edição dia 11 de dezembro de 2010

16
Condor, 11 de dezembro de 2010 Ano 02 Edição 48 R$ 1,75 www.jornalvilaliberdade.com Professor Jorge Fripp visita em Palmeira das Missões Sítio que foi de Mozart Pereira Soares Escola Agostinha Dill entrega prêmios da Campanha Contribuição Premiada Geral 04 Natal chegou cheio de luzes, cores e emoção Geral 03 Presidente da Câmara apresenta Projeto que institui plantões das farmácias Escola Levino Lautert reúne comunidade escolar para comemorar seus 25 anos de atividades Geral 12 Especial 07 08 Cultura

Upload: jornal-vila-liberdade

Post on 15-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

edicao 1112 jvl

TRANSCRIPT

Page 1: Edição dia 11 de dezembro de 2010

Condor, 11 de dezembro de 2010

Ano 02 Edição 48 R$ 1,75 www.jornalvilaliberdade.com

Professor Jorge Fripp visita em Palmeira das Missões Sítio que foi de Mozart Pereira Soares

Escola Agostinha Dill entrega prêmios da Campanha Contribuição Premiada

Geral 04

Natal chegou cheio de luzes, cores e emoção

Geral 03 Presidente da Câmara apresenta Projeto que institui plantões das farmácias

Escola Levino Lautert reúne comunidade escolar para comemorar seus 25 anos de atividades

Geral 12Especial 07

08Cultura

Page 2: Edição dia 11 de dezembro de 2010

Uma das principais carências do município de Condor é o serviço de plantão dos estabelecimentos

comerciais de venda de medicamentos. Isso, sem dúvida, se dá muito pelo porte do Município o que faz com que a demanda pelo serviço não seja suficiente para cobrir os custos funcionais. A discussão sobre a prestação deste serviço pelas farmácias de Condor voltou à tona esta semana de uma forma um tanto impositiva, através do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, que apre-sentou um Projeto de Lei que instituí a obrigatoriedade dos Plantões sob pena de condicionamentos e sanções na expedição de alvarás.

O Vereador José Dias dos Santos está ocupando-se de sua função de re-presentante do povo e, talvez, por várias vezes interpelado pela população está buscando uma forma legal de impor as farmácias a esta condição, de prestarem este serviço. E realmente, nas ruas há uma exigência muito grande da popula-ção por alguns serviços básicos, como o plantão das farmácias. Do outro lado estão os proprietários das farmácias, que dentro dos limites do comércio local ainda precisam enfrentar normas e regras cada vez mais rígidas para manterem seus estabelecimentos funcionando. Ainda, tem o lado da população que sente as dificuldades de ter que, em situações de necessidade buscar em outra cidade os serviços básicos, anteriormente citados.

Não há dúvida de que o plantão de farmácias tem se tornado, a cada dia que passa, mais necessário para a comunidade condorense, porém, as-sim como em outras oportunidades que a situação esteve na pauta, há um processo um tanto mais burocrático e de discussões para que se chegue a um denominador comum, não se pode queimar etapas, todos devem ter a oportunidade de manifestar as suas condições, assim como a população está reclamando a falta do serviço, os empresários também têm o direito de opi-narem, ou de apresentarem as suas condições.

Assim, como a comunidade pode reclamar a falta dos plantões, os proprie-tários de farmácias também podem protestar, talvez pela insegurança de perma-necer em funcionamento com um estabelecimento comercial durante toda uma madrugada, pelos descumprimentos e desrespeito a acordos por parte de institui-ções órgãos que comprometem os serviços prestados e até por outras carências do Município, como a falta de médico, hoje essencial para o funcionamento de uma farmácia já que antibióticos são submetidos a prescrição médica. Então cer-tamente, o consenso disso tudo passa inevitavelmente pela discussão do assunto entre todas as partes envolvidas.

Opinião11 de dezembro de 20102

Comecei minha carreira de pro-fessor de Educação Física em 1976, numa escola Polivalente. Eram esco-las muito bem equipadas. A área técni-ca dava inveja às particulares. E tinha uma quadra de esportes! Não consigo imaginar uma escola ou um professor de Educação Física sem uma quadra de esportes. E a Levino comemorou seu jubileu de prata sem ela.

Na inauguração teve até gover-nador do Estado vindo da capital de helicóptero. Não fiz as contas, mas a viagem da aeronave de asa rotativa com a comitiva, daria mais do que uma simples quadrinha de esportes.

Senhoras e Senhores!.......Tenho dito! Palmas, abraços, promessas, eleições. Trocavam os governos, os secretários, os coordenadores e a cada puxado ou reforma de banhei-ros, novas solenidades, novos discur-

sos, novas promessas. E as crianças continuavam tendo aula na terra. Só quem recebe uma turma em sala de aula, no verão, depois uma aula de Educação Física, ainda mais no chão batido, sabe do que estou falando.

O poder público do município sempre acudiu a escola, dentro do que a lei permitia. A comunidade acompanhou o esforço, às vezes so-bre-humano, dos professores e dos pais para manter a escola funcionan-do dentro de um padrão mínimo de qualidade. O que era dever Estado foi, na maioria das vezes, assumido pela comunidade escolar. Jantas, al-moços, chás, rifas, pedágios tomaram um tempo precioso de todos. Tempo este que inevitavelmente fez falta no processo de educação dos alunos.

Falando nisso, o depoimento da professora Neusa foi de arrepiar. Re-

cordou ela muitas boas passagens como professora da escola. Mas não deixou de também fazer referência às coisas ruins, às falhas que ocorreram e que fugiram de suas possibilidades de acudi-las e evitar que acontecessem.

Como conheço a “Dona Neusa” desde os tempos em que foi minha professora de Ciências no primeiro ano do Ginásio (uma extensão do CEP que funcionou junto à escola Sinodal no início da década de 60), sei muito bem que ela não é daquelas que fazem de conta que ensinam. Quando uma coisa não dá certo, é motivo de muita preo-cupação para ela. Imagino sua tristeza, conforme seu relato apresentado na so-lenidade dos 25 anos da escola, quando recordava de todos aqueles alunos que se perderam pelo caminho nesse tem-po. Para ela, os que “não deram certo” são o símbolo das falhas que ocorre-

falando nisso por Jorge Luiz Fripp

25 ANOS DA ESCOLA LEVINO LAUTERT (SEM QUADRA DE ESPORTES)

DIRETORES

Denise Isabel WuadenMarcelo Fripp

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Darci Serafi m RodriguesMTE/RS - 15.063

SUPERVISÃO GERAL

Jorge Luiz FrippEDITOR CHEFE

Marcelo Fripp DIAGRAMAÇÃO

Denise Isabel WuadenMarcelo Fripp

COMERCIAL

(55) 3379.1005 / [email protected]

CIRCULAÇÃO

Semanal/SábadosTIRAGEM

500 ExemplaresIMPRESSÃO

ITS Gráfi ca e Editora Jornalística Ltda

www.jornalvilaliberdade.com

FW Editoração LtdaCNPJ 10.643.438/0001-41

Rua Mauricio Cardoso, 26Bairro Centro - Condor

CEP 98290-000

Wagner

Editorial

ram. Tem con-tado nos dedos e não esquece nunca, os que estão presos, os que caíram nas dro-gas, e assim por diante.

Pois é, professora. Quem trabalha com Educação Física numa escola sabe que nenhuma outra disciplina ca-tiva mais do que ela. A quadra poderia ter ajudado muito a prevenir e evitar os problemas sociais mencionados. Não conheço nenhuma escola no Estado que não tenha quadra de esportes. E como nenhum governador vai ler esta coluna, vou esperar sentado. 25 anos em pé, o velho Condor não agüenta. Condor nas costas, Condor nas juntas. No meu caso, e acho que também da D. Neusa, é problema de DNA: Data de Nascimento Avançada.

QUEMDISSE

“Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento”CLARICE LISPEC-TOR, escritora (1920), falecida em 09/12/1977

BRIGA DOS GÊNEROS“Elas falam mais com o cachorro do que com o marido. É ver-dade? Opine”“Não sei o que faço! O namorado só pen-sa em futebol. Não fi ca satisfeito quando estamos a sós”

“Nos momentos amargos nunca verti uma lágrima. Passa-va em mim mesmo a impressão de que não sei chorar. Sei, mas de alegria”DEPUTADO FEDERAL, IBSENPINHEIRO (PMDB-RS),EM LÁGRIMAS, DURANTE SEUDISCURSO DE DESPEDIDA DACÂMARA FEDERAL, AO SERHOMENAGEADO PELA APOSEN-TADORIA.

Na última sexta-feira, o presi-dente Lula declarou que “Dilma será uma presidente que não rece-berá nenhuma herança maldita”. Estaria ele reagindo a algum indí-cio nesse sentido? Naquele mesmo dia, o Banco Central anunciava medidas para conter o crédito e a inflação, revelando preocupações com o que está passando dos limi-tes. Quando Lula recebeu o gover-no, o crédito representava 24% do Produto Interno Bruto. Era pouco. Agora, está em 48%, o dobro, e parece demais. O presidente do Banco Central disse, ao justificar as medidas de endurecimento mo-netário, que elas vêm para garantir “a sustentabilidade do crédito” – ou seja, há o medo de uma bolha, que estoure em inadimplência, tal como aconteceu nos Estados Unidos e gerou o atual crise mundial.

Quando estourou a bolha ame-ricana, Lula a chamou de marolinha e pediu que continuássemos com-prando. Deu certo. O tsunami não chegou aqui. E o próprio governo deu exemplo, gastando demais. Boa parte foram gastos de custeio, não investimento que gera riqueza. As pessoas gastaram demais, o gover-no gastou demais – entusiasmado pelo ano eleitoral – e ambos estão endividados e pagando juros altís-simos. A inflação estourou a meta de 4,5% ao ano. O índice de pre-ços do IBGE está em 5,2% AA; o índice geral de preços da Fundação Getúlio Vargas está em 10,27%. A população já sente a carestia, prin-cipalmente em alimentos.

Se compararmos com a infla-ção, os juros estão estratosféricos: os do cartão em quase 240% ao ano; no cheque especial, 164%; o crédito pessoal, 44%; para bens du-ráveis, 50%; veículos, 23,5% e até o crédito consignado, quase sem risco, 26% ao ano! Não é à toa que

A Herança

o setor financeiro é o mais bem re-munerado do Brasil. As medidas do Banco Central, diminuindo a oferta de crédito, devem tornar os juros ainda mais elevados. O objetivo é evitar os excessos de fim de ano e tenderão a pressionar a inflação e aumentar o rol dos endividados.

Com tanta compra, inclusive de dólar(que se desvaloriza nas mãos do Brasil), a dívida do governo está gigantesca – e os juros que o gover-no paga se contam pelas dezenas de bilhões de dólares. Para piorar, o balanço de pagamentos está com déficit de 50 bilhões de dólares. De nossas exportações, só se safam as commodities agrícolas e minerais valorizadas. As exportações cresce-ram bem: mais 31% até agora, neste ano, mas as importações cresceram 44%. Do jeito que vai, o PAC só terá futuro com a abertura de con-cessões para o setor privado, já que o estado não terá capacidade de in-vestir o programado.

