ritos maçonicos

22
MAÇONARIA - RITOS E RITUAIS - ESTATÍSTICA DE QUANTIDADE DE MAÇONS E RITOS EXISTENTES Escrito por Klebber S Nascimento Ter, 29 de Dezembro de 2009 10:15 MAÇONARIA - RITOS E RITUAIS - ESTATÍSTICA DE QUANTIDADE DE MAÇONS E RITOS EXISTENTES Klebber S Nascimento 29.12.2009 1 – CONCEITOS DE RITO The Royal Masonic Cyclopaedia diz que Rito (Latim- Ritus, um uso ou costume aprovado; Grego- Trodden Path). Alberto Gallatin Mackey, em sua Enciclopédia, à pag. 1.334, diz: "a palavra deriva, por A transposição do Grego, (Trodden Path) que significa, literalmente, um caminho trilhado e, metaforicamente um costume de há muito seguido. Como termo maçônico significa, um método de conferir, de conceder a luz maçônica a uma séria de Graus. É, em outras palavras, o método e a ordem observados no governo de um Sistema Maçônico". Seu significado clássico é: "Uma prática, um costume aprovado; ou um conjunto de Normas e Práticas que se faz certa regularidade. Essa palavra tem dois sentidos, dois significados diferentes, dependendo da forma como a escrevemos. Se a escrevemos com "R", maiúsculo significa um ramo particular da Maçonaria, que pode ser Rito Escocês, Rito de York. Se for escrito com "r" minúsculo significa um ato cerimonial, cujo formalismo foi previamente estabelecido, tendo em vista sua finalidade iniciática, que pode ser rito do Despojamento, rito de Banquete. {password}O Rito Maçônico é o alicerce, a base, a sustentação da Maçonaria, em qualquer de suas ramificações. Cada Rito tem o seu conteúdo, a sua própriacaracterística, que o diferenciam dos demais. Há Ritos que possuem uma estrutura maciça de Liturgia, enquanto outros são completamente desprovidos de Liturgia, de simbolismo e ritualística. Praticamos Ritos que possuem emaranhado

Upload: gomescaetano7067

Post on 02-Jul-2015

404 views

Category:

Documents


9 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ritos maçonicos

MAÇONARIA - RITOS E RITUAIS - ESTATÍSTICA DE QUANTIDADE DE MAÇONS E RITOS EXISTENTESEscrito por Klebber S NascimentoTer, 29 de Dezembro de 2009 10:15

MAÇONARIA - RITOS E RITUAIS - ESTATÍSTICA DE QUANTIDADE DE MAÇONS E RITOS EXISTENTES

Klebber S Nascimento

29.12.2009

1 – CONCEITOS DE RITO

The Royal Masonic Cyclopaedia diz que Rito (Latim- Ritus, um uso ou costume aprovado; Grego- Trodden Path).

Alberto Gallatin Mackey, em sua Enciclopédia, à pag. 1.334, diz: "a palavra deriva, por A transposição do Grego, (Trodden Path) que significa, literalmente, um caminho trilhado e, metaforicamente um costume de há muito seguido. Como termo maçônico significa, um método de conferir, de conceder a luz maçônica a uma séria de Graus. É, em outras palavras, o método e a ordem observados no governo de um Sistema Maçônico".

Seu significado clássico é: "Uma prática, um costume aprovado; ou um conjunto de Normas e Práticas que se faz certa regularidade. Essa palavra tem dois sentidos, dois significados diferentes, dependendo da forma como a escrevemos. Se a escrevemos com "R", maiúsculo significa um ramo particular da Maçonaria, que pode ser Rito Escocês, Rito de York. Se for escrito com "r" minúsculo significa um ato cerimonial, cujo formalismo foi previamente estabelecido, tendo em vista sua finalidade iniciática, que pode ser rito do Despojamento, rito de Banquete.

{password}O Rito Maçônico é o alicerce, a base, a sustentação da Maçonaria, em qualquer de suas ramificações. Cada Rito tem o seu conteúdo, a sua própriacaracterística, que o diferenciam dos demais. Há Ritos que possuem uma estrutura maciça de Liturgia, enquanto outros são completamente desprovidos de Liturgia, de simbolismo e ritualística. Praticamos Ritos que possuem emaranhado número de graus num total de 97, enquanto há outros que possuem apenas 1 grau.

