edição dia 04 de dezembro de 2010

16
Horário especial de Natal!!! Para sua comodidade e para que você possa comprar os presentes para sua família, a Loja Becker de Condor estará atendendo em horários especiais até o Natal. Nos sábados dias 4, 11 e 18 estaremos abertos das 8h às 12h e das 13h30 às 16h. E na semana do Natal, dias 20, 21, 22 e 23 a Loja fica aberta das 8h15 às 11h45 e das 13h30 às 20h e no dia 24, das 8h15 às 16h sem fechar ao meio dia. Condor, 04 de dezembro de 2010 Ano 02 Edição 47 R$ 1,75 www.jornalvilaliberdade.com Tentativa de furto na madrugada de quarta-feira, 2, resulta na prisão de dois criminosos Programa “Dupont da Escola” premia alunos de Condor com bolas e bicicletas Conexão Comunidade 04 Aberta em Condor a 2ª Mostra de Arte Geral 03 Dados do Censo comprovam maioria urbana do município de Condor Alex Manchini ganha prêmio do Ministério Público por fotografia durante júri popular Geral 10 Geral 06 08 Cultura

Upload: jornal-vila-liberdade

Post on 23-Mar-2016

281 views

Category:

Documents


25 download

DESCRIPTION

edicao 0410 jvl

TRANSCRIPT

Page 1: Edição dia 04 de dezembro de 2010

Horário especial de Natal!!!Para sua comodidade e para

que você possa comprar os presentes para sua família, a Loja Becker de Condor estará atendendo em horários especiais até o Natal.

Nos sábados dias 4, 11 e 18 estaremos abertos das 8h às 12h e das 13h30 às 16h.

E na semana do Natal, dias 20, 21, 22 e 23 a Loja fica aberta das 8h15 às 11h45 e das 13h30 às 20h e no dia 24, das 8h15 às 16h sem fechar ao meio dia.

Condor, 04 de dezembro de 2010

Ano 02 Edição 47 R$ 1,75 www.jornalvilaliberdade.com

Tentativa de furto na madrugada de quarta-feira, 2, resulta na prisão de dois criminosos

Programa “Dupont da Escola” premia alunos de Condor com bolas e bicicletas

Conexão Comunidade 04

Aberta em Condor a 2ª Mostra de Arte

Geral 03 Dados do Censo comprovam maioria urbana do município de Condor

Alex Manchini ganha prêmio do Ministério Público por fotografia durante júri popular

Geral 10Geral 06

08Cultura

Page 2: Edição dia 04 de dezembro de 2010

Há poucos dias o prefeito José Francisco Candido fazia um comentário uma tanto orgulho-

so sobre a condição inédita que o município de Condor ostentava diante dos demais membros da Associação dos Municípios do Planalto Médio, Amuplan, de ter organizado e já vigente, um Plano Municipal de Cultura (PMC). Mas, muito além dos desenrolares burocráticos que signifi cam o PMC, está a im-portância prática e existencial disso: foram inúmeros os eventos e as promo-ções culturais, algumas até pioneiras, a realizarem-se em Condor.

Nesta semana a Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Condor, com apoios fundamentais do Conselho Municipal de Cultura, da adminis-tração Municipal e da Unijuí, inauguraram a 2ª Mostra de Arte de Condor. O Evento, que em 2009 teve sua primeira edição, mostra neste ano, uma evolução tamanha que já respalda futuras realizações. Esta evolução come-ça por suas instalações, tendo no arquitetônico prédio do Mercado Lautert, talvez hoje um ícone da cultura local, seu exclusivo ambiente, também na dedicação exclusiva de uma monitora, professora Clarice Keller, para dar assistência ao público que visitar a mostra durante seus 10 dias de realiza-ção. Ainda, pelas obras expostas, que se distinguem da versão 2009 pelo crescente acervo artístico e por uma notável distinção entre arte e artesanato e, também, pela qualifi cada e surpreendente exposição de trabalhos de alu-nos das escolas do Municipío, e neste último detalhe, se percebe a evolução cultural da comunidade condorense, muito, sem dúvida, em função daquilo em que o Prefeito se orgulhava ao anunciar.

A dedicação dos professores da área de artes e o envolvimento dos alu-nos vem através da imposição de objetivos, o que inspira a qualquer pessoa a acordar cedo e vislumbrar o futuro. A realização da mostra de arte e a possi-bilidade de ter um trabalho (desenho, pintura, foto, instalação, etc) exposto, despertou interesse nas escolas e em seus alunos o que resultou em obras de uma magnitude ímpar e que chamam a atenção de qualquer um que visite a 2ª Mostra de Artes de Condor.

Além dos impressionantes trabalhos dos alunos, também se destacam obras da quase centenária artista autodidata, alemã radicada em Panambi desde a adolescência, Gertrud Döwich, e também dos alunos do curso de Artes Visuais da Unijuí, que com o apoio do professor Paulo Ernesto Scor-tegagna, estão dispostos à comunidade condorense.

No mais, basta visitar a 2ª Mostra de Artes de Condor e conferir a evo-lução da cultura local.

Opinião4 de dezembro de 20102

Alberto Pasqualini foi um dos fundadores do antigo PTB em 1945. Em sua obra “Bases e Sugestões para uma Política Social” tentou infundir cunho doutrinário ao traba-lhismo. Sua fi losofi a política conti-nuou como alicerce do PDT quando a sigla do PTB foi usurpada de Bri-zola na sua volta do exílio.

Com o passar dos anos a geniali-dade de sua obra foi esquecida pelos donos do partido e a prática política sonhada por Pasqualini foi sepulta-da com ele. Pensava, dizia e escre-via genialidades que estavam anos à frente de seu tempo. Senão vejamos: “Não podemos pretender o governo para fazer dele ou dos cargos públi-cos meio de vida. Devemos desejá-lo apenas como instrumento jurídico e administrativo para realizar os obje-tivos que perseguimos. Detestamos

o exclusivismo, o sectarismo, que só podem existir onde a partilha dos cargos públicos é o único objetivo da ação política. Nosso movimento é um movimento de idealismo. Se agirmos em função de interesses pessoais, estaremos traindo a causa dos trabalhadores. Aqueles que não se acharem imbuídos deste espírito, devem compreender que erraram a porta e que se sentirão mais à vonta-de em outra companhia.”

Passei toda minha vida de mili-tante partidário tentando fazer com que os políticos, principalmente os companheiros, seguissem Pasquali-ni. Raros ouviam. Menos ainda os que praticavam. Para que tenham uma ilustração do que digo, basta a leitura das notícias veiculadas na imprensa e ter noção da vergonha que foi a disputa de cargos dentro

do PDT para defi nir quem seriam os representantes do partido no secre-tariado de Tarso Genro. As manche-tes dos jornais do Estado na semana passada foram estas: “Pressões e disputas foram marcas do ingresso do PDT”. “Lutas por cargos e espa-ços dominou bastidores do partido na semana anterior à adesão ao go-verno”. “O partido mergulhou numa semana marcada por disputas, pres-sões e lobbies”. “A cúpula do partido só pensava acomodar Afonso Motta, suplente de deputado federal”.

O rebaixamento continuou nas declarações dos grandes “líderes do partido”. Kalil Sehbe para Flavio Lammel: “Vou ter que disputar o Ga-binete contigo.” Rebate de Lammel: “Vou ter que disputar os Esportes contigo.” Enio Bacci: “O Motta só queria uma vaga na Câmara ou a por-

falando nisso por Jorge Luiz Fripp

SÓ SE PASQUALINI RESSUSCITAR

DIRETORES

Denise Isabel WuadenMarcelo Fripp

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Darci Serafi m RodriguesMTE/RS - 15.063

SUPERVISÃO GERAL

Jorge Luiz FrippEDITOR CHEFE

Marcelo Fripp DIAGRAMAÇÃO

Denise Isabel WuadenMarcelo Fripp

COMERCIAL

(55) 3379.1005 / [email protected]

CIRCULAÇÃO

Semanal/SábadosTIRAGEM

500 ExemplaresIMPRESSÃO

ITS Gráfi ca e Editora Jornalística Ltda

www.jornalvilaliberdade.com

FW Editoração LtdaCNPJ 10.643.438/0001-41

Rua Mauricio Cardoso, 26Bairro Centro - Condor

CEP 98290-000

Wagner

Editorial

caria da Agricul-tura, que o Tarso não liberou.” Isso sem falar que um deles responde a pro-cesso judicial envolvendo po-lítica, por suposto envol-vimento no escândalo dos selos.

Pobre PDT! No que virou! Pas-qualini deve dar voltas no seu tú-mulo. Se lhe fosse dada a chance do milagre da ressurreição faria o mes-mo que alguém já fez com os vendi-lhões do templo, no diretório central do partido. À moda gaúcha, com um trançado de oito na mão, iria riscar o lombo desses fariseus hipócritas que perderam o rumo escondidos por in-teresse atrás de uma sigla que um dia foi o sonho de muita gente boa.

QUEMDISSE

“Não creio que eu seja o homem mais infl uente do Brasil”ROBERTO MARINHO,ANIVERSARIANTE DE ONTEM(03/12/1904), FALECIDOEM 06/08/2003

JOHN ENSIGN, SENADORDOS EUA, AFIRMANDO QUE ASINTENÇÕES DE ASSANGE É DEDAR MOTIVOS AOS ANTI EUA

“O WikiLeaks não é uma fonte, nem As-sange um jornalista”

“As ameaças contra nossas vidas são pú-blicas, mas estamos tomando as precau-ções apropriadas até onde podemos, lidando com um ‘su-perpoder’” FUNDADOR DO WIKILEAKS,JULIAN ASSANGE, DIZEN-DO QUE ELE E SEUS COLABO-RADORES ESTÃO TEMEROSOSPORQUE SOFRERAM AMEAÇASDE MORTE APÓS TEREM COME-ÇADO A PUBLICAR DOCUMENTOSDIPLOMÁTICOS DOS EUA.

Ouvi representantes da OAB e de ONGs preocupados com os di-reitos humanos dos bandidos. Lem-bram esses militantes dos direitos humanos que os bandidos presos têm direito a inúmeras visitas nas prisões, das quais se aproveitam para dar ordens para queimar veícu-los no Rio de Janeiro e praticar ata-ques indiscriminados à população. Também têm direitos os bandidos que tolhem nosso direito de ir-e-vir entre o lar e o trabalho; nosso direi-to de propriedade sobre os bens que compramos com nosso trabalho; e, sobretudo, nosso inalienável direi-to à vida, que tem sido tolhido por balas perdidas e não perdidas, por tiros de fuzil acionados por bandi-dos drogados e raivosos. Sim, esses bandidos todos têm direitos huma-nos, embora ajam como desumanos. Esses bandidos também são a fonte de honorários de quem os defen-dem. É óbvio, pois, que eles sejam defendidos por quem depende do dinheiro deles, embora seja dinheiro sujo, mal-havido, manchado pela in-felicidade das famílias dos drogados e de sangue de suas vítimas.

Só não venham querem me im-pingir que é preciso mandado judi-cial para revistar as casas da Vila Cruzeiro, ou do Complexo do Ale-mão, ou da Rocinha, ou do Vidigal. Todos são ou foram territórios apar-tados do estado brasileiro. Com jus-tiça própria, poder executivo(com palácio presidencial dotado de pisci-na e ar-condicionado em região sem água e eletricidade para os outros), com serviço de gás, de tv por assi-natura e segurança própria. Áreas com símbolos de posse territorial, onde o estado brasileiro não entra ou não entrava. Territórios dotados de forças bem-armadas, que impe-dem ou impediam a entrada de for-ças estatais brasileiras. Então, não me venham impingir de que se trata

Direitos humanos

de ação policial, precisando de man-dado judicial. Trata-se de operação de guerra para recuperação de terri-tórios brasileiros ocupados por uma força ilegal.

