modelo de prova geografia rio de janeiro

14
CONCURSO PÚBLICO CADERNO 2 GABARITO 2 APLICAÇÃO MANHÃ PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I GEOGRAFIA GEO06 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES 1 - A duração da prova é de 4 horas, já incluído o tempo de preenchimento do cartão de respostas. 2 - O candidato que, na primeira hora de prova, se ausentar da sala e a ela não retornar, será eliminado. 3 - Os três últimos candidatos a terminar a prova deverão permanecer na sala e somente poderão sair juntos do recinto, após aposição em ata de suas respectivas assinaturas. 4 - Você poderá levar o seu caderno de questões faltando 1 hora para o término da Prova. INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA 1 - Confira atentamente se este caderno de perguntas, que contém 60 questões objetivas, está completo. 2 - Confira se seus dados e o cargo e especialidade escolhido, indicados no cartão de respostas, estão corretos. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente o Fiscal/Chefe Local. Terminada a conferência, você deve assinar o cartão de respostas no espaço apropriado. 3 - Cuide de seu cartão de respostas. Ele não pode ser rasurado, amassado, dobrado nem manchado. 4 - Para cada questão objetiva são apresentadas cinco alternativas de respostas, apenas uma das quais está correta. Você deve assinalar essa alternativa de modo contínuo e denso. 5 - Se você marcar mais de uma alternativa, sua resposta será considerada errada mesmo que uma das alternativas indicadas seja a correta. AGENDA 28/02/2011, divulgação do gabarito da Prova objetiva: http://concursos.biorio.org.br 03 e 04/03/2011, recursos contra formulação e conteúdos da Prova Objetiva na Internet: http://concursos.biorio.org.br 22/03/2011, divulgação do resultado da análise dos recursos da Prova Objetiva. 23/03/2011, divulgação do Resultado Final da Prova Objetiva. Informações: Tel: 21 3525-2480 das 9 às 17h. Internet: http://concursos.biorio.org.br E-mail: [email protected] PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESÓPOLIS ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Upload: pindasmoiangaba

Post on 04-Jul-2015

1.343 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Modelo de Prova Geografia RIO de JANEIRO

CONCURSO PÚBLICO

CADERNO 2 GABARITO 2 APLICAÇÃO MANHÃ

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I

GEOGRAFIA GEO06

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES

1 - A duração da prova é de 4 horas, já incluído o tempo de preenchimento do cartão de respostas.

2 - O candidato que, na primeira hora de prova, se ausentar da sala e a ela não retornar, será eliminado.

3 - Os três últimos candidatos a terminar a prova deverão permanecer na sala e somente poderão sair juntos do recinto, após aposição em ata de suas respectivas assinaturas.

4 - Você poderá levar o seu caderno de questões faltando 1 hora para o término da Prova.

INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA

1 - Confira atentamente se este caderno de perguntas, que contém 60 questões objetivas, está completo.

2 - Confira se seus dados e o cargo e especialidade escolhido, indicados no cartão de respostas, estão corretos. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente o Fiscal/Chefe Local. Terminada a conferência, você deve assinar o cartão de respostas no espaço apropriado.

3 - Cuide de seu cartão de respostas. Ele não pode ser rasurado, amassado, dobrado nem manchado.

4 - Para cada questão objetiva são apresentadas cinco alternativas de respostas, apenas uma das quais está correta. Você deve assinalar essa alternativa de modo contínuo e denso.

5 - Se você marcar mais de uma alternativa, sua resposta será considerada errada mesmo que uma das alternativas indicadas seja a correta.

AGENDA

28/02/2011, divulgação do gabarito da Prova objetiva: http://concursos.biorio.org.br

03 e 04/03/2011, recursos contra formulação e conteúdos da Prova Objetiva na Internet: http://concursos.biorio.org.br

22/03/2011, divulgação do resultado da análise dos recursos da Prova Objetiva.

23/03/2011, divulgação do

Resultado Final da Prova Objetiva.

Informações: Tel: 21 3525-2480 das 9 às 17h. Internet: http://concursos.biorio.org.br E-mail: [email protected]

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESÓPOLIS

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

victor
Rectangle
victor
Text Box
Erro de Impressão (desconsiderado, pois item 9.7.d do Edital não permite que o candidato leve seu Caderno de Questões ao final da prova).
Page 2: Modelo de Prova Geografia RIO de JANEIRO

GEOGRAFIA

GEO06

2Organização: BIORIO Concursos

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESÓPOLIS

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO

O livro não morrerá (fragmento)

Jean-Claude Carrière: Na última cúpula de Davos, em 2008, a propósito dos fenômenos que irão abalar a humanidade nos próximos 15 anos, um futurólogo consultado propunha deter-se apenas nos quatro principais, que lhe pareciam inexoráveis. O primeiro é um barril de petróleo a 500 dólares. O segundo diz respeito à água, fadada a tornar-se um produto comercial de troca exatamente como o petróleo. Teremos cotação da água na Bolsa. A terceira previsão refere-se à África, que se tornará seguramente uma potência econômica nas próximas décadas, o que todos desejamos.

O quarto fenômeno, segundo esse profeta profissional, é o desaparecimento do livro.

Portanto, a questão é saber se a evaporação definitiva do livro, se ele de fato vier a desaparecer, pode ter consequências, para a humanidade, análogas às da escassez prevista da água, por exemplo, ou de um petróleo inacessível.

