serviÇo pÚblico federal universidade federal do sul e ... · participe órgão ou entidade da...

30
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 003, DE 25 DE MAIO DE 2018. Dispõe sobre a celebraçao, execuçao e acompanhamento de convênios e congêneres, e dos contratos com fundações de apoio celebrados no âmbito da Unif esspa e outras providências. O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ, no uso da atribuição que lhe confere o art. 18 do Decreto-Lei n° 8.393 de 17 de dezembro de 1945, e o Decreto de 15 de setembro de 2016, publicado no DOU, na pg . 1, Seção n° 2, em 16 de setembro de 2016, resolve: Art. 1° Esta Instrução Normativa estabelece os procedimentos e requisitos para celebração execução e acompanhamento de convênios e congêneres, e dos contratos com fundações de apoio, as atribuições dos responsáveis pela coordenaçao. gestão e acompanhamento dos ajustes, alinhando as disposições da Lei n° 8.666/93, em especial o Art. 116, o Decreto n° 6.170/07, a Portaria lnterministerial MPOG/MF/CGU W 507, de 24 de novembro de 2011 , Decreto n° 7.423, 31 de dezembro de 201 O, e a Lei n° 8.958/94 e suas respectivas alterações, subsidiariamente a Instrução Normativa n° 005/2007- SEGES/MPOG à estrutura disponível na Unifesspa, estabel ece os procedimentos para pagamento de notas e faturas decorrentes de contratos administrativos, e para aplicação de sanções decorrentes de inexecução contratual. CAPÍTULO I DOS TIPOS DE AJUSTES Art. 2° Para fins de unif ormização, os tipos de ajustes de mutua colaboração a serem celebrados no âmbito da Unifesspa serão os seguintes: I - Convênio: Ajuste que discipline a transferência de recursos financeiros da União e tenha como participe órgão ou entidade da administraçao pública estadual, distrital ou municipal, direta ou indireta, ou ainda, entidades privadas sem fins lucrativos, visando a realização de projeto, atividade, serviço, aquisição de bens ou evento de interesse reciproco, em regime de mútua cooperação. 11 -Termo de Execução Descentralizada: instrumento por meio do qual é ajustada a descentralização de crédito entre órgãos e/ou entidades integrantes dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, para execução de ações de interesse da unidade orçamentária descentralizadora e consecução do objeto previsto no programa de trabalho, respeitada fielmente a classificação funcional programática. 111 - Acordo de Cooperaçao Técnica: Ajuste utilizado quando a execuçao do objeto não prevê a transferência de recursos financeiros entre os participes, se operacionalizando apenas através da cooperação do corpo técnico das entidades, cessão temporária de equipamentos e instalações, troca de informações e dados de pesquisas cientificas, dentre outros. IV- Protocolo de Intenções: instrumento firmado previamente à celebração de acordo, ou instrumento congênere, que contempla mtenções almejadas no ambito da cooperação a ser pactuada cuja articulação ainda não evoluiu para atribuições plenamente definíveis em acordo. Página 1 de 30

Upload: vuongtram

Post on 11-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 003, DE 25 DE MAIO DE 2018.

Dispõe sobre a celebraçao, execuçao e acompanhamento de convênios e congêneres, e dos contratos com fundações de apoio celebrados no âmbito da Unifesspa e dá outras providências.

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ, no uso da atribuição que lhe confere o art. 18 do Decreto-Lei n° 8.393 de 17 de dezembro de 1945, e o Decreto de 15 de setembro de 2016, publicado no DOU, na pg. 1, Seção n° 2, em 16 de setembro de 2016, resolve:

Art. 1° Esta Instrução Normativa estabelece os procedimentos e requisitos para celebração execução e acompanhamento de convênios e congêneres, e dos contratos com fundações de apoio, as atribuições dos responsáveis pela coordenaçao. gestão e acompanhamento dos ajustes, alinhando as disposições da Lei n° 8.666/93, em especial o Art. 116, o Decreto n° 6.170/07, a Portaria lnterministerial MPOG/MF/CGU W 507, de 24 de novembro de 2011 , Decreto n° 7.423, 31 de dezembro de 201 O, e a Lei n° 8.958/94 e suas respectivas alterações, subsidiariamente a Instrução Normativa n° 005/2007-SEGES/MPOG à estrutura disponível na Unifesspa, estabelece os procedimentos para pagamento de notas e faturas decorrentes de contratos administrativos, e para aplicação de sanções decorrentes de inexecução contratual.

CAPÍTULO I DOS TIPOS DE AJUSTES

Art. 2° Para fins de uniformização, os tipos de ajustes de mutua colaboração a serem celebrados no âmbito da Unifesspa serão os seguintes:

I - Convênio: Ajuste que discipline a transferência de recursos financeiros da União e tenha como participe órgão ou entidade da administraçao pública estadual, distrital ou municipal, direta ou indireta, ou ainda, entidades privadas sem fins lucrativos, visando a realização de projeto, atividade, serviço, aquisição de bens ou evento de interesse reciproco, em regime de mútua cooperação.

11 -Termo de Execução Descentralizada: instrumento por meio do qual é ajustada a descentralização de crédito entre órgãos e/ou entidades integrantes dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, para execução de ações de interesse da unidade orçamentária descentralizadora e consecução do objeto previsto no programa de trabalho, respeitada fielmente a classificação funcional programática.

111 - Acordo de Cooperaçao Técnica: Ajuste utilizado quando a execuçao do objeto não prevê a transferência de recursos financeiros entre os participes, se operacionalizando apenas através da cooperação do corpo técnico das entidades, cessão temporária de equipamentos e instalações, troca de informações e dados de pesquisas cientificas, dentre outros.

IV- Protocolo de Intenções: instrumento firmado previamente à celebração de acordo, ou instrumento congênere, que contempla mtenções almejadas no ambito da cooperação a ser pactuada cuja articulação ainda não evoluiu para atribuições plenamente definíveis em acordo.

Página 1 de 30

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARA

V- Contrato de apoio: Instrumento firmado com fundações de apoio visando dar suporte a projetos de pesquisa, ensino e extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico de interesse das instituições apoiadas, e, primordialmente, ao desenvolvimento da inovação e da pesquisa científica e tecnológica, criando condições mais propicias a que as instituições apoiadas estabeleçam relações com o ambiente externo.

