saúde in-forma - policiamilitar.mg.gov.br · xxiii semana de prevenção e luta contra a aids no...

4
PMMG – CBMMG – IPSM, ZELANDO PELA SAÚDE DA FAMÍLIA MILITAR. JUNTOS NA CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE SAÚDE CADA DIA MELHOR! AIDS e as DSTs O dia primeiro de dezembro foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção contra a AIDS. A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de fazer dela um dia de batalha contra a doença, visando mobilizar a opinião pública sobre a gravidade da doença, mas de amenizar o preconceito sofrido pelos portadores do HIV, o vírus causador da doença. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde. HIV/AIDS Desde a sua descoberta, em 1981, o HIV/Aids matou mais de 25 milhões de pessoas. O vírus enfraquece o sistema imunológico do corpo gradualmente, geralmente durante um período de até dez anos após a infecção. No final de 2012, tínhamos 310.500 pessoas HIV positivo registradas sob nossos cuidados e 279.600 pessoas recebendo o tratamento antirretroviral de primeira linha. Considera-se que uma pessoa vivendo com o vírus HIV tenha desenvolvido a Aids quando seu sistema imunológico estiver fraco a ponto de não poder mais combater infecções oportunistas e doenças como a pneumonia, a meningite e alguns tipos de câncer. Uma das infecções mais comuns entre pessoas vivendo com a Aids e a tuberculose (TB). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há mais de 70 milhões de pessoas vivendo com a doença no mundo; a maioria delas vive em países da África subsaariana. Um décimo das pessoas que possuem HIV positivo são crianças com menos de 15 anos. Mais de mil são infectadas a cada dia. Sem tratamento, metade dessas crianças morrerão antes de completarem dois anos. D I R E T O R I A D E S A Ú D E Saúde In-forma “Ao comemorarmos o Dia Mundial contra a AIDS, expressamos nossa solidariedade aos 78 milhões de pessoas infectadas pelo HIV e nos lembramos dos 35 milhões que morreram de doenças relacionadas à AIDS desde que os primeiros casos de HIV foram relatados.” Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS - Secretário-Geral Adjunto das Nações Unidas - 1º de dezembro de 2016

Upload: vominh

Post on 13-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PMMG – CBMMG – IPSM, ZELANDO PELA SAÚDE DA FAMÍLIA MILITAR.

JUNTOS NA CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE SAÚDE CADA DIA MELHOR!

AIDS e as DSTs

O dia primeiro de dezembro foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção contra a AIDS. A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de fazer dela um dia de batalha contra a doença, visando mobilizar a opinião pública sobre a gravidade da doença, mas de amenizar o preconceito sofrido pelos portadores do HIV, o vírus causador da doença. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma

portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

HIV/AIDSDesde a sua descoberta, em 1981, o HIV/Aids

matou mais de 25 milhões de pessoas. O vírus enfraquece o sistema imunológico do corpo gradualmente, geralmente durante um período de até dez anos após a infecção.

No final de 2012, tínhamos 310.500 pessoas HIV positivo registradas sob nossos cuidados e 279.600 pessoas recebendo o tratamento antirretroviral de primeira linha.

Considera-se que uma pessoa vivendo com o vírus HIV tenha desenvolvido a Aids quando seu sistema imunológico estiver fraco a ponto de não poder mais combater infecções

oportunistas e doenças como a pneumonia, a meningite e alguns tipos de câncer. Uma das infecções mais comuns entre pessoas vivendo com a Aids e a tuberculose (TB).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há mais de 70 milhões de pessoas vivendo com a doença no mundo; a maioria delas vive em países da África subsaariana.

Um décimo das pessoas que possuem HIV positivo são crianças com menos de 15 anos. Mais de mil são infectadas a cada dia. Sem tratamento, metade dessas crianças morrerão antes de completarem dois anos.

D I R E T O R I A D E S A Ú D E

Saúde In-forma

“Ao comemorarmos o Dia Mundial contra a AIDS, expressamos nossa solidariedade aos 78 milhões de pessoas infectadas pelo HIV e nos lembramos dos 35 milhões que morreram de doenças relacionadas à AIDS desde que os primeiros casos de HIV foram relatados.” Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS - Secretário-Geral Adjunto das Nações Unidas - 1º de dezembro de 2016

PMMG – CBMMG – IPSM, ZELANDO PELA SAÚDE DA FAMÍLIA MILITAR.

JUNTOS NA CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE SAÚDE CADA DIA MELHOR!

Prevenções

O que causa o HIV/Aids? Geralmente, o HIV se espalha por meio de atividade sexual desprotegida e pela troca de fluidos

corporais. O vírus também pode ser transmitido no nascimento, durante a amamentação e por meio do compartilhamento de agulhas.

