mp01 dezembro 2010

Upload: sonia-sofia-dias-falcao

Post on 03-Apr-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    1/47

    III5 3

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    2/47

    Editorialn 01 I 2 il s rieDezemb ro 2010

    Atravs desta revista,das receitas e dicas que lhe

    vamos mostrar, vai tirar aindamaior partido da sua Bimby.

    TODOS OS MESESmais perto de si. ..Temos a certeza de que este ms de Dezembro, do ano 2010, vai ficar na memriadanossa equipa e de todos aq ueles que diariamente vibram com a Bimby.que, a partirdesta edio, a rev ista Bimby, momentos de partilha inicia uma segunda srie, quepassar a estar disponvel mensalmente nos quiosques de todo o pa s. Pe la fora quenos deram os subscritores da revista, sentimos que fazia sentido dar este passo e quea eno rme comunidade de ut ilizadores da Bimby j justif icava este ponto de encont ro me nsal. Para alm das dezenas de rece itas que lhe vamos mostrar, adequadas snecessidades do seu est ilo de vida e ao momento do ano que estivermos aviver, estarevista quer chegar ainda mais pe rto de si. Por isso, vamos publica r tambm temas denutrio, dicas para uti lizar ainda melhor asua Bimby, notcias e sugestes de rece itasde che fes que tambm no dispensam a ajuda da Cozinha mais pequena do mundo.Portanto, vamos vive r consigo cada detalhe deste universo que a Bimby. Esperamosque goste, que passe a estar connosco eque no hesite em dar-nos a sua opinio. Estarevista para si e num esprito de f ranca parti lha, contamos com a sua pa rticipao,que ser decisiva para termos em cada ms um resu ltado ainda melhor.

    VENH A FAZER PARTE DA NOSSA

    o L ~ :7//,Q,(c/o s , . , . . ~Laura Galhardo SimesResponsvel Marketing

    Vorwerk [email protected]

    Qu alquer pessoa pode juntar-se rede de Agentes Bim by. verdade 1 Basta apenas que estejamotivado, que tenha esprito de equipa e facilidade de comunicao.Visite-nos e fique a saber tudo.Estamos sua espera, v a www.bimby.pt ou 1gue pa ra o nmero verde soo 500 202 ..SEDE PARQUE DAS NAES O iRAS PORTORuaQumta do t ~ i t Ruads V1gias. Lagoas Park Rua M anuel Pin to- Edifk io Bepor Lt. 4 .25 01 A, Piso o. t:dlficio 7 de AZevedo, o 7Bloco 2 2 Dto. Fraco B 27

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    3/47

    em si. ..emos que esta revista seja uma companhia til a todo o tipo de utilizadoresMostramos-lhe aqui os contedos que vai encontrar em cada edio.

    BIMBY JF CLUBEAgrande riqueza da Bimby so as pessoasque aconhecem bem e que fazem delauma companhia de todos os dias. Acadaed io vamosficar a conhecer melhor essacomunidad ede s, quevo part ilhar com todosos leitores asua histriae uma receita especial.

    ra que a interpretaos receit as publicadassta revista seja o maisrtica possve l, inclumoscada uma u m conjuntolos que sintet izaminformao. O Tempo desas teis so assinaladascones especficos. Ora. .bro 2010 IBmby

    TempoBimby o tempo de confeco regist adona Bimby, ou seja o tempo de utilizao da Bimby.Tempo totalE o tempo de preparao acrescidodo Tempo Bimby e ainda o tempodeforno, frigorfico ou espera se fo r necess rio para o prato final.

    100%BIMBVQuem conhece a Bmby como a palma da motem mu itos pormenores teis pa ra nos explica r.

    ~ o c a s o da Maria Jos de Resende. que acad aedio nossurpreende com uma ideia originalpora ti rar maior partido da Bimby.Este msmostra-nos como podemos fazer frasquinhos desal e acar aromatizado para oferecer no Natal.

    PTQIIENO M ~ D I O G ~ A FC IL lvltDI O DIFCILDosesIndica o nmero de doses.

    Utenslios necessriosIndica os utenslios necessriospara ajud-lo a conseguir o melhorresultado nalgumas receitas.

    DificuldadeCada receita do livro pode ser feit acom vrios graus de dificuldade.Para os recm iniciados na Bimbyou inexperientes na cozinha, algumas receitas requerem um poucomais de tempo e pacincia.

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    4/47

    NATALexemp lo dos temas especia is que vamos explorar em cada

    o. Aqu i, como no podia deixar de ser,va i poder encontraras sugestes derece itas pa ra aConsoada e noite de Rveillon.

    ~ --~ - ---- ---..,_.__ ....,..._

    ...-----~ . : . . ~ - . . =---.......- ..-

    PRTICAS

    --- .....---_,_,. .....---.._,_---L------- -; ; = - = = ~ --"'-..._.._...__....._ --. - - - ~"-----_ ......._-

    tem decoz inhar todosos dias, precisa de ide ias para fazerprticas e econmicas. Essa avocao destas pginas.

    com ateno, poisa Bimby vai dar-lhe uma grande ajuda.

    )"A QI"ma como a Bimbyfaz a ligaode todos os produtos fabulosa."i;t"':' ~ ~ ~ ~ ~ J u ; : ~ a ? ; : : .

    ~ l : u r nonlf Abo:es. "fle" l ~ t ' N l ' l f ~ i

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    5/47

    Notcias

    A 5 DE DEZEMBROFESTASBOUICAS-EM VILA DE FRADESNa mitologia romana, Baco era o deus do vinho, dasfestas e do lazer. O Alentejo convida todos aquelesque apreciam a vinha e o vinho, a virem dive rt ir-senas Festas Bquicas. O evento vai contar com expositores, um variado programa de animao comespectculos musicais, coral alentejano, provas devinho, passeios BTI e muito mais. Durante trs dias,Vila de Frades, terra do vinho de talha, vai ser pontode encontro e de fo lia.www.vitifrades.net

    6 Dezembro 2010 IBimby

    l5Al7OE)ANEIRO

    I

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    6/47

    'Novo Livro BimbyRECEITAS

    I UM EXCELENTE \PRESEIVTE ;

    COM HISTRIAJ est disponvel o novo livro Bimby, Receitas comHistria. Em mais de 170 pginas ilustradas, esta iniciat iva conjunta da Editora Bert rand e da VorwerkPortugal, que coincide com os 40 anos da Bimby eos primeiros 10 anos da sua existncia em Portugal, conta-nos tudo sobre este autntico fenmenoque revolucionou a nossa forma de cozinhar. Almde nos explicar as origens da cozinha mais pequena domundo, a sua adequao a todos os estilos de vida ede nos deixar as opinies dos seus mentores e de vrios chefes de cozinha, ainda nos recorda dezenas dereceitas imperdveis. So entradas, pratos principaise sobremesas que fazem prova da incomparvel utilidade da Bimby. Este livro ainda o primeiro a servendido directamente em livrarias do nosso pas e ,sem dvida, um a excelente ideia para um presentede Na tal.

    DEtvATAL I

    ---~ - -----: . - = . : - - : : : . - ~--

    :1 - "XV MostraGastronmicade Caca deMoraJno interior do Alentejo que va i encontrar as melho res iguarias de caa. Para ass inalar a aberturada XV Mostra Gast ronmica de Caa de Mora. poder experiment ar quarenta pratos de caa, numjantar medieval que vai acontecer na Quinta deSanto Antnio, no dia 4 de Dezembro. A ementainclui entradas de caa. seguidas de pratos comoCoelho fr ito. Arroz de coelho, Canja de pombo, Javali Montanhs. Perd iz estufada, Ensopado de lebre. Veado Arcos, Aorda de perdiz, Pombo bravo Dona Bia , entre ou tros. Aproveite a oportunidadepa ra ficar a conhecer alguns dos melhores restaurantes do Alentejo.www.cm -mora.pt

    B i m b yRECEITASCOM HISTRIA

    Bimby IDezembro 2010 7

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    7/47

    Bimby I F ClubeRosrio Barreto Simes

    Tetnpo Bimby 7Min SPessoasTempo totod 3 Oias

    "Esta receita umahomenagem av Melita .Rosrio Barreto Simes tem ascendncia goesa e partilha connosco uma receitaque recorda desde seus tempos de infncia. F incondicional da Bimby, disse-nos que era um dos bolos que a sua av Melita costumava preparar para osnetos, que eram mais de 30!POR JOANA G. GOMES F OTOS ANTNIO NASCIMENTO

    Ouviu falar da Bimby em Espanha, h mais de 10 anos, e no descansou enquanto no a comprou. Depois, em poucas semanas, aCozinha mais pequena do mundo tornou-se parte da famlia BarretoSimes, queaut iliza todos os dias. Da Rosr io Margarida, passandope lo Francisco e pelo pai, o Jorge, todos fazem as suas receit as preferidas na Bimby. Sopas, marmelada, doces e massas so alguns dossabores mais frequentes. De vez em quando usam-na tambm parareviver tradies familiares. Um bom exemplo, que j ganhou famanos almoos, j antares e lanches onde primos, tios, pa is e filhos seencontram, este bolo que nos leva at Goa, na nd ia.

