rio guadiana- geografia

13
  Escola secundaria José Saramago  Trabalho elaborado por: Filipa Alexandra Bento Santos  Curso: Ciências Sociais e Humanas  Ano/Turma/nº: 10ºH nº12  Data: Março de 2007  Disciplina: Geografia Professora: Eugénia Pestana

Upload: filipa-santos

Post on 15-Jul-2015

685 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Rio Guadiana- Geografia

5/13/2018 Rio Guadiana- Geografia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/rio-guadiana-geografia 1/13

  Escola secundaria José Saramago

 

Trabalho elaborado por: Filipa Alexandra Bento Santos  Curso: Ciências Sociais e Humanas  Ano/Turma/nº: 10ºH nº12  Data: Março de 2007  Disciplina: Geografia

Professora: Eugénia Pestana

Page 2: Rio Guadiana- Geografia

5/13/2018 Rio Guadiana- Geografia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/rio-guadiana-geografia 2/13

Temas Páginas

Introdução 3O Rio Guadiana

Características gerias e localização 4/5 Bacia Hidrográfica – características 5 Barragem Alqueva 6 Impacto do rio Guadiana na vida da população 7

Recursos fluviais e recursos económicos 8 O rio e os aspectos físicos consigo relacionados 8

Conclusão 9Bibliografia 10Anexos 11/12

2

Page 3: Rio Guadiana- Geografia

5/13/2018 Rio Guadiana- Geografia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/rio-guadiana-geografia 3/13

Este trabalho fala de um rio internacional, que é o rio Guadiana.Um rio é uma corrente natural de água que flúi com continuidade. Possui um

caudal considerável e desemboca no mar , num lago ou noutro rio, e em tal casodenomina-se afluente.

O rio Guadiana é um rio que percorre o território português e também oterritório espanhol, sendo um rio cheio de características favoráveis e muitas tradições.

Os rios têm desempenhado sempre um papel duplo no contexto das nações, por um lado são fontes indispensáveis de desenvolvimento e, por outro são barreirasnaturais, constituindo muitas fronteiras entre regiões ou países. No passado permitiram,

 para além da satisfação das necessidades básicas, um fácil e confortável meio detransporte, tornando-se ao longo dos tempos importantes fontes de produção energéticae de apoio ao desenvolvimento de actividades económicas, das quais se destacam aagricultura e a indústria.

Hoje em dia são vistos como parte de um sistema complexo onde os aspectosambientais assumem um papel determinante.

Escolhi este rio devido a toda a historia que ele tem e também ao fascínio queeste rio me proporciona, em muito devido ás actividades tradicionais lá praticadas e/oualiadas ao mesmo e também devido á simplicidade e carisma que a população das suasmargens tem e exterioriza para quem visita a região. Eu, pessoalmente, já visitei o rioGuadiana, as regiões circundantes e também a barragem do Alqueva e adorei todaaquela população e também os aspectos físicos do rio.

O principal objectivo deste trabalho é ficar a conhecer um pouco melhor a redehidrográfica portuguesa, mas contudo, permite também verificar o impacto do rio navida das populações envolventes, relacionar os recursos fluviais com os recursoseconómicos (importância do rio para a economia do país) e relacionar os rios com osseus aspectos físicos (caudal, regime, clima, temperatura, entre outros.). Um outroobjectivo deste trabalho é também a divulgação da Barragem do Alqueva e das suasvantagens e inconvenientes, tentando tirar uma conclusão sobre a verdadeiraimportância da mesma.

Infelizmente, em algumas zonas em que o rio é mais parado, a poluição é maior e o rio fica muito feio. Por outro lado, há zonas em que está tão cheio de ervas aquáticasque os peixes não conseguem sobreviver, pois nem sequer respiram.

