revista imsf ed. 02

8
em São Francisco Igreja Metodista Pontos Missionários 04 Transformação de vida | Testemunho 05 Agenda 06 Conheça as nossas Células 07 Páscoa Cristã 03 Ênfase no Discipulado Um a Um (MDA) 02 Aniversariantes 05 Saiba mais sobre o FIES 04 Número 02. Ano 01. 2014. Distribuição gratuita Dia Internacional da Mulher 06

Upload: agencia-pe-de-limao

Post on 16-Mar-2016

243 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Segunda edição da Revista da Igreja Metodista em São Francisco, Niterói, RJ. Produzida pela Agência Pé de Limão

TRANSCRIPT

Page 1: Revista IMSF Ed. 02

em São Francisco

Igreja

Metodista

Pontos Missionários 04

Transformação de vida | Testemunho 05

Agenda 06

Conheça as nossas Células 07

Páscoa Cristã 03

Ênfase no Discipulado Um a Um (MDA) 02

Aniversariantes 05

Saiba mais sobre o FIES 04Número 02.

Ano 01. 2014. Distribuição gratuita

Dia Internacional da Mulher 06

Page 2: Revista IMSF Ed. 02

2

Ênfase no Discipulado Um a Um (MDA)Rev. Urias Bello da Silva

Perfil

Urias Bello da silva

É pastor da Igreja Metodista em São Francisco Niterói, RJ, com foco no Discipulado UM a UM. Nascido em Cabo Frio, RJ, casado com Celina Coutinho da Silva e pai de Bruna e Iury.

Pregador e conferencista nacional; teólogo pelo Instituto Metodista Bennett; Mestre em Teologia Sis-temática pela Escola Superior de Teologia do Espírito Santo, Vila Velha, ES; Formado em Coach Cristão; Palestrante de Discipulado na Visão do MDA e Mentor de Líderes.

rosana Jardim madUreira Filipe

É pastora da Igreja Metodista em São Francisco, Niterói, RJ. Nascida na mesma cidade, casada com Luiz Filipe e mãe de Raquel e Isabel.

Formada em Teologia pelo Instituto Metodista Bennett; Professora de Geografia da UFF; Pós-graduada em Gestão Ambiental e Mestranda da UERJ.

eXpedienTeEsta revista é uma publicação da

Igreja Metodista em São Francisco.

Produção: Agência Pé de Limãowww.agenciapedelimao.com.br

Jornalista: Márcia MendesPeriodicidade: bimestral

Distribuição: gratuita

John Wesley disse certa vez: “Dê-me 100 homens que odeiam o pecado

acima de tudo e amam a Deus com todo o seu coração e eu vou impactar o mundo para Jesus”. No final de sua vida, John Wesley havia convertido um grupo de crentes em um exérci-to de 10.000 células e uma igreja de 100.000 membros.

líderes de célula bem-sucedidos olham além da urgência presente, focam as futuras células filhas e, devido a essa paixão, gastam seu tempo prioritário discipulando a nova liderança. Essa paixão para levantar novos líderes leva os líderes de célula bem-sucedidos a gastarem o seu tempo qualitativo com líde-res em potencial. Esse sen-timento converte membros comuns das células em novos líderes visionários. Líderes de célula bem-sucedidos refletem a paixão de John Maxwell: “Meu alvo não é formar seguidores que resultem em uma multidão.”meu alvo é desenvolver líderes que se transformem em um movimento”.

Infelizmente, essa paixão permanece escondida em muitos líderes de cé-lula e de igrejas. Frequentemente os líderes focalizam em liderar o grupo e vê-lo crescer em número. O grupo pe-queno é soberano. Todos os recursos e discipulado focalizam a vida do gru-po – não em discipular líderes para grupos futuros. As células tornam-se fins em si mesmas.

O verdadeiro sucesso da lideran-ça depende da sua resposta a esta pergunta: Quantos líderes têm sido descobertos, discipulados e envia-dos? O sucesso no discipulado de futuros líderes é um estilo bíblico de vida. Moisés discipulou Josué e Elias discipulou Eliseu. Os apóstolos foram recrutados e discipulados por Jesus. Barnabé discipulou Paulo que, por sua vez, discipulou Timóteo. Líderes

de célula precisam desenvolver os líde-res que os seguirão a todo custo.

