edição dia 18 de dezembro de 2010

16
Condor, 18 de dezembro de 2010 Ano 02 Edição 49 R$ 1,75 www.jornalvilaliberdade.com Está na Câmara Projeto de Lei que irá fixar o mês de janeiro como data base do funcionalismo municipal Diretor do Ministério das Cidades vem a Condor confirmar início da construção de passeios públicos Geral 04 Operação da Brigada monta barreira no interior de Condor Geral 03 Condorense escreve redação nota 100 e é a 1ª colocada do vestibular da Unijuí Greminho realiza festa de encerramento do ano com futebol e carreteiro no disco Especial 13 Geral 05 07 Geral

Upload: jornal-vila-liberdade

Post on 09-Mar-2016

236 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

edicao 1812 jvl

TRANSCRIPT

Page 1: Edição dia 18 de dezembro de 2010

Condor, 18 de dezembro de 2010

Ano 02 Edição 49 R$ 1,75 www.jornalvilaliberdade.com

Está na Câmara Projeto de Lei que irá fixar o mês de janeiro como data base do funcionalismo municipal

Diretor do Ministério das Cidades vem a Condor confirmar início da construção de passeios públicos

Geral 04

Operação da Brigada monta barreira no interior de Condor

Geral 03 Condorense escreve redação nota 100 e é a 1ª colocada do vestibular da Unijuí

Greminho realiza festa de encerramento do ano com futebol e carreteiro no disco

Especial 13Geral 05

07Geral

Page 2: Edição dia 18 de dezembro de 2010

Numa semana em que muito se debateu a condição dos jovens do Brasil em função de desvios

e devaneios de conduta, principalmente em função do uso e consumo de drogas, lícitas e ilícitas, o que até foi pauta de argumentações na Câ-mara de Vereadores de Condor, uma notícia vinda com a divulgação dos resultados do Vestibular de Verão da Unijuí pode fazer com que alguns conceitos passem a ser revistos.

A nota 100 obtida no Enem 2009 que deu respaldo para a jovem condo-rense Fernanda Duarte conquistar o 1º lugar no Concurso da Unijuí tem um significado muito grande para a comunidade condorense. Não há dúvidas de que os méritos pessoais e virtudes da Fernanda (dedicação, estrutura familiar, interesse e sonhos) pesaram muito nessa nota e nesse título, mas há também toda uma formação, que inevitavelmente passa pelo fator local.

Desde as séries iniciais até a conclusão do Ensino Médio, Fernanda Du-arte frequentou a Escola Estadual Agostinha Dill. Seu pai, Luiz Carlos Du-arte, professor de cursos técnicos de uma escola privada de Panambi, sempre pregou que há sim, em Condor, ensino de qualidade e qualidade de vida para formar um cidadão e que não é preciso mandar os filhos buscarem formação básica em outros centros maiores para que tenham melhores oportunidades futuras e sua filha dá exemplos disso.

Fernanda Duarte e sua família são hoje os reais exemplos de que inces-sante busca pelo combate às drogas, aos vícios, aos desvios de conduta, tão em voga, em pauta, e que sugestiona soluções radicais como fechar bares e “ter Lei para dizer a que hora as crianças devem ir para a cama”, passa pelo simples ato da educação.

Pela educação (mas não aquela restrita ao ensino colegial, em que so-mente o professor e a professora têm obrigações educacionais), formada a partir da estruturação familiar, onde ainda o pai e mãe ensinam seus filhos a dar “bom dia” e “boa tarde” e a pedir “com licença”, “me desculpe” e “muito obrigado” e que, aí sim, tenha sua sequência lógica e natural dentro das escolas (e estas também bem estruturadas e adequadas as exigências e de profissionais preparados) muitas Fernandas poderão ainda dar muito orgulho à comunidade local sem que ações radicais e de ordem política ou religiosa precisem ser tomadas.

E, revendo algumas vírgulas do chavão de um político local: “Cada porta de escola que se abre, fecha-se uma de cadeias”.

Opinião18 de dezembro de 20102

Ernestina Lopes da Silva, minha vó Nestinha, morreu com quase cem anos. As histórias que contava para nós, os netos e bisnetos, tinham o tem-pero especial que só os descendentes de açorianos conseguiam dar aos en-redos e personagens delas. Além dos causos, tinha os ditos (ditados) e as tiradas, que eram dignos de discussão em qualquer roda de filosofia. Sim-ples como os gregos, mas de uma pro-fundidade que fazia com que a gente ficasse por horas e horas pensando e às vezes até perdendo o sono. Ia do corriqueiro ao transcendental, esban-jando a sabedoria que os anos vividos e sofridos lhe deram.

Quando nós, os menores, ousá-vamos demonstrar algum atrevimen-to intrometendo-se em assuntos dos quais não tínhamos muito conheci-mento, lá vinha o pito:

- Fique quieto, guri! Tu não sabe nem por onde a galinha faz xixi.

Dos adágios populares que uti-lizava sempre, aquele do “não conta com o ovo antes de sair do da gali-nha”, serviria como uma luva para to-dos os colorados, desde os dirigentes aos jogadores e torcedores. O jogador Lúcio, ex-colorado, hoje na Itália, foi o mais lúcido, após o fiasco vermelho, em entrevista para o mundo todo, ao afirmar que “faltou humildade, foi muita festa antes e desprezaram os africanos”.

Falando nisso, não vi se alguém divulgou a folha de pagamento do Ma-zembe. Não sei quanto é, mas imagino o salário desses jogadores atuando num país miserável como o Congo. Disse-ram os gozadores do “after day” que foi a primeira vez na vida que esses atletas tomaram banho de chuveiro e fizeram

três refeições por dia. Lembro da última Libertadores em

que o Grêmio participou, donde todo um time da Bolívia tinha a folha me-nor do que o salário do Maxi Lopes. Tenho o futebol como uma das minha paixões. Mas isso aí já deixou há muito tempo de ser esporte para ser negócio puro. E minha paixão não chega nem perto de fazer como muitos torcedores colorados que desfizeram-se de seus bens para poderem estar nos Emirados. Muito menos de ficar sem dormir, cho-rar ou brigar com amigos por causa de uns mercenários que não estão nem aí em suar sangue pelo time e pela torci-da.

O dinheiro que hoje gira em torno do esporte já chega perto do absurdo. E para nós, brasileiros, tem sido uma frustração. Nossos maiores craques não jogam aqui. Dia desses comparei

falando nisso por Jorge Luiz Fripp

VÓ NESTINHA, MAZEMBE E ABU NÃO DÁ BI

DIRETORES

Denise Isabel WuadenMarcelo Fripp

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Darci Serafi m RodriguesMTE/RS - 15.063

SUPERVISÃO GERAL

Jorge Luiz FrippEDITOR CHEFE

Marcelo Fripp DIAGRAMAÇÃO

Denise Isabel WuadenMarcelo Fripp

COMERCIAL

(55) 3379.1005 / [email protected]

CIRCULAÇÃO

Semanal/SábadosTIRAGEM

500 ExemplaresIMPRESSÃO

ITS Gráfi ca e Editora Jornalística Ltda

www.jornalvilaliberdade.com

FW Editoração LtdaCNPJ 10.643.438/0001-41

Rua Mauricio Cardoso, 26Bairro Centro - Condor

CEP 98290-000

Wagner

Editorial

a situação com o tempo dos feudos. Os se-nhores feudais, donos de tudo e de todos, se davam ao direito de usufruírem das mocinhas filhas dos vassalos quando ainda virgens. Só depois de “usadas e gastas” é que eram liberadas para o casamento. É exatamente assim o que acontece com nossos jovens jo-gadores. Depois de tirarem todo seu viço nos campos dos países ricos, nos devolvem jogadores velhos, que já não são nem sombra do que foram, para aqui encerrarem sua carreira. Mas é a lei do capital. Quem tem mais, ri mais e chora menos. Só que assim Abu não dá bi. A África já nos passou para trás.

QUEMDISSE

“Ninguém é o que parece, nem Deus”ERICO VERISSI-MO, ESCRITOR, ANI-VERSARIANTE DE ONTEM(1905), FALECIDO EM28/11/1975

“Prometo traba-lhar com hones-tidade e compe-tência”

“É o primeiro di-ploma de muitos que vêm aí”O DEPUTADO FEDERALELEITO FRANCISCOEVERARDO OLIVEI-RA (PR-SP), O TIRI-RICA, PRIMEIRO DOS DE-PUTADOS FEDERAIS ELEITOSA RECEBER O DIPLOMA EMSÃO PAULO

Na mesa ao lado, enquanto desfrutávamos um excelente chile-no, o casal não troca palavra. Ele emusculado(perdoem o trocadi-lho) por bomba e academia; ela, de olhos brasileiros e cabelos pinta-dos de sueca. Sequer se olhavam. Não deveriam estar brigados ou não estariam ali naquele românti-co restaurante da Barra da Tijuca, numa sexta-feira à noite. Olhavam fixamente para o aparelhinho que cada um tinha nas mãos, dedilhan-do com sofreguidão. Mal tinham tempo de levar à boca o polvo que haviam pedido. E assim foi, desde que chegaram ao momento em que pediram a conta. Danusa Leão con-ta que fora com três amigas jantar em Nova Iorque, e as três ficaram ao celular conversando com outras pessoas que não estavam ali. Em torno daquela mesa, ninguém tro-cou palavra, a não ser na hora de dividir a conta.

O que se fazia antes da chegada do celular? Conversava-se. Afinal, o celular está aproximando as pes-soas ou as afastando, impessoali-zando-as? Fico a pensar nisso, no momento em que o número de ce-lulares ultrapassa o número de ha-bitantes do Brasil. Literalmente, os celulares já são mais que a pesso-as. Teria a comunicação eletrônica superado o olho-no-olho, o aperto de mão, o calor da voz sem codifi-cação e decodificação? Estaríamos entrando no tempo em que as pes-soas são “meu caro”, “meu amigo”, “minha querida”, “meu amor”, sem se conhecerem? Nada aprofundado, tudo superficial?

A popularização do celular es-queceu de se fazer acompanhada por breves instruções sobre seu uso. Afinal, o telefone tem mais de 100 anos e os fabricantes supõem que as pessoas já conheçam as regras. Mas a maioria não conhece. Dicas

Tele alienação

básicas como: quem liga identifi-ca-se primeiro, antes de perguntar quem fala; só íntimo liga antes de 9 da manhã ou depois de 10 da noi-te; a primeira pergunta é: você pode falar?; e, como em tudo, também ao telefone usa-se por favor, obrigado, desculpe - três palavrinhas básicas de cortesia e respeito. No entanto, há secretária que atende chamando o desconhecido de meu amor; que não se identifica e pede para esperar até que ela encontre o mal-educa-do interlocutor; até um operador da TIM me ligou e primeiro perguntou quem estava falando, para depois se identificar, e desandou o pala-vrório, sem perguntar se eu estava tomando café da manhã . Claro que desliguei.

Deve-se informar aos ilustres locutores de celular, que é cons-trangedor fazer os circunstantes ouvirem sua conversa ao telefone. Que ninguém quer saber de seus negócios ou de sua intimidade. E que ninguém é idiota para não perceber quando o que ele diz é só para mostrar o quanto é importante. Quem ninguém desconhece a alma humana a ponto de não saber que uma pessoa assim, no fundo, sente-se inferior. A propósito, o cúmulo da solidão, é quando a pessoa saca do celular e finge estar conversan-do com alguém, para não parecer só. Fica mais tempo com o celular no ouvido que o tempo de uso da bateria.

