dia melhor - 44 - dezembro - 2013

60
Ano V Edição nº 44 - dezembro de 2013 Saiba como são comemorados os diferentes natais pelo mundo. ESPECIAL SP EVENTOS Empresários brasileiros garantem o sucesso de artistas e políticos por todo o País. NATAL E ANO NOVO

Upload: revista-dia-melhor

Post on 18-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Especial Natal e Ano Novo

TRANSCRIPT

Page 1: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Ano V Edição nº 44 - dezembro de 2013

Saiba como são comemorados os diferentes natais pelo mundo.

EspEcial sp EvEntosEmpresários brasileiros

garantem o sucesso de artistas e políticos por todo o País.natal E

ano novo

Page 2: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 20132

Page 3: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 2013 3

Page 4: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 20134

Anuncio_LarDeco.indd 1 10/3/13 5:10 PM

Page 5: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 2013 5

Page 6: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 20136

Carlos A. B. BalladasPublisher

Gilson VoltoliniCarolina Balladas

Publicidade

Eduardo KazeReportagens

Elaine Bosso LuzDiagramação

Elaine Bosso LuzDesign e tratamentos

Natália BalladasArte Final

A revista Dia Melhor é uma publicação da CABB Editora Ltda.

Distribuição gratuita em dezenas de pontos incluindo as lojas

da Fran’s Café e padarias do ABC. Tiragem desta edição:

10.000 exemplares.

Fale conosco: Avenida Utinga, 413 - Santo André - S.P.

CEP 09220-610Tel. (11) 4463-3222 (11) 4463-3144

[email protected]

Nesta Edição

Créditos desta ediçãoEspecial de Natal – Texto: GB Edições. Fotos: GB Edições. Negócios em Movimento – Textos: Da Redação e Sandra Pazzini. Fotos: Hugo Silva. Di-nheiro e Investimento – Texto: Agência Brasil. Fotos: Reprodução e GB Edições. Mundo Pet– Tex-tos: Sandra Pazzini. Fotos: Hugo Silva. Turismo – Carla Guedes Ferreira. Fotos: Divulgação. Con-sumo – Texto: Vivian Silva. Fotos: Divulgação. Dia Melhor Indica – Textos: GB Edições e da Redação. Fotos: GB Edições e Divulgação

EDIT

ORI

AL

10 Especial de Natal •UmNatalparacadapovo •Suacasacoma caradoNatal •PactodeAnoNovo: da arrumação a bondade, revolucione em 2014

23 Negócios em Movimento •SPEventosseconsolida como uma das maiores em seu setor no Brasil •UFABCincorpora empreendedorismo e inovação •SpazzioItaliano promove curso intensivo de férias •ColégioObjetivo: tradição de olho no futuro •FeiradeFranquias projeta crescimento de 15% em 2014 •Pomarpossuipegogia baseadanaantroposofia •Shoulderinauguranova loja no Park Shopping São Caetano •Solid,aprendizadode idiomas baseado em diálogos •Segurançanotrabalhoe compromisso para a redução de acidentes •RegiãodoABCjátem uma sede regional da Apas •APLaproximasetor industrial e acadêmico

44 Dinheiro e Investimento Calculadora do Cidadão simula juros do cartão

46 Mundo Pet Cuidados com animais nas férias e nas festas

Neste mês de dezembro, a revista Dia Melhor completa quatro anos. Foram 44 edições que levaram a você, leitor e leitora, um excelente conteúdo editorial.

Temas de relevância pautaram as reportagens. Entrevis-tas exclusivas, como, por exemplo, ados membros do grupo Anonymous; abordagens corajosas, de temas universais e polêmicos, como a homofobia na família, tratada na edição (42);assuntos pouco conhecidos, tal qual o transhumanis-mo; além de informações exclusivas referentes à espiona-gem na internet, estiveram presentes nas páginas da Dia Melhor.

Nesta edição, apresentamos um especial de fim de ano. Curiosidades sobre o Natal em diversas culturas é o tema da reportagem “Um Natal para cada povo”. Destaque, nes-te caso, para o Kwanzaa, feriado afro-americano idealizado em 1966por MaulanaKarenga, cujo fundamento é celebrar os princípios vinculados ao ritual da colheita.

O Réveillon não poderia ficar de fora, e dicas para revolu-cionar em 2014 preenchem a matéria referente a mais um ano novo em nossas vidas.

Decorações natalinas, dicas de presentes, shows e festas são apenas mais uma parte do conteúdo a ser degustado na revista deste mês.

Os empreendedores, claro, jamais faltaramna Dia Melhor. No caderno Negócios em Movimento, o leitor encontra não somente matérias com informações relevantes, mas tam-bém exemplos de superação e de conquistas por parte de-empresários que atuam fortemente na região.

Os anunciantes, por sua vez, encontram na Dia Melhor um veículo eficaz de divulgação, já que nossos exemplares são distribuídos em postos estratégicos do ABC, objetivan-do atingir o público da classe A e B.

Por fim, fica aos leitores, anunciantes e entrevistados, o desejo por parte da equipe da CABB Editora de um Natal repleto de alegria e um Ano Novo carregado de sucesso. Em 2014, o nosso compromisso se renova em manter a qualida-de da Dia Melhor e projetar novos patamares de excelência em nosso conteúdo, pois, é de pessoas e para pessoas que esta revista é feita.

Boa leitura e boas festas!

Carlos A. B. Balladas

Dia Melhor: quatro anos feita por gente que pensa em gente

Outraspublicaçõesdaeditora

facebook.com/DiaMelhor

twitter.com/DiaMelhor

www.diamelhor.com.br

Page 7: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

R. Eugenio Roncon, 80 • Roncon • Ribeirão Pires • Tel.: (11) 4825.6370 Educaçao Infantil e Fundamental

s

WALDORF POMAR ESCOLA

• RECREAÇÃO • MATERNAL • JARDIM • FUNDAMENTAL

Nossos professores tem formação em Pedagogia e pós-graduação em Pedagogia Waldorf.

w w w.cepomar.com.br

A semente de umfuturo sucesso

Um ambiente com muito verde com uma atmosfera acolhedora, saudável e tranquila, cercada de carinho e amor.

Os sentidos, as janelas para o mundo. Permitir à criança explorar movimentos do seu corpo livremente, na grama, na terra e na areia, semear, colher e preparar o alimento, modelar, desenhar e pintar; costurar e tricotar, brincando sempre de maneira natural e adequada.

Jardim da infância | Brincar e Aprender.

Ensino fundamental | Imaginação, Admiração e Criatividade. A arte é um instrumento essencial para a educação.Todas as atividades na escola têm o elemento artístico como base, e através desse elemento procura-se desenvolver o conhecimento. Os saberes do mundo relacionados com o ser humano, estimulam o amor ao próximo e o respeito pela natureza.

O currículo contempla todas as disciplinas regulares de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases e o que determina o Ministério da Educação. Além disto, conteúdos e práticas de artes plásticas, teatro, música (coral, violino, flauta, corda), inglês, euritmia, alemão, educação física, fazem parte da formação da criança.

Primeira escola Waldorf do ABCD.

Matrículas

abertas 2014

Page 8: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Implantação do Bilhete Único Andreense e

renovação da frota de ônibus

A Prefeitura de Santo André está colocando a cidade no caminho certo. Na área de mobilidade urbana, iniciou a modernização do transporte público. Implantou, em tempo recorde, o Bilhete Único Andreense e renovou a frota ao colocar nas ruas 75 novos ônibus adaptados. Além disso, vem promovendo melhorias em pontos de ônibus e anunciou a criação de 13 corredores exclusivos, juntamente com a readequação de linhas. E vem muito mais por aí. É a Prefeitura de Santo André mais presente, fazendo o que dever ser feito.

TRANSPORTE

O U

SE

DR

OG

AS

– L

igue

100

par

a de

nunc

iar

abus

o e

expl

oraç

ão s

exua

l con

tra

cria

nça

e ad

oles

cent

e.

An-20,2x26,6cm.indd 2 29/11/13 18:02

Page 9: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 2013 9

Page 10: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 20131010ES

PECI

AL D

E N

ATAL

Um Natal para cada povoSe você esta sonhando em viajar na época do Natal para outro país, que tal conhecer como a data é celebrada em diversas culturas?

Page 11: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 2013 11

Apesar dos presentes e das ceias apetitosas, do Pa-paiNoelesuasrenas,semdúvidaacaracterísticareligiosa é o ponto central das comemorações do

Natal.Contudo,pelomundoasfestividadesseguemcarac-terísticasquediferememformaeconceitos.Na cidadepalestina deBelém realiza-se umadasmais

coloridasefestivascelebraçõesdeNatal.Em24dedezem-bro, longasfilasdepessoassão formadaspelasestreitasruas da cidade. À frente, sacerdotes vestidos com magní-ficastúnicaslevamumminúsculoevistosoberçodevimecontendoumaimagemdeceradoMeninoJesus.Oobjeti-voéaCapeladeSantaCatarina,localnoqualécelebradauma missa à meia noite.AcerimôniaseencerraquandoopatriarcadeJerusalém,

atualmente Fouad Twal, carrega a imagem do Menino Je-sus para uma manjedoura ornamentada de vidro e mármo-renaGrutadaNatividade,umadasmaisantigasigrejasdomundo ainda em atividade.

Papai NoelE se o Natal é umamanifestação de origem religiosa,

comsuaprincipalfigura,oPapaiNoel,nãohaveriadeserdiferente. Suaorigemremete ahistóriadeSãoNicolau,um santo especialmente querido pelos cristãos ortodo-xos e, em particular, pelos russos. São Nicolau, quandojovem, viajava muito, tendo conhecido a Palestina e o Egi-to.Segundoalenda,porondepassavaficavaeralembra-do devido a sua bondade e o costume de dar presentes às criançasnecessitadas.Conta-sequeoprimeiropresentedado por ele foi moedas de ouro, entregues a três meni-nas pobres. Quando voltou a sua cidade natal, Patara, na provínciadeLícia,ÁsiaMenor,SãoNicolaufoideclaradobispo da cidade de Mira. Comopassardotempo,SãoNicolaufoiganhandofama

de fazedor de milagres, sendo esse um dos temas favori-tosdosartistasmedievais.Nessaépoca,adevoçãoaeleestendeu-se para todas as regiões da Europa, tornando-o opadroeirodaRússiaedaGrécia,dasassociaçõesdecari-dade, das crianças, marinheiros, garotas solteiras, comer-ciantes, penhoristas, e também de algumas cidades como Friburgo e Moscou. Milhares de igrejas europeias foram dedicadas a ele, uma delas ainda no Século 6, construída peloimperadorromanoJustinianoI,emConstantinopla,hojeIstambul.AReformaProtestante,porém,fezcomqueocultoa

SãoNicolaudesaparecessedaEuropa,comexceçãodaHolanda, onde sua figura persistiu como “Sinterklaas”. Colonizadores holandeses levaram a tradição consigo atéNewAmsterdan(aatualcidadedeNovaIorque)nascolônias norte-americanas. “Sinterklaas” foi adotado pelopovoamericano,quepassouachamá-lode“SantaClaus”, adaptado, posteriormente a língua portuguesa comoPapaiNoel.MasnemsódobomvelhinhoviveoNatalatualmente.Na

Itália,porexemplo,quementregaospresentesàscriançaséumabruxachamada“LaBefana”.NaFrança,aoinvésdecolocar meias sobre a lareira, como é feito nos Estados Uni-dos da América, os franceses colocam os sapatos.

O Natal europeuSenoBrasilcelebramosoNatalnodia25dedezembro,

compresençagarantidadoPapaiNoel,naAlemanhaéSãoNicolauquemaindavisitaacasadascrianças,comvinte continua

A figura do Papai Noel tem origem na história de São Nicolau, um santo especialmente querido pelos cristãos ortodoxos e, em particular, pelos russos. São Nicolau, quando jovem, viajava muito, tendo conhecido a Palestina e Egito. Por onde passava ficava na lembrança das pessoas devido a sua bondade e o costume de dar presentes às crianças necessitadas

Page 12: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013
Page 13: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 2013 13

Page 14: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 201314

dias de antecedência, na noite de 5 de dezembro. Ele en-tregabalaseoutrosdoces,quedevemserabertossomen-tenamanhãdodia6,anoitedeNatalalemã.

