revista mundo fadisp #3

20
MUND REVISTA ANO 1 - EDIÇÃO 03 JULHO / AGOSTO / SETEMBRO 2013 SAIBA COMO LIDAR COM SUAS FINANçAS: A TRANQUILIDADE FINANCEIRA COMEçA COM ORGANIZAçãO PáGINA 18 FADISP APLICA METODOLOGIA EXCLUSIVA NO CURSO PREPARATóRIO PARA O EXAME DA OAB PáGINA 4 A IMPORTÂNCIA DA SEGURANçA PÚBLICA EM GRANDES EVENTOS PáGINA 8

Upload: pedro-saddi

Post on 24-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

A revista mensal da FADISP - Faculdades ALFA

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Mundo FADISP #3

MUNDREVISTA ANO 1 - EDIÇÃO 03

JULHO / AGOSTO / SETEMBRO 2013

Saiba como lidar com SuaS finançaS: a tranquilidade financeira começa com organização página 18

fadiSp aplica metodologia excluSiva no curSo preparatório para o exame da oab página 4

a importÂncia da Segurança

pÚblica em grandeS

eventoS página 8

Page 2: Revista Mundo FADISP #3

2

PALAVRA DO DIRETOR

EXPEDIENTE

Desde o primeiro dia em que as Faculdades ALFA assumiram a administração da FADISP em São Paulo, vêm procurando

a melhoria das instalações físicas oferecidas à Alunos e Professores para o exercício do processo ensino-aprendizagem.

Hoje, após investimentos significativos por parte de nossa Mantenedora, e contando com a compreensão da Comunidade que vivenciou cada dia das obras e reformas

executadas, podemos dizer que ambas as Unidades, Pinheiros e República, estão em condições de oferecer um

ambiente muito agradável e confortável a todos aqueles que as frequentam.

São poucas as instituições de ensino que podem oferecer tais condições!A nossa expectativa é de que a qualidade da infrainfraestrutura, compreendida por salas de

aula, biblioteca, equipamentos acadêmicos e de suporte, colocada à disposição de um Quadro Docente de altíssimo nível, resulte na formação de profissionais qualificados e bem preparados para o mercado de trabalho.

É com este propósito que foram idealizadas as matrizes curriculares de todos os Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Lato e Stricto Sensu, oferecidos pela FADISP.

Sem dúvida alguma, uma combinação que tem totais condições de ser bem sucedida.Sejam todos e todas bem-vindos e bem-vindas à ALFA / FADISP!

Nelson de Carvalho Filho Diretor-Superintendente

Qualidade da infraestrutura também conta na hora de estudar!

presidenteJosé Alves Filho

diretor-SuperintendenteNelson de Carvalho Filho

diretor acadêmicoJosé Antônio Arantes Salles

diretora de marketing e vendasMaysa Andreusa Godoy Simões

ediçãoLívia Fernanda Ferreira da SilvaVanilde Pereira Ramos Carolyni Brito Sucoski Camila Arantes

textosErika ApolinárioGabriela CarusoGisele Soares

revisãoCamila Arantes

projeto gráfico 600ml Comunicação

Page 3: Revista Mundo FADISP #3

3

curSoS e carreiraS 4

exame da ordem 6

mercado imobiliário 10

direito internacional 12

geStão de proJetoS 13

alunoS de SuceSSo 15

acordo ortográfico 17

adminiStração 18

calendário 19

capa 8

a importÂncia da Segurança pÚblica em grandeS eventoS

O Brasil será sede dos maiores eventos esportivos e tem atraído investidores do mundo inteiro. Se-gundo dados do Relatório do São Paulo Conventions & Visitors Bureau, a cidade é uma das top 20 em even-tos internacionais, acima de Roma, Munique, Sydney e Montreal. O país está em 9º lugar mundial no mesmo quesito e se prepara para a chegada da Copa do Mundo da FIFA em 2014 e das Olimpíadas em 2016.

íNDICE

Page 4: Revista Mundo FADISP #3

4

simulados, além de aplicação de metodologia ex-clusiva que permite aos alunos realizarem seus es-tudos de forma eficaz, a fim de obterem a melhor performance no exame de Ordem. “O aluno pode esperar passar na OAB. Temos um método revolu-cionário de aprendizado onde o aluno entende a lógica da prova”, conclui o Professor.

no último exame da oab aplicado em 28 de abril, 92% dos alunos que fizeram esse curso preparatório foram aprovados

para a 2° fase da prova.

CURSOS E CARREIRAS

Veja outros cursos oferecidos pelas Faculdades ALFA e FADISP:

fadiSp aplica metodologia exclusiva no curso preparatório para o exame da oab

A FADISP está em constante busca pela exce-lência e por colocar seus alunos sempre em um lugar de destaque no mercado de trabalho, bus-cando o aprimoramento de sua grade curricular e ofertando aos seus alunos cursos de graduação, preparatórios e de extensão que possam suprir as necessidades e anseios de uma sociedade em constante mudança. E um dos exemplos dessa busca são os Cursos Preparatórios para o Exame da OAB 1ª e 2ª Fase.

Os Cursos Preparatórios para o Exame da OAB da FADISP são organizados para garantir a revisão completa e sanar as dúvidas que surgem duran-te o período que precede a prova, focando em questões com o maior nível de exigência, já que a prova tem um alto índice de reprovação. Segundo o Professor e Coordenador dos Cursos de Exten-são da FADISP, Luiz Fernando do Vale de Almeida Guilherme (foto), o principal motivo para esses nú-meros é “a falta de aprendizado básico, onde ten-tamos ajudar o aluno a entender como interpretar a prova da OAB”.

