revista Única 8

32
Veja Poluição Ambiental o homem é o grande vilão Alcides Rodrigues Visita Águas Lindas Eleições em Águas Lindas e a evolução dos números Vergonha de sorrir nunca mais Deputados eleitos em Goiás com “detalhes” Perfil de Alcides Rodrigues Governador de Goiás Ano 2 Nº 8 Bimestral Águas Lindas-GO Distrito Federal e Entorno 2006-R$ 3,00 Revista NOVA LEI DE PROTEÇÃO A MULHER www .revistaunika.com.br

Upload: revista-unica

Post on 28-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Única 8

VejaPoluição Ambientalo homem é o grande vilão

Alcides Rodrigues Visita Águas Lindas

Eleições em Águas Lindase a evolução dos números

Vergonha de sorrir nunca mais

Deputados eleitos em Goiás com “detalhes”

Perfil de Alcides RodriguesGovernador de Goiás

Ano 2 Nº 8 Bimestral Águas Lindas-GO Distrito Federal e Entorno 2006-R$ 3,00

Revista

NOVA LEI DE PROTEÇÃO A MULHER

ww

w.r

evis

taun

ika.

com

.br

Page 2: Revista Única 8
Page 3: Revista Única 8

Diretor Responsável: Carlos Peixoto - [email protected] - (61) 9608.8777 - Secretária: Marilei de SousaPublicidade: Carlos Peixoto - Jornalista: Nilton Nallin DRT/DF 2620 Telefone: (61) 8402.0688 - Artes: UNIKA ComunicaçãoFotografia: UNIKA Comunicação e Eduardo Santos - Impressão: ACQUA Gráfica & Bureau - Tirágem: 10 mil exemplaresDiagramação e Projeto Gráfico: Cledson Soares - [email protected] Telefone: (61) 9266.1045Administração e Redação: Quadra 36 Lt. 09 Camping Clube – Águas Lindas/GO CEP: 72910 000 - Telefone: (61) 3618.7669

Expediente

Os colaboradores não possuem qualquer vínculos empregatício com a revista.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não representam, necessariamente, opinião dos editores da revista.

Do editorCaro Leitor, é com muita sa-

tisfação que escrevo estas pala-vras, este é mais um degrau que subimos na escada da perseve-rança, me sinto feliz em poder continuar este trabalho, trabalho este que nasceu do sonho de co-locar em evidência e passar para a população desse município e demais região do entorno uma comunicação atraente, verdadei-ra e de fácil leitura.

Revista ÚNIKA hoje, é sinôni-mo de verdade, é referencia em comunicação em Águas Lindas e no entorno, isso se deve a você que é sem dúvida, o artista prin-cipal desse filme.

Mais uma vez meus sinceros agradecimentos a todos que de uma forma ou de outra contri-buem para o bom andamento desse projeto, projeto esse que desenvolve um trabalho sério, pois preocupamos em publicar informações verdadeiras, faze-mos uma comunicação transpa-rente, manifestando assim, o nosso respeito por você.

Caro leitor, quero aproveitar a oportunidade para falar um pouco de política, para muita gente é um assunto chato, mas é necessário, não foi dessa vez que Águas Lindas elegeu um deputado estadual, mas uma vez estamos sem um representante no estado, o número de candidatos era grande e tivemos muitos votos nulos e brancos, sem falar nos votos depo-sitados em candidatos de outro município.

Caro leitor, é tempo de pensar em progresso, calcula-se que a popula-ção de Águas Lindas passa de 200 000 habitantes, mas infelizmente, mais de 70% dessas pessoas votam no Distrito federal ou em outras cidades, seja consciente, transfira seu título de eleitor para onde você mora, ajude a desenvolver sua cidade, pois se não sabe, quanto maior for o número de eleitor de um município, maior é a arrecadação que vem do estado e do governo federal, isso ajuda trazer benefícios para seu bairro, sua rua. Sua família pode ter mais saúde, educação e muitos outros, caso contrário o benefício fica onde você vota. Pense nisso, você pode contribuir.

Quero finalizar desejando a todos, um feliz natal, um 2007 cheio de prosperidades, que o ano que se inicia traga muita paz, amor, saúde e acima de tudo muita fé para esse povo cheio de esperança.

Aguardamos críticas, sugestões e estamos a sua disposição.

A mentira é uma falsa máscara ocultaQue o covarde usa para esconder a verdade

Um abraço e até a próximaCarlos Peixoto

Aguardem logo em breve o concurso para escolher a GAROTA ÚNIKA de Águas Lindas, Seja capa ÚNIKA (61) 3618-7669 9608-8777

Poluição ambiental

Pág. 05

Sem vergonha de

sorrirPág. 20

Nova Lei de proteção à mulher Pág. 05

Perfil - Capa ÚNIKA Pág. 04Efeitos do stress sobre a visão Pág. 07Meus 15 anos Pág. 12Lyons Club de Águas Lindas Pág. 137 de Setembro Águas Lindas de Goiás Pág. 15Rodeio em Águas Lindas de Goiás Pág. 17A palavra convence, o exemplo arrasta Pág. 18Rotary: Recepção para o Governador Pág. 19Rita de Fátima você foi sinônimo de perseverança Pág. 22Morte ou óbito assunto temido e delicado Pág. 23Artur Linhares,o desenvolvimento de seu partido “PTB” Pág. 24Alcides Rodrigues em Águas Lindas Pág. 25Eleições em Águas Lindas de Goiás Pág. 26Ressaca eleitoral Pág. 27O interesse da população e o Vereador Evandro do Rainha da Paz Pág. 28Veja com detalhes os nomes eleitos em 2006 em Goiás Pág. 29Conheça Alcides Rodrigues governador do estado de Goiás Pág. 30

Page 4: Revista Única 8

�Perfil - Capa ÚNIKA

F armacêutica Bioquímica, Pós-Graduanda em Farmacologia Clínica e

Básica. Mãe dedicada, trabalhadora e determinada. Casada com o empresário Adão Barbosa e mãe de Larissa e Leandro.

Para Maria de Fátima a responsabilidade de sua profissão é além do que se imagina, pois vender medicamentos não está restrito em simplesmente atender o cliente, mas também ter conhecimentos para orientá-lo como tomar o remédio e alerta-los sobre suas prováveis reações e efeitos colaterais.

Segundo ela, ser farmacêutico é estar atento a todos os pacientes independentemente de cor ou classe social, pois o atendimento na farmácia é uma seqüência da consulta médica, pois a primeira coisa que um paciente faz depois de uma consulta é ir a farmácia comprar os remédios previamente prescrevidos pelo seu médico.

Naturalidade: Acopiara CEPrato: Comida GoianaCor: PretoPerfume: AllurePrograma: Jô SoaresDefeito: AnsiosaQualidade: SinceraFamília: TudoCidade: Ouro Preto MGCarro: O meuReligião: EvangélicaAmiga: Minha Mãe e Minha FilhaInesquecível: Nascimento dos Meus Filhos e a Morte de uma irmãSuperstição: Não tenhoMúsica: Você tem um valor “Rebeca”Passa Tempo: Ir ao Shopping com as amigasLivro: A BíbliaExporte: VoleibolUm filme: Sociedade dos Poetas MortosUm Sonho: Meus filhos bem encaminhados para enfrentarem a vida Um Ator: José MayerUma Atriz: Malú MáderO máximo: HumildadeO mínimo: ArrogânciaSogra: Segunda MãeRevista: Scientific American... Sorrindo diz: a ÚNIKA também.Frase: Enquanto acreditarmos em nosso sonho, nada é por acaso. “Henfil”

Maria de Fátima Costa

Page 5: Revista Única 8

5Legislação

5

L ei de proteção à mulher passa a valer hoje Zero Hora - 22 de setembro de 2006 -

Violência doméstica agora acarreta pena de até três anos de prisão

Começa a vigorar hoje a lei que triplica a punição para homens que batem nas mulheres. Chama-da de Lei Maria da Penha, a nova legislação prevê até três anos de detenção para casos de agressão doméstica. Também estabelece uma série de mecanismos de pro-teção às vítimas.

Sancionada em 7 de agosto, a Lei de Violência Doméstica e Fami-liar contra a Mulher altera o Código Penal e a Lei de Execuções Penais, endurecendo as punições e preven-do atendimento tanto às vítimas quanto aos agressores. Para a de-sembargadora Maria Berenice Dias, do Tribunal de Justiça do Estado (TJ), a legislação é bem-vinda pelas vantagens que oferece.

- Até agora, a Justiça não soube lidar com a violência doméstica. Fa-liu nesse aspecto - destaca.

Maria Berenice observa que os juízes terão de se adaptar. Antes da lei, os processos entravam na vala comum dos Juizados Especiais. A partir de hoje, deverão ingressar nas varas criminais, até que sejam criados os especializados Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Agressões vão motivar abertura de inquéritos

Entre as novas funções, os ma-gistrados deverão encaminhar ma-ridos violentos para cursos de ree-ducação e providenciar proteção às vítimas.