PARARÁGRAFO ÚNICO: Instrumentos jurídicos externos, ou internos, que possuam nomenclaturas diferentes daquelas estabelecidas nesta instrução normativa serão enquadrados, a depender de suas caracterlsticas, e um dos tipos relacionados nos incisos I a V deste artigo.

Art. 3° Os ajustes deverão conter obrigatoriamente plano de trabalho detalhado, contendo todas as informações necessárias à sua perfeita execução, nos termos das legislações específicas (ANEXO VIl).

§1° Ajustes de origem externa poderão ser celebrados sem a elaboração de plano de trabalho, desde que a minuta do instrumento contenha todas as informações necessárias à sua perfeita execução, inclusive financeiras, quando for o caso.

§2° O protocolo de intenções não necessita da elaboração de plano de trabalho, bastando apenas que sejam definidas as diretrizes principais de intenção da colaboração entre os participes.

CAPÍTULO 11 DOS AJUSTES COM AS FUNDAÇÕES DE APOIO

Art. 4° As contratações de fundações de apoio devem obrigatoriamente se enquadrar nas hipóteses previstas no Art. 1°da lei n° 8.958/94 e Art. 2° do decreto n° 7.423/10, sendo vedada sua contratação para finalidade diversa (ANEXO VI).

Art. 5° O projeto e plano de trabalho (ANEXO VIl} devem ser devidamente e formalmente aprovados por todos os setores/unidades que possuam relação com seu objeto, participando direta ou indiretamente em parcela significativa de sua execução.

Art. 6° Os preços constantes no projeto e plano de trabalho, inclusive dos custos operacionais da fundação, devem guardar compatibilidade com os praticados no mercado, o que deve ser comprovado no momento de sua elaboração.

PARAGRÁFO ÚNICO. A comprovação da compatibilidade dos preços deve ser realizada através de pesquisa de mercado, contratos de objeto semelhante, entre outros, nos termos da IN n° 3/2017-MPOG.

Art. 7° Os dados relativos ao projeto devem ser divulgados no site da Unifesspa e através de boletim interno, incluindo:

I - Contrato, plano de trabalho, aditivos e apostilamentos;

11 - Relatórios semestrais de execução com detalhamento da execução ffsica e financeira;

111 - Prestações de contas e relatórios de análise das mesmas;

IV- Demais documentos relevantes a execução do projeto;

Página 2 de 30

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

§1°. Os dados indicados no caput deverão ser atualizados, no mlnimo, anualmente, desde que haja novas informações, alterações ou atualizações das já existentes.

§2° Para fins da divulgação dos dados relacionados nos itens 11 , 111 e IV do caput, os mesmos serão requisitados aos coordenadores e a Fundação de Apoio responsáveis pela execução do projeto.

§3° A divulgação de que trata o caput será realizada através de Comissão a ser designada pelo CONSUN, nos termos do artigo 15 da Resolução CONSUN n° 005/2014.

Art. 8° A fundação de apoio deve atender as disposições do Art. 4°-A da Lei n° 8.958/94, com relação a divulgação dos dados dos projetos.

Art. 9° A Unifesspa, através da Divisão de Contratos e Convênios, verificará, a cada 06 (seis) meses, o devido cumprimento, por parte da fundação de apoio, da divulgação em seu sítio oficial dos dados de que trata o Art. 4°-A da Lei n° 8.958/94.

CAPÍTULO 111 DA COORDENAÇÃO E ACOMPANHAMENTO

Art. 1 O O acompanhamento e a fiscalização da execução do contrato consistem na verificação da conformidade da prestação dos serviços e da alocação dos recursos necessários, de forma a assegurar o perfeito cumprimento do contrato, devendo ser exercido pelo coordenador do contrato, gestor e fiscal administrativo, com auxílio dos setores administrativos pertinentes.

§ 1° Para efeito desta Instrução Normativa, considera-se:

I - Coordenador do contrato: servidor obrigatoriamente designado e responsável direto coordenar e comandar o processo de execução contratual junto a Fundação de Apoio, ao qual cumpre ao estabelecer o contato direto com a Fundação para tratar sobre as demandas do projeto, acompanhar a sua execução e a correta aplicação dos recursos, tomar providências relacionadas a eventuais alterações no projeto encaminhando as solicitações a DI CC para formalização de termos aditivos, emitir relatórios parciais, semestrais e finais de execução, relatar eventuais inconformidades, e demais ações pertinentes a perfeita execução do projeto.

11 - Gestor do contrato: servidor obrigatoriamente designado responsável por realizar o acompanhamento externo à execução do projeto, não participando diretamente de sua execução, sendo responsável pelo acompanhamento dos serviços, verificação de conformidade aprovação dos relatórios de execução do coordenador, ateste das notas fiscais e medição no SIASG, registrar ocorrências, solicitar a abertura de procedimentos administrativos de aplicação de penalidade.

111 - Fiscal administrativo: servidor com conhecimentos contábeis obrigatoriamente designado para fiscalizar os aspectos administrativo-contábeis do contrato, verificando a documentação encaminhada pelo Gestor para pagamento quanto a sua conformidade com exigências contratuais e legais, atuando na conferência dos documentos trabalhistas, fiscais e previdenciários das empresas contratadas, e controle os saldos de contrato e empenho.

IV- Divisão de contratos e convênios: Setor responsável por auxiliar o coordenador e gestor em relação aos aspectos administrativos do contrato, executar atividades administrativas relacionadas aos procedimentos de formalização de todos os termos de contrato, alterações, prorrogação, repactuação, reajuste, revisão, sugestão de aplicação de sanções à autoridade competente, rescisão contra publicações na Imprensa Nacional, geração de cronogramas e notas de lançamento no SIASG~

Página 3 de 30 f~

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

Art. 11 O coordenador, gestores e fiscais indicados no Art. 1 O desta Instrução Normativa serão indicados pela chefia do setor pertinente e designados formalmente mediante portaria especifica (Anexos I e 11).