Essa é apenas parte da herança pesada. Quem usou o termo “mal-dita” foi o presidente Lula.

Alexandre Garcia

Opinião

Page 3: Edição dia 11 de dezembro de 2010

Geral 11 de dezembro de 20103

E 2010 está chegando ao fim. Acabamos por fazer análises em família e nas ro-das de amigos sobre os sabores e dissabores de 2010. Penso que no aspecto político aconteceram grandes decisões em nosso País, especialmente no fato de elegermos a primeira mulher para presidir o nosso querido Brasil. Digo querido porque sou da geração que aprendeu a cantar o Hino Nacional, cultuar a Bandeira com respeito e amar o Brasil na minha fase escolar primária lá no Rincão dos Pinheiros, hoje Escola Malaquias Pinheiro, aliás, homenagem justa em meu entendimento. Aprendi a cantar o Hino Nacional com a Professora (e tia) Neusa Medeiros de Oliveira e Professor Moacir Corrêa, mas de uma forma que gostássemos de cantá-lo, sabore-ando cada uma das palavras que o integra. Por isso minha declaração de amor ao Brasil, independente de quem o governar. A Juventude de hoje talvez não valorize isso. Mas quando pensamos no que aconteceu em 2010, impossível não apelar para a memória de nosso passado, das coisas boas que vivemos.

Também refletimos que o Brasil encerra um período de oito anos de go-verno do Presidente Lula e alguns setores da imprensa fazem sensacionalismo sobre o que o mesmo fará após descer a rampa do Planalto. Pois entendo que Lula vai continuar sendo aquele mesmo militante político que sempre foi até chegar à Presidência, pois uma pessoa que saiu lá do agreste e chegou onde chegou, sem vaidades pessoais, mas por objetivo de vida em ajudar o povo mais sofrido, merece apenas descansar e ajudar com suas idéias que serão sempre bem vindas. Ainda mais que pesquisa do instituto Vox Populi informa que 81% dos brasileiros acham que o país está no caminho certo. Somente oito por cento dizem o inverso. No Nordeste, o índice de aprovação é ainda mais expressivo: 88%. Para a maior parte dos 2.200 entrevistados em 161 municípios entre os dias 19 e 23 de novembro, a presidenta eleita Dilma Rousseff terá condições de manter as conquistas do atual governo. Além disso, ela disporá ainda de um quadro econômico favorável e será capaz de dar ao Brasil uma projeção inter-nacional maior do que a dos últimos oito ano. Mas os entrevistados associam essa expectativa à influência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima gestão. Cinquenta e sete por cento entendem que o atual mandatário terá forte influência sobre a administração que assumirá no dia 1º. de janeiro de 2011. Para outros 38%, Lula apenas apoiará Dilma caso ela necessite. Ao analisarem a figura de Dilma, os entrevistados atribuíram à futura presidente algumas qua-lidades, entre elas: liderança e capacidade de comando (mencionada por 67% dos participantes), preparo para administrar o país (65%), preocupação com os pobres (65%), melhores propostas (67%) e sinceridade (59%). Vamos avalian-do 2010 e prospectando 2011. Boa semana para todos e todas.

Claudio Motta - Advogado, Especialista em Direito Público Municipal

PolíticaClaudio Motta [email protected]

Presidente da Câmara, José Dias dos Santos, foi autor de Projeto de Lei

OVereador José Dias dos Santos, presidente da Mesa Diretora da

Câmara de Vereadores, apre-sentou um Projeto de Lei insti-tuindo o Plantão das Farmácias de Condor. A apresentação da matéria, que ainda passará por análise e votação no Legislativo e, se aprovada, pela sanção do Prefeito, causou um certo des-contentamento nos proprietá-rios dos três estabelecimentos instalados no Município, porém a população, que teria motivado a autoria do Projeto, se mostra favorável aos serviço.

O Projeto de Lei número 4/2010 do Legislativo Municipal, que “institui o plantão das farmá-cias em Condor”, apresentado em plenário na segunda-feira, 6, de au-toria do presidente da Câmara, ve-reador José Dias dos Santos (PP), gerou muita discussão essa sema-na, principalmente entre autorida-des e proprietários de farmácias. Assunto já debatido este ano pela Associação Comercial de Condor (ACI), até mesmo com os proprie-tários das farmácias instaladas no Município, a instituição de plan-tões foi apresentada pelo vereador José Dias sob a justificativa da ca-rência do serviço em Condor e da necessidade do deslocamento a ou-tros municípios da Região. “Quan-do da recomendação da prescrição médica os pacientes não tem tido condições de adquirir a medicação receitada em virtude de não en-contrarem nenhuma farmácia que possa atendê-los pelo fato de não disporem dos serviços (plantões). Assim, acabam tendo de se diri-gir, e somente aqueles que dispõe de condições, ao município de Pa-nambi para lá adquirir os medica-mentos receitados, ou então aguar-dar ao dia seguinte para buscar a devida medicação junto a uma far-mácia local”, justificou Dias.

A tramitação da matéria cau-sou desconforto entre os donos de

Projeto de Lei institui plantão das farmáciasMatéria apresentada na Câmara gerou desconforto com proprietários de estabelecimentos

O Projeto de Lei do Legislativo, número 4/2010, além de instituir o Plantão das Farmácias de Condor, também prevê negativa na conces-são de alvarás de funcionamento das farmácias que não se condicionarem ao compromisso de participarem dos plantões, sob pena de sofrerem noti-ficação do poder público e de terem que prestar esclarecimentos a Direto-ria Setorial da ACI.

Ainda, o Projeto autoriza o fun-cionamento destes estabelecimentos nos sábados a tarde e aos domingos e feriados. A Lei prevê ainda que as farmácias possam funcionar na forma de guichês, após as 22h, por questões e segurança.

Também, as farmácias terão a obrigação de divulgarem o calendário de plantões, tanto nos estabelecimen-tos como no Hospital.

O Projeto

farmácias de Condor que, além de apresentarem alguns fatores técni-cos, alegam não terem sido consul-tados sobre as reais condições para a implementação destes plantões e, que anteriormente, em discussão promovida pela ACI ficou acordado a prestação do serviços de uma for-ma diferenciada em concomitância com o Hospital através de telefo-nes. “Foi feito um acordo entre as farmácias, seria pago uma taxa de telefone lá no Hospital e de lá seria ligado pra nós e mediante receituá-rio médico iríamos abrir e fornecer o remédio a qualquer hora. Sempre atendemos nossos clientes fora de hora, nunca negamos”, disse a pro-prietária da Farmácia Central, Ede-la Werner, que acrescentou, “mas se isso virar Lei, teremos que cumprir e vamos estudar alguma forma de nos adequar”.

Já Denise Lautert, sócia da Farmácia Lautert reclama duas situações que impossibilitariam a realização dos plantões: seguran-ça e custos. “Nunca foi negado o atendimento pra ninguém, sempre que nos chamam viemos abrir, mas não temos como funcionar com plantão, o custo é muito alto além de que é bastante perigoso manter um funcionário trabalhando com a farmácia aberta durante toda a

madrugada”, disse Denise. Tam-bém proprietária, Traudi De Lucca fala em incostitucionalidade na Lei que pode vigorar em Condor, além de enfatizar a situação de custos. “Essa legislação é insconstitucio-nal, essa é uma situação que temos que resolver de outra forma, não assim, precisamos resolver outros problemas primeiro, como a falta de médico em Condor, isso sim leva nossos clientes a comprarem em Panambi, ainda mais agora que precisam receita para adquirir qualquer antibiótico. Se tivermos que introduzir o serviço de plantão, nosso custo deve aumentar em cer-ca de R$ 10 mil, isso é inviável”, argumentou Traudi.

Quanto a possível acordo, o presidente da Associação admi-nistradora do Hospital de Condor, Darci Pautz disse que a direção da casa hospitalar não foi comunicada oficialmente sobre a liberação de telefone, mas que não será nega-do se for solicitado para o contato com as farmácias.

O prefeito José Francisco Can-dido disse não ter tido contato com o Projeto do vereador José Dias, mas que “se não se chegar a uma solução teremos que sancionar essa Lei, não podemos ficar sem farmá-cias fora de hora”.

Page 4: Edição dia 11 de dezembro de 2010

11 de dezembro de 20104

Realizou–se dia 01 de de-zembro de 2010, no Par-que Aquático Recanto da

Natureza em Condor, a 1ª Gin-cana Solidária, organizada pela Liga de Combate ao Câncer em Parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Agostinha Dill.

A Gincana teve como objetivo promover lazer saudável, através ati-vidades físicas e culturais, incentivar a prevenção do câncer e a solidarieda-de. Participaram do evento, 11 equi-pes a partir das 7ª Séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

As voluntárias agradecem imen-samente a família Bortolini por ceder o espaço do Parque para a realização do evento, à direção, professores e alunos da Escola Agostinha pelo apoio e participação, aos professores de Educação Física, Andréa Ebert, Vicente Bueno e a acadêmica Palo-ma Araújo pela condução das tarefas, aos doadores dos prêmios e a Pre-

GeralLiga promove 1ª Gincana SolidáriaEnveto reuniu alunos da Agostinha Dill no Parque Recanto da Natureza

feitura Municipal pelo transporte.

A seguir as equipes vencedoras, os prêmios conquistados e os res-pectivos doadores:

1º Lugar – Equipe da turma 301 – vale ingresso no Parque Recanto da Natureza para cada componente da equipe vencedora (gentileza da Família Bortolini);

2º Lugar – Equipe da Turma 302 – uma ovelha (gentileza do Sr. Dari Meggiolaro);

3º Lugar – Equipe da Turma 71 – um fardo de refrigerante (gentileza de Nei Teixeira e Sra. Genoira Costa Beber).

O valor obtido nas inscrições da Gincana foi de R$ 576,00, que será destinado ao trabalho com os porta-

dores de câncer.Foi um dia especial, no qual os

alunos foram desafiados a cumprir várias tarefas colocando em prática muitos valores trabalhados em famí-lia e Escola, tais como, união, ajuda mútua, respeito e solidariedade.

Sorteio foi acompanhado por pais, alunos e professores da Escola

Essa porta segundo (Ne 3.14). É o local que se faz a remoção do lixo. Tudo que faz parte da velha natureza, que toma lugar em nosso corpo, alma e espírito deve passar por essa porta e ser esquecido.

Essa porta é a saída do lixo acumulado na alma, por isso deve ser remo-vido. A porta do monturo deve estar aberta ao espírito santo para que “todo o lixo acumulado seja jogado fora”, e nenhum outro lixo possa entrar.