Alexandre Garcia

Opinião

DEPUTADO FEDERAL PAU-LO MALUF (PP-SP)AO SER DIPLOMADO PARAMAIS UM MANDATO

Page 3: Edição dia 18 de dezembro de 2010

Geral 18 de dezembro de 20103

Esta semana o Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores do RS este-ve reunido, avaliando as eleições deste ano. O governado eleito fez uma rápida intervenção destacando os cinco principais pontos que serão tarefas prioritárias do primeiro ano de governo. Para Tarso Genro, primeiro, é preciso consolidar a Unidade Popular pelo Rio Grande em cada região do Estado aprofundando as relações políticas na base social do governo. Segundo, destacou a necessi-dade de dar atenção a funcionalidade da administração do Estado, “precisamos organizar a máquina para fazer o Rio Grande avançar nos moldes para que fomos eleitos”, sublinhou o governador eleito. Terceiro, a busca de recursos para investimentos. “Tarefa que já iniciamos tão logo começou a transição”, salientou Tarso. Quarto, o governador eleito destacou a necessidade de abrir o diálogo com os servidores, “sem este movimento não vamos concretizar nossas metas” entende. E em quinto, “precisamos preparar um vigoroso sistema de participação popular cidadã, através dos conselhos, redes sociais, op, e todos os mecanismos que estiverem a disposição”, destacou. Tarso Genro quer criar um cinturão de controle social que seja referência mundial “como foi o Orçamento Participativo no governo Olívio Dutra” lembrou.

Sobre a composição de governo, ficou a orientação para que partido rece-ba sugestões e indicações de nomes através de suas instâncias, como setoriais e regionais, para integrarem a estrutura da administração estadual. “Baseados em critérios técnicos vamos selecionar aqueles profissionais que se encaixam nos cargos que fazem parte da cota do partido no governo de coalizão que es-tamos montando”, salientou Carlos Pestana, coordenador da transição e futuro secretário da Casa Civil. “A discussão da transversalidade entre as secretarias, sempre exigida por Tarso, vem balizando a ocupação dos cargos do segundo e terceiro escalão”, registrou Pestana. Os petistas também organizarão calen-dário de debates regionais para a discussão da reforma do Estatuto do partido, sob o comando da secretaria de organização do PT/RS.

Pela fala do governador eleito percebe-se que o mesmo tem muita clare-za das tarefas inicias de seu governo, destacando-se a criação de um cintu-rão de controle social. Neste sentido, as primeiras informações trazidas por Paulo Sérgio Rodrigues, Deputado Estadual Suplente que fez expressiva votação em Condor, Panambi e demais municípios da região Noroeste, deve ocupar importante cargo de coordenação do orçamento estadual na grande região, comprovando que o governador eleito vai além do discurso, aproxi-mando o governo dos municípios, entendendo suas dinâmicas e carências, atacando os problemas, desenvolvendo o Estado como um todo.

Claudio Motta - Advogado, Especialista em Direito Público Municipal

PolíticaClaudio Motta [email protected]

Fernanda Duarte está cursando pré-vestibular na cidade de Santa Maria

A Unijuí divulgou nes-ta semana o Listão dos Aprovados no Vestibu-

lar de Verão 2010. Muitos dos vestibulandos receberam com surpresa a notícia do desempe-nho na prova de redação. É o caso de Fernanda Duarte, de 19 anos, que foi a primeira coloca-da na modalidade presencial. Natural de Condor, hoje ela reside em Santa Maria, onde estuda há dois anos. Durante o intervalo das aulas do cursinho, ela foi informada de que havia tirado 100 na prova de redação e de sua classificação no con-curso da Unijuí.

Fernanda, que prestou vesti-bular para o curso de Engenha-ria Civil, optou pelo Enem. Na redação, ela discorreu sobre o tema “O indivíduo frente à ética nacional”. Uma gravura de Millôr Fernandes ilustrava a pergunta: “Qual é o efeito em nós do “eles são todos corruptos?”.

Fernanda conta que sempre gostou de escrever e, de acordo com ela, este gosto vem do hábito

É de Condor a 1ª no vestibular da UnijuíFernanda Duarte tirou nota 100 na prova de redação e foi a campeã do Concurso

Redação nota 100Uma questão de comodismo

A mídia atual tem nos apresentado diversos casos de corrupção no governo brasileiro, tantos e com tal impu-nidade que nos perguntamos se realmente há solução. Um líder é capaz de influenciar e um mau exemplo faz com que outros acabem por acomodar-se com determinada situação, esquecendo-se de seus direitos e deveres frente à situação política presenciada. A sociedade em geral deve sair dos bastidores e fazer valer seus direitos através do voto ou de manifestações que visem acordar o país mostrando que ainda há valores éticos vigentes.

Não há como exigirmos de nossos governantes justiça, ética e moral se aceitamos e nos colocamos como sujeitos pacientes diante da corrupção que nos assola. O primeiro passo é nos espelharmos e tomarmos como exemplo pessoas que possuem ações íntegras, acreditando que nem tudo está perdido. É preciso que não percamos a esperança de que uma ação honesta seja capaz de gerar outras.

O clima social em que nos encontramos é de acomodação. Em geral, candidatos com comprovada falta de in-tegridade ética se reelegem com facilidade. O voto é um meio de fazer-se valer ouvir nossa voz, e que esta a partir de agora clame por mudanças, mostrando o tamanho de nossa indignação.

De modo racional e nada ufanista é possível sim melhorar o quadro ético nacional, não será de modo fácil e rápido, mas acontecerá enquanto ainda houver alguma forma de indignação que nos intrigue e nos faça querer mudar a imagem que estamos passando de nosso país.

Fernanda Duarte

Colocação/Candidato Município Curso Nota da prova

1º - Fernanda Duarte Condor Engenharia Civil 100

2º - Luísa Deckmann Malschitzky São Leopoldo Direito 97

3º - Regis Matter Schumann Ijuí Administração 95

4º - Angélica Loro Três de Maio Direito 95

5º - Richar Tales Wegner Santa Rosa Ciência da Computação 90

Professora Eunice Pereira vence Agrinho pela 4ª vez

da leitura, que a acompanha desde a infância. Conforme relatou sua mãe, a professora Isolde Duarte, Fernanda, que concluiu o Ensino Médio na Escola Agostinha Dill de Condor, tem um sonho, “in-gressar na faculdade e conseguir um intercâmbio”.

Além da primeira colocação no Vestibular da Unijuí, a condo-rense Fernanda também foi apro-

vada com a terceira melhor nota do curso de Engenharia Civil da Universidade de Passo Fundo. Agora, Fernanda irá prestar vesti-bular na Universidade Federal de Santa Maria.

Confira no quadro os cinco melhores classificados do Ves-tibular da Unijuí. Também em Anexo a redação nota 100 redigi-da por Fernanda Duarte.

Os cinco melhores

O Senar-RS divulgou esta se-mana os vencedores do Concurso Agrinho 2010. Já com tradição de participação e de conquistas no Concurso, a professora condorense Eunice Pereira mais uma vez foi vencedora e pela quarta vez con-quistou o título.

A educadora venceu na cate-goria Experiência Pedagógica da Região da Produção e também foi a vice-campeã no Estado, também nesta categoria.

O Concurso Agrinho 2010, pro-movido pelo Senar-RS teve 5.229 trabalhos inscritos e, além da pro-fessora Eunice, foram premiados professores e alunos de Entre-Ijuís, Alegrete, Derrubadas, Cristal, So-bradinho, Santa Bárbara do Sul, Cer-rito, Farroupilha, Chuvisca, Nova Prata e Segredo foram os grandes vencedores do Concurso Agrinho 2010. Mais de 27 mil professores e 340 mil alunos participaram de 2,2 mil escolas. Professora Eunice Pereira

Page 4: Edição dia 18 de dezembro de 2010

18 de dezembro de 20104

Desde quinta-feira, 16, Condor faz parte do mapa de cobertura do sinal 3G da operadora de celular Vivo. A parceria entre a empresa condorense Novo Milênio Informá-tica e a Instecon Telefonia de Pa-nambi, anunciou e passou a comer-cializar planos telefônicos de celular com a tecnologia 3G. “Certamente é uma enorme avanço para Condor. Agora, nos celulares da Vivo já po-demos acessar a internet livremente pagando apenas a tarifa telefônica ou então através de modens de ce-lulares que são ligados a computa-dores”, explicou Sidinei Lunardi, sócio-gerente da Novo Milênio In-formática.

GeralCondor agora tem sinal Vivo 3GOperadora está operando no sistema 3G desde quinta-feira no Município

Empresários anunciaram sinal 3G da Vivo para o município de Condor

Como foi o seu ano de oração? Você obteve bons resultados em seus pedidos? Suas orações foram atendidas? Se não foram, você sabe o por-que? Saiba que Cristo quer ouvir a sua oração. E quer abençoar a sua fa-mília. Veja o que Jesus disse, a respeito do uso do seu nome na oração: (Jo 16.24). Até agora vocês não pediram nada em meu nome, peça e receberão para que a alegria de vocês seja completa. Glória a Deus!

Até agora quer dizer até o tempo presente. Em outras palavras, até o momento em que Jesus falava aqui aos discípulos, nada tinham pedido em seu poderoso nome.

Agora, ele está falando a eles acerca de um “novo dia” sobre a terra, e está lhes dizendo, pedir em seu nome, para que a nossa alegria se cumpra.

Não, não pedimos por amor de Jesus. Pedir por amor de Jesus não é pedir em seu nome. Porque estamos pedindo em prol de nós mesmo. Porque não é Jesus quem precisa da cura, somos nós que precisamos da cura.

Não é o senhor Jesus quem precisa de uma resposta à oração. Somos nós que precisamos. Devido a uma falta de conhecimento neste sentido, muitas orações têm sido destruídas e não funcionaram, porque foram ora-das por amor de Jesus, em vez de em nome de Jesus. O nosso poderoso salvador espera ouvi-lo!

Veja o que ele diz em (Jo 16.23). Na verdade, vos digo que tudo quanto pedires a meu pai, em meu nome, ele vo-lo há da dar. Aleluia! Aqui, Jesus mão somente nos dá o uso do seu nome na oração segundo a nova aliança, mas também declara que a oração preferida em seu nome receberá sua atenção toda especial. Ele quer dizer que a oração feita em seu nome, não encontra barreiras.

Note o que Cristo amado está dizendo, você faz a sua oração pedindo ao meu pai em meu nome e eu Jesus Cristo, endossarei o pedido, e o pai o dará a você. Sei que a tristeza de muitas pessoas é grande por não receber bons resultados.

Aqui estamos diante de uma espantosa promessa sobre a oração! Mas porque que nossas igrejas não entendem o que Jesus Cristo disse. E porque até parece que tivemos uma lavagem cerebral religiosa em vez de sermos ensinados pelo novo testamento, diluímos as promessas de Deus.

O que acontece é que acrescentamos algo que o senhor Jesus não falou. Adicionamos outra coisa. E queremos obter boas respostas à oração.

Vou dizer algo, e quero que você preste bastante atenção. “Algumas pessoas agarram parte daquilo que a gente diz e perdem a totalidade”. Compreenda que quando se trata de orar por uma pessoa, a vontade desta têm que entrar na situação. Ela precisa querer.

Minha conclusão é que ninguém pode, nem pela oração nem pela fé, empurrar sobre outra pessoa aquilo que ela não quer. Se pudéssemos, to-dos nós passaríamos a salvação para todos, não é? Aleluia!

Quando se trata de orar por outras pessoas, a vontade delas precisa entrar em cena. Porque a sua dúvida pode anular os efeitos da minha fé. Quero que você ainda neste ano, receba todas as respostas que pediu a Deus. Deus lhe abençoe em tudo. Amém!