    10 Dezembro 2010 I IBmby

    O"cakeda av Melita", como a Rosrio carinhosamente lhechama, uma rece ita que transpira amor e carinho. Faz par te das suas memrias de infncia, j que era um dos muitos doces que a av Melita preparava para os netos. "Esta minha av era unna excelente "cozinheira".Era tambm muito carinhosa com os netos, que conquistava com osseus docinhos", disse-nos. Em jeito de homenagem, a Rosrio recuperou e adaptou a receita. Numa frase, sub linhou o ma is importante:"A Bimby audou-me a no deixar cair no esquecimento uma receitamuito preciosa para a minha famlia. uma forma de mantermos aav sempre presente e tentarmos seguir a sua f ilosofia de vida".

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    8/47

    Rosrio e Margarida Barreto SmesMe e fi lha abriram as portas da suacasa, em Benfica, para

    partilhar com todosos leitores a paixo pelaBimby. Aindahouve tempo para uma fatiadeboloe pa raumachavena de ch.

    Cake da Av MelitaINGREDIENTES70 g amndoa s/pelepartida em pedaos70 g casca de laranjacristalizada cortadaem pedaos70 g sultanas70 g cor ntos150 g conhaque500 g acar1 c. ch sumo de la ranja50 ggua250 g f arinha e/fermentoX c. ch canela em pX c. ch cravinho em pX c. ch noz-moscada em p2 claras de ovo230 g manteiga derretida6 gemas de ovoAmndoa laminada q.b.p/ decora r

    PREPARAO1. Numa taa coloque a amndoa,a casca de laranja. as su ltanas, oscorintos. o conhaque 'deixe macerar durante 2-3 dias.2. Aps este tempo, prepare umacalda de caramelo. Coloque 200g de acar e o sumo de laranjanuma frigideira em lume brando. Quando j estiver derretidoe pa ra que no endurea, deitelentamente a gua e mexa (tenha cuidado com os sa lpicos deacar a ferver quando deitar agua).3. Pese numa taa a farinha e ju nte as especiarias. Reserve.4. No copo coloque a "borboleta",as clara s e programe2 min/vel3 X, sem o copo de me-dida. Retire e reserve.

    S. Com a "borboleta" coloque a manteiga, orestante acar e programe2 min/37C/vel 3.6. Pr-aquea o forno a 160"C.7. De vez enquando envolva com a ajuda deum garfo as claras para no deslaarem.8. De seguida programe 2 min/vel3 X.9. Programe 1 min/vel 2 e deite atravs dobocal da tampa as gemas uma a uma e a calda de caramelo em f io.10 . Escorra a fruta macerada e envolva 2 colheres de sopa da farinha reservada.11. Sem a "borboleta", junte no copo a farinha e programe 15 seg/vel3.12 . Adicione as frutas e envolva com a ajudada esptula. Retire e envolva com as clarasem castelo reservadas.13. Unte com manteiga uma forma redondae forre o fundo com papel vegetal. Deite naforma o preparado e leve ao forno cerca de1 hora e 15 minutos.DICA I A casca da laranja cristalizada pode ser encontrada na "Confeitaria da Ajuda" em Alvalade.

    Pape l vegetal

    Bimby IDezembro 201011

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    9/47

    Usar a Bimby a 100%

    O problema antigo e todos passm os pe la experincia de deixar acompra dos presentes deNatal pa ra os ltimosdias. O resultado encontraro centro comercial a abarrotar de gente, com as lojas "j muitoescolhidas". Edepois, no encontramos "aque le" presente que tantoqueramos e que fazia sentido para a me, pai, irmo, marido ou na morado. Pior, acabamos por comprar qualquer coisa sem aquele significado especial que tanto desejvamos.Maseste ano podemos dizer "no" a esse stress de ltima hora. Basta,para isso. que comece a preparar o Natal com maior antecedncia eque conte com a ajuda incondicional da sua Bimby. Para alm de poupar tempo - porque vai fazer tudo em casa - e dinheiro, vai conseguirpreparar os presentes pelas suas prprias mos, o que lhes acrescentaum enorme va lor emocional. Quem os recebe no vai deixar de apreciar o seu interesse em cria r algo mais original eautntico.Para que no faltem ideias, recordamos -lhe que a receitadebiscoitosde gengibrepode servir para fazer marcadores de mesa com as iniciaisdos seus familiares. Bolachas de Natal, para as crianas penduraremna rvore de Natal, bombons, fudge e biscoitos so outras sugestesa ter em conta e que lhe mostramos nesta edio . Se os colocar emsaqu inhos. fechados com uma f ita bonita, temos a cert eza que vaisu rpreender. Nestas pginas. deixamos-lhe ainda mais duas rece itasde sal eacar aromatizadoque, uma vez embaladas em frasquinhos,resultam muito bem.

    . 47 Natal, pag.-aolacnas e

    12 Dezembro :2010 IBimby

    .., .' . ; .; ._, ... ', : . t .t ...

    Bombons de avel. pg. 41

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    10/47

    TtmpoBlml>y 40SegTempototal 2 Dias

    TempoBlmby 8Mln /5 SegTempo total 12 Horas / 1 Min Aprox.500g/300g Facn

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    11/47

    Excessos alimentares no NatalEsclareca as suas dvidas ...JEsta poca de festas, de almoos e jantares mais compostos, com mais bebidasalcolicas, salgados, fritos e muitos doces, levanta sempre muitas preocupa-es. Esclarea aqui as suas dvidas e viva uma quadra natalcia m ais saudvel.POR LI LIA A M A ~ A NUTRI C ION IS TA

    O No Natal e fim do ano, alm do vinho, bebemos tambm maiswhiskys, vod1

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    12/47

    Oalcool muitocalorico, fornecendo7 calmias porgrama. Veja ascalm ias fornecidaspor 100 ml ..

    100mi CalonasVinho branco seco 66 kcalVodka 259 kcalWhisky 25QkcalChampanhe 77 kcalVermute 120 kcalCerveja 40 kca lTequilla 220 kcal

    O As crianas gostam muito de beber refrigerantes nestes dias defesta. Mas podemos dar-lhes outra coisa mais saudvel?Se as crianas bebem refrigerantes nos dias de festa, deixe-os beber ..Mas apenas em dias de festa! evidente que alguns refrigerantesresumem-se a gua, acar e corantes, no sendo, por isso, a melhoropo em termos de alimentao de crianas. Os sumos de fruta somais interessantes do ponto de vista nu tr icional, j que podero conter vitaminas, minerais eoutros compostos com int eresse nutricional.Mas, no dia de Natal, ser que assim to importante o que acrianabebe? Desde que, ao longo do ano, por norma, lhe seja fornecida umaalimentao saudve l e equi librada, o refrigerante de gua, acar ecorante no tem qua lquer sign ificado e serve mesmo para assina lar a"festa" .. e isto exactamente o que os adultos devem fa zer!O H pessoas que a seguir a uma refeio mais pesada, costumamservir ch. Diz-se que sendo uma bebida quente facilita a digesto.verdade? Se sim, h algum ch em particular que se deva servir?As comidas em excesso, muito cond imentadas, com gorduras, podemser de difci l digesto. Depois de uma refeio mais pesada, uma bebi da quente pode ajudar o estmago a "dar conta do recado" .. No fa lt am plantas com que se podem prepa rar tisanas digestivas. Acamomila, por exemplo, era j utilizada por eg pc ios, gregos e romanos daAntigu idade pa ra t ratar problemas de fgado e dores intestinais.Tam-'m o funcho, a erva-cid reira, a hortel contribuem pa ra uma melhor

    Viver Melhordigesto. A medicina popular dispe de um vasto leque de plantascom propriedades erap uticas, ut ilizadas h centenasde anos, quando os recu rsos aoutros trat amentos eram praticamente inexistentes.O efeito benfico no se deve s ingesto de gua quente, mas aestmulos leves do sistema digestivo.Aescolha da tisana,a que vulgarmente se chama "ch", , assim, uma questo de gosto pessoal.

