revista mundo verde

32
Revista Claudia Raia Em uma nova fase, a atriz exibe 10 quilos a menos, por conta da dieta ortomolecular e da prática de atividades físicas Ano 5 - Edição 13 - abril 2013 Vida saudável, mundo sustentável Acontece Confira o lançamento dos produtos da marca própria Bem-estar Deixe a casa em perfeita harmonia com o Feng Shui Nutrição 10 regras simples para emagrecer e alimentos que ajudam no processo de detox

Upload: rai-comunicacao

Post on 22-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Revista Mundo Verde Edição 56.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Mundo Verde

Rev

ista

Rev

ista

Claudia Raia

Em uma nova fase, a atriz exibe 10 quilos a

menos, por conta da dieta ortomolecular e da prática

de atividades físicas

Ano 5 - Edição 13 - abril 2013Vida saudável, mundo sustentável

Acontececonfi ra o lançamento dos produtos da marca própria

Bem-estarDeixe a casa em perfeita harmonia com o Feng Shui

Nutrição10 regras simples para emagrecer e alimentos que ajudam no processo de detox

Page 2: Revista Mundo Verde

2

PIT: R-MV-0128-13-3 • ARTE: Revista • FORMATO: 20,0x27,2 cm • PROPORÇÃO: 100% 300 DPI • DATA: 2013.03.25 • AF: RAPHAEL

2

Page 3: Revista Mundo Verde

3

Sempre devemos ter em mente que a vida está em constante mudança e que as novidades geram insegurança, mas, por outro lado, trazem renovação e força para crescer e evoluir. Durante os seus 25 anos de existência, a Mundo Verde inova ao oferecer produtos importantes para a saúde e o bem-estar. Por conta disso, estamos consolidando o lançamento da nossa marca própria: MUNDO VERDE SELEÇÃO. Veja mais detalhes na seção “Acontece”. Em agosto passado, lançamos a nossa Spirulina Havaiana – precursora da marca própria –, já consagrada como campeã de vendas no Brasil. É a qualidade, a tradição e a experiência da Mundo Verde, agora, nos melhores produtos da categoria. Passadas as férias e o verão, mais um ano se inicia, trazendo com ele novos sonhos e objetivos. Para começar 2013 bem, preparamos uma matéria sobre alimentos para desintoxicação e outra com regras simples para perder peso e ganhar energia. Também não podemos esquecer que uma vida saudável exige cuidados com o ambiente em que se vive. Manter a casa limpa e organizada é uma atitude importante para o bem-estar. Leia a matéria sobre Feng Shui e aprenda a harmonizar o “lar doce lar”. E que tal começar a praticar uma atividade física? Na reportagem “Comece a se exercitar”, você vai perceber que nunca é tarde para usufruir dos benefícios da caminhada, da corrida e da ginástica. Tudo, claro, com orientação médica. Para mostrar o quanto a renovação é importante, entrevistamos a atriz Claudia Raia, que interpreta a vilã da novela das 21h e que é capa de nossa revista. Dez quilos mais magra por conta de uma dieta ortomolecular, ela vive uma nova fase, depois de romper um casamento de 17 anos. Claudia e seu astral lá em cima vão contagiar a todos! Aproveite a leitura, pois esta revista foi feita com carinho para você.

AbraçosLuiz Mação

Diretor de Marketing e RH

Diretoria:Luiz MaçãoMafaldo Gois JuniorMarcos LeiteSérgio Bocayuva

Edição:Dezoito

Direção:Cléia Barros

Jornalista Responsável:Simone Tavares

Direção de Arte:Carla Rodrigues Alves, Catia Herreiro e Fagner Simplício

Revisão:Marcio dos AnjosWillian Matos

Colaboradores:Beatriz SallesBruna MurtaFlávia FigueiredoFlávia MoraisTh ayna SantosTh ais SouzaViviane Pereira

Publicidade:Equipe de Marketing Mundo Verde24 2220-6300

Gráfi ca:Leograf - Gráfi ca e Editora Ltda.

Tiragem:86.000 exemplares

Fale conosco:[email protected]

Ano 5 - Edição 13 - abril 2013Foto Capa: Foto de Nina Lima / Extra / Agência O Globo

ExpedienteEditorial

Recomeçar, reinventar e renovar

Caixa postalConhecer a opinião dos leitores é muito importante para a Mundo Verde.Por isso, reservamos um espaço na revista para publicar cartas e e-mails. Escreva para nós! Mande as suas dúvidas e sugestões para:[email protected] Visconde Souza Franco, 546Centro - Petrópolis (RJ) - CEP: 25625-081

Rev

ista

Rev

ista

Vida saudável, mundo sustentável

Confi ra o endereço da loja mais próxima no nosso site:www.mundoverde.com.br facebook.com/euamoomundo @mundoverde

www.mundoverde.com.br facebook.com/euamoomundo @mundoverde

Page 4: Revista Mundo Verde
Page 5: Revista Mundo Verde

9 alimentos para a detox

10 regras simples paraperder peso

Feng Shui para harmonizar a casa

comece a se exercitar

claudia Raia

marca própria: mUNDo VERDE SELEÇão

Receitas

adeus, olheiras

Serra da capivara

Passatempo

06

08

10

12

14

18

22

24

26

28

30

Sumário

06As berries dão vigor à pele e previnem o câncer

Com dez quilos a menos, a atriz comemora a nova fase18

26amenize a área escura ao redor dos olhos

o poder dasfrutas vermelhas

Smoothie de chá verde, blueberry e banana

24

Page 6: Revista Mundo Verde

Nutrição

Goji, cranberry e açaí são algumas das berries que dão vigor à pele, ajudam a prevenir o

câncer e auxiliam no emagrecimento

O poder das

Usadas desde a antiguidade, por terem importantes pro-priedades terapêuticas, as frutas vermelhas, também conhe-cidas como berries, estão presentes em cardápios, mais por seus sabores e aromas do que por seus consideráveis valores nutricionais. Se você é um apreciador dessas frutas, fi cará sur-preso ao conhecer os benefícios delas para o organismo.

Framboesa, amora, mirtilo, cranberry, goji, açaí, morango, cereja, uva escura, romã, ameixa, caqui e jabuticaba estão entre as berries mais conhecidas. Com cores que vão do vermelho ao arroxeado, essas frutinhas são consideradas fontes de compostos fenólicos, potentes antioxidantes ca-pazes de neutralizar a ação dos radicais livres - moléculas responsáveis por causar danos ao organismo.

A antocianina é o principal fl avonoide dessas frutas. Ela previne e controla a hipertensão arterial, levando ao relaxamento das artérias e contribuindo para uma boa saúde cardiovascular.

A prevenção contra o câncer também está entre os be-nefícios das frutas vermelhas. A presença do ácido elágico faz com que elas desempenhem ação antimutagênica, ini-bindo o aparecimento de tumores cancerígenos e induzindo as células cancerígenas ao processo de autodestruição.

Além de contribuir para uma pele bonita e saudável, as berries contêm vitamina C, outro importante antioxidante, que reforça a defesa do corpo contra infecções e mantém a elasticidade da pele por atuar na síntese de colágeno. En-

frutas vermelhas

quanto a luteína, um carotenoide, ajuda a manter uma boa visão e protege os olhos contra doenças, como degenera-ção macular e catarata.