Segundo uma das tradições, muito popular na região ca-tólica do sul do país, o “Christkind” (Menino Jesus) traz os presentesnanoitedeNatal.NasregiõesdonortedaAle-manha,ospaiscostumamdizerqueo“Weihnachtsmann”(HomemdoNatal)équemtrazospresentes. Amaioriadas famíliasalemãsmontaumaárvoredeNataldecora-da com luzes e ornamentos. Bolos e bolachas aromáticas chamados de “lebkuchen” são preparados em vários for-matos e usados como decoração. NaDinamarca,NoruegaeSuécia,ojantardeNatalinclui

um pudim de arroz denominado “julgrot”, que contémuma amêndoa em seu interior. De acordo com a tradição, quemencontraraamêndoanasuaporçãoteráboasortedurantetodooanoseguinte.OPapaiNoeléumpersona-gem familiar nos países escandinavos, mas muitas crian-çasacreditamqueumduendeéquemtrazospresentesdovelhinhoatésuascasas.Osdinamarquesesenoruegueseschamam esse duende de “Julenissen”, e os suecos se refe-rem a ele como “Jultomten”. NaSuécia,atemporadadoNatalcomeçaem13dedezem-

bro,diadeSantaLúcia.Namanhãdessedia,afilhamaisve-lha da casa se veste de branco e coloca sobre a cabeça uma grinalda com sete velas acesas. Ela serve bolo de passas e leva o café da manhã aos demais integrantes da família. Por toda

aNoruega,ossinosdasigrejastocamàs17horasdavésperadeNatalemumritualchamado“RingeinJulem”.Na Inglaterra,ascriançaspendurammeiasnavéspera

deNatalparaqueo“FatherChristmas”(versãobritânicadoPapaiNoel)asenchadepresentes.NatardedodiadeNatal,amaioriadasfamíliasassistepelatelevisãoamen-sagemespecialdeNatalenunciadapelomonarca,atual-mente a Rainha Elizabeth II. O jantar consiste em peruassado,tortadecarneepudimdeameixa.Nosdiasante-rioresaoNatal,coraisvãodecasaemcasacantandomúsi-cas natalinas. Crianças pedem dinheiro e adultos também costumam pedir dinheiro destinado às obras de caridade.

Natal norte-americanoNos EUA, as pessoas seguem um ritual mais parecido

comobrasileiro,edecoramsuascasascomárvoresdeNa-tal, guirlandas e outros enfeites. As ruas das cidades são adornadas com luzes coloridas e sons de sinos e canções natalinas ecoam por diversos lugares. Muitas pessoas vão àigrejanamanhãdeNatalounanoitedavéspera.

As crianças costumam escrever cartas para “Santa Claus” pedindo presentes, e muitos trocam saudações e votos com seus amigos e familiares por meio de cartões de Natal.Muitasempresasdãopresentesaseusempregados.

Na Itália, quem entrega os presentes às crianças é uma bruxa chamada “La Befana”, e não o Papai Noel

A figura do Papai Noel ganhou o mundo, o seu significado é praticamente o mesmo, sendo que em alguns lugares ele ganha outro nome

Page 15: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 2013 15

AárvoredeNataldecoradaéatraçãoprincipal.Ospre-sentes são depositados embaixo dela. O jantar tradicio-nal inclui uma variedade de pratos, como peru recheado, purê de batatas e bolo de frutas.

Kwanzaa Em algumas regiões dos EUA e Canadá, entretanto, gru-

posétnicosseguemoscostumesdeNataldosseusances-trais, celebrando o Kwanzaa, um feriado afro-americano quedurasetedias–de26dedezembroa1°dejaneiro–nosquaisdiariamenteasfamíliasacendemumavelasim-bolizando um dos sete princípios: união, autodetermina-ção, trabalho coletivo, economia cooperativa, propósito, criatividade e fé. As diretrizes do Kwanzaa foram desen-volvidas por Maulana Karenga, em 1966, baseadas nos ide-ais das colheitas dos primeiros frutos.

Comemoração do Kwanzaa é baseado nos ideais das colheitas dos primeiros frutos

A maioria das famílias alemãs monta uma árvore de Natal decorada com luzes e ornamentos. Bolos e bolachas aromáticas chamados de “lebkuchen” são preparados em vários formatos e usados como decoração

Matrioska é uma peça decorativa russa, constituída por uma série debonecas,feitasdediversosmateriais,quesãocolocadasumasdentrodasoutras,damaior(exterior)atéamenor(aúnicaquenãoéoca).Onúmerodefigurasqueseconseguemencaixaré,geral-mente,deseisousete,aindaqueexistamalgumascomumnúme-roimpressionantedepeças.NalojadaTchaykavocêencontraomelhordoartesanatorusso,abre.Umpresenteraro,sofisticadoecriativo

Page 16: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

16

Page 17: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013
Page 18: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 20131818ES

PECI

AL D

E N

ATAL

Page 19: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Sua caSa com a cara do NatalRealmente é uma grande ale-

gria quando podemos reuniras pessoas queridas em torno

da mesa para, juntos, compartilharem oalimento.Asfestasdefimdeanotêmesse poder de agregar a família e os amigos,éumtempoemqueaspessoasdesaceleram do trabalho e procuram compartilhar os momentos felizes.Masalémdetodaessaalegria,éclaroque

não pode faltar a beleza das decorações natalinas. E para isso não é preciso gastar muito, basta ter criatividade. Sabe aquelatoalhabrancalisaquevocêtemnagaveta?Incremente-acomfitasdouradas.Cole,oualinhavecompontosescondidosfitasdou-radas, ou outra cor de sua preferência.Mas lembrando- que o tema é “Natal e

AnoNovo”,deumapontaaoutradatoalha.Incrementecom lacinhosnoscantos.Nasbordas, use e abuse de estrelas e papais-no-éis. Encha um recipiente de vidro com bolas douradasefinalizecomvelinhasbrancaselacinhos, acendendo no momento da refei-ção.Ospratosecopospoderãoserdevidrotransparente, use guardanapos brancos, depreferênciadepano.Nocentrodamesatambém poderá ser colocado um bonito ar-ranjo, com velas e pinhas.

Decoração práticaEjáqueoNatalbateàporta,canções

rondam o ar, é tempo de confraterni-zar. É também o momento da tão espe-radatréguaanual,quandoprocuramosnos esquecer daqueles problemas do

dia a dia e nos deixamos levar pela ma-giadoPapaiNoel.

Por isso, a casa merece uma atenção especialeéhoradepegaraquelacaixamaravilhosa onde estão guardados to-dos os enfeites. É bem verdade que, antes, é preciso

fazer uma boa limpeza na casa, deixar tudobrilhando,masoNatalcomeçadolado de fora. Use a imaginação e faça as guirlandas para a porta de entrada você mesmo. Uma criativa ideia é usar pratos plásticos,daquelesquesecolocamsobos vasos, e decorá-los com festões colo-ridos, bolinhas e outros motivos natali-nos.Coloquesuacriatividadeparafun-cionar, uma boa aliada neste trabalho éacolaquente,fixa tudorapidinho,etambémaargila(encontradanasflori-culturas ou casas do ramo).

Para trabalhar com a argila na confec-ção de guirlandas, faça assim: compre argila e envolva o pedaço numa folha de plástico. Faça dois furos no centro do pra-to plástico, pegue um pedaço de arame, passe pelo bloco de argila e amarre bem firmenoprato.Depois,bastaespetarnaargila galhos verdes e ramagens de modo a cobrir tudo. Finalize com enfeites colo-ridosepisca-pisca.Napartedetrásdoar-ranjo, faça dois furos e amarre um pedaço dearameemformadegancho,afimdependurar a sua guirlanda. Inovetambémnatoalhadamesa.Cubra

a mesa com feltro vermelho, no lugar de cada convidado ponha um caminho de

organdi (ou de outro tecido branco de sua preferência) com aplicações de moti-vos natalinos feitos em tecido vermelho. Osguardanapospodemserverdes.Nestecaso, dê preferência aos pratos brancos. Para completar a decoração da mesa, co-loquenozes,uvaseoutras frutasdesuapreferência em vasinhos de barro, os mesmos usados para plantas, mas bem la-vados,e,aindasequiserincrementarumpouco mais, passe uma camada de verniz em cada um deles para garantir o brilho.

Noite iluminadaÉprecisoiluminaranoite,afinaléNatal,

tempo de luz, então use e abuse das velas. Existeumainfinidadenomercado,deinú-meros tipos de cores e a preços bem aces-síveis, mas nada impede de você fazer suas velasemcasa.Derretaaparafina,adicionecorante e essência e despeje diretamente no recipiente,quepodeseraquelaxícaraquevocênãousamais,embalagensdevidroquevocê comprou com patê etc.E,nãoseesqueçadacozinha,deonde

sairãotodasaquelascomidasgostosaseespeciaisquevocêvaiprepararparaaocasião.IncrementeacortinapregandonelaenfeitinhosdeNatal,numcantodoarmáriocoloqueumarranjocomflorese frutas. Vai uma dica, decore com ovos pintados com motivos natalinos; se não quiserpintá-los,usedecalques.O importante é deixar a casa com a

caradoNatal.Vocêvaiperceberadife-rença e a animação será geral.

Decorar a casa para os festejos de fim de ano, além de ser uma tradição, proporciona bem estar e alegria aos convidados

Page 20: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

20

Page 21: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 2013 21

Page 22: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 20132222

pacto dE ano novo da arrumação à bondadE,

rEvolucionE Em 2014A frase Ano Novo, vida nova, apesar de seu clichê,

é ainda um dos mais praticados rituais de fim de ano.

Quando o mês de dezembro chega, quasetodasaspessoassãotoma-dasporumadoceesperançaque,

porfim,éofrutodoEspíritodoNatalpre-sentenoscoraçõesdaquelesque têm fé.Assim, em nome deste novo ânimo quevem juntocomoAnoNovo, temosumavontadeimensadequeaconteçamcoisasdiferentes.Masporondecomeçar?Primeiramente,quetaldarumaboare-

viradanasgavetasearmários?Podepare-cer bobagem, mas organizar e se livrar das coisasquenãoestãosendoúteisfazumagrande diferença. Vai liberar mais espaço e dar uma grande sensação de limpeza e conforto. Comece pelo seu guarda-roupa. Separe todas as peças de roupa e sapatos osquaisnãousaháalgumtempo.Limpeosarmários,coloquesachesper-

fumados nos cantinhos e dispositivos contra o mofo. Depois arrume as roupas (aquelasquerealmentevocêusa)emseuslugares.Depoisdasfolgasdefimdeano,vai ser uma alegria começar janeiro com armários e gavetas limpas.

Faça o mesmo com os armários da co-zinha.Queatireaprimeirapedraquemnão guarda embalagens, potes, vidros e copos de conservas etc. A ordem é re-ciclar, avalie aquilo que realmenteusanodiaadia,oquesobrardoe.Procureentidades,oupessoas,noseubairroquefaçam trabalhos manuais ou fazem do-ces, geleias e conservas. Elas receberão com carinho os copos, vidros e potes quevocêvemarmazenando.

Organização e bem-estarSabeaquelasfotosqueestãoguardadas

dentro de um livro, ou no fundo de uma gaveta?Juntetodasecoloque-asnumál-bum.Ficarámaisfácilreveraquelesmo-mentosquemereceramserregistrados.Aindanãotemumjardim?Éhoraen-

tão de colocar flores em sua vida. Sevocênãotemumquintalpara isso,re-corra às floreiras e vasos. Dá até paracultivar árvores frutíferas e ter uma horta. Uma dica é consultar lojas espe-cializadas em paisagismo.

Porfim,dêumaolhadanadecoraçãodacasaeprocureumcantinhoquepossaser só seu, com uma cadeira confortável, noqualpoderásentar-setranquilamen-te e ler um livro. Reserve um tempo para suas leituras prediletas, fará um bem enorme à sua alma. Acredite.

Mude de atitudeComece a reparar nas pessoas à sua

volta. Cumprimente todos quandochegar ao elevador, por exemplo. Um sorrisode“bomDia”oude“boaNoite”não custa nada e pode render muito.

Faça planos para uma viagem com a família, com o seu amor ou com os ami-gos. Quer conhecer um determinado lu-gar, vá em frente. Parcele o pagamento, economize todo mês e não deixe o sonho engavetado.Masnão se esqueça do corpo. Invista

em atividades físicas, fazendo caminha-das, andando de bicicleta, e procure se alimentardemaneirasaudável.Imagineaalegriadeemagreceralgunsquilinhos!

ESPE

CIAL

DE

NAT

AL

Page 23: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 2013 23

Este caderno é parte integrante da revista Dia Melhor edição 44 - dezembro de 2013

• SP Eventos se consolida como uma das maiores em seu setor no Brasil• UFABC incorpora empreendedo-rismo e inovação• Spazzio Italiano promove curso intensivo de férias

Veja também • Colégio Objetivo: tradição de olho no futuro• Feira de Franquias projeta crescimento de 15% em 2014• Pomar possui pegogia baseada na antroposofia• Shoulder inaugura nova loja no Park Shopping São Caetano

• Solid, aprendizado de idiomas baseado em diálogos• Segurança no trabalho e compromisso para a redução de acidentes• Região do ABC já tem uma sede regional da Apas• APL aproxima setor industrial e acadêmico

o quE há Em comum EntrE bEyoncÉ, Elton john E a copa do mundo?A resposta para a pergunta acima são os palcos que todos usam ou usarão em território brasileiro. E a empresa responsável por estas estruturas é a andreense SP Eventos.