    O Gostamos muito de ter um prato de presunto, paio e outrosprodutos de charcutaria na mesa de Natal. Porque que se diz quese deve comer estas coisas com moderao?Act ua lmente, insiste-se bastante na moderao do consumo de certos alimentos, no porque sejam "maus" em si, mas porque a quantidade excessiva pode contribuir para o aparecimento de doenasgraves e incapac itantes. o caso dos produtos de cha rcutaria. De ummodo geral, so produtos ricos em gorduras sat uradas, nada saud ve is quando consum idas em excesso. Para alm disso, no processode produo dos fumados formam-se produtos txicos aos quais seatribui propriedades cancergenas. H ainda o caso dos produtos comaquela co r ave rmelhada caracterst ica, essencia l para a aceitao dosconsum idores, que obt ida custa da ad io de nitratos.Tudo indicaque estes compostos originem , no organismo, nitritos e estes, por suavez, nitrosa minas, substnciasassum idamente cancergenas.Que fazer, ento, quando estes saborosssimos produtos ocupam umlugar dedetaque no patrimniogastronmico portugus? "Usar" emdias de festa, mas no "abusa r" durante o resto do ano , sabendo que oorganismo hu mano est preparado para inactivar alguns tx icos, masessa capac idade limitada.

    O Recomenda-se algum queijo portugus menos calricas paraservir como entrada de uma refeio?Bem, fa lar-se de bons queij os portugueses e pensarem ca lorias qua se uma heres ia ! Em Portuga l, temos excelentes queijos de ove lha, decabra ou mesmode mist ura com vaca. E(felizmente!) ainda ningumse lembrou de fazer a verso "magra" destas delcias .. Um queijo da

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    13/47

    Viver Melhor

    Serra "light"? Um Nisa, um Azeito, um Terrincho, "pouco gordos"?Em dias de festa, nada substitui os excelentes qu eijos tradicionaisportugueses ..que so, de um modo geral, gordos e vem gordos I Paraquem apreciador de queijos mas no quer ver a st:Jasade ou a silh ueta comprometidas, prefervel comer menos, mas dum queijo "asrio". O que interessa o total de gordura ingerida, e t anto fa z queest avenha de meia fatia de queijogordo como de duas fatias de queijo magro. E no vale a pena fugir dos queijos "amanteigados". Para amesma quantidade (uma fatia, por exemplo} um queijo amanteigadotem mais gua e menos gordura doque um queijo de pasta dura. Boasnotcias! Portanto, apresente, como entrada, um belssimo queijo daSerra a fugir pelo prato, e, durante o resto do ano, aprenda a apreciaros queijos magros, que os h, actualmente. bastante saborosos. Mas,como se diz por a, "no a mesma coisa"!.

    O Porque que se diz que no se deve comer muito depois das 6da tarde e sobretudo doces?A questo de comer ou no noite controve rsa. havendo quem defenda que o aporte energtico dirio que interessa, e no o momento do dia em que se come. No entanto, parece consensual que, coma honrosa excepo do dia 24 de Dezembro, o jantar deva ser umarefeio ligeira. noite, o gasto energtico muito menor, o apelo dosof pode ser grande .. e a no se gasta energia nenhuma, ou quase.Se fizer um jantar mais ca lrico, no h tempo de gasta r essa energia,at po rq ue, durante o sono, o gasto en ergtico est muito reduz ido. Oresultado a acumulao de gordura. Mas haver ainda outra razo.Estudos recentes sugerem que, mesmo havendo sempre um gastoenergtico na digesto e absoro dos alimentos, esse gasto maiordurante a manh e at hora do almoo. Se, tarde e noite, o or-

    ganismo gasta menos energ ia para digerir e absorver os alimentos,ento vai armazenar maisenergia sob a forma de gordura. Assim, noser indiferente a hora do dia a que se come, e, em termos simples,poderia dizer-se que o que se come ao almoo engorda menos do queo que se come ao jantar. A confirmar-se esta teoria, novas pistas seabrem para o combate ao excesso de peso e obesidad e.

    O No Natal come-se sempre demais. Como evitar os excessos, sefaz parte da tradio comer todas essas coisas to saborosas?No Natal, a regra mesmo o excesso .. mas tambm a partilha. Serque vale a pena rejeitar a rabanada que a amiga prepa rou com tantoempenho, para poupar meia dzia de calorias? No por acaso quese festeja vo lta da mesa, e o Natal , tantas vezes, uma das rarasocas ies em que possvel reunir a famlia. Uma pessoa saudvel poder ver o seu peso ligeiramente aumentado, mas tudo depende dasopes que fizer l para Janeiro. Perder um quilo ou dois no di fci l,basta fazer uma dieta ligeira, cortando nas gorduras e nos alimentosmais calricos. O nos so organismo recu pera bem dos excessos, desdeque ocorram esporadicamente, mas lida mal com aqueles pequ enosdesvios. bem mais inocentes, em que se cai por sistema, que no secontrolam e se acumulam. Mas no menospreze os dois quilos queengordou, nem fique espera que o tempo resolva o assunto - normalmente no resolve, e, ao fim de uns anos, vai ter enorme dificuldade em perder os 10 ou 12 quilos que se foram acumulando custados tais pecadilhos inocentes .. E, como evidente, as sugestes paraquem goza de boa sade podem ter consequncias desastrosas quando o organismo no est na sua melhor forma. A, s o bom senso que pode ditar as leis, em nome da qualidade de vida que se quer duradoura, para que haja muitos e felizes Natais!

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    14/47

    A COZINHA M AIS P EQUEN A DO MUNDO

    Dezembro 20 10

    ...MAIS DE 34 IDEIAS~ R A O NATAL E RVEILLONBimby IF ClubeCake da Av MelitaBimby a 100%Sa l aromatizado com alecrimSa l aromat izado com ervasAcar aromatizadocom casca de laranja ou limoReceitas PrticasTorta de bacalhauCrumb le de peruBaca lhau verdeCurgetesrecheadasPudim de peixecom mo lho HolandsCaarola de peru

    Natal2010Peru de Natal recheadoPerna de peru recheadaBo lo Re iBacalhau da consoadaCanja da ceiaArroz persaBiscoitos de gengibre- "Marcadoresde Mesa"Sonhos com recheio de maBo lo de AnjoFormigosCastanhas em caldaBroasPresentes OriginaisFudgeBe ijinhos de nozTrufas de chocolateBombons de avelRveillonPat de camaro e salmoCharlotte de fr utos si lvestresBifi nhos de vacacom cogumelos. bacon e castanhasBolo de chocolate bombaDe lcia de feijo verdeBimby JniorChocola te quenteBolachas de NatalA receita do ChefeChefe Leonel PereiraSa lada de camarocom sabores thai

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    15/47

    Receitas PrticasTorta de baca lhau

    400 g massa folhada feitana Bimby200 g cebola3 dentes de alho50 g azeite200 g bacalhau demolhado300 g leite60 g fa rinha10 g mostardaSa l e pimenta q.b20 g folhas de coentros2 ovos cozidos1 gema de ovo p/ pincelar

    Dezembro 2010 IBimby

    Faa l fTlassa folhada conforme receitado livro Bimby Base. Reserve.

    Co loque no copo a cebola, o alho, o aze ite e programe 4 seg/vel 5, com a ajuda daesptula ba ixe o que ficou nas paredes docopo.

    De seguida refogue 7 min/looc/vell .Adicione o bacalhau bem escorrido eprograme 4 min/Varoma/vel 1. A seguir

    pique 5 seg/vel4.Pr-a quea o forno a 180"CAc rescente o leite, a fa rinha, a mostarda,

    os temperos e programe5 min / 90.C vel 3.

    Tempo Bimby 17 MinTempo total 1 Hora

    Adicione os coentros, os ovos cozidoscortados em pedaos pequenos e envolva com a esptula. Retire e deixe arrefecer o recheio.

    Estenda a massa folhada em formade rectngulo de aproximadamente30x25cm e coloque-a num tabuleiroforrado com papel vegetal. Distribua orecheio no centro, feche bem e pincelecom a gema. leve ao forno ce rca de 35minutos.

    Sirva acompanhado com uma salada.Pode aproveitar sobras de bacalhau para fa-

    zer esta torta, diminuindo o temJX> da cozedura dobacalhau para 1 min. Experimente adicionar outrosingredientes ao recheio. como por ex. azeitonas.Para um prato mais requintado, substitua os ovosporcamarocozido.

    Papel vegetal q b

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    16/47

    Crumble de peru200 gcebola2 dentes de aJho30 g azeite120 galho francs cortado s rodelas(s a parte branca)200 g cenoura cortada s rodelas600 g abbora cortada em pedaos100 g chourio cortadoem pedaos pequenos50 g vinho branco300 g sobras de peru

    'G p40 g queijo Parmeso em pedaos100 g manteiga100 g farinha70 g sem entes vari adas:girassol, ssamo, linhaa, abbora,pinhes, etc.70 g flocosde aveia

    Coloque no copo o queijo Parmes o para ocrumble e !'ale 10 seg/vel9.Retire e reserveColoque nocopo acebo la, o alho,o azeite e

    programe 4 seg/velS.Re fogue 7 min/10oc/vel1.Junte o alho francs, acenoura eprograme

    7 min/100C/t;)/vel.-.l-.Ad icione a abbora, o chourio, o vinho e

    programe 10min/100.C/t;)/vel .-.l-.Pr-aquea o forno a 200 "C.Junte o peru e programe

    5 min/100C/t;)/vel .-.l-.Deite o prepa rado num pyrex, retirando o

    excesso de lquido.Para preparar o crumble deite no copo amanteiga. a farinha, o queijo Parmeso re-

    servado e programe 10 seg/vel 4. Ad icioneas sementes e os flocos de ave ia, envolvabem comaajuda da esptu la eespalhe sobreo preparado dopyrex.

