dia a dia - top ten - dezembro 2012

4
DARWIN E ACACCI CONTRA O CÂNCER INFANTIL ED. INFANTIL E ENS. FUNDAMENTAL Quarta edição do FliD foi brilhante! [pág. 02] ENSINO MÉDIO (1ª E 2ª SÉRIES) Risos, emoções e muito mais na Mostra de Teatro [pág. 03] 3ª SÉRIE (EM) / PRÉ-VESTIBULAR Janeiro será de preparação final para o Vest-Ufes [pág. 04] Destaques do ano serão homenageados no Top Teen 2012 NESTA EDIÇÃO Informativo Mensal do Centro Educacional Charles Darwin Ano 23 - Dezembro 2012 - Edição 11 ma noite de premiação, repleta de emoções e com a presença dos familiares, amigos e equipe da escola. Será Uassim a próxima edição do TOP TEEN 2012, que irá acontecer no dia 11 de dezembro, a partir das 20 horas, no Cerimonial Le Buffet. O evento tem como objetivo reconhecer e valorizar os alunos que chegam ao sucesso pela determinação, perfil acadêmico e postura humana. A ideia do TOP TEEN nasceu em uma reunião de Direção, em novembro de 1997, na qual o Diretor Pedagógico do EM, Prof. Ricardo de Mostra de Teatro 2011 Assis, fez a proposta de premiar os 10 alunos que se destacaram em rendi- mento em cada série do Ensino Médio. Em dezembro de 1998 realizou-se a 1ª edição da Festa Top Teen. Foram homenageados os 50 melhores alunos em rendimento da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio das unidades de Vitória e Vila Velha. A partir de 2002, passou-se a homenagear também os alunos destaques em várias categori- as e a festa ganhou novo nome: Top Teen. No dia 11, serão homenageados os alunos que conquistaram o primeiro lugar nos Concursos Internos e que foram destaques nos Externos, além dos destaques como Representante de Turma, Monitor, Perfil, Solidariedade, Mostra de Teatro, Rendimento Escolar e outros. Matrículas Abertas! Garanta sua vaga para 2013: Vá a uma de nossas unidades e matricule seu filho! O Darwin deseja a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo! Em 2011, o evento foi um sucesso e reuniu alunos, famíliares e equipe Darwin.

Upload: darwin-a-evolucao-do-ensino-darwin-a-melhor-escola-do-es

Post on 30-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

DARWIN - A EVOLUÇÃO DO ENSINO Informativo Mensal do Centro Educacional Charles Darwin

TRANSCRIPT

Page 1: DIA A DIA - Top Ten  - DEZEMBRO 2012

DARWIN E ACACCI

CONTRA O CÂNCER INFANTIL

ED. INFANTIL E ENS. FUNDAMENTALQuarta edição do FliD foi brilhante![pág. 02]

ENSINO MÉDIO (1ª E 2ª SÉRIES)Risos, emoções e muito mais na Mostra de Teatro [pág. 03]

3ª SÉRIE (EM) / PRÉ-VESTIBULARJaneiro será de preparação final para o Vest-Ufes [pág. 04]

Destaques do ano serão homenageadosno Top Teen 2012

NESTA EDIÇÃO

Informativo Mensal do Centro Educacional Charles Darwin Ano 23 - Dezembro 2012 - Edição 11

ma noite de premiação, repleta de emoções e com a presença dos familiares, amigos e equipe da escola. Será Uassim a próxima edição do TOP TEEN 2012, que irá

acontecer no dia 11 de dezembro, a partir das 20 horas, no Cerimonial Le Buffet. O evento tem como objetivo reconhecer e valorizar os alunos que chegam ao sucesso pela determinação, perfil acadêmico e postura humana.

A ideia do TOP TEEN nasceu em uma reunião de Direção, em novembro de 1997, na qual o Diretor Pedagógico do EM, Prof. Ricardo de

Mostra de Teatro 2011

Assis, fez a proposta de premiar os 10 alunos que se destacaram em rendi-mento em cada série do Ensino Médio.

Em dezembro de 1998 realizou-se a 1ª edição da Festa Top Teen. Foram homenageados os 50 melhores alunos em rendimento da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio das unidades de Vitória e Vila Velha. A partir de 2002, passou-se a homenagear também os alunos destaques em várias categori-as e a festa ganhou novo nome: Top Teen. No dia 11, serão homenageados os alunos que conquistaram o primeiro lugar nos Concursos Internos e que foram destaques nos Externos, além dos destaques como Representante de Turma, Monitor, Perfil, Solidariedade, Mostra de Teatro, Rendimento Escolar e outros.