PARAGRÁFO ÚNICO. Deverão ser designados servidores suplentes para os gestores e fiscais, para atuarem nas suas eventuais ausências e impedimentos legais, observada a devida capacitação para execução de suas atividades.

Art. 12 O coordenador do projeto deverá elaborar os seguintes relatórios:

I - Relatórios semestrais de execução, contendo todos os dados físicos e financeiros pertinentes relativos a execuçao do projeto, conforme art. 4°-A, 11, da Lei n° 8.958/94;

11 - Relatórios parciais que devem acompanhar todos os processos de pagamento, e;

111- Relatório final após a completa execução do projeto.

CAPÍTULO IV DOS PROCEDIMENTOS DE PAGAMENTO

Art. 13 Para fins de economia e agilidade processual, os processos de pagamento serão instruidos de maneira desvinculada do processo original de contratação, onde a cada pagamento deverá ser gerado um novo processo, que seguirá o seguinte tramite:

I - Após gerado, o processo de pagamento deverá ser encaminhado ao Gestor do contrato com o relatório de execução emitido pelo coordenador para verificação de conformidade dos serviços efetivamente prestados e cobrados, com a correta aplicação dos recursos, ateste das notas fiscais/faturas. e realização da medição no cronograma do SIASG;

11 - Após o ateste do Gestor do contrato, o processo deverá ser encaminhado a Diretoria de Compras, Contratos e Convênios, para análise e verificação da conformidade da documentação apresentada pelo Fiscal Administrativo (Anexo IV);

111 - Verificada a conformidade da documentação apresentada, o processo será encaminhado ao Ordenador de Despesas para autorização de pagamento;

IV- Autorizado o pagamento, o processo será encaminhado à Diretoria de Finanças e Contabilidade para demais providências quanto ao pagamento;

§ 1° caso haja alguma inconformidade processual ou legal, ou ainda nos termos do parecer n° 071/2016/PF-Unifesspa/PGF/AGU, que impeça o pagamento nota fiscal/fatura, mesmo que o serviço tenha sido efetivamente prestado, o processo deverá permanecer na unidade responsável até que a pendência seja solucionada, não eximindo a contratada das devidas penalidades e da rescisc';lo contratual, quando cabíveis.

§ 2° caso haja alguma inconformidade processual ou legal que não impeça o pagamen;o dos serviços efetivamente prestados, a contratada deverá ser notificada para proceder a sua regularização, e, no caso de manutenção da situação de inconformidade ou de frequente reincidência, a mesma poderá s

Página 4 de 30

Objeto do Contrato:

Contratada:

CNPJ: I Gestor/Fiscal T. de Contrato Titular:

CPF: I Unidade de Exercício:

Gestor/Fiscal T. de Contrato Suplente:

CPF: I Unidade de Exercício:

Ciente em: __ /

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

ANEXO I

Formulário para indicação de Gestor de Contrato

I N° do Contrato: l

_l SIAPE: I

I SIAPE: I

s t

Ciente em: __ / _ _ / ----

Gestor/Fiscal T. de Contrato Titular Gestor/Fiscal T. de Contrato Suplente

Página 6 de 30

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

ANEXO 11

PORTARIA DE DESIGNAÇÃO DE COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS

PORTARIA N° __ _, de de _____ de 2018

O Reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, designado pelo Decreto do Ministério da Educação, de 15 de setembro de 2016, publicado no DOU, na pg. 1, Seção n° 2, em 16 de setembro de 2016, no uso das atribuições e de acordo com o previsto no Art. 67 da Lei n° 8.666, de 21 de junho de 1993, no Art. 31 da Instrução Normativa n° 5, de 30 de abril de 2017, na Instrução Normativa n° 03/2018-Unifesspa e demais legislações correlatas, em virtude da celebração do CONTRATO N° __ /201X, do qual seguem os dados abaixo:

Processo n°: Contrato n°: Contratada: CNPJ: Objeto:

234 79.000000/201 X-00 000/2015 Empresa Contratada L TOA. 00.000.0001000 1-00 xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

RESOLVE:

Art. 1° Designar os servidores abaixo relacionados para acompanhar e fiscalizar a execução do Contrato em epígrafe, e seus suplentes nos impedimentos legais e eventuais dos titulares

I. COORDENADOR: XXXXXXX XXXXXXX XXXXXXX, CPF: 000.000.000-00, SIAPE 0000000;

11. GESTOR: XXXXXXX XXXXXXX XXXXXXX, CPF: 000.000.000-00, SIAPE 0000000; a. SUPLENTE: XXXXXX XXXXX XXXXX, CPF: 000.000.000-00, SIAPE 0000000;

111. FISCAL ADMINISTRATIVO: XXXXXXX XXXXXXX XXXXXXX, CPF: 000.000.000-00, SIAPE 0000000; a. SUPLENTE: XXXXXX XXXXX XXXXX, CPF: 000.000.000-00, SIAPE 0000000;

Art. 2° - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação e terá vigência até o vencimento do contrato e de sua garantia, quando houver.

Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro Reitor da Unifesspa

Página 7 de 30

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

ANEXO IV CHECK LIST PARA PAGAMENTO DE FUNDAÇÃO DE APOIO

Setor responsável: I N° do Processo: N• do Contrato

Empresa Contratada:

Período de Vigência do Contrato: Período execuçílo do serviço:

N• da Nota Fiscal I Mês de Referência: Valor da Nota Fiscal:

Sim

1. Nota Fiscal

2. ATESTE do Fiscal

3. PAGUE-SE do ordenador de despesa

4. Declaração de enquadramento para fins de não incidência na fonte do IRPJ, CLSS, COFINS e PIS, conforme IN-1.234/12-RFB

5. Plano de Trabalho

6. Relatório técnico parcial das atividades

7. Contrato ou Convênio

8. Portaria do Fiscal do contrato

9. Medição no SIASG

10. Cobertura contratual

11 . Nota de Empenho

12. Dados bancários

13. Consulta Cadin

14. Consulta SICAF

Informações Complementares

Marabá, ........... de .................................... de 2018.