    Leve ao forno cerca de 30 minutos.

    Tempo Blmby 30 MinTempo total 60 Mm

    6 ~ e ~ ~ o a s

    '

    Bimby IDezembro 2010 19

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    17/47

    Receitas PrticasBacalhau verde

    30 g queijo tipo "Ilha"SOO g guaSal q.b.350 g batata descascada e cortadaem pedaos200 g espinafres50 g azeite1 cebola200 g bacalhau demolhado e desfiadoLeite q.b.Nozes de manteiga q.b.

    20 Dezembro 2010 IBimby

    Coloque no copo o queijo e d 3-4 golpesde Turbo:Reserve.

    Para fazer o pur, coloque no copo a gua,o sa l, o cesto com a batata, a Varoma comosespinafres e programe20 min/Varoma/vel 2. Retire a Varoma, escorra as batatas e junte-as aos espinafres.Reserve.

    Coloque no copo limpo o azeite, acebola eprograme 6 seg/vel 5.

    De seguida refogue 5 min/looctvell.Junte o bacalhau e programe

    4 i n / l o o c t ~ / v ePr-aquea o forno a180T

    Tempo Bimby 30Mi nTempo total 50 Min

    4 Pessoas Fcil

    Coloque a "borboleta ", adicione as ba-tatas com os espinafres reservado s e pro -grame 25 seg/vel 3. Rectifique o sa l. Seapresentar uma consistnc ia demasiadoespessa adicione 2 colheres de sopa de le i-te eenvolva na vel3.

    Deite este preparado num pyrex, polvilhecom o queijo ralado reservado, distribuaas nozes de manteiga e leve ao forno paragratinar.

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    18/47

    Curgetes recheadasCREDIEHTL

    50 g queijo da Ilha em pedaos6 curgetes mdiasSOOggua500 g carne (sobras de carnecozinhada, fiambre, etc.)2 dentes de alho1 cebola5 g salsaSal, pimenta e noz moscada q.b.1 ovoManteiga q.b. p/ untar50 g nozes de manteiga

    p :O1 Co loque no copo o queijo e d3 4 golpes de Turbo. Reserve.Corte as curgetes no sentido longitudi

    nal de modo a ficar com duas metades.Re tire a maior parte da polpa com a ajuda deuma colher e reserve.

    Coloque no copo a gua, a Varoma comas metades das curgetes e programe25 min/Varoma/vel 2.

    Pr-aquea o forno a 150CRetire a Varoma e deixe as curgetes ar

    refecer um pouco.

    Mdia

    No copo limpo coloque a carne, a polpadas curgetes, o alho, a cebola, a salsa, ostemperos e programe 7 seg/vel 5.

    A seguir coloque o ovo e programe5 seg/vel4.Unte um pyrex com manteiga, coloque

    as curgetes recheadas, distribua as nozesde manteiga e polvilhe com o queijo ra la do reservado.

    leve ao forno cerca de 20 minutos.

    Tempo Blmby 25 MinTempo total 55 Min

    16Pessoas

    I_ Bimby IDezembro 2010 21

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    19/47

    Prticas IPudim de peixe com molho Holands

    P/ O PUDIM500ggua40 gazeite20 g fo lhas verdesdo alho francs cort adass rodelas15 g sa lsa15 g coentros600 g pescad a (ou outro tipo de peixe branco)2cebolas2 dentes de alho300 g leite50 g farinha Branca de Neve Fma3 ovos150g natas10 g aafro em pSal e pimenta q.b.10 g molho de ostra1 c. ch caldo depeixe feito na B1mby(ou 1 cubo)Margarina q.b. p/ untar

    250 g manteiga50 ggua

    MOLHO O l A N D ~

    Dezembro 2010 1Bimby

    Coloque no.cqpo agua, 10 g de azeite,o alho francs.asalsa, os o e n t r ~ . aVaroma com a pescada e programe20mln/Varoma7f:tstvel1. Re tire e reserve aVaromacomapescada.No copo limpo coloqueacebo la, o alho, o restanteazeite eprograme 6 seg/vel5.De seguida refogue 5 min/100"C/vel1 .Adicione o leite,a farinha e programe8 min/ 90"C/vel4.Pr-aquea o forno a1socPrograme 30 seg/vel 5edeite atravsdo bocal datampa os ovos. De seguida, baixe com a a uda da esptu la oque fico u nas pa redesdocopo e programe5mln/9octvel1.Incorpore as natase programe 1 mln/9octvel3.Junte apescada, previamente limpadepeles eespinhase programe 10 seg ev progressivamente at vel 7.Adicioneos restantes temperos e programe5 seg/vel4.

    Tempo Blmby 47 MinTempo total 1 H 20 Min I

    6Pessoas

    Unte com margarina uma forma de bolo ingls ecubra o fundo com papel vegetal. Coloque o preparadona fo rma. leve ao forno em banhoma ria at que o pu dim esteja cozido.cerca de30 a40 minutos.

    -c.SCo loquea manteiga no copo e programe2 min/100"C/vel 2. Reserve.Coloque no copo a gua ,o sumo de limo. as ge-mas, o sal, a pimenta e programe 2 min/ 100"C/vel4.Com a Bimby em funcionamento, na vel 4, e semretirar o copo de medida verta a manteiga de rretidasob re a tampa. Mantenha na ve l4 at engrossar.cerca de 3 min.Desenforme o pudim depois de fr io e sirva guarnecido com o molho.

    Papel vegetal q. b.

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    20/47

    Caarola de peru10 g salsa300 g sobras de peru100 g cebola1 dente de alho50 gazeite300 g pimento vermelhocortado em cubos grandes50 g molho de peru ou vinho brancoSal e pimenta q.b.70 g azeitona preta s/ a roo

    Coloque no copo a salsa e pique2 seg/v,.l. Rese rve.

    Deite no copo o peru e desfie5-6 e g / ~ / v e l 4 Reserve.Coloque no copo a cebola, o alho, 30 g de

    azeite e pique 5 seg/vel 5.De seguida refogue 5 mln/Varoma/vell.Junte ao re fogado o pimento, o molho ou

    o vinho, os temperos e programe10 i n / V a r o m a / ~ / v e l l

    De it e numa frig ideira o restante azeitee aquea um pouco. Adicione o peru reser-vado, envolva e deixe que frite cerca de 5minutos.

    A seguir unte o pimento e v envolvendocom uma esptula at ficar por igual cercade 10 minutos. Retire do lume e numa taaacrescente as azeitonas e a salsa reservada.

    Tempo Blmby 15 MonTempo total 3S Mon

    Bimby IDelembro 2010 23

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    21/47

    Caarola de peru

    10 g salsa300 g sobras de peru100 gcebola1 dente de alho50 g azeite300 g pimento vermelhocortado em cubos grandes50 g mo lho de peru ou vinho brancoSal e pimenta q.b.70 g azeitona preta s/caroo

    C o l o g ~ e no copo a sa lsa e pique2 seg/veJ.! .Reserve.

    Deite no copo o peru e desfie5-6 seg/::'1/vel4. Reserve.

    Co loque no copo a cebola, o alho, 30 g deaze ite e pique 5 seg/vel 5.

    De seguida refogue 5 min/Varoma/vell.Junte ao refogado o pimento, o mo lho ou

    o vinho, os temperos e programe10 min/Varoma/:::'1/vell.

    Deite numa fr ig ideira o restante azeitee aquea um pouco. Adicione o peru reser-vado, envolva e deixe que frite cerca de 5minutos.

    A seguir junte o pimento e v envolvendocom uma esptula at ficar por igual cercade 10 minutos. Retire do lume e numa taaacrescente as azeitonas e a salsa reservada.

    Tempo Bimby 15 MinTempo total 35 Min

    Fcil

    Bimby IDezembro 2010 23

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    22/47

    IMesa de Natal

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    23/47

    Sonhos com

    recheio de ma

    . ... .... ....

    .,,.-,. ' " ... . , . ... .-

    .

    Natal2010Emoo e esprito de partilha sosentimentos prprios desta poca doano. Queremos estar com aquelesque mais gostamos e oferecer-lhes omelhor. Para isso, reunimos nestaspginas receitas de sempre e outrasmais ongmais, que a Bimby interpreta na perfeio ...Comece hoje mesmo a preparar, comas suas prprias mos, uma Con-soada e uma noite de Rveillon commuito sabor. ..