Dentre as fi bras contidas nas frutas vermelhas, destaca-se a pectina, responsável pelo bom funcionamento do intestino e pela redução do apetite. Já a fi setina, fl avonoide presente nessas frutinhas, estimula a área do cérebro responsável pela memória em longo prazo e protege o cérebro de doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer e a esclerose múltipla.

Somado a todos esses benefícios, as berries ainda podem ajudar no emagrecimento. Isso porque têm baixo valor ca-lórico, possuem nutrientes com ação anti-infl amatória e são ricas em fi bras, causando a sensação de saciedade.

Fonte: Bruna MurtaNutricionista da Rede Mundo Verde

COMO INCLUIR NO CARDÁPIONo Brasil, as frutas vermelhas são encon-tradas desidratadas, em gel, nos sucos, nas polpas congeladas e nas geleias. Você pode consumi-las em shakes, iogurtes, sucos, sala-das, bolos e cookies.

6

Page 7: Revista Mundo Verde
Page 8: Revista Mundo Verde

Nutrição

Eliminar as toxinas do organismo e começar a reeducação

alimentar são os primeiros passos para uma vida mais saudável e equilibrada

para a detox

Que tal aproveitar o momento para se alimentar me-lhor? Para iniciar o processo de reeducação alimentar, é interessante incluir no cardápio alimentos que potenciali-zem o processo de detox, ou seja, ajudem o organismo a eliminar as toxinas, a que todos ficam expostos no dia a dia.

Baseie a alimentação em cereais integrais, feijões, frutas e legumes coloridos – prefira as versões orgânicas e evite alimentos processados, fast-foods, frituras, cafeína, leite, ál-cool, carne vermelha, açúcar e farinha branca. Afinal, nin-guém quer comer as toxinas que está tentando eliminar, não é mesmo? Anote o que não pode faltar no cardápio:

9 alimentos

8

Page 9: Revista Mundo Verde

para a detox

Alho e cebolaRicos em compostos enxofrados, ajoeno, alicina e sulfetos, que participam da formação de glutationa – antioxidante necessário para o processo de detox. Eles ajudam inclusive na eliminação dos metais, como o arsênio e o mercúrio.

GengibreO gengibre melhora o processo digestivo e circulatório. Rico em antioxidantes, gingerol e shogaol, também ajuda a eliminar as toxinas.

MangaFruta rica em vitamina C, betacaroteno – nutrientes necessários para o processo de detox – e em fi bras, por isso melhora o funcionamento do intestino.

SalsinhaAlém de dar sabor aos pratos, a salsinha tem efeito diurético, facilitando a eliminação das toxinas por meio da urina.

TomilhoMais do que uma erva saborosa, o tomilho ajuda

a combater as bactérias patogênicas ao intestino,

evitando a reabsorção de toxinas que serão eliminadas pelas fezes.

Frutas vermelhas (blueberries, gojiberries, cranberry, açaí, amora, romã)São ricas em antocianinas, potentes antioxidantes capazes de eliminar as toxinas. Elas ativam as enzimas do fígado, que transformam as toxinas em substâncias solúveis em água e, assim, fáceis de ser eliminadas. Além disso, são consideradas importantes fontes de zinco, cobre, manganês e magnésio e selênio, necessários à destoxifi cação.

Ricos em compostos enxofrados, ajoeno, alicina e Ricos em compostos enxofrados, ajoeno, alicina e Ricos em compostos enxofrados, ajoeno, alicina e sulfetos, que participam da formação de glutationa sulfetos, que participam da formação de glutationa sulfetos, que participam da formação de glutationa – antioxidante necessário para o processo de detox. Eles ajudam inclusive na eliminação dos

GengibreO gengibre melhora O gengibre melhora o processo digestivo e circulatório. Rico em antioxidantes, gingerol e shogaol, também ajuda a eliminar as toxinas.

Manga

de detox – e em fi bras, por isso melhora o funcionamento do intestino.

blueberries, blueberries, blueberries, açaí, amora, romã)cranberry, açaí, amora, romã)cranberry Tomilho

Mais do que uma erva saborosa, o tomilho ajuda

a combater as bactérias

, açaí, amora, romã)São ricas em antocianinas, potentes antioxidantes capazes de eliminar as

fígado, que transformam as toxinas em substâncias solúveis em água e, assim, fáceis de ser eliminadas. Além disso, são consideradas importantes fontes de zinco, cobre, manganês e magnésio e

, açaí, amora, romã)

SalsinhaAlém de dar sabor aos pratos, a salsinha tem efeito diurético, facilitando a

a combater as bactérias patogênicas ao intestino,

evitando a reabsorção de toxinas que serão eliminadas pelas fezes.

a combater as bactérias patogênicas ao intestino,

LimãoOs terpenos do limão melhoram o funcionamento hepático e ativam enzimas relacionadas ao processo de destoxifi cação.

Fonte: Flávia MoraisNutricionista da Rede Mundo Verde

selênio, necessários à destoxifi cação.

ChlorellaÉ uma alga verde composta por clorofi la e nutrientes importantes para o processo de detox, entre eles as vitaminas do complexo B, o cálcio, o ferro, o zinco e o magnésio.

Page 10: Revista Mundo Verde

Nutrição

10 regras

para perdersimples

pesoQuer emagrecer de forma saudável e duradoura? Veja dicas que vão ajudar na perda de peso

5. Cuidado com adoçantes: utilize-os com moderação, já que, consumidos em excesso, ativam os receptores de glicose no intestino, aumentando a glicemia e o acúmulo de gordu-ra no tecido adiposo.

6. Devagar com os industrializados: evite os alimentos pro-cessados ricos em corantes, conservantes, sódio e gordura. Deixe para consumi-los em ocasiões especiais. Se esses pro-dutos não estiverem na dispensa, fi ca mais fácil controlar a impulsão. Tenha só opções saudáveis em casa: oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), frutas (in natura, desidratadas e liofi lizadas), biscoitos integrais e barra de cereais.

7. Aliados termogênicos: alguns alimentos são capazes de acelerar o metabolismo, favorecendo a queima de calorias. A canela, por exemplo, pode ser salpicada em frutas e bebidas, o gengibre, acrescido em sucos e chás, os óleos de coco e abacate, no tempero dos pratos, e a cúrcuma, adicionada ao arroz ou ao molho de tomate.Dica da nutricionista: para quem busca praticida-de, a Spirulina Havaiana é uma alga marinha que esti-mula a saciedade. Encontrada em cápsulas, deve ser consumida 30 minutos antes das principais refeições.

8. Beba bastante água: o corpo pode acidentalmente inter-pretar sede como fome. Portanto, hidrate-se. A água tam-bém ajuda a desintoxicar o organismo. Os chás verde, branco e de hibisco complementam a hidratação e conferem uma ajuda extra ao processo de emagrecimento.

9. Não se iluda com dietas da moda: uma alimentação sau-dável precisa ter todos os nutrientes necessários ao nosso or-ganismo, afi nal ele trabalha em conjunto para realizar as suas funções, inclusive permitir o emagrecimento. Além disso, so-mos seres diferentes uns dos outros, de modo que a forma como o organismo de uma pessoa reage é sempre única.