Maçonicamente, Rito, é a prática de se conferir a Luz Maçônica a um profano, através de um cerimonial muito bonito e próprio, a uma série de Graus específicos. Em 640 anos de Maçonaria documentada, uma imensidade de Ritos surgiram. Mas é bom que se esclareça que, de 1356 até 1740, só existiu um Rito, ou melhor, um Sistema de Cerimônias e Práticas, ainda sem o título de Rito, que normatizava as Reuniões Maçônicas em toda a Europa. Somente a partir de 1740 é que um vendaval de Ritos varreu o chão maçônico da Europa.

Durante quase quatrocentos anos, devido a dificuldade de comunicação que existia entre os países, entre as cidades e e mesmo entre as Lojas Primitivas, surgiram práticas diferentes, cerimônias novas foram criadas, mas tudo dentro daquilo que, em 1813, passou a ser conhecido como Rito de York. Quase que se poderia dizer que o que houve,

Page 2: Ritos maçonicos

foi uma série de Rituais para um mesmo Rito, como ainda hoje acontece com o nosso descaracterizado Rito Escocês.

Em 1356, nove homens, pedreiros, foram até a Prefeitura de Londres, solicitar do Prefeito e dos vereadores, um Alvará, uma autorização para se reunirem e formarem uma Associação, um Grêmio (Craft). A autorização foi conseguida e, vinte anos depois, aqueles Maçons que haviam conseguido formar a Primeira Associação que se tem notícia, tiveram uma grande ascensão profissional, fazendo parte da Organização que mais tarde se chamaria "Companhia dos Maçons de Londres", aquela que seria a Primeira Guilda Profissional de Pedreiros. Outras Guildas foram criadas para outras profissões. Ainda hoje existem no mundo as Lojas Profissionais, são Lojas cujos membros pertencem á mesma profissão (alfaiates, médicos, açougueiros, engenheiros, etc.) tendo como lembrança os resquícios das antigas Guildas. Embora isso nada tenha a ver com os Ritos, é necessário este destaque, para que se entenda bem a origem dos Ritos na Maçonaria.

2 – CONCEITOS DE RITUAL

O Grande Dicionário Enciclopédico da Maçonaria e Simbologia, dá as seguintes definições: "Enquanto o Rito é a cerimônia estabelecida pela Lei, ou pelo costume, tendo um efeito Religioso ou Mágico, o Ritual é um sistema de ritos e cerimônias.

Chama-se também Ritual, o livro que indica os Ritos ou que consigna as formas que se devem observar na pratica de uma Religião ou de um cerimonial.

Chama-se Ritual, em Maçonaria, o livro que contem a ordem, as fórmulas e demais instruções necessárias para a prática uniforme e regular dos trabalhos maçônicas em geral. Cada grau tem o seu Ritual particular e também cada espécie de cerimônia; havendo Rituais de Iniciação, de Banquete, de Adoção de Lowton, de Pompas Fúnebres, etc. A adoção e aprovação dos Rituais é da alçada das Autoridades Superiores do Rito de cada Corpo ou Potência jurisdicional".

A Enciclopédia de La Franc Masoneria, diz o seguinte:

" O método de abrir e fechar uma Loja, de conferir Graus, de instalar a Loja, o Venerável, os Oficiais e desempenhar outros deveres, constituem o Sistema de Cerimônias a que se dá o titulo de Ritual. Muitos desses conhecimentos dos Rituais são esotéricos e por esse motivo não devem ser escritos, sendo comunicados unicamente por meio de instruções orais.

Em cada uma das jurisdições maçônicas, se requer, por ordem superior, que o ritual seja sempre o mesmo, ainda que defira mais ou menos, nos vários Ritos e Jurisdição, todavia não afeta a universalidade da Maçonaria, pois o Ritual é apenas a sua forma externa e extrínseca. A doutrina da Maçonaria é sempre a mesma, em toda a parte da terra. É a corporação que é imutável, e que permanece sempre, em todas as partes, inalterável. O Ritual é apenas o ornamento exterior da Instituição, esse é que está sujeito a uma contínua variação. Seria desejável, não obrigatório, que o Ritual fosse perfeito e igual em todas as partes.