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    24/47

    Mesa de Natal Passo-a-Passo

    Peru de Natal recheadoAfinal muito fcil preparar esta receita to tradicional. Basta, para isso,ter ateno aos momentos de confeo que descrevemos aqui.INGRED IENTES1 peru (com 5 a 6 kg)2 laranjas2 1mes600ggua1 bife de peru cortado fino

    INGREDIENTES P/ O RECHEIODE CASTANHAS800 gguaSOO g castanhas congeladas200 g leite50 g manteigaSal e pimenta q.b.INGREDIENTES P/ O RECHEIODE CARNES1000gguaMidos do peru1 pescoo de peru200 gcebola2 dentes de alho50 gazeiteSOO g carne de vaca picada300 g carne de porco picada3 salsichas porcos/pele50 g po de vspera, demolhado em gua1 c. ch ca ldo de galinha feito na Bimby(ou 1 cubo)Sal e piment a q.b.50 g azeitona preta s/ caroo2 ovos cozidos cortados em pedaos1 cebola p/ separar os recheiosno interior do peru

    Agulha e fios prprios p/ culi nriaFolha de alumnio q.b

    26 Dezembro 2010 IBimby

    PREPARAO1 Coloque o peru dentro de um alguidar grande,onde fique vontade, e cubra com gua fria.2. Coloque no copo a laranja e o limo cortadosem quartos, a gua e d 4 golpes de Turbo. Retiree unte ao peru no alguidar. Deixe o peru a marinardurante 12 horas.

    PREPARAO DO RECHEIO DE CASTANHAS3. Coloque no copo a gua, insira o cesto com ascastanhas e programe 20 min/100"C/vel4.Retiree rese rve.4. No copo limpo coloque a "borboleta", as castanhas, o leite, a manteiga. os temperos e programe1 mln/vel4. Ret ire e reserve.PREPARAO DO RECHEIO DE CARNESS. Coloque no copo a gua, os midos de peru, opescoo do peru partido em pedaos e programe60 l n / 1 0 0 " C / ~ / v e l 1 .6. Retire, reserve a gua da cozedura, corte os midos em pedaos. Desosse o pescoo e junte a carne aos midos. Reserve.7. No copo coloque a cebola, o alho, o azeite e pique 5 seg/vel 5.8. De seguida refogue 7 mln/10ocfvel1.

    1 . Recheio de castanhas para se r colocadon o interior do peru p ela abertura superio r .

    9. Junte as carnes, a salsicha de porco, os midose programe 7 mln/10oc/r:"/vel10. Adicione o po, o caldo de galinha, os temperos e programe 2 i n / 1 0 0 " C / ~ / v e l 111. Junte as azeitonas. os ovos e envolva coma ajuda da esptula.Reserve .

    PREPARAO DO PERU12. No dia seguinte seque o peru com um pano,limpando bem o seu interior. Tora as asas demodo a f icarem na parte de t rs da ave. Ate-ascomo fio.13. Coloque a cebola descascada conforme afoto. Recheie o peru pela abertura inferior como recheio das carnes. Sobreponha o bife de perue cosa com uma agulha e fio prprios, fechandobem esta abertura do peru.14.Pela abertura do pescoo coloque o recheio decastanhase cosa.15. Coloque o peru num tabuleiro de forno, tempere com sa lepimenta e reguecom o caldo de cozedura dos midos reservado. Cubra t odo o perucom folha de alumnio.16. Leve ao forno pr-aque

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    25/47

    Tempo Bimby 1 H 37 MinTempoTotal 19 Horas

    12 Pessoas

    3. Coloque a cebola descascada no interiordo peru para separar os recheios. 4. Recheie pela abertura inferior como recheio de carnes. S. Com agulha e fio prprios para culin riacosa as duas aberturas.Bimby 1Dezembro 2010 27

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    26/47

    Mesa de Na tal Passo-a-Passo

    Perna de peru recheadaQuebre a monotonia e prepare um recheio que vai surpreender todaa famlia. Mais uma prova de como a Bimby acrescenta versatilidade s receitas.INGREDIENTES P/ A MARINADA200 g vinho brancoX laranjax imo3 dentes alhoSal e pimenta q.b.1 perna peru desossada (cerca 2500 g)INGREDIENTES P/ O RECHEIO1cebola2 dentes alho50 g azeite200 g carne vaca picada100 g carne porco picada2 sa lsichas porco s/ peleX po da vspera, demolhado em gua1 c. ch caldo de galinha feito na Bimby(ou 1 cubo)Sal e pimenta q.b.50 g molho de soja50 g azeitona preta s/ caroo1 ovocozido cortado em pedaos200 g bife peru fino (p/ fechar a perna)

    1. Coloque a perna recheadanuma superfcie limpa.Dezembro 2010 I Bmby

    PREPARAO DA MARINADA1. Coloque no copo todos os ingredientes exceptoa perna de peru e d 3 golpes Turbo.2. Co loque a perna num recipiente a marina r como preparado durante 12 horas.PREPARAO DO RECHEIO3. Aps este tempo, coloque no copo a cebola, oalho, o azeite eprograme 5 seg/vel 5. De seguida,programe7 min/100"C/vel1.4. Junte as carnes, a sa lsicha previamente misturada e programe 7 m l n / 1 0 0 " C ~ / v e l

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    27/47

    Tempo Bimby 16 MmTempo Total 1 H 40 Min

    8 Pessoas Di fiei I

    Bimby 1Dezembro 2010 29

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    28/47

    Mesa de Natal Passo-a -Passo

    Bolo Rei . .Evite a confuso das pastelarias, poupe tempo e dinheiro, e prepare comas suas prprias mos este autntico cone do Natal portugus ..INGREDIENTES450 g farinha Branca de Neve Fina70 g acarCasca de l laranja e de 11imo,s a parte amarela130 g leite70 g manteiga3 gemas de ovo25 g fermento de padeiro fresco20 g sumo de laranja40 g vinho do Porto1 pitada de sal350 g frutas cristalizadasou frutos secos1 gema de ovo p/ pincelar1 fava seca1 brinde embrulhadoem papel vegetal

    1. Deixe repousar a massadentro do copo at estalevantar o copo de medida.

    30 Dezembro 2010 IBimby

    PREPARAO1. Pese a farinha e rese rve.2. Com o copo bem seco coloque o acar, acasca dos citrinos e pulverize 15 seg/vet 9.3. Adicione o leite, a manteiga e programe30 seg/nctvel6 e a seguir 30 seg/vel9.4 . Junte as gemas, o fermento, o sumo delaranja, o vinho, e misture unssegundos naVel3.S. Com a Bimby em funcionamento naVel3 deite a farinha reservada a poucoe pouco atravs do bocal da tampa e nofim a pitada de sal.6. De seguida programe 3 min/0/velVerifique se forma uma bola que no fiqueagarrada s paredes do co po. Se este nofo r o caso, pare a Bimby, polvilhe as paredes do copo com um pouco de fa rinha evolte a amassa r uns segundos na mesmavelocidade.7. Deixe repousar a massa dentro do copoat esta levanta r o copo de medida. Logoque isto acontea, pressione a massa comas mos para que o volume baixe e programe 1 min/0 vel

    8. Programe 30 seg/0/vel ,f e j unte 250 gde fruta cristalizada atravs do bocal datampa.9 . Retire a massa do copo. Amasse com asmos at formar uma bola lisa, polvilhando a mesma com farinha. D-lhe a formade uma rosca e coloque-a num tabuleiropreviamente untado com manteiga e polvi lhado com farinha.10. Coloque a fava e o brinde no bolo, pincele a massa com a gema de ovo e decore aseu gosto com as restantes frutas cristali zadas ou frutos secos. Pode tambm fazerpequenos montes de acar humidificado. Deixe que a massa dobre o volume ea seguir coloque no forno pr-aquecido a1soc cerca de 20 minutos.DICA I Aconselha se a colocar um recipien te comgu a, resistente temperatu ra, no meio da massado Bolo-re i para que es ta no feche. Pode subs tituir o fe rmento de padeiro frescopor Y.r saqueta de fermento de padeiro seco. cercadeS g. Para preparar o acarhumidificado. coloquenuma taa 100 g de acar emisture bem 2 c. chde gua

    2. Com a ajuda do cabo daesptula faa um fu ro no meioda massa

    3. Polvilhe com farinha 4. Coloque uma fava secapara facilitar enquanto moldao bolo rei .e um bri nde para supreenderos seus familiares

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    29/47

    Tempo Bimby 7MinTempo Total 1H 15Min

    Mdia

    Bmby 1Dezembro 2010 31

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    30/47

    Mesa de Na t al

    Tempo 8imby JS '-\tnTempo tob.t Mm

    Canja da ceiaINGREDIENTES P/ O COPOX frango mdio partidoaos pedaos1 cebola pequena cortadaem quatro2 c. ch caldo de galinha feitona Bimby (ou 2 cubos)2 cravinhos da lndia gua q.b.50 g arroz t ipo r isottoINGREDIENTES P/ A VAROMA100 g cenoura cortadaem tiras fi nas100 g ervilhasX chourio de carnes/ pele cortado s rodelas

    32 Dezembro 2010 IBimby

    faOI

    PREPARAO1. Coloque no copo todos osingredientes, excepto o arroz,adicione gua at perfazer amarca dos 2 litros. AVaromacom os legumes, o chourio eprograme 30 min/Varoma/ vell.Retire a Varoma e reserve.2. Retire o frango. adicione nocopo o arroz, envolva com ajudada esptula. rectifique o sal eprograme 10 min/100C/vel1.3. Desosse o frango, coloque-onuma terrina. junte os legumese o chour io cozido.4. Junte o caldo e envolva.DICA I Pode substituir o arroz porma ssinha ou arroz carolino. Noentanto, obter melhores resultadosse fizer a receita com o arroz indicado.