A Constituição estabelece que a defesa do território e da soberania nacional é da competência das For-ças Armadas. Portanto, se há neces-sidade de se recuperar soberania e território, não é guerra civil nem ação policial. É guerra pura, em que todos os demais direitos fi cam suspensos, até que a força nacional armada atinja o seu objetivo. Tem que ser assim ou vai se ganhar uma batalha e perder a guerra. Ficar no Alemão e não varrer do mapa do Brasil os que ocupam nossos terri-tórios e substituem nossa soberania na Rocinha e no Vidigal, vai tornar todo esforço de agora um desperdí-cio. Agora será preciso ir até o fi m. Até o último bandido.

Depois, será preciso cuidar do front interno: os usuários que sus-tentam o tráfi co. Vão precisar de tra-tamento e também de uma lavagem cerebral que os faça sentir o peso de sua responsabilidade nisso tudo. É o dinheiro deles que compra as ar-mas que impõem a vontade dos tra-fi cantes sobre a população que vive ou vivia sob o seu domínio. E mais: será preciso mudar uma cultura que há muitas décadas ensejou tudo isso. A cultura da convivência com o bicheiro, a cultura que incensa o malandro, a esperteza e considera tolo quem cumpre a lei. A cultura do aplauso hipócrita que louva os ban-didos e seus direitos humanos, essa já perdeu corações e mentes.

Alexandre Garcia

Opinião

Page 3: Edição dia 04 de dezembro de 2010

Geral 4 de dezembro de 20103

Melhor para o governo impossível. Pois a oposição que bradou que te-ria caído, mas caído de pé nas eleições começa a mostra sua fragilidade. Os noticiários desta semana dão conta de que o PSDB começa a perder integrantes do alto escalão. Diz a notícia que uma “reunião promovida pelo diretório regional do PSDB no Rio para discutir o desempenho tucano nas eleições de outubro terminou em crise. O ex-governador Marcello Alencar propôs ao prefeito de Duque Caxias, José Camilo Zito, que deixe a presi-dência estadual. Ele reclamou que Zito não se empenhou para eleger José Serra presidente e Fernando Gabeira (PV) governador. O prefeito também teria estreitado relações com o governador reeleito Sérgio Cabral (PMDB). Após as críticas, Zito afi rmou que difi cilmente permanecerá no cargo e não descarta deixar o partido. Zito afi rmou que entregaria sua carta de renúncia ... Marcello afi rmou estar decepcionado com Zito, que tem mandato de pre-sidente até abril. O ex-governador foi o maior defensor da entrada do prefei-to no partido e de sua permanência no comando … O mal estar tomou conta do ninho após a executiva regional decidir apoiar Gabeira. Zito defendeu Serra, mas foi contra o verde, a quem acusou de discriminá-lo. Serra obteve no segundo turno pouco mais de 25% dos votos em Duque de Caxias. Já Gabeira não chegou a 14% no primeiro turno na cidade”.

No PPS, que também apoiou Serra também iniciou a caça às bruxas com a decisão de expulsar o prefeito de Jaguariúna (SP), Gustavo Reis, por infi -delidade partidária. Em reunião do diretório nacional, em Brasília, o partido optou pelo desligamento de Reis por ele ter declarado apoio para a candida-tura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República nas eleições deste ano. A escolha contrariou o PPS, que se aliou ao PSDB, de José Serra, na disputa de outubro ao Palácio do Planalto. “Essa medida sinaliza claramente que o PPS será reestruturado em todo o Brasil com aqueles que defendem o partido, seu programa e tem compromisso com nossos candidatos nas elei-ções. De nada adianta termos prefeitos, vereadores e deputados que, na hora de uma disputa eleitoral, apoiam candidatos de outros partidos”, afi rmou o secretário-geral do partido, deputado federal eleito Rubens Bueno (PR). Isso acaba por fragilizar a oposição que havia anunciado ser dura com o governo Dilma, demonstrando que estão meio sem rumo, após a derrota.

Enquanto isso, Lula se prepara para descer a rampa do Planalto de ca-beça erguida, com sentimento do dever cumprido e entrega o governo para sua sucessora, Dilma, a primeira mulher a governar o País e a oposição demonstrando sua fragilidade. Boa semana à todos e todas.

Claudio Motta - Advogado, Especialista em Direito Público Municipal

PolíticaClaudio Motta [email protected] do crescimento po-

pulacional ser de apenas 1% e dos rendimentos

tributáveis do município terem base do setor primário, Condor está deixando de ser um mu-nicípio rural para ser urbano. Dados divulgados ofi cialmente pelo IBGE nesta semana dão conta de que 61,57% da popu-lação condorense vive na cidade. Os números revelados também apontam para populações pra-ticamente iguais de homens e mulheres e, ainda, de que há um domicílio privado para cada três habitantes no Município.

O Instituto Brasileiro de Geo-grafi a e Estatística (IBGE) divul-gou na segunda-feira, 29, novos dados ofi ciais do Censo Demográ-fi co 2010. Esses índices aponta-vam os totais de populações urba-nas e rurais, de gênero e dados de domicílios de todos os municípios do Brasil.

Essa nova divulgação apontou que o município de Condor tem sua população concentrada no períme-tro urbano. Dos 6.552 habitantes contabilizados pelos recenseado-res, 4.034 vivem na cidade, ou seja, 61,57%. Já os outros 2.518 habitan-tes, equivalentes a 38,43%, residem no meio rural.

Quanto ao gênero predominante da população condorense há quase uma equivalência, com superiori-dade de menos de 1% ao sexo fe-minino, que é de 3.335 habitantes, diante de 3.217 do sexo masculino, em números proporcionais, 50,90% de mulheres e 49,1% de homens.

O IBGE também divulgou da-dos da quantidade de domicílios no município. Condor possui 2.385 domicílio, sendo todos particulares. Destes, 246 não estão ocupados, sendo que 71 são de uso ocasional, ou seja, casas de veraneio (como casas de praia por exemplo). Como é do conhecimento da comunidade, não foram registrados domicílios coletivos, como hotéis.

Mais de 60% dos condorenses estão na cidadeCenso aponta ainda que há equilíbrio entre populações de homens e mulheres

A Secretaria Estadual da Fazen-da, através do Programa “A Nota é Minha” entregou nesta semana os cheques às entidades que aderiram à campanha de recolhimento de notas e cupons fi scais, referentes a 25ª série, válida para os comprovantes recolhi-dos até setembro de 2010.

O Hospital Benefi cente de Condor foi contemplado com R$ 2.910,12, por ter acumulado em seu ponto de coleta 126.268 pontos (o valor real de cada nota ou cupom fi s-cal é multiplicado por 10).

Já está em andamento a Série 26 da campanha “ A Nota é Minha” e a comunidade condorense pode seguir depositando suas notinhas no Hospital.

Hospital recebe mais recursos da “A Nota e Minha”

Page 4: Edição dia 04 de dezembro de 2010

4 de dezembro de 20104

Talvez a tarefa de relacionar a utilização de defensivos químicos com ensino, edu-

cação ou escola não seja uma tarefa tão simples. Mas seguindo os pres-supostos de que a utilização destes insumos na agricultura contem-porânea tem sido “um mal neces-sário” e de que “o que as crianças aprendem na escola levam para dentro de suas casas”, a empresa Dupont, fabricante e distribuidora de defensivos agrícolas, representa-da em Condor, Panambi e Região pela Agrinova Insumos Agrícolas, empresa do Grupo Van Ass Semen-tes, desenvolveu em Condor, duran-te o mês de novembro, o programa Dupont na Escola.

O Programa tem como fi na-lidade levar às crianças de 4ª e 5ª série dos ensino fundamental orientações e ensinamentos sobre a utilização correta, responsável e segura de defensivos agrícolas. Ao fi nal das atividades desenvolvidas em Condor, a Dupont e a Agrino-va/Van Ass distribuíram um mi-crocomputador com impressora, que foi entregue para a Secreta-ria Municipal de Educação de

Geral

Rafaela M. FidÊncio, 10 anos

“Dupont na Escola” premia doze alunos da rede pública de CondorPrograma de orientação para o uso correto, consciente e seguro de defensivos contemplou crianças por redações e desenhos

Smec foi contemplada com microcomputador e impressora

Condor, e mais seis bolas e seis bicicletas que foram entregues a 12 alunos que participaram de concursos de re-dação e desenhos baseados no tema “uso cons-ciente de defen-sivos agrícolas”. O técnico Gui-lherme Zührer, um dos respon-sáveis pelo Pro-grama Dupont na Escola, falou com o Conexão Comunidade so-bre o que é e como é desenvolvido o programa, acompanhe:

Jornal Vila Liberdade (JVL) – Como foi desenvolvida essa cam-panha aqui em Condor?

Guilherme Zührer - Essa cam-panha iniciou no dia 19 de outubro onde a gente levou os alunos da 4ª e 5ª series do Município até o CTG de Condor onde fi zemos palestras e apresentamos vídeos sobre o uso correto e seguro de defensivos agrí-

colas. Após isso os alunos tiveram um lanche e se divertirão um pouco. E hoje (quinta-feira, 2) a gente veio aqui até Condor para fazer sim a en-trega da premiação, pois lá naquele momento a gente entregou formulá-rios de redação e de desenho, para que os alunos levassem para casa e fi zessem o que eles imaginassem como seria propriedade rural do fu-turo. Eles levaram pra casa fi zeram os trabalhos, esses trabalhos foram avaliados pela Secretaria Municipal

de Educação e hoje a gente está aqui fazendo a entrega dos prê-mios que foram cinco bicicletas e cinco bolas, ou seja, cinco bolas para os alunos de 4ª serie que fi -zeram o desenho e cinco bicicletas para os alunos da 5º serie que fi -zeram a redação.

JVL – Quan-tos alunos par-ticiparam dos

trabalhos em Condor?Guilherme – Foram 140 alunos

que participaram de todo esse mo-vimento em função de uso correto e seguro de defensivos agrícolas.

JVL – Como foi a premiação? Guilherme- A premiação de

todos foi adquirir conhecimento no dia e tivemos uma tarde festi-va com lanches e refrigerantes. E desses 140, aí sim, 10 foram con-templados com os prêmios que fo-ram os melhores trabalhos, mas os

140 fi zeram os trabalhos.JVL – Como a Dupont trabalha

essa relação, uso de defensivos agrí-colas químicos, veneno, e escola?

Guilherme - O Programa Dupont na escola veio justamente pra fazer essa ligação, a gente sabe que defen-sivo agrícola é um mau necessário, a gente precisa usar. Então o que a Du-pont quer fazer é orientar para que se use da maneira mais correta e segura possível. E qual é a melhor maneira de a gente consegui isso? É conscien-tizando desde as crianças, que são os fi lhos de produtores rurais, para que cheguem em casa e repassem para seus pais, porque qualquer produto por menos tóxico que seja pode vir a causar problemas. A gente sabe de acidentes com remédios e com pro-dutos domésticos, então imagina o grau de perigo que é o produto que se considera defensivo agrícola, quí-mico, veneno. Então essa interação, a maneira de aplicar, o uso de EPIs, aplicadores e o envolvimento com a família, para que todos estejam o su-fi cientemente seguros é o que a Du-pont trabalha.

