revista interface empresarial - 7ª edição - maio de 2013

16
Informativo Mensal da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba | www.acecaragua.com.br | Ano 1 | Nº 07 | Maio de 2013 Feliz Dia das Mães 12 de Maio Revista.indd 1 25/4/2013 09:30:19

Upload: agencia-gentecom

Post on 09-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Publicação da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba - 7ª Edição - Maio de 2013

TRANSCRIPT

Informativo Mensal da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba | www.acecaragua.com.br | Ano 1 | Nº 07 | Maio de 2013

Feliz Dia das Mães12 de Maio

Revista.indd 1 25/4/2013 09:30:19

DiretoriaPresidente: Paulo Roberto Gatto Bijos1º Vice - Presidente: Sthenio Pierrotti2º Vice - Presidente: Roberto D. das Mercês1º Secretário: Ari Carlos Barbosa2º Secretário: Mário Paulo Garcia1º Tesoureiro: Rui Fernando Coutinho2º Tesoureiro: Odair Bráulio de MeloDiretor de Patrimônio: Antonio A. BarbosaDiretor de SCPC: Sávio Luiz dos SantosDiretor de Fomento e Expansão: Leandro Bo-rella Barbosa

Conselho DeliberativoHélio José Melo GomesLiriane Costa BellatoMárcia Alves FigueiredoMoisés Martins BravoRoseli Aparecida QuinettiSebastião Aparecido NietoVirgílio Colbert Barone

ColaboradoresDébora Mezher Di CuolloIdésio Hideru Kashiura.Priscila Trama São Pedro

Este informativo é uma publicação mensal da ACE CaraguatatubaRua São Sebastião, 19 - SumaréTel.: 3897-8822e-mail: [email protected]

Jornalista ResponsávelBruna Vieira Guimarães MTB 32.441Textos e fotos:Bruna Vieira, Jessyca Biazini e Juliane Roperowww.gentecom.com.br(12) 3882-5264

EditoraçãoTUTTO Editoração EletrônicaDesigner MTB 11241(11) 2409-5146

ImpressãoGráfica MarpressTiragem: 2.000 exemplares

Expediente

3

S

Palavra do Presidente

Paulo Roberto Gatto BijosPresidente

O poder da síntese

Índice

4

6

7

Espaço Gestão

Especial ACE

Datas Especiais

8 Homenagem

9 Direito Empresarial

11 Marcas e Patentes

12 Espaço SCPC

Sexagenário que sou, (não confundam com sexomaníaco) adoro utilizar a linguagem manuscrita para expressar meus pensamentos.

Quando escrevo sinto que as palavras fluem naturalmente, meus pensamentos se transformam em textos com enorme facilidade.

Fato que não ocorre quando deparo com meu laptop, pois já tenho que utilizar os dedos de maneira diferente, “como que sole-trando as palavras”, o que retarda meu raciocínio e empobrece a adjetivação causando uma espécie de tristeza literária. Imaginem então utilizar o Twitter, onde “VC TM Q USAR 140 CARACT”.

Mas voltando ao poder de síntese, naturalmente com a informá-tica, internet, torpedos etc, as frases tem que ser cada vez mais con-cisa, curta e pobre. Como todo bom brasileiro, vou me adaptando, e de todos os pensamentos e frases modernas que têm ganhado o meu mundo, destaco estas duas pérolas:

“Eu quero tchu, eu quero tchá. Eu quero tchu tchá tchu tchu tchu tchá”, “Delícia, delícia, assim você me mata. Ai se eu te pego, ai ai se eu te pego”.

10 Espaço Gastronomia

Gia

nni D

’Ang

elo

Revista.indd 3 24/4/2013 16:17:10

4

E

A Copa do Mundo está aí. Você está preparado para atender

o turista estrangeiro?

Eventos esportivos mundiais vão inva-dir o Brasil nos próximos anos e um dos setores que já está atuando na capacitação dos profissionais é o de escola de idioma. A estimativa é que mais de 600 mil turis-tas estrangeiros visitem o Brasil na Copa do Mundo de 2014 e outros milhares das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

As escolas de idiomas de Caraguatatuba já divulgam cursos próprios para comer-ciantes e suas equipes que atuam com aten-dimento ao público. São cursos voltados aos eventos esportivos para guiar, orientar, vender e estabelecer uma conversa entre o atendente e o estrangeiro, na compra de produtos e serviços.