    Bacalhau da consoadaINGREDIENTESSOO g couve portuguesaou grelos3 ovos4lombos de bacalhaudemolhado1000 gguaSa l q.b.soog batatas pequenascom pe leSal q.b.3 dent es de alhoAzeite q.b.

    Fo lha de alumnio q.b.Pe lcula aderentep/ altas temperaturas

    Tempo Blmby 40 M nTempo totl 50 M1n

    PREPARAO1.Na Varomacoloque acouvelavada sem o talo, os ovosembrulhadosem pelcula aderenteprpria para altas temperaturas,no tabuleiro coloque os lombosenvolvidos individualmente numaconcha feita de fo lha de alumnio.Reserve.2. No copo coloque a gua,o sal, o cesto com as batatas,a Varoma e programe35 min/ Varoma/vell. Retiree reserve.3. Sem lavar o copo coloqueo alho e pique 5 seg/ vel5.4. Sirva o bacalhau com asbatatas. a couve, decore comos ovos descascados e cortadosem rodelas, regue com azeite edistribua o alho picado a gosto.

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    31/47

    Arroz persaINGREDIENTES80 gcebola1 dente de alho30 g azeite250 g arroz basmati800 g gua2 c. ch sal1 c. ch aafro em p50 g pis tch io s/cascapartido grosseiramente50 g damasco secocortado em tiras30 g bagas de goji50 g amndoa laminada torrada50 g corintos

    PREPARAO1. Coloque no copo a cebola, o alho, o azeitee pique 5seg/vel 5.2. A seguir efogue 5 m in/Varoma/vel1.3. No cesto pese o arroz, junte o refogado,envolva bem com a esptula e reserve.4. Deite no copo a gua, o sal, o aafro,insira o cesto e programe17 min/1ooctvel 3.5. Retire pa ra uma taa e envolva com osrestantes ingredientes.DICA IAs bagas de goji encontram-se venda emcasas de produtos naturais. Pode substitui-los porcereja seca.

    Tempo Blmby 22 MinTempo total 30 Mi n

    6 Pessoas Fcil

    Bmby 1 Dezembro 2010 33

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    32/47

    Mesa de Natal IBiscoitos de gengibre - "Marcadores de Mesa"INGREDIENTES P/ OS BISCOITOS130 g acar mascavado escuro140 g melao de cana50 g manteiga1 c. ch gengibre em p1 y, c. ch ca nela em py, c. ch pimenta preta moday, c. ch anis em py, c. ch cravinho em p160gleite450 g farinha Branca de Neve FinaINGREDIENTES P/ O GLAd220 ga ca r1 c. sopa amido de milho Espiga1 clara de ovo (pequeno)1 c. ch sumo de limoNOTA IOs biscoitos devero estar arrefecidos no momento em que os vai decorar.DICAI Utilize estes biscoitos como marcadores de mesa.Se utilizar farinha sem fermento adicione1c. ch fermento em p6 p/ bolos.

    Folha de alumnio q.b.

    Tempo hnbJ l.7Mlnftmpo total JO Mln

    34 Dezembro 2010 IBimby

    PREPARAO1. Co loque no copo o acar. o melao.a manteiga.as especiariase programe3 mln/90"(/vel i2. Adicione os restantes ingredientes damassa e misture 20 seg/vel3.3. De ~ i d a cynasse bem durante2mln/O/vel'i.4. Retire e reserve no frigorfico de um diapara o outro.5. Numa superfcie bem polvilhadade farinha ecom a ajuda do roloestendaa massacom uma espessura de 0,7cm. Moldeas figuras, uma decada vez e corte com a ajudade um corta massa. Faa um furo ao cimode cada bolacha com ajuda de uma palhinha. Coloque-as num tabuleiro de fornoforrado com papelvegetal.6. Leve ao forno pr-aquecido a 1soc cerca de 12 a 15 minutos. Retire-os e deixearrefecer.PREPARAO DO GLAd7. No copolimpo pulverize o acar, o amido de milho e programe 15 seg/vel9.8. Ad icione os restantes ingredientes eprograme10 seg/vel6. Deite o glac numsaco pequeno e reserve.9. Deixe os biscoitos arrefecerem.10. Corte a ponta do saco pasteleiro e de-core como na fotografia. com as iniciaisdos seus convidados.

    Mttl iJ

    I I., ,..} . ...T...,..amby 6MinT- t o t a i 2Hotas

    Sonhos com recheio de maINGREDIENTES P/ O RECHEIO1000 g ma golden. descascada,s/ caroos e em quartos150 g acar1 c. ch canela em pINGREDIENTES P/ OS SONHOS170 g farinha Branca de NeveSuper-Fina250ggua50 g manteiga1 c. sopa banha1 pitada de sa l1 c. ch acar4 ovos grandesleo q.b. p/ fritarAcar e canela q.b. p/ envolver

    DICA I Se utilizar ma re.ineta, aumenteum pouco a quantidade de acar.Se preferir. pode se rviros sonhos com umacalda Prepara-a colocando no copo 300 gacar. 150g gua. 1 casca de limo. 1 paude canela e programe 5 min/lOO'C/vell.Se utilizar farinha sem fermento adicione1 c. ch fermento em p p/ bolos

    PREPARAO DO RECHEIO1. Coloque as mas nocopo como acar, a canela e programe10 min/100"C/vel 1. Reserve.PREPARAO DOS SO NHOS2. Pese a farinha e reserve.3. Coloque no copo a gua, a manteiga, a banha. o sal, o acar e programe 7 min/100.C/vel 1. Adicionea farinha de uma s vez e programe15 seg/vel4.De ixe arrefecer, retirando o copo da base at atingir 6oc.cerca de 15 minutos.4. Bata os ovos com um garfo, programe 15 seg/vel4 ev adicionandoos ovos atravs do bocal da tampa.S. Deixe repousar a massa duranteuns minutos. Em segu ida coloquecolheres pequenas de massa em leoabundan te. em lumebrando, atqueos sonhos fiquem dourados.6. Corte-os ao meio com a ajuda deuma tesoura, envolva-os numa mistura de acar com canela e recheitcom o reche io de ma.

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    33/47

    Bolo de AnjoINGREDIENTESP/OBOLO400 g acar140 g farinha Branca de Neve Super-Fina9 claras temperatura ambiente(ovos grandes)1 y, c. ch cremor de trtaro1 c. ch aroma de baunilhaINGREDIENTES P/ ACOBERTURA400 g natas frescas bem friasCoco ralado q.b.p/decorarBagas de groselha p/decorar

    PREPARAO1. Com o copo seco e limpo, co loque o aca r epu lverize 15 seg/vel9. Retire. Numa taa peque-na reserve 2.colheres de sopa para utilizar na co-bertura.2. Numa taa, junte a farinha previamente pesadacom 130 g de acar pulverizado e reserve.3. Sem lavar o copo. coloque a "borboleta", j un teas claras, o cremor de trtaro e programe3 min/vel4, sem o copo de medida.4. Quando terminar, com a Bimby em funcionamento na vel 4, incorpore pelo bocal da tampa,uma colher de cada vez, o rest ante acar e o aro-ma de baunilha.S. Coloque o preparado numa taa edeite em pe-quenas qua ntidades afarinha com o acar e, en vo lva cu idadosamente com a ajuda de uma varadearames.6. De ite o preparado numa forma tipo coroa, pre-viamente untada de manteiga e polvilhada comfarinha e eve ao forno pr-aquecidoa16oc.cerca

    TempoBlmby 6 MmTempo tot1l 2 Horas 8 Pessoas@i dia

    de60 minutos. Deixe ar refecer dentro do forno.7. No copo limpo coloque a "borboleta", as natase bata 2 min/vel 4.Deve estarcom ateno paraque no passem amanteiga, junte as 2 c. sopade acar em p reservado e misture10 seg/vel 4.8. Barreo bolo com as natas. polvilhe com ococoralado edecorecom agroselha .NOTA I Para monta r as natas necessrio que tenham no mnimo 35% de gordura. Este tempo referencial, podendo o chantilly levar mais ou menostempo. dependendoda temperatura e qualidade dasnatas. Em qualquer circunstncia, as natas paramontar tm de esta r na parte mais fria do frigorfico. caso contrrio no montam.DICA 1Cremor de Trtaro (Bitartarato de Potssio)trata-se de um sal orgnico natural, levemente cido. utilizado na culinria para vrios fins. en treeles: estabilizar !'dar mais volume s claras em castelo. Encontra-se venda em farmcias.