Page 3: Ritos maçonicos

Isso todavia, é impossível, como é natural; consolamos, no entanto que, embora as cerimônias ou os outros Rituais tenham variado, em épocas diferentes, nos vários países, a ciência, a filosofia, o simbolismo e a espiritualidade da Maçonaria continuam e hão de continuar a ser as mesmas onde quer que seja praticada".

É sabido que, de 1356 até 1725, predominava quase a totalidade de sistemas de um ou dois graus. Que durante esse período não se falava em Rito na Maçonaria, todavia o Ritual já existia. Dentro da Maçonaria o Ritual é mais antigo que o Rito, sendo que até então existia um Ritual Especial para a Recepção de um novo Membro e outros para a Instalação do Mestre da Loja, na Cadeira da Loja, mas não existia um Rito.

Na Maçonaria, que por mais de quatro séculos quase não sofreu alterações, a partir de 1740, teve uma evolução tão grande, especialmente fora da Inglaterra. Para cada Grau Maçônico sempre houve um Ritual e teve épocas em que os Graus passaram de mil, no total dos diversos Ritos.

Os primeiros documentos de Rituais são as Old Charges (Antigas Obrigações). Na Inglaterra as versões antigas, das Old Charges, em numero de 130 catalogadas, tendem a confirmar que não havia um sinal secreto, uma Senha Especial de reconhecimento do velho sistema de "Único Grau", onde todos os admitidos eram iguais, todos praticavam um só treinamento. Quando foi criado o Sistema de Dois Graus, aí, então quando da admissão de novos aprendizes nas Lojas, surgiu a necessidade de uma prática (Ritual) separada com sinais e palavras.

Para melhor conhecimento vamos apresentar a síntese de uma Old Charges, datada de 1390, conhecida como "O Poema Régio" , e considerado o mais antigo Ritual escrito:

1)Abertura da Reunião com uma Oração;

2)Um Irmão conta uma Lendária Historia Maçônica, descrevendo com exageros sua trajetória desde os tempos Bíblicos; até a fundação do seu País;

3)Um código de Regulamentos para o Mestre da Loja, para os Aprendizes e para os Companheiros, contendo a regulamentação profissional e ensinamentos com caráter de Ordem Moral;

4)Providências financeiras para as Assembléias Territoriais, anuais ou trienais, nas quais a presença era obrigatória;

5)Providências para Julgamento e Punição de Ofensas;

6)Providências para Recepção de novo Membro que nunca fora recebido antes, incluindo o juramento de fidelidade e obrigações.

3 – RITO PRIMORDIAL

O "Rito de Passagem" é o mais antigo Rito que se conhece. É a morte simbólica seguida de uma ressurreição simbólica.

Page 4: Ritos maçonicos

O morrer, simbolicamente, para renascer, novamente, sem os Vícios e os Defeitos de antes, faz parte da história da Humanidade e também da Maçonaria.

O Rito de Passagem, representa uma mudança, uma transformação; de estado e de comportamento. Na Rito de Passagem o indivíduo sempre "morre" para, de novo "renascer". É o jovem ou a jovem que deixa um estágio de sua vida, estágio sem retorno, para ingressar em outro estágio, mais avançado, mais evoluído. É a menina que deixa de ser menina para ser mulher, é o jovem índio que através de provas cruentas, passa a categoria de guerreiro. Há sempre um que de "morte" e "ressurreição". É o Sol que morre todas as noites para renascer todas as manhãs, são as flores que morrem no outono para renascer na primavera. No sentido iniciático morre o Profano para renascer o Iniciado. É o jovem que morre para renascer o adulto.

O desvirginamento, o Batismo de Sangue do herói, a mão na Cumbuca, caça da primeira Fera, etc. Todavia não é preciso ser Maçom para ter conhecimento desses pontos da História. Para os Maçons, esses pontos perdidos na História, adquirem um significado todo especial, pois faz parte de toda a estrutura de nossa Sublime Ordem. O simples fato de termos ingressado na Ordem, significa que passamos pelo Rito de Passagem. Que simbolicamente deixamos de ser "Profano", que sempre fomos, para entrarmos para a "Elite dos Iniciados", isto é, morremos para os vícios do mundo Profano, para transformarmo-nos no homem que hoje somos.