Page 24: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 201324FR

ANQ

UIAS

& F

RAN

QUE

ADO

S

sp EvEntos sE consolida como uma das maiorEs Em sEu sEtor no brasilResponsável por alguns dos maiores eventos em todo o Brasil, a empresa é pioneira em sua área de atuação.

Criada em 1984 por Amadeu Gomes Pereira e Luiz Carlos Campos, a SP Eventos foi idealizada para suprir

um nicho de mercado, totalmente desco-bertonaépoca.Aempresa,pioneira,quefoi e ainda é referência para muitas outras em seu segmento, nasceu focada na pro-dução de eventos, locação de palcos e ela-boração de projetos de som e iluminação. Oprimeirograndedesafiofoiaprimeiraturnê do grupo Menudo no Brasil, tam-bém na década de 80. A repercussão foi enorme e a colocou definitivamente nomercado. DirigidaatualmenteporWagnerGrillo

-filhodePereira,LuizCarlosCampose

seufilho,RicardoCampos,aSPEventosfoi líder de mercado até aproximada-mente 1995, mas ainda é considerada amaior em seu ramo de atuação. “NoABC,especificamenteemSantoAndré,estão as melhores empresas de palco, som e iluminação do mercado nacional. Em 2013, por exemplo, 90% de todos os showsinternacionaisquevieramparaoBrasilficaramporcontadeempresasdanossa região”, conta Grillo.

A SP Eventos foi a responsável esse ano, só para citar alguns shows, pe-las apresentações de Beyoncé, EltonJohn, Paul McCartney, Red Hot Chi-li Peppers, Monsters of Rock, entre

outros. Além desse tipo de evento, a empresa também elaborou toda a es-trutura montada para receber o Papa Francisco I na Basílica do SantuárioNacional de Nossa Senhora Apareci-da, interior de São Paulo. Além disso, há sete anos a empresa é responsável por um dos maiores eventos do País, a Parada Gay, realizada anualmente naavenida Paulista, centro de São Paulo.

De acordo com Grillo, a empresa tem capacidade e estrutura para realizar eventos em todo o território nacional. “Nós atendemos em qualquer lugar,temos todas as condições para isso. Omaior problema que enfrentamos em

Page 25: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

25

nossa área está relacionado à mão de obra qualificada. Não existem projetosvoltados a qualificar os trabalhadores.Sentimos falta de montadores de estru-tura, projetistas de palco, engenheiros, eletricistas etc.”. A escassez no mercado, entretanto, não é um ponto vulnerável, e a SP Eventos conta com empregados com aproximadamente 20 anos de casa.

As maiores preocupações, comenta o exe-cutivo, estão relacionadas à segurança e satisfaçãodo cliente. “Nósnunca tivemos,em todos esses anos no mercado, nenhum problema grave em relação à segurança, isso é muito importante para a SP Eventos. Etambémnenhumaquestãorelacionadaàinsatisfação de nossos clientes”.

Para 2014, segundo Grillo, a expecta-tiva é de crescimento. “Estamos muito otimistas em relação a 2014, já temos vários eventos agendados em função da CopadoMundo”,finaliza.

A SP Eventos tem capacidade para atender pequenos, médios e grandeseventos, sejam eles culturais, políticos, sociais, comemorativos e shows, em todo o país. Possui ainda infraestrutu-raparaseadequaràsnecessidadesdos

clientes, funcionários habilitados, de-pósito próprio com todo o material de apoio necessário: estruturas tubulares, palcos,arquibancadas,Boxtruss,cama-rim, camarote, geradores, grades, passa-relas, pórticos e tendas. Além disso, con-

ta com departamento jurídico e todo o suporte administrativo para tornar qualquereventoumgrandesucesso.

Para saber mais sobre a SP Eventos, acesse o portal www.speventos.com, e bom show.

Grillo e Campos representam Santo André na Copa do Mundo

Page 26: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 201326

uFabc incorpora EmprEEndEdorismo E inovaçãoSemana Global do Empreendedorismo foi realizada na universidade

Otema empreendedorismo tem ga-nhado espaço e parece ser a versão tupiniquimdoself made man norte-

-americano. Se no passado a frase “faça você mesmo” remetia ao movimento punk, hoje os liberais se apossaram do tema e bus-cam, por intermédio disso, alavancar uma revolução no capitalismo, determinando uma nova vertente de trabalho, mais barato aosempresários–issoporquegrandepar-tedosempreendedoresquenãosãodonosde empresas são pessoas jurídicas, emitem nota e, logo, não demandam aos contratan-tes encargos trabalhísticos.

Por outro lado, o empreendedorismo traz consigo possibilidades de inserção no mer-cadodetrabalho,quenãoseriampossíveisde outra de forma. De acordo com o Sebrae, empreender “é identificar oportunidadese desenvolver meios de aproveitá-las, as-sumindoriscosedesafios”.Eaousadiafoiexatamente um dos temas da palestra do professor Paulo Lemos, da Unicamp, intitu-lada “Universidade e o Ecossistema Empre-endedor”, proferida na Semana Global de Empreendedorismo da Universidade Fede-ral do ABC (UFABC).

“Ser empreendedor demanda uma acei-taçãodosriscos”,afirmaLemos,ressaltan-doqueaceitareaprendercomaderrotaéumaqualidadeessencialaoempreendedor.“É necessário uma aceitação dos erros, pelo qualseaprendacomasfalhasemelhoreosresultados.NovaledoSilício,porexemplo,háumafeiradeempresasquecriarampro-dutosquenãoderamcerto.Entretanto,oobjetivo não é apontar somente as falhas, mas os resultados obtidos por intermédio delas e as lições aprendidas com o erro”.

Empreendedorismo na UFABCA Semana Global do Empreendedorismo

da UFABC, como aponta o flyer do evento, “é ummovimentoglobalquebuscafortaleceraCultura Empreendedora: conectando, capaci-tando e inspirando as pessoas a empreender. Omovimentofoilançadoem2007,peloex--primeiroministrobritânicoGordonBrowne pelo então presidente da Kauffman Founda-tion, Carl Schramm”.

Segundo o reitor da universidade, Helio Waldman, a UFABC busca se adequar ànova realidade fundada pelo empreende-dorismo no ambiente acadêmico. “Den-tro do atual modelo das universidades,

enoqualaUFABCpretendeseincluir,éfundamental a relação entre pesquisa,inovação e ensino”.

E o empreendedorismo parece ter anco-radodefinitivamentenaUFABC,poisatémesmo uma Incubadora de Empresas éplanejada para o próximo ano. “A UFABC nosúltimosanoscomeçouaformargentee essas pessoas estão indo para o merca-do de trabalho, mas muitos deles pode-riam ser empresários. Porém, para isso,

é necessário um empurrãozinho. A incu-badoratemesseobjetivo:permitirqueoinvestimento em infraestrutura (da incu-badora) seja compartilhado com outras empresas. Além disso, você tem o nome daUFABCcomobase,oquejáéumauxílioa essas novas empresas”, destaca o reitor.

Agência de InovaçãoOutropontointeressantenomodeloincor-

poradopelaUFABC,equeremeteaoempre-endedorismo, é a existência de uma Agência de Inovação em sua estrutura. O professorHumberto Yoshimura, coordenador da em-preitada,explicacomosurgiuaideia:“Inicial-menteaagênciafoicriadacomoumNúcleodeInovaçãotecnológica(NIT).Umaparteim-portantenointeriordoNITéoempreendedo-rismo e ações com empresas. Para fortalecer esseaspecto,reestruturamosoNITeotrans-formamos em uma agência de inovação. Com isso, temos um escopo de abrangência maior. NaUFABC,apartedeinteraçãocomempresasainda está um pouco atrasada. A agência vem para dar força a isso, apoiando ações na socie-dade”, explica o professor.

Para o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Gran-de ABC, Giovanni Rocco, a região passa por uma reestruturação, que hoje transcorre,invariavelmente, por intermédio do em-preendedorismo e da geração de tecnolo-gia. “É um momento muito oportuno. OABC sempre foi um formatador de políticas, diga-se de passagem, o movimento sindical. AsaçõesdoABCbalizamaspolíticaspúbli-cas. Tivemos um período de desindustria-lizaçãoqueestásendore-formatadoagorae, acredito, num futuro próximo isso será revertido com a inovação tecnológica e o investimento em tecnologia por parte das empresas”.Questionado em relação à importância

do empreendedorismo, Rocco amplia a discussão, incluindo ao ambiente univer-sitário as vantagens trazidas ao governo e ao cidadão. “Os próprios governosdevem empreender, pois a relação deve ser de parceria destes com as empre-sas. Os governos são os maiores inte-ressados na inovação, pois, com isso, as empresas melhoram, as arrecadações também,intensificandoassimosinves-timentos em infraestrutura, necessários àpopulação”,finaliza.

NEG

ÓCI

OS

EM M

OVI

MEN

TO

Giovanni Rocco, da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC

Helio Waldman, reitor da UFABC

Page 27: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

27

Las Mejores Carnes y Mucho Más

www.grupoestacaoriachogrande.com.brfacebook.com/parrillaestacaoo�icial

Rua Rio Acima, 229 - Riacho Grande - SBCTel: (11) 4101-8234

S.B

ELE

GI

Superando todas as expectativas, o Parrilla Estação Riacho Grande traz o melhor da gastronomia argentina. Sobre o calor intenso das brasas são preparados os variados cortes de carnes, com espessuras generosas e temperos especiais, assados na legítima parrilla argentina. Tudo isso num ambiente elegante e bem perto de você. Venha nos visitar.

Page 28: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 201328

spazzio italiano promovE curso intEnsivo dE FÉrias Considerado um dos mais modernos centros de ensino da língua italiana no Brasil, o Spazzio Italiano oferece inúmeras oportunidades de estreitar laços com tudo o que esse país tem de melhor.

F oiemjunhode1992queTerezaDrago,professo-rade italianoquecoordenavaoscursos internosnaPirelli,deu inícioàhistóriadaSpazzio Italia-

no e criou uma nova proposta para se ensinar o idioma. Ao longo de todo esse tempo mais de nove mil alunos já passarampelaescolaepuderamsebeneficiarcomoqueexiste de mais avançado em relação a método de ensino e material didático.Umcorpodocentealtamentequalificadoeformadopor

italianosnativosoucomespecializaçãonaItáliagaranteaaltaqualidadedoensinoeoreconhecimentointerna-cional para a Spazzio Italiano. Os professores têm for-mação acadêmica e mantêm intercâmbio permanentecom escolas, universidades, centros linguísticos, edito-res e autores italianos. A escola também recebe com re-gularidade linguistas e autores desse país.Alémdisso,viagensanuais–deestudoeturismo–co-

locam os alunos diretamente em contato com a língua eaculturada Itália,acelerandooprocessodeaprendi-zagem e aumentando o prazer e a curiosidade de se co-nheceroutraculturaeumnovoidioma.Ospalestrantesconvidados em 2013, por exemplo, falaram sobre Cara-vaggio,Michelangelo,Berniniemúsicaitaliana.Oscercade400alunosquefrequentammensalmentea

escola-queincluempessoasdetodasasidadeseáreas,de crianças e adolescentes a executivos e artistas – sebeneficiam de uma infraestrutura moderna que contacom laboratório multimídia, biblioteca, cineteca e moni-toria.Oscursossãoplanejadosparaatenderasnecessi-dades específicas dos alunos e são ministrados nos perí-odos matutino, vespertino e noturno.Para Tereza, o grande diferencial da Spazzio Italiano

está na atenção aos detalhes. “Nossa escola é especia-lizada e totalmente focada no idioma italiano, a únicaexceção é o curso de português para estrangeiros. A decoração, ambientação, tudo gira em torno da cultura italiana e isso proporciona ao aluno um mergulho, uma imersãonaspeculiaridadesdopaís,oqueacabaporfaci-litar o aprendizado”, enfatiza. Os tipos de cursos oferecidos são: Curso Regular de

Língua e Cultura Italiana, Extensivo, Semi-intensivo,Intensivo de Férias, Italiano Business, Proficiência emLíngua Italiana, Imersão, Português para Estrangeiro,Certificação (com reconhecimento do governo italiano) eWorkshops sobre cultura italiana. Para 2014, o cursointensivo de férias ocorrerá entre seis e 30 de janeiro comumacargahoráriade40horas,oquerepresentaumestágioemquatrosemanas.ASpazzioItalianoficanaRuaAiró,69,VilaGilda,Santo

André.Outrasinformaçõespelotelefone4427-6500.

