoriais que imperavam nos países vizinhos.

2. (UFC) Em sua obra O Abolicionismo, Joaquim Nabuco afirma: "Para nós a raça negra é um elemento de considerável importância nacional, estreitamente ligada por infinitas relações orgânicas à nossa constituição, parte integrante do povo brazileiro. Por outro lado, a emancipação não significa tão somente o termo da injustiça de que o escravo é martyr, mas também a eliminação simultânea dos dois typos contrários, e no fundo os mesmos: o escravo e o senhor." (NABUCO, Joaquim. O Abolicionismo. Edição fac-similar. Recife. Fundação Joaquim Nabuco. Ed. Massangana. 1988. p. 20) Em relação à condição do negro na sociedade brasileira, é correto afirmar que: A) a abolição representou uma perda total da mão-de-obra pelos antigos senhores; B) o fim da escravidão possibilitou ao negro liberto a integração no mercado de trabalho e o livre acesso à terra; C) as Sociedade Libertadoras tinham como objetivo principal promover a integração do ex-escravo na sociedade, garantindo-lhe os direitos de cidadania; D) a diferença entre o processo abolicionista ocorrido nos Estados Unidos da América e o ocorrido no Brasil foi a ausência de preconceito racial em nosso país; E) o negro livre permaneceu à margem do universo cultural estabelecido por uma sociedade regida

pelo branco e continuou sujeito ao preconceito e a novos mecanismos de controle social.

3. (UFPA) "A enorme visibilidade do poder era sem dúvida em parte devida à própria monarquia com suas pompas, seus rituais, com o carisma da figura real. Mas era também fruto da centralização política do Estado. Havia quase unanimidade de opinião sobre o poder do Estado como sendo excessivo e opressor ou, pelo menos, inibidor da iniciativa pessoal, da liberdade individual. Mas (...) este poder era em boa parte ilusório. A burocracia do Estado era macrocefálica: tinha cabeça grande mas braços muito curtos. Agigantava-se na corte mas não alcançava as municipalidades e mal atingia as províncias. (...) Daí a observação de que, apesar de suas limitações no que se referia à formulação e implementação de políticas, o governo passava a imagem do todo-poderoso, era visto como o responsável por todo o bem e todo o mal do Império." Carvalho, J. Murilo de. TEATRO DE SOMBRAS. Rio de Janeiro, IUPERJ/ Vértice, 1988. O fragmento acima refere-se ao II Império brasileiro, controlado por D. Pedro II e ocorrido entre 1840 e 1889. Do ponto de vista político, o II Império pode ser representado como: A) palco de enfrentamento entre liberais e conservadores que, partindo de princípios políticos e ideológicos opostos, questionaram, com igual violência, essa aparente centralização indicada na citação acima e se uniram no Golpe da Maioridade. B) jogo de aparências, em que a atuação política do Imperador conheceu as mudanças e os momentos de indefinição acima referidos - refletindo as próprias oscilações e incertezas dos setores sociais hegemônicos -, como bem exemplificado na questão da Abolição. C) cenário de várias revoltas de caráter regionalista - entre elas a Farroupilha e a Cabanagem - devido à incapacidade do governo imperial controlar, conforme mencionado na citação, as províncias e regiões mais distantes da capital. D) universo de plena difusão das idéias liberais, o que implicou uma aceitação por parte do Imperador da diminuição de seus poderes, conformando a situação apontada na citação e oferecendo condições para a proclamação da República. E) teatro para a plena manifestação do poder moderador que, desde a Constituição de 1824, permitia amplas possibilidades de intervenção políticas para o Imperador - daí a ideia de centralização da citação - e que foi usado, no Segundo Reinado, para encerrar os conflitos entre liberais e socialistas.

Page 3: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

2

4. (PUC-RIO 2009) Sobre os movimentos de independência ocorridos na América inglesa, em 1776, e na América hispânica nas primeiras décadas do século XIX, estão corretas as alternativas, À EXCEÇÃO de uma. Indique-a. A) Em meados do século XVIII, nas treze colônias inglesas, os colonos americanos reagiram contra as leis impostas pelo Parlamento britânico e organizaram-se para defender a sua autonomia político administrativa, a liberdade de comércio e a igualdade de direitos entre os habitantes do Reino e das colônias. B) Em 1776, as colônias inglesas votaram a Declaração de Independência, que defendia princípios fundamentais do Iluminismo como a igualdade, o direito à liberdade e a instituição de governos fundados no consentimento dos governados. C) Os movimentos de independência na América hispânica estão diretamente relacionados à invasão napoleônica da Espanha em 1808 e à deposição do rei Fernando VII, que resultaram no estabelecimento de juntas de governos locais na América, iniciando um intenso e amplo período revolucionário. D) Assim como ocorreu com as treze colônias inglesas, todas as colônias espanholas na América tornaram-se independentes ao mesmo tempo, apesar de não terem mantido a unidade territorial existente e terem se dividido em vários estados nacionais independentes. E) A revolução de independência das treze colônias inglesas e também os ideais iluministas depositários de novos princípios de organização política e social, contrários à monarquia, ao direito divino dos reis e a favor da soberania popular, tiveram uma enorme influência nos movimentos de independência da América hispânica.

5. (UFPR 2010) A mão de obra utilizada nas plantations que se estabeleceram nas colônias europeias na América era formada majoritariamente por escravos trazidos da África e seus descendentes. Sobre os processos de independência na América e sua relação com a escravidão de africanos e afrodescendentes, assinale a alternativa correta. A) A libertação dos escravos na América do Norte foi o principal motivador da Independência das Treze Colônias inglesas. B) Os escravos e os negros e mestiços livres haitianos armaram-se para a luta e tiveram papel fundamental nos levantes contra as autoridades francesas que culminaram na Independência do Haiti e na abolição da escravidão nesse território. C) As palavras Liberdade, Igualdade, Fraternidade, tornadas lema da Revolução Francesa, foram estendidas às suas colônias e concretizadas quando o governo revolucionário da

França aboliu simultaneamente a escravidão em todos os seus territórios na América, desencadeando as guerras de independência. D) Somente Colômbia, Venezuela e Equador levaram a cabo a abolição da escravidão durante seus processos de independência. E) O Haiti e as Treze Colônias inglesas declararam sua independência das metrópoles, respectivamente França e Inglaterra, proibindo o tráfico de escravos nas últimas décadas do século XVIII.

6. (ENEM 2012) De repente, sente-se uma vibração que aumenta rapidamente; lustres balançam, objetos se movem sozinhos e somos invadidos pela estranha sensação de medo do imprevisto. Segundos parecem horas, poucos minutos são uma eternidade. Estamos sentindo os efeitos de um terremoto, um tipo de abalo sísmico. ASSAD, L. Os (não tão) imperceptíveis movimentos da Terra. ComCiência: Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, n. 117, abr. 2010. Disponível em: http://comciencia.br. Acesso em: 2 mar. 2012. O fenômeno físico descrito no texto afeta intensamente as populações que ocupam espaços próximos às áreas de A) alívio da tensão geológica. B) desgaste da erosão superficial. C) atuação do intemperismo químico. D) formação de aquíferos profundos. E) acúmulo de depósitos sedimentares

7. (PUC-RS) Muitas catástrofes naturais abalam a humanidade, como terremotos, vulcanismo e maremotos. No Brasil, a ausência desses fenômenos é explicada pela: A) existência de terrenos cristalinos antigos localizados nos limites de placas tectônicas. B) ausência de rochas vulcânicas basálticas, indispensáveis na ocorrência de vulcões. C) localização, distante de dorsais oceânicas e das bordas das placas tectônicas. D) grande massa continental, que evita o escape do magma, mesmo estando em áreas de subducção. E) localização na Placa Sul-Americana, que não se movimenta desde a Era Mesozóica.

8. (Cesgranrio) Estrutura geológica são diferentes tipos de rocha (e de mineral) que compõem a litosfera. A respeito da estrutura geológica do Brasil, é incorreto afirmar que:

Page 4: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

3

A) o território brasileiro é formado fundamentalmente por duas estruturas geológicas: os maciços antigos e as bacias sedimentares. B) a base estrutural do nosso território é de natureza cristalina, portanto muito antiga e rígida. C) os afloramentos superficiais do embasamento cristalino só representam cerca de 36% do total da superfície do país, ao passo que as áreas sedimentares representam cerca de 64%. D) os terrenos formados na Era Proterozóica são de grande importância, porque geralmente aparecem associados às jazidas de minerais metálicos. E) as bacias sedimentares apresentam camadas dispostas horizontalmente ou quase horizontalmente, o que evidencia a atuação de agentes internos.

9. (ENEM 2011) Como os combustíveis energéticos, as tecnologias da informação são, hoje em dia, indispensáveis em todos os setores econômicos. Através delas, um maior número de produtores é capaz de inovar e a obsolescência de bens e serviços se acelera. Longe de estender a vida útil dos equipamentos e a sua capacidade de reparação, o ciclo de vida desses produtos diminui, resultando em maior necessidade de matéria-prima para a fabricação de novos. GROSSARD, C. Le Monde Diplomatique Brasil. Ano 3, nº 36, 2010 (adaptado). A postura consumista de nossa sociedade indica a crescente produção de lixo, principalmente nas áreas urbanas, o que, associado a modos incorretos de deposição, A) provoca a contaminação do solo e do lençol freático, ocasionando assim graves problemas socioambientais, que se adensarão com a continuidade da cultura do consumo desenfreado. B) produz efeitos perversos nos ecossistemas, que são sanados por cadeias de organismos decompositores que assumem o papel de eliminadores dos resíduos depositados em lixões. C) multiplica o número de lixões a céu aberto, considerados atualmente a ferramenta capaz de resolver de forma simplificada e barata o problema de deposição de resíduos nas grandes cidades. D) estimula o empreendedorismo social, visto que um grande número de pessoas, os catadores, têm livre acesso aos lixões, sendo assim incluídos na cadeia produtiva dos resíduos tecnológicos. E) possibilita a ampliação da quantidade de rejeitos que podem ser destinados a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, financiados por instituições da sociedade civil ou pelo poder público.