Em Mateus 28:18-20, Jesus estabeleceu ordens claras de marcha para a sua nova igreja. Uma análise desses versículos demonstra que, dos quatro verbos prin-cipais que aparecem aqui, apenas “fazer discípulos” é usado no imperativo. Os outros três verbos complementam a tarefa principal de fazer discípulos. A or-dem de Cristo é clara. Somos chamados para guiar cada novo-convertido na fé até que ele alcance a maturidade.

Paulo entendeu muito bem esse processo de discipula-do. Ele gastou toda a sua vida preparando outros para levar avante o ministério de Jesus. A paixão pelo desenvolvimento de liderança impulsionou Pau-lo a aconselhar Tito a ficar em Creta para que “você pusesse

em ordem o que ainda faltava e consti-tuísse presbíteros em cada cidade, como eu o instruí” (Tito 1:5). O cristianismo que havia começado em Creta não es-tava ainda estabelecido, especialmente pela falta de liderança. Paulo havia passado por aquela região antes, mas não pôde completar o trabalho naquele tempo. Por quê? Não havia líderes. Por isso ele pediu que Tito, seu discípulo, completasse o trabalho apontando bons líderes.

No final de sua vida, ele exortou seu pró-prio discípulo Timóteo: “E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros.” (2 Timóteo 2:2). Observe aqui a questão da confiança. O trabalho de passar o bastão para gerações sucessi-vas de liderança não pode parar devido a algum elo ruim na corrente. O desen-volvimento de liderança deve continuar a todo custo. a principal tarefa de um líder de célula deve ser, portanto, procu-rar discipular os membros de sua célula para liderarem o grupo.

Page 3: Revista IMSF Ed. 02

3

Rev. Urias Bello da Silva

Principal

Páscoa, do hebreu pesah, que signi-fica “pular além da marca”, “passar por cima” ou “poupar”. Assim, os israelitas foram protegidos da mor-te, através do sangue do cordeiro morto. É importante ressaltar que Deus ordenou o sinal de sangue não porque Ele não era capaz de iden-tificar seu povo, mas porque queria ensinar a eles sobre a importância da obediência e da redenção pelo sangue, preparando-os para o ad-vento do “Cordeiro de Deus” que, séculos mais tarde, tiraria o pecado do mundo (“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.”).

Naquela noite, os israelitas deve-riam estar preparados para viajar. Eles deveriam assar o cordeiro, preparar ervas amargas e pães sem fermento (na Bíblia, o fermento simboliza, normalmente, o pecado e a corrupção; esses pães asmos simbolizavam a separação entre os israelitas redimidos e o Egito). O povo deveria estar pronto para a re-feição ordenada ao anoitecer, a fim de partir apressadamente. Assim se fez, tal como o Senhor dissera.

O povo de Deus, a partir desse mo-mento da história, passou a celebrar a Páscoa em toda primavera, já que as instruções divinas relatavam ser essa celebração um “estatuto per-pétuo”, conforme o livro de Êxodo 12.14:

E este dia vos será por memória,

e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações

o celebrareis por estatuto perpétuo.

Assim, em cada páscoa, os israeli-tas, juntamente com suas famílias, sacrificavam um cordeiro, retira-vam de suas casas todo fermento, comiam ervas amargas e contavam a história de seus ancestrais, de como viveram o êxodo na terra do Egito e a libertação da escravidão

ao Faraó – era dever dos pais usar a Páscoa para ensinarem aos filhos a verdade sobre a redenção da escra-vidão e do pecado; que Deus efe-tuara em seu favor e, que, através disso, fez deles um povo especial sob seus cuidados.

Nos tempos do Novo Testamento, os judeus (israelitas) observavam a Páscoa da mesma maneira. Jesus, aos doze anos de idade, foi levado a Jerusalém por seus pais para a celebração da Páscoa (Lc 2.41-50). Posteriormente, Jesus participou dessa celebração em Jerusalém a cada ano. A última ceia de que Je-sus participou com seus discípulos em Jerusalém, pouco antes da cruz, foi a refeição da Páscoa.

Para os cristãos, a Páscoa tem o propósito de lembrar a salvação em Cristo e a redenção do pecado e da escravidão a Satanás, pois Jesus foi crucificado na Páscoa, como cor-deiro pascoal (1 Co 5.7), que liberta do pecado e da morte todos aqueles que nEle creem.

