semanário - 27 de fevereiro a 4março de 2012

16

Upload: birutaideiasmirabolantes

Post on 01-Nov-2014

589 views

Category:

Business


1 download

DESCRIPTION

Relatório semanal de tendências da Biruta Ideias Mirabolantes

TRANSCRIPT

Page 2: Semanário - 27 de fevereiro a 4março de 2012

INTRODUÇÃO

COMPORTAMENTO

> A crise e a vida adulta tardiaARTE

> The City Of Samba> Dog Art

MÚSICA

> MahmundiMODA

> Desert BootTECNOLOGIA

> PinterestPUBLICIDADE

> ‘Help I’ve cut myself & I want to save a life’

ÍNDICE SEMANÁRIO | 27/02 a 04/03

DIVIRTA-SE

ATUALIZE-SE

> Cinema - Tão Forte e Tão Perto> Exposição - Rumos Artes Visuais 2011-2013 (SP)> Música - Queremos: Thurston Moore & Kurt Vile> Música - Toca Rauuul + Bloco Cru> Festival - Vivo Arte.Mov

> Curso - Inovação em Storytelling: do branded content à transmídia (SP)

Page 3: Semanário - 27 de fevereiro a 4março de 2012

INTRODUÇÃO27 DE FEVEREIRO A 4 DE MARÇO DE 2012

O Carnaval acabou e o ano começou. Agora não existe mais desculpa para adiar aquela

resolução de fim de ano ou aquele projeto que você estava com preguiça de começar. E essa é uma semana especial para isso. É que, depois de 4 anos, o dia 29 de fevereiro voltou!

Mesmo que só dê as caras a cada 4 anos, o mundo continua a girar nessa data

exclusiva. Foi em um 29 de fevereiro que o Brasil aprovou a lei da doação de órgãos. Em outro 29 de fevereiro, o filme “E o Vento Levou” ganhou vários Oscar’s e se tornou um clássico, só para citar dois exemplos. E o que vai acontecer de especial com você nessa data diferente? Não espere mais quatro anos para saber, mãos à obra e boa semana!

Page 4: Semanário - 27 de fevereiro a 4março de 2012

Esse fenômeno da vida adulta tardia não é uma novidade nas grandes cidades brasileiras, onde o custo de vida é muito caro para o salário médio. Agora é a “vez” dos Estados Unidos, com o empobrecimento provocado pela crise. É importante lembrarmos que não existe diferença fisiológica entre as gerações anteriores e os Millennials e nem entre os jovens brasileiros, acostumados a morar na casa dos pais, e os americanos, que já foram mais independentes. As características geracionais são definidas por mudanças macro, não apenas por diferenças culturais e pela relação com a tecnologia.

Saiba mais no artigo (em inglês) “Adulthood, Delayed: What Has the Recession Done to Millennials” (“Vida adulta adiada: o que a recessão fez com os Millennials” em tradução livre), sobre os jovens americanos.

COMPORTAMENTOA CRISE E A VIDA ADULTA TARDIA

Os efeitos da crise no mundo desenvolvido são incontáveis. Em meio a manifestações e medidas

para salvar a Grécia, uma mudança de comportamento tem acometido os Millennials (a geração Y): os passos típicos da vida adulta, como conquistar a independência financeira, comprar uma casa, se casar e ter filhos, estão acontecendo cada vez mais tarde. As razões para esse “adiamento forçado” e também para a mudança de percepção sobre o que é “ser adulto” estão na economia: apesar de ser a geração com maior nível educacional na história dos Estados Unidos, os Millennials não conseguem encontrar oportunidades à altura, com salários que financiem sua independência e amadurecimento.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 5: Semanário - 27 de fevereiro a 4março de 2012

O tilt-shift não é o que se pode chamar de técnica fotográfica nova: as primeiras câmeras capazes de produzir imagens assim surgiram nos anos 60. No entanto, não é uma estética muito difundida na publicidade, apesar de o efeito final ser interessante e possibilitar um resultado único na captura de paisagens. É um recurso criativo, que pode ser uma boa opção para direção de arte e uma maneira diferente de apresentar os cases da Biruta.

Veja o belo vídeo “The City of Samba” aqui e saiba mais sobre a técnica de Tilt-Shift aqui (com belos exemplos de fotos aqui). Você mesmo pode brinar de Tilt-Shift com esses aplicativos aqui e aqui.