Palavra do PastorPastor Jaime Vasconcelos

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Unidade Cristã

Domingo 19h - Culto Condor 1ª Segunda do mês reuniões em Panambi3ª Rincão dos Pinheiros:15h Tarde da Benção, 19h30 Culto5ª - 15h Tarde da Benção / 19h30 - Culto Condor6ª Esquina Beck - Campanha da LibertaçãoSábado - Templo Sede Rincão - Culto de DepartamentosTodos os sábados às 15h45 programa na Rádio 98.5 FM

O PODEROSO NOME DE JESUS NA ORAÇÃO

O Prefeito José Francisco Can-dido recebeu em seu gabinete, essa semana, a visita do Diretor Nacional da Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urba-na, que faz parte do Ministério das Cidades, Idivar Pasinato, que veio ao Município anunciar a liberação do recurso para a construção dos passeios públicos das ruas Castelo Branco e Borges de Medeiros.

Bastante preocupado em tam-bém divulgar “o que é o Ministério das Cidades”, o diretor Pasinato ex-plicou que veio a Condor através de ligações familiares, o que facilitou o contato para a realização do projeto de construção dos passeios públi-cos. “Temos parentes em Condor, o advogado Sandro Pragger, que estreitou as relações entre a minha Secretaria no Ministério e a adminis-tração condorense e agora estamos executando esta obra”, enfatizou.

A obra irá atingir mais de 10 quadras nas ruas Borges de Medei-ros e Castelo Branco, ligando e faci-litando o transito de pedestres entre o Bairro Cohab e a Rua do Comércio como via de acesso ao trevo da cida-de e o Bairro Bom Jesus e o centro da cidade.

Segundo o prefeito Chico, a obra já está licitada e agora o recur-so passa a estar liberado para o iní-cio das obras. “A construção deve começar em janeiro com previsão de término de 120 dias e devemos cumprir este prazo”, disse Candido.

Confi rmado início de obras de passeios públicos

Prefeito e Diretor do Ministério das Cidades confi rmam realização de Obra

Page 5: Edição dia 18 de dezembro de 2010

lar junto as escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. O conselho será formado por sete integrantes, tendo representativida-de o poder público, as escolas, pais e entida-des civis. O CAE deve ser formado a partir de sua aprovação na Câmara já para as pri-meira aquisições de ali-mentos da agricultura familiar para o ano letivo de 2011.

Já o Projeto 105/2010 fixa a Data Base para a revisão salarial do funcionalismo municipal de Con-dor. Após reunião entre os repre-sentantes da Secretaria Municipal da Fazenda, da Associação dos Ser-vidores Municipais e do Sindicato dos Servidores, realizada na semana

Geral 18 de dezembro de 2010 5

PROJETOSProjeto de Lei Municipal nº. 103/2010, o qual “Dispõe sobre o Conselho de Alimentação Escolar do Município de Condor e dá outras providências”. Baixado para análise e parecer das

Comissões Permanentes.Projeto de Lei Municipal nº. 104/2010, o qual “Autoriza o Município contratar em caráter temporário, profissionais médicos e dá outras providências”. Baixado para análise e parecer das

Comissões Permanentes.Projeto de Lei Municipal nº. 105/2010, o qual “Fixa normas para a revisão geral e anual dos vencimentos e dos subsídios dos servidores públicos municipais, dos proventos dos aposenta-

dos e das pensões, e dos subsídios dos exercentes de mandato eletivo, dos Poderes Executivo e Legislativo”. Baixado para análise e parecer das Comissões Permanentes.Projeto de Lei Municipal nº. 106/2010, em regime de urgência urgentíssima, o qual “Autoriza o Município contratar em caráter temporário um servidor para o cargo de motorista e dá

outras providencias”. Baixado para análise e parecer das Comissões Permanentes.Projeto de Lei Municipal nº. 107/2010, o qual “Autoriza o Município de Condor, nas condições que especifica, a não propor ações judiciais ou desistir das ajuizadas e dá outras providên-

cias”. Baixado para análise e parecer das Comissões Permanentes.

PROPOSIÇÕESRequerimento nº. 046/2010, (Ver. Francisco), REQUER ao Poder Executivo informações sobre a existência de algum projeto, no sentido de organizar uma Academia Pública ao Ar Livre.

Aprovado por unanimidade.Requerimento nº. 047/2010, (Ver. Francisco), REQUER ao Poder Executivo informações sobre a viabilidade técnica e econômica, para a colocação e funcionamento de um restaurante

para o servidor público. Aprovado por unanimidade.Moção nº. 038/2010, “MOÇÃO DE PARABÉNS” ao 39º BPM e 2ª CIA POLICIA MILITAR DE PANAMBI, na pessoa do coordenador do PROERD, 1º sargento Adair de Lima Ro-

drigues, pela formação de 450 alunos, da 8ª Turma do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência. A ênfase deste programa, que já formou 4.500 alunos, está em auxiliar os alunos a reconhecerem e resistirem às pressões diretas e indiretas que os influenciarão a experimentar drogas ou ingressar em grupos de atividades violentas. Este programa de iniciativa da Brigada Militar, exige um esforço concentrado, cooperativo, entre as escolas, pais, sociedade e polícia militar. É com muito orgulho e honra, que presto esta homenagem de reconhecimento ao Sargento Adair, pois o vi crescer, vindo de uma família humilde, mas de princípios cristãos, e hoje ele presta um serviço social e espiritual de enorme importância na coordenação do PROERD, cabe ainda ressaltar a liderança e o dinamismo do sargento Adair pela forma técnica e disciplinar de comportamento. Diante de tal justificativa, solicito que após a aprovação desta moção, seja dado ciência do teor da mesma, ao Comandante do 39º BPM, Capitão Vicente Antonio Scartassini Junior, Capitão Jederson Evandro de Oliveira Dill – Comandante da 2ª Cia PM de Panambi e ao 1º Sargento Adair de Lima Rodrigues, coordenador do PROERD, que por si darão ciência aos componentes da corporação militar. Aprovada por unanimidade.

Moção nº. 039/2010, “MOÇÃO DE PARABÉNS” a SMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura e ao Conselho Municipal da Cultura, pela realização da II Mostra de Arte de Condor, nos dias 1° a 10 de dezembro do corrente ano. Parabenizar pela iniciativa de difundir a produção cultural em nossa comunidade, onde mais de mil pessoas prestigiaram o evento, além de todas as escolas do Município, com exposição de trabalhos dos alunos de Artes da Unijuí e da Sra. Gertrudes de Panambi, reiterando a importância do evento como forma de apresentar a comunidade local a respectiva produção de trabalhos de artistas já reconhecidos, mas sobretudo, oportunizar aos iniciantes um espaço adequado de exposição de seus trabalhos. Assim, nos resta manifestar nosso apoio e incentivo para que projetos como este sejam cada vez mais freqüentes em nosso Município, proporcionando momentos de lazer diferenciado e reflexão a nossa população. Diante do exposto, solicitamos que após a aprovação desta moção, seja dado ciência do teor da mesma, a Secretária da Educação, Sra. Francisca Veronezzi Kuhn, bem como, a direção do Conselho Municipal de Cultura. Aprovada por unanimidade.

PARECERES DAS COMISSÕESProjeto de Lei Municipal nº. 106/2010, o qual “Autoriza o Município contratar em caráter temporário um servidor para o cargo de motorista e dá outras providencias”. Aprovado por

unanimidade com os pareceres favoráveis.EDITAL Nº. 009/10 – CONVOCAÇÃO PARA AUDÊNCIA PÚBLICAFicam convidados por este Edital todos os Vereadores com assento nesta Casa Legislativa, para participarem da AUDIÊNCIA PÚBLICA, para apresentação do Relatório de

Gestão referente ao 3º. Trimestre de 2010, da Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento, a ser realizada dia 13 de dezembro do corrente, com início às 18:30 horas, logo após a Sessão Ordinária, na sede da Câmara de Vereadores de Condor, sendo o convite extensivo ao público em geral.

Por nada mais constar na ordem do dia, deu-se por encerrada a presente Sessão, ficando convocados todos os Vereadores para a Sessão Ordinária, dia 20.12.2010, (segunda-feira) com início às 18:30 horas, na sede da Câmara Municipal de Vereadores. Anelise Wegner Haerter – Técnica Legislativa.

Poder Legislativo Municipal de CondorRua do Comércio, nº 1190 - Condor, RS

Telefone 3379 1322 / email: [email protected] / site: www.camaracondor.rs.gov.br

Da Síntese das Matérias Apresentadas na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Condor/RS, realizada em 13 de dezembro de 2010:

Dois projetos dos que bai-xaram à análise dos vere-adores na Sessão Ordiná-

ria de segunda-feira, 13, tiveram maior destaque. O primeiro “Dis-põe sobre o Conselho de Alimen-tação Escolar do Município de Condor” e o outro Fixa normas para a revisão geral e anual dos vencimentos e dos subsídios dos servidores públicos municipais, dos proventos dos aposentados e das pensões, e dos subsídios dos exercentes de mandato eletivo, dos Poderes Executivo e Legislativo”.

O Projeto número 103/2010 cria as disposições para a forma-ção do Conselho de Alimentação Escolar do Município de Condor (CAE). Este Conselho tem a fun-ção de auxiliar a administração municipal na execução do Plano Nacional de Alimentação Esco-

Câmara analisa Lei da Data Base municipalDepois de reunião entre servidores e administração revisão salarial é fi xada no mês de janeiro

passada, o Projeto foi encaminhado à Câmara. Conforme este projeto, as revisões salariais dos servidores do executivo e legislativo municipais, assim como cargos eletivos do Mu-nicípio passa a ser fixado no mês de janeiro de cada ano e sem distinção de índices. Essa Data Base passa a valer também para aposentados e pensionistas.

Foi encerrada no dia 10 de de-zembro a 2ª Mostra de Artes de Condor. A Cerimônia contou com a presença dos deputados estadu-ais Pedro Westphalen e Jeronimo Goergen, além do prefeito José Francisco Candido, da Secretária de Educação Francisca Kühn e de vereadores. Parabenizamos a Se-cretária Municipal da Educação e Cultura e toda a sua equipe pelo belíssimo trabalho o qual visa a valorização da Arte no Municí-pio e dá a oportunidade de reve-lar talentos artísticos que são de fundamental importância para que a Cultura seja apreciada e valorizada por todos”, disse Pe-dro Westphalen.

A 2ª Mostra de Artes de Con-dor contou com 123 expositores de Condor e Região. Segundo a

2ª Mostra de Artes de Condor reuniu mais de 1 mil visitantes

Secretária Municipal da Educação Francisca Veronese Kühn”durante os dias 1 á 10 de dezembro, o evento contou com a presença ex-pressiva 1.027 visitantes da comu-nidade, alunos, pais e professores, a 2ª Mostra de Artes agradou a todos os visitantes com sua quali-dade e diversidade. Agradecemos a todos expositores pela participação parabenizando a todos pelas belís-simas obras.

Page 6: Edição dia 18 de dezembro de 2010

18 de dezembro de 20106 GeralEncaminhando mais um fi nal de ciclo

Estamos em dezembro e a dinâmica presente neste mês é de corre-rias: reuniões, apresentações de Natal, amigos-secretos, festas, compras, fechamento de relatórios. Isto posto, precisamos nos perguntar: É assim que deve ser? Há como ser diferente? Há como se organizar neste período com menos gastos? Nós professores e professoras conseguiremos realizar todas as avaliações e ainda dar uma boa investida para qualificar a apren-dizagem de nossos/as alunos e alunas?