As aulas destes cursos preparatórios são 100% presenciais e incluem material didático digital para facilitar a aprendizagem dos alunos, que têm as apostilas disponíveis em formato PDF, e videoaulas para ajudar na maratona de estudos diária.

Os professores dão ênfase em revisão teórica e

Aulas 100% presenciais, material didático digital e videoaulas estão entre os diferenciais do curso

cursos profissionalizantes: Gestão da Qualidade, Tecnologia Digital e Mobile, Área Jurídica, Tributária e de Negócios.cursos preparatórios:Certificação ANBIMA (voltado para profissionais do mer-cado financeiro).cursos preparatórios: Para Concursos em Nível Médio e Superior.

conhecimento aplicado: Gestão de Qualidade, Clima Organizacional, Métodos Quantitativos Matemáticos, Avaliação de Desempenho, Comportamento Organizacional, Estratégia de Gestão de Processos e da Qualidade, Formação de Competências, Be-nefícios e Serviços, Métodos Quantitativos Estatísticos, Es-tratégia de Gestão de Pessoas, Segurança, Saúde, Higiene e Medicina do Trabalho e Análise de Custos.

ARQ

UIV

O P

ESSO

AL

Page 5: Revista Mundo FADISP #3

5

“Conhecer, buscar informações quanto à missão e visão da

empresa, assim fica mais fácil demonstrar as expectativas e

habilidades vinculadas à vaga” Profª Andreia Antonacci

CURSOS E CARREIRAS

Saiba como se preparar para a primeira entrevista de emprego

A entrevista de emprego é o momento mais importante do processo seletivo e um dos prin-cipais passos para conseguir entrar no merca-do de trabalho. Para algumas pessoas pode pa-recer fácil mostrar-se confiante e demonstrar capacidade para o cargo, mas para a maioria dos entrevistados enfrentar essa etapa até chegar ao cargo desejado é uma tarefa bas-tante difícil.

Durante uma entrevista de emprego, o en-trevistado precisa tomar cuidados com alguns aspectos que certamente serão avaliados pelas empresas. Os candidatos precisam se preparar corretamente para este momento e evitar aqueles erros fatais que podem custar o cargo até mesmo dos mais preparados.

“Na entrevista do primeiro emprego é impor-tante ser verdadeiro, falar sobre as habilidades e conhecimentos, usar vestimentas de acordo com a vaga pretendida, jamais usar tênis e boné”, explica a Professora Mestre Andreia Tas-siane Antonacci, advogada especialista em Di-reito Trabalhista e Previdenciário, coordenadora adjunta na graduação de Direito e professora do curso de Administração da FADISP.

Outros pontos também são importantes e con-tam na hora da admissão, tais como, o conheci-mento do candidato diante dos assuntos que en-volvem a empresa e os produtos que ela fabrica. O saneamento de todas as dúvidas do entrevista-dor irá demonstrar o interesse pela vaga.

Para a Professora Andreia Antonacci, os pre-parativos antes ajudam na hora de ser entrevista-do e o candidato precisa “conhecer a empresa e buscar informações quanto à sua missão e visão, assim fica mais fácil demonstrar as expectativas e habilidades vinculadas à vaga”.

Ao ser chamado para uma primeira entrevista, o candidato deve saber se comportar de manei-ra adequada e causar uma boa impressão, com certeza isso aumentará suas chances de conse-guir uma vaga. Além da insegurança, a profes-sora ainda cita outros cuidados importantes que o candidato precisa evitar na frente do entrevis-tado, “o candidato deve ser honesto, não mentir, não falar mal de outras entrevistas realizadas, não mencionar conhecimentos que não possui, como por exemplo, o conhecimento em outras línguas”.

Se o candidato se mantiver calmo e seguro, o entrevistado se sairá bem em todas as etapas do processo seletivo. Além disso, é necessário lembrar que o entrevistador e o entrevistado, apesar de es-tar em lados opostos da mesa, buscam a mesma coisa: acertarem em sua escolha, tendo sucesso ao combinar um profissional com uma posição em aberto dentro de uma empresa.

ARQ

UIV

O P

ESSO

AL

Page 6: Revista Mundo FADISP #3

6

O Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é um grande desafio para quem se forma em Direito e deseja exercer a profissão. Para os alu-nos de Direito da FADISP, Andreia Cristine Siraque (foto ao lado) e Gerivan Santos de Almeida, o alto grau de exigência da prova não foi um obstáculo, pois mesmo cursando o último ano da faculdade, já podem comemorar o excelente desempenho na prova, fruto do grande esforço e dedicação nos estudos.

Passar na prova é um desafio, exige determi-nação, disciplina e esforço. Para o estudante de Direito Gerivan mesmo tendo se preparado pou-co mais de um mês, teve que renunciar algumas atividades que tomariam seu tempo e “a maior dificuldade foi tentar administrar o tempo para conciliar o período de preparação para a 2° fase do Exame da OAB com as provas e os trabalhos da faculdade, bem como o estágio”.

A estudante Andréia acredita que focar nos estudos tenha ajudado no resultado do exame. “Estudei todo o tempo de que dispunha, nos in-tervalos da faculdade, após a faculdade e durante os finais de semana. Para a primeira fase do exa-me da OAB, o que me ajudou foi ter estudado durante todo o curso na faculdade, pois antes da prova apenas revisei a matéria fazendo exames anteriores da OAB, contudo, para a segunda fase do exame, fiz um bom cursinho por cerca de 40 dias, o que foi essencial”.