Será que um crente em Cristo pode ter lixo em sua alma? O que quero dizer é que todos nós chegamos a Cristo cheios desse lixos imundo, e deve ser retirado!

Segundo o texto acima, nosso espírito foi recriado pelo espírito de Deus, e nossa alma está em processo de restauração. Isso quer dizer que ainda estamos diante do desafio da remoção de coisas que se acostumaram a conviver conosco e que nada têm a ver com Deus.

Por esta porta, deve passar tudo quanto não se enquadra dentro do fruto do espírito, pois isso é lixo e deve ser rigorosamente rejeitado. Aleluia!

Todas as obras da carne são imundas e devem ser erradicadas da nossa vida, dando lugar ao fruto do espírito. Pois só assim teremos maior comunhão com nosso pai.

Quando vivemos a Cristo, estávamos com uma alma cheia de defeitos. Quando olhamos uns para os outros logo descobrimos que há muito a ser tratado. Só Deus!

Um é explosivo, outro é fechado, um se refere com muita facilidade, outro é tendente à depressão, um manifesta egoísmo, outro é orgulhoso, um é invejoso, o outro é revoltado, um é mentiroso e trapalhão.

Tudo isso é lixo, são resquícios dos padrões e valores do mundo em que vive-mos. Nossos defeitos, nossos segredos, nossos esconderijos, nossas inverdades mui-tas vezes só o doce espírito santo pode penetrar os padrões da nossa alma e descobrir as sujeiras escondidas, tão incorporadas e certas áreas, que até parecem naturais.

No meio de um mundo corrompido, sujo e mal como esse em que vivemos, facilmente, a poeira e o lixo que nos cercam vão sorrateiramente penetrando em nossa alma. Deixando-a machucada sem o seu brilho.

Como isso acontece? Através dos nossos sentidos, especialmente a visão e a audição. Também, os meios de comunicação tem sido um dos tremendos canais do diabo para invadir nossa alma com seu lixo imundo, através da enxurrada de ima-gens e palavras sensuais, obscenas, violentas e carregadas de veneno mortífero.

É bom lembrar que essas coisas terminam se manifestando em atitu-des, reações, palavras, pensamentos, trajes e padrões de vida, de modo sutil. Só Deus pode livrar!

As bancas de jornais, com suas revistas pornográficas expostas, as cenas em praça pública de todo tipo de imoralidade, também, fazem parte do lixo que nos cerca e, muitas vezes, são como poeira que se apega aos nossos pés.

Quero concluir dizendo que, apesar de vivermos num mundo com tanto apelo à carne, e ao pecado, é possível manter a imundície do lado de fora, con-servando a porta do lixo fechada. Como? Expondo-nos ao espírito santo e à pa-lavra de Deus. Ele nos dará uma visão limpa, e saberemos discernir entre o san-to e o profano, o limpo e o imundo, levando-nos a purificação que ele quer em nós. Para viver-mos a altura dos padrões requeridos aos filhos de Deus. Rejeite toda essa contaminação que vem do lado de fora, e vem para Cristo. Amém!

Palavra do PastorPastor Jaime Vasconcelos

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Unidade Cristã

Domingo 19h - Culto Condor 1ª Segunda do mês reuniões em Panambi3ª Rincão dos Pinheiros:15h Tarde da Benção, 19h30 Culto5ª - 15h Tarde da Benção / 19h30 - Culto Condor6ª Esquina Beck - Campanha da LibertaçãoSábado - Templo Sede Rincão - Culto de DepartamentosTodos os sábados às 15h45 programa na Rádio 98.5 FM

A Porta do Monturo

A Liga de Combate ao Câncer de Condor esta organizando mais uma edição da Feira da Solidariedade no próximo dia 15, quarta-feira, com início às 8h30 até 16h30, na sede na Liga, ao lado do Hospital.

Feira da Solidariedade terá nova edição quarta-feiraNo dia serão comercializadas

roupas seminovas, ao valor de R$1 a peça.

Colabore com mais este evento da Liga de Combate ao Câncer, ou comu-nique as pessoas interessadas.

A Liga comunica ainda, que no dia 13 de dezembro irá realizar o encerramento de ano com todas voluntárias, juntamente com a reu-nião mensal e prestação de contas de 2010.

A Escola Estadual Agostinha Dill realizou na tarde de ontem, 10, o sorteio e entrega dos prêmios da Campanha Contribuição Premiada, onde alunos, professores, funcioná-rios e pais da comunidade escolar do educandário concorriam a prêmios por contribuições doadas e arrecada-das durante o ano de 2010.

Mais de 1.000 cupons foram depositados na urna que permane-ceu na secretaria da Escola até a tarde desta sexta-feira. os recursos arrecadados com a campanha, que ainda não foram contabilizados em sua totalidade, serão destinados a melhorias estruturais da Escola e uma das possibilidades é a pintura do Ginásio.

Ao total, quatro alunos e um pai foram contemplados com uma ove-lha, um aparelho de MP3, um apare-lho de MP TV e dois notebooks.

Agostinha Dill entrega prêmios a colaboradores

O ganhador da ovelha foi o pai Dilson Amaral da Rosa; O ganhador do MP3 foi a aluna Magali Letícia Brunhauser; o aluno Fabrício Ket-termann foi o contemplado com um

MP TV; o estudante Djonatan Som-mer Geiss foi o felizardo que levou o primeiro computador; e o outro no-tebook teve como ganhador o aluno Júlio César Candido Schmidt.

Page 5: Edição dia 11 de dezembro de 2010

visitou o gabinete do prefeito José Francisco Candido para manifes-tar seu agradecimento à comuni-dade pelo apoio recebido.

Dentro do processo pós eleitoral, o deputado estadual reeleito Pedro Westphalen (803 votos em Condor) e o também deputado estadual, eleito à Câmara Federal, Jerônimo Göergen (859 votos em Condor), visitaram o Município para um almoço de con-fraternização, quando reuniram cerca de 40 pessoas para agradecer o apoio recebido no pleito de outubro deste

Geral 11 de dezembro de 2010 5

PROJETOSProjeto de Lei do Legislativo nº. 004/2010, (Ver. José), o qual “Institui o plantão das farmácias em Condor/RS”. Baixado para análise e parecer das Comissões Permanentes.

PROPOSIÇÕESIndicação nº. 069/2010, (Ver. Jocelino), INDICA ao Poder Executivo e ao Conselho Municipal de Trânsito, efetuar estudo e a posterior instalação de um quebra molas junto a Rua 1º de

Maio, defronte ou nas proximidades da Delegacia de Policia local. Deferida e encaminhada ao Poder Executivo.Indicação nº. 070/2010, (Ver. Marcelo), INDICA ao Poder Executivo efetuar obras de encascalhamento e patrolamento de um pequeno trecho da estrada geral de linha Zepelin nas proxi-

midades da propriedade do Sr. Armando Frantz. Deferida e encaminhada ao Poder Executivo.Moção nº. 036/2010, “MOÇÃO DE PARABÉNS” a Agrinova e a SMEC, pelo desenvolvimento do programa “Dupont na Escola”. O programa “Dupont na Escola” visa ensinar as crianças

de 4° e 5° séries a utilizar, de forma correta, consciente e segura os defensivos agrícolas; para tanto, foram entregues premiações (06 bolas e 06 bicicletas) a 12 alunos que participaram do con-curso de redação e desenho, baseado no tema: Uso consciente de defensivos agrícolas. Além disso, a SMEC foi beneficiada com um microcomputador e impressora. Assim, nos resta aplaudir e parabenizar iniciativas como esta, que buscam contribuir para que nossas crianças sejam mais bem informadas e conscientes na preservação do meio ambiente. Diante de tal justificativa, solicito que após a aprovação desta moção, seja dado ciência do teor da mesma a SMEC, na pessoa da Secretária da Educação, Francisca Veronezzi Kuhn e a Agrinova, na pessoa de seu Diretor, Paulo Roberto dos Santos. Aprovada por unanimidade.

Moção nº. 037/2010, “MOÇÃO DE PARABÉNS” a Escola Estadual de Ensino Fundamental Levino Lautert, em homenagem aos seus 25 anos de fundação completados no dia 06 de dezembro de 2010, mas comemorados no dia de ontem junto ao pavilhão da comunidade católica de nosso município. Parabenizar de forma muito especial a direção da Escola que tem a frente a Srª. Rosilene Barden Cechella, ao Circulo de Pais e Mestres na pessoa de seu Presidente Sr. Milton Springer, ao Conselho Escolar na pessoa de seu Presidente Sr. Dirson Wendland, ao quadro de professores e servidores que de forma muito organizada promoveram esta linda confraternização em homenagem a este aniversário da escola realizada no dia de ontem, a qual contou com a presença efetiva de lideranças de nossa comunidade, bem como, da Srª. Noemi Hut, Coordenadora de Educação da 36ª Coordenadoria Regional de Educação. Parabenizar enfim, a todos os aqui citados, mas também de maneira muito especial, parabenizar a todas as ex-diretoras, vice-diretoras, ex-professores, ex-servidores, alunos e ex-alunos, pessoas e famílias que de uma ou outra forma contribuíram ao longo destes 25 anos na construção da história deste importante educandário em nosso município, que teve sempre como bandeira a qualidade da educação a todos aqueles que escolheram esta escola para sua aprendizagem. Desejar ainda, o êxito e a continuidade dos trabalhos desenvolvidos por esta grande família denominada Escola Levino Lautert, visando comemorar muitos e muitos outros aniversários alicerçados nesta bonita história desta escola estadual no município de Condor. Solicitar por fim, o encaminhamento desta para ciência da escola homenageada na pessoa de sua diretora, a qual poderá dar conhecimento a todas as demais pessoas integrantes da escola. Aprovada por unanimidade.

PARECERES DAS COMISSÕESProjeto de Lei Municipal nº. 097/2010, o qual “Autoriza o Município destinar recursos financeiros a Associação Comercial e Industrial de Condor, abrir Crédito Adicional Especial e dá

outras providências”. Aprovado por unanimidade com os pareceres favoráveis.Projeto de Lei Municipal nº. 098/2010, o qual “Estima a receita e fixa a despesa do Município de Condor, para o exercício econômico-financeiro de 2011 e dá outras providências”. Apro-

vado por unanimidade com os pareceres favoráveis, em 2º discussão e votação.Projeto de Lei Municipal nº. 101/2010, o qual “Altera as atribuições do cargo de técnico em informática previstas no anexo I – 66 do art. 21 da Lei Municipal nº. 1.239/2001e dá outras

providências”. Aprovado por unanimidade com os pareceres favoráveis.Projeto de Lei Municipal nº. 102/2010, o qual “Autoriza o Município ampliar os incentivos previstos na Lei Municipal nº. 1.848/2010 e dá outros providências”. Aprovado por unanimi-

dade com os pareceres favoráveis.