10. (ENEM 2009) As queimadas, cenas corriqueiras no Brasil, consistem em prática cultural relacionada com um método tradicional de

“limpeza da terra” para introdução e/ou manutenção de pastagem e campos agrícolas. Esse método consiste em: (a) derrubar a floresta e esperar que a massa vegetal seque; (b) atear fogo, para que os resíduos grosseiros, como troncos e galhos, sejam eliminados e as cinzas resultantes enriqueçam temporariamente o solo. Todos os anos, milhares de incêndios ocorrem no Brasil, em biomas como Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica, em taxas tão elevadas, que se torna difícil estimar a área total atingida pelo fogo. Um modelo sustentável de desenvolvimento consiste em aliar necessidades econômicas e sociais à conservação da biodiversidade e da qualidade ambiental. Nesse sentido, o desmatamento de uma floresta nativa, seguido da utilização de queimadas, representa A) método eficaz para a manutenção da fertilidade do solo. B) atividade justificável, tendo em vista a oferta de mão de obra. C) ameaça à biodiversidade e impacto danoso à qualidade do ar e ao clima global. D) destinação adequada para os resíduos sólidos resultantes da exploração da madeira. E) valorização de práticas tradicionais dos povos que dependem da floresta para sua sobrevivência.

11. (U.E. Londrina-PR) Recentemente, o perigo dos terremotos voltou a lembrar o homem que a base rochosa na qual vive é apenas aparentemente imóvel. Como exemplos de formas de relevo que demonstram a vitalidade e a dinâmica dos agentes internos, pode-se destacar: A) as planícies centrais dos Estados Unidos. B) os planaltos e chapadas do Brasil central. C) as cordilheiras do oeste do continente americano. D) os desertos e chapadas do continente afrinano. E) as planícies siberiana e caucasiana na Rússia.

12. (ENEM 2011) Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas. GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007 (adaptado). A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo

Page 5: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

4

hídrico. A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução é A) a aração. B) o terraceamento. C) o pousio. D) a drenagem. E) o desmatamento.

13. (ENEM 2013) Durante a realeza, e nos primeiros anos republicanos, as leis eram transmitidas oralmente de uma geração para outra. A ausência de uma legislação escrita permitia aos patrícios manipular a justiça conforme seus interesses. Em 451 a.C., porém, os plebeus conseguiram eleger uma comissão de dez pessoas – os decênviros – para escrever as leis. Dois deles viajaram a Atenas, na Grécia, para estudar a legislação de Sólon. COULANGES, F. A cidade antiga. São Paulo. Martins Fontes, 2000. A superação da tradição jurídica oral no mundo antigo, descrita no texto, esteve relacionada à A) adoção do sufrágio universal masculino. B) extensão da cidadania aos homens livres. C) afirmação de instituições democráticas. D) implantação de direitos sociais. E) tripartição dos poderes políticos

14. (ENEM-01) O franciscano Roger Bacon foi condenado, entre 1277 e 1279, por dirigir ataques aos teólogos, por uma suposta crença na alquimia, na astrologia e no método experimental, e também por introduzir, no ensino, as ideias de Aristóteles. Em 1260, Roger Bacon escreveu: Pode ser que se fabriquem máquinas graças às quais os maiores navios, dirigidos por um único homem, se desloquem mais depressa do que se fossem cheios de remadores; que se construam carros que avancem a uma velocidade incrível sem a ajuda de animais; que se fabriquem máquinas voadoras nas quais um homem (.) bata o ar com asas como um pássaro. (.) Máquinas que permitam ir ao fundo dos mares e dos rios (apud. BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII, São Paulo: Martins Fontes, 1996, vol. 3.). Considerando a dinâmica do processo histórico, pode-se afirmar que as ideias de Roger Bacon A) inseriam-se plenamente no espírito da Idade Média ao privilegiarem a crença em Deus como o principal meio para antecipar as descobertas da humanidade. B) estavam em atraso com relação ao seu tempo ao desconsiderarem os instrumentos intelectuais oferecidos pela Igreja para o avanço científico da humanidade. C) opunham-se ao desencadeamento da Primeira Revolução Industrial, ao rejeitarem a aplicação da matemática e do método experimental nas invenções industriais.

D) eram fundamentalmente voltadas para o passado, pois não apenas seguiam Aristóteles, como também baseavam-se na tradição e na teologia. E) inseriam-se num movimento que convergiria mais tarde para o Renascimento, ao contemplarem a possibilidade de o ser humano controlar a natureza por meio das invenções.

15. (ENEM-01) I - Para o filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), o estado de natureza é um estado de guerra universal e perpétua. Contraposto ao estado de natureza, entendido como estado de guerra, o estado de paz é a sociedade civilizada. Dentre outras tendências que dialogam com as ideias de Hobbes, destaca-se a definida pelo texto abaixo. II - Nem todas as guerras são injustas e correlativamente, nem toda paz é justa, razão pela qual a guerra nem sempre é um desvalor, e a paz nem sempre um valor. BOBBIO, N. MATTEUCCI, N PASQUINO, G. Dicionário de Política, 5ª ed. Brasília: Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000. Comparando as ideias de Hobbes (texto I) com a tendência citada no texto II, pode-se afirmar que A) em ambos, a guerra é entendida como inevitável e injusta. B) para Hobbes, a paz é inerente à civilização e, segundo o texto II, ela não é um valor absoluto. C) de acordo com Hobbes, a guerra é um valor absoluto e, segundo o texto II, a paz é sempre melhor que a guerra. D) em ambos, a guerra ou a paz são boas quando o fim é justo. E) para Hobbes, a paz liga-se à natureza e, de acordo com o texto II, à civilização.

16. (ENEM 2013) Nasce daqui uma questão: se vale mais ser amado que temido ou temido que amado. Responde-se que ambas as coisas seriam de desejar; mas porque é difícil juntá-las, é muito mais seguro ser temido que amado, quando haja de faltar uma das duas. Porque dos homens se pode dizer,duma maneira geral, que são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro, e enquanto lhes fazes bem são inteiramente teus, oferecem-te o sangue, os bens, a vida e os filhos, quando, como acima disse, o perigo está longe; mas quando ele chega, revoltam-se. (MAQUIAVEL, N. O príncipe. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991.) A partir da análise histórica do comportamento humano em suas relações sociais e políticas. Maquiavel define o homem como um ser:

Page 6: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

5

A) munido de virtude, com disposição nata a praticar o bem a si e aos outros. B) possuidor de fortuna, valendo-se de riquezas para alcançar êxito na política. C) guiado por interesses, de modo que suas ações são imprevisíveis e inconstantes. D) naturalmente racional, vivendo em um estado pré-social e portando seus direitos naturais. E) sociável por natureza, mantendo relações pacíficas com seus pares.

17. (ENEM 2012) Um dos problemas ambientais vivenciados pela agricultura hoje em dia é a compactação do solo, devida ao intenso tráfego de máquinas cada vez mais pesadas, reduzindo a produtividade das culturas. Uma das formas de prevenir o problema de compactação do solo é substituir os pneus dos tratores por pneus mais A) largos, reduzindo a pressão sobre o solo. B) estreitos, reduzindo a pressão sobre o solo. C) largos, aumentando a pressão sobre o solo. D) estreitos, aumentando a pressão sobre o solo. E) altos, reduzindo a pressão sobre o solo

18. (ENEM 2010)

Ziegler, M.F. Energia Sustentável. Revista IstoE. 28 abr. 2010. A fonte de energia representada na figura, considerada uma das mais limpas e sustentáveis do mundo, é extraída do calor gerado A) pela circulação do magma no subsolo. B) pelas erupções constantes dos vulcões. C) pelo sol que aquece as águas com radiação ultravioleta. D) pela queima do carvão e combustíveis fósseis. E) pelos detritos e cinzas vulcânicas.

19. (ENEM 2010)

TEIXEIRA, W. et. al. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo:Companhia Editora Nacional, 2009 (adaptado). O esquema mostra depósitos em que aparecem fósseis de animais do Período Jurássico. As rochas em que se encontram esses fósseis são A) magmáticas, pois a ação de vulcões causou as maiores extinções desses animais já conhecidas ao longo da história terrestre. B) sedimentares, pois os restos podem ter sido soterrados e litificados com o restante dos sedimentos. C) magmáticas, pois são as rochas mais facilmente erodidas, possibilitando a formação de tocas que foram posteriormente lacradas. D) sedimentares, já que cada uma das camadas encontradas na figura simboliza um evento de erosão dessa área representada. E) metamórficas, pois os animais representados precisavam estar perto de locais quentes.

20. ENEM 2013

Page 7: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

6

Pelas características da linguagem visual e pelas escolhas vocabulares, pode-se entender que o texto possibilita a reflexão sobre uma problemática contemporânea ao A) criticar o transporte rodoviário brasileiro, em razão da grande quantidade de caminhões nas estradas. B) ironizar a dificuldade de locomoção no trânsito urbano, devida ao grande fluxo de veículos. C) expor a questão do movimento como um problema existente desde tempos antigos, conforme frase citada. D) restringir os problemas de tráfego a veículos particulares, defendendo, como solução, o transporte público. E) propor a ampliação de vias nas estradas, detalhando o espaço exíguo ocupado pelos veículos nas ruas.

21. (UFRS) Leia o parágrafo abaixo. “A Revolta da Vacina permanece como exemplo quase único na história do país de movimento popular de êxito baseado na defesa do direito dos cidadãos de não serem arbitrariamente tratados pelo governo”. (CARVALHO, José Murilo de. Os Bestializados. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 138-139) Considere as seguintes afirmações a respeito do movimento social acima referido, ocorrido em 1904. I. Entre as motivações da revolta, destacou-se a resistência popular ao cumprimento da vacinação obrigatória contra a varíola, o que levou à ocorrência de uma série de distúrbios e manifestações violentas no centro da cidade do Rio de Janeiro; II. A Revolta foi insuflada pelos remanescentes da oposição jacobina e positivista, que tentaram instrumentalizar a insatisfação popular, a fim de derrubar o governo; III. Apesar de ter sido derrotado, o movimento provocou a desestabilização do regime republicano, na medida em que ocasionou uma profunda crise econômica, resolvida somente com a assinatura do funding-loan. Quais estão corretas? A) Apenas III. B) Apenas I. C) Apenas I e II. D) Apenas I e III. E) Apenas II e III.

22. (Pucsp) "(O movimento) não se rendeu... resistiu até o esmagamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5 ao entardecer, quando caíram seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, à frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados." A chacina empreendida pelo Exército em 1897, no interior do Nordeste, e com a qual o leitor de "Os Sertões", de Euclides da Cunha, entra em contato, tem uma de suas explicações: A) na necessidade, por parte do governo, de afirmar a irreversibilidade do projeto republicano. B) no fato de que o movimento seria uma extensão do Cangaço na região, provocando a reação dos latifundiários C) no objetivo do Estado republicano em conter quaisquer manifestações socialistas que inculcassem ideologias revolucionárias nos camponeses. D) na tentativa do Exército de impedir que os tenentes desertores continuassem sua pregação pelo interior do país. E) na pressão exercida, pelo Vaticano, sobre as Forças Armadas, com o objetivo de barrar o crescimento de igrejas alternativas.