A prova é dividida em duas fases. A primei-ra é composta por 80 questões de múltipla es-colha. Quem acertar o mínimo de 40 questões passa para a segunda fase. Na segunda fase o candidato precisa redigir uma peça processual e responder a quatro questões, sob a forma de situações-problema. O estudante Gerivan achou a primeira fase fácil, mas a segunda foi um pou-co difícil. “O Exame da OAB trouxe o Agravo de Instrumento como peça prático-profissional em Direito tributário, o que foge do comum, pois há mais de cinco anos não havia histórico de exi-gências de nenhum tipo de Recursos na segunda fase em Direito Tributário”.

Segundo Andréia, o Exame poderia ter al-gumas alterações, principalmente no valor. “Com a redução do número de questões, tan-to da primeira quanto da segunda fase do exame, seria resolvido, definitivamente, o pro-blema de insuficiência de tempo para resolvê-las. O valor da taxa do exame de R$ 200,00 é abusivo e deveria ser reduzido. Afinal, somos apenas es-tudantes ou recém-formados tentando entrar no mercado de trabalho”.

Para aqueles que pretendem prestar o Exame da OAB ou ainda não conseguiram passar, os es-tudantes passam algumas dicas. “É necessário que os candidatos saibam quais são as suas dificul-dades para trabalhar em cima delas mantendo o equilíbrio, pois uma prova feita sob pressão pouco resultado será obtido”, ressalta Gerivan. “Fazer to-das as provas anteriores tanto da primeira fase do exame da OAB como da segunda, bem como um bom cursinho para a segunda fase, o que entendo fundamental para dar a desenvoltura exigida pelo exame”, afirma Andréia.

Com a satisfação e o alívio de passar no Exame da OAB, os estudantes já pensam no futuro. As-sim que concluírem o curso de Direito, pretendem realizar a pós-graduação e se especializar na área.

alunos comemoram desempenho no exame da ordem

EXAmE DA ORDEm

ARQ

UIV

O P

ESSO

AL

Page 7: Revista Mundo FADISP #3

7

600 bolsas de até 100% para Direito,Administraçãoe CiênciasContábeis50 anos de expertise em gestão de negócios e 12 anos de FADISP reunidos na mesma sala de aula.

Cursos a partir deR$320

2 Unidades:Praça da

Repúblicae Pinheiros

Mestradoe Doutoradoem Direito

Na ALFA GoiâniaNota 4 no MEC Uma das principais IES do Centro-OesteParcerias com IBM, SAP, Harvard, Microsoft e HSM

*A DIFERENÇA DO VALOR NORMAL DA MENSALIDADE NA PRIMEIRA FAIXA PARA CADA CURSO SERÁ SUPORTADA POR BOLSAS DE ESTUDOS A SEREM CONCEDIDAS PELASFACULDADES ALFA E FADISP NO ATO DA MATRÍCULA E MEDIANTE CONTRATO. O BENEFICIÁRIO DA BOLSA DE ESTUDO DEVERÁ SE COMPROMETER A RENOVAR SUA MATRÍCULASEMESTRALMENTE ATÉ O FINAL DO CURSO, CONFORME CONTRATO ENTRE AS PARTES.

Unidade PinheirosRua João Moura, 313 (a 30 metros da Av. Rebouças)

Unidade Praça da RepúblicaRua Basílio da Gama, 77 / 81(a 50 metros do Metrô República)

8 www.fadisp.com.br) 3061.0212

VEST

IBU

LAR 

FADI

SP

12.51 ANÚNCIO MUNDO FADISP_PINHEIROS 10/09/13 18:04 Page 1

Page 8: Revista Mundo FADISP #3

8

O Brasil será sede dos maiores eventos esporti-vos e tem atraído investidores do mundo inteiro. Segundo dados do Relatório do São Paulo Con-ventions & Visitors Bureau, a cidade é uma das top 20 em eventos internacionais, acima de Roma, Munique, Sydney e Montreal. O país está em 9º lugar mundial no mesmo quesito e se prepara para a chegada da Copa do Mundo da FIFA em 2014 e as Olimpíadas em 2016.

Segundo a professora e coordenadora do cur-so de Pós-graduação em Segurança Pública com ênfase em Grandes eventos, Rina Ricci, a Copa do Mundo e as Olimpíadas necessitam de profissio-

nais qualificados na área da Segurança Pública e Privada. Para que esses eventos ocorram com su-cesso total, o Brasil deve estar preparado nos que-sitos de educação, treinamento e planejamento anterior aos eventos.

“Além dos grandes eventos locais como Fei-ras, Congressos, Shows, Jogos esportivos, Fashion Week, Bienais, o Brasil será a sede de grandes eventos mundiais e esses eventos precisam conti-nuar com toda a segurança. Para isso é necessário o comprometimento com a prevenção, só assim manteremos a tranquilidade pública, dentro da lei e os costumes de nosso país, preservando o direito

Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude, que promove a cada dois ou três anos um encontro de jovens do mun-do todo com o Papa, foi recebida na cidade do Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho. Apesar do clima de tran-quilidade, alguns problemas foram relatados durante a visita do Pontífice ao grandioso evento:

Segurança – Em sua chegada ao Brasil, o Papa Francisco acabou preso em um engarrafamento, o que expôs o Pontífice ao perigo, uma vez que centenas de pessoas cercaram o veículo. O problema ocorreu por uma falha de comunicação do trajeto entre o centro de controle do Estado e a prefeitura.

Transporte – Quando a jornada foi oficialmente aberta, o metrô da cidade do Rio de Janeiro ficou para-do por mais de duas horas. Além disso, metrô e ônibus não foram suficientes para atender a demanda duran-te todo o evento , o que causou muitas reclamações de superlotação dos transportes públicos da cidade por parte dos peregrinos e da população.