Fiscal Administrativo Portaria n° XXX/2018

Página 8 de 30

Nl o NloM P'glna aplica

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

ANEXO V

Check-List Diretoria de Finanças e Contabilidade

Prestação de Contas - FUNDAÇÃO

Setor responsável : Divisão de Contrato: Valor total: Contabilidade Prestação de Contas: Parcial ou Final

Documentações: Sim Nlo Nl o se Aplica

1. Cópia do Contrato e. se houver. dos termos aditivos, acompanhados das respectivas publicações;

2. Plano de trabalho;

3. Equipe técnica ao longo Projeto;

4 . Relatório de execução físico-financeira:

5 Demonstrativo de execução da receita e despesa;

6. Relação de pagamento;

7. Conciliação bancária;

8. Extrato de conta corrente;

9. Comprovante de devolução de saldo;

10. Aplicações e rendimentos;

11. Execução das despesas do projeto corresponde com o plano de trabalho estipulado no termo contratual;

12. Forma de contratação para aquisição de bens e serviços. conforme decreto n' 8.24 1/2014.

13. Documentos comprobatórios dos processos licitatórios ou cotação de preço quando se tratar de ente de direito privado sem f1ns lucrativos. se for o caso. dos prooessos de dispensa ou inexigibilidade;

14. Cocumentos comprobatórios de despesas: as notas fisca1s, recolhimen:os,

14.1. Notas fiscais. devidamente atestas pelo coordenador do projeto;

14.2. Recibos de prestação de serviço de pessoa física com as respectivas cargas horárias;

14.3. Cópias de gu1as de recolhimentos.

14.4. Relatório de viagem com respectivos bilhetes de embarque. declaração de comparecimento ou certificado;

15. Relação de bolsista:

16. CCnferenc1a de data e assinatura.

Página

!

I

········----------- --- ------- --------------------------------------------------- -------- --------------~-------------

Página 9 de 30

I Data I I ------

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

I Verificadopo<

Página 10 de 30

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

ANEXO VI

CHECKLIST- CELEBRAÇÃO DE CONTRATO COM FUNDAÇÕES DE APOIO

I Proces~ n•: I

ObJeto:

As Celebrações de Contratos com FUNDAÇÓES DE APOIO deverão observar os seguintes passos, na forma estatuída pela Lei n° 8.666/93 e o Manual de Contratos e Convênios da Unifesspa e de acordo com as peculiaridades do objeto contratado:

O a_uste proposto integra um único processo 1. administrativo, devidamente autuado, protocolado e

numerado?

2.

3.

4.

5.

Consta justificativa para a celebfaçao do 1nstrumento?

A fundaçao cumpre os requisitos previstos no Art. 4°­A da Lei n• 8.958/94?

O objeto do projeto se enquadra nas possibilidades previstas no§~. Art. 1° da Lei 8.958194 e §1°, Art. ~do Decreto n• 7.423110.

Há a indicaçao do coordenador e dos gestores do projelo?

Elaboraçao do Projeto e Plano de Trabalho

Contato com a FUNDAÇÃO DE APOIO para:

Confirmaçao de viabilidade de execuçao de naturezas de despesas e respectivos valores;

Obtenção da precificaçao dos custos operacionais do Projeto;

Inicio do Procedimento Administrativo com:

loilemorando para a o Magnífico Reitor da Unifesspa, solicitando autorizaçao para contrataçao da FUNDAÇÃO DE APOIO como apoio administrativo a projeto;

6. Manifestação de todos os setores/unidades que possuam relaçao com o objeto do projeto, e cópia da Ata da reuniao do Instituto que aprovou o projeto (se for o caso); Projeto em uma via;

Plano de trabalho em 3 vias, atendendo ao disposto nas resoluções n• 005 e n• 006 da Unifesspa, á lei n• 8.95811994 e com a devida comprovação de que a FUNDAÇÃO DE APOIO analisou o documento. que deve conter os seguintes elementos, conforme ANEXO VIl: I Objeto. prazo de

bem como

Página 11 de 30

• Art. 116, caput. ele o art. 38, caput. da Lei n• 8.65611993

• Orientaçao Normativa AGU n• 02/2009

• Art. 4°-A da Lei n• 8.958/94

§~. Art. 10 da Lei 8 958/94

• §1°, Art. 2° do Decreto n• 7.423110

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

os resultados esperados, metas e respectivos indicadores;

li_ os recursos da instituiçao apoiada ewolvidos. com os ressarcimentos

pert1nentes: li L os part1c1pantes vinculados à instituiçilo

a:>oiada e autorizados a participar do p·ojeto. na forma das normas próprias da referida instituiçao. identificados por seus registros funcionais, na hipótese de docentes ou servidores técnico-administrativos. sendo informados os valores das bolsas a serem concedidas; e

IV. pagamentos previstos a pessoas físicas e jurid1cas, por prestaçao de serviços, devidamente identificados pelos números de CPF ou CNPJ, conforme o caso. . Justificativa Técnica para contratação da

FUNDAÇÀO DE APOIO assinada pelo Coordenador do Projeto:

• lndicaçáo do Coordenador do Projeto: . tndicaçSo de duas pessoas que não estejam na equipe técnica do projeto para atuarem como Gestores titular e suplente do Contrato, por meio

de formiilário especifico (Anexo 111)

• Comprc:Nação de aprovação do projeto submetdo ao agente financíador, quando for o caso;

(UNIDADE DEMANDANTE)

Verificaçao quanto a compatibilidade dos preços . 7. constantes no projeto com os praticados no

mercado. (UNIDADE DEMANDANTE)

8. Análise da pertinência e autorizaçao do inicio do . procedimento pela autoridade competente (Reitor);

Verificaçao da adequaçao dos documentos e análise • 9. do Técnica dJ Projeto e Plano de Trabalho (DICC).

10. Análise contábil do Projeto e Plano de Trabalho; • (DF C)

Documentos de regularidade

Houve apresentaçao de documentaçao 11. comprobatória de regularidade fiscal e trabalhista do • Art . 38. Pl no 50712011

Fundaçao, in:lusive do extrato do CAUC/SIAFI.