A seguir as fotos dos ganhado-res:

Professora Eunice Pereira recebe pela aluna Brenda Pacheti Lopes, 10 anos Vanessa Saldanha John, 10 anosMatias Breitenbach, 10 anos Jéssica Fernada Noi Ribeiro, 12 anos

Felipe Lautert Krüger, 11 anos Jaqueline Bode, 10 anos Jaine Solenir, 11 anosAdreila Maria Moresco, 10 anos Luiz Henrique A. Moresco, 12 anos

Page 5: Edição dia 04 de dezembro de 2010

placa do veículo.Placas com fi nal 1, 2 ou 3 pa-

gam em abril. Com fi nal 4, 5 ou 6 pagam em maio. Para os fi nais 7 ou 8 o pagamento é em junho. Já para placas com fi nal 9 e 0 devem fazer o pagamento em julho. O dia para o pagamento conforme a de-zena fi nal de cada placa poderá ser conferido na edição desta sexta-feira do jornal Zero Hora.

Este ano, além do Banrisul e do Bradesco, o pagamento pode ser feito no Sicredi e no Banco do Brasil (apenas para clientes).

As cartas, que chegarão nas residências dos motoristas a partir da semana que vem, não trarão o valor do seguro obrigatório, já que a Secretaria da Fazenda ainda não possui os dados da seguradora que administra o tributo.

O Estado espera que até o dia do pagamento esse valor já esteja disponível no sistema bancário. Junto, o contribuinte poderá pagar o valor do licenciamento.

A estimativa atual da frota de veículos so Estado é de 4,62 mi-

Geral 4 de dezembro de 2010 5

PROJETOSProjeto de Lei Municipal nº. 101/2010, o qual “Altera as atribuições do cargo de técnico em informática previstas no anexo I – 66 do art. 21 da Lei Municipal nº. 1.239/2001e dá outras

providências”. Baixado para análise e parecer das Comissões Permanentes.Projeto de Lei Municipal nº. 102/2010, o qual “Autoriza o Município ampliar os incentivos previstos na Lei Municipal nº. 1.848/2010 e dá outras providências”. Baixado para análise

e parecer das Comissões Permanentes.

PROPOSIÇÕESIndicação nº. 067/2010, (Verª. Cleni), INDICA ao Poder Executivo efetuar a reforma da ponte localizada sobre o Rio Alegre, próximo a propriedade do Sr. Helio Pfeifer, na localidade de

Linha Passo Ruim. Deferida e encaminhada ao Poder Executivo.Indicação nº. 068/2010, (Ver. Francisco), INDICA ao Poder Executivo estudar a possibilidade de fornecer calçado e uniforme aos servidores da Secretaria de Obras. Deferida e encami-

nhada ao Poder Executivo.

PARECERES DAS COMISSÕESProjeto de Lei Municipal nº. 098/2010, o qual “Estima a receita e fi xa a despesa do Município de Condor, para o exercício econômico-fi nanceiro de 2011 e dá outras providências”. Apro-

vado por unanimidade com os pareceres favoráveis, em 1º discussão e votação.Projeto de Lei Municipal nº. 099/2010, o qual “Autoriza o Município prorrogar contratos de trabalho temporário de servidores e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade com

os pareceres favoráveis.Projeto de Lei Municipal nº. 100/2010, o qual “Autoriza o Município prorrogar contrato de trabalho de servidora no exercício da função de médica e dá outras providências”. Aprovado

por unanimidade com os pareceres favoráveis.

Por nada mais constar na ordem do dia, deu-se por encerrada a presente Sessão, fi cando convocados todos os Vereadores para a Sessão Ordinária, dia 06.12.2010, (segunda-feira) com início às 18:30 horas, na sede da Câmara Municipal de Vereadores. Anelise Wegner Haerter – Técnica Legislativa.

Poder Legislativo Municipal de CondorRua do Comércio, nº 1190 - Condor, RS

Telefone 3379 1322 / email: [email protected] / site: www.camaracondor.rs.gov.br

Da Síntese das Matérias Apresentadas na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Condor/RS, realizada em 29 de novembro de 2010:

A Secretaria da Fazenda divulgou no dia 1º o ca-lendário de pagamento

do IPVA 2011. O imposto pode ser quitado a partir do dia 16 de dezembro. Os descontos conce-didos variam de acordo com a data e forma de pagamento.

Também há desconto para o bom motorista, ou seja, que não teve multa entre novembro de 2009 e outubro de 2010. Neste caso, o abatimento é de 10%. Já para quem não levou multa nos último dois anos, ou seja, entre novembro de 2008 e outubro de 2010, o desconto é de 15%.

A Secretaria da Fazenda es-clarece que primeiro é feito o des-conto do bom motorista e depois o desconto sobre a data e forma de pagamento.

O pagamento do IPVA em até três vezes também recebe des-conto, que varia com a data de pagamento de cada parcela. Para quem parcelar em mais de três ve-zes, não há desconto e a data varia conforme a numeração fi nal da

IPVA: SeFaz divulga calendário de pagamentoImposto terá bons descontos para quem adiantar pagamentos e não tiver multas desde 2008

lhões. Com isso, a arrecadação do IPVA deve fi car em torno de R$ 1,5 bilhão. Segundo a Secretaria da Fazenda, 67% da frota paga IPVA. O restante está incluído em cate-gorias de isenção, que vale para carros mais antigos (com mais de 20 anos) ou defi cientes físicos, por exemplo.

Em função da desvaloriza-ção média dos carros em relação ao último ano, o IPVA 2011 será 6,37% menor.

Menos bons motoristasEste ano, o desconto para que

não levou multas foi concedi-do para 48% dos motoristas. Em 2011, a projeção é que esse índice caia para 42%.

A seguir o quadro de pagamen-to do IPVA 2011.

A Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania em parceria com a Secre-taria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, através do paisagista Anatálio dos Santos Gonçalves se do servidor Olivar Kuff, e a Escola Municipal de Ensi-no Fundamental Professor Malaquias Pinheiro, produtora das mudas das fl ores, iniciaram o Pro-jeto de plantio de fl ores nas resi-dências das pessoas que recebem o Benefi cio de Prestação Continuada e benefi ciários do Programa Bol-sa Família, o qual visa o incentivo do plantio e o embelezamento das

BPCs recebem fl ores para embelezar residências

moradias. “Este projeto consiste na entrega de mudas de fl ores para os benefi ciários através da Assistência Social, com o cronograma a ser de-fi nido entre as Secretarias e a Esco-la Malaquias Pinheiro, pelo fato da Escola estar entrando em férias”, explica o paisagista Anatálio.

Page 6: Edição dia 04 de dezembro de 2010

4 de dezembro de 20106

Lei Municipal nº 1.893/2010:“Autoriza o Município prorrogar Contratos de Trabalho Temporário de Servidores e dá outras

providências”.

Lei Municipal nº 1.894/2010:“Autoriza o Município prorrogar Contrato de Trabalho de Servidora no Exercício da Função de Mé-

dica e dá outras providências”.

Gabinete do Prefeito Municipal Em 03 de dezembro de 2.010

Jose Francisco CandidoPrefeito Municipal

à Delegacia de Polícia de Condor onde foi lavrado o fl agrante.

Os meliantes presos, Christian Cunha Alves, 21 anos, e Diogo Silva do Nascimento, 30 anos, este

último com um extensa fi cha crimi-nal, estavam em um VW Gol, pla-

Geral

PUBLICAÇÕES LEGAIS

Estado do Rio Grande do SulPREFEITURA MUNICIPAL DE CONDOR

Rua Ipiranga, 22 / Fone 55 3379 -1133 / Fax 55 3379 -1121

Cães são cães, pessoas são pesso-as, mas as coisas estão mudando

É crescente a adoção e as escolhas por animais de estimação. Como já havia relatado, na escola anterior havia os cães sarnentos que eram tratados e adotados pela escola ou por alguém da comunidade escolar. Cheguei na nova escola e encontrei uma gata tigrada bem tratada aco-modada confortavelmente na cadeira da diretora. Além disso, vejo uma escola com jardins, com árvores nativas e exóticas e com um projeto am-biental interessante. O ambiente já caracterizado com muitos aspectos po-sitivos ao meu olhar. Sobre o tema que me propus a discorrer neste texto observo a crescente moda das pessoas adotarem ou comprarem animais de estimação. Alguns exageram um pouco ao terem jacarés, cobras, ani-mais silvestres variados... O que já me incomoda. Mas sobre os animais tradicionais observo que os animais estejam sendo “humanizados”. Eu, por exemplo, coloquei o nome Valentina em minha cadela. Onde estão os nomes criativos, tipo “Campeiro”, “Bidu”, “Brinquedo”?

Onde moro, até bem pouco tempo atrás, os cães não podiam tocar as áreas comuns, ou seja, saiu da porta, o jeito era colocar o cusco embaixo do braço e carregar até a rua. Hoje, depois de muita discussão e ações judiciais, temos outras preocupações. A jaguarada não está dando tanto problema assim. Na verdade sempre são os donos que são descuidados, egoístas e deixam os dejetos caninos pelas gramas e calçadas... Assim como, só conheci uma pessoa de minhas relações que carrega consigo o cinzeiro e porta “bituca” de cigarros por onde vai. Falando em “bituca”, este poderia ser um nome criativo para um cão ou gato.

Nós seres humanos estamos sempre nos adaptando às mudanças, tam-bém nós produzimos transformações no meio onde vivemos, quase sempre destruindo ecossistemas, tornando a vida impossível em certos ambientes, colocando lixo em lugares não apropriados, não respeitando leis e assim por diante. Mas há algumas mudanças que precisam ser questionadas... Em nossa cultura, por exemplo, sempre tivemos animais de estimação, mas estes tinham funções bem defi nidas. Os cães eram usados para dar o alerta quando pessoas estranhas ou animais se aproximavam do território do seu dono ou, usados para a caça, o pastoreio. Os gatos, por sua vez, tinham a função de controlar a invasão de ratos e ou de afastar insetos e outros animais peçonhentos como cobras, escorpiões e aranhas. Atualmente eles passaram a ser considerados integrantes da família. Companheiros e companheiras dos adultos, das crian-ças, vivendo dentro de casa. O que também é bom.

Os produtos existentes para este novo mercado são crescentes e exagera-dos, vamos desde panetones e chocolates para cães, às jóias e às roupas sofi s-ticadas. Sempre defendo a idéia do “cada um, cada um”, além da consciência de que todos os seres precisam ser cuidados, protegidos e preservados. Porém, nesta realidade, cabe trazer uma preocupação: Será que não estamos transfe-rindo muito mais afeto para os animais e preterindo o cuidado, a proteção e a preservação das/nas relações humanas? Vejo tanta gente abandonada, sem os serviços básicos de saúde, habitação, saneamento, amor, afeto; sem contarmos, as relações de amizade, solidariedade, paz, companheirismo e respeito. Como estão as aprendizagens em torno do cuidado com o outro e consigo?