Umberto Eco: O livro irá desaparecer em virtude do surgimento da Internet? Escrevi sobre o assunto na época, isto é, no momento em que a questão parecia pertinente. Agora, sempre que me pedem para eu me pronunciar, não faço senão reescrever o mesmo texto. Ninguém percebe isso, principalmente porque nada mais inédito do que o que foi publicado; e, depois, porque a opinião pública (ou pelo menos os jornalistas) tem sempre essa ideia fixa de que o livro vai desaparecer (ou então são esses jornalistas que acham que seus leitores têm essa ideia fixa) e cada um formula incansavelmente a mesma indagação.

Na realidade, há muito pouca coisa a dizer sobre o assunto. Com a Internet, voltamos à era alfabética. Se um dia acreditamos ter entrado na civilização das imagens, eis que o computador nos reintroduz na galáxia de Gutenberg, e doravante todo mundo vê-se obrigado a ler. Para ler, é preciso um suporte. Esse suporte não pode ser apenas o computador. Passe duas horas lendo um romance em seu computador, e seus olhos viram bolas de tênis. Tenho em casa óculos polaróides que protegem meus olhos contra os danos de uma leitura contínua na tela. A propósito, o computador depende da eletricidade e não pode ser lido numa banheira, tampouco deitado na cama. Logo, o livro se apresenta como uma ferramenta mais flexível.

Das duas, uma: ou o livro permanecerá o suporte da leitura, ou existirá alguma coisa similar ao que o livro nunca deixou de ser, mesmo antes da invenção da tipografia. As variações em torno do objeto livro não modificaram sua função, nem sua sintaxe, em mais de quinhentos anos. O livro é como a colher, o martelo, a roda ou a tesoura. Uma vez inventados, não podem ser aprimorados. Você não pode fazer uma colher melhor que uma colher. Designers tentam melhorar, por exemplo, o saca-rolhas, com sucessos bem modestos, e, por sinal, a maioria nem funciona direito. Philippe Starck tentou inovar do lado dos espremedores de limão, mas o dele (para salvaguardar certa pureza estética) deixa passar os caroços.

O livro venceu seus desafios e não vemos como, para o mesmo uso, poderíamos fazer algo melhor que o próprio livro. Talvez ele evolua em seus componentes, talvez as páginas não sejam mais de papel. Mas ele permanecerá o que é.

(CARRIÈRE, Jean- Claude & ECO, Umberto. (trad. André Telles). Não contem com o

fim do livro. Rio de Janeiro: Record, 2010. páginas 07-09.)

01 – A tese fundamental do texto em questão é a seguinte: (A) o livro será substituído por um artefato que vier

salvaguardar certa pureza estética; (B) o livro será substituído por outro objeto cuja

tecnologia será mais apurada; (C) o livro só será substituído se o computador cair em

desuso; (D) o livro não será substituído a não ser por algum outro

similar suporte de leitura; (E) o livro não será substituído a não ser por um

computador mais arrojado. 02 – As palavras abaixo em negrito podem ser substituídas, respectivamente, pelos seguintes sinônimos, sem prejuízo do sentido original que reside no texto: Portanto, a questão é saber se a evaporação definitiva do livro, se ele de fato vier a desaparecer, pode ter consequências, para a humanidade, análogas às da escassez prevista da água, por exemplo, ou de um petróleo inacessível. (3º parágrafo) (A) parecidas; compreensível. (B) parecidas; insensível. (C) parecidas; inatingível. (D) distintas; insensível. (E) distintas; inatingível. 03 – No fragmento abaixo destacado, encontramos a seguinte figura de linguagem:

O livro é como a colher, o martelo, a roda ou a tesoura. (6º parágrafo)

(A) antítese; (B) metonímia; (C) personificação; (D) metáfora; (E) símile. 04 – Assinale o item em que se indica corretamente a função sintática do termo grifado em “Na realidade, há muito pouca coisa a dizer sobre o assunto.” (5º parágrafo) (A) predicativo do sujeito; (B) sujeito; (C) objeto direto; (D) adjunto adnominal; (E) adjunto adverbial.

Page 3: Modelo de Prova Geografia RIO de JANEIRO

GEOGRAFIA

GEO06

3Organização: BIORIO Concursos

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESÓPOLIS

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

05 – O fragmento do texto em que foi assinalada a conjunção é: (A) “Você não pode fazer uma colher melhor que uma

colher.” (6º parágrafo) (B) “A terceira previsão refere-se à África...” (1º parágrafo) (C) “O quarto fenômeno, segundo esse profeta profissional, é

o desaparecimento do livro.” (2º parágrafo) (D) “O livro irá desaparecer em virtude do surgimento da

Internet?” (4º parágrafo) (E) “Ninguém percebe isso, principalmente porque nada mais

inédito do que o que foi publicado...” (4º parágrafo)

06 – Observe o fragmento abaixo destacado:

Passe duas horas lendo um romance em seu computador, e seus olhos viram bolas de tênis. (5º parágrafo)

Em relação à expressão “bolas de tênis” é correto afirmar que: (A) não foi empregada em nenhum sentido especial; (B) foi empregada em sentido denotativo, sem qualquer uso

estilístico; (C) foi empregada em sentido conotativo, uma vez que foi

empregado o sentido figurado; (D) foi empregada em sentido denotativo; (E) foi empregada em sentido conotativo, ou seja, em seu

sentido próprio. 07 – O fragmento do texto em que foi apenas assinalado numeral é: (A) “Das duas, uma: ou o livro permanecerá o suporte da

leitura, ou existirá alguma coisa similar ao que o livro nunca deixou de ser...” (6º parágrafo)