A paisagem que o rio Guadiana percorre é muito seca, mas mesmo assim ésempre diferente e extremamente bonita.  Na realização do meu trabalho optei por variadas fontes de pesquisa para

diversificar os temas e a exposição dos mesmos. Fiz a pesquisa tanto na Internet comoem livros, enciclopédias e mesmo algumas notícias de revistas.

Espero ter atingido os objectivos propostos e espero também divulgar um poucomais este rio e também algumas das suas características que mais se salientam nomesmo. Espero também que ao lerem o meu trabalho fiquem a perceber mais e melhor arede hidrográfica portuguesa e, em parte a espanhola também, pois o rio Guadiana passa

 pelos dois países durante o seu percurso.

3

Page 4: Rio Guadiana- Geografia

5/13/2018 Rio Guadiana- Geografia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/rio-guadiana-geografia 4/13

Características gerais e localização

O Guadiana é um rio internacional que nasce a umaaltitude media de 1700 m, nas lagoas de Ruidera, na

 província espanhola de Ciudad Real. O Guadiana percorre parte da planície de Mancha, desaparece sob osolo, para emergir de novo em Olhos do Guadiana eestende-se entre a Sierra Morena, a Sul, e os Montes de

Toledo, a Norte. Passa por importantes cidades espanholascomo Cuidad Real, Villanueva de la Serena, Don Benito,Mérida e Badajoz e, portuguesas como o Alentejo e o Algarve.

Este rio estabelece fronteira entre Portugal e Espanha por duas vezes, entrandoem Portugal a Este de Mosaraz e voltando a fazer fronteira, após passar por Mértola, atéá foz do Atlântico, entre Vila Real de Santo António e Ayamonte.

O rio Guadiana é um rio de carácter estacional e sujeito a grandes cheias e a períodos de secas, embora disponha de uma boa profundidade, que de Vila Real deSanto António até Pomarão varia entre 6,30m e 6,80m, indo a amplitude das marés até75km da foz (Mértola).

O rio é navegável até Mértola sendo o curso navegável do rio, para navios de

médio porte, cerca de 48 Km, o que faz dele o mais navegável de todos os rios portugueses. Apresenta um perfil pouco inclinado, atingindo a fronteira portuguesa àcota de 155 m.

Desagua através de um grande estuário junto à cidade portuguesa de Vila Realde Santo António, no Algarve, um braço do oceano Atlântico. No seu curso total, de829 km, o rio é navegável até uma distância de 68 km da sua foz.

Os seus afluentes, em Portugal, são os rios Caía, Degebe, Cobres, Vascão, asribeiras de Terges, Oeiras, Carreiras, Xévora, Asseca, Parela, Odiarca, Foupana eOdeleite, na sua margem direita e Ardila, Limoas, Échoe e Chança na sua margemesquerda.

Em Espanha os principais afluentes são, na margem direita, Gigüela e Záncara, e

na margem esquerda, Azuer, Jabalón e Zújar. Na sua foz, o Guadiana, tem importantes portos pesqueiros, o de Ayamonte

(Espanha) e Vila Real de Santo António (Portugal).

Percurso do rio GuadianaComprimento 829 M (260m portugueses e 569m

espanhóis)Altitude da nascente 1700mÁrea da bacia 66 800 km² (55 220 em Espanha e 11 580

em Portugal)Nascente    Lagoa de la Ruidera (Espanha)Foz Vila Real de Santo António

4

Page 5: Rio Guadiana- Geografia

5/13/2018 Rio Guadiana- Geografia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/rio-guadiana-geografia 5/13

O rio Guadiana foi, durante muitos anos, o rio que limitou a divisão entrePortugal e a Espanha. Este rio é considerado um dos rios mais interessantes daPenínsula Ibérica e é, o terceiro maior rio da península Ibérica, em extensão.

A denominação actual do Rio Guadiana provém da junção do vocábulo árabewádi (rio em Árabe) e  Ana ou  Anãs (nome dado ao rio pelos romanos), que dá, ainda

hoje nome ao tão famoso rio Guadiana.

