revista sr 107 interativa

120
VEÍCULO OFICIAL DA ASSOCIAÇÃO DE SUPERMERCADOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Ano 17- n° 107 - Março de 2014 www.revistasuperrio.com A ERA DO RELACIONAMENTO: CONSUMO CONSCIENTE Guia Oficial Confira na íntegra a programação da 26ª Super Rio Expofood. Consumidor Estado adere campanha ‘‘De Olho no Preço’’. Divergência entre valores garante produto de graça. Empreendedorismo Empresários da Rede Varejão revelam sua fórmula de sucesso. Pg. 11 Pg. 38 ASSERJ Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro Pg. 84

Upload: diego-gomes

Post on 30-Mar-2016

335 views

Category:

Documents


15 download

DESCRIPTION

Revista da Super Rio Expofood 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Revista sr 107 interativa

VEÍCULO OFICIAL DA ASSOCIAÇÃO DE SUPERMERCADOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

An

o 1

7-

10

7 -

Ma

rço

de

20

14

ww

w.r

ev

ista

su

pe

rrio

.co

m

A ERA DO RELACIONAMENTO:

CONSUMO CONSCIENTE

Guia Oficial Confira na íntegra a programação da 26ª Super RioExpofood.

ConsumidorEstado adere campanha ‘‘De Olho no Preço’’.Divergência entre valoresgarante produto de graça.

EmpreendedorismoEmpresários daRede Varejão revelam sua fórmula de sucesso.

Pg. 11 Pg. 38

ASSERJAssociação de Supermercados

do Estado do Rio de Janeiro

Pg. 84

Page 2: Revista sr 107 interativa

StopperMiniMóbile

Régua

Precificador

Mat

eria

is d

e PD

VO que era bom

�cou ainda MAIOR

Page 3: Revista sr 107 interativa

3www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Palavra doPresidente

Rua do Arroz, nº 90 – Grupo 443 e 466Mercado São SebastiãoPenha – Rio de Janeiro – RJ.CEP 21019-900Tel.: (21) 2584-6339 / Fax (21) 2584-6648Site: www.asserj.com.br E-mail: [email protected] ASSERJPresidente: Aylton M. FornariSecretário executivo: Sergio Maturo LopesPresidente do conselho diretor: Laerte Monteiro (Princesa)Vice-presidente do conselho diretor:Genival de Souza Beserra

CONSELHEIROS ASSERJ

Joilson Maciel Barcelos Filho Carlos Roberto Oliveira da Silva Walier José de QueirozMário Luiz de MelloArnaldo Germano dos SantosRosa Maria Lopes da CunhaRonaldo Monteiro SalomãoErasmo Gonçalves da SilvaMaurício Carvalho MatosRicardo dos Reis LeiteMário José VianaPietrangelo LetaMônica MoreiraCésar Fernando Alves AbrantesJoão Marcelo Figueiredo ParedePaulo Fernando Moreira da SilvaVictor José Ferreira Alberto Moreira Cruz

Barcelos e Cia. Ltda.Carrefour Com. e Ind. Ltda.Casas Guanabara Cereais BramilGermans Distr. e ComestíveisIntercontinetal Com. AlimentosMakro AtacadistaMerc. Torre de JacarepaguáSendas Distribuidora SASupermercados MundialSupermercados VianenseSupermercados Zona SulWalmartFloresta Com. e Ind. Ltda.Mercado Só PreçoRainha da FigueiraSupermercado N. Sra. SantanaMercado Universo Belford Roxo

Editorial

O brasileiro nunca esteve tão otimista em “campo”. A dobradinha da palavra vale para o agronegócio e também para o fute-bol. Se com a redonda nos pés esperamos, com fé, alcançar o hexacampeonato, no campo a safra 2012/2013 chegou ao recor-de: 188 milhões de toneladas, revertidas em divisas para o país. Se a balança comercial brasileira foi positiva devemos ao agronegó-cio. Este ano chegaremos a um novo recor-de de produção, próximo dos 200 milhões de toneladas, e isso é espetacular!

Para alcançar esses níveis foram utiliza-das tecnologias de ponta, a chamada “agri-cultura de precisão”, que usa tecnologias da informação, como GPS e softwares, para de-terminar os procedimentos necessários em uma porção específica da lavoura. O fato nos deixa empolgados — porque se consegui-mos reverter a situação no campo — nada mais pode nos impedir de crescer.

Novas tecnologias, novas experiências de compra, agilidade, interatividade, conectivi-

dade... tudo isso vem provocando uma tsunami no varejo e no mundo. A globalização e a com-petição acirrada estão mexendo com os rumos das vendas e elevando os níveis de exigências do consumidor. Diante de tal cenário como po-demos contribuir para um mundo mais sustentá-vel? Estas e outras questões serão discutidas no plenário da 26ª edição da Super Rio Expofood. Uma das maiores feiras de alimentos, bebidas, equipamentos, serviços e tecnologia da Amé-rica Latina, a 26ª Super Rio deste ano promete ultrapassar, em números, a marca de exposito-res nacionais e internacionais, e de visitantes, em relação ao ano passado. A expectativa é que o evento supere em 15% o volume de negócios fechados na edição anterior. Apesar de todas as dificuldades, o brasileiro continua batendo um bolão. É em nome desse povo, que seremos campeões novamente, no agronegócio, nos ne-gócios e no futebol. Que venha a Copa! A gente aprendeu na raça a ser vencedor. Avante, Brasil!

Aylton Fornari Presidente

StopperMiniMóbile

Régua

Precificador

Mat

eria

is d

e PD

V

O que era bom �cou ainda MAIOR

Page 4: Revista sr 107 interativa

4 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

A Super Rio é o Veículo Oficial da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro e é desenvolvida pela AKS Editora, uma empresa do Grupo Global.

AKS Editora

Direção Executiva: Alex Pardella. Coordenação: Alexandre Knodler.

Editora: Eletícia Quintão - MTB 26.069 Tel.: (21) 7830-7265 id: 119*6655 E-mail: [email protected]

Fotografia: Cláudio Sáfadi.

Capa & Diagramação: Diego Gomes.

Distribuição: Mala Direta ASSERJ.

Colaboradores: André Portes, Cátia de Melo, Dr. José Oswaldo Corrêa, Graci Cavalcante, Jozias Castro e Mônica Nascimento, Antônio Carlos Ascar, Marco Quintarelli, João Allevato.

Os colaboradores acima citados não possuem vínculo com a ASSERJ nem com a Revista, portanto os artigos assinados são de total responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião da Revista.

Periodicidade: Bimestral.

Tiragem: 10.000 exemplares. Impressão:

AKS Editora Ltda. Av. Presidente Kennedy, n° 156 Coelho da Rocha .São João de Meriti - RJ. CEP: 21215-050.Tel: (21) [email protected] • www.revistasuperrio.com.br.

Escreva para a Super Rio. Para sugerir matérias, dar sua opinião, fazer críticas, elogios ou sugestões escreva para: [email protected] Correio: Av. Pres.Kennedy, nº 156 – Coelho da Rocha – São João de Meriti – RJ. CEP:25.550-026.Lembramos que por motivo de espaço ou decisão editorial, os textos poderão ser condensados ou não publicados.

Sumário / redação

Page 5: Revista sr 107 interativa

ESTANDE I-17PAV. 2 - ANEXO

Page 6: Revista sr 107 interativa

6 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

Page 7: Revista sr 107 interativa

7www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

A Rui Costa e Sousa & Irmão, S.A., em-presa com mais de 30 anos de experiência no mercado de bacalhau, com origem em Tondela – Portugal, comemora 10 anos no mercado bra-sileiro, através de sua empresa - BRASCOD.

A BRASCOD, Comércio Importação e Expor-tação, S.A., empresa do grupo inaugurada em São Paulo, em novembro de 2003, conta ainda com sua unidade comercial no Rio de Janei-ro, inaugurada em 2005, e uma nova unida-de em Recife – PE, que será inaugurada ainda este ano. Estas unidades visam comercializar e distribuir bacalhau salgado seco e dessalgado congelado, em todo o território brasileiro.

BomPorto comemora 10 anos no Brasil

Com fábricas na Noruega para captação de pesca-do, fábricas em Portugal para processamento e filiais no Brasil para comercialização, o grupo une toda a cadeia para melhor garantir os altos padrões de qualidade.

São 10 anos de muito trabalho, esforço, de-dicação e sofrimento, mas também de grandes conquistas, alcançando hoje um posicionamen-to de prestígio, notoriedade e altos padrões de qualidade com a sua marca BOMPORTO. Este ca-minho de sucesso é fruto do empenho de todos os colaboradores da empresa, fornecedores, par-ceiros, bem como do reconhecimento dos seus clientes e de todos os consumidores brasileiros, a quem sinceramente agradecemos.

rECoNHECiMENto

Page 8: Revista sr 107 interativa

8 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

Page 9: Revista sr 107 interativa

9www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Page 10: Revista sr 107 interativa

10 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

oPiNião

Como obter o melhor da Super rio?Por Jozias Castro

Você passa praticamente o ano todo dando o maior duro no trabalho. Ao longo de um ano, você contrata, você demite, você alcança metas , ou-tras ficam a desejar. O ano termina e tudo começa de novo no ano seguinte.

AÍ vem a maior Super Rio, uma das maiores feiras supermercadis-tas do Brasil e você precisa tirar o máximo dessa feira, que tem foco na sua atividade.

Aliás, você é um gerente de loja ou mesmo um comprador, ou um vendedor de uma indústria e é hora então de se reciclar .

Importante destacar que essa feira esta baseada no trinômio: CONHECIMEN-TO – RELACIONAMENTO – NEGÓCIOS.

O CONHECIMENTO é aquele transmitido por profissionais nos seminários. Observe então o pro-grama e escolha um tema ou temas do seu interesse.

Importante lembrar que é sempre bom você levar um bloco para ir ano-tando os tópicos abordados pelos pa-lestrantes. Tenho observado na platéia pessoas que entram, sentam, sem nada anotar. Será que conseguem guardar tudo na mente? Claro que não.

Quando você anota, você pode depois ao chegar loja, discutir aque-les pontos com seus subordinados.

O RELACIONAMENTO é a base do seu sucesso como profissional. Tenha sempre um cartão a mão para trocar

na feira. Converse bastante. Esse mo-mento é raro durante o ano. Sendo assim, tire o máximo de proveito dele.

E por último temos NEGÓCIOS, mas que também podemos cha-mar de oportunidades. Sim, opor-tunidades. Isto porque, a feira tem por objetivo ampliar negócios, criar negócios e sempre claro, irão existir oportunidades.

Nos EUA, numa determinada feira, fazia muito calor e todos os congressis-tas pediam nos estandes algo gelado. O estande do chá estava vazio porque nin-

Jozias Castro de AlmeidaMestre em administração de

empresas, publicitário e palestrante [email protected]

guém queria algo quente e sim gelado.O dono do estande então resol-

veu na hora botar gelo no seu mate e o sucesso foi imediato. Surgia ali, naquele momento, o ICE TEA no ano de 1904. Até aquele momento, não se tinha a cultura do chá gelado.

Então, pense nisso e uma boa feira pra você.

Page 11: Revista sr 107 interativa

11www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Page 12: Revista sr 107 interativa

12 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

Page 13: Revista sr 107 interativa

13www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Page 14: Revista sr 107 interativa
Page 15: Revista sr 107 interativa
Page 16: Revista sr 107 interativa
Page 17: Revista sr 107 interativa
Page 18: Revista sr 107 interativa

18 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

GU

IA O

FIC

IAL

DA

26ª

SU

PER

RIO

EX

POFO

OD

201

4G

UIA

OFI

CIA

L D

A 2

6ª S

UPE

R RI

O E

XPO

FOO

D 2

014

ABIEPAN-ESTANDE: L02- PV: ANEXOASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDUSTRIAS DE EQUIPAMENTOS, INGREDIENTES E - RUA JOAQUIM NABUCO, 156 - 2º ANDAR - CON-JUNTO: 07 BROOKLIN PAULISTA - SÃO PAULO - SPCEP: 04.621-001CONTATO:ARMANDO TADDEI JUNIOR/PAULO CAVALCANTETEL.:11.5561-6316E-MAIL: [email protected]

ABIPAN-ESTANDE: E20- PV: 1ASSOCIAÇÃO DOS INDUSTRIAIS DE PANIFICAÇÃO E AFINS DO RIO DE JANEIRO PRAÇA TIRADENTES, 73 / 4º CENTRO - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 20.060-070CONTATO:JOSÉ SEVERINO CAMARATEL.:(21) 2508-8048E-MAIL: [email protected]

ABRAS-ESTANDE: E-01- PV: 1ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SUPERMERCADOS AV. DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA, 2872 ALTO DA LAPA - SÃO PAULO - SPCEP: 05083-901CONTATO:BRUNA MENDESTEL.:(11)3838-4500E-MAIL: [email protected]

ACB-RJ-ESTANDE: E18- PV: 1ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARMAN RUA CAPITÃO FELIX, 110 - GALPÃO 04 - LJ 11 - 2º ANDAR BENFICA - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 20.920-310CONTATO:IREMAR ALVES LIMATEL.:(21) 7876-5569E-MAIL: [email protected]; [email protected]

ACRJ-ESTANDE: D06A- PV: 1ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO RIO DE JANEIRO RUA CANDELÁRIA, 09 - 11º E 12º ANDARES CEN-TRO - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 20091-020CONTATO:ANTENOR BARROS LEALTEL.:21.2514-1276E-MAIL: [email protected]

AGRA-ESTANDE: E08- PV: 1AGRA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA AV. MAJOR PINHEIRO FROES, 2.207 PARQUE MARIA HELENICE - SUZANO - SPCEP: 08680-000CONTATO:ANTONIO CESAR VIERSATEL.:11.4748-6222E-MAIL: [email protected]

AGT-ESTANDE: E02- PV: 2AGT INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA RUA ALTO PORÃ, 243 VILA EDE - SÃO PAULO - SPCEP: 02.211-010CONTATO:AMÉRICO MENDESTEL.:(11) 2901-6405E-MAIL: [email protected]

ALERTA FISCAL-ESTANDE: K-08- PV: ANEXO 2PROSPERITY APOIO DE SERVIÇOS TRIBUTÁRIOS LTDA

RUA DO ARROZ, 90 - SALA 457 E 458 PENHA - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 21011-900CONTATO:RAFAELTEL.:(21)3908-1526E-MAIL: [email protected] ALFAJOUR FLORIPPA-ESTANDE: E30D- PV: 1MAZZO ALIMENTOS - INDÚSTRIA E COMERCIO LTDA SERVIDÃO NOSSA SENHORA APARECIDA, 321 INGLESES DO RIO VERMELHO - FLORIANÓPOLIS - ESCEP: 88058-089CONTATO:NAZARENO DALSASSO ANGULSKITEL.:48.3371-8492E-MAIL: [email protected]/[email protected]

ALFATEC-ESTANDE: E11- PV: 2ALFATEC EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS LTDA RUA GERSON FERREIRA, 31A RAMOS - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 21.030-151CONTATO:JOÃO ABUDTEL.:(21) 2564-2001E-MAIL: [email protected]

ALUMINAS MÓVEIS-ESTANDE: B11- PV: 1ALUMINAS MÓVEIS LTDA AVENIDA RACHID MITRE, 955 BELA VISTA - CLAU-DIO - MGCEP: 35530-000CONTATO:WUANDER FERREIRATEL.:37.3381-3400E-MAIL: [email protected]

AMBEV-ESTANDE: D-03- PV: 2CIA DE BEBIDAS DAS AMÉRICAS R DR. RENATO PAES DE BARROS, 1017 - 4º ANDAR ITAMBI - SÃO PAULO - SPCEP: 04530-001TEL.:CONTATO:E-MAIL: [email protected]

ANTARES-ESTANDE: J05- PV: 2 (ANEXO)ANTARES BRASIL IND. COM. DE ALIMENTOS LTDA. RUA BARÃO DE SANTA MARTA, 411 PONTO AZUL - TRÊS RIO - RJCEP: 25.821-120CONTATO:PEDRO RUFINOTEL.:(24) 2255-8284E-MAIL: [email protected]

ARCOFOODS-ESTANDE: A11- PV: 2J ARAUJO DISTRIBUIDORA, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA RUA FRANCISCO DE S.E MELO, 1590 - GALPÃO 2 ARMAZENS 135 E 136 CORDOVIL - RIO DE JANEIRO - RJCEP: CONTATO:FERNANDA LEITETEL.:(21) 3613-8100E-MAIL: [email protected]; [email protected]

ARCOLOR-ESTANDE: D16- PV: 2ARCO-ÍRIS BRASIL IND. E COM. DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS LTDA RUA FORTE DO TRIUNFO, 45 PARQUE INDUS-

TRIAL - SÃO LOURENÇO - SPCEP: 08.340-146CONTATO:ALEXANDRE GOMESTEL.:(11) 2191-2444E-MAIL: [email protected]; [email protected]

ARS PAINÉIS FRIGORÍFICOS - ESTANDE E-07 - PV:2ARS INDÚSTRIA E COMÉRCIODE PAINÉIS FRIGORÍFICOS LTDA MERUA GERALDO CARDOSO, 1228XERÉM - DUQUE DE CAXIAS - RJCEP.: 25250-450CONTATO: COMERCIALTEL.: (21) 3653-8511E-MAIL: [email protected]

ASALOG-ESTANDE: J-18- PV: ANEXO 2ASALOG COM. DE BEBIDAS, ALIMENTOS E CON-SULTORIA LTDA RUA CAPITÃO FÉLIX, 110 - SALA 311 BENFICA - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 20920-310CONTATO:RICARDO HENRIQUESTEL.:(21)3091-3849E-MAIL: [email protected]

BEAUTY’IN-ESTANDE: K03- PV: ANEXOBEAUTY’IN COMERCIO DE BEBIDAS E COSMETI-COS S.A CIDADE JARDIM 377 SOBRELOJA ITAIM BIBI - SP - SPCEP: 01.453-000CONTATO:CRISTIANA ARCANGELLITEL.:11.2164-8200E-MAIL: [email protected]

BELA ISCHIA-ESTANDE: H10- PV: 02 - ANEXOBELA ISCHIA ALIMENTOS LTDA ROD. MG, 285 - KM 77 CENTRO - ASTOLFO DUTRA - MGCEP: 36.780-000CONTATO:ANDRE DIORIOTEL.:(32) 3451-1299E-MAIL: [email protected]

BELATO-ESTANDE: C05- PV: 1BELATO COMÉRCIO E EXPORTAÇÃO DE MÁQUI-NAS LTDA ME RUA ERNESTO CARDOSO,85 LOJA CENTRO - NILÓPOLIS - RJCEP: 26.525-422CONTATO:MELQUE PEREIRATEL.:(21) 2693-0442E-MAIL: [email protected]

BELGIAN BEER PARADISE-ESTANDE: 1- PV: 1CERVIO COMERCIO E INDUSTRIA DE BEBIDA LTDA-EPP RUA VISCONDE DE PIRAJÁ, 580 - LJ. 213 IP-ANEMA - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 22410-902CONTATO:XAVIER DEPUYDTTEL.:21.3256-2595E-MAIL: [email protected]

BIFOFO-ESTANDE:- PV: 2 (ANEXO)BIFOFO PRÉ COZINHADOS SOCIEDADE UNIPES-SOAL LTDA VIA JEAN PIAGET, 184 CANELAS - V. N. GAIA -

A B

Page 19: Revista sr 107 interativa

19www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Kian: expansão na velocidade da luzEmpresa conta com toda gama de artigos para iluminação como lâmpadas, lanternas, luminárias e

abajures, e vem surpreendendo pela organização de sua operação comercial e logística

Com sede no Rio de Janeiro, a Kian atende em todo território nacio-nal através de sua equipe de repre-sentantes e distribuidores, dispondo de escritórios comerciais espalhados pelo país e um Centro de Distribuição recém-inaugurado, em São Paulo.

Para garantir velocidade e pon-tualidade na entrega de seus produ-tos, a Kian conta com um departa-mento de expedição 24 horas, frota própria com 30 caminhões, além de parceiros logísticos experientes em cada setor do mercado.

Em destaque no segmento au-tosserviço alimentar, a Kian ofe-rece uma vasta linha de produtos para iluminação residencial, como lâmpadas eletrônicas compactas Triplas (3 arcos luminosos), com-pactas Espirais (altíssima eficiência luminosa com tamanho reduzido), as tradicionais lâmpadas incandes-centes, luminárias de emergência e

lanternas. Atende também o par-que de iluminação dos clientes com projetores e lâmpadas industriais de alta potência.

A Kian também possui uma linha de produtos LED (Light Emitting Dio-de) com lâmpadas e projetores de alta potência, eficiência luminosa e durabilidade, capazes de otimizar muito o consumo de energia elétri-ca, ressaltando que o LED é a mais moderna tecnologia disponível no mundo atualmente.

A empresa disponibiliza aos seus clientes um suporte em material de

apoio indispensável para o sucesso, como expositores, testadores, ilhas, wobblers informativos, catálogos, SAC e palestras técnicas.

No que se refere à visibilidade da marca Kian, é notório que existe um grande investimento em mídia. A marca está na TV há meses e pode ser vista na grande maioria dos ta-blóides das redes de supermercados.

Para 2014 a empresa planeja uma expansão ainda maior de seu porti-fólio, oferecendo ao varejo várias al-ternativas em substituição às lâmpa-das incandescentes, que estão sendo proibidas pela legislação.

Estoque de 7.000m², expedição funcionando 24h e frota própria além de parceiros logísticos experientes em cada setor do mercado para agilizar o atendimento aos seu clientes.

EFiCiÊNCia

Page 20: Revista sr 107 interativa

20 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

GU

IA O

FIC

IAL

DA

26ª

SU

PER

RIO

EX

POFO

OD

201

4G

UIA

OFI

CIA

L D

A 2

6ª S

UPE

R RI

O E

XPO

FOO

D 2

014

Treinamentos periódicos para os representantes Frota própria e expedição24h em funcionamento

Estoque com 7.000 m²

LINHA DE ILUMINAÇÃO KIAN

JUNTO COM VOCÊ EM TODOS OS MOMENTOS.

A lâmpada econômica do Brasil

PRODUTOS PDV LINHA LED (P/USO)

w w w . k i a n b r a s i l . c o m . b r - T e l : 2 1 2 7 0 2 - 4 5 7 5

Lâmpadas eletrônicase incandescentes,

Lanternas de LED e halógenas,Luminárias de emergência.

Expositores, Ilhas,Wobbler, Móbile

e suporte para aumentaras suas vendas.

Projetores LED 10, 20, 30, 50, 70 e 100WLâmpadas Ar111 LED e MR16 LED

Luminária Industrial LED 50WMais luz e menor consumo.