23. ENEM [2009]

“O autor da constituição de 1937, Francisco Campos, afirma no seu livro, O Estado Nacional, que o eleitor seria apático; a democracia de partidos conduziria à desordem; a independência do Poder Judiciário acabaria em injustiça e ineficiência; e que apenas o Poder Executivo, centralizado em Getúlio Vargas, seria capaz de dar racionalidade imparcial ao Estado, pois Vargas teria providencial intuição do bem e da verdade, além de ser um gênio político”. CAMPOS, F. O Estado

nacional. Rio de Janeiro: José Olympio, 1940 (adaptado). Segundo as ideias de Francisco Campos A) os eleitores, políticos e juízes seriam mal-

intencionados. B) o governo Vargas seria um mal necessário,

mas transitório. C) Vargas seria o homem adequado para

implantar a democracia de partidos. D) Vargas seria o homem capaz de exercer o

poder de modo inteligente e correto. E) a Constituição de 1937 seria a preparação

para uma futura democracia liberal.

Page 8: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

7

24. ENEM [2012]

Com sua entrada no universo dos gibis, o

Capitão chegaria para apaziguar a agonia, o

autoritarismo militar e combater a tirania. Claro

que, em tempos de guerra, um gibi de um herói

com uma bandeira americana no peito aplicando

um sopapo no Fürer só poderia ganhar destaque,

e o sucesso não demoraria muito a chegar.

COSTA, C. Capitão América, o primeiro vingador: crítica.

Disponível em: www.revistastart.com.br. Acesso em: 27, jan.

2012 (adaptado).

A capa da primeira edição norte-americana da

revista do Capitão América demonstra sua

associação com a participação dos Estados

Unidos na luta contra:

A) a Tríplice Aliança, na Primeira Guerra Mundial

B) o movimento comunista, na Guerra do Vietnã

C) os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial

D) o poder soviético, durante a Guerra Fria E) o terrorismo internacional, após 11 de

setembro de 2001.

25.ENEM [2008]

Em discurso proferido em 17 de março de 1939, o primeiro-ministro inglês à época, Neville Chamberlain, sustentou sua posição política: “Não necessito defender minhas visitas à Alemanha no outono passado, que alternativa existia? Nada do que pudéssemos ter feito, nada do que a França pudesse ter feito, ou mesmo a Rússia, teria salvado a Tchecoslováquia da destruição. Mas eu também tinha outro propósito ao ir até Munique.

Era o de prosseguir com a política por vezes chamada de ‘apaziguamento europeu’, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população alemã na Tchecoslováquia, eram a sua última ambição territorial na Europa, e que não queria incluir na Alemanha outros povos que não os alemães”.

Sabendo-se que o compromisso assumido por Hitler em 1938, mencionado no texto acima, foi rompido pelo líder alemão em 1939, infere-se que:

A) a aliança entre a Inglaterra, a França e a Rússia poderia ter salvado a Tchecoslováquia.

B) o rompimento desse compromisso inspirou a política de “apaziguamento europeu”.

C) Hitler ambicionava o controle de mais territórios na Europa, além da região dos Sudetos.

D) a política de Chamberlain de apaziguar o líder alemão era contrária à posição assumida pelas potências aliadas.

E) a forma que Chamberlain escolheu para lidar com o problema dos Sudetos deu origem à destruição da Tchecoslováquia.

26. ENEM [2013]

A charge ironiza a política desenvolvimentista do

governo de Juscelino Kubitschek, ao

A) evidenciar que o incremento da malha viária

diminuiu as desigualdades regionais do país.

B) destacar que a modernização das

indústrias dinamizou a produção de alimentos

para o mercado interno.

Page 9: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

8

C)ressaltar que o investimento no setor de bens

duráveis incrementou o salário dos

trabalhadores.

D)mostrar que a ocupação de regiões

interioranas abriu frentes de trabalho para a

população local.

E)enfatizar que o crescimento econômico

implicou aumento das contradições sócio

espaciais.

27. (ENEM/1999) - A formação dos Estados foi certamente distinta na Europa, na América Latina, na África e na Ásia. Os Estados atuais, em especial na América Latina — onde as instituições das populações locais existentes à época da conquista ou foram eliminadas, como no caso do México e do Peru, ou eram frágeis, como no caso do Brasil —, são o resultado, em geral, da evolução do transplante de instituições europeias feito pelas metrópoles para suas colônias. Na África, as colônias tiveram fronteiras arbitrariamente traçadas, separando etnias, idiomas e tradições, que, mais tarde, sobreviveram ao processo descolonização, dando razão para conflitos que, muitas vezes, têm sua verdadeira origem em disputas pela exploração de recursos naturais. Na Ásia, a colonização europeia se fez de forma mais indireta e encontrou sistemas políticos e administrativos mais sofisticados, aos quais se superpôs. Hoje, aquelas formas anteriores de organização, ou pelo menos seu espírito, sobrevivem nas organizações políticas do Estado asiático. GUIMARÃES, S. P. Nação, nacionalismo, Estado. Estudos Avançados.São Paulo: EdUSP, v. 22, n.º 62, jan.- abr. 2008 (adaptado). Relacionando as informações ao contexto histórico e geográfico por elas evocado, assinale a opção correta acerca do processo de formação socioeconômica dos continentes mencionados no texto. A) Devido à falta de recursos naturais a serem explorados no Brasil, conflitos étnicos e culturais como os ocorridos na África estiveram ausentes no período da independência e formação do Estado brasileiro. B) A maior distinção entre os processos histórico foram ativos dos continentes citados é a que se estabelece entre colonizador e colonizado, ou seja, entre a Europa e os demais. C) À época das conquistas, a América Latina, a África e a Ásia tinham sistemas políticos e administrativos muito mais sofisticados que aqueles que lhes foram impostos pelo colonizador. D) Comparadas ao México e ao Peru, as instituições brasileiras, por terem sido eliminadas à época da conquista, sofreram mais influência dos modelos institucionais europeus.

E) O modelo histórico da formação do Estado asiático equipara-se ao brasileiro, pois em ambos se manteve o espírito das formas de organização anteriores à conquista.

28. (ENEM 2011) A nova desordem geográfica mundial:

Uma proposta de regionalização

Fonte: LÉVY et al. (1992), atualizado.

O espaço mundial sob a “nova desordem” é um emaranhado de zonas, redes e “aglomerados”, espaços hegemônicos e contra hegemônicos que se cruzam de forma complexa na face da Terra. Fica clara, de saída, a polêmica que envolve uma nova regionalização mundial. Como regionalizar um espaço tão heterogêneo e, em parte, fluido, como é o espaço mundial contemporâneo?

HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES. C.W. A nova desordem mundial. São Paulo: UNESP, 2006.

O mapa procura representar a lógica espacial do mundo-contemporâneo pós-União Soviética, no contexto de avanço da globalização e do neoliberalismo, quando a divisão entre países socialistas e capitalistas se desfez e as categorias de “primeiro” e “terceiro” mundo perderam sua

Page 10: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

9

validade explicativa. Considerando esse objetivo interpretativo, tal distribuição espacial aponta para A) a estagnação dos Estados com forte identidade cultural. B) o alcance da racionalidade anticapitalista. C) a influência das grandes potências econômicas. D) a dissolução de blocos políticos regionais. E) o alargamento da força econômica dos países islâmicos.

29. ENEM 2012

Disponível em: http://primeira-serie.blogspot.com.br. Acesso em: 07 dez. 2011 (adaptado).

Na imagem do início do século XX, identifica-se um modelo produtivo cuja forma de organização fabril baseava-se na(o) A) autonomia do produtor direto. B) adoção da divisão sexual do trabalho. C) exploração do trabalho repetitivo. D) utilização de empregados qualificados. E) incentivo à criatividade dos funcionários.

30. (ENEM 2011) Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o conflito tem sido os motores no processo de construção democrática.

SOUZA, M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das práticas democráticas. Disponível em: http//www.ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado).

Segundo o texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de construção democrática, porque A) determinam o papel do Estado não transformações socioeconômicas. B) aumentam o clima de tensão social na sociedade civil. C) pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade. D) privilegiam determinadas parcelas da sociedade em detrimento das demais. E) propiciam a adoção de valores éticos pelos órgãos do Estado.

31. (ENEM 2013) De todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional à logística de transportes, interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por uma razão muito simples: o potencial que tal “ferramenta logística” ostenta permite que haja, de fato, um sistema de transportes condizente com a escala geográfica do Brasil. HUERTAS, D. M. O papel dos transportes na expansão recente da fronteira agrícola brasileira. Revista Transporte y Territorio, Universidade de Buenos Aires, n. 3, 2010 (adaptado).

A necessidade de modais de transporte interligados, no território brasileiro, justifica-se pela(s) A) variações climáticas no território, associadas à

interiorização da produção. B) grandes distâncias e a busca da redução dos

custos de transporte. C) formação geológica do país, que impede o uso

de um único modal. D) proximidade entre a área de produção agrícola

intensiva e os portos. E) diminuição dos fluxos materiais em detrimento

de fluxos imateriais.

32. ENEM [2010]

A chegada da televisão

A caixa de pandora tecnológica penetra nos lares

e libera suas cabeças falantes, astros, novelas,

noticiários e as fabulosas, irresistíveis garotas-

propaganda, versões modernizadas do tradicional

homem-sanduíche.

SEVCENKO, N. (Org.) História da vida privada no Brasil 3.

República: da Belle Époque à Era do Rádio. São Paulo: Cia

das Letras, 1998.

A TV, a partir da década de 1950, entrou nos

lares brasileiros provocando mudanças

Page 11: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

10

consideráveis nos hábitos da população. Certos

episódios da história brasileira revelaram que a TV,

especialmente como espaço de ação da imprensa,

tornou-se também veículo de utilidade pública, a

favor da democracia, na medida em que

A) amplificou os discursos nacionalistas e autoritários durante o governo Vargas.

B) maquiou indicadores sociais negativos durante as décadas de 1970 e 1980.

C) revelou para o país, casos de corrupção na esfera política de vários governos.

D) apoiou, no governo Castelo Branco, as iniciativas de fechamento do parlamento.

E) corroborou a construção de obras faraônicas durante os governos militares.

33. ENEM [2013]

A imagem foi publicada no jornal Correio da

Manhã, no dia de Finados de 1965. Sua relação

com os direitos políticos existentes no período

revela a:

A) extinção dos partidos nanicos.