FISKO May I Help You? (Posso te ajudar?) é

um curso com preço acessível e duração de um ano e meio. O curso tem três anos no mercado, sendo totalmente focado para ab-sorver a demanda de novos falantes da lín-gua inglesa e é exclusivo para os brasileiros que querem se comunicar com estrangeiros

durante os gran-des eventos es-portivos. Duas turmas já con-cluíram o curso e duas estão em andamento com alunos da Asso-ciação de Hotéis e Pousadas.

Os cursos da Fisk são 100%

Cinco escolas de idiomas de Caraguá estão com cursos de inglês específicos para capacitar o comércio local

conversação e contempla dois formatos: Regu-lar (sistema convencional) e Personalizado. O primeiro é destinado a alunos do mesmo nível em sala de aula e, o segundo é oferecido para grupos de no máximo seis alunos, no qual o professor administra a aula individualmente e os alunos não precisam estar no mesmo nível, “como aula particular”, porém, em grupo. A Fisk está há 17 anos em Caraguá, sendo uma franquia que utiliza material didático que tem atualizações regulares e profissionais em cons-tante treinamento.

Outro incentivo ao aluno da Fisk são as au-las extras gratuitas, tais como atividades com músicas, internet, conversação, leitura, filmes (sem legendas) que visam o treinamento daqui-lo que já foi aprendido em sala de aula. A Fisk também oferece o curso individual, uma espé-cie de aula particular intensiva, cuja procura au-mentou este ano, o que, segundo o proprietário Gilberto Paschoa Fernandes, demonstra que os profissionais estão atentos em aprender.

HEC – Hibernia English Course“Are you ready for the World Cup?” (Você

está pronto para a Copa do Mundo?). “Para manter uma comunicação básica com o tu-rista, um fator fundamental para o atendi-mento de qualidade, será saber falar inglês”, explica o irlandês Fran Shortall, proprietário e professor do HEC que desenvolveu o cur-so Non-Stop English. Trata-se de um curso super intensivo do básico, em que os alunos dominam as estruturas essenciais de comu-nicação e com vocabulário voltado para as diversas áreas do comércio.

O HEC, escola pioneira de Caraguá, esta-

belecida desde 1981, tem metodologia própria chamada “Communicative Language Teaching” e faz com que o aluno desenvolva rapidamente e efetivamente a sua capacidade de comunicar ideias em inglês. Por não ser franquia, o HEC está livre para escolher o material didático mais atualizado e produzido pelos melhores meto-dologistas e linguistas do mundo.

O HEC também é o único centro autori-zado para a aplicação dos testes internacio-nais TOEIC e TOEFL Junior em Caraguá. O TOEIC é um teste que avalia a proficiência em inglês para comunicação em ambiente de ne-gócios e comunicação internacional, requerido por empresas como comprovação de proficiên-cia. O TOEFL Junior é um teste de classifica-ção para alunos de 11 a 17 anos e tem validade internacional. Todos os professores do HEC passaram por treinamentos a nível internacio-nal e são aprovados para aplicar estes testes.

CCBEU (Centro Cultural Brasil/Esta-

dos Unidos)Centro binacional que tem como objetivo

promover a cultura americana no Brasil por

GE

STÃ

OE

SPA

ÇO

Gilberto Paschoa Fernandes

Fran Shortall

Revista.indd 4 24/4/2013 17:25:09

meio do ensino da língua inglesa. Adota mate-riais importados atualizados e uma abordagem comunicativa no qual o conteúdo linguístico é contextualizado, o que leva o aluno a pensar e a expressar suas próprias ideias, evitando-se a pura e simples memorização. Isso favorece a comunicação efetiva e prepara o profissional para as situações diárias durante os eventos in-ternacionais no Brasil e testes internacionais como MICHIGAN, TOEFL, IELTS etc.

“Como resultado desse trabalho de 20 anos em Caraguatatuba, temos ex-alunos que são empresários locais, controladores de tráfego aéreo, profissionais em empresas multinacio-nais no Brasil e no exterior, professora de esco-la bilíngue internacional etc. Todas essas pro-fissões exigem uso fluente da língua inglesa”, relata a professora Rosana Meirelles, proprie-tária da escola.