ARTETHE CITY OF SAMBA

Sim, o Rio é a Cidade do Samba, já é até um clichê. Só que clichês nem sempre são negativos e existem

maneiras criativas de se retratar um clichê por meio da arte. Para traduzir o Rio como a Cidade do Samba, os diretores Jarbas Agnelli e Keith Loutit criaram o maravilhoso vídeo “The City Of Samba”. O filme traz uma vista aérea das principais paisagens cariocas culminando com os desfiles da Sapucaí. O interessante, além do efeito “acelerado” de time-lapse, é que todas as cenas parecem ser maquetes, com cenários e pessoas em miniatura. O truque é o uso da técnica tilt-shift, que desfoca as extremidades da foto destacando elementos principais e criando a ilusão de miniatura.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 6: Semanário - 27 de fevereiro a 4março de 2012

Fofura, fofura e mais fofura. Nossa relação com nossos cachorros é antiga, remonta à pré-História, mas nunca tivemos tanta chance de expressar esse amor como hoje, em plena era da internet e da hiperconexão por redes sociais. A web mostra os cães como o alter-ego fofo de seus donos cada vez mais viciados em expor suas vidas. Assim, projetos artísticos protagonizados por cachorrinhos meigos são garantia de “ibope social” online. E de sorrisos cheios de alegria.

Conheça (e baixe, se tiver cachorro e iPhone) o Dogsly. Veja o site “Little Friends Photo”, do fotógrafo Seth Casteel, com vários ensaios caninos, entre eles o dos cães mergulhando em uma piscina atrás de uma bolinha. Por fim, confira o vídeo “A Beautiful Day at The Dog Park”, de Kelsey Wynns.

ARTEDOG ART

Eles são os nossos melhores amigos. Compartilhamos nas redes sociais o nosso amor por nossos cachorros,

protagonistas de um tipo de arte dos mais admirados na web. Os vídeos caseiros engraçados ainda estão aí, mas a nossos cachorrinhos têm motivado uma evolução estética, com o surgimento de aplicativos como o Dogsly – um Instagram dos cães, com seus filtros retrô – e o sucesso de trabalhos fotográficos como “Little Friend Photos”, de Seth Casteel, com ensaios até de “cães mergulhadores”, e de vídeos como “A Beautiful Day at The Dog Park”, em que a câmera na cabeça do cão retrata seu ponto de vista, entre outros exemplos. É a “Dog Art” ganhando força!

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 7: Semanário - 27 de fevereiro a 4março de 2012

A nova cena brasileira não é só “new” MPB convencional (que alguns vêem como pseudointelectual), technobrega e outros ritmos típicos. é também “meio” eletrônica e feita pra dançar. Devemos estar mais abertos a novos estilos, que fundem influências musicais externas, e que nem por isso descaracterizam a identidade poética brasileira.

Escute a música “Desaguar”, a primeira liberada por Marcela Vale e parte do EP de estreia de Mahmundi, que deve ser lançada em março.

MÚSICAMAHMUNDI

A cena alternativa brasileira está passando por um bom momento. Uma das apostas para 2012 é

Mahmundi, projeto musical da carioca Marcela Vale. Em vez de reproduzir o estilo da (nova) MPB, Mahmundi vai além ao misturar referências electro dos anos 80 e 90 com elementos presentes na música de seus artistas favoritos, como Rita Lee, Marina Lima, Metronomy e Ariel Pink. Ou seja, é uma nova direção para o pop contemporâneo brasileiro, tão acostumado ao som singelo dos “Novos Paulistas”, Mallu Magalhães, Banda Mais Bonita da Cidade e dos genéricos de Los Hermanos que volta e meia surgem.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 8: Semanário - 27 de fevereiro a 4março de 2012

Devido à nossa informalidade e seus reflexos na moda, existe entre muitos homens brasileiros a cultura de se usar tênis (principalmente os de corrida) e chinelos, opções que priorizam o conforto, mas que são restritas. Que tal sair um pouco da zona de conforto experimentando alternativas mais sofisticadas e que também ornam com looks casuais? Elegância nem sempre significa chatice e não serve só para festas formais e trabalho.

Leia sobre as desert boots aqui. Veja modelos aqui e aqui. E inspire-se em alguns looks de moços que aderiram às desert boots aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

MODADESERT BOOT

Para não dizer que não falamos de tendências de moda para homens (vamos combinar que vocês são

menos ousados e abertos a experimentar), hoje trazemos uma novidade: as desert boots. Essas botas foram criadas em 1949, inspiradas nos calçados que soldados britânicos usavam em missões no deserto. Hoje elas são uma aposta para a temporada de inverno de 2012 e surgem com uma roupagem mais contemporânea, com cores variadas, estampas, bico fino e outras características. São ótimas para combinar com jeans e bermudas, já que por aqui somos mais informais. E são perfeitas para substituir os pavorosos tênis de corrida no dia-a-dia.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 9: Semanário - 27 de fevereiro a 4março de 2012

O Pinterest tem crescido assustadoramente (400% no fim do ano passado) e já gera mais tráfego para sites de assuntos específicos (principalmente noivas, moda e revistas femininas) do que Google+, Youtube e LinkedIn combinados. Além disso, é um espaço que oferece mais um canal de relacionamento para as marcas, que podem criar seus próprios murais para compartilhar interesses com os clientes.