Matrículas Abertas!Garanta sua vaga para 2013: Vá a uma de nossas unidades e matricule seu filho!

O Darwin deseja a todos um Feliz Natale um próspero Ano Novo!

Em 2011, o evento foi um sucesso e reuniu alunos, famíliares e equipe Darwin.

Page 2: DIA A DIA - Top Ten  - DEZEMBRO 2012

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

PÁGINA 02

Quarta edição do FLiD foi brilhante!Mais uma vez o FLiD - Festival de Literatura

do Darwin - foi um sucesso! Na manhã do dia 10 de novembro, na unidade de Vila Velha, toda a comunidade escolar do Ensino Fundamental pode conferir as atividades mais significativas envolven-do as obras literárias estudadas durante o ano.

Exposições de trabalhos, recitais de poesias, dramatizações, jograis, musicais, discussões e debates sobre as obras trabalhadas rechearam a rica programação. As premiações dos "Novos Leitores Darwin", dos “Leitores 2012” e do Concurso "Certas Palavras", assim como o momento de autógrafos dos alunos do 1º ao 5º ano, autores do livro produzido em parceria com o Portal Educacional, também agradaram o público presente.

A novidade do EFII para este ano foi o "Espaço Drummond", local destinado às diferentes

formas de interpretação da vasta produção poética do consagrado poeta brasileiro, Carlos Drummond de Andrade. Já para o EFI, a novidade foi a apresentação de cantigas e de teatros de Contos Infantis em Língua Inglesa.

ATIVIDADES DO MÊS

Atividades do Mês - EFI03 - Musical de Encerramento - Vila Velha12 - Último dia letivo13 - Entrega de Resultados Parciais13 - Solenidade de Encerramento - Infantil IV - Vitória13 a 20 - Aulas e Avaliações de Recuperação17 e 18 - Viagem de Confraternização – 5ºs anos - Vitória

e Vila Velha21 - Entrega de Resultados FinaisAvaliações do EFI – 3º ao 5º ano05 (4ª feira) - História e Geografia07 (6ª feira) - CiênciasAtividades do Mês - EFII01 - Coquetel de formatura dos nonos anos05 - Churrasco de Confraternização para os nonos anos06 a 09 - Projeto Estudando Fora da Escola-9ºs anos-NR-

São Paulo10-Entrega do Resultado Parcial (aprovação ou recupera-

ção).11- Top Teen11 a 15-Aulas de Recuperação20-Entrega do Resultado FinalAvaliações do EFII (6º ao 9º anos)

03-Ciências04-Geografia05-História2ªChamada:03-Matemática04-Português/Inglês05-Ciências/Geografia06-História/EspanholRecuperação:17-Produção de Texto/Educação Financeira/Matemática18-Português/Inglês/Ciências/Geografia19-História/Espanhol

as2 Avaliações:

As novidades para 2013 não param

A partir das tendências pedagógicas, que apontam para a necessidade do domínio de uma língua estrangeira, como evidência da inserção do aluno no mundo globalizado, o Darwin fez uma reestruturação na carga horária dessa disciplina. Para 2013 serão quatro aulas semanais da discipli-na de Inglês para o EF I e duas na Educação Infantil, o que significará um acréscimo de carga horária diária para as turmas. Em consequência disso, o horário de saída será alterado, sendo às 12h30 para o matutino e às 18h para o vespertino.

“Este trabalho, realizado em parceria com a Editora Oxford abrangerá toda a área de conheci-mento do domínio do Inglês, com atividades lúdicas específicas, exercícios aprofundados e personalizados, imersão na língua e intercâmbios, além de participação nos exames de certificação de Cambridge”, destacou o Diretor do EF, prof. Fabrício Silva.

Já o EF II terá mais uma aula de História

Alunos do 9º ano:tempo de celebrar!

O mês de dezembro para os alunos dos 9ºs anos que finalizam o EF II é sempre marcado por momentos de grande significado e emoção. É che-gada a hora de avançar, trilhar novos caminhos, encarar outros desafios. A certeza do dever cumpri-do e do sucesso alcançado merece celebração, comemoração!

No dia 28 de novembro, acompanhados de seus familiares e da equipe Darwin, os alunos do 9º ano das unidades de Vitória e de Vila Velha participa-ram da Celebração de Formatura na Paróquia de Santa Rita, na Praia do Canto, em Vitória.

E a comemoração, que teve a imensa colaboração do “Projeto Empreendedorismo” desenvolvido pela área de Educação Financeira, irá acontecer no dia 1º de dezembro, às 22 horas, no Centro de Convenções de Vila Velha. O local será preparado com brilho, luzes, som e requinte para receber os formandos, seus familiares e toda equipe Darwin no Coquetel de Formatura Educandos 2012.