PORTO - PTCEP: 4410-236CONTATO:SÉRGIO VILELATEL.:351.227.132-613E-MAIL: [email protected]/[email protected]

BOLACHA PARA CHOPP-ESTANDE: D21- PV: 1BOLACH PARA CHOPP GRAFICA LTDA ME RUA MANUEL JUSTICIANO QUINTÃO, 553 VILA PALMEIRA - SÃO PAULO - SPCEP: 02.728-020CONTATO:MAURICIO LOURENÇOTEL.:11.3715-7175E-MAIL: [email protected]

BOM PORTO-ESTANDE: I17- PV: 2 - ANEXOBRASCOD COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTA-ÇÃO AS RUA JOÃO SANTANA, 174 RAMOS - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 21.031-060CONTATO:ÉLIO SANTOSTEL.:(21) 3869-8944E-MAIL: [email protected] BORNER-ESTANDE: L09- PV: 02 - ANEXOANTONIO CARLOS TROPEA RUA DENERAL NETO, 71 - SALA 303 FLORESTA - PORTO ALEGRE - RSCEP: 90.560-020CONTATO:ANTONIO CARLOS TROPEATEL.:(51) 3286-7219E-MAIL: [email protected]

BRALYX-ESTANDE: D15- PV: 2POLETO E PARTNERS IND. E COM. DE MÁQUINAS LTDA RUA VIGÁRIO ALBERNAZ, 21 VILA GUMERCINDO - SÃO PAULO - SPCEP: 04.134-020CONTATO:GLAUBER MARCONDESTEL.:(11) 5072-2099E-MAIL: [email protected]; [email protected]

BRINK´S SEGURANÇA E TRANSPORTE DE VALORES-ESTANDE: C15- PV: 1BVA BRINK’S VALORES AGREGADOS LTDA RUA JOSÉ AMATO, 310 B JARDIM DAS LARANJEI-RAS - SÃO PAULO - SPCEP: 02518-120CONTATO:NATHALIA CUNHATEL.:11.2133-0359E-MAIL: [email protected]

CACHAÇA SELETA-ESTANDE: B02- PV: 1SELETA E BOAZINHA INDUSTRIA E COMERCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO RUA JUVENATO COSTA FILHO 900 INDUSTRIAL - SALINAS - MGCEP: 39560-000CONTATO:EDINILSON MACHADOTEL.:38.3841-1254E-MAIL: [email protected]

CAFÉ CANAAN-ESTANDE: A-09- PV: ANEXO 2CAFÉ REI DO BRASIL LTDA RUA MONTEVIDEU, 1251 / GALPÃO FUNDOS PENHA - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 21020-290CONTATO:LUIS ANTÔNIO

TEL.:(21)3888-1590E-MAIL: [email protected]

CAFÉ GOURMET SANTA MÔNICA-ESTANDE: D17- PV: 1MEGABRAIN DO BRASIL LTDA RUA MARIA JULIA, 62 CASA VERDE - SÃO PAULO - SPCEP: 02.521-050CONTATO:MARCELO MOSCOFIANTEL.:(11) 2239-4141E-MAIL: [email protected]

CAMARA BRASIL CHILE-ESTANDE: D06B- PV: 1SCREENGRAPH PRODUÇÕES E EDIÇÕES ME CAMINHO CHICO BUARQUE DE HOLANDA 389 FDS BARRA DE GUARATIBA - RJ CEP: 23020-240CONTATO:AILTON DIASTEL.:6956-4333E-MAIL: [email protected]

CÂMARA ÍTALO - BRASILEIRA-ESTANDE: K01,L02,L01- PV: 2 (ANEXO)CÂMARA ÍTALO - BRASILEIRA DE - AV. GRAÇA ARANHA, 01 - 6º ANDAR CENTRO - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 21.2262-9141CONTATO:BASÍLIO CATRINITEL.:21.2262-9141E-MAIL: [email protected]

CAMARÕES PONTA NEGRA-ESTANDE: G10- PV: 2ENSEG INDUSTRIAL ALIMENTÍCIA LTDA BR 304 - KM 104 - ZONA RURAL ZONA RURAL - MACAÍBA - RNCEP: 59.280-000CONTATO:FLAVIO FARIATEL.:(84) 3271-1809E-MAIL: [email protected]

CARLOS TANZILLO-ESTANDE: D21- PV: 1CARLOS TANZILLO PRESENTES ME RUA CIDADE NOVA, 550 VILA OLIMPIA - SÃO PAULO - SPCEP: 04547-071CONTATO:ADYRIS ROSA SANTOSTEL.:11.3842-5387E-MAIL: [email protected]

CASA MARANGUAPE-ESTANDE: E01- PV: 2CORDEIRO DE ALMEIDA EQUIPAMENTOS LTDA RUA SÃO LUIZ GONZAGA, 1688 BENFICA - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 20.910-062CONTATO:FERNANDO CORDEIROTEL.:(21) 3860-7044E-MAIL: [email protected]

CEASA MÁQUINAS-ESTANDE: E17- PV: 2CEASA MÁQUINAS COMERCIAIS LTDA AV. BRASIL, 19001 PAV 23 - BOX 48 IRAJÁ - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 21.530-000CONTATO:OZEILTON LIMA SILVATEL.:(21) 3371-5222E-MAIL: [email protected]

CHINEZINHO-ESTANDE: E-07- PV: ANEXO 2VITÁLIS INDÚSTRIA DE ALIMENTOS LTDA

RUA ÁLVARES DE AZEVEDO, 480 CACHAMBI - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 20785-080CONTATO:SÉRGIO DUARTETEL.:(21)2107-5454E-MAIL: [email protected] CANOINHAS DE PAPEL-ESTANDE: E16- PV: 2CIA CANOINHAS DE PAPEL ROD. BR 280 S/N PARQUE INDUSTRIAL - CANO-INHAS - SCCEP: 89.460-000CONTATO:CARLOS ALBERTOTEL.:(11) 5642-3700E-MAIL: [email protected]

CIMAPI-ESTANDE: C16- PV: 2CIMAPI INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA AV. PAULICÉIA, 1.350 CAIEIRAS - SÃO PAULO - SPCEP: 07.743-130CONTATO:ROBERTO BUONOTEL.:(11) 4441-6766E-MAIL: [email protected]

CLAUWAN-ESTANDE: L13- PV: 02 - ANEXOC VILLELA BIZZOTTO COMÉRCIO E SERVIÇO DE REFRIGERAÇÃO RUA TEODORO DA SILVA, 483 VILA ISABEL - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 20.560-000CONTATO:FERNANDA BIZZOTTOTEL.:(21) 3879-0172E-MAIL: [email protected]; [email protected]

CLIMA RIO-ESTANDE: A-14- PV: 2CLIMA RIO 2004 COMÉRCIO E SERVIÇOS DE REFRIGERAÇÃO LTDA AV. LOBO JÚNIOR, 1184 PENHA - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 21020-125CONTATO:GILSON CARLOS DOS SANTOSTEL.:(21)3078-6100E-MAIL: [email protected]

CLIMAFLEX-ESTANDE: G04- PV: 2CLIMAFLEX MÓVEIS E EQUIPAMENTOS DE ES-CRITÓRIO LTDA RUA DOM HELDER CAMARA, 3127 - LOJA A DEL CATILHO - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 21050-451CONTATO:FERNANDO LUIZ FULGONITEL.:21.2564-4213E-MAIL: [email protected]

CLIMATEC-ESTANDE: A-15- PV: 2CLIMATEC DA PENHA COMÉRCIO E SERVIÇOS DE REFRIGERAÇÃO LTDA RUA DO FEIJÃO, 106 PENHA - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 21011-050CONTATO:AYLTONTEL.:(21)2584-3448E-MAIL: [email protected]: A-05- PV: 2COMBRASIL - CIA. BRASIL CENTRAL COM. IND. RUA GUARAPIRANGA, 461 CHÁCARAS REUNIDAS - SÃO JOÃO DOS CAMPOS - SPCEP: 12238-470CONTATO:KLEBER RIBEIRO

B C

Page 21: Revista sr 107 interativa

21www.revistasuperrio.com -Fevereiro/Março de 2014

GU

IA O

FIC

IAL

DA

26ª

SU

PER

RIO

EX

POFO

OD

201

4

Treinamentos periódicos para os representantes Frota própria e expedição24h em funcionamento

Estoque com 7.000 m²

LINHA DE ILUMINAÇÃO KIANJUNTO COM VOCÊ EM TODOS OS MOMENTOS.

A lâmpada econômica do Brasil

PRODUTOS PDV LINHA LED (P/USO)

w w w . k i a n b r a s i l . c o m . b r - T e l : 2 1 2 7 0 2 - 4 5 7 5

Lâmpadas eletrônicase incandescentes,

Lanternas de LED e halógenas,Luminárias de emergência.

Expositores, Ilhas,Wobbler, Móbile

e suporte para aumentaras suas vendas.

Projetores LED 10, 20, 30, 50, 70 e 100WLâmpadas Ar111 LED e MR16 LED

Luminária Industrial LED 50WMais luz e menor consumo.

Treinamentos periódicos para os representantes Frota própria e expedição24h em funcionamento

Estoque com 7.000 m²

LINHA DE ILUMINAÇÃO KIAN

JUNTO COM VOCÊ EM TODOS OS MOMENTOS.

A lâmpada econômica do Brasil

PRODUTOS PDV LINHA LED (P/USO)

w w w . k i a n b r a s i l . c o m . b r - T e l : 2 1 2 7 0 2 - 4 5 7 5

Lâmpadas eletrônicase incandescentes,

Lanternas de LED e halógenas,Luminárias de emergência.

Expositores, Ilhas,Wobbler, Móbile

e suporte para aumentaras suas vendas.

Projetores LED 10, 20, 30, 50, 70 e 100WLâmpadas Ar111 LED e MR16 LED

Luminária Industrial LED 50WMais luz e menor consumo.

Page 22: Revista sr 107 interativa

22 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

GU

IA O

FIC

IAL

DA

26ª

SU

PER

RIO

EX

POFO

OD

201

4G

UIA

OFI

CIA

L D

A 2

6ª S

UPE

R RI

O E

XPO

FOO

D 2

014

TEL.:(21)3931-3200E-MAIL: [email protected]

COMERCIAL DALBEM-ESTANDE: K-10- PV: ANEXO 2COMERCIAL DE CEREAIS DALBEM ESTRADA PIRAPÓ, 8477 PIRAPÓ - SERTÃO SAN-TANA - RSCEP: 92850-000CONTATO:JOSÉ EDUARDO DE SOUZA CAFFARATETEL.:(51)9844-1378E-MAIL: [email protected]

COMMAR INTERNACIONAL-ESTANDE: I-08- PV: ANEXO 2COMMAR COMÉRCIO INTERNACIONAL S/A RUA ROSA VERMELHA, 733 NOVO MÉXICO - VILA VELHA - ESCEP: 29104-030CONTATO:TITO ROCHATEL.:(21)3214-2800E-MAIL: [email protected]

COOXUPÉ-ESTANDE: H-17- PV: ANEXO 2 COOPERATIVA REGIONAL DE CAFEICULTORES EM GUAXUPÉ LTDA AV. PAULO RIBEIRO DO VALLE, 1539 JAPY - GUAXUPÉ - MGCEP: 37800-000CONTATO:MÁRIO PANHOTTA DA SILVATEL.:(35)3696-1015E-MAIL: [email protected]

COZIL-ESTANDE: L02- PV: ANEXOCOZIL EQUIPAMENTOS INDÚSTRIAIS LTDA RUA BOTUCATU 200 A NOSSA SENHORA D’AJUDA - ITAQUECETUBA - SPCEP: 08576-660CONTATO:IASIAS BERNITEL.:11.2832-8095E-MAIL: [email protected]

COZINHA PROFISSIONAL-ESTANDE: C23- PV: 1EDITORA NOVA GESTÃO LTDA RUA JOÃO PAPATERRA LIMONGI, 127JARDIM TRUSSARGI - SÃO PAULO - SPCEP: 05518-050CONTATO:ALAN BANASTEL.:11.3586-4189E-MAIL: [email protected]

CRAC-ESTANDE: F09- PV: 2CRAC INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS LTDA RUA MARTINS SARAZATE, 22SÃO GONÇALO - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 24.722-320CONTATO:RENATO CERQUEIRATEL.:(21) 3706-2424E-MAIL: [email protected]

CST AUTOMAÇÃO-ESTANDE: I-02- PV: ANEXO 2CST AUTOMAÇÃO LTDA TRAVESSA FRANÇA SOARES, 47 CENTRO - NOVA IGUAÇU - RJCEP: 26255-050CONTATO:RAPHAEL SOARESTEL.:(21)2668-0021E-MAIL: [email protected] DA FONTE-ESTANDE: H-09- PV: ANEXO 2FACE BELA PRODUTOS NATURAIS DE BELEZA LTDA

RUA SARGENTO AQUINO, 684 OLARIA - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 21021-640CONTATO:CIÇATEL.:(21)2564-3326E-MAIL: [email protected]

DE MARCHI-ESTANDE: A05- PV: 1QUE POUPA SUPER GELADOS LTDA AV BRASIL 19001 PAV 34 BOXE 02,03,04 IRAJA - RJ - RJCEP: 21359-900CONTATO:MARCELO DE MARCHITEL.:2471-3257E-MAIL: [email protected]

DESBRAVADOR-ESTANDE: I09- PV: 02 DESBRAVADOR SOFTWARE DE GESTÃO INTELIGENTE RUA MARECHAL JOSÉ B. BORMANN, 1001 E JD. ITÁLIA - CHAPECÓ - SCCEP: 89.802-122CONTATO:MARCELO POMPEO DA SILVATEL.:(49) 3321-0900E-MAIL: [email protected]

DETALHES VIME-ESTANDE: D21- PV: 1DETALHES IND. DE PRESENTES UTIL. DOMÉSTICAS LTDA ME ROD.REGIS BITTENCOURT 1640 KM 271 JD MONTE ALEGRE - TABOATÃO DA SERRA - SPCEP: 06.768/100CONTATO:GISELE DESTERTEL.:21.98707-4173E-MAIL: [email protected]

DETROIT EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS-ESTANDE: B23- PV: 1DETROIT EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS RUA DR. EDGARD MAGALHÃO NORONHA, 657 VILA NOVA YORK - SÃO PAULO - SPCEP: 03480-000CONTATO:CHRISTIAN CLAROTEL.:11.2059-2514E-MAIL: [email protected]

DOM CARMINE-ESTANDE: C07- PV: 2DOM CARMINE IND. E COM. REFRIGERAÇÃO IMP. EXP. LTDA RUA ANTONINA SERRÃO, 44 SÃO GONÇALO - NITERÓI - RJCEP: 24.445-270CONTATO:RAFAEL JASMIMTEL.:(21) 2604-4395E-MAIL: [email protected]

EBBA-ESTANDE: J-01- PV: ANEXO 2EMPRESA BRASILEIRA DE BEBIDAS E ALIMENTOS S/A AV. REPÚBLICA ÁRABE UNIDA, 40 PINA - RECIFE - PECEP: 51110-150CONTATO:VÍVIAN PERFEITOTEL.:(81)2121-2900E-MAIL: [email protected]

ECO BRISA-ESTANDE: B13- PV: 1VIVA EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS E COMÉRCIO LTDA RUA RUI IDELFONSO MARTINS LISBOA, 303 CHA-CARA DOS AMARAIS - CAMPINAS - SPCEP: 13082-020

CONTATO:PAULO SERGIO GABARRAE-MAIL: [email protected]

ELETROFRIO-ESTANDE: B11- PV: 2ELETROFRIO REFRIGERAÇÃO LTDA RUA JOÃO CHEDE, 1599 - CAIXA POSTAL 1322 CIDADE INDUSTRIAL DE CURITIBA - CURITIBA - PRCEP: 81.170-220CONTATO:LUIZ RENATO CHUEIRETEL.:(41) 2105-6000E-MAIL: [email protected]

ELVI-ESTANDE: A06- PV: 2ELVI COZINHAS INDUSTRIAIS LTDA RUA FRANCISCO PEDROSO DE TOLEDO, 577 VILA LIVIERO - SÃO PAULO - SPCEP: 04.185.150CONTATO:CRISTIANO SOLA / LUCIANO SOLATEL.:(11) 2181-3999E-MAIL: [email protected]

EMBRAFLEX-ESTANDE: G19- PV: 02EMBRAFLEX FLEX DOOR LTDA RUA ITAICAVA,40 PADRE MIGUEL - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 21.775-510CONTATO:MARCELOTEL.:(21) 3332-2288E-MAIL: [email protected]; [email protected]

ESPAÇO ORGÂNICO E SUSTENTÁVEL-ESTANDE: H-12- PV: ANEXO 2FEST COMUNICAÇÃO E MERCHANDISING LTDA AV. RIO CLARO, 183 JARDIM LAURA - CAMPO LIMPO PAULISTA - SPCEP: 13233-260CONTATO:MIGUEL FERRARI STELLATEL.:(11)4038-0500E-MAIL: [email protected]

FAST GONDOLAS E CHECK-OUTS-ESTANDE: B11- PV: 2FAST GONDOLAS EQUIPAMENTOS LTDA AV. ESPERANTO, 765 CILO II JD. SÃO FRANCISCO DE ASSIS - LONDRINA - PRCEP: 86.067-100CONTATO:VALDEVIR F. GUERRATEL.:(43) 3373-9000E-MAIL: [email protected]

FEPOM-ESTANDE: 5- PV: 2FEPOM REFRIGERAÇÃO E INSTALAÇÃO LTDA RUA POMPÍLIO DE ALBUQUERQUE, 262 ENCAN-TADO - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 20.745-125CONTATO:OZIAS DE SOUZATEL.:(21) 3271-2475E-MAIL: [email protected]

FINI-ESTANDE: K17- PV: 2 (ANEXO)FINI COMERCIALIZADORA LTDA AV. JOSÉ BENASSI, 1003 - SALA A PARQUE INDUS-TRIAL I - JUNDIAÍ - SPCEP: 13.213-085CONTATO:SARA C. MINUTTI

C D E F

Page 23: Revista sr 107 interativa

23www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Sempre buscando as melhores solu-ções para atender às necessidades dos con-sumidores, a Gelcampo Alimentos Brasil lança no mercado um novo formato de embalagens para a linha de vegetais supercongelados. Criados pensando, sobretudo, nos consumi-dores modernos, com pouco tempo para a cozinha, a linha atende até os consumidores mas exigentes, que não abrem mão da quali-dade e sabor dos alimentos.

Numa era em que o tempo é escasso e é necessário aproveitar cada momento para re-laxar com a família e os amigos, os vegetais su-percongelados serão grandes aliados no dia a dia dos consumidores.

Os produtos saudáveis, frescos e supercon-gelados não só permitem uma refeição bem elaborada e saudável com praticidade e ra-pidez, como permite que os alimentos sejam 100% aproveitados.

A linha Gelcampo em novas embalagens de 300g contém: Ervilha, Brócolis, Vagem, Jardi-neira, Milho verde e Cenoura baby.

Conheça estes e muito mais produtos no pa-vilhão 2, Externo Azul, estande L21. Garantia de Qualidade é Gelcampo.

Para mais informações e para ficar a par de todas as novidades siga a página da Gelcampo no facebook: https://www.facebook.com/pages/gel-campo-ultracongelados/124182907594065?ref=hl

GElCaMPo lança linha de vegetais em embalagens de 300g

laNÇaMENto

Page 24: Revista sr 107 interativa

24 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

GU

IA O

FIC

IAL

DA

26ª

SU

PER

RIO

EX

POFO

OD

201

4G

UIA

OFI

CIA

L D

A 2

6ª S

UPE

R RI

O E

XPO

FOO

D 2

014

TEL.:11.4589-6450E-MAIL: [email protected]

FOOD SERVICE-ESTANDE: C13- PV: 1FOODSIS FOOD SERVICE INFORMAÇÕES E SER-VIÇOS LTDA PRAÇA AMADEU AMARAL, 27 - 7º ANDAR BELA VISTA - SÃO PAULO - SPCEP: 01.327-010CONTATO:JANES FABRICIO GUIMARÃESTEL.:(11) 3142-8941E-MAIL: [email protected]

FRESCATTO-ESTANDE: B05- PV: 2FRIGORÍFICO JAHÚ LTDA RUA PROJETADA,27 FIGUEIRA - DUQUE DE CAXIAS - RJCEP: 25.230-020CONTATO:THIAGO DE LUCATEL.:(21) 3527-9393E-MAIL: [email protected]; [email protected];

FRIGANSO-ESTANDE: B-09- PV: 1FIAMMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS LTDA ESTR. UNIÃO INDÚSTRIAL, S/N KM 133 CENTRO - COMENDADOR LEVY GASPARIAN - RJCEP: 25870-000CONTATO:EUCLIDES ALFENAS MILAGRESTEL.:(21)2757-5710E-MAIL: [email protected]

FRIGELAR-ESTANDE: G05- PV: 2FRIGELAR COMÉRCIO E DISTRIBUIÇÃO S.A AV. CRUZEIRO. 899 / 02 DISTRITO INDUSTRIAL - CACHOEIRINHA - RSCEP: 94.930-615CONTATO:MILTON SANDRITEL.:(51) 3304-8923E-MAIL: [email protected]

FRIMESA-ESTANDE: A-07- PV: 2FRIMESA COOPERATIVA CENTRAL RUA BAHIA, 159 FRIMESA - MEDIANEIRA - PRCEP: 85884-000CONTATO:TIAGO BERTATEL.:(45)3264-8080E-MAIL: [email protected]

FRISA-ESTANDE: B-03- PV: 2FRISA FRIGORÍFICO RIO DOCE S/A RUA MARUI GRANDE, 58 BARRETO - NITERÓI - RJCEP: 24110-190CONTATO:ALFREDO PEDRO MASSOTITEL.:(21)2729-8888E-MAIL: [email protected]

FULL GAUGE CONTROLS-ESTANDE: G11- PV: 2FULL GAUGE ELETROCONTROLES LTDA RUA JULIO DE CASTILHOS, 250 NITEROI - CANOAS - RSCEP: 92.120-030CONTATO:ANTONIO GOBBITEL.:(51) 3475-3308E-MAIL: [email protected]

GÁS NATURAL FENOSA-ESTANDE: I06- PV: 02 - ANEXOCOMPANHIA DISTRIBUIDORA DE GÁS DO RIO DE JANEIRO

AV. PEDRO II, 68 SÃO CRISTÓVÃO - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 20941-070CONTATO:BRENA RIBEIROTEL.:(21) 3115-6494E-MAIL: [email protected]

GEL CHOPP / GEL COFFEE-ESTANDE: K14- PV: ANEXOAQUAGEL REFRIGERAÇÃO LIMITADA RUA TENENTE ANTONIO BARBOSA, 51 JD DO LAGO II - CAMPINAS - SPCEP: 13051-038CONTATO:RODRIGO PIOVEZANTEL.:19.3741-8644E-MAIL: [email protected]

GELÉIA DE MOCOTÓ ELLO-ESTANDE: J-28- PV: ANEXO 2KAIROS ALIMENTOS LTDA RUA FELIPE MASCARENHAS, 21 AMENDOEIRA - SÃO GONÇALO - RJCEP: 24732-035CONTATO:MÁRCIO ROMANTEL.:(21)3606-5449E-MAIL: [email protected]

GERASTAR-ESTANDE: 9- PV: 1GERASTAR GERADORES COMERCIO E SERVIÇOS LTDA RUA CONSELHEIRO MAYRINK, 361 ROCHA - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 20960140CONTATO:GUILHERME RICHTERTEL.:19. 3393-1400E-MAIL:

GERIATEX-ESTANDE: J-02- PV: ANEXO 2GERIATEX INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA RUA MONTEVIDEO, 66 PENHA - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 21202-290CONTATO:LUIZ CARLOS XAVIER AUGUSTOTEL.:(21)3622-2650E-MAIL: [email protected]

GLOBAL SOLUÇÕES-ESTANDE: H-02- PV: ANEXO 2PARDELLA SOLUÇÃO EM COMUNICAÇÃO VISUAL LTDA AV. PRESIDENTE KENNEDY, 156 COELHO DA ROCHA - SÃO JOÃO DE MERITI - RJCEP: 25550-026CONTATO:ALEX PARDELLATEL.:(21)3753-6169E-MAIL: [email protected]

GODAM-ESTANDE: G06- PV: 2GODIVA ALIMENTOS LTDA PATROCÍNIO DO MURIAÉ, KM1 F5 - MGCEP: 36.860-000CONTATO:KEILA CRISTINA DE SOUZA DA MATTATEL.:(32) 3726-2000E-MAIL: [email protected]

GOLDEN VITAL-ESTANDE: B-15- PV: 1INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PANIFICAÇÃO GOLDEN ESTR. JOÃO EVANGELISTA DE CARVALHO, 231 CENTRO - NILÓPOLIS - RJCEP: 26515-050CONTATO:SIRLENE MONÇÃOTEL.:(21)2691-1030

E-MAIL: [email protected]

GRANFINO-ESTANDE: E-05- PV: 2INDÚSTRIAS GRANFINO S/A RUA OSCAR SOARES, 1525 CENTRO - NOVA IGUAÇU - RJCEP: 25220-098CONTATO:FELIPE LANTIMANTTEL.:(21)2765-9400E-MAIL: [email protected]

GRUPO MISTERMIX-ESTANDE: B15- PV: 2MISTERMIX DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS LTDA AV ALMIRANTE FRONTIN 231 RAMOS - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 21030-040CONTATO:CELIO ANDRADETEL.:21.3860-8923E-MAIL: [email protected]