NEG

ÓCI

OS

EM M

OVI

MEN

TO

Tereza Drago, proprietária do Spazzio Italiano

Page 29: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013
Page 30: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 201330N

EGÓ

CIO

S EM

MO

VIM

ENTO colÉgio objEtivo:

tradição dE olho no FuturoCom mais de quatro décadas no mercado de ensino, o Centro Educacional Objetivo se consolida não somente pela tradição, mas pelos projetos voltados a uma geração de alunos preparados para um mundo globalizado.

A característica fundamental do ser humano é, sem dúvida, acapacidade de aprender e trans-

ferir conhecimento. Como a poetiza goianaCoraCoralinaafirmoucertavez,“felizaquelequetransfereoquesabeeaprendeoqueensina”.

Estudar, contudo, é um processo com-plexo que deve agregarmais do que asimples relação entre aluno e professor. Estrutura, ambiente, relacionamentos, tudo isso deve ser levado em conside-ração no processo de formação de um indivíduo.ÉcomissoemvistaqueoCentroEduca-

cionalObjetivoABCagregavaloresecom-petências ao currículo de seus educandos. Com cursos voltados ao ensino fundamen-tal, médio, e pré-vestibular, a escola se destaca, por fazer uma instituição aberta a mudanças e a novas metodologias, au-xiliando seus alunos na construção de novos conhecimentos, a fim de integrá--los culturalmente. “Nosso processo es-colarpretendequetodososenvolvidostenham prazer em aprender. Assim, alunos, professores, pais, funcionários e toda a comunidade envolvida devem entenderqueacapacidadedeaprendernunca termina, e seres humanos melho-ressãoaquelesqueaprendemsempre”,explica Mauricio Fraçon, diretor das unidadesdoObjetivodoABC.

Educação globalizadaPensar o mundo como uma formação

de países isolados entre si, hoje, é um atodenegligência.Nesteaspecto,bus-cando uma abrangência de conheci-mentos globalizados aos seus alunos, o Objetivopromoveumintercâmbiocul-tural entre seus estudantes. “Queremos mostraraosalunosqueomundoficoumenor e mais acessível para eles. Que é possível conviver e aprender com cultu-ras diferentes”, conta Fraçon.Para isso, o Objetivo aposta no con-

tato físico com outros países. “Nós fa-zemos viagens com nossos alunos para destinos turísticos como Orlando, porexemplo, e agregamos forte conteúdo

educacional.EmOrlandonossosalunosfazemquatrocursosnosparquesdaDis-ney,visitamoOrlandoScienceCenter,almoçamcomumastronautanaNASAedormemcomosgolfinhosnoSeaWorld,entre outras coisas. Visitam, ainda, dois Collegeseficamsabendocomopodemestudar nos EUA”, esclarece o diretor, frisando: “Formar indivíduos para um mundo globalizado significa aceitar ecelebrar as diferenças e somar habilida-des e competências”.

Tecnologia e ação a serviço do ensinoNo objetivo, o estudante encontra,

por exemplo, segundo Fraçon, “tudo oqueexistedemaismodernoemsa-las de aula, como, por exemplo, lousas digitais”.O diferencial da escola, de acordo

com o diretor, passa por cinco pilares: materialdidáticoelaboradoporequi-pe especializada e atualização per-manente; corpo docente formado por professores capacitados, atualizados e observadores das diferentes maneiras

de aprender; trabalho personalizado, com atendimento individual a pais e alunos; período integral flexível, com aulas extracurriculares o oferecidas todos os dias em horário oposto ao das aulas curriculares; avaliação so-fisticada,frequenteeparticipativa;e,por fim, projeto pedagógico elaborado por todos os educadores da escola em constante análise e reflexão.Desta forma,ametodologiadoObje-

tivo extrapola os limites do ensino con-vencional, “contribuindo para o cresci-mento intelectual e individual de seus alunos, comprometendo-se a oferecer as melhores ferramentas de educação que dispõe para formar cidadãos éti-cos, conscientes, em equilíbrio com oambienteemquevivem, sonhadoreserealizadores de suas metas e orientados a aplicar seus conhecimentos e criativi-dade visando sempre evoluir como se-reshumanoslivresdepreconceitos,querespeitamaquelesqueocercameaso-ciedadeemquevivem”,finalizaFraçon.ParasabermaissobreoColégioObjetivo

e suas diversas unidades na região do ABC, acesse o portal www.objetivo-abc.com.br.

Alunos em sintonia com o século 21

Page 31: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

31

Page 32: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 201332N

EGÓ

CIO

S EM

MO

VIM

ENTO

FEira dE Franquias projEta crEscimEnto dE 15% Em 2014Evento passa a ter três dias de duração, além de contar agora com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo do Campo.

A FeiradeFranquiasdaAssociaçãoComercial e Industrial de SãoBernardo do Campo (Acisbec)

parece ter entrado definitivamente nocalendário do município e já possui nova data para ocorrer - desta vez, com três diasdeduração,aoinvésdedois:27,28e29 de março de 2014. Além desta novida-de, o vice-presidente da Acisbec e coor-denadordaABCFranchising&Negócios,ValterMouraJúnior,adiantouque,nestepróximo ano, a intenção é aumentar o númerode expositores, alémde contar,agora, com total apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da cidade.

“Esse apoio surgiu em virtude do re-sultado da feira, que atraiu empresaspara o município. A feira coincidiu com aaberturadoshoppingGoldenSquaree o evento acabou servindo como ferra-menta para que investidores que bus-cam abrir negócios pudessem conhecer melhor as franquias. Coincidentemen-te, como o shopping ficava constan-te na feira, acabou casando com isso e agilizando a abertura de lojas tanto no

shoppingquantolojasderua”,comentaMouraJúnior.Oaumentononúmerodediasdafei-

ra, de acordo com o vice-presidente da Acisbec, partiu de uma demanda sim-ples, partida dos próprios expositores, por uma questão de negociação. “An-teserasósextaesábado,aquinta-feiranasceu para gerar esse boca a boca. As pessoas poderão falar mais do evento, conversarem mais. Acredito que issopossibilitará mais projeção aos negó-cios.Nãoqueissoiraaumentaropúbli-co,massignificaquedispersaremosumpouco mais os interessados e os expo-sitores terãoumaqualidadedeatendi-mento melhor”, explica.Indagado quanto à expansão da feira,

Moura Júnior contaqueaprojeçãoédeque, nesta terceira edição, haverá “pelomenos 120 marcas, em aproximadamente 60 estandes. Uma média de duas marcas porestande,oquerepresentaumaumen-tode15%emrelaçãoaoúltimoevento”.Eseaúltimaediçãoprivilegiouosetor

alimentício, o seguimento de serviços seráaboladavezem2014.Outrodife-

rencial projetado é o implemento das palestras,quepassarãoatrazer,alémdedicas para os iniciantes no mercado das franquias, franqueadores de renomeparaexporaosquejáatuamnoramo.“Traremos especialistas na área com ca-sesdesucesso.Ouseja,algunsfranquea-doresirãofalardeseusprodutos.Outrosetor que também queremos dar bas-tanteênfasesãoasmicro-franquias,ouseja,franquiasdeatéR$60mil”,conta.As inscrições para as franquias, de

acordocomMouraJúnior,jáestãoaber-tas e podem ser realizadas por intermé-dio da Acisbec, pelo telefone 2131-4802. “Já temos tabela de valores, a planta, tudo definido. Quem pode participartambém são fornecedores para fran-quias.Opúblicoquebuscaabrirumaempresa procura não somente abrir um negócio, mas também procura por fornecedores.Tivemos,naúltimafei-ra, no caso da alimentação, parceria com uma empresa de cozinhas indus-triais. Então estamos com uma feira que,alémdefranquias,abrangenegó-cios e serviços”, finaliza.

Valter Moura Júnior, vice presidente da Acisbec pretende aumentar o número de expositores

Page 33: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 2013 33

Page 34: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 201334N

EGÓ

CIO

S EM

MO

VIM

ENTO pomar possui pEdagogia

basEada na antroposoFiaFundamentada na pedagogia Waldorf, a escola concilia ambiente ideal a uma filosofia que respeita e estimula talentos e capacidades específicos de cada um dos alunos.

OCentro Educacional Pomar, inaugura-do pela professora

e pedagoga Cinzia Cristi-na Ferreira do Amaral, em 2006, está localizado na cidade de Ribeirão Pires e atende crianças entre um e 11 anos, do ensino infan-til ao sexto ano do ensino fundamental. A escola ocu-pa uma área de 10 mil me-tros quadrados e o nomePomar faz alusão à grande área verde da escola, queconta, inclusive, com uma horta na qual as criançastambém desenvolvem ati-vidades.Oambienteéidealpara estimular nos alunos a consciência ecológica e o sentimento de responsabi-lidade social, além de todo o conteúdo proposto pelapedagogia Waldorf, ideali-zada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner.Na metodologia de ensi-

no adotada pela escola, cada criança é vista como um in-divíduo e respeitada em suas peculiaridades, talentos, capa-cidadeseinteresses.Oesforçopedagógico é direcionado ao desenvolvimento de aptidões inatas, além de despertar a sensibilidade artística e espi-ritualefazercomqueacrian-ça vivencie situações, reflitae elabore conhecimento. A principal meta de uma Escola

Waldorf é desenvolver o serhumano de maneira global: ca-beça, coração e mãos.São inúmeras as atividades

desenvolvidas no Centro Edu-cacional Pomar, tanto no en-sinoinfantilquantonofunda-mental. Entre zero e seis anos, a preocupação maior está voltada para matérias de arte como música, artes plásticas,

trabalhos manuais. Além dis-so, a jardinagem, culinária e horticultura também fazem parte da rotina do aluno. Brin-cando, cantando, pintando etc., a criança desenvolve a fala, coordenação e movimen-tos. Teatro, dramatizações e contação de histórias estimu-lam a fantasia e a criatividade. Paraafaixaetáriaquevaide

um a nove anos também exis-te a opção de ensino integral, das7hàs18h30.No ensino fundamental -

com alunos na faixa etária entre sete e 11 anos -, além das matérias tradicionais como Língua Portuguesa, Matemá-tica, História, Geografia e Ci-ências Naturais, também sãoministradas aulas de Artes,

Page 35: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

35

Música,Culinária,ReciclagemdePapel,Jardinagem, Trabalhos Manuais e duas línguas estrangeiras: inglês e alemão. Nesse ciclo, todos os alunos iniciamoprimeiro ano com a mesma idade e per-manecemjuntosatéofim,sendoacom-panhados pelo mesmo professor de

classeaolongodetodososanos,queéasua referência adulta dentro da escola. Para Cinzia, que tem uma carrei-

ra de 27 anos na educação, iniciadacomo professora da rede de ensino municipal,aidentificaçãocomapro-postaWaldorffoiimediata,vistoquejá trabalhava de uma maneira um tan-todiferentedatradicionalequealia-va a prática às rotinas. “Conheci a me-todologiaWaldorfporintermédiodeumaprofessoraqueeraminhacolegade trabalho. Fui, então, saber mais na Rudolf Steiner, tradicional escola de São Paulo - existem cerca de 50 ao todono Estado.O quemaisme cha-mou a atenção foi o lado humanista e o trabalho prático com as crianças, queabrangemoolharparaanaturezae o olhar para o ser humano”, explica.

Ainda de acordo com Cinzia, a prin-cipal e mais importante diferença en-tre crianças alfabetizadas por métodos convencionaiseaquelasquesãoeduca-dasemumaescolaWaldorfconsistenofatodequeasprimeirasaprendemdeumamaneiramecânicaeporrepetição,enquantoqueascriançasqueseguemametodologia idealizada por Rudolf Stei-ner fazem e vivenciam na prática as si-tuações ao longo de todo o processo de crescimento e alfabetização. O Centro Educacional Pomar fica

na Rua Eugênio Roncon, 80, Roncon, Outras informações pelo telefone4825-6370,ounoportalwww.cepo-mar.com.br.

Cinzia acredita no ensino baseado na vivência

Page 36: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 201336N

EGÓ

CIO

S EM

MO

VIM

ENTO shouldEr inaugura nova loja

no park shopping são caEtanoReferência em feminilidade e versatilidade, a Shoulder possui mais de 30 anos de mercado, sempre oferecendo o que a mulher contemporânea mais gosta: roupas versáteis e de muito bom gosto.

Focadanamulhercontemporâneaurbana que procura umamarcacom opções para todas as oca-

siões do seu dia-a-dia, a Shoulder está sempre em busca de surpreender e en-cantar, imprimindo sempre muita femi-nilidadeemtudoquefaz.