- Essa é uma mudança significa-tiva - afirma Maria Berenice, tam-bém vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IB-DFAM).

Polícia Civil, Defensoria Públi-ca e Poder Judiciário terão de se articular. As denúncias de crimes entrarão nas Delegacias de Aten-dimento à Mulher. No momento, existem nove no Estado, além de

inúmeros postos funcionando em distritos policiais.

A titular da Delegacia para a Mu-lher de Canoas, Kátia Rheinheimer, explica que os casos de violência até então eram registrados como termos circunstanciados (TCs), re-servados a delitos leves. A partir de hoje, serão abertos inquéritos. As DPs da Mulher também deverão encaminhar as vítimas para atendi-mento e proteção.

- Ganhamos mais atribuições - constata Kátia.

A coordenadora da ONG The-mis - Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero, Rúbia da Cruz, ressalta que a vinculação entre Polícia Civil e Judiciário é um dos “pontos for-tes” da Lei Maria da Penha. Rúbia acrescenta que a legislação também representa avanços ao cumprir as convenções internacionais de defesa dos direitos da mulher.

Saiba mais O que prevê a Lei nº 11.340, de 7 de

agosto de 2006 Para o marido agressor;-Detenção de três meses a três anos -Encaminhamento a programas

de recuperação-Possibilidade de ter a prisão

preventiva decretada a qualquer momento

-Possibilidade de ser afastado do lar -Impossibilidade de trocar a conde-

nação por cesta básica ou multa

Para a mulher agredida Atendimento em programas as-

sistenciais Possibilidade de se afastar do

trabalho por até seis meses, sem perda do vínculo

Proteção policial ou garantia de ser abrigada em local seguro

Assistência judiciária gratuita Suspensão da procuração confe-

rida ao agressor Caracterização da violência psi-

cológica como crime, assim como a violência patrimonial (inclusive a destruição de instrumentos de tra-balho ou a retenção de documentos pessoais)

Já em vigor a nova Lei de

proteção à mulher

A estrutura Criação de Juizados de Violência

Doméstica e Familiar contra a Mu-lher

Criação de Delegacias de Atendi-mento à Mulher

Integração entre Poder Judiciá-rio, Ministério Público, Defensoria Pública e as áreas de segurança e assistência

Maria da Penha A lei 11.340 também é chama-

da de Lei Maria da Penha Maia. O nome foi dado em homenagem à biofarmacêutica cearense Ma-ria da Penha que lutou durante 20 anos para ver seu agressor condenado, virando um exemplo de luta contra a violência domés-tica. Há 13 anos, o seu marido, o professor universitário Marco Antônio Herredia tentou matá-la duas vezes. Ela, na primeira vez, levou um tiro e ficou paraplégica. Da segunda vez, ele tentou ele-trocutá-la.

Em 1984, uma ano depois da denúncia, o caso chegou ao Mi-nistério Público. Marco Antônio foi condenado a oito anos de prisão, mas conseguiu recursos para protelar o cumprimento da pena. O caso chegou à Comissão Interamericana dos Direitos Hu-manos dos Estados Americanos (OEA) - primeira vez que o ór-gão acatou um caso de violência contra a mulher. Herredia foi preso em 2002, mas só cumpriu dois anos da pena e hoje está em liberdade.Fonte: http://pfdc.pgr.mpf.gov.br

Entre as novas funções, os magistrados deverão encaminhar maridos violentos para cursos de reeducação e providenciar proteção às vítimas

Page 6: Revista Única 8

e às inovações das técnicas, os mais envergonhados foram encorajados. Se antes os poucos adultos que usavam aparelho eram motivos de piadas en-tre os amigos agora eles passam qua-se despercebidos. Se a resistência não acabou, ao menos diminuiu muito.

“O preconceito era bem mais for-te, as pessoas achavam que aparelho dentário era exclusividade de adoles-centes. Ainda existe uma pontinha de vergonha, mas, na realidade, acho que eles acabam curtindo a idéia e se sentem felizes por cuidarem de si”. “Só depois de adultos, é que alguns têm dinheiro para arcar com os custos. Muitos deles já chegam conformados de que o aparelho é a solução”.

A odontologia se aprimorou de tal maneira, que é possível chegar aos 90 anos com a arcada bem cuidada. “A interação entre as diferentes especia-lidades da odontologia e da medicina permitem o diagnóstico preciso e um melhor tratamento”.

O maior incentivo ao uso de apare-lho é mesmo a promessa de rapidez. “ Em adultos, a aceitação é maior quan-

Odontologia

to menor for o tempo de tratamento”, conclui. Para animar os mais resisten-tes, hoje a correção dura cerca a me-tade do tempo gasto há dez anos. Além disso, o tratamento dentário é também a melhor metodologia de rejuvenesci-mento. “A estética do rosto que se ini-cia pelos dentes. A correção do sorriso molda melhor que uma plástica”.

As indicaçõesMau posicionamentoDentes desalinhados dificultam a limpeza.

A correção facilita a higiene bucal e previne a perda de dentes.

Tratamento pré-protéticoMuitas vezes, os dentes entortam para se

adaptarem e ocuparem o lugar de outro perdi-do. O uso de aparelho recupera esse espaço e possibilita a colocação da prótese dentária.

Periodontia (tratamento da gengiva) O alinhamento pode

corrigir gengivas aparentes e tratar doenças.Dr. Lucio Gomides dos SantosCirurgiã Dentista - CRO-GO 8567

Sem vergonha de sorrirAdultos assumem o Aparelho Dentário como possibilidade de tratamento de problemas odontológico, médicos ou estéticos

Aparelho dentário é coisa de adolescente, certo? Errado. Hoje, boa parte da clientela da

ortodontia não tem mais espinhas na cara, nem preocupação com o vestibular, mas sim emprego, filhos e conta a pagar, inclusive a do dentista. O número de adultos que enfrentam a cadeira do ortodontista aumentou expressivamente. Hoje, eles apresentam mais de 30% dos pacientes – há 10 anos não passavam de 5%. Entretanto, mas do que

modismo, a correção dentária é, em muitos casos, a única alternativa para manter dentes e gengivas saudáveis e fugir da temida dentadura.

Na realidade, o tratamento para os adultos sempre exis-tiu, o problema era o preconceito dos pró-prios pacientes. Gra-ças à popularização

Page 7: Revista Única 8

Há muito tempo sabe-se que os problemas psicológicos são refletidos de forma real sobre

o corpo, causando às vezes, sérias conseqüências. O ritmo da vida atual, as pressões, preocupações e as responsabilidades de todos os dias geram o que denominamos de stress.

O stress é uma resposta do orga-nismo a situações cotidianas onde ele passa a agir e sentir como se estivesse sendo submetido a uma atividade mais extenuante do que a real.

São muitos os efeitos do stress no organismo humano. É importan-te criarmos condições de equilíbrio para nos mantermos em harmornia e agregarmos saúde e qualidade à nossa vida. A visão, por mais perfei-ta que seja, também está sujeita a sofrer as conseqüências desse tipo de desgaste. Ela é o mais impor-tante sentido do ser humano na sua

interação com o meio que o cerca, uma vez que é através dela que a maior parte dos estímulos chegam ao nosso conhecimento cognitivo.

Na oftalmologia, a acomodação é a responsável pelo foco da imagem. É ela que permite que vejamos de longe e, em fração de segundos, possamos focalizar um objeto a poucos centímetros do nosso rosto. Isso é possível devido à musculatura interna do nosso olho que molda o cristalino de acordo com a necessi-dade do foco.

Quando a pessoa é submetida ao stress, esse complexo mecanismo pode falhar, e mesmo a musculatu-ra pode entrar em espasmo, o que vai ocasionar uma visão embaçada, miopia induzida, dores de cabeça, ardor ocular e outras manifestações diversas. Nesses casos, o exame cui-dadoso por parte do oftalmologista permite identificar, tratar e orien-tar o paciente de forma adequada.

Além disso, existe uma patologia bastante comum em pessoas sub-metidas ao stress, chamada Corior-retinopatia Serosa Central, que se caracteriza pelo acúmulo de líquido entre as camadas da retina (cama-da interna do olho onde é formada a visão), e manifesta-se por visão distorcida na região central, hiper-metropia induzida e metamorfopsia (tortuosidade das letras), que pode ter um curso de algumas semanas ou até mesmo gerar a baixa de visão permanente.