Por nada mais constar na ordem do dia, deu-se por encerrada a presente Sessão, ficando convocados todos os Vereadores para a Sessão Ordinária, dia 13.12.2010, (segunda-feira) com início às 18:30 horas, na sede da Câmara Municipal de Vereadores. Anelise Wegner Haerter – Técnica Legislativa.

Poder Legislativo Municipal de CondorRua do Comércio, nº 1190 - Condor, RS

Telefone 3379 1322 / email: [email protected] / site: www.camaracondor.rs.gov.br

Da Síntese das Matérias Apresentadas na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Condor/RS, realizada em 06 de dezembro de 2010:

Os deputados estaduais do Partido Progressis-ta, Jeronimo Göergen e

Pedro Westphalen estiveram em Condor ontem para um almoço de confraternização com simpati-zantes e correligionários, quando agradeceram o apoio obtido no Município no processo eleitoral de outubro deste ano e colocaram seus mandatos a disposição do município. Também ontem, Er-nani Polo, eleito suplente do PP à Assembleia Legislativa também

Políticos do PP voltam para agradecer votosDeputados Pedro Westphalem e Jerônimo Göergen e Suplente Ernani Polo estiveram em Condor

ano. “O objetivo foi de agradecer os votos recebidos e colocar a disposi-ção da comunidade condorense o tra-balho e os esforços de seus gabinetes, em Porto Alegre e em Brasília”, ex-plicou o vice prefeito e presidente do PP condorense, Valmir Land.

No final da tarde de ontem, com o mesmo objetivo, Ernani Polo, eleito 1º suplente do PP para a Assembleia Legislativa gaúcha, esteve no gabinete do prefeito Chi-co, reunido com vereadores e lide-ranças do partido.

Foi liberado esta semana, pelo governo do Estado, através da Se-cretaria Estadual de Educação, e já está em fase de licitação o recurso de R$ 130.227,24 para a reforma das instalações elétricas da Escola Esta-dual Agostinha Dill.

O processo de busca pelo recur-so foi iniciado ainda no ano de 2008 e tramitou por várias instâncias do

Recurso para reforma elétrica da Escola Agostinha Dill é liberado

Prefeito Chico recebeu Jerônimo e Pedro em almoço Ernani Polo visitou Condor para agradecer os votos

governo estadual, passando pela Co-ordenadoria Regional de Educação, Gabinetes na Capital do Estado, até ter, no primeiro semestre deste ano, a interferência da Deputada Silvana Covatti (PP).

Agora, a direção da escola aguar-da o fim do processo licitatório para dar início a obra que deve ser con-cluída ainda em 2011.

- A Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil de Condor convida toda a comunidade condorense para a realização da Cantata de Natal 2010. O tradicional evento com a participação do Coro Gênisis de Panambi será realizado amanhã, 12 de dezembro, às 20h30, na Igreja Matriz aqui de Condor. A entrada é franca.

- A Secretaria Municipal da Assistência Social CONVIDA a todos os Idosos para Encerramento dos Encontros Mensais de 2010, que será reali-zado no dia 22 de dezembro (quarta-feira), com a chegada do Papai Noel, no Centro de Convivência, com início às 14:00 horas.

- A programação do Natal Luz e Brilho de Condor tem agendado para o dia 14, às 21h, na Praça Pedro Gärtner, a apresentação da Escola de Ta-lentos Musicais de Panambi e visita do Papai Noel.

Convites

Page 6: Edição dia 11 de dezembro de 2010

11 de dezembro de 20106

Lei Municipal nº 1.895/2010:“Autoriza o Município destinar recursos financeiros a Associação Comercial e Industrial de Condor,

abrir Crédito Adicional Especial e dá outras providências”.

Lei Municipal nº 1.896/2010:“Estima a Receita e Fixa a Despesa do Município de Condor, para o Exercício Econômico-Financeiro

de 2.011 e dá outras providências”.

Lei Municipal nº 1.897/2010:“Altera as atribuições do Cargo de Técnico em Informática previstas no anexo I – 66 do art. 21 da Lei

Municipal nº 1.239/2001 e dá outras providências”.

Lei Municipal nº 1.898/2010:“Autoriza o Município ampliar os incentivos previstos na Lei Municipal nº 1.848/2010 e dá

outras providências”.Gabinete do Prefeito Municipal Em 10 de dezembro de 2.010

Jose Francisco CandidoPrefeito Municipal

Geral

PUBLICAÇÕES LEGAIS

Estado do Rio Grande do SulPREFEITURA MUNICIPAL DE CONDOR

Rua Ipiranga, 22 / Fone 55 3379 -1133 / Fax 55 3379 -1121

VIOLÊNCIA: são emoções a serem transformadas ou redimensionadas

Neste ano assisti a uma palestra do professor João Roberto de Araújo onde foi-nos apresentado o projeto “Cultura da Paz” para ser desenvolvido nos anos iniciais de formação na escola. Foi um dos dias especiais vividos neste ano onde aprofundamos questões interpessoais. Não há como pensar um projeto desta natureza sem trazer à tona aspectos relacionais, valores, pa-pel na formação das famílias e da escola. O professor João trouxe-nos vários conceitos novos e também outros já discutidos pelo coletivo da escola.

Dentre estes conceitos um em especial ficou “latejando” dentro do meu cérebro: déficit de afetividade, suas conseqüências no desenvolvimento dos sujeitos. Quem trabalha com o ensino em escolas, sabe o quanto as relações entre os sujeitos da comunidade escolar podem ser conflituosos. E, pensando no desenvolvimento biológico, social, emocional e espiritual pelo qual passa-mos, observo a importância de nos apropriarmos de certas emoções que vão se tornando frequêntes no nosso dia-a-dia.

Pensando a cultura onde estamos inseridos, vemos o quanto privilegia-mos o tempo passado em frente à TV e não os momentos de conversa e rela-ções familiares reais. Sabemos mais dos personagens das novelas do que dos anseios, das necessidades, dos sonhos e dos projetos de nossos familiares! Preocupamo-nos com a nossa saúde quando estamos doentes, ou seja, bus-camos a cura e não a preservação da integridade e do equilíbrio do nosso organismo (corpo). Apresentamos uma ansiedade crescente em tudo o que fazemos, muitas vezes, mais centrados no futuro em detrimento ao presente. Não vivemos com intensidade este tempo presente. Nossa mente está ligada ao futuro! E assim, há outros exemplos de como vamos nos enredando em amarras que resultam em espécies de violência.

Violentamo-nos diariamente ao destruirmos momentos preciosos de vi-vências e aprendizagens com aqueles e aquelas do nosso convívio próximo. Ao invés de aprendermos com a complexidade no lidar com vários elementos que chegam até nos nas conversas, nas leituras, nas ações que fazemos, nos mantemos analfabetos emocionais! Não sabemos aprender com o diverso! Procuramos impor nossos saberes e nossas concepções de vida, não sabemos ouvir, mas sabemos julgar! Vamos ferindo com palavras, ações e expressões aprendidas em nosso processo de formação.

A violência é uma forma de agressividade formada por uma mente en-gessada, ignorante e que não consegue quebrar aprendizagens infundadas, preconceituosas e excludentes.

Mas, como sempre há esperança, podemos ensinar e aprender sempre, ao nos conscientizarmos de que há outros jeitos de ser, de sentir e pensar o mundo. Ao repensarmos os nossos valores vamos reencaminhando outras aprendizagens, promovendo a solidariedade, a coletividade, o respeito ao di-verso, às tradições presentes na ancestralidade (idosos) e ao novo que nos desafia. A pergunta que devemos sempre fazer para tomarmos consciência do que somos e do que queremos é: “Por que faço e digo isto ou aquilo?” Este processo já é o início do caminho para termos um mundo de paz.

Claírton [email protected]

Papai Noel radical traz presentes de gaiolaClube de Mães do Capão da Chave recebe crianças para confraternização natalina

OClube de Mães de Capão da Chave esteve reunido na quinta-feira, 9, para

um confraternização natalina en-tre mães e seus filhos.

As crianças que junto com suas mamães participaram do chá de Natal receberam presentes do Pa-pai Noel, que de uma forma um tanto inusitada e bem radical, che-gou ao local do encontro (a Igreja Católica de Capão da Chave) diri-gindo uma gaiola (veículo utilizado em ralis na lama).

O Papai Noel e seu moderno ve-ículo foram as principais atrações da festa, onde tiraram fotos e distribu-íram muitos abraços e presentes às crianças.

Papai Noel de gaiola foi atração das crianças no Natal do Capão da Chave

Voluntárias das ‘PET” recebem recompensaAs participantes do Progra-

ma de Ornamentação Natalina de Condor, Coordenado pela profes-sora Marlene Keller, participa-ram nesta semana de um jantar de confraternização para comemorar a conclusão dos trabalhos que re-sultaram nos belos enfeites que estão espalhados por toda a cidade de Condor e em especial na Praça Pedro Gärtner.

O evento, que foi realizado na sede do PIM na noite de quinta-feira, 9, contou com a presença do prefeito José Francisco Candido e da Secretária de Educação Francis-ca Veronese Kühn.

Durante o jantar, as dez volun-tárias que participaram das ofici-nas de PET desde o mês de junho deste ano e que resultaram na con-fecção dos ornamentos de Natal da cidade, foram agraciadas com cestas de Natal. “Nossos sinceros agradecimentos ao Prefeito Muni-cipal por ter disponibilizado todo o material necessário para o desen-volvimento do projeto. A secreta-ria de Ação Social que ofereceu os lanches servidos durante o decor-rer do ano. Às voluntárias: Dona Antônia, Neusa, Maria, Claudia, Estaniely, Ligia, Gabriela, Lavi-

nia, Letícia, Rosani, e instaladores Edgar Ebertz e Valdir Ramaheier, que dedicaram grande parte do seu tempo para ajudar. Agradecemos também ao Elvio (popular Quati), que ofereceu o jan-tar na noite de entrega das cestas e, a todas as entida-des que num momento de solidariedade contribuíram com alimentos para a cesta dos voluntários”, agradeceu a professora Marlene Keller, que ainda fez um alerta à co-

munidade, “Queremos pedir para a comunidade Condorense que cola-bore, cuidando e preservando a de-coração feita com tanto esforço”.

Voluntários, coordenadora e autoridades participaram de jantar

Page 7: Edição dia 11 de dezembro de 2010

REVISITANDO MOZART PEREIRA SOARESEspecial 11 de dezembro de 20107

de Evandro Oliveira

Lavagens e PolimentoCristalização de vidroHigienização total de veículos

Rua Marechal Floriano, nº60

Disk Lavagens 9132.4986

Depois que o Professor fale-ceu nunca mais tinha ido até sua morada situada ao lado da Esco-la Agrícola Celeste Gobatto. Um pouco por falta de tempo e outro tanto pelo receio da tristeza e da saudade que não tinha coragem de enfrentar. Diversas vezes fui a Palmeira e na cruzada só olha-va de longe os pinheiros cente-nários que se avistam da estrada. Mas nesta semana foi mais forte o impulso e não resisti à tentação de dar uma chegada naquela que foi sua querência amada, tanto na vida como na morte.