Bacia Hidrográfica – características

 No que diz respeito á bacia hidrográfica, a deste rio, é extensa mas estreita, demaior desenvolvimento em Espanha, ocupando com o Tejo, a submeseta, meridional daPenínsula que origina em Espanha o planalto de Castela-la-Mancha. Com as nascentessituadas a 810m de altitude, o rio apresenta um perfil pouco inclinado, sem grandesdeclives, atingindo a fronteira á cota de 155m. Em território português o rio apresentaaspectos muito diversos, desde o perfil quase regularizado no troço inicial mais extensoda região peneplana do Alentejo, até á zona de rápidos que se estende de Serpa aMértola, a correr no novo vale calado no fundo do leito primitivo, com maior desnívelno local denominado Pulo de Lobo (13,5m), voltando no braço final a um perfil dereduzida inclinação, permitindo a navegabilidade de barcos de pequenas dimensões.

A influência das marés é sensível até um pouco a montante de Mértola, á cota de5m. O Guadiana apresenta todas as características de um rio de Meseta: pequenaduração das aguas altas anuais, com regime torrencial neste período (Dezembro aMarço), e duração prolongada das aguas baixas, alimentadas quase exclusivamente

 pelas reservas acumuladas na bacia, de chuvas escassas no Verão mas com elevadocoeficiente de evaporação, sobretudo nos planaltos centrais castelhanos (páramos).

O volume afluente médio anual é de 5720 milhões de m3 (caudal natural),

referente ao lugar da Rocha da Galé, com caudais médios mensais variáveis desde omáximo de 2100m3 até valores quase nulos em alguns meses de Agosto a Setembro.

 

Imagem: Rio Guadiana nos meses de maior caudal.

As duas barragens mais antigas existentes na bacia deste rio (Barragem doAlqueva e Caia) foram construídas pelos romanos, provavelmente com o fim deabastecimento de água á cidade.

 No entanto é a Barragem do Alqueva, a barragem que para alem de ser a mais

conhecida e a que contribui mais activamente para a economia da região tanto como para o prestigio do rio Guadiana e as suas devidos usufrutos.

5

Page 6: Rio Guadiana- Geografia

5/13/2018 Rio Guadiana- Geografia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/rio-guadiana-geografia 6/13

Barragem do Alqueva

A Barragem de Alqueva é a maior barragem

 portuguesa, situada no rio Guadiana, no Alentejo interior, perto da fronteira espanhola.Foi construída com o objectivo de regadio para todaa zona do Alentejo e produção de energia eléctrica

 para além de outras actividades complementares.Aquando da construção da barragem, este mesmo diaficara recordado por muitos como o dia em que sedeu um passo importante para o desenvolvimento daagricultura, do turismo e da economia no Alentejo ecomo o dia em que se acabou com o perigo de secanuma região onde a agua faz tanta falta. No entanto

 para outros este dia será recordado como o dia onde questões como a qualidade da agua,a salinizaçao dos solos, o abate de mais de um milhão de arvores, a destruição dohabitat de varias espécies raras e ameaçadas, a submersão de um patrimónioarqueológico único pois a mesma barragem que pode ser muito vantajosa, pode tambémcausar inúmeras perdas ambientais.

A barragem do Alqueva é constituída por arcos horizontais simétricos, com 96metros de altura, 458 metros de comprimento e uma espessura de 32 a 33 metros. Comum custo estimado nos 1800 milhões de euros, sendo o custo da manutenção da rede deregadio, do abate de 1,2 milhões de arvores e da desmataçao, estimados em 19,4milhões de euros, o que torna a barragem d Alqueva o projecto hidrológico mais carodas ultimas décadas, embora a sua utilização não esteja ainda completamente explorada,

o que leva a que todo o dinheiro investido não tenha sido ainda recuperado.Contudo esta barragem criou o maior lago artificial da Europa, com 25 mil

hectares de superfície (3500 dos quais em Espanha), 83 km de comprimento e uma áreade rega de aproximadamente 110 mil hectares. O volume de água armazenada será de,aproximadamente, 4150 km3, isto, tendo em conta que esta obra pode modificar de umaforma drástica e num curto espaço de tempo toda a região Alentejana.