(B) “um futurólogo consultado propunha deter-se apenas nos quatro principais...” (1º parágrafo)

(C) “...e cada um formula incansavelmente a mesma indagação.” (4º parágrafo)

(D) “Se um dia acreditamos ter entrado na civilização das imagens...” (5º parágrafo)

(E) “Logo, o livro se apresenta como uma ferramenta mais flexível.” (5º parágrafo)

08 – Se trocarmos o verbo haver pelo verbo ter em “... há muito pouca coisa a dizer sobre o assunto.”, a correta concordância verbal é a seguinte: (A) teriam tido muito pouca coisa a dizer sobre o assunto. (B) têm muito pouca coisa a dizer sobre o assunto. (C) tem muito pouca coisa a dizer sobre o assunto. (D) tiveram muito pouca coisa a dizer sobre o assunto. (E) terão muito pouca coisa a dizer sobre o assunto.

09 – A correta apreciação da concordância nominal efetuada em “Uma vez inventados, não podem ser aprimorados.” (6º parágrafo) é a seguinte: (A) também é lícito, nesse caso, fazer a concordância

apenas no masculino singular; (B) o uso do masculino plural nos dois vocábulos se

justifica porque todos eles concordam com a sequência de substantivos mencionados anteriormente: a colher, o martelo, a roda ou a tesoura;

(C) o uso do masculino plural nos dois vocábulos não se justifica porque nem todos eles concordam com a sequência de substantivos mencionados anteriormente: a colher, o martelo, a roda ou a tesoura;

(D) o uso do masculino plural nos dois vocábulos se justifica apenas por ser uma tradição desse emprego mais generalizante da língua;

(E) o uso do masculino plural nos dois vocábulos não se justifica por nenhum aspecto, o autor cometeu um erro.

10 – Ao final da leitura do texto, é possível afirmar o seguinte sobre as ideias veiculadas por Umberto Eco: (A) ele se contradiz frente aos próprios argumentos; (B) ele toma uma posição confusa diante da questão do

debate sobre a possibilidade do desaparecimento do livro;

(C) ele toma uma posição clichê diante da questão do debate sobre a possibilidade do desaparecimento do livro;

(D) ele toma uma posição inesperada, incomum diante da questão do debate sobre a possibilidade do desaparecimento do livro;

(E) ele acaba por não tomar uma posição definitiva diante da questão do debate sobre a possibilidade do desaparecimento do livro.

Page 4: Modelo de Prova Geografia RIO de JANEIRO

GEOGRAFIA

GEO06

4Organização: BIORIO Concursos

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESÓPOLIS

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

RACIOCÍNIO LÓGICO

11 – Se todo X é Y e todo Y é Z então: (A) pode ser que todo Z seja X; (B) todo Z é Y; (C) nem todo Y é X; (D) todo Y é X; (E) algum X não é Z. 12 – Na sequência a seguir, cada termo do terceiro em diante é obtido a partir dos dois anteriores por meio de uma certa regra:

132 , 125 , 7 , 118 , 111 , ...

O oitavo termo dessa sequência é:

(A) 569; (B) 111; (C) 143; (D) 254; (E) 457.

13 – Numa certa linguagem interplanetária, o “alfabeto” tem 30 “letras” e as palavras são formadas - como em nossa língua - pela reunião de “letras”. Nessa linguagem, a quantidade de palavras de quatro “letras” distintas que podem ser formadas é igual a:

(A) 30×4 + 29×4 + 28×4 + 27×4; (B) 30 + 29 + 28 + 27; (C) 30 + 30 + 30 + 30; (D) 30×29×28×27; (E) 30×30×30×30.

14 – Faltando pouco para terminar uma prova de maratona, Maílson estava em nono lugar, uma posição atrás de Edmílson. Maílson deu uma arrancada espetacular no final, ultrapassou Edmílson e também ultrapassou outros dois concorrentes, não tendo sido ultrapassado por ninguém nesse final. Já Edmilson, além de ser ultrapassado por Maílson, foi ultrapassado por outro corredor e não ultrapassou ninguém nesse final de prova. Assim, Maílson e Edmilson terminaram a prova, respectivamente, nas seguintes posições:

(A) 5º e 9º; (B) 6º e 11º; (C) 6º e 10º; (D) 5º e 11º; (E) 5º e 10º.

15 – No jogo de basquete, cada cesta marcada vale 1, 2 ou 3 pontos. Numa certa partida, Adriano “Mão-certa” fez 20 cestas, apenas três das quais de 1,0 ponto. Sabendo que Adriano fez ao menos uma cesta de 2,0 e ao menos uma cesta de 3,0 pontos, então a quantidade mínima de pontos que Adriano marcou, no total, é igual a: (A) 40; (B) 36; (C) 37; (D) 38; (E) 39. 16 – Se Alvinho mentiu, então Alvinho foi reprovado. Assim: (A) se Alvinho não foi reprovado, então Alvinho não mentiu; (B) se Alvinho não mentiu então não foi reprovado; (C) se Alvinho foi reprovado então Alvinho não mentiu; (D) Alvinho mentiu ou foi reprovado; (E) se Alvinho foi reprovado então Alvinho mentiu. 17 – A quantidade de ações que cada um dos três sócios de uma empresa possui é proporcional ao capital inicial investido por cada um. Os capitais iniciais aplicados foram: R$ 2.000,00, R$ 3.000,00 e R$ 4.000,00. A quantidade total de ações em poder dos sócios NÃO pode ser igual a: (A) 54.000; (B) 36.000; (C) 37.800; (D) 45.000; (E) 48.200. 18 – A negação de “Paulinho é maestro e diretor” é: (A) Paulinho é maestro ou é diretor; (B) Paulinho não é maestro nem diretor; (C) Paulinho não é maestro ou não é diretor; (D) Paulinho é maestro ou não é diretor; (E) Paulinho não é maestro ou é diretor.