Concluir qualquer estágio, etapa, curso e relatórios finais é usar todo o gás para mantermos a consciência tranquila, ou seja, fizemos o melhor que podíamos neste momento de nossas vidas!

Ao mesmo tempo é necessário lembrar de que não precisamos carre-gar o mundo nas costas. Este período de final de ano é o momento ideal para também reorganizarmos algumas rotinas e dividir as tarefas em casa e no trabalho. Aí já temos um elemento para chegarmos com mais equilí-brio no final do ano: compartilhar, distribuir, redefinir prioridades e não se sobrecarregar tanto. Neste aspecto é importante lembrarmos que, para termos sucesso em nossos empreendimentos, não devemos nos isolar e, sim, podemos buscar apoio em todos aqueles e aquelas que compartilham da nossa casa e do nosso trabalho. Por mais que cresça a ansiedade e os compromissos, existe a necessidade em observarmos a qualidade de nossa alimentação (menos calórica e de fácil digestão), em observar o tempo de descanso, do sono e de lembrarmos em tomarmos água seguidamente.

Também é um período para reestruturar alguns outros hábitos no nosso dia-a-dia, como, por exemplo, colocar em prática a paciência, a educação, o respeito conosco e com o outro. Como sempre, as atitudes e ou hábitos se formam quando cuidamos ou descuidamos de nós mesmos e de quem conosco partilha o mundo e, estas transformações no jeito de conviver são muito simples (ou não). Precisamos desenvolver estes hábitos para sermos mais completos na relação com o outro, seja na vida doméstica e em sociedade, onde cada um e cada uma é responsável por si e pelo que produz. Não entendo a lógica utilizada por alguém que joga lixo no chão ou naquele/naquela que não recolhe o cocô de seu animal de estimação ao passear com ele. Por quê colocar as responsabilidades e culpas sempre no outro quando, eu mesmo, não sou cuidadoso e articulado para contribuir com a qualidade de vida no coletivo da sociedade onde vivo? Quem é que não gosta de viver em ambientes limpos, iluminados e arejados? Talvez as baratas, os ratos e os insetos, não!

Estes hábitos, por si só, ajudar-nos-iam a manter o equilíbrio e a saúde nas vivências com nossos familiares, colegas e amigos, e assim, fecharmos mais um ano de alegrias, realizações, vivências sociais, rela-cionais e espirituais dentro do que se espera de nós, humanos, racionais, aprendentes e ensinantes.

Claírton [email protected]

Liga promove 3º encontro de portadoresEvento reuniu portadores e ex-portadores de Câncer em atividade de fi m de ano

Realizou–se dia 9 de dezem-bro de 2010, no Pavilhão da Igreja de Confissão

Luterana de Condor, o 3º Encon-tro dos portadores e ex–portado-res de Câncer do município.

Um dos destaques do programa foi à palestra da psicóloga mestran-da em Psicologia da Saúde, Stefânia Cazarolli, que trabalha no CACON de Ijuí. Em sua fala ela enfatizou a importância dos aspectos emocio-nais no enfrentamento do câncer, da autoestima necessária, da fé e da esperança, hoje com os avanços da medicina, o câncer não é mais sen-

Evento contou com grande participação, palestra, apresentações de teatro e do Papai Noel

Jovem que recebeu órgãos faz visita de agradecimentoReceptora de órgãos, a jovem

Angelica Posselt, 24 anos, esteve em Condor, juntamente com seus fami-liares, no último dia 9 de dezembro. O destino de sua visita era a família de Cleiton Oliveira, na localidade de Esquina Beck. Cleiton foi vítima de um acidente de trânsito e seus órgãos foram doados e Angelica foi uma das receptoras. Angelica, que mora com sua família na cidade de Ijuí foi quem recebeu as córneas de Cleiton.

O encontro foi um momento de grande emoção para as duas famí-lias. “Rezo todo dia pela alma deste rapaz, e pelo gesto solidário desta família”, diz Angelica. Neste en-contro, foi selado um compromisso, com as duas famílias, de continua-

Desde a segunda-feira, 13, a Secretaria Municipal de Saúde está atendendo em um novo en-dereço, junto a rua Osvaldo Cruz, 256, esquina com a rua Ipiranga.

De acordo com as informa-ções repassadas pela Secretaria, a mudança aconteceu em função da demolição da antiga sede já que o terreno em anexo ao Hospital de Condor irá receber as instalações da nova Unidade Básica de Saúde

Secretaria da Saúde atende em novo endereçoe também a sede da SMS.

Ainda, a Secretaria de Saúde já está recebendo, normalmente, as marcações de exames e consul-tas de rotina normal.

Dedetização de Bueiros - O setor de Vigilância Sanitária Epi-demiológica da Secretaria Muni-cipal da Saúde de Condor comu-nica que neste domingo, dia 19 de dezembro, somente com tem-po bom, será realizada mais uma

rem mantendo contato e se encon-trando, e também, Angelica disse

que em breve quer conhecer a co-munidade onde Cleiton viveu.

Angélica (centro) juntamente com seus familiares e a família de Cleiton Oliveira

tença de morte.A profissional alertou os pre-

sentes da importância da prevenção, através dos fatores externos como alimentação, atividades físicas e os fatores internos como as emoções (preocupação excessiva, stress, di-ficuldades de superar perdas...). Se-gundo a psicóloga a vida apresenta momentos felizes, também difíceis, que precisam ser enfrentados para serem superados.

Aconteceu uma apresentação artística do grupo “Arte em Foco”, envolvendo humor e alegria, bem como lindas mensagens e canções

natalinas. Na oportunidade também foi realizado o sorteio dos prêmios da Ação entre Amigos 2010. Para encerrar, o Papai Noel entregou uma linda cesta de Natal a todos os porta-dores cadastrados.

As voluntárias agradecem imen-samente a todos que de uma ou ou-tra forma auxiliaram para a realiza-ção do evento, registrando que foi uma tarde muito especial, repleta de emoções, conhecimentos e soli-dariedade, amenizando desta forma um pouco o sofrimento dos porta-dores e contribuindo para um Natal mais alegre.

etapa da dedetização das bocas de lobo e rede pluvial do municí-pio. De acordo com comunicado da SMS, “esta medida torna-se necessária devida a grande quan-tidade de insetos que habitam a rede pluvial de nosso município. Assim, pedimos à toda população que providenciem a dedetização de suas residências impedindo que os insetos, principalmente ba-ratas entrem nas casas”.

A Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania promo-ve no próximo dia 22, quarta-feira, a partir das 14h, o último encontro de idoso de 2010.

Como de costume, o evento

Smas promove último encontro de idosos do anoserá realizado no Centro de Con-vivência. Além de marcar o en-cerramento dos encontros men-sais de idosos, o Evento também terá o tradicional lanche e che-gada do Papai Noel, com entrega

de presentes. Também serão entregues os

certificados aos idosos que par-ticiparam do curso de Informáti-ca, Inclusão Digital, promovido pela Smas e pelo Sicredi.

Page 7: Edição dia 18 de dezembro de 2010

Operação da BM instalou barreira no interiorGeral 18 de dezembro de 20107

de Evandro Oliveira

Lavagens e PolimentoCristalização de vidroHigienização total de veículos

Rua Marechal Floriano, nº60

Disk Lavagens 9132.4986

Fazendo parte de uma opera-ção coordenada pelo 2ª Companhia da Brigada Militar, com sede em Panambi, barreiras de fiscalização foram realizadas nos interiores dos municípios de Panambi e Condor desde a semana passada.

Com o objetivo de conter algu-ma irregularidade, coibir possíveis delitos e de se fazer presente na re-

Laci Cabeleireira

Natal Luz e BrilhoA Administração Municipal juntamente com a Comissão Organizadora convidam todas famílias Condorenses

para participar das festividades alusivas ao Natal Luz e Brilho 2010, com Abertura Oficial no dia 10 de dezem-bro, na Praça Pedro Gärtner, conforme programação a seguir:

DIA 18 /12 - 20h, , na Praça Pedro Gärtner. Show com a Banda Essência da Lua, com participação de dois Anjos (Estátuas Vivas) da Fundação Cultural, de Ijui. Visita do Papai Noel. (SMEC).

DIA 21/12 - 15h - NATAL DA CRIANÇA NO GINÁSIO MUNI-CIPAL DEOMAR LAUTERT. Com visita do Papai Noel. (SMASC, PIM, CMD e COMDICA).

DIA 22/12 TARDE - 14h. No Centro de Convivência. Natal com o Grupo de Idosos. Visita do Papai Noel. (SMASC).

DIA 22/12 20h, na Praça, CUL-TO ECUMÊNICO a cargo das Igrejas de Condor. Dirigente Pas-tor Moisés Rodrigues. Divulgação

Programação da melhor decoração natalina. Visita do Papai Noel. (SMEC e SMDE).

DIA 30/12 - 19h. IECLB Sorteio final da Nota Premiada. Encontro da Música Gospel de Condor. (ACI).

A sua presença será importante para que seja plena a comunhão dos Condorenses com o espírito natalino que reinará entre nós.

Natal tempo no qual nos prepa-ramos espiritualmente para reme-morar e celebrar a vinda do meni-no Jesus, a vinda de Deus criança, de Deus Humano...

É o tempo reservado em nossa vida para refletir, meditar, cantar e recontar a história que mudou a humanidade.

Com este espírito, a Administração Municipal convida a toda a comuni-

dade para decorar suas residências e casas comerciais para encher de luz e esplendor o Natal Condorense. Lembrando que haverá premiação para residência e casa comercial mais decorada, o qual será divulga-do, no dia 22 de dezembro, o 1º e 2º lugares de cada categoria classifica-da, pela Comissão Organizadora do Natal Luz e Brilho 2010.

PARTICIPEM TODOS DES-TA LINDA COMEMORAÇÃO, ENFEITANDO SUA RESIDÊN-CIA E ESTABELECIMENTO, COM MUITA ALEGRIA, EN-TUSIASMO, PARA QUE O ES-PÍRITO NATALINO ESTEJA PRESENTE EM TODOS OS CANTOS DE NOSSA CIDADE E EM SEUS LARES.

Veículos foram fi scalizados durante todo o dia de ontem e madrugada de hoje

Brigada Militar está desde ontem com fi scalizações intensivas na estrada da Esquina Beck

36ª CRE encerra ano com balanço da gestão 2007/2010Na quinta-feira, dia de 16 de

dezembro, foi realizado em Ijuí, a partir das 9h, uma reunião da 36ª Coordenadoria Regional de Educa-ção com os diretores das escolas es-taduais. Esta reunião teve o objetivo de realizar um balanço das ações de-senvolvidas nesse período de gestão 2007 a 2010.

Foram socializadas as práticas pedagógicas realizadas no decorrer da gestão 2007 a 2010 nas escolas de abrangência da 36ª CRE, dando destaque aos referenciais curricula-res, a escola ativa realizando uma mostra das suas produções, a edu-cação profissional e dos projetos de alfabetização. A coordenadora da educação, Noemi Huth, apresentou um balanço das principais projetos que fazem parte do Programa Es-truturante Boa Escola para Todos,

destacando os investimentos, resul-tados e desafios que ficam.

Ao final da reunião foram en-tregues uma lembrança da 36ª Co-ordenadoria Regional de Educação

aos diretores das escolas estaduais extensivo aos professores das mes-mas encerrando com um almoço de integração.

Diretores participaram de encontro realizado em Ijuí terça-feira

gião rural dos municípios as barrei-ras foram montadas em Panambi na semana passada e em Condor desde a manhã do dia de ontem.

