revista Única 6

28
Governo Itinerante Águas Lindas recebe o governo de Goiás Revitalização do centro da Ceilândia Veja Mulheres que abortam Porque não sabem que estão grávidas PSOL em Águas Lindas Onde muitas lideranças estão se encontrando Perfil do Governador Marconi Ferreira Perillo Júnior Luiz de Aquino responde a População Veja com detalhes Inauguração do Hospital Público de Águas Lindas Geraldo Messias e Tatico Candidatos a deputados Por Águas Lindas Goiás Fomento Começa beneficiar Águas Lindas Entrevista Inédita J. Pereira fala sobre Meio Ambiente Plano Diretor Participativo Águas Lindas cidade de todos Acesse www.revistaunika.com.br E-mail: [email protected]

Upload: revista-unica

Post on 11-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Única 6

Governo Itinerante Águas Lindas recebe o governo de Goiás

Revitalização do centro da Ceilândia

VejaMulheres que abortam Porque não sabem que estão grávidas

PSOL em Águas Lindas Onde muitas lideranças estão se encontrando

Perfil do Governador Marconi Ferreira Perillo Júnior

Luiz de Aquino responde a População

Veja com detalhesInauguração do Hospital Público de Águas Lindas

Geraldo Messias e TaticoCandidatos a deputados Por Águas Lindas

Goiás FomentoComeça beneficiar Águas Lindas

Entrevista InéditaJ. Pereira fala sobre Meio Ambiente

Plano Diretor ParticipativoÁguas Lindas cidade de todos

Ace

sse

ww

w.r

evis

taun

ika.

com

.br

E-

mai

l: re

vist

auni

ka@

bol.c

om.b

r

Page 2: Revista Única 6
Page 3: Revista Única 6

Diretor Responsável: Carlos Peixoto - [email protected] - (61) 9608.8777 - Secretária: Marilei de SousaPublicidade: Carlos Peixoto - Jornalista: Nilton Nallin DRT/DF 2620 Telefone: (61) 8402.0688 - Artes: UNIKA ComunicaçãoFotografia: UNIKA Comunicação e Eduardo Santos - Impressão: ACQUA Gráfica & Bureau - Tirágem: 10 mil exemplaresDiagramação e Projeto Gráfico: Cledson Soares [[email protected] Telefone: (61) 9266.1045]Administração e Redação: Quadra 36 Lt. 09 Camping Clube – Águas Lindas/GO CEP: 72910 000 - Telefone: (61) 3618.7669

Expediente

Os colaboradores não possuem qualquer vínculos empregatício com a revista.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não representam, necessariamente, opinião dos editores da revista.

Do editorCaro leitor, depois de al-

gum tempo de buscas esta-mos lhe entregando mais um exemplar da Revista ÚNIKA. Agradecemos a confiança que todos tem depositado em nosso trabalho, prometo não decepcionar até porque ÚNIKA publica fatos e opini-ões. Conforme publicado no último editorial, somos uma equipe que respeita os direi-tos dos outros, não estamos aqui para publicar contra ou a favor não mostramos só flores ou só espinhos infor-mamos a verdade e assim sempre será. Estamos felizes com a repercussão que a re-vista vem conquistando, não só no município de Águas Lindas, mas em outras cida-des como Ceilãndia e Braz-lãndia no DF, Santo Antônio, Cocalzinho e Padre Bernardo aqui no Entorno. Agradece-mos de coração as ligações e mensagens de apoio que nos foram enviadas.

Caro leitor, informamos que preocupados em atendê-los me-lhor, a partir de agora você terá acesso a ÚNIKA on-line, no site: www.revistaunika.com.Br e alem de poder ver todo conteúdo da revista atual, poderá ver também outros números anteriores e ma-térias com notícias atualizadas sobre Águas Lindas, sobre o Entorno e o DF. Poderá ter acesso também a fotos de eventos cobertos pela revista UNIKA.

Caro leitor, estamos em um ano de eleições, com certeza tere-mos inúmeros candidatos, gente que talvez você nunca viu e que vai aparecer agora prometendo até milagres. Portanto comece agora a pesquisar seu candidato, procure conhecer-lo melhor, se possível converse com ele, descubra qual são suas intenções, e não te deixe ser enganado com falsas promessas, se for preciso troque de candi-dato enquanto há tempo.

Aguardamos críticas, sugestões e estamos a sua disposição.

Lembramos que todo sonho se torna realidade,Quando a real atitude do sonhador, É lutar pelos seus objetivos.

Abraços e até a próximaCarlos Peixoto

Capa

Larissa da Silva Costa

Filha dos empresários Adão e Fátima Costa da Drogaria Central. Larissa tem 12 anos de idade, é estudante, menina meiga e obediente. É o orgulho de seus pais, que sempre agradece a Deus pelos seus lindos filhos Larissa e Leandro.

Estresse a bomba que explode dentro de você

Pág. 10

PARTICIPE DO CONCURSO GAROTA ÚNIKAE GAROTA ÁGUAS LINDAS 2006

Seja capa ÚNIKA(61) 3618.7669 - 9608.8777

Larissa Prefere:Prato: Mac Lanche Feliz Grill.Cor: Rosa.Perfume: Ma Cherie – O Boticário.Cantor: Banda RBD.Programa: Rebelde.Larissa Acha:Seu defeito: Curiosa.Sua qualidade: Obediente.Sua Família: Especial.Suas amigas: Mayara, Vitória e Fernanda.

Tatico e Geraldo Messias - 7 Entrevista com o Prefeito J. Pereira - 14

Transporte Alternativo - 15

Hidratação de Argila - 18

PTB de Águas Lindas - 20 Caçadores de Eleitores Perdidos - 21

Inauguração do Hospital público - 22

Goiás fomento - 24

O Entorno e o Distrito Federal? - 25

Plano Diretor Participativo - 26

a

Ortodontia:Uma especialidadePág. 13

Reprodução assistida no Brasil

Pág. 4

Page 4: Revista Única 6

4

Formação universitária, carreira profissional e estabilização finan-

ceira são alguns dos moti-vos que levam as mulhe-res a adiar a gravidez, atualmente.

De acordo com a So-ciedade Brasileira de Repro-dução Assistida, o número de mulheres com 40 anos, ou mais, fazendo reprodução assistida no Brasil, dobrou nos últimos 10 anos, passando de 7% em 1990, para 14% em 2002. Este tipo de reprodução caracteriza-se pela utilização de al-gum método que não seja o natural para engravidar.

O principal problema da gra-videz tardia é que as mulheres não produzem óvulos como os homens produzem espermatozói-des. Elas já nascem com os óvu-los que vão usar durante toda a vida. Após os 35 anos, as chances de gravidez começam a diminuir por causa da redução e do enve-lhecimento dos óvulos.

Além disso, a gi-necologista do Ambu-latório de Climatério da Unifesp, Carolina Carvalho, explica que alguns problemas como hipertensão, placenta fora do lugar adequado,

dificuldade no controle do peso e diabetes também

tendem a ser mais freqüente em uma gravidez após os 35 anos. Para o feto, os riscos de má forma-ção devido às anomalias cromossômi-cas são mais elevados que em uma gravidez normal.

No entanto, a especialista diz que é possível ter uma gestação sem riscos nessa faixa etária. “Hoje em dia, a medicina dispõe de muitos métodos para que a mulher que de-cidiu ter filhos mais tarde possa ter uma gravidez tranqüila”.

Para o bom andamento da gra-videz de uma mãe com mais de 35 anos, basta fazer um pré-natal de forma mais detalhada (com exames específicos para verificar os cromos-

Reprodução assistida no Brasil

somos, por exemplo) e um acompa-nhamento médico mais freqüente. Exercícios e uma dieta adequada também são fundamentais, segundo Carolina.

A ginecologista afirma que não existe nenhuma vantagem física em ser mãe mais tarde. Porém, acredita que haja outros tipos de benefícios. “A mulher está mais preparada para a chegada do bebê. Não só psicologi-camente, mas também no ponto de vista profissional e financeiro”.