No fi nal de semana passado participei de um evento familiar inesquecível. Revi muitas pessoas queridas! Sou grato por estar neste mundo e poder com-partilhar de vivências que nos tornam melhores. E é por isso que, chegando ao fi nal do ano, sugiro que todos e todas meditem sobre sua caminhada, seus desejos e sonhos, suas realizações e, principalmente, na atenção necessária ao cuidado com a vida, com aqueles e aquelas de suas relações, estendendo este cuidado ao conjunto dos seres. Sempre gosto de trabalhar com meus/minhas alunos/as o desenvolvimento da imaginação, do colocar-se no lugar do/a ou-tro/a e do quanto somos responsáveis por tudo que nos constitui. Fazemos escolhas e agimos o tempo todo no meio onde vivemos. O simples toco de cigarro, o plástico, a lata que jogamos aqui ou acolá, terá uma conseqüência, já vi animais mortos por terem engolido um chiclé, o que poderemos dizer da quantidade de plástico jogado ao vento, nos rios, nos mares? O bichinho de estimação, a árvore, os animais selvagens e a água, assim como, cada pessoa do nosso coração e as demais que conosco compartilham o planeta preci-sam uns dos outros. As fi losofi as orientais sempre nos trouxeram a unidade, a união, o sentido do todo que deve ser preservado, cuidado e valorizado. Bicho é bicho, gente é gente, mas nós vivemos dotados de conhecimentos além dos instintivos. Somos os seres que desenvolvem tecnologias muito elaboradas, por isso, somos responsáveis pela nossa sobrevivência e nosso desenvolvi-mento, além do cuidado, da preservação e da ampliação deste sentido de per-tencimento e respeito a todas as formas de vida.

Claírton [email protected]

Polícia prende ladrões de loja em CondorDupla tentava arrombar loja de informática no centro da cidade durante madrugada de quarta

Christian Cunha Alves

Após uma denúncia anô-nima de que dois sujei-tos descarregavam fer-

ramentas do portamalas de uma carro, durante a madrugada de quarta-feira, 1º, em plena Rua do Comér-cio, no centro da cida-de, a Brigada Militar se dirigiu até o local e prendeu em fl agrante dois homens que ten-tavam arrombar a loja Novo Milênio Infor-mática.

O ladrões já haviam estourado a fechadura da prota principal do estabelecimento quan-do os policiais chegaram ao local. A dupla foi detida e encaminhada

cas de tupanciretã e com eles foram apreendidos um pé de cabras, um alicate de pressão e uma faca.

A dupla foi encaminhada para a Penitenciária Modulada de Ijuí,

onde permaneceram até ontem, quando um alva-rá de soltura expedido pelo Fórum de Panambi, os liberou para que res-pondam ao processo em liberdade.

A Polícia Civil de Condor investiga agora a possível ligação dos ladrões presos essa se-mana com os furtos reali-zados na Lojas Becker e no Mercado Elsembach,

também em Condor, durante o mês de novembro.

Diogo Silva do Nascimento

Big-bag é rasgado e 350 mil quilos de trigo são derramadosCerca de 350 mil quilos de trigo

fora derramados após criminosos cor-tarem três silos de big-bag que esta-vam depositados em uma lavoura no interior da Granja União, de proprie-dade da empresa Sementes Van Ass. O crime ocorreu na noite de ter-ça-feira, 30 de novembro, para quarta-feira, 1º, e as suspeitas são de que pescadores ou caçadores ilegais e sem autorização que transitavam no interior da granja, tenham cometido o delito.

De acordo com o capataz da gran-ja, valdomiro Lütz, “o prejuízo é esti-mado em R$ 15 mil, já que além dos danos materiais e do trigo perdido, dez funcionários precisaram ser acionados para recolher a semente de trigo derra-mada”. O Capataz ainda faz uma aler-ta às pessoas que costumam transitar pelo interior da Granja. “Como a gran-ja é próxima da cidade muitas pessoas transito pela lavouras, mas quem esti-ver por lá, agora, será suspeito deste crime”, alertou Lütz.

A PEDIDO - A Direção da Novo Milênio Informática, vem por meio desde agradescer aos Amigos, vizinhos pela colabora-ção no fato ocorrido na madrugada do dia 01/12 e pela brilhante atu-ação rápida e efi ciente da Brigada militar. Atuação que causou na apreensão dos meliantes durante a tentativa de furto na loja Novo Mi-lênio Informática.

Sidinei Lunardi

Page 7: Edição dia 04 de dezembro de 2010

Natal Luz e BrilhoGeral 4 de dezembro de 2010 7

Levando em consideração a Adjudicação do Processo Licitatório nº 043/2010, modalidade Pregão Presencial nº 002/2010, bem como a ata de julgamento das propostas e suas respectivas habilitações, declaro e homologo como vencedoras as empresas relacionadas abaixo:

Empresas vencedoras:Kalinowski & Kalinowski Ltda. Valor: R$ 13.700,00 (treze mil e setecentos reais).Hiper Brink – Comércio e Representações Ltda.Valor: R$ 12.760,50 (doze mil, setecentos e sessenta reais, cinqüenta centavos).Sandra Maria Weber ME.Valor: R$ 820,00 (oitocentos e vinte reais).Infotoner – Distribuidora de Informática e Eletrônicos Ltda.Valor: R$ 2.670,00 (dois mil, seissentos e setenta reais).Marcos A. Prestes do Amaral ME.Valor: R$ 6.380,00 (seis mil, trezentos e oitenta reais).Reifl ex – Luis César Reis.Valor: R$ 19.140,00 (dezenove mil, cento e quarenta reais).

Condor, 18 de novembro de 2010José Francisco Candido

Prefeito Municipal

HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO DA LICITAÇÃO MODALIDADE PREGÃO PRESENCIAL nº 002/2010

Estado do Rio Grande do SulPREFEITURA MUNICIPAL DE CONDOR

Rua Ipiranga, 22 / Fone 55 3379 1133 / Fax 55 3379 1121Gabinete do Prefeito

de Evandro Oliveira

Lavagens e PolimentoCristalização de vidroHigienização total de veículos

Rua Marechal Floriano, nº60

Disk Lavagens 9132.4986

Objeto: Aquisição de equipamentos e mobiliário padronizados, objetivando equi-par a Escola de Educação Infantil Sonho Feliz, conforme o Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhamento da rede escolar pública de educação infantil – Proin-fancia – Convênio nº 656679/2009.

Empresas vencedoras:Kalinowski & Kalinowski Ltda. Valor: R$ 13.700,00 (treze mil e setecentos reais).Hiper Brink – Comércio e Representações Ltda.Valor: R$ 12.760,50 (doze mil, setecentos e sessenta reais, cinqüenta centavos).Sandra Maria Weber ME.Valor: R$ 820,00 (oitocentos e vinte reais).Infotoner – Distribuidora de Informática e Eletrônicos Ltda.Valor: R$ 2.670,00 (dois mil, seissentos e setenta reais).Marcos A. Prestes do Amaral ME.Valor: R$ 6.380,00 (seis mil, trezentos e oitenta reais).Reifl ex – Luis César Reis.Valor: R$ 19.140,00 (dezenove mil, cento e quarenta reais).

Departamento de Licitações

RESULTADO DA LICITAÇÃO MODALIDADE PREGÃO PRESENCIAL nº 002/2010

Estado do Rio Grande do SulPREFEITURA MUNICIPAL DE CONDOR

Rua Ipiranga, 22 / Fone 55 3379 1133 / Fax 55 3379 1121Gabinete do Prefeito

A Administração Municipal juntamente com a Comissão Or-ganizadora convidam todas famílias Condorenses para participar

das festividades alusivas ao Natal Luz e Brilho 2010, com Abertura Ofi cial no dia 10 de dezembro, na Praça Pedro Gärtner, conforme programação a seguir:

DIA 10/12 - 20h30, Abertura ofi cial do NATAL LUZ E BRILHO, com acendimento da iluminação natalina, na praça Pedro Gärtner. Apresentação do Coral PECMEC-EMEF Malaquias Pinheiro.Teatro com o Grupo FOCO EM ARTE: “O Verdadeiro Natal”. Visita do Papai Noel. (SMEC).

DIA 11//12 - 9h Encerramento do Ano Esportivo do Esporte Clube Greminho de Condor. Com amisto-so e almoço ao meio-dia.

DIA 14/12 - 21h, na Praça. Apresentação da Escola de Talen-tos Musicais de Panambi. . Músi-cas Natalinas. Visita do Papai Noel. (SMEC).

DIA 18 /12 - 20h, na Praça. Apre-sentação do Coral Gênises/ Panambi. Visita do Papai Noel. (SMEC).

DIA 21/12 - 15h - NATAL DA CRIANÇA NO GINÁSIO MUNICIPAL DEOMAR LAU-TERT. Com visita do Papai Noel. (SMASC, PIM, CMD e COMDI-CA).

DIA 22/12 TARDE - 14h. No Centro de Convivência. Natal com o Grupo de Idosos. Visita do Papai Noel. (SMASC).

DIA 22/12 20h, na Praça, CUL-TO ECUMÊNICO a cargo das

Programação Igrejas de Condor. Dirigente Pastor Moisés Rodrigues. Divulgação da melhor decoração natalina. Visita do Papai Noel. (SMEC e SMDE).

DIA 30/12 - 19h. IECLB Sorteio fi nal da Nota Premiada. Encontro da Música Gospel de Condor. (ACI).

A sua presença será importante para que seja plena a comunhão dos Condorenses com o espírito natalino que reinará entre nós.

Natal tempo no qual nos prepa-ramos espiritualmente para reme-morar e celebrar a vinda do meni-no Jesus, a vinda de Deus criança, de Deus Humano...

É o tempo reservado em nossa vida para refl etir, meditar, cantar e recontar a história que mudou a humanidade.

Com este espírito, a Adminis-tração Municipal convida a toda a comunidade para decorar suas re-sidências e casas comerciais para

encher de luz e esplendor o Natal Condorense. Lembrando que ha-verá premiação para residência e casa comercial mais decorada, o qual será divulgado, no dia 22 de dezembro, o 1º e 2º lugares de cada categoria classifi cada, pela Comis-são Organizadora do Natal Luz e Brilho 2010.

PARTICIPEM TODOS DESTA LINDA COME-MORAÇÃO, EN-FEITANDO SUA RESIDÊNCIA E ESTABELECI-MENTO, COM MUITA ALEGRIA, ENTUSIASMO, PARA QUE O ESPÍRITO NA-TALINO ESTEJA PRESENTE EM TODOS OS CAN-

Page 8: Edição dia 04 de dezembro de 2010

4 de dezembro de 20108 Cultura

Foi aberta na manhã de quarta-feira, 1º, a segunda mostra de artes de Condor.

Instalada em um espaço especial-mente preparado para a exposi-ção, a edição deste ano conta com a presença de obras de artistas de Condor, Panambi e do Curso de Artes Visuais da Unijuí, com des-taque especial à artista panam-biense, Gertrud Helene Döwich, de 99 anos.

Instalada este ano no prédio do antigo Mercado Lautert, espe-cialmente preparado para receber a exposição, a 2ª Mostra de Arte de Condor foi inaugurada na ma-nhã de quarta-feira com a presen-ça de autoridades locais, artistas e comunidade.

Condor vive sua 2ª Mostra de ArtesArtistas de toda região expõem na segunda edição da Mostra de Artes de Condor

Neste ano, a Mostra traz obras de alunos da rede municipal de ensino, alunos do Curso de Artes Visuais da Unijuí, de artistas locais e da pintora panambiense Gertrud Helene Döwi-ch, de 99 anos.

Entre os expositores locais os destaques fi cam para desenhos, pin-turas e instalações realizadas por alunos da rede pública de ensino de Condor, que expõem autoretratos, fi -guras do folclore brasileiro e outras gravuras. Também, chamam a aten-ção obras artesanais de jovens com necessidades especiais atendidos por programas da Secretaria Muni-cipal de Saúde.

Sob a coordenação do professor Pulo Ernesto Scortegagna, o Curso de Artes Visuais da Unijuí trouxe

diversas obras para serem apresenta-das à comunidade condorense, entre instalações e pinturas.