Infraestrutura – Os peregrinos que fizeram a vigí-lia na Praia de Copacabana de sábado para domingo afirmaram que o número de banheiros químicos era insuficiente para a quantidade de pessoas que estavam por lá. Outro problema relatado foi o mau cheiro des-ses banheiros, uma vez que muitos vazaram por causa da demanda.

mATéRIA DE CAPA

a importÂnciada SegurançapÚblica emgrandeS eventoS

a importÂnciada SegurançapÚblica emgrandeS eventoS

Page 9: Revista Mundo FADISP #3

9

do cidadão a conviver harmonicamente em socie-dade e, principalmente, quando sai para se divertir em um grande evento.”, explica a professora.

Em eventos de grande porte, são destacados os agentes especializados para tal função, que te-nham tido em sua formação conhecimentos ne-cessários para a detecção preventiva de eventuais atos danosos que possam interferir no brilhantis-mo dos grandes eventos.

Para atender as necessidades do mercado, este profissional deve saber implantar, organizar e gerir eventos de grande porte com habilidades estraté-gicas, táticas operacionais, administrativas, além de ter conhecimento jurídico e de relacionamento social para desenvolver a capacidade de análise e prevenção de riscos.

Os grandes eventos são caracterizados também pelo seu significado histórico, político e de popu-laridade, envolvendo grande número de pessoas, dentre estas autoridades e VIP’s, estando sujeito a ameaças reais ou potenciais, requerendo a mobili-zação geral dos organismos de inteligência.

O planejamento da segurança em grandes even-tos perpassa por um conjunto de ações de Inteli-gência de Segurança Pública para grandes eventos e contribuem para a perspectiva de atuação do Estado – prevenção e da Segurança do Cidadão.

“Temos como exemplo as finais de grandes cam-peonatos nos EUA, visitas de líderes religiosos como o Papa, megashows de cantores internacionais, en-tre outros. Nestes, agentes do FBI (Unidade de Ci-ência Comportamental – Quântico), Scotland Yard e outros são treinados para atuar de forma preven-tiva, tendo em seu currículo conhecimentos sobre a Psicologia das Multidões”, explica Maria Emilia Marinho de Camargo, psicóloga clínica e forense.

Psicologia das multidões

Psicologia das Multidões ou Psicologia de Massas é um ramo da Psicologia que estuda, entre outros temas, as características próprias assumidas pelo ser humano, quando reunidos em grupos.

Sob esta ótica, observa-se que acrescidas as ca-racterísticas próprias e individuais, o ser humano, quando em situações grupais assume ações incons-cientes que substituem sua atividade consciente e que modificam seu comportamento. Ou seja, “uma multidão adquire uma alma coletiva poderosa”, po-rém momentânea.

fadiSp oferece curso de Segurança pública como ferramenta de especialização para os grandes eventos

O Brasil receberá um dos maiores eventos esportivos: a Copa do Mundo. No entanto, a área da Segurança necessita ser melhorada, onde a solução implica na capacitação dos gestores e da segurança dos grandes eventos.

“Dentro dos estádios quem irá atuar são os profissionais da iniciativa privada. Fora dos estádios podem atuar os da iniciativa privada e, com certeza, a atuação da Polícia Civil, Federal e Militar também se faz necessária”, informa a professora Rina Ricci, coordenadora do curso de Pós-graduação em Segurança Pública com ênfase em grandes eventos.

Com um conteúdo inovador, o aluno irá desenvolver a capacidade de planejar, implantar, organizar e gerir eventos de grande porte; através de habilidades estratégicas, táticas operacionais, administrativas, além de ampliar os conhecimentos jurídicos e de relacionamento social com ênfase especial para segurança e análise de prevenção de riscos.

A Pós-graduação é oferecida na Unidade República da FADISP, sob a coordenação da professora Rina Ricci, bacharel em Direito pela UMC, Bacharel em Comunicação Social pela FAAP e Pós-graduada em Administração pela FCAV/USP.

O curso é indicado para profissionais das áreas de Segurança Pública ou Privada, Comunicação, Administração, Planejamento Estratégico e Organizadores ou Coordenadores de Eventos Coorporativos, Esportivos e Sociais.

mATéRIA DE CAPA

Page 10: Revista Mundo FADISP #3

10

mERCADO ImOBILIÁRIO

eventos no país contribuem para o boom imobiliárioMercado cresce e se valoriza com a proximidade de grandes eventos

Prestes a sediar a Copa do Mundo e os jogos Olímpicos, o Brasil vivencia grandes oportunida-des de crescimento econômico, e entre os diversos segmentos, um tem ganhado grande destaque: o setor imobiliário. Os jogos proporcionam aos brasileiros, além da emoção de torcer, gritar e se emocionar em cada jogo, novas oportunidades de trabalhos e investimentos.

Devido a um conjunto de fatores, tais como, a queda do índice de desemprego, o aumento das linhas de crédito com juros menores, a am-pliação do mercado consumidor e o déficit ha-bitacional brasileiro, a valorização do mercado imobiliário vem crescendo durante seguidos anos, colocando a economia brasileira em um patamar de estabilidade.

O resultado disto é que o setor imobiliário saiu do período de estagnação e se reaqueceu. Criando expectativas otimistas de que os próxi-mos anos não serão diferentes, por conta dos eventos, os imóveis tendem a ter uma maior va-lorização, principalmente nas capitais onde se-rão realizados os jogos.

“Esses grandes eventos não são a causa do aquecimento do mercado imobiliário, mas sem dú-vida, criam novas oportunidades para investimen-tos em áreas de potencial de mercado”, declara o Professor Doutor da pós em Direito Imobiliário da FADISP, Daniel Carnio Costa.