12 Verificaçao da validade do credenciamento da · 1 Fundaçao para apoio à instítuiçao junto ao MEC.

. Regularidade Flnancel111 e OrçMnentárla

Há indícaçao de dotaçao orçamentária especifica 11 e §1°, da para realizaçSo da despesa decorrente do Contrato? • Art. 167, I

. Verificaçao quanto possibilidade de CF/1988;

13. a • Arts. 7°. § 2". 111, 14 e 38. pagamento de custos operacionais:

caput, da Lei n• . E missa o de certificado de dotaçao 8.666/1993; orçamentária;

; Dispensa

13. Cmissao de parecer técnico para enquadrarm:nlu Ui:! • situaçao à hipótese de dispensa de licitaçao; (DICS)

Página 12 de 30

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

GABINETE

Justifica a dispensa de licitaçao com base no art. 24, inciso XIII da Lei 8.666/93 e art. 1° da Lei 8.958194:

Demonstra o enquadramento do objeto nas hipóteses legalmente permitidas (art. 1' Lel8.958194 e ON AGU n• 14 de 01104/2010);

14. lnfonna haver consignaçao do prazo de duraçao do • projeto a ser cumprido pela fundaçao a ser contratada (art. 6' do decreto 7.423/2010);

SE REPASSE INTEGRAL DOS VALORES -Just1fica motivo:

SE PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - Comprova a consignaçao do projeto ao PDI da lnstituiçao;

Minuta

15. Consta nos autos a minuta do Contrato, contendo as cláusulas necessárias, (ANEXO VIII)

16. Consta cláusula de destino dos bens remanescentes

• Art. 41 da Pl n° 507/2011 do contrato? (ANEXO VIII)

Fase final

17. Há parecer da procuradoria? I • Art. 38, parágrafo único.

Lei 8.666/93

lnserçao do Termo de Reconheço e Ratifico

18. Reconhecimento e autorização da despesa;

Ratificaçao da despesa: Art 26 da Lei 8.666/93

RegiStro e Pubhcaçao da Dispensa de Licitaçao;

19. Foi emitido empenho? • Art 60, Lei 4.320/64

20. O Contrato foi devidamente assinado pelas partes e • Art 38, parágrafo único, testemunhas? Lei 8.666/93

21 . Foi aposto o visto da procuradoria ao contrato? . 22. Contrato foi registrado no SIASG? (Publicaçao e NL) • 23. Pubücaçao foi inclulda nos autos do processo? • 24. O Contrato foi digitalizado? . 25. A via da Contratada foi enviada? • 26. O contrato foi inserido no site da Unifesspa? .

Os dados do contrato foram atualizados nos 27. controles da DICC? (Notificação de vigência por e- .

mail e planilha de controle)

28. Foi emitida portaria de comissão de fiscalização de

• Contrato?

29. A documentaçao de fiscalização foi encaminhada I . ao Gestor e ao Coordenador?

Marabá, de de 2018.

Página 13 de 30

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

xxxxxxxxxxxxxxxxx Divisão de Contratos e Convênios

DICC/DCO/PROADI/Unifesspa

Página 14 de 30

1 - TIPO PROJETO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

ANEXO VIl

PLANO DE TRABALHO

CONTRATO- FUNDAÇÃO DE APOIO

Pesquisa Ensino I 1 Extensão

Curso de Pós-Graduação Outros:

2 - CONTRATANTE

IFES C.N.P.J

Endereço

Cidade UF CEP Telefone UG I Cód. Gestão

Nome do Representante Legal CPF

RG Função Matrícula

3-CONTRATADA Fundação C.N.P.J

Endereço

Cidade UF CEP Telefone UG I Cód. Gestão

Nome do Representante Legal CPF

RG Função Matrícula

Página 15 de 30

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

4 - DESCRIÇÃO DO PROJETO Título do Projeto

NOME DO PROJETO

Valor

R$

Objeto

Período de Execução

XX Meses

(O prazo acima somente será iniciado a partir da assinatura do

convênio)

Descrever, resumidamente, o(s) objetivo(s) do projeto e metas a serem alcançadas, indicando os órgãos internos e/ou externos envolvidos; relação com outros projetos etc.

Justificativa do Projeto

Justificar a realização do Projeto, sua relevância acadêmica, a abrangência e benefícios de seus resultados (quantificando-os, se possível) para a Unifesspa, os Participes e/ou comunidade etc.

Resultados Esperados (descrever sucintamente)

Obrigações das partes:

1. Obrigações da Unidade Contratante

2. Obrigações da Unidade Contratada

Página 16 de 30

a SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

5 · CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Meta I ~' lndicadOJ\ Flslco

Etapa ou Fase Unidade i;{"i.' Quantidade

1.Características das atividades a serem realizadas em cada Aula; Exposição; Visita; meta, etapa/fase. Seminário; Relatório; 1,00

1. Descrição geral Produto, etc

2. Características das atividades a serem realizadas em cada Aula; Exposição; Visita; meta, etapa/fase. Seminário; Relatório;

Produto, etc 1,00

.

Página 17 de 30

Duração Inicio T'""lno

Da meta, etapa Da meta, etapa e/ou fase e/ou fase

(Ex. Mês 1) (Ex. Mês 4)

Da meta, etapa Da meta, etapa e/ou fase e/ou fase

(Ex. Mês 3) (Ex. Mês 7)

6 -QUADRO DE PESSOAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

6a - Participantes vinculados à Unifesspa (Lei n° 8.958/94) sem remuneração do projeto

Registro Nome Funcional ou Vinculação (Docente

Matrícula ou Téc. Adm., Discente)

- ----

Página 18 de 30

Dados

Período I Duração I Carga Horária mês anual

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

6b - Participantes vinculados à Unifesspa (Lei n° 8.958/94) com remuneração do projeto I bolsa

Dados

Registro Vinculação Período I Nome Funcional ou Tipo de (Docente ou Matrícula bolsa Téc. Adm., Duração I

Discente) mês

----

-- - -

Total

Página 19 de 30

Carga Valor Horária Mensal Valor Total mensal

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

Se - Participantes de outras IES sem remuneração do projeto

Registro Nome Funcional ou Vinculação

Matrícula (Docente ou T éc. Adm., Discente)

Página 20 de 30

Dados

Período I Carga

Duração I mês Horária Anual

a SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

6d - Participantes vinculados à outras IES (Lei n° 8.958/94) com remuneração do projeto I bolsa