GUARACAMP-ESTANDE: A-08- PV: 2RIOMIX INDÚSTRIA E COM. DE BEBIDAS LTDA ESTRADA DO MENDANHA, 4489 CAMPO GRANDE - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 23095-842CONTATO:EMÍLIO RIOSTEL.:(21)3505-6000E-MAIL: [email protected]

GUARAPLUS-ESTANDE: J-13- PV: ANEXO 2MULTIPLUS IND. COM. DISTRIBUIDORA DE ALI-MENTOS BEBIDAS LTDA RUA DO MILHO, 96 PENHA - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 21011-090CONTATO:HENRIQUETEL.:(21)7826-7521E-MAIL: [email protected]

GUIA GPHR-ESTANDE: D21- PV: 1EDITORA GPHR LTDA RUA MARECHAL MASCARENHAS DE MORAES, 128 COB. 01 COPACABANA - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 25975-510CONTATO:RENATO HAZANTEL.:(21) 2549-8289E-MAIL: [email protected]

GZ SISTEMAS-ESTANDE: 3- PV: 2GZ SISTEMAS IMPORTAÇÃO E COMÉRCIO LTDA RUA MARECHAL DEODORO DA FONSECA, 736 CENTRO - JUNDIAÍ - SPCEP: 13.201-002CONTATO:GERSON ZANATTATEL.:(11) 3308-8199E-MAIL: [email protected]

HARLEY DAVIDSON-ESTANDE: J-21- PV: ANEXO 2ABOLIÇÃO COMÉRCIO DE MOTOS AV. DAS AMÉRICAS, 14800 LJ. A, B, C BARRA DA TIJUCA - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 22790-702CONTATO:PAULO SÉRGIOTEL.:(21)’3613-1111E-MAIL: [email protected]

F G

Page 25: Revista sr 107 interativa

25www.revistasuperrio.com -Fevereiro/Março de 2014

GU

IA O

FIC

IAL

DA

26ª

SU

PER

RIO

EX

POFO

OD

201

4

AP_0032_13GH_AF_Anuncio_205x275mm_APAS_2014_Rio_Janeiro.indd 1 2/20/14 4:40 PM

Page 26: Revista sr 107 interativa

26 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

GU

IA O

FIC

IAL

DA

26ª

SU

PER

RIO

EX

POFO

OD

201

4G

UIA

OFI

CIA

L D

A 2

6ª S

UPE

R RI

O E

XPO

FOO

D 2

014

HYPPOLITO-ESTANDE: G07- PV: 2INDUSTRIA DE MÁQUINAS HYPPOLITO LTDA RUA ITAPRATA, 338 - NÚCLEO ITAIM FERRAS DE VASCONCELOS - SÃO PAULO - SPCEP: 08540-300CONTATO:NELSON HYPPOLITOTEL.:11.4674-1313E-MAIL: [email protected]

IFT GELCAMPO-ESTANDE: L21- PV: 2(ANEXO)I.F.T - COMÉRCIO INTERNACIONAL ALIMENTAR E.N. 107, 4142 - SALA 228 FREIXIEIRO - APARTA-DO 5149 PERAFITA - PORTUGAL - PTCEP: 4456-901CONTATO:YESICA FILIPETEL.:00351-22-999-7460E-MAIL: [email protected]

IMF-ESTANDE: C09- PV: 2IMF-INDÚSTRIA METALÚRGICA FABRÃO LTDA RUA PORANGABA,2550 VILA INDUSTRIAL - ARA-ÇATUBA - SPCEP: 16.072-535CONTATO:MICHELLE FABRÃO DE CARVALHOTEL.:(18) 2102-8777E-MAIL: [email protected]

IMUNI-MAD-ESTANDE: A16- PV: 2IMUNIZAÇÕES MADUREIRA LTDA AV DOS ITALIANOS, 1166 COELHO NETO - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 21510-105CONTATO:MARCELO CUNHA FREITASTEL.:21.2471-9768E-MAIL: [email protected]

INCOTRIL-ESTANDE: J05- PV: 2 (ANEXO)INCOTRIL INDUSTRIA DE CONSERVAS TREZE TILIAS LTDA ROD. BR 040 - KM 88 - S/N CRISTALINA - GOIÁS - GOCEP: 73.850-000CONTATO:PEDRO RUFINOTEL.:(61) 3673-1015E-MAIL: [email protected]

INTERCAD-ESTANDE: H07- PV: 02 - ANEXOINTERCARD ARQUITETURA E DESIGN LTDA RUA MORAES BARBOSA,138/PARTE CENTRO - BARRA DO PIRAÍ - RJCEP: 22.790-701CONTATO:BEATRIZ BREVESTEL.:(21) 2274-3515E-MAIL: [email protected]; [email protected]

ISTO É-ESTANDE: E02- PV: 1TRÊS EDITORIAL RUA WILLIAM SPEERS, 1.088 LAPA - SÃO PAULO - SPCEP: 05067-900CONTATO:SAMIA YOSHIMURATEL.:11.3618-4496E-MAIL: [email protected]

ITAIPAVA-ESTANDE: A-03- PV: 2CERVEJARIA PETRÓPOLIS S/A

ROD. WASHINGTON LUIZ, 696 - PARTE PARQUE DUQUE - DUQUE DE CAXIAS - RJCEP: 25085-009CONTATO:FÁBIO ROSATEL.:(21)2187-8431E-MAIL: [email protected]

ITAMBI-ESTANDE: G09- PV: 2CIA DO BALCÃO FABRICAÇÃO DE MÁQ. E EQUIP. DE REFRIGERAÇÃO LTDA RUA 08 LOTES 33 E 34 MANILHA - ITABORAÍ - RJCEP: 24.800-000CONTATO:SUNAMITA DIASTEL.:(21) 3638-7003E-MAIL: [email protected]

ITM CHANNEL MARKETING-ESTANDE: I-13- PV: ANEXO 2IT MARKETING LTDA PRAÇA DOS CRAVOS CENTRO COMERCIAL DE ALPHAVILE - SÃO PAULO - SPCEP: 06453-053CONTATO:LETIZIA PIAZZATEL.:(11)3074-5242E-MAIL: [email protected]

J RIO REPRESENTAÇÕES-ESTANDE: J14- PV: 2 (ANEXO)J RIO REPRESENTAÇÕES LTDA AV. DAS AMÉRICAS, 8.445 - SALA 1.309 BARRA DA TIJUCA - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 22.793-081CONTATO:JOLBER PASSOSTEL.:21.3024-4263E-MAIL: [email protected]

JEITO MINEIRO-ESTANDE:- PV:MINAS MOVEIS INDUSTRIA E COMERCIO DE MOVEIS E GERAL LTDA RUA JOSE BISPO, 31 MARIA GORETTI - BELO HORIZONTE - BHCEP: 31930-420CONTATO:RODRIGOTEL.:31.3243-6770E-MAIL:

JOC-ESTANDE: K-21- PV: ANEXO 2ESCRITÓRIO DE ASSESSORIA JURÍDICA JOSÉ OSWALDO CORRÊA RUA DOM GERARDO, 64 CENTRO - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 20090-030CONTATO:ANA PAULATEL.:(21)2123-8000E-MAIL: [email protected]

JOSÉ DE PAULA BILHARES-ESTANDE: J00- PV: ANEXOJOSE’S DE PAULA BILHARES LTDA. ALAMEDA SANTO ANTÔNIO, 1600 SÃO PEDRO - JUIZ DE FORA - MGCEP: 36037-680CONTATO:JOSÉ MARILAC DE PAULATEL.:32.3216-0935E-MAIL: [email protected] JUNDIÁ-ESTANDE: E-01- PV: 1RIO SOFTICE DO BRASIL COM. DE ALIMENTOS

CONGELADOS LTDA RUA ARAQUEM, 191 BANGU - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 21860-005CONTATO:PAULO ROBERTO CALDASCONTATO:E-MAIL: [email protected]

KABALLA-ESTANDE: D21- PV: 1KABALLA INDUSTRIA DE PLASTICO LTDA ESTRADA VRS 814, 300 KM 01 TRAVESSA LAGOA BELA - FLORES DA CUNHA - RSCEP: 95270-000CONTATO:MAURO LUDKETEL.:54.3292-4823E-MAIL: [email protected]

KHORT -ESTANDE: D21- PV: 1KHORT COMERCIO DE PRODUTOS PLASTICOS RUA CEARA 104 PRAÇA DA BANDEIRA - RJ - RJCEP: 20270-160CONTATO:LEOPOLDO AQUINO ALMEIDATEL.:21.2221-0506E-MAIL: [email protected]

KLIMAQUIP-ESTANDE: D14- PV: 2KLIMAQUIP S/A TECNOLOGIA DO FRIO RODOVIA BR 459 - KM 101 LOTEAMENTO IPI-RANGA - POUSO ALEGRE - MGCEP: 37.550-000CONTATO:RENAN MUCCITEL.:(35) 2101-0062E-MAIL: [email protected]

KODILAR-ESTANDE: I-20- PV: ANEXO 2MWA COM. DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS AV. WALDOMIRO MAZZOCATO, 201 ULYSSES GUIMARÃES - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SPCEP: 15092-604CONTATO:WELLINGTON ZACARIASTEL.:(17)3201-4400E-MAIL: [email protected]

L2A CONSULTORIA-ESTANDE: K07- PV: ANEXOL2A CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA AV MALIBU 143 BL 02 APT 702 BARRA DA TIJUCA - RJ - RJCEP: 22793-295CONTATO:BRENO AZEVEDOTEL.:3736-5200E-MAIL: [email protected]

LATCO-ESTANDE: C05- PV: 2LATICINIOS LATCO LTDA AV. AYRTON SENNA, 419A - QUADRA 271 E 272 SUL BRASILEIRA - CRUZEIRO OESTE - PRCEP: 87.400-000CONTATO:FABRÍCIO ZANFERRARITEL.:(44) 3676-5267E-MAIL: [email protected]; [email protected]

LIBA-ESTANDE: B-25- PV: ANEXO 2LIBA INSTALAÇÃO, MONTAGEM E COM. DE EQUI-PAMENTOS ELÉTRICOS RUA ALMIRANTE BARROSO, 1340 - SL. 401

H I J L

Page 27: Revista sr 107 interativa

27www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

2014 competitivo e recessivo?Por Antônio Carlos Ascar

oPiNião

Começo de ano é sempre um momento de reflexão. Sobre tudo o que de ruim e de bom aconteceu no ano anterior, sobre as lições que apren-demos, ou deveríamos ter aprendido, sobre como corrigir os desvios ocor-ridos a partir dos objetivos que tínha-mos traçado, e sobre como enfrentar os novos desafios que estão surgindo e povoando nossos pensamentos.

Novos desafios de ano novo que, mais do que povoar nossos pensamen-tos, podem estar nos preparando para grandes mudanças.

Devemos ter encerrado 2013 com um faturamento, no nosso segmento, de cerca de 283 bilhões de reais, um crescimento real de 6% sobre o ano anterior. Esse foi um bom ano. Mas já estamos em 2014. E este ano vai conti-nuar a ser bom?

Nossa economia está andando de lado? Porque há tantas criticas à políti-ca econômica? O mercado está menor? Como vamos reagir este ano, com Copa do mundo e eleição? O mercado deve ficar mais competitivo? Como vai se comportar em 2014? Quais serão os fo-cos de atenção dos supermercadistas?

Não tenho todas essas respostas. Nem sei se tenho alguma. Mas tenho algumas pistas. E, sem dúvida, vender alimentação com margens comprimi-das pode até ser o caminho de mais vendas, mas será também o caminho de mais problemas.

Outro sério problema é que a briga pela preferência dos consumidores já não é mais só doméstica, ou interesta-dual. É internacional. As quatro maiores redes do país já são de fora. E todas que-rem crescer ainda mais no Brasil.

Os desafios para 2014 parecem ser bem mais perigosos que os anteriores. Pois, além da concorrência citada, só temos visto projeções de crescimento

da nossa economia cada vez menores, além de um preocupante desinteres-se dos empresários em novos investi-mentos. E nem vale a pena falar para onde está indo nossa Bolsa de Valores.

É bem verdade que falam por aí que a distribuição de renda melhorou. Se a venda, portanto, pode ou não crescer tanto quanto gostaríamos ou precisarí-amos, é necessário tomar neste início de ano, medidas internas saneadoras: - Acelerar o giro de mercadorias com novas preocupações quanto à logística e à distribuição.- Manter-se alerta quanto aos níveis das despesas. E sempre reduzi-las.- Reduzir, eternamente, os custos de mercadorias.- Os pequenos e médios devem repensar se devem ou não ter centro de distribuição.- Crescer, pode ser através de aquisi-ção e incorporação.- Comparar, sempre, seus indicadores com índices balizadores.- É preciso continuar seu programa de de-senvolvimento de seus recursos humanos.- Você só terá clientes 100% satisfeitos se tiver funcionários 100% satisfeitos.- Atenção com a inflação crescente, ela pode exigir novas formas de gestão.- A informatização não é a salvação,

como muitos apregoam. É só uma fer-ramenta de gestão.- É fundamental saber usar essas informações. - Esteja sempre de ouvidos atentos aos comentários de seus clientes.- Sempre atentos as ações da concorrência.- E sempre muito focado e, se possível, diferenciado.Estas são algumas das ações que de-vem ser tomadas, mas, acima de tudo, nunca perca a visão de seu negócio, a razão de ser dele.

Mantenha-se sempre focado nos seus clientes, em sua gente e nos seus concor-rentes. Esteja sempre aberto e preparado para “mudanças”. Reinventar o varejo deve ser um esforço e preocupação cons-tante. Este é também o caminho para sua diferenciação e seu sucesso.

O momento é de concentração de esforços, para um mesmo objetivo:

“Clientes Felizes e Satisfeitos”. Se este é o seu propósito, o seu cami-nho... deixa 2014 rolar.

Antônio Carlos Ascar é um estudioso das Tendências Mundiais do Varejo,

consultor de Varejo da ABRAS e articulista da Revista Superhiper

Page 28: Revista sr 107 interativa

28 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

GU

IA O

FIC

IAL

DA

26ª

SU

PER

RIO

EX

POFO

OD

201

4G

UIA

OFI

CIA

L D

A 2

6ª S

UPE

R RI

O E

XPO

FOO

D 2

014

BARRA DA TIJUCA - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 25260-440CONTATO:ROBERTO WAGNER BATALHATEL.:(21)3658-7706E-MAIL: [email protected]

LIMPEZA ALEGRE-ESTANDE: J04- PV: 2 - ANEXOBIG MARCAS RJ LTDA ESTRADA DO LAMEIRÃO 1300 SANTISSIMO - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 23.092-032CONTATO:LUIZ FERNANDES JUNIORTEL.:(21) 2146-1009E-MAIL: [email protected]

MÁQUINAS INDIANA-ESTANDE: G13- PV: 2INDIANA IND. E COM. DE MÁQUINAS E PRODU-TOS ALIMENTÍCIOS RUA BOM JESUS, 302 ÁGUA RASA - SÃO PAULO - SPCEP: 03.344-000CONTATO:WILSON DE BIASITEL.:(11) 3636-9090E-MAIL: [email protected]

MASSAS NÁPOLES-ESTANDE: H-08- PV: ANEXO 2MASSAS NÁPOLES LTDA RUA RICARDO MACHADO, 933 SÃO CRISTÓVÃO - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 20920-201CONTATO:JOSÉ CARLOSTEL.:(21)2104-4000E-MAIL: [email protected]

MAXFREEZER-ESTANDE: 1- PV: 2MAXFREEZER INDUSTRIA E COMÉRCIO DE RE-FRIGERAÇÃO LTDA RUA SILVA JARDIM, 431 BEKENZINHO - SÃO PAULO - SPCEP: 11.2647-2690CONTATO:LUIZ GONZAGA DE SOUZATEL.:11.9998-8753E-MAIL: [email protected]

MCI-ESTANDE: H05- PV: 2 - ANEXOMETALÚRGICA CONVENÇÃO DE ITU LTDA AV. SETE QUEDAS, 1028 VILA PADRE BENTO - ITU - SPCEP: 13.313-006CONTATO:RITA RIGONITEL.:(11) 4013-7223E-MAIL: [email protected]

MERCOFRICON-ESTANDE: J09- PV: ANEXOMERCOFRICON S/A. RODOVIA BR 101 NORTE S/N KM 51,7 PARATIBE - PAULISTA - PECEP: 53412-000CONTATO:FREDERICO PACELLITEL.:8121215048E-MAIL: [email protected]

MERIDIANO-ESTANDE: F02- PV: 2CAFÉ MERIDIANO IND. E COM. LTDA ROD. GETHER LOPES DE FARIAS, 3660 CARLOS G. NAUMANN - COLATINA - ESCEP: 29.705-390CONTATO:CLEVERSON HERCILIO PANCIERITEL.:(27) 3770-6800E-MAIL: [email protected]

METVISA-ESTANDE: C03- PV: 2BIMG BRASIL - INDÚSTRIA DE MÁQUINAS PARA GASTRONOMIA LTDA RODOVIA ANTONIO HEIL KM 2, 5825 LIMOEIRO - BRUSQUE - SCCEP: 88.352-520CONTATO:RANGEL WESSELYTEL.:(47) 3251-5555E-MAIL: [email protected]

MGA-ESTANDE: C13- PV: 1MGA IMPORTAÇÃO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS LTDA ESTRADA IBATEGUARA, 149 JD MUTINGA - BARU-ERI - SPCEP: 06463-300CONTATO:TAINÃ ALFANOTEL.:11.4208-1029E-MAIL: [email protected] MÓVEIS BRUM-ESTANDE: E15- PV: 1MÓVEIS BRUM IND. E COM. LTDA RUA MENEZES FERREIRA, 270 CACHOEIRA - BETIM - MGCEP: 32.602-790CONTATO:MARCO AURÉLIO BRUMTEL.:(31) 3594-2200E-MAIL: [email protected]

MR. BEY SOBREMESAS PREMIUMESTANDE: 13- PV: 2MR. BEY INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS LTDA RUA FERNÃO POMPEU DE CAMARGO, 1900 JD. DO TREVO - CAMPINAS - SPCEP: 13.040-010CONTATO:HENRIQUE LIMATEL.:(19) 3738-9700E-MAIL: [email protected]

MULT-GRILL EXPRESS-ESTANDE: D11- PV: 2MULT-GRILL EXPRESS DO BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO RUA FRANCISCA HOSKEN DE FARIAS CASTRO, 300PARQUE INDUSTRIAL - LONDRINA - PRCEP: 86.042-400CONTATO:EDUARDO CESAR MOURATEL.:(43) 3343-2700E-MAIL: [email protected]

MULTI-USO-ESTANDE: L-17- PV: ANEXO 2COMÉRCIO DE UTENSÍLIOS MULTI-USO LTDA RUA DAS ANTILHAS, 202 JRD. CALIFÓRNIA - BARUERI - SPCEP: 06409-070CONTATO:SILVIO MOREIRA BARBOZATEL.:(11)4198-5245E-MAIL: [email protected]

NESTLÉ BRASIL-ESTANDE: B05- PV: 1NESTLÉ BRASIL LTDA AV. DR. CHUCRI ZAIDAN, 246 - 17º ANDAR VILA CORDEIRO - SÃO PAULO - SPCEP: 04.583-110CONTATO:PATRICIA ZAULITEL.:11.5508-9361E-MAIL: [email protected]

NOTECPOST-ESTANDE: B21- PV: 1COMP. EDITORA DE CATÁLOGOS LTDA ME

RUA DO HORTO, 38 HORTO FLORESTAL - SÃO PAULO - SPCEP: 02377-000CONTATO:RENATO SALLESTEL.:(11) 3966-6801E-MAIL: [email protected];

NOVUS TECNOLOGIA-ESTANDE: E20PV: 2(ANEXO)CLIMAQ SERVICE LTDA RUA UBALDINO DO AMARAL, 80 - LOJA A CEN-TRO - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 20231-016CONTATO:CLAUDIO CRUZTEL.:21.3534-3535E-MAIL: [email protected]

NUNES FIGUEIREDO METALURGICA-ESTANDE: D13- PV: 2NUNES FIGUEIREDO METALÚRGICA LTDA RUA DR. BORGES 129 PARQUE DUQUE - DUQUE DE CAXIAS - RJCEP: 25085-590CONTATO:NATALIA CRUZTEL.:21.2671-4989E-MAIL: [email protected]

NUTRI & CHEF-ESTANDE: A10- PV: 2NUTRI & CHEF COMERCIAL E SERVIÇOS AV MARECHAL FLORIANO 143/203 CENTRO - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 20080-005CONTATO:LUIZ PAULO MIRANDA A. CRUZTEL.:(21) 4109-7191E-MAIL: [email protected]

O GALPÃO-ESTANDE: H06- PV: ANEXOO GALPÃO RUA SENHOR BERNARDO MONTEIRO 215 C BEN-FICA - RIO DE JANEIRO - ERJCEP: 20911-282CONTATO:ANA LUCIATEL.:2254-5400E-MAIL: [email protected]

OGGI SORVETES-ESTANDE: I-11- PV: ANEXO 2FLUCAP DISTR. DE ALIMENTOS LTDA RUA BALDUINO DE AGUIAR, 83 PARADA DE LUCAS - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 21220-280CONTATO:TIMÓTEO TAVARESTEL.:(21)3346-7617E-MAIL: [email protected]

PAKERA-ESTANDE: D07- PV: 2EMPRESA DE MINERAÇÃO DE ÁGUAS SANT’ANNA PRAÇA MONTESE, 150 VILA INHOMIRIM - MAGÉ - RJCEP: 25.935-000CONTATO:ANDRÉ ANDRADETEL.:(21) 2677-7770E-MAIL: [email protected]; PALADAR-ESTANDE: H-21- PV: ANEXO 2BIG BRAND BRASIL ROD. ANHANGUERA, KM 51 TERRA NOVA - JUNDIAÍ - SP

L M N O

Page 29: Revista sr 107 interativa

29www.revistasuperrio.com -Fevereiro/Março de 2014

GU

IA O

FIC

IAL

DA

26ª

SU

PER

RIO

EX

POFO

OD

201

4SR

Page 30: Revista sr 107 interativa

30 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

GU

IA O

FIC

IAL

DA

26ª

SU

PER

RIO

EX

POFO

OD

201

4G

UIA

OFI

CIA

L D

A 2

6ª S

UPE

R RI

O E

XPO

FOO

D 2

014

CEP: 13205-700CONTATO:WERNER PETER DOITSCHINOFFTEL.:(11)2136-1270E-MAIL: [email protected]

PANIFICAÇÃO BRASILEIRA-ESTANDE: A03- PV: 1MAXXI FOODS RUA TEODORO SAMPAIO, 352 PINHEIROS - SÃO PAULO - SPCEP: 05.406-000CONTATO:CLEBER AFONSOTEL.:(11) 2507-3916E-MAIL: [email protected]

PARATI-ESTANDE: B-09- PV: 2PARATI S/A RUA TIRADENTES, 475 CENTRO - SÃO LOURENÇO D’OESTE - SCCEP: 89990-000CONTATO:ADAIR GUTH / JADE LIBARDONITEL.:(49)3344-7000E-MAIL: [email protected]

PC SISTEMAS-ESTANDE: G01- PV: 2PC INFORMÁTICAS LTDA RUA 135, 419 SETOR MARISTA - GOIÂNIA - GOCEP: 74.180-020CONTATO:SELVA TASSARATEL.:(62) 3250-0200E-MAIL: [email protected]

PERFECTA CURITIBA-ESTANDE: E14- PV: 2IND. E COM. DE MÁQUINAS PERFECTA CURITIBA LTDA RODOVIA BR 277, 5040 PONTA GROSSA - CURI-TIBA - PRCEP: 82.305-200CONTATO:MARINA CARVALHOTEL.:(41) 3370-1000E-MAIL: [email protected] PIRAQUÊ-ESTANDE: A-12- PV: 2IND. DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS PIRAQUÊ LTDA RUA LEOPOLDINO DE OLIVEIRA, 335 TURIAÇU - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 21360-060CONTATO:EDUARDO COLOMBOTEL.:(21)2450-2363E-MAIL: [email protected]

PLASTLAB-ESTANDE: L-16- PV: ANEXO 2PLASTLAB INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ARTEFA-TOS PLÁSTICOS RUA SANATÓRIO, 733 ENGENHEIRO LEAL - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 21370-041CONTATO:MARCELO OAZENTEL.:(21)3095-4496E-MAIL: [email protected]