Efeitos do stress sobre a visão

O stress é um grande responsável pelas doenças, devido à estreita relação entre mente e corpo

A direção do SINTRAAP-AL sob presidência do Sr. Cleber Cordei-ro, preocupada com a população de vários setores do município, como Ex: Padre Lúcio, Jd Bar-ragem IV, V e VI. Entende que esses setores precisam ser mais bem atendidos e provocou uma audiência pública junto a câma-ra municipal no dia 27-10-06 as 10:00h , para que fosse explica-do pelo Departamento Municipal de Transporte Urbano (DMTU-AL) o porque da falta de transportes nesses setores, uma vez que são tantos os moradores necessita-dos, enquanto outros são benefi-ciados em excesso.O presidente Cléber Cordeiro in-forma à população que já está sendo negociado com o Prefeito de Cocalzinho de Goiás, Sr. Sa-lomão Araújo, a possibilidade do SINTRAAP-AL através de seus as-sociados, dar assistência aos usu-ários do Girassol, Pato Selvagem e outros setores daquele municí-pio, proporcionando o direito de ir e vir conforme termos consti-tucionais.

SINTRAAP Transporte Alternativo de Águas Lindas de Goiás

Cleber Cordeiro

Francisco Escócio – Óptico Optometrista

Transporte

Page 8: Revista Única 8

Pela quinta vez o INSTITUTO SIGMA realizou pesquisas de opinião pública em Águas

Lindas de Goiás, com intuito de homenagear aqueles que se destacaram nas mais diversas

atividades empresariais e profissionais. Com essa iniciativa

o INSTITUTO SIGMA agraciou as empresas que no decorrer do ano se sobressaíram nos

quesitos “qualidade de produto” ou “serviços”, incentivando as

demais empresas a aprimorar-se trazendo assim benefícios para

toda a comunidade.

Foram distribuídos trezentos questionários, e os mesmos preenchidos pela população do município e recolhidos. A festa foi abrilhantada com a

presença de vários empresários destaques e autoridades que com afinco trabalham pelo

progresso dessa cidade.

Pesquisas de opinião pública em Águas Lindas

Page 9: Revista Única 8

PÁGINA ESPECIAL MÉRITO 2006O ISPP – Instituto Sigma de Publicidade e

Pesquisas realizou no último dia 23 de Agosto, a entrega do DESTAQUE EMPRESARIAL E

PROFISSIONAL DE 2006de Águas Lindas de Goiás

Destaque Empresarial Fone:[1] CLÍNICA VETERINÁRIA AMORIL 3618 1375[2] DROGARIA CENTRAL 3618 2398[3] DRA. BEATRIZ FRANCO 3618 2844[4] ÓTICAS DINANDO 3618 3234[5] MICROLINS 3613 0666[6] CHURRASCARIA DO GAÚCHO 3618 4063[7] PAX MILÊNIUN 3613 6203[8] SÃO PAULO NOVIDADES 3613 2959[9] CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL E IMÓVEIS 3618 1128[10] CHANDELLY PIZZARIA 3613 3003 [11] COLÉGIO AMORIL 3618 3862[12] AMORIL AGROPECUÁRIA 3618 1375[13] FACULDADE AMORIL 3618 3862[14] JORNAL DE ÁGUAS LINDAS 9554 9004[15] PRÓ CONTÁBIL 3613 1373[16] REVISTA ÚNIKA 3618 7669[17] SÓ ACABAMENTOS 3618 4034[18] SUPERMERCADO CANDANGO 3613 1627[19] MACEDO AUTO PEÇAS 3613 4545

[1] [2][3]

[4] [5] [6] [7]

[8][9] [10] [11]

[12] [13]

[14]

[15]

[16][17]

[18][19]

Page 10: Revista Única 8

10

[1] Fátima Costa e as irmãs Graça, Adriana e Amiga Angélica [2] Adão e Fátima Barbosa [3] Artur e Francisca Linhares, senador Marconi Perillo e Geraldo Messias [4] Vice-prefeito Érico Tito e o dep. Benedito Domingos [5] Geraldo Messias, senador Marcone Perillo e Luzia Messias [6] Euclides Junior, Ronaldo Adriano e Samuel Silva [7] Marcelo de Sá e Márcia Helena [8] Elizete Nobre, Edson Sousa e a Pequenina Maria Gabriela [9] Hélder Morato, Carlinhos Bráz e Artur Linhares [10] José Fernando, Ricardo Alvarenga e Marconi Mariano [11] Padre Francisco e Jaqueline Alexandre [12] Sérgio Caiado, Ari Soares e o Dep. Benedito Domingos [13] Geraldo Messias Ladeado pelas irmãs e cunhado [14] Acácio Nobre, Pedro, Joaquim e Divino de Castro e Ismar Barbosa [15] Galera do Sparro Fest. Romário Martins, Keverson, Luciana Melo e Wesley Gutiery[16] Dom Chicão e Família em comemoração do aniversário de sua filha Tamires Macedo[17] O prefeito J. Pereira e os Vereadores em um recente evento

[1][2]

[1]

[7]

[12] [13]

[14]

[16]

[15]

Flashes & Caras

[3] [4]

[5]

[6] [7]

[9]

[10]

[12][13]

[8]

[11]

[15]

[17]

Page 11: Revista Única 8

11

Sem Stréss

[1] Francisco Paulo e Major Azevedo [2] Geraldo Messias e Anderson Teodoro [3] JP do Forró e Dr. Paulo Roberto [4] Cláber Cordeiro e Zé Marcos [5] Prefeito J. Pereira e o Dep. Wilmar Rocha [6] Wéllington Cezílio e Claudiney Barbosa [7] Dr. Lúcio Gomides [8] Francisco Escócio [9] Geraldo Messias e Antônio Queiroz

[10] O cantor Gabriel Lener e seu irmão [11] Genival Rodrigues [12] Luiz Alberto e Osmar Resende [13] Dr. Wilson do CENAL [14] Vice-gov. do DF Paulo Octávio e Sólon Rodrigues [15] Ricardo Toledo [16] Jardel do Vale [17] Obreiro Francisco e Reporter Catireiro [18] Frederico Carvalho[19] Romulo Barreira[20] Pedro Henrique

[7]

[1] [2]

[5]

[6] [7][8]

[9]

[11]

[12]

[13]

[18] [20]

[14]

[17]

[10]

[1] [2]

[3] [4]

[5]

[6]

[7] [9]

[10]

[8]

[11]

[13][14]

[17]

[19]

[12]

[15]

[16]

Page 12: Revista Única 8

Meus 15 anos

Em clima de muita festa no dia 18 de Novembro de 2006, Lurdes de Assis recebeu amigos e familiares para a comemoração dos

15 anos de sua formosa filha

[1] Letícia Sousa[2] Aniversariante[3] Família de Letícia Sousa[4] Letícia Sousa ladeada por Larissa e Victória Évelly[5] Chegada da Aniversariante recebida por Julimar de Assis[6] Letícia, Everson Santos, Lurdes de Assis, Victória Évelly e Larissa Sousa[7] Julimar e Lurdes de Assis[8] Lurdes de Assis e Letícia Sousa[9] Mãe e Filha[10] Idê de Assis, Letícia, Domingos José e Lurdes de Assis[11] Letícia Sousa e os amigos Camila, Rayane e Áquila

LETÍCIA SOUSA

[1]

[3] [4] [5]

[6][7] [8]

[9]

[10] [11]

Feliz aniversário

Page 13: Revista Única 8

No dia 18 de outubro de 2006 o Lyons Club de Águas Lindas, realizou um jantar para receber o novo Presidente do Club, Sr. Furtuoso Caetano e sua esposa Sra. Maria da Paz. O evento foi realizado na Churrascaria do Gaúcho e contou com a participação de autoridades políticas, empresariais e companheiros leoninos.

Lyons Club de Águas Lindas

Page 14: Revista Única 8

1�

[1] Maria Gabriela[2] Hállef Henrique[3] Hallisson Érick [4] Pedro Henrique[5] Nayane Brasileiro[6] Jovitor Leandro[7] Jade Gabrielly[8] Matheus Brasileiro[9] Jéssica Núbia[10] Vinícius Nascimento

[11] Maria Lúcia[12] Geovana Felipe[13] Maressa Gomides[14] Daltro Júnior[15] Luana Escócio [16] Geovana Farias[17] Mayara Severo [18] Layla Cunha [19] Maria Eduarda

[1]

[2]

[3] [4] [5]

[6][7]

[8][9]

[10]

[11]

[13][15]

[16]

[17][18] [19]

[11]

[12]

[14][15]

[16]

[17]

[19][18]

[10]

[14]

Celebridades Mirins

Page 15: Revista Única 8

15

7 de Setembro em Águas Lindas de Goiás

O dia 7 de Setembro em Águas Lindas de Goiás foi marcado por uma grande festa, abertura da 1ª Festa Latina de Bonequeiros, Brincantes e Pensan-tes. O Ministério da Cultura juntamente com vários outro órgãos públicos e privados se uniram em pról desse evento espetacular que aconteceu no municí-pio. Ouve participãção de vários cidades do estado de Goiás e de outros estados do Brasil com diferen-tes costumes e culturas, representantes de outros países como a Argentina... Das apresentações do dia 07 de setembro Parada dos Brasis: Entre muitas outras apresentações como de escolas, públicas e particulares, instituições sem fins lucrativos... Des-tacaram-se: Cavaleiros do Divino de Águas Lindas, Bumba-Meu-Boi do Seu Teodoro, Fulia de São João, Catira de Lagolandia, cavalhadinha de Pirenopolis, cavaleiros e mascarados de pirenopolis, Catira de Cocalzinho, escola de samba ARUC.

