revista mercofrio 40

32

Upload: joao-martimbianco

Post on 23-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Fique por dentro de tudo relacionado a refrigeração industrial, corporativa e residencial.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Mercofrio 40
Page 2: Revista Mercofrio 40
Page 3: Revista Mercofrio 40
Page 4: Revista Mercofrio 40

4 REVISTA MERCOFRIO - Nº 40 / 2008

REVISTA

A Revista MERCOFRIO é a publicação oficial da ASBRAV,com periodicidade bimestral.

Edição e comercialização: RNM Editora

Rua Eça de Queiróz, 576, Petrópolis, Porto Alegre-RS

CEP 90670-020 - Fone/Fax: (51) 3028-5614

Diretor Geral: Eduardo Antônio Marques

Diretor Comercial: Tiago de Macedo Marques,

[email protected]

Executivo de Contas: Marcelo Leal

[email protected]

Jornalista Responsável: Ana Paula Baldoino - Reg. 6142 DRT/RS

[email protected]

Editoração: Novas Artes - [email protected] matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores, e não refletem

necessariamente a opinião da ASBRAV e da RNM Editora.

SEDE RSRua Arabutan, 324Navegantes - Porto Alegre / RS CEP 90240-470fone/fax (51) 3342-2964 / 3342-9467 / 9151-4103E-mail: [email protected]: www.asbrav.org.brESCRITÓRIO REGIONAL DE SANTA CATARINAE-mail: [email protected]ÓRIO REGIONAL DO PARANÁRua Imaculada Conceição, 1155 (PUC/PR)Prado Velho, Curitiba / PR CEP 80215-901fone (41) 3334-4810E-mail: [email protected]

DIRETORIA EXECUTIVAPresidente: Eduardo Hugo Müller1o Vice-presidente: Luiz Carlos Petry2o Vice-presidente: Mário Alexandre Möller Ferreira3o Vice-presidente: Maurício Fernandes Barbosa de CarvalhoSecretária: Janaina dos Santos CostaTesoureiro: Luiz Afonso DiasDiretor Administrativo-Financeiro: Luiz Afonso DiasDiretor de Comunicação e Marketing: Carlos LimaDiretor de Desenvolvimento Associativo: Leonardo KrewerDiretor de Desenvolvimento Empresarial: Bolivar Peres FagundesDiretor de Ensino e Treinamento: Paulo Otto BeyerDiretor de Integração Regional: Marcelo AccursoDiretor de Relações com o SENAI: Sérgio HelfenstellerDiretor de Relações Externas: Mário Alexandre Möller FerreiraDiretor Grupo Setorial Instaladores: Sidnei Andrade dos SantosDiretor Grupo Setorial Refrigeração: Adão Webber LumertzDiretor Técnico: Paulo Fernando PresottoDiretora Social: Hani Lori KleberDiretor Escritório Regional de Santa Catarina: Marcelo DeschampsDiretor Escritório Regional do Paraná: Nathan Mendes

CONSELHO DELIBERATIVOPresidente: Telmo Antonio de BritoTitulares: Bolivar Peres Fagundes, Christian Fischer Voiciechovski,Eduardo Edmundo Kley, Hani Lori Kleber, José Claudio Guazzelli, JoséRocamora, Marcelo Costi Pereira, Robinson Carasai.Suplentes: Flávio Ribeiro Teixeira, Oto Renner, Ricardo Vaz de Souza

COMITÊ ASBRAV DO PGQPPresidente: Bolivar Peres FagundesCoordenador Geral: Marco CesaCoordenador de Capacitação: Marcelo Costi PereiraCoordenador de Avaliação: Ademir SilvaSecretária Executiva: Telma Rosa

CONSELHO EDITORIALAdão Webber Lumertz, Arivan Zanluca, Bolivar Fagundes, CarlosEduardo Ribeiro, Carlos Leon, Cesar De Santi, Eduardo Hugo Müller,Fernando Cunha, Hani Lori Kleber, João Carlos Antoniolli, João CarlosSchmitt, José Algusto Castro Chagas, Luiz Alberto Hansen, Luiz CarlosPetry, Mário Alexandre M. Ferreira, Maurício Carvalho, MarceloDeschamps, Nathan Mendes, Paulo Fernando Presotto, Paulo OttoBeyer, Paulo Renato Perez dos Santos, Roberto Schmidt, TatianaBertolini e Teimo Antonio de Brito.

Editorial

CAPA: JOÃO MARTIMBIANCO

Índice06 Mercado & Profissionais

08 FeirasLançamentosCursos & Eventos

09 Aconteceu

10 Mercofrio 2008 -Feira e Congresso

23 Obra Destaque

26 Case

28 Artigo Técnico

Eduardo Hugo MüllerPresidente da ASBRAV

Uma nova realidadeHá um mês atrás quando es-

távamos curtindo as novidadese lançamentos do Mercofrio2008, em Curitiba, a realidadedo nosso setor era uma: com odólar baixo o setor de HVAC+Rse desenvolvia com um excelente cres-cimento. Durante o Mercofrio forammais de 28 lançamentos que visam essemomento do setor. As palestras e ino-vações tecnológicas giraram em tornoda eficiência energética e sustentabili-dade, buscando excelência de nossosserviços.

Menos de um mês depois o mun-do mudou e vem sofrendo com adesestabilização da economia dospaíses mais desenvolvidos. Como re-sultado disso, o dólar subiu muito eainda se mantém instável. O Brasil

está otimista, mas é neces-sário cautela, principalmen-te para um setor como onosso, que é muito atreladoao dólar. É possível que ospreços subam muito e que

as commodities, diretamente, relaci-onadas ao nosso setor também sigamessa tendência, criando o efeito cas-cata. Como não sabemos nem quan-do, nem se realmente isso vai afetaro nosso setor, devemos todos estarem alerta.

Aproveito o espaço para agradecera todos os participantes que visitaram asexta edição de nosso maior evento, oMercofrio - Feira e Congresso.

Boa Leitura.

Obra Destaque - Shopping São José Mercofrio 2008 - Feira e Congresso

Page 5: Revista Mercofrio 40

REVISTA MERCOFRIO - Nº 40 / 2008 5

Page 6: Revista Mercofrio 40

6 REVISTA MERCOFRIO - Nº 40 / 2008

Mercado & Profissionais GESTÃO

Madeleine ScheinMestre em Administração e Negócios pela PUCRS.

www.schein.srv.br.

Consumidordo Século XXI

Em pesquisa recente, o Ibope analisa o pa-radoxo dos consumidores do século XXI e apre-senta alguns dados relevantes relativos às pe-culiaridades de escolha e comportamento dapopulação.

Segundo a pesquisa, as pessoas entre 25 e34 anos se destacam no hábito de fazer com-pras. As mulheres vão mais as compras do queos homens, com 71% contra 63%, compro-vando a tese de que o “sexo frágil” adora com-prar.

Há uma tendência favorável aos assuntosrelacionados ao meio ambiente e o Brasil des-taca-se quando comparado com os demaispaíses da América Latina.

A imagem da marca e o valor agregado porela são importantes influenciadores, determinan-do as escolhas de produtos e serviços. A pesqui-sa apresenta dados que afirmam que o brasilei-ro também mostrou que é um consumidor fielàs suas marcas de confiança: 72%.

Nosso consumidor é impactado pelo Cir-culo de Influências que é composto por: mídia,ponto-de-venda e relacionamento. Dentre asprincipais fontes de informação na decisão decompra, as mais citadas pelos consumidoresbrasileiros são: experiência anterior e opiniãoda família.

No aspecto experiência anterior, cabe res-saltar a experiência vivenciada pelo consumi-dor junto às empresas nas quais compra e suasequipes. Neste sentido, o atendimento ao cli-ente torna-se fundamental. E quando falamosem atendimento, nos referimos as várias áreasda empresa que têm contato com o públicoexterno.

O atendimento da equipe comercial é fun-damental e envolve conhecimento dos produ-tos e serviços ofertados, sua aplicabilidade,atenção às necessidades e elaboração de umaproposta/solução que atenda os desejos e dis-ponibilidade financeira do cliente. Contudo,não podemos esquecer de outros aspectos quetambém fazem parte da experiência vivenciadana empresa, como a entrega do produto na datacombinada, instalação com qualidade, assis-tência técnica, manutenção e pós-venda. Estesaspectos dependem muito de outras áreas daempresa, não da área comercial. Os colabora-dores precisam estar preparados para atenderum cliente mais exigente, que tem menos tem-po e muitas vezes, menor disponibilidade fi-nanceira.

Toda esta experiência vivenciada pelosconsumidores com nossas empresas é que for-ma a imagem da marca. E é esta marca queserá priorizada numa nova compra. Hoje, amarca é um ativo importante das empresas eprecisa ser construída e mantida através doatendimento ao cliente, das práticas de plane-jamento estratégico e gestão empresarial.

Faça do seu cliente um fã e construa mar-cas vencedoras!!!

A Telco Ar Condicionado completou, emoutubro, um ano de atividades de sua loja si-tuada na rua Barão do Amazonas, 1065. Comatendimento personalizado, visando atenderàs necessidades específicas de cada cliente, aempresa realiza visitas gratuitas ao local (re-sidencial ou comercial) para levantar a realnecessidade do cliente. Além disso, a empre-sa conta com a competência de um engenhei-ro civil para avaliar todos os detalhes das ins-talações. A loja trabalha com as marcasKomeco, Brize, York, LG e Trane.