PMAN-ESTANDE: F07- PV: 2PMAN SERVIÇOS, REPRESENTAÇÕES, COMÉRCIO E INDÚSTRIA LTDA RUA VOLUNTÁRIOS DA PATRIA, 3998 SALA 14 SANTANA - SÃO PAULO - SPCEP: 02402-500CONTATO:PAULO ROBERTOTEL.:(11) 3931-8538E-MAIL: [email protected]

POLONIA-ESTANDE: D06I- PV: 1VMG SP Z.O.O UL. UNI LUBELSKIEJ 1 POZNAN POLAND - WOJ WIELKPOLSKIE - POLCEP: 61-249CONTATO:AGNIESZKA KALSKATEL.:(+48) 6165-31690E-MAIL: [email protected]

PONTUAL INOX ELETROCOMERCIAIS-ES-TANDE: E15- PV: 2DISBRATO DISTRIBUIDORA BRASIL TOTAL LTDA RUA CAPITÃO JUVENAL FIGUEIREDO, 1205 COL-UNBANDÊ - SÃO GONÇALO - RJCEP: 24.744-560CONTATO:MANOEL GRANJATEL.:(21) 3712-9886E-MAIL: [email protected]

PORTO DE MAR-ESTANDE: J05- PV: 2 (ANEXO)PORTO DE MAR COMÉRCIO DE GÊNEROS ALI-MENTÍCIOS LTDA RUA MARTINICA, 41 VIGÁRIO GERAL - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 21.241-081CONTATO:PEDRO RUFINOTEL.:(21) 3451-9977E-MAIL: [email protected]

PRATECOM-ESTANDE: B02B- PV: 1PRATECOM COM.DE PRATELEIRAS TEC. E COMER-CIAIS LTDA EPP RUA PLINIO DIONISIO DE FREITAS 315 A JD SÃO ROBERTO - SÃO PAULO - SPCEP: 03978-780CONTATO:SR. RODRIGUESTEL.:11.3385-1590E-MAIL: [email protected]

PRÁTICA TECHNICOOK-ESTANDE: C11- PV: 2PRÁTICA TECHNICOOK LTDA RODOVIA BR 459 - KM 101 LOTEAMENTO IPI-RANGA - POUSO ALEGRE - MGCEP: 37.550-000CONTATO:LOUISE RUBINTEL.:(35) 3449-1200E-MAIL: [email protected]; [email protected] PREDILECTA-ESTANDE: G17- PV: 2PREDILECTA ALIMENTOS LTDA VIA PREDILECTA,50 SÃO LOURENÇO DO TURBO - MATÃO - SPCEP: 15.999-800CONTATO:ROGÉRIO BYCZYKTEL.:(11) 2674-3848E-MAIL: [email protected]

PRINCIPADO LOUÇAS-ESTANDE: C01- PV: 2PRINCIPADO DE ASTÚRIA LOUÇAS LTDA AV. MARECHAL FLORIANO, 153 A 161 CENTRO - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 20.080-005CONTATO:BALTAZARTEL.:(21) 3289-2443E-MAIL: [email protected]; [email protected]

PROCESSA SISTEMAS-ESTANDE: J-06A- PV: ANEXO 2

PROCESSA INFORMÁTICA JUIZ DE FORA LTDA RUA DOARDINO LONGO, 669 BARBOSA LAGE - JUIZ DE FORA - MGCEP: 36085-050CONTATO:EDSON RODRIGUES DA FONSECATEL.:(32)3228-8979E-MAIL: [email protected]

PRONTO SOLUÇÕES-ESTANDE: F09- PV: 1PRONTO SOLUÇÕES COMERCIAIS LTDA ME - AVENIDA NILO PEÇANHA 660 LOJA CENTRO - DUQUE DE CAXIAS - RJCEP: 2474-1431CONTATO:WESLEY SANTOSTEL.:21.2474-1431E-MAIL: [email protected]

Q-ODOR-ESTANDE: H-13- PV: ANEXO 2ACTUAL COMÉRCIO DE PRODUTOS DE LIMPEZA LTDA RUA QUINTILIANO DA FONSECA, 70 - GALPÃO COLUBANDÊ - SÃO GONÇALO - RJCEP: 24451-250CONTATO:CARLOS ALEXANDRETEL.:(21)3710-0064E-MAIL: [email protected]

QUALICORTE-ESTANDE: D11- PV: 2QUALICORTE DISTRIBUIDORA COMERCIAL LTDA RUA MIGUEL LEMOS, 41 - COB 08 COPACABANA - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 22.071-000CONTATO:UWE SCHMAUTZTEL.:(21) 2287-7466E-MAIL: [email protected]

RÁDIO TUPI-ESTANDE: C17- PV: 1S/A RÁDIO TUPI RUA DO LIVRAMENTO, 189 – 8 ANDAR SAÚDE - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 20.221-191CONTATO:EDSON GABRIELTEL.:(21) 2125-9736E-MAIL: [email protected]

REAL CAFÉ-ESTANDE:- PV:REAL CAFÉ CAFUSO LTDA RUA DA QUITANDA 191 SL 304 PARTE CENTRO - RJ - RJCEP: 20091-005CONTATO:HENRIQUE W TRISTÃOTEL.:21.2263-1165E-MAIL:

REFENGE-ESTANDE: F11- PV: 2REFENGE REFRIGERAÇÃO, ENGENHARIA, INDÚS-TRIA E COMÉRCIO LTDA RUA BELISÁRIO PENA, 325 - GALPÃO PENHA - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 21020-010CONTATO:PEDRO LUIS PAES LEME TAVEIRATEL.:21.2508-8048E-MAIL: [email protected]

RELAX GOLD-ESTANDE: L08- PV: 2/ANEXONOEME PEREIRA SIMÃO MASSAG. ME R TENENTE GOMES RIBEIRO N 212 CJ 13 V. CLEMENTINO - SÃO PAULO - SP

P Q R

Page 31: Revista sr 107 interativa

31www.revistasuperrio.com -Fevereiro/Março de 2014

GU

IA O

FIC

IAL

DA

26ª

SU

PER

RIO

EX

POFO

OD

201

4

An Super Rio.indd 1 10/03/14 17:15

Page 32: Revista sr 107 interativa

32 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

GU

IA O

FIC

IAL

DA

26ª

SU

PER

RIO

EX

POFO

OD

201

4G

UIA

OFI

CIA

L D

A 2

6ª S

UPE

R RI

O E

XPO

FOO

D 2

014

CEP: 4038040CONTATO:LUIS CARLOSTEL.:112609-4486E-MAIL: [email protected]

REVISTA GESTÃO & NEGÓCIOSESTANDE: E02- PV: 1EDITORA ESCALA LTDA. AV. PROFESSORA IDA KOLB, 551 - TÉRREO - LOJA 03 CASA VERDE - SÃO PAULO - SPCEP: 02518-000CONTATO:PAULA DEGANDTEL.:11.3855-2161E-MAIL: [email protected]

RICA-ESTANDE: G-21- PV: 2REGINAVES INDUSTRIA E COMÉRCIO DE AVES LTDA ESTR. CARIBU, 418 FREGUESIA - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 22765-010CONTATO:FRANCISCO IGAYARATEL.:(21)2445-9191E-MAIL: [email protected]

RIO DE JANEIRO REPRES. E DISTRIB.-ES-TANDE: I-25- PV: ANEXO 2RIO DE JANEIRO REPRESENTAÇÕES E DISTRI-BUIÇÃO LTDA AV. EMB. ABELARDO BUENO, 1 – ED. LAGOA 2 – SALA 505 BARRA DA TIJUCA - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 22775-022CONTATO:MICHEL POPULOTEL.:(21)7818-6444E-MAIL: [email protected]

RIODAY EQUIPAMENTOS-ESTANDE: F03- PV: 2TENAZ REPRESENTAÇÃO COMERCIAL DE MÁQUINAS LTDA AV. DOM HELDER CAMARA, 2611 MARIA DA GRAÇA - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 21.040-453CONTATO:ANDRÉ MARINHOTEL.:(21) 2270-3536E-MAIL: [email protected]; [email protected]

ROD CAR-ESTANDE: J09- PV: ANEXORCG INDUSTRIA METALURGICA LTDA RUA SILVIO MANFRED 214 PARQUE INDUSTRIAL CUMBICA - GUARULHOS - SPCEP: 07.241-000CONTATO:JONATHAN LOPESTEL.:11.2145-8500E-MAIL: [email protected]

SANES BRASIL-ESTANDE: K09- PV: 2 ( ANEXO)SANES BRASIL AGROINDUSTRIAL LTDA AV. DE ACESSO S/N LT 3 QD 10 DISTRITO INDUS-TRIAL - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 26.315-020CONTATO:HERCULANO OLIVEIRA FILHOTEL.:(21) 2663-9300E-MAIL: [email protected]

SANTA MARIA-ESTANDE: H-17- PV: 1INDÚSTRIA E COMÉRCIO SANTA MARIA LTDA RODOVIA ANHANGUERA, KM 410 S/N DISTRITO INDUSTRIAL - ITUVERAVA - SPCEP: 14500-000

CONTATO:JOSÉ DIRCEUTEL.:(16)3830-8000E-MAIL: [email protected]

SARCEL-ESTANDE: D21- PV: 1SARCEL IMPORTAÇÃO, EXPORTAÇÃO, COMERCIO E SERVIÇO LTDA RUA RUTE FERREIRA RAMOS - RJ - RJCEP: 21031-110CONTATO:MILENA FERNANDESTEL.:21.3882-1524E-MAIL: [email protected]

SCHINCARIOL-ESTANDE: H-04- PV: ANEXO 2BRASILKIRIN CONTATO:SUZANA KEIKO WATANABETEL.:(21)3261-6123E-MAIL: [email protected]

SEARA-ESTANDE: F-05- PV: ANEXO 2SEARA ALIMENTOS LTDA AV. VEREADOR ABRAHÃO JOÃO FRANCISCO, 3655 DOM BOSCO - ITAJAI - SPCEP: 88307-303CONTATO:FERNANDA LIMATEL.:(47)3344-7700E-MAIL: [email protected]

SEBRAE RJ-ESTANDE: D-10- PV: 1SERVIÇO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EM-PRESAS ESTADO DO RJ RUA SANTA LUZIA, 685 - 7º ANDAR CENTRO - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 20030-041CONTATO:EVANDRO PEÇANHATEL.:(21)2212-7949E-MAIL: [email protected]

SECRETARIA DESENVOLVIMENTO -ESTANDE: J11- PV:SECRETARIA DESENVOLVIMENTO ABASTECIMEN-TO E PESCA PRAÇA FONSECA RAMOS, S/N 2ANDAR CENTRO - NITERÓI - RJCEP: 24030-020CONTATO:DANIELLE IGNACIOTEL.:21.2705-3795E-MAIL: [email protected]

SENAI-ESTANDE: B01- PV: 2SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL AV. GRAÇA ARANHA, 01 CENTRO - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 20.030-0002CONTATO:MARIA LÚCIA TELLESTEL.:(21) 2563-4571E-MAIL: [email protected]

SENHOR CAIXA-ESTANDE: E09- PV: 1SENHOR CAIXA IBD. E COMERCIO DE EMBALA-GENS LTDA R JOSE ANTONIO FONTES 248 VILA TOLSTOY - SÃO PAULO - SPCEP: 03255-000CONTATO:ROBERTP/KATIATEL.:11.2036-4177E-MAIL: [email protected]

SERTANORTE-ESTANDE: E04- PV: 2O BRASIL TIPICODE PONTA A PONTA CDOM E

DISTRIBUIDORA RUA TEIXEIRA RIBEIRO, 590 BONSUCESSO - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 21044-252CONTATO:DIANA PAIXÃOTEL.:21.2583-1120/3799-9450E-MAIL: [email protected]

SIMAPAN-ESTANDE: F09- PV: 1SIMAPAN - AV BRASIL, 115 SALA 102 VILA SÃO LUIZ - DUQUE DE CAXIAS - RJCEP: 25065-171CONTATO:CINTIA MARIA CAETANO OLIVEIRATEL.:21.2654-6354E-MAIL: [email protected]

SUPERFECTA-ESTANDE: D09- PV: 2MACVALLE EQUIP. E COM. LTDA RUA LUIZ CEMBABELLI 865 LD SONIA MARIA - TATUAPE - SPCEP: 12080-700CONTATO:ELISANGELA MORAESTEL.:12.3621-7721E-MAIL: [email protected]

SUPREMAX-ESTANDE: G03- PV: 02BANTEC INDUSTRIA E COMERCIO DE EQUIPA-MENTOS INDUSTRIAIS LTDA AV. SOMA, 723 PQ. MANOEL VASCONCELOS - SUMARÉ - SPCEP: 13.174-540CONTATO:PAULO FERREIRATEL.:(19) 3873-4668E-MAIL: [email protected]

TECMAQ-ESTANDE: G12- PV: 2NATIVIDADE IND. E COM. DE MÁQUINAS E EQUIP. ESP. LTDA. RUA MÁRIO BARRA DE ALMEIDA, 259 PARI - SÃO PAULO - SPCEP: 03.022-020CONTATO:ALEXANDRE DELPAPATEL.:(11) 2618-5511E-MAIL: [email protected]

TREE CABLE INFORMÁTICA INTELIGENTE-ESTANDE: F21- PV: 1TREE CABLE COMERCIO LTDA RUA DO FEIJÃO, 1001 PENHA CIRCULAR - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 21011-050CONTATO:CAROLINA MARQUES/CARLOS FOSSATITEL.:21.3437-9994E-MAIL: [email protected]

ULTRALIGHT-ESTANDE: I04- PV: 02 - ANEXOULTRALIGHT INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA RUA JOÃO PIRES DE CAMPOS, 141 JARDIM ESPLANADA - BARIRI - SPCEP: 17.250-000CONTATO:MARCELO PEREIRATEL.:(14) 3662-8580E-MAIL: [email protected]; [email protected]

VALE FÉRTIL-ESTANDE: D05- PV: 2VALE FÉRTIL INDUSTRIAS ALIMENTÍCIAS LTDA RUA JOÃO ANDRIGUETTO,271 CAMPINA - SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - PRCEP: 83.020-540

R S T

Page 33: Revista sr 107 interativa

33www.revistasuperrio.com -Fevereiro/Março de 2014

GU

IA O

FIC

IAL

DA

26ª

SU

PER

RIO

EX

POFO

OD

201

4

Anuncio princesa_Revista_21x28.indd 1 2/27/14 3:35 PM

Page 34: Revista sr 107 interativa

CONTATO:LAIS C. MACHADOTEL.:(41) 2101-8000E-MAIL: [email protected] TREZE ESTRELAS-ESTANDE: I-21- PV: ANEXO 2INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE VELAS TREZE ESTRELAS LTDA ROD. ARY SCHIAVO, 134 GOVERNADOR PORTELA - MIGUEL PEREIRA - RJCEP: 26900-000CONTATO:CARLOSTEL.:(21)2484-5556E-MAIL: [email protected]

VELOX-ESTANDE: K05- PV: ANEXOVELOX LOGISTICA E TRANSPORTE DE CARGAS LTDA RUA GODOFREDOVIANA, 493 TAQUARA - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 22730-020CONTATO:JOÃO NICOLACITEL.:21.3042-2400E-MAIL: [email protected]

VERSUS-ESTANDE: D18- PV: 1VERSUS DO BRASIL LTDA RUA DNA. MARIA AUGUSTA SARAIVA, 75 VILA OLIMPIA - SÃO PAULO - SPCEP: 04.545-060CONTATO:ALBERTO SUCARITEL.:11.3842-5323E-MAIL: [email protected]

VILA DE AROUCA-ESTANDE: A-13- PV: 2VILA DE AROUCA COM E REP LTDA ROD. PRES. DUTRA, 18.710 COMENDADOR SOARES - NOVA IGUAÇU - RJCEP: 26030-003CONTATO:ASDRUBAL RODRIGUESTEL.:(21)2666-5600E-MAIL: [email protected]

VILMA ALIMENTOS-ESTANDE: J17- PV: 2 (ANEXO)DOMINGOS COSTA IND. ALIM. AS PC LOUIS ENSCH,160 CONTAGEM - INDSUTRIAL - RJ

CEP: 32.210-050CONTATO:EUGÊNIO ALMEIDATEL.:(31) 3368-3300E-MAIL: [email protected]

VINÍCOLA NOVA ALIANÇA-ESTANDE:-PV: 1COOPERATIVA VINÍCOLA NOVA ALIANÇA LTDA RUA FEIJÓ JUNIOR, 164 SÃO PEREGRINO - CAXIAS DO SUL - RSCEP: 95034-160CONTATO:MARCIANO PAVIANITEL.:54.4009-4255E-MAIL: [email protected]

VITARELLA-ESTANDE: A04- PV: 2JALEO COMÉRCIO E REPRESENTAÇÃO LTDA AV. DAS AMÉRICAS, 3500 - BLOCO 04 - SALA 211 BARRA DA TIJUCA - RIO DE JANEIRO - RJCEP: 22.620-240CONTATO:JARBAS BORGESTEL.:(21) 3298-4021E-MAIL: [email protected]

WER-ESTANDE: D13- PV: 1BY WER INDUSTRIA DE PLASTICOS LTDA RUA DURVAL SOUZA, S/N - LOTES 3,4,8,9 - QD. L P POLO INDUSTRIAL SAMPAIO CORREA - SAQUARE-MA - RJCEP: 28.997-000CONTATO:RONALDO CASTILHO THOMAZTEL.:(21) 3177-4150E-MAIL: [email protected]; [email protected]

WILLVAC-ESTANDE: I-13A- PV: ANEXO 2WILLVAC SELADORAS A VÁCUO EIRELI RUA CANAPOLIS, 597 VILA MEDEIROS - SÃO PAULO - SPCEP: 02220-070CONTATO:CLÁUDIO ROBERTO WILLEMANNTEL.:(11)2951-2080E-MAIL: [email protected]

ZAMBONI-ESTANDE: B01- PV: 1ZAMBONI COMERCIAL LTDA AV. BRASIL, 12.900 LOJA A PENHA - RIO DE JANEIRO - RJ

V W Z

CEP: 21.012-530CONTATO:RAFAEL GUIMARÃESTEL.:(21) 3511-9350E-MAIL: [email protected]; [email protected]

ZUMMO-ESTANDE: F01- PV: 2NET LIGHT LTDA RUA MATOS COSTA, 141 LJ GRANJA VIANA - COTIA - SPCEP: 06.710-670CONTATO:JOSE HOFFMANNTEL.:(11) 4612-8926E-MAIL: [email protected]; [email protected]

*GUIA OFICIAL: última atualização em 7 de março de 2014; * A Revista Super Rio não se responsabiliza pelas modificações e/ou alterações na planta e cadastros do evento. Qualquer divergência é de inteira responsabilidade das empresas que confeccionaram planta e cadastros.

Page 35: Revista sr 107 interativa

35www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Page 36: Revista sr 107 interativa

36 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

itambé com imagem renovadaO ano de 2014 promete ser um ano de novida-

des para a Itambé, é o que afirma o Head of Marke-ting, Martim Ibrahin Bernadara, que assumiu o cargo no início de fevereiro. De acordo com Martin a em-presa passará por processos de atualização do mix e modernização de embalagens, a exemplo da linha Vi-també, que a partir de março estará nos pontos de venda com embalagens de 900g, “essa é uma deman-da antiga do mercado, mas a Itambé não oferecia ain-da a opção nessa gramatura de embalagem. O Vitam-

bé é um produto gerador de fluxo e possui um excelente giro nos PDVs. A embalagem de 900g será um sucesso em vendas” afirma. Este produto só estava disponível nas embalagens de 180g, nos sabores de morango, coco, maracujá, frutas vermelhas e mamão com laranja, já a versão de 900g foi lançada em três sabores, morango, coco e a novidade “vitamina”.

Nos próximos meses a Itambé apresentará ao mercado novos produtos na categoria de refrigerados e também mo-dernização de algumas embalagens.

laNÇaMENto

Page 37: Revista sr 107 interativa

37www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Page 38: Revista sr 107 interativa

38 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

CoNSUMidor

Estado lança campanha “de olho no Preço”

Começou a vigorar em 15 de janeiro, a campanha “De Olho no Preço”. O objetivo é garantir ao consumidor o direito de levar, de graça, o produto que tiver diferença entre o preço anunciado dentro do supermercado e o registrado no caixa. A iniciativa faz parte de um termo de compromisso firmado entre a Defen-soria Pública do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor, dos órgãos do Sistema Estadual de Defesa do Con-sumidor, e da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj).

De acordo com o presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), Aylton Fornari, essa divergência dos pre-ços não traz qualquer vantagem ao estabeleci-mento, já que devido ao sistema de controle ele-trônico, o valor real é o cobrado no caixa.

Acima, o presidente da Asserj, Aylton Fornari, com membros da Defensoria Pública do Estado e com a defensora pública Larissa Davidovich

Ao lado, o presidente da Asserj, lê e assina o termo de compromisso

Page 39: Revista sr 107 interativa

39www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Acima, Fábio Rossi representando a diretoria do Mundial Supermercados, o defensor público e Alfredo do Nascimento, gerente de Prevenção de Perdas dos Supermercados Campeão.

Na sequência de fotos: Alfredo, Marcelo Mata. diretor comercial da Rede Economia, Manuel Bar-reiro, presidente da Rede Supermarket e Valdenir Cézar, representando Regina Helena dos Supermercados Zona Sul.

Se o comprador verificar divergên-cias entre os valores, ele deve chamar o gerente do estabelecimento, que aplicará a nova regra. Vale lembrar que a iniciativa é valida apenas para alimentos, e não contempla produtos das seções de têxteis, eletroeletrôni-cos, áudio e vídeo ou equipamentos para veículos.

Para ter direito a receber o produto de graça, o consumidor deve obser-var se o preço exposto nas gôndolas, vitrines, cartazes, encartes ou em pro-pagandas veiculadas dentro do super-mercado é diferente do apresentado no caixa. Caso o cliente queira comprar mais de uma unidade, a primeira sairá

de graça e as demais terão o menor preço verificado.

A expectativa é de que pelo menos 200 supermercados em todo o Estado participem da campanha.

- O consumidor passa a exercer um papel de protagonista na fiscalização de seus direitos, pois, com o incentivo de levar o produto de graça em caso de preços divergentes, certamente estará mais atento - avalia a coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública, Larissa Davidovich.

Em caso de descumprimento, os supermercados receberão multa diária de R$ 1 mil, revertidos aos Fundos de Defesa do Consumidor.

O secretário executivo da Asserj, Sergio Maturo e Dr. Aylton

Page 40: Revista sr 107 interativa

40 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

Cooxupé marca presença na feira Super rio Expofood 2014Com mais de 80 anos de tradição, Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé terá seus cafés na maior feira supermercadista do estado do Rio de Janeiro

A 26º Super Rio Expofood terá a Cooxupé – Coope-rativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé — entre os expositores do evento, que neste ano acontece de 18 a 20 de março, mês em que a cooperativa completa um ano da entrada dos seus cafés no estado do Rio de Janeiro.

Atualmente, na capital fluminense, o consumidor en-contra as linhas de cafés torrados e moídos da Cooxupé como o Café Prima Qualità moído e em grão, o Café Evo-lutto Tradicional e Extra Forte, o Evolutto Espresso e o Café Terrazza. O balanço até o momento, segundo a cooperativa, é bastante positivo quanto à aceitação do público e às ven-das, refletindo diretamente nos investimentos da Cooxupé para alavancar ainda mais a sua capacidade produtiva.