Page 16: Revista Única 8

Meio Ambiente

Veja só que coisa triste: o ho-mem é o único ser vivo que des-trói o ambiente em que vive.

Nenhum outro habitante do planeta polui o ar, contamina a água, devas-ta florestas...

As cidades são os centros de trabalho e moradia da maioria das pessoas do mundo. Algumas chegam a ter milhões de habitantes! Para abastecer e abrigar esse mundão de gente, consumimos energia, ex-ploramos muitos recursos naturais e produzimos um montão de lixo.

É aí que mora o problema. A ação do homem é perigosa, pois é feita em grandes proporções. A fumaça

das indústrias, das queimadas e dos carros das grandes cidades enchem o céu de gases tóxicos. Os esgotos não-tratados e o lixo produzido por indústrias e por milhões de pessoas contaminam a água e o solo.

POLUIR DESREGULA A NATUREZAA natureza não é uma coisa es-

tática, paradona. Ela se mantém em um ciclo constante, em perfeita harmonia: as plantas se alimentam da luz do sol, os animais herbívoros comem as plantas e os carnívoros comem outros animais.

Quando morrem, todos voltam para a terra e transformam-se em

nutrientes. Esses nutrientes alimen-tam as plantas e começa tudo de novo. A ação do homem interfere e põe em risco essa harmonia, pois afeta o ciclo natural da vida.

A produção de lixo, por exem-plo, é tão grande que já se pensa em mandá-lo para fora da Terra, em naves espaciais. O esgoto das casas e os detritos das fábricas continuam sendo lançados nos rios e nos mares. O ar está cada vez mais escuro e sujo nas grandes metrópoles.

CADA UM POR TODOSA preocupação com o meio am-

biente deve fazer parte da vida de cada pessoa, não só dos governan-tes, para que as cidades se tornem lugares melhores para se viver.

O saneamento básico (tratamen-to de esgoto), o sistema de trans-porte coletivo, a fiscalização das indústrias, a criação de parques e praças com muito verde são algumas das coisas que os governantes têm obrigação de fazer.

Mas nós também podemos contri-buir para diminuir a poluição. Como? Fazendo a nossa parte, como todo cida-dão: separando o lixo para ser recicla-do, não sujando as ruas e lugares públi-cos, utilizando transporte coletivo.

Para cada um dos problemas exis-te uma solução, mas o ideal é evitar que os problemas aconteçam. Pre-venir antes de remediar, para que o céu fique mais azul e as cidades sejam lugares gostosos de morar.

Poluição ambiental O homem é o grande vilão

Divino de Castro

Page 17: Revista Única 8

[17]

Nos dias 07, 08, 09 e 10 de setembro de 2006 foi realizado mais uma festa do peão de boiadeiros em Águas Lindas de Goiás. O evento foi animado com várias bandas mu-sicais e organizado mais uma vez pela em-presa OA Produções.

Rodeio em Águas Lindas de Goiás

Page 18: Revista Única 8

18

Vivemos em um momento no qual se discute muito as questões éti-cas e os valores que estão direta-

mente ligados à educação, no entan-to, percebemos que cada vez mais o discurso não se torna realidade.

Nesses seis anos lidando com a área educacional, verifica-se que por mais elaborada que seja a proposta pedagógica de uma escola, ela pou-co vale, diante do caos familiar em que encontramos as nossas crianças e adolescentes. É preciso urgentemen-te que sejam revistos os princípios que conduzem a nossa sociedade, pois enfrentamos inimigos poderosos que são: A mídia consumista, exibi-cionista, sexista, a competitividade, o egoísmo, a violência, entretanto, devemos nos pautar em outros cami-nhos que através do bom exemplo,

conseguiremos dar o “pontapé” ini-cial ruma à mudança, ou seja, prin-cípios que influenciem positivamente a sociedade e reflitam decisivamente nas novas gerações, como por exem-plo: O saber, a razão, a solidarieda-de, a tecnologia, o espírito cristão, o amor divino e desinteressado.

Dessa forma, espera-se que atra-vés dessas palavras vocês se CON-VENÇAM, de que é importante mu-dar, mas que através do bom exem-plo é possível melhorarmos o mun-do. Comece por você mesmo.

Feliz Natal e um 2007 cheio de venturas e sucesso.São os votos do colégio CENAL.

Por Luciana Lima B. A. GuimarãesDiretora do Colégio CENAL

A palavra convence, o exemplo arrasta.

Educação

Luciana Lima

Page 19: Revista Única 8

19

No dia 09-10-2006O Rotary Club de Águas Lindas de

Goiás realizou um jantar para receber o governador do Club. O evento foi realizado na sede do Rotary em Águas Lindas e contou com a presença de ro-tarianos de Clubs de outras regiões e várias lideranças empresariais.

Rotary em AçãoNo dia 12 de outubro de 2006Precisamente dia da Criança, o Rotary Club de Águas Lindas com ges-

tos de amor e carinho pelas crianças do município, realizou em sua sede a distribuição de presentes, brinquedos de várias espécies.

Rotary: Recepção para o Governador

Page 20: Revista Única 8

20

[1] Geane Sousa [2] Luciana Gontijo [3] Kallyne Rocha [4] Geliane de Oliveira[5] Ely Borges[6] Nizza Fashion[7] Fernanda Generoso[8] Ediene Peixoto[9] Leila Laíce[10] Bianca Aquino

[11] Bel Brito e Nadia Cristina [12] Neide e Rosangela de Sousa[13] Rita Badú[14] Dra. Wanessa Gomides[15] Elizete Araújo[16] Givanilda Felipe [17] Patrícia Miranda, Simone Araujo e Stephannye Oliveira

[1]

[2] [3][4] [5]

[6]

[7] [8] [9] [10]

[12]

[21]

[13] [14]

[15]

[16]

[17] [18]

[19]

[20] Click Special

[6][7]

[8][9]

[10]

[11] [12][13]

[14] [15]

[16] [17]

Page 21: Revista Única 8

21

Couple Page

[1] Adão e Fátima Barbosa [2] Hildo do Candango e Aleandra de Sousa[3] José Fernando e Rosane Mendes [4] Olavo e Aline Alves [5] Andréa e Anderson Teodoro [6] Antônio Carlos e Bell Brito [7] Cleidiney Lorenço e Simone da Cunha [8] Cláudio Deusdete e Aline Pereira [9] Bruno Alves e Vanessa Gabrielle [10] Zanúbia Torres e Jéferson Rodrigues

[11] Dr. Lúcio e Dra. Wanessa Gomides [12] Joel e Carla Faria [13] Dr. Bartolomeu Nogueira e Maria Lúcia [14] Eliane Costa e Raimundo Amoril [15] Flávio de Oliveira e Eliana Ribeiro [16] João e Vivi Calazans[17] Francisco Paulo e Tânia Maria[18] Ricardo e Cristiana Alvarenga[19] Valdiva e Josivaldo Lorenço

[1]

[10]

[25][28]

[4] [5] [6]

[7] [8] [9]

[11]

[12]

[13]

[14]

[15]

[16] [17]

[18]

[19]

[2] [3]

Page 22: Revista Única 8

22Homenagens

Rita de Fátima M. O. Resende, fi-lha de um mecânico e uma dona de casa. Era a primeira filha e

teve uma vida difícil. Morava em Ria-chinho MG e não tendo mais estudos na cidade migrou para Bonfinópoles cidade vizinha. Para manter seus estudos e comprar suas coisas traba-lhava em casa de família. Fátima era vaidosa e gostava de se cuidar em especial arrumar os cabelos, era um de seus sonhos montar um salão de beleza em Riachinho MG.

Fátima perdeu seu pai de forma trágica ainda jovem, veio para Bra-sília e trabalhava na casa de sua tia Cássia e terminou o segundo grau. Sua mãe casou novamente, logo ado-eceu. Em uma das visitas que fazia a sua mãe, conheceu Wilmar Resen-de. Logo depois de sua mãe mudar-se para Pintópolis MG, Fátima voltou para Riachinho para tomar conta da pensão de propriedade da família, lá tinha sua fiel e companheira amiga, a Rubênia. Logo noivou e se casou com Wilmar Resende, em Arinos MG.

Dois meses após seu casamento sua mãe faleceu, sofreu muito, pois era muito ligada a ela, mas podia contar com o apoio do seu esposo na longa caminhada sem pai e sem mãe. Fáti-ma engravidou de seu primeiro filho em Brasília e teve-o em Riachinho, meses depois engravidou da segunda e em Brasília nasceu a Thaysa.