Nos recebeu seu sobrinho, So-lon, que estava lá como uma es-pécie de guardião, não só do sítio, mas de toda uma memória que é orgulho de Palmeira e também de todo o Rio Grande. Para quem não sabe, o Solon é irmão do An-tão, funcionário da Secretaria da Agricultura da Prefeitura de Con-dor. E por atavismo, os dois são bons de prosa uma barbaridade. E a conversa com o anfitrião foi longe, sempre tendo como tema a figura do Professor.

Das tantas coisas que fala-mos, uma foi sobre a caneleira, que faz parte do cenário do livro “Alecrim e Manjerona”, que é um dos livros de Mozart, editado pela Mercado Aberto em 2000. Cenário que compõe a história de personagens como o Leriano e a Elina, avós de Mozart. A canelei-ra centenária hoje ainda está em pé, resistindo ao tempo, tal como as memórias do autor. “Enquan-to assim pensava (Leriano), che-gou à sombra da caneleira, onde costumava desencilhar, sempre virando de meio-dia. Apeou. Ati-rou as rédeas sobre o cotovelo ajeitado da árvore.” Como todos os presentes que dou são exclusi-vamente livros, dezenas de “Ale-crim e Manjerona” já ofertei a amigos que entendem do lingua-jar do homem do campo.

A visita à sua última morada foi o ponto culminante da visita. Seu desejo maior foi satisfeito. Está sepultado no descampado missioneiro de sua querida Pal-meira, tendo como pano de fun-

A Prefeitura Municipal de Condor/RS, atendendo ao disposto na Lei Federal nº 11.947/2009, de 16 de junho de 2009 e Resolução/CD/FNDE nº 038 de 16 de junho de 2009, torna público que receberá no período de 13/12/2010 a 17/12/2010, no horário das 13:30 às 17:30 horas, no Setor de Licitações, sito à Rua Ipiranga, 22, os documentos para habilitação e projeto de venda para posterior aquisição de gêneros da Agricultura Familiar e Empreendedor Familiar Rural.

Condor, 09 de dezembro de 2010

Jose Francisco CandidoPrefeito Municipal

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 001/2010 PARA AQUISIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍ-CIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Estado do Rio Grande do SulPREFEITURA MUNICIPAL DE CONDOR

Rua Ipiranga, 22 / Fone 55 3379 -1133 / Fax 55 3379 -1121Gabinete do Prefeito

Laci Cabeleireira

Caneleira Centenária

do os seus a m a d o s p i n h e i r o s , t a m b é m centenários e que eram seus prote-gidos predi-letos. Como diria Paulo de Gouvêa: “ O b r i g a -do por ter v o l t a d o , Mozart é mesmo um bruxo.”

Solon, Sobrinho Mozart

Derradeira Morada

por Jorge Fripp

Page 8: Edição dia 11 de dezembro de 2010

11 de dezembro de 20108 Cultura

Foi aberta ontem a noite a programação do Natal Luz e Brilho do Município de

Condor. A emocionante apresen-tação do Grupo de Teatro Foco em Arte, a chegada do Papai Noel em sua já tradicional charrete e o acendimentos das luzes reuniram mais de 500 pessoas desde às 20h em frente ao palanque oficial da Praça Pedro Gärtner. Para este ano serão usadas mais de 100 mil lâmpadas para iluminar as noites de final de ano da Praça Pedro Gärtner. A programação natalina de Condor segue até o dia 30 de dezembro e várias atividades es-tão programadas, acompanhe:

DIA 18 - 20h, Praça. Show com a Banda Essência da Lua, com participação de dois Anjos (Estátuas Vivas) da Fundação Cultural da Cidade de Ijuí. Visita do Papai Noel.

DIA 21 - 15h, Ginásio - Natal da Criança. Com visita do Papai Noel.

DIA 22 - 20h, Praça. Culto Ecumênico a cargo das Igrejas de Condor. Divulgação da melhor decoração natalina. Visita do Pa-pai Noel.

DIA 30 - 19h, IECLB Sorteio final da Nota Premiada. Encon-tro da Música Gospel de Condor. (ACI).

Teatro, Papai Noel e Luzes abrem o NatalComemorações Natalinas tiveram início ontem a noite na Praça Pedro Gärtner

Page 9: Edição dia 11 de dezembro de 2010

Social 11 de dezembro de 20109

11/12 Daniel Meira Dutra

11/12 Juliano Fehlberg

12/12 Vanja Fritsh

13/12 Albino Dreilich

14/12 Euripedes B. Ferreira

14/12 Régis Rodolfo Piasetzki

14/12 Vanessa do Amaral

15/12 Élio Schmidt

15/12 Emerson Ferreira da Silva

15/12 Leoni Guths

16/12 Cassiano Wehr

16/12 Maiara Buhring do Amaral

16/12 Marceli Schmidt Oliveira

17/12 Marlene Emig

17/12 João Vithor Ribas

17/12 Laura Rodrigues

Aniversariantes da

Semana

Parabéns!

Fábio Nestor HanelMeu amor estou muito feliz hoje, cheia de alegria por saber que você está fazendo mais um aniversário, eu quero desejar tudo de bom pra você, que continue sendo esse encanto de pessoa que me conquistoue que mexe profundamente comigo e me faz feliz sem-pre, quero lhe dizer que me sinto muito bem por estar ao seu lado.Que você seja sempre feliz, realizando seus sonhos e que eu esteja junto a você

aplaudindo de pé todas as suas vitórias, outros aniversários viram e eu quero estar junto de você, compartilhando momen-tos, sonhos e te amando.Parabéns, o aniversário é seu mais eu estou roubandoum pouco dessa felicidade atra-vés do seu carinho,dessa sensação gostosa que você faz brotar em mim.Que esta data lhe traga ale-grias,Satisfação e sonhos realizados!Feliz Aniversário meu Querido neste 10/12!Uma homenagem de sua famí-

lia, da Igreja, e especial-mente de sua Noiva: Priscila Vasconcelos! Amo-te!

Vanessa

No dia 14 de dezem-bro você completa 15 anos

de idade. Quinze pétalas se juntam as mais belas fl ores de um jardim. Esperamos que este dia seja melhor que o de ontem... E que o amanhã você pensa depois com serenida-de... Porque o ontem, você deixou para trás guardando-o na memória as lembranças da infância... Você Cresceu!... É uma experiência única, onde você começa uma nova etapa da sua vida...E o mundo se abriu diante de seus olhos, é uma beleza tão

singela, pura,uma forma linda de comemorar seus 15 anos de idade, poder aproveitar o que há de melhor nesse mundo... Pois, cada dia que passar, você terá mais responsabilidade, mais sonhos para sonhar mais maravilhas para viver. Que Deus derrame sobre você todas as bên-çãos de paz, de alegria, de felicidade e de muito amor. São os atos de seus pais Clenio e Marlise e de seu irmão Cristiano.

Eugênio Zachow No dia dia 29 de novembro completou os seus 90 anos de idade e para nós esposa, fi lhas, genros, netos e bisnetos é uma alegria imensa

poder comemorar esta data com você.“Que Deus continue sem-pre a te iluminar e lhe dando muita saúde.Parabéns pelo seu aniver-sário.

Com carinho de sua espo-sa, fi lhas, genros, netos e bisnetos.

Page 10: Edição dia 11 de dezembro de 2010

11 de dezembro de 201010 Geral

Acontece hoje, du-rante todo o dia, o en-cerramento anual das atividades esportivas das escolinhas do Gre-minho. Na programa-ção de atividades do dia festivo do Gremi-nho, está previsto um amistoso na parte da manhã com a escolinha do Flamengo de Pa-nambi. Ao meio dia haverá almo-ço (carreteiro no disco com pão e salada), na parte da tarde o amis-toso continua com o Juventude de Rincão dos Gói, Ijuí, fazendo um triangular entre as três escolinhas

Escolinhas do Greminho encerram hoje atividades esportivas do ano

As equipes dos Austral e do Oito de Julho juntamente com seus familiares e ami-

gos comemoraram no domingo passado, dia 5 de dezembro, a che-gada do fim do ano. Em uma festa conjunta das duas equipes, rea-lizada na sede da Assemco, mais de 250 pessoas confraternizaram. Além do churrasco oferecido pelos times, o dia também foi de muitas homenagens, brincadeiras e tarde dançante. A festa serviu também para empossar a nova diretoria do Austral, que em 2011 será presidi-da por Roberto Duarte, o Oito de Julho tem como presidente Carlos Moura. Acompanhe a seguir algu-mas fotos da festa.

Austral e 8 de Julho comemoram fi m de anoTimes fi zeram festa conjunta com mais de 250 pessoas na sede da Assemco

com encerramento previsto para as 18h. Quem desejar participar do evento poderá adquirir ou reser-var seu almoço pelo preço de R$ 5 adulto e R$ 3 para crianças crian-ças até 12 anos.

Ainda não tem data confirmada para a disputa do 3º lugar da Copa Caros Eduardo de Futebol, que está sendo realizada na cidade de Coro-nel Barros.

Derrotado na semifinal da com-petição pela equipe do Crack do Futuro deTrês Passos, o professo-res do Greminho acreditam agora na reabilitação e na conquista do terceiro lugar na competição. A dis-puta será contra o Verde Esporte de

Equipe condorense vai disputar a 3ª posição da Copa Carlos Eduardo

Santo Ângelo. “A nossa equipe tem reais condições de vencer mais esse jogo. No último domingo o Gre-minho jogou a semifinal contra a equipe do Crack do Futuro de Três Passos, mas infelizmente não foi possível vencer a boa equipe daquela cidade, portanto ainda há chance de conquistar o 3º lugar frente à equipe do Verde Esporte de Santo Ângelo”, detalhou Cláudio Wegner, professor do Greminho.

O setor de Vigilância Epide-miológica pede para a comunidade evitar o acúmulo de água em suas casas, com o objetivo de evitar a proliferação de pernilongos, em especial do Mosquito AEDES AE-GYPTI. (MOSQUITO DA DEN-GUE), a Campanha, esta sendo feita em toda cidade e ainda segue pela próxima semana. Até o mo-mento já foram visitadas aproxima-damente 60 % das residências, mas nenhum foco positivo do mosquito foi identificado, mas são muitos os depósitos de água encontrados, sendo coletadas larvas em vários desses locais.

Solicita ainda o setor de Vigilân-cia Sanitária da Secretaria da Saú-de de Condor que os proprietários

Comunicado da Vigilância Sani-tária e Epidemiológica da SMS

de terrenos baldios providenciem o mais rápido possível a limpeza dos mesmos, com o objetivo de evitar a proliferação de animais peçonhen-tos e insetos em geral. Lembramos também que é dever de cada cidadão manter seu terreno limpo, tanto os baldios como os pátios de suas pró-prias residências, pois agora com a chegada do calor e as consecutivas chuvas de verão, esses animais têm mais probabilidade de aparecerem.