O laboratório Delboni Auriemo acaba de re-ceber o certificado LEED (Leadership in Energy& Environmental Design) para a sua unidade quefoi inaugurada em janeiro na avenida LuisDumont Villares, na região de Santana, zonaNorte de São Paulo. Até o mês passado, no Bra-sil somente a agência do Banco Real em Cotia,região metropolitana de São Paulo, havia con-quistado o certificado LEED. O laboratório se-guiu uma série de práticas de construção sus-tentável que somaram 33 pontos do checklistdo LEED, uma pontuação que garantiu à empre-sa o nível de certificado Silver. A norma pontuaas soluções sustentáveis com base no desempe-nho de diversas variáveis entre elas a eficiênciado uso da água, a eficiência energética, os ma-teriais e recursos utilizados e a qualidadeambiental interna. O sistema de ar condiciona-do usa gás ecológico RA407, que o torna maiseconômico e menos poluente porque no casode vazamento não agride a natureza. O labora-tório Delboni Auriemo, em Santana, tem 3 milm2 de área construída em um terreno de 1,2 milm2 e foi erguido pela RMA Engenharia, empresaque pertence a Renato Auriemo, filho do funda-dor do laboratório, Caio Auriemo, e que realizatodas as obras do grupo. O investimento foi deR$ 7 milhões. A unidade tem capacidade paraatender 600 pacientes por dia.

NOVA CERTIFICAÇÃO LEED LOJA TELCO COMPLETA UM ANO

PORTO ALEGRE RECEBECENTRO DE REGENERAÇÃODE GASES CFCs

A Refrigeração Capital, de Por-to Alegre, foi escolhida pelo Minis-tér io do Meio Ambiente e pe loPNUD- Programa das Nações Unidaspara o Desenvolvimento - para rece-ber o Centro de Regeneração deGases CFCs e HCFs da região sul. Sen-do assim, a empresa receberá oequipamento que permite regene-rar os gases, tornando-os novamen-te utilizáveis em seus sistemas ori-ginais. Até o final de 2008, a em-presa estará apta a receber o gásrefrigerante recolhido, e regenerá-lo para que possa ser novamenteutilizado como gás virgem. No Bra-sil existem apenas cinco empresashabilitadas para a regeneração. A Re-frigeração Capital foi escolhida poden-do também atender os estados doParaná e Santa Catarina. Mais informa-ções: [email protected] -(51) 3326-2366 - www.rcapital.com.br

Page 7: Revista Mercofrio 40

REVISTA MERCOFRIO - Nº 40 / 2008 7

Page 8: Revista Mercofrio 40

8 REVISTA MERCOFRIO - Nº 40 / 2008

Feiras

Lançamentos

Cursos & EventosAGUARDEM A PROGRAMAÇÃODA ASBRAV PARA CURSOS EM 2009

Desenvolvido pela Johnson Controls, o ChillerTempo possui compressores do tipo scroll econdensador a ar do tipo micro-canais em alumí-nio naval, com total proteção contra corrosão.Além disso, é um Chiller completamente indepen-dente, plug and play com seu mais novo kithidrônico, mais compacto e projetado para ope-rar em ambientes externos como: coberturas aber-tas, estacionamentos e laterais abertas de edifíciosindustriais, comerciais e residenciais.

O Chiller Tempo (modelo YLAA) é aprovadoecologicamente no mundo, possui a combinaçãoperfeita do Refrigerante R-410A, aprovado pela EPA(Environmental Protection Agency, como o nossoConama dos USA), com a redução do seu volumeno circuito de refrigeração em até 50%, se com-

Chiller Tempo Scrollparado à equipamentos similares, atenden-do a ASHRAE 90.1 para pontuação no Selodo LEED (Lidership of Energy andEnvironmental Design), possui baixo nívelde ruído que além de prevenir a poluiçãosonora, constituindo uma unidade desenvol-vida com total responsabilidade social.

O produto da marca York está disponí-vel com a capacidade de 70 a 170 TR. O ChillerTempo proporciona uma redução média de con-sumo de energia de 15 a 25%, se comparado aosresfriadores de condensação a ar tradicionais, su-perando a eficiência exigida pela ASHRAE 90.1.Opcionalmente pode ser dotado de kit hidrônicoacoplado internamente ao chiller (com um rangeamplo de vazão e pressão, com bomba simples ou

A AHR Expo que ocorreuem Monterrey, no México, de23 a 25 de setembro, reuniu350 empresas expositoras eatendeu um público de quase7000 pessoas. Dos 14 paísesparticipantes do evento, o Bra-sil esteve bem representado,através do programa AbravaExporta, pelas empresas:Powermatic Dutos e Acessóri-os, Novus Automação, Aquece-dor Solar Transsen, Joape Ind. EquipamentosAmbientais, Grupo Hidroservice e Full Gauge.No espaço da Abrava estavam Tales Felipe de

AHR Expo México 2008CURSOS CONFIRMADOS PARA OPRÓXIMO ANO

• CURSO DE INSTALAÇÃO DE SPLIT

• CURSO DE MECÂNICO DEREFRIGERAÇÃO E ARCONDICIONADO

• CURSOS ASBRAV DE ATUALIZAÇÃOPROFISSIONAL E DE GESTÃO

INFORMAÇÕES ASBRAV:(51) 3342-2964 / 3342-9467e-mail: [email protected]: www.asbrav.org.br

dupla, sendo uma reserva), facilitando a instalaçãona troca de equipamentos existentes e em obrasnovas, minimizando os custos de instalação.

Melo e Anita Cordeiro de Souza, do ProgramaAbrava Exporta e Miguel Ruiz, Presidente daCâmara Comercial México Brasil.

DIVULGAÇÃO

Page 9: Revista Mercofrio 40

REVISTA MERCOFRIO - Nº 40 / 2008 9

Aconteceu

Bolsa de valores é tema na ASBRAV

Mais eventos na ASBRAVEstão programados para

novembro dois eventos naASBRAV. O primeiro ocorre nodia seis e tem como tema a“Conjuntura atual e EficiênciaEnergética em Sistemas de ArCondic ionado”. Real i zadopela LG, terá como palestranteo engenheiro André Peixoto,gerente de CAC. No dia 13, aIsover reunirá engenheiros,

A RS Empreendedores - Cooperativa dos Profissionais deClimatização realizou no dia 24 de outubro a palestra “ComoInvestir na Bolsa de Valores - Resultados e Riscos”, ministra-da pelo Diretor da EFINVEST - Dr. Ricardo Borda Luchin. Oevento, que ocorreu na sede da ASBRAV, foi seguido de con-fraternização.

A tradicional noite deconfraternização da ASBRAV,a Noite do Clima 2008 acon-tecerá no dia 28 de novem-bro no Restaurante Panora-ma no Centro de Eventos daPUCRS, em Porto Ale-gre. Em ambiente ex-clusivo, acompanha-do de coquetel e jan-tar com música paraouvir e dançar, o evento re-úne a anualmente o setor deHVAC+R para comemorar ofinal de ano. Para esta edição a entidade contou com o patrocínio eapoio das empresas: Annemos, Armacell, Dijan Química, Elefant, Gerb,Globus, Joape, Johnson Controls, Klift, KonfortHaus, LG, Multivac,ProdePred, Serraff, Soclam, SPM, Springer Carrier, TempOffice, Testoni,Tosi, Trane, RNM Editora e Novatécnica. Venha confraternizar e diver-tir-se na tradicional festa de final de ano da ASBRAV. O clima destanoite é sempre de muita festa e alegria. Informações: sede da asbraveem Porto Alegre telefone (51) 3342- 2964.

Noite do Clima 2008

projetistas e técnicos para apalestra “Aplicação do Siste-ma Climaver e Isolação Térmi-ca de Dutos Metálicos”. A pa-lestra será ministrada pelo en-genheiro Rodrigo Ratão, coor-denador de desenvolvimentode mercado industrial e HVACda Saint-Gobain do Brasil Pro-dutos Industriais e para Cons-trução.

Page 10: Revista Mercofrio 40

10 REVISTA MERCOFRIO - Nº 40 / 2008

Mercofrio 2008

A cidade de Curitiba no Paraná recebeude 9 a 12 de setembro a comunidade deHVAC+R para a sexta edição do Mercofrio -Feira e Congresso de Ar Condicionado, Re-frigeração, Aquecimento e Ventilação doMercosul. Realizado no Expo UnimedCuritiba, o evento contou com 50 exposito-res e mais de cinco mil visitantes.

Promovido em parceria da ASBRAV coma Hannover Fairs Sulamérica, empresa doGrupo Deutsche Messe, o evento, que ocor-re a cada dois anos intercalando sua loca-lização entre os estados da região Sul, vemse consagrando como uma importante fer-ramenta de consolidação de negócios dosetor e de atualização profissional. Tendose tornado uma feira onde as empresas re-

Mercofrio se firma comoespaço de lançamentos

Empresas de todo o Brasil e várias autoridades internacionais dosetor participaram da sexta edição do Mercofrio Feira eCongresso, que marcou pelo número de lançamentos e pelapreocupação com a sustentabilidade e economia de energia

FOTOS DIVULGAÇÃO ASBRAV

Page 11: Revista Mercofrio 40

REVISTA MERCOFRIO - Nº 40 / 2008 11

Mercofrio 2008

alizam lançamentos de produtos no merca-do, este ano mais de 28 lançamentos ocor-reram no período.