Além dos cursos para adolescentes e adul-tos, o CCBEU oferece cursos para crianças a partir de quatro anos de idade, com professo-res preparados para o trabalho de alfabetização na língua inglesa. Para os jovens interessados em intercâmbio internacional, a escola dá a orientação necessária. Portanto, a formação de seus alunos, o sucesso profissional e principal-mente a qualidade de ensino da língua inglesa são as maiores credenciais do CCBEU-Cara-guatatuba.

CCAAO CCAA de Caraguá deu a largada para ca-

pacitar profissionais de atendimento, por meio do curso “Welcoming Visitors”. O curso pos-sui material que simula situações rotineiras de

quem atua nas áreas de gastronomia, hotelaria, transporte, comércio e entretenimento. O alu-no é estimulado a pensar e falar inglês o tempo todo e por isso aprende a se comunicar na se-gunda língua muito rapidamente.

O sistema de ensino do CCAA utiliza ma-terial próprio e metodologia áudio/visual e os DVDs são gravados por nativos da língua es-tudada. A partir do momento em que o aluno entra em sala, não se comunica mais em portu-guês, fazendo uma imersão no idioma estran-geiro. Para a proprietária Lêda Bessone, isso proporciona ao aluno uma exposição maior à língua, principalmente por vivenciar situações reais da cultura americana em sala de aula.

A escola tem material didático para cada fai-xa etária, seja para crianças não alfabetizadas, crianças alfabetizadas, pré-adolescentes, ado-lescentes e para adultos, em turmas separadas por idade, já que os interesses são diferentes. Outros grandes diferenciais do CCAA são a tecnologia e a praticidade: o aluno opta por es-tudar no livro normal ou na versão tablet.

PEOPLE – “2014 frases que simulam o dia a dia do comerciante na Copa”. Este é um dos cursos que a escola People de Caraguá prepa-rou para moradores e comerciantes aprende-rem a falar inglês e conseguirem se comunicar com turistas estrangeiros. Eduardo Noboru Sa-saki, atual proprietário da escola, explica que o curso rápido e eficaz tem duração de três a seis meses e deve ser feito também por àqueles que irão participar da Jornada Mundial da Juventu-de, Copa das Confederações e Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Além do curso dinâmico, a People incentiva

a vivência do aluno em situações reais, portan-to a formação ultrapassa o campo educacional e profissional. O aluno lembra e utiliza o que aprendeu na aula de inglês, durante toda a vida. “Na última semana levamos nossos alunos a um shopping para se comunicarem em inglês”, declara Eduardo que esteve nas Olimpíadas de

Londres, a trabalho. “Visitamos universidades e vimos como o país recepcionou os turistas para este grande evento. Levamos alunos para fazerem intercâmbio lá e convidamos os ingle-ses para virem ao Brasil e aprenderem portu-guês na nossa escola”, conclui.

Além dos cursos de inglês e espanhol, a es-cola tem aulas de português e matemática, cur-sos técnicos de informática e de vendas, gestão empresarial e outros. A People tem lousa inte-rativa digital, wirelles, fone de ouvido sem fio e caneta tradutora. Tudo para tornar as aulas ainda mais dinâmicas e eficientes.

Serviço:FISK - Av. Prestes Maia, 311, Centro. Tel.:

(12) 3882.5566 | www.fisk.com.br HEC- Rua Guarulhos, 55, Centro. Tel.: (12)

3882.1396 | www.hec.com.brCCBEU- Av. Ver. Aristides Anísio dos San-

tos, 45, Indaiá. Tel.: (12) 3883.8387 | www.cc-beucaraguatatuba.com.br

CCAA - Rua Teotino Tibirica Pimenta, 484, Centro. Tel.: (12) 3881.2173 | www.ccaa.com.br/caraguatatuba

PEOPLE - Praça José Rabelo da Cunha, 130, Sumaré. Tel.: (12) 3882.1350 | www.pe-ople.com.br

Rosana Meirelles

Lêda Bessone

Eduardo Noboru Sasaki

Revista.indd 5 24/4/2013 17:31:36

GGraça, como é conhecida, é a funcio-nária no Setor de Limpeza da Associação Comercial e Empresarial de Caraguata-tuba há 14 anos. “Mãezona” de todos na ACE e, também na vida pessoal, com seus sete filhos e 14 netos.

Graça se emociona ao contar que a ACE tem um papel importante na sua vida. “Sempre confiei em Deus. Passei por muitos momentos difíceis, mas os superei com a ajuda das pessoas que trabalham comigo”, relata.