Dados

Registro Vinculação Período I Nome Funcional ou (Docente ou Matrícula Tipo de bolsa

Téc. Adm., Duração I

Discente) mês

Total

Página 21 de 30

I

I Carga

Valor Horária Mensal Valor Total mensal

a SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

7 - PLANO DE APLICAÇÃO ( R$ 1,00 )

Natureza da Despesa

Código Especificação VALOR

3390.14.14 Diárias - Servidor no País Valor dos recursos (Observar Decreto 6.907/2009)

3390.18.01 Auxílio Financeiro a Estudantes

3390.20.01 Auxílio Financeiro a Pesquisador

3390.30.00 Material de Consumo

3390.33.00 Passagens e Despesas com Locomoção

3390.36.00 Serviços de Terceiros Pessoa Física

3390.47.00 Obrigações Tributárias e Contributivas

3390.36.07 Estagiário

3390.36.02 Serviços Técnicos Profissionais

Diária colaborador eventual 3390.36.02

(Ver Decreto 6.907/2009 como parâmetro).

3390.39.00 Outros Serviços de Terceiros Pessoa Jurídica.

4490.51.00 Obras e Instalações.

4490.52.00 Equipamentos e Material Permanente.

Sub Total :

3390.39.79 Serviços de Apoio Administrativo, Técnico e Operacional

Total Geral . . .

O quadro ac1ma podera ser modificado med1ante as espec1f1c1dades do aJuste

Obs. Incluir somente os elementos de despesas pertinentes ao projeto.

Página 22 de 30

concedidos

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

8- CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO (R$ 1.00)

Meta 1 Mês x Mês X

Recursos a serem desembolsados no decorrer do período de execução do

R$ xxxxxxxx (Valor R$ xxxxxxxx (Valor Projeto, de acordo com cada meta. parcial a ser parcial a ser

R$ xxxxxxxx (Valor global da meta) repassado no repassado no período) período)

Meta 2 Mês x Mês X

R$ xxxxxxxx (Valor R$ xxxxxxxx (Valor

R$ xxxxxxxx (Valor global da meta) parcial a ser parcial a ser repass~)do no repass~)do no

. oeríodo oeríodo

Coordenador do Projeto

9- DECLARAÇÃOIAPROVAÇÃO CONTRATADA

Mêsx

R$ xxxxxxxx (Valor parcial a ser repassado no período)

Mês x R$ xxxxxxxx (Valor parcial a ser repass~)do no oeríodo

Na qualidade de representante legal, declaro para fins de prova junto a UNIFESSPA, para os efeitos e sob penas da lei, que inexiste qualquer débito em mora ou situação de inadimplência com o Tesouro Nacional ou qualquer órgão ou entidade da Administração Pública Federal, que impeça a transferência de recursos oriundos de dotações consignadas nos orçamentos da União, na forma deste plano de trabalho.

Pede deferimento

Local, em __ de __________ de 20 ___ ,

FUNDAÇAO DE APOIO Reitor/Autoridade Com etente

1 O -APROVAÇÃO PELA CONTRATANTE

Aprovado

Local e Data

Página 23 de 30

Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro Reitor da Unifesspa P/ CONCEDENTE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

ANEXOS

Deverão ser anexados ao plano de trabalho quaisquer documentos necessários a execução do seu objeto, tais quais projeto básico, memórias de cálculo, dentre outras.

Página 24 de 30

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

ANEXO VIII

CONTRA TO N° XX/20XX. (Processo N° 23479..XXXXXX/20XX.-XX)

Pregão Eletrônico n° XX/20XX

TERMO DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE APOIO N° XX/20XX, QUE FAZEM ENTRE SI A UNIÃO, POR INTERMÉDIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ UNIFESSPA E A xxxxx.xxxx.xxx.xxxxxxxxxxxxxxxxx.

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ - Unifesspa, Autarquia Federal de Ensino Superior vinculada ao Ministério da Educação e do Desporto, sediada no Campus Universitário, à Folha 31, Quadra 7, Lote Especial, s/n, Bairro Nova Marabá, CEP 68501-970, Cidade de Marabá, Estado do Pará, inscrita no CNPJ sob o n° 18.657.063/0001-80, neste ato representado(a) pelo(a) Magnífico Reitor, Prof. Dr. MAURÍLIO DE ABREU MONTEIRO, designado pelo Decreto de 15 de setembro de 2016, publicado no DOU. na pg. 1, Seção n° 2, em 16 de setembro de 2016, portador do CPF no .185 819 432-68, e CI no. 1523205, doravante denominado CONTRATANTE, e de outro a XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX, pessoa jurídica de direito privado, com sede no XXXXXXXXXXXX, inscrita no CNPJ/MF sob o n° XXX.XXXXXX, doravante denominada CONTRATADA, neste ato representada pelo XXXXXXXXXXXXXXXXX.XXXXX. residente e domiciliado à XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX, nomeado pela XXXXXXXXXXXXXXX, resolvem celebrar o presente CONTRATO, na forma da Lei n° 8.666/93 e suas alterações, da Lei n° 8.958 de 20/12/1994, do Decreto no 8.241 de 21/05/2014, do Decreto 7.234, de 19 de julho de 2010, das Resoluções W 005 de 08/10/2014 e W 006 de 08/10/2014, sujeitando-se às demais normas que regulam a matéria, no que couber, e mediante as cláusulas e condições seguintes:

CLÁUSULA PRIMEIRA - DA ORIGEM

O presente contrato tem sua origem na XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX.

CLÁUSULA SEGUNDA- DO AMPARO LEGAL

A prestação dos serviços, objeto deste Contrato, foi precedida de dispensa de licitação, na forma do artigo 24, inciso XIII, da Lei n° 8.666, de 21 .06.93 e suas alterações.

CLÁUSULA TERCEIRA- DO OBJETO DO CONTRATO

O presente Contrato tem por objeto específico a prestação de serviços pela FUNDAÇÃO DE APOIO em apoio a Unifesspa na execução do projeto "XXXXXXXXXXXXXX XXXX.XX.XXXXXXXXX xxxxxxxxxxxxxxxxx xx.xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxx.xxxx xxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.x"

CLÁUSULA QUARTA- DO PLANO DE TRABALHO

Página 25 de 30

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

As atividades a serem desenvolvidas para consecução do objeto do presente contrato estão consignadas no Plano de Trabalho, que constitui parte integrante deste contrato.