Maria de Fátima Costa Farmacêutica BioquímicaFonte: Site: www.dietaesaude.com.br

Saúde - Mulher

Page 5: Revista Única 6

5Saúde - Mulher

As estações do ano, no Brasil, não são muito bem definidas. O calendário de moda, sim. Estamos em pleno outono, e pensando no que usar no próximo inver-no... Prefiro pensar e agir de forma mais objetiva: O que esperamos mesmo, são novidades! Buscamos inovações, cores, texturas, idéias... Creio que os estilistas do Fashion Rio sintonizaram o consciente coletivo, passando a produzir roupas leves, respeitando a realidade do nosso pais.

A inspiração está muito bem ancorada nos anos 20 e 60. O roxo foi eleito a cor da estação e podemos respirar aliviadas pois o preto retorna com força total, dando fundo à telas de pintura super coloridas; tendo o vermelho como ponto forte.

O ocidente está sempre sonhando com o oriente nas estamparias e também nas formas, no toque macio do cetim.

Xadrez é sempre a cara do inverno! Tire suas saias do armário! O efeito gas-

to e lavado em tecidos nobres ou não também é ponto em destaque de algu-mas coleções. Vamos ver sobreposições (blusinhas debaixo de vestidos com al-ças...), transparências, rendas, short, amarrações, nesgas, babados, bichos (ainda), floral e a mistura de tecidos no-bres com rústicos.

O que esperamos mesmo, são novidades!

Page 6: Revista Única 6

No dia 04-03-2006 o PTB de Águas lindas, reuniu várias li-deranças do partido e simpa-

tizantes para uma confraternização. O evento contou com participação de várias lideranças políticas e em-presariais, entre elas o Dep. Fede-ral José Tatico e Geraldo Messias, ambos pré-candidatos pelo partido. Messias concorre às eleições para deputado estadual pelo estado de Goiás e Tatico a federal.

José Tatico já é deputado federal pelo DF, e a partir de agora ingressa

Tatico e Geraldo Messias sem medo dos desafios

na política do estado de Goiás. Se-gundo ele, até hoje venceu todos os desafios e esse é mais um. Disse que se for eleito não importa quem será o prefeito de Águas Lindas, vai tra-balhar para o desenvolvimento do município. Tatico disse aos presen-tes, que precisa de Geraldo Messias eleito, pois é através dele que vai mandar os recursos para a cidade. Disse ainda, que Geraldo Messias é um homem honesto e competente, ver isso nos trabalhos que o mesmo executa em suas empresas, que com

tantas perseguições, Messias conse-gue superar com sucesso. Tatico vai apoiar Dr. Alcides Rodrigues para governador de Goiás, por acreditar que o mesmo é um homem honesto e trabalhador. Segundo Artur Linha-res, vice-presidente e futuro pre-sidente do partido, reuniões deste porte vão acontecer sempre, pois o PTB de Águas Lindas agora está forte, com nomes fortes de pessoas competentes, que estão vindo com a intenção de somar forças e ajudar o município a se desenvolver.

6

[01][02]

[03] [04]

[05]

[06]

[07]

[08][09]

[11]

[12

[13

[10]

Evento

Page 7: Revista Única 6

Conheça a Miopia e seus sintomasA miopia, também chamada de “visão

de perto”, é a incapacidade de visualizar objetos distantes com nitidez. Algumas vezes, acomete várias pessoas de uma mesma família, revelando tendência he-reditária. É uma condição comum, que acomete ambos os sexos. O estilo de vida não tem papel importante e não há como preveni-la. Nas pessoas míopes, o globo ocular é mais longo, fazendo com que a imagem projetada pelo cristalino se forme em um ponto antes e não exatamente na retina. Isso se traduz na visão em emba-

çamento para objetos distan-tes e uma mel-hor visão para objetos à curta distância. Os sintomas da mi-opia, freqüente-mente, se tor-nam aparentes na época da puberdade. En-

tretanto, pode desenvolver-se já na in-fância, quanto mais cedo se inicia, mais acentuada tende a se tornar. Pode esta-cionar ou vai se acentuando com o passar dos anos, exigindo lentes corretivas cada vez mais fortes. Geralmente, se estabiliza na idade adulta jovem, quando o cresci-mento corporal cessa. Os principais sinto-mas da miopia são:

· Dificuldade progressiva de enx-ergar os objetos claramente de longe;

· Queda no rendimento escolar em crianças e adolescentes;

· Geralmente, o míope aperta as pálpebras para diminuir a fenda palpe-bral numa tentativa de melhorar o foco da imagem de longe e aproxima-se dos objetos para enxergar melhor. O ato de franzir a testa e olhos pode causar dor de cabeça e lacrimejamento

· Óculos com lentes côncavas e lentes de contato podem ser utilizados para corrigir o erro refrativo, fazendo com que o foco se forme sobre a retina. Neste caso, ainda existe a possibilidade

da realização de cirurgia para a correção da miopia, após a sua estabilização (ger-almente na idade adulta jovem)

· Exames oftalmológicos devem ser realizados preventivamente para se identificar a presença de miopia em crianças e iniciar a correção visual. Inde-pendente da idade, o olho míope é mais propenso a desenvolver glaucoma crôni-co, degeneração macular e descolamen-to de retina, por isso deve ser examinado periodicamente.

Adriano FerreiraLéu´s Ópiticas

1 - Dep. José Tatico em discurso2 - Geraldo Messias em discurso3 - Dep. José Tatico e Geraldo Messias4 - Artur Linhares vice-presidente do PTB de Águas Lindas e Dep. José Tático5 - Farncisca Lopes, Helder Mourato, Tetê Lopese Dep. José Tático6 - Gelaldo Messias, Divino de Castro, Dep. José Tatico e Neres Slongo (Gaúcho)7 - Carlos Bráz, Ceará Mesquita, Dep. José Tatico e Carlos Peixoto8 - Evangelista, Helder Mourato, Jô Presidente do PTB mulher e convidado9 - Rita Corretora, Geraldo messias, Dep. José Tatico e Luciene Rodrigues

10 - Chico, Helder Mourato e Jô presidente do PTB mulher de Águas Lindas11 - Romário, xiba, Dr. Mário e Baiano do Point Bar12 - Carlos Bráz presidente do PTB jovem, Célio Silva, Artur Linhares e Leomar13 - Geraldo Messias, Wendy Dias e Dep. José Tático14 - Evangelista, Mauro e seu pai, Geraldo Messias e Convidado15 - Dep. José Tatico e Convidada16 - Dep. José Tatico e Ex-Vereador Chiquinho 17 - Artur Linhares e seu Amigo 18 - Profª Gilvanete Santana, Luciene Rodrigues, Rita Corretora e Carmen Amaral19 - Outros participantes20 - Daiane dos Santos encerrou o evento com lindas canções Gospel

[14] [15]

[16]

[17]

[19]

[18]

[20]

Page 8: Revista Única 6

8

1 - A deusa dos sonhos Geovana Felipe2 - O súper Vnícius Linhares3 - Um look em Maria Clara Messias4 - Sem stréss Kauan Teodoro5 - O olhar angelical de Augusto Carvalho6 - O príncepe da ÚNIKA Hallef Peixoto7 - A bela Isabela Linhares8 - A princesa do papai Michaely Amorim

9 - O herói Genilson Felipe10 - Feliz aniversário para a fofinha Maria Eduarda de Lima11 - O lindo sorriso de Débora Gonçalves12 - Os erdeiros de Evandro do Rainha da Paz, Ycaro e Ytalo Romão13 - O charme de Nayane Brasileiro

Celebridades mirins

[1] [2][3] [4] [5]

[6] [8] [9] [10]

[12]

[13]

[11][7]

Page 9: Revista Única 6

1 - CL. Wanderley de Oliveira.2 - CL. Wanderley e Ana Maria de Oliveira, Flutuoso Caetano e Maria da Paz.3 - Dr. Nerino Silva e Patrícia Araújo, CL. Wanderley e Ana Maria Oliveira.4 - CL. Wanderley de Oliveira e outros convidados.5 - Teotônio, Walter Espíndola, Neres Slongo e Flutuoso Caetano.6 - CL. Wanderley, Ana Maria de Oliveira e outros convidados.7 - Outros convidados.8 - Francisco Lucemar (Don Chicão), Maria Angelina, Taynar, Neres Slongo e Carlos Peixoto.