O maior lago artificial da Europa, embora lentamente, está a florescer umturismo de qualidade que dizem valer a pena saborear pois é um mundo a descobrir,onde até é possível passear de barco.

A construção da barragem vem permitir a irrigação dos terrenos envolventes, oabastecimento de água ás populações, a produção de energia eléctrica e a regularizaçãodos caudais do rio Guadiana. Contudo traz também inúmeros inconvenientes, tanto paraa flora como para a fauna e populações envolventes. Com a construção da barragem

serão destruídos habitats, zonas que servem de alimento aos animais, espécies variadasde peixes, que terão de rumar para outras águas, tal como um aumento substancial da

Localização BarragemAlqueva

CaracterísticasHidrológicas

Distrito: Évora Área da Bacia Hidrográfica: 55000 km²Concelho: Portel Caudal médio anual: 90,34 m³/sLocal: Alqueva Caudal de cheia: 12000 m³/sBacia Hidrográfica: Rio Guadiana Período de retorno: 1000 anos

6

Page 7: Rio Guadiana- Geografia

5/13/2018 Rio Guadiana- Geografia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/rio-guadiana-geografia 7/13

 poluição que afectará a população que coabita nas áreas envolventes ao rio Guadiana.São muitos aqueles que criticam a barragem, as suas desvantagem e todos os

 processos que levaram a sua construção, mas também á muitos que a apoiam e a achamcompletamente vantajosa para as populações, no entanto só o tempo dirá quem é quetinha razão, pois só passados alguns anos é que é possível avaliar prontamente os efeitos

negativos e/ou positivos deste projecto tão dispendioso.

Impacto do rio Guadiana na vida da população

O rio Guadiana é um rio extremamente importante para as populaçõesenvolventes principalmente devido á actividade piscatória.

A pesca no Guadiana foi, desde sempre, uma actividade exclusivamenteartesanal, destinada à subsistência das populações ribeirinhas da bacia do Guadiana. Aorigem desta actividade, cujos conhecimentos são transmitidos de pais para filhos, deveremontar ao paleolítico, período de que datam os primeiros vestígios de colonizaçãohumana junto do rio.

 No entanto, e embora a pesca seja uma actividade extremamente importante, nosúltimos anos, a importância da pesca no Guadiana diminuiu drasticamente devido,sobretudo, à sua reduzida rentabilidade, o que não tem encorajado o recrutamento denovos pescadores nesta região.

A pesca no Guadiana é cada vez mais realizada para a subsistência das populações envolventes devido ao facto do Guadiana ser muito instável a nível decaudais pois em algumas zonas tem um caudal extremamente grande mas pelo contrarioá alturas do ano que os caudais não permitem a actividade piscatória.Independentemente de tudo isto o rio Guadiana contém ainda algumas espécies de peixecaracterístico das alturas de caudal mais elevado, como por exemplo, a corvina, o robalo

e também linguado e o charroco, para além de se capturarem alguns moluscos bivalves(conquilha, berbigão e amêijoas), embora estes últimos sejam mais frequentementeencontrados na foz do mesmo rio.

Contudo este rio é também importante para as populações noutras actividadescomo por exemplo a agricultura e o pastoreio pois é do mesmo que provêm grande partedas águas para “alimentar” estas actividades, em parte devido á barragem do Alqueva.

O rio Guadiana é, ainda utilizado, embora cada vez em menor numero como viade comunicação entre as regiões das suas margens.

Embora seja notório que a utilização deste rio já foi bem mais importante, averdade é que continua a ser indispensável para algumas actividades que se continuam arealizar nas suas margens e áreas envolventes, tanto como para a respectiva população.