    Bimby I Dezembro 2010 35

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    34/47

    Mesa de Natal

    Tempo Bimby 17Min~ T mpototai !OMioCastanhas em caldaINGREDIENTES500 g acar1 vagem de baunilha950 g gua1000 g castanhas conge ladas

    DICA I Sirva a acompanhar moussede chocolate, doces com natas. etc.Se utiliza r menos acar. ter tambmum excelente acompanhamento parapratos de carne.Pode tambm colocar em pequenosfrascos decorados e ofe recer comopresente de Natal.

    36 Dezembro 2010 I Bimby

    PREPARAO1. Coloque no copo limpoe seco,o aca r, avagem de baun ilhae pulverize 10 seg/vei9.Reserve .2. De ite nocopo 600 g degua, coloque a Varoma comas casta nh as conge ladas eprograme 20 min/Varoma/vel1.Est as devem ficar cozidas, masinteiras. Reserve.3. No copo limpo co loquea restante gua, o acarreservado e programe15 min/Varoma/vel1. Substituao copo de medida pelo cestopa raevitar salpicos.4. Junte as castan has reservadase programe4 m i n / 1 0 0 C / ~ / v e l 4 .s.Co loque as casta nhas coma calda em frascos, feche-osimed iata mente e vire-os aocontrrio at arrefecerem porcompleto.

    FormigasINGREDIENTES200 g gua400 g acar1 pau de cane la150 g miolo de po em ped aos25 g vinho do Porto1 c. ch manteiga25 g miolo de noz25 g pinhes ou amndoastorradas50 g corintos8 gemas de ovo

    Tempo Bimby 40 MinTempo total 45 M1n

    PREPARAO1. Coloque no copo a gua,o acar, o pa u de can ela eprograme10 min/Varoma/vel1.2 . Retire o pau de canelae envolva o miolo de po coma ajuda da esptula. Junteo vinho do Porto, a manteigae bata 15 seg/vel 5. Programe5 min/100C/vel 2.3. Ad icione os frutos secos,envolvendo com a esptula.4. Bata as gemas com umgarfo e, com a Bimby emfu ncionamento na vel2, deiteas gemas em f io atravs doboca l da tampa.5. Programe2 i n / V a r o m a / ~ / v e i . , J - .NOTA I m doce muito popularno Natal em todo o Norte de PortugaL

    4 Frascos

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    35/47

    BroasINGREDIENTES70 g amndoa s/ pele60 g miolo de noz300 g aucar am arelo250 g gua250 g azeite120gmel15 g canela em p15 g erva do ce30 g vinho do Porto500 g fa rinha Branca de Neve FinaAcar branco q.b. p/ envolver

    NOTA I Esta s Broas so muito popularesno Ribatejo, tanto na poca do Natal comona dos Santos Populares.

    PREPARAO1 . Co loque no copo a amndoa e rale15 seg/vel 7. Reserve.2. Coloque i;()copo as nozes e pique3 seg/ vel4.Rese rve.3. Co loque no copo os rest antes ingredientes, excepo da farinha e programe7 min/100C/ vell.4. Pr-aquea o forno a 1soc.5. Junte a farinha e a amndoa ralada, programe s min/ 1oocjvel 3.6. Adicione as nozes e envolva com a ajudada espt ula.7. Forme as broas, pressione com um garfoe leve ao fo rno cerca de 15- 20 mi nutos. Ret ire do forno e envolva-as em seguida comacar branco.

    TempoBimby 13 MinTempo total 40 Min Ap rox.60 Broas Fcil

    Bimby IDezembro 2010 37

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    36/47

    Ideias de PresentesFudgeINGREDIENTES500 gacar400 g leite condensado100 g manteiga em pedaos50 g golden syrrup, ou geleia de milho

    NOTA I Para obter bons resultados utilize leitecondensadoda ma rca NestlDICA I Embrulhe em saquinhos enfeitadoscom fitas e oferea como presente de Natal.

    Dezembro 2010 IBimby

    PREPARAO1 . Coloque lo copo o acar e pulverize20 seg/vel io.2. Adicione os restantes ingred ientes e mis-tu re 30 seg/vel5.3. Program e 20 min/100C/vel 3. Substituao copo de medida pelo cesto, colocando so-bre a tampa para evitar perigo de salpicos.4. A seguir programe mais35 min/Varoma/vel 2. Com o cesto sobre atampa para ev itar perigo de salpicas.

    Tempo Blmby 56 MinTempo total 3Horas Aprox.90 Unidades Fcil

    5. Misture 15 seg/vel 5 e retire de imediatopara um pyrex ou uma forma rectangularpreviamente untada com manteiga comaprox .18x25cm edis tribua por igual.6 . Deixe arrefecer durante 2 ho ras e depoiscorte em cubos de aprox. 2x3 cm. Conservenuma lata hermt1ca.

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    37/47

    Beijinhos de nozINGREDIENTES180 g miolo de noz180 g acar amarelo2 gemas de ovoAcar branco p/ envolverMiolo de noz q.b. p/ decorarFormas de papel p/ doces q.b.

    PREPARAO1. Coloque no copo o miolo de noz e programe 10 seg/vel 7.2 . Junte o acar amarelo, as gemas e programe 15 seg/ve14.3. Forme pequenas bolas, passe-as por acar branco e decore com uma meia noz.4. Disponha em fo rmas de papel frisadopara doces.

    Tempo Blmby 25 SegTempo total 10 Min

    Aprox.20 Unidades

    Fcil

    Bimby IDezembro 2010 39

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    38/47

    Ideias de Presentes

    40 Dezembro 2010 1Bimby

    Tempo Bimby 6 MinTempo total 1Hora

    Aprox35 Bombons

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    39/47

    Bombons de avel

    INGREDIENTES50 gavel50 g manteiga s/ sal15 g acar em p (feito na Bimby)200 g chocolate p/ culinria100 g chocolate de leite

    PREPARAO1. Coloque .no forno temperatura 180C asavels cerca. cle 10-15 minutos para tor ra r.Retire e esfregue-as para soltar a pele.2. Coloque as avels no copo e pique4seg/vel5.3. Adicione 20 g manteiga, o acar e programe 5 seg/vel4. Retire e reserve no frigorf ico.4. Coloque no copo limpo os dois chocolatese d 3 golpes deTurbo.S. Adicione a restante manteiga e progra me4 min/50C/vel2.

    Tempo Bimby 5 MmTempo total 16 Min

    Aprox. Mdia35 Bombons

    6. Coloque a "borboleta" e programe15 seg/vel3.7. Com a ajuda de uma colher de ch, forreformas de bombons com o chocolatederretido, de ixando espao no centro. Preenchacom um pouco do recheio de avel e tapecom uma fina camada de chocolate (podeutilizar uma faca para retirar oexcesso).S. leve ao frigorfico edesenforme quandoestiverem slidos. Guarde temperaturaambiente.

    Bimby IDezembro 2010 41

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    40/47

    28

    RveillonJPat de camaro e salmoINGREDIENTES500 ggua180 g camaro descascado70 g salmo frescocortado em cubos150 g maionese40 g pckles40 g ketchup de tomate10 g molho ingls1 c. ch mostarda30 g vinho do PortoSal e pimenta q.b.

    42. Dezembro 2010 l Bimby

    PREPARAOl . 'C

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    41/47

    Charlotte de frutos silvestresINGREDIENTES P/ A CALDA400 g gua100 gacar50 g rumINGREDIENTES P/ OBOLO4 folhas de gelatina300 g frutos silvestres250 g acar4ovos250 g queijo Mascarpone300 g palitos la reineFru t os si lvestres f rescos q.b.p/ decorar

    DICA f Prepare de vspera, paraganhar a consistncia desejada .