B) retomada dos partidos estaduais.

C) superação do fisiologismo tradicional.

D) adoção do bipartidarismo regulado.

E) valorização da representação parlamentar.

34.ENEM [2010]

Não é difícil entender o que ocorreu no Brasil nos

anos imediatamente anteriores ao golpe militar de

1964. A diminuição da oferta de empregos e a

desvalorização dos salários, provocados pela

inflação, levaram a uma intensa mobilização

política popular, marcada por sucessivas ondas

grevistas de várias categorias profissionais, o que

aprofundou as tensões sociais. Dessa vez, as

classes trabalhadoras se recusaram a pagar o pato

pelas “sobras” do modelo econômico juscelinista.

MENDONÇA, S.R. A Industrialização brasileira. São Paulo:

Moderna, 2002. (adaptado).

Segundo o texto, os conflitos sociais

ocorridos no início dos anos 1960 decorreram

principalmente

A) das contradições econômicas do modelo desenvolvimentista.

B) da manipulação política empreendida pelo governo João Goulart.

C) do poder político adquirido pelos sindicatos populistas.

D) da desmobilização das classes dominantes frente ao avanço das greves.

E) da recusa dos sindicatos em aceitar mudanças na legislação trabalhista.

35. (ENEM–12) Se a mania de fechar, verdadeiro habitus da mentalidade medieval nascido talvez de um profundo sentimento de insegurança, estava difundida no mundo rural, estava do mesmo modo no meio urbano, pois que uma das características da cidade era de ser limitada por portas e por uma muralha. DUBY, G. et al. “Séculos XIV-XV”. In: ARIÈS, P.; DUBY, G. História da vida privada da Europa Feudal à Renascença. São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado). As práticas e os usos das muralhas sofreram importantes mudanças no final da Idade Média, quando elas assumiram a função de pontos de passagem ou pórticos. Este processo está diretamente relacionado com A) o crescimento das atividades comerciais e urbanas. B) a migração de camponeses e artesãos. C) a expansão dos parques industriais e fabris. D) o aumento do número de castelos e feudos. E) a contenção das epidemias e doenças.

36. (ENEM 2011) Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento. SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984. O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre A) fé e misticismo. B) ciência e arte. C) cultura e comércio. D) política e economia. E) astronomia e religião.

Page 12: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

11

37. (ENEM 2009) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos. (COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium) Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas. (VINCI, Leonardo da. Carnets) O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno Éa A) a fé como guia das descobertas. B) o senso crítico para se chegar a Deus. C) a limitação da ciência pelos princípios bíblicos. D) a importância da experiência e da observação. E) o princípio da autoridade e da tradição.

38. (ENEM 2001) O texto abaixo reproduz parte de um diálogo entre dois personagens de um romance. - Quer dizer que a Idade Média durou dez horas? – Perguntou Sofia. - Se cada hora valer cem anos, então sua conta está certa. Podemos imaginar que Jesus nasceu à meia-noite, que Paulo saiu em peregrinação missionária pouco antes da meia-noite e meia e morreu quinze minutos depois, em Roma. Até as três da manhã a fé cristã foi mais ou menos proibida. (…) Até as dez horas as escolas dos mosteiros detiveram o monopólio da educação. Entre dez e onze horas são fundadas as primeiras universidades. (Adaptado de GAARDER, Jostein. O Mundo de Sofia, Romance da História da Filosofia. São Paulo: Cia das Letras, 1997).

O ano de 476 d.C., época da queda do Império Romano do Ocidente, tem sido usado como marco para o início da Idade Média. De acordo com a escala de tempo apresentada no texto, que considera como ponto de partida o início da Era Cristã, pode-se afirmar que A) as Grandes Navegações tiveram início por volta das quinze horas. B) a Idade Moderna teve início um pouco antes das dez horas. C) o Cristianismo começou a ser propagado na Europa no início da Idade Média. D) as peregrinações do apóstolo Paulo ocorreram após os primeiros 150 anos da Era Cristã. E) os mosteiros perderam o monopólio da educação no final da Idade Média.

39. (ENEM 2010) No final do século XVI, na Bahia, Guiomar de Oliveira denunciou Antônia Nóbrega à Inquisição. Segundo o depoimento, esta lhe dava “uns pós não sabe de quê, e outros pós de osso de finado, os quais pós ela confessante deu a beber em vinho ao dito seu marido para ser seu amigo e serem bem-casados, e que todas estas coisas fez tendo-lhe dito a dita Antônia e ensinado que eram coisas diabólicas e que os diabos lha ensinaram”. ARAÚJO, E. O teatro dos vícios. Transgressão e transigência na sociedade urbana colonial. Brasília: UnB/José Olympio, 1997. Do ponto de vista da Inquisição: A) o problema dos métodos citados no trecho residia na dissimulação, que acabava por enganar o enfeitiçado. B) o diabo era um concorrente poderoso da autoridade da Igreja e somente a justiça do fogo poderia eliminá-lo. C) os ingredientes em decomposição das poções mágicas eram condenados porque afetavam a saúde da população. D) as feiticeiras representavam séria ameaça à sociedade, pois eram perceptíveis suas tendências feministas. E) os cristãos deviam preservar a instituição do casamento recorrendo exclusivamente aos ensinamentos da Igreja.

40. ENEM 2012

Texto I

A Europa entrou em estado de exceção, personificado por obscuras forças econômicas sem rosto ou localização física conhecida que não prestam contas a ninguém e se espalham pelo globo por meio de milhões de transações diárias no ciberespaço.

Page 13: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

12

(ROSSI, C. Nem fim do mundo nem mundo novo. Folha de S.Paulo, 11 dez. 2011 – Adaptado)

Texto II

Estamos imersos numa crise financeira como nunca tínhamos visto desde a Grande Depressão iniciada em 1929 nos Estados Unidos.

(Entrevista de George Soros. Disponível em: www.nybooks.com. Acesso em: 17 ago. 2011 – Adaptado)

A comparação entre os significados da atual crise econômica e do crash de 1929 oculta a principal diferença entre essas duas crises, pois

A) o crash da Bolsa em 1929 adveio do envolvimento dos EUA na I Guerra Mundial e a atual crise é o resultado dos gastos militares desse país nas guerras do Afeganistão e Iraque. B) a crise de 1929 ocorreu devido a um quadro de super-produção industrial nos EUA e a atual crise resultou da especulação financeira e da expansão desmedida do crédito bancário. C) a crise de 1929 foi o resultado da concorrência dos países europeus reconstruídos após a I Guerra e a atual crise se associa à emergência dos BRICS como novos concorrentes econômicos. D) o crash da Bolsa em 1929 resultou do excesso de proteções ao setor produtivo estadunidense e a atual crise tem origem na internacionalização das empresas e no avanço da política de livre mercado. E) a crise de 1929 decorreu da política intervencionista norte-americana sobre o sistema de comércio mundial e a atual crise resultou do excesso de regulação do governo desse país sobre o sistema monetário.

41. ENEM 2010

Antes, eram apenas as grandes cidades que se apresentavam como o império de técnica, objeto de modificações, suspensões, acréscimos, cada vez mais sofisticadas e carregadas de artifício. Esse mundo artificial inclui, hoje, o mundo rural.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço. São Paulo: Hucitec, 1996.

Considerando a transformação mencionada no texto, uma consequência socioespacial que caracteriza o atual mundo rural brasileiro é

A) a redução do processo de concentração de terras. B) o aumento do aproveitamento de solos menos férteis.

C) a ampliação do isolamento do espaço rural. D) a estagnação da fronteira agrícola do pais. E) a diminuição do nível de emprego formal.

42. ENEM 2012 “Minha vida é andar Por esse país Pra ver se um dia Descanso feliz Guardando as recordações Das terras onde passei Andando pelos sertões E dos amigos que lá deixei” GONZAGA, L.; CORDOVIL, H. A vida de viajante, 1953. Disponível em: www.recife.pe.gov.br. Acesso em: 20 fev. 2012 (fragmento).

A letra dessa canção reflete elementos identitários que representam a A) valorização das características naturais do Sertão nordestino. B) denúncia da precariedade social provocada pela seca. C) experiência de deslocamento vivenciada pelo migrante. D) profunda desigualdade social entre as regiões brasileiras. E) discriminação dos nordestinos nos grandes centros urbanos.

43. ENEM 2011

Os chineses não atrelam nenhuma condição para efetuar investimentos nos países africanos. Outro ponto interessante é a venda e compra de grandes somas de áreas, posteriormente cercadas. Por se tratar de países instáveis e com governos ainda não consolidados, teme-se que algumas nações da África tornem-se literalmente protetorados.

BRANCOLI, F. China e os novos investimentos na África: neocolonialismo ou mudanças na arquitetura global? Disponível em: http://opiniaoenoticia.com.br. Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).

A presença econômica da China em vastas áreas do globo é uma realidade do século XXI. A partir do texto, como é possível caracterizar a relação econômica da China com o continente africano?

Page 14: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

13

A) Pela presença de órgãos econômicos internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, que restringem os investimentos chineses, uma vez que estes não se preocupam com a preservação do meio ambiente. B) Pela ação de ONGs (Organizações Não Governamentais) que limitam os investimentos estatais chineses, uma vez que estes se mostram desinteressados em relação aos problemas sociais africanos. C) Pela aliança com os capitais e investimentos diretos realizados pelos países ocidentais, promovendo o crescimento econômico de algumas regiões desse continente. D) Pela presença cada vez maior de investimentos diretos, o que pode representar uma ameaça à soberania dos países africanos ou manipulação das ações destes governos em favor dos grandes projetos. E) Pela presença de um número cada vez maior de diplomatas, o que pode levar à formação de um Mercado Comum Sino-Africano, ameaçando os interesses ocidentais.

44. (Enem/2005) A Idade Média é um extenso período da História do Ocidente cuja memória é construída e reconstruída segundo as circunstâncias das épocas posteriores. Assim, desde o Renascimento, esse período vem sendo alvo de diversas interpretações que dizem mais sobre o contexto histórico em que são produzidas do que propriamente sobre o Medievo. Um exemplo acerca do que está exposto no texto acima é: a) a associação que Hitler estabeleceu entre o III Reich e o Sacro Império Romano Germânico. b) o retorno dos valores cristãos medievais, presentes nos documentos do Concílio Vaticano II. c) a luta dos negros sul-africanos contra o apartheid inspirada por valores dos primeiros cristãos. d) o fortalecimento político de Napoleão Bonaparte, que se justificava na amplitude de poderes que tivera Carlos Magno. e) a tradição heroica da cavalaria medieval, que foi afetada negativamente pelas produções cinematográficas de Hollywood.