Fátima e sua família se muda-ram para o setor “O” na Ceilândia. Enquanto Wilmar trabalhava de um lado ela trabalhava de outro e não perdia o sonho de montar seu salão de beleza. Compraram o lote em Águas Lindas, na época só tinha os piquetes de demarcação, não tinha nenhuma casa e logo começaram construir para sair do aluguel, fi-zeram três cômodos com banheiro. Mesmo com as crianças pequenas, Fátima fez cursos de cabeleireira e começou trabalhar na sala de sua casa, com um espelho e uma cadei-ra. Ai começava sua carreira. A vida em Águas Lindas naquela época era difícil, nem transporte tinha direito, mas sempre trabalhou sem desani-mo, fazendo cursos e mais cursos em sua área e sempre inovando. Wilmar seu esposo, sempre te apoiava.

Trabalhava na sala de sua casa até que veio a construção do salão, logo depois da mercearia. Fátima era uma pessoa incansável, procurava sempre estar atualizada nas modernidades de sua profissão, pensando em aten-der seu cliente da melhor forma pos-sível, participava de seminários no Distrito Federal, em Goiânia onde fosse preciso.

Em virtude de seu esforço, seu esta-belecimento cresce dia após dia, con-tratou funcionários e equipou o salão o melhor que pôde. Entre suas funcioná-rias que contribuíram muito para o seu sucesso, cito duas; sua irmã Darlene e a Cleide que te acompanhava há muito tempo e já faz parte da família.

Fátima “Fafá” como era chamada pelos mais íntimos, não tinha hora para abrir ou fechar o salão, traba-lhava dia e noite mesmo assim, ainda

achava tempo para visitar a família, família essa que ela gostava muito, tanto a sua como do seu esposo, não faltava às comemorações quase sempre a última que chegava, mas participava. Era uma guerreira, tra-balhava até mesmo doente, não dis-pensava se quer um cliente mesmo que já estivesse fechado. Era uma pessoa amiga, emotiva chorava fácil. Sempre procurou ajudar as pessoas menos favorecidas.

Fátima sempre procurava resol-ver seu problema de saúde, até que todos da família foram pegos de sur-presa, saiu de casa para fazer um exame, que iria de uma vez resolver seu problema, pelo menos era o que esperava, e lá foi a “Fafá” em sua tentativa desesperada de cura, mas seu coração lhe traiu e parou, deixou toda família com o coração partido.

Sem achar explicação procuramos encontra-la nas nuvens, nas estrelas, em tudo que nos cerca, mas temos consciência que nada vai trazer-la de volta, nem o vazio nem a tristeza só nos resta a saudade... Jamais vamos esquecê-la, por tudo que nos propor-cionou. Quanta saudade Fátima... Te amamos muito.Por Rita de Cássia Mendes de OliveiraRita de Fátima M. O. Resende* Nascimento 14-Maio-1964 *† Falecimento 30-Agosto-2006 †

Rita de Fátima você foi sinônimo de perseverança

Page 23: Revista Única 8

23

Morte ou óbito são termos que po-dem referir-se tanto ao término da vida de um organismo como

ao estado desse organismo depois do evento. Uma alegoria comum da mor-te é um Anjo da Morte, a cor negra, ou o famoso túnel com luminosidade ao fundo.

Biologicamente, a morte pode ocorrer para o todo, para parte do todo ou para ambos. Por exemplo, é possível para células individuais, ou mesmo orgãos morrerem, e ain-da assim o organismo como um todo continuar a viver; muitas células individuais vivem por apenas pouco tempo, e a maior parte das células de um organismo são continuamente substituídas por novas células.

Também é possível que o organismo morra (geralmente, num caso de morte cerebral) e que suas células e órgãos vi-vam, e sejam usadas para transplantes. Porém, neste caso, os tecidos sobre-viventes precisam de ser removidos e transplantados rapidamente ou morre-rão também. Em raros casos, algumas células podem sobreviver, como no caso de Henrietta Lacks (no caso dela, células cancerígenas foram retiradas do seu corpo por um cientista, continuan-do a multiplicar-se indefinidamente).

Morte humana: definição e sig-nificância

De longe o mais importante e sig-nificante tipo de morte para os seres humanos é a morte de um dos seus. Pensar sobre a morte humana levan-ta muitas questões.

Primeiro, como podemos identifi-car o momento exato em que a mor-te ocorreu? Isto parece importante, porque identificar o momento pode permitir-nos registrar a hora exacta da morte nas certidões de óbito, ter a cer-teza que o corpo será libertado após se verificar que a pessoa está realmente morta, e em geral, e saber como agir

perante uma pessoa viva e uma pes-soa morta. Em particular, identificar o momento exacto da morte é impor-tante nos casos de transplante de ór-gãos, porque tais órgãos precisam de ser transplantados (cirurgicamente) o mais rápido possível.

O que acontece ao ser humano depois da morte?

A questão de o que acontece, espe-cialmente com os humanos, durante e após a morte (ou o que acontece “uma vez morto”, se pensarmos na morte como um estado permanente) é uma interrogação freqüente, latente mes-mo, na psique humana. Tais questões vêm de longa data, e a crença numa vida após a morte como a reencarna-ção ou ida a outros mundos é comum e antiga (veja submundo). Para muitos, a crença e informações sobre a vida após a morte são uma consolação ou uma cobardia em relação à morte de um ser amado ou à prospecção da sua própria morte. Por outro lado, medo do Inferno ou de outras conseqüências negativas podem tornar a morte algo mais temido. A contemplação humana da morte é uma motivação importante para o desenvolvimento de sistemas de crenças e religiões organizadas.

Enquanto existem estudos moder-nos sobre vida após a morte, a aceita-ção da sua existência ou não-existên-cia continua a ser um acto de fé para a maioria das pessoas.

A vida é um dom de Deus em-prestado ao seres humanos, a vida nos ensina a sorrir e às vezes nos faz chorar, nos encoraja para ser bem sucedidos ou simplesmente nos deixa fracassados. A vida é um mistério sem explicação perante aos olhos do homem, simplesmente a usamos e um dia precisamos de-volver-la ao seu verdadeiro dono. O senhor dos exércitos, ao rei dos reis, ao criador supremo.

Emanuel Castro, você apesar de tão jovem, foi um guerreiro, no exato momento trabalhava em de-fesa da nação, representava Águas Lindas de Goiás na Aeronáutica Brasileira.

Sua presença na terra foi marcada com muita alegria desde o seu nasci-mento, seus pais, irmãos, familiares e amigos se entristecem com sua au-sência, mas sabemos que o ocorrido foi por vontade do nosso senhor su-premo, e que nesse momento você vive uma vida diferente preparada por ele. Saiba que todos nos gostáva-mos muito de você e Agora nos resta uma grande saudade.

Carlos Peixoto e Equipe da Revista ÚNIKA

Homenagem ao Jovem Emanuel CastroMorte ou óbito

assunto temido e delicado

Page 24: Revista Única 8

2�Política I

PTB de Águas Lindas é tido hoje como o principal partido político da cidade, depois das últimas eleições.

Com a administração do presidente Sr. Artur Linhares, o partido deu um salto na credibilidade dos seus afiliados e da po-pulação em geral. O PTB entrou na histó-ria do município como o primeiro partido a eleger um deputado federal, no caso o dep. José Tatico com 14.148 votos em Águas Lindas, e um suplente de estadual o candidato mais votado na cidade, Ge-raldo Messias com 11.092 votos. Segundo Artur Linhares, o PTB é hoje um parti-do realizado e com uma base forte para

enfrentar as próximas eleições, já tem seu candidato certo para pleitear o car-go de prefeito e já escolheu a maioria dos candidatos a vereadores de 2008. Desde que assumiu a presidência do partido, Artur Linhares vem fazendo ar-ticulações e convidando pessoas de boa ídole comprometidas com o desenvolvi-mento da cidade, comprometidas com o interesse de toda população. Segundo ele, não adianta o partido crescer com na compania de pessoas com caráter duvidoso, “se o partido alcançou em pouco tempo a credibilidade que tem hoje, é porque as pessoas confiam em mim, acreditam em minha capacidade de administrar, por isso em tempo ne-nhum vou decepcionar os eleitores de meu partido” disse Artur e acrescentou; todos os candidatos a vereadores que o partido está escolhendo são pessoas preparadas para trabalhar em adminis-tração pública, que em nenhum tempo vão se vender em troca de benefícios próprios, porque desde que estão sain-do candidatos pelo partido o qual sou presidente, estão fazendo um compro-misso de trabalhar em prol da sociedade desse município.

Geraldo Messias Agradece a população

Depois das eleições mesmo sem ter sido eleito, Geraldo Messias em forma de gratidão, voltou pessoalmente às ruas de Águas Lindas para agra-decer a população o voto de confiança depositado em seu nome. Segundo ele, as pessoas votaram conscientes e querem mudança. “Estou feliz, pois recebi do meu povo uma vota-ção considerada e prometo fa-zer o que for possível para não decepcionar essa gente, essa gente batalhadora que acredi-tam em mim, que tem espe-rança que viram dias melhores para esse município, não sou político por coincidência, sou porque gosto de política, gos-to de estar no meio do povo”. Disse Geraldo Messias.