Sintomas do HIV/Aids Algumas pessoas podem desenvolver sintomas similares aos de uma gripe nas primeiras duas a seis

semanas depois da infecção pelo vírus, na medida em que outras podem não apresentar sintomas por muitos anos enquanto o vírus, vagarosamente, se replica. Uma vez que os sintomas que se assemelham aos da gripe desapareçam, o HIV não vai se manifestar com outros sintomas por muitos anos.

Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto. Por isso, se você passou por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas, faça o exame! O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue. No Brasil, temos os exames laboratoriais e os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento - CTA pelo país). Os exames podem ser feitos inclusive de forma anônima.

Nesses centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136). A infecção pelo HIV pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco. Isso porque o exame (o laboratorial ou o teste rápido) busca por anticorpos contra o HIV no sangue. Esse período é chamado de janela imunológica. O HPM, através do Centro de Referência Controle e Tratamento de HIV/AIDS da PM/BMMG – CRCT/AIDS, conta com 01 (um) médico infectologista, em condições de atender aos militares que por ventura se acidentarem e ficarem expostos a material e/ou fluídos contaminados e acompanhamento aos usuários do Sisau que estão infectados. A rede contratada/conveniada está em condições de atender as demandas dos beneficiários que vierem a existir.

PMMG – CBMMG – IPSM, ZELANDO PELA SAÚDE DA FAMÍLIA MILITAR.

JUNTOS NA CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE SAÚDE CADA DIA MELHOR!

XXIII Semana de Prevenção e Luta contra a AIDS no HPM - “DEZEMBRO VERMELHO”

No dia 1° de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS com o objetivo de sensibilizar

a população em relação à doença e suas medidas de prevenção, reforçando a solidariedade, a tolerância,

a compaixão e a compreensão em relação às pessoas infectadas pelo HIV. Essa data foi instituída como

forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e

incentivar a análise sobre a AIDS pela sociedade e órgãos públicos.

A XXIII Semana de Prevenção e Luta contra a AIDS no HPM deste ano, promovida pelo Centro de

Referência Controle e Tratamento de HIV/AIDS - CRCT, dará enfoque aos diversos públicos vulneráveis à

epidemia. Para acessar esses públicos, o Ministério da Saúde tem investido na ampliação do acesso à

testagem por meio do projeto de mobilização FIQUE SABENDO, que incentiva a realização do teste de

HIV, conscientizando a população sobre a importância da realização do exame.

Em nossa comunidade estamos estimulando e conscientizando nossa população sobre a importância da

realização do exame, com estímulo ao diagnóstico cada vez mais precoce e ampliação do tratamento

integral.

A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/AIDS, em nossa comunidade,

sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Por isso, o slogan: A AIDS AINDA NÃO TEM CURA

PROTEJA-SE. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a AIDS afeta

apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis.

O CRCT recomenda que os representantes dos NAIS, ou Militares das unidades que compareçam pessoalmente a Avenida Contorno 2.787- Entrada pela rua Pacífico Mascarenhas, S/Nº, 3º andar, Salas 11 e 12 - Bairro: Santa Efigênia, de 07:00 às 16:00 horas de segunda a sexta feira exceto feriados, para a retirada dos preservativos e material gráfico relativos a Campanha. Contatos: Pessoalmente ou correspondência: Avenida Contorno 2.787- Entrada pela rua Pacífico Mascarenhas, S/Nº, 3º andar, Salas 11 e 12 - Bairro: Santa Efigênia - Belo Horizonte MG - CEP: 30.110-080 - Telefone: (31) 3071-5298, Painel Administrativo: Crct/aids E-mail: [email protected] FACE BOOK: Crctaids PM BM https://www.facebook.com/crctaids.crctaids?ref=ts&fref=ts#!/crctaids.crctaids?fref=ts

PMMG – CBMMG – IPSM, ZELANDO PELA SAÚDE DA FAMÍLIA MILITAR.

JUNTOS NA CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE SAÚDE CADA DIA MELHOR!

“A AIDS NÃO TEM PRECONCEITO. PREVINA-SE”.

Fontes: http://www.msf.org.br/o-que-fazemos/atividades-medicas/hivaids?gclid=CKfJ_I2YncICFSRo7AodnBoAcQ http://www.aids.gov.br/pagina/dia-mundial-aids Internet, textos e imagens.

MMáárrcciioo FFlláávviioo ddee MMoouurraa LLiinnhhaarreess,, CCeell PPMM

DDIIRREETTOORR DDEE SSAAÚÚDDEE

Atenção

Consulte o Site da Saúde: www.policiamilitar.mg.gov.br/saude Apresentem suas ideias, reclamações, sugestões e elogios.