Page 11: Edição dia 11 de dezembro de 2010

Geral 11 de dezembro de 201011PREVISÃO DO TEMPO

por Greici de Mattos

Fonte: Tempo Agora

Chuva permite avanço do plantio na maioria

das regiões O início do período de chuvas

repôs os índices de umidade do solo e permitiu o avanço do plantio da safra de grãos nas regiões Cen-tro-Oeste e Sudeste do País. Na re-gião Sul, o volume de chuvas con-tinua abaixo do normal, o que pode comprometer o desenvolvimento das lavouras. “Os produtores estão apreensivos com a possível confir-mação dos impactos negativos do fenômeno La Nina para o desen-volvimento das culturas”, avalia o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pe-cuária do Brasil (CNA), José Mário Schreiner. A principal característica do fenômeno climático La Niña é a falta de chuvas.

A avaliação consta na edição de novembro do boletim “Custo e Preço”, elaborado pela CNA, que indica que, no caso da soja, 76% da área prevista para o ano-agríco-la foi plantada até o mês passado, o que significa 24,024 milhões de hectares. Em igual período do ano passado, o porcentual de plantio das lavouras de soja era praticamente o

Prêmio Mérito Rural em fase

final

mesmo. O volume de chuvas regis-trado no Sudeste e Centro-Oeste no mês de outubro não foi suficiente, no entanto, para garantir a melho-ra significativa das condições das pastagens que servem de alimento para as vacas, fator que continuou dando suporte aos preços do leite. “Além disso, a alta dos preços dos grãos elevou os custos de produção, que, aliados à escassez de volumo-so, contribuíram para a redução da produção de leite nas principais ba-cias leiteiras”, afirmou o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Rodrigo Alvim.

Os preços da soja também caí-ram no mês. Em média, a queda foi de 5,4%, mas em Rio Verde (GO) as cotações recuaram 8,69%. Em Unaí (MG), a queda foi de 5,31% e em Londrina (PR), 4,91%. A que-da das cotações no mercado nacio-nal foi influenciada principalmente pela redução dos preços da soja no mercado internacional. Dois fatores justificam a queda. O primeiro é a possibilidade de a China, principal importador mundial do complexo soja, adotar medidas de controle financeiro, o que pode reduzir a de-manda local por grão, farelo e óleo de soja.

Fonte: Assessoria de comunica-ção da CNA

A comissão organizadora do “Prêmio Mérito Rural – Os Me-lhores de 2010”, formada por re-presentantes do Sindicato Rural, Cotripal, Secredatira Municipal da Agricultura e da Emater, reuniu-se na última quarta-feira para avaliar o andamento do concurso e acertar os últimos detalhes.

Na próxima semana ainda se-rão apuradas as notas obtidas nas categorias do Prêmio: Estrutura e organização; Diversificação e mão-

Concurso Agrinho recebe mais de 5 mil trabalhos escolares A comissão julgadora do con-

curso mais abrangente entre alunos de escolas da rede pública gaúcha, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, define até o dia 10 de dezembro quem são os vence-dores do concurso Agrinho 2010.

Os cinco mil trabalhos enviados ao Senar-RS são textos, desenhos e expe-riências pedagógicas de alunos e pro-fessores da educação básica ao ensino fundamental, sobre o tema “Trabalho e Consumo”. Dia 15 de dezembro será divulgada a lista dos vencedores por meio do site www.senar-rs.com.br.

A escolha dos melhores traba-lhos é a última etapa do programa que envolveu no ano letivo de 2010, 340 mil alunos e 24 mil professores de 2.200 escolas públicas, que uti-lizaram as revistas e material peda-gógico, para desenvolver atividades em sala de aula, e os trabalhos pro-posto pelo programa.

Esta é a 8ª edição anual do Agri-nho realizado pelo Senar no RS. Sua finalidade é de levar aos professores, crianças e jovens, uma forma alterna-tiva de trabalhar, junto as disciplinas escolares, o contexto para a prática de ações cidadãs,envolvendo, além

de-obra; Meio ambiente e uso adequado dos recursos naturais; Responsabilidade Social; e a Pro-priedade Modelo, ou seja, aquela que obter maior soma na pontua-ção em todas as categorias. A co-missão também já marcou a data para divulgação dos vencedores, entrega dos troféus e dos televi-sores aos vencedores de cada ca-tegoria e para o escolhido como Propriedade Modelo.

O evento acontecerá no dia 21 de dezembro no Clube de Condor, a partir das 19h30min. O presidente do Sindicato salienta a importância da participação dos inscritos na ce-rimônia. “Desde já, queremos con-vidar a todos os produtores rurais inscritos no Prêmio Mérito Rural, juntamente com seus familiares, para se fazerem presentes no even-to de entrega da premiação, já que faremos um relatório das ativida-des e será um momento de troca de experiências e confraternização. O Prêmio é algo inédito no nosso município, e a idéia é de que essa iniciativa ganhe maiores propor-ções em edições futuras”, afirma Gilberto Costa Beber. Além dos inscritos, estarão presentes os inte-grantes da comissão organizadora e representantes da Basf, patroci-nadora do evento.

do tema trabalho e consumo, a saúde, o meio ambiente. A atividade aconte-ce por meio das aventuras do menino Agrinho e sua turma, em revistas dis-tribuídas de forma gratuita.

A premiação será em fevereiro, quando os vencedores receberão computadores, cadernetas de pou-pança, televisores, bicicletas e apa-relhos de som. O programa Agrinho conta com o patrocínio do Banco do Brasil e apoio Sebrae, governo do Estado e prefeituras municipais.

Fonte: Assessoria de Imprensa Senar-RS

Oprofessor Martinho Kelm foi eleito Presiden-te da Fundação de Inte-

gração, Desenvolvimento e Edu-cação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – FIDENE. A eleição aconteceu na manhã desta quinta-feira, durante assembléia geral da Fundação, realizada no Salão Azul da Biblioteca Univer-sitária. Também foram eleitos, para o cargo de Vice-Presidente, o professor Gilmar Bedin, e para o cargo de Diretor Executivo, o professor Laerde Gehrke.

A Assembléia Geral também elegeu os membros titulares e suplentes dos Conselhos Diretor e Curador da FIDE-NE (relacionados abaixo), para a gestão 2011/2013, além de três membros da comunidade regional para participarem do Conselho Universitário da UNIJUÍ, cumprindo mandato de dois anos, que são Maria Luiza Lucchese, Onésimo Antonio Ceratti e Odacir Secchi.

A FIDENE é a instituição man-tenedora da UNIJUÍ, bem como do Centro de Educação Básica Francis-co de Assis (EFA), do Museu Antro-pológico Diretor Pestana e da Rádio Educativa Unijuí FM.

A posse da Presidência e dos conselheiros da Fundação está pro-gramada para a próxima terça-feira, 14 de dezembro, às 16h, no Salão

Martinho Kelm é o novo presidente da FIDENEAssessoria Unijuí

de Atos do Campus Ijuí, juntamente com a solenidade que marca o en-cerramento da gestão 2008/2010 da Reitoria da UNIJUÍ e posse da nova Reitoria para a Gestão 2011/2013.

Conselho Diretor Titulares: Martinho Luís Kelm – PresidenteGilmar Antonio Bedin - Vice-

PresidenteArnildo Laurêncio RockenbachBertil Levi HammarstromRuben HarterIvo Ney KuhnEdson Luiz PadoinMarcio da Silva GranezCarlos Domingos Poletto Suplentes:

Irani Paulo BassoHeloísa Meincke EickhoffSérgio Luis Allebrandt Conselho CuradorTitulares: Pedro Luís BüttenbenderJaime Rocha da SilvaWalter Joel de MouraLeonardo Dirceu de AzambujaJoaquim Henrique GattoEnise Barth Teixeira Paulo CarlanSônia Beatriz Teles DrewsMaurício de Campos Suplentes:Véra Lúcia Spacil RaddatzJuarez Neme da CostaValmor Luiz Alievi

Page 12: Edição dia 11 de dezembro de 2010

11 de dezembro de 201012 Especial

A Escola Levino Lautert está comemorando seus 25 anos de uma história, que juntos com dedicação e esforço conquistou sonhos, objetivos e transmitiu uma ótima aprendizagem aos seus alunos.

Nós alunos da escola temos a honra de estarmos sempre presentes nessas conquistas, dando o maior apoio e ajuda. Em todos esses anos de empenho e dedicação, foram alcançados vários objetivos como ter uma sala de infor-mática qualificada, reformas dos banheiros, pintura da escola e livros novos para a biblioteca.

Temos muito orgulho de nossos professores, e agradecemos a eles de serem exigentes, para que nós tenhamos um grande aprendizado e uma educação de qualidade. Vinte e cinco anos já se passaram onde descobertas, emoções vivencias, sabedorias e grandes amizades foram construídas através de uma grande e importante história.

A Escola Levino Lautert com o passar do tempo melhorou muito em todos os seus aspectos e teve um grande avanço no índice de aprendizagem, por isso ela é e sempre será uma ótima escola, onde conquistei verdadeiras ami-zades, adquiri sabedoria, respeito, dignidade etc.

Desde quando entrei na Escola Levino Lautert fui recebido com muito carinho e afeto onde professores e direto-res fizeram de nós verdadeiros alunos e nos transformaram em grandes pessoas. Entretanto, não podemos deixar de parabenizar a todos que fizeram e fazem parte dessa grande e emocionante história.

AUTOR: Ânderson Barros da Silva, 7ª série

DISSERTAÇÃO QUE CONQUISTOU O 1º LUGAR

Aconteceu em Nossa EscolaNa festa da EEEF Levino Lautert, no dia 05 de dezembro, foi apresentado o resultado do concurso dos trabalhos escolares com Tema: “25 anos da Escola Levino Lautert”. Tendo o seguinte

resultado:• Prêmio destaque: Andréia Perdonssini da Silva (5ª série).• Desenho - 1º lugar: Eduarda dos Santos da Motta (2º ano).• Poesia – 1º lugar: Stanielli Oliveira dos Santos (6ª série).• Dissertação – 1º lugar: Ânderson Barros da Silva (7ª série).É com grande satisfação que a comissão organizadora do concurso agradece a participação de todos os alunos.

25 ANOS DE CONQUISTASParabéns escolaPelo seu diaQue está completando25 Anos de existência.

A Escola Levino LautertPassou mais um anoE esta crescendo cadaCada vez mais ainda.

A Escola éMuito importanteUm diaVou ser alguém nessa Escola.

POESIA GANHADORA DO PRÊMIO DESTAQUE25 ANOS DA ESCOLA

A minha Escola éMuito importantePorque aquiAprendemos bastante.A minha EscolaÉ maravilhosaE tem pessoasMuito talentosas.