Na manhã do dia 5 de dezembro, os for-mandos terão um momento só para eles, no tão esperado churrasco de confraternização entre alunos e equipe Darwin.

Solenidade marcará passagem do Infantil IV para EF

Para comemorar a pas-sagem das crianças da Ed. I n f a n t i l p a r a o E n s i n o Fundamental, a unidade de Vitória irá realizar uma solenida-de de conclusão da turma do Infantil IV, da profª Julianna , no dia 13 de dezembro, no auditó-rio do Ensino Médio, em Vitória. Nesse mesmo dia, as crianças apresentarão também a peça teatral da história de Cinderela, como culminância do Projeto de Leitura.

Premiações dos "Novos Leitores Darwin" e dos “Leitores 2012”

“A educação infantil é o verdadeiro alicerce da aprendizagem, aquela que deixa a criança pronta para aprender.”

para o 7º e 9º ano e para o 6º e 8º ano, mais uma aula de Geografia, ampliando o tempo de estudo dos alunos, que passarão a ter em 2013 quatro vezes por semana o sexto horário. Nas aulas de Matemática os docentes proporcionarão aos alunos do 6º ao 9º ano momentos com atividades diferenciadas que intensificarão o raciocínio lógico. “A nossa intenção é desenvolver em nossos estudantes a capacidade de criar, inter-pretar, desenvolver e explicar situações cotidia-nas complexas envolvendo a Matemática”, acrescentou prof. Fabrício.

O atendimento às dificuldades de apren-dizagem também será ampliado e ainda mais especial nas disciplinas de Português e Matemática. Além dos horários fixos de reforço escolar, será oferecido um agendamento individu-alizado conforme a necessidade de cada estudan-te nessas disciplinas. A proposta será apresenta-da com maiores detalhes no início do ano letivo.

Page 3: DIA A DIA - Top Ten  - DEZEMBRO 2012

ENSINO MÉDIO (1ª E 2ª SÉRIES)

PÁGINA 03

Risos, emoções e muito mais na Mostra de TeatroA Mostra de Teatro 2012 repetiu o suces-

asso dos anos anteriores. No palco, os alunos das 2 séries deram um show de interpretação e encan-taram a plateia. Confira os destaques de cada peça. No site da escola você encontra a cobertura da Mostra.

Destaques das peças - Unidade de Vitória:“E os deuses despencaram do Olimpo” (2ª

série A e C)ŸMelhores Figurino, Cenário, Iluminação e

InterpretaçãoŸDestaque da peça: a dupla de repentistas

CURTAS

“Bolsas”Como será a Recuperação Final

Após a divulgação dos resultados do 3º trimestre, serão oferecidos estudos de Recupera-ção Final aos alunos que não conseguiram obter na soma dos pontos trimestrais um valor igual ou superior a 60 pontos. As aulas e as provas de Recuperação Final estão previstas para o período de 1º a 17. O aluno poderá participar da Recupe-

Para dezembro. A relação dos “bolsistas” para o mês de dezembro está afixada nos murais da escola. Para 2013. No dia 7 de dezembro, será divulgada a lista dos alunos que, pelo rendimento escolar 2012, serão beneficiados com “bolsas” para 2013, a partir da 2ª parcela. Alunos que estão finalizando o 9º ano do EF e 1ª e 2ª série do EM serão os beneficiados.

Feriados25 (3ª feira) - Natal - FeriadoAulas de Recuperação Final 01 e 03 - Produção de Texto/Química 05 e 06 - Biologia/Geografia/Sociologia 08 e 10 - Física/Português12 e 13 - Matemática/Inglês15 e 17 - História/Espanhol/Filosofia Provas de Recuperação Final 04: Produção de Texto/Química

1ª série: 7h às 9h30 / 2ª série: 10h às 12h30 07: Biologia/Geografia/Sociologia

1ª série: 7h às 10h / 2ª série: 10h10 às 13h10 11: Física/Português

1ª série: 7h às 9h30 / 2ª série: 10h às 12h30 14: Matemática/Inglês

1ª série: 7h às 9h30 / 2ª série: 10h às 12h30 18: História/Espanhol/Filosofia

1ª série: 7h às 10h / 2ª série: 10h10 às 13h1011: Festa do Top Teen20: Resultado Final21: Atendimento a pedido de revisão

ATIVIDADES DO MÊS

(Pedro Paulo Casate e Nelcir Fábio Bronzon Sobrinho)