10. Mexa-se! A prática regular e orientada de exercícios físicos é essencial à saúde e à qualidade de vida. Melhora o tônus muscular e a fl exibilidade, fortalece os ossos, au-menta o gasto calórico, facilita a perda de peso e diminui a gordura corporal.

O LA e o Th ermo da linha MUNDO VERDE SELEÇÃO po-dem otimizar os resultados da atividade física!

Fonte: Flavia FigueiredoNutricionista da Rede Mundo Verde

1. Fracione as refeições: comer a cada três horas mantém o metabolismo ativo e evita o acúmulo da fome para a próxi-ma refeição.

2. Evite grandes porções: tenha controle sobre a quantidade de alimentos ingeridos, pois mesmo os saudáveis, em exces-so, podem contribuir para o aumento de peso e para o acú-mulo de gordura. Usar pratos menores – como os de sobre-mesa – é uma estratégia interessante. Na hora de consumir snacks, coloque só algumas unidades em potes pequenos ou opte pelas embalagens individuais para facilitar o controle e diminuir a vontade de cair em tentação. Dica da nutricionista: travessa de comida na mesa é um convite para repetir. Então, experimente deixar tudo na pa-nela e ir para a mesa só com o sufi ciente em seu prato.

3. Coma mais devagar: durante as refeições, não tenha pres-sa. Saboreie cada garfada e mastigue bem. A sensação de sa-ciedade está ligada à mastigação. Mastigando bem, você se sentirá satisfeito mais rápido e comerá menos.

4. Coloque mais fi bra na sua dieta: as fi bras são excelentes aliadas para quem quer perder peso, porque aumentam a sensação de saciedade. Cereais integrais (aveia, chia, linhaça, quinua, amaranto etc.) são ótimas opções.

PIT: R-MV-0128-13-3 • ARTE: Revista • FORMATO: 20,0x27,2 cm • PROPORÇÃO: 100% 300 DPI • DATA: 2013.03.25 • AF: RAPHAEL

10

Page 11: Revista Mundo Verde

PIT: R-MV-0128-13-3 • ARTE: Revista • FORMATO: 20,0x27,2 cm • PROPORÇÃO: 100% 300 DPI • DATA: 2013.03.25 • AF: RAPHAEL

Page 12: Revista Mundo Verde

Bem-estar

Por Thayna Santos

Livros empilhados na escrivaninha, roupas amontoadas no guarda-roupa, papéis espalhados pela mesa da sala. Se a sua casa está exatamente assim, o pri-meiro passo para atrair boas energias é organizá-la. Essa é uma das práticas fun-damentais do Feng Shui.

Praticada há mais de três mil anos, a ciência chinesa orienta a harmonia nas relações entre o ambiente e as pessoas. Sônia Volpe Maciel, consultora do site ofengshui.com.br, acredita que qualquer um pode aplicar a filosofia. Basta sentir vontade de mudar. “Quando a harmonia com o ambiente é alcançada, as pessoas tendem a se tornar mais criativas, produti-vas e a resolver os seus problemas”, ressalta.

Não é mágica!As diretrizes para o Feng Shui são elabora-das depois de uma ‘leitura do ambiente’, no qual especialistas vão promover a relação e a harmonia entre Yin e Yang. “Quando há equilíbrio entre estas duas forças, tudo flui suave e corretamente”, afirma Sônia.

O Feng Shui não se resume a organiza-ção de móveis e objetos acumulados. É óbvio que existe o bom senso, um limi-te, que permite diferenciar imundície de desordem. “O necessário é organizar as coisas, trocá-las periodicamente, deixá--las sempre limpas e, principalmente, não ter nenhum sentimento ruim a respeito delas”, explica Sônia.

Toda ação para tornar um ambiente mais gostoso, mais harmonioso, mais aconche-gante – mesmo que intuitivamente – traz nela o Feng Shui. Cada pessoa sabe exata-mente o que precisa ser mudado, e aplicar a técnica proporciona um encontro muito importante ‘de você com você mesmo’.

De acordo com a consultora, não é pre-ciso ter pressa para aplicar o Feng Shui. “Vai-se perdendo o medo, ousando em um ou outro detalhe, vai-se confirmando que aquela dica dada pelo consultor foi realmente eficiente”, diz Sônia. Aí pron-to, a ciência passa a fazer parte da vida e a disseminar energia positiva tanto para quem mora na casa quanto para quem a frequenta.

Manter a ordem e tirar da residência tudo o que incomoda trazem equilíbrio e paz para quem mora ali

Feng Shuipara harmonizar a casa

PIT: R-MV-0128-13-3 • ARTE: Revista • FORMATO: 20,0x27,2 cm • PROPORÇÃO: 100% 300 DPI • DATA: 2013.03.25 • AF: RAPHAEL

12

Page 13: Revista Mundo Verde

PELoS QUaTRo caNToS Da caSa

SALA DE ESTAR OU DE JANTAR

Não deixe o conjunto de sofás ou estofados de costas para quem chega. Caso não exista outro lugar para colocá-los, use um aparador com plan-tas logo atrás do sofá;

Coloque um dispersor de cristal ou vasos de plantas nas quinas próximas à passagem de pessoas;

Pinte as paredes de azul ou verde-claro para trazer energia relaxante; tons terrosos para ter um ambiente antidepressivo; e cores quentes, como o vermelho, para estimular a interação entre os frequentadores da residência;

Comprar um aquário e colocá-lo na sala é bem-vindo. Ele inspira tranquilidade;

Evite excesso de peças no mobiliário para haver um bom fl uxo de energia e as pessoas não se sentirem oprimidas;

Conserve nas estantes e nos armários apenas os vidros e cristais em per-feito estado. Nada de guardar os quebrados, colados ou com lascas.

COZINHA

Usar objetos na cor vermelha, como panelas, enfeites e pratos, ajuda a impulsionar o sucesso dos moradores da residência;

Coloque uma planta, natural ou artifi cial, entre o fogão e a pia para equi-librar a energia;

Use cestos de lixo pequenos ou médios e troque-os com frequência. Des-sa forma, os bons fl uidos continuam a reinar nesse cômodo da casa.

QUARTO

Não coloque espelhos que refl itam a cama em nenhum ponto. Eles rou-bam a energia do cômodo;

Colchas e almofadas com estampas claras e fl orais são perfeitas para in-centivar o afeto e o carinho;

Fotos, quadros e adereços que remetam ao amor ou a algum momento memorável são ideais para o quarto.

BANHEIRO

Concentra boa parte das impurezas energéticas da casa. Por isso, deixe sempre uma planta natural para fi ltrar a energia ruim;

Mantenha ralos tampados, a tampa do vaso sanitário abaixada e a porta fechada;

Se tiver algum espelho, posicione-o para que não corte a imagem de nenhum dos moradores da casa.

Dic

as d

o liv

ro “F

eng

Shui

na

Vida

Atu

al”, d

e D

irceu

Galh

ardi

PIT: R-MV-0128-13-3 • ARTE: Revista • FORMATO: 20,0x27,2 cm • PROPORÇÃO: 100% 300 DPI • DATA: 2013.03.25 • AF: RAPHAEL

13

Page 14: Revista Mundo Verde

1414

Não deixe que as promessas de Ano Novo fi quem só no papel. Começar a praticar uma atividade física exige alguns cuidados e muita força de vontade

Comece a atividade física

Por Th ayna Santos

Não precisa nem de pesquisa para saber que a matrícula na academia faz parte de muitas promessas de Ano Novo. Olha que isso muitos até fazem, mas o difícil é continuar praticando atividades físicas e fazer delas uma aliada da saú-de e do bem-estar, durante o ano todo.