Saiba mais sobre o Pinterest e o perfil de seus usuários aqui, aqui e aqui. Veja também este tutorial para começar no site. O potencial do Pinterest é gigantesco e já está chamando a atenção de lojas de e-commerce e de revistas femininas. Só que ele também levanta questões sobre direitos autorais. E, para os que acham o Pinterest muito feminino, já há uma versão mais ”máscula”, o Manteresting.

TECNOLOGIAPINTEREST

Desde o longínquo 2004, as redes sociais fazem parte da nossa rotina. Na última semana, uma

avalanche de notícias apresentou aquela que promete ser a nova mania da web: o Pinterest. O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de conteúdo que permite que o usuário crie murais temáticos adicionando imagens e vídeos das coisas que mais gosta. É como um painel de cortiça cheio de fotos, mas online. Ainda é possível seguir usuários com os mesmos interesses e ainda “curtir” os “pins” (conteúdo adicionado ao mural) de outras pessoas. É simples, rápido e super visual, fórmula pronta para o sucesso na era das redes sociais.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 10: Semanário - 27 de fevereiro a 4março de 2012

O exemplo do “Help I’ve cut myself & I want to save a life” mostra que a função social da publicidade pode ir muito além da criação de anúncios e ações para divulgar causas. Agora, a função social está presente na forma, no produto ou mídia que é resultado do processo criativo e que se presta a uma causa. Neste caso, o kit de curativos funciona para promover a doação de medula óssea trazendo em si mesmo o material que possibilita o teste em vez de apenas comunicar que muitas pessoas precisam de doadores compatíveis. É a fusão de forma e conteúdo.

Saiba mais sobre o “Help I’ve Cut Myself & I Want To Save a Life” aqui e aqui.

PUBLICIDADEHELP I’VE CUT MYSELF & I WANT TO SAVE A LIFE

Você sabia que um um corte bobo no dedo pode salvar vidas? Graham Douglas, criativo da Droga5, teve a

ótima ideia de criar um pacote de curativos diferente, com uma função muito nobre: oferecer um kit com “band-aids” de teste para doação de medula óssea. Basta uma gota de sangue para descobrir se a pessoa machucada é doadora compatível com alguém que está na fila do transplante. O kit, chamado “Help I’ve cut myself & I want to save a life” (“Socorro, eu me cortei e quero salvar uma vida”) é comercializado pela marca Help Remedies e foi criado devido a uma experiência pessoal de Douglas, cujo irmão foi salvo por um transplante de medula.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 11: Semanário - 27 de fevereiro a 4março de 2012

O valor do ingresso varia de acordo com a ses-são.

DIVIRTA-SE!CINEMA | TÃO FORTE E TÃO PERTO

O Oscar acabou de acontecer, mas nem todos os filmes estrearam por aqui. Um dos indicados

entre as estreias mais recentes é o filme “Tão Forte e Tão Perto”, um drama que se desenvolve a partir do olhar de um menino que perdeu o pai nos atentados de 11 de Setembro. Ao remexer nas coisas deixadas por seu pai, Oskar, de 9 anos, encontra uma chave misteriosa. A partir daí, o menino passa a procurar em Nova York por uma fechadura em que a chave se encaixe.

Confira as seções do filme no Rio, em São Paulo e em Fortaleza.

ONDE?

O filme estreou na última sexta-feira, 24 de fevereiro.

QUANDO?

QUANTO?

Page 12: Semanário - 27 de fevereiro a 4março de 2012

Entrada franca.

DIVIRTA-SE!EXPOSIÇÃO | RUMOS ARTES VISUAIS 2011-2013 (SP)

A mostra “Rumos Artes Visuais 2011-2013” propõe uma viagem pela diversidade da arte

contemporânea brasileira. Os cerca de 100 trabalhos de 45 artistas que estão em exposição foram escolhidos em um processo seletivo que contou com 1.700 obras inscritas. Entre os principais trabalhos, destacam-se a performance fotográfica da artista Berna Reale - com pedaços de comida sobre o próprio corpo atraindo urubus - e o cubo espelhado de Thiago Honório.