Os jogos sediados no Brasil nos próximos anos contribuem para que o mercado imobiliário sofra uma influência direta, principalmente nas cidades que receberão jogos e no entorno das grandes obras de infraestrutura que já estão sendo realiza-das. Algumas áreas, antes degradadas, tendem a ser revitalizadas.

Os projetos e a própria estruturação das cidades têm feito com que construtores e incorporadores olhem com mais atenção para alguns pontos das cidades que sediarão os jogos na certeza de valo-rização e essa situação cria uma oportunidade de investimento imobiliário”, ressalta Carnio.

Com o aquecimento do mercado imobiliário, muito se fala em um boom imobiliário, porém para o Professor Daniel Carnio Costa o aquecimento desse mercado já é nítido. “Não penso que haverá

Page 11: Revista Mundo FADISP #3

11

mERCADO ImOBILIÁRIO

um boom imobiliário, uma vez que o aquecimento desse mercado já é uma realidade, mas sim um prolongamento desse aquecimento em razão das novas oportunidades surgidas em razão da Copa. A expectativa é que a Copa do Mundo crie áre-as de valorização em razão da revitalização e da implementação de melhorias urbanas em deter-minadas áreas”.

Esses acontecimentos no país interferem direta e positivamente na economia de maneira geral, o que contribuem para o aumento nas contratações voltadas a mão de obra qualificada, favorecen-do mais empregos, principalmente para áreas de construção civil e engenharia. Além desta expec-tativa definida de empregos, há também um de-senvolvimento nos serviços privados, formais e in-formais que serão estimulados. O setor de turismo será outro beneficiado pela vinda de turistas que movimentarão economicamente os restaurantes, parques e setores hoteleiros. Para a economia do país será um excelente negócio.

Com a alta do mercado imobiliário, a atenção também se volta às oportunidades de compra e venda. Para aqueles que estão pensando em vender ou adquirir um imóvel, segundo o Professor Daniel Carnio, esse momento é ótimo para investimento.

“É possível que novos negócios apareçam em função das obras relacionadas à Copa do Mundo e, sem dúvida, será possível identificar

boas oportunidades de investimento imobiliário. A baixa remuneração do capital em aplicações financeiras tornou o investimento em imóveis muito mais atrativo”.

Os mega-eventos esportivos no país contribuí-ram para o crescimento do mercado imobiliário e, mesmo depois dos jogos, as oportunidades conti-nuarão a sentir os efeitos das obras. “Observando--se o que já ocorreu em outros países, um dos prin-cipais legados deixados pelos grandes eventos é a criação de áreas de grande valorização imobiliária e a transformação de áreas anteriormente degra-dadas em novos bairros propensos ao desenvolvi-mento”, relata Carnio.

Para aqueles que pretendem adquirir um novo imóvel, a atenção precisa estar redobrada nesse momento. É necessário primeiramente observar a finalidade desejada, quanto ao uso, valorização, renda ou empreendimento. Vale lembrar que este tipo de investimento é tido como de grande segurança, pela estabilidade de renda e liquidez relativa, portanto, não pode ser uma visão de cur-to prazo ou médio prazo. Segundo o Professor Daniel Carnio Costa, é necessário estar atento a alguns detalhes: “Identificada a oportunidade de negócio, se deve verificar, antes de tudo, a re-gularidade da obra e da situação financeira do vendedor. Saber quem é a construtora, quais as outras obras por ela já realizadas. Verificar se é uma empresa idônea e com boa saúde financei-ra, notadamente quando se tratar de compra de imóvel na planta”.

ARQ

UIV

O P

ESSO

AL

Prof. Daniel Carnio Costa

Page 12: Revista Mundo FADISP #3

12

DIREITO INTERNACIONAL

entenda como funcionam os contratos internacionaisConfira as principais diferenças entre os contratos nacionais e internacionais

Com a globalização, as relações econômicas entre diferentes países se intensificaram e o meio através do qual estas relações se formalizam é o contrato internacional. Neste tipo de documento as partes envolvidas estabelecem condições de tro-ca de bens e de serviços, destinado a estabelecer uma regulamentação de interesses entre as partes, com o objetivo de adquirir, modificar ou até mes-mo extinguir relações jurídicas de natureza patri-monial criando assim um vínculo jurídico.

Os contratos internacionais são um pacto entre Estados soberanos, regulado por um conjunto de normas jurídicas. Eles têm por finalidade um acor-do de vontades entre as partes envolvidas, criando--se direitos e deveres. Segundo a Professora Mestre em Direito Internacional Rosana Bastos Alarcon, da FADISP, “O funcionamento dos contratos interna-cionais conecta-se com mais de um ordenamento jurídico e não podem ofender a ordem pública.

É necessário observar o ordenamento jurídico ao qual se vincula, os princípios do direito e da boa fé”.

Os contratos são considerados internacionais por características específicas. Para identificar se um contrato é internacional, é necessário fi-car atento se as partes envolvidas têm diferentes nacionalidades ou domicílio em países distintos. Além disso, observar se o objeto do contrato é en-tregue ou prestado de forma extraterritorial e se os lugares de celebração e execução das obrigações não coincidem.