Aqui no município a barreira está localizada na estrada que liga a locali-dade de Esquina Beck a cidade, junto a Escola Getúlio Vargas em Pontão dos Buenos, por ser este uma das principais vias de acesso, via interior,

a outros municípios da Região, como Palmeira das Missões, Santos Augusto e Ajuricaba. “Estaremos com a bar-reira montada aqui até o final do dia deste sábado (18), inclusive durante a noite, e enquanto isso a Patrulha Rural estará transitando pelo interior do Mu-nicípio”, explicou o Sargento Régis Fiorio, comandante da Brigada Militar de Condor.

Page 8: Edição dia 18 de dezembro de 2010

18 de dezembro de 20108 Especial

Com a participação de jovens de toda a Região a Igreja Evangélica As-

sembleia de Deus Unidade Cris-tã promoveu no final do mês de novembro seu 9º Congresso de Jovens e Adolescentes.

A programação que foi coor-denada pelo grupo de jovens e pelo pastor Jaime Vasconcelos da

Unidade Cristã promove encontro de jovensFiéis de toda a Região estiveram em Condor para 9º Encontro de Jovens e Adolescentes

Igreja de Condor, contou com a apresentação de corais, cantores e preletores.

O Encontro foi realizado no

domingo, dia 21 de novembro, no pavilhão da Igreja Católica de Con-dor e ao meio dia foi servido um delicioso almoço aos presentes.

Page 9: Edição dia 18 de dezembro de 2010

Social 18 de dezembro de 20109

19/12 Validio da Silva Oliveira

20/12 Valdenir dos Santos

20/12 Cristiane D. Appel

21/12 Aline Desbessel

21/12 Juliana Rodrigues

22/12 Pierre C. Benitez Barato

22/12 Marcos Fingstag

22/12 José Kruger

22/12 Sérgio Rafael Kruger Cal

22/12 Paula Vanessa Kruger Cal

23/12 Valdir da Rosa

Aniversariantes da

Semana

Parabéns!

“Desejamos uma explosão de alegrias, amor, paz e muita saúde para curtir todos os bons momentos da vida. Que Deus continue sempre a te iluminar”.Parabéns pelo seu aniversário no dia 23/12.Uma homenagem da esposa, fi -lha, genro e demais familiares.

Valdir da Rosa

17/05

Nós pais, irmão, noivo e a mocidade da Igreja desejamos a você as mais ricas ben-çãos de Deus para sua vida e que continue sendo esta filha especial e atenciosa que você é. Parabéns pelo seu aniversário no dia 19/12 em que completas 19 anos.Parabéns também pela sua formatura no Ensino Médio dia 17/12. Sabemos qye este é mais um dos muitos degraus que subirá.Uma homenagem de seus pais Jaime e Ana Maria, seu irmão Rafael, seu noivo Nestor e toda mocidade da Igreja.

Priscila da Silva Vasconcelos

Neste dia 16/12 completou 7 anos o garoto Pedro Henrique. Filho, que Deus continue ilu-minando o seu caminho. você é a maior benção que nós já recebemos. Te amamos muito. Parabéns e que sejas muito feliz. Com carinho de seus pais Ana e Ivan Prass.

Pedro Henrique

17/05

O sucesso é daqueles que batalham, e com toda certeza você é um dos merecedores desse suces-so. Que a alegria da formatura hoje,fi que para sempre em você, para que a felicidade também contagiem aque-les que da sua profi ssão se benefi ciarem.Pessoas grandes são aquelas que lutam por ide-ais, e hoje nesta formatura você prova ser parte dessas pessoas.A sua conquista vai impulsionar outras buscas e abrir novos horizontes,sempre apontando para um futuro muito lumi-noso.Parabéns e muito sucesso!Por acreditar que este dia chegaria,você se esforçou e buscou a cada dia o seu so-nho. Merecidamente venceu, e hoje os aplausos são todos seus por atingir uma nota tão boa 9.1, que muitos não acreditavam que você era capaz de conseguir.Parabéns!Os que você alcançou hoje é uma pequena parte do que você ainda pode conquistar com o seu talento.

Fernando Schafer O talento, a força de vontade e a persistência trouxeram você até aqui.Esperamos que esta vitória seja o início de muitas outras conquistas.Parabéns pela formatura!

Esta é uma homenagem dos avós ADOLINO MULLER e FAMILIA.

“Em todo instante confi o em Deus, no que faço penso em Deus, com quem vivo amo a Deus. Por onde sigo sigo com Deus. No que aconte-ce Deus faz o melhor. Tudo o que é melhor é benção de Deus e você Thays é uma benção que veio para

nossa vida. Você chegou para iluminar nossas vidas.

Parabéns pelo seu aniversá-rio de 1 ani-nho. Te ama-mos muito! Com carinho dos avós, pais, tios, pri-mos, dindos e amiguinhos.

Thays Soares Robecke

20/12

Page 10: Edição dia 18 de dezembro de 2010

18 de dezembro de 201010 Geral

No dia 15 de dezembro realizou-se em nossa escola o encerramento do ano letivo.

No início da manhã os alunos dos anos iniciais realizaram uma integração e um café colonial.

Após recebemos a visita do Missionário Rob-son, da Igreja Assembléia de Deus, que na oportuni-dade nos levou a refletir sobre o verdadeiro sentido do natal e a importância desta data para os cristãos, encantando nossa manhã com belíssimos louvores.

Para encerrara a manhã foi realizado uma ho-menagem aos alunos que estão concluindo o Ensi-no Fundamental em nosso educandário, e a entrega de notas e pareceres do terceiro trimestre e um pa-cotinho de natal.

Desejamos então a todos os educandos, educadores, fun-cionário, direção e comunidade escolar um natal repleto de paz, harmonia e amor e um ano novo com muitos so-nhos e realiza-ções.

Encerramento do ano letivo

Começa com o álcool, a se-guir o cigarro, depois inalantes e a maconha. Em determinas classes sociais, os inalantes tomam o pri-meiro lugar com colas de sapateiro e, utilmente, surgiu um forte páreo que é o “Crack”. Todos trazem enorme preocupação aos pais, es-colas e autoridades, devidas o alto potencial de dano e morte.

Como derivado de álcool, a cer-veja toma o primeiro lugar, as vezes pelo baixo teor alcoólico, incentiva os adolescentes, principalmente nos grupos festivos. Na medida em que o consumo do álcool, surge inesperadamente o desejo a outras drogas e, geralmente quem usa a maconha, sente o desejo e tentação de experimentar a cocaína e outros estimulantes alucinógenos. A hero-ína, LSD e outras raridades, dificil-mente ingressam na classe baixa média,pois o custo é caríssimo.

A classe alta, dos grandes cen-tros ou de renomados pontos turís-ticos, adere as drogas de luxo se excitam com suas musicas, quais são verdadeiros incentivos ao uso de drogas, como “To Porty” : “Portyng” e “Doing Drugs”, estilo “Rock” e outras.

Infelizmente, em casa, é o lo-cal das primeiras drogas com o costumeiro vinho e cerveja de fes-tinhas. A lei proíbe a venda a me-

Conselho TutelarAs drogas: primeiras drogas, primeiras experiências

nores, mas tudo não passa de teses, os comerciantes no afã do lucro, vendem a todos que procuram, não observando a idade.

Os traficantes de todos os tipos de drogas estão de prontidão nas proxi-midades das escolas, e até mesmo dentro delas, nas chamadas áreas de fumo (banheiro e outros recantos).

As autoridades devem preocu-par-se mais com a repreensão nos banheiros e saguões de shoppings, pois são lugares nobres as vendas. Muitos também são os camelôs ambulantes que exercem ativida-des paralelas em grandes centros. Os medicamentos prescritos são bastantes procurados pelos jovens, invadem armários a procura de toda espécie de medicamentos. Outros bebem baunilha, extrato de limão

ou comem noz-moscada.Sempre “um amigo” faz primei-

ro a insistência, com receio, com te-mor e com medo o inexperiente faz a primeira tentativa, a primeira sempre é de amostra grátis. Hoje em dia, a pressão grupal é fortíssima, sempre um jovem faz coisas em grupo que jamais seria capaz de fazer, se sozi-nho estivesse. O telefone no quarto proporciona ao filho a privacidade desnecessária. Os concertos de ro-ques (Rock) são conhecidos como palco de libertinagem e platéia das drogas e, por isso não é recomenda-do a um jovem de bem. A solidão e o desejo de tomar parte em um grupo podem, facilmente, induzir alguém a fazer de um grupo indesejável de colegas. O segredo a respeito dos amigos é um sinal perigoso.

Avisos- O Cartório Eleitoral da 115º Zona Eleitoral funcionará em regime de plantão

no período de 20 de dezembro de 2010 a 06 de janeiro de 2011, observado o ho-rário das 13h às 19h. Esse horário será mantido até o dia 28 de fevereiro de 2011. Informa ainda que nos dias 24 e 31 de dezembro de 2010 não haverá expediente. Por fim, cabe lembrar que dia 30 de dezembro é o último dia para requerer justifi-cativa pela ausência ao 2º turno das eleições 2010.

- Fábio Schirrmann, Coordenador do Movimento dos Pequenos Agricul-tores de Condor (MPA), convida os seus associados para Assembléia Geral e jantar de confraternização a se realizar hoje, dia 18, a partir das 20h, no refeitório da IECLB. Haverá palestra com o representante dos Alcoólicos Anônimos, presença dos representantes da Regional do MPA e da Comissão do Hospital Público Federal, Plínio Simas. Programação: Eleição da Nova Coordenação; Prestação de Contas; Palestra com Grupos Alcoólicos Anôni-mos; Avaliação das Lutas e Projeto Hospital Público Federal com Plínio Si-mas, Coordenador do MPA Estadual; O MPA de Condor espera confirmar nos Próximos dias a participação no Jantar, do Governador Eleito, Tarso Genro e da Deputada Federal, Maria do Rosário;

Este mês nossa escola recebeu do programa Federal Escola Ativa, o valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais), valor este que será reprogramado para ser aplicado no ano de 2.011 em reformas e aquisição de material permanente, visando assim a melhoria do ambiente escolar e aquisição de material didático que auxiliem os educadores na qualificação do ensino oferecido em nossa Instituição de Ensino.

Professor Neuza Medeiros de OliveiraConselheira Tuttelar

Mensagem aos alunos da 8ª sérieTodas as pessoas que passam pelas nossas vidas deixam as suas marcasnum ir e vir infinito...

As que permanecem ...é porque simplesmentedoaram seus corações para entrar em sintonia com a nossas almas.

As que se vão ...nos deixam um grande aprendizado....Não importa que tipo de atitude tiveram,mas com elas aprendemos muito...

Com as vaidosas e orgulhosas aprendemos que devemos ser

humildes....Com as carinhosas

e atenciosas aprende-mos

a ter gratidão....Com as duras de

coração aprendemos a dar o perdão....

Com as pessoas que passam

pelas nossas vidas aprendemos tam-

bém a Amar

Você sabe qual a função do Agente Comunitário de Saúde? Como profissional já ouvi muitos comentários afirmando ser um traba-

lho irrelevante, muito pelo contrário, não queremos ser vistos como intrusos, nosso trabalho tem o principal objetivo de ser o elo entre a comunidade e os serviços público de saúde (e demais profissionais).

Além de realizar visitas domiciliares de acompanhamento, cadastrar fa-mílias, realizar mapeamento da área, atualizar periodicamente os cadastros e identificar situações de risco nós Agentes Comunitários de Saúde buscamos orientar as pessoas, para que tenham informação, e deste modo uma melhoria na qualidade de vida.