Page 5: Modelo de Prova Geografia RIO de JANEIRO

GEOGRAFIA

GEO06

5Organização: BIORIO Concursos

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESÓPOLIS

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

19 – Quando somamos as idades de Artur e Pedro, obtemos 60. Quando somamos as idades de Pedro e Túlio, obtemos 57. Já a soma das idades de Artur e Túlio é 53. A soma das idades dos três é igual a: (A) 170; (B) 85; (C) 98; (D) 110; (E) 112.

20 – Observe os quatro primeiros termos da sequência: A1b , B3c , C5d , D7e , ... O sexto termo é: (A) G13h; (B) G11h; (C) F11g; (D) H13i; (E) F13g.

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 21 – Avalie se os direitos à profissionalização e à proteção no trabalho do adolescente incluem, dentre outros, os seguintes aspectos:

I - Respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

II - Capacitação profissional adequada ao mercado de trabalho.

III - Capacitação específica a sua área de trabalho sob guarda pública.

IV - Escolarização adequada e de qualidade. V - Remuneração ao trabalho laborial de acordo com o

desenvolvimento pedagógico do trabalhador. Estão corretos os itens: (A) I e V; (B) I e II; (C) I e III; (D) II e IV; (E) II e III. 22 – O ensino está centrado na pessoa, o que implica orientá-lo para a experiência pessoal, de modo que ela possa estruturar-se e agir. Essa abordagem descreve a aprendizagem denominada: (A) sócio-interacionista; (B) cognitivista; (C) comportamentalista; (D) humanista; (E) tradicional. 23 – A educação inclusiva pressupõe algumas ações do professor que podem criar uma relação com os alunos marcada pela participação, maturidade, criatividade e inclusão. Como exemplos dessas ações incluem-se as seguintes, EXCETO: (A) relacionar os temas estudados com as vivências dos

alunos; (B) respeitar e fazer respeitar diferenças de opinião; (C) favorecer situações em classe para que o aluno se sinta à

vontade para expressar suas opiniões, seus pontos de vista e seus sentimentos;

(D) incentivar a participação, a iniciativa, a cooperação dos alunos entre si;

(E) elogiar o aluno cujas ideias são repetições da fala dos professores.

Page 6: Modelo de Prova Geografia RIO de JANEIRO

GEOGRAFIA

GEO06

6Organização: BIORIO Concursos

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESÓPOLIS

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

24 – Ao utilizar as técnicas de prova discursiva, de múltipla escolha, com consulta e com questões de lacunas, o docente deseja avaliar os objetivos: (A) comportamentais; (B) de habilidades; (C) cognitivos; (D) atitudinais; (E) programáticos. 25 – O Projeto Político Pedagógico é entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola. A construção do projeto político pedagógico parte dos seguintes princípios, EXCETO: (A) educação continuada; (B) acomodação de liberdade; (C) liberdade de ações; (D) gestão democrática; (E) qualidade de ensino. 26 – A Didática como reflexão sistemática compreende: (A) a definição de objetivos a serem alcançados, seleção de

conteúdos, técnicas e recursos de ensino, organização do processo de avaliação da dimensão educativa;

(B) a pesquisa dos conhecimentos que o professor irá adquirir na sua prática pedagógica bem como o que ele vai pensar e refletir sobre suas ações;

(C) o estudo das teorias de ensino e aprendizagem aplicadas ao processo educativo que se realiza na escola bem como dos resultados obtidos;

(D) as teorias que se apresentam válidas para solucionar os problemas da prática pedagógica usando-as para produzir novos alunos capacitados;

(E) as posições políticas de um processo intencional que visa a orientação de objetivos a serem alcançados por seus participantes.

27 – Relacione os objetivos citados a seguir com seus respectivos exemplos. Objetivos

1- objetivos de conhecimentos 2- objetivos de habilidades 3- objetivos de atitudes

Exemplos

( ) relacionar fatos, conceitos e princípios; ( ) descobrir, experimentar e organizar trabalhos; ( ) usar a criatividade, integração de conhecimentos e

curiosidade científica; ( ) relacionar informações, comparar fatos e trabalhar

em equipe; ( ) utilizar a comunicação, a co-responsabilidade pela

aprendizagem, capacidade crítica. Os exemplos dados correspondem respectivamente aos objetivos: (A) 1,2,3,2, 3; (B) 1,3,3,2,1; (C) 2,3,1,2,3; (D) 3,2,1,1,2; (E) 2,1,3,1,2.

28 – Quando um docente planeja suas aulas de forma a romper com isolamentos ou compartimentalizações do ensino e da aprendizagem, estará trabalhando para que os Temas Transversais e as áreas de conhecimento se dêem de forma que: (A) ofereça somente ao grupo discente um sentido social com

a visão de procedimentos e conceitos educacionais que vão além das áreas convencionais, superando o simples aprender na escola;

(B) ocorram situações escolares não programáveis, emergentes, que devem ser questionadas e não respondidas, necessitando clareza e articulação pontual oferecidas pela abrangência dos Temas Transversais;

(C) haja momentos em que as questões relativas aos temas sejam explicitamente trabalhadas e conteúdos de campos e origens diferentes sejam colocados em perspectivas distanciadas e sem respostas;

(D) as diferentes áreas contemplem os objetivos e os conteúdos (fatos, conceitos e princípios; procedimentos e valores;normas e atitudes) que os temas da convivência propõem;

(E) ambos possam apontar para a complexidade do real e a considerar a teia de relações entre os diferentes aspectos sem nenhum julgamento de valores.