Segundo Eduardo Müller, presidente daASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refri-geração, Ar Condicionado, Aquecimento eVentilação, uma feira como a Mercofrio fazcom que os expositores sintam resultadostambém a longo prazo, já que se trata de umevento de fornecedores. “É difícil prever ape-nas negócios realizados, o expositor tambémterá resultados a médio/longo prazo muitobons. Neste ramo, os negócios são fechadosao longo tempo”, comenta Müller.

A reunião do setor em um grande even-to também faz transparecer as necessida-des e preocupações do setor. Esse ano ostemas sustentabilidade e economia de re-cursos naturais apareceram tanto na feira,onde vários lançamentos ofereciam a eco-nomia de energia como diferencial; comono congresso, onde autoridades mundiaisdo setor trataram do assunto sustentabili-

dade e legislação. “Eventos que reúnem osetor e fazem as informações circularemsempre são muito positivos para o nosso

mercado”, diz Müller. Para quem não apro-veitou essa oportunidade, terá que esperaraté 2010.

Page 12: Revista Mercofrio 40

12 REVISTA MERCOFRIO - Nº 40 / 2008

Mercofrio 2008

Considerado pela ASBRAV como o me-lhor e mais técnico congresso realizado pelaAssociação, o Congresso Mercofrio 2008reuniu um seleto grupo de conferencistas dediversas especialidades e nacionalidades. Aconferência de abertura do evento foi reali-zada pelo presidente da Ashrae, Willian A.Harrison, que versou sobre sustentabilidade,preocupação esta que apareceu fortementeentre todos os setores do HVAC+R.

Foram quatro dias de constantes trocas deinformações, que seguiam uma rotina de gran-de interesse: pela manhã aconteciam as ses-sões técnicas e mini-curso e a tarde as confe-rências seguidas por mesas redondas, que com-pletavam e enriqueciam os temas apresenta-dos. “Foram dias de intenso trabalho e resul-tou em um congresso consistente e informati-vo”, diz Mário Alexandre Ferreira, diretor daASBRAV responsável pela organização do con-gresso. Confira os destaques do programa:

Congresso reuniu comunidade HVAC+RSustentabilidade - o presidenteda Ashrae, Willian A. Harrisontratou amplamente da importânciada sustentabilidade para o setorde HVAC+R e mostrou caminhos

que devem ser seguidos para atingir osobjetivos.

Uma visão crítica do VRF -Oswaldo Bueno, do ChapterAshrae Brasil confirmou, durante apalestra, uma opinião do mercado:sistemas VRF podem ser

energeticamente mais eficientes que sistemas deágua gelada. E tratou extensivamente sobre osganhos em termos de eficiência energética queos sistemas VRF garantem.

Controles em HVAC - Celso Donáda Johnson Controls, focou suapalestra nos princípios básicos deautomação e aplicação decomponentes para medição e

controle de variáveis em equipamentos esistemas HVAC.

Qualidade do Ar Interior -Eduardo Dantas, da Nalco,procurou desmistificar a idéiavigente no mercado de que ar ocondicionado apresenta grande

potencial transmissor da bactériaLegionella, mostrando gráficos e estudosespecíficos sobre a bactéria e seus danos àpopulação.

Refrigerantes Naturais - BerndKaltenbrunner, da Eurammon,Áustria, apresentou a união deempresas em prol da busca porum refrigerante natural, que não

traga nenhum mal à natureza.

Recent Advances onRefrigerants with Ultra LowGlobal Warming Potential -Samuel Yana Motta, daHoneywell, Estados Unidos,

apresentou dados promissores para um novofluído refrigerante para ar condicionadoautomotivo.

Page 13: Revista Mercofrio 40

REVISTA MERCOFRIO - Nº 40 / 2008 13

Mercofrio 2008

Aplicações com R410A - ArthurFerreira, da Hitachi, apresentouum novo lançamento da empresa,um split de grande capacidadecom funcionamento VRF. O

palestrante mostrou as vantagens da utilizaçãodo refrigerante R410A, utilizado no novoproduto.

Regulamentação da Lei deEficiência Energética emEdificações - Roberto Lamberts,da UFSC, palestrou sobre aregulamentação da lei de

eficiência energética brasileira, mostrando oscaminhos que a lei percorreu para chegar a suaversão atual.

Novas Soluções em Vidro para oControle Térmico - CarlosHenrique Mattar, da Cebrace,apresentou as soluções em vidroutilizadas pela Cebrace.

Ventilation Design Requirementsfor LEED-NC Projects - DennisStanke, da Trane, dos EstadosUnidos, apresentou o temaventilação para os projetos LEED,

dando detalhes sobre como alcançar os pontosdesta área.

Construindo um FuturoSustentável - Nelson Kawakami,do GBC Brasil, dissertou de formaampla sobre o problema da máutilização dos recursos naturais

na construção civil e da importância dasconstruções verdes para o futuro do mundo.

Comissionamento nos EstadosUnidos - Carl Lawson, da AshraeEstados Unidos, trouxe dados eexperiências sobre ocomissionamento das obras

americanas. Assunto ainda incipiente no Brasil,tem proporções maiores nos países maisdesenvolvidos.

Comissionamento no Brasil -Wili Hoffmann, da VeranumTempus, mostrou as vantagens eimportância da prática docomissionamento para as

grandes obras.

Commissioning in Europe -Belgium Case Studies - ABrasileira Cleide Silva, professorada Liège University, da Bélgicaveio ao Brasil mostrar como

funcionam os procedimentos decomissionamento adotados na Europa.

Tanques de Pressurização -Ricardo Suppion, da Tour &Andersson, versou sobre afabricação e instalação dostanques de pressurização, bem

como vantagens as de sua utilização.

As mesas redondas realizadasno final de cada dia enriqueceramo congresso, pois proporcionaramque os conferensistas e a platéia de-batessem sobre os temas apresen-tados nas conferências que versa-ram sobre Sustentabilidade e Qua-lidade de Ar Interior, RefrigerantesNaturais e Artificiais, EficiênciaEnergética na Edificação/LEED eComissionamento. “Tivemos umcongresso tecnicamente ótimo, masgostaríamos de ter atingido um nú-mero maior de participantes”, dizPaulo Beyer, diretor da ASBRAV,coordenador geral do congressoMercofrio.

Page 14: Revista Mercofrio 40

14 REVISTA MERCOFRIO - Nº 40 / 2008

Mercofrio 2008

Prêmio ANPRACCom o objetivo de estimular o mercado de HVAC+R para a divul-

gação de temas inovadores e incentivar a pesquisa e o desenvolvimen-to de novas tecnologias, A ANPRAC - Associação Nacional dos Profissi-onais de Refrigeração e Ar Condicionado, em parceria com a ASBRAV,premiaram os vencedores da segunda edição do prêmio ANPRAC -Mercofrio de Incentivo à Tecnologia e Pesquisa. Inovação tecnológica,ar condicionado e refrigeração são as modalidades do prêmio. Confi-ra os vencedores:

MODALIDADE AR CONDICIONADO“Avaliação e Comparação das Condições de Conforto Térmico en-tre os Blocos “F” e “K” do CCT / UDESC”Autora: Ana Mirthes Hackenberg e Jucelino José Kellner do Laborató-rio de Meteorologia/Departamento de Engenharia Civil / CCT / UDESC

MODALIDADE REFRIGERAÇÃO“Análise Numérica do Escoamento no Interior da Carcaça de umCompressor Hermético”Autores: Elizabet Vera Becerra da Honeywell International Inc, BuffaloResearch Laboratory e José Alberto dos Reis Parise da PUC-Rio, depar-tamento de Engenharia Mecânica

MODALIDADE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA“ Integração de Sistemas de Controle de Conforto Térmico comSistemas de Climatização”Autores: Gustavo Von Dentz, Karine Bauer, Gustavo H. da Costa Oli-veira, Emerson Donaisky e Nathan Mendes da Pontifícia UniversidadeCatólica do Paraná, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia

Ana Mirthes, José Parise e Nathan Mendes

Page 15: Revista Mercofrio 40

REVISTA MERCOFRIO - Nº 40 / 2008 15

Destaque Mercofrio 2008 | Informe Publicitário

Fone: (41) [email protected]

Diamont é destaque na Mercofrio 2008Na Mercofrio 2008 a DIAMONT apresentou

o seu mais novo lançamento: o Self Containedda Linha VEGA Premium, onde várias inovaçõestecnológicas, jamais vistas, foram incorporadasao equipamento, tais como: Válvula de ExpansãoEletrônica, Ventilação Plenumfan e um Sistemade Monitoramento via GPRS, sistema esse queproporciona ao cliente ou responsável pelo DataCenter, acessar os controles da máquina à dis-tância, tendo maior flexibilidade e economia detempo, ganhando vantagem e agilidade para efe-tuar as suas outras tarefas dentro da empresa.

A DIAMONT Equipamentos Especiais Ltda éuma empresa nacional, localizada na região deCuritiba/PR, que atua na área de climatização deprecisão e soluções térmicas industriais, atravésda fabricação de condicionadores de ar de pre-cisão e projetos especiais; Trabalhando com ofoco em atender ambientes de processos críti-cos, garantindo a correta e ininterrupta opera-ção das instalações, com rigorosos controles detemperatura, umidade e qualidade do ar.

O desenvolvimento dos equipamentos

DIAMONT se faz através de criteriosas análisesde projeto, com seleção dos melhores e mais mo-dernos componentes de refrigeração, proporci-onando um produto de alta qualidade e tecnolo-gia. Os equipamentos são desenvolvidos paraoperar em um regime de 24 horas por dia, 365

dias por ano. Além da confiabilidade de opera-ção, os condicionadores DIAMONT, possuem altaeficiência energética com significativa redução doconsumo de energia elétrica, garantindo o retor-no sobre o investimento.