Imagem:

Actividade piscatória artesanal realizada na bacia do Guadiana 

7

Page 8: Rio Guadiana- Geografia

5/13/2018 Rio Guadiana- Geografia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/rio-guadiana-geografia 8/13

Recursos fluviais e recursos económicos 

O rio Guadiana contribui para a economia do país, em grande parte devido á barragem do Alqueva e respectivo lado artificial, criado pela mesma.

A Água é um bem reconhecidamente escasso. E, quando se trata do Alentejo,essa escassez assume maiores proporções. No entanto, este recurso aqui disponível ésuficiente para garantir a sua distribuição, desde que gerido com critérios de rigor esustentabilidade, adoptados pela barragem do Alqueva.

O turismo pelas características únicas que o Alentejo apresenta e, sendoa albufeira de Alqueva o maior lago artificial da Europa, é cada vez uma actividademais explorada nesta região que, aposta num crescimento turístico sustentável econsequentemente no desenvolvimento da região e em parte a contribuição directa paraa economia do país também.

  Na região do Guadiana apostasse cada vez mais no turismo, actividade emexpansão por toda a região, o que consequentemente desenvolve a economia do país.

O lago artificial está a ser desenvolvido com o intuito de que floresça umturismo de qualidade numa região que tanto precisa de inovar e ser desenvolvida.

Embora não se possa dizer que o rio Guadiana e as suas estruturas sejamindispensáveis para a economia portuguesa, decerto ajudam a que esta evoluafavoravelmente.

Imagem: lago artificial situado no rio Guadiana.

O rio e os aspectos físicos consigorelacionados

O rio Guadiana, durante o seu percurso, encontra uma paisagem muito seca, masmesmo assim é sempre diferente.

O regime do rio varia imenso estando, directamente, dependente do clima que sefaz numa determinada altura naquela região. Nas estações mais quentes o caudal do rioencontra-se mais baixo e mais sujo enquanto que nas estações mais frias, o caudalatinge um nível bastante elevados e apresenta quase sempre as águas límpidas e muito

 pouco poluídas.

Contudo, infelizmente, em algumas zonas em que o rio é mais parado, a poluição é maior e o rio fica muito feio. Por outro lado, há zonas em que está tão cheio

8

Page 9: Rio Guadiana- Geografia

5/13/2018 Rio Guadiana- Geografia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/rio-guadiana-geografia 9/13

de ervas aquáticas que as espécies aquáticas nas sobrevivem, pois não conseguemsequer respirar.

Com este trabalho fiquei a conhecer muito melhor a rede hidrográfica portuguesa, em particular o rio Guadiana e também a barragem do Alqueva.

O rio Guadiana é um rio internacional, que passa tanto no território portuguêscomo no espanhol e que é considerado por muitos um dos rios mais interessante da

 península ibérica, o que desde logo o torna um prestigio rio que é frequentementevisitado, apesar de em certas alturas do ano, se encontrar em condições não muitoapelativas para á mesma. É importante também ressalvar que este rio é o terceiro maior rio, considerando a sua extensão.

Depois da realização deste trabalho posso concluir que o rio Guadiana é um rioimportante para a população portuguesa e também para a economia portuguesa,

  principalmente devido á barragem do Alqueva que criou o maior lago artificial daEuropa e que, consequentemente, trouxe prestigio á economia do nosso país. O lagoartificial criado através da barragem do Alqueva permite hoje em dia umdesenvolvimento da economia portuguesa pois Portugal para além de ser cada vez maisvisitado e apreciado é, também visto como um país em expansão, e um país em quemvale a pena investir a nível económico e social.

Contudo a utilização do rio Guadiana tem vindo, de ano para ano, a diminuir drasticamente, devido á fraca rentabilidade deste rio. Antigamente este rio era utilizado

  para a actividade piscatória, para a agricultura, para a pecuária e como via decomunicação com uma razoável maior frequência que hoje em dia, embora ainda hojeseja um rio extremamente importante para as actividades e populações que coabitam assuas margens.