Porém, o destaque maior da 2ª Mostra de Arte, está por conta das obras da artista Gertrud Döwich, pintora, nascida na Alemanha e radi-cada em Panambi desde os 14 anos e que usa o pincel e seu talento au-todidata para retratar sua infância na Baviera alemã.

A 2ª Mostra de Arte de Con-dor fi ca aberta até a próxima sex-ta-feira, dia 10, das 8h às 11h30 e das 13h30 até às 17h. A exposição é aberta ao público e a entrada é franca. No local a professora Cla-rice Keller, como monitora, orienta os visitantes e traz explicações so-bre obras e artistas.

Professor Paulo Scortegagna (D) e pintora Gertrud Döwich apreciam obra exposta da 2ª Mostra de Arte de Condor

Page 9: Edição dia 04 de dezembro de 2010

Social 4 de dezembro de 20109

04/12 Eliandra G. dos Santos

05/12 Volnei dos Santos

06/12 Cildo Weise

07/12 Eliane Urnau

07/12 Bruna Kmiecik

07/12 Terezinha Rita Breitenbach

08/12 Jair Paulo Hickmann

09/12 Arnaldo Kühn

10/12 Letícia Amanda Elsenbach

10/12 Marli Barcellos

Aniversariantes da

Semana

Parabéns!

O pequeno Maximus comemorou seu aniver-sário no dia 27/11. Desejamos à ele muita saúde, paz, alegrias e conquistas. Uma home-nagem dos pais, avó, bisavó, tios, primos e amigos.

Bodas de ChumboDia 05 de dezembro deste ano o casal Pedro Nogueira Bueno e Ana-talia dos Santos Bueno comemoram seus 68 anos de casados comemo-rando as Bodas de Chumbo.Recebem as homenagens dos seus filhos, netos, bisnetos, tatarane-tos, demais familiares e amigos que os cercam. Muitas felicidades e que Deus continue acompanhando essa trajetória de vida que serve de exemplo para todos.

Rua do Comércio, 858 - Condor / Fone 3379 1066

Restaurante e PizzariaServimosAlmoço de Segunda à Domingo, com Buffet Livre, por Kg e Vianda A noite Lanches, pizzas, xis Organização de festas até 150 pessoas

Assista aos Jogos do Gauchão,Libertadores e Copa do Brasil

Tele-entrega de xis e pizza

Maximus Fripp Palladino

Page 10: Edição dia 04 de dezembro de 2010

4 de dezembro de 201010 Geral

Desde o inicio do ano, os edu-candos de nossa escola juntamente com a direção e alunos, buscam in-formações sobre a trajetória de nos-sa Instituição de Ensino, objetivando assim resgatar um pouco da historia e data de fundação de nosso edu-candário. Através do diálogo com a comunidade descobrimos então que Nossa escola tem mais de 70 anos existência na localidade da linha Pontão dos Buenos. Semana passa-da recebemos um e-mail de Dona Diva Teixeira Mayer, atualmente moradora da cidade de Resende no Rio de Janeiro, contando um pouco mais de sua passagem na história da escola e da comunidade.

Pesquisandonossa História

O jornalista Alex Manchi-ni, do Jornal A Notícia do Vale, conquistou o Primeiro Lugar no “Prêmio de Jornalismo Minis-tério Público do Rio Grande do Sul”, concurso que aponta os me-lhores trabalhos de profi ssionais de imprensa do Estado.

Esta é a 12ª Edição do Con-curso no qual participam os prin-cipais órgãos de imprensa do Estado e conta com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profi s-sionais do Rio Grande do Sul e da Associação Riograndense de Imprensa.

Premiação será entregue no dia 14 de dezembro, às 9h30min, em cerimônia organizada no Pa-lácio do Ministério Público, na Praça da Matriz

Após examinar 52 trabalhos inscritos na 12ª edição do “Prê-mio de Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul”, a comissão julgadora do concurso defi niu as matérias jornalísticas ganhadoras do prêmio/2010, que será entregue em 14 de dezembro, Dia Nacional do MP, às 9h30min, no Palácio do Ministério Público, na Praça Marechal Deodoro 110, Centro. Os vencedores receberão

Alex Manchini é agraciado com prêmio Fotojornalismo e receberá a comenda

no Dia Nacional do MP

prêmios em dinheiro e comendas, oferecidas pela Associação do Mi-nistério Público e Escola Superior do Ministério Público, bem como um fi nal de semana no Hotel Con-tinental, em Canela. O prêmio pro-movido pela Instituição tem apoio do Sindicato dos Jornalistas Pro-fi ssionais do RS e da Associação Riograndense de Imprensa (ARI).

FOTOGRAFIA Na categoria Fotojornalismo,

o vencedor foi o Jornalista Alex Sandro Rosa Manchini, do Jor-nal Notícia do Vale de Panambi e parceiro do Jornal Vila LIberdade, com foto que mostra o Promotor de

Justiça, Dr. Marcos Eduardo Rau-ber, exibindo a arma do crime no júri popular em 28 de julho deste ano. O segundo lugar foi conquis-tado pela fotógrafa Camila da Sil-va Domingues, do jornal Correio do Povo, com fotos que mostram a apreensão de máquinas caça-ní-queis, publicadas no dia 15 de ou-tubro deste ano.

Ao mesmo tempo em que para-benizamos nosso colega Alex Man-chini, nos sentimos honrados com tal distinção, pois ela vem mostrar que a seriedade de nosso trabalho vem sendo reconhecida em todo o Estado.

Documentário“Meu nome é Diva Teixeira

Mayer, nascida em 01 de julho do ano de 1929. Sou fi lha de Atana-gildo Teixeira e Gasparina Pacheco Teixeira. Casei-me com Plínio Can-dido Mayer do qual sou viúva. Hoje, resido na cidade de Resende no Rio de Janeiro.

Meu pai à época, com a ajuda dos demais vizinhos, deu início à constru-

Laci Cabeleireira

ção da escola, até então particular e que posteriormente passou ao domínio do município.Fundamentalmente tudo começou quando o Sr.Alfredo Hebnau, um imigrante alemão,

já com o domínio da língua portuguesa, foi convidado a dar aula. A primeira escola nada mais era do que uma moradia e um galpão enorme onde eu residia com a minha família. Então, eu com 5 anos na ocasião, juntamente com os meus pais e irmãs, mudamo-nos para o tal galpão cedendo a casa para o chegado professor.

Nessa casa foram ministradas as primeiras aulas, en-quanto a nova escola estava sendo construída.

Quando a nova escola acabou de ser construída o pro-fessor Alfredo mudou-se para lá, e lá permaneceu por pou-co mais de 1 ano, em função de ter sofrido um acidente, fi cando assim impossibilitado de exercer suas funções.

Para substituí-lo chegou o professor Juvenal Pinheiro. Quando eu tinha 7 anos e meio comecei a freqüentar a escola, porque naquela época podiam ser matriculadas crianças que tivessem mais de sete anos. Dessa forma estudei com esse professor durante dois anos.

As substituições foram ocorrendo e chegou o professor Oscar Zeni com o qual fi z o terceiro ano primário (era como se dizia antigamente, o que corresponde creio eu à terceira série hoje em dia).

Mais uma professora foi contratada e que se chamava Araci Candido Mayer, que era nossa vizinha e com a qual fi z o quarto ano.

Posteriormente veio mais a professora Eratilde Candido Mayer, prima de Araci e que trabalharam juntas, quando eu repeti de ano com a Eratilde.

Os anos se passaram, e fui fazer o curso ginasial em Cruz Alta no Colégio Santíssima Trindade em regime de internato. Terminado o ginásio formei-me no normal regional em Santa Rosa na modalidade de ensino à distancia.

Uma vez formada, fui ser a professora titular da escola. Lá trabalhei durante 11 anos de 1947 a 1958, junto com minha irmã Eloá hoje falecida. A escola tinha um nome. Chamava-se Escola Progresso.

De lá para cá muitos professores e professoras por lá passaram até chegar à época atual. Um grande abraço!

Diva Teixeira Mayer”

Fonte: Noticia do Vale

Que Delícia! Bolo da Vida (Ano Novo)

Ingredientes6 ovos ................................................( criatividade)1 e meia xícara de chá de açúcar........( ternura)3 xícaras de farinha de trigo...............( força)2 colheres de Royal............................( desenvolvimento)1 e meia colher de canela...................( coragem)1 e meia colher de cravo....................( paciência )1 xícara de frutas cristalizadas...........( Fé, alegria e luz)1 e meia colher de manteiga...............( compreensão)Modo de preparo:Bata o açúcar e os ovos até fi car

cremoso, coloque a farinha e os outros ingredientes e bata. Asse em forno médio.

Receita trazida pela aluna da 4ª série Anadara Bueno

PrêmioOs Irmãos Daniel e Diego recebe-

ram nesta terça-feira um ventilador e uma caixa de bombom como prêmio por terem vendidos juntos 16 listas da Ação Entre Amigos promovida por nossa escola. Com o dinheiro arrecadado os alu-nos, educadores e direção de nossa escola estão organizando um cronograma de viagem, para ser realizada este mês. Através dos esforços de alunos, professores, direção e apoio da comunidade e comércio de nossa cidade arrecadamos dinheiro sufi ciente para realizar um passeio onde serão cobertos todos os gastos de trans-porte, alimentação e estadia de nossos alunos.

Fica então nossos agradecimentos a todos envolvidos em nos-so projeto.

Page 11: Edição dia 04 de dezembro de 2010

Geral 4 de dezembro de 201011PREVISÃO DO TEMPO

por Greici de Mattos

Fonte: Tempo Agora

Presidente do Siste-ma Farsul participa

da COP-16 em CancunO presidente do Sistema Farsul,

Carlos Sperotto, participa, a par-tir deste sábado, 4/12, da Décima Sexta Conferência das Partes sobre meio ambiente, COP-16, em Can-cun, no México. Sperotto acompa-nha a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, na condição de vice-presidente da Confederação e o diretor da área de meio ambiente, Assuero Doca Veronez. A CNA apresentará o Projeto Biomas, uma parceria com a Embrapa para ga-

Convocaçãopara

assembleia

rantir a proteção e o uso sustentável dos biomas brasileiros, conciliando produção de alimentos e preserva-ção do meio ambiente.

Nessa quarta-feira, 1/12, Carlos Sperotto recebeu a visita do presi-dente da Deula Nienburg da Alema-nha, Fritz Bründer; e do presidente da Associação Deula Ijuí, Erlo En-druweit. Bründer relatou, durante o encontro, que contou com a pre-sença do presidente da Fetag, Elton Weber, o pensamento dos alemães do Norte que pregam que as várze-as e áreas agricultáveis de lá sejam usadas e aqui a fl oresta amazônica seja preservada. Sperotto respon-deu que é o mesmo pensamento

Na próxima sexta-feira, 10/12, o Sindicato Rural realiza sua as-sembleia geral ordinária a fi m de apresentar sua prestação de contas referente a 2010, assim como o pla-

Comissão das Produto-ras Rurais discute maio

ambienteA Comissão das Produtoras Ru-

rais da Farsul promove dia 06.12, segunda-feira, a 33ª Etapa do Fórum do Agronegócio com o tema pers-

expressado pelos norte americanos que querem lavouras nos EUA e fl orestas no Brasil. “É por tudo isso, que a reunião em Cancun será am-biente propício para dialogar com o mundo sobre o futuro que queremos para utilização, preservação e con-vívio com agricultura e sustentabi-lidade”, afi rmou Sperotto.

pectivas para os próximos quatro anos. Uma das discussões será sobre vantagens legais e fi scais da Reser-va Legal e Reserva do Patrimônio Privado Natural. Também será en-tregue o Troféu Destaque Feminino Rural para dez categorias.

nejamento para o próximo ano aos associados da entidade. Para isso, o presidente, Gilberto Costa Beber, ressalta a importância da presença de todos os associados, “é impres-cindível que tenhamos um número signifi cativo de associados na as-sembleia, já que é uma oportuni-dade de tratarmos de assuntos in-ternos, e também do planejamento das nossas ações para 2011”.