45. (ENEM-2000)

"Somos servos da lei para podermos ser livres” (CÌCERO) "O que apraz ao príncipe tem força de lei.” (ULPIANDO) As frases acima são de dois cidadãos da Roma Clássica que viveram praticamente no mesmo século, quando ocorreu a transição da República (Cícero) para o Império (Ulpiano). Tendo como base as sentenças acima, considere as afirmações:

I. A diferença nos significados da lei é apenas aparente, uma vez que os romanos não levavam em consideração as normas jurídicas. II. Tanto na República quanto no Império a lei era o resultado de discussões entre os representantes escolhidos pelo povo romano. III . A lei republicana definia que os direitos de um cidadão acabavam quando começavam os direitos de outro cidadão. IV . Existia na época Imperial um poder acima da legislação romana. Estão corretas, apenas: a) l e II. b) l e III. c) II e III d) II e IV. e) III e IV

Page 15: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

1

Ciências da Natureza e suas

tecnologias

QUESTÕES DE (46 a 90)

46. (Enem 2011) O vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês) causa o aparecimento de verrugas e infecção persistente, sendo o principal fator ambiental do câncer de colo de útero nas mulheres. O vírus pode entrar pela pele ou por mucosas do corpo, o qual desenvolve anticorpos contra a ameaça, embora em alguns casos a defesa natural do organismo não seja suficiente. Foi desenvolvida uma vacina contra o HPV, que reduz em até 90% as verrugas e 85,6% dos casos de infecção persistente em comparação com pessoas não vacinadas. Disponível em: http://g1.globo.com Acesso em: 12 jun.

2011.

O benefício da utilização dessa vacina é que pessoas vacinadas, em comparação com as não vacinadas, apresentam diferentes respostas ao vírus HPV em decorrência da A) alta concentração de macrófagos. B) elevada taxa de anticorpos específicos anti-HPV circulantes C) aumento na produção de hemácias após a infecção por vírus HPV. D) rapidez na produção de altas concentrações de linfócitos matadores. E) presença de células de memória que atuam na resposta secundária.

47. (Enem 2012) O menor tamanduá do mundo e

solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipos, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um unico filhote. A cria e deixada em uma árvore a noite e e amamentada pela mãe ate que tenha idade para procurar alimento. As femeas adultas tem territorios grandes e o territorio de um macho inclui o de várias femeas , o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes a disposição para namorar! Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu A) hábitat. B) biotopo. C) nivel trofico. D) nicho ecologico. E) potencial biotico

48. (Enem 2011) Os biocombustíveis de primeira

geração são derivados da soja, milho e can3.a-de-açúcar e sua produção Ocorre através da fermentação. Biocombustíveis derivados de material celulósico ou biocombustíveis de segunda geração – coloquialmente chamados de “gasolina de capim” – são aqueles produzidos a partir de resíduos de madeira (serragem, por exemplo), talos de milho, palha de trigo ou capim de crescimento rápido e se apresentam como uma alternativa para os problemas enfrentados pelos de primeira geração, já que as matérias-primas são baratas e abundantes. O texto mostra um dos pontos de vista a respeito do uso dos biocombustíveis na atualidade, os quais A) são matrizes energéticas com menor carga de poluição para o ambiente e podem propiciar a geração de novos empregos, entretanto, para serem oferecidos com baixo custo, a tecnologia da degradação da celulose nos biocombustíveis de segunda geração deve ser extremamente eficiente. B) oferecem múltiplas dificuldades, pois a produção é de alto custo, sua implantação não gera empregos, e deve-se ter cuidado com o risco ambiental, pois eles oferecem os mesmos riscos que o uso de combustíveis fósseis. C) sendo de segunda geração, são produzidos por uma tecnologia que acarreta problemas sociais, sobretudo decorrente ao fato de a matéria-prima ser abundante e facilmente encontrada, o que impede a geração de novos empregos. D) podem acarretar sérios problemas econômicos e sociais, tendo em vista que a petrolífera é alvo de corrupção. E) podem acarretar sérios problemas econômicos e sociais, pois a substituição do uso de petróleo afeta negativamente toda uma cadeia produtiva na medida em que exclui diversas fontes de emprego nas refinarias, postos de gasolina e no transporte de petróleo e gasolina.

49. (Enem 2010) O despejo de dejetos de

esgotos domésticos e industriais vem causando sérios problemas aos rios brasileiros. Esses

Page 16: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

2

poluentes são ricos em substâncias que contribuem para a eutrofização de ecossistemas, que é um enriquecimento da água por nutrientes, o que provoca um grande crescimento bacteriano e, por fim, pode promover escassez de oxigênio. Uma maneira de evitar a diminuição da concentração de oxigênio no ambiente é: A) Aquecer as águas dos rios para aumentar a velocidade de decomposição dos dejetos. B) Retirar do esgoto os materiais ricos em nutrientes para diminuir a sua concentração nos rios. C) Adicionar bactérias anaeróbicas às águas dos rios para que elas sobrevivam mesmo sem o oxigênio. D) Substituir produtos não degradáveis por biodegradáveis para que as bactérias possam utilizar os nutrientes. E) Aumentar a solubilidade dos dejetos no esgoto para que os nutrientes fiquem mais acessíveis às bactérias.

50. (UNIFOR-2001) O gráfico abaixo mostra a variação dos níveis de estrógenos e de progesterona durante o ciclo menstrual das mulheres. De acordo com o gráfico, verifica-se que:

A) a taxa de estrógenos é mais alta nos dias que precedem a menstruação. B) em todo o ciclo menstrual, os menores níveis de estrógenos e progesterona ocorrem durante a ovulação. C) as taxas de estrógenos e progesterona são altas durante a menstruação. D) durante a menstruação, somente a taxa de estrógenos é baixa. E) a taxa de progesterona aumenta depois da ovulação.

51. (CPV/UFJF-2014) A figura a seguir representa o processo de clonagem, muito conhecido depois da criação da ovelha Dolly. Este processo consiste na retirada do núcleo de uma célula isolada, ovelha doadora, e implantação desse núcleo em um ovócito, de outra ovelha, que é a ovelha doadora de óvulo. Posteriormente, implanta-se numa “barriga de aluguel” para desenvolvimento do individuo.

Disponível em: http://www.ib.usp.br/textos/dolly2/ Acesso em 21/08/2014.

Com base no texto acima e na figura ilustrativa, marque a incorreta A) A ovelha doadora de material genético transmite suas características para a ovelha Dolly. B) Caso seja necessário, podemos fazer a homologia do DNA mitocondrial da ovelha Dolly com a ovelha doadora, havendo uma correspondência entre as estruturas. C) O processo de multiplicação celular, evidenciado na figura, é representativo da mitose, que permite o crescimento do indivíduo. D) As células quiescentes preparadas para a clonagem destacada, em 3, na figura, representa o processo no qual a célula é manipulada para se diferenciar, tornando-a uma célula totipotente. E) Nessa situação a ploidia de Dolly não corresponde à fusão de gametas.

52. (UFMS-2004) A água que forma os oceanos gotejou das nuvens, depois que a temperatura elevada no interior da jovem Terra retirou átomos de oxigênio e hidrogênio de rochas constituídas de compostos, como a mica. As moléculas então formadas foram levadas à superfície em rios de lava, depois foram liberadas como vapor d'água, formando grandes nuvens. Desse modo, nossos oceanos já foram um dia nossas rochas. Sendo dados a reação de formação da água e o gráfico representativo do caminho da reação, ou seja,

Disponível em http://projetomedicina.com.br/site/attachments/article/451/quimica_cinetica_quimica_exercicios.pdf

Assinale a alternativa correta. A) A reação de formação da água é endotérmica. B) A adição de um catalisador aumenta a velocidade de formação da água pois diminui a entalpia de reação.

Page 17: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

3

C) Quanto maior a frequência de colisões efetivas entre as moléculas de H2 e O2, maior a velocidade da reação. D) A velocidade de decomposição de H2(g) é metade da velocidade de decomposição de O2(g). E) A velocidade de decomposição de O2(g) é o dobro da velocidade de formação de H2O(g).

53. (PUC-PR-2010) Compostos naturais são muito utilizados na denominada Medicina Naturalista. Povos indígenas amazônicos há muito fazem uso da casca da Quina (Coutarea hexandra) para extrair quinina, princípio ativo no tratamento da malária. Antigos relatos chineses também fazem menção a uma substância, a artemisina, encontrada no arbusto Losna (Artemisia absinthium), que também está relacionada ao tratamento da malária. Em estudos sobre a cinética de degradação da quinina por ácido, foram verificadas as seguintes velocidades em unidades arbitrárias:

Quinina (mol/L)

Ácido (mol/L)

Velocidade

1,0 x 10-4 5,0 x 10-3 2,4 x 10-3

1,0 x 10-4 1,0 x 10-2 9,6 x 10-3

0,5 x 10-4 1,0 x 10-2 4,8 x 10-3

2,0 x 10-4 2,5 x 10-3 1,2 x 10-3

A partir desses dados, pode-se concluir que a lei de velocidade assume a forma: A) V = K [quinina]2 B) V = K [quinina] C) V = K2 [quinina]2 D) V = K [quinina] [ácido]2 E) V = K [quinina]2 [ácido]

54. (UFJF-2009) O gás incolor N2O4, em presença de calor, decompõe-se em dióxido de nitrogênio gasoso que possui coloração castanha. Em uma experiência de laboratório, o gás N2O4 foi colocado em um cilindro transparente fechado à temperatura ambiente, e esperou-se que o sistema atingisse o equilíbrio. Para que seja observado aumento da coloração castanha nesse sistema, é necessário: A) colocar o cilindro em um banho de gelo. B) adicionar um gás inerte no cilindro. C) adicionar um catalisador. D) diminuir o volume do cilindro. E) diminuir a pressão dentro do cilindro.