Criada em 1980, a Shoulder tinha como principal foco a fabricação de roupas femininas com base em ma-lharia, sempre direcionadas ao mer-cado atacadista. Com o passar do tempo, a empresa decidiu expandir sua manufatura, fabricando além de malharia, camisas, calças e blazers em tecidos planos. Masfoiem1990queaempresadeu

seu maior passo, e sob o comando dos sócios atuais, entrou no mercado de varejo inaugurando sua primei-ra loja no Shopping Ibirapuera, emSão Paulo. E esse foi apenas o inicio, além de mais nove pontos de venda no Estado de São Paulo, incluindo uma loja vitrine na Oscar Freire, ehoje presente nos melhores Shop-pings do Brasil.

A primeira loja chegou ao ABC em 2011 sob o comando da empresária Leda Maira de Oliveira Valverde, no Shop-ping ABC, em Santo André. Seguindo um plano de expansão Leda inaugurou em 27 de novembro sua segunda lojaShoulder da região, no Park Shopping São Caetano.

A empresária afirma ter uma iden-tificaçãomuito grande com amarca eaposta no sucesso da loja.“Minha expec-tativa é muito grande, para a expansão da marca na região. Escolhi a Shoulder,

pois sentia uma carência muito grande demarcas desse estilo aqui no ABC, epor isso, vejo a abertura da minha loja como um negócio de grande potencial”, explica Leda Valverde.

Leda afirma ter uma identificação muito grande com a marca

Page 37: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 2013 37

Rua São Paulo, 2160, São Caetano do Sul.Ligue: 4221 6936Conheça a nossa página no Facebook: facebook.com/quitutesdeminas

Page 38: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 201338N

EGÓ

CIO

S EM

MO

VIM

ENTO solid, aprEndizado dE

idiomas basEado Em diálogosCom uma metodologia que privilegia conversações em sala de aula, a escola proporciona aos alunos uma ampla abordagem relativa ao estudo de idiomas

HáseisanosaSolid Idiomasfoiinaugurada, em Santo André. Desde então, aproximadamen-

te 250 alunos já passaram pela escola cursando diversos idiomas e tiveram a oportunidade de desenvolver as princi-pais habilidades comunicativas, além de adquirir conhecimento e desenvolturapara estabelecer conversações relati-vas a cultura, estudos, trabalho, família, amizades, viagens e em situações coti-dianas, como atendimento telefônico, compras e situações de trabalho.

Com orientação pedagógica voltada ao aprendizado sem imposições, em um ambiente de sala de aula agradável, o aluno da Solid é corrigido de uma ma-neira natural e sem constrangimentos. Os cursos ministrados são de inglês,francês, italiano, espanhol, alemão e português para estrangeiros.Oquadrodeprofessoreséoutrotrunfo

daescola,jáquediretores,mestresepro-fessores possuem uma sólida formação acadêmica e são altamente qualificados,capacitados e experientes. Para manter e aperfeiçoaroníveldessesprofissionais,aescola promove, frequentes, treinamen-tos e workshops com o objetivo de atuali-zar e aprimorar a metodologia de ensino.

Vanclei Alves, professor e diretor da escola, comenta sobre o grande diferen-cialdaSolid:“Aquioalunorecebeaten-ção minuciosa em relação à sua apren-dizagem. A individualidade de cada um é respeitada e isso faz uma grande dife-rençaquandoseestudaumidioma”.

E complementa: “A Solid oferece cur-

sos regulares de duas horas semanais e semi-intensivos com quatro horas emeia semanais. Também promove cur-sos de fériasnos quais o aluno estudadurante cinco semanas o idioma dese-jado, com uma carga horária de três ho-rasemeiapordia.Casooalunoprefira,são ministradas aulas individuais”.Os cursos preparatórios para intercâm-

bio são considerados um grande sucesso na escola. A Solid não só oferece esses cursos comtambémosespecíficosparaexamesin-ternacionaisdeproficiêncianosdiferentesníveis dos idiomas inglês e alemão.A Solid Idiomas fica na Rua Senador

Fláquer,25,5°andar,conjuntos51e52centrodeSantoAndré.Outrasinforma-ções pelo telefone 2325-0884.

“Com certeza, a Copa do Mundo trará excelentes benefícios para todos os seg-mentos de lavanderia, inclusive com alta na geração de empregos, mas o setor ho-teleiroserásemdúvidaomaisexigido”.A avaliação, que leva em conta omaiorevento que o Brasil sediará no ano quevem, é de José Carlos Larocca, presidente

doSindilav–SindicatoIntermunicipaldeLavanderias no Estado de São Paulo.

Mas, a movimentação da entida-de em 2014 vai muito além da Copa. Nopróximoano,oSindilav realizaráuma grande pesquisa sobre os hábi-tos dos consumidores de lavanderia, que ajudará as empresas do ramo a

melhorarem a prestação de serviços e expandirem sua atuação de acordo com seu público-alvo. “Desde a pro-fissionalização do setor, ocorrida na década de 90, o perfil do consumidor mudoumuito. Isso porque o próprioPaís mudou, com hábitos de consumo diferentes”, opina o presidente.

copa do mundo tambÉm movimEntará sEtor dE lavandErias

Vanclei Alves afirma que o aluno recebe atenção minuciosa em relação à sua aprendizagem

Page 39: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 2013 39

Page 40: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 201340

sEgurança no trabalho E compromisso para a rEdução dE acidEntEs

A melhor maneira de minimi-zar os custos das empresas é investir na prevenção de

acidentes. Muitos empresários têm a ideia errônea que devem diminuirseusinvestimentosemequipamentosde proteção individual, contratação de pessoal de segurança do trabalho e medidas de segurança. O custo deum acidente pode trazer inúmerosprejuízos à empresa.O acidente levaa encargos com advogados, perdas de tempo e materiais e na produção. Sabem-se de casos de empresas quetiveramquefecharsuasportasdevidoà indenização por acidentes de tra-balho. Com certeza seria muito mais simples investir em prevenção e em regularização da segurança e saúdeocupacional, evitando futuras com-plicações legais.Sobtodososaspectosemquepossam

ser analisados, os acidentes e doenças decorrentes do trabalho apresentam fatores extremamente negativos para a empresa, para o trabalhador aciden-tado e para a sociedade. A somatória das perdas, muita delas irreparáveis, é avaliado e determinado levando-se em consideração os danos causados à integridade física e mental do traba-lhador, prejuízos para a empresa e os demais custos resultantes para a so-ciedade.Estatísticasinformamqueosacidentes de trabalho atingem, prin-cipalmente, pessoas na faixa etária dos20aos30anos,justamentequan-do estão em plena atividade física.

As micros e pequenas empresas sãofortemente atingidas pelas consequ-ências dos acidentes e doenças do tra-balho,apesardequenemsempreseusdirigentes percebam este fato.SegurançadoTrabalhoédefinidapor

normaseleis.NoBrasil,aLegislaçãodeSegurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis com-plementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacio-nais da Organização Internacional doTrabalho,ratificadaspeloBrasil.

Com 18 anos atuando na prevenção e regularizaçãoasNormasRegulamen-tadorasjuntoasempresasaWorkMe-dicina e Segurança do Trabalho tem como foco ser prevencionista e, para

isso, trabalha na conscientização e prevenção junto aos seus clientes. A Work possuí profissionais formadosem várias áreas, oferecendo aos seus clientes todo conhecimento sobre a realidade de sua empresa, planejan-do e executando ações com o intuito de implementar procedimentos de acordo com as Normas Regulamen-tadoras.“Nossohistóricoéomelhorda região do ABC. Pretendemos fa-zercomquenossosclientestenhamas empresas mais seguras do Brasil, nossa meta é o índice zero de aci-dentesefazercomquetodososfun-cionários obtenham a excelência no trabalho” comenta o diretor da em-presa, Valdemir Antonio Romera.

NEG

ÓCI

OS

EM M

OVI

MEN

TO

Work possui profissionais formados em várias áreas

Page 41: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 2013 41

Page 42: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 201342N

EGÓ

CIO

S EM

MO

VIM

ENTO rEgião do abc já tEm

uma sEdE rEgional da apasA Associação Paulista de Supermercados (APAS) inaugurou em outubro uma unidade regional no ABC com o objetivo de fortalecer a imagem da entidade e divulgar as inúmeras vantagens de ser um associado.

Nodia17deoutubrofoioficialmenteinauguradaaAs-sociação Paulista de Supermercados (APAS) Regio-nal ABC, em Santo André. Como diretora e primeira

mulheraocuparocargoestáAnaPaulaHissatugu,27anos,formada em Administração de Empresas e atuante no setor desde2006–ajovemsupermercadistaédiretoradarededesupermercadosMatriz,empresaquepossuitrêslojaseoutrasduas bandeiras: Diplomata e Camilópolis. FilhadePauloHissatugo,quefoimembrodoConselhoFis-

cal da APAS e faleceu em agosto de 2012, Ana Paula já assumiu a posição com a determinação de visitar mensalmente, a par-tir de janeiro de 2014, as lojas da região, associadas ou não, para divulgar detalhes de produtos e serviços oferecidos pela entidade, enfatizando as vantagens de se tornar um membro.

“Me senti muito bem recebida e acolhida por todos os mem-bros da APAS. Como sou a únicamulher nas reuniões, nasprimeiras vezes ainda estava me ambientando, mas rapida-mente me senti à vontade. Em todas as regionais existe um padrão de trabalhos e responsabilidades e pretendo atuar de maneiraacorresponderàsexpectativaseconfiançaemmimdepositadas. Cada uma das unidades tem características pró-priasevamoscolocarempráticaaçõesqueatendamàsde-mandas da APAS ABC ”, comenta Ana Paula.Aquestãodaresponsabilidadesocialéumassuntoqueinte-

ressaàAPAS,quesepropõeaoferecerpalestrasedisponibi-lizarespaçoparacursosqueatendamainteressesesituaçõesespecíficas dos associados da regionalABC. Com relação aumassuntoquegeroumuitapolêmica temposatrás, as sa-colinhas plásticas, a diretora explica a posição da entidade: “O tema das sacolinhas plásticas biodegradáveis envolve nãosomenteumaquestãodecustosparaossupermercados–elaschegamacustaroitovezesmaisqueumanormal–mastambémacapacidadedefornecimentodosfabricantes.Nãoconseguimos

encontrarnenhumaempresaquepudesseatenderademandadassacolasbiodegradáveis.Nossaposiçãohojeéencontraral-ternativasqueminimizemo impacto ambiental e tambémoscustos. Colocamos caixas de papelão à disposição do consumidor e vendemos sacolas reutilizáveis a preço de custo, mas também é necessário um trabalho de conscientização junto à população no quedizrespeitoàssacolinhasnormais”,complementa.

A APAS Regional ABC tem 40 empresas supermercadistas as-sociadas e um total de 135 lojas nas sete cidades da região, com umfaturamentoanualaproximadodeR$6,3bilhões.São41milcolaboradores empregados pelo setor em uma população de 2,5 milhõesdepessoas.Osnúmerossãoexpressivosecontribuemdeformadecisivanasestatísticasquedemonstramquearegiãoé o terceiro maior mercado consumidor do País.

Ana Paula é a capacidade feminina num setor ainda dominado por homens

Page 43: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 2013 43

apl aproxima sEtor industrial E acadêmicoObjetivo é aproximar o setor produtivo do setor acadêmico, de modo que aja investimento em inovação para o aumento da competitividade e redução de custos

Reunião teve como objetivo aproximar setor produtivo do acadêmico

O correu no último dia27 de no-

vembro, na Prefei-tura de São Bernar-do do Campo, mais uma reunião do Arranjo Produtivo Local (APL) do setor químico.Na ocasiãoestiveram presentes representantes da Braskem, Faculdade São Bernardo (Fasb) eIndeco.

De acordo com o secretário adjun-to da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Traba-lho e Turismo do município, Carlos Alberto Gonçalves, a prioridade da reunião foi aproximar o setor produ-tivodosetoracadêmico,demodoqueajainvestimen-to em inovação para o aumento da competitividade e redução de custos, assim como a geração de possibili-dades para novos negócios entre empresas da região. Segundo ele, a Braskem deverá passar a prestar aten-dimento em breve, a empresários da região. “Tiramos como encaminhamento que uma vez por semana, oupor quinzena, tenha um plantão da Braskem na saladoempreendedorparaatenderasindústriasquímicasda região”, diz.Segundo o gerente de Relações Institucionais da em-

presa, Flávio Chantre, o convite ocorre em virtude da proximidade entre a Braskem e as administrações da

região. “Fomos convidados para fazer essa apresentação hoje, e temos uma proximidade com as secretarias de desenvolvimento econômico doABC, porque dentro dacadeiaquímicaháumpotencialenormededesenvolvi-mento do setor plástico. Então para nós é coerente vir aquieapresentarnossaspropostasdedesenvolvimentodo setor”, finaliza.OAPLéumconjuntode fatoreseconômicos,políticose

sociais, localizados em um mesmo território, desenvolven-doatividadeseconômicascorrelatasequeapresentamvín-culos de produção, interação, cooperação e aprendizagem. A próxima reunião ocorre em 20 de fevereiro de 2014, no 19° andar do Paçomunicipal de São Bernardo do Campo(Praça Samuel Sabatini, 50).