A assembléia terá início as 19h30min no auditório do Sin-dicato. O evento e contará ainda uma palestra show que será pro-ferida pelo professor Roselei Luiz Angst, a qual acontecerá após a reunião.

No âmago do livro do Sr. Kenyon há um capítulo chamado “ O homem e os Milagres”. Eu achei tão importante que gostaria de considerá-lo palavra por palavra, mas aqui apenas reproduzirei umas poucas citações escolhidas. E mais uma vez, encorajo você a estudar este capitulo até assenhorear-se dele.

“Jesus! O próprio nome tem em si o poder de operar milagres, até ao dia de hoje... A vida de Jesus era um milagre”. O cristo amado é o grande milagre aleluia!

Das mãos dos apóstolos fluiu um rio de milagres que transtornou o judaísmo e sacudiu o governo ro-mano até os seus alicerces. Deixando todos abalados.

O cristianismo começou com milagres, é propagando por meio de milagres. Cada novo nasci-mento é um milagre, cada resposta a oração é um milagre, cada vitória sobre a tentação é um mila-gre. Glória Deus!

É importante lembrar quando a razão toma o lugar do milagroso, o cristianismo perde a sua força, o seu fascínio e sua capacidade de dar bons frutos.

O homem anseia por um Deus operador de milagres, o homem quer um Deus vivo. Na verdade o ho-mem anela por um milagre. E você também espera por um milagre?

A resposta para o anseio universal do homem pelo sobrenatural acha-se no nascimento, e na presença do espírito santo que habita no crente, e no poderoso e maravilhoso nome de Jesus Cristo.

Deus é um operador de milagres. Jesus Cristo foi um milagre e continua sendo. A Bíblia é um livro de milagres. Milagre é história do rompimento entre a dimensão sobrenatural e a natural”. É o poder de Deus!

Quando o senhor Jesus começou seu ministério público, era um ministério de milagres. Quando igreja começou o seu ministério, era um ministério de milagres. Todo reavivamento desde o pentecoste que tem honrado o humilde Galileu tem sido um reavivamento de milagres. Só o senhor é Deus!

A Igreja nunca foi erguida dos seus tropeços pelos grandes mestres filósofos, mas por homens humildes que tem tido uma nova visão de Cristo, “daquele que é o mesmo ontem, e hoje, e o será para sempre”.

“ Como Igreja anelamos pela presença do espírito santo em nossos cultos, todos anelam pelo sobre-natural todos anseiam por ver a manifestação do poder de Deus e sentir a emoção do toque do Deus todo poderoso.

A bíblia diz que somos cooperadores de Deus (1 CO 3.9). Ora, se cooperamos com Deus, teremos de ser operadores de milagres, porque ele é um Deus operador de milagres! Quero que pense nisso!

Segundo a historia, o pecado destronizou o homem do âmbito dos milagres, mas pela graça, ele esta voltando.

No princípio, o espírito do homem era a força dominante no mundo, quando ele pecou, o pecador des-tronizou o espírito e coroou o intelecto, mas a graça de Deus está restaurando o espírito para seu lugar de domínio.

Quando o homem chegar a reconhecer o domínio do espírito, viverá sem esforço na dimensão do sobrenatural. A fé já não será um esforço e uma luta, mas um viver constante na dimensão de Deus. E você, quanto tempo faz que não vai “ a sala do Pai?”. Não sentes saudades!. Volte, ele espera por você.

Palavra do PastorPastor Jaime Vasconcelos

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Unidade Cristã

Domingo 19h - Culto Condor 1ª Segunda do mês reuniões em Panambi3ª Rincão dos Pinheiros:15h Tarde da Benção, 19h30 Culto5ª - 15h Tarde da Benção / 19h30 - Culto Condor6ª Esquina Beck - Campanha da LibertaçãoSábado - Templo Sede Rincão - Culto de DepartamentosTodos os sábados às 15h45 programa na Rádio 98.5 FM

O MILAGROSO

Page 12: Edição dia 04 de dezembro de 2010

4 de dezembro de 201012 Escolas

Beto Carrero World, um grandioso parque temático, foi ide-alizado pelo empresário Beto Carrero, após uma visita ao par-que da Disney nos Estados Unidos. O sonhador Beto Carrero resolveu colocar as mãos às obras e construir com seus próprios recursos o maior e mais incrível parque multi-temático do mun-do. Vendeu tudo que tinha e adquiriu uma área no município de Penha, situado num belo trecho do litoral catarinense. Hoje, chamar de parque de diversões o Beto Carrero World é limitar a grandiosidade do empreendimento.

Não existe no Brasil um exemplo melhor para ilustrar o dese-jo de se realizar um sonho, do que a história de João Batista Sér-gio Murad. Menino pobre, nascido no interior do estado de São Paulo, o menino João Batista sonhava em ser o Zorro brasileiro e trabalhar em um parque de diversões. E é com essa alma de sonhador que Beto Carrero se transformou no herói que milhares de crianças querem ser.

E é com essa alma de sonhador que Beto Carrero se transfor-mou no herói que milhares de crianças querem ser.

1. Beto Carrero, nome artístico de João Batista Sérgio Murad.2. Beto Carrero foi um artista e empresário brasileiro, idea-

lizador do parque que leva seu nome, que situa-se no município de Penha, no litoral norte do estado de Santa Catarina.

3. Beto Carrero World, atualmente é considerado o maior parque temático da América Latina e um dos maiores do mun-do, na quinta posição, com mais de 10 milhões de visitantes desde sua inauguração.

4. O parque Beto Carrero World foi inaugurado em 28 de dezembro de 1991.

5. Beto Carreiro morreu em 1º de fevereiro de 2008 aos 70 anos idade, em São Paulo.

Curiosidades Aconteceu em Nossa EscolaNo dia 25 de novembro a escola Levino Lautert, realizou a sua tradicional viagem ao Mundo Encantado de Beto Carrero World,

com os alunos da 8ª série. O roteiro desta inesquecível via-gem foi de três dias, sendo que os alunos passaram toda a sexta-feira no Parque Temático e sábado e domingo no Balneário Camburiú, com retorno as 6:00 da manhã de Segunda-feira (29/11). A turma da escola e os professores agradecem a empresa Savegnago Turismo que não mediu esforços para a viagem ser perfeita. Temos certeza que estes dias serão inesquecíveis a todos. Confi ram as fotos destes momentos de alegria e descontração.

Sonhos RoubadosJéssica (Nanda Costa), Sabrina (Amanda Diniz)

e Daiane (Kika Farias) sonham como qualquer ou-tra jovem do mundo. Moradoras de uma comunidade do Rio de Janeiro, eventualmente se prostituem para sobreviver e satisfazer seus desejos de consumo. No entanto, mesmo nesse quadro de absoluta incerteza e total falta de horizontes, elas teimam em amar, se divertir e sonhar com um futuro melhor.

Dica de FilmeFeira de CiênciasNo dia 29.11.2010, numa das dependências da escola, os alu-

nos da turma do 1ºano Séries iniciais do Ensino Fundamental, sob orientação da professora Elenice Costa Beber Fritsch, apresentaram seus trabalhos na Feira de Ciências. Ex-puseram suas a t i v i d a d e s práticas e o conhecimento adquirido atra-vés do estudo,

com o tema SERES VIVOS E NÃO-VIVOS: germinação, rea-proveitamento e reciclagem, necessidades de luz, água e solo para que ocorra a germinação de sementes, diversas formas de germi-nação ( sementes e caules).

Por que os Homens Amam as Mulheres Poderosas? Autor: Sherry ArgovTodas nós conhecemos uma mulher boazi-

nha. É aquela que se entrega por completo a um homem que mal conhece, sem que ele tenha que investir muito. É a mulher que se dá cegamente porque anseia receber de volta a mesma atenção. É a mulher que age de acordo com o que ela acha que o homem gosta ou deseja porque quer manter o relacionamento a qualquer custo. Toda mulher, em algum momento, já passou por isso.É verda-de que as revistas femininas, em geral, estimulam esse comportamento: “Comece bancando a difícil. Mas no segundo encontro prepare uma refeição dos deuses para ele, crie um ambiente romântico com música suave, champanhe em copos de cristal e luz de velas... Não se esqueça dos guardanapos bordados e dos morangos orgânicos daquela loja maravilhosa a duas horas da sua casa. Depois, sirva tudo usando uma camisola de renda preta.” Essa é uma receita perfeita para quê? Para um desastre.

Dica de Livro

Semada de Ciências na EscolaProgramação:29/11/10 – 1º ano: Seres vivos e não vivos.30/11/10 – 2º ano: Órgãos dos Sentidos.01/12/10 – 3º ano: Os Animais.02/12/10 – 4ª série: Ar, Água e Solo.Observação: Na próxima edição, estaremos divulgando os trabalhos apresentados pelos alunos durante

esta Feira de Ciências.

Para Refl etir... Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece. Ditado Irlandês A alegria de viver é o melhor cosmético da mulher. Rosalind RusselTudo de bom acontece a pessoas com disposição alegre. Voltaire

Page 13: Edição dia 04 de dezembro de 2010

A Eucaristia é uma celebração em memória da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Também é denominada “comunhão”, “ceia do Senhor”, “primeira comunhão”, “santa ceia”, “refeição noturna do Senhor”.

A santa Eucaristia conclui a iniciação cristã. Os que foram elevados à dignidade do sacerdócio régio pelo Batismo e configurados mais profun-damente a Cristo pela Confirmação, estes, por meio da Eucaristia, participam com toda a comu-nidade do pró-prio sacrifício do Senhor.

No dia 21 de novembro, 28 crianças receberam o sacramento da eucaristia, a missa foi ce-lebrada pelo Padre João Ba-golin.

Especial 4 de dezembro de 201013

Informativo da Paróquia Santa Terezinha

O Paroquiano Periódico ‘O Paroquiano’. Edição 01, Mês de Dezembro Ano 2010. Paróquia Santa Terezinha de Condor.