55. (Enem 2011) A pele humana, quando está bem hidratada, adquire boa elasticidade e aspecto macio e suave. Em contrapartida, quando está ressecada, perde sua elasticidade e se apresenta opaca e áspera. Para evitar o ressecamento da pele é necessário, sempre que possível, utilizar

hidratantes umectantes, feitos geralmente à base de glicerina e polietilenoglicol:

Disponível em: http://www.brasilescola.com. Acesso em: 23 abr. 2010 (adaptado). A retenção de água na superfície da pele promovida pelos hidratantes é

consequência da interação dos grupos hidroxila dos agentes umectantes com a umidade contida no ambiente por meio de: A) ligações iônicas. B) forças de London. C) ligações covalentes. D) forças dipolo-dipolo. E) ligações de hidrogênio

56. (Enem-2011) Entre as substâncias usadas para o tratamento de água está o sulfato de alumínio que, em meio alcalino, forma partículas em suspensão na água, às quais as impurezas presentes no meio se aderem. O método de separação comumente usado para retirar o sulfato de alumínio com as impurezas aderidas é a:

A) Flotação B) Levigação C) Ventilação D) Peneiração E) Centrifugação

57. (Enem-2010) As misturas efervescentes, em pó ou comprimidos, são comuns para a administração de vitamina C ou de medicamentos para azia. Essa forma farmacêutica sólida foi desenvolvida para facilitar o transporte, aumentar a estabilidade de substâncias e, quando em solução, acelerar a absorção do fármaco pelo organismo. As matérias primas que atuam na efervescência são, em geral, o ácido tartárico ou ácido cítrico que reagem como um sal de caráter básico, como o bicarbonato de sódio (NaHCO3), quando em contato com a água. A partir do contato da mistura efervescente com a água, ocorre uma série de reações químicas simultâneas: liberação de ions, formação de ácido e liberação de gás carbônico - gerando a efervescência.

Page 18: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

4

As equações a seguir representam as etapas da reação da mistura efervescente na água, em que foram omitidos os estados de agregação dos reagentes, e H3A representa o ácido cítrico. I - NaHCO3 → Na++ HCO3 II - H2CO3 ↔H2O + CO2 III - HCO3 + H+ ↔ H2CO3 IV - H3A ↔ 3H++ A−

A ionização, a dissociação iônica, a formação do ácido e a liberação do gás ocorrem, respectivamente, nas seguintes etapas:

A) IV, I, II e III B) I, IV, III e II C) IV, III, I e II D) I, IV, II e III E) IV, I, III e II

58. (Enem 2008) A China comprometeu-se a indenizar a Rússia pelo derramamento de benzeno de uma indústria petroquímica chinesa no rio Songhua, um afluente do rio Amur, que faz parte da fronteira entre os dois países. O presidente da Agência Federal de Recursos de Água da Rússia garantiu que o benzeno não chegará aos dutos de água potável, mas pediu à população que fervesse a água corrente e evitasse a pesca no rio Amur e seus afluentes. As autoridades locais estão armazenando centenas de toneladas de carvão, já que o mineral é considerado eficaz absorvente de benzeno. Internet: <jbonline.terra.com.br> (com adaptações). Levando-se em conta as medidas adotadas para a minimização dos danos ao ambiente e à população, é correto afirmar que: A) o carvão mineral, ao ser colocado na água, reage com o benzeno, eliminando-o. B) o benzeno é mais volátil que a água e, por isso, é necessário que esta seja fervida. C) a orientação para se evitar a pesca deve-se à necessidade de preservação dos peixes. D) o benzeno não contaminaria os dutos de água potável, porque seria decantado naturalmente no fundo do rio. E) a poluição causada pelo derramamento de benzeno da indústria chinesa ficaria restrita ao rio Songhua.

59. (Enem 2009) O uso de protetores solares em situações de grande exposição aos raios solares como, por exemplo, nas praias, é de grande importância para a saúde. As moléculas ativas de um protetor apresentam, usualmente, anéis aromáticos conjugados com grupos carbonila, pois esses sistemas são capazes de absorver a

radiação ultravioleta mais nociva aos seres humanos. A conjugação é definida como a ocorrência de alternância entre ligações simples e duplas em uma molécula. Outra propriedade das moléculas em questão é apresentar, em uma de suas extremidades, uma parte apolar responsável por reduzir a solubilidade do composto em água, o que impede sua rápida remoção quando do contato com a água. De acordo com as considerações do texto, qual das moléculas apresentadas a seguir é a mais adequada para funcionar como molécula ativa de protetores solares?

A)

B)

C)

D)

E)

60. (ENEM/1998) (SP-C3-H8) No processo de obtenção de eletricidade, ocorrem várias transformações de energia. Considere duas delas:

I. cinética em elétrica II. potencial gravitacional em cinética

Page 19: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

5

Analisando o esquema, é possível identificar que elas se encontram, respectivamente, entre: A) I- a água no nível h e a turbina, II- o gerador e a torre de distribuição. B) I- a água no nível h e a turbina, II- a turbina e o gerador. C) I- a turbina e o gerador, II- a turbina e o gerador. D) I- a turbina e o gerador, II- a água no nível h e a turbina. E) I- o gerador e a torre de distribuição, II- a água no nível h e a turbina.

61. (UFMG -2005) Rafael, fotógrafo lambe-lambe, possui uma câmara fotográfica que consiste em uma caixa com um orifício, onde é colocada uma lente. Dentro da caixa, há um filme fotográfico, posicionado a uma distância ajustável em relação à lente. Essa câmara está representada, esquematicamente, nesta figura:

Para produzir a imagem nítida de um objeto muito distante, o filme deve ser colocado na posição indicada, pela linha tracejada. No entanto, Rafael deseja fotografar uma vela que está próxima a essa câmara. Para obter uma imagem nítida, ele, então, move o filme em relação à posição acima descrita. Assinale a alternativa cujo diagrama melhor representa a posição do filme e a imagem da vela que é projetada nele.

62. (Enem 2011) Um motor só poderá realizar trabalho se receber uma quantidade de energia de outro sistema. No caso, a energia armazenada no combustível é, em parte, liberada durante a combustão para que o aparelho possa funcionar. Quando o motor funciona, parte da energia convertida ou transformada na combustão não pode ser utilizada para a realização de trabalho. Isso significa dizer que há vazamento da energia em outra forma. CARVALHO, A. X. Z. Física Térmica. Belo Horizonte: Pax, 2009 (adaptado).

De acordo com o texto, as transformações de energia que ocorrem durante o funcionamento do motor são decorrentes de a : A) liberação de calor dentro do motor ser impossível. B) realização de trabalho pelo motor ser incontrolável. C) conversão integral de calor em trabalho ser impossível. D) transformação de energia térmica em cinética ser impossível. E) utilização de energia potencial do combustível ser incontrolável.

63. (ENEM/2011) Uma das modalidades presentes na olimpíadas é o salto com vara. As etapas de um dos saltos de um atleta estão representadas na figura:

Page 20: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

6

Desprezando-se as forças dissipativas (resistência do ar e atrito), para que o salto atinja a maior altura possível, ou seja, o máximo de energia conservada, é necessário que A) energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa IV. B) energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa IV. C) energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa III. D) energia potencial gravitacional, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa IV. E) energia potencial gravitacional, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa III

64. (ENEM 2010) Todo carro possui uma caixa de fusíveis, que são utilizados para proteção dos

circuitos elétricos. Os fusíveis são constituídos de um material de baixo ponto de fusão, como o estanho, por exemplo, e se fundem quando percorridos por uma corrente elétrica igual ou maior do que aquela que são capazes de suportar. O quadro a seguir mostra uma série de fusíveis e os valores de corrente por eles suportados.

Um farol usa uma lâmpada de gás halogênio de 55 W de potência que opera com 36 V. Os dois faróis são ligados separadamente, com um fusível para cada um, mas, após um mau funcionamento, o motorista passou a conectá-los em paralelo,

usando apenas um fusível. Dessa forma, admitindo-se que a fiação suporte a carga dos dois faróis, o menor valor de fusível adequado para proteção desse novo circuito é o A) azul. B) preto. C) laranja. D) amarelo. E) vermelho.

65. (UFMG-2007 ADAPTADA) Tânia observa um lápis com o auxílio de uma lente, como representado nesta figura:

Essa lente é mais fina nas bordas que no meio e a posição de cada um de seus focos está indicada na figura. Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que o ponto que melhor representa a posição da imagem vista por Tânia é o A) P B) Q C) R D) S E) Não há formação de imagem

66. (CPU UFJF - 2014) A Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) conta com duas usinas em operação. A primeira é Angra 1, que entrou em operação comercial em 1985 e tem potência de 640 megawatts. A outra é Angra 2, que começou a operar em 2001 e cuja potência é de 1.350 megawatts. Para os próximos anos, está prevista a entrada em operação de Angra 3, de 1.405 megawatts, que está com as obras a pleno vapor. A usina será uma réplica de Angra 2, mas incorporando os avanços tecnológicos desenvolvidos desde a construção da segunda usina do complexo de Angra. As usinas nucleares dão uma importante contribuição para a matriz elétrica brasileira. Juntas, geram o equivalente a um terço do consumo de energia elétrica do estado do Rio de Janeiro. Elas também representam 3% da geração nacional. Além disso, permitem que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) – órgão responsável pela coordenação do Sistema Interligado

Page 21: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

7

Nacional (SIN) – regule o nível dos reservatórios das hidrelétricas que suprem quase 90% da eletricidade do país. Disponivel em <http://www.eletronuclear.gov.br/AEmpresa/CentralNuclear.aspx>

O uso da energia nuclear no Brasil e no mundo só se tornou possivel com a descoberta do processo de fissão atomica. Outra possivel fonte futura de energia é o desenvolvimento de reatores que utilizem a fusão nuclear.Sabendo disso, pode-se afirmar que: A) Na fusão nuclear o atómo instavel é bombardeado com prótons, enquanto na fissão é bombardeado com elétrons, e em ambos casos ocorre a ruptura do atómo com liberação de energia B) Na fissão nuclear o atómo instavel é bombardeado com neutrons, tornando-o mais instavel e levando a sua ruptura com liberação de energia, enquanto que na fusão nuclear dois atómos leves (normalmente de hidrogênio) se unem para a formação de um elemento mais pesado liberando grande quantidade de energia. C) Na fusão nuclear dois atómos instaveis e pesados (normalmente urânio e plutonio) se unem para a formação de um elemento ainda mais pesado liberando muita energia. D) Na fissão nuclear um atómo estavel se rompe quando bombardeado com outro atómo E) No sol ocorre o processo de fissão nuclear, que consiste na união de atómos de hidrogênio formando atómos de urânio

67. (FGV/SP-2009) Em um experimento, um pesquisador coletou certa quantidade de água de um lago na qual havia vários exemplares de Paramecium aurelia. Foi dividida em três amostras de igual volume. Na amostra 1 acrescentou água destilada, na amostra 2 acrescentou alguns gramas de cloreto de sódio e na amostra 3, um pouco mais de água proveniente do mesmo lago. O pesquisador registrou a atividade dos vacúolos pulsáteis (ou contráteis) dos Paramecium de cada uma das amostras, e obteve as curvas representadas no gráfico:

Pode-se dizer que as curvas I, II e III correspondem, respectivamente, às amostras A) 1, 2 e 3. B) 1, 3 e 2. C) 2, 1 e 3. D) 2, 3 e 1. E) 3, 1 e 2.