Outra conclusão que consegui tirar deste trabalho tem a ver com a barragem doAlqueva e a sua utilização. Esta barragem foi construída com o intuito de irrigar aszonas próximas da mesma, tal como regular os caudais do Guadiana e, ainda, construir na mesma uma centra hidroeléctrica para que grande parte da energia consumida pela

 população alentejana provenha de lá. Para além disso a barragem criou, também, umaalbufeira, com capacidade de armazenamento de 4150 hm3, e uma bacia drenante de 250Km2. Mas esta barragem trás algumas vantagens mas também grandes inconvenientes

tanto a nível ambiental com social.Com a construção da barragem do Alqueva serão afectados, irremediavelmente,muitos habitats de espécies regionais e também migratórias, uma grande parte doalimento dessas mesmas espécies, tal como a morte ou envenenamento de diversasespécies aquáticas devido á poluição que a mesma causa. E a construção desta mesma

 barragem não implica só a destruição da fauna e da flora, implica também a diminuiçãoda qualidade de vida das populações envolventes devido ao elevado nível de poluiçãoque a mesma causa diariamente. É certo que esta barragem permitiu o desenvolvimentode uma das regiões mais pobres e subdesenvolvidas de Portugal, o Alentejo, mascontudo poderá também levar á sua progressiva destruição e diminuição drástica daqualidade de vida do mesmo. 

A verdade é que a barragem foi construída e independentemente do impactoambiental e social e contínua a ser utilizada.

9

Page 10: Rio Guadiana- Geografia

5/13/2018 Rio Guadiana- Geografia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/rio-guadiana-geografia 10/13

Com este trabalho pude tirar diversas conclusões sobre diversos temas e tambémaprender um pouco mais sobre estes temas aqui explorados.

Livros/Enciclopédias:

-Grande Dicionário Infantil e Juvenil Ilustrado; Marina Editora; Volume 7-Enciclopédia Verbo Luso-Brasileira da Cultura; Edição Século XXI; EditoraVerbo; Volume 8

- Grande Enciclopédia Geográfica; Edição Nauta e Verbo em 1985, Volume 6- Revista Visão nº 729 – 22 a 28 Fevereiro de 2007; Paginas 70 á 78

Sites:

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Guadiana- http://www.triplov.com/galopim/guadiana/pages/aaa.htm- http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Portugal&ID=131- http://w3.ualg.pt/~madias/guadiana/rio.html- http://www.transcat-project.net/ptguadiana.htm- Http://www.rota guadiana .org/

 – http://alqueva.no.sapo.pt/

 – Http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio

10

Page 11: Rio Guadiana- Geografia

5/13/2018 Rio Guadiana- Geografia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/rio-guadiana-geografia 11/13

 

Para complementar o meu trabalho decidi incorporar algumas imagens do rio ede algumas das suas áreas circundantes que, na minha opinião, são zonas de uma belezaextrema, que não podia deixar de salientar.

Barragem do Alqueva Rio Guadiana (duas margens)

Barcos de recreio em pleno Rio Guadiana

11

Page 12: Rio Guadiana- Geografia

5/13/2018 Rio Guadiana- Geografia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/rio-guadiana-geografia 12/13

  Zonas do rio Guadiana em que a agua se encontra um pouco menos límpida

Passeios em águas do Guadiana Águas rio Guadiana

Guadiana em Vila Real Santo António Porto de Vila Real Santo António 

Arte da pesca artesanal no Guadiana: redisca (direita) e triagem (esquerda)

 

12

Page 13: Rio Guadiana- Geografia

5/13/2018 Rio Guadiana- Geografia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/rio-guadiana-geografia 13/13

Pesca artesanal no Guadiana: tresmalho (direita) e arrasto de cinta (esquerda)

13