Ela é daquelas que se dá bem com to-dos. Sente falta dos que trabalharam na ACE e que não estão mais lá. Confessa que se apega às pessoas com facilidade e adora o que faz.

6E

SPE

CIA

LA

CE

Conheça a nossa “Graça”

Gianni D’Angelo

Encontrar a casa em ‘ordem’ é sempre bom! Na Associação Comercial e Empresarial de Caraguá, a responsável pelo cafezinho e pela limpeza

é a querida Gracilia dos Santos

Entre tantos afazeres na ACE, foi o cafe-zinho que tornou Graça conhecida. “Sou a “Tia do Cafezinho” e o segredo é que faço com muito amor”, confirma. “Deixo tudo limpinho. O tempo passa rápido, mas já es-tou acostumada com o ritmo”, relata Graça explicando a importância de conservar lim-po, cheiroso e preparado para uso, o audi-tório da ACE, as diversas salas, a cozinha e a lavanderia.

Por sua garra e determinação, Graça con-quistou seu lugar no coração de todos da ACE. E, quando sai do trabalho, ainda arruma tempo para cuidar da sua casa, do marido, do filho e da nora que moram com ela, e de exercer seu ministério de ação social na igreja. Um exem-plo de vida!

AG

EN

DA

Lançamento da Câmara do Comércio Exterior do Vale do Paraíba (Cacomex - VP) Representante Presidente Paulo Bijos.

3ª Edição do VIP Convention. Representante ACE: Vice-Presidente Sthenio Pierrotti.

Solenidade de Posse ACIU 2013/2015 Foto: Marcio Presidente eleito. Paulo Bijos e Lucia Bijos.

Inauguração Praça Sensorial “Mitsuo Kashiura” Representante ACE: Idésio Kashiura (Budu)

Reunião RA06 ACI Lorena - Representante ACE: Presidente Paulo Bijos e Vice Roberto das Mercês.

Div

ulga

ção

Cód

igo

Br C

omun

icaç

ão

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Coquetel Rádio Caraguá FM - Show da Manhã 10 anos - Representante ACE:

Diretor Coutinho.

Revista.indd 6 25/4/2013 09:29:13

7D

ATA

S

“F“Flores expressam sentimentos, que muitas vezes não conseguimos demons-trar com palavras. Uma flor diz muito”, afirma Eleni Eiko Hayashi, proprietária da Girassol Flores de Caraguá há mais de 25 anos.

A venda de flores no Dia das Mães só perde para o Natal. “Esta data motiva as pessoas a presentear com flores, afinal as mães são bem aventuradas e ganharam um dia só para elas. Uma maneira simples e grandiosa de dizermos o quanto elas são especiais”, confirma a proprietária.

Eleni revela que a dedicação e amor

Presenteie sua mamãe com flores

Div

ulga

ção

Esp

ecia

is

Dias das mães, dia dos namorados, aniversários... Todas as datas pedem flores

ao que faz é o segredo de permanecer tanto tempo neste mercado. “Percebi que a cidade era deficiente em floricultura e vi a oportu-nidade de oferecer algo novo e de qualidade. Busquei conhecimen-to em São Paulo com amigos que eram do-nos de grandes flori-culturas”, revela.

Atualmente a Flo-ricultura conta com duas lojas, uma no Centro e outra no In-daiá, sendo referência

na decoração de casamentos e eventos cor-porativos. A Gi-rassol ainda ofe-rece cestas de café da manhã, de chocolates, de vinho e ou-tros brindes que tornam as datas comemorativas muito mais en-cantadoras.

A equipe da Girassol faz cursos de aperfeiçoamentos em Holambra, uma das maiores cidades exportadoras de flores da America Latina. “Buscamos inovar sempre para oferecer o melhor aos nossos clientes”, confirma a “guer-

Eleni Eiko Hayashi aprendeu tudo com amigos que são donos de grandes floriculturas na capital paulista

A Floricultura Girassol de Caraguá tem tornado as mamães mais felizes em seu Dia Especial

reira” Eleni, como é chamada pelos amigos. “Levamos emoção, transmitimos felicidade, reconciliamos sentimentos e encurtamos dis-tâncias por meio das flores”, finaliza.