Para atender às demandas dos mercados inter-no, como o Rio de Janeiro, e externo, a Cooxupé está

ampliando a sua Torrefação com a construção de um novo prédio no Complexo Industrial Japy, na cidade de Guaxupé, sul de Minas Gerais. Com inauguração previs-ta para maio e pleno funcionamento em junho, o em-preendimento – de aproximadamente R$ 13 milhões - contará com tecnologias e inovações que permitirão à Cooxupé aumentar sua capacidade de produção de café torrado e moído de 250 mil quilos para 600 mil quilos. A estrutura ainda contará com torrador bicombustível de última geração, que proporcionará melhor rendimento e qualidade de torra muito superior. Além disso, a coo-perativa adquiriu equipamentos para moagem, silagem, transporte de café verde, torrado e moído e total au-tomação na linha de empacotamento, com três novas máquinas, sendo duas importadas da Itália e uma delas

Atual Torrefação produz 250 mil quilos de cafés torrado e moídoAtual Torrefação produz 250 mil quilos de cafés torrado e moído

lidEraNÇa

Page 41: Revista sr 107 interativa

41www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

para empacotamento a vácuo. “O consumo interno de café é um mercado que cresce solidamente e estamos aproveitando esta oportunidade aliando a qualidade do café comercializado à expertise da cooperativa neste segmento”, declara o diretor Administrativo da Cooxu-pé, Antônio Carlos Oliveira Martins.

Segundo o gerente Comercial de Mercado Interno da Cooxupé, Mário Panhotta, os investimentos na Torrefa-ção vêm ao encontro da aceitação do varejo dos cafés da Cooxupé, sobretudo no mercado fluminense.

—Nossos produtos foram muito bem recebidos pelo consumidor do Rio de Janeiro que está apreciando e aprovando nossos cafés. As vendas estão em plena ex-pansão e hoje somos uma opção diferenciada, levando para as pessoas a qualidade e o sabor dos cafés da coo-perativa e do sul mineiro, conta Panhotta.

A distribuição dos cafés da Cooxupé no Rio de Janeiro está sendo feita pela empresa e representante comercial Cassaro. O café Evolutto Extra Forte é o que está agra-dando bastante ao paladar carioca.

— O importante é que além deste produto, temos várias linhas para atender os mais variados gostos do pú-blico. Temos observado um crescimento constante, pois estamos sempre abrindo novos clientes, mas enfatizamos que a nossa principal preocupação é sempre atender bem aqueles que nos deram oportunidade e confiaram em nosso trabalho e na nossa marca”, conta Edvaldo Cassaro.

Carlos Alberto Paulino da Costa, presidente da Cooxupé, diz que os investimentos na área de Torrefação chegam em um momento muito bom para o mercado de café torrado e moído e traz a possibilidade de abrir novos caminhos.

—Estrategicamente, a nova Torrefação é um impor-tante segmento da cooperativa, uma forma de buscar novos negócios, criando mais um forte canal de comer-

cialização e liquidez, agregando mais valor e retorno ao café do nosso cooperado. Nossa entrada no mercado do Rio de Janeiro representa isso e a aceitação do público é uma resposta para a cooperativa de que estamos no caminho certo, conclui o presidente.

Sobre a Cooxupé

Com mais de 80 anos de tradição, a Cooxupé foi fundada em 1932 e hoje é cenário na cafeicultura nacional. Compos-ta por 28 unidades de negócios localizadas em cidades es-tratégicas, sendo a matriz em Guaxupé (MG), um escritório de exportação em Santos (SP), 17 unidades no Sul de Minas, sete no Cerrado Mineiro e duas no Estado de São Paulo, a cooperativa possui 11,6 mil cooperados e aproximadamente 1.900 colaboradores. O crescimento e consolidação da Coo-xupé incentivaram expressivos investimentos por parte da co-operativa para atender às demandas dos mercados nacional e internacional. Uma delas é o Complexo Industrial Japy, com-pletamente inaugurado em 2012. Com investimento de mais de R$ 85 milhões, o megaempreendimento estimula o rece-bimento do café a granel, armazenando-o em Big Bags. Nele, constam 20 silos com capacidade para 30 mil sa cas, cada, e três gigantescos armazéns que comportam a armazenagem de 900 mil sacas. Outro importante investimento é na área da Torrefação, conforme apurou a reportagem da Super Rio, edição 104 de julho do ano passado.

Na área de exportação de café, a Cooxupé mais uma vez lidera o ranking. Em 2013 a cooperativa em-barcou 2, 99 milhões de sacas de café, maior número de embarque em toda a sua história. Só em novembro passado, a cooperativa embarcou para o mercado in-ternacional 307.420 sacas, resultado bastante expres-sivo para um mês.

Nova estrutura aumentará capacidade produtiva de cafés torrado e moído da Cooxupé

Projeção da nova Torrefação Cooxupé

Page 42: Revista sr 107 interativa

42 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

Page 43: Revista sr 107 interativa

43www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Page 44: Revista sr 107 interativa

44 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

oPiNião

“os novos formadores de preferência”Por Graci Cavalcante

As possibilidades de acesso e opções oferecidas ao consumidor transformaram o varejo de uma ma-neira geral e irreversível. O que obser-vamos e vivenciamos é o início de um novo processo, um novo ciclo de expe-rimentação e aprendizagem para o con-sumidor, com novos canais de venda e relacionamento com as empresas.

Graças aos avanços da comuni-cação e informação, além do cres-cimento do nível de escolaridade e financeiro, que promoveram o aces-so à tecnologia, o novo consumidor surge em constante transformação com o seu meio. Neste cenário surge o NEOCONSUMIDOR: online, digital dotado de novos hábitos, preferên-cias, ferramentas, voz ativa e poder.

Esse novo perfil surge da expan-são dos canais de consumo, é exi-gente, informado e consciente. Suas novas preocupações envolvem tam-bém o bem estar, saúde e conveniên-cia, tornando a compra uma ativida-de mais complexa.

Sua satisfação depende de uma série de aspectos do processo de compra, leva em consideração: a ori-gem do produto, fornecedores que respeitam o ambiente, ações sustentáveis, engajamento social, prática de preço justo, variedade, bom atendimento, serviços comple-mentares, entre outros.

Isso tem gerado um profundo impacto sobre os negócios das empresas, que são pressionadas a se diferenciar e se adaptar, mu-dando de vez suas relações com seus clientes internos e externos, com a comunidade onde está inse-

rida, e nas relações com a comuni-cação e propaganda, com grande destaque para as redes sociais, estabelecendo laços comerciais e também afetivos.

Outra grande mudança se refere ao acesso à internet, não mais feito ape-nas de casa e trabalho, mas por dispo-sitivos móveis, smartphones e tablets, na rua, no trânsito, no ponto de venda.

Dentro da loja, o cliente acessa o leitor QR CODE em seu telefone e terá acesso a informações dispo-nibilizadas por um fornecedor na embalagem de produtos orgânicos, por exemplo, a fim de informar os benefícios e gerar a compra. Ou ain-da, pode acessar aplicativos, feitos especialmente para o tablet, e pes-quisar preço, informações nutricio-nais, achar itens não encontrados em outras lojas, podendo efetuar um comprar online, programar a data da entrega e receber no con-forto da sua casa.

A concorrência varejista continua presente na TV, rádio, encartes, mí-dias convencionais, mas também em forte crescente nos bolsos de seus clientes, a um click.

Se adaptar às transformações é mais que acompanhar seus consumi-dores, é uma questão de sobrevivên-cia, um desafio a ser explorado, e que ainda pode gerar novos negócios de sucesso para sua empresa.

Chris Anderson, em sua publica-ção “A cauda Longa” dedica um capí-tulo sobre este novo consumidor que ele chama de “os novos formadores de preferência”. O autor afirma que hoje, uma empresa não é aquilo que ela afirma ser, a empresa é aquilo que o Google diz que ela é.

Graci Cavalcante é gerente de Marketing e Comunicação do Vianense

Page 45: Revista sr 107 interativa

45www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Page 46: Revista sr 107 interativa

46 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

MErCHaNdiSiNG

Chega de sofrer com turnover! A alta rotatividade de funcionários com pouco

“tempo de casa”, o famoso turnover, é sem dúvida o prin-cipal custo do negócio chamado supermercado. O investi-mento em capital humano é alto, cerca de R$ 250 mil por ano, segundo estudo realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em novembro do ano passado com supermercadistas de várias regiões do País.

Graças ao elevado conhecimento técnico adquirido na área de terceirização de mão de obra para supermerca-dos, a Agência 4P se especializou em oferecer capital hu-mano para o segmento. Com um cadastro atualizado com mais de 10 mil candidatos (do auxiliar ao gerenciador) a 4P oferece funcionários treinados e capacitados para atu-ar em grandes lojas e supermercados.

A empresa está há 12 anos no mercado e quem toca toda essa engrenagem bem sucedida são as diretoras Claudia Carvalho e Eleni Cordeiro. Amigas de longa data, as duas já “quebraram muita pedra”, mas hoje colhem os frutos da experiência que adquiriram no mercado.

—Acredito que nossa diferença está no feedback, no suporte que temos na linha de frente e retaguarda. Não basta pegar o funcionário e mandá-lo para a loja sem uma estrutura de coordenação muito boa por trás dele.

Hoje nós alcançamos esse nível, medido pela satisfação dos contratantes, declara Eleni.

No varejo quanto mais baixo o salário, maior a rotativi-dade. Os profissionais da “nova geração”, a grande maioria em seu primeiro emprego, estão em busca de experiências, querem saber o que realmente gostam de fazer. Somado a isso o varejo ainda exige dos profissionais uma labuta exaus-tiva, com jornadas também aos domingos e feriados.

— Antes as pessoas chegavam mais preparadas para trabalhar, hoje temos de direcioná-las até no básico, mostrar que elas representam uma empre-sa, que precisam servir, sorrir e agradar os clientes. Além disso, quando entrevisto um funcionário dei-xo claro que para trabalhar conosco ele precisa ter boas doses de profissionalismo, responsabilidade e empenho. Esse direcionamento na base profissional tem dado muito certo, argumenta Claudia Carvalho, diretora da Agência 4P.

A Agência 4P além de recrutar e treinar, conta com uma equipe de coordenação que acompanha o funcio-nário diariamente, o que garante a satisfação do con-tratante e uma boa política de relacionamento com os gerentes de loja e setor.

Está cansado de treinar, formar e ver o funcionário te dar adeus?

Claudia e Eleni, 12 anos de experiência no varejo

Page 47: Revista sr 107 interativa

47www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

SR

Page 48: Revista sr 107 interativa

48 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

oPiNião

Por André Portes

Suas escolhas definem você

Como definimos, descrevemos ou falamos o que pensamos sobre alguém?... A resposta é simples, pelas es-colhas que percebemos, presenciamos ou sabemos desse alguém. É assim que definimos uma pessoa, é assim que somos definidos. É por isso que nossas escolhas são muito importantes, elas nos definem.

Escolhas são reveladoras e decisivas. Suas escolhas de-cidem seu sucesso, decide seu fracasso, suas escolhas reve-lam seus hábitos, seus comportamentos; revelam onde você é forte e onde é fraco; suas escolhas revelam seus valores; seu caráter; suas vontades; seu ideal; sua fé; suas verdades; revelam se alguém deve ou não confiar em você; suas esco-lhas revelam o quanto será desejado ou odiado; revelam o que está em sua mente; suas escolhas revelam quem é você.

É muito importante entender que as escolhas do ontem o trouxe ao hoje e juntamente com as escolhas que faz o levarão ao seu amanhã. Isto significa que seu futuro é definido pelo que foi inserido em sua mente e pelo o que está sendo inserido agora.

Somos frutos daquilo que aprendemos desde que nas-cemos, ou seja, somos frutos do meio em que vivemos. Quem alimentou sua mente, sua família, professores, ami-gos, sociedade; influencia de forma direta e decisiva suas decisões de hoje e continuará influenciando, a menos que aprenda algo novo e acredite que este novo aprendizado seja melhor do que o que está em você.

Todo seu conhecimento, o que aprendeu e marcou sua vida, está armazenado e gravado em seu subconsciente. Lá estão bilhões de informações que foram conhecidas, aprendi-das e inseridas desde seus primeiros dias. Quando precisa de alguma resposta, de fazer alguma escolha, seu cérebro vas-culha seu subconsciente e em frações de segundos traz a sua memória a resposta que precisa. Esta verdade é decisiva na vida. Significa que você só responde pelo que é encontrado.

Então, é lógico afirmar que jamais terá uma resposta sobre algo que não foi inserido em sua mente, não pode responder sobre o que não aprendeu. O que sai de você determina o que está em você. Não é possível retirar atitudes profissionais de quem não aprendeu o que é ser um profissional, não é possí-vel ver em um chefe, empresário ou executivo atitudes de um grande líder se nunca aprendeu sobre liderança. Não é possível encontrar em um açougueiro qualidades significativas no corte, preparo e atendimento se não foi inserido em sua mente como obter estas qualidades.

Acredito que conheça a história de Tarzan o rei das sel-vas. Quando vemos o filme que retrata sua verdadeira histó-ria, assistimos um Tarzan que não sabe falar, apenas emite rugidos muito próximos aos de gorilas. Por quê? Porque foi criado por gorilas. Mesmo sendo um homem normal e em

seu cérebro constar o lobo frontal responsável pela fala que o permite falar, para ele isto não é possível pelo simples fato de não ter sido ensinado a falar, isto é uma verdade absoluta e muito importante de ser entendida. Pois revela que mesmo com todo potencial para realizar uma tarefa, resolver um pro-blema, qualquer ser humano só poderá agir pro ativamente, de maneira assertiva e com qualidade se for ensinado. É lógi-co para você? Então, nunca crie expectativa em receber de alguém o que não foi ensinado a ele. Se seu pessoal não é treinado por que exige trabalhos de qualidade?

Creio que algumas perguntas precisam ser respondidas, pois suas respostas o levarão a algumas reflexões decisivas em sua vida. Quem alimentou e alimenta sua mente? O que tem dado e ela? Quem permite que tenha acesso a sua mente? O que tem lido? O que tem assistido? As respostas para estas perguntas definem quem é o seu senhor. Seu futuro é decidido por quem resolver acreditar.

Você acredita que está no controle de suas escolhas? Será que está mesmo? Preciso revelar algo que talvez não saiba. A maioria das pessoas é influenciada de forma deci-siva em suas vidas por terceiros, pelo mundo ao seu redor, por amigos, novelas, astros e alguém que admira; Entre-tanto, acreditam que estão no controle de suas decisões. Cuidado ao acreditar que está no controle, é possível que esteja sendo controlado. É quase impossível você reco-nhecer este fato como verdade. Espero sinceramente que pense sobre suas decisões, afinal, sendo influenciadas pelo outro ou não definem quem é você.

André Portes é gestor da Rede Multi Market. Administrador, possui MBA em Marketing pela

COPPEAD-UFRJ e em Gestão Empresarial Estratégica pela USP-SP. É professor de

Pós-graduação e Extensão, do Centro Universitário da Cidade,

e da Associação de Bancos do Estado do Rio de Janeiro (Aberj). Mais informações:

[email protected] ou [email protected]

Page 49: Revista sr 107 interativa

49www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Page 50: Revista sr 107 interativa

50 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

dEStaQUE

Acompanhando as tendências da educação a distância (EaD), com a finalidade de ampliar o acesso de seus 41mil usuários ao conheci-mento especializado, a PC Sistemas, oferece, por meio de seu Centro de Ensino, mais de 60 opções de cursos online ministrados nos módulos do sistema de gestão empresarial Win-Thor, ERP - Enterprise Resource Plan-ning - carro-chefe da companhia.

Durante a Semana Nacional da Educação a Distância, comemorada entres os dias 18 e 22 de novembro, a PC Sistemas prestou reconheci-mento ao cliente de destaque na-cional em acessos aos seus cursos online: a JC Distribuição, uma das maiores empresas de distribuição e atacadista do país, localizada na ci-

dade de Aparecida de Goiânia – GO. Para Marcilene Rodrigues, Analista de Talentos Humanos da JC, os trei-namentos da PC são práticos e agre-gam muito conhecimento:

— Sempre buscamos aplicar em nossa rotina de trabalho tudo aquilo que absorvemos, argumenta.

Os cursos do Centro de Ensino da PC Sistemas permitem ainda a capa-citação por áreas de trabalho, visan-do atender quem deseja treinar suas equipes, bem como quem procura especialização profissional.

—Vários colaboradores já fize-ram presenciais, alguns que são específicos, por exemplo, da con-troladoria, contabilidade, financei-ro. Gostamos também muito dos cursos a distância (EaDs), e estamos

JC distribuição ganha destaque nacionalEmpresa goiana alcança o melhor rendimento por meio da capacitação de

equipes ao utilizar, com precisão, os recursos do WinThor.

trabalhando bastante com eles, des-taca Rodrigues.

A Coordenadora do Centro de En-sino, Fernanda Gomes, afirma que os treinamentos da PC Sistemas, tanto os cursos a distância (cursos online), quanto os presencias, têm recebido ótima avaliação de clientes no cená-rio nacional.

—As equipes que operam são peças fundamentais para o bom desempenho da ferramenta. É por isso que treinamento e capacitação eficazes são essenciais. Eles garan-tem que as empresas ampliem suas experiências com o WinThor. Afinal, quando as equipes contam com as habilidades e a confiança necessá-rias, toda organização é fortalecida, pontua a gestora.

Page 51: Revista sr 107 interativa
Page 52: Revista sr 107 interativa

52 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

Anuncio SOLLO pag01.pdf 1 13/02/14 15:11

Page 53: Revista sr 107 interativa

53www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Anuncio SOLLO pag01.pdf 1 13/02/14 15:11 Anuncio SOLLO pag02.pdf 1 13/02/14 15:11

Page 54: Revista sr 107 interativa

54 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

iNaUGUraÇãoiNaUGUraÇão

Super conceito em São GonçaloSuper Market, em Jardim Catarina, possui 18 checkouts e oferece cerca de 13 mil itens de sortimento, além de um estacionamento com vagas para 58 carros

A população de Jardim Catarina, bairro localizado no distrito de Monjolos, terceiro distrito de São Gonçalo, ganhou um mega presente no final do ano passado. A re-gião foi presenteada com um Super Market de 1.700 metros quadrados, sendo 1.300 de área de venda. A loja é a sexta da família de Vinícius Bonifácio, de 29 anos. Vinícius, que está no ramo com o pai desde 2009, administra a loja de Jardim Catarina junto com o irmão, Gustavo Bonifácio. O crescimento populacional na re-gião foi um dos principais fatores que chama-ram a atenção dos empreendedores:— O bairro é o maior no quesito densidade demográfica, na América Latina. Nele residem

A loja tem entrada pelas ruas Dr. Albino Imparato, 1.512 e também pela Trinta e Três

Gerações unidas em prol do negócio: Vinícus com o pai José Geraldo Bonifácio

Page 55: Revista sr 107 interativa

55www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

cerca de 160 mil habitantes, segundo o último Censo realizado pelo IBGE, em 2010. No entanto havia somente minimercados e mercearias para atender toda a comunidade, argumenta Vinícius.

A loja é ampla e muito bem organizada. Além dos setores de açougue, padaria, laticí-nios e hortifruti, uma pizzaria faz a alegria das famílias na hora da compra. São pizzas quenti-nhas e deliciosas todos os dias. A massa, fini-nha e crocante, pode ser saboreada na hora. A pizzaria é privilégio de algumas lojas da rede e vem fazendo muito sucesso entre os con-sumidores. A decoração do espaço traz mo-biliário de madeira, cantinho aconchegante e, claro, um forno a lenha que deixa as redondas ainda mais saborosas. É possível escolher en-tre mais de 20 sabores, mas as tradicionais ca-labresa, marguerita e portuguesa são as mais pedidas.

Para garantir ainda mais conforto e comodi-dade aos consumidores a loja de Jardim Catari-na possui 18 checkouts e oferece cerca de 13 mil itens de sortimento, além de um estaciona-mento com vagas para 58 carros.

Loja ampla, limpa e bem organizada para atender os consumidores de Jardim Catarina

Vinícius contratou a Comunicação Visual da Global: loja bem sinalizada

Cantinho para reunir a família e saborear uma deliciosa pizza

Page 56: Revista sr 107 interativa

56 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

dEStaQUE

Com sensibilidade e muito tato elas ajudaram a alavancar o sucesso de uma das maiores redes de hortifruti do estado

Seguras, despachadas, guerreiras... elas formam o que pode ser chamado de coluna de sustentação dos negócios na Rede Varejão. Ao lado de seus maridos elas não só conquistaram espaço, mas mudaram uma cultura.

Mulheres de fibra, a maioria trabalha duro nas lojas. Além disso, são também o ombro amigo, a voz doce e consoladora quando as coisas não vão bem:

—Temos consciência de que a vida deles não é fácil, muitos acordam às 3h da manhã. Além disso, ser empresário no Brasil é prova de coragem e persistência. Nós os ajudamos dando todo o apoio de que precisam, revela Andreia Abreu, esposa do presidente da rede, Marcelino Abreu, o Xuxa.

Em dezembro elas se reuniram numa Churras-caria, no Recreio. Durante a confraternização orga-nizada pela administrativa Edilma e pela consulto-ra de RH, Zilda Potenti, elas trocaram presentes, figurinhas e chegaram a conclusão de que preci-sam estar mais juntas.

— Rir é o melhor remédio. Nada substitui essa integração, destacou Silvia Pinto, acres-centando que resolveram seguir a fórmula dos próprios maridos, que estão sempre se reunin-do para uma cervejinha e um bom bate-papo.

Digna de uma ascenção invejável, a Rede Varejão chegou a 38 lojas e 18 associados em seis anos de existência. É óbvio que es-sas conquistas têm muito da sensibilidade delas. Alguém duvida?

a força da rede Varejão

Page 57: Revista sr 107 interativa

57www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

SR

Page 58: Revista sr 107 interativa
Page 59: Revista sr 107 interativa

59www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Page 60: Revista sr 107 interativa

60 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

o paladar carioca tem mais sabor com Sal GloboMarca tradicional, há 46 anos no mercado Brasileiro, investe com força total no estado do Rio de Janeiro e busca destaque no cenário nacional

A marca, que nasceu em 1968 no estado do Espírito Santo, busca se destacar no cenário nacional, desenvolven-do novas estratégias comerciais e melhores oportunidades de negócios.

Atualmente o Sal Globo participa da alimentação de aproximadamente 12 milhões de consumidores. Em 2011, a marca desenvolveu um planejamento estratégi-co comercial (2012-2015) para o estado do Rio de Janei-ro, tendo como foco principal a qualidade do produto e agilidade no atendimento.

Nos últimos dois anos o Gerente de Vendas da em-presa, Henrique Gonçalves, natural do Rio de Janei-ro, formou uma equipe com cinco representantes e 16 vendedores para um atendimento comercial eficiente. Também foram feitas parcerias com operadores logísti-cos locais, com intuito de otimizar as entregas e toda a família de produtos passou por uma atualização, com o desenvolvimento de novas embalagens,

mais práticas e funcionais, preservando sempre a qualidade do produto.

— Com essas ações, acreditamos em uma atuação mais efetiva no mercado do Rio de Janeiro. Estamos pre-parados e comprometidos para crescermos juntos. Pois, o Sal Globo é um produto de excelente qualidade e com giro rápido no ponto de venda. Dessa forma, ganha o cliente e a empresa, afirma Henrique.

Durante a 26ª Feira Super Rio Expofood 2014, a Brasi-sal Alimentos espera realizar bons negócios, consolidando ainda mais a marca “Sal Globo” no mercado Carioca.

Todos os empresários, compradores e consumidores es-tão convidados a visitarem o estande da Brasisal no Rio de Janeiro Representações. No estande I-25 do Pavilhão 2-Azul, uma equipe estará pronta para recebê-los, apresentar a fa-mília de produtos da marca “Sal Globo” e, inclusive, esclare-cer as dúvidas sobre o Sal Globo Light. Vale a pena dar uma passada por lá e ficar por dentro da Brasisal Alimentos Ltda.

Sede no Estado do Espírito Santo Produção no Rio Grande do Norte

Salina no Nordeste

Page 61: Revista sr 107 interativa

61www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Page 62: Revista sr 107 interativa

62 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

NoVidadE

Café espresso como o da cafete-ria ou chá tão gostoso quanto o feito por infusão? Você escolhe. São mais de 13 tipos de bebidas...em cápsulas. O Grupo 3corações acaba de lançar a TRES, solu-ção multibebidas que pretende impul-sionar o mercado de cápsulas no Brasil. O lançamento é fruto de uma joint ven-ture com a italiana Caffita System S.p.A, dona do sistema Caffitaly, que já atua em diversos países. Com seis categorias de bebidas e 16 blends, a nova linha poderá representar até 10% da receita total do Grupo em cinco anos.