Como Agente posso dizer que o meu trabalho é muito importante, pois convivo com pessoas que assim como eu buscam realizar suas funções. Res-peito o trabalho e a dedicação de cada uma delas, e peço a mesma compre-ensão e respeito.

Pois somente se olharmos o trabalho do outro de forma ética, e nos co-locarmos em seu lugar, sentiremos em sua singularidade como o próximo se sente diante de nossas atitudes.

Daiane Leschewitz Schneider- ACS – Área: Linha Mambuca – Pro-grama Saúde da Família Equipe II

ESPAÇO DO AGENTE COMUNITÁRIO

e de várias formas....com amizade, com dedicação, com

carinho,com atenção, com atração, com paixão ou com desejo ...

Mas nunca ninguém nos ensinoue nunca aprenderemoscomo reagir diante da “SAUDA-

DE” que algumas pessoas deixam em nós...

Um grande abraço a todos vocês e desejo de sucesso em sua nova cami-nhada.

São os votos dos professores, dire-ção e colegas de nossa escola

Page 11: Edição dia 18 de dezembro de 2010

Geral 18 de dezembro de 201011PREVISÃO DO TEMPO

por Greici de Mattos

Fonte: Tempo Agora

Senar-RS divulga vencedores do con-curso Agrinho 2010

Alunos e professores de escolas de Entre-Ijuís, Alegrete, Derrubadas, Cristal, Sobradinho, Santa Bárbara do Sul, Cerrito, Farroupilha, Chuvis-ca, Condor, Nova Prata e Segredo foram os grandes vencedores do Concurso Agrinho 2010, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendiza-gem Rural, Senar-RS, com a parceria do Governo do Estado, secretarias municipais de educação, Sebrae e patrocínio do Banco do Brasil.

Foram escolhidos os melhores nas categorias desenhos, textos e melhores experiências pedagógi-cas sobre o tema trabalho e con-sumo. Entre os critérios utilizados pela comissão avaliadora, foi consi-derada a criatividade para abordar o tema conforme a escolaridade e definidos os finalistas por região, para posteriormente, eleger os melhores em nível estadual. A lis-tagem completa dos finalistas está em: http://www.senar-rs.com.br/agrinho/2010/Relacao_

O concurso, que neste ano teve

Encerramentodas atividades no

Sindicato Rural

5.229 trabalhos inscritos, 16% a mais do que em 2009, é a fase final do programa social realizado há oito anos pelo Senar-RS entre alunos e professores de escolas públicas gaú-chas. Conforme o chefe da divisão técnica do Senar-RS, Taylor Guedes, a maioria dos trabalhos vencedores tiveram resultados aplicados em co-munidade e caracterizam-se por se-rem trabalhos inéditos no concurso. “Os resultados foram excelentes. O concurso cresceu em quantidade e qualidade de apresentação e resul-tado dos trabalhos.– explicou.

A proposta do programa é fa-cilitar em sala de aula o desenvol-vimento de atividades ligadas à transversalidade, abordando temas importantes como saúde, cidadania, meio ambiente, trabalho e consu-mo. Este ano, foram mais de 27 mil professores e 340 mil alunos partici-pantes de 2,2 mil escolas, os quais, através das revistas com o perso-nagem Agrinho, foram motivados a trabalhar questões relacionadas à abordagem para a compreensão dos alunos sobre as atitudes cida-dãs, como votar, ter documentos de identidade, sobre direitos e deveres dos cidadãos e a influência deste

Prêmio Mérito Ru-ral em fase finalA comissão organizadora do

“Prêmio Mérito Rural – Os Melhores de 2010”, formada por representan-tes do Sindicato Rural, Cotripal, Se-credatira Municipal da Agricultura e da Emater, reuniu-se para avaliar

Para encerrar as atividades deste ano no Sindicato Rural, o presidente da entidade convocou uma Assembleia Geral Ordinária na sexta-feira, 10/12, a fim de apre-sentar aos associados a prestação de contas referente a este ano, assim como realizar a confraterni-zação entre os envolvidos no tra-balho da entidade durante 2010. Após a assembléia, os convidados assistiram a uma palestra denomi-nada “Faça da sua vida um show”, com o professor universitário Ro-selei Luis Angst, repleta de muita música e histórias divertidas.

O Sindicato entrará em reces-so a partir do dia 27 deste mês, e volta às atividades normais a par-tir de 10 de janeiro de 2011.

o andamento do concurso e acer-tar os últimos detalhes.

Já foram apuradas as notas obtidas nas categorias do Prêmio: Estrutura e organização; Diver-sificação e mão-de-obra; Meio ambiente e uso adequado dos re-cursos naturais; Responsabilidade Social; e a Propriedade Modelo, ou seja, aquela que obter maior soma na pontuação em todas as catego-rias. A comissão também já marcou a data para divulgação dos vence-dores, entrega dos troféus e dos televisores aos vencedores de cada categoria e para o escolhido como Propriedade Modelo.

O evento acontecerá no dia 21 de dezembro no Clube de Condor, a partir das 19h30min. O presidente do Sindicato salienta a importância da participação dos inscritos na ceri-mônia. “Desde já, queremos convidar a todos os produtores rurais inscritos no Prêmio Mérito Rural, juntamente com seus familiares, para se faze-rem presentes no evento de entrega da premiação, já que faremos um relatório das atividades e será um momento de troca de experiências e confraternização. O Prêmio é algo inédito no nosso município, e a idéia

Mesmo com a previsão de aumento da safra 2010/2011 de trigo no

Brasil e na Argentina, o preço do cereal deve se manter em alta no próximo ano. Dado principal-mente a redução de colheita da Rússia e da Austrália por conta do clima. A previsão é da Asso-ciação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), que afirmou ainda que a qualidade do cereal brasileiro melhorou significati-vamente nesta última safra. Em 2011, a entidade pretende lançar uma campanha com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abas-tecimento (Mapa) para ampliar o consumo do trigo pelo brasileiro.

De junho a novembro deste ano, os preços do trigo na Argenti-na, que é o principal exportador do Brasil, acumularam altas de 25%. Nos Estados Unidos, os números

Preço do trigo deve continuar em elevaçãoFrustrações de safras na Austrália e Rússia dão garantias ao preço do trigo brasileiro

são ainda mais ele-vados. No mesmo período os preços aumentaram 47%. Segundo Sérgio Amaral, presiden-te da Abitrigo, esse cenário gera certa preocupação para o começo do ano que vem. “Isso deve pro-vocar uma alta nos preços da farinha no inicio de 2001. E isso preocupa um pouco, pois essa alta será repassada ao consumidor. Entretanto, como a safra de Brasil e Argentina tendem a ser maiores, o aumento poderá ser compensa-do”, declarou o presidente.

Para ele a suspensão dos em-barques do cereal da Rússia e da Austrália, que sofrem com pro-blemas climáticos em suas safras,

pode manter a volatilidade dos pre-ços em 2011. “Os valores do trigo e de outras commodities oscilaram bastante nesse ano e isso deve con-tinuar em 2011, por conta dos cres-centes investimentos do mercado financeiro internacional em grãos. O caso da Rússia e da Austrália ainda pioram um pouco essa situ-ação”, contou.

conhecimento na vida e no plane-ta. “O programa é um instrumento facilitador utilizado pelo mestre na formação de valores para crianças e jovens, além de suas famílias” – ex-plica o Superintendente do Senar-RS, Carlos Schütz.

Os prêmios serão entregues nos municípios de cada vencedor em fevereiro de 2011 quando os vencedores receberão cadernetas de poupança, computadores, apa-relhos de som, bicicletas e TVs.

A professora condorense, Eunice Pereira, foi a vencedora, pela quarta vez, na categoria Experiência Pedagógica do Con-curso Agrinho. Além de vencer nesta categoria aqui na região da produção, a professora também ficou em 2º lugar no estado, na mesma categoria.

é de que essa iniciativa ganhe maio-res proporções em edições futuras”, afirma Gilberto Costa Beber. Além dos inscritos, estarão presentes os in-tegrantes da comissão organizadora e representantes da Basf, patrocina-dora do evento.

O adiamento da votação da proposta de atualização do Código Florestal poderá aumentar o qua-dro de insegurança jurídica entre os produtores rurais em 2011. O alerta foi feito nesta quarta-feira (15) pela presidente da Confede-ração da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, ao fazer um balanço de 2010 e fa-lar sobre as perspectivas do setor

Adiamento aumenta apreensão no campo com CFagropecuário para o próximo ano. Um dos motivos para este cenário de instabilidade no campo aponta-dos pela senadora foi a renovação de metade da Câmara dos Depu-tados, onde a matéria aguarda apreciação. Desta forma, avaliou a senadora, há muitas incertezas sobre o andamento das discussões em torno do tema.

A questão da logística e infraes-

trutura também foi abordada pela senadora na entrevista coletiva. Segundo ela, o governo precisa priorizar investimentos em regiões produtoras de grãos. “O governo precisa ver se precisa do trem bala ou se quer melhorar a logística no centro-oeste, que produzo metade da produção de grãos no País. Se tiver mais dinheiro, faz o trem bala”, enfatizou.

Page 12: Edição dia 18 de dezembro de 2010

18 de dezembro de 201012 Escolas

Durante as at iv idades de comemoração dos 25 Anos da Escola Levino Lautert , foi real izado um trabalho de pesquisa part ic ipat iva para escolha do nome da bibl ioteca. Durante dois meses f icou a disposição da comunidade escolar uma urna para coletar prováveis nomes pra mesma. A urna foi aberta no dia da festa. Após aval iar as sugestões o nome mais votado foi “ Bibl ioteca Mário Quin-tana”.

Mario Quintana foi um importante escri tor, jornal is ta e poeta gaúcho. Nasceu na cidade de Alegrete (Rio Grande do Sul) no dia 30 de julho de 1906. Trabalhou também como tradutor de im-portantes obras l i terárias . Com um tom irônico, escreveu sobre as coisas s imples da vida, porém buscando sempre a perfeição técnica.

Na fase adulta, Mario Quintana foi trabalhar na Editora Globo. Começou a atuar na tradução de obras l i terárias . Durante sua vida traduziu mais de cem obras da l i teratura mundial .

Com 34 anos de idade lançou-se no mundo da poesia. Em 1940, publ icou seu primeiro l ivro com temática infant i l : “A rua dos cataventos”. Vol ta a publ icar um novo l ivro somente em 1946 com a obra “Canções”. Dois anos mais tarde lança “Sa-pato Florido”. Porém, somente em 1966 sua obra ganha reconhecimento nacional .

Faleceu na capi tal gaúcha no dia 5 de maio de 1994, deixando um herança de grande valor em obras l i terárias .

Aconteceu na EscolaCuriosidades: Símbolos de NatalCertamente, de todas as festas cristãs, o Natal é uma das mais bonitas, pois é carre-

gada de cores, de luz e de símbolos muito ricos em significado. Os símbolos não querem dizer diretamente, mas querem apontar para algo que vai além do nosso horizonte de compreensão. Não fechemos, então, as portas para compreender esse ALGO MAIS que Deus diz através dos símbolos do Natal.

• PINHEIRO - Deus afirma que Ele é como o “cipreste” que mantém suas folhas sem-pre verdes (Os 14.8). Mesmo diante da falta de esperança, da seca ou do inverno, Deus faz nascer o verde de uma nova esperança (Is 11.1, 53.2; Jr 33.15).