Para o diretor da Test Trainer, rede de personal trainers, Givanildo Matias, o primeiro conselho é não fazer uma mu-dança brusca na rotina, já que ninguém passa de sedentário para atleta olímpico de um dia para o outro. É preciso cuida-do, paciência e persistência. Há três passos importantes para começar a se exercitar, independentemente da idade:

se exercitar

1º passoSaúde é prioridadeAssim que der vontade de abandonar o sedentarismo, a pessoa deve procurar um médico e fazer todos os exames para saber se está apta ou não a praticar al-gum tipo de exercício. “Agende um bom check-up para atestar as restrições quanto aos níveis de intensidade, limitações articulares e dores que possam limitar al-gum dos movimentos”, alerta o personal. Embora os atestados médicos não sejam mais obrigatórios nas academias, eles são importantes para os profi ssionais montarem um treino correto.

Os ingredientes certos para uma vida saudável› Calda de Agave Azul› Bebidas Vegetais The Bridge› E muito mais...

www.sitiodomoinho.com

PIT: R-MV-0128-13-3 • ARTE: Revista • FORMATO: 20,0x27,2 cm • PROPORÇÃO: 100% 300 DPI • DATA: 2013.03.25 • AF: RAPHAEL

Page 15: Revista Mundo Verde

2º passoExercícios e bem-estarNão adianta começar a musculação ou a corrida se não te agrada. Escolher a atividade certa é determinante para sen-tir prazer e não abandonar as aulas logo no primeiro mês. Natação, pilates, dança, lutas marciais, caminhadas, não faltam opções.

Investir um tempinho na procura da academia ou do clu-be é determinante para incluir a prática no dia a dia, afi nal a pessoa precisará estipular se irá matricular-se mais perto de casa ou do trabalho e se frequentará as aulas de manhã, de tarde ou de noite. “Definir horários ajuda a manter a frequência e a diminuir as desculpas por falta de tempo”, indica Givanildo. Outra dica valiosa dada pelo personal para quem se exercita de noite é evitar passar em casa, porque o sofá sempre parece mais atrativo do que qualquer exercício.

2º passoExercícios e bem-estarNão adianta começar a musculação ou a corrida se não te agrada. Escolher a atividade certa é determinante para sen-tir prazer e não abandonar as aulas logo no primeiro mês. Natação, pilates, dança, lutas marciais, caminhadas, não faltam opções.

Investir um tempinho na procura da academia ou do clu-be é determinante para incluir a prática no dia a dia, afi nal a pessoa precisará estipular se irá matricular-se mais perto de casa ou do trabalho e se frequentará as aulas de manhã, de tarde ou de noite. “Definir horários ajuda a manter a frequência e a diminuir as desculpas por falta de tempo”, indica Givanildo. Outra dica valiosa dada pelo quem se exercita de noite é evitar passar em casa, porque o sofá sempre parece mais atrativo do que qualquer exercício.

3º passoBoa orientaçãoCom o atestado médico nas mãos, chega a hora de procurar um especialista. Exercícios feitos com acompanhamento cer-tamente darão melhores resultados. Manter o foco também é crucial para chegar aonde se quer. É importante estipular metas de frequência, distância e intensidade, pois elas moti-vam a superar limites.

Embora qualquer atividade física seja bem-vinda, o perso-nal indica que, nesse primeiro momento, o foco é o fortale-cimento muscular, alcançado nas aulas de musculação, de pilates e de treinamento funcional. Melhorar a condição res-piratória com corrida, caminhada, aulas de ginástica e nata-ção também são essenciais nessa etapa. “Os iniciantes devem combinar esses dois tipos de atividade, de duas a três vezes por semana. À medida que o corpo vai evoluindo, ajustes no treino são fundamentais”, explica o personal.

Sem mexer no bolsoSe o orçamento estiver apertado, vale a pena começar com caminhadas nos parques ou nas ruas. Givanildo Matias treina os alunos para começarem com baixa intensidade, de 20 a 30 minutos no primeiro mês; de 30 a 40 minutos no segundo; e aumentar o ritmo até começar a correr. “Um bom indica-dor de intensidade é o fato de se conseguir conversar normalmente durante a prática. Para tornar o momento prazeroso, procu-re uma companhia, use trajes adequados e nunca faça jejum”, sugere.

Os ingredientes certos para uma vida saudável› Calda de Agave Azul› Bebidas Vegetais The Bridge› E muito mais...

www.sitiodomoinho.comwww.sitiodomoinho.com

PIT: R-MV-0128-13-3 • ARTE: Revista • FORMATO: 20,0x27,2 cm • PROPORÇÃO: 100% 300 DPI • DATA: 2013.03.25 • AF: RAPHAEL

Page 16: Revista Mundo Verde

EQUALIV TERMOLENUMA FORÇA A MAIS PARA QUEIMAR CALORIAS

Imagens ilustrativas. Este produto não substitui os alimentos nem pode ser considerado como dieta exclusiva. Crianças, gestantes, idosos e portadores de qualquer enfermidade, consultem um médico e/ou nutricionista. Não contém glúten. Equaliv Termolen: produto dispensado de registro conforme RDC nº 27/2010. 0800 774 6767 – [email protected] – equaliv.com.br

O seu encontrocom o equilíbrio

• Ação termogênica;

• Intensifica a queima de gorduras;

• Acelera o metabolismo.

equaliv.com.br/termolen

EQ_0038_13C.indd 1 3/7/13 3:57 PM

PIT: R-MV-0128-13-3 • ARTE: Revista • FORMATO: 20,0x27,2 cm • PROPORÇÃO: 100% 300 DPI • DATA: 2013.03.25 • AF: RAPHAEL

Page 17: Revista Mundo Verde

EQUALIV TERMOLENUMA FORÇA A MAIS PARA QUEIMAR CALORIAS

Imagens ilustrativas. Este produto não substitui os alimentos nem pode ser considerado como dieta exclusiva. Crianças, gestantes, idosos e portadores de qualquer enfermidade, consultem um médico e/ou nutricionista. Não contém glúten. Equaliv Termolen: produto dispensado de registro conforme RDC nº 27/2010. 0800 774 6767 – [email protected] – equaliv.com.br

O seu encontrocom o equilíbrio

• Ação termogênica;

• Intensifica a queima de gorduras;

• Acelera o metabolismo.

equaliv.com.br/termolen

EQ_0038_13C.indd 1 3/7/13 3:57 PM

PIT: R-MV-0128-13-3 • ARTE: Revista • FORMATO: 20,0x27,2 cm • PROPORÇÃO: 100% 300 DPI • DATA: 2013.03.25 • AF: RAPHAEL

Page 18: Revista Mundo Verde

PIT: R-MV-0128-13-3 • ARTE: Revista • FORMATO: 20,0x27,2 cm • PROPORÇÃO: 100% 300 DPI • DATA: 2013.03.25 • AF: RAPHAEL

Em Foco

18

Page 19: Revista Mundo Verde

PIT: R-MV-0128-13-3 • ARTE: Revista • FORMATO: 20,0x27,2 cm • PROPORÇÃO: 100% 300 DPI • DATA: 2013.03.25 • AF: RAPHAEL

Claudia Raiabeleza

Ela mede 1,80 m de altura, sendo 1,10 m só de pernas – estas que já foram asseguradas em R$ 1 milhão há dez anos. É atriz, bailarina e já se apresentou como cantora. No auge dos seus 46 anos, Claudia Raia brilha na pele da personagem Lívia Marine, a grande vilã na novela das 21h, “Salve Jorge”, de Glória Perez.