4 – RELAÇÃO DE RITOS

Apresentamos, a seguir, uma listagem de 157 RITOS com suas respectivas datas de fundação, em ordem cronológica. Devemos destacar, á titulo de esclarecimento, que quarenta deles são Ritos Andróginos, utilizados por Lojas Mistas ou Lojas Femininas (destacados por *).

1356 - rito azul, com 3 graus

1440 - rito dos irmãos de são João, com 5 graus

1516 - rito da academia dos sábios

1598 - rito da academia dos antigos

1600 - rito americano, com 13 graus

1653 - *rito da ordem do amaranto, com 6 graus

1705 - rito da ordem do templo, com 8 graus

1717 - rito dos antigos maçons livres e aceitos da Inglaterra, 7 graus

1720 - rito socrático, com 2 graus

1723 - rito de marca, com 1 grau

Page 5: Ritos maçonicos

1723 - rito do grêmio, com 3 graus

1724 - rito da sociedade filomusical dos arquitetos apilloni, 3 graus

1726 - rito de york antigo, com 2 graus

1730 - rito dos colégios da irlanda, com 9 graus

1735 - rito capitular, com 4 graus

1736 - rito escocês dos sete graus, com 25 graus

1737 - rito da ordem de palladium, com 2 graus

1737 - *rito das companheiras de penélope, com 2 graus

1738 - *rito de adoção

1738 - *rito de adoção francês, com 7 graus

1738 - *rito dos cavaleiros de cortiça

1738 - *rito dos cavaleiros e damas remadores

1740 - rito escocês filosófico, com 9 graus

1740 - rito das lojas dos tres globos, com 7 graus

1741 - rito das lojas unidas dos amigos de São Luiz, com 16 graus

1742 - *rito das damas de monte tabor, com 3 graus

1742 - *rito da ordem da felicidade, com 4 graus

1743 - *rito dos lenhadores ou lenhadoras

1744 - rito nacional da frança

1747 - rito do capítulo primórdio dos rosa -cruz, jacobita de arras, 15 graus

1748 - rito escocês fiel, com 9 graus

1748 - rito dos escoceses, com 7 graus

1748 - rito do vielle-bru, com 9 graus

1750 - *rito dos cavaleiros e damas da esperança

Page 6: Ritos maçonicos

1751 - rito de kilwinning, com 3 graus

1752 - rito do conselho da sublime loja mãe dos excelentes, do grande globo francês