A fabricante possui em sua carteira de clien-tes, empresas que são referência em seus seg-mentos como: PETROBRÁS, GVT, SADIA, OI,SASCAR, entre outras. Isso comprova o pionei-rismo e a importância da DIAMONT na criação edesenvolvimento desse segmento industrial noBrasil.

A empresa disponibiliza várias linhas de equi-pamentos como: Self Contained-Precisão, Split dePrecisão, Wall Mounted, Climatizadores de Pai-néis, Mini-chillers e Fancoils-Precisão.

A DIAMONT possui uma forte estrutura quepossibilita a distribuição de seus equipamentospara todas as regiões do Brasil, tendo comogrande diferencial a rápida resposta no enviodos equipamentos para os seus clientes, alémde suporte completo e um grande estoque depeças.

Page 16: Revista Mercofrio 40
Page 17: Revista Mercofrio 40
Page 18: Revista Mercofrio 40

18 REVISTA MERCOFRIO - Nº 40 / 2008

METÁVILA INDÚSTRIA METALÚRGICA LTDAFone: 0xx (51) 3692.9300Fone/Fax: 0xx (51) 3671.2619E-mail: [email protected]

A Metávila, em sua primeira parti-cipação, aproveitou para lançarnovos modelos de suportes naMercofrio 2008.Tendo como parceiros os princi-pais distribuidores de peças e fa-bricantes de ar condicionado doBrasil, fica fácil argumentar sobreseu principal diferencial diante daconcorrência: “A QUALIDADE”.A empresa aproveitou os ótimosmomentos que esteve com os cli-entes em seu stand para divulgara certificação e homologação dossuportes em laboratório acredita-do do INMETRO.Obteve ainda espaço suficientepara expor sua linha de suportespara TV’s de Plasma e LCD, quecom o mercado aquecido tem avenda muito favorável.

Qualidade: o diferencial da Metávila

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

A RAC Brasil esteve presente no Mercofrio 2008 com vários lançamentos.Entre os quais o FILTRO SECADOR PARA LINHA DE LÍQUIDO REFRIGERAÇÃO EAR CONDICIONADO - modelos: 1/4 Á 7/8 rosca e solda. RAC-C (loja) RAC-L(indústria), com capacidade de 1/4 a 20 TR, os produtos têm baixa perda decarga, sistema de fixação que evita By Pass de sujeira e maior área de filtragem.

A empresa também lançou dois modelos de válvulas: VÁLVULA SOLENÓIDE- VSD 1/4 a 5/8 conexões rosca e solda, com capacidade de Kv 0,16 - 2,6,bobina resistente à água, corpo e bobina intercambiável e maior resistência edurabilidade em life test.

A VÁLVULA DE EXPANSÃO TERMOSTÁTICA ORIFÍCIO 0X A 6 - RAC TI (inter-na) RAC TIE (externa) com capacidades: 0,15 á 5,0 TR conexão 3/8 x 1/2. Temcomo principais características a solda a laser, alta confiabilidade no teste devazamento (Spectometro de Massa) e carga universal de + 10ºC -40ºC.

Lançamentos RAC Brasil

RAC Brasilwww.racbrasil.com

Destaque Mercofrio 2008 | Informe Publicitário

Rua 25 de Fevereiro, 47 - Bairro NavegantesPorto Alegre - RS - Fone: (51) [email protected] - www.climatizador.ind.br

Joape trouxe muitas novidades ao Mercofrio 2008A Joape es teve presente na

Mercofrio 2008 com a linha completade climatizadores evaporativos. Com afilosofia de desenvolver e produzir equi-pamentos que não agridam o meio am-biente, a Joape busca o aperfeiçoamen-to de seus equipamentos visando sem-pre a satisfação dos consumidores.

A Linha Comercial trabalha comaparelhos potentes, porém com baixonível de ruído. A Linha Industrial é com-posta pelos maiores e mais abrangentesda categoria e, a Linha Residencial contacom uma inovação, o Joape Júnior, oprimeiro climatizador residencial domercado. E as novidades não param poraí, o público da Mercofrio teve oportu-nidade de conhecer uma grande inova-ção: o VE 500 – o primeiro veículo in-dividual elétrico, 100% projetado e fa-bricado no Brasil pela Joape. Mas o lan-çamento oficial será somente em 2009,aguardem!!!

Sistema Joape de Climatização. Ummodelo para cada necessidade!!!

Page 19: Revista Mercofrio 40

REVISTA MERCOFRIO - Nº 40 / 2008 19

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

REFRIMELLO apresenta umanova opção para o mercado

Curitiba +55 41 3334-3511Joinville +55 47 3027-3522www.refrimello.com.br

A sexta edição do Mercofriocontou com a participaçãoda REFRIMELLOREFRIGERAÇÃO, queexpôs em seu stand algunsdos principais produtosvoltados para arefrigeração comercial eindustrial comercializadosem suas lojas.O destaque no stand daREFRIMELLO foi o rackpara resfriados, com dois compressores semi-herméticos econdensador remoto, sendo a carga térmica total de 44.000kcal, objetivando atender instalações frigoríficas de pequenoe médio porte. O rack possui um gerenciador eletrônico quepossibilita a economia de energia em até 15%.Visite o site da empresa e saiba mais a respeito deste e deoutros produtos. Conheça também o diferencial maisimportante da REFRIMELLO, que é o seu prontoatendimento.

Fone/fax: +55 51 3475-3308www.fullgauge.com.br/

Full Gauge Controls em mais uma edição do MercofrioJá com sua participação como

exposi tora consolidada noMercofrio, a Full Gauge Controls le-vou a Curitiba, em mais uma ediçãoda feira, sua linha completa de ins-trumentos digitais para linha refrige-ração e climatização.

Durante o evento, ocorreu a en-trega de mais um notebook pelo ClubSitrad (www.clubsitrad.com.br).Desta vez, o premiado foi o associa-do Daniel Soares de Jesus, da AcmeSolar, de Curitiba.

Confira os destaques da FullGauge Controls no Mercofrio:

TC-900Ri power, controladorde temperatura para congelados queautomatiza os processos de degelode acordo com a necessidade da ins-talação, proporcionando grandeeconomia de energia. Com potenterelé de 16A, comanda diretamentecompressores de até 1HP e possuifonte de alimentação chaveada (en-trada universal de 90 a 264 Vac). Asaída para degelo tem capacidade de

corrente de 10A, além de ter dispo-nível também o contato Normalmen-te Fechado (NF), permitindo que osventiladores do condensador sejamdesligados quando o degelo é reali-zado por gás quente;

PhaseLOG Plus, monitora eprotege instalações elétricas mono-fásicas, bifásicas e trifásicas contrafalta de fase, inversão de fase, sub esobretensão, assim como assimetriamodular e angular. Por ter conexãocom o Sitrad, possibilita o gerencia-mento dos parâmetros dos equipa-mentos de qualquer lugar do mun-do, pela Internet (via computador oucelular);

TIC–17G, termostato de grandesdimensões, aplicado tanto para o con-trole de aquecimento como de refri-geração, o qual possui uma única te-cla para ajustar todos seus parâme-tros. O diferencial do produto está emsuas dimensões que, com tamanho de 90 x 44 x 44 mm, possibilita uma me-lhor visualização a distância.

Destaque Mercofrio 2008 | Informe Publicitário

Rua: Colon, 742 - Glória - Joinville/SCFone: (47) 3434-5119www.polar.com.br

A Polar apresentou noMercofrio 2008 um produ-to desenvolvido por sua em-presa, a caixa de passagem,que soluciona de forma de-finitiva o problema, queocorre freqüentemente nasinstalações dos condiciona-dores de ar tipo split, o va-zamento de água. Sediadaem Joinville (SC), um dosmaiores pólos brasileirosda indústria, a empresa tra-balha há 20 anos com re-venda, instalação e manu-tenção de condicionadoresde ar. A Polar sempre bus-cou as melhores soluçõespara seus clientes, manten-do-se na vanguarda no quese refere à tecnologia, pro-dutos e serviços para clima-tização de ambientes.

Lançamento Polar

Page 20: Revista Mercofrio 40

20 REVISTA MERCOFRIO - Nº 40 / 2008

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Armacell participou da Mercofrio 2008Única empresa fabricante de isolamen-

to térmico em espuma elastomérica que pro-duz no Brasil os produtos que comercializae presente no mercado latino-americanodesde 1995, a Armacell marca presença naMercofrio 2008 com a linha completa deprodutos da família Armaflex, marca que éreferência mundial em espuma elastomérica para isolamento térmico.Issocomprova o pioneirismo e a importância da Armacell na criação e no desen-volvimento desse segmento industrial em todo o mundo.

Outro destaque no estande foi o Armaduct, isolamento térmico flexívelem espuma elastomérica direcionado a revestimento de dutos de ar condici-onado, que pode ser instalado interna ou externamente ao duto metálico,possui estrutura de células fechadas, diminui as perdas de ar por frestas nosdutos, gera efetiva barreira de vapor ao longo de toda a espessura do isola-mento e protege os dutos contra a corrosão, dispensando toda e qualquercobertura como barreira de vapor, exceto para eventual proteção mecânicaou se exposto à intempérie. Além disso, os produtos não são inflamáveis, nãodesenvolvem fumaça tóxica nem gotejam quanto expostos ao fogo.