NEG

ÓCI

OS

EM M

OVI

MEN

TO

Page 44: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 201344

calculadora do cidadão simula juros do cartãoDispositivo do Banco Central permite simular o custo do financiamento da fatura do cartão de crédito e quantas parcelas serão necessárias para quitação dessa dívida quando o cartão não for pago integralmente à vista.

DIN

HEI

RO E

INVE

STIM

ENTO

Page 45: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 2013 45

Os clientes de cartão de crédi-to têm mais uma ferramenta para simular o financiamento

do valor da fatura. Lançada pelo Banco Central (BC) durante o 5º Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira, emFortaleza: a Calculadora do Cidadão.

Por intermédio da Calculadora, é pos-sível simular o custo do financiamentodafaturadocartãodecréditoequantasparcelas serãonecessáriasparaquitaçãodessadívidaquandoocartãonãoforpagointegralmente à vista. “As simulações aju-dam a entender a relação entre o custo dos juros e o pagamento do cartão: mos-tramquequantomaiorforopagamentoda fatura à vista, menos juros serão pagos. Um bom planejamento evita o acúmulode dívidas”, diz o BC.

A ferramenta vai ajudar o consumidor acompararocustodofinanciamentodocrédito rotativo do cartão com outras três opções de crédito: o crédito con-signado, o crédito pessoal e o chequeespecial. Para o BC, o consumidor ganha a possibilidade de “avaliar diversas for-masdefinanciamentoeassim,fazeres-colhas planejadas e conscientes na hora de pagar a fatura”.Outro benefício apontado pelo Ban-

coCentraléqueacalculadoraajudanoentendimento do Custo Efetivo Total (CET),umataxaqueresumeemumsónúmeroos juros,osencargoseasdes-pesasincidentessobreofinanciamento,dandomaiortransparênciaaoqueéefe-tivamente pago sobre uma dívida.

A Calculadora do Cidadão está no portal do BC (http://www.bcb.gov.br/?CALCULADORA)desde2006eatual-menteéumdosaplicativosdefinançasmais procurados na internet.

A versão para celular da Calculadora do Cidadão, do Banco Central (BC), está disponível para download gratuito pela App Store e pelo Google Play para osaparelhosqueutilizamossistemas IOSe Android.

Não se “enforque” em crediário,oucomchequepré-datado,somenteparasatisfazerodesejodeseufilho.Casoelequeiraumpresentequenomomento não cabe no orçamento, explique-lhecomcalmaecarinhoasituação. É muito bom ele começar aentenderquemuitasvezesavidatêmsuasdificuldades.Elepoderáes-colheroutropresentequeseencaixemelhor no seu planejamento.

Procure não “torrar” todo o décimo terceirosaláriooufériasouqual-querbonificaçãodefimdeano.Talvez você possa colocar al-gumacoisanapoupança.Nãodevemos gastar só porque re-cebemos di-nheiro extra.

O décimo tercei-roebonificaçõesser-vem também para saldar dívidas que porventuraexistam.Organizeoseuorçamento familiar.

Antes de sair para as compras, faça uma lis-

ta com nomes, presentes e preços. Calcule o custo total. Este valor cabe dentro do seu orçamento? DecidaquantovocêpodeoudevegastarporpresentenesteNatal.

Evite cair na tentação de comprar algo que não está na sua lista paraaproveitar o preço.

Cuidado com o cartão de crédito. Lembre-se de

queosmesesdejanei-ro e fevereiro são

meses de muitas despesas.

Não se deixe enlouquecer pelas compras

Mas a chegada das festas de fim de ano traz consigo os quase inescapáveis gastos. É muito comum as pessoas se deixarem levar pelo sentido emocional da ocasião e pelas promoções tentadoras das lojas. Depois amargam as contas nos primeiros meses do ano. Para não cair nessa, valem algumas dicas para não enlouquecer a Calculadora do Cidadão.

Page 46: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 201346

cuidados com os animais nas FÉrias E nas FEstasCom a proximidade das férias e das festas de Natal e Ano Novo, uma preocupação adicional chega: animais de estimação.

Por mais incrível e cruel quepossa parecer, há quem com-pre animais e depois os aban-

done nesta época. Segundo levanta-mento feito pela Aspapet (Associação Paulista de Pet Shops), nos períodos de festas de final de ano, férias e tam-bém no Carnaval o abandono de cães e gatos aumenta cerca de 80%.

As pessoas compram animais por impulsoeesquecemqueaquelacoi-sinha fofa vai crescer e exigir cui-dados e atenção por períodos quevariam entre 15 e 20 anos (tratando--seaquidecãesegatos,ospetsmaiscomuns) e não pensam duas vezes em soltá-los nas ruas em períodos de viagens.Waldir Antonio Bellati Jr. é vete-

rinário e proprietário da Stimavet Veterinária e Pet Shop desde 2006, quando foi inaugurada a clínica naalamedaMarquêsdeBarbacena,183,bairro Santa Terezinha, em Santo André – e enfatiza os cuidados quesempre precisam ser tomados com os animais de estimação: “Em via-gens, a legislaçãodeterminaqueospets sejam transportados em caixas apropriadas ou presos pelas guias em cintos de segurança. Donos quenão tomam essas providências po-dem ser multados. Para protegê-los do barulho de fogos de artifício, o mais indicado é colocar algodão nos

ouvidos ou até mesmo dar um cal-mante para os mais estressados, mas sempre sob a supervisão e indicação de um veterinário”. Outra recomendação importan-

te diz respeito aos locais para onde se pretende levar os animais, pode ser que exista alguma epidemia oudoença específica naquele lugar.No litoral, por exemplo, existe umproblema crônico com um parasita chamado virofilária, conhecido po-pularmente como verme do coração, que provoca entupimento de veiase artérias e pode levar o animal à morte. É indicado ministrar o medi-camento apropriado para se evitar a doença antes de levar o animal em viagem para praias.

Com relação a hotéis, Bellati Jr. re-

comenda muito cuidado. “Hotéis são umaboaopçãoparaquemnãopodeounãoquerlevarosanimaisdeesti-mação,maséprecisocautela.Oidealé checar antes as instalações, veri-ficarquais tiposdeatividadesserãodesenvolvidas com os pets, se exis-temcâmerasparamonitoramento àdistância.Há locaisondeosanimaisficam presos em gaiolas e lá eles permanecem praticamente o tempo todo”, alerta o veterinário.

A Stimavet Veterinária e Pet Shop é especializada em banho e tosa e conta com equipamentos e produtos de últi-mageração–minuciosamenteesterili-zados para evitar a transmissão de do-enças–consultascomhoráriomarcadoeumafarmáciaquedispõedeumalinhacompleta de medicamentos.

MUN

DO P

ET

Em viagens, a legislação determina que os pets sejam

transportados em caixas apropriadas ou presos pelas guias em cintos

de segurança. “Waldir Antonio Bellati Jr

Waldir recomenda que qualquer ação em relação ao animal deve ter acompanhamento de um veterinário

Page 47: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 2013 47

guararEma parquE hotEl rEsort Em mEio à bElEza E história

Hotel oferece infraestrutura completa aos hóspedes

O clima ameno do interior e a majestosa vegetação na-tiva conferem a Guarare-

maumtoquecharmosoetranqui-lo. A cidade reserva aos visitantes momentos agradáveis, com muita descontração, lazer e descanso.

Com fácil acesso pelas rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra,Guararema está localizada a 80 quilômetrosdeSãoPaulo,entreoAlto do Tietê e Vale do Paraíba.

Guararema também é conhecida pelocultivodeOrquídeas.Acidadeproduz, em média, 150 mil mudas/ano. A diversidade de cores e gêne-ros da planta é um deslumbre aos olhos dos visitantes.

Guararema possui uma vasta rede de hotéis e pousadas, todos eles cercados de muito verde e emol-durados por deslumbrantes paisa-gens, isso torna a hospedagem na cidade ainda mais aconchegante.

Um dos mais conhecidos hotéis da cidade, o Guararema ParqueHotelResort,inauguradoem1997,está cercado por uma exuberante vegetação nativa, harmonizando o encontro com a natureza com o conforto encontrado nos melhores hotéis de campo de São Paulo.

Preocupados com os recursos ambientais, a diretoria do Resort investe na preservação da nature-za e as relações sociais, como base para o crescimento sustentável do hotel e da região. Indicado para um fim de semana

tranquiloeprazerosocomafamília,o hotel oferece uma infraestrutura completadehospedagemelazer.Ovisitantetemàdisposição87confor-táveis acomodações, com televisão de LCD a cabo, ar condicionado, fri-gobar e internet wireless grátis.

Para a alegria das crianças e tran-quilidadedosadultos,oResortdis-ponibiliza monitores de recreação

para atividades com as crianças a par-tir dos 3 anos todos os finais de sema-na.O espaçoabriga aindaumparqueaquáticocompiscinaclimatizadaeto-boágua;playground;quadrasdetênise futebol; SPA Holístico com terapias corporais e estéticas; brinquedoteca;sala fitness; salão de jogos; trilhas eco-lógicas; lago para pesca esportiva ou pedalinho e estacionamento.

Pausa para o almoçoNosrestauranteseserviçosdeeven-

tos, o hotel conta com uma ampla área gastronômica com três Restaurantes e quatro bares com vista panorâmi-ca para o Rio Paraíba do Sul. Para os eventos, o hotel oferece serviços es-peciais com cardápios diferenciados de almoços e jantares com diversas opçõestemáticas(Anos70,Árabe,Bo-teco, Brasileiro, Country, Galinhada,Hawaiano, Indiano, Italiano, Grego,

Junino, Mineiro, Churrasco e Pizza), Coffee-breaks ao ar livre em quios-ques com vista panorâmica, drinks,bebidas e lanches, preparados espe-cialmenteparaseuhappy-hour.Oho-tel conta também com uma completa cozinha Industrial,dotadadeequipa-mentos e máquinas de gastronomiaprofissional.

Eventos e confraternizaçõesO hotel ainda possui um complexo

exclusivo para receber eventos corpo-rativos, treinamentos, shows, feiras e confraternizações. Com capacidade de comportar de 200 a 3.500 pessoas, a área de eventos conta ainda com estacionamento para 800 carros de passeio e 60 ônibus. Para garantir a realização, o espaço disponibiliza 15 salas equipadas com ar-condicionadoe frigobar, internet WI-FI e demaisequipamentos.

TURI

SMO

Page 48: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 201348

ONatalestáchegando!Confiradicasparaarrasarnasfestasdefimdeano,semdeixardeladoadecoraçãodolar.

acErtE no prEsEntE dE Fim dE ano

CON

SUM

O

Calça Daslucroppedpaisley vermelha

R$589.www.oqvestir.com.br

Capa de almofada Mesh 45R$41.www.tokstok.com.br

Taça de champagne overlay amarelo (unidade)R$215.www.domi.com.br

Sombra Argan Beautiful Eyes

R$164.www.sephora.com.br

Short saia assimétrico vermelho Lu Monteiro. R$398.www.oqvestir.com.br

Page 49: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 2013 49

Vestido Fethieaplicações arabescos

R$939,50.www.oqvestir.com.br

Suporte de vela SiriusR$39,90.www.tokstok.com.br

Sandália ArezzoR$299.www.arezzo.com.br

Brinco de ouro rosê com diamantes e rubi

R$9.551,99.www.juliookubo.com.br

Sandália trança dourada Schutz R$450.www.loja.schutz.com.br

Page 50: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 201350

Não deixe a peteca cair!

Virada de ano momento de reflexão, de olhar para trás e para frente, aproveito para agradecer aos amigos que apostaram a mim este desafio. Revendo os temas que tive oportunidade em compartilhar, que, aliás, fez-me muito bem, partilhei angústias, pensamentos e sonhos, por fim, abordei te-mas pesados e polêmicos. Me pego hoje com uma sensação que deixei uma marca não só critica e reflexiva, mas meio pessimista. En-tão devo dizer nesta última revista do ano de 2013 que não deixemos a peteca cair. Não deixar a peteca cair é um termo bem popu-lar, um convite a não desistir, desacreditar ou desanimar. Nem tudo está perdido.