Serviço:Floricultura Girassol FloresRua Altino Arantes, 761, Centro e Av. Rio

Branco, 679, Indaiá. Tel.: (12) 3882.2567, (12) 3883.1755www.girassolflores.com

Revista.indd 7 25/4/2013 09:18:15

8

CCom competência, habilidade e de-dicação, o médico oftalmologista faz a visão deixar de ser embaçada e obscura. Tudo se torna claro e nítido. Ele devol-ve a pessoa, o prazer de enxergar e faz o mundo dela ficar mais bonito. Este ‘dom’ de cuidar dos olhos é vivencia-do todos os dias pelo Dr. José Ernesto Ghedin Servidei, primeiro oftalmo que se instalou de forma definitiva em Ca-raguatatuba.

José Ernesto se formou em Medici-na na Universidade Federal de Juiz de Fora, tendo como grande incentivador, o seu irmão, o também médico e cirur-

gião plástico Dr. Rogério Ghedin Servidei. Fez re-sidência no Hos-pital dos Servido-res do Estado do Rio de Janeiro e é especialista em Oftalmologia Clí-nica e Cirúrgica pela Universidade do mesmo estado. Por influência do Dr. Antônio Car-los Zampa, co-nheceu Caraguá nos anos 90 e aqui decidiu deslanchar

7 de Maio: Dia de homenagear o profissional que cuida

dos nossos olhos

Hom

enag

em

Que todos ‘oftalmos’ de Caraguá se sintam prestigiados pela ACE

neste dia!sua carreira profissional.

Após abrir consultório em Caraguá, José Ernesto ingressou como médico da Prefei-tura, onde atendeu a população durante sete anos. Neste período, contribuiu significada-mente para a ins-talação do Centro Cirúrgico da Casa de Saúde Stella Maris, onde passou a realizar cirurgias de catarata. “Os olhos são um dos sentidos mais no-bres do corpo hu-mano”, comenta.

Sempre com vi-são inovadora, o consultório aberto em 1999 por José Ernesto, já era Cen-tro Oftalmológico do Litoral Norte em 2004. Recente-mente o transformou no Hospital de Olhos e Clínicas - HOC. Atende pacientes das quatro cidades da região e realiza cerca de 1.300 con-sultas e 100 cirurgias oftalmológicas por mês.

Em parceria com o Estado, José Ernes-to atende no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), dá suporte a UPA (Unida-de de Pronto Atendimento) Municipal e no Hospital Stella Maris. ”Os olhos requerem

Dr. José Ernesto Ghedin Servidei

cuidados. A consulta anual, de rotina, pre-veni doenças que podem levar à cegueira e outras complicações”, conclui o doutor que é membro do Conselho Brasileiro de Oftal-mologia, da Sociedade Brasileira de Oftal-

mologia, da Sociedade Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa, e da American Academy of Ophthalmology.

Serviço:Hospital de Olhos e ClínicasAv. Anchieta, 215, Centro, Caraguatatuba.

Tel.: (12) 3883-5347http://www.hoclitoral.com.br

O HOC conta com avançada tecnologia e faz cirurgias de glaucoma, miopia pterígio, catarata por facoemulsificação (procedimento sem pontos), entre outras.

Div

ulga

ção

Revista.indd 8 24/4/2013 15:44:53

9

Comerciante, o Procon tem novidades para você! Faça seu

cadastro na CIP EletrônicaEmpresários de Caraguá já podem aderir a Carta de Informação Preliminar

Eletrônica para agilizar respostas às reclamações de consumidores

DIR

EIT

OE

mpr

esar

ialOO Procon de Caraguatatuba é integrante

do SINDEC – Sistema Nacional de Infor-mações de Defesa do Consumidor e desde abril deste ano e está convidando empresas para preencherem seus cadastros no sis-tema de Carta de Informação Preliminar Eletrônica. Por meio da CIP Eletrônica, os comerciantes passam a receber as reclama-ções do Órgão de Defesa do Consumidor via internet e, assim, podem responder às solicitações mais rapidamente e agilizar o processo.

Outra mudança que pode interferir na vida do comerciante de Caraguá é recente regulamentação das vendas pela internet. Desde o último dia 15 de março, foi as-sinado o Decreto n.º 7.962/2013 que re-gulamenta a Lei n.º 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), que dispõe sobre a contratação no comércio eletrônico. As

vendas pela internet agora precisam conter in-formações claras a respeito do produto, serviço e do fornecedor, além de facilidades no atendi-mento ao consumidor e respeito ao direito de arrependimento.