No Brasil, sua fábrica está localizada na cidade paulista de Pindamonhan-gaba, onde produz espuma elastomérica para isolamento térmico desde 2002,18 meses após fundar sua unidade neste país, contando com distribuidoresem todas as regiões brasileiras. A Armacell Brasil responde pela distribuiçãopara o Mercosul e, atualmente, conta com distribuidores em todas as regiõesbrasileiras e um Centro de Distribuição para o Nordeste, na Região Metropo-litana do Recife e próximo ao Porte de Suape.

www.armacell.com.br

Destaque Mercofrio 2008 | Informe Publicitário

Al. Vicente Pinzon, 173 - 9º andar - S. Paulo - SPFoneFax: (11) 2066-3211/3046-8601www.coel.com.br

Fones: (11) 3044-2265 - (14) [email protected]

Fone: (41) 3668-2055 - (41) [email protected] - www.quimitecquimica.com.br

Parcerias garantem a qualidade da CoelA Coel Controles Elé-

tricos expôs no Mercofriosua linha de mais de 600itens. Especializada na fa-bricação de instrumentospara a automação indus-trial, a empresa tem par-cerias com diversas em-presas de todo o mundointensificando o inter-câmbio de conhecimentoe trazendo para o merca-do brasileiro produtos dequalidade, com designmoderno e tecnologiaavançada. Dentre os pro-dutos da empresa estão:temporizadores eletromecânicos, temporizadores eletrônicos, interruptoreshorários, programadores cíclicos, totalizadores de horas, controles de tem-peratura, variadores de potência, indicadores, controles de proteção, con-troles de nível, contadores de impulsos, totalizadores de impulso, controlesfotoelétricos, sensores, entre outros.

Durante três dias do Mercofrio 2008, a Quimitec Química Industrial, mos-trou sua experiência e especialização no segmento de tratamento de águasindustriais. Na área de IAQ – Qualidade de Ar Interior, a empresa ofereceserviços de monitoramento, avaliação e controle, limpeza e higienização dedutos de ar condicionado, utilizando equipamentos de última geração.

Quimitec e a qualidade de ar interior

A Powermatic Dutos eAcessórios apresentou noMercofrio sua linha dedutos retangulares em açogalvanizado, inoxídável oualumínio; dutos circularescalandrados e espiralados;dutos soldados; perfis e cantos para flangeamento de dutos; acessórios diver-sos para dutos e produtos Duro Dyne para fabricação de dutos. Os dutos TDCforam os mais procurados.

Powermatic expõe no Mercofrio

Page 21: Revista Mercofrio 40

REVISTA MERCOFRIO - Nº 40 / 2008 21

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Polipex expõe tecnologiasinovadoras

A Digiport apresentou o FLEX21,produto que reúne toda uma linha decontroladores num só modelo progra-mável e multifuncional. Além de ser umverdadeiro 4x4 na refrigeração, poisatua em quatro estágios através de qua-tro saídas independentes, o controladoragrega ainda funções de temporização,agenda e alarme, numa combinação de21 modos de operação possíveis. Na re-frigeração completa, efetua o degelo por parada de compressor, resistên-cia ou gás quente, com término por tempo ou temperatura.

Em muitos casos, um módulo executa a tarefa de dois, três e até quatrocontroladores em processos como rodízio de compressores, acionamentopor estágios de ventiladores e compressores em racks, coolers e chillers,climatização de múltiplos ambientes, entre outros. A possibilidade de leitu-ra de até 8 sensores digitais é uma inovação e um diferencial importantepara o controle de temperatura em grandes ambientes, onde a temperaturaindicativa de final de degelo pode ser diferente em cada ponto de leitura, enas situações em que existe um controle crítico como, por exemplo, labo-ratórios, salas de exame, CPDs e salas de cirurgia. A Digiport busca parcei-ros no Brasil interessados em representá-la ou revender seus produtos na-cionalmente. Mais informações: 0800600 FLEX ou [email protected]

Digiport apresenta FLEX21

Destaque Mercofrio 2008 | Informe Publicitário

Rua Dr. Barcelos, 1135/702. Canoas - RSFone: (51) [email protected]

Tel.: (48) 3257-4000Fax: (48) 3257-4070www.polipex.com

www.migrare.comFone: (48) 3246-8888

RS 130, KM 81 - Arroio do Meio - RSFone: (51) 3716.1448www.serraff.com.br

No ano do seu 17º aniversário, a Polipexapresentou sua linha completa de termoi-solantes Polipex e K-FLEX durante a sextaedição do Mercofrio. Também foi apresen-tado durante o evento o ritmo de expansãodessa indústria 100% brasileira, que está fi-nalizando a ampliação – de 7.650 m2 para10.800 m2 – do seu parque fabril, localiza-do em São José (SC), passando a ter a capa-cidade de estocar até 50 m3. A empresa tam-bém comemora a decisão de inaugurar umcentro de distribuição em Jaboatão dosGuararapes, na Grande Recife (PE), acom-panhando a fase de crescimento pela qual oHVAC-R brasileiro está passando. Está prevista, ainda para este ano, umasolenidade alusiva ao início das atividades na nova filial. Na fábrica de San-ta Catarina, a indústria produz tubos e mantas em polietileno de baixa den-sidade expandido. A companhia também é importadora exclusiva para oBrasil da borracha elastomérica K-Flex, fabricada pela sua parceira italia-na, a L’ Isolant K-Flex. Cada vez mais consolidada, a união entre as duasempresas renderá bons negócios este ano. Nos próximos 90 dias, deverãoestar concluídas as obras dos novos depósitos da fábrica catarinense, jus-tamente para dobrar o estoque deste item.

A Migrare aproveitou oMercofrio 2008 para apre-sentar duas novas linhas deprodutos. A linha Ecotrend,que são máquinas hi wallque utilizam gás R410A, eque se apresentam nas ver-sões de 9000/12000/18000/24000 Btus . A linhaRoma também foi destaquena feira com seus splits comcontrole remoto de 36000a 60000 Btus. A Migrareestá investindo forte emprodutos ecologicamentecorretos, todos os produtospossuem certificações re-conhecidas internacionalmente, proporcionando ao cliente a garantia deestar adquirindo produtos alta qualidade.

Migrare apresentou doisnovos produtos

A Serraff, empresagaúcha atuante na fabrica-ção de trocadores de ca-lor sob medida para ossegmentos da refrigera-ção e ar condicionado,lançou no Mercofrio 2008o Forçador de Ar de Teto ,que tem como principaisaplicações em refrigera-dores verticais com portasde vidro; climatização deadegas; expositores verti-cais; congeladores verti-cais; geladeiras de pequeno porte; outras. As principais vantagens do produ-to são: ser compacto e de fácil manutenção. A empresa, que possui certificaçãoISO 9001, está localizada em uma área privilegiada no Vale do Taquari, muni-cípio de Arroio do Meio/RS. A Serraff foi criada em 1987 e conta com 7000m² de área, sendo 3500 m² construídos, onde a política de investimento nodesenvolvimento humano e tecnológico assegura ao mercado produtos e ser-viços que superam os resultados esperados.

Serraff lança forçadorde ar de teto

Page 22: Revista Mercofrio 40

22 REVISTA MERCOFRIO - Nº 40 / 2008

Fone/Fax: (51) 3025-1440www.continentalrs.com.br

A Continental Eletronics participou doMercofrio 2008, em Curitiba, divulgando seu mixde produtos. A empresa investiu em peças origi-nais para linha branca: refrigerador, lavadora, lava-louça, microonda e outros, oferecendo somentepeças das melhores marcas do mercado, repas-sando confiabilidade e garantia na assistência téc-nica de linha branca e instalação de equipamen-tos ou reposição de peças de ar condicionado. Em2006 iniciaram-se as negociações com os produ-tos da marca Continental Electronics, voltada aosegmento de eletroeletrônicos, visando sempre àprodução de produtos eficientes. Dentre os pro-dutos comercializados pela empresa estão: fogãode indução elétrico portátil (cozinha, frita e aque-ce), TV LCD de 26 e 32 polegadas (sistema HDMI),bomba de vácuo com 1.8 CFM e 3.0 CFM e exclu-sivo bebedouro 3 em 1. Destaque do estande nafeira Mercofrio 2008, esse produto mostra que umbebedouro não serve apenas para gelar água, tam-bém pode oferecer água quente a 87°C pronta paracafé e chá. Ao longo dos anos no mercado de arcondicionado, eletroeletrônicos e informática ob-serva-se que a evolução dos produtos tem favore-cido muito o ambiente doméstico e comercial, in-

Continental Electronics amplia setor de peças

fluenciando nas tendências e no hábito de profis-sionais em decoração de ambientes, proporcio-nando a produção de ambientes mais agradáveis epersonalizados, além de estreitar a relação entrecliente e empresa.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Destaque Mercofrio 2008 | Informe Publicitário

Page 23: Revista Mercofrio 40

REVISTA MERCOFRIO - Nº 40 / 2008 23

Obra Destaque

Idealizado com vidros que permitem aentrada permanente de luz natural, oShopping São José teve seu espaço internoprojetado para que cada fachada de loja te-nha a maior visibilidade possível. Situaçõesque facilitam muito o projeto de ar condi-cionado, que tem como principais diferen-ciais: custos de instalação e manutenção,economia energética e facilidade de manu-tenção.