Páscoa Cristã

Page 4: Revista IMSF Ed. 02

4

Erguei os olhos (Jo 4:31-38)

Célula é Lugar SagradoO local onde semanalmente repartimos o Pão é o lar que foi ofertado por um irmão. O Corpo de Cristo, que é a habita-ção do Espírito Santo, forma-se quando dois ou três estão reunidos em nome de Jesus Cristo. A comunhão entre os irmãos para estudar a Palavra de Deus, o encorajamento de uns aos outros para vencer os desafios da vida e a perse-verança na oração é a manifestação da Shekinah do Deus Vivo. Quando estamos unidos no Corpo, espalhados em vários pontos da cidade, ao mesmo tempo, as potestades e principados das trevas de várias localidades não resis-tem ao brilho da Luz de Jesus Cristo se manifestando para curar, libertar e salvar todas as vidas que ali estiverem.

Agora, me diga, Célula é ou não é um Lugar Sagrado?

O que você está esperando? Procure a mais próxima da sua casa.

No Amor de Cristo e na força do Espírito Santo.

Pastora Rosana

Pontos Missionários Responsabilidade Social

20 19

22 23

1 321

1718

4

5 710

6 8

2

11121416

15

13

9IMSF

01. Geração Eleita02. Jovens03. Embaixadores do Rei04. Filhos de Abraão05. Betel06. Betel II07. Videira08. Filhos de Abraão09. Guiados pelos 310. Ponto de Pregação11. Fonte de Vida12. Aliança

Células IMSF

13. UM14. Casa de Pesca I15. Casa de Pesca II16. Formiguinhas17. Sunamita I18. Sunamita II19. Jovens Conectados I20. Jovens Conectados II21. Milagres22. Trilha de Ester23. Gaditas

Somente em janeiro deste ano, 102 mil universitários se inscre-veram no FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Se você está pensando em estudar numa instituição privada, vale a pena saber um pouco mais sobre este programa.

O que éO FIES é um programa do Ministério da Educação cujo objetivo é fi-nanciar a graduação em cursos superiores presenciais de estudan-tes de universidades privadas que tenham sido aprovados no Enem.

Quem pode• Estudantes com renda familiar de até 20 salários mínimos;• Alunos de cursos presenciais de instituições participantes do

programa;• Estudantes que participaram do último Exame Nacional do En-

sino Médio (Enem) e foram aprovados. Ou seja, se você não fez o Enem 2013, terá de esperar pelo próximo. Mas não desista, aproveite para se preparar para esta avaliação!

Quem não pode• Estudantes com a matrícula trancada;• Ex-participantes do FIES;• Inadimplentes do Creduc (Programa de Crédito Educativo);• Candidato com renda familiar mensal superior a 20 salários

mínimos.

CursosTodos os cursos de graduação presenciais com nota maior ou igual a 3 no SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

Taxa de jurosIndependente do curso, a taxa efetiva de juros do FIES é de 3,4% ao ano. E o percentual mínimo financiado é de 50%.

Como se inscreverA inscrição é realizada diretamente no site do MEC e em três etapas: inscrição nos SisFies, validação das informações e contratação do financiamento.

Mais informaçõesAcesse www.sisfiesportal.mec.gov.br e tire todas as suas dúvidas sobre o programa. Neste portal, além das informações básicas so-bre o FIES, é possível conhecer as instituições participantes e ainda simular o financiamento.

Você conhece o FIES?

Page 5: Revista IMSF Ed. 02

Testemunho

Transformação de vidaTestemunho do poder de deus na vida do irmão roberto.