Recentemente foi instituído o Plano Nacio-nal de Consumo e Cidadania que visa promo-ver a proteção e defesa do consumidor em todo o território nacional, por meio de integração e articulação de políticas, programas e ações, ar-ticuladas com todos os membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

A equipe do Procon de Caraguá realiza aproximadamente 350 atendimentos/mês, de-vidamente formalizados, além de realizar pa-lestra para os comerciantes sobre o Código de Defesa do Consumidor. Segundo o coordena-dor e advogado Dr. Daniel Sacilotti Malerba, além dos atendimentos de orientação jurídica, existem os casos do “atendimento preliminar”,

no qual o próprio Procon resolve a recla-mação com a empresa de imediato. Caso não seja estabelecido acordo, passa-se en-tão para o processo de comunicação à em-presa sobre a reclamação do consumidor, onde a mesma deverá dar uma resposta em até dez dias ao consumidor, através do Procon. Em último caso é marcada audi-ência no próprio Órgão Municipal, com o intuito de fazer o consumidor e a empresa a entrarem em acordo.

Serviço:Procon de Caraguá atende na Rua

Luís Passos Júnior, 55, Centro. Tel.: (12) 3897.8122

Dicas para o comerciante evitar problemas

AFIXAR PREÇOS - Os preços devem es-tar escritos de forma clara, a serem facilmente visualizados pelo consumidor.

EMBALAGENS - Devem ter informações claras, precisas e em língua portuguesa sobre as características, bem como os riscos que apre-sentam à saúde e segurança do consumidor. A identificação do fabricante, importador ou dis-tribuidor é obrigatória. Recomenda-se a existên-cia de um canal de atendimento gratuito para o consumidor esclarecer dúvidas.

DESCONTOS - Se for concedido desconto sobre determinado produto/serviço, este deve ser praticado em todas as formas de pagamento, exce-to se o comerciante informar previamente ao con-sumidor que o desconto está sendo promovido por determinada operadora de cartão de crédito.

INFORMAÇÕES PARA A TROCA - É indispensável que o fornecedor descreva deta-lhadamente os possíveis vícios que o produto/serviço apresenta.

ERRO NA PUBLICIDADE - A responsa-bilidade é do fornecedor. Qualquer oferta feita ao consumidor, por encarte, folheto ou qualquer outro tipo de mídia, obriga o fornecedor a cum-pri-la. No caso do erro de terceiro contratado pelo fornecedor, pode-se mover ação de regresso contra ele para recuperar os prejuízos sofridos.D

ivul

gaçã

o

Revista.indd 9 24/4/2013 15:37:35

10

Ambiente familiar e deliciosa comida por quilo: Seja bem vindo

ao Restaurante Tapera Branca

OO sonho de abrir o primeiro restau-rante self-service de Caraguatatuba se tornou realidade na vida de Cilene Veroneze e de seu sócio, Mário Paulo Garcia, há 18 anos. “Começamos com 14 mesas e servindo em torno de 40 re-feições por dia. O sistema self-service por quilo, a meu ver, é mais vantajo-so tanto para o cliente, que tem mais variedade para escolher, como para a empresa, que tem menos desperdí-cio”, confirma.

O trabalho no Restaurante Tapera Branca é feito em família: Cilene fica com a parte gastronômica, enquanto o sócio-cunhado, Mario Paulo Garcia e seu filho Danilo Veroneze Toledo, cui-dam da administração. “Muitos clien-tes almoçam aqui todos os dias por mantermos nossa qualidade e sabor de comida caseira”.

O cardápio do restaurante contem-pla feijão tropeiro, frango com quiabo, vaca atolada, legumes refogados, tor-resminho, e muitos pratos da cultura nacional e, às vezes, internacional. Fre-quentemente, Cilene vai para a cozinha

Gas

trono

mia

ESP

O

auxiliar no preparo de novas receitas. Atualmente o Tapera Branca conta com

duas unidades na Praça Cândido Mota. Ambas dispõem de 200 lugares, am-biente climatizado, televisores e inter-net wi-fi. Na segunda unidade o clien-te tem mais uma opção, o churrasco. “Fazemos tudo para agradar o cliente. Queremos que ele coma bem e se sinta em casa”, confessa Cilene.