    PREPARAO1. Comece por preparar a ca lda. Coloque nocopo a gua. o acar e programe5 min/Varri1a/vel1.2. Junte o rum e envolva. Ret ire e deixe arrefecer.3. Coloque a gelatina de molho em guafria.4. Coloque no copo os frutos silvest res, 100g de acar e programe10 min/Varoma/vel cJ-.5. Escorra a gelatina e derreta 20 segundosno microondas . A seguir j unte no copo e envolva nos frutos silvestres com a ajuda daesptula. Rese rve.6. No copo limpo coloque a "borboleta". asclaras, 50 g de acar e programe5 min/vel 3 X. Retire e reserve.

    Tempo Bimby 26 MinTempo Total 35 Min 8 Pessoas Mdia

    7. Com a "borbole ta", junte as gemas,o restante acar e programe4 min/37.C/vel 3.8. Adicione o Mascarpone e bata1min/vel3.9. Junte no copo a mis tura de frutos silvestres e programe 30 seg/vel2 .10. Envolva o preparado com as claras re servadas com a ajuda da esptula e reserve a mousse no frigorfico.11. Co rte a ponta dos palitos, de forma af ica rem com cerca de 7 cm, molhe-os nacalda fr ia (sem ensopar demasiado) e disponha-os volta de uma forma de abrir.Cubra tambm o fundo da forma, aproveit ando as pontas reservadas.12. Preencha com a mousse e leve ao frigor fico. Sirva decorada com frutos si lves

    frescos.

    Bimby 1Dezembro 2010 43

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    42/47

    Rveillon IBifinhos de vaca comcogumelos, bacon e castanhasINGREDIENTESsooggua200 g castanhas congeladas600 g carne vaca cortada em tiras(vazia ou lombo}Farinha q.b.50 g azei te2 dentes de alho150 g bacon em tiras100 g molho de soja1 c. ch ca ldo de carne feitona Bimby (ou 1 cubo)200 g cogumelos frescoslaminados30 g acar ama relo1 c. ch gengibre fresco ralado100 g natas ou leite.

    44 Dezembro 2010 IBimby

    PREPARAO1. Coloque no copo a ga, o cesto comas castanhas e programi! 15 min/1ooctvel 4. Retire as castanhas do copo e reserve de forma a noperderem o calor.2. Passe as tiras da carne por farinha ereserve.3. Coloque no copo limpoo azeite.o alho e programe 5 seg/vel 5.4. Junte o bacon e programe5 min/Varoma/vei .J.-.5. Adicione a carne. o molho de soja, ocaldo de carne e programe10 min/1ooc /::"/vei --J..6. Junte os cogumelos, o acar, o gengibree programe1 min/1ooc / :: "/ vei .J.-.7. Adicione as natas e envolva coma ajuda da esptula.8. Coloque os bifinhos numa taa deservir e envolva com as castanhas reservadas, ainda quentes.9. Sirva acompanhado de arroz branco.

    Bolo de chocolate bombaINGREDIENTES350 g acar300 g chocolate p/ culin ria5 ovos300 g manteiga25 g farinha Branca de NeveSuper-FinaManteiga q.b. p/ untar

    PREPARAO1. Pr-aquea o forno a 2ooc2. Coloque no copo 50 g de acare pulverize 10 seg/vel9. Reserve.3. Deite no copo o chocolate e d5 golpes de Turbo, retire e reserve.4. Coloque os restantes ingredienttno copo excepo da farinha eprograme 4 min/5octvel 3.5. Junte o chocolate reservado, afarinha e programe 20 seg/vel 56.6. Unte com manteiga uma formaredonda de aprox. 25 cm dedimetro, forre-a com papel vegete7. Deite o preparado na formae coloque-a no forno em banho-ma ria cerca de 60 minutos.8. Quando o bolo estiver cozido,deixe-o ar refecer um poucoe desenforme-o.9. Decore com o acar pulverizadreservado.DICA I Para cozer em banho Maria,coloque a forma do bolo dentro deoutra forma maior com gua e leveao forno.Pode decorar com raspas de chocolatEbranco.

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    43/47

    Delcia de feijo verdeINGREDIENTES1200 g feijo verde800 g gua60 g manteiga100 g natas300 g espargos brancos de conservaescorridosSal e pimenta q.b.

    PREPARAO1. Co loque na Varoma o feijo verde cortadoem pedaospequenos.2. Deite agua no copo, coloque aVaroma eprograme 45 min/Varoma/vell.3. No copo limpo, introduza o feijo, a man-teiga, as natas e programe 30 seg/vel6.4. Adicione os espargos cortados em peda-os, os temperos eenvolva com a esptula.DICA I Sirva como acompanhamentodo pet u

    Tempo Blmby 45 MinTempo total 50 Min

    8 Pessoas Fcil

    Bimby 1Dezembro 2010 45

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    44/47

    Bimby ]unior

    46 Dezembro 2010 IBimby

    Tempo Blmby 9 M111TempoTotll lS Mln

    3Canecas Facd

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    45/47

    Bolachas de Natal"'G D Tl P/ A MASSA

    30 rebuados verdes, durose c( sabor a f ru tas30 rebuados vermelhos, durosec/ sabor a frutas10 0 g manteiga18 0 g acar1 ovo grande1 c. ch essncia de baunilha280 g farinha Branca de Neve Fina1 c. ch sal

    Papel vegetal q.b.

    PREPARAO1. Coloque n?copo os rebuad os, umacor decadavez ed 1-2 &olpesde Turbo. Reserve.2. Deite no copo a manteiga, o acar e programe3mln/vel3.3. Adicione o ovo, a essncia de baunilha e programe1 mln/ vel3 X..4. 1ncorpore os restantes ingredientese program e30 seg/vel 5.5. Co loque a massa dentro de um saco e deixe repousar no frigorfico cerca de 30 minutos.6. Pr-aquea o forno a 18oc.7. Estenda a massa entre 2 plsticos, com ajudade um ro lo. Faa crculos com cerca de 10 cm dedimetro e 3 mm de espessura. Coloque-os numtabuleiro forrado com papel vegetal.

    Tempo Blmby 4 MinTempo Tota l 1 Hora Aprox.30 Unidades Fcil

    8. Faa um furo aocimo de cada crculo com ajuda de uma palhinha. Em cada um corte e retirea figura de nata l que deseja, encha esse espaocom os rebuados reservados.9. Leve ao forno cerca de 10-12 minutos e deixecozer at os rebuados terem derretido e enchido oespao por completo. No deixe as bolachasalourarem, para que o rebuado derretido nochegue a ferver.10 . Ret iredo forno e deixe arrefecerpor completo antesde tirar do tabuleiro.11 . Enfeite a sua rvore de natal.

    No- Veja o passo a passo desta receitano nosso site: www.b.imby.pt .DICA I Pode utilizar outras cores de rebuado.Se utilizar farinha sem fermento adicione

    ch fermento em p p/ bolos.

    Bimby I Dezembro 2010 47

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    46/47

    A receita do ChefeChefe Leonel Pereira

    Salada de camaro com sabores thai

    INGREDIENTES500 g miolo de camaro 16/2010 g flor de sal1 malagueta picada1 ramo de salsa picadaSumo de 1 1ma30 gazeite10 g gengibre ra lado600 g gua600 g cenoura cortadaem rodelas finas50 g gengibre fresco cortadoem fatias finasFlores p/ cul inria q.b.

    50 Dezembro 2010 IB mby

    P R E P A R A1. Abra a . r.neio o camaro e temperecom 5 g de f lor de sal. a malagueta, a salsa, o sumo da lima, o azeite, o gengibreralado. Reserve-os na Varoma.2. Coloque no copo a gua, a Varoma eprograme 10 min/Varoma/vel2.Retire o camaro, reserve e mantenha agua da cozedura no copo.3. Co loque na Va roma a cenoura, o gengibre em fatias, co loque-a sobre o copo eprograme 20 min/Varoma/vel2. Retire ereserve o caldo da cozedura.4 . No copo limpo deite a cenoura com ogengibre, o restante sa l, 200 g do ca ldo dacozedura e programe 1 mine v progressivamente at vel6.5. A seguir programe 20 seg/vel9.

    Tempo Blmby 31 M inTempo Total 40Min

    4 Pessoas Fc il

    EMPRATAMENTO6. Disponha um pouco do pur de cenoura no centro do prato, sobreponha os ca mares, um pequeno bouquet de verduraao centro, regue com Ulm f io de azeite eum pouco do caldo da cozedura do camaro e da cenoura. Decore com algunsbrot os e flores a gos t o.

  • 7/28/2019 MP01 Dezembro 2010

    47/47

    D GOSTO BEB-LO., ADA GOSTO RECEBE-LO.

    -debomg04to4ervi-lo.

    LICORBEIRAOO LICOR DE PORTUGAL

    (OL1cor Be1ro est no L corao de todos os portugueses e para celebrar estas festas. chegam as )quatro novas ed1es espec1a1s da Coleco "L1corao de Natal" Sabore1e esta h1st6na sem f1m que,ano apos ano, faz o seu e todos os L1coraes de Portugal felizes'