Com 30 anos de carreira, Claudia coleciona papéis marcantes na te-levisão e no teatro. Sua imagem é costumeiramente associada ao físico impecável, à saúde e ao bem-estar. Dez quilos mais magra por conta da mudança de hábitos alimentares e da medicina ortomolecular, ela não nega a preocupação com o que coloca no prato.

Paralelamente à novela, a atriz atua no musical “Cabaret”, ao lado do namorado, Jarbas Homem de Mello, com quem está há um ano. Ela sempre foi de relacionamentos amorosos duradouros, o último deles com Edson Celulari, que teve um ponto fi nal em 2010, depois de 17 anos. Hoje, Claudia sente-se renovada e aproveita a nova fase ao lado dos fi lhos Enzo, de 16 anos, e Sophia, de 9 anos.

Com dez quilos a menos por conta de uma dieta ortomolecular, a atriz celebra o papel de vilã na novela das 21h e a nova fase na vida pessoal Por Beatriz Salles

renovada

Ela mede 1,80 m de altura, sendo 1,10 m só de pernas – estas que já foram asseguradas em R$ 1 milhão há dez anos. É atriz, bailarina e já

19

Page 20: Revista Mundo Verde

PIT: R-MV-0128-13-3 • ARTE: Revista • FORMATO: 20,0x27,2 cm • PROPORÇÃO: 100% 300 DPI • DATA: 2013.03.25 • AF: RAPHAEL

Em Foco

MUNDO VERDE: Além de atuar, segue uma rotina de ati-vidades físicas?CLAUDIA RAIA: Sim, claro. Não abro mão de malhar. Pre-ciso de preparo físico para encarar um musical. Além da academia, tenho os ensaios para o espetáculo, e eles exi-gem muita performance corporal.

M.V.: Nessa loucura toda, como fica a alimentação? Você é regrada?C.R.: Sou sim. Se dissesse o contrário, não seria verdade. Faço uma alimentação bem balanceada, tanto que perdi 10 quilos. Mas não fico sem comer, não. Essas loucuras não fazem a minha cabeça. Vou à médica ortomolecular, que sugeriu que eu deixasse de comer alimentos à base de leite de vaca e carne vermelha, porque pessoas do meu tipo sanguíneo não digerem bem esse tipo de alimento.

M.V.: Que tipo de alimentos e produtos é permitido em sua dieta?C.R.: Ah, tem muita coisa. Não sou de passar fome. Peixe e frango, por exemplo, estão liberados. Balanceio da se-guinte forma: para cada porção de carboidrato, duas de proteína. O mercado, hoje, oferece diversas opções sabo-rosas, o que ajuda muito. Por exemplo, diferentes tipos de iogurte, requeijão e queijo com leite de cabra, búfala e ove-lha. E é uma delícia!

Faço uma alimentação bem balanceada, tanto que perdi 10 quilos. Mas não fico sem comer, não

M.V.: Por um bom período você concilia as grava-ções de “Salve Jorge”, no Rio, com o espetáculo tea-tral “Cabaret”, em São Paulo. Como é isso?C.R.: Uma loucura! Ao longo da minha carreira, se você for ver, eu sempre faço uma coisa de cada vez. Ou teatro, ou televisão. Não gosto de fazer os dois ao mesmo tempo. Porque, afinal, a vida também não é só trabalho. Tenho vida social (risos), mas desta vez foi necessário.

M.V.: Na novela você faz um personagem que exi-ge muito. Como é a preparação?C.R.: A Lívia é bastante complexa, envolvida com assuntos pesados. Não sou dessas atrizes que ficam chorando dilaceradamente porque se não fico doi-da. Esta coisa de se envolver com a personagem

A atriz dançou balé com a filha Sophia, durante a gravação do programa “Estrelas”, apresentado por Angélica

Rede

Glo

bo/D

ivul

gaçã

o

20

Page 21: Revista Mundo Verde

Foto

s Red

e G

lobo

/Div

ulga

ção

demasiadamente é uma ‘piração’. Quando chego em casa, tomo banho de sal grosso, durmo e acordo diferente. Con-versei muito com a Glória [Perez, autora de “Salve Jorge”] para saber se a personagem tinha algum grau de psicopatia ou algo do tipo, mas não, ela tem a índole má mesmo.

M.V.: Lívia está sempre elegantíssima. Teve cuidados com o visual?C.R.:Tenho cabelos lisos, mas para o cabelo da Lívia o meu cabeleireiro Wanderlei Nunes usou tons acobreados foscos e tirou um pouco do comprimento, assim passa a imagem de mulher fatal. Sou camaleoa, sempre mudo para os papéis. O fi gurino é realmente muito elegante, com tons claros, para passar essa ideia de leveza, o que é um grande contraste, afi nal ela é barra-pesada, a cabeça do tráfi co de mulheres.

M.V.: Quais outros tipos de cuidado você toma para estar sempre bela?C.R.: Sou muito branca, por isso sou adepta do fi ltro so-lar. Sempre fui serelepe, nunca fi quei quietinha na cadeira, tomando sol. Então, fi cava vermelha, um pimentão (risos). Aí, adivinha? Começava a arder e, no dia seguinte, acordava branca, por isso, sempre uso protetor.

Page 22: Revista Mundo Verde

PIT: R-MV-0128-13-3 • ARTE: Revista • FORMATO: 20,0x27,2 cm • PROPORÇÃO: 100% 300 DPI • DATA: 2013.03.25 • AF: RAPHAEL

22

acontece

Mundo Verde lança linha de marca própria

Três novos itens exclusivos da rede, o Detox, o LA e o Th ermo, chegam às lojas

“Em conjunto com os clientes, escolhemos as categorias mais consumidas em nossas lojas, tais como alimentos, encap-sulados e suplementos. Todo o processo foi bem criterioso. Elegemos parceiros com excelência no desenvolvimento de produtos e com qualidade reconhecida dentro do mercado brasileiro”, afirma Flávia Morais, coordenadora da área de nu-trição da rede. Na opinião da nutricionista, essa nova vertente será importante para a consolidação da Mundo Verde no mer-cado de saudabilidade.

A criação da marca própria é uma tendência que cresce a cada ano no Brasil, e o sucesso desses itens depende da credi-bilidade da empresa. A Mundo Verde acredita que a identifi-cação do produto com a marca trará credibilidade à compra dos itens. “Nossa maior preocupação não é só com a primeira compra, mas também com a recompra. Sabemos que o con-sumo frequente depende da qualidade dos produtos associada ao atendimento especializado. É isso o que ofereceremos na nossa linha exclusiva”, explica Bocayuva. Em seis anos a rede disponibilizará até 600 itens, representando 30% dos produtos com a marca própria MUNDO VERDE SELEÇÃO.