9 - A mesa principal10 - O repórter Catireiro entrevistando o CL. Wanderley de Oliveira na futura sede do Club.11 - Walter e Daniele Espíndola. 12 - Romeu, esposa e outros convidados.13 - Walter Espíndola, CL. Wanderley e Ana Maria de Oliveira, Patrícia Araújo e Nerino Silva, Maria Aparecida e Neres Slongo, em pose especial para a Revista UNIKA na construção que será a futura sede do Lyons Club de Águas Lindas de Goiás.14 - O evento foi animado com a Banda Delírios.

[1] [2]

[3]

[4][5]

[6]

[7] [8]

[10]

[11]

[12]

[13]

[14]

Recepção em grande estiloNo dia 22 de novembro de 2005 o Lyons Club de Águas Lindas promoveu em

grande estilo, um jantar dançante para receber o CL. Wanderley e Ana Maria de Oliveira. O evento contou com a participação de vários representantes dos Lyons do Distrito Federal, políticos e vários empresários renomados do DF e entorno.

Ação &

Social

[9]

Page 10: Revista Única 6

10

O problema é bastante comum. Apontado pela organização mundial da saúde, uma “epi-

demia global”, não há um grupo de risco definido todos estão sujeitos a ele de maneira brutal.

Resultado de uma sobrecarga constante e ininterrupta na rotina diária, o estresse e o grande vilão da vida moderna. Com ele, apare-cem vários problemas que afetam todas as áreas da vida das pesso-as, do desempenho profissional ao convívio social, segundo a fisiolo-gia, o estresse é definido como um conjunto de reações do organismo, frente às situações de emergên-cia. O descanso é o maior e mais poderosos antídotos do estresse, precisam, portanto, resgatar essa habilidade aparentemente tão sim-ples: a de recostar a cabeça sobre o travesseiro e dormir uma boa noite de sono.

O estrago do estresse “como ele derruba as pessoas”.

Uma rotina agitada, na busca pela realização pessoal e profissio-nal. Fadiga e cansaço constante, perturbações do sono e problemas de memória, são sintomas conside-rados normais, simples indicadores de uma atividade profissional exi-gente. É como se tais sintomas e não a ausência deles, fosse o esta-do de normalidade do homem bem sucedido profissionalmente. No entanto, persistindo a sobrecarga, mais cedo ou mais tarde, o orga-nismo, entra em uma fase de total exaustão, desencadeando doenças,

principalmente cardiovasculares. Tensão, medo, angústia, ansie-

dade, depressão são alguns males que revelam o auto grau de excita-ção mental que tem atormentado as pessoas. Habitualmente esses males são controlados por inter-venção medicamentosa que trata dos sintomas como se fosse à pílula da felicidade instantânea, mas já mais eliminará a causa do proble-ma. É preciso tomar uma atitude e não simplesmente esperar para ver se com o tempo essa situação vai melhorar. Precisamos descobrir urgentemente qual é a chave para se ter a tão sonhada qualidade de vida e inverter o processo que im-pulsiona o indivíduo a viver uma vida em constante luta. Não pre-cisamos lutar tanto e tão deses-peradamente por um lugar ao sol. Precisamos, sim, saber como viver melhor e progredir, mantendo a saúde física e mental intacta.

Combater o estresse e a ordemTodo indivíduo é impedido a

agir por comando de pensamen-to. Pensamos, e então o corpo executa as diretrizes da mente. Se os pensamentos são confusos e desordenados, o corpo se exaure e não realiza nada. Nossa experi-ência, então, é a do desconforto causado pelos fracassos, frustra-ções, decepções, que temos ao longo da vida. Por outro lado, a clareza de pensamento, a men-te em alerta e sentimentos mais profundos, impulsiona o indivíduo a ter uma atividade bem sucedi-da, alem de desenvolver a consci-ência que é o centro de controle do ser humano. Estimular a men-te a aquietar-se é um recurso que vem sendo largamente utilizado. São exercício ou técnicas men-tais especifica que promove a redução da excitação mental, pó conseqüência o corpo adquire um descanso maior, impedindo assim a acúmulo de cansaço.

Dra. Elizabeth RickenCirurgiã dentista

Estresse a bomba que

explode dentro de você

Saúde - Humana

Page 11: Revista Única 6

11

Parabens para vocêNo dia 13 de Novembro de 2005 Jenival Rodrigues reuniu os

familiares e amigos no Rancho Carro de Boi para uma calorosa confraternização, onde todos saborearam carne de sol regada a uma cerveja estupidamente gelada, e se divertiram com música ao vivo.

1 - Jenival Rodrigues2 - Socorro, Carmen, Jenival, Diniz e sua amiga.3 - Joana Rodrigues, Fagner Lino, Jenival, Jacó Rodrigues e Valdice Melo.4 - Josenaldo Rodrigues, Cibele Barros e Jenival Rodrigues.5 - Matheus, Luisa Rodrigues, Manoel Vicente, Jenival Rodrigues e Heleno da ki-delícia.6 - Brandão, Jenival, J. Araújo e Divino de Castro.7 - Soja Maria, José Ribamar,

Françoise Gracyelle, Jenival e Celine Maria.8 - Joseni, Mariane, Jenival Rodrigues, Glória de Jesus e Elza Lopes.9 - Os amigos José Pálacy e Jenival Rodrigues.10 - Rafael Dayved, Divina, Geovane, Luzia, Jenival, Janaina e Daniel.11 - Nelson, Lena, Jenival, Aline e Francivaldo.12 - Jenival Rodrigues Ladeado por Elma, José Palacy e amigos.13 - Elma e José Pálacy

Feliz a

nivers

ário

[1]

[2]

[3]

[4][5]

[6]

[8]

[9] [10]

[11]

[12] [12]

[7]

Page 12: Revista Única 6

12

1 - Deived Messias2 - Wélington Cesílio gerente do Supermercado Tatico em Águas Lindas3 - Giva Felipe sem Stréss em fortaleza4 - Derlene Mendes curtindo as férias 5 - Maria Zená e Thayssa Carvalho6 - Nizza Fashion, Kamila Valeriano e Eliane Santos7 - Cléber Cordeiro, pres. do sindicato do transporte alternativode Águas lindas8 - Dr. Cléber Gil Brener e Pedro Gomes9 - A dupla Guilherme e Santiago em

pose especial para a UNIKA10 - Senador Paulo Octávio e Sólon Rodrigues11 - Jardel, da secretaria de comunicação do município12 - Alberto Gonsalves e Dionaldo Leal13 - José Cléber (Vereador Macambira)14 - Carlos Rosa, editor do jornal Cidade em destaque15 - Itamar Paranaiba curtindo as férias com os familiares

Sem Stréss

[1]

[2]

[3]

[4]

[5]

[6]

[7][8]

[9]

[10] [11][12]

[13] [14]

[15]

Page 13: Revista Única 6

13

Porque procurar um profissional especialista?

Garantia de sucesso e maior segurança para você.

A maioria dos dentistas que atu-am na colocação de aparelhos, não tem conhecimentos e formações ne-cessárias para tal.

Cuidado! Desconfie de tratamen-tos gratuitos e mensalidades muito abaixo da média cobrada pelos pro-fissionais especialistas.

Esses tratamentos são feitos ap-enas com a intenção de angariar e

conquistar pacientes para os con-sultórios.

É um direito seu, ser atendido por um cirurgião dentista especial-ista na hora de colocar seu aparelho ortodôntico e na manutenção dele.

A oferta de aparelho gratuita e o tratamento ortodôntico realizado tam-bém por auxiliares, além de colocar sua saúde em risco é ilegal e antiético.