Artur Linhares,o desenvolvimento de seu partido “PTB”

José Tático é um nome bem concei-tuado no meio político e empresarial, além de trabalhar no ramo de agrope-cuária no estado de Goiás, mantém viva e funcionando a todo vapor sua rede de supermercados. Tático cumpre mandato de deputado federal pelo DF e nas últi-mas eleições foi eleito em Goiás a depu-tado federal por Águas Lindas. Para José Tático, política corre em suas veias, gos-ta de estar no meio do povo, trabalhar para o povo e com seu jeito dinâmico e prestativo consegue a simpatia da popu-lação. Perguntado sobre o porquê estava

deixando o DF para assumir a política em Goiás, respondeu; “Em Goiás tem espa-ço para eu trabalhar, no DF se agente começa um trabalho com um adminis-trador de uma cidade, vem o governo e tira ele, no Goiás posso trabalhar com os prefeitos e tenho certeza que não vou ter problemas, pois vou corresponder aos eleitores”. Em discurso, José Táti-co agradeceu a população do município pela expressa votação que recebeu, dis-se que seu compromisso com Águas Lin-das é muito grande e promete não de-cepcionar a população, acrescentou que o mandato não é seu, é do povo.

José Tatico, o primeiro deputado eleito em Águas Lindas

Page 25: Revista Única 8

25Campanha

O governador do estado de Goiás, Dr. Alcides Rodrigues fez uma visita a Águas Lindas, antes do

segundo turno da eleição de 2006. O governador desfilou no município com uma carreata com mais de 800 carros ao lado do deputado federal José Tático, Geraldo Messias e outros nomes da coligação “Tempo Novo”. No primeiro turno Alcides Rodrigues perdeu as eleições em Águas Lindas para o candidato Maguito vilela que obteve 66,43% dos votos válidos do município e ele apenas 23,47% dos votos válidos. No segundo turno con-seguiu virar e sair na frente do ad-versário no município.

Após percorrer vários bairros da cidade, a carreata se encerrou en-frente ao Supermercado Tático. Per-guntado para o governador qual seria a prioridade para o Entorno do Distri-to Federal, Alcides Rodrigues respon-deu que o Entorno é uma região espe-cial, pois a mesma cresceu muito e o poder público não tem acompanhado esse crescimento, e agora cabe aos homens públicos trabalharem para

mudar a realidade dessa região em especial a cidade de Águas Lindas de Goiás. Perguntado sobre se vai con-tinuar a parceria com o governo do Distrito Federal, Alcides Rodrigues respondeu que já havia conversado com o governador eleito José Rober-to Arruda e com o ex-governador de Goiás e eleito senador Marconi Pe-rillo, com deputados federais e vai fazer uma parceria forte para mudar a realidade dessa região.

Durante o discurso de encerra-mento, Geraldo Messias disse que em primeiro lugar agradecia a Deus pelo momento ímpar que estava aconte-cendo em Águas Lindas, otimista, disse que a cidade conseguiu eleger dois deputados, José Tático, eleito com a maioria dos votos para federal em Águas Lindas e referia a possibili-dade de seu nome assumir a cadeira de estadual em um futuro breve. Dis-se ainda, que a cidade estava tendo o prazer de receber um dos governa-dores que vai ser revelação do Brasil. Lembrou que agora Águas Lindas ti-nha compromisso, Alcides Rodrigues

e um Governador municipalista, pois o mesmo já foi prefeito várias vezes e por isso sabe das necessidades de um município. Finalizou suas pala-vras agradecendo aos 16.334 eleito-res que confiaram em suas propos-tas, sendo que a maioria desses votos foi de Águas Lindas.

Quando teve a palavra o deputa-do federal José Tático, disse que era grande seu compromisso com Águas Lindas, pois ele e Geraldo Messias ti-veram quase a metade dos votos da cidade, e para que pudesse fazer al-guma coisa, precisava de Alcides Ro-drigues eleito. Disse ainda, que acre-dita na competência do governador e que ele vai fazer por Goiás o que poucos fizeram, lembrou que Alcides é um homem que só tem vitórias e tem certeza de que vai fazer muito por Águas Lindas, pelo entorno e pelo estado de Goiás. Disse também que apóia o Governador eleito do DF, José Roberto Arruda e tem certeza que ele vai contribuir muito para o desenvol-vimento do entorno. Falou da neces-sidade da união dos políticos, que de-pois das eleições vai ser companheiro de todos para que possa fazer um bom trabalho. No final de seu discurso José Tatico elogiou Geraldo Messias e disse que tem certeza que ele vai ser depu-tado e fazer um bom trabalho para o município e para o povo goiano.

Iniciando seu discurso o governa-dor agradeceu as autoridades presen-tes, agradeceu os votos dados a ele e a coligação “do Tempo Novo”. Após pedir os votos para o segundo turno, Alcides disse que estava ali para fazer um compromisso em praça pública, com as lideranças da região, haveria de transformar a realidade de Águas Lindas e da região do entorno do DF, porque é preciso adotar políticas pú-blicas diferenciadas para essa região, que é diferente em todos os aspectos. Disse ainda, que essa região vai ser transformada por pessoas que que-rem o bem dessas cidades. Finalizou agradecendo mais uma vez pelos vo-tos recebidos, dizendo que a gratidão é uma das maiores virtudes que o ho-mem tem.

Alcides Rodrigues em Águas Lindas

Page 26: Revista Única 8

2�Política II

Eleições em Águas Lindas de Goiás

As eleições em Águas Lindas ocorreram tranqüilas, no pri-meiro e no segundo turno, ne-

nhum dos candidatos da cidade foi eleito, com exceção do deputado federal José Tatico, que já tinha o cargo no Distrito Federal e optan-do por Goiás nesse pleito, foi eleito com mais de 40% dos votos válidos a deputado federal em Águas Lindas.

No primeiro turno, 38.736 eleito-res compareceram as urnas em Águas Lindas, deixando 33.652 votos válidos e um total de 5.084 votos brancos e nulos.

No segundo turno, comparece-ram as urnas 37.878 com um total de 31.417 votos válidos e 6.461 vo-tos brancos e nulos.

Veja o desempenho dos princi-pais candidatos a deputado estadual de Águas Lindas:

Geraldo Messias do (PTB) ficou com 11.092 dos votos válidos em Águas Lindas e um total geral de 16.334 votos no estado.

Maria Celeste do (PFL) ficou com 5.668 dos votos válidos de Águas Lin-das e um total geral de 9.047 votos no estado.

Luiz Alberto do (PSOL) ficou com 4.246 dos votos válidos de Águas Lin-das e um total geral de 8.877 votos no estado.

José Fernando (Dinando) do (PP) ficou com 1.456 dos votos válidos de Águas Lindas e um total geral de 1.804 votos no estado.

Elmano Ferreira do (PMDB) ficou com 1.195 dos votos válidos de Águas Lindas e um total geral de 1.603 vo-tos no estado.

Principais candidatos a deputado federal por Águas Lindas:

José Tatico do (PTB) (Eleito) fi-cou com 14.148 dos votos válidos de Águas Lindas e um total geral de 84.633 votos no estado.

Osmar Resende do (PSOL) ficou com 2.141 dos votos válidos de Águas Lindas e um total geral de 2.752 vo-tos no estado.

Para governador, Águas Lindas surpreendeu com uma virada no se-gundo turno vejamos:

Primeiro turno Maguito Vilela (PMDB) obteve 66,43% dos votos vá-lidos um total de 20.395 votos

e Alcides Rodrigues (PP) obteve 23,47% dos votos válidos um total de 7.207 votos

Segundo turno Maguito Vilela ob-teve 49,01% dos votos válidos um to-tal de 15.399 votos

e Alcides Rodrigues obteve 50,99% dos votos válidos um total de 16.018 votos

Para senador Marconi Pelrillo (PSDB) (Eleito) foi o vencedor em Águas Lindas. Obteve 50,18% dos votos válidos, um total de 14.554 votos. Segundo lugar ficou o Ney Moura (PMDB), com 38,18% dos votos válidos, um total de 11.074 votos

Segundo Dra. Vanessa Lemos, Juíza da única vara de Águas Lin-das, as eleições foram tranqüilas, surgiram algumas denúncias anôni-mas, mas com o apoio das polícias civis, militares e da policia federal, foi tudo solucionado. Disse ainda, que um dos maiores problemas que a cidade enfrentou durante a campanha eleitoral, foi à presença de candidatos do Distrito Federal fazendo campanha ilegalmente no município.

Segundo Dr. Paulo Roberto, de-legado titular de Águas Lindas, as eleições na cidade se passou na maior normalidade possível, dentro do esperado, e atribuiu o bom an-damento a segurança providenciada a tempo, onde foi feito um trabalho em conjunto com as três polícias, militar, civil e federal. Segundo ele, foram registradas algumas denún-cias durante a campanha eleitoral, mas nada que trouxesse uma reper-cussão grande e atrapalhasse o bom andamento das eleições.