“O brasileiro está mais madu-ro e exigente em suas experiências com bebidas à base de café, bus-cando diferentes propostas de sabor e blends. Durante os dois anos de desenvolvimento do projeto, cansa-mos de ver casas com duas máqui-nas, porque cada uma trazia um tipo de café. Com a TRES, o consumidor

3corações amplia mercado de bebidas em cápsulas

passa para uma fase além do que o mercado oferece. A escolha do slo-gan ‘Completa cada momento’ para apresentar a linha mostra também que a TRES é a opção mais comple-ta do mercado”, explica Pedro Lima, CEO do Grupo 3corações.

Com investimento orçado em cer-ca de R$ 100 milhões para os próxi-mos dois anos, a nova linha de solu-ção multibebidas terá três modelos de máquinas, Modo e Gesto para uso doméstico e Serv para empresas, bares e restaurantes. Todas serão im-portadas da Caffita, que, a princípio, também irá produzir as cápsulas com a matéria-prima da 3corações. A meta da empresa é chegar a 100 mil máquinas vendidas em 2014 e inau-gurar uma unidade para produzir as cápsulas no Brasil a partir de 2015.

Os blends de café serão, em sua maioria, 100% de grãos arábica —

apenas dois levam o robusta — e a linha contemplará quatro espres-sos (com intensidades diferentes e a versão descafeinada), dois cafés filtrados (clássico e gourmet), três bebidas quentes (chocolate quen-te, café com leite e leite) e três versões do Cappuccino 3 Corações (classic, light e chocolate), líder da categoria com mais de 55% de marketshare em todo o país. Outra inovação e grande aposta da mar-ca TRES será a linha de chás (pre-to, capim limão, camomila e erva doce), algo inédito entre as opções existentes hoje no mercado e vol-tada para os públicos A, B e C.

A 3corações fechou vendas com as redes Walmart, Sam’s Club e Pão de Açúcar, Rede Economia, Vianense, Supermarket, Guanaba-ra, entre outros, além de continu-ar cadastrando outros players.

Com o lançamento da TRES, em três modelos diferentes e diversas cores, empresa pretende vender 100 mil máquinas em 2014

Page 63: Revista sr 107 interativa

63www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

SR

Page 64: Revista sr 107 interativa

64 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

PrEVENÇão

Ele administra as perdas: inimigas da rentabilidade

Dono de uma serenidade invejável, José Alfredo Pires do Nascimento é daquelas pes-soas que fazem amigos à primeira vista. Cario-ca, boa praça, costuma dizer que a liderança é uma conquista diária.

Foi assim, com esse jeito faceiro, que Alfre-do chegou, há sete anos, para integrar o time de colaboradores dos Supermercados Cam-peão. Na função de gerente de Prevenção de Perdas, Alfredo joga, e bem, nas 11 posições, se fôssemos comparar suas atribuições no su-permercado ao bom futebol.

Homem de confiança dos diretores Ar-naldo e Mansur, ele é os olhos da diretoria no negócio.

— A prática do dia a dia me levou a en-tender que a prevenção de perdas envolve todos os setores do negócio. Hoje, trabalha-mos de forma integrada com os setores de Compras, Logística, Departamento Pessoal, Recursos Humanos, Tecnologia da informa-ção. A prevenção de perdas revela os “ralos” que podem engolir a lucratividade do negócio, isto vai além de apurar somente itens físicos,

Com mais de uma década de experiência no controle de perdas, Alfredo Nascimento, é um dos braços fortes do Campeão

Page 65: Revista sr 107 interativa

65www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

com prevenção é

possível ver, com

muita clareza,

para onde está indo o

dinheiro

Para realizar um bom controle, Alfredo conta com o apoio de Marcus Lopes e Christiano Alvarenga, gerenciadores de Prevenção

aponta quando há desvalorização de estoques, mau gerenciamento das categorias, excesso nas compras, baixo giro dos estoques e a má qualidade de vida dos produtos.

O adminitrador de empresas acumula 12 anos de experiência no ramo e o mesmo tem-po na área de perda. No ano de 2002, quan-do era funcionário de uma rede internacional de hipermercados, e ainda nem se falava em perdas no Brasil, ele foi instruído e capacitado, num curso promovido pela Nielsen.

— De lá pra cá venho tentando achar um ponto de equilíbrio. Perdas não é uma palavra que se consegue eliminar do nosso negócio. Trabalhamos com cerca de oito mil itens, onde tudo é perecível. É claro que fixamos muito mais nossa atenção no hortifruti, nas carnes e laticí-

nios, mas até a água sanitária tem data de vali-dade, avalia Alfredo.

Quando ingressou no Campeão, há oito anos, a empresa tinha um índice de prejuízos com quebras, avarias e outros fatores que che-gava a 3,5%. No último balanço, feito em janei-ro, esse percentual estava em 1,5%.

— Prevenção é, antes de tudo, ir na raiz do problema. Não adianta paliativos. Até porque, perda no Brasil é cultural, e cultura não se muda do dia para a noite. É preciso envolver todos os colaboradores. Conceitos básicos como limpeza, organização e disciplina devem estar no DNA de um supermercado e são etapas que facilitam o trabalho de prevenção. O mais impressionante é que com a prevenção é possível ver com muita clareza para onde está indo o dinheiro.

Page 66: Revista sr 107 interativa

66 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

Pioneira na fabricação e na forma de comercializar a batata pa-lha, desde 1985 a Crac leva sabor e qualidade aos pratos brasileiros.

Numa área de oito mil metros quadrados, a 50 quilômetros de dis-tância do Centro do Rio, nasceu a pri-meira batata palha do mundo.

—Poucos sabem mas a batata pa-lha, hoje tão privilegiada nos lanches e alimentos, pelo seu sabor peculiar, foi fabricada e comercializada por nós, argumenta Renato Cerqueira, o funda-dor da Crac Indústrias Alimentícias.

Com saudosismo, ele relembra que foram tempos difíceis:

—Não existia maquinário no Brasil. Tive que idealizar a primeira

fritadeira. Desenhei, levei o modelo para uma fábrica no Sul e mandei o fabricante preparar duas como pi-loto dando-lhe a garantia de que se ficassem boas compraria mais oito.

Assim a família Crac começou a construir uma história de sucesso. A Crac aumentou em 40% o seu fatu-ramento no ano passado e planeja duplicar esse percentual. Em 2013 a empresa deixou de faturar, ainda mais, por falta de espaço. Para am-pliar a linha de produção a empresa começou a erguer um quarto pavi-lhão. Com três andares, a previsão é que o novo prédio ajude a triplicar a produção de batata, biscoitos e sal-gadinhos à base de milho e polvilho.

a primeira batata palha do mundo continua no pódio

Empresa ergue mais um pavilhão para atender o crescimento do mercado consumidor

De acordo com Renato o crescimen-to pode ser considerado um fenômeno para uma empresa 100% brasileira, cuja economia cresce menos de 3% ao ano.

Sempre atenta às tendências e às exigências do consumidor, em 2012 a empresa lançou no mercado a batata palha extrafina. Em março do ano pas-sado, a Crac passou a investir também no segmento de sucos, passando a fabri-car guaraná natural nas versões natural e light, além de quatro novos deliciosos sabores: Lemon, Açaí, Orange e Citrus. A inovação rendeu à Crac o título de em-presa do ano no segmento. A premiação da BGA e o reconhecimento dos super-mercadistas levaram em conta o dina-mismo e criatividade da empresa.

iNoVaÇão

Page 67: Revista sr 107 interativa

67www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

SR

Page 68: Revista sr 107 interativa

68 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

CaPa

a Era dorElaCioNaMENto...a Era dorElaCioNaMENto...

Page 69: Revista sr 107 interativa

69www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

rElaCioNaMENto...Hoje, além de preço, o consumidor

quer qualidade, bom atendimento, loja limpa... entre várias outras coisas. Com uma enorme gama de produtos do mesmo segmento, os varejistas es-tão sendo obrigados a adotar novas formas para fazer com que o consumi-dor vá ao ponto de venda. Traduzindo: o varejo está mudando para acompa-nhar as transformações e mudanças de comportamento do consumidor.

O varejo tem papel fundamental na ligação entre produto e consumo. Por isso, em 2009, a Escola de Negó-cios Fundação Dom Cabral construiu um Código de Conduta do Varejo Res-ponsável. A ideia partiu de um plano de trabalho dentro do Centro de De-senvolvimento da Sustentabilidade no Varejo e reuniu todos os responsá-veis ligados ao setor, desde o governo até as organizações de classe.

Para o professor Claúdio Boechat, um dos autores do Código de Conduta do Varejo Responsável e professor de Responsabilidade Corporativa e Sus-tentabilidade, o futuro sustentável ain-da soa como um sonho distante.

— O mundo está se articulando em torno de metas para melhorar a vida da humanidade, mas mas ainda não vinculamos a inclusão das cama-das mais pobres com a sustentabili-

dade. Estamos justificando a inclusão no consumo das classes C, D e E, sem considerar os limites ambientais, des-taca Boechat.

A nova classe C é, agora, maioria en-tre a população brasileira. A classe mé-dia cresce e exige novos produtos e ser-viços, o que mostra um novo caminho que as empresas devem seguir para ganhar destaque diante de um consu-midor cada vez mais preocupado com a praticidade e a conveniência.

Um estudo feito pelo Mundo do Marketing revela que o poder de com-pra da nova classe média é 13 vezes maior que o da elite brasileira, não exclui o mercado de artigos de luxo e abre boas oportunidades de negócio no varejo. Esta faixa de consumidores representa praticamente metade dos brasileiros e, segundo o estudo, movi-mentou R$ 923,5 bilhões em 2011.

No varejo do futuro, o consumo consciente não pode faltar. Isto impli-ca em um comportamento em que, cada vez mais, os varejistas terão que se adaptar ao que o consumidor pre-cisa e não ao que ele quer. Neste mo-mento, o Marketing entra em conflito com as tendências do varejo e abre a discussão sobre como o varejo pode continuar lucrando sem estimular a compra “desnecessária”.

Novas tecnologias, novas experiências de compra, agilidade, interatividade, conectividade... tudo isso vem provocando uma tsunami no varejo. A globalização e a competição acirrada estão mexendo com os rumos das vendas e elevando os níveis de exigências do consumidor. Diante de tal cenário como podemos contribuir para um mundo mais sustentável

Por Eletícia Quintão

Page 70: Revista sr 107 interativa

70 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

sistêmica nesse aspecto. As leis e políticas públicas não evoluíram a contento. Ainda encontramos ca-deias produtivas muito prejudiciais ao meio ambiente e que não promo-vem a igualdade social. Nesse caso o varejo, pela necessidade de sobrevi-vência, permanece com uma postu-ra defensiva. Em vez de estabelecer condições para estimular o consu-mo, consumidor, governo e indústria deveriam atuar de forma articulada, oferecendo produtos de maior valor agregado, diz Boechat.

Para entender o sisitema de inclu-são, Boechat cita um exemplo fora do varejo de alimentação, como o estímu-lo desenfreado à venda de automóveis que vivemos nos últimos anos. “Não dá pra todo mundo ter carro. Não existe infraestrutura, nem espaço físico para isso. O resultado é um trânsito cada vez mais caótico, quando o ideal seria investir em transporte público”, avalia.

Algumas práticas do Código de Conduta do Varejo Responsável já es-tão sendo implementadas, como por exemplo, a rastreabilidade dos produ-tos, a informação na gôndola desde a sua origem, outras, porém, não pas-sam nem pelo pensamento do em-presariado brasileiro. — Para o empresário brasileiro consu-mo consciente soa como vender me-nos. Na verdade, este modelo sugere vender apenas o que é necessário, e isto abre espaço para novos produtos necessários, que serão vendidos mais. Veja-se o caso de produtos que econo-mizam energia. O varejista terá posi-ção privilegiada para auxiliar o consu-midor, cabe a ele iniciar essa mudança cultural, que vai muito além do preço e qualidade, vai reformatar hábitos tra-dicionais, finaliza Boechat.

Para o consultor de Varejo, Marco Quintarelli, o consumo consciente dá maiores oportunidades para a socie-dade, em toda a cadeia de abasteci-mento e todos saem ganhando, tanto os consumidores quanto os investido-res. Segundo Quintarelli, informação nesse caso é a alma do negócio.

—Informação clara, concisa e precisa deve prevalecer em toda a cadeia de abastecimento, da indús-tria ao PDV. Mudar hábitos não é fá-cil, mas assimilar uma nova cultura e retransmiti-la pode ajudar. Aprende--se com exemplos. Quando o varejis-ta “assimila” esta cultura, ela passa a fazer parte do seu dia a dia, então fica mais fácil retransmiti-la ao con-sumidor final, argumenta Quintarelli.

Até o início do século passado para vender e se relacionar com os clientes era necessário apenas ter o produto e saber falar sobre as suas caracterís-ticas. A demanda era maior do que a oferta e a tarefa de vender era bem mais simples. Com a chegada da glo-balização e da elevação dos níveis de competitividade entre as empresas, conhecer o perfil do cliente, ofere-cer o que ele deseja, conhecer de cor seus gostos e preferências, auxilia num tipo de venda customizada, já muito utilizada nos Estados Unidos. Mais do que boas características do produto, o cliente espera vantagens e benefícios, espera valor agregado.

De acordo com o professor Clau-dio Boechat uma das razões para que as empresas varejistas não adotem um modelo de Varejo do Futuro é a falta de conhecimento sobre o que seria isto. Principalmente porque existe a preocupação constante em maximizar as vendas.

— Temos ainda uma deficiência

Informação clara, concisa e precisa deve prevalecer em toda a cadeia de abastecimento, da indústria ao PDV. Mudar hábitos não é fácil, mas assimilar uma nova cultura e retransmiti-la ao consumidor final pode ser o início da mudança

“ “

Page 71: Revista sr 107 interativa

71www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

...E doCoNSUMo

CoNSCiENtE

...E doCoNSUMo

CoNSCiENtE

Page 72: Revista sr 107 interativa

72 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

Page 73: Revista sr 107 interativa

73www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Page 74: Revista sr 107 interativa

74 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

Page 75: Revista sr 107 interativa

75www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Page 76: Revista sr 107 interativa

76 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

Page 77: Revista sr 107 interativa

77www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Page 78: Revista sr 107 interativa

78 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

laNÇaMENto

A Sorvetes Jundiá está apresentando cada vez mais novidades, novos sabores e versões de seus sucessos de venda no mercado. A grande e mais recente aposta da marca neste ano é o lança-mento do Max Torta de Limão em forma de pote de 1,5 L, a nova versão do primeiro picolé que une a cremosidade, crocância e o irresistível sabor da tra-dicional sobremesa de limão. A formulação foi feita para dar ao consumidor a mesma sensação que se tem ao saborear a torta, sendo esta a mesma pre-missa utilizada na criação de outros picolés exclu-sivos da marca, como os sabores Maçã do Amor, Max Brownie, Algodão Doce e Max Cappuccino.

Em 2014 também chegou aos mercados duas grandes novidades para a linha premium da marca, a linha Max. O Max Clássico com Chocolate Belga, o primeiro picolé da marca a ser produzido com este tipo de chocolate, e o Max Doce de Leite, inspirado em um dos doces mais clássicos do país. Além dis-to, a marca também está disponibilizando a versão em potes de 1,5L dos sucessos de venda Max Cho-colate com Avelã e Max Chocolate Branco.

Investir em sabores exclusivos e em qualidade fez com que a Sorvetes Jundiá se tornasse a tercei-ra maior empresa do mercado de sorvetes no Brasil e a maior do interior paulista em 2013, segundo resultado apontado em três diferentes analises de mercado. As pesquisas Guia Oficial 2013, realizada pela KantarWordPanel, Mais Mais e a Pesquisa Na-cional Sobre Reconhecimento de Marcas, tiveram como base o feedback dos supermercadistas em todo o país, que apontaram as marcas mais vendi-das em suas empresas, deixando a Sorvetes Jundiá atrás apenas das gigantes Nestlé e Kibon.

A marca que começou a produção com sor-vetes artesanais há mais 35 anos, na cidade paulista de Jundiaí, não para de crescer. Atu-almente, a Sorvetes Jundiá conta com mais de 25 mil pontos de venda espalhados por im-portantes regiões do país, inclusive no Rio de Janeiro onde podem ser encontrados 2.500 ponto de venda com uma grande quantidade de picolés originais e únicos, e planeja chegar em 40 mil até o final de 2015.

Sorvetes Jundiá apresenta novidades no mercadoA terceira maior marca de sorvetes do país aposta em novos sabores e versões de picolés em potes, como o Max Torta de Limão 1,5L, para atingir novos públicos

Page 79: Revista sr 107 interativa

79www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Page 80: Revista sr 107 interativa

80 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

Josapar incrementa portfólio com produtos inovadores e diferenciados

A Josapar finalizou 2013 cheia de novidades para iniciar o novo ano com 14 lançamentos, atendendo um mercado que está sempre inovando e a procura de produtos com diferenciais. A inclusão de novos itens e linhas aconteceu a partir de pesquisas de desenvolvi-mento de produtos e também de tendências de mer-cado, afim de manter as características de qualidade e relevância a cada novidade. Com mais de 90 anos de história, a empresa gaúcha é uma referência no mer-cado de grãos, exporta para mais de 45 países, é líder em diversos segmentos e possui uma sólida tradição de produção com alto padrão de qualidade.

LançamentosA marca SupraSoy, de alimentos à base da proteí-

na isolada da soja, foi a que mais cresceu em número de itens nos últimos meses, com os lançamentos de uma linha completa de misturas de bolos, sem glúten e sem lactose, uma exclusividade da marca, sendo que os produtos estão disponíveis em oito versões, entre elas brownie e petit gâteau, que atendem es-pecialmente o consumidor com restrição alimentar em relação a lactose e glúten.

Já na linha Tio João Variedades Mundiais, a novida-de é o arroz vermelho, originário da cozinha francesa, que chega para deixar ainda mais completa a linha que já conta com os arrozes dos tipos carnaroli, preto, jas-mine, basmati, selvagem e sasanishiki. Outra nova linha de produtos lançada pela Josapar é a de mingaus Meu BijuZINHO, que está com três sabores, todos enriqueci-dos com vitamina D entre outros nutrientes essenciais para a boa nutrição infantil. Também da marca Meu Biju, a outra novidade são os dois tipos na linha 8 grãos integrais, um com aveia e outro com quinoa, produzi-dos especialmente para atrair o público que valoriza ali-mentos saudáveis e diferenciados.

Alguns númerosNos últimos dez anos, o mix de produtos da Josapar cres-

ceu 35%. A empresa é considerada uma das que mais aposta em parcerias, tendo investido cerca de R$70 milhões para subsidiar a produção de 600 produtores. Produzindo mais de 430 mil toneladas de grãos por ano, a Josapar possui uma das marcas mais vendidas do país, o arroz Tio João, e industrializa também os produtos das marcas SupraSoy e Meu Biju, além de distribuir os azeites Nova Oliva com exclusividade no Brasil.

A marca gaúcha referência em grãos e líder de mercado com a marca Tio João, incluiu entre os lançamentos novidades exclusivas, como uma linha de mistura para bolos sem glúten e sem lactose, da marca SupraSoy,

mingaus da marca Meu BijuZINHO e o Arroz Vermelho, da linha Tio João Variedades Mundiais

iNoVaÇão

Page 81: Revista sr 107 interativa

81www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

O arroz Tio João possui uma linha completa de qualidade e sabor que há décadas conquistou o paladar dos brasileiros e que não para de se renovar. Desde o tradicional e soltinho arroz 100% grãos nobres até as linhas de arrozes semi-prontos elaborados com diferentes especiarias. Tio João está sempre pesquisando e criando novas formas de levar até você o melhor da natureza em cada grão. Tenha sempre nossa linha de produtos no seu ponto-de-venda, garanta um ótimo giro e a satisfação de seus clientes. Tio João, a marca que está cada vez mais na mesa e no coração dos brasileiros.

NA MESA ENO CORAÇÃODOS BRASILEIROS.

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

TFA14-0002 - An_RevistaRioSupermercadista_Pag_21x28cm.pdf 1 2/27/14 10:34 AM

Page 82: Revista sr 107 interativa

82 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

Page 83: Revista sr 107 interativa

83www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Page 84: Revista sr 107 interativa

84 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

EMPrEENdEdoriSMo

Criada há seis anos, a Rede Varejão, atualmente com 38 lojas, cresce algo em torno de 30% ao ano. Uma conquista que merece ser muito comemorada, especial-mente porque a grande maioria dos seus 18 associados trabalharam duro para chegar a este patamar. Assim como Marcelino de Abreu, o Xuxa, e Roberto Ramos, o Beto, ho-mens de fibra que começaram a trabalhar com seus pais, quando ainda eram crianças.

Xuxa e Beto são amigos de infância. Seus pais já eram ami-gos de longa data. Ambos de família humilde, aprenderam muito cedo sobre responsabilidade, compromisso com o tra-balho e o valor do dinheiro. Com oito anos de idade, os dois já ajudavam os pais a tirar da terra o sustento. Se fosse hoje, a lei condenaria a prática como exploração de menor, mas eles garantem: “tivemos a melhor formação que poderíamos ter. Fomos forjados na escola da vida”.

Beto, aos oito anos, já ajudava seu pai no sítio e vendia verdu-ras no carrinho de mão pelas ruas. O grupo do Beto, hoje bem

Homens visionários, eles triplicaram o faturamento da rede Varejão Trabalho, visão, estratégia e inconformismo são pilares que ajudaram a construir uma das redes mais bem sucedidas do Estado

Beto e Xuxa: parceria de sucessoBeto e Xuxa: parceria de sucesso

Page 85: Revista sr 107 interativa

85www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

sucedido, começou em 1990 pelas mãos de seu irmão Dilson. Atualmente Beto e os irmãos Dilson, André e Maneco, junto com o primo Sidney tocam o negócio.

Xuxa, com a mesma idade, acompanhava o pai no Cea-sa, de onde só voltava bem tarde.— Naquela época o Ceasa abria às 3h da tarde. Íamos pra lá e só voltávamos para casa por volta da meia noite. Era uma vida muito dura. Lembro que meu pai tinha três caminhões e com menos de 15 anos eu já dirigia um deles. Não tinha jeito, meu pai adoeceu ficou um tempo afastado do negócio e se nós, os filhos, não tomássemos as rédeas todo o nosso esforço seria em vão, avalia Xuxa, atual presidende da Rede Varejão.

A escola chamada vida deu origem a empresários bem sucedidos. Das 38 lojas da rede dez são de Xuxa e sete do grupo do Beto. Da feira para a loja, um salto surpreenden-te e uma estratégia visionária.— Nós mudamos uma cultura, observando a concorrên-cia, as tendências e as exigências do consumidor, diz Xuxa.— O cliente é muito perceptivo. Comecei a mudança de sa-colão para hortifruti em 1999, em 2000 quando concluí toda a mudança, colocando inclusive todos funcionários uniformi-zados, estava alcançando o dobro do faturamento. Como jus-tificar isso se há feiras todos os dias espalhadas pelo estado?

Já diz o ditado popular: “Deus ajuda quem cedo ma-druga”. E essa turma até hoje pula muito cedo da cama. Existe uma estatégia para dar certo? “Procuramos me-lhorar a cada dia. Nossa política é: está bom? Sim. Mas podemos e devemos melhorar”, dizem.

Unidade Caxias: inaugurada em dezembro é a décima loja do Xuxa

Localizada na Nilo Peçanha, em Caxias tem 600 m2 de área de venda

Já a Unidade Cascadura, do Beto, tem 300m2 e estacionamento com vagas para 70 carros

Page 86: Revista sr 107 interativa

86 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

rede Varejão aposta no treinamentoQuem vive o varejo sabe que o grande

diferencial competitivo está nas pessoas que atuam na linha de frente do negócio, pensando nisso, os associados da Rede Varejão passaram a investir pesado em Recursos Humanos.

Há três anos Zilda Potenti é consultora de RH da Rede. Com mais de 20 anos de experiência em vare-jo, Zilda acumulou know -how e respeito ao desen-volver trabalhos personalizados para seus clientes. Da contratação ao desenvolvimento do funcionário, tudo passa por ela. Não é à toa que a Rede Varejão vem crescendo algo em torno de 30 % ao ano.