Quando se trata de contratos internacionais é necessário analisar alguns detalhes. A Professora Rosana Alarcon explica que “Os contratos interna-cionais exigem cuidados diferenciados e merecem uma atenção especial quanto a definição do mo-mento de formação do contrato e a utilização dos incoterms (Termos Internacionais de Comércio) nos contratos de compra e venda de mercadorias”.

contrato nacional• Existência de apenas uma

jurisdição (Estado) competente• Competência interna• Legislação Nacional• Apenas uma cultura/política• Mesma ótica empresarial

e comercial

idioma Pode haver mais de um idioma, não necessaria-mente o das partes.

moeda do paíSMoeda Forte (Dólar, Euro, Ien, Franco Suíco, Etc.)

contrato internacional• Várias jurisdições competentes,

ao menos em tese• Competência internacional

e interna• Duas ou mais legislações,

ao menos em tese• Contextos cultural e político

diversificadose diferenciados• Práticas empresariais

e comerciais distintas

$

Page 13: Revista Mundo FADISP #3

13

GESTÃO DE PROJETOS

de olho no futuro, fadiSp firma parceira com euax

Com a abertura e o aumento da competitivida-de no mercado de trabalho, cada dia mais as em-presas buscam por profissionais com qualidades multidisciplinares, capazes de gerir projetos e lidar com os contratempos que o dia-a-dia organizacio-nal impõe.

Atenta a esse cenário, a FADISP criou o curso Premium de MBA em Gestão de Projetos. Reco-nhecida por sempre primar pela excelência em seus cursos e por estar à frente quando o assunto é preparar seus alunos para o mercado, a Facul-dade firmou uma parceria com a EUAX, empresa especializada neste segmento, para ministrar um curso onde o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para o bom desem-penho no gerenciamento de projetos inserido no contexto organizacional sejam trabalhados.

Gestão de Projetos é uma área da Adminis-tração aplicada de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-defini-dos, num certo prazo, com um certo custo e qua-lidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos. “De forma mais simplificada, muitos

Objetivo do curso é qualificar cada vez mais os profissionais do setor para o exigente mercado de trabalho, afirma Ivanow

definem que projeto é toda ação que tem come-ço, meio e fim”, resume o Professor e Coordena-dor do Curso de MBA em Gestão de Projetos da FADISP, Pedro Ivanow.

O objetivo do curso é apresentar aos profissio-nais as técnicas da Gestão de Projetos, tornando--os capazes de analisar as etapas da concepção inicial do projeto, de modo a acelerar o seu de-senvolvimento, atendendo o seu objetivo, prazo, custo e qualidade ou até mesmo reduzindo os cus-tos e melhorando os controles, independentemen-te do porte da proposta. A ideia é que a Gestão de Projetos minimize possíveis falhas inerentes aos processos.

Segundo o Professor Pedro Ivanow, “até alguns anos atrás, a Gestão de Projetos tinha uma asso-ciação clara com projetos de TI ou de Engenharia. Mais recentemente, a Gestão de Projetos passou a ser uma necessidade em diversos segmentos de negócios”.

A necessidade de ter profissionais com habili-dades multidisciplinares agrega ao especialista em Gestão de Projetos um diferencial importante em sua trajetória profissional, já que o curso cria ou

Page 14: Revista Mundo FADISP #3

14

GESTÃO DE PROJETOS

auSÊncia da geStão de proJetoS benefícioS da geStão de proJetoS

Não cumprimento dos prazos Aumento do comprometimento com objetivos e resultados

mudanças de escopo constantes melhoria de qualidade nos resultados

dos projetos

Problemas de comunicação Disponibilidade de informação para a

tomada de decisão

Concorrência entre o dia-a-dia e o

projeto na utilização dos recursos

Aumento da satisfação do cliente (interno/externo)

Recursos humanos insuficientes Aumento de integração entre as áreas

Não cumprimento do orçamento minimização dos riscos em projetos

refina conhecimentos essenciais para o bom de-sempenho no ambiente de trabalho. O profissional passa a adquirir conhecimentos necessários para li-dar com projetos, desenvolvendo habilidades para administrar cenários que cercam habitualmente este mundo.

Para Ivanow, “a falta de Gestão de Projetos em um ambiente de negócios traz situações de per-manente dúvida. Podemos citar como exemplos de ineficiência a inexistência de planejamento de-talhado, a falta de previsibilidade para riscos, des-controle de prazos normalmente decorrentes de escopos mal definidos, de padrões de qualidade inadequados, entre outros“.

A maioria dos executivos passam muitas horas traçando planejamentos, desenhando escopos, elaborando atividades de forma mais realista pos-sível, entretanto, durante o processo de execução, obstáculos surgem e as falhas acontecem. É nesse momento que o profissional se vê diante da neces-sidade de estar pronto para gerir o projeto.

O Curso de MBA em Gestão de Projetos da FADISP oferece, diante deste contexto, a possibili-dade de entender o processo e ter domínio sob um

arsenal de técnicas de gerenciamento de projeto que se torna fundamental para as organizações e para os profissionais que buscam um lugar de des-taque no mercado.

Prof. Pedro Ivanow

ARQ

UIV

O P

ESSO

AL

Page 15: Revista Mundo FADISP #3

15

ALUNOS DE SUCESSO

estudantes que se destacaram nos seus cursos orgulham a fadiSpAlunos mostram que é possível conciliar estudos e trabalho com dedicação

Conciliar trabalho, estudos e vida pessoal não é uma tarefa fácil, mas existem alunos que vão além e conseguem se destacar diante deste panorama.

Murilo Martins, Danielle Lima (foto ao lado) e Shamonny Croce (foto abaixo) são exemplos de es-tudantes que dedicaram o seu melhor e foram des- taque nos cursos de Administração e Direito da FADISP. Para alguns, a escolha dos cursos se deu por vocação, como conta Shamonny: “Desde criança sonhava em ser juíza. Achava encantadores os fil-mes que se passavam em tribunais, que envolviam o Direito e sabia que este era meu futuro. Quando ingressei na faculdade minhas expectativas foram superadas porque vi que o Direito é muito me-lhor do que imaginava”. Para outros, a opção foi tomada por um mercado de trabalho promissor. “Sempre quis fazer um curso que me permitisse atuar em diversas áreas e o curso de Administração proporciona um leque extenso de opções”, explica Danielle.