Sendo assim, o projeto de ar condicio-nado tem vários sistemas que atendem asdiversas áreas do shopping. “Para suprir aessa necessidade foi desenvolvido um pro-jeto que conta com 1050 TR de expansãoindireta, 62 TR de expansão direta e392.100 m3/h de exaustão e ventilação”, dizLuiz Olmiro Velasques, diretor da Good ServClimatização, responsável pela instalaçãodos sistemas de ar condicionado.

Os sistemas de ar condicionado, paraas áreas de mall, lojas satélites e lojas de

Shopping São José

alimentação, são do tipo expansão indiretacom a instalação de uma central de águagelada localizada na cobertura da edifica-ção. “A distribuição de água gelada peloShopping é realizada por um sistema debombeamento, conectado às tubulações deágua gelada, que atende às unidades con-dicionadoras air handling dos malls edisponibilizam pontos para o suprimentodas unidades fancoils das lojas satélites ede alimentação”, diz Gustavo Michelena,projetista do sistema de ar condicionado.

A climatização das áreas de mall é feitapor unidades condicionadoras air handling,também montadas em alvenaria na cober-tura da edificação. “As unidades airhandling serão dotadas de ciclo economi-zador de energia (ciclo de entalpia) com oaproveitamento do ar externo, para os diasem que as condições externas (temperatu-ra e umidade relativa) sejam energetica-mente favoráveis”, diz Michelena. “O ar tra-

tado nas unidades air handling é conduzi-do por dutos até os elementos de difusãode ar e a renovação de ar é realizada dire-tamente na unidade air handling”.

Para a climatização das áreas de aten-dimento médico, do hall dos elevadores dossubsolos, da praça de acesso do subsolo02 e da área abaixo do mezanino da praçade alimentação, são utilizadas unidadescondicionadoras do tipo “Fancolete”. “A re-novação de ar externo, para as lojas satéli-tes e de alimentação, é realizada por caixasde ventilação, instalada na cobertura daedificação”, diz Michelena. “Já a distribui-ção do ar externo, até as lojas satélites epraça de alimentação é realizada através dedutos”.

Para cada loja de alimentação, estádisponibilizado espaço para a instalação umduto de exaustão para a interligação da lojaao ambiente externo. Para a sala de segu-rança e monitoramento foram instaladas

Localizado em São José dos Pinhais, na regiãometropolitana de Curitiba ,o Shopping São José écomposto por cinco lojas-âncoras, cinco salas de cinema,150 lojas satélite, uma praça de alimentação completa e1000 vagas de estacionamento

Localizado em São José dos Pinhais, na regiãometropolitana de Curitiba ,o Shopping São José écomposto por cinco lojas-âncoras, cinco salas de cinema,150 lojas satélite, uma praça de alimentação completa e1000 vagas de estacionamento

DIVULGAÇÃO

Page 24: Revista Mercofrio 40

24 REVISTA MERCOFRIO - Nº 40 / 2008

Obra Destaque

duas unidades condicionadoras de expan-são direta, sendo uma reserva, para opera-rem independentes da central de água ge-lada. Para os sanitários e para as áreas deestacionamento do subsolo foram instala-dos sistemas de exaustão mecânica.

A climatização das lojas âncoras contacom sistemas autônomos e independentes.Para estes sistemas foram disponibilizadasáreas externas, na cobertura, para que es-tas lojas possam instalar seus equipamen-tos. Os controles de todos os sistemas doar condicionado e ventilação são interliga-dos ao sistema geral de automação doShopping.

EQUIPAMENTOSa) Central de Água Gelada

• 03 Resfriadores de Líquido (Chillers)com condensação a ar, com capacidadepara 1050 TRs, dotados de compressorescom partida por inversor de freqüência,controle microprocessado com display eteclado, gás refrigerante HFC-134

• 04 Bombas de Água Gelada Primária (BAGP)• 03 Bombas de Água Gelada Secundária

(BAGS)• 01 Filtro Separador de Sólidos.• 01 Painel Elétrico de acionamento e

comando das bombasb) FanCoils – Alvenaria

• 08 Casas de Máquinas para fancoilcontruídas em alvenaria, com acessórios

para possibilitar o funcionamento dosistema de controle de entalpia

• 16 Serpentinas de Resfriamento comaletas em alumínio, com capacidade decalor total de 495 TR

• 08 ventiladores de insuflamento comvazão total de 302.800 m3/h

• 08 ventiladores de retorno com vazãode 242.240 m3/h

Fancoils foram instalados na cobertura do shopping

Page 25: Revista Mercofrio 40

REVISTA MERCOFRIO - Nº 40 / 2008 25

Obra Destaque

FICHA TÉCNICAProjeto e Fiscalização das Instalações de Ar Condicionado: Michelena

Climatização • Gerenciamento e Administração da Obra: EBR Engenharia

• Instalação do Sistema de Ar Condicionado Central: Good Serv • Fiscalizaçãodas Instalações do Sistema de Ar Condicionado das Lojas: Mario Rajá Michel

Freezing • Sistemas de Automação: MML / Honeywell • Ventiladores: BerlinerLuft

• Bombas de Água Gelada: Worthington • Filtragem e Difusão de ar: Trox do

Brasil • Válvulas de Balanceamento: Tour & Andersson - Serpentinas:Thermokey • Grupos Geradores: Stemac • Instalação dos Sistemas Elétricose Cabeamento: OCLE • Sistemas de Combate a Incêndio: Engese • Chiller:York / Johnson Controls - Automação: Honeywell • Isolamento: Armacell -

Gerenciamento das Instalações: Ayres

• 08 paineis elétricos de acionamento ecomando dos ventiladores

• 08 Sistema de Filtragem Bolsa e Planoc) G1, G2, L2, Cobertura

• 14 fancoletes tipo Cassete e 01 fancoletetipo hi-wall

• 37 condicionadores de ar tipo Splitcom capacidade para 62 TR

d) Ventilação Ar Externo (lojas) e

Exaustão (garagens e sanitários)• 07 ventiladores de ar externo com vazão

total de 72.100 m3/h• 10 exaustores com vazão total de

320.000 m3/h• 17 painéis elétricos de acionamento e

comando de ventiladores e exaustorese) Diversos

• 4.000 metros de Tubulação Aço Carbono

para o sistema de água gelada, comisolamento térmico de borrachaelastomérica

• 39 portas termoacústicas de aço, paraas casas de máquinas dos fancoils

• 01 vaso de expansão com capacidadepara 1.000 litros

• 02 atenuadores de ruídos paraexaustores axiais

• 700 dispositivos de difusão de ar• 01 rede de dutos de chapa galvanizada• 4.500 m2 de isolamento térmico com

manta de lã de vidro aluminizada

Fancoils utilizados são da marca York

Page 26: Revista Mercofrio 40

26 REVISTA MERCOFRIO - Nº 40 / 2008

Case

Coordenado em parceria pelasempresas Artetec e ComEnergy, oretrofit completo da edificação doHipo Fábricas garantiu a reduçãode 12% do total com o gasto deenergia e 25% do gasto relaciona-do ao ar condicionado. Tudo co-meçou com estudos para verificara real necessidade da edificaçãoque tinha passado por uma mu-dança de serviço, de loja de de-partamento virou shopping popular. Com essaalteração aumentaria muito o número das pes-soas que circulariam no local e por conse-qüência a carga térmica também.

De posse da nova curva de carga térmicada edificação, foi possível definir a melhor so-lução a ser adotada e que fosse capaz de aten-der aos usuários, proporcionando conforto tér-mico, e ao mesmo tempo reduzisse o consumo

Retrofit reduz em 25% o consumo de energia do ar condicionado

de energia, o que poderia justificar o investi-mento. Os equipamentos responsáveis pela ge-ração de água gelada, que atendiam o sistemade ar condicionado, tinham mais de 20 anosde uso. “Além de gerarem um alto consumo deenergia por “frio gerado”, os equipamentos nãoeram mais capazes de atender, satisfatoriamen-te, a edificação”, diz o engenheiro Barney Pavan,diretor da Artetec, uma das empresas respon-

sáveis pelo Retrofit.“Quando aprofundamos a aná-

lise verificando a possibilidade deuma maior economia de energiacom a troca dos resfriadores de águagelada existentes, observamos umaexcelente oportunidade de negócio,pois os cálculos indicavam que oprojeto tinha um curto tempo de re-torno do investimento, aproximada-mente, 48 meses”, diz Pavan. E aten-

dia aos dois indicadores que a ComEnergybuscava para fazer o investimento em proje-tos de eficiência energética nos quais se re-munera somente das economias advindas damelhoria do sistema: tempo de retorno do in-vestimento menor que 60 meses e investimen-to inferior a R$5 milhões por entrada de ener-gia.

“Com a carga térmica da edificação cal-

A busca pela eficiência energética foi o norte seguido pelas empresas responsáveis pelo retrofit da HipoFábricas, empresa situada no centro de Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Antes e ... ...depois

Page 27: Revista Mercofrio 40

REVISTA MERCOFRIO - Nº 40 / 2008 27

Case

culada hora a hora, dia a dia emês a mês foi possível definirqual resfriador (chiller) que tor-naria o negócio atrativo, conhe-cendo-se é claro, a relação ener-gia consumida para “frio pro-duzido” de cada um dos equi-pamentos testados e seus res-pectivos custos”. Com essa aná-lise foi possível verificar a via-bilidade do negócio, ou seja, oinvestimento retornaria comuma boa taxa de atratividade. “Os antigosresfriadores foram substituídos por equipa-mentos com compressores tipo parafuso,modelo RTW 125, de fabricação Trane. Es-ses “chillers” produzem relativamente mais“frio” por kW/h consumido em cargas par-ciais, do que a plena carga, o que acaboutornando sua utilização mais atrativa por sercompatível ao perfil da carga térmica daedificação”, diz o engenheiro Gastaldo daComEnergy.