Nosso compromisso é com uma odontologia de qualidade que atende e entende as necessidades dos pacientes.

Oferecemos qualidade e tecno-logia a um custo compatível com realidade nacional. Nossa clínica é formada por profissionais experien-tes graduados e pós-graduados nas melhores universidades do país.

Em tratamento ortodôntico, espe-cialização é sinônimo de sorriso aberto e a melhor opção é um especialista.

Necessitando de maiores infor-mações, receberemos com imenso

Ortodontia: Uma especialidade

prazer sua visita em nossa clínica. Venha nos conhecer.

Dr. Lúcio GomidesCirurgião Dentista CRO-GO 8567Tenente do quadro de oficiais de saúde PM/GO.

Odontologia

Page 14: Revista Única 6

14

A Poluição pode ser definida como a introdução no

meio ambiente de qual-quer matéria ou ener-gia que venha a alterar as propriedades físicas, químicas ou biológicas desse meio, afetando, ou podendo afetar, por isso, a “saúde” das es-pécies animais ou ve-getais que dependem

ou tenham contato com ele, ou que nele venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais presentes.

O município de Águas Lindas de Goi-ás, agora dispõe de uma secretaria do Meio Ambiente, onde muitas decisões serão tomadas em relação ao Meio Am-biente municipal. Veja o que responde Sr. José Pereira, prefeito municipal de Águas Lindas.

ÚNIKA – Com a municipalização da secretaria do meio ambiente, o que vai mudar no município?

J.Pereira – Na realidade um dos itens importante é a arrecadação que sobe, todas as taxas e multas prove-nientes das ações da secretaria, ao in-vés de ir para o estado, agora fica no município, ai você vai ter recursos, ver-bas para aplicar nos programas de meio ambiente.

ÚNIKA – O que o Sr. Tem em mente sobre projetos ecológicos no município, como o projeto do Rancho Carro de Boi, o senhor conhece esse projeto?

J. Pereira – Conheço, eu já estive lá inclusive. Nós temos muitos pro-jetos que estavam parados esperan-do a municipalização, inclusive um dos grandes projetos que vamos co-meçar agora é o parque aquático na entrada da nossa cidade, um grande

parque aquático, que vai ser constru-ído. É um projeto que agora vai ser tocado pela nossa secretaria do meio ambiente. O parque estadual que foi criado pelo governo do estado, tam-bém vai ser um parque onde vai ter o gerenciamento da nossa secretaria municipal do meio ambiente. As vá-rias atividades econômicas que preci-sam das licenças ambientais ao invés de peregrinarem lá para o estado de Goiás, agora terá todas as licenças aqui no município, assistência e tam-bém a fiscalização.

ÚNIKA – É possível uma parceria en-tre o município e a iniciativa privada em Águas Lindas?

J. Pereira – Na realidade o fortale-cimento da instituição do governo mu-nicipal, ela vem com as alianças com a iniciativa privada, para que você gera emprego e renda que a nossa bandeira que é a bandeira de qualquer adminis-trador, você tem que firmar os convê-nios e as parcerias principalmente com a iniciativa privada, não tem jeito de prosseguir com a administração sem as parcerias da iniciativa privada.

ÚNIKA – Como ficam as licenças ambientais com a municipalização da agência?

J. Pereira – Toda licença agora fica a cargo da secretaria do município, tan-to quanto as fiscalizações, e também não é só licença e fiscalizar, vai ter toda uma campanha educativa propor-cionada pela nossa secretaria do meio ambiente.

ÚNIKA– Como serão aplicadas as ver-bas arrecadadas com as taxas e multas aplicadas?

J. Pereira – na melhoria do meio am-biente, na elaboração de projetos, nos custeio de outros projetos para o meio ambiente, você sabe que hoje a huma-nidade conforme estudos todos feitos e

provados, nós res-piramos meio am-biente então todos estes projetos se-rão custeados com esses recursos, são fontes principais para desenvolver-mos as dezenas de projetos na área de meio ambiente aqui na cidade de Águas Lindas.

Entrevista com J. Pereira Prefeito Municipal de

Águas Lindas de Goiás

Meio Ambiente

Lista de Conselheiros do Conselho Municipal de Meio Ambiente – COMMAM, empossados em 12 de julho de 2005.Presidente – Francisco de LimaSecretária – Ivete Maria da ConceiçãoTitular – Linson Marjos SoaresSuplente – Eldis Garcia de MeloTitular – Maria Celina C. FerreiraSuplente – Mª de Jesus F. AragãoTitular – Paulo Henrique CarrêaSuplente – Daniel P. dos santosTitular – Eurípia B. O. GarciaSuplente – Luciane de Matos CruzTitular – Egmar de OliveiraSuplente – Francisco de A. da silvaTitular – Ricardo H. AlvarengaSuplente – Cristina C. SilvaTitular – Aluísio M. dos ReisSuplente – Cláudio D. PereiraTitular – Geraldo Soares FilhoSuplente – Miriam Oliveira SoaresTitular – Érico S. FerreiraSuplente – Carlos SimonassiTitular – Arnor R. TenórioSuplente – Emílio de Sousa DiasTitular – Divino dos Reis de CastroSuplente – José Luiz S. RodriguesTitular – Sebastião B. LimaSuplente – José Geraldo dos SantosTitular – Denes Silva da MotaSuplente – Aldrian R. PereiraTitular – Maria Natália de SousaSuplente – Pr. EdnelsonTitular – Djalma LoboSuplente – David B. dos SantosTitular – Edinaldo P. de AzevedoSuplente – André Cavalcante

Prefeito J. Pereira

Divino de Castro, delegado estadual do Meio Ambiente

Page 15: Revista Única 6

15

O transporte alternativo de Águas Lindas de Goiás tem melhorado de forma percep-

tível, em muitos setores que as vans não circulavam, já estão circulan-do, hoje são quarenta carros fazen-do o transporte dentro da cidade. Para dar melhor atendimento aos usuários todo pessoal do alternati-vo fizeram cursos de relações hu-manas e direção defensiva. Segun-do Cleber Cordeiro, presidente do sindicato do transporte alternativo de Águas Lindas, quando assumiu a presidência em novembro de 2004 o transporte era caótico, teve que começar basicamente do zero, e que hoje está bem melhor, o usuá-rio tem segurança, todos os veícu-los são registrados e com licença para circular. Perguntado sobre as superlotações dos carros, ele disse que às vezes infelizmente precisam andar cheios devido o percurso, ex: na maioria das vezes os carros saem da morada da serra sem passagei-ro com duas ou três pessoas até o Jardim Brasília, daí até o camping Clube vai lotado às vezes até com um pouco de excesso, do Camping Clube para Santa Lúcia ou Guaíra os carros vão até com bancos vazios. Quanto aos horários que muitos re-clamavam, Cléber disse que era por motivo de segurança, más que já há algum tempo tem um determinado

Transporte Alternativode Águas Lindas

número de carros rodando até onze haras da noite, pretende continuar atendendo com esse novo horário, nem que para isso contratem segu-ranças. Lembrou também dos alunos que voltam para casa à noite e pre-cisa do transporte até mais tarde. Perguntado sobre a possibilidade de essas vans estarem circulando para o Distrito Federal, Cléber disse que não tem previsão, o transporte para Brasília é interestadual e teria que ser ônibus convencional, e manda um recado; “Eu como presidente do sindicato do alternativo de Águas Lindas, quero dizer a todos os usuá-rios do transporte, que estamos tra-balhando eu junto com a diretoria, para que possamos atender da me-lhor forma possível a todos” finaliza Cléber Cordeiro.