“A estimativa da participação mundial da marca própria é de 16%, enquanto que no Brasil estamos com uma média de 4,9%. A Suíça segue em 1º lugar com 45% de penetração da marca própria no varejo”, completa Sérgio.

No ano passado, a Mundo Verde apresentou ao público o primeiro item da marca própria MUNDO VERDE SELEÇÃO, a Spirulina Pacífi ca Havaiana, e ago-ra anuncia três novos produtos que complementam a linha: o Detox, o LA e o Th ermo.

O sucesso de vendas da Spirulina Pacífi ca Havaiana e seu caráter inovador abriram mercado para os novos itens assinados pela empresa. “Já estávamos planejando esse projeto desde 2009. Na ocasião, uma pesquisa realizada com nossos consumidores apontou que eles já acredita-vam adquirir produtos com a nossa marca. Por isso, deci-dimos desenvolver uma linha com a mesma qualidade e credibilidade da Mundo Verde, que há 25 anos comercia-liza produtos reconhecidos pelo mercado”, afi rma Sérgio Bocayuva, diretor executivo da rede.

O mercado de produtos exclusivos dobrou em seis anos, segundo dados da Nielsen. Entre os lares do país, 56,4% adquiriram esse tipo de produto. “Até pouco tempo, marcas próprias eram itens com menor qualidade, e os consumidores só optavam por com-prá-los devido ao preço acessível. Hoje, esse cenário mudou, e os varejistas têm priorizado a qualidade. Por isso, resolvemos chamar a linha de MUNDO VERDE SELEÇÃO. Escolhemos produtos de extremo valor agregado”, continua o diretor.

Todo o processo de criação, desde a escolha dos produtos até as suas informações técnicas, foi acom-panhado pelas nutricionistas da rede Mundo Verde.

22

Page 23: Revista Mundo Verde

23

THERMO

O Th ermo é um suplemento que auxilia no emagrecimento devido à combinação de ingredientes com ação termogênica, como o chá verde e os extratos de guaraná e laranja-amarga, que aceleram o me-tabolismo basal, aumentando a queima calórica. Contém, ainda, os micronutrientes: colina, vitamina B6 e ácido fólico, importantes para a produção de serotonina, um neurotransmissor que estimula a sa-ciedade, além de cromo e magnésio, que regulam a ação da insulina, otimizando o metabolismo de gorduras.

SPIRULINA PACÍFICA HAVAIANA

Considerada um superalimento devido à presença de vários nutrientes, como as vitaminas A, K e do complexo B. Contém ainda pigmentos como a clorofi la e a fi cocianina, que têm ação antioxidante, auxiliam na eliminação das toxinas do organismo e retardam o envelhecimento precoce. A Spirulina ajuda no emagrecimento por conter nutrientes que estimulam a produ-ção dos hormônios relacionados à saciedade. Para 2013, ainda estão previstos o lançamento de outros itens, entre eles cereais, cookies e barrinhas, além da linha de encapsulados.

23

DETOX

O Detox é composto pela Chlorella pirenoidosa, uma alga marinha rica em nutrientes que auxiliam na detoxifi cação do organismo. Com a eliminação das toxinas, há melhora no me-tabolismo corporal, mantendo a saúde e beleza da pele. Seu consumo previne o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças crônicas.

LA

O LA é um suplemento composto por óleo de cártamo, que contém ácido linoleico (ômega 6). Esse ácido graxo, conside-rado essencial, não é produzido pelo nosso organismo, sendo necessária a sua ingestão por meio da alimentação. O LA gera a sensação de saciedade, além de auxiliar na eliminação de gordu-ra localizada na região abdominal.

Conheça mais sobre os produtos:

Page 24: Revista Mundo Verde

PIT: R-MV-0128-13-3 • ARTE: Revista • FORMATO: 20,0x27,2 cm • PROPORÇÃO: 100% 300 DPI • DATA: 2013.03.25 • AF: RAPHAEL

Receitas

Ingredientes30 ml de água1 sachê de chá verde1 colher (chá) de calda orgânica de agave1 xícara (chá) de blueberry congelado½ banana120 ml de bebida orgânica de arroz

Ingredientes1 cebola picada 2 dentes de alho picados 3 colheres (sopa) de óleo de coco 1 maço de espinafre picado 3 colheres (sopa) de queijo ralado 3 claras de ovo1 xícara (chá) de aveia em flocos finos 1 colher (café) de fermento em pó Sal marinho e noz-moscada a gosto

Modo de preparoPrepare uma infusão concentrada com a água e o sachê de chá verde. Deixe esfriar e reserve. No liquidificador, bata o blueberry congelado, a ba-nana e a bebida de arroz. Junte a calda de agave com a infusão de chá verde. Bata até ficar cremo-so e sirva.

Rendimento: 1 porção

Valor calórico por porção: 260 Kcal

Modo de preparoRefogue a cebola e o alho no óleo de coco, junte o espinafre e deixe no fogo até secar. Transfira-o para uma tigela, acrescen-te os outros ingredientes e misture bem. Divida a massa em 15 porções e achate-as. Asse até que os bolinhos fiquem dourados.

Rendimento: 15 porções

Valor calórico por porção: 60 Kcal

Estudos recentes têm demonstrado que vegetais com folhas verde-escuras, como o espinafre, podem reduzir significativamente o risco de doenças do coração, infarto e certos tipos de câncer. Rico em cálcio e magnésio, pode ser benéfico para quem sofre de osteoporose.

Fonte: Flavia FigueiredoNutricionista da Rede Mundo Verde

Imag

ens m

eram

ente

ilus

trat

ivas

Smoothie de chá verde, blueberry e banana Bolinho

de espinafre

Fonte: Flavia MoraisNutricionista da Rede Mundo Verde

24

Page 25: Revista Mundo Verde

PIT: R-MV-0128-13-3 • ARTE: Revista • FORMATO: 20,0x27,2 cm • PROPORÇÃO: 100% 300 DPI • DATA: 2013.03.25 • AF: RAPHAEL

Ingredientes1 cebola picada 2 dentes de alho picados 3 colheres (sopa) de óleo de coco 1 maço de espinafre picado 3 colheres (sopa) de queijo ralado 3 claras de ovo1 xícara (chá) de aveia em fl ocos fi nos 1 colher (café) de fermento em pó Sal marinho e noz-moscada a gosto

Ingredientes2 xícaras (chá) de água fervente 1/4 de xícara (chá) de fl ores de hibiscodesidratadas 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo1 envelope de ágar-ágar em pó 3 claras de ovo3/4 de xícara (chá) de creme de soja – o substituto do creme de leitePétalas comestíveis de minirrosa

Ingredientes2 colheres (sopa) de goji berry desidratado1 xícara e ½ (chá) de polpa demorango congelada1 xícara (chá) de tofu picado¼ xícara (chá) de suco de romã1 colher (sopa) de chia em grãos1 colher (chá) de gengibre picadoMel a gosto

Modo de preparoEm uma tigela, misture a água com o hibisco, tampe e deixe descan-sar por 20 minutos. Coe e adoce com três colheres de sopa de açú-car mascavo. Deixe esfriar. Em uma tigela pequena, dissolva e hidrate o ágar-ágar conforme as instruções da embalagem.