Já a escolha da Faculdade foi feita em busca de um corpo docente de qualidade e por uma metodologia de ensino que prima por Excelên-cia, onde a teoria está sempre ligada à prática consciente da mesma no mercado de trabalho. “Escolhi a FADISP porque sempre foi uma faculda-de conceituada no mercado, que possui professo-res renomados e, inclusive, estes professores são acessíveis a todo o instante, sempre estando perto do aluno para auxiliar e sanar as eventuais dúvi-das”, esclarece Shamonny.

A dedicação dos alunos e o comprometimento da Instituição de Ensino podem ser decisivos no mercado de trabalho, gerando resultados que co-meçam a ser alcançados logo após a conclusão da graduação, como conta o ex-aluno Murilo: “As possibilidades de crescimento e as portas que se abriram são um sinal positivo de que foi um inves-timento que valeu a pena”.

Acompanhar a trajetória dos nossos alunos e cons-tatar o quão bem colocados eles estão no mercado de trabalho nos traz a satisfação e a certeza de que primar pela qualidade é sempre a melhor escolha.

FOTO

S: A

RQU

IVO

PES

SOA

L

Page 16: Revista Mundo FADISP #3

16

ALUNOS DE SUCESSO

aluno que ingressou cedo no mercado, concilia trabalho e estudosNo último semestre de Direito, Sant’ana ingressou no mercado no início do curso

A caminhada até a conclusão do ensino superior é longa. Tudo se inicia ainda no Ensino Médio quan-do o adolescente tem que tomar a decisão de qual carreira seguir e em qual faculdade estudar. Depois começa a maratona de estudos com os cursinhos pré-vestibulares. Há ainda a pressão do vestibu-lar e, só depois de vencer essa longa batalha, o estudante consegue finalmente ingressar para a faculdade.

Essa jornada, porém, é somente o começo. A maior realização para o estudante, além de ini-ciar a vida acadêmica e de se formar, é entrar no mercado de trabalho e começar a exercer a pro-fissão e colocar em prática tudo aquilo o que ele aprendeu. Mas nem sempre é possível concluir a graduação e exercer a profissão, o que traz muita insegurança aos recém-formados. Se o estudante não escolhe uma faculdade bem conceituada fica ainda mais difícil.

Para o estudante do último semestre em Direito Flávio Correa Sant’ana da FADISP, que trabalha na AES Eletropaulo e já atua na área desde o início do curso, mesmo passando por todas essas etapas da vida de estudante, “não foi difícil entrar no merca-

do de trabalho e o diferencial na hora do processo seletivo entre os candidatos, foi o curso escolhido”. Quando se está na faculdade, o que se aprende é o essencial para exercer a profissão, mas somente na prática é possível conhecer melhor a carreira escolhida e assim crescer profissionalmente. Para Sant’ana, “esse tempo de trabalho tem sido bom para colocar em prática o que aprendi na faculdade, principalmente referente ao direito do trabalho”.

O estágio ainda é visto como a porta para quem quer ingressar ao mercado de trabalho, mas mes-mo assim, nem todos os estudantes conseguem estagiar durante o período que cursam a gradua-ção. Hoje o mercado está cada vez mais competiti-vo, o que dificulta até mesmo os profissionais mais qualificados para a vaga.

O estudante cita algumas dicas para quem pre-tende e ainda não conseguiu entrar no mercado de trabalho. “A minha dica é que mesmo tendo um trabalho ou estágio, cujo salário ou a bolsa sejam elevados, vale a pena abrir mão para poder entrar no mercado, mesmo que seja para ganhar menos. Pois assim, desde cedo, o aluno terá melhor capa-cidade técnica para almejar novos desafios”.

Page 17: Revista Mundo FADISP #3

17

ACORDO ORTOGRÁFICO

acordo ortográfico só entrará em vigor em 2016Estudantes e concurseiros terão três anos para se adaptar às novas regras

Com o intuito de aproximar e padronizar as gra-fias das palavras dos países lusófonos, ou seja, os que têm o português como língua oficial, o Novo Acordo Ortográfico, que entraria em vigor em 01 de janeiro de 2013, foi prorrogado por mais três anos pela presidente Dilma Roussef.

No decreto publicado no “Diário Oficial da União”, a presidente determina que o período de transição para implementação das novas regras vai até 31 de dezembro de 2015. Com isso as deter-minações do novo acordo deverão ser seguidas, obrigatoriamente, a partir de 2016. A prorrogação se fortaleceu em dezembro, liderada por um gru-po de senadores que considerava necessário mais tempo para adaptação.

Com a mudança, a coexistência entre os dois modelos afetará, especialmente, a vida de concur-seiros e estudantes que prestarão o vestibular e se preparavam para encarar unicamente as novas re-gras da língua portuguesa, a partir de 1º de janeiro.

Segundo o Professor Mestre em Educação e Comunicação Claude Silva Lima, da FADISP, “após 31 de dezembro de 2015, todo cidadão brasilei-

ro, concurseiro ou não, deverá escrever de acor-do com as mudanças apregoadas pelo Acordo. É uma responsabilidade de cada cidadão, de cada pessoa, ater-se ao zelo pela escrita da Flor do Lá-cio, inculta e bela”.