O sistema de condensação não foi altera-

do, mantiveram-se as torres de resfriamentoexistentes e as respectivas moto-bombas, sen-do necessária apenas uma reforma simples, quejá estava programada no serviço de manuten-ção. As moto-bombas primárias e secundáriastambém permaneceram. Além disso, osclimatizadores, constituídos de serpentinas emoto-ventiladores, montados em alvenaria pas-saram por manutenção mais efetiva do que vi-nha acontecendo anteriormente, melhorandoa transferência de calor das válvulas de contro-le antigas, que ainda não foram substituídas.

No que se refere ao custoda energia, explica Gastaldo,o cliente tinha três possibili-dades de contratação da ener-gia: convencional, verde eazul. Havendo custo diferen-ciado para consumos e de-mandas para cada possibili-dade. Por exemplo: o custo dokW/h para os horários deponta (18h às 21h, excluin-do-se sábados, domingos e

alguns feriados), é quase dez vezes maiorque nos horários fora de ponta. “Todasestas nuances devem ser analisadas paraverificar a melhor estratégia para cada tipode curva de carga. E isto foi feito cuidado-samente no Hipo Fábricas, como mostramos gráficos, na figura 1 - instante inicial(i) antes das alterações e na figura 2 - ins-tante final (f), depois das alterações. Con-seguimos reduzir em muito o consumo naponta e fora dela, da ordem de 12%”, dizGastaldo.

Figura 1

Figura 2

Consumo Ponta (KWh) - i

Consumo Fora Ponta (KWh) - i

Consumo Total (KWh) - i

Consumo Ponta (KWh) - f

Consumo Fora Ponta (KWh) - f

Consumo Total (KWh) - f

Page 28: Revista Mercofrio 40

28 REVISTA MERCOFRIO - Nº 40 / 2008

Artigo Técnico

Sistemas de Automação em Shopping CenterINTRODUÇÃO:

O atual custo da energia elétrica leva os pro-fissionais da área técnica a repensar seus proje-tos e sistemas. Para isso utilizam ferramentas daengenharia econômica a fim de garantir custosoperacionais mais enxutos para atender as utili-dades de um shopping center, mesmo que ini-cialmente seja necessário desembolsar vultososinvestimentos em detrimento de retorno finan-ceiro, mas com a garantia de um futuro opera-cional dentro das exigências atuais.

A necessidade de redução nos custosoperacionais é uma exigência primária para aviabilidade do negócio de shopping center, poisatualmente há um grande número de empreen-dimentos em construção no Brasil, portanto embreve teremos um aumento significativo de ABL(Área Bruta Locável) e consequentemente au-mento na concorrência e disputa por mercado.Por isso, dada a atual conjuntura a responsabi-lidade de engenheiros projetistas e de manuten-ção é posta à prova e seus resultados apresen-tam maior relevância nos relatórios financeirosdas instituições.

Sair na frente é fundamental nesse proces-so, escolher um bom sistema de utilidades, coe-rente com a operação, simples e amigável como usuário, juntamente com um bom projeto vol-tado à operação e visando o menor consumo deenergia é de fundamental importância no suces-so de projetos para este setor.

Neste contexto, o gerenciamento de diferen-tes sistemas através da automatização emshopping center proporciona grande reduçãode custo com energia elétrica, gás, água e mãode obra operacional, recursos estes necessári-os para manter sistemas de ar condicionado,bombas de água potável, elevadores, escadas

rolantes, iluminação e etc. Essas utilidades de-vem operar, sob uma lógica que proporcione amaior economia possível, sem comprometer aqualidade dos serviços entregue a operação doempreendimento.

SITUAÇÕES FREQUENTEMENTEENCONTRADAS:

Em muitos complexos comerciais, o geren-ciamento das utilidades é feito de forma descen-tralizada e desorganizado, ou seja, diversos de-partamentos decidem individualmente quandoe como diferentes setores de iluminação e cli-matização devem operar. Este modelo de gestãotorna os custos operacionais e de manutençãomaiores do que deveriam.

O sistema de automação predial, quandobem especificado, instalado, comissionado, emuito bem mantido durante sua vida útil, pro-porciona um retorno excelente do investimentoatravés de custos evitados no consumo de ener-gia elétrica e água, de redução no desgaste ex-cessivo em equipamentos entre outros quesitos,melhorando muito a performance energética daedificação, bem como sua operação e manuten-ção.

SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO:Em shopping center a principal abrangência

de um sistema de automação engloba ar condi-cionado e iluminação. Um sistema adequadopossui arquitetura que une módulos de contro-le integrados a controladores e dispositivos deentrada e saída, os quais se comunicam por re-des.

Neste modelo de automação os módulos sãodivididos da seguinte forma:• Dispositivos de Operação: abrange interfaces

de entrada e saída responsáveis pelo acesso arede de controle;

• Estação de operação: consta de um PC quepermite a interface entre o operador e o siste-ma de controle, próprio para armazenar eacessar dados, alterar a programação,visualizar gráficos para melhor compreensãodo sistema e sua operação;

• Comunicação – Rede N1: comunicaçãoethernet primária do sistema com velocida-de de dados a uma taxa de 100Mb/s;

• Comunicação – Rede N2: interliga controla-dores de aplicação específica ao gerenciadorde rede, possui rede rápida de alta qualidade;

• Gerenciador de Rede: realiza controlesupervisório em uma rede de controladorescom aplicação específica autônoma, poden-do trabalhar em rede com IP fixo ou dinâ-mico (DHCP) em conjunto com outrosgerenciadores de redes em acesso dinâmicode dados para diversas aplicações de con-trole.

O objetivo de investimento em automação éa centralização de operação e supervisão de uti-lidades. Com isso, diminui os gastos com utili-dades e a possibilidade de erros em rateios deenergia, ar condicionado e água, além de favo-recer a análise por setores individuais,aprofundando o conhecimento sobre compor-tamento de consumo associado à sazonalidadee outros parâmetros.

O refinamento e comissionamento de um sis-tema de automação requerem pleno domínio domodelo de operação a qual se destina, isto podeser observado nas principais ações a seremimplementadas em conjunto com o sistema:• Revisão e flexibilização diária de horários de

funcionamento dos chillers;

Page 29: Revista Mercofrio 40

REVISTA MERCOFRIO - Nº 40 / 2008 29

Artigo Técnico

ECONOMIA DE ENERGIA2007 x 2008

março ................................... 11,29%abril ...................................... 15,59%maio ..................................... 11,10%junho .................................... 29,49%junho .................................... 13,09%agosto ................................... 24,77%setembro .............................. 29,52%

• Implantação de set point de água gelada flu-tuante;

• Escalonamento (rampa) para ligar e desligarfan coils;

• Escalonamento (rampa) para ligar e desligarventiladores e exaustores;

• Redistribuição de circuitos de iluminação deforma mais racional, baseado na necessidadereal da operação;

• Controle acurado do nível em bancos de gelopara escolha de somente alguns dias para fa-bricação de gelo, com isso os chillers funcio-nam a plena carga e com melhor rendimen-to;

• Flexibilização do set point do mall para diasfrios.

Baseado nas medidas relatadas foi possívelobter redução real no consumo de energia elé-trica em um empreendimento no Rio Grande doSul, conforme mostra a tabela abaixo:

O comportamento de consumo de energiaelétrica, entre os anos de 2003 a 2008, pode seranalisado com os gráficos de consumo na pontae fora de ponta, os quais revelam a importânciado sistema de automação e comprometimentoda equipe técnica para o melhor comissiona-mento do sistema. O sistema foi implantado emmarço deste ano e a partir daí apresentou rele-vantes resultados.

Além das utilidades citadas, HVAC e ilu-minação, outras devem compor a relaçãode controle e supervisão de um sistemade automação para que o payback sejamais rápido: elétrica, segurança, escadasrolantes, elevadores, incêndio, bombas eirrigação. Estes itens devem estar cada vez

mais interligados para potencializar osganhos com automação.

Flávio R. Teixeira

Engenheiro Mecânico especialista em HVACRMestre em Eng. Elétrica - [email protected]

Fabiano Scholant Silveira

Engenheiro em Energia especialista em Iluminaçã[email protected]

Page 30: Revista Mercofrio 40

Associados ASBRAV

MISSÃO: Desenvolver ações que possibilitem o aperfeiçoamento técnico e

profissional dos seus associados, defender os seus interesses comuns e es-

timular o espírito associativo, com vistas a proporcionar a união e o fortaleci-

mento das categorias que representa, baseando-as sempre em valores éticos

e morais.

VISÃO: Ser um centro de convergência dos interesses das empresas e profis-

sinais dos segmentos que representa.