A equipe que ajuda na melhora do transporte alternativo

Cléber Cordeiro, pres. do sindicato do transporte alternativode Águas lindas

Transporte

Page 16: Revista Única 6

16

1 - Mariane,Victória, Maria Clara e Geraldo Messias2 - Senador Paulo Octávio ladeado por, Eduardo e Nieko Nakandari3 - Dra. Elizabeth Ricken e seu grande amigo Nélio Carlos, supervisor da GAP.4 - Francisca e Tetê Lopes5 - Ricardo Alvarenga, Cristiana silva e Dr. Alexandre6 - Dr. Bartolomeu Nogueira, João Alberto e Paulo Dênes7 - A animada equipe da Isa Novidades Alanna Germínio, Aldete Lopes, Emiliana Linhares, e Nília Martins8 - Humberto Arcanjo, Herotildes Milhomem, Zitinho da Farmácia e Rita Badu9 - A equipe do DRH da prefeitura de Águas Lindas. Elizete Araújo, Jaqueline Carvalho,

Maria das Graças, Ronaldo José, Antônio Rodrigues, Ana Paula, Fernanda Emanuele10 - Obreiro Francisco,Míriam, Assis e Divino de Castro na conferência do meio ambiente em Pirinópoles11 - Primeira dama Maria Celeste ladeada por Cândida Macambira e amiga12 - Regina, Ediene, Luziene, Mágna e Ediane Peixoto13 - Divino de Castro, Carlos Peixoto os componentes da banda TRIO É DE +14 - Elen, Valdionor Motta (Chitãozinho), e Thays Kamila15 - O prefeito J. Pereira e seu filho Augusto ladeados pelos vereadores Macambira e Rubens Neto16 - Valdisson Coceição, Itamar Paranaiba, Morlan Berman e Erivaldo Gomes17 - Clésia Romilda,Elizete,Sen.Paulo Octávio e Paula18 - Ten. Lúcio Gomides, Major Azevedo e Ten. Cel. Vilas Boas

Flashes & Caras

[1] [2] [3] [4]

[5]

[6]

[7] [8] [9]

[10]

[11]

[12]

[13]

[14][15]

[16]

[17]

[18]

Page 17: Revista Única 6

17

1 - Francisca e Artur Linhares2 - Dr. Lúcio e Dra. Wanessa Gomides3 - Osmar e Édna Resende4 - Geraldo e Luzia Messias5 - Primeira Dama Maria Celeste e o Prefeito J. Pereira6 - Rosana Martins e Claudemir Alves7 - Alexandre de Oliveira e Dra. Janaina Dantas8 - Oneida e Cícero Carvalho9 - Vereador Rubens Neto e Celita de Sousa10 - Carlos Prixoto e Marilei de Sousa11 - Mileide Carvalho e o Vereador Reginaldo12 - Maria da Paz e o Vereador J. Barros13 - Gov. Alcides Rodrigues e Vereadora Maria Natália14 - Gilmar Costa e Ediene Peixoto15 - Leila Cunha e Juarez Júnior, Edi-tores do jornal Metropolitano.16 - Anderson e Andréia Teodoro17 - Lílian de Sousa e João Alberto18 - Hélio Soares e Daniele

[1][2]

[3]

[4]

[5]

[6]

[7]

[8]

[9][10] [11]

[12] [13] [14]

[15]

Coople Page

[16] [17] [18]

Page 18: Revista Única 6

18

A cosmética está sempre lan-çando novos produtos com alto poder de recuperação capi-

lar, pois com os processos químicos que os cabelos sofrem no dia a dia, mudanças de cores, relaxamentos, descolorações etc. Tudo isso prej-udica a fibra capilar e acaba de-ixando os cabelos ressecados, sem brilho, sem balanço e às vezes até de dificuldades para pentear.

A ALL-Nature lançou um siste-ma de reparo intensivo da massa capilar.

O método da ArgiloTherapy que compreende a quatro etapas se-qüenciais que duram quarenta e cin-co minutos aproximadamente cada sessão. O resultado é percebido imediatamente depois da lavagem, e seu efeito é prolongado por algu-mas semanas. Pode ser feita a cada quinze dias e o efeito permanece maravilhoso.

O Kit contém: Um óleo anti-re-síduo, Uma máscara de argila, Um xampu suave e Uma máscara selante.

do fio, com a máscara selante.Os resultados são: Devolução das

propriedades saudáveis de um cabe-lo virgem: facilidade para pentear e suavidade ao toque.

Retardamento do envelhecimen-to capilar, protege os fios do pro-cesso oxidativo.

Fios duas vezes mais resistentes.Cabelos com brilhos intensivos

por muito mais tempo.

Para refletir:O desafio de Aristóteles.Zangar-se com alguém é fácil, Mas zangar-se na hora certa, Na medida certa, com a pessoa certa, Isso não é fácil.

Rita de FátimaConsultora de beleza

A finalização perfeita, depois da hidratação da fibra por dentro, é o momento de agir na parte externa

Hidratação de Argila

Beleza & Estética

Page 19: Revista Única 6

1�

1 - Marilei de Sousa2 - Thayssa Carvalho3 - Gisely Felipe4 - A fashion Nizza Ribeiro5 - Palloma Ramalho6 - Leila Laíce e Ely Borges7 - Thaisa Mendes8 - Elen Motta e Thays Kamila9 - Larissa Carvalho10 - Dra. Wanessa Gomides11 - Amanda Ferreira 12 - Kamila Valeriano13 - Karina e a Linda filha Laísa Carvalho10 - Maiane Siewes e Indianara Biange

Click Special

[1] [2][3]

[4] [5] [6]

[7] [8] [9]

[10][11] [12]

[13]

[14]

Page 20: Revista Única 6

20

Já foi confirmado o PTB de Águas Lindas lança José Tatico como pré-candidato a deputado fede-

ral e Geraldo Messias a estadual por Goiás. Segundo seu vice-presidente Artur Linhares, o PTB é um partido antigo no Brasil, criado por Getúlio

Vargas, e em Águas Lindas tem cres-cido muito. E agora com a nova dire-toria onde assumirá a presidência do mesmo em cinco de abril deste ano, pretende trabalhar sempre junto a comunidade. Segundo Artur, as pes-soas que estão juntando-se ao PTB de Águas Lindas, são pessoas que tem identidade com a cidade, não tem passado manchado na política, são pessoas comprometidas em de-fender a qualidade de vida da po-pulação do município e preocupadas em defender o interesse público e não interesses pessoais.

Os dois candidatos do PTB têm grandes chances de se elegerem, José Tatico é um nome bastan-te conhecido no Distrito Federal e Entorno, um dos empresários que mais dar empregos nessa região e tem grande prestígio no estado de

Goiás. Geraldo Messias ficou em se-gundo lugar na campanha para pre-feito de Águas Lindas nas eleições passadas, segundo ele sua candida-tura é uma reivindicação do povo desse município.

Para governo do estado é certo que o partido vai apoiar Dr. Alcides Rodrigues.

Segundo Artur Linhares, a popu-lação precisa saber dar mais valor a essa cidade, quem trabalha no DF e mora em Águas Lindas, também é cidadão Águaslindence, e faz um apelo; todos precisam ter o título daqui, assim estará contribuindo para o desenvolvimento do muni-cípio, pois muitas vezes o mesmo deixa de arrecadar verbas, porque mais da metade da população vota no Distrito Federal.

PTB de Águas Lindas com grandes chances de vitórias nas próximas eleições

O vereador Evandro do Rainha da Paz e seus colegas de partido vem através des-ta informar a população que está fazendo o possível para cumprir suas promessas de campanha, não está sendo fácil. Segundo ele, está encontrando muitas dificuldades para aprovar projeto junto ao prefeito municipal, devido o mesmo achar que o grupo do PSC, é uma oposição. Não san-ciona nenhum projeto elaborado e apre-sentado pelos mesmos por mais importan-te que seja todos são vetados.