Misture-o à infusão de hibisco. Leve para gelar por 40 minutos. Durante esse tempo, vá mexendo algumas vezes até obter consis-tência semelhante à de clara de ovo crua. Na batedeira, bata as claras com o restante do açúcar até obter picos fi rmes. Em outra tigela, bata o creme de soja até obter picos fi rmes.

Misture o creme de soja ao merengue de claras e, em seguida, acrescente a gelatina de hibisco – guarde meia xícara. Em oito ta-ças, distribua a gelatina reservada e, por cima, despeje a mousse. Leve para gelar por três horas. Sirva decorada com pétalas de minirrosa.

Rendimento: 8 porções

Valor calórico por porção: 103 Kcal

Por ser fonte dos antioxidantes antocianina e vitamina C, o hibisco ajuda a frear o processo de envelhecimento. E ainda estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o funcionamento do intestino e combate a reten-ção de líquido.

Fonte: Flavia FigueiredoNutricionista da Rede Mundo Verde

Modo de preparoBata todos os ingredientes no liquidifi cador até fi car homogêneo e sirva.

Rendimento: 2 porções

Valor calórico por porção: 300 Kcal

O goji possui alto teor de antioxidantes. Por isso tem efeito protetor contra doenças cardiovascu-lares e infl amatórias. Estimula wo sistema imuno-lógico e protege contra diversos tipos de câncer. Devido aos seus efeitos antioxidantes, é considera-da aliada da longevidade.

Fonte: Bruna MurtaNutricionista da Rede Mundo Verde

Smoothie proteico com frutas vermelhas

Mousse de hibisco

25

Page 26: Revista Mundo Verde

26

PIT: R-MV-0128-13-3 • ARTE: Revista • FORMATO: 20,0x27,2 cm • PROPORÇÃO: 100% 300 DPI • DATA: 2013.03.25 • AF: RAPHAEL

Beleza

É só acordar e olhar no espelho que lá estão elas: as olheiras. Essa área escura ao redor dos olhos demonstra uma aparência cansada e chega a deixar a pessoa com um aspecto envelhe-cido. A falta de sono pode ser considerada uma das principais causas do problema, junto ao excesso de bebidas alcoólicas, ao cigarro, ao estresse, à baixa resistência do organismo ou a fatores genéticos e hormonais.

A má alimentação, embora não seja a principal causa, tam-bém atua no processo de aparecimento dessa grande vilã da beleza. Por isso, atente-se para o que coloca no prato. Fru-tas, verduras e muito líquido ajudam a deixar o rosto com melhor aparência.

cREmES E cHáS Se a ideia for amenizar as olheiras só por algumas horas, o trio corretivo, base e pó compacto é o mais indicado. Mas, para eliminar esse mal de uma vez por todas, a dermatologista Adriana Caldas indica o uso de cremes logo pela manhã e de compressas com chás para amenizar a área escura. “Confi ra na composição se contém propriedades clareadoras e hidratan-tes”, diz a especialista. Cremes à base de camomila, hamamélis, tília, arnica e vitamina C, K e E drenam o excesso de líquido da região e diminuem o inchaço.

Já os chás são uma solução natural para o problema. Fer-ver meia xícara de água com uma colher de chá de camomi-la, deixar esfriar e aplicar na área dos olhos com um algodão realmente funciona. Assim como as compressas com chá ver-de ou soro fi siológico gelado.

A esteticista Daniela Magalhães, do Viva Spa Tecnológico, complementa o assunto recomendando a diminuição do consumo de sal e a hidratação constante da pele. Aquela cena típica das rodelas de pepino nos olhos não é só coisa de TV,

olheirasMudança de hábitos, automassagens e compressas com chás são medidas que ajudam a acabar com esse incômodoPor Th ayna Santos

elas realmente funcionam! “A rodela gelada promove a contra-ção dos vasos sanguíneos, o que elimina o inchaço da região. É bom lembrar que essa ação não garante um resultado dura-douro”, alerta Daniela.

Outra opção são as automassagens. Com a ponta dos de-dos, faça movimentos circulares de pressão, descompressão e pinçamentos. Eles ajudam a melhorar a circulação e tiram o aspecto cansado da face.

TécNicaS ESPEcÍFicaS Indicados para olheiras de tonalidades muito escuras ou de caráter hereditário, os procedimentos estéticos feitos em clínicas especializadas são medidas intensas. A dermatologis-ta Adriana recomenda sessões de Luz Intensa Pulsada (LIP). Durante o tratamento, o aparelho emite um feixe de luz, que é atraído para a região escura da pele, que fragmenta o pigmento e clareia.

A drenagem linfática facial e o preenchimento com ácido hialurônico dão ótimos resultados, assim como a radiofre-quência, que desempenha efeito térmico, capaz de produzir novas fi bras de colágeno e remodelar o tecido. “O tratamento ativa a circulação local, possibilitando o acesso dos nutrientes necessários para a diminuição das bolsas e das olheiras”, con-clui Daniela.

Adeus,

beleza. Por isso, atente-se para o que coloca no prato. Fru-tas, verduras e muito líquido ajudam a deixar o rosto com

Se a ideia for amenizar as olheiras só por algumas horas, o trio corretivo, base e pó compacto é o mais indicado. Mas, para eliminar esse mal de uma vez por todas, a dermatologista Adriana Caldas indica o uso de cremes logo pela manhã e de compressas com chás para amenizar a área escura. “Confi ra na composição se contém propriedades clareadoras e hidratan-tes”, diz a especialista. Cremes à base de camomila, hamamélis, tília, arnica e vitamina C, K e E drenam o excesso de líquido da

Já os chás são uma solução natural para o problema. Fer-ver meia xícara de água com uma colher de chá de camomi-la, deixar esfriar e aplicar na área dos olhos com um algodão realmente funciona. Assim como as compressas com chá ver-

A esteticista Daniela Magalhães, do Viva Spa Tecnológico, complementa o assunto recomendando a diminuição do consumo de sal e a hidratação constante da pele. Aquela cena típica das rodelas de pepino nos olhos não é só coisa de TV,

Page 27: Revista Mundo Verde

27

PIT: R-MV-0128-13-3 • ARTE: Revista • FORMATO: 20,0x27,2 cm • PROPORÇÃO: 100% 300 DPI • DATA: 2013.03.25 • AF: RAPHAEL

Page 28: Revista Mundo Verde

PIT: R-MV-0128-13-3 • ARTE: Revista • FORMATO: 20,0x27,2 cm • PROPORÇÃO: 100% 300 DPI • DATA: 2013.03.25 • AF: RAPHAEL

Ecoturismo

Vestígios de pré-históriaEm meio à caatinga piauiense, a Serra da Capivara tem cavernas, pinturas rupestres e a famosa Pedra Furada, o cartão-postal da região

Foto

s: rc

arlo

soliv

eira

reis/

crea

tive

Por Simone Tavares

28

Page 29: Revista Mundo Verde

PIT: R-MV-0128-13-3 • ARTE: Revista • FORMATO: 20,0x27,2 cm • PROPORÇÃO: 100% 300 DPI • DATA: 2013.03.25 • AF: RAPHAEL

Nos imensos paredões de rochas, milhares de pinturas — chamadas pe-los pesquisadores de inscrições históricas — foram desenhadas há cerca de 10 mil anos, para representar animais e rituais daqueles que por ali viveram. É por esse misto de história e natureza que a Serra da Capivara, no Piauí, foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Reconhecida como um dos maiores tesouros arqueológicos do mundo, a região abriga mais de 500 sítios arqueológicos, ferramentas, restos de utensílios de cerâmica e sepultamentos.