Page 7: Modelo de Prova Geografia RIO de JANEIRO

GEOGRAFIA

GEO06

7Organização: BIORIO Concursos

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESÓPOLIS

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

29 – Uma das funções do planejamento escolar é: (A) expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico,

político-pedagógico e profissional em ações efetivas em sala de aula, através de uma vinculação hierárquica e sequencial dos conteúdos e temas selecionados;

(B) facilitar a preparação das aulas, selecionando conteúdos e o material didático para que o professor execute o trabalho frente aos seus interesses e práticas avaliativas;

(C) assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes sejam asseguradas para a efetiva realização de transmissão dos conteúdos;

(D) prever objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições sócio-culturais e individuais dos alunos;

(E) explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente e discente que assegurem a hierarquia dos conteúdos escolhida pelos coordenadores e gestores escolares garantindo o processo de participação democrática.

30 – Segundo Paulo Freire(2009), a análise do fracasso escolar deve levar em contra três importantes dimensões que se inter-relacionam. Identifique essas dimensões dentre as cinco apresentadas a seguir:

I - O clima institucional que media a práxis escolar e social.

II - O processo de interação de sala de aula, envolvendo a relação professor-aluno.

III - A relação aluno-aluno com a aprendizagem escolar. IV - A relação com a história de cada sujeito, que se

manifesta no cotidiano escolar. V - A composição do cotidiano escolar, com os

conteúdos elaborados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, facilitadores da aprendizagem.

As dimensões corretas são: (A) II, III e V; (B) I, II e IV; (C) II, III e IV; (D) I, III e IV; (E) I, II e V.

31 – A gestão democrática, citada na LDB 9394/96, garante à equipe pedagógica e aos professores da escola o direito de estabelecer os princípios, finalidades e objetivos do Conselho de Classe, que desempenha um papel de: (A) instância de avaliação institucional onde a interação

pedagógica ocorre devido a busca de solução de problemas dos discentes levantados num bimestre, trimestre ou semestre;

(B) avaliação para discutir o aluno de modo integral, e para dar suporte aos professores apontando os insucessos dos alunos e acentuando os pontos negativos;

(C) avaliação dos alunos e de avaliação de práticas docentes, com o objetivo de diagnosticar a razão das dificuldades dos alunos e dos professores, e apontar as mudanças necessárias nos encaminhamentos pedagógicos;

(D) mecanismo democrático que possibilita uma gestão democrática, com a participação de todos os agentes educativos;

(E) lócus de observação para que os professores indiquem os alunos com dificuldades de aprendizagem e com problemas comportamentais, de assiduidade, de relacionamento, de agressividade e de concentração para serem discutidos entre os alunos e os docentes.

32 – A avaliação escolar apresenta as seguintes características, EXCETO: (A) restrição das verificações e provas no final de bimestres; (B) reflexo da unidade objetivos-conteúdos-métodos; (C) possibilidade de revisão do plano de ensino; (D) ajuda para desenvolver capacidades e habilidades; (E) retorno para a atividade dos alunos. 33 – A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. Para tanto, o Poder Público: (A) viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do

trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si;

(B) promoverá a extensão, aberta à participação da população adulta, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas em instituições públicas;

(C) incentivará o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura destinada a jovens e adultos;

(D) desenvolverá, em articulação com o ensino regular ou por diferentes estratégias de educação continuada, um ambiente de futuro trabalho para os jovens e adultos;

(E) manterá cursos e exames de madureza que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.

Page 8: Modelo de Prova Geografia RIO de JANEIRO

GEOGRAFIA

GEO06

8Organização: BIORIO Concursos

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESÓPOLIS

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

34 – A interdisciplinaridade questiona: (A) a necessidade de maior envolvimento de todos os

participantes no processo de definição de trabalho pedagógico e das prioridades a serem eleitas;

(B) a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por um abordagem que não leva em conta a inter-relação e a influência entre eles;

(C) a visão compartimentada, integrada e disciplinar da realidade sobre a escola, tal como é conhecida e como se constituiu historicamente;

(D) os diversos campos de poder que envolvem a luta entre a gestão democrática, os docentes e os técnico-administrativos no espaço escolar;

(E) a falta de integração dos saberes extra-escolares com os da comunidade acadêmica com vistas a uma proposta de maior acesso aos membros sociais participarem das decisões da vida escolar.

35 – A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 3934/96, em seu Art. 4º, preconiza que o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de, EXCETO: (A) acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e

da criação artística, segundo a capacidade de cada um; (B) ingresso no ensino fundamental, obrigatório e gratuito,

inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

(C) oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;

(D) apoio educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino;

(E) atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade, quando houver vaga disponível na rede municipal e estadual.

36 – Dentre os desafios que a escola confronta para romper com o fracasso escolar incluem-se, dentre outros, os seguintes, EXCETO: (A) compreender que as deficiências e as dificuldades

escolares são da própria criança; (B) desenvolver uma pedagogia centrada na criança, capaz de

educar com êxito todas as crianças; (C) ajudar a mudar atitudes discriminatórias; (D) fomentar uma pedagogia inclusiva entre os sujeitos da

escola; (E) desenvolver todas as potencialidades de alunos com sérias

desvantagens e deficiências.