Itaú CulturalAvenida Paulista, 149 – Paraíso - São Paulo

ONDE?

Até 22 de abril. De terça a sexta-feira, das 9h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h.

QUANDO?

QUANTO?

Page 13: Semanário - 27 de fevereiro a 4março de 2012

O ingresso reembolsável custa R$200,00. Se os shows acontecerem, serão vendidos ingres-sos normais por R$70,00 que, caso esgotados, garantem a devolução integral dos R$200,00 de cada pessoa que comprou as entradas reem-bolsáveis.

DIVIRTA-SE!MÚSICA | QUEREMOS: THURSTON MOORE & KURT VILE

O Queremos, projeto inovador que junta música e crowdfunding e que deu o que falar no ano

passado, abre os trabalhos de 2012 anunciando uma nova empreitada: tentar trazer para o Rio os shows de Thurston Moore e de Kurt Vile. Thurston Moore é o cérebro por trás da lenda alternativa Sonic Youth e está em turnê para divulgar seu terceiro disco solo, “Demolished Thoughts”. Quando a Kurt Vile, o americano emplacou seu álbum “Smoke Ring For My Halo” em várias listas de melhores lançamentos de 2011.

Circo VoadorRua da Lapa, s/nº - Centro

ONDE?

Se todos os ingressos reembolsáveis forem vendidos, os shows vão acontecer em 13 de abril. O prazo para a compra dos ingressos que viabilizam os shows é quinta-feira, 1º de março.

QUANDO?

QUANTO?

Page 14: Semanário - 27 de fevereiro a 4março de 2012

R$60,00 (R$30,00 a meia-entrada para estu-dantes, menores de 21 anos, idosos, quem es-tiver fantasiado, com 1 kg de alimento ou com este flyer).

Se você é daqueles que sofrem de depressão pós-Carnaval, o Circo Voador se compadeceu

do seu sofrimento e irá realizar, na próxima sexta, uma “ressaca dos blocos”. A festa será comandada pelos blocos Toca Rauuul - que, como o nome já diz, toca Raul - e Cru - que coloca os clássicos do rock em ritmo de marchinha de Carnaval -, com o reforço da festa Vinil é Arte.

Circo VoadorRua da Lapa, s/nº - Centro

ONDE?

Sexta-feira, 2 de março, a partir das 22h.

QUANDO?

QUANTO?

DIVIRTA-SE!MÚSICA | TOCA RAUUUL + BLOCO CRU

Page 15: Semanário - 27 de fevereiro a 4março de 2012

Todas as atividades são gratuitas.

DIVIRTA-SE!FESTIVAL | VIVO ARTE.MOV

Parque das RuínasRua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa (aqui perto, hein?)

O Festival Vivo Arte.Mov é um circuito de arte que traz iniciativas focadas na “cultura

da mobilidade” e que acontece pela primeira vez no Rio. Durante quatro dias, o Parque das Ruínas, aqui em Santa Teresa, será palco de debates, workshops, mostra de vídeos e uma exposição, atrações voltadas para a discussão sobre a criação e a difusão da arte em mídias móveis. Não percam, Birutas, é praticamente aqui do lado!

ONDE?

De 29 de fevereiro a 3 de março. Confira a programação e inscreva-se para as oficinas.

QUANDO?

QUANTO?

Page 16: Semanário - 27 de fevereiro a 4março de 2012

ATUALIZE-SE!CURSO | INOVAÇÃO EM STORYTELLING: DO BRANDED CONTENT À TRANSMÍDIA (SP)

POR QUE?

Marcas precisam construir histórias convincentes e relevantes para o público-alvo.

De 27 de março a 24 de abril. De terça a quinta, das 19h30 às 22h30.

Centro de Inovação e Criatividade/ESPM Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 - 5º andar, – Vila Mari-ana, São Paulo

R$1479,00 ou 3 x 493,00. Inscreva-se aqui até 16 de março.

QUANDO?

ONDE?

QUANTO?

O storytelling é o “novo preto” das campanhas e ações de sucesso. Sabendo disso, o

Centro de Inovação e Criatividade da ESPM lança em sua grade de extensão o curso “Inovação em Storytelling”, que aborda o uso desse recurso de comunicação desde os primórdios da publicidade até os dias de hoje, em que as estratégias transmídia ganham cada vez mais espaço. O objetivo do curso é mostrar como o storytelling pode “ajudar a espalhar uma idéia, construir uma marca ou alavancar vendas”.