68. (ENEM/2000) No processo de fabricação de pão, os padeiros, após prepararem a massa utilizando fermento biológico, separam uma porção de massa em forma de “bola” e a mergulham num recipiente com água, aguardando que ela suba, como pode ser observado, respectivamente, em I e II do esquema abaixo. Quando isso acontece, a massa está pronta para ir ao forno. Um professor de Química explicaria esse procedimento da seguinte maneira:

“A bola de massa torna-se menos densa que o líquido e sobe. A alteração da densidade deve se à fermentação, processo que pode ser resumido pela equação:

C6H12O6 → 2 C2H5OH + 2 CO2 + energia. glicose álcool comum gás carbônico” Considere as afirmações abaixo. I. A fermentação dos carboidratos da massa de pão ocorre de maneira espontânea e não depende da existência de qualquer organismo vivo. II. Durante a fermentação, ocorre produção de gás carbônico, que se vai acumulando em cavidades no interior da massa, o que faz a bola subir. III. A fermentação transforma a glicose em álcool. Como o álcool tem maior densidade do que a água, a bola de massa sobe. Dentre as afirmativas, apenas: A) I está correta. B) II está correta. C) I e II estão corretas. D) II e III estão corretas. E) III está correta.

69. (Fasm/2014) Em uma região do interior do Brasil, de temperaturas elevadas, onde as pessoas costumam banhar-se em lagos e lagoas, o centro de saúde local recebeu

Page 22: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

8

inúmeros pacientes com sintomas semelhantes durante o verão. Preocupado com o número de casos, o diretor desse centro solicitou um levantamento de informações sobre a doença, inclusive com a realização de exames laboratoriais. As informações obtidas foram reunidas na tabela a seguir.

Sintomas apresentados pelos pacientes

Mal estar, cansaço, cólica, fezes com sangue e inflamações do fígado e baço, com o aumento do abdome.

Material coletado e analisado

Fezes.

Resultado da análise laboratorial

Verminose intestinal

Após os resultados, o diretor solicitou a elaboração de um folheto educacional com as medidas profiláticas da doença que podem ser adotadas pela população. As orientações essenciais que devem constar desse folheto são: A) Evitar banhar-se em águas de locais onde sejam encontrados caramujos e sempre utilizar sanitários para defecar. B) Verificar se os animais domésticos não estão contaminados com larvas do verme e evitar o contato com lagos em que animais se banhem. C) Utilizar calçados e evitar o contato com solo contaminado por fezes de animais domésticos. D) Adicionar cloro nas águas de corpos d’água e piscinas e evitar contato direto com a água de enchentes. E) Evitar consumir água tratada com cloro ou outro agente desinfectante e ferver a água antes de beber.

70. (PUC-PR/2012) No Brasil, o caramujo Achatina fulica foi introduzido de forma ilegal no estado do Paraná há cerca de 20 anos como alternativa econômica ao escargot (Helix aspersa) por um servidor da Secretaria de Agricultura. O fracasso das tentativas de comercialização levou os criadores, por desinformação, a soltar os caramujos em nossas matas. Como se reproduz rapidamente e não possui predadores naturais aqui no Brasil, hoje se tornou uma praga agrícola e pode ser encontrado em praticamente todo o país, inclusive nas regiões litorâneas, como no litoral sul do Estado de São Paulo, onde constatamos sua maciça invasão. Esse caramujo africano pode transmitir ao homem os vermes causadores de um tipo de meningite e da peritonite, por ser o hospedeiro natural deles. Considere as afirmativas a seguir, relacionadas

com o texto acima:

I. A Achatina fulica é considerada uma praga agrícola porque o caramujo é um animal herbívoro que possui uma estrutura denominada rádula, um cinturão de dentes quitinosos curvos sobre uma base cartilaginosa, que funciona como um raspador de alimentos como folhas, floras, frutos ou casca caulinar de algumas espécies cultivadas na agricultura, como alface e batata-doce.

II. As principais rotas para a introdução de espécies exóticas de caracóis têm origem em atividades humanas como o comércio de plantas e a importação de matrizes para criações.

III. Outro caramujo provavelmente trazido da costa ocidental da África para o Brasil foi o Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose.

IV. No Brasil, os moluscos não são muito utilizados na gastronomia, pois não constituem um prazer para o paladar, além de não agradar aos olhos dos consumidores brasileiros, o que justifica o fracasso das tentativas de comercialização.

São corretas: A) I, II, III e IV. B) Somente II, III e IV. C) Somente I, III e IV. D) Somente I, II, e IV. E) Somente I e II.

71. (UFSC-2003) As curvas abaixo ilustram a diferença de crescimento entre os animais. Com base na figura e no assunto crescimento em animais, julgue as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

Page 23: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

9

I. as curvas A e B representam, respectivamente, tipos de crescimento descontínuo e contínuo.

II. a curva A pode representar o crescimento de um vertebrado.

III. a curva B pode representar o crescimento de um artrópode.

IV. os intervalos assinalados pelas letras C e D representam momentos de crescimento nulo.

V. em C e D, os animais poderiam estar sofrendo muda.

VI. os animais, cujos crescimentos são representados pela curva A, apresentam exoesqueleto.

A) Todas estão corretas. B) Todas estão incorretas. C) Duas afirmativas estão corretas. D) Três afirmativas estão corretas. E) Quatro afirmativas estão corretas.

72. (UNIFESP-2006) O termo “vermes” e aplicado indistintamente para designar invertebrados alongados e de corpo mole, principalmente do grupo dos anelideos. Na charge, os “vermes” desenhados provavelmente são larvas de insetos.

(Fernando Gonzalez, Níquel Náusea - botando os

bofes de fora. Devir 2002.)

Sobre esses dois grupos, anelídeos e insetos, podemos afirmar corretamente que A) ambos apresentam o corpo segmentado e revestido por um exoesqueleto. Nos anelídeos terrestres esse exoesqueleto é bastante fino e flexível e nos insetos é quitinoso e rígido, conferindo proteção e sustentação. B) o padrão vermiforme das larvas de insetos é a principal evidência de que os artrópodes, grupo ao qual os insetos pertencem, surgiram a partir dos anelídeos, pois reproduzem um estágio anterior da evolução. C) observamos mais insetos, o que nos dá a falsa impressão de um maior número de espécies desse grupo. Porém, o número de espécies de anelídeos conhecidas é superior, pois inclui muitos grupos marinhos e terrestres. D) a segmentação do corpo está presente em ambos e a organização do sistema nervoso é semelhante. Os insetos, porém, possuem

exoesqueleto, caráter evolutivo de importância fundamental no grupo. E) os anelídeos são terrestres e aquáticos e a maioria das espécies alimenta-se de detritos, estando no final da cadeia alimentar. Já os insetos são aéreos e terrestres e a maioria é herbívora, sendo, portanto, consumidores primários.

73. (ENEM/2005) Observe o fenômeno indicado na tirinha abaixo.

A força que atua sobre o peso e produz o deslocamento vertical da garrafa é a força A) de inércia. B) gravitacional. C) de empuxo. D) centrípeta. F) eletromagnética.

74. (ENEM 2012) O poder das pontas é uma conseqüência da forma como as partículas portadoras de carga elétrica se distribuem na superfície de um condutor. Em um dado condutor carregado, em equilíbrio eletrostático, pode-se afirmar que, em relação ao restante da superfície, nas pontas:

A) a quantidade e a densidade de cargas são

sempre maiores.

B) a quantidade e a densidade de cargas são

sempre menores.

C) a quantidade e a densidade de cargas são

sempre iguais.

Page 24: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

10

D) a quantidade de cargas é sempre menor, mas

a densidade de cargas são sempre maior.

E) a quantidade de cargas é sempre maior, mas a

densidade de cargas são sempre menor.

75. (UEMG-2008 ADAPTADA) Uma pessoa usa uma lupa para queimar uma folha de papel, usando a luz solar, conforme ilustração abaixo:

Em relação a essa situação, assinale a alternativa que traz uma afirmação INCORRETA. A) A lente usada pela pessoa é fina nas extremidades e mais grossa no centro. B) A luz solar foi concentrada no foco da lente. C) A velocidade da luz no ar é menor que a velocidade da luz no material que constitui alente. D) A lente usada na figura pode formar imagens reais ou virtuais. E) Esse tipo de lente é usada para correção da hipermetropia.

76. (Cpu Ufjf - 2014) “Eu acredito que esta nação deva se comprometer a atingir o objetivo de até o fim dessa década por um homem na lua e retorna-lo seguramente a terra. Nenhum outro projeto espacial nesse período será mais impressionante a humanidade ou mais importante para a exploração espacial distante...” John Fitzgerald Kennedy, 35° presidente dos Estados Unidos No século passado a astronomia obteve um dos maiores impulsos de desenvolvimento, o que permitiu conhecer o cosmos bem mais profundamente. Porém as ideias que fundamentam essa ciência já são bem mais antigas desde os antigos gregos até o pai da mecânica, sir Isaac Newton. Newton descreveu uma força fundamental da natureza, a força gravitacional que depende diretamente da constante gravitacional universal. Nessa descrição ele afirma que: A) A força gravitacional é uma força infinita que depende do volume dos corpos e é proporcional a distância. B) A força gravitacional não depende da massa dos corpos, mas sim única e exclusivamente da distância entre eles.

C) A força gravitacional é uma força finita que deixa de funcionar a partir de distâncias intergalácticas D) A força gravitacional é uma força infinita, que depende diretamente do produto da massa dos corpos, e é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles. E) A força gravitacional é uma força que só é válida para um corpo quando na atmosfera de um planeta.

77. (UFMG/2010) Um arco-íris forma-se devido à dispersão da luz do Sol em gotas de água na atmosfera. Após incidir sobre gotas de água na atmosfera, raios de luz são refratados; em seguida, eles são totalmente refletidos e novamente refratados. Sabe-se que o índice de refração da água para a luz azul é maior que para a luz vermelha. Considerando essas informações, assinale a alternativa em que estão mais bem representados os fenômenos que ocorrem em uma gota de água e dão origem a um arco-íris.

E) NRA

78. (Enem 2005) Observe a situação descrita na tirinha a seguir

Page 25: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

11

Assim que o menino lança a flecha, há transformação de um tipo de energia em outra. A transformação, nesse caso, é de energia A) potencial elástica em energia gravitacional. B) gravitacional em energia potencial. C) potencial elástica em energia cinética. D) cinética em energia potencial elástica. E) gravitacional em energia cinética.