• ESTRELA(S)- A estrela de Natal tem um papel determinante na história, pois indica o caminho para os magos (Mt 2.2). A estrela tornou-se o símbolo do extraordinário que aconteceu naquela noite. A estrela aponta para o local do nascimento do menino Jesus e aponta para a plenitude de vida que representa esta vinda de Deus ao mundo em Cristo.

• VELA(S) - A vela simboliza a luz que veio ao mundo com o nascimento de Cristo, como lemos no profeta Isaías 9.1: “O povo que andava na escuridão, viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas”. Consumindo-se completamente para gerar luz, a vela simboliza a doação em favor da vida.

• PRESENTE(S) - A ideia de trocar presentes no Natal está relacionada, entre outros motivos, aos magos que trouxeram presentes para o menino Jesus (Mt 2.11). O grande e merecido presente mesmo é Deus que nos oferece em Cristo: uma vida abundante e reple-ta de alegria. A troca de presentes entre as pessoas é uma forma de lembrar que a oferta generosa de Deus em Cristo é para todos.

• COROA DE ADVENTO - ADVENTO quer dizer tempo da chegada. O que era es-perado se aproxima, está para acontecer, chegou a hora de se concretizar. Cada domingo de advento acendemos uma vela na coroa e lembramos:

1ª vela: os profetas do AT que falaram da vinda e profetizaram o seu nascimento; 2ª vela: João batista, o último dos profetas, que preparou o caminho para Jesus; 3ª vela: Jesus Cristo virá para julgar os vivos e os mortos e edificar o seu reino; .4ª vela: Deus está em nosso meio sempre que ouvimos a sua palavra. A COROA simboliza o fato de Jesus ser Rei. Os RAMOS VERDES lembram a eter-

nidade de Deus.

Caminhada Cantante As turmas do 1º, 2°, 3º ano e 4ª série das Séries Iniciais do En-

sino Fundamental, sob orientação das professoras Elenice, Sandra, Anelise e Geni, realizaram uma “Caminhada Cantante” pela nossa cidade. Visita-ram a Prefeitu-ra Municipal, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o Su-permercado e Seção de Peças

da Cotripal onde entoaram a canção “Natal Todo Dia” do grupo Roupa Nova. Os alunos e as professoras agradecem a acolhida que lhes foi ofertada e desejam a todos um Feliz Natal.

Piquenique na Afucopal As turmas do 1º, 2°, 3º ano e 4ª série das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, sob orientação das pro-

fessoras Elenice, Sandra, Anelise e Geni, no dia 09/12/2010 (quinta-feira) realizaram um belo piquenique na Afucopal, na cidade de Panambi, sendo que a sede foi gentilmente cedida pela Cotripal. Foi uma tarde

muito divertida para os alunos e professoras. Além das diver-sas brincadei-ras, compar-tilharam os lanches. A di-reção da escola agradece a Pre-feitura Munici-pal pela cedên-cia dos ônibus para o transpor-te das crianças.

Tarde Recreativa No dia 10/12/2010,

a turma 31, 3º ano sé-ries iniciais do Ensino Fundamental pode usufruir de uma tar-de diferenciada, fru-to do seu excelente desempenho escolar no decorrer deste ano letivo. A convite da professora, Anelise Weschenfelder, parti-ciparam de um lanche coletivo em sua casa, com direi-to a várias brin-cadeiras, cama elástica, afagos aos bichos de estimação da professora... ati-vidade de encer-ramento do ano.

Encerramentodas Atividades

LetivasEncerrou-se no último dia 14/12,

as atividades letivas da nossa escola. Mais um ano se passou e os alunos comemoraram com muita alegria a passagem de mais uma etapa. As turmas organizaram-se com amigo secreto, lanches especias, e oficinas com brincadeiras.

Os alunos do curriculo viveram atividades diferenciadas: filmes de natal, passeios, rodas de sorvete e como destaque foi trabalhada a his-tória de Ruth Rocha, A Árvore de Beto. Que enfatiza a importância da amizade e do amor ao próximo que pode transformar os corações das pessoas. Todos os seres humanos tem a sua maneira de comemorar o Natal, mas ele só tem significado no momento em que é compartilhado com nossos semelhantes.

A comunidade escolar agradece por tudo de bom que passou nesse ano e pela colaboração recebida. De-seja a todos um feliz natal e um ano novo cheio de luz e bençãos divinas.

Festa FantasiaNo dia 14/12/201, no turno da tarde realizou-se o encerramento do ano

com os alunos dos 1°, 2°, 3º anos e 4ª série do Ensino Fundamental numa integração intitulada “festa fantasia” no Sindicato Patronal.

Na parte da noite (20:30 horas) houve a Cantata Natalina e entrega dos Pareceres dos alunos aos pais, no ginásio da escola.

Page 13: Edição dia 18 de dezembro de 2010

Especial 18 de dezembro de 201013

Apesar do mal tempo, o encer-ramento das atividades esportivas do Greminho acabou conforme o planejado, de acordo com a avalia-ção do Coordenador da escolinha Professor Claudio Wegner. Na parte

Greminho promove encerramento de anoAtividades celebraram os bons resultados das Escolinhas do Greminho no ano de 2010

Dia esportivo do Greminho teve futebol, chuva e carreteiro no disco preparado por pais e amigos da gurizada

AGRADECIMENTO - Em nome da diretoria e coordenação do Esporte Clube Greminho de Condor, queremos agradecer a todos os pais e responsáveis, que, de uma forma ou outra contribuíram para mais esse evento da escolinha, salientamos que a participação dos senhores foi fundamental para todos os acontecimentos de 2010. A família GREMINHO deseja a todos um Fe-liz Natal e que 2011 seja tão bom quanto foi 2010, para que pos-samos melhorar ainda mais nossa Escolinha, um forte abraço a todo povo condorense e votos de sucesso a todos.

Horário especial de Natal!!!Para sua comodidade e para

que você possa comprar os presentes para sua família, a Loja Becker de Condor estará atendendo em horários especiais até o Natal.

No sábado dias 18 estaremos abertos das 8h às 12h e das 13h30 às 16h.

E na semana do Natal, dias 20, 21, 22 e 23 a Loja fi ca aberta das 8h15 às 11h45 e das 13h30 às 20h e no dia 24, das 8h15 às 16h sem fechar ao meio dia.

da manhã teve amistoso com a es-colinha do Flamengo de Panambi, ao meio dia foram servidos mais de 200 almoços para a comunidade condorense que prestigiou o evento assistindo aos seus filhos apresenta-

rem um bom futebol e exibirem o uniforme novo adquirido neste ano. Na parte da tarde, mesmo com chu-va, a escolinha do Juventude de Rin-cão dos Góis compareceu, fechando à tarde com mais dois jogos.

Neste sábado dia 18/12/2010, a equipe do infantil do Greminho estará na cidade de pontão (pró-ximo à Passo Fundo), para jogar um torneio realizado pela Liga Alto Uruguai de Futsal. Neste dia se enfrentarão todas as equipes classificadas na 1ª Fase Regional. De acordo com os organizadores do evento, se enfrentarão as cida-des de Passo Fundo, Sarandi, Três Palmeiras, Trindade do Sul, Condor entre outras que irão confirmar. A saída para essa competição será as 08h00min em frente ao Clube de Condor.

Infantil do Greminho joga na cidade de Pontão pela Liga Alto uruguai

Esta será a últi-ma participação da escolinha do Gremi-nho em 2010. Neste domingo as 13h, em Coronel Barros o Gre-minho enfrentará a boa equipe do Verde Esportes de Santo Ângelo, o jogo vale o 3º Lugar de dessa competição que teve um total de 10 equi-pes competindo nes-sa categoria.

Categoria Mirim disputa 2º lugar na Copa Carlos Eduardo em Coronel Barros

Page 14: Edição dia 18 de dezembro de 2010

Eu ví...

ClassiVila

18 de dezembro de 201014

- Tchê, conhece um tal de Kidiaba? Pois é, nós colora-dos fomos devida-

tio aqueles da propaganda de auto-móvel, “tá na hora de revermos nos-sos conceitos”.

- Rapaz, vocês viram, essa se-mana o Sílvio Santos fez 80 anos (e a Hebe disse que não vai mais tra-baia pra ele, só porque ele tá can-tando o hit do momento “panpanpa-namericano...) e mesmo véio não deixa nunca de dizê: “Quem qué dinheiro!!!!”. Engraçado que nunca ouvi, ou vi, ninguém dizê que não qué...

Pois é, na Câmara também tão dando uma de Sílvio Santos. Fize-ram uma enquete essa semana, com a seguinte pergunta: “você é contra ou a favor do plantão das farmácias em Condor?” Dúvido que alguém diga que é contra, fora os dono de farmácia neh.

- E a Praça, côsa bagual de

bonita neh, tá de enchê os zóio... de água, com o Prefeito. Verdade, até eu fiquei emocionado de ver o quanto ficô bonito... Já é cartão postal aqui da Vila...

Tive essa semana aí pela volta, andei por umas cidades e não ví nada parecido com o que tem aqui em Condor...

- Semana de glória para a edu-cação de Condor. Além da Fernan-da Duarte que foi 1ª no vestibular da Unijuí com uma redação nota 100, também teve a Professora Eunice Pereira que pela quarta vez conquista um título do Prêmio Agrinho. Parabéns e muito sucesso pra Fernanda e pra profe Eunice.

- Taum tá, essa é a penúltima coluna do ano... depois da semana que vem, só no ano que vem...

Té lá entaum, upa!

Que Barbaridade! por Marcelo Fripp

um tal de Kidiaba? Pois é, nós colora-dos fomos devida-

mente apresentados esta semana. Também

pudemos dá umas voltinha pela República Democrática do Congo. Tenho certeza que tu gremista nem sabe onde fica isso! Definitivamen-te, Abu(não)DáBi!. Mas fazê o que neh, vamo de novo, em busca do Tri da Libertadores... E dá-lhe Li-verpool!

- Por falá em futebolismo, andam rumores de uns plano que me deixa-ram um tanto sem intendê a ordem das batata. Parece que a vontade é de fazê Futsal em Fevereiro (no bão do verão de andá escramuçando campo a fora) e de fazê Varzeano em agosto (no bão do inverno). Como diria os

VENDA DE CASA PARA DEMOLIÇÃO

A SOCIEDADE HOSPITAL BENEFI-CIENTE DE CONDOR vende casa para demolição, situada na Rua Germano Keller nº 90 - casa onde fica hoje a SMS. Tratar na secretaria do Hospital ou pelo fone 3379 1110.

VENDO casa c/ 90m² na Rua Reinoldo Felipe Breunig, 181. Tratar 9154 9543.

Cruzadinha Resposta Anterior

Um estudo realizado nos EUA revelou que o Índice de Massa Cor-poral (IMC) ideal está associado a menor risco de morte. Publicado na última semana no New England Journal of Medicine, o estudo analisou mortes por diferentes causas e identificou que pessoas não fumantes, com o IMC entre 20 e 24,9, vivem mais. Os pesquisadores descobriram que pessoas saudáveis, que nunca fumaram, e que esta-vam com sobrepeso (IMC 25 a 29,9) tem 13% a mais de chances de morrer devido a complicações relacionadas à obesidade.

Em pessoas obesas, com IMC entre 30 e 34,9, o aumento de chances de morte é de 44%. Em pessoas com IMC entre 35 e 39,9 o risco é de 88% e de 250% em pacientes com obesidade mórbida, com IMC entre 40 e 49,9.

— Esse estudo mostra que todos que não estão no peso ideal correm um grande risco de desenvolver doenças e não somente as pessoas com obesidade mórbida, como muitos pensam — destaca o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SB-CBM), Ricardo Cohen.