ŸAtor (es) Revelação: Pedro Paulo Casate e Nelcir Fábio Bronzon Sobrinho (dupla de repentistas)

”As casadas solteiras” (2ª séries B e D)

Ÿ Melhor Texto (empate)ŸDestaque da peça: Cenário“Dinheiro em alta, amor em

baixa” (2ª série E)ŸMelhores Sonoplastia, Texto

(empate) e Ator: (Thiago Barreto Musiello)

ŸDestaque da peça: Sonoplastia “A volta da vedete” (2ª série K e L)ŸMelhores Texto (empate) e

Atriz: (Letícia Filgueira Rocha)ŸDestaque da peça: persona-

gem ToniquinhaDestaques das peças - Unidade

de Vila Velha:“Lisbela e o Prisioneiro” (2ª série A)ŸMelhores F igur ino, I luminação,

Interpretação dos AtoresŸDestaque da peça: Willian Farias como

Soldado Corneteiro e Nicolas Cha como

ração Final em todas as disciplinas. A avaliação da Recuperação Final terá

valor de 100 pontos e o cálculo para saber se o aluno foi aprovado após a Recuperação Final está disponível no site da escola e no Manual do Aluno. Confira as datas das aulas e das provas de Recu-peração Final no quadro de Atividades do Mês.

Nova Turma Olímpica em 2013Os alunos da 1ª e da 2ª séries interessa-

dos em participar da Turma Olímpica 2013 já podem se preparar. A novidade para o próximo ano fica por conta da oferta de turma para a disciplina de Biologia. Desde 2009, a escola desenvolve esse projeto que tem como objetivo aprofundar o conteúdo e desenvolver habilida-des nas áreas de Exatas e Biomédicas, possibili-tando melhor desempenho nas Olimpíadas Capixaba e Brasileira de Química e Brasileira de Matemática, Física, Biologia e de Astronomia e Astronáutica.

“Nossa intenção é formar quatro tur-mas, com mínimo de 30 alunos cada, de cada série 1ª e 2ª, uma por disciplina: Matemática, Física, Química e Biologia na unidade de Vitória. Existe a possibilidade de formação de turmas em Vila Velha, se for alcançado mínimo de alunos interessados”, destacou o diretor peda-

gógico do EM, prof. Ricardo de Assis.A Turma Olímpica é um projeto que o

Darwin oferece para os alunos de exatas, inte-ressados em ingressar no ITA ou IME. Ao cursar as três turmas (M/F/Q) estará construindo a base para o acesso à turma ITA-IME da 3ª série. Caso tenha interesse em cursar apenas Engenharia da UFES, bastará participar das Turmas de Matemática e Física. Para os alunos que já se definiram pela Medicina, a participação na turma de Química e de Biologia é importante para um ótimo desempenho ao chegar à 3ª série.

Cada turma terá 54 aulas no ano, distri-buídas em 18 semanas, ou seja, três aulas de 50 minutos, por semana. As inscrições poderão ser realizadas no período de 4 a 15 de março e serão distribuídas “bolsas” de 10 a 90% de acordo com o rendimento na disciplina desejada em 2012.

Velho CarcereiroŸMelhor Ator: Pedro Sampaio Minassa

como Tenente Guedes “O Bem Amado” (2ªB e 2ªC)ŸMelhores Cenário e SonoplastiaŸDestaque da peça: João Henrique como

Dirceu BorboletaŸMelhor atriz: Ingrid Scandian como

Dulcinéa“O Noviço” (2ªK)ŸMelhor Adequação do Texto ŸDestaque da peça: Michele como ZefinhaŸMelhor atriz/ator revelação – Lucas

Bonna (“O Noviço” – 2ªK)

“E os deuses despencaram do Olimpo”

“O Bem Amado”

Page 4: DIA A DIA - Top Ten  - DEZEMBRO 2012

3ª SÉRIE (EM) E PRÉ-VESTIBULAR

PÁGINA 04

Não jo

gue e

ste im

pre

sso e

m v

ia p

úblic

a

ExpedienteDiretor Financeiro: Jony Jones M. e Motta Diretor de Patrimônio: Jociel Moreira HemerlyDiretor Pedagógico (EM/PV-JP e VV): Ricardo Gonçalves de AssisDiretor Pedagógico (EF - JP e VV): Fabrício Henrique S. SilvaJornalista Responsável: Luciene Ferreira - MTB 1963/ES Diagramação e Editoração: Elias Severiano de OliveiraFotografias: Arquivo DarwinImpressão: Grafer Editora - (27) 3219-3524Tiragem: 3600 exemplaresUnidades:Vitória ŸEns. Fundamental: (27) 3212-5071 - Fax: (27) 3212-5080 ŸEns. Médio e Pré-Vest: (27) 3212-5000 - Fax: (27) 3212-5020 Vila VelhaŸEns. Fund., Médio e Pré-Vestibular - Telefax: (27) 3329-1315Visite o site da escola: www.darwin.com.br e envie sua opinião ou sugestão pelo e-mail: [email protected]

CURTAS

A lista dos “bolsistas” para o mês de dezembro está afixada nos murais da escola.

