sequÊncia didÁtica-ed física-futebol-futsal e etica

2
SEQUÊNCIA DIDÁTICA SIMPLIFICADA ESCOLA E.E.E.F.M. POLIVALENTE DE LINHARES I SÉRIE Ensino Médio CARGA HORÁRIA 2h/aula DISCIPLI NA Educação Física PROFESSOR SEQUÊNCIA Futebol/futsal e ética Vivência: Futebol injusto Organize equipes de futsal (quantas forem necessárias de acordo com o numero de alunos) de maneira que os alunos mais habilidosos fiquem todos do mesmo time. As equipes irão se enfrentar em jogos com duração de cinco minutos ou até que uma delas marque dois gols. A equipe vencedora irá continuar na quadra para enfrentar a próxima, e assim sucessivamente. Discussão Encaminhe com os alunos uma discussão dos jogos com questões como as sugerias a seguir: O que vocês acham de jogar dessa maneira? Justo ou injusto? Como vocês analisam as formas de divisão das equipes e de disputa? Façam uma relação entre as situações ocorridas na aula de hoje e o futebol profissional. Vivência e discussão: Futebol para todos Divida novamente as equipes, porém agora busque o equilíbrio entre todas. Faça um sistema de disputa em que todos joguem contra todos e com o mesmo tempo de jogo. Em seguida, discuta com os alunos os motivos que fazem com que essa forma de divisão de equipes e de disputa seja mais justa do que a anterior. Leitura: Justiça, diálogo e solidariedade nas aulas de educação física. As aulas de educação física, através dos jogos, esportes e lutas, proporcionam situações que favorecem a discussão quanto aos valores éticos. Ao interagirem com os adversários, os alunos podem exercer o respeito mútuo, buscando participar de forma leal e não violenta. Confrontar-se com o resultado de um jogo e com a presença de um árbitro permite a vivência e o desenvolvimento da capacidade de julgamento de justiça (e de injustiça). Principalmente nos jogos, em que é fundamental que se trabalhe em equipe, a solidariedade pode ser exercida e valorizada. Em relação à postura diante do adversário, podem-se desenvolver atitudes de solidariedade e dignidade nos momentos em que, por exemplo, quem ganha é capaz de não provocar e não humilhar, e quem perde pode reconhecer a vitória dos outros sem se sentir humilhado. Fonte: Brasil (1998). Parâmetro Curricular Nacionais, terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental.

Upload: polilinhares

Post on 31-Jul-2015

706 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SEQUÊNCIA DIDÁTICA-ed Física-Futebol-futsal e etica

SEQUÊNCIA DIDÁTICA SIMPLIFICADAESCOLA E.E.E.F.M. POLIVALENTE DE LINHARES ISÉRIE Ensino Médio CARGA HORÁRIA 2h/aulaDISCIPLINA Educação Física PROFESSOR

SEQUÊNCIA

Futebol/futsal e ética

Vivência: Futebol injustoOrganize equipes de futsal (quantas forem necessárias de acordo com o numero de alunos) de maneira que os alunos mais habilidosos fiquem todos do mesmo time. As equipes irão se enfrentar em jogos com duração de cinco minutos ou até que uma delas marque dois gols. A equipe vencedora irá continuar na quadra para enfrentar a próxima, e assim sucessivamente.

DiscussãoEncaminhe com os alunos uma discussão dos jogos com questões como as sugerias a seguir:

O que vocês acham de jogar dessa maneira? Justo ou injusto? Como vocês analisam as formas de divisão das equipes e de disputa? Façam uma relação entre as situações ocorridas na aula de hoje e o futebol profissional.

Vivência e discussão: Futebol para todosDivida novamente as equipes, porém agora busque o equilíbrio entre todas. Faça um sistema de disputa em que todos joguem contra todos e com o mesmo tempo de jogo. Em seguida, discuta com os alunos os motivos que fazem com que essa forma de divisão de equipes e de disputa seja mais justa do que a anterior.

Leitura: Justiça, diálogo e solidariedade nas aulas de educação física.As aulas de educação física, através dos jogos, esportes e lutas, proporcionam situações que favorecem a discussão quanto aos valores éticos.Ao interagirem com os adversários, os alunos podem exercer o respeito mútuo, buscando participar de forma leal e não violenta. Confrontar-se com o resultado de um jogo e com a presença de um árbitro permite a vivência e o desenvolvimento da capacidade de julgamento de justiça (e de injustiça).Principalmente nos jogos, em que é fundamental que se trabalhe em equipe, a solidariedade pode ser exercida e valorizada. Em relação à postura diante do adversário, podem-se desenvolver atitudes de solidariedade e dignidade nos momentos em que, por exemplo, quem ganha é capaz de não provocar e não humilhar, e quem perde pode reconhecer a vitória dos outros sem se sentir humilhado. Fonte: Brasil (1998). Parâmetro Curricular Nacionais, terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental.

Discussão das leituras1. Cite outros exemplos de situações ou fatos apresentados na mídia que tratem de condutas que

você considera antiéticas.2. Cite exemplos de atitudes de respeito mútuo, dignidade, diálogo, solidariedade e justiça nas

aulas de educação física na escola.3. Como você analisa os casos de simulação por parte de jogadores para tirar vantagem

enganando o árbitro?4. Os erros de arbitragem podem ser considerados como condutas antiéticas? Quando?

ProduçãoProcurem, em grupos, elaborar um código de étnica para orientação das ações e atitudes nas aulas de educação física. Depois de algum tempo, avaliem se vocês realmente seguem as regras estipuladas pelo grupo.