Page 27: Revista Única 8

2�Opinião

Por Nilton Nallin

Passado o tumulto peculiar que envolve um processo eleitoral, chega a hora em que o povo

volta ao convívio com o mundo real. Sem as fantasias das promessas do tudo é possível quando na verdade não passa de engodo para faturar mais votos.

Passado o momento eleitoral, a grande maioria dos eleitos, ou os que quase chegaram lá e estão ne-gociando com quem chegou, já não tem o mesmo olhar para o eleitor. Quando muito, ainda cumprimenta.

Passado o momento eleitoral, é hora de distribuir os cargos para os bajuladores, porém sem competên-cia, ou computar os prejuízos gerados pelos gastos na campanha. Nessa hora tem gente que pensa em voltar atrás e por tudo o que gastou no bolso e via-jar. É dinheiro que não se acaba.

Passada a eleição, voltam os buracos, esgoto a céu aberto, lixo, transporte de péssima qualidade, desrespeito com o contribuinte, de-semprego, fome, insegurança, trá-fico, gravidez precoce, morador de rua, corrupção, até a elite sente di-ficuldade em se deslocar de avião.

Há poucos dias era tudo maravilha, asfalto, saneamento, reciclagem, lici-tação para o transporte, atendimento do serviço público em casa, trabalho na campanha com promessa de futu-

ro, cesta básica, polícia até federal na rua, tranqüilidade, inclusão social, casas sendo construídas para o caren-te, transparência nas contas, o Metrô chega a Águas Lindas, se demora um pouco o trem bala já estaria passando pra Goiânia.

Sem querer fazer uma previsão futurista, não será difícil afirmar que os aliados de hoje serão os ad-versários de amanhã, para ser mais objetivo, tem muita gente aprovei-tando hoje das benesses do poder, que estarão criticando o sistema

amanhã querendo comandar o que prometerão acabar.

E assim é sempre a mesma coi-sa. De um lado, a grande maioria de políticos se elege e reelege e pouco ou nada fazem para transformarem a realidade nua e crua, do outro o povo, sem conhecer sua força e seu número, reclamam e reclamam, po-rém nada fazem ou reagem.

É o espelho. Um está para o ou-tro. A omissão dos vários milhões contribuindo para o desmando de poucos milhares.

Haverá um dia em que os povos reconhecerão que unidos podem vi-ver melhor conquistando, que ter que preferir alguns para explorar os

que sobram. Preferirão exigir o que lhe é devido, a viver de migalhas recebidas. Saberão valorizar e apri-morar o atual para não ter que se nivelar por baixo.

Quando os jovens não aceitarem uma bolsa para faculdade particu-lar e exigir a qualidade do ensino fundamental e médio para lhe dar condição de conquistar a faculdade pública será um belo exemplo.

Quando o chefe de família, não aceitar a cesta básica como forma de calar sua boca e conviver com o desemprego crescente...

Quando o cidadão perceber que a “lei de Gerson” foi só uma peça publici-tária e que quando temos uma vantagem pessoal sobre a comunidade, nós como comunidade, também perdemos...

Quando não pensarmos em ex-plorar o meio ambiente de tal forma que o impossibilite de nos presente-ar com o ar puro, a água doce e mui-tas vezes o alimento saudável...

Quando não estivermos usando os computadores e a tecnologia para matar direcionando bombas ou mes-mo criando vírus para causar preju-ízo ao próximo, mas para descobrir-mos algumas causas e curas de do-enças que assolam a humanidade...

Enfim, quando estivermos pen-sando no próximo como irmão filho do mesmo Deus criador independen-temente do que ele lhe representa materialmente...

Certamente, teremos chegado a um nível elevado de consciência e não estaremos mais aqui a reclamar.

Ressaca eleitoral

“esgoto a céu aberto, lixo, transporte de péssima qualidade, desrespeito com o contribuinte, desemprego, fome, insegurança, tráfico, gravidez precoce, morador

de rua, corrupção”

Sem querer fazer uma previsão futurista, não será difícil afirmar que os aliados de hoje serão os adversários de amanhã

Nilton Nallin

Page 28: Revista Única 8

28Opinião

Em uma eleição disputadíssima, onde nenhum candidato a deputado estadual foi eleito em Águas Lindas de Goiás, o candidato Dinando (PP) agra-dece a votação que teve no municí-pio. Segundo ele, foi mais uma expe-riência vivida, onde constatou que em uma eleição se aprende muito, é uma lição de vida, teve a certeza de que o ser humano é mesmo fantástico.

O voto representa muito, apesar de muitos acharem que seu voto só vale uma cesta básica ou uma certa vantagem financeira por algum tem-po, enfim, tudo passa e só o tempo vai dizer que estamos certos.

Aqui fica, meu agradecimento aos 1.804 eleitores que acredita-ram em meus projetos e votaram em mim, por confiarem que “Dinan-do” poderá fazer a diferença para o povo goiano, em especial ao povo de Águas Lindas e demais região do Entorno do Distrito Federal. O meu muito obrigado a todos.

Dinando agradece aos seus eleitoresEm uma cidade que enfrenta

tantas dificuldades, é preciso alguém que defenda os inte-

resses da população, o vereador Evandro do Rainha da Paz, tem feito o possível para não decep-

Ter água tratada e rede de esgoto é um direito de todo cidadão, no entanto em Águas Lindas de Goiás é diferente, as propostas feitas em época de campanha política não passam de meras promes-sas que ficam ali mesmo no palanque de enganação. Muito se ouviu falar em um determinado tempo passado, que agora teríamos água tratada com a qualidade da água usada no Distrito Federal, pois estaria chegando ao município o con-sórcio CAESB/SANEAGO, a população fi-cou feliz, de fato o nome das empresas chegaram, mas a qualidade dos serviços prestados por elas infelizmente anda lon-ge. Hoje vive no município uma média de

200 mil habitantes e não temos atenção das autoridades políticas para resolver esse problema, não temos se quer 5% do

sistema de saneamento básico concluído, isso acarreta doenças em nossas crianças e na população como todo, não tem como dizer que uma água extraída do solo atra-vés de poços onde há nas proximidades fossas onde filtra todo esgoto das resi-dências e comercio e sem nenhum cui-dado de tratamento, seja limpa, pura e pronta para ser consumida sem contami-nação. Águas Lindas fica a menos de dois quilômetros do DF, quase dar para ver o planalto central e ninguém toma provi-dencias, o nosso sistema é uma vergonha nacional e não sabemos de quem é a cul-pa se da administração local, do governo do estado ou do governo federal.

Água e esgoto em Águas Lindas, uma vergonha nacional

cionar os seus eleitores. Segundo ele, Águas Lindas é uma cidade carente de muitas coisas básicas, para que um cidadão tenha uma boa qualidade de vida. As inúme-ras dificuldades que esse povo en-frenta, é conseqüência do acele-rado crescimento populacional de um município quase sem estrutu-ra. Na câmara estou brigando para o melhoramento da condição de vida dessas pessoas, disse Evandro e acrescentou; sou contra o paga-mento da taxa fixa de Águas que implantaram aqui, pois a qualida-de é a mesma de antes não melho-rou em nada. Não sou a favor da cobrança de interurbano de Águas Lindas para cidades do Distrito Federal, assim como também não sou a favor dessa má qualidade do transporte coletivo desse municí-pio e estou fazendo e vou fazer o possível na câmara dos vereadores para que nossa população tenha uma vida digna.

O interesse da população e o Vereador Evandro do Rainha da Paz

Pedro Gomes - Supermercado Mini Preço

Page 29: Revista Única 8

29Eleições

Veja com detalhes os nomes eleitos em 2006 em Goiás

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das 17 vagas de deputado federal destinadas a Goiás, 23,53% serão ocupadas por deputados estreantes

Confira os deputados federais eleitos em Goiás:

Depudados Federais Partido votos votos válidosDona Iris (PMDB) 201.229 (7,10%)Ronaldo Caiado (PFL) 152.895 (5,39%)Sandro Mabel (PL) 108.629 (3,83%)Leandro Vilela (PMDB) 107.554 (3,79%)Jovair Arantes (PTB) 105.219 (3,71%)Roberto Balestra (PP) 102.129 (3,60%)Pedro Chaves (PMDB) 94.414 (3,33%) Sandes Júnior (PP) 93.168 (3,29%)Leonardo Vilela (PSDB) 91.891 (3,24%)Rubens Otoni (PT) 87.258 (3,08%)Tatico (PTB) 84.633 (2,98%)Prof. Raquel Teixeira (PSDB) 83.398 (2,94%)Bittencourt (PMDB) 71.322 (2,52%)João Campos (PSDB) 67.573 (2,38%)Carlos Alberto Leréia (PSDB) 66.770 (2,35%)Marcelo Melo (PMDB) 59.501 (2,10%)Pedro Wilson (PT) 49.949 (1,76%)