37 – As famílias podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pelas escolas de seus filhos. Candidatar-se a uma vaga no Conselho Escolar é uma boa maneira de acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares. Avalie as seguintes afirmativas acerca do Conselho Escolar:

I - É constituído por representantes de pais, estudantes,

professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola.

II - Destina-se a zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira.

III - É composto por docentes, estudantes, técnico-administrativos, familiares, membros da comunidade e diretor da escola.

IV - É responsável pelas funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, para garantir a gestão democrática nas escolas públicas.

V - Constitui um espaço escolar para se discutir o projeto pedagógico com a direção da escola.

Estão corretas as afirmativas:

(A) II, IV e V; (B) I, II e IV; (C) I, II e V; (D) II, III e IV; (E) III, IV e V.

38 – Para elaborar um projeto político-pedagógico, o educador precisa conhecer os níveis a serem alcançados. O nível a seguir que NÃO está correto é: (A) elaborar e executar um plano geral, exemplo: envolver

toda a escola; (B) executar um projeto, exemplo: abertura de um novo

curso; (C) executar um programa, exemplo: reorganização curricular

da escola; (D) executar o marco financeiro, exemplo: distribuir o

dinheiro da caixa escolar de que se dispõe; (E) elaborar e executar um plano de um setor, exemplo:

orientação pedagógica.

Page 9: Modelo de Prova Geografia RIO de JANEIRO

GEOGRAFIA

GEO06

9Organização: BIORIO Concursos

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESÓPOLIS

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

39 – Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público:

I - ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos;

II - aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para esse fim;

III - piso salarial profissional. Estas propostas fazem parte: (A) da Lei nº 11.645/08; (B) do Plano Decenal de Educação; (C) da LDB nº 9394/96; (D) da Lei nº 10.639/03; (E) do Conselho Federal de Educação. 40 – A Constituição Brasileira/88 determina que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO: (A) gratuidade do ensino público em estabelecimentos

oficiais; (B) igualdade de condições para o acesso e permanência na

escola; (C) liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o

pensamento, a arte e o saber; (D) progressiva democratização da rede pública da educação

básica; (E) pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e

coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

Page 10: Modelo de Prova Geografia RIO de JANEIRO

GEOGRAFIA

GEO06

10Organização: BIORIO Concursos

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESÓPOLIS

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

41 – O geógrafo brasileiro Aziz N. Ab’Sáber dividiu o território brasileiro em domínios morfoclimáticos. Esses domínios apresentam problemas socioambientais. Com relação às características de alguns desses domínios e aos problemas socioambientais neles presentes, leia os textos a seguir.

I. Domínio Florestado Amazônico: o perfil dos rios e as chuvas abundantes vem incentivando a construção de usinas hidrelétricas que, uma vez prontas, comprometem a vida das populações ribeirinhas.

II. Domínio das Araucárias: o processo de redução desse domínio inicia-se no século XIX com o uso da madeira para construir casas e móveis e, também, pela substituição das áreas florestadas por áreas de cultivos.

III. Domínio dos Cerrados: a topografia plana e a fertilidade natural dos solos propicia a expansão da área cultivada da soja que, devido à utilização de máquinas agrícolas, torna o solo mais compacto e mais vulnerável aos processos erosivos.

IV. Domínio da Caatinga: a irregularidade das precipitações e os solos pouco profundos impossibilitam as atividades agrícolas mas permitem a criação de gado extensivo cujo pisoteio vem dando origem a áreas desertificadas.

Estão corretas as afirmativas: (A) I, II, III e IV; (B) I e III, apenas;. (C) II e IV, apenas; (D) I, II e III, apenas; (E) I e II, apenas.

42 – Grandes desastres ambientais vêm ocorrendo devido aos processos de extração, transporte, refino e consumo de petróleo. Com relação a esse fato NÃO é correto afirmar que: (A) a curto prazo, o problema mais grave do uso do petróleo é

a elevação do seu consumo pelos países emergentes, e, a longo prazo, é a crise política no Oriente Médio onde se concentram grandes reservas desse combustível fóssil;

(B) os danos decorrentes da indústria do petróleo seriam reduzidos com a substituição e a eliminação gradual dos combustíveis fósseis por fontes renováveis alternativas;

(C) os danos durante o transporte de combustível derivam de vazamentos em grande escala de oleodutos, de navios petroleiros e de explosão de plataformas;

(D) os vazamentos de óleo que ocorrem no mar danificam praias e áreas de encostas, prejudicam atividades costeiras, destroem a fauna e ameaçam de extinção algumas espécies mais frágeis;

(E) os principais impactos da geração de energia elétrica a partir de derivados de petróleo decorrem da emissão de poluentes na atmosfera, principalmente os chamados gases de efeito estufa.

43 – A pecuária é um importante setor da economia brasileira. Dentre as características da pecuária brasileira podem ser citadas, EXCETO: (A) é um importante setor produtivo integrado às lavouras; (B) é um dos principais itens do agronegócio nacional; (C) é responsável pela emissão de gases do efeito estufa; (D) é um dos mais importantes itens da pauta de exportação

do país; (E) é um dos vetores do desmatamento da Amazônia. 44 – A cada dia, no Brasil, 700 hectares de terras são plantados com eucaliptos. Em relação a esse plantio é correto afirmar que: (A) segundo os críticos, os eucaliptais provocam erosão,

soterramento de nascentes e alteração dos níveis dos lençóis freáticos pelo manejo inadequado do solo;

(B) a árvore é utilizada na produção de papel e celulose e também como carvão vegetal nas indústrias siderúrgicas;

(C) por ser uma espécie nativa seu período de crescimento é muito mais rápido no Brasil do que em outros países;

(D) para muitos produtores é uma alternativa de renda que apresenta baixo risco e pode ser mantida como reserva de valor;

(E) Minas e São Paulo têm grandes áreas produtoras e o plantio no país é feito tanto com capitais nacionais quanto estrangeiros.