Escrevi sobre homofobia, machismo, ra-cismo, violência sexual, contra a mulher, preconceito, injustiças, aborto, desigual-dades, enfim, revelei males históricos e contemporâneos. Eu parava, olhava, ou-via, pensava, lia, analisava, percebia, me sentia provocada e escrevia. Sempre acha-va que não ia dar conta, que não ia dar tempo, que não teria ideias, mas bastava olhar para o mundo, sentir e perceber a vida que eu escrevia sobre as mulheres. Apesar de vivermos em uma sociedade pautada por injustiças, e isto pesa muito ainda na vida de milhares de mulheres, podemos destacar muitos avanços.

Nas últimas décadas elas possibilitaram profundas e positivas mudanças em diversos setores, saíram de casa e fizeram a diferença nos espaços públicos. Desta vez não falarei do gênero que demarca as desigualdades en-tre os sexos, mas sim delas e seus avanços.

Suas lutas, suas histórias, sua imagem, seu comportamento, personalidade e seus sonhos e desejos saíram do ocultamento afirmando novos modelos de ser mulher. As mulheres estão se transformando a cada dia, e assim, transformando o mundo.

Segundo Margareth Rago, no seu livro lan-çado recentemente, “A Aventura de Contar--se”, algumas mulheres educadas entre os anos de 1950 e 1960, para a virgindade, o casamento monogâmico indissolúvel, a ma-ternidade e os cuidados com a família e para a passividade e o silêncio, abriram caminhos próprios, singulares, sem contar com a refe-rência de modelos anteriores, tanto em suas trajetórias profissionais quanto nas experi-ências vivenciadas em outras dimensões da vida pessoal. Com suas práticas e modos de pensar feministas, produziram importan-tes rupturas e sucessivos deslocamentos no

por Silmara Conchão

imaginário social, principalmente no que tange às questões da moral, da sexualidade e dos modelos de feminilidade e corporeida-de. Criticaram e desconstruíram os modos tradicionais de produção da subjetividade e propuseram outros. Contribuíram e contri-buem decisivamente para a construção de um pensamento crítico.

Foram estas que botaram a boca no trom-bone e denunciaram e denunciam até hoje as inúmeras formas de opressão que aniqui-lam as possibilidades de um mundo melhor. Questionaram o abuso de poder nas relações em todas as instâncias, e assim, pudemos mulheres e homens, sentir e experimentar novas possibilidades, mais libertadoras.

Acredito que essa prática contestadora não deva ser só das mulheres, e deve ser cotidiana, permeando o ano que se apro-xima. Acredito ainda que as imperfeições e as injustiças não podem derrubar a nossa peteca. Se você acredita que um mundo melhor é possível, não deixe a peteca cair e que venha 2014 que pode ser o máximo, espetacular e maravilhoso!

Silmara Conchão – Socióloga, feminista, professora universitária e autora do Livro: Masculino e Feminino - a primeira vez (Ed. Hucitec, 2011).

Page 51: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 2013 51

Dia Melhor Indica

Vero Verde: tradição e sabor há 32 anos

Casa tradicional de Santo André aposta na fidelização do cliente pela amizade.

Criada há mais de três décadas (1981), pelos irmãos Ernesto e Osvaldo D´Andrea, a Pizzaria Vero Verde, localizada na Rua das Bandeiras, 16, Bairro Jardim, se tornou um espaço tradi-cional da rota gastronômica do ABC.

Ponto de encontro de amigos, famílias e clientes que ouvem falar da sua cozinha, a Vero Verde reúne cardápio variado, com cerca de 60 tipos de pizzas entre salgadas e doces, porções e saladas, que atendem

aos paladares mais exigentes.Com dois ambientes, o salão principal tem

capacidade para 380 lugares. Além de um bar aconchegante, a casa conta com musica ao vivo e atendimento personalizado. A equipe de sim-

continua

Ernesto D’ Andrea, rodeado pela equipe da Vero Verde

Page 52: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 201352

páticos garçons, cozinheiros, pizzaiolos e aten-dentes é composta por 40 profissionais.

Segundo Ernesto D´Andrea Junior, administra-dor da casa, membro da segunda geração da família que inaugurou o negócio, a pizzaria tem se destacado, em sua trajetória pela tradição. “Temos casos de amigos que começaram a fre-quentar a casa na década de 80 com seus filhos, que acabaram ao longo do tempo vindo com suas namoradas e hoje vem comer uma pizza acompanhados de seus filhos. Isto nos enche de orgulho”, destaca.

A carta de vinhos apresenta boas opções, bem como o chopp Brahma tirado a zero grau, além de destilados, com destaque para as cachaças mineiras, muito celebradas entre os especialistas e os experts no assunto, além de sucos, refrige-rantes e águas.

Tamanho faz a diferençaSobre a pizza, elaborada com matéria prima

de alta qualidade e finalizada em forno a lenha, cabe um destaque: Os quatro tamanhos apre-sentados tem dimensões e recheios generosos. A Família (10 pedaços), tem 40 centímetros; a Média (oito pedaços), 35 cm; a Pequena (seis pedaços), 30 cm; e a Mini (individual), 25 cm.

“Estas dimensões não são encontradas em outros lugares. Este diferencial tem atraído cada vez mais gente que acaba experimentando e volta sempre”, pontua.

A Vero Verde tem ainda a tradição em sediar eventos corporativos e confraternizações como as de fim de ano. Os meses de novembro e de-zembro levam muitas pessoas a fecharem paco-tes para desfrutar da boa gastronomia, aliada a um ambiente moderno e aconchegante. A casa oferece pacotes que incluem pizzas e bebidas

(refrigerantes, cervejas e agua).Para as crianças, a novidade é um espaço

totalmente voltado a elas, com decoração des-colada e monitoria, que dão tranquilidade aos pais para a degustação do cardápio da casa, enquanto os baixinhos se divertem com brin-quedos educativos.

O estabelecimento funciona de domingo a quin-ta-feira, das 18h as 24h, e de sexta-feira a sábado, das 18h as 2h. Há também o serviço delivery, que atende pelo telefone 4433-0888 de domingo a quinta-feira, das 18h as 24h. Sextas-feiras e sába-dos das 18h a 1h. Aceita todos os cartões e tem estacionamento no local para 52 carros. O portal da casa é o www.veroverde.com.br.

Page 53: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 2013 53

Natal em boa companhiaConfira as dicas da Dia Melhor para passar o Natal bem acompanhado, com literatura, música e cinema.

DVDEm Greve Para o NatalO Natal está chegando e o trabalho de

uma mãe nunca termina. Depois de anos, e ter certeza que tudo está perfeito para a sua família, Joy Robertson (Daphne Zuniga) está dando um basta e decide entrar em greve, bem na época do Natal. Se o marido Stephen (David Sutcliffe) e seus filhos quiserem ter férias perfeitas eles vão ter que organizá-la sozinhos. O problema é que mais mulheres da cidade decidem aderirem à greve. É aí que a confusão começa.

Comédia - Ano: 2010 - Duração: 86 minutos - Cor – Livre – Sony Pictures

Um Casamento em Noite de NatalEmily (Sarah Paulson) e Ben (Eric Ma-bius) se conheceram na noite de Natal, e dois anos depois planejam se casar tam-bém no Natal. Emily está tão atarefada no trabalho e concorda em deixar com Ben o planejamento de toda cerimônia. Mas ele não é exatamente o que se pode chamar de eficiente, e os problemas co-meçam tão logo ele começa a escolher os vestidos e sapatos das madrinhas.Comédia Romântica - Ano: 2010 - Duração: 86 minutos - Cor – Livre – Vinny Filmes

O Melhor Amigo do Papai Noel Na tradição dos contos clássicos de Natal da Disney chega um filme comovente sobre o poder da doação e o verdadeiro significado do Natal. Descubra como a lendária amizade entre Papai Noel e Cão Noel começou no inspirador filme “O Melhor Amigo do Papai Noel”. Quan-do Papai Noel e seu novo melhor amigo des-cobrem que os meninos e meninas de todo o mundo perderam o espírito natalino, eles fazem uma viagem para a cidade de Nova Iorque. Mas quando Papai Noel perde sua memória, é o Cão Noel que com a ajuda de uma esperançosa órfã chamada Quinn e sua nova amiga Will e um maravilhoso grupo de cães mágicos falantes se juntam para salvar Noel e mostrar ao mundo o que é o verdadeiro Natal. Família - Ano: 2010 - Duração: 96 minutos - Cor – Livre – Califórnia Filmes

continua www.palaciodopao.com.brfacebook | palaciodopao

AV. ITAMARATI, 1001PQ. JAÇATUBA - STO. ANDRÉ • SP

4479-35744479-3606

Sua

os diasde todos

padaria

AV ITAMARATI 00

056_Anuncio Palacio_do_Pao_2.indd 1 29/05/13 13:14

Page 54: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 201354

LIVROUma Canção de NatalNatal é tempo de reunir a família e os amigos

para celebrar e partilhar. E só mesmo um velho sovina e rabugento como Ebenezer Scrooge para não gostar dessa data tão especial. Mas, quan-do ele recebe a visita de três espíritos natalinos dispostos a confrontá-lo com o resultado de suas ações, tudo pode mudar. Publicado pela primeira vez na Inglaterra em 1843, este clássico conto de Natal, de Charles Dickens, chega agora ao público brasileiro recontado por Tatiana Belinky e com pri-morosas ilustrações de Laura Michell. Vale a pena conferir. É da Editora Caramelo.

O Natal de PoirotEsta é mais uma incrível obra de Agatha Christie

em que Simeon, o patriarca dos Lee, resolve convi-dar todos os filhos para comemorar o Natal na lu-xuosa mansão da família. É hora de eles deixarem os ressentimentos de lado e visitarem o velho pai. O problema é que, aparentemente, as intenções de Simeon não são nobres. Ele quer se divertir à custa do ganancioso grupo de familiares. Tudo começa com algumas alterações em seu testamento e ter-mina com um assassinato, em um quarto trancado por dentro. Quando Hercule Poirot oferece ajuda para solucionar o caso, encontra uma atmosfera que não é de luto, mas de suspeitas mútuas. Com 256 páginas, o livro é da Editora Nova Fronteira.

O Natal do Pequeno NicolauO Natal está chegando e para o Pequeno Nicolau

parece uma época propícia para suas confusões. Enquanto seus pais terminam os preparativos, pequenos incidentes transformam-se em grandes ocorrências na visão divertida e inocente do in-quieto garotinho. Desde 1959, quando foi criada, a série de livros de René Goscinny vendeu mais de nove milhões de exemplares na França e ganhou traduções em 37 línguas. Com 144 páginas, o livro é da Editora Rocco.

Advento e Natal - 54 perguntas e respostas sobre o ciclo do NatalNeste livro, você encontrará as perguntas

mais comuns acerca do ciclo do Advento e Natal, além de compreender seu significado e sua riqueza, podendo assim celebrá-lo com maior entusiasmo e fé. “Advento e Natal - 54 perguntas e respostas sobre o ciclo do Natal” é um livro que pode ser lido por toda a famí-lia. Escrito pelo Padre José Bortolini, a obra tem 48 páginas e é da Editora Paulus.

Page 55: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 2013 55

CDNatal Todo Dia“Natal Todo Dia” é o título deste álbum fantás-

tico do “Roupa Nova”, ideal para a comemoração da festa mais esperada do ano, tanto pelas crian-ças, como por toda a família. Com a mensagem de que o espírito natalino deve ser vivenciado todos os dias, o repertório traz 12 releituras de clássicos como “Noite Feliz” e “Então é Natal”. Outros destaques do CD são as inéditas “Natal Todo Dia”, “No Fundo do Coração” e “Um Anjo Muito Especial”, que foi trilha sonora da novela global “Sete Pecados”; além de “Volte Nesse Na-tal”, com a participação especial de David Gates (ex-Bread). Não deixe de conferir! É da gravadora Roupa Nova Music.

Natal de AmorNão deixe de ter em sua coleção “Natal de

Amor“, magnífico álbum de Sergio Reis. No reper-tório, músicas que representam a festa religiosa mais importante do mundo. Você poderá ouvir na voz desse grande mestre clássicos como “Então é Natal”, versão de Yoko Ono e John Lennon , “Noite Feliz” e “Sino de Belém”, além da inédi-ta “Abre Coração”, uma composição maravilhosa de Peninha. Sérgio também interpreta “Ser Papai Noel”, um pout pourri com “Velhinho” , “Natal das Crianças “ e muitas outras. Simplesmente sen-sacional! É da Atração Music.