Para chegar ao Parque Nacional da Serra da Capivara, o ponto de re-ferência são as cidades de Petrolina (300 km) e Teresina (530 km). De lá partem voos ou ônibus rumo à cidade de São Raimundo Nonato, onde há pousadas, campings e restaurantes. Para quem é “marinheiro de pri-meira viagem” a dica é contratar uma agência de ecoturismo na cidade. Eles levam os visitantes direto para a Serra da Capivara. Ou, se preferir, saia bem cedo e reserve um meio de transporte para chegar até o parque.

Na bolsa, leve fi ltro solar, boné e água. Roupas e sapatos confortáveis são apropriados para caminhar na região de clima semiárido, em meio à vege-tação da caatinga. Entre novembro e maio, a chuva cai e faz fl orescer um “manto verde” por áreas extensas, o que deixa o passeio ainda mais atrativo.

camiNHo cERTo Dentro do parque o ponto de partida ou o término da maioria das trilhas é o Centro de Visitantes. Em geral os pontos de visitação são muito distin-tos, daí a importância de pesquisar quais são interessantes e se programar para percorrê-los, informando-se sobre tempo de duração e o grau de difi -culdade. A maioria das visitas acontece a pé ou em veículos especiais.

Há uma ótima infraestrutura turística para percorrer os 48 sítios e as 14 trilhas. O percurso é feito obrigatoriamente com guias especializados. A formação mais famosa é a da Pedra Furada. A abertura de 15m de diâme-tro em um paredão de mais de 60m de altura impressiona a quem olhar. Independentemente da trilha que se percorre, a fauna e a fl ora são ricas, com tatus, jaguatiricas, juazeiros e aroeiras.

Embora a natureza impressione, são os vestígios de pré-história que cha-mam a atenção. Há vestígios em grutas e sítios funerários, entre elas pintu-ras, gravuras e fósseis de mastodontes, lhamas etc. E, para quem quer ser pesquisador por um dia, o parque oferece escavações guiadas, por meio das quais os próprios visitantes desvendarão os mistérios desse mundo.

BaiXão Da PEDRa FURaDaNível: fácilInicia na guarita do parque, no Centro de Visitantes, a cerca de dois quilômetros do povoado. Tem banheiros, camping, cozinha equipada e um espaço para piquenique. É no Baixão da Pedra Furada que está o monu-mento geológico da Pedra Furada. Por esse circuito podem ser visitados outros dez sí-tios, entre eles a Toca do Boqueirão da Pedra Furada, o sítio arqueológico com vestígio de presença humana mais antigo das Américas.

DESFiLaDEiRo Da caPiVaRaNível: fácilPassagem usada desde os tempos pré-históricos pela população, o desfi ladeiro conserva a umidade e assim, a vegetação não sofre tanto com as secas. O caminho leva aos sítios rupestres com fi guras facilmente re-conhecidas, como cenas da vida cotidiana e os cerimoniais pré-históricos.

caLDEiRão DoSRoDRigUES E caNoaSNível: médiaA estrada termina no Baixão da Pe-dra Furada e de lá o visitante segue a pé,caminhando 800 metros até o paredão no fundo do vale. A subida é feita por escalada e depois caminhando pela chapada. O tra-jeto atravessa sítios com pinturas e “caldei-rões” – depressão natural cavada pela erosão na superfície rochosa. No alto da chapada, uma escadaria de ferro leva a um vale inter-no, onde há pinturas rupestres datadas de 18 mil anos.

BaiXão DaS aNDoRiNHaSNível: fácilTodo fi nal de tarde há uma revoada de an-dorinhas que voltam para a caverna para passar a noite. No local há sanitários e lojas. Andando mais 6 km até o Circuito do Perna, tem uma área para piquenique e registros ru-pestres com o tema sensualidade.

Rotas e trilhas

29

Page 30: Revista Mundo Verde

PIT: R-MV-0128-13-3 • ARTE: Revista • FORMATO: 20,0x27,2 cm • PROPORÇÃO: 100% 300 DPI • DATA: 2013.03.25 • AF: RAPHAEL

Passatempo

Manter uma alimentação saudável ajuda a combater infl amações crônicas, como a artri-te. Procure evitar o consumo de alimentos re-fi nados e processados, açúcar, gorduras trans e aditivos alimentares, e inclua nas refeições os seguintes nutrientes:

Ômega 3: gordura boa, com ação anti-infl a-matória. É encontrado no óleo de peixe e nas sementes e óleos de chia e linhaça;

Cúrcuma: fonte de curcumina, um importante antioxidante para a modulação da infl amação;

Alho: fonte de aliina e alicina, substâncias com potente ação antioxidante, que estimulam a resposta imunológica e atuam no combate às infecções e infl amações;

Gengibre: tem em sua composição o gingerol, substância com elevado poder analgésico, an-tipirético e bactericida. E, ainda, o selênio, um mineral com excelente ação anti-infl amatória.

Viviane CarvalhoNutricionista da Rede Mundo Verde

Manter uma alimentação saudável ajuda a Manter uma alimentação saudável ajuda a

Existem alimentos com ação

anti-infl amatória?

MUNDOVERDE.COM.BR

Compartilhe Mundo Verde: Acesse e descubra a loja mais perto de você.

A MELHOR SELEÇÃODA MUNDO VERDE.Mundo Verde, a maior rede de lojas de produtos naturais e para o bem-estar da América Latina. Agora com marca própria: Mundo Verde Seleção.

Confira em nossas lojas o mix completo de produtos.

PIT: R-MV-0145-13-5 • ARTE: Anuncio • FORMATO: 20x27 PROPORÇÃO: 100% 300 DPI • DATA: 2013.03.11 • AF: RAPHAEL

R-MV-0145-13-5_anuncio_20x27.pdf 1 4/1/13 5:43 PM

30

Page 31: Revista Mundo Verde

31

PIT: R-MV-0128-13-3 • ARTE: Revista • FORMATO: 20,0x27,2 cm • PROPORÇÃO: 100% 300 DPI • DATA: 2013.03.25 • AF: RAPHAEL

MUNDOVERDE.COM.BR

Compartilhe Mundo Verde: Acesse e descubra a loja mais perto de você.

A MELHOR SELEÇÃODA MUNDO VERDE.Mundo Verde, a maior rede de lojas de produtos naturais e para o bem-estar da América Latina. Agora com marca própria: Mundo Verde Seleção.

Confira em nossas lojas o mix completo de produtos.

PIT: R-MV-0145-13-5 • ARTE: Anuncio • FORMATO: 20x27 PROPORÇÃO: 100% 300 DPI • DATA: 2013.03.11 • AF: RAPHAEL

R-MV-0145-13-5_anuncio_20x27.pdf 1 4/1/13 5:43 PM

Page 32: Revista Mundo Verde

32

PIT: R-MV-0128-13-3 • ARTE: Revista • FORMATO: 20,0x27,2 cm • PROPORÇÃO: 100% 300 DPI • DATA: 2013.03.25 • AF: RAPHAEL