AUTORA: Andréia Perdonssi-ni da Silva, 5ª série

Comunidade comemorou 25 anos da Levino Lautert com festa e homenagens

Odomingo passado, foi de de festa para a comuni-dade escolar da Escola

Estadual de Ensino Fundamen-tal Levino Lautert. Fundada em 1985, a Escola comemorou no dia 5 seus 25 anos com uma grande festa que reuniu alunos, ex-alu-nos, professores, ex-professores, diretoria, ex-diretores, pais, fun-cionários e amigos da Escola.

A festa realizada no Pavilhão Católico de Condor iniciou às 10h quando uma visita as depen-dências da Escola foi realizada, quando emocionados, ex-diretores e ex-professores puderam reviver cada uma das histórias vividas no educandário.

A programação teve continui-dade com cerimônia realizada nas

Escola Estadual Levino Lautert comemora 25 anos de atividade em CondorFesta do Jubileu de Prata da Escola aconteceu no domingo, dia 5 de dezembro, e reuniu ex-diretores, ex-professores e amigos

dependências do Pavilhão Cató-lico, com a presença do Prefeito José Francisco Candido e da Co-ordenadora Regional de Educa-ção, professora Noemi Huth. Na ocasião foram homenageadas to-das as ex-diretoras e vice diretoras da escola e a família de Levino Lautert, que dá o nome à Escola.

Ainda, foram apresentadas peça teatral e trabalhos escolares em homenagem aos 25 anos da Escola Levino Lautert. Após, foi servido almoço e, na sequencia, foi realizada uma tarde dançante.

As atividades comemotarati-vas ao jubileu de Prata da Escola Levino Lautert foram organiza-das pela direção e professores e também pelo Círculo de Pais e Mestres.

Page 13: Edição dia 11 de dezembro de 2010

Especial 11 de dezembro de 201013

OPrograma Jovem Apren-diz visa oferecer forma-ção técnico-profissional

para jovens e adolescentes pre-parando-os para a inserção no mercado de trabalho e está am-paro nas Leis Federais 10.097/00 e 11.180/05.

O Sicredi contrata anualmente jovens interessados em participar do Programa Jovem Aprendiz. No pró-ximo ano, na área de ação da Supe-rintendência Regional de Ijuí – Sureg das Culturas RS, serão disponibiliza-das 9 (nove) vagas para a realização do Programa nas Unidades de Atendi-mento de Ijuí, Ajuricaba e Panambi.

É considerado jovem aprendiz aquele que está entre 14 e 24 anos de idade, que esteja cursando ou te-nha concluído o ensino fundamental e que tenha disponibilidade de um turno para a realização de um Curso de aprendizagem e posterior prática das atividades. O Curso de Aprendi-zagem é ministrado pelo Sistema S (SENAI, SENAC, SENAR, SENAT e SESCOOP) em parceria com enti-dade qualificada em formação técni-co-profissional. O Sicredi, enquanto

O Programa Jovem Aprendiz tem incentivo do SicrediAssessoria Sicredi

Horário especial de Natal!!!Para sua comodidade e para

que você possa comprar os presentes para sua família, a Loja Becker de Condor estará atendendo em horários especiais até o Natal.

Nos sábados dias 11 e 18 estaremos abertos das 8h às 12h e das 13h30 às 16h.

E na semana do Natal, dias 20, 21, 22 e 23 a Loja fi ca aberta das 8h15 às 11h45 e das 13h30 às 20h e no dia 24, das 8h15 às 16h sem fechar ao meio dia.

Sicredi passa a aceitar pagamentos do Detran/RS

A partir deste mês, IPVA, multas de trânsito, DPVAT, licenciamento e taxas do Detran/RS poderão ser pagas no Sicredi. O convênio firmado entre a instituição financeira e o Detran oferecerá a possibilidade de associados e não associados realizarem pagamentos com a GAD – Guia de Arrecadação em mais de 550 pontos de atendimento espalhados em 434 municípios gaú-chos, além dos caixas eletrônicos, atendimento via internet e 1.027 agentes credenciados (correspondentes bancários). A Guia pode ser impressa através da internet ou obtida nos Centros credenciados (CFCs, CRVAs e CRDs). A GAD também pode ser paga em outros nove estados brasileiros, em que o Sicredi está presente.

Cooperativa de Crédito, conta com o apoio do SESCOOP que viabiliza a realização do curso de Assistente Ad-ministrativo para Cooperativas.

Janine Furtado da Silva é uma das jovens contratadas pelo Sicredi neste ano. Ela cursa o 5º semestre de psicologia na Unijuí e destaca que “o programa é uma ótima oportunidade para a conquista do nosso primeiro emprego, nos possibilita participar da rotina da empresa, agregando ex-periência e conhecimentos na área de formação”. Janine enfatiza ainda

que o programa deve ser incentiva-do dentro das empresas, “pois além da experiência adquirida, o jovem pode contribuir com novas idéias para a organização”.

Os alunos interessados em par-ticipar do processo seletivo deverão acessar o site sicredi.com.br, no link oportunidades de trabalho, área ad-ministração, e inscrever-se na vaga inserindo seu currículo. Aqueles que forem pré-selecionados estarão sen-do contatados para as demais orien-tações sobre o processo seletivo.

O Sicredi chegou em outubro deste ano como a instituição que mais liberou operações nos Pro-gramas Agrícolas do Governo Fe-deral, acumulando desembolso de R$ 322,4 milhões em 2010. O valor é 47% maior do que a injeção de 2009 e engloba 6,3 mil operações, representando 14% de participação no montante liberado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Eco-nômico e Social (BNDES).

Grande parte do volume concedi-

Sicredi fi ca em 1º lugar no Ranking do BNDES em programas agrícolas

do foi direcionado ao Programa Nacio-nal de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas, investimentos em reformas e infraes-trutura de propriedades rurais. Entre as modalidades de crédito rural que se destacam no Sicredi estão as ope-rações da linha MODERAGRO para financiamentos dos setores avicultura, suinocultura e pecuária leiteira.

Além das operações de investimen-to o Sicredi possui ainda várias formas

de financiamento voltadas para o setor agrícola como o custeio agrícola e o cus-teio pecuário. Em setetembro de 2010, o Sicredi ficou entre as cinco maiores instituições finan-ceiras em volume de operações de crédito rural no ranking da Fede-ração Brasileira de Bancos (FEBRA-BAN).

Cada vez mais as tecnologias es-tão adentrando o dia-a-dia de nossas casas, por isso estar ambientado no mundo digital já não é mais privilé-gio de alguns e sim uma necessidade de muitos. Com este pensamento o Sicredi está apoiando o curso de Inclusão Digital em parceria com a Prefeitura Municipal de Condor, Se-cretaria da Educação Secretaria de Assistencia Social e ACI de Condor.

O principal objetivo deste curso

Inclusão digital tem o apoio do Sicredié oportunizar o acesso a conheci-mentos básicos de informática para pessoas com mais de 60 anos. “Com esta oportunidade estamos contri-buindo para facilitar a comunicação e troca de informações no mundo di-gital”, afirma o gerente da Unidade de Atendimento do Sicredi em Con-dor, Edson Springer.

Além de aproximar as pessoas dos computadores, o curso também irá proporcionar aos alunos informa-

ções a respeito do funciona-mento dos cai-xas eletrônicos do Sicredi. Atu-almente 20 alu-nos estão tendo a oportunidade de atualização de conhecimen-tos no mundo digital.

Page 14: Edição dia 11 de dezembro de 2010

Eu ví...

ClassiVila

11 de dezembro de 201014

- Definiram es-sas semana, nas ba-ses, os vereadores do PP, que Waldir Land

dos presidentes da Casa durante os quatro anos de gestão.

Para este ano esta ordem já teria sido quebrada e a possível desistência de um dos quatro mais votados teria agitado os ânimos da bancada.

Agora, parece que no ano que vem, o tão sonhado último ano, Val-dir Linn e Biron irão pleitear a presi-dência da Mesa Diretora. Ou então, Antônio Candido volta ao acordo inicial e assume.

Inerte, intocável, longe de res-pingos e, talvez, aguardando alguma oportunidade, uma brechinha pra fazê cartaz, está a bancada do PDT, assistindo tudo de camarote.

- Essa era pra semana passada, mas me passei, mas não posso deixá de trazê a público... ou melhor, de apenas comentá em público, porque já está bem público.

No domingo, dia 28 de novem-

bro, eu tava aqui em casa vendo um futebolismo na TV e como sempre faço, escutando jogo no rádio. Na TV a peleja era do Grêmio e no rá-dio, a final de um campeonato local de um município vizinho, transmiti-do por uma emissora local.

Lá pelas tantas, um dos cronistas que fazia a transmissão do rádio per-guntou ao narrador: “E agora, o nos-so campeão municipal vai jogá com quem, tem algum torneio regional?”, e o narrador não titubiou e respondeu: “Olha, antes tinha a Copa Amuplan, mas aí foi pra Condor e lá esculham-baram.”, como sempre acontece,” e o repórter teve réplica: “É, esculham-baram lá (em Condor) como fazem com outras coisas”.

O pior de tudo é que essa emisso-ra tem um baita faturamento aqui na Vila pra falá assim tão bem de nós...

Que Barbaridade! por Marcelo Fripp

sas semana, nas ba-ses, os vereadores do PP, que Waldir Land

será o novo presidente da Câmara. Junto com

ele vão os vereadores Jocelino Biron (1º vicepresidente); Valdir Linn (2º vi-cepresidente), o atual presidente, José Dias dos Santos, vai ser o 1º Secretário e o atual vicepresidente, Antonio Can-dido será o 2º secretário.

Mas o que parece bem azeita-dinho, parece que andou um tanto conturbado. A vontade de sê o pre-sidente na Câmara no último ano de mandato, ou, principalmente, no ano eleitoral, causou alguma turbulência nas bases progressistas.

Os seis assentados do PP, na Câ-mara, tinham um acordo de que a ordem de votação na eleição que os ‘mandatou’, determinaria a ordem

VENDA DE CASA PARA DEMOLIÇÃO

A SOCIEDADE HOSPITAL BENEFI-CIENTE DE CONDOR vende casa para demolição, situada na Rua Germano Keller nº 90 - casa onde fica hoje a SMS. Tratar na secretaria do Hospital ou pelo fone 3379 1110.

VENDO casa c/ 90m² na Rua Reinoldo Felipe Breunig, 181. Tratar 9154 9543.

Cruzadinha Resposta Anterior

Você vai ao bar e bebe uma cerveja. Bebe a segunda cerveja. A tercei-ra e assim por diante.

O teu ESTÔMAGO manda uma mensagem para teu CÉREBRO dizen-do “Caracas véio... o cara tá bebendo muito liquido, tô cheião!!!”

Teu ESTÔMAGO e teu CÉREBRO não distinguem que tipo de líquido está sendo ingerido, eles sabem apenas que “é líquido”.