01/12 Nilza de F. dos Santos / Flávia Z. Nunes / Rosani M. de Quadros / Neida C. Pi-mentel / Nariel Diotto02/12 Cassiano C. Foletto / Cássio C. Foletto / Terezinha F. Bueno / Doralis Klein / Valdenor Meira03/12 Marlise Luft / Geni Barcellos Schirmann / Luiz Emilio Bellon04/12 Eleandra G. dos Santos 05/12 Noemia T. G. Moraes / José Frick / Volnei dos S. Teixeira / Lúcia L. Foletto06/12 Pâmela T. T. Barzotto / Mar-li Soares / Graciela B. de Oliveira07/12 Suzane Kmieck / Eliane Urnau / Paulo de Lima / Tere-zinha R. Breitenbach / Alírio Seider / Alessandra Bergmann08/12 Paola Carioli Soares / Marciano S. da Silva / Clau-

demir Candido Zanatta09/12 Jordano Martins Fritsch10/12 Ildo de Souza / Elza dos S. Meira / Marli Zachow Bar-cellos / Sandro R. de Oliveira11/12 José L. Foletto / Júlio C. C. Pinheiro12/12 Getúlio M. Jacques / Anamiza B. Pimentel / Denise Caroline S.13/12 Paulo F. Machado / Mara R. G. Schirmann14/12 Patrick D. S. Souza / Vanes-sa do Amaral / Lurdes Jacques / Elói A. Erthal / Clair A. Brizola16/12 Henrique C. Beber17/12 Eleonara P. Tolentino / João Vithor Ribas / Marlene B. Emig / Greice L. Cezar / Meri M. Recuero18/12 Dorália S. de Oliveira / Elise G. Zillmer19/12 Eva M. Albuquerque /

Aniversários do Mês

Bodas de Casamento01/12 Geovan C. Pohl e Vera L. Pohl / 05/12 Roberto A. Rodrigues e Elaine L. B. Rodrigues / 06/12 Gélio R. da Silva e Marli R. da Rosa / 09/12 Carlos N. F. Lopes e Maria N. M. de Oliveira / 10/12 Jorani de L. Chagas e Clessi B. Chagas / 12/12 Jorge F. e Elenice C. B. Frits-ch / 14/12 Adir dos Santos e Cátia Zounar / 15/12 João M. R. da Silva e Fátima R. da Silva / 17/12 Dari Fritsch e Sirlei Fritsch / 18/12 Francisco S. de Bairros e Maria N. de Bairros / Vilmar R. da Rosa e Sônia L. Rosa / 21/12 Rogério Paulus e Janice A. Paulus / 22/12 Paulo R. de Oliveira e Leonilda de Oliveira / 27/12 Sadi D. Barbosa e Araci E. Dill / 31/12 Mário C. Dessbessel e Sandra I. S. Dessbessell

ENTRADASAluguel Salão R$127,00Coleta Comunid. R$641,80Coleta Matriz R$900,75Dízimo 10% R$152,95Dízimo 60% R$877,70Dízimo Matriz R$2.548,00Reemb. Mat. Rel. R$10,00Reemb. Diversos R$279,56Reemb. par. Fusk. R$1.750,00Rep 30% Fest. C. R$750,00Rep 30% Bail. C. R$50,47Total Entradas R$8.088,23Rep Festa Padr. R$4.890,95SAÍDASÁgua R$109,42Auxílio Diverso R$80,00Alimentação R$257,70Combustível R$220,00

Correio R$1,05Côngrua Parcial R$2.073,00Confraternizações R$27,01Des. Alv. Fest.Pad.R$57,50Desp. Bancárias R$20,04Energia Elétrica R$193,21Funcionários R$2.983,52GPS R$612,42Juros R$1,33Jardinagem R$13,40Jornais/Revistas R$63,75Internet R$52,90Inss Pe. R$255,00Mat. Hig. e Limp. R$39,57Material Culto R$448,28Mat. Expediente R$100,00Manut. Imóveis R$121,25Manut. Mov e Ut. R$255,00Manut. Veículo R$70,00

Manut. Informat. R$60,00Publicações R$350,00Rep. Mitra Crisma R$538,00Telefone R$271,20Total Saídas R$8.209,80PAGAMENTOS PARA MITRAMens Mitra 2mesesR$432,00Pis ref. 2 meses R$32,94Kleros 2 meses R$60,00FGTS 2 meses R$284,96Fundo Saúd. Paroq. R$255,00A Voz Diocese 2 m.R$20,56Complan 2 meses R$60,00Seguro Frota 2m R$228,55

TOTAL SAÍDAS R$10.648,36TOTAL ENTRAD R$8.088,23SALDO BANCO R$1.883,84SALDO CAIXA R$483,48

Luciani de Oliveira 20/12 Ionara S. de Almeida21/12 Marina S. da Silva / Pau-lo C. Paim22/12 Maria S. Queiroz / Leo-nilda de Oliveira23/12 Maria E. da Rosa / Luiz C. Castoldi25/12 Milton José Urnau / Cléber Barcellos / Adriana Z. dos Santos26/12 Rovena Dias / Natália D. dos Santos / Ivan J. O. Brizola27/12 José L. S. Duarte / Almeri de F. R. dos Santos28/12 Vera L. Kensy / Clessi B. Chagas / Paulo F. Cal / Jorge L. Fripp / Paulo R. Z. Kruger / Márcia D. B. Teixeira29/12 Maria L. Lopes / Vander-léia Seider / Cristiane B. Prestes30/12 Diogo A. Brizolla / Rose-li do Vale / Leonice F. M. Baron / Edson Kunh

Sacramento da Eucaristia

04/12 – 14h30 Missa na capela Nossa Senhora Rainha na Colônia Casch (com confi ssões) e às 19h30 Missa na Igreja Matriz com Batizado09/12 – 20h Missa na capela Cristo Rei no Capão da Chave (com confi ssões)10/12 - Confi ssões na Matriz Pais e Crismandos – povo em geral às 20 horas 11/12 - 9h30 Missa na comunidade de Nossa Senhora de Fátima no Bairro Bom Jesus (com confi ssões). Às 14h missa na capela Nossa Senhora Aparecida no Pontão dos Buenos (com confi ssões) e às 19h missa com Crisma na Igreja Matriz12/12 - 9h Missa na capela Nossa Senhora da Luz na esquina Beck (com confi ssões)15/12 - 15h Missa na capela São José na Barra do Barbosa (com confi ssões)15/12 – 20h Missa na Granja Foletto16/12 - 20h Missa na capela Menino Jesus na Linha da Divisa (com confi ssões)18/12 - 15h Missa na capela Nossa Senhora de Lourdes na Mambuca 18/12 - 19h30 Missa na Igreja Matriz e as 23h Baile do Fuskol24/12 - 20h30 Missa na Igreja Matriz 26/12 – 9h Missa na Igreja Matriz31/12 - 20h30 Missa na Igreja Matriz

Balancete de Outubro

Escala da liturgia para Missas do mês de Dezembro

A VOZ DO DÍZIMOÉ dever de todos agradecer a Deus. Nossa gratidão deve ser concreta, não apenas em pala-vras. Se é certo que recebemos tudo de Deus, é justo que lhe ofereçamos algo para a realiza-ção do seu reino, anúncio do evangelho e sustento da igreja. Seja um dizimista atuante. Se você não estiver com a sua contribuição em dia, procure a pastoral do dizimo ou passe na secretaria da paróquia para achar a melhor forma de colocar em dia a sua contribuição.

Avisos Mês de Dezembro

Data Equipe Ministros Cantores Dízimo Microfones

04/12Sábado

Pastoral do Batismo

Neli, Rosângela Bida, Marcos, Mariza, Felipe

Valdir, ClairCássia, Élio

Marcos

11/12Sábado

Crisma Marlene, Anita Jairo, Felipe, Cléber

Lisete, Carlos, Maneco

Felipe

18/12Sábado

Cursilho Sônia, Fátima Cleni, Marcos, Mariza

Elton, Maria, Sidinei

Marcos

24/12Sexta-feira

Ministros Anita, Nair Mariza, Cleni, Marcos

Ana, Maicon,Marcelo, Denise

Mariza

26/12Domingo

Apostolado da Oração

Todos Felipe, Jairo, Cléber

Cézar, Sandra, Amau-ri, Elisângela

Jairo

31/12Sexta-feira

Festeiros Neli, Sônia Todos Geovan, Vera Valdir, Clair

Felipe

ENTRADASPortaria R$1.084,00Churrasco R$5.260,00Cozinha R$2.075,75Copa R$6.901,50Brincadeiras R$251,50Doações R$1.950,00Total Entrada R$17.522,75SAÍDASConjunto R$1.400,00Segurança R$360,00

Balancete Festa da PadroeiraCarne R$4.194,55Bebida R$4.677,25Cozinha R$404,30Decoração R$268,30Cuca R$450,00Divulgação R$230,00Reforma Churrasqueira R$550,00Mimo Frei R$47,40Total Saídas R$12.631,80

LUCRO FESTA R$4.890,95

Page 14: Edição dia 04 de dezembro de 2010

Eu ví...

ClassiVila

4 de dezembro de 201014

- Vô te contá, ontem a tarde me senti o cara mais

tando buraco que tudo acontecia em Condor e que nunca ninguém via nada, ninguém sabia de nada... aí, quando alguém resolveu de subir em todas suas virtudes de coragem e chamar a polícia no momento de um crime, atitude que resultou na prisão dos ladrões e no impedimen-to do crime, entrou no brique os que mandam e apenas três dias de-pois da ocorrência as joinhas já es-tão soltas! É isso mesmo, tão soltos os dois marginais que foram presos tentando arrombar a Novo Milênio Informática! Livres, leves e Soltos, prontinhos pra seguirem em seu principal ramo de atuação...

Em três dias os nossos que man-dam conseguiram colocar de volta as joinha na rua. Se foi por terra todo o esforço da pessoa que chamou a po-

lícia, da própria Brigada Militar e dos dois PMs que se arriscaram e pren-deram os amigos do alheio, mesmo diante de limitações operacionais, fazendo um magnífi co trabalho...

Mas muito pior do que isso, é a sensação de medo que fi ca. Até acredito que estes infames não apa-reçam de volta em Condor, pois sen-tiram aqui a força da comunidade e da polícia local, mas não há como ter tranquilidade com os vários fa-tos que ocorreram nos últimos me-ses e sabendo que tais delinquentes estão de volta ao “trabalho”.

- Antes de encerrar quero fazer um rápido comentário sobre as principais manchetes dos jornais do Mundo nessa semana: fi quei tão fã, que já pensei em dá ao rebento o nome do Julian.

Que Barbaridade! por Marcelo Fripp

ontem a tarde me senti o cara mais

injusto do povo aqui da Vila...

Mas antes vou contá um causo: certa feita, lá pra bandas do Para-guai, o presidente daquele País argu-mentava aos seus parlamentares so-bre a necessidade de um Ministério da Marinha por lá. Porém, “pra que Ministério da Marinha no Paraguai, se aqui não tem mar?”, indagou um dos legisladores; “Mas o que é que tem isso, pois no Brasil não há Mi-nistério da Justiça?”, retrucou o Pre-sidente, como seu último e convin-cente argumento...

Pois é, seguindo no que eu dizia no início da nossa conversa...

Quanto tempo fi quei aqui gri-

VENDO Moto Web (Bis), ano 2007. Tratar 9149 4935.

VENDA DE CASA PARA DEMOLIÇÃO

A SOCIEDADE HOSPITAL BE-NEFICIENTE DE CONDOR vende casa para demolição, situada na Rua Germano Keller nº 90 - casa onde fi ca hoje a SMS. Tratar na secretaria do Hospital ou pelo fone 3379 1110.

VENDO casa c/ 90m² na Rua Reinoldo Felipe Breunig, 181. Tratar 9154 9543.