Confira os deputados estaduais eleitos em Goiás:

Depudados Federais Partido votosFlávia Morais (PSDB) 47.761 Ernesto Roller (PP) 42.269 Thiago Peixoto (PMDB) 38.096 Adriete Elias (PMDB) 35.476 Samuel Almeida (PSDB) 34.972 Jardel Sebba (PSDB) 34.718 Helder Valin (PSDB) 34.179 Jose Nelto (PMDB) 33.666 Tulio Isac (PSDB) 33.227 Samuel Belchior (PMDB) 29.819 Iso Moreira (PSDB) 29.799 Cláudio Meirelles (PL) 29.747 Daniel Goulart (PSDB) 29.400 Pr. Fabio Sousa (PSDB) 28.872 Nédio (PP) 28.673

Marlucio Pereira (PTB) 28.223 Miguel Angelo (PMDB) 27.635 Nilo Resende (PFL) 27.087 Paulo Cezar Martins (PMDB) 26.947 Frei Valdair de Jesus (PTB) 26.463 Ozair José (PP) 26.449 Luiz Carlos do Carmo (PMDB) 24.961 Padre Ferreira (PSDB) 24.947 Romilton Moraes (PMDB) 24.146 Betinha Tejota (PSB) 23.260 Dr. Helio (PFL) 22.863Mara (PMDB) 22.577 Wagner Guimarães (PMDB) 21.714 Cristovao (PTB) 20.905 Coronel Queiroz (PTB) 20.538 Misael Oliveira (PDT) 20.226 Humberto Aidar (PT) 20.181 Dr. Valdir (PL) 20.024Álavaro Guimarães (PL) 18.646 Cilene Guimarães (PL) 18.606 Isaura Lemos (PDT) 15.335 Wellington Valim (PTdoB) 14.742 Luís César Bueno (PT) 12.574Vanuza Valadares (PSC) 12.103 Tiãozinho Costa (PTdoB) 11.886 Mauro Rubem (PT) 11.544

Senador da RepúblicaMarconi Perillo foi o Senador da República eleito com maior número de votos na história do estado de Goiás

Marconi Perillo (PSDB) 2.035,82 votos (75,82%)

Foi eleito para governador vencendo os dois turnos

Alcides Rodrigues (PP) 1.508.024 votos (57,14%)

Page 30: Revista Única 8

30

O governador Alcides Rodrigues Fi-lho, nasceu no dia 8 de outubro de 1950, no município de Santa

Helena de Goiás-GO. Ele é filho de Al-cides Rodrigues da Silva e de Maria S. Silva, a dona Guri. È casado com Ra-quel Mendes Vieira Rodrigues, que lhe deu dois filhos, Aline Vieira Rodrigues, advogada, e João Alberto Vieira Rodri-gues, médico.

Entre as muitas afinidades que unem Alcides e Raquel Rodrigues, des-tacam-se o gosto pela política e a dis-posição para ajudar o próximo. Raquel é atualmente prefeita de Santa Helena de Goiás (eleita em 2004),

cargo já exercido por Alcides, seu marido (1993/1996). Ambos

também já cumpriram mandatos na Assembléia Legislativa.

Alcides foi eleito deputado estadu-al pelo então PDC, para o

período de 1991 a 1993 (11ª legisla-tura), enquanto

Raquel foi deputada estadual de 2001 a 2004, dois anos pela

14ª legislatura e dois anos pela 15ª. Alcides Rodrigues fez os estudos

básicos em Santa Helena de Goiás. Cursou o Primário na Escola Adventista do Sétimo Dia e o ginasial no Colégio Estadual de Santa Helena de Goiás. Em Goiânia, fez o 2º Grau no Lyceu de Goiânia e no Colégio Universitário, que era vinculado à UFG.

Alcides Rodrigues se formou como médico. Ele, desde cedo, teve voca-ção para a Medicina, passou em dois

vestibulares, optando por estudar na Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. Ali, militou no mo-vimento estudantil, onde nasceu o seu interesse pela política. Fez residência médica em um dos maiores hospitais brasileiros, o Hospital Geral de Bon-sucesso, no Rio de Janeiro, especiali-zando-se em ginecologia e obstetrícia. Antes, acumulou experiência como médico da Força Aérea Brasileira, tra-balhando no Distrito Federal.

Em Brasília aperfeiçoou seus conhe-cimentos profissionais como médico do Hospital Distrital L2 Sul e pós-graduou-se em Medicina do Trabalho. Clinicou em Santa Helena de Goiás e em outros municípios do Sudoeste Goiano, tendo realizado mais de cinco mil partos e acompanhando de perto milhares de famílias.

Dessa vivência, veio o inevitável chamamento para a política como prá-tica de defesa da pessoa humana e dos interesses coletivos da população.

PolíticaComo um dos organizadores do

PDC em Goiás, partido que mais tarde evoluiria para o atual PP, Alcides Ro-drigues disputou e venceu em 1990 a eleição para deputado estadual. Na As-sembléia, integrando a bancada oposi-cionista, teve como colega o então de-putado estadual Marconi Perillo.

Alcides interrompeu o mandato de de-putado estadual para se candidatar a pre-feito de Santa Helena de Goiás, tendo ga-nho o pleito para a gestão de 1993/1996. Como chefe do executivo santa-helenen-se, realizou uma gestão inovadora, entre-gando a Prefeitura ao seu sucessor, não só com todos os pagamentos em dia, mas principalmente com uma rigorosa organi-zação administrativa.

Dois anos depois, em 1998, abriu mão de uma nova eleição para a As-sembléia Legislativa para se unir ao jo-vem deputado federal Marconi Perillo, sendo seu vice na chapa que represen-taria a oposição nas eleições para go-vernador. Junto com Marconi, Alcides levou a mensagem do “Tempo Novo” a todos os cantos do Estado, empolgan-do a população.

O resultado foi uma vitória impres-sionante. Marconi Perillo e Alcides Ro-drigues, no início da campanha tinham apenas 3% nas pesquisas e partiram para uma virada histórica, ganhando a elei-ção. Iniciaram em 1º de janeiro de 1999 um período administrativo que acabou chamando a atenção do Brasil pelas so-luções criativas e pela ousadia de um projeto administrativo que acabaria fa-

zendo de Goiás um Estado economica-mente forte e socialmente justo.

Marconi Perillo e Alcides Rodrigues foram reeleitos em 2002. No primeiro mandato, Alcides Rodrigues aceitou a missão de comandar a Secretaria Esta-dual de Meio-Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Habitação, pasta, aliás, criada pelo novo Governo. No segundo mandato, além de consolidar o seu pa-pel institucional de vice-governador, foi convocado para solucionar a mais grave crise político-administrativo de toda a história do município de Anápo-lis, que levou ao afastamento do pre-feito de então pela Câmara.

O governador Marconi Perillo decre-tou intervenção na Prefeitura de Aná-polis e nomeou Alcides Rodrigues como interventor, posto que ocupou de 19/08 a 31/11/2003. Em aproximadamente 100 dias como chefe do executivo de Anápolis, Alcides saneou as finanças do município e quitou as folhas de paga-mento de pessoal que se encontravam atrasadas. Com agilidade, recuperou a credibilidade da Prefeitura anapolina, reiniciou as inúmeras obras paralisa-das, lançou novos projetos e sobretudo trabalhou com responsabilidade para recuperar a auto-estima da população daquele município.

PerfilAlcides Rodrigues foi um vice-go-

vernador que deu um novo conteúdo ao exercício da função. Com discrição e absoluta lealdade, manteve-se ati-vo como elemento de suporte para a ação política e administrativa do go-vernador Marconi Perillo. Ele não foi um vice meramente decorativo: a par das missões e dos cargos que exerceu, suas opiniões e sugestões ajudaram na implantação e na formatação de pro-gramas de grande repercussão, como por exemplo, a “Bolsa Universitária” e o “Cheque Moradia”.

Ao assumir o comando do Governo do Estado, em 31 de março passado, falando na Assembléia Legislativa, Al-cides Rodrigues reafirmou os seus prin-cípios pessoais de ética e responsabili-dade, comprometendo-se a empenhar todos os seus esforços para a manu-tenção do crescimento econômico de Goiás e a distribuir os resultados pela população goiana.

O novo governador defendeu como sua diretriz básica a “continuidade com inovação”, a partir da garantia de que os programas e projetos em andamento serão mantidos e aper-feiçoados, porém acompanhados das medidas que representarão o estilo e a marca da sua própria orientação.

Alcides Rodrigues foi o eleito nas últimas eleições para governar o esta-do de Goiás mais quatro anos. Apoiado pelo ex-governador e eleito senador da república Marconi Perillo, derrotou seus adversários no primeiro e no segundo turno. (fonte: Goiás Agora)

Conheça Alcides Rodrigues governador do estado de Goiás

Perfil

Page 31: Revista Única 8

31

Page 32: Revista Única 8

32