Para os funcionários, o Tapera Bran-ca oferece cursos de manipulação de alimentos e de atendimento ao clien-te. “Eles fazem parte da família. Te-mos cozinheiras com mais de 15 anos de casa. Conseguimos consolidar esta equipe competente, corresponsável

Feijão tropeiro, frango com quiabo, vaca atolada, legumes refogados, torresminho e muito mais da comida mineira é servida no Tapera Branca 1

pelos prêmios que recebemos como troféu Melhores do Ano”, finaliza a proprietária.

Serviço:Tapera Branca I - Self service de comida

típica mineira Praça Cândido Mota, 34 – Centro - Tel:

(12) 3883.2275Funciona de terça a sábado, das 11h30 às

22h; domingos e segunda-feira, das 11h30 às 16h.

TAPERA BRANCA II – Churrasco por quilo

Praça Cândido Mota, 93 – Centro - Tel: (12) 3883.8584

Funciona de segunda a domingo, das 11h30 às 16h.

Div

ulga

ção

Revista.indd 10 24/4/2013 16:38:19

11

Há 35 anos a Casa do Eletricista ilumina a sua vida e muito mais!

A

Comparativo de Inclusões e Exclusões no SCPC Caraguá

Índice de Preços ao Consumidor - IPC (FIPE)

Relatório Mensal SCPC

12

A consulta ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), serviço que a ACE oferece aos seus associados, vem sendo utili-zada como ferramenta estratégica de vendas no crediário.

Roberto Pereira Dias, gerente administrati-vo da Nice Calçados, relata que a consulta é a primeira ação antes de concluir a venda no cré-

Nice Calçados aprova consultas feitas no SCPC

dito. “Sempre fazemos a análise dos dados do cliente. É uma informação muito importante para diminuir a inadimplência e dá mais segu-rança ao comerciante”, ressalta.

Roberto explica que a Nice Calçados uti-liza o sistema há quase 30 anos, desde a cria-ção da primeira loja. “Fazemos dois tipos de análise: observamos se o cliente tem dívida e

depois checamos quantas compras ele fez no mês”, finaliza.

13

MÊS DE MAIO

Aniversariantes do

MARÇONovos SóciosASSOCIAÇÃO BARREIROSCOLCHOLANDIADD MARES DEDETIZADORADEPÓSITO KASQUEIROGISELE DOS SANTOS R. MONTEIRO - PROFESSORA