Os brasileiros terão um período extra para se adequar às novas regras. Durante esse tempo, tanto a grafia anterior como a nova serão aceitas oficialmente. Para o professor da FADISP “isso significa que até essa data coexistirão a ‘velha or-tografia’, de antes do acordo assinado em 1990, e a nova ortografia prevista pelo mesmo acordo. Em assim sendo, ambas as ortografias vigem e não seria de bom alvitre questionar suas alterações em provas ou concursos”.

“A prorrogação vem oferecer um período maior para que todos se esmerem na busca dos ajustes linguísticos necessários, permitindo um aprofun-damento de estudos dessas questões. É um pe- ríodo curto e necessário, se considerarmos que em Portugal o período de convivência entre as duas normas também vai até 2015, e, em Cabo Verde, o prazo chega até 2019”, afirma Lima.

Page 18: Revista Mundo FADISP #3

18

como lidar com suas finanças: a tranquilidade começa com organização

Quando falamos sobre organizar as finanças, a primeira coisa que nos vem à cabeça é que trata-se de um assunto para especialistas na área. Mas, se-gundo o Professor e Economista Roberto Oliveira, da FADISP, isto é um grande mito, “as pessoas já lidam com as finanças sem ter a noção de estar fazendo, o grande problema é que elas não têm o controle de seus ganhos e gastos”.

Esta realidade trazida pelo Professor mostra que a dificuldade em controlar as despesas e equilibrá--las está ligada à falta de consciência de que orga-nizar as finanças é algo simples, entretanto, pouco comum entre os brasileiros.

Organizar o que se ganha e o que se gasta através de um fluxo de caixa é o primeiro passo para colocar em ordem a sua vida financeira e obter tranquilida-de em possíveis eventualidades. Neste fluxo, você poderá identificar as entradas e saídas de dinheiro. “Não ignore nenhum item, por mais insignificante que possa parecer, pois ele é mais um evento dentro de seu fluxo financeiro” alerta Oliveira.

É só a partir desta organização que você pode-

rá ver o que está gastando e identificar o que é supérfluo, adiando ou suprimindo este ou aquele gasto das suas despesas.

Para o Professor Roberto, atualmente “a socie-dade nos impõe um status de consumo e não de-vemos nos deixar levar por isto, o nosso padrão de vida se adequa às nossas necessidades básicas e à nossa renda. As pessoas têm que saber que o seu padrão de vida está limitado aos seus proventos”.

Administrar adequadamente e planejar os seus gastos em consonância com o seu rendimento, guardando sempre um percentual de 10% dos seus ganhos, lhe dará segurança financeira em momentos difíceis e evitará gastos com despesas financeiras, tais como juros de cheque especial e rotatividade de cartões de crédito.

“Dê preferências para compras à vista, isto lhe proporcionará descontos e poder de barganha com o vendedor. Não compre por impulso, veja se o produto ou serviço que está comprando real-mente é necessário para aquele momento”, con-clui o Professor.

ADmINISTRAçÃO

Page 19: Revista Mundo FADISP #3

19

faculdadeS alfa

08 a 31/07/2013 – Curso de Férias ALFA

28/06/2013 – IX Caminhada da Fé - ALFA / Festa do Divino – Trindade

27/06/2013 – 1° Encontro Alfa Campus Tech - Unidade Perimetral

13/06/2013 – Início das inscrições para calouros

29/05/2013 – I Simpósio em Psicologia e Organizações – Unidade Perimetral

16/05/2013 – Inauguração do 1º Centro de Pesquisas Científicas em Desenvolvimento Regional do Centro-Oeste Brasileiro – Unidade Perimetral

20/04/2013 – XXI Prêmio Coca-Cola de Redação – Unidade Perimetral

CALENDÁRIO

um resumo das atividades de nossas faculdades para você ficar atualizado

fadiSp

10/06/2013 – Visita dos alunos Colégio Maria Imaculada Dr. Piero Roversi para um ALFA Tour seguido de Júri Simulado.

27/05/2013 – Visita dos alunos do 3° ano do ensino médio do Colégio Santa Marcelina, para conhecer as instalações da unidade Pinheiros e realizar o Júri Simulado.

25/05/2013 – Feira de Profissões do Colégio Claretiano com participação dos professores da FADISP

18/05/2013 – XII Fórum de Informação Profissional promovido pela FADISP no Colégio Santa Marcelina

11/05/2013 – III Seminário de Mudanças Tributárias – Unidade Praça da República

16/04/2013 – 1º Workshop Alfa Campus Tech – Unidade Praça da República

12/04/2013 – Debate na AASP com participação de professor da FADISP

Page 20: Revista Mundo FADISP #3

20

A FADISP, Tradicional faculdade de Direito de São Paulo pertencente ao Grupo José Alves, um dos mais importantes e tradicionais grupos empresariais do País, apresenta seus cursos de Pós-Graduação na área do Direito. São cursos exclusivos, com mensalidades acessíveis e que contam com Coordenadores reconhecidos pelo mercado e pelo meio Acadêmico.

PRÓXIMAS TURMASPÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO

DIREITO PROCESSUAL CIVILDIREITO EDUCACIONAL

RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E FALÊNCIADIREITO E PROCESSO DO TRABALHO

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO FADISP

www.fADISP.COM.bR

UnIDADE PInhEIROS – RUA JOÃO MOURA, 313 (A 30 metroS DA Av. rebouçAS) • 11 3061-0212

UnIDADE PRAÇA DA REPúbLICA – RUA bASíLIO DA GAMA, 77/81 (A 50 metroS Do metrô rePúblIcA) • 11 3259-3200

50 AnOS DE EXPERTISE EM GESTÃO DE nEGÓCIOS E 12 AnOS DE fADISP, nA MESMA SALA DE AULA.