Feliz NatalUma das melhores trilhas sonoras para escutar

na noite de Natal. Não deixe de conferir o álbum “Feliz Natal”, da gravadora Tratore, com sua famí-lia. Ouça canções que foram trilha sonora filme “Feliz Natal”, de Selton Mello. Para sua criação, o músico Plínio Profeta convidou artistas como Edu Krieger, Xis, Black Alien, entre outros. Vale à pena conferir!

Estrelas do Natal - Vol. 5Este é o 5º volume do CD “Estrelas do Natal”.

O disco já virou uma referência no pelos artistas que formam um time de primeira. Este volume traz: Padre Marcelo Rossi, Fagner, Zeca Baleiro, Alcione, Luiz Melodia, Martinho da Vila, Ivan Lins, Dudu Nobre, Chitãozinho & Xororó, Elba Ramalho, Fábio Jr., entre outros. O projeto ga-nhou espaço no mercado por ser descontraído. Cada artista teve o carinho e o cuidado para es-colher a canção que mais lhe atrai, algumas em releituras até então inéditas. É da MZA Music.

Colucci Moda Feminina Tamanhos do ao

Av. Itamaraa, .... - Jaçatuba - Santo André . -.

Venha conhecer a coleçãoPRIMAVERA - VERÃO

Page 56: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 201356

Confira ideias de onde comemorar a virada do ano com muita diversão em São Paulo

Festas de Réveillon em São Paulo 2014

Os shows da Virada na Avenida Paulista já fazem parte da tradição paulistana. Porém, diversas festas ocorrem pela cidade e no litoral, com preços para todos

os bolsos. Entre baladas com DJs de renome, escolas de samba e festas de arromba, escolha qual a melhor forma de entrar em 2014 com alegria e badalação.

Réveillon no Bar Brahma Aeroclube31 de dezembroAtrações: Samba, música Pop e MPBValores: de R$ 390 a R$ 490.Telefone: 2089-1131 Avenida Olavo Fontoura, 650, Santana

Réveillon no Bar Brahma Centro31 de dezembroAtrações: Samba, música Pop e MPBValores: de R$ 390 a R$ 490.Telefone: 3367-3601 Avenida São João, 677, cruzamento com a Av. Ipi-ranga, centro

Réveillon DPNYBeach Party no DPNY Beach Hotel Ilhabela31 de dezembroAtração: DJ Rey Vercosa.Valores: Pacote Casal - 1º Lote - R$ 1500.Telefone: (12) 3894-2121 Avenida José Pacheco do Nascimento, 7668, Praia do Curral, Ilhabela

Réveillon Feiticeira 2014 em Ilhabela31 de dezembro Atrações: Djs Goodwill, Michel Palazzo, StarTrack, Bruno White e Az!.Valores: de R$ 160 a R$ 270.Telefone: 7285-0883 Avenida Riachuelo, 4500, centro de Ilhabela.

Réveillon Parador em Maresias31 de dezembro Atrações: DJs Edu Zottini (residente) e Sebastian Arevalo.Valores: de R$ 140 a R$ 450. Telefone: (12) 2769-1112Av. Dr. Francisco Loup, 1555, São Sebastião

Réveillon Sea Club em Ilhabela31 de dezembroAtrações: Mora & Naccaratti Audio Visual Live, Tom Keller e Dai Ferrera.Valores: de R$ 300 a R$ 600.Telefone: (12) 3896-6662 Avenida Pedro Paulo Morais, 616, Saco da Capela, Ilha Bela

Réveillon Sirena em São Sebastião31 de dezembroAtrações: ainda não divulgadas.Valores: de R$ 140 a R$ 280Telefone: (12) 3865-6681 Rua Sebastião Romão César, 418, Maresias

Réveillon no Tivoli Hotel31 de dezembro Atrações: Escola de Samba Rosas de Ouro, Dj Nan-do Jones, Saxofonista e Pianista.Valores: de R$ 350 a R$ 600.Telefone: 3146-5900 Alameda Santos, 1437, Jardins

Réveillon na Paulista31 de dezembroAtrações: ainda não divulgadas.Valores: grátis.Avenida Paulista, Bela Vista

Page 57: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 2013 57

Ana e a tal felicidade

Dr. Houseno Brasil

Ana é uma menina que cresce em meio à rea-lidade limitada de uma pequena cidade do inte-rior, mas sonha em fugir daquele destino, seguir para a capital, estudar e tornar-se uma jornalista reconhecida. Entre as armadilhas da juventude e uma relação complicada com a família, a jovem sofre uma terrível violência, que a marcará para sempre.

Esse acontecimento antecipa as coisas, mas abre caminho para novas e intensas experiên-cias. Ana percebe que celebrar a vida e superar as adversidades valem muito mais a pena que fazer papel de vítima. E descobre uma força in-terior que nem sequer sonhava ter.

Ana e a tal felicidade nos remete a fases da vida e toda a delicadeza e crueza que as embala. O livro nos convida a deslizar pela existência da personagem como alguém que nos é próximo.

Segundo o colunista da Folha de São Paulo Carlos Heitor Cony, a história narra “um corte profundo no universo de uma família classe mé-dia, com grandezas e misérias retratadas com a sensibilidade de uma jovem que pagou amargo preço por ter vivido o nosso tempo s e m renunciar à própria dignidade. Con-flitos de uma época em que o sexo, o estupro, as drogas, a morte da melhor amiga vitimada por si mesma, e, sobretudo, a nostalgia da inocência perdida e o sentimento de culpa expresso sem autopiedade, são ele-mentos que Cris Pimentel, em seu romance de estreia, compõe com absoluto domínio de suas emoções”.

ServiçoAutora: Cris PimentelEditora: NaviloucaPáginas: 166

Depois do sucesso na TV, Hugh Laurie resolveu investir na sua carreira musical. O eterno Dr. House lançou seu segundo álbum de estúdio em maio de 2013, intitulado “Didn’t It Rain”, que traz o Blues como carro-chefe, ainda com influências de Jazz. R&B e Tango.

Portanto, nada melhor do que assistir, ao vivo, uma apresentação do (agora) cantor em sua primeira visi-ta ao nosso País. De acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, Laurie fará shows no Brasil em março de 2014 (ainda sem data defi-nida).

Entre as cidades contempladas estão São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Brasília.

Embora confirme a preferência do ator pelo blues e pelo jazz, o novo disco mostra uma mudança em re-lação ao trabalho anterior de Laurie, “Let Them Talk”, ancorado no universo musical de Nova Orleans. Ago-ra, em “Didn”t It Rain”, Laurie busca inspiração no blues upstream, “no coração da América”, de acordo com sua assessoria de imprensa. O álbum inclui re-leituras de Laurie para canções de pioneiros do blues, como WC Handy e Jelly Roll Morton, e de artistas de destaque mais recente, como Dr. John e Alan Price.

Laurie, de 54 anos, que toca piano no álbum, acom-panhado do conjunto The Copper Bottom Band, diz que vai sentir falta de seu personagem mais famo-so e que a música é onde sempre quis estar. “Não é uma transição óbvia, mas fiquei muito grato por ela. Porque eu supunha que depois de atuar no final de um programa de TV eu provavelmente teria um longo período de, não sei se luto é a palavra certa, mas de qualquer forma uma abstinência, porque foi emocionante sob muitos aspectos”, comenta.

Page 58: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Solu

ção

© Revistas COQUETEL www.coquetel.com.br

Preencha os espaços vazios com algarismos de 1 a 9. Os algarismos não podem se repetir nas linhas verticais ehorizontais, nem nos quadrados menores (3x3).

Solu

ção

© Revistas COQUETEL www.coquetel.com.br

Preencha os espaços vazios com algarismos de 1 a 9. Os algarismos não podem se repetir nas linhas verticais ehorizontais, nem nos quadrados menores (3x3).

Sudoku Cruzadas

Confira a solução destes passatempos em www.diamelhor.com.br

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

ediçãoespecial

quadrinhos

clássicos

anos 40 e 50

livro 2nas bancas

e livrarias

Um lindoquebra-cabeçaGrátis!

BANCO 3

COCCFLAMENCOD

LEITOSOMÃERNAMPL

ROTOGRAVURAMENUDLÇOAAPELOSÃ

ENSIMESMADOGITAQRAP

OWOURONRSOBRIEDADE

OIPATIMPEDUNCULOI

ULOLASCARAOCSPD

CONSONANCIA

Foi traídopor Cás-sio e porBrutus

Condiçãoiminente da partu-

riente

Doaspectoda opala

Para, em “in-

ternetês”

Medida do porta-

malas(símbolo)

Processode im-

pressãoem relevo

Fruto docerrado

apreciadocom arroz

O séculoiniciadoem 401

Tem osom de“s”, em

“cachaça”

Pedidosde

socorro

Indivíduoque se

traja comapuro

O maisextenso

rio da Ve-nezuela

Metalusado nacrisote-rapia

“(?) dosApósto-

los”, livroda Bíblia

Gemidos(bras.)

Calçadopara

hóqueino gelo

“Progra-ma” da TV Se-nado

Haste desustenta-

ção defrutos

AdrianNewey,

projetistada F1

Acordo; concor-dância(fig.)

Deutério(símbolo)

Benefício concedi-do ao réu median-te sua colaboração

com as investi-gações (jur.)

Une yin e yangTerritório dos EUAno oceano Pacíficocom base militar

Dançaandaluza (Espanha)

Agente da atraçãosexual entre inse-tos (pl.)

Cineasta de “Gran Torino”

CardápioIntrover-tido; con-centrado

Ritmo de2Pac

Senti-mento deaversão

Molécula-grama(abrev.)

O ser comoas harpias (Mit.)

Paul Devaux, pintor belga

Fragmen-to resul-tante douso da

britadeiraTirar

(a nata do leite)

Moeda da UE, nãofoi adotada pela

Grã-Bretanha

Caracte-rística im-portanteno juiz

Bhagavad-(?), textoreligioso

hindu

Folhear (livro)Curdos, ciganos etuaregues, por seu

estilo de vida

M Ã E

4/gita. 5/pequi. 7/orinoco. 9/pedúnculo. 11/ensimesmado — rotogravura.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

Nas bancas e livrarias

50 Desafios

para mudar sua maneira de pensar

www.coquetel.com.br

BANCO 37

RCUAPAGADORDEISMOS

CARNALPURAESPOREM

OLACMODAPEROLAEI

TMGIOREPONTAR

FOMEZEROANATTATO

INIBIDOUCARICIAS

FLORAGONIA

Aparelhopara fis-calização de rodovias

Nem (?):de jeitonenhum(gíria)

Objetoque limpao quadro-

negroAtitude

do crentesem

religião

Malha debarcos de

pesca

Diz-se doirmão

consan-guíneo

ImpostoTerritorial

Rural(sigla)

Provir; ori-ginar-se

“O Mágicode (?)“,clássico

do Cinema

Gásessencial

à vida(símbolo)

Projetosocial doGoverno

LulaAge comoo artistade van-guarda

Veículo deantigascorridasromanas

Como o preguiço-so gostade ficar

Senti-mento deaflição eangústia

Região próxima a umímã, que faz uma bús-sola indicar sempre omesmo sentido (Fís.)

Variedade de abacaxi

Ama-nhecer

Anatomia(abrev.)Envergo-

nhadoAfagos(?) da

idade: ajuventude

Aquilo quese faz

Massagemoriental

Rio quecorta a cidade do

Porto, em Portugal

Constelação boreal(Astr.)

Todavia“O impor-

tante é(?)” (dito)

A arte doestilistaAlvo do

pedicuro

Sem mis-tura (fem.)

Classe;espécie

4/biga — do-in — laia — ousa. 5/douro. 6/carnal — deísmo — pérola. 8/fome zero — repontar.`

Page 59: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 2013 59

Page 60: Dia Melhor - 44 - Dezembro - 2013

Dia Melhor - Ano V - Edição 44 - dezembro de 201360

A Prefeitura de Santo André está colocando a cidade no caminho certo. Na área da Saúde, dobrou de 17 para 34 o número de leitos de UTI no CHM e instalou na unidade o primeiro aparelho de ressonância magnética em um hospital municipal do ABC Paulista, reduzindo a fila de espera para exames deste tipo. A rede pública andreense passou a disponibilizar para a população aproximadamente 350 exames por mês – antes eram realizados apenas 30 procedimentos mensais. E vem muito mais por aí. É a Prefeitura de Santo André mais presente, fazendo o que dever ser feito.

SAÚDE

Aumento dos números de leitos de UTI e de exames de ressonância magnética

O U

SE

DR

OG

AS

– L

igue

100

par

a de

nunc

iar

abus

o e

expl

oraç

ão s

exua

l con

tra

cria

nça

e ad

oles

cent

e.

An-20,2x26,6cm.indd 1 29/11/13 18:02