“Bolsas”

Janeiro será de preparação finalpara o Vest-UFES

Partidas movimentadas marcaram a XIII ediçãodos Jogos Darwinianos de Futsal

Jogos disputados e movimentados marca-ram a XIII edição dos Jogos Darwinianos de Futsal no dia 27. O momento promoveu a integração entre todas as equipes das unidades Darwin (com exceção de Eunápolis). Os alunos estavam unifor-mizados com camisas que representavam a sua respectiva unidade.

As equipes foram formadas por alunos do Ensino Médio das unidades. Após os jogos, os participantes saborearam um delicioso churrasco. Os três melhores colocados receberam medalhas.

Confira o resultado:Classificação Final – Masculino:1º lugar: Vitória2º lugar: Linhares3º lugar: Aracruz

A Formatura da 3ª série 2012 foi realizada nos dias 22, Ação de Graças, e 23, Coquetel. Até o fecha-mento desta edição o evento ainda não havia acontecido. Dessa forma, a cobertura do momen-to estará disponível no site da escola.

Formatura 2012

panhar os alunos nos locais de prova. A resolução das questões pela equipe do Darwin será publica-da no site da escola após às 18 horas.

Confira o calendário de provas do Vest-UFES:

Dia 20 de janeiro – domingo – prova de Redação, com três questões, para todos os candidatos, com início às 14 horas e término às 17 horas;

Dia 21 de janeiro – segunda-feira – prova discursiva de Física, Química, História ou Língua Inglesa, com cinco questões cada;

Dia 22 de janeiro – terça-feira – prova discursiva de Matemática ou Geografia ou Biologia ou Língua Portuguesa e Literatura, com cinco questões cada.

A equipe Darwin deseja sucesso na 2ª fase do Vest-UFES!!!

Os vestibulandos que optarem por fazer a revisão extra para as provas discursivas devem se inscrever no Darwest a partir do dia 03 de dezem-bro. O curso irá contemplar aulas direcionadas à segunda fase da UFES, que compreende provas discur-sivas de cada área e Redação. As aulas serão realizadas entre os dias 07 e 18 de janeiro, no horário matutino.

A opção do curso em janeiro oferecido pelo Darwin veio atender aos anseios dos alunos diante da mudança da data do vestibular da UFES, que, regularmente, acontece em dezembro.

Reta final em 2012As aulas de revisão para as provas discur-

sivas do Vest-UFES previstas para dezembro acontecem até o dia 14. Desde o dia 07 de novem-bro, as turmas foram separadas por área (Huma-nas, Exatas e Biomédicas) para as aulas das disciplinas discursivas referentes ao curso escolhi-do e Redação.

Segunda fase do Vest-UFESDe acordo com a UFES, a previsão é que a

listagem dos candidatos habilitados na 1ª etapa seja divulgada entre os dias 10 e 15 de janeiro. As provas da segunda fase do Vest-UFES irão acon-tecer nos dias 20, 21 e 22 de janeiro. Os professo-res e a equipe pedagógica do Darwin irão acom-

Pré-seleção paraolimpíadas internacionais

Quatorze alunos do Ensino Médio do Darwin foram convidados a participarem da prova de pré-seleção para a formação de uma equipe que irá representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, em inglês) e na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e de Astronáutica (OLAA).

Para integrarem a equipe, os alunos farão duas provas. A primeira, em fevereiro de 2013, será a distância e a segunda consistirá em uma prova presencial, discursiva, a ocorrer simultaneamente em diversas sedes regionais, no meio do mês de março.

A pré-seleção irá selecionar, em todo o Brasil, cerca de 100 estudantes que irão receber um treinamento intensivo, semi-presencial e a distância para participarem das olimpíadas internacionais.

Classificação Final – Feminino:1º lugar: Vitória2º lugar: Aracruz3º lugar: Linhares

ATIVIDADES DO MÊS

Feriado - 25 (3ª feira) - NatalAtividades do mês01 (sábado) – Simulado Discursivas Presencial08 (sábado) – (No site) Simulado Discursivas Virtual -

Redação e questões discursivas11 (3ª feira) - Festa do Top Teen14 (6ª feira) - Encerramento do ano letivo