5

MarçoAniversariantes

02 - Elaine Cristina Veiga

03 - Christine de Moraes

07 - Gilvandro Vilete

09 - Marcos Roberto Júnior

10 - Tiago de Carvalho

13 - Nathália de Souza

23 - Thaylla Miranda

24 - Bruno Rodrigues

02 - Marcelo de Abreu

03 - Maria Eduarda da Conceição

08 - Celina Coutinho

09 - Margarida Maria Guimarães

10 - Maria Catarina

12 - Amaly Cordeiro

15 - Kleber Nascimento

19 - Lunara de Jesus

20 - Amanda Correia

21 - Roberto Carlos de Andrade

23 - Vinícius Mota

24 - Richard Vicente Renata da Silva

25 - Marcela Rodrigues

26 - Suelen de Alencar

27 - Raul Miranda Neto

Abril24 - Anderson de Jesus

27 - Luisa Rodriguês Ronaldo Dias

29 - João Paulo Costa

O que Deus fez na minha vida. (Sm - 107:14)

O que você vai ler é um breve relato de uns lon-gos e tristes quase 25 anos vivendo de forma escravizada nas mãos do inimigo. Mas, graças a Deus que, através do amor do Seu Filho, não se esquece de cada um de nós. Por isso, hoje, posso testemunhar publicamente, para a Glória de Je-sus, a minha total libertação.

Amados, tudo que acontece hoje em nossas vidas, benção e maldição, não começou hoje, e sim há muito tempo atrás. São lembranças hereditárias espirituais que são passadas para nós através das escolhas, ações que praticaram e palavras que falaram dentro de nossa família, direcionadas para nós no passado. (Is - 55:11)

Assim, aos 21 anos de idade, começou a minha vida de encarceramento e sepulcro espiritual nas mãos de satanás; no espiritismo durante 24 anos, na umbanda e no candomblé com compro-metimento e possessão, sendo enganado cada vez mais e colocado no abismo de uma prisão dentro da minha alma. (1Jo - 3:8)

Mas eu não estava sozinho. Nesse mesmo tem-po, me casei com uma serva de Deus. Amados, o que Deus faz hoje, nós só vamos entender ama-nhã. Deus colocou uma voz nos para clamar no deserto em que eu me encontrava e profetizar bênçãos na minha vida, mesmo muitas vezes abatida após tantas batalhas. (Is - 40:31)

Hoje, completando quase 2 anos na presença do Senhor, lavado e remido nas promessas de Jesus Cristo, com o coração quebrantado e lágrimas nos olhos, escrevendo com temor e tremor, eternamente grato ao Senhor Jesus por tudo que Ele fez, está fazendo e ainda vai fazer. Porque sei quem fui, sei quem sou hoje e sei onde quero passar a eternidade para a honra e glória de Deus em Jesus Cristo nosso Senhor. (Rm - 5:20-21).

Amém.

Irmão e discípulo Roberto de Andrade (carinhosamente conhecido como Beto).

E isso é só o começo!

Page 6: Revista IMSF Ed. 02

6

agendaMArço » Retiro Espiritual de carnaval para a juventude em Itaipuaçú. » Reunião dos Supervisores do Setor: Todas as quartas às 19h30; » 08: Dia Internacional da Mulher. Palestra e um delicioso café da

manhã às 09h30 na Igreja. Tema: A saúde interior e a beleza fe-minina;

» 11: Recolhimento de alimentos não perecíveis na célula e envio para a casa de recuperação de dependentes químicos;

» 21 a 23: Encontro com Deus (Peniel 1). Inscrições na secretaria da Igreja. Não deixe de realizar a sua!

» 26: Durante o TADEL (Treinamento Avançado de Líderes), às 20h00, haverá a pregação do Pastor Angelo, da Igreja Assembleia de Deus do Bairro de Fátima, em Niterói.

Abril » 01: Recolhimento de alimentos nas células. » 05: Seminário Curadas para Curar 2. O evento será realizado às

09h00 em Itaipuaçú; » 13: Culto de domingo, às 19h30 com Gabriela Lopes; » Semana Santa: Tempo de profunda reflexão espiritual

AtividAdes perMAnentesDomingosCultos às 09h30 e às 19h30.Escola Dominical às 10h30.

TerçasReunião das células às 20h00.

QuartasTADEL (Treinamento Avançado de Líderes) às 20h00.

SextasCulto de Cura e Libertação às 15h00.Reunião para dependentes químicos às 20h00.

SábadosOração em favor das famílias às 8h00.Reunião do Despertar, com a Débora. Todo segundo sábado de cada mês às 08h00.

“Eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que Ele estava jantando na casa de um fariseu, levou um vaso cheio de perfume, ela chorava e as suas lágrimas

molhavam os pés Dele.” Lc 7:37-38trancadas na fábrica durante um incên-dio e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Infelizmente é preciso refletir nesse dia a respeito da violência física, verbal