O resultado é a união de dados de 19 estudos realizados com 1,5 milhões de participantes. O IMC é uma relação de peso com a altura, utilizado no mundo todo como indicador geral de saúde. O IMC pode ser calculado dividindo o peso (em quilogramas) pelo quadrado da altura (em metros).

No Brasil, o aumento da obesidade já provoca reflexos na estatística de mortalidade. Levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde aponta um crescimento de 10% no número de mortes causadas por diabetes mellitus entre os anos de 1996 e 2007.

— A obesidade já é um grande problema de saúde pública no Brasil e como consequência vemos o crescimento de outras doenças, como o diabetes. O número de diabéticos na América Latina deve aumentar 65% nos próximos 20 anos, atingindo 30 milhões de pessoas — diz Cohen.

A doença, que é associada à obesidade, teve um crescimento de 10% entre os anos de 1996 e 2007. O diabetes já é a terceira causa de mor-talidade do país, atrás apenas de doenças cerebrovasculares (derrame) ou do coração.

O diretor do Departamento de Análise e Situação de Saúde, Otaliba Libânio Neto, calcula que se o Brasil manter esse ritmo de crescimento da obesidade, atingirá o mesmo padrão de obesidade da população dos Estados Unidos em 2022.

O Brasil figura entre os 10 países com maior percentual de dia-béticos, com 6,4% da população geral. Ao lado de outras doenças crônicas não transmissíveis, o diabetes é um dos principais desafios da área da saúde.

na Vila...

Preciso de MANICURE com ex-periência. Interessadas contatar no Salão Eliane, ou no telefone 9157 8176.

na Net...

VENDO Máquina de Costura singer, seminova. Valor R$ 275. Tratar 9104 4940.

A FANTÁSITICA FÁBRICA DE SORVETESO Bestseller de Roald Dahl, que por duas oportunidades virou filme, “A Fantástica Fábrica de Choco-

lates” (na versão brasileira) foi revivida essa semana por nossa reportagem, mas, também, com algumas adaptações: “A Fantástica Fábrica de Sorvetes”...

Em busca de algumas fotografias fomos até a indústria de sorvetes Alegranzi, de propriedade da fa-mília que dá nome à sorveteria e que agora está instalada em Condor, junto ao trevo de acesso à cidade, pudemos nos encantar com um mundo que parece de faz de conta.

Na fábrica instalada em Condor, aromas e sabores se confundem com sonhos que tínhamos quando éramos crianças. Isso tudo é substancialmente acrescido de uma excelência incomum no atendimento.

Dedicando totalmente sua produção industrial para o município de Condor, a Alegranzi instalou na antiga Casa Germânica uma estrutura fabril de invejar qualquer sorveteiro. O processo industrial deixa qualquer pessoa maravilhada e, confessamos, com água na boca.

Sob a filosofia de trabalho de que “ninguém fica sem comer sorvete”, a Alegranzi, com seus sorvetes Ice Wave, oferece para o mercado uma extensa linha de sorvetes e picolés.

Outro fator que chama a aten-ção na Alegranzi é a vontade dos proprietários de dar à empresa a cara de Condor. Trabalhando com praticamente a totalidade da mão de obra condorense, a família Ale-granzi já planeja a expansão e, o que ainda não é condorense, em breve, deverá ser. Para os donos da sorveteria, residir em Condor é um questão de bem pouco tempo.

VENDO 6 terneiras, 6 novilhas, da raça jersey PC. Tratar 9146 1218.

PROCURO Babá para o dia inteiro. Tratar 9992 4279.

PROCURO moça para dividir aparta-mento no centro. Interessadas deixar nome com telefone no jornal Vila Li-berdade ou pelo fone 3379 1005.

VENDO casa de madeira na Rua Herbert Schmidt, c/ 190m², terreno de 878m². Tratar 9169 0032 ou 9109 4700

IMC padrão pode elevar sua expectativa de vida

Page 15: Edição dia 18 de dezembro de 2010

Lazer 18 de dezembro de 201015

SAGITÁRIO - Aceite su-gestões de amigos e colegas. As tarefas reali-

zadas em grupo estão beneficiadas, bem como o lançamento de projetos de vida. Mantenha o bom humor e evite ansiedade.

CAPRICÓRNIO -Lembre-se que um período de des-canso regular é importan-

te para harmonia de suas energias. o principal problema é o desgaste de-vido a forte atividade mental. Encon-tre tempo para o divertimento.

AQUÁRIO - Isso significa lançar projetos audacio-sos sem nenhum tipo de

medo. Se necessário, consulte a opi-nião de pessoas mais experientes. Nos relacionamentos, companheirismo será a palavra chave do período.

PEIXES - Aceite desafios, siga em frente e deixe de lado qualquer tipo de angústia.

Este é um momento especial para a pros-peridade e nada pode atrapalhar o anda-mento do bom fluxo de energias. Não dê chance ao baixo astral e afaste-se de confli-tos desnecessários.

LEÃO - Neste momento sua boa estrela brilha como nunca e é preciso aproveitar

ao máximo o bom fluxo de energia. Siga em frente com determinação e coragem não dando importância as críticas infun-dadas. Viva intensamente o período.

VIRGEM - Ao contrário, preserve a boa qualidade de vida e a paz de espíri-

to. Fuja de qualquer tipo de conflito emocional. É melhor aguardar um momento mais propício para resolu-ção de problemas. Cuide-se bem!

LIBRA - Sua personali-dade está brilhante. Crie situações favoráveis para

o entendimento, pois sairá lucrando com o fortalecimento de caráter. Dei-xe de lado qualquer tipo de indeci-são. Vá em frente.

ESCORPIÃO-Preste aten-ção nas oportunidades profissionais e nos

assuntos financeiros nos próxi-mos dias. o fluxo de energia está intenso. As relações de afeto e amizade continuam boas, tra-zendo troca e participação.

ÁRIES - Elimine as pen-dências familiares e não assuma novos compro-

missos. Lembre-se que cada um pos-sui suas próprias responsabilidades. Abraçar todas as causas dificulta a solução de suas questões. Boa sorte!

TOURO - Nos próximos dias tenha cuidado com novas ações, principalmente no trabalho e na

família. Só assim conseguirá manter o bom fluxo de energias positivas. Evite desgastes desneces-sários. Este não é o momento propício. Negocie saída estratégica e procure o equilíbrio.

GÊMEOS - Só aceite no-vos desafios depois de negociar quais serão as

suas vantagens financeiras. Não in-terrompa o fluxo da prosperidade aceitando tarefas sem receber por elas. Trate tudo com diplomacia.

CÂNCER - Lute por aquilo que acredita. investir em você é uma maneira de

valorização. Criatividade e talento não faltarão. Nos relacionamentos, a fase é de estruturação e companheirismo. Busque o diálogo e a harmonia. Não entre em jo-gos emocionais sendo clara e honesta.

Sudoku, é um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de núme-ros. O objetivo é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões. O quebra-cabeça contém algumas pistas iniciais. Cada co-luna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo.

Sudoku Gastronomia

Horóscopo da semana

RECEITAS para o fi nal de semana

Ingredientes1Kg de farinha de trigo especial50gr de fermento fresco / 1 e meio copo de leite6 ovos / 1 copo de açúcar1 colher de sobremesa de essência para panetonemeio cálice de aguardente / 350gr de margarinaraspas de casca de limão / passas sem caroçofrutas cristalizadas à gosto

Modo de PreparoEm uma tigela grande esfarele o fermento, a seguir

amasse-o com a metade da farinha e o leite. Deixe descansar até dobrar de volume. Faça uma pasta mis-turando os ovos com o açúcar, depois junte a massa já preparada acrescentando o resto da farinha de tri-go. Acrescente a essência, a aguardente e a margari-na, amassando muito bem. Junte as passas, a raspa do limão e as frutas cristalizadas. Divida a massa em 4 porções, coloque nas formas próprias para panetone e deixe descansar por mais 1 hora. Depois de cresci-da, com a ajuda de uma faca corte em cima no for-mato de cruz, pincele com manteiga e leve ao forno quente por 50 minutos.

Panetone Caseiro

As receitas são sugestões de Viviane Barcellos Schmidt

DEFENSORIA PÚBLICA DO RS49 vagas para defensor público, ní-vel superior, remuneração de até R$ 14.207,19. As inscrições podem ser feitas até o dia 23/12, maiores informa-ções e inscrições pelo site www.con-cursosfcc.com.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTIA-GO - RS26 vagas para vários cargos, nível 1º, 2º, 3º grau, remuneração de até R$ 1.871,96. As inscrições podem ser feitas até o dia 05/01 pelo site www.objetivas.com.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO - RS27 vagas para vários cargos, nível 2º e 3º grau, remuneração de até R$ 3.622,23. Maiores informações e as inscrições podem ser feitas até o dia 09/01 pelo site www.fundacaolasalle.org.br/concursos

UFRGS12 vagas para professores, nível superior, remuneração de até R$ 7.333,67. As inscrições podem ser feitas até o dia 03/01, pelo site www.ufrgs.br

Concursos

Solu

ção A

nter

ior

Amistosos de Futebol

Sábado 18/12Condor Assemco14h30 - 8 de Julho x Renner

PanambiCampo do KW Sthiel14h30 - Austral x Los Leones16h30 - Tertúlia x KW Sthiel

Panambi 14h - SER Grêmio x Ponte Preta (com saida as 13h45 do Pohl)

Dicas de FilmesVELOCIDADE MORTALGênero:AçãoSinopse: O fi lme Velocidade Mortal é um Um misto de Top Gang e Velozes e furio-sos. Jovens amigos usam suas maquinas velozes e aviões ultra-sônicos para trans-portar drogas do México para a zona rural da Califórnia. Com os ganhos eles susten-tam o estilo de vida holliwoodiana que levam. Tudo corre as mil maravilhas até que uma linda e aparente inofensiva ga-rota, se infi ltra no grupo. Começa então uma frenética caçada aos jovens, que terão que usar todas as suas habilidades tanto em terra como no ar para poder sa-far-se dos policiais californianos.

O Aprendiz de FeiticeiroGênero: Aventura

EclipseGênero: Romance

Os MercenáriosGênero: Ação

Trovão NegroGênero: Ação

Sanduichinhos de FestaIngredientes2 pães para torta fria / 125g de maionese100g de iogurte natural / 300g de pepino em conserva5 cenouras cozidas / 200g de presunto em fatias200g de queijo em fatias

Modo de Preparo Comece misturando a maionese com o iogurte. Es-

palhe essa mistura, uma camada fina, em cima de uma das fatias de pão para torta fria. Pode ser também pão de sanduíche sem a casca. Por cima entram as fatias de quei-jo. De preferência, fatias bem finas. Outra fatia de pão e, por cima, mais uma camada do creme de maionese com iogurte. Agora é a vez do presunto. Fatias finas também. Mais uma fatia de pão e outra camada de maionese com iogurte. Corte os pepinos em finas fatias e faça uma cama-da de pepino. Outra fatia de pão e outra camada do cre-me de maionese com iogurte. Para finalizar uma camada de cenouras previamente cozidas e cortadas em rodelas fininhas. Termine com uma fatia de pão. Agora corte em quadradinhos. Para ajudar, espete os palitinhos e corte os quadradinhos. Você pode servir em travessas ou espetar os sanduichinhos em um abacaxi. Fica bem bonito.

PerigosasGênero: Ação

Shrek Capítulo FinalGênero: Comédia

Adrenalina em BangkokGênero: Comédia

A Batalha dos Três ReinosGênero: Aventura

Page 16: Edição dia 18 de dezembro de 2010

18 de dezembro de 2010