INDIANAPOLIS LOCADORA DE VEÍCULOS

JOSÉ CASEMIRO DE LIMA - OPERADOR DE MÁQUINAS

MARIA DAS DORES DE SOUZA - AUTÔNOMA

TUANI ROSA MARCONSIN - PUBLICITÁRIA

01 MARIO PENTEADO

MARIA HERBENE DE MOURA

PAULO ROBERTO RANDIS

JOSÉ ROBERTO BADE DOS SANTOS

TISCIANA SILVA GUERRA

ILMA DE LIMA SIMÕES DOS SANTOS

VITOR AUGUSTO BARBOSA JÚNIOR

02 MARIA ADELAIDE M. VELOSO

BENEDITA PRADO NEDER

LUIZ ANTONIO ARNAUT

ERNANIO LACERDA GOMES

ANDRÉIA DE ARO BRITO

WAGNER ARMANI

GABRIEL LUIZ CHACON BORBA

03 MARIA APARECIDA G. FERREIRA

JORGE APPES

ANTÔNIO FERNANDO W. SALOMÃO

SIVALDO PEREIRA ROCHA

APARECIDA DE FÁTIMA F. N. NUNES

RENATA SANTOS COSTA

TATIANE BARROS OLIVEIRA

04 MARIA NACCACHE

GIOVANNI CAFFO

LEILA DE LIMA

MARIA DA CRUZ DOS S. PEREIRA

RONILDO BENEDITO DE SOUZA

MOISÉS MARTINS BRAVO

LUIZ EDUARDO DE PAULA BRAZ

05 ELISA PRETO RIBEIRO GUEDES

ISRAEL RIBEIRO C. BLAUSTEIN

06 JOÃO CORREIA PINTO

LEA MARIA RODRIGUES

MANOEL LEMES SOARES

SIDINEI EVANGELISTA BENTO

TATIANE DOS SANTOS

07 JOÃO FRANCISCO ARMENTANO

MARIA DA CONCEICAO P. COSTA

KAZUKO KAWATA HARADA

IVANISE DELA LIBERA LUZ

SUELY DE FÁTIMA SORDERA

08 MANUEL ALEXANDRE DE CASTRO

IVAN ISAIAS PEREIRA

09 ANTÔNIO AUGUSTO MOITAS

LEANDRO BORELLA BARBOSA

10 ANTÔNIO CARLOS MILANO DAVOLI

EDSON MARCOS GARCIA MELO

ODETE LAIA BRANDÃO RIBEIRO

JOSÉ MAURICIO DA SILVA JUNIOR

HUENDEO LUIZ DA CONCEIÇÃO

11 MARIA APARECIDA SANTOS

CELSO ALVES

MARIA DE FÁTIMA SANTANA CASES

12 NADIB ABRAHAO

BEATRIZ RIBEIRO ALVES

SILVERIO ALEXANDRE FAGUNDES

13 CARLOS ANTÔNIO DA SILVA

MARIA LUCIA MEIRELLES

GINES ANTÔNIO DA SILVA

DR. WALDOMIRO GRANDI JÚNIOR

MARIA PAULA BANDEIRA SANCHES

ROBERTO MITSUO SASAKI

MARCELO DE SOUZA BEDENDO

14 BENTO COSTA

EDNA ALVES DE ARAÚJO

VERA LÚCIA PINTO DE OLIVEIRA

UBIRAJARA JOSÉ PASQUATTO

15 NAIR MARIA DE JESUS SILVA

SHIRLEY SANT’ ANA FRUGOLI SANTOS

ELLEN SILMARA A. DA S. SOUZA

PERSIVALDO DA SILVA CARVALHO

16 ANTÔNIO DO NASCIMENTO MARTINS

ROBERTO BENITO (SITE)

IZILDA P. STEINHAUSER PADROEIRO

RUBENS MARTIM

17 JOSÉ RAUL GARCIA

IRACI DE OLIVEIRA NUNES

ISRAEL RIBEIRO CHAPIRA BLAUSTEIN

EDERSON RAFAEL WAGNER

CAYON BLANCO GADIA

18 WOLFGANG HEINRICH SCHUETTE

SEBASTIANA CLARA MATILHA

19 IVA NUNES DE SOUZA CRUZ - ARTESÃ

ALMIR JOSÉ ALVES

VALDIR NUNES GUELLA

20 PLÍNIO FERREIRA GUIMARÃES

WALDETE ALVES DA SILVA

OSVALDO PEREIRA ROCHA

LUIZ CARLOS SANTANA

LUIS AUGUSTO LEITE OLIVEIRA

IVAN NARDI FILHO

21 VANDA BARBOSA DA SILVA RANDIS

FLÁVIO LUIZ MEIRELLES

22 MARIA ROSA KRIEGER DOS SANTOS

JOSÉ LUIZ RIBEIRO

CÉLIA DAS GRACAS B.OLIVEIRA

23 ARLETE MARIA DE CARVALHO NEVES

REGINALDO JOSÉ DOS SANTOS

24 JANDIRA COCUZZI

MANOEL PIMENTA

VERA LUCIA PINTO ALVES PRADO

PAULO ROBERTO GATTO BIJOS

EUGÊNIO DE CAMPOS JÚNIOR

JOSÉ CARLOS DE ALMEIDA HUZIAN

25 JOSÉ LEON BERESTEIN

ALUIZIO SANTANA AROUCA

26 OMAR ALI KANBOUR

NEI SOUZA SILVA

CÉLIA APARECIDA S. ORELLANA

27 HÉLIO DA SILVA THEODORO

DONIZETI DINALDO DE ANDRADE

RICARDO LOPES MESQUITA

28 MARILDA DIAS DA SILVA

RITA DE CASSIA N. SOARES

EUMIR DE MOURA SILVA

ALEXANDRE LIMA E SOUZA

CRISTIANE APARECIDA NOGUEIRA

FRANCISCO DE PAULA DOS SANTOS

29 LEILA CHAD GALVÃO

ANTÔNIO ISAIAS DOS SANTOS

NEI ANTÔNIO PINHATTI

DIRCE POLYDORO

MILENA LUNARDI LAUREANO

30 BENEDITA DE OLIVEIRA CASTRO

CLAUDETE FARIAS DE SOUZA

ROSEMARY MOUSSALLI FORCIONI

31 MARIA NEPOMUCENO MOITAS

JANETE NUNES RODRIGUES

CARLOS TOBIAS LIMA FILHO

FABIO MERLIN

Revista.indd 14 25/4/2013 09:24:11