Segundo Evandro, o grupo não é oposição está simplesmente cumprindo o papel que lhes foi passado no serviço público que é o de fiscalizar o executi-vo e apresentar projetos para melhorar a qualidade de vida da população. Segundo Evandro nem as reivindicações verbais ou escritas são atendidas. Lembra que se o prefeito atendê-los não está atendendo só a eles, e sim toda a população, em es-pecial seu eleitor que votaram na mesma

coligação na época. Evandro disse que entre suas reivindicações esta o pedido para rever o problema do colégio no jar-dim Barragem IV onde o mesmo é padri-nho, os alunos vão para o colégio não tem professores e voltam sem aulas e acha isso uma injustiça. Falou também da Avenida do Jardim II que depois de muita insis-tência a mesma foi asfaltada, e há muito tempo vem pedindo ao prefeito que faça o meio fio da mesma, e não é atendido,

aproveita a oportunidade para pedir mais uma vez, pois a enxurrada está levando o asfalto e automaticamente é dinheiro público indo para o lixo.

Sobre apoio a deputado estadual Evandro disse que o grupo ainda não de-finiu se lança candidato próprio ou apóia um outro, mas com certeza qualquer de-cisão será tomada pelo grupo e se deci-dir por apoiar alguém todos apoiará um só candidato.

PSC e as dificuldades junto ao Governo Municipal

Política

Os vereadores Evandro do Rainha da Paz, Elmano, Aderson da Modele e J. Barros. Segundo Evandro, esses quatro vereadores estão encontrando muitas dificuldades para aprovar projetos, pois o prefeito os tem como oposição.

Geraldo Mesias e Artur Linhares

Page 21: Revista Única 6

21

PTB de Águas Lindas com grandes chances de vitórias nas próximas eleições

PP de Águas Lindas vai lançar candi-dato próprio nas próximas eleições para deputado estadual pelo estado de Goi-ás. Segundo José Fernando (Dinando), o PP é um partido forte e com certeza não pode ficar sem lançar pelo menos um candidato a deputado em Águas Lindas. O PP conta com pelo menos três pré-candidatos na cidade, os mais cotados são: Érico Tito, que hoje ocupa o cargo de vice-prefeito de Águas Lindas e é pre-sidente do partido. Agustinho, um nome pouco conhecido, mas com chances, e o ex-candidato a vereador Dinando.

Perguntado sobre as chances de se eleger um candidato do PP em Águas Lindas, Dinando disse que há uma grande chance, uma vez que mesmo estando no governo local, o PP é oposição, não con-corda com o modelo de governo que está sendo implantado no município, conta também com o apoio do presidente es-tadual do partido Dr. Alcides Rodrigues (Cidinho) vice-governador e candidato a governo de Goiás, e mesmo que o partido não venha vencer as eleições, vai se mo-vimentar e o povo vai saber que o mesmo está vivo, e trabalhando para defender os interesses da cidade.

Dinando manda um recado à popu-lação aguaslindence, pede para que todos continuem tendo esperança de dias melhores, que em um futuro bre-ve veremos uma Águas Lindas para to-dos e não para alguns.

PP de Águas Lindas está forte e lança candidato próprio

Informação

Caçadores de

Eleitores PerdidosPor Nilton Nallin Muito se avisou a eleitores inexpe-

rientes sobre os perigos das transferên-cias de títulos para beneficiar político A ou B. Águas Lindas, no entanto, cenário de muitos casos de políticos que conquis-taram mandatos de forma duvidosa, vol-ta a ser assunto de matérias jornalísticas tratando desse assunto.

Segundo os autos da justiça eleitora, foram constatadas cerca de mil pessoas que, alem de concorrerem para o mal da cidade elegendo um provável corrupto, falsificaram documentos que serviram como comprovantes de residência.

O Ministério Público promete ir a fundo à questão, pois pretende a con-tinuidade das investigações até que se chegue ao mentor intelectual da quadri-lha eleitoral, sem desprezar a punição para o cidadão que colaborou com a fraude, seja ativa ou passivamente.

Os cidadãos, não deveriam esperar ação da justiça, a serem os provocado-res dessa ação, agindo como fiscaliza-dores. Pois é o povo que arca com todo prejuízo, quer na parte financeira, quer na parte social. Ocorrendo tal situação em duas vias, tanto no eleitor de fora votando na sua cidade, quanto o cidadão da cidade votando fora.

Analisando a primeira via, geralmen-te o eleitor de cidades próximas recebe uma pequena vantagem pessoal, nesse caso inexiste conceito de valores, pois votam até por churrasco oferecido numa chácara qualquer, no dia da eleição. Após o voto, aproveita se o final da festa e o cidadão volta para sua cidade dei-xando o lixo do churrasco (evento) e o lixo eleitoral (político eleito) que o mu-nicípio terá que assumir sua manutenção por quatro anos.

Na segunda situação, o grau de complexidade aumenta, pois quem fará parte da estatística agora será o próprio cidadão que deixou de votar em sua cidade. Tiremos como exemplo

o caso de Águas Lindas com 65 mil elei-tores votando em Brasília. Com esse número, a cidade deixa de receber cerca de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) por mês, re-ferente ao repasse do FPM e FUNDEF. Isso se justifica, pois se o seu título é de Brasília, seu endereço oficial está como sendo em Brasília e com isso, o que era sua parte na divisão dos inves-timentos do país vai para lá.

No fim de 4 anos, Brasília terá ar-recadado 72 milhões, e se por acaso o governador “doar” 3 viaturas para polí-cia militar, não será difícil saber quan-to custou, para o município, a bondade ofertada. Exatos 72 milhões.

Para Brasília, é ótimo que você deixe de votar em sua cidade, já que ela rece-berá mais dinheiro sem precisar investir em você que não está lá. Investe se então na saúde, por exemplo, porem dificultan-do ou até mesmo impedindo o atendimen-to ao cidadão do entorno que necessita de um hospital de qualidade. Outro grande exemplo vem de uma famosa construtora que só emprega se transferir o título, daí quando você não for mais saudável para o trabalho, ficará na cidade que não rece-beu seu investimento.

Fora esse prejuízo, que trará outros por sua conseqüência, o cidadão fica ainda impotente diante dos desmandos, assistindo a tudo se na pode fazer, já que não pode transformar a situação pois não tem a sua principal arma, o voto.

Resta perguntar, porque os políticos não tocam neste assunto?

E aí está o pior de tudo. Por interesse próprio um dia, de preferência próximo às eleições, o governador vizinho man-dará máquinas, rasgará ruas, e dirá em quem o eleitor que sobrou deverá votar. Quem deixou de dizer essas coisas será o escolhido. E o povo, com esquecimento de sempre, estará mais uma vez, repe-tindo a história e reclamando que não tem jeito. Assim como sempre o foi.

Vive-prefeito Erico Tito e José Fernando (Dinando)

Page 22: Revista Única 6

No dia 28 de Janeiro de 2006 foi inaugurado o Hospital Público do Município, o Hospital Bom

Jesus agora pode atender de graça, o sonho de Águas Lindas, até que fim se tornou realidade. Nesse mu-nicípio, essa talvez seja a obra mais importante que o poder público já conseguiu na cidade, em seus dez anos de existência.

A primeira dama do município, Maria Celeste disse que para ela é motivo de honra está entregando a comunidade esta obra que é de grande necessidade para o povo de Águas Lindas. Disse que não tem medo do balançar da moita, que Águas Lindas têm homens e mu-lheres de coragem e não vão se acovardar diante de tanto trabalho para favorecer o povo do município. Celeste disse que o povo de Águas Lindas é nordestino, são pessoas que assim como ela vieram em busca de dias melhores Disse ainda, que jun-to com J. Pereira tem colocado o pé na estrada, não tem medido esfor-ços para trazer progresso a essa po-pulação. Disse que vai fazer muito mais junto com Dr. Alcides Rodri-gues, futuro governador do estado de Goiás. Junto com Paulo Octávio e várias outras autoridades que lutam pelo desenvolvimento do município. A primeira dama lembrou que que-rendo ou não, marcou a história da

cidade com uma das maiores obras que o município já viu.

O deputado federal Wilmar Ro-cha, disse que a primeira necessida-de o povo do Entorno do DF é saúde, que segundo resultados de pesqui-sas realizadas nessa região, essa é a maior necessidade desse povo. O deputado disse, ainda, que o prefei-to J. Pereira foi eleito pelo povo, e que agora esse povo precisa apóiá-lo para que possa fazer uma boa administração. Falou também do projeto do vereador Reginaldo, que visa preparar os jovens do município para concursos e faculdades, segun-do o deputado é um projeto bom e vai apoiá-lo.