Cruzadinha Resposta Anterior

Em Minas Bruno estava sendo julgado por assassinato...Havia evidências indiscutíveis sobre a culpa do réu, mas o cadáver

não aparecera.Quase ao fi nal da sua sustentação oral,o advogado, temeroso de que

seu cliente fosse condenado, recorreu a um truque:- “Senhoras e senhores do júri, senhor Juiz, eu tenho uma surpresa

para todos!”- disse o advogado olhando para o seu relógio...- “Dentro de dois minutos, a pessoa que aqui se presume assassina-

da,entrará na sala deste Tribunal.”E olhou para a porta.Os jurados, surpresos, também ansiosos, fi caram olhando para a por-

ta.Decorreram-se dois longos minutos e nada aconteceu.O advogado, então, completou:- “Realmente, eu falei e todos vocês olharam para a portacom a expectativa de ver a suposta vítima.Portanto, fi cou claro que todos têm dúvida neste caso, se alguém re-

almente foi morto.Por isso insisto para que vocês considerem o meu cliente inocente”.(In dubio pro reo) na dúvida a favor do réu.Os jurados, visivelmente surpresos, retiraram-se para a decisão fi -

nal.Alguns minutos depois, o júri voltou e pronunciou o veredicto:- “Culpado!”- “Mas como?” perguntou o advogado...“Eu vi todos vocês olharem fi xamente para a porta, é de se concluir

que estavam em dúvida!Como condenar na dúvida?”E o juiz esclareceu:- “Sim, todos nós olhamos para a porta,menos o Bruno...”

MORAL DA HISTÓRIA:

“NÃO ADIANTA SER UM BOM ADVOGADO SE O CLIENTE NÃO AJUDAR”

na Colônia... Colaboração:Sgt. Régis Fiorio

Preciso de MANICURE com ex-periência. Interessadas contatar no Salão Eliane, ou no telefone 9157 8176.

na Net...

VENDO Máquina de Costura singer, seminova. Valor R$ 275. Tratar 9104 4940.

Há poucas semanas nossa equipe de reportagem transitava pela rodovia que liga Catuípe a Santo Ân-gelo, a RS 342, uma bela obra de pavimentação que deverá ser inaugurada em breve, apenas pouco mais de quatro quilômetros ainda não receberam o asfalto. Obra que deverá desafogar o intenso trânsito da BR 285 entre Entre-Ijuís e Ijuí. Mas, para quem vai daqui em direção a Santa Rosa ou Cerro Largo, depois de chegar em Santo Ângelo, deve tomar alguns caminhos suburbanos da Capital Missioneira, passando nas pro-ximidades da metalúrgica Fundimisa (John Deere) e do Campus Universitário da URI. Nos arrabaldes

santoengelense a visão é caótica em função da quantidade de lixo que é depositada em ter-renos baldios e margens de ruas e estradas. A quantidade é tanta, que em alguns pontos ser-ve de redutor de velocidade para os veículos que ali trafegam.

Mas esta situação inconsequente e irra-cional não é exclusividade de Santo Ângelo ou de cidades de médio e grande porte. Em Condor, isso também pode ser observado.

Nessa semana, nossa equipe foi chamada pela administração da Granja União, perten-cente a família Van Ass, para que fl agrássemos um fato que tem se tornado rotineiro no inte-rior da propriedade. Lixo urbano (doméstico e de construção) jogado em sarjetas, matas, vale-tas e em meio as lavouras da propriedade.

Na foto aqui da coluna, ao menos cinco sacos de lixo já haviam sido recolhidos pelos colaboradores da granja, mas um bom tanto ainda havia espalhado.

Pior de tudo que não é primeira vez que fl agramos tal situação aqui em Condor. Isso tem se tornado prática comum dos nossos “cidadãos”. Torcemos para que isso mude e pra que não nos deparemos com lixo espalha-do no meio da rua como em Santo Ângelo.

VENDO 6 terneiras, 6 novilhas, da raça jersey PC. Tratar 9146 1218.

PROCURO Babá para o dia inteiro. Tratar 9992 4279.

PROCURO moça para dividir aparta-mento no centro. Interessadas deixar nome com telefone no jornal Vila Li-berdade ou pelo fone 3379 1005.

VENDO casa de madeira na Rua Herbert Schmidt, c/ 190m², terreno de 878m². Tratar 9169 0032 ou 9109 4700

ADVOGAR EXIGE RACIOCÍNIO RÁPIDO, INTELIGÊNCIA E CLIENTE ESPERTO

Page 15: Edição dia 04 de dezembro de 2010

Lazer 4 de dezembro de 201015

SAGITÁRIO - Lembre-se de que o discernimento é uma de suas maiores virtudes, mas isso

não significa que deve ficar só pensando. Agir é a palavra-chave desta fase. Tome posições e estimu-le o diálogo e a troca de ideias. Coisas interessantes vão surgir e lhe proporcionar bastante alegria.

CAPRICÓRNIO -Fique com o que é bom e o que está dando resultado positivo em seu coti-

diano. Não tenha medo de mudanças. Elas são necessárias para reciclar energias. O que deter-minar agora é o que irá prevalecer nos próximos meses. Com paciência as coisas acontecem.

AQUÁRIO -Será impor-tante conhecer e entender quais são as propostas das

pessoas a sua volta. Você está alcan-çando um grande nível de discerni-mento e lucidez. Estes aspectos serão muito úteis daqui para a frente.

PEIXES - Várias oportuni-dades surgirão e toda atenção é necessária para o sucesso.

Conte com a colaboração, as dicas e os conselhos de pessoas experientes. A pros-peridade começa a ganhar forma. No amor, o diálogo e o companheirismo continuam em alta. Parceria é a palavra-chave.

LEÃO - Lembre-se de que o importante é seguir em frente com coragem. Capacidade

para tal você tem de sobra. Este é o melhor período do ano para os bons negócios, para as oportunidades fi nanceiras e profi ssionais e também para a vida emocional. Sorte.

.VIRGEM - Preste atenção às oportunidades, pois o momento é favorável para os bons negó-

cios. Reserve tempo para o convívio harmo-nioso com a família, os amigos e o par afetivo. Nestes dias vai encontrar respostas para algu-ma questão do passado. Força e coragem.

LIBRA - Fase altamente produtiva em vários setores de sua vida. Porém, é preci-

so cadência e ordem para que o suces-so seja completo. Deixar espaço para as coisas do coração é essencial para o equilíbrio.

.ESCORPIÃO- Siga em frente com determinação. Hora de buscar ajuda e

proteção de amigos e familiares. Deixe de lado as angústias existen-ciais e procure encontrar o real sen-tido de sua vida com dinamismo e coragem.

ÁRIES Preste atenção nos assuntos cotidianos e deixe para iniciar grandes projetos mais

tarde. Resolva primeiro tudo o que é mais simples e urgente. Prepare-se e abra espaço seguro para ações futuras. Resolva antigas pendências emocionais. Boas vibrações.

TOURO - Sempre que neces-sário, pergunte se estão enten-dendo aonde você quer chegar.

Problemas de comunicação são o primeiro passo para a má interpretação dos fatos. No trabalho, não absorva uma carga de responsa-bilidade maior do que possa assumir.

GÊMEOS - Reformas ou aquisição de bens duráveis ou para o conforto no lar

serão atrativas. Estude novas propostas de trabalho deixando o caminho aberto para as oportunidades. Nos relacionamentos, fase tranquila. Continue sempre brilhante.

CÂNCER - Para isso precisa dispor de tempo para refl etir e deixar bem claro suas inten-

ções. Não adianta só querer, sem saber onde deseja chegar com seus planos. Estabelecer metas é o principal caminho para o sucesso, seja nos assuntos do cotidiano ou em sua vida emocional. Pare e pense.

Sudoku, é um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de núme-ros. O objetivo é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões. O quebra-cabeça contém algumas pistas iniciais. Cada co-luna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo.

Sudoku Gastronomia

Horóscopo da semana

RECEITAS para o fi nal de semana

Ingredientes

2 xícaras e meia de açúcar;2 xícaras de manteiga em temperatura ambiente;½ xícara de leite;8 gemas;1 ovo;10 colherinhas de roial;3 colheres (sopa) de baunilha;100g de goiabada;Farinha ate dar o ponto.

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes da massa até que a mesma fi que homogênea no ponto de poder estender ou espichar em uma superfície lisa.

Depois de aberta a massa corte em pequenas por-ções, em forma de corações, pincelando com gema e colocando um pedacinho de forma enfarinhada. Pré-aqueça o forno e asse as bolachas na temperatura de 200ºC.

Rendimento das bolachas: 2Kg (1 receita)

Bolacha Coração

As receitas são sugestões de Viviane Barcellos Schmidt

DEFENSORIA PÚBLICA DO RS49 vagas para defensor público, nível su-perior, remuneração de até R$ 14.207,19. As inscrições podem ser feitas até o dia 23/12, maiores informações e inscrições pelo site www.concursosfcc.com.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE RONDA ALTA - RS19 vagas para vários cargos, nível 1º, 2º e 3º grau, remuneração de até R$ 6.000,00. Maiores informações e as inscrições podem ser feitas até o dia 06/12 pelo site www.fundacaolasalle.org.br/concursos

CORPO DE BOMBEIROS DE SAN-TA CATARINA70 vagas para soldado, nível superior, re-muneração de até R$ 2.4315,51. As ins-crições podem ser feitas até o dia 17/12, pelo site www.cfsd.cbmsc.ieses.or

PREFEITURA MUNICIPAL DE RONDA ALTA - RS19 vagas para vários cargos, nível 1º, 2º, 3º grau. As inscrições podem ser feitas até o dia 06/12 maiores in-formações pelo site www.fundacao-lasalle.org.br/concursos

Concursos

Solu

ção A

nter

ior

Amistosos de Futebol

Sábado 04/12Condor Campo do Grêmio14h30 - 8 de Julho x San-ta Fé de Cruz Alta

16h30 - Austral x Inde-pendente de Ajuricaba

Assemco16h - Tertúlia x Desportivo Juventus

Dicas de FilmesVELOCIDADE MORTALGênero: AçãoSinopse: Um misto de “Top Gang” e “Ve-lozes e furiosos”. Jovens amigos usam suas maquinas velozes e aviões ultra-sôni-cos para transportar drogas do México para a zona rural da Califórnia. Com os ganhos eles sustentam o estilo de vida holliwoo-diana que levam. Tudo corre as mil maravi-lhas até que uma linda e aparente inofen-siva garota, se infi ltra no grupo. Começa então uma frenética caçada aos jovens, que terão que usar todas as suas habilida-des tanto em terra como no ar para poder safar-se dos policiais californianos.

SaltGênero: Ação

Morte NegraGênero: Ação

Trovão NegroGênero: Ficção

VingadorGênero: Ação

Frango da HortaIngredientesMeio quilo de coxa e sobrecoxa de frango2 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo1 xícara (cafezinho) de molho de soja1 cebola / 2 dentes de alho / Meio copo de suco de limão

/ 2 colheres (sopa) de farinha de trigo / 2 copos de creme de leite fresco ou nata / 2 copos de caldo de galinha

1 xícara de cenoura / vagem / milho / ervilha / cereja/ brócolisModo de Preparo Corte as coxas e as sobrecoxas em pedaços grandes. Es-

quente uma panela grande e, com um pouco de azeite, doure os pedalos de frango. Entre com o molho de soja e deixe refogar. No liquidifi cador, bata os ingredientes do molho de limão. A cebola, os dentes de alho, o suco de limão, a fari-nha, o caldo e a nata ou creme de leite fresco. Deixe bater por alguns minutos. Leve a mistura para uma outra panela e, mexendo sempre, espere engrossar levemente. Volte ao frango que fi cou dourado. Entre com a horta na panela. A cenoura previamente cozida e picada, a vagem em peda-ços, o milho, a ervilha, os tomatinhos e os brócolis. Misture tudo. Junte também o molho de limão e deixe ferver por minutos até que todos os sabores se misturem. Sirva em seguida com batata palha e arroz.

PerigosasGênero: Terror

Shrek Capitulo FinalGênero: Comédia

Encontro Explosivo Gênero: Ação

Perigo em Alto MarGênero: Suspense

Page 16: Edição dia 04 de dezembro de 2010

4 de dezembro de 2010