Page 11: Modelo de Prova Geografia RIO de JANEIRO

GEOGRAFIA

GEO06

11Organização: BIORIO Concursos

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESÓPOLIS

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

45 – As relações entre a dinâmica espacial da economia e a urbanização brasileira são significativas. Sobre esse fato, assinale a afirmativa INCORRETA. (A) as cidades que se caracterizam como pólos de tecnologia

dependem em grande parte para sua sobrevivência das atividades ligadas à administração pública;

(B) as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, metrópoles nacionais, mantêm uma forte participação na economia do país;

(C) as cidades médias atraem novos investimentos graças aos estímulos fiscais, aos menores custos de produção e a um mercado imobiliário menos especulativo;

(D) numerosas cidades pequenas e médias do interior do país crescem economicamente graças à expansão das atividades do agronegócio;

(E) algumas cidades pequenas, com baixas densidades demográficas, atingem altas rendas per capita graças à importância das atividades e das empresas nelas instaladas.

46 – A globalização possui muitas facetas. Entre elas NÃO se inclui: (A) o surgimento de novos materiais artificiais; (B) o encurtamento das distâncias; (C) a homogeneização dos mercados; (D) o progresso das ciências e das técnicas; (E) o domínio das finanças e da informação. 47 – Os países desenvolvidos controlam a fatia predominante do mercado financeiro internacional. Assim podemos afirmar que o sistema financeiro mundial apresenta um padrão espacial: (A) mononuclear; (B) fixo; (C) linear; (D) aleatório; (E) concentrado. 48 – O espaço mundial, no atual momento do processo de globalização, inclui os seguintes aspectos, EXCETO: (A) a manutenção da instabilidade política e territorial dos

países que compõem o Oriente Médio; (B) a difícil unificação da Europa, principalmente em

momentos de crises econômicas; (C) a transformação de Estados da área de regime socialista

em economias de mercado; (D) o avanço da hegemonia militar, cultural, política e

econômica dos Estados Unidos; (E) o desenvolvimento da região do Pacífico asiático como o

novo centro industrial global.

49 – As tendências para a globalização ainda não se concretizaram por completo. Com relação a essa afirmativa, avalie as afirmativas a seguir.

I. Os fluxos de capital são regulamentados pela legislação internacional, embora as transações por computadores tendam a driblar esses regulamentos.

II. A mobilidade da mão-de-obra é prejudicada pelos controles de imigração mesmo que esses sejam, muitas vezes, driblados pela clandestinidade.

III. As empresas multinacionais mantêm a maior parte de seus ativos e o centro de comando estratégico nos seus países de origem.

Está correto o que se afirma em: (A) I, II e III; (B) I, apenas; (C) III, apenas; (D) I e II, apenas; (E) II e III, apenas. 50 – Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a metodologia utilizada nos 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental deve basear-se numa Geografia que: (A) seja crítica e humanista; (B) separe a Geografia Física da Geografia da Natureza; (C) dê prioridade à seleção criteriosa de conteúdos; (D) crie uma padronização no trato dos alunos; (E) tenha uma fundamentação positivista. 51 – Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais espera-se que, ao finalizar o Ensino Fundamental, com os conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à Geografia, os alunos sejam capazes de, EXCETO: (A) valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a

sociodiversidade, reconhecendo-as como direitos dos povos;

(B) conhecer o mundo atual em sua diversidade e compreender como as paisagens, os lugares e os territórios se constroem;

(C) avaliar o resultado das ações dos homens em sociedade, de modo que possam participar propositiva e reativamente nas questões socioambientais locais;

(D) compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações;

(E) compreender que os direitos políticos e os avanços tecnológicos são conquistas hoje usufruídas por todos os seres humanos.

Page 12: Modelo de Prova Geografia RIO de JANEIRO

GEOGRAFIA

GEO06

12Organização: BIORIO Concursos

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESÓPOLIS

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

52 – Um professor de Geografia do 9º ano do Ensino Fundamental listou alguns itens para trabalhar com seus alunos o tema: “Brasil – a modernização capitalista e a redefinição nas relações entre o campo e a cidade”. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um item diretamente ligado ao tema: (A) “A agricultura modernizada e sua concentração espacial

na Região Centro-Sul brasileira”; (B) “O abastecimento de alimentos das cidades brasileiras e o

papel do pequeno e médio produtor do campo”; (C) “A entrada de empresas estrangeiras no campo e seu

papel nas exportações brasileiras”.; (D) “Os fluxos migratórios internos e seus impactos no

mercado de trabalho na cidade e no campo”.; (E) “A mecanização do campo, a concentração da terra e o

problema dos sem-terra no campo”. 53 – Nas últimas séries do Ensino Fundamental os alunos já passaram pelo processo de alfabetização cartográfica. Podem agora trabalhar com uma variedade de representações dos lugares e do mundo como leitores críticos e mapeadores conscientes. Assinale a alternativa que NÃO apresenta corretamente uma dessas representações. (A) cognição, percepção individual e criatividade (maior

liberdade nas representações); (B) croquis (representação unidimensional); (C) maquetes (representação tridimensional); (D) mapas, cartas e plantas; (E) símbolos e convenções cartográficas (rigor nas

representações). 54 – O conjunto de cidades de determinado território forma uma rede – a rede urbana. Com relação a essa rede, leia as afirmativas a seguir:

I. A análise da estrutura das redes permite definir uma hierarquia de lugares.

II. O grau de centralidade em uma rede urbana depende da capacidade de ofertar bens e serviços de cada cidade.

III. A infra-estrutura de vias de uma rede urbana permite a realização de fluxos materiais - mercadorias e pessoas, e fluxos imateriais – trocas de informações.