O senador Walmir Amaral, disse que trouxe uma emenda da bancada do senado federal, onde, trabalhou ele, senador Paulo Octávio e o sena-dor Cristóvão Buarque, uma emenda de R$ 60.000,000,00 (sessenta mi-

lhões de reais) para duplicação da BR 070.

O senador Paulo Octávio elo-giou o governo de Goiás e disse que saúde é prioridade na vida das pessoas, que antes as famílias do município precisavam sair em bus-ca de consultas e medicação no Distrito Federal e que hoje, graças à coragem de J. Pereira “o tancre-dinho” e sua esposa Maria Celeste não há mais essa necessidade, que tem acompanhado a luta do pre-feito para conseguir essas vitórias e que aos poucos está cumprindo suas promessas de campanha.

Paulo Octávio disse que a banca-da de Brasília junto com a bancada de Goiás, colocaram dinheiro no or-çamento para fazer em Águas Lindas um hospital maior do este que está sendo inaugurado, e que as obras talvez iniciem ainda esse ano de 2006. Disse, ainda, que o ministro

Inauguração do Hospital público de Águas LindasO Bom Jesus agora é do município

Inauguração

Page 23: Revista Única 6

da saúde já garantiu a obra, pois o hospital inaugurado é muito peque-no pelo tamanho da cidade.

J. Pereira iniciou suas palavras dizendo que a conquista do hospi-tal não é só do prefeito, não é só do governador, é da comunidade, todos contribuíram quando paga-ram o IPTU, quando foi ao mercado comprar comida para seus filhos, todos investiram uma pequena parte que é o imposto que retor-nou em benefícios.

Pereira agradeceu a Deus, in-clusive por ter emprestado o seu nome “Hospital Bom Jesus” pediu para que todos fizessem à oração que Jesus deixou na Bíblia “O pai nosso” em seguida agradeceu as au-toridades presentes, agradeceu aos senadores Paulo Octávio e Walmir Amaral pela emenda que coloca R$ 60.000,000, 00 (sessenta milhões) para duplicação da BR 070, e que a mesma não vai ser mais se chamar BR da morte e sim a BR do progres-so. Pereira falou também, que logo inaugurará o IML do município que já se encontra em andamento, tem R$ 300.000 (trezentos mil) para construção do prédio. Que graças ao senador Paulo Octávio, Wal-mir Amaral juntos ao ministro da saúde liberaram R$ 73.000,000,00 (setenta e três milhões de reais) para construção do Hospital Regio-nal de Águas Lindas e que as obras iniciaram a partir de março deste ano. Pereira lembrou que a união da câmara com a prefeitura tem facilitado muito as conquistas que o município vem conquistando, que até hoje a cidade recebeu, mas de R$ 400.000,000,00 (quatrocentos milhões de reais), em saneamento, pavimentação, hospital municipal, hospital regional. Foi o município que mais recebeu recursos no esta-do de Goiás.

Dr. Alcides Rodrigues, vice-go-vernador e governador em exercício na época do estado de Goiás, ini-ciou suas palavras cumprimentando as autoridades presentes e trazen-

Inauguração do Hospital público de Águas LindasO Bom Jesus agora é do município

do o abraço do governador Marconi Pirillo. Disse que Marconi é um es-tadista reconhecido em todo estado de Goiás, que a partir de abril dei-xará o governo para abraçar outro projeto para continuar ajudando o estado e o Brasil no senado federal. Disse que o mesmo terá uma vota-ção precisa, pois fez por merecer. Dr. Alcides estará assumindo o go-verno do estado de Goiás a partir de abril e pretende continuar na mesma linha do governo Marconi, segundo ele, pretende dar continui-dade ao desenvolvimento do Entor-

no do DF, essa região que foi esque-cida por governos anteriores, que só lembravam do povo dessas cida-des em épocas de eleições quando vinha pedir votos. Disse, ainda, que vai continuar as parcerias com os municípios, parcerias produtivas que trás resultados positivos como a que trouxe o hospital que acabara de inaugurar, que trás benefícios e desenvolvimento para a população, e prometeu aos prefeitos de outras cidades do entorno a conclusão das obras dos hospitais que já se encon-tram em construção.

Page 24: Revista Única 6

24

No dia 20/02/2006 foi provido um jantar na churrascaria do Milton, onde participou vários

empresários e autoridades políti-cas, inclusive Zitinho da Farmácia e Dr. José Lopes, ambos candida-to a prefeito por Águas Lindas nas eleições passada, e que agora passa fazer parte do governo de J. Perei-ra. Zitinho assume a secretaria de esporte e Dr, José Lopes a secreta-ria de indústria e comércio.

Entre outros que estava presen-te, o prefeito municipal de Águas Lindas J. Pereira e Dr, Múcio Guima-rães diretor da GOIÁS FOMENTO. O principal objetivo do jantar foi para assinatura do convênio, onde a fina-lidades é conceder financiamento para os micros, pequenos e médios empresários de Águas Lindas. Segun-do Dr. Múcio, há vários meses o se-cretário Manoel Leite, vem fazendo

contato com a agência de Fomento para trazer aos empresários do mu-nicípio esses benefícios, depois de um contato do prefeito J. Pereira e da câmara de vereadores, a agência sentiu o interesse do executivo mu-nicipal. Disse ainda, que o convênio que estava sendo assinado tem al-gumas regras simples, uma delas é que o atendimento será localizado e efetuado no município.

Dr.Múcio acha que o sistema vai funcionar bem em Águas Lindas, de acordo com levantamentos da jun-ta comercial do estado de Goiás e da secretaria de estado da fazenda, Águas Lindas é a terceira maior cida-de do estado em número de micros e pequenas empresas. Segundo ele, como a informalidade ocorre em grande número, tem uma idéia que talvez seja real, que se somarem as empresas da formalidade com as in-formais talvez seja a segunda maior cidade do estado de Goiás em núme-ros de micros e pequenas empresas. Dr.Múcio lembrou que em Águas Lin-das, foram treinados mais de cento e cinqüenta empreendedores duran-

Goiás fomento vai beneficiar Águas Lindas

Financiamento

te o último governo itinerante, e os mesmos não foram beneficiados porque não tinha um atendimento direto no local, e agora com esse atendimento na prefeitura todas es-sas pessoas poderão ser atendidas.

Quando teve a palavra, a primei-ra dama do município Maria Celeste, falou da união do governo e o esforço do mesmo para trazer melhorias para o município. Falou ainda, das obras sociais que estão sendo realizadas em Águas Lindas, inclusive, da cre-che que está em fase de acabamen-to no bairro cidade do Entorno, com capacidade para oitenta crianças, a mesma é um projeto da primeira dama do estado Valéria Pirillo.

Ricardo Alvarenga, superinten-dente do Entorno do DF e ex-verea-dor do município, lembrou que Águas Lindas têm dados importantes para serem lembrados e divulgados, a ci-dade tem empresa que exporta para Alemanha, para a Holanda, Itália a Mel do Sol e poucas pessoas sabem disso. Falou ainda, que o trabalho que a Associação Comercial vem fa-zendo há anos, começou dar resulta-dos, que a cidade está percebendo que se unir pode chegar mais longe.

O prefeito J. Pereira encerou a cerimônia agradecendo todos pela presença, disse que Deus esta abrin-do uma nova porta para o povo de Águas Lindas de Goiás, a porta para um futuro melhor, pediu para que o novo secretário de indústria e comér-cio providenciasse uma outra reunião com no mínimo trezentos micros em-presários de Águas Lindas, essa será a primeira missão de José Lopes no go-verno. Pereira falou ainda, que Águas Lindas é cheia de pessoas trabalhado-ras que levantam três horas da manhã e vai vender horas no Distrito federal, enquanto essas pessoas agora podem montar seu próprio negócio e gerar renda para o município.