Ela explica que o “chão de loja” (o dia a dia) é muito complexo e pode cegar os colaboradores.

—Uma loja é feita de muitos detalhes que podem ser fundamentais para sua sobrevivên-cia. Há uma frase no texto “Ver Vendo” de Othon Lara Rezende que diz: “DE TANTO VER A GENTE BANALIZA O OLHAR”. A correria do dia-dia mui-tas vezes nos cegam e nos impedem de ver. Nos treinamentos orientamos os líderes e colabora-dores para os pequenos detalhes que fazem uma

grande diferença – “OLHEM A LOJA COM OLHAR DE PRIMEIRA VEZ”. Observar de fora e sobre a ótica do cliente descobrimos falhas e coisas que precisam ser melhoradas, argumenta Zilda.

Zilda elaborou os manuais de boas práticas de “Abertura e Fechamen-to de Loja”, “Condutas e Normas” Inauguração de Loja , Atendimento ao Cliente, etc. São dicas importantes que não podem deixar de ser colocadas em prática na loja. Os treinamentos são realizados na central da rede e também loja a loja,conforme a necessidade e realidade da rede e todos os gerentes são treinados constantemente no curso “Chefia e Liderança”.

— Seu trabalho estratégico e dinâmico deu origem a um time de pro-fissionais mais comprometidos e, sem dúvida, muito mais dinâmicos e lí-deres de si mesmo, avalia Xuxa, presidente da Rede Varejão.

Treinamento:com vendas nos olhos, exercícios simples para aguçar a visão dos colabora-dores no dia a dia da loja

Da qualidade dos produtos ao clima na loja, tudo se deve a um belo trabalho de RH

rH

Page 87: Revista sr 107 interativa

87www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

SR

Page 88: Revista sr 107 interativa

88 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

oPiNião

Por Cátia de Melo

Curiosidades: harmonizando comida e vinho

A Temperatura Certa do VinhoQuando uma garrafa de vinho traz no ró-

tulo a informação: “Sirva à temperatura ambien-te”, devemos levar em conta que ambiente seria este. Simon Woods, autor do divertido livro de bolso “Não entendo muito de vinho, mas sei do que gosto” acrescenta que a origem dessa tradição vem do tempo em que o aquecimento central não existia e os cavalheiros usavam vá-rias camadas de roupas de lã por baixo de suas sobrecasacas. O frio nos cômodos devia ser in-suportável para os melindrosos cavalheiros do século XIX, mas era excelente para servir vinho tinto. Nessa situação, o ambiente era suficiente-mente quente para que os taninos amargos do vinho não sobressaíssem, mas frio o bastante para que a bebida permanecesse refrescante.

Isso não acontece nos dias de hoje, com o conforto da calefação central deixando aque-cidos mesmo os países mais frios. O aumento da temperatura não é gentil com vinho – sob sua influência, o álcool se sobressai, apagando toda sutileza e confundindo os sabores.

No Brasil, em geral, a maioria dos vinhos tin-tos é servida quente demais, e grande parte dos vinhos brancos, fria demais. Não coloque o vi-nho branco para congelar uma semana antes de abri-lo: uma hora antes já está bom, em torno de 8 a 10 graus. E, para os tintos, 15 minutos na geladeira podem ser o que ele requer alcançan-do assim a temperatura de 16 a 18 graus.

Faça Suas ExperiênciasCitando Woods, “existem alguns casamentos

entre vinhos e comida que foram feitos no céu e outros no inferno. A maioria fica entre os dois extre-mos. A verdade é que, se você colocar cinco vinhos e cinco pratos diante de cinco pessoas e perguntar qual parceria elas preferem, a falta de consenso será ensurdecedora.” Existem algumas “regras” criadas por Woods sobre a combinação de vinho com co-mida que são muito espirituosas e se adéquam per-feitamente a recente cultura do vinho no Brasil.

- Vinho barulhento, comida silenciosa; vinho silencioso, comida barulhenta: Quanto mais fortes e diversos os sabores de um pra-to, mais eles brigarão com o vinho poderoso. Escolha, portanto, algo simples. Caso você queira deixar o vinho em destaque, ofere-ça uma refeição simples: frango assado funciona bem tanto com brancos como com tintos.

- Acidez ocasional: Um vinho que sozinho parece meio ácido, de repente, se revela vivo e refrescante quando consumido durante uma refeição. Vinhos brancos, sem acidez ficam insípidos com a comida.

- Quando em Roma... Beba como os romanos: Em outras palavras, se estiver em algum restaurante de comida típica, experimente vinhos típicos.

- Afaste esse vinho do meu queijo: Se o vinho tinto for suave e o queijo, duro, até pode ser. Mas o ideal é que o vinho branco de qual-quer grau de suavidade será uma aposta melhor para acompanhar uma tábua de queijos.

- Não acredite em regras: Nem mesmo nestas. Quebre qualquer norma e protocolo. Misture vinho tinto com carne branca e peixe, e vinho branco com carne vermelha. Faça experiências e, se gostar, pra-tique. Woods observa que o avô da esposa dele bebia vinho suave durante toda a refeição e sempre o fazia com um sorriso no rosto!

- Resumindo: Faça suas próprias regras – Se você descobrir uma ótima combinação de vinho e alimento, parabéns! Se encontrar uma horrível, pegue um pedaço de pão, uma jarra de água e siga adiante.

Finalizando Woods Declara:“Prove mais novidades, essa é a maneira mais fácil e prazerosa

de aprender sobre vinhos, invista um pouco mais na hora de mon-tar sua adega, há muita coisa boa e barata, mas é impressionante a quantidade de sabor adicional que os vinhos mais caros oferecem. Sigam as dicas de seu fornecedor. Agora, vá abrir uma garrafa!”.

Adaptação dos textos originais feita por Catia de Melo Silva Sommelier Profissional Interna-cional pela Association de La Sommellerie Internacionale/[email protected]

Bibliografia: “Não entendo muito de vinho, mas sei que gosto’’ (Simon Woods, tradução Cintia Braga, CMT Editores Ltda.)www.sextante.com.br Guia Ilustrado Zahar: “Vinhos do

mundo todo” (Consultoria Susan Keevil Jorge Zahar Editor Ltda.) www.zahar.com.br

Page 89: Revista sr 107 interativa

89www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Page 90: Revista sr 107 interativa

90 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

Page 91: Revista sr 107 interativa

91www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

SR

Page 92: Revista sr 107 interativa

92 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

A Eletrocomerciais, empresa lí-der especializada no segmento de equi-pamentos eletrocomerciais e a Pontual Inox, especializada no desenvolvimento e fabricação de mobiliário e artefatos especiais em aço inox para Supermer-cados, Cozinhas Profissionais, Padarias e Restaurantes, agora estão juntas.

As empresas do Grupo Eletrocomer-ciais, fundadas pelos jovens empresários Daiane, Charlane e Charlles Granja, tem como Consultor o Diretor Comercial Ma-noel Granja, que está no ramo há mais de 36 anos. Manoel se tornou conhecido e respeitado por manter uma relação al-tamente profissional com seus clientes e fornecedores, parceiros comerciais.

— Jamais me aproveitei da inexperi-ência de alguns clientes para vender o que não é necessário ao seu empreendimento. Assim conquistei a confiança dos clientes e firmei o meu nome no ramo. Muitos apresentam uma lista de equipamentos que não precisam ou não atendem a sua necessidade. Eu os auxilio, com isso acabei me tornando uma espécie de fornecedor--consultor, revela Manoel Granja.

Charlles Granja, Daiane Granja e André Dias, administram as empresas. Charlles é o responsável pela parte ad-ministrativa, o consultor André atua na área comercial e de marketing. Daiane é a arquiteta responsável pelos setores de projetos e produção dos produtos da Pontual Inox, que conta com vários cola-boradores, alguns com mais de 40 anos de experiência no setor, como Edison Carlos de Almeida consultor e projetista de Instalações Comerciais.

Quando iniciou, em 2002, a em-presa trabalhava apenas com a reven-da de equipamentos eletrocomerciais e mobiliários seriados pré-fabricados. Posteriormente, verificando a neces-sidade do mercado de produtos espe-ciais em Aço Inox foi fundada a Pon-tual Inox, passando a fornecer, também, todos os equipamentos necessários para setor de Rotisseria, Panificação, Açou-gue e laticínios como vitrines giratórias para bolos e tortas, mesa vitrine exposi-tora de pães especiais, expositora para o setor de salgados, estantes reforçadas para câmaras frias, além de uma grande

Grupo especializado em mobiliário de aço inox e equipamentos eletrocomerciais cresce 20% ao anoProjetos personalizados e consultoria estão entre os serviços oferecidos pela Eletrocomerciais e Pontual Inox

linha de artefatos especiais em aço inox. Entre os seus principais clientes

estão as redes: SUPERMARKET, SUPER-PRIX, REDE ECONOMIA, MULTIMARKET, INTERCONTINENTAL, GEREZIM, PEROLA, REDE VIDA, SMART, SUPERBOM (Rede de Supermercados e Restaurantes no nor-te Fluminense), TINOCO, AVISTÃO, ESPE-RANÇA, GOMES, SÓ OFERTAS, ECONÔMI-CO, SUBLIME e QUEIJÃO (Rede de Lojas de Conveniências Laticínios e Lanches em toda a região), dentre outros na Região dos Lagos, e de diversos Super-mercados independentes do Estado.

A empresa que cresce em média 20% ao ano, é parceira comercial das melhores marcas de eletrocomerciais existentes no BRASIL, como a TOLE-DO, PRÁTICA, HOBART, CIMAPI, GRA-NOMAQ, G.PANIZ, PROGÁS, PESCADOR, CAF, SKYMSEN, GURAL, MULTIFRITAS e FRICON, além de dezenas de outros fabricantes parceiros, e se solidifica no mercado como nova parceira co-mercial/revendedora dos produtos KitchenAid, CONSUL e BRASTEMP da multinacional Whirlpool.

Challes, André e Daiane: tradição familiar no gerenciamento da empresa

HiStÓria dE SUCESSo

Page 93: Revista sr 107 interativa

93www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

SR

Page 94: Revista sr 107 interativa

94 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

oPiNião

“Quem não é visto não é lembrado”Por Marco Quintarelli

Quem nunca ouviu esta frase durante a vida? Quando trazemos isto para a realidade do Varejo, observamos que a cada dia, uma profusão de infor-mações e ações de marketing e de tra-de estão sendo utilizadas para garantir a maior visibilidade entre os concorren-tes varejistas. Isto dentro e fora de suas lojas e entre os mais diversos fornece-dores de todas as categorias.

As ações vão desde folhetos, en-cartes, campanhas, ações promocio-nais tudo acontecendo ao mesmo tempo se completando e às vezes confundindo as ações dentro do es-tabelecimento. Uma verdadeira chu-va de informações que são descar-regadas em cima dos consumidores, que estão cada vez mais criteriosos. E será que isto funciona?

Para um trabalho eficiente e com resultados positivos, posicionamento, foco e determinação são palavras cha-ves. Isto é, Como eu quero ser visto pelos meus clientes? Buscar centrali-zar os esforços para que isto aconte-ça e ser persistente nas ações. Claro que tudo isto de maneira equilibrada, consciente e sem exageros.

Não importa a campanha ou o tipo de ação a ser implantado no PDV, a re-lação entre o que está acontecendo e o que foi planejado, deve existir para refor-çar a “personalidade” do seu negócio.

Eu observo criativas campanhas e ações promocionais que se “perdem” pela falta de foco ou por excesso ou falta de informação. Não conseguem atingir os clientes de uma maneira

eficiente. São campanhas com pre-miações sem propósitos e nada atra-entes, folhetos promocionais com diferentes datas de validade, ocor-rendo ao mesmo tempo, excesso de informação visual ou mesmo uma sinalização insuficiente para uma de-terminada ação, ações promocionais “colidentes” a sua campanha; enfim uma miscelânea de atividades que confunde a cabeça do consumidor e atrapalha o posicionamento do seu negócio junto aos seus clientes. En-fim, produtividade baixa e recursos investidos descendo pelo ralo...

Dizem que é melhor “pecar pelo excesso” do que “pela falta”, eu pre-firo a teoria de dar foco e utilizar os recursos adequados, sem falta ou excesso. Dificilmente chegaremos aos 100% de acertos, mas podere-mos ser mais ou menos produtivos e

economizar nos recursos utilizados e disponibilizados.

Avalie com critério suas campa-nhas e ações de marketing e trade e veja se, o que esta sendo feito é ade-quado ao que se propõe. Afinal de contas é por ai que você se comuni-ca com seus clientes e reforça a sua imagem perante a sociedade.

“Quem não é visto não é lembra-do”, mas de nada adianta ser visto e não ser percebido, nem reconhecido pelos seus esforços.

Marco Quintarelli é sócio-Diretor e Consultor do Grupo Azo – Arena Rio

Trade Marketing e Azo Negócios Consultoria de Varejo

Page 95: Revista sr 107 interativa

SR

Page 96: Revista sr 107 interativa

96 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

Gerenciamento por Categoria você quer? Você pode

O sócio-proprietário do Supermercado São Sebastião, localizado em Barra Mansa, no Rio de Janeiro, bate um papo com a Super Rio sobre Gerenciamento por Categoria. Formado em Marketing e Comunicação integrada, idealizou e desenvolveu o SGS –

Sistema de Gestão de Supermercados, o Portal Figura Fiscal (Suporte Tributário para Setor Supermercadista) e o Portal de Compras AnicetoWeb (Relação de Compras para

o Pequeno e Médio Varejista). Com a palavra, Geraldo Aniceto.

EXClUSiVa

EXClUSiVa

Page 97: Revista sr 107 interativa

97www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Implantado no Brasil há mais de dez anos, o Gerenciamento por Cate-goria (GC), tem por objetivo tornar a exposição dos produtos mais eficiente e aumentar a rentabilidade das lojas de varejo. Mas para quem aprendeu a fazer GC na prática, esse controle vai muito além.

Proprietário do Mercado São Se-bastião, no sul do estado, Geraldo Aniceto explica passo a passo como implementar o GC. Longe da lingua-gem rebuscada da grande maioria dos consultores, ele consegue tradu-zir com simplicidade e muita proprie-dade os caminhos que podem levar a um gerenciamento de sucesso.

O que é o Gerenciamento por Categoria?

É uma solução de compra para os clientes. Em vez de produtos isolados, o GC promove a alegria da dona de casa ao encontrar tudo o que precisa ao alcance das mãos. Imagine uma dona de casa no su-permercado. Ela quer comprar pro-dutos para lavar roupa, mas quem lava roupas não utiliza apenas sa-bão e amaciante, também utiliza corda de varal e pregador, que an-tes da implementação do GC, cer-tamente estariam dispostos no ba-zar. Quando o gerenciamento entra em cena, todos os produtos rela-cionados e devidamente classifica-dos participam da mesma gôndola.

Quais os passos básicos para a im-plantação do Gerenciamento por Categoria de forma simplificada?

A metodologia simplificada pode ser feita em quatro passos: avaliação, reco-mendação, implementação e monitora-mento. É preciso analisar a performance das vendas. Qual o perfil do consumi-dor? Qual estratégia? Qual o sortimento adequado à loja? Que tipo de layout eu preciso ter para destacar os meus pro-dutos? Como implementar? Treinar fun-cionários? O treinamento que faço com meus funcionários é simples e tem dado bastante resultado. Peço a eles que en-cham um carrinho com produtos para bebê. De Hipoglós à esponja de banho, tudo o que estiver no carrinho é o que irá para a gôndola. Treinados e capacitados eles estarão, também, aptos a mostrar para o consumidor porque mudou. O consumidor, por sua vez, passa a ter uma imagem positiva do supermercado: “Lá encontro tudo com facilidade”.

Por que adotar o GC?Porque gera resultado para a

empresa e uma imagem positiva de que tem tudo, pois tudo está a mão. Além disso, essa estratégia aumenta a venda.

Existem diferenças com relação ao tamanho do supermercado?

Não. A prática é a mesma. O que pode ocorrer é que uma loja maior ofereça mais exposição, vá mais a fundo em sua análise,

mas o conceito é o mesmo, adequado a cada tamanho de supermercado.

Qual a importância da pesquisa sobre o Perfil do Cliente?

O varejista precisa saber para quem vende e o que esse consumi-dor deseja. O mix ideal é defiinido com base nessa pesquisa.

Qual o principal erro do varejista no GC?É não se entregar com vontade.

Quem quer faz, se envolve. Ele preci-sa ver importância, porque em cada passo vai encontrar dificuldades e se não tiver vontade não muda.

Qual a importância do monitora-mento da Curva ABC?

É ela que indica as vendas dos produ-tos. Aconselhamos que seja criada uma estrutura mercadológica com cinco níveis baseada no Gerenciamento por Catego-ria: setor, categoria, sub-cate goria, grupo e sub-grupo. Com o mo nitoramento des-ta estrutura é possível fazer qualquer tipo de análise de vendas e com isso tomar as decisões com segurança.

Deixe uma dica para os varejistas.Indico aos que desejam se aprofun-

dar mais no tema, que entrem em con-tato com a ECR Brasil pelo site: www.ecrbrasil.com.br ou pelos telefones: (11) 3034-4012 e (11) 3034-3914. A institui-ção possui um vasto leque de informa-ções, auxilia e orienta.

No Mercado São Sebastião, Geraldo implementou o Gerenciamento por Categoria e viu suas vendas crescerem

Page 98: Revista sr 107 interativa

98 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

A logística de e-commerce dos supermercados por outra perspectiva

“Geladeira não é feijão!”A solução de logística empregada no Brasil, em es-

pecial no Rio de Janeiro, para o e-commerce de supermer-cados foi importada do varejo da linha branca, que tanto tem impulsionado o crescimento do comércio eletrônico no Brasil, entretanto, são enormes as diferenças entre vender uma geladeira ou vender arroz e feijão, e é neste ponto que percebemos uma oportunidade importante de inovação.

Quando um cliente compra uma geladeira ele sai da loja com um recibo e uma data de entrega do produto. O fato da venda ser feita pela internet, não muda em nada a logística de entrega, o processo é basicamente o mesmo. Quer dizer, estas empresas já praticavam a entrega em domicílio, ou delivery, a partir de uma CD (central de distribuição), antes mesmo da populariza-ção da internet.Já os supermercados não funcionam apenas como sho-wroom de mercadorias, os produtos são distribuídos pelas lojas para venda direta ao consumidor. Isto obri-ga o mercado a ter uma logística de abastecimento e a manter um estoque mínimo dos produtos para mantê--los expostos na área de venda. Ignorar esta enorme diferença é não aproveitar a vantagem logística de en-tregar seus produtos de forma descentralizada aprovei-tando a capilaridade da rede do supermercado.

Concebemos um e-commerce supermercadista com a perspectiva de descentralização da logística, fragmen-tando a CD (central de distribuição) em pontos avança-dos, mais próximo dos clientes.

Para tanto precisamos de um sistema de e-commerce que possibilite o gerenciamento distribuído dos estoques e preços das lojas. O cliente seleciona no site sua opção de entrega, delivery ou drive-thru, a partir daí, se a op-ção for delivery, elegemos a loja que entrega no CEP es-pecificado, ou caso a opção seja drive-thru, listamos o conjunto de lojas que oferecem o serviço. A partir deste momento, o sistema irá mostrar os preços e as disponi-bilidades dos produtos específicos da loja selecionada.

Esta descentralização permite a implementação da compra tipo Drive Thru, onde o cliente seleciona os pro-dutos pela internet, efetua o pagamento, recebe uma confirmação por SMS de que seus produtos já estão se-parados e embalados e passa no estacionamento do su-permercado para pegar as suas compras.

Até hoje o drive-thru para supermercado não era possí-vel, pois a logística de entrega estava exclusivamente basea-da em uma CD (central de distribuição). Quando descentra-lizamos a entrega, além de encurtar os trajetos do delivery, possibilitamos que o próprio cliente retire suas compras no drive, uma alternativa inteligente que se utiliza da abran-gência da rede de lojas para ofertar um serviço mais conve-niente, barato e próximo da localidade do cliente.

Esta opção não exclui a possibilidade do mercado man-ter uma logística de entrega baseada em uma ou mais CD (centrais de distribuição), entretanto, agora há uma alter-nativa importante a ser considerada. Mas informações li-gue para Bagarote: (21) 2426-6400/ (21) 98900-1438.

Por Wander Tavares.

tECNoloGia

Page 99: Revista sr 107 interativa

99www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Page 100: Revista sr 107 interativa

100 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

Vitarella participa da Super rio Expofood 2014Indústria apresenta portfólio e comemora a inauguração da primeira filial no Sudeste

A Vitarella, uma das principais empresas do ramo alimentício no Nordeste, marca presença na 26ª Super Rio Expofood. O evento reúne milhares de empresários e profissionais dos setores de supermercado, hotelaria, restaurante, panificação e conveniência com o objetivo de estreitar os laços e fechar bons negócios. Este ano, acontecerá entre os dias 18 e 20 de março no Riocentro Exhibition & Convention Center, pavilhão Cinza.

Em um estande de 66m², a Vitarella apresentará todo o seu mix de biscoitos, focando principalmente em crackers, recheados, wafers, maria, maizenas e crocks. Além da exposição dos produtos, haverá degustação e os clientes poderão aproveitar para fechar bons negócios. No local, também será montado um espaço climatizado para nego-ciações e relacionamento direto com os consumidores.

“Essa feira é muito importante para a Vitarella no es-tado do Rio de Janeiro, pois nos ajuda a estreitar relações, fazer grandes negociações e, por consequência, desen-volver ainda mais a marca”, afirma o Gerente Comercial Fora do Eixo Norte-Nordeste (FNONE), Alex Viero.

A 26ª Super Rio Expofood também será um mo-mento de comemoração para a Vitarella. Em Outubro de 2013, a marca inaugurou sua primeira filial no esta-do do Rio de Janeiro, coroando, assim, o sucesso que já faz na região. Atualmente, está presente em quase 100% dos municípios do estado e tem participação em outros estados do Centro-Oeste/Sudeste. Os produtos

são distribuídos por toda a cadeia de pequeno, médio e grande varejo, assim como nos principais atacadistas e atacarejos da região.

“A inauguração da filial Rio de janeiro é mais um mar-co na história e desenvolvimento da Vitarella, pois temos como objetivo melhorar a prestação de serviço no pon-to de venda, qualitativa e quantitativamente, buscando cada vez mais a satisfação de nossos clientes. Passamos a entregar a mercadoria em 24 horas e, com isso, ofere-cemos produtos ainda mais fresquinhos e crocantes para o consumidor, visto que chegam na filial semanalmente da fábrica, localizada em Jaboatão dos Guararapes/PE”, complementa Viero.

Vitarella: A Vitarella, empresa líder no Nordeste, foi fundada em 1993, em Jaboatão dos Guararapes. Inicialmente focada na produção de massas alimentí-cias, expandiu seu portfólio e hoje possui mais de 115 produtos cadastrados, atuando também no segmen-to de biscoitos - com crackers, rosquinhas, recheados, wafers, amanteigados, entre outros - e marcas como Treloso, Chocoresco e Saltvip. Atualmente, possui par-que industrial de 90 mil metros quadrados, duas fá-bricas com tecnologia de ponta na RMR e cinco filiais nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia e Rio de Janeiro, empregando diretamente cerca de quatro mil funcionários. Para saber mais, acesse o site www.vitarella.com.br.

Fábrica da Vitarella em Jaboatão dos Guararapes

dESENVolViMENto

Page 101: Revista sr 107 interativa

101www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Page 102: Revista sr 107 interativa

102 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

oPiNião

“Estou aqui para fazer o chefe feliz”

Mônica Nascimento é Professora,Pós- Graduada em Administração

de RH pela PUC-RJDiretora do Instituto Asserj

de Administração e GerênciaEspecialista em T&D e Varejo

Muitos gestores deveriam falar mais de suas responsabilidades com pessoas. Um líder é alguém que identifica e satisfaz as legítimas ne-cessidades de seus liderados e remo-ve todas as barreiras para que estes possam servir ao cliente. Para liderar, você precisa servir.