Associe-se! Visite nosso site www.asbrav.org.br

HEC ENGENHARIA (RS)

NOVOS ASSOCIADOS (BOAS VINDAS)

ACEL-AR CONDICIONADO ECOLÓGICOACTA COM MANUT AR CONDICIONADOACÚSTIKA SUL ENGENHARIAADEMIR SILVAAERODUTO AR CONDICIONADOAGRAZ REFRIGERAÇÃOAGROFIBRAS ARTEFATOS DE FIBERGLASSAGST CONTROLES E AUTOMAÇÃOAIR CLEANAIR CONSULT ASSES E INSTAL DE AR CONDICAIR COOL MANUTENÇÃO E INSTALAÇÕESAIRSTUDIO ENGENHARIAALBERT ENGENHARIA DE INSTALAÇÕESALBERTO PILLAALCIDES CAMINHA LEITEALEXANDRE TOCCHETTOALPINA EQUIPAMENTOS INDUSTRIAISALTAIR HARTWIGALTENERGIA IND COM REPRES E SERVIÇOSAMBIENTECH - SOLUÇÕES EM CLIMATIZAÇÃOAMILLPASSOS REFRIGERAÇÃO INDUSTRIALANDERSON RODRIGUESANNEMOS HIDRAÚLICAARB DO BRASIL AR CONDIC REFRIG E VENTARI ANTÔNIO VOGEL CONSERTOSARMACELL BRASILARMAX AR CONDICIONADO COM E SERVIÇOSARNOLDO CARLOS GONÇALVES BESKOWARSELF AR CONDICIONADOARSG REPRESENTAÇÕESASSISTAR AR CONDICIONADOATLANTYS CLIMATIZAÇÃO E AUTOMAÇÃOBARNEY PAVANBERLINERLUFT DO BRASILBIOQUALITY CONSULTORIA E SERVIÇOSBLUMETAL DIST E SERVIÇOS TÉCNICOSCARLOS ALBERTO DOS SANTOS RODRIGUESCARLOS ERNESTO OSTERKAMPCEISUL EQUIPAMENTOS DE AR CONDICIONADOCELSO ANGELO SILVEIRA FALCETTACELSO DE CONTOCENTRAL DO FRIO REFRIGERAÇÃOCERT ENGENHARIA E TECNOLOGIACESAR AUGUSTO DAS NEVES SANTIAGOCLAITON LUIS DE LORETO LEALCLEMAR ENGENHARIACLEZAR AR CONDICIONADOCLIMA SHOP QUALIDADE DO AR INTERIORCLIMALAR AR CONDICIONADOCLIMASUL AR CONDICIONADO LTDACLIMATEC IND COM EQUIP P/CLIMATCOLDAR ENGENHARIA E COMÉRCIOCOLDBRAS S/ACONDITIONER AIR SPRINGFIELD IND COM REFRIGCONTINENTAL AR CONDICIONADOCURTIS CONSULTORIADAMIANI SOLUÇÕES DE ENGENHARIADANIEL MEIRELES DIEDOVIECDELTA FRIO INDÚSTRIA DE REFRIGERAÇÃODHS-COM E SERVIÇOS EM REFRIGERAÇÃODIAMONT EQUIPAMENTOS ESPECIAIS LTDADIGICLIMA INDÚSTRIA E COMÉRCIODIJAN QUÍMICA CONSULTORIA E ENGENHARIADK SISTEMAS / DAY BRASILECO AMBIENTEEJR ENGENHARIAELETRO AR SULENCLIMAR ENGENHARIA DE CLIMATIZAÇÃOENGE REPRESENTAÇÕES TÉCNICASENGEFLUXO VENTILAÇÃO INDUSTRIALENGEMAN HG SERV MANUT ELETROMECENGEMESTRA ENG MEC E SEG DO TRABALHOENGESAVE ENGENHARIA E CONSULTORIAENGETÉRMICA AR CONDICIONADOEPEX IND COM DE PLÁSTICOSESCOLA TÉCNICA PROFISSIONALESPAÇO CLIMAEUROCABLE BRASIL IMP & EXP

EXPECTRON TECNOLOGIA INDUSTRIALFERNANDO DE ABREUFLÁVIO RIBEIRO TEIXEIRAFLUXOTEC IND COM REPRESENTAÇÕESFRIENGINEERING INTERNATIONALFRIGELAR COMÉRCIO E DISTRIBUIÇÃOFULL GAUGE ELETROCONTROLESGEOCLIMA AR CONDICIONADOGLOBUS SISTEMAS ELETRÔNICOSGOLD COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕESGOOD SERV DE CLIMATIZAÇÃOGTA DO SUL/TESTONIHEC ENGENHARIAHELIO DIMER FILHOHIDROSP SISTEMAS HIDRÁULICOSHITACHI AR CONDICIONADO DO BRASILHOMERO DE SOUZA MACIELIF SERVIÇOS E REPRESENTAÇÕESINDOOR SUL AMBIENTES CLIMATIZADOSINOVAR CONDICIONAMENTO AMBIENTESINSTALSUL INSTALAÇÕES COMERCIAISINSTATEC INDÚSTRIA METALÚRGICAISOAR SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃOJ A FRACASSO REPRESENTAÇÕESJACQUELINE BIANCON COPETTIJOÃO CARLOS BIDEGAIN SCHMITTJOSÉ HAROLDO CARVALHO SALENGUEJOSÉ LUIZ PACHECO FERREIRAKLEBER REPRESENTAÇÕESKLÉVERTON CLÓVIS RODRIGUESKLIFT SERVIÇOS DE CLIMATIZAÇÃOKOMECOLAFRIZARTE SERVIÇOS DE REFRIGERAÇÃOLAMINAÇO COM EQUIP RODOV INDSLEONARDO PEDRO GARCIALUCI SPERLINGLUIS CARLOS DE BITENCOURT COUTO FILHOLUIZ CARLOS PETRY SERVIÇOS ENGENHARIALUZITANA AR CONDICIONADO LTDAM CESA COMÉRCIO E SERVIÇOSM GOMES REPRESENTAÇÕES COMERCIAISMARCELO CESAR DE CAMARGO RATTMANNMARCELO FOSCHIERA CHRISTINIMARCHAND INDÚSTRIAS QUÍMICASMARIANO ADEMAR PETRACCOMAURO ULLMANN CLIMATIZAÇÃO REFRIGERAÇÃOMEGASUL ENGENHARIAMETALÚRGICA JOAPEMICHELE ROSA DA SILVAMIGRARE AR CONDICIONADO DO BRASILMIGUEL MARTINS GARICOCHEA GRIVAMONOFRIO-HBSR REFRIGER DE LÍQUIDOSMONTERMICA REFRIG E AR CONDICIONADOMP AUTOMAÇÃOMRI ENGENHARIA LTDAMULTI AQUECIMENTOMULTITEC REFRIGERAÇÃOMULTITÉCNICA ENGENHARIANOVOBRÁS COMERCIALNOVUS PRODUTOS ELETRÔNICOSOSMAR JOSÉ PEDROSO DOS SANTOSOTAM VENTILADORES INDUSTRIAISPAULO DE TARSO FONTOURA DA SILVA

PAULO HENRIQUE STECKERPAULO HOMERO DA SILVEIRA MORPAULO OTTO BEYERPAULO RENATO PEREZ DOS SANTOSPAULO VELLINHO (SÓCIO HONORÁRIO)PEDRO DA COSTA CARVALHO FILHOPERTILE AR CONDICIONADOPLANIDUTO AR CONDICIONADOPOLITESTE INSTRUMENTOS DE TESTEPRODEPRED AUTOMAÇÃO LTDAPROJELMEC VENTILAÇÃO INDUSTRIALPROJEMAN-PROJETOS MANUT SIST CLIMATPROJETOS AVANÇADOS ENGENHARIAPROSYSTEM PROJETOS E SISTEMASPROTEMP SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃO LTDAPROTÉRMICA CLIMATIZAÇÃOQUIMITEC QUÍMICA INDUSTRIALREARSUL AR CONDICIONADORECOM-RECUPERADORA COMPRESSORESREFRIGERAÇÃO CAPITALREFRIGERAÇÃO LEIVASREFRIGERAÇÃO MANCHESTERREFRIGERAÇÃO ROCAMORAREFRIMAK PEÇAS E SERVIÇOSRENNER AR CONDICIONADORIMA ENGENHARIAROBENIR COSTA ENGENHARIAROGER SOUZA E SILVASÃO CARLOS AR CONDICIONADOSATOAR ASSESSORIA SERV ENGENHARIASERRAFF INDÚSTRIA DE EVAPORADORESSF ENGENHARIA E CONSULTORIASILVIO LUIZ CAMPOS FERNANDESSOCLAM AR CONDICIONADOSPLIT COMPANY DO BRASILSPLIT SHOP CONDICIONADORES DE ARSPM ENGENHARIASPRINAR CONDICIONADORES DE ARSPRINGER CARRIERSR AR CONDICIONADOSULCESAR REPRESENTAÇÕESSUN HEAT ELETROAQUECIMENTOSUPER ÚTIL ELETRODOMÉSTICOSSUPERMERCADOS GUANABARATECNOENGE AR CONDICIONADOTECNOLÓGICA CONFORTO AMBIENTALTELCO EQUIPAMENTOS REFRIGERAÇÃOTELEINFORMÁTICA SULTERMOPROL-TERMODINÂMICA SERVIÇOSTIAGO GADONSKITIAGO JOSÉ BULLATIMÓTEO FERNANDES DE SOUZATOTALINE-PEÇAS EQUIP P/REFRIG E AR CONDTOUR & ANDERSSONTRANE DO BRASILURANUS AR CONDICIONADOVALAYR WOSIACK (SÓCIO HONORÁRIO)VEREDA REPRESENTAÇÕES COMERCIAISVIDALAR COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕESVITALI COMÉRCIO E SERVIÇOSWOLMAR AR CONDICIONADOYBEMAC REFRIGERAÇÃO E ASSIST TÉCNICAYORK INTERNATIONAL

Page 31: Revista Mercofrio 40
Page 32: Revista Mercofrio 40