1754 - rito da estrita observância, com 7 graus

1755 - rito escocês filosófico da loja mãe de marselha, com 12 graus

1755 - rito reformado de dresde, com 7 graus

1756 - rito dos arquitetos africanos, com 11 graus

1756 - rito irmãos da rosa-cruz dourada, com 9 graus

1757 - rito rosaico, com 2 graus

1757 - rito dos eleitos de cohens, com 9 graus

1758 - rito escocês primitivo, com 25 graus

1760 - rito de pernety, com 6 graus

1760 - rito de cryptíca, com 2 graus

1761 - rito moderno ou francês, com 7 graus

1765 - rito da cruz vermelha de constantino

1765 - rito do melesino, com 7 graus

1766 - rito de zinnendorf, com 7 graus

1766 - rito da ordem dos irmãos negros

1766 - rito da estrela flamejante, com 15 graus

1767 - rito da crata repoa, com 7 graus

1767 - rito dos escrivães da estrita observância,com 7 graus

1768 - rito da grande loja real de york da amizade de berlim, com 10 graus

1769 - rito da rosa-cruz retificada, com 4 graus

1770 - rito primitivo de namur, com 33 graus

1770 - *rito das princesas coroadas, com 12 graus

Page 7: Ritos maçonicos

1770 - rito dos irmãos maniques

1770 - rito dos adeptos do hermetismo, com 7 graus

1771 - rito da origem da perseverança

1772 - rito de mesmer, com 3 graus

1773 - rito de enocil, com 4 graus

1774 - rito escocês filosófico da loja mãe escocesa de frança, com 10 graus

1775 - rito escocês retificado, com 8 graus

1775 - rito do priorado das galias, com 8 graus

1775 - *rito egipcio de cagliostro, com 97 graus

1776 - rito do escocismo reformado de sanmartin, com 7 graus

1776 - rito da academia de sagres

1776 - rito do escocecismo reformado de tschoudy, com 10 graus

1776 - rito dos iluministas da baviera, com 12 graus

1776 - rito dos eleitos da verdade, com 14 graus

1777 - rito do real arco, com 9 graus

1777 - rito dos irmãos asiáticos, com 6 graus

1778 - *rito da rosa, com 2 graus

1778 - rito da academia dos verdadeiros maçons

1778 - rito de fessler, com 12 graus

1778 - rito hermético dos iluminados de avinhão, com 9 graus

1779 - rito dos filaletes, com 12 graus

1780 - rito escocês primitivo de narbona, com 10 graus

1780 - rito dos sublimes mestres do anel luminoso, com 3 graus

1780 - rito dinamarquês, com 5 graus

Page 8: Ritos maçonicos

1780 - rito dos filadelfos, com 10 graus

1780 - rito de schroeder, com 3 graus

1780 - rito da academia dos sublimes princípios do cordeiro luminoso, com 3 graus

1780 - rito do acampamento de baldwin, com 7 graus

1780 - rito dos sublimes mestres do círculo da luz

1780 - rito dos irmãos iniciados e cavaleiros da ásia, com 8 graus

1780 - *rito dos cavaleiros e damas da rosa

1781 - rito exegético

1781 - rito adonhiramita, com 12 graus

1782 - rito da ordem dos cavaleiros da cidade santa, com 7 graus

1782 - rito suéco, com 12 graus

1783 - rito de swedemborg, com 6 graus

1783 - rito eclético, com 3 graus

1783 - rito eclético filosófico

1784 - rito helvético reformado

1784 - *rito dos cavaleiros e damas da pomba

1785 - rito da ordem de são joaquim

1785 - rito do cavaleiro do velocino de ouro

1786 - rito do capitulo metropolitano de frança, com 80 graus

1786 - rito da união alemã dos quarenta, com 6 graus

1787 - *rito das damas rosa-cruz

1787 - rito dos cavaleiros do tosão de ouro, com 5 graus

1787 - *rito adonhiramita de adoção, com 4 graus

1787 - rito de bahrdt, com 6 graus

Page 9: Ritos maçonicos

1790 - rito dos irmãos da rosa-cruz alemã, com 7 graus

1796 - rito de orange, com 3 graus

1797 - rito dos iluminados teosofistas, com 9 graus

1798 - rito do martinismo

1800 - *rito do capitulo metropolitano da frança dos hospícios de paris, com 7 graus