CLÁUSULA QUINTA- DO PREÇO E DOS PAGAMENTOS

5.1. O valor global do presente contrato importa em R$ XXXXXXXXX (XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX), em moeda corrente do País, valor este certo, fixo e irreajustável, estando incluído o valor de R$ XXXXXXXXXXXXXX (XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX), como contrapartida da Unifesspa.

5.2. A CONTRATANTE caberá a responsabilidade de pagar valores correspondentes às despesas com o desenvolvimento do presente projeto, mediante apresentação de Nota Fiscal, os quais deverão ser repassados em conformidade com o Plano de Trabalho, devendo ser creditados em nome da Contratada.

5.3. O pagamento deverá ser realizado através de depósito bancário em nome da CONTRATADA, em conta específica para o presente contrato, a ser informado através de fatura.

5.4. Os pagamentos poderão ser realizados a CONTRATADA de maneira antecipada a execução dos serviços, nos termos da Orientação Normativa n° 37, de 13 de dezembro de 2011 , da AGU, desde que devidamente justificado e autorizado pelo coordenador do projeto.

5.4.1. Os recursos antecipados deverão ser restituídos integralmente a CONTRATANTE no caso de não execução dos serviços solicitados pelo coordenador.

CLÁUSULA SEXTA- DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

As despesas decorrentes da execução do objeto deste Contrato correrão à conta da Unifesspa, com a seguinte especificação:

PTRES FONTE Pl NO VALOR

88906 112 QFJ3385800A 33.90.30 67.400,00 88906 112 QFJ3385800A 33.90.33 40.000,00 88906 112 QFJ3385800A 33.90.36 58.333,34

88906 112 QFJ3385800A 33.90.39 781 .600,00 88906 112 QFJ3385800A 33.90.47 11 .566,66

- 250 - 33.90.39 47.950,00 TOTAL 1.006.950,00

CLÁUSULA SÉTIMA- DAS OBRIGAÇÕES DAS PARTES

7.1 A CONTRATADA obriga-se: a) apoiar a Unifesspa na execução das atividades objeto deste contrato, através de pessoal técnico

especializado; b) Aplicar os recursos provenientes deste contrato exclusivamente em seu objeto, conforme

detalhamento do plano de trabalho; c) gerenciar as operações financeiras decorrentes do cumprimento deste CONTRATO, tais como

receber da Contratante na forma estabelecida na cláusula quarta e na conformidade do cronograma

Página 26 de 30

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

de aplicação, os repasses financeiros destinados a fazer face às despesas decorrentes do

desenvolvimento do Projeto; d) cumprir e fazer cumprir as obrigações assumidas no presente instrumento; e) providenciar, caso necessário, a contratação de pessoas físicas ou jurídicas com capacidade

técnica especializada, para implementação e acompanhamento das atividades específicas do

projeto; f) utilizar instalações e equipamentos adequados ao desenvolvimento das atividades objeto deste

contrato; g) responder pelos encargos sociais, trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais resultantes da

execução deste CONTRA TO, tendo como suporte os recursos repassados mediante este instrumento;

h) apresentar durante a execução do contrato, se solicitado, documentos que comprovem estar cumprindo a legislação em vigor quanto aos encargos e as obrigações assumidas em decorrência deste contrato, inclusive quanto à comprovação da titulação e/ou experiência do corpo técnico, pagamento dos encargos sociais, trabalhistas previdenciários, fiscais e comerciais;

i) observar a legislação federal que institui normas para licitações, referentes à contratação de obras, compras e serviços, quando couber;

j) prestar contas dos recursos repassados pela CONTRATANTE para execução do objeto deste contrato, apresentando relatório de execução financeira;

k) facilitar ao máximo a atuação supervisara da CONTRATANTE, facultando-lhe, sempre que solicitado, o mais amplo acesso às informações.

I) Divulgar as informações relativas ao contrato, relatórios semestrais de execução dos contratos, relação dos pagamentos efetuados a servidores ou agentes públicos de qualquer natureza, bem como pessoas físicas e jurídicas, prestações de contas e demais informações pertinentes, em sitio eletrônico oficial da contratada, nos termos art. 4°-A da Lei n° 8.958/94.

7.2- A CONTRATANTE obriga-se a: a) coordenar, supervisionar e avaliar a execução dos serviços, de forma direta e/ou por meio dos

órgãos delegados; b) orientar os procedimentos técnico-operacionais, necessários ao desenvolvimento do Projeto; c) controlar e fiscalizar as atividades a cargo da CONTRATADA na execução do objeto do presente

contrato, avaliando seus resultados e seus reflexos; d) repassar os recursos financeiros, nas condições previstas neste Termo de Contrato; e) tomar as contas dos recursos repassados à CONTRATADA, para execução do Projeto; f) promover a publicação dos resultados do projeto. g) Verificar semestralmente, através da Divisão de Contratos e Convênios, acerca do atendimento

por parte da fundação de apoio da divulgação em seu sitio ofício dos dados de que trata o Art. 4°­A da Lei n° 8.958/94

h) Elaborar, através do coordenador, relatórios semestrais acerca da execução do projeto, os quais devem ser disponibilizados ao público.

7.3. É vedado à execução deste contrato: a) A contratação de familiares de agente público que exerça cargo em comissão ou função de

confiança na CONTRATANTE, para prestação de serviços no âmbito da Unifesspa, conforme determina o art. 7" do Decreto 7.203/2010.

b) A subcontratação total do objeto do contrato, bem como a subcontratação parcial que delegue a terceiros a execução do núcleo do objeto contratado.

CLÁUSULA OITAVA- DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

Página 27 de 30

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

8.1. A CONTRATADA deverá prestar contas do total dos recursos financeiros recebidos da CONTRATANTE, até 60 (sessenta) dias após o final da vigência do Contrato.