Está correto o que se afirma em: (A) I, II e III; (B) I, apenas; (C) III, apenas; (D) I e II, apenas; (E) II e III, apenas.

55 – A hierarquia da rede urbana no Brasil vem passando por importantes transformações. Entre as razões dessa transformação estão, EXCETO: (A) as deseconomias de aglomeração e a transferência de

atividades para cidades médias; (B) as mudanças na distribuição dos investimentos do Estado; (C) o ritmo crescente e continuado do processo de

metropolização; (D) as mudanças na infraestrutura de transporte e de

telecomunicação; (E) a redistribuição da população entre diferentes níveis

hierárquicos de cidades. 56 – Importantes mudanças ocorreram no mundo da produção e do trabalho a partir da década de 1970. O modelo de desenvolvimento capitalista fordista deixa de ser dominante. Entre as características desse novo momento destacam-se as seguintes, EXCETO: (A) as exigências da produção flexível por uma classe de

trabalhadores com alto nível de qualificação; (B) a intensa aplicação da ciência e do conhecimento na

elaboração de novos produtos; (C) os pesados investimentos em pesquisa científica e

tecnologia por parte das empresas que lideram a inovação; (D) os poderosos sindicatos de trabalhadores que defendem

seus interesses em oposição aos interesses dos empresários;

(E) os custos diferenciais da mão-de-obra que desempenham função decisiva na localização das unidades produtivas das transnacionais.

57 – A ideia de desenvolvimento sustentável ganha reconhecimento a partir do relatório “Nosso Futuro Comum”, publicado em 1987 – conhecido como Relatório Brundtland. Em relação aos sistemas que buscam um desenvolvimento sustentável, leia as afirmativas a seguir.

I. Um sistema político que assegure a efetiva participação dos cidadãos no processo decisório.

II. Um sistema social que possa resolver as tensões causadas por um desenvolvimento não equilibrado.

III. Um sistema de produção que respeite a obrigação de preservar a base ecológica do desenvolvimento.

Está correto o que se afirma em: (A) I, II e III; (B) I, apenas; (C) III, apenas; (D) I e II, apenas; (E) II e III, apenas.

Page 13: Modelo de Prova Geografia RIO de JANEIRO

GEOGRAFIA

GEO06

13Organização: BIORIO Concursos

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESÓPOLIS

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

58 – “Hoje está sendo a Região Serrana, ontem foi Niterói e Angra, alguns anos atrás, a própria cidade do Rio de Janeiro. Quem será a bola da vez no próximo ano? Será que continuaremos a brincar de roleta-russa? É preciso aliar seriedade técnica com vontade política para mudar este cenário de insegurança crescente.”

David Zee. Roleta-russa. O Globo: 23/01/2011. Segundo o autor do texto, devemos agir preventivamente e não reativamente. Com relação às medidas preventivas que devem ser adotadas, analise as afirmativas a seguir.

I. Estabelecer critérios rigorosos para o licenciamento da ocupação e do uso do solo.

II. Realizar obras de infra-estrutura urbana capazes de atenuar os efeitos da impermeabilização do solo urbano.

III. Proibir a expansão urbana nas áreas de cobertura florestal que atuam como reguladoras do ciclo das águas.

Está correto o que se afirma em: (A) I, II e III; (B) I, apenas; (C) III, apenas; (D) I e II, apenas; (E) II e III, apenas. 59 – A construção de “enclaves urbanos” criou um novo modelo de segregação espacial que transformou a qualidade de vida de muitas cidades brasileiras, ao criar espaços exclusivos, privatizados e monitorados para fins residenciais, de lazer ou de trabalho. Tomando o texto como referência, assinale a alternativa INCORRETA. (A) as “favelas e comunidades”, edificadas como alternativa

de moradia pelos de menor renda, são consideradas espaços de exclusão social;

(B) os “condomínios fechados”, utilizados como área residencial pelos segmentos de maior renda, eliminam o convívio social entre os diferentes;

(C) os “shopping-centers”, construídos como locais privilegiados de lazer e consumo, são espaços seguros para os grupos que os freqüentam;

(D) as “torres empresariais”, modelos de arquitetura arrojada e de sofisticados equipamentos de segurança, segmentam o espaço de convivência social;

(E) as “arenas multiuso”, construídas segundo critérios de conforto e segurança, excluem os segmentos de menor renda.

60 – Duas das principais atividades econômicas do Município de Teresópolis são: (A) piscicultura e indústria metalúrgica; (B) pecuária leiteira e indústria mecânica; (C) fruticultura e atividades de lazer; (D) horticultura e indústria turística; (E) indústria extrativa e serviços tecnológicos.

Page 14: Modelo de Prova Geografia RIO de JANEIRO

Av. Carlos Chagas Filho, 791 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão – RJ

Central de Atendimento: (21) 3525-2480 Internet: http://concursos.biorio.org.br

E-mail: [email protected]

BIO RIO CONCURSOS