Servir não quer dizer fazer o que os outros querem, ser escra-vos delas. Há uma grande diferen-ça entre satisfazer as vontades e satisfazer necessidades. Vamos exemplificar com a figura do pai. Se permitíssemos que os filhos fi-zessem o que quisessem, estaría-mos transformando nossa casa em uma anarquia. Dando o que os fi-lhos querem, não damos o que eles precisam. As crianças e os adultos precisam de limites, um lugar onde haja padrões estabelecidos e onde as pessoas sejam responsáveis. Elas podem não querer limites e responsabilidade, mas precisam de limites e responsabilidade. Não fazemos favor a ninguém dirigindo lares ou setores indisciplinados.

Ninguém nos força a ser um líder, estamos livres para abdicar desta mis-são. No local de trabalho, os empre-gados passam a metade do dia traba-lhando e vivendo no ambiente que os líderes criam, portanto ser displicente ou petulante na responsabilidade da função é comprometedor. Há muita coisa em jogo e a equipe conta com o líder. O líder causa grande impacto na vida das pessoas.

Todo profissional que possui um cargo (Chefia) tem o poder do cargo, mas será que tem autoridade? PO-DER: É a faculdade de forçar ou coagir

alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. (“faça isso ou despedirei você, faça isso ou castigaremos você...”) AUTORIDADE: (latim augere = servir) : É a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa da sua influência pessoal.

O poder pode ser comprado, dado e tomado. A autoridade não pode ser comprada, nem vendida, nem dada, nem tomada. A autori-dade diz respeito a quem somos, nosso caráter e a influência que exercemos sobre as pessoas. O po-der seria suficiente para a seguinte situação: “Leve o lixo para fora filho, ou você vai apanhar!” É claro que o lixo iria para fora, mas por quan-to tempo. Logo o filho crescerá e se rebelará, pois o poder corrói os relacionamentos. Podemos até ob-ter algum proveito do poder e até realizar coisas, mas com o passar do tempo ele se torna danoso para os relacionamentos.

Contudo, às vezes, precisamos usar o poder para colocar limites em

nossas casas ou para despedir um mau empregado. É importante, por-tanto, refletir sobre as razões que nos obrigaram a usar o poder.

Há exemplos indiscutíveis de lide-rança e a conquista pela autoridade. Os verdadeiros líderes não precisam usar o poder, não forçam nem coa-gem ninguém a segui-lo. Sua influ-ência (autoridade) está baseada no respeito. Podemos alugar as mãos, pernas, costas, etc... e o mercado ajuda a definir o quanto custa, mas não podemos comprar o coração, a mente, o comprometimento, os ide-ais, criatividade...

Se perguntássemos a sua equipe quem eles estão tentando agradar, ou a quem eles servem, qual seria a resposta da maioria ?: “o chefe”, “estou aqui para fazer o chefe feliz”, “se o chefe estiver feliz a vida é boa” ,ou o CLIENTE.

Por Mônica Nascimento

Pavilhão AnexoRua I - I-25

Riocentro

18, 19 e 20 de Marçodas 15hs às 22hs

Rua Salvador Allende, 6555 Barra da Tijuca - Rio de Janeiro

Venha nos visitar!

Page 103: Revista sr 107 interativa

Pavilhão AnexoRua I - I-25

Riocentro

18, 19 e 20 de Marçodas 15hs às 22hs

Rua Salvador Allende, 6555 Barra da Tijuca - Rio de Janeiro

Venha nos visitar!

Page 104: Revista sr 107 interativa

104 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

Cenários & Etapas para crescer.Uma questão de opção...Por João Luiz Allevato: Gente de VarejoConsultoria, Administração, Operação, Marketing & Soluções Integradas

Nos cenários empresarias são verdadeiras e, facilmente identificáveis, as centenas de pessoas insatisfeitas com a situação presente - “ou ganham pouco, estão desajustados no ambiente de trabalho, têm atritos com os chefes ou mesmo com companheiro(a) de trabalho, frustram-se ante as remotas possibilidades de crescimento profis-sional, falta de valorização por seus desempenhos, falta de plano de incen-tivos/de treinamento/de avaliações, fal-ta de informações da empresa, prática de pressões incoerentes e por formas de terror, falta de punição disciplinar às ocorrências...”.

Abate-se sobre elas uma terrível frustração, que vai corroendo ânimos e exaurindo suas energias. O que fazer? Deixar que o processo de obsolescên-cia acabe por mergulhar as pessoas em uma insatisfação total com a empresa, tomar uma grande decisão e mudar completamente de rumo ou, encon-trar meios e formas que, integrada-mente, possam tirar as pessoas do es-tado letárgico em que se encontram?

Pessoalmente somos entusiastas pela definição e implantação de processos que possam viabilizar objetivos e me-tas. É arriscado mudar radicalmente de posição, aconselhando-se pelo bom senso de procurar-se via mais lógica de medidas que venham soerguer paula-tinamente as pessoas.

Planejar o Projeto de Vida, eis aqui uma fórmula motivacional que pode funcionar para as pessoas como “a vari-nha de condão” dos seus crescimentos. Para muita gente, o conceito de plane-jamento é algo abstrato, longínquo, di-fícil de ser alcançado, complicado para ser desenvolvido. No entanto, trata-se de um preconceito que precisa ser en-frentado. Planejar é simplesmente defi-nir rumos, escolher os meios e decidir sobre as oportunidades de ações.

Acredito que todas as pessoas que te-nham agido com mentalidade de Marke-ting deram-se muito bem. O desafio que se coloca, preliminarmente, é o de pensar mercadologicamente. O treino cotidiano faz parte da estratégia de incorporar o Marketing nas rotinas profissionais. Por-

tanto, a Primeira etapa é acreditar que um bom planejamento de Marketing Pessoal pode favorecer o crescimento profissio-nal. Para facilitar a decisão e compreensão em torno do Marketing Pessoal, passo a apresentar um decálogo que pode ajudar a quem acha que já é tempo de mudar de posição:

Definir objetivos – A definição de objetivos começa pelos limites até onde uma pessoa quer chegar. Significa decidir-se por uma posição, posto, profissão ou cargo. Quan-do os objetivos não ficam claros, as pessoas tendem a cair no vazio das indecisões, arrefecendo o ânimo e amortecendo a vontade;

Adequar a apresentação pes-soal – Essa recomendação tem por objetivo ajustar a identidade e a imagem da pessoa. Isso se consegue estabelecendo ajustes na forma de apresentação pessoal – trajes, higie-ne, comportamentos, gesticulação – procurando-se, evidentemente, incorporar detalhes, formas e po-sições que estejam concernentes à

oPiNião

Page 105: Revista sr 107 interativa

105www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

sua identidade e aos seus objetivos;Aperfeiçoar a comunicação –

Abrange um conjunto de ações re-lacionadas à melhoria do discurso (substância) e, a maneira de interlo-cução (forma de comunicar-se). Acon-selho leituras de jornais, revistas e de livros. O homem moderno não pode estar à margem dos acontecimentos que fazem a vida, nos diversos cam-pos do conhecimento. Saber usar tais conhecimentos, em momentos adequados, é uma estratégia que traz bons resultados;

Aprofundar-se no campo da es-pecialização – Além do entendimen-to geral das coisas, será sempre ne-cessário um domínio mais completo e profundo em torno de determina-das áreas de interesse profissional e da empresa. Nesse sentido acon-selho a leitura permanente de con-teúdos especializados, por meio de consultas, participação em cursos, palestras e eventos específicos no campo da sua especialização. Princí-pio recomendado: querer ser o me-lhor (é difícil, mas o princípio ajuda as pessoas a saírem da redoma);

Ampliar faixa de relações – As ro-tinas levam as pessoas à acomodação, tornando-as participantes de feudos mentais. É preciso quebrar o círculo de amigos e vizinhos, que não estão no ambiente de trabalho, ampliando o circuito de conhecimentos com a incor-poração de novas pessoas no jogo da interlocução. O enriquecimento sócio--cultural depende também da amplia-ção do discurso. Se possível, procurar contatar líderes, gente que está situada no chamado circuito de formadores de opinião. Cresceremos como profissio-nal ou empresário, tendo ao nosso lado gente que saiba mais que a gente;

Aproveitar melhor os conhecimentos – As pessoas tendem a ficarem quietas em seu canto, numa atitude de recatado uso dos conheci-mentos. Tal atitude não combina com o sentido pró-ativo dos tempos modernos. A recomendação é no sentido de fazer girar o conhecimento adquirido, compartilhando o aprendiza-do. Para crescimento profis-

sional faz-se necessário ter informações – do mercado, do negócio (empresa) e dos clientes, com permanente atualização;

Formar uma base mínima de organização e memória – Muitos conhecimentos, situações e fatos do dia-a-dia profissional, são rapi-damente esquecidos. Há pessoas que estão sempre começando coi-sas, porque perderam parcela subs-tancial de sua memória profissional. Aconselho o mínimo de organização pois a memória é extremamente im-portante para o avanço profissional.

Estar atento às mudanças e cir-cunstâncias - Acompanhar as mu-danças nas áreas – política, economia, negócios, expansão empresarial, posi-ções e cargos na empresa identificando possibilidades de crescimento profissio-nal – eis aí um resumo de itens que um profissional deve eleger às suas priori-dades. Suas antenas precisam estar li-gadas a qualquer alteração de rota, pois poderá precisar tomar decisões rápidas ante as circunstâncias.

Fazer as coisas com emoção - A emo-ção é necessária, porque sem ela não se pode viver. O importante é sonhar e ser sincero com seu sonho. Sem emoção a vida perde a graça. Para um profissional, vida sem emoção não tem nenhum sentido;

Ter coragem de arriscar-se - So-mente aqueles que se arriscam a ir longe têm a possibilidade de descobrir até onde podem chegar, assim se faz um projeto de crescimento profissional. Quem quer ir longe, não pode ficar no mesmo lugar, sempre. Quem quer enfrentar novos desafios, não pode se acovardar. Para sentir os diferentes gostos da vida, deve procurar novos temperos e, para tanto, o risco é impor-tante. É preciso acreditar que seremos o que ousarmos ser. É preciso ter a sen-sibilidade de que o PODER não está no

SABER mas, em SABER APRENDER. Somos verdadeiros entusiastas das

abrangentes etapas à melhor gestão operacional e do alto padrão geren-cial para definição de posicionamen-tos do negócio, tendo-se por suporte um espírito empresarial empreende-dor/inovador com dosagens de ousa-dia (poderemos ser, o que ousarmos ser...) e, muito principalmente, pelo desempenho de atividades com criati-vidade. Durante toda nossa trajetória profissional fomos desafiados pelas fascinantes questões colocadas pela criatividade e pelo comprometimento, à conquista de espaços em mercados competitivos. Precisamos inovar sem-pre... coisas incríveis são realizadas sob a pressão do mercado.

Temos dedicado ao segmento su-permercadista, nos últimos anos, três grandes recursos: tempo, energia e profissionalismo. Estamos convencidos da necessidade de busca obstinada pelas empresas de diferenciais com-petitivos na busca da excelência e, in-dependentemente de todos os níveis disponibilizados de recursos ou inves-timentos a GRANDE DIFERENÇA será cada vez mais – G E N T E !

Em nosso aprendizado profissio-nal acumulado (...temos sido bons alunos) identificamos que os maio-res desafios das empresas são:

- Gestão por time de talentos ( fazer a diferença em vendas e atendimento);

- Logística & Tecnologia (fazer a diferença em resultados);

- Marketing (fazer a diferença na operação).

Boa sorte!...

Page 106: Revista sr 107 interativa

106 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

SR

Page 107: Revista sr 107 interativa

107www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

SR

Page 108: Revista sr 107 interativa

108 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

Page 109: Revista sr 107 interativa

109www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

SR

Page 110: Revista sr 107 interativa

110 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

GENtE QUE FaZ

Com as mãos na massa, de olhono mercado de trabalho

Núcleo de Educação e Tecnologia de alimentos, mantido pelo GPA, capacita jovens para o início da vida profissional

Alunos da turma 2012

Aula prática: hora de aprender a fazer pão

De família muito humilde, Clay Costa mora em uma região de Itaboraí, onde a luz é precária e o sinal de in-ternet não chega. Seu bairro fica a quase duas horas de viagem de ônibus do NATA. Ainda assim, durante os três anos de curso, ele não faltou as aulas e sempre foi um dos primeiros a chegar. Sua garra, persistência e vontade de vencer chamaram a atenção dos professores do curso.

Clay formou-se em dezembro do ano passado e, as-sim como Natasha de Andrade, ambos de 18 anos, foi se-lecionado para participar de um curso de novas técnicas de panificação em abril deste ano, na França.

— A formação é muito boa. Além de conquistar uma profissão, o curso me ensinou a ficar mais esperta com relação ao mercado de trabalho, diz Natasha. Já Clay acreditar estar vivendo um sonho.

O NATA - Núcleo Avançado de Educação em Tecnolo-gia de Alimentos tem como objetivo oferecer conheci-mento e criar oportunidade profissional para jovens do ensino médio com disciplinas técnicas do setor alimentí-cio. Em dezembro do ano passado o Núcleo formou sua terceira turma, com 390 alunos.

Page 111: Revista sr 107 interativa

111www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

A Big Brand Brasil reúneas melhores marcas

para oferecer aos consumidoresos melhores produtos.

Mais vendas e lucratividadepara a sua empresa!

www.bigbrandbrasil.com.br

Essas marcas fazem sucessono seu negócio

Visite nosso standna Super Rio,

Pavilhão ExternoAzul - H21

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Anúncio Revista Super Rio.pdf 1 24/02/2014 16:56:55

Page 112: Revista sr 107 interativa

112 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

Aula laboratorial: conhecimento aliado à prática

Guloseimas preparadas pela turma em laboratório

Capacitação

Criado em 2009, o curso de formação profissional ca-pacita os jovens para o mercado de trabalho em indús-trias, cooperativas e no varejo, como técnicos em Panifi-cação e Leite e Derivados.

Em dezembro do ano passado o NATA - Núcleo Avan-çado de Educação em Tecnologia de Alimentos - criado em 2009, formou sua 3ª turma. O Núcleo surgiu de uma parceria entre o GPA (Grupo Pão de Açúcar), e as secreta-rias de Estado de Educação, Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro.

Situada no bairro Colubandê, no município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, onde residem mais de um milhão de habitantes, o núcleo ocupa o espaço cedido pela cooperativa CCPL, o que ajudar a reforçar os laços entre conhecimento e prática-escola e indústria.

O Núcleo funciona em uma confortável estrutura físi-ca que conta com 20 salas de aula, duas bibliotecas (ge-ral e técnica), 4 laboratórios de análises microbiológicas e químicas e 2 usinas piloto, muito bem equipadas que permitem aplicação prática do conhecimento desenvol-vido em sala de aula.

Vitor Moreno se formou em dezembro de 2011 (na primeira turma de leite e derivados do NATA), ele hoje é responsável pela qualidade assegurada dos produtos na fábrica Celes Cordeiro Alimentos (CCA Laticínios), locali-zada em Macuco, na região serrana do Rio, é a única no Brasil a produzir o leite em pó de cabra e comercializá-lo em todo território nacional. Vitor está cursando admi-nistração de empresas em Friburgo e foi palestrante no II Encontro Tecnológico PANIS ET LACTIS realizado pelo Instituto GPA, em outubro de 2013.

— O NATA mudou minha vida completamente. Entrei na CCA como estagiário e em três meses fui efetivado e convidado a participar da equipe de Segurança de Ali-mentos. Hoje, com 20 anos, ocupo um cargo de confian-ça na empresa, sou analista de Controle de Qualidade. A Acredito que sem o preparo técnico que recebi no NATA, não teria chegado tão longe, comemora Vitor.

Para ter acesso aos cursos os candidatos devem passar por um processo seletivo composto por prova objetiva de português e matemática e, também, por uma redação. Am-bas as fases possuem caráter eliminatório e classificatório.

Page 113: Revista sr 107 interativa

113www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Page 114: Revista sr 107 interativa

114 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

O arroz Tio João + Vita está no mercado há 12 anos oferecen-do em uma única porção 1/3 da quantidade necessária por dia de vitaminas e minerais, sendo solução eficaz para combater e prevenir deficiências nutricionais e síndromes como a Fome Oculta. Recentemente sua qualidade foi reconhecida pela premiação independente Produto do Ano 2013, que elege os melhores produtos em diversas categorias baseada em entrevistas com consumidores. www.arroztiojoao.com.br

A Jundiá já entrou no clima da Copa do Mundo lançando três novos layouts para a linha de sorvetes Copão. Todas as versões trazem o mascote Jotinha, o slogan “Torcer Com Ale-gria Faz Bem”, além dos gritos de torcida “gol”, “olé” e “Brasil” estampados na embalagem. Os layouts são uma aposta da Jun-diá para ajudar a torcida a entrar no clima dos jogos e começar desde já a torcer muito pelo Brasil. www.jundia.com.br

BraNdS

Hummm! Nunca foi tão fácil preparar um cafezinho ou o chá da tarde. O Gru-po 3corações acaba de lançar a TRES, a solução multibebidas prepara até 16 tipos de bebidas, incluindo linha de chás e cafés espresso, filtrado na mesma máquina. Outra inovação, e grande aposta da marca TRES, será a linha de chás (preto, capim limão, camomila e erva doce), algo inédito entre as opções existentes no mercado. www.3coracoes.com.br

Destacamos nesta edição alguns produtos e marcas já consagradas pelo consumidor. Uma seleção que não pode faltar na sua prateleira.

A Crac Indústrias Alimentícias, que ganhou fama por ser a primeira no mundo a fabricar e comercializar a batata palha, passou a investir também no segmento de sucos. Em março do ano passado a empresa iniciou o pro-

cesso de fabricação do guaraná natural nas versões natural e light, além de quatro novos deliciosos sabores: Lemon, Açaí, Orange e Citrus. A inova-

ção rendeu à Crac o título da BGA de empresa do ano no segmento. O lançamento do guaraná Crac será feito durante a 26ª Expofood, no estande F - 09 , Pavilhão 2. Vale a pena conferir.

Page 115: Revista sr 107 interativa

115www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

SR

Page 116: Revista sr 107 interativa

116 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

BraNdS

Produto inédito no mercado a mistura para Brownie SupraSoy não contém lactose, nem glúten, mas mantém as características marcantes do bolinho de chocolate meio amargo

com nozes e traz a praticidade da massa pronta para o dia a dia do consumidor. Sua massa com base na proteína isolada da soja e na farinha de arroz, anulam a presença da lactose do glúten, respectivamente. Os benefícios atuam na redução dos níveis de colesterol, proteção contra doenças cardíacas, redução dos sintomas da menopausa, prevenção da osteoporose e do câncer. Para saber mais, basta acessar o site www.suprasoy.com.br.

Com mais de 120 anos no mercado, a marca de sal mais antiga do Brasil está lançando seu novo produto: Sal ITA Sachet. Acomodado em Sachet de papel nobre com película protetora interna, que garante por mais tempo a qualidade do produto, é comercializado em caixa de papelão com 2.000 unidades de 1g. Para mais informações acesse: www.servsalnordeste.com.br ou pelos telefones (84) 3422-2898 (Matriz RN), (21) 3976-2541 (RJ e Região) e (13) 3233-8280 (SP e Região).

A Embavi, fabricante de vinagres, óleos e azeites há 40 anos, atual detentora do 3º lugar na categoria de óleo composto na área III da Nielsen, para melhor atender seus parceiros do Canal Food Service, está lançando a embalagem institu-cional com 3 litros. Oferta especial para fechamentos na feira (Stand I 25 Pav 2 Azul).RJ- Representações (21) 2025-2807 e 7836-4294.

Os apaixonados por chocolate vão se deliciar com a nova linha Choco-dreams de bolos Da Barra. São 5 deliciosos sabores: Chocolate Pre-mium, ChocoMenta, Choco Cappuccino, Petit Gateau e Choco Mousse. Todos desenvolvidos com ingredientes especiais e a tradicional quali-dade Da Barra, empresa do grupo Big Brand Brasil. Informações: (11) 2136-1237.

Page 117: Revista sr 107 interativa

117www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Matr iz: (84) 3422-2898 | RJ (21) 3976-2541 | SP (13) 3233-8280Acesse nosso si te: www.servsalnordeste.com.br*i

mag

em m

eram

ente

ilu

stra

tiva

. “S

al I

TA”,

“S

al I

TA C

hurr

a” e

“S

al I

TA L

ight

” sã

o m

arca

s re

gist

rada

s e

pert

ence

m à

Ser

v S

al d

o N

orde

ste.

Nós acreditamos em um Brasil melhor. Vai Brasil!

Sal ITA RefinadoSal ITA Light

Sal ITA Churra

SR

Page 118: Revista sr 107 interativa

118 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com

Juros abusivos: o que fazer?Por Dr. José Oswaldo Corrêa e Dr. João Marcus Machado Alves

JUrídiCo

Quem já comprou um imóvel na planta provavelmente já vivenciou a desagradável e inexplicável situa-ção de, após a quitação de um nú-mero sem fim de prestações, se ver obrigado a pagar ainda um saldo de-vedor. Saldo este cuja origem e for-ma de cálculo jamais são explicados aos adquirentes dos imóveis.

A análise minuciosa de tais con-tratos de financiamento para aqui-sição de imóvel próprio nos revela que, não raramente, tal saldo deve-dor decorre da prática de condutas abusivas por parte das instituições financeiras. São exemplos dessas práticas: a cobrança de taxas de juros demasiadamente superiores àquelas praticada pelo mercado; a cumula-ção de comissão de permanência com multa e juros moratórios; a ca-pitalização de juros em total desa-cordo com o pactuado no contrato; a cobranças de taxas indevidas como a de administração e a de risco de cré-dito; a adoção de tabelas e métodos de atualização da dívida de difícil, senão impossível, compreensão por parte dos adquirentes. Essas práti-cas, apesar de comuns, são ilícitas, o que abre as portas para que tais con-tratos sejam questionados perante o Poder Judiciário.

Note-se ainda que, sendo aplicável ao caso concreto o Código de Defesa do Consumidor, a situação se agrava. Isso porque o referido diploma legal tem como um de seus princípios nor-teadores o dever de informação, se-gundo o qual deve o fornecedor de produtos ou serviços manter o consu-

midor o mais amplamente informado sobre a relação contratual mantida en-tre as partes. Não é difícil se constatar que a situação supramencionada fere de morte esse dever de informação. Ora, se o fornecedor tem o dever de manter o consumidor devidamente informado, como pode este último se ver surpreendido - após a quitação de um número sem fim de parcelas – com a cobrança de um saldo devedor, cujo montante e a origem não são de seu conhecimento. Não há dúvidas de que a legislação tem sido amplamente ig-norada também nesse ponto.

É de se salientar que, com a ado-ção dessas práticas, os financiadores, em inúmeros casos lograram êxito em majorar indevidamente o valor total da dívida e, consequentemen-te, das parcelas e do saldo devedor. A situação é ainda mais grave quan-do o contrato analisado é anterior a 2004, ou seja, anterior à vigência do Código Civil (CC) de 2002.

Certo é que, diante desse qua-dro, Tribunais de todo o país tem acolhido teses ventiladas em ações

revisionais para declarar a ilegalida-de dessas praticas. Em muitos casos tal declaração vem acompanhada de uma significativa redução não só das parcelas, mas, também, do saldo devedor. Casos há, ainda, em que a instituição financeira se viu obrigada a devolver consideráveis quantias in-devidamente pagas, o que, registre--se, pode ocorrer em dobro, se res-tarem caracterizados os requisitos da legislação consumerista.

Diante deste panorama, imperio-so é que aqueles que se encontram nessa situação procedam com uma profunda análise dos contratos assi-nados, a fim de, constada alguma prá-tica abusiva por parte da instituição financeira, se busque o Poder Judiciá-rio para que esse declare a ilegalidade da prática abusiva, assim como deter-mine a redução das parcelas do saldo devedor, e, se for o caso, devolução das quantias indevidamente pagas.

Advogado Titular e Colaborador do Escritório de Assessoria Jurídica José

Oswaldo Corrêa/RJ.

Page 119: Revista sr 107 interativa

119www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2014

Page 120: Revista sr 107 interativa

120 Fevereiro/Março de 2014 - www.revistasuperrio.com