J. Pereira falou da dificuldade que tem em levar informações até a popu-lação, mas que em breve Águas Lindas terá televisão, será a Brasil Central, e a rede Globo sinal da Anhanguera que já estão em andamento.

Page 25: Revista Única 6

25

Há mais de dois anos ouvimos falar que a BR 070 vai ser duplicada, sempre tem uma autoridade dizendo que conseguiu a duplicação da BR, mas infelizmente é só conversa política, é só promessa que nun-ca cumprem. Mais uma vez estão dizendo que agora a BR vai ser duplicada, alguém pode dizer quando começa as obras?

Infelizmente as autoridades políticas do município falam demais, prometem muito e não cumprem nada. Há muito tempo disseram que a CAESB estava vindo para o município, e até hoje ainda sofre-mos com a falta de água, chegaram até anunciar que não era para pagar a conta

de água, porque os posseiros seriam de-sapropriados e já era certa a entrada da CAESB. Até hoje não temos água tratada.

A falta de Água e esgoto em Águas Lindas é um problema sério, como pode falar em desenvolvimento se a cidade não tem infra-estrutura para receber uma indústria, trazendo assim empregos, para oferecer melhor qualidade de vida para a população? É preciso mais ação, precisam falar menos e trabalhar mais, o povo já esta cansado de ouvir promessas, promessas e nada de concreto.Pedro GomesSup. Mini Preço

Políticos de Águas Lindas prometem muito e não cumprem nada

Para a maioria dos políticos do DF, o Entorno é um pesadelo. É um problema que suga os recursos de

sua população. Com exceção de alguns que tentam ajudar, outros finge estar ajudando e por trás, até atrapalham os que são a favor do desenvolvimento dessa região. Quando vem pedir votos dizem que fizeram emendas para bene-ficiar o Entorno, essas emendas nunca são vistas, dizem ter aprovados recur-sos para o desenvolvimento do Entor-no, más esses recursos nunca chegam ou pelo menos, não vemos nada serem feitos com eles. Para onde estar indo esse dinheiro? Srs. Políticos parem de enganar o Entorno, falam, falam e os problemas permanecem. No Entorno não tem emprego, nossa gente “pai e mãe” de família precisa levantar na madrugada às vezes até chovendo, pe-gar ônibus lotado e deixar sua mão de obra no DF e não existe para essa re-gião uma política de investimentos na

área de criação de empregos. Cadê a implantação dos pólos industriais que tanto falam nas campanhas políticas? Cadê os projetos de cooperativismo? Segundo dados do IBGE nossas cidades não conseguem se quer coletar os lixos das ruas. Das 22 cidades do Entorno 13 delas ainda não tem rede de esgoto e as que têm não atende se quer metade da população. Sistema de saneamento é escasso, água tratada então é muito pouca. Em várias cidades do Entorno a taxa de analfabetismo é bem maior de que a média do estado e do Bra-sil. Dizem que o entorno dar prejuí-zo para o DF, que o Entorno usa suas escolas, seus hospitais, fala até que atrapalhamos o transito de suas ruas. Pare e pense, estão esquecendo que a maioria do serviço pesado do DF é o Entorno que faz, esquecem que mais da metade dessa população compram e votam no DF, e que a culpa do gran-de crescimento das cidades do Entorno

é o Próprio DF. Essas pessoas que aqui vivem vieram para o DF e não achando colocação, construíram suas casas no Entorno, que mais servem para dor-mir. Diante de tantos problemas não temos a quem recorrer, Goiânia fica a mais de 200 km e Brasília não responde por essa região.

Atenção região do Entorno, as elei-ções se aproximam e a maioria dos candidatos está falando qualquer coisa para levar seu voto, seja esperto saiba escolher quem beneficiará sua cidade, vasculhe o seu passado político, obser-ve seu caráter e veja o que fizeram em prol da sociedade da sua cidade, do seu estado, ou do nosso país. Não importa se o candidato fala bonito, o importante é saber se o mesmo fala a verdade e está disposto a trabalhar pelo povo, a defender o interesse da população e não simplesmente conse-guir um cargo público, ganhar poder e cuidar dos interesses particulares.

O Entorno e o Distrito Federal?

Opinião

Page 26: Revista Única 6

26

Ministério das Cidades cria movi-mento nacional para construir cidades includentes, democráticas e sustentá-veis: a Cidade de Todos, por meio da reforma urbana.

Até outubro de 2006, 1.700 muni-cípios brasileiros com população acima de 20 mil habitantes ou integrantes de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas precisam elaborar ou rever o Plano Diretor. De acordo com o Es-tatuto da Cidade – Lei Federal 10.257

- os prefeitos que não providenciarem o Plano Diretor vão incorrer em improbi-dade administrativa.

Para o Ministério é importante trans-formar esta obrigatoriedade em oportu-nidade para se repensar o processo de desenvolvimento das cidades em todo o país. Transformar a elaboração do plano num processo em que a população pensa e discute a cidade onde mora, trabalha e sonha, e faz propostas para corrigir as distorções existentes no desenvolvimen-to do município. O Plano Diretor vai, portanto definir qual é a melhor função social de cada pedaço da cidade, consi-derando as necessidades e especificida-des econômicas, culturais, ambientais e sociais. O Plano deve ser um verdadeiro pacto sócio-territorial que de fato trans-forme a realidade das nossas cidades.

Para apoiar os municípios e sensi-bilizar a sociedade da importância do assunto, o Ministério das Cidades com o apoio do Conselho das Cidades lançou em maio de 2005 a Campanha Nacional

“Plano Diretor Participativo - Cidade de Todos”. Desde o seu lançamento oficial, a Campanha foi desenvolvida com base na estruturação de 27 Núcleos Estaduais – 26 estados e DF - que contam com a participação de diferentes segmentos sociais e que refletem na sua composi-ção e organização a diversidade do país.

O governo federal já destinou cerca de R$ 55 milhões, de vários ministérios, para incentivar os 1.700 municípios nessa tarefa, além de oferecer apoio técnico:

400 municípios estão recebendo re-cursos diretos do Ministério das Cidades (OGU e Habitar Brasil) e de outros ór-gãos do governo federal: Ministério do Meio Ambiente (Fundo Nacional do Meio Ambiente), Ministério da Cultura (Pro-grama Monumenta para Cidades Histó-ricas), Ministério do Turismo (Prodetur), CAIXA, Eletronorte, entre outros;

O Plano Diretor de Águas Lindas de Goiás vem fazendo um ótimo traba-lho, está sendo bastante participativo e otimista, com reconhecimento pelo estado de Goiás. Segundo a presidente, Herotildes de S. Milhomem, é preciso uma participação maior das pessoas que moram aqui, que sonham com o desen-volvimento do município. Segundo ela, as pessoas que fazem parte hoje do sis-tema estão comprometidos em mostrar serviço com agilidade. Águas Lindas foi dividida em cinco grandes regiões e cada região com um responsável direto, para trazer ao grupo pesquisas, informações sobre determinados setores, Em pouco tempo já foi feito levantamentos, mui-tas pesquisas com muito sucesso. Direto faz reuniões com o executivo, legislativo e a população do município, onde todos podem expor opiniões, idéias e partici-par diretamente das decisões. PARTICI-PE, DEI SUA OPINIÃO, DIZ COMO VOCÊ QUER SUA CIDADE. LEMBRE SE, SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍ-PIO. O TELEFONE DO PLANO DIRETOR DE ÁGUAS LINDAS É (61) 3902-1015.

Plano Diretor Participativo

Águas Lindas Cidade de todos

Trabalho

POSSE DO PLANO DIRETOR DEMOCRÁTICO DE ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS - GO

APRESENTAÇÃO DA DANÇA DO VENTRE NA POSSE DOGTC DE ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS - GO

GTC DE ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS PRESENTE EM TODAS AS TEMÁTICAS

Page 27: Revista Única 6

27

Page 28: Revista Única 6

28