1800 - rito do principe de nassau, com 5 graus

1801 - rito da ordem sagrada dos sofisianos, com 3 graus

1801 - rito escocês antigo e aceito, com 33 graus

1806 - rito escocês de cerneau, com 33 graus

1809 - rito dos cavaleiros de cristo

1814 - rito de mizrain, com 90 graus

1814 - rito oriental de mênfis, com 97 graus

1814 - rito primitivo e antigo, com 33 graus

1816 - rito de emulação, com 3 graus

1816 - rito logic, com 3 graus

1816 - rito de bristol, com 3 graus

1816 - rito da orden francesa dos noachitas, com 3 graus

1816 - rito de taylor, com 3 graus

1822 - rito des etangs, com 5 graus

1825 - rito nacional mexicano, com 9 graus

1828 - rito de menscheit

1840 - rito da academia platônica

1845 - rito do ramo de oliveira do oriente, com 3 graus

1850 - *rito dos tres budas de suave sarsa, com 3 graus

Page 10: Ritos maçonicos

1854 - rito grande e antigo da escócia, com 46 graus

1860 - rito do grande colégio dos maçônicos associados, com 32 graus

1865 - rito maçônico da sociedade rosacruciana

1870 - rito dos arquitetos antigos e aceitos, com 3 graus

1879 - rito egipcio antigo e reformado, com 33 graus

1881 - rito da antiga ordem de zuzunites

1890 - *rito de adoção americano

1892 - rito do soberano colégio dos EUA dosgraus maçônicos, com 17 graus

1894 - *rito da ordem do shrine branco de jerusalém,

1902 - rito do martinismo retificado-ingles e americano

1903 - *rito das damas dos shrines oriental da américa do norte

1914 - rito brasileiro, com 33 graus

1914 - * rito da ordem das filhas do nilo

1919 - rito da ordem de molay, com 2 graus

1919 - *rito das filhas de mokonna

1920 - *rito da ordem internacional das filhas de jacó

1922 - *rito das filhas de osíris

1922 - *rito da ordem das meninas do arco-íris, com 2 graus

1922 - rito da ordem dos construtores, com 2 graus

1922 - rito do grande colégio de ritos dos estados unidos da américa, com 16 graus

1923 - rito dos cavaleiros maçons irlandeses, com 4 graus

1925 - *rito da ordem das princesas sharemkhu do antigo egito

1925 - *rito das filhas da estrela oriental, com 3 graus

1925 - *rito da ordem da bem-aventurança

Page 11: Ritos maçonicos

1929 - *rito da ordem da cadeia de ouro

Na sequencia abaixo estaremos listando 77 RITOS dos quais desconhecemos a sua data de fundação, pois encontramos apenas citação dos mesmos nas obras pesquisadas, destacando novamente com (*) os Ritos andróginos:

*-rito das heroinas de jericó, com 3 graus

*-rito da ordem de joana d'arc, com 4 graus

-rito antigo reformado, com 5 graus

-rito antigo de toltec, com 3 graus

-rito dos irmãos rosa-cruz do oriente, com 97 graus

-rito cabalístico, com 9 graus

-rito cavalheiresco, com 30 graus

-rito da consagrada história felocresciana, com 3 graus

-rito dos fratres lucis, com 5 graus

-rito de hecart, com 5 graus

-rito dos cavaleiros da pureza e da luz, com 5 graus

-rito dos sacerdotes dos cavaleiros templários do real arco, com 33 graus

-rito egípcio, com 7 graus

-rito de perfeição, com 25 graus

-rito les plus secrets mystéres, com 7 graus

-rito de fustier, com 28 graus

-rito da lata observância, com 10 graus

-rito do martinismo retificado, com 13 graus

-rito reformado de tschoudy, com 6 graus

-rito pitagóricos, com 3 graus

-rito do zodíaco, com 12 graus

Page 12: Ritos maçonicos

-rito dos anônimos, com 3 graus

-rito de adoção de lowtons, com 1 grau

-rito dos cavaleiros da estrela da siria, com 3 graus

-rito do tribunal secreto de westphalia, com 2 graus

*-rito dos iluminados

*-rito da ordem das filhas do deserto

*-rito da sublime dama eleita

*-rito das esposas e filhas de maçons

*-rito da ordem da estrela oriental

*-rito das filhas de zelophead

*-rito de adoção americano

-rito dos invisíveis

-rito dos perfeitos iniciados egípcios

-rito dos magos

-rito de mesa

-rito da lembrança

-rito fúnebre

-rito dos campagnonagem

-rito de mênfiz-mizrain

-rito alexandrino

-rito do tien-for-whe

-rito de purificação

-rito da pedra do canto

-rito da instalação

Page 13: Ritos maçonicos

-rito da carbonária

-rito das lojas lautaro

-rito do apostolado

-rito de confirmação matrimonial

-rito de perambulação

-rito otomano

-rito astrológico

-rito do descalçamento

-rito dos marinheiros da arca real

-rito xerofagista

-rito yátrico

-rito órfico

-rito haitiano

-rito dos shrines

-rito dos irmãos da rosa-cruz

-rito de schrepfer

-rito da rosa magnética

-rito dos iluminados de estocolmo

-rito escocês trinitário

-rito das regras escocesas retificadas

-rito dos cavaleiros templários modernos

-rito de zinzendorf

-rito do conselho de imperadores do oriente e do ocidente

-rito dos cavaleiros do oriente

Page 14: Ritos maçonicos

-rito da ordem dos maçons místicos

-rito das amazonas

-rito do grande conclave do monitor secreto

-rito de harodim

-rito dos shrines negros

-rito antigo de bouillon ocultistas

-rito da ordem da cruz e da coroa

Atualmente, no Mundo, estima-se a existência de 400 RITOS em funcionamento com aproximadamente 30 milhões de iniciados, assim distribuídos:

- 16 milhões de iniciados brancos

- 7 milhões de iniciados mulheres

- 6 milhões de iniciados pretos

- 1 milhão de iniciados amarelos

5 – RITOS NO BRASIL

Os Ritos praticados no Brasil, com dados estimativos para o ano de 1994, são:

- Rito Escocês Antigo e Aceito, por 4.475 Lojas

( 92,5%, fundado em 1801, com 33 graus)

- Rito Adonhiramita, por 155 Lojas

( 3,2%, fundado em 1781, com 12 graus)

- Rito Brasileiro, por 140 Lojas

( 2,9%, fundado em 1914, com 33 graus)

- Rito Frances, por 45 Lojas

( 0,9%, fundado em 1761, com 7 graus)

- Rito York, por 20 Lojas

( 0,4%, fundado em 1600, com 3 graus)

Page 15: Ritos maçonicos

- Rito Schroeder, por 5 Lojas

( 0,1%, fundado em 1780, com 3 graus)

- TOTAL de 4.840 Lojas

As principais Potências Maçônicas no Brasil e suas respectivas Lojas:

- Grandes Lojas, com 2.200 Lojas

- Grande Oriente do Brasil, com 1.750 Lojas

- Grande Oriente Estadual, com 860 Lojas

- Lojas Independentes, com 30 Lojas

- TOTAL de 4.840 Lojas

As Sereníssimas Grandes Lojas só permitem que suas Lojas jurisdicionada adotem o Rito Escocês Antigo e Aceito, o Rito de York e o Rito de Schroeder, os outros Ritos tem a sua proibição velada de uma forma não oficial.

Os Grandes Orientes permitem que suas Lojas trabalhem no Rito Escocês Antigo e Aceito, o Rito de York, o Rito Schroeder, o Rito Adonhiramita, Rito Frances e Rito Brasileiro.

No Brasil encontra-se em franca expansão os Ritos de Adoção, ou Andróginos ou Mistos, sendo que atualmente existem Lojas funcionando em obediência ao Rito da Estrela Oriental, Rito Internacional das Filhas de Jacó (com Bethéis em Mato Grosso), Rito da Ordem das Meninas do Arco Iris.

6 – RITO COM MENOS GRAUS

Rito de Marca

O Ritual do Rito de Marca, possui um unico grau, caracterizado pela Escolha de Marca, pelo Candidato, o qual ele conservará para o resto de sua vida. Essa Marca será registrada no Nevarietur e como tal, será protegida.

7- R I T O C O M M A I S G R A U S

Rito Oriental de Mênfiz

Este Rito foi um dos últimos, o maior e o mais pretensioso produto dos "fabricantes"de Ritos e Graus Maçônicos. Seu objetivo principal, em última análise, seria ver como uma bolha infla, antes de estourar.

O Rito Oriental de Mênfiz, foi fundado em Paris, em 1814, em plena erupção Napoleônica, e, logo em seguida ele foi instalado em Marseille e Bruxelas.

Page 16: Ritos maçonicos

Originalmente o Rito possuía 91 Graus, em 1849 mudou para 92 Graus; em 1856 ele passou para 97 Graus. Todavia, em 1862, foi eliminado um Grau, ficando só e unicamente com 96 Graus.

8- R I T O C U R I O S O

Rito dos Marinheiros da Arca Real

Rito copioso de apenas um grau, que estabelecia que a Maçonaria teve origem no Paraíso, e também foi denominado Ordem do Diluvio, pois suas estruturas históricas estavam baseadas no Dilúvio Universal, a família de Noé, a Arca de Noé e os casais de animais.

São executados Representações dos Mistérios por meio de jogos de competição anual, em locais pré determinados, relacionados à Noé, tais como:

-A Construção da Arca, pelos Escritores Náuticos, em York

-Noé e o Diluvio, pelos Pescadores e Marinheiros, em York

-O Diluvio de Noé, pelos Barqueiros, em Chester

-Noé e sua Arca, pelos Mestres de Estaleiros, em New Castle

9– RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO

A abordagem sobre o Rito Escocês Antigo e Aceito é demais conhecida do maçom brasileiro, visto que grandes escritores, tais como: Castellani, Rizardo Da Camino, Kurt Prober, Alberto Mansur, Assis Carvalho.