Quando o CÉREBRO recebe essa mensagem ele diz: “Caracas, o cara tá maluco!!!” E manda a seguinte mensagem para os RINS, “Meu, filtra o máximo de sangue que puderes, o cara aí tá maluco e tá bebendo muito líquido, vamo botar isso tudo pra fora” e o RIM começa a fazer até hora-extra e filtra muito SANGUE e manda para a BEXIGA, que enche rápido.

Daí vem a primeira corrida ao banheiro. Se você notar, esse 1º xixi é com a cor normal, meio amarelado, porque além de água, vem as impu-rezas do sangue.

O RIM aliviou a vida do ESTÔMAGO, mas você continua bebendo e o ESTÔMAGO manda outra mensagem para o CÉREBRO “Cara, ele não pára, socorro!!!” e o CÉREBRO manda outra mensagem pro RIM “Véio, estica aí, manda ver aí na filtragem!!!”

O RIM filtra feito um louco, só que agora, o que ele expulsa não é o álcool, ele manda pra BEXIGA apenas ÁGUA (o líquido precioso do corpo). Por isso que as mijadas seguintes são transparentes, porque é água. E quanto mais você continua bebendo, mais o organismo joga água pra fora e o teor de álcool no organismo aumenta e você fica mais “bunitim”.

Chega uma hora que você está com o teor alcoólico tão alto que teu CÉREBRO desliga você. Essa é a hora que você desmaia... dorme... capota...

Ele faz isso porque pensa “Meu, o cara tá a fim de se matar, tá be-bendo veneno para o corpo, vou apagar esse doido pra ver se assim ele pára de beber e a gente tenta expulsar esse álcool do corpo dele”

Enquanto você está lá, apagado (sem dono), o CÉREBRO dá a seguinte ordem para o SANGUE “Bicho, apaguei o cara, agora a gente tem que tirar esse veneno do corpo dele. O plano é o seguinte, como a gente está com o nível de água muito baixo, passa em todos os órgãos e tira a água deles e assim a gente consegue jogar esse veneno fora”.

O SANGUE é como um officeboy do corpo. E como um bom officeboy, ele obedece as ordens direitinho e por isso começa a retirar água de todos os órgãos, inclusive do CÉREBRO que é constituído de 75% de água, e por isso, ele é o que mais sofre com essa “ordem” e daí vêm as terríveis dores de cabeça da ressaca.

Então, sei que na hora a gente nem pensa nisso, mas quando forem beber, bebam de meia em meia hora um copo d’água, porque na medida que você mija, já repõe a água. (Texto retirado de “O bar do Zé”)

na Vila... Colaboração:Cláudio Motta

Preciso de MANICURE com ex-periência. Interessadas contatar no Salão Eliane, ou no telefone 9157 8176.

na Net...

VENDO Máquina de Costura singer, seminova. Valor R$ 275. Tratar 9104 4940.

Os números do IBGE com base nas pesquisa do Censo Demográfico são as maiores referências esta-tísticas do Brasil. Estão nestes dados as bases para todo e qualquer planejamento de gestão, sejam públi-co ou privado. As fotos que estamos estampando na coluna desta semana estão emparedadas na Prefeitu-ra de Condor e vêm a comprovar os índices trazidos pelo IBGE no Censo de 2010, de que apenas 38% da população condorense ainda permanece no meio ru-ral. Nas fotos, Condor de 1985 e Condor de 2009:

VENDO 6 terneiras, 6 novilhas, da raça jersey PC. Tratar 9146 1218.

PROCURO Babá para o dia inteiro. Tratar 9992 4279.

PROCURO moça para dividir aparta-mento no centro. Interessadas deixar nome com telefone no jornal Vila Li-berdade ou pelo fone 3379 1005.

VENDO casa de madeira na Rua Herbert Schmidt, c/ 190m², terreno de 878m². Tratar 9169 0032 ou 9109 4700

A HORA CORRETA PARA TOMAR ÁGUACompare as regiões da Cidade

1985 2009

1985

20091985

2009

Vila Emília/Loteamento Krüger

Praça e Agostinha Dill

Page 15: Edição dia 11 de dezembro de 2010

Lazer 11 de dezembro de 201015

SAGITÁRIO - Tente mi-nimizar a ansiedade – não adianta sofrer por aquilo que

ainda não existe. Prefira resolver primeiro os assuntos concretos e aguarde os resulta-dos. Nos relacionamentos afetivos é impor-tante estar mais presente.

CAPRICÓRNIO -Fase es-pecial em que será fácil manifestar as emoções,

principalmente na vida a dois e junto aos amigos. Não tenha receio de mos-trar o que sente – assim atrairá boas vibrações.

AQUÁRIO -Aceite novos desafios e fique alerta aos convites que surgirão no

caminho. Há chance de mudar o pano-rama financeiro. Encare todas situações com naturalidade evitando ao máximo a ansiedade. tudo está correndo bem.

PEIXES - Sua boa estrela bri-lha como nunca e lhe propor-ciona revelações positivas e in-

teressantes contatos sociais. Mostre seu lado sensível e deixe fluir as emoções. Crie uma aura positiva e cultive momentos de prazer. Deixe que o passado se encarregue de apagar de sua mente o que não foi bom.

LEÃO - Primeiro coloque a casa em ordem e faça uma profunda reflexão sobre o

que deu certo e o que não surtiu bom efeito nos últimos períodos. Com isso encontrará as respostas necessárias para aperfeiçoar sua capacidade de realização.

VIRGEM - Lembre-se de que nos próximos dias seu cuidado maior deve ser com a qualidade

de vida. o que menos está precisando são pre-ocupações desnecessárias. Não permita que pequenas coisas atrapalhem seu dia a dia. Siga em frente com atenção e cautela..

LIBRA - Deixe claro quais são suas intenções e senti-mentos. Não iluda nem se

deixe iludir. o que pode parecer seguro num momento nem sempre é o melhor caminho. Avalie todas as decisões minu-ciosamente. Vem aí um bom período.

.

.ESCORPIÃO- Seu grau emocional não suporta si-tuações superficiais. tudo é

intenso e a necessidade de finalidade é uma das características de sua persona-lidade. Permita que algumas situações tomem rumo próprio, sem interferên-cias. Não gaste energia nesta fase.

ÁRIES Procure não cometer erros ou injustiças. ouça e ava-lie tudo atentamente antes de

tomar qualquer decisão que envolva questões emocionais com a família ou em seu círculo social. É mais fácil realizar seus projetos com ajuda e participação dos outros.

TOURO - Minimize desen-tendimentos criando situações objetivas ao redor. Se perceber

que algo não está dando certo, pare e reveja alguns conceitos. Nunca tenha receio das mu-danças. Elas são necessárias para seu aperfei-çoamento.

GÊMEOS - Se aparecer al-gum negócio que possa ser adiado, não tenha dúvidas

– deixe-o para mais tarde. Nesta fase do ano é importante manter o controle dos gastos desnecessários e evitar os grandes investi-mentos. Cautela.

CÂNCER - Dê preferência para as questões pendentes, principalmente na área pro-

fissional. Não deixe para amanhã o que pode ser realizado hoje. Assim livrará um importante espaço em seu dia a dia. Man-tenha uma distância segura de problemas familiares..

Sudoku, é um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de núme-ros. O objetivo é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões. O quebra-cabeça contém algumas pistas iniciais. Cada co-luna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo.

Sudoku Gastronomia

Horóscopo da semana

RECEITAS para o fi nal de semana

Ingredientes

Sobras de panetone cortados em cubos1 pote de sorvete de creme (o sorvete deve estar um

pouco mole)Frutas secas picadas (uvas passas, ameixas,

airlãs,damascos, nozes ou amêndoas)

Modo de Preparo

Em uma refrataria de vidro ou em taças individuais monte a sobremesa.

Coloque uma camada de sorvete de creme, o pane-tone já cortado e em seguida as frutas de sua prefe-rência.

Feito isso cubra novamente com sorvete e enfeite com nozes picadas.

Leve ao freezer e sirva quando estiver bem firme.

Panetone na Sobremesa ou Taça de Panetone

As receitas são sugestões de Viviane Barcellos Schmidt

DEFENSORIA PÚBLICA DO RS49 vagas para defensor público, nível su-perior, remuneração de até R$ 14.207,19. As inscrições podem ser feitas até o dia 23/12, maiores informações e inscrições pelo site www.concursosfcc.com.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM PRINCÍPIO - RS17 vagas para vários cargos, nível 1º e 3º grau, remuneração de até R$ 2689,28. Maiores informações e as inscrições podem ser feitas até o dia 17/12 junto a Prefeitura Municipal

CORPO DE BOMBEIROS DE SAN-TA CATARINA70 vagas para soldado, nível superior, re-muneração de até R$ 2.4315,51. As ins-crições podem ser feitas até o dia 17/12, pelo site www.cfsd.cbmsc.ieses.or

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTIAGO - RS26 vagas para vários cargos, nível 1º, 2º, 3º grau, remuneração de até R$ 1.871,96. As inscrições podem ser feitas até o dia 05/01 pelo site www.objetivas.com.br

Concursos

Solu

ção A

nter

ior

Amistosos de Futebol

Sábado 11/12Condor

Campo do Grêmio16h - 8 de Julho x Incas

Assemco14h30 - Tertúlia x Univer-sidade

16h30 - Austral x Vila Nova

Dicas de FilmesECLIPSEGênero:RomanceSinopse: A história continua com a volta de Edward Cullen e de sua fa-mília a Forks. Retorno que traz Bella de volta para sua v ida normal ou quase normal. Com a ausência do namorado, ela tor-nou-se mais próxima do amigo de infância, Jacob Black. Um jovem e apaixonado Lobisomem que vê sua amiga se distanciar dele com o retorno de seus ini-migos, os Vampiros Cul len.

O Aprendiz de FeiticeiroGênero: Aventura

Karate KidGênero: Ação

Vingança ImplacávelGênero: Ação

VingadorGênero: Ação

Sorvetone

Ingredientes

1 lata de leite condensado1 lata de creme de leite2 colheres de suco de limão2 colheres de uvas passas sem caroço2 colheres de frutas cristalizadas picadas250g de sobra de panetoneCerejas e folhas de hortelã para enfeitar

Modo de Preparo Bata o leite condensado, o creme de leite e o suco de

limão no liquidificador e despeje em uma tigela grande. Junte as passas, as frutas cristalizadas e o panetone. Misture toda esta mistura de ingredientes e coloque em uma forma para bolo inglês já forrada com papel manteiga. Cubra com filme plástico e leve ao congelador de um dia para o outro. Desenforme e decore com as cerejas e as folhas de hortelã.

PerigosasGênero: Terror

Shrek Capitulo FinalGênero: Comédia

Encontro Explosivo Gênero: Ação

Meu Malvado FavoritoGênero: Animação

Page 16: Edição dia 11 de dezembro de 2010

11 de dezembro de 2010