79. (Enem 2010) Vários materiais, quando queimados, podem levar à formação de dioxinas, um compostos do grupo dos organoclorados. Mesmo quando a queima ocorre em incineradores, há liberação de substâncias derivadas da dioxina no meio ambiente. Tais compostos são produzidos em baixas concentrações, como resíduos da queima de matéria orgânica em presença de produtos que contenham cloro. Como consequência de seu amplo espalhamento no meio ambiente, bem como de suas propriedades estruturais, as dioxinas sofrem magnificação trófica na cadeia alimentar. Mais de 90% da exposição humana às dioxinas é atribuída aos alimentos contaminados ingeridos. A estrutura típica de uma dioxina está apresentada a seguir:

A molécula do 2,3,7,8-TCDD é popularmente conhecida pelo nome ‘dioxina’, sendo a mais toxica dos 75 isômeros de compostos clorados de dibenzo-p-dioxina existentes.FADINI, P. S.; FADINI, A. A. B. Lixo: desafios e compromissos. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, São Paulo, n. 1, maio 2001 (adaptado). Com base no texto e na estrutura apresentada, as propriedades químicas das dioxinas que permitem sua bioacumulação nos organismos estão relacionadas ao seu caráter: A) básico, pois a eliminação de materiais alcalinos é mais lenta do que a dos ácidos. B) ácido, pois a eliminação de materiais ácidos é mais lenta do que a dos alcalinos. C) redutor, pois a eliminação de materiais redutores é mais lenta do que a dos oxidantes. D) lipofílico, pois a eliminação de materiais lipossolúveis é mais lenta do que a dos hidrossolúveis. E) hidrofílico, pois a eliminação de materiais hidrossolúveis é mais lenta do que a dos lipossolúveis.

80. (Enem 2010) A curcumina, substância encontrada no pó amarelo-alaranjado extraído da raiz da curcuma ou açafrão-da-índia (Curcuma longa), aparentemente, pode ajudar a combater vários tipos de câncer, o mal de Parkinson e o de Alzheimer e até mesmo retardar o envelhecimento. Usada há quatro milênios por algumas culturas orientais, apenas nos últimos anos passou a ser investigada pela ciência ocidental.

Na estrutura da curcumina, identificam-se grupos característicos das funções: A) éter e álcool. B) éter e fenol. C) éster e fenol. D) aldeído e enol. E) aldeído e éster. 81. (Enem 2010) Os pesticidas modernos são divididos em várias classes, entre as quais se destacam os organofosforados, materiais que apresentam efeito tóxico agudo para os seres humanos. Esses pesticidas contêm um átomo central de fósforo ao qual estão ligados outros átomos ou grupo de átomos como oxigênio, enxofre, grupos metoxi ou etoxi, ou um radical orgânico de cadeia longa. Os organofosforados são divididos em três subclasses: Tipo A, na qual o enxofre não se incorpora na molécula; Tipo B, na qual o oxigênio, que faz dupla ligação com fósforo, é substituído pelo enxofre; e Tipo C, no qual dois oxigênios são substituídos por enxofre. BAIRD, C. Química Ambiental. Bookman, 2005. Um exemplo de pesticida organofosforado Tipo B, que apresenta grupo etoxi em sua fórmula estrutural, está representado em:

Page 26: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

12

82. (Enem 2010) Para a construção de celulas fotoeletricas e transistores, emprega-se o arseneto de gálio (GaAs), que apresenta propriedades semicondutoras. A equação quimica representativa de sua obtenção em escala industrial pode ser assim representada: Dados: As:75 Ga:70 O:16 H:1

As + H2 + Ga2O3 GaAs + H2O Para se produzir 72,3 toneladas de GaAs, admitindo rendimento de 100%, será necessária uma massa de oxido de gálio igual a: A) 187,4 toneladas B) 93,7 toneladas C) 46,85 toneladas D) 43,25 toneladas E) 31,75 toneladas

83. (Enem 2012) O acetileno, substância de grande aplicação, e um gás menos denso do que o ar, empregado especialmente como combustivel, uma vez que, quando queima em atmosfera de oxigenio puro, fornece uma chama azul de elevada temperatura. O processo industrial de obtenção de acetileno pode ser demonstrado pela equação:

CaC2 + 2H2O → C2H2 + Ca(OH)2

Sabendo-se que 100g de carbeto de cálcio reagem com quantidade suficiente de água para a obtenção de 24,6g de acetileno, qual o rendimento porcentual dessa reação? Dados:H = 1 u, C = 12 u, O = 16 u e Ca = 40 u

A)60 B)70 C)90 D)100 E) 50

84. (PUC 2009) Fazendo-se reagir 3,4 g de NH3 com quantidade suficiente de O2, segundo a reação 4NH3 + 3O2 → 2N2 + 6H2O, obteve-se 2,1 g de N2. O rendimento dessa reação foi aproximadamente: Dados: massas molares em g/mol: H = 1,0; N = 14,0; O = 16. A) 75% B) 70% C) 50% D) 25% E) 20%

85. (Sistema ACAFE/Medicina 2012/2) “O Brasil é detentor de grande diversidade de plantas nativas cultivadas para alimentação como o milho, feijão, amendoim e mandioca. Atualmente, estudos estão sendo realizados para conhecermos as sementes crioulas, aquelas conservadas por povos indígenas ou agricultores locais. Tais sementes, constituem-se em material genético adaptado a regiões especificas e são essenciais para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, sem a dependência da compra de cultivares de multinacionais”.

MMA. Agrobiodiversidade e diversidade natural. Brasilia: MMA/SBF, 2006. 82p.

Um desses estudos foi desenvolvido com sementes de milho nativo. Dois alelos atuam na determinação da cor da semente: A, dominante, determina a cor rubi; e a, recessivo, a cor amarela. A tabela a seguir apresenta resultados de vários cruzamentos feitos com diversas linhagens dessa planta:

Assim, apresentam genótipo heterozigoto as linhagens: A) I e III. B) II e III. C) II e IV. D) III e IV. E) I e IV.

Page 27: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

13

86. (PUC) Dois caracteres com segregação independente foram analisados em uma família: grupos sanguíneos do sistema ABO e miopia. A partir dessa análise, obtiveram os seguintes dados: I – 1, 2 e 3 pertencem ao grupo O. II – 4 pertence ao grupo AB. III – 4 e 5 são míopes.

Qual a probabilidade de o casal 5 e 6 ter uma criança do grupo sangüíneo O e míope? A) 1 / 16 B) 1 / 8 C) 1 / 4 D) 1 / 2 E) 3 / 4

87. (Enem 2009 – Prova Branca Cancelada) Mendel cruzou plantas puras de ervilha com flores vermelhas e plantas puras com flores brancas, e observou que todos os descendentes tinham flores vermelhas. Nesse caso, Mendel chamou a cor vermelha de dominante e a cor branca de recessiva. A explicação oferecida por ele para esses resultados era a de que as plantas de flores vermelhas da geração inicial (P) possuíam dois fatores dominantes iguais para essa característica (VV), e as plantas de flores brancas possuíam dois fatores recessivos iguais (vv). Todos os descendentes desse cruzamento, a primeira

geração de filhos (F1), tinham um fator de cada progenitor e eram Vv, combinação que assegura a cor vermelha nas flores. Tomando-se um grupo de plantas cujas flores são vermelhas, como distinguir aquelas que são VV das que são Vv? A) Cruzando-as entre si, é possível identificar as plantas que têm o fator v na sua composição pela análise de características exteriores dos gametas masculinos, os grãos de pólen. B) Cruzando-as com plantas recessivas, de flores brancas. As plantas VV produzirão apenas descendentes de flores vermelhas, enquanto as plantas Vv podem produzir descendentes de flores brancas. C) Cruzando-as com plantas de flores vermelhas da geração P. Os cruzamentos com plantas Vv produzirão descendentes de flores brancas. D) Cruzando-as entre si, é possível que surjam plantas de flores brancas. As plantas Vv cruzadas com outras Vv produzirão apenas descendentes vermelhas, portanto as demais serão VV. E) Cruzando-as com plantas recessivas e analisando as características do ambiente onde se dão os cruzamentos, é possível identificar aquelas que possuem apenas fatores V.

88. (Enem 2009) O Cloreto de Aluminio e um reagente muito utilizado em processos industriais que pode ser obtido por meio da reação entre Aluminio metálico e cloro gasoso.

2Al + 3 Cl2 --> 2AlCl3

Se 2,70g de aluminio são misturados a 4,0g de cloro a massa produzida, em gramas, de cloreto de aluminio e: (Dado: Massas Molares Al:27; Cl: 35,5)

A)13 B) 15 C)14 D)25 E)19

89. (ENEM 2010) Observe a tabela seguinte. Ela traz especificações técnicas constantes no manual de instruções fornecido pelo fabricante de uma torneira elétrica.

Page 28: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

14

Considerando que o modelo de maior potência da versão 220 V da torneira suprema foi inadvertidamente conectada a uma rede com tensão nominal de 127 V, e que o aparelho está configurado para trabalhar em sua máxima potência. Qual o valor aproximado da potência ao ligar a torneira?

A) 1.830 W B) 2.800 W C) 3.200 W D) 4.030 W E) 5.500 W 90. (ENEM 2012) A relação da resistência elétrica com as dimensões do condutor foi estudada por um grupo de cientistas por meio de vários experimentos de eletricidade. Eles verificaram que existe proporcionalidade entre: resistencia (R) e comprimento (ℓ), dada a mesma secção transversal (A); resistencia (R) e área da secção transversal (A), dado o mesmo comprimento (ℓ) e comprimento (ℓ) e área da secção transversal (A), dada a mesma resistência (R). Considerando os resistores como fios, pode-se exemplificar o estudo das grandezas que influem na resistência elétrica utilizando as figuras seguintes.

As figuras mostram que as proporcionalidades existentes entre resistencia (R) e comprimento (ℓ), resistencia (R) e área da secção transversal (A), e entre comprimento (ℓ) e área da secção transversal (A) são, respectivamente, A) direta, direta e direta. B) direta, direta e inversa. C) direta, inversa e direta. D) inversa, direta e direta. E) inversa, direta e inversa

Page 29: Simulado 2014 2 Primeiro Dia

Cartão-resposta

Nome:

Turma: Curso pretendido:

Assinatura:

A B C D E

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

A B C D E

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

72

73

74

75

76

77

78

79

80

81

82

83

84

85

86

87

88

89

90