8.1.1 . Sem prejuízo da prestação de contas total, a CONTRATADA deverá apresentar anualmente prestação de contas parcial da execução do projeto.

8.1.2. Excepcionalmente poderá ser requisitada prestação de contas parcial a qualquer tempo, mediante manifestação do setor técnico, sempre que julgar pertinente.

8.2 O prazo de guarda e conservação de documentos para fins de prestação de contas e tomada de contas, será de no mínimo 20 (vinte) anos, a contar do término da vigência deste Convênio, podendo ser mantido em arquivo digital.

CLÁUSULA NONA- DO ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO

O acompanhamento e fiscalização do presente contrato caberão a servidores da instituição designados formalmente através de documento especifico emitido pela autoridade competente, aos quais competirão dirimir as dúvidas que surgirem no curso da execução do contrato e de tudo dará ciência à Administração.

CLÁUSULA DÉCIMA- DA COORDENAÇÃO

A coordenação técnica das atividades objeto deste Contrato ficará sob a responsabilidade de servidor da instituição designado formalmente através de documento especifico emitido pela autoridade competente.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA- DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

Caso resultem da consecução deste Instrumento inventos, aperfeiçoamento ou inovações passíveis de obtenção pelos direitos de proteção de propriedade intelectual, por meio dos mecanismos de patente de invenção, patente de modelo de utilidade, desenhos industriais, marca, circuito integrado, conhecimento tradicional, know-how bem como direitos de exploração econômica pertinente a obras intelectuais, tais como; artísticas, científicas ou literárias e programas de computador, nos termos da legislação brasileira, das Convenções Internacionais de que o Brasil seja signatário, serão de propriedade da Unifesspa, protegidos no Brasil e no exterior, respeitando o direito moral do autor.

a) As novas metodologias resultantes do desenvolvimento das atividades previstas neste instrumento pertencerão à Unifesspa, que poderá utilizar-se delas no ensino e na pesquisa.

b) A divulgação de qualquer resultado decorrente do presente instrumento depende da prévia autorização por escrito da Unifesspa.

c) Os direitos relacionados à comercialização e licenciamento dos resultados serão tratados em documento específico.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA- DO TÉRMINO DAS OBRIGAÇÕES

As obrigações aqui contratadas serão consideradas extintas relativamente à CONTRATANTE. com o pagamento dos serviços contratados e subsequente tomada de contas dos recursos financeiros

Página 28 de 30

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

destinados à sua execução, e, em relação à CONTRATADA, pela execução e entrega definitiva dos serviços e posterior prestação de contas.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA- DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

10, 1. Pela inexecução total ou parcial das obrigações contratuais, nos termos da Seção 11 , do Capítulo IV, da Lei 6.666/93, a CONTRATANTE, poderá, garantida a prévia defesa, aplicar a CONTRATADA as seguintes sanções: a) Advertência por faltas leves, assim entendidas como aquelas que não acarretarem prejuízos

significativos ao objeto da contratação; b) Multa de até 1 O%(dez por cento) do valor global do contrato por inexecução total ou parcial da

obrigação assumida, desde que decorra de culpa exclusiva da CONTRATADA, assegurada a defesa prévia prevista no artigo 87, § 2°, da Lei n° 8.666/93.

c) Suspensão de licitar e impedimento de contratar com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, pelo prazo de até dois anos;

d) Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública 1 0.1.1. A penalidade de multa pode ser aplicada cumulativamente com as demais sanções.

1 0.2. Ficam sujeitas às penalidades de suspensão de licitar e impedimento de contratar e de declaração de inidoneidade, previstas acima, as empresas ou profissionais que, em razão do presente contrato: a) Tenham sofrido condenações definitivas por praticarem, por meio dolosos, fraude fiscal no

recolhimento de tributos; b) Demonstrem não possuir idoneidade para contratar com a Administração em virtude de atos ilícitos

praticados.

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA- DA PROPRIEDADE DOS BENS

Os bens adquiridos, produzidos ou construídos com recursos oriundos do presente contrato, constantes das relações integrantes das prestações de contas, deverão ser informados à Divisão de Almoxarifado e Patrimônio da Unifesspa para as providências quanto à incorporação/tombamento dos bens ao acervo da Unifesspa.

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA- DA INEXECUÇÃO E RESCISÃO CONTRATUAL

Ensejará a rescisão do presente CONTRATO a sua inexecução total ou parcial, bem como os motivos descritos do Art. 78, devendo qualquer tipo de rescisão ser processada de acordo com os arts. 79 e 80, todos da Lei no 8.666/93 e suas alterações, com as consequências contratuais e as previstas em Lei ou Regulamento.

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA- DO PRAZO DE VIGÊNCIA

O presente Contrato vigerá por XX (XXXX) MESES, até xx/xx/20xx, com eficácia após a sua publicação no Diário Oficial da União, ficando desde já estipulada igual data para execução de seu objeto, conforme estabelecido no Plano de Trabalho.

Página 29 de 30

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARA

CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA- DAS AL TERAÇÔES

Poderá este Contrato ser objeto de alteração, nas hipóteses e condições estabelecidas em lei,

observando-se as formalidades legais e mediante assinatura de Termo Aditivo.

CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA- DA PUBLICAÇÃO

A publicação do extrato do presente contrato no Diário Oficial da União será providenciada pela Unifesspa até o quinto dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias a contar daquela data, na forma do art. 61, §único da Lei no 8.666/93 e suas alterações, ocorrendo as despesas á conta da CONTRATANTE.

1.1. CLÁUSULA DÉCIMA NONA- DO FORO

Fica eleito o foro da Justiça Federal da 18 Região, Subseção Judiciária de Marabá, Estado do Pará, para dirimir quaisquer litígios oriundos deste Contrato, excluindo qualquer outro por mais privilegiado que seja.

E, por assim estarem de acordo, firmam o presente Contrato em 03 (três) vias de igual teor e forma, para que produza seus efeitos legais, na presença das testemunhas abaixo, que também o subscrevem.

Marabá, de

Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro Reitor da Unifesspa P/ CONTRATANTE

TESTEMUNHAS:

RG: CPF:

RG: CPF:

Página 30 de 30

de 2018.

Fundação de Apoio P/ CONTRATADA