Quase todos os grandes nomes da maçonaria primitiva eram escoceses, e o embrião dos altos corpos nasceram da Escócia.

Vejamos alguns registros históricos desse Rito:

JOHN BOSWELL , primeiro maçom especulativo iniciado em 08/06/1600, era escocês.

LOJA KILWINNING N°0, primeira Loja Maçônica, Loja-mãe do Mundo, era da Escócia.

REV. JAMES ANDERSON, primeiro copilador de constituição em 1721, era escocês

CAVALEIRO DE RANSAY, primeiro idealizador dos altos corpos, em 1737, da Escócia.

WILLIAM PRESTON, primeiro professor de maçonaria, em 1772, era escocês

LATOS GRAUS DE HEREDON, primeiro corpo de grau, Heredon é uma religião da

Page 17: Ritos maçonicos

Escócia

A mania pelas palavras Escocês, Escocesa, Escocismo, passa a ser uma verdadeira obsessão pelos seus designativos, pois nos graus de quase todos os RITOS , quase sempre um grau para homenagear ou destacar a Escócia.

A decadência do Rito de Perfeição, com 25 graus, a partir do ano de 1771, perdendo caoticamente a sua forma original no hemisfério Ocidental, fez com que, em 1795, dois franceses, sogro e genro, que chegaram a Charleston, Carolina do Sul - USA, Alexander Francisco, Conde Crasse de Rouville, Marques de Tilly e João Batista Noel Maria De La Hogue; tomando como base legal a Constituição Maçônica promulgada em 1786, pelo rei Frederico II da Prússia, contando com auxílio de diversos deputados franceses e alemães.

Em 12/01/1801, Crasse de Tilly e De La Rogue, fundaram com um grupo de cristãos católicos a Loja Maçônica LA CANDEUR, que foi a primeira loja do mundo a funcionar no Rito Escocês Antigo e Aceito.

Desta forma no dia 31/05/1801, em Charleston, instalou-se com toda solenidade o Supremo Conselho Americano do Rito Escocês Antigo e Aceito. O RITO acabava de ser fundado e é o mais antigo Supremo Conselho do Mundo. Sendo definido que os graus 1,2 e 3, seriam administrados pelas Grandes Lojas Americanas, que nessa época trabalhavam no Rito de York Americano. Havendo completa e absoluta independência entre os corpos que regiam esses dois sistemas- Graus Simbólicos e Graus Filosóficos.

Pôr volta de 1840 foi feita a primeira revisão parcial do Rito Escocês Antigo e Aceito, pelo Irmão Francês Joseph Jean Laffon de Ladebat. Nos anos de 1870 uma completa revisão foi feita pôr ALBERT PIKE, soberano Grande Comendador, Sul dos EUA. O mais notável feito de PIKE foi fazer uma Descristianização sem que provocasse sobressaltos nos irmãos cristãos americanos.

O Rito Escocês Antigo e Aceito tem a constituição de seus graus na seguinte distribuição:

GRAUS SIMBÓLICOS, 1 à 3

GRAUS DE PERFEIÇÃO, 4 à 14

GRAUS HISTÓRICOS, 15 à 18

GRAUS FILOSÓFICOS, 19 à 30

GRAUS Administrativos 31 à 33

10- B I B L I O G R A F I A

Relação de obras , e seus autores, usadas para consultas e copias dos dados e textos:

Page 18: Ritos maçonicos

- ENCICLOPÉDIA DE LA FRANC MASONERIA

albert gallatin mackey

- RITOS E RITUAIS (vol. I, II e III)

assis carvalho

- THE ROYAL MASONIC CYCLOPAEDIA

kenneth mackenzie

- A SIMBÓLICA MAÇONICA

jules bucher

- A FRANCO MAÇONARIA SIMBÓLICA E INICIÁTICA

jean palouÚltima atualização em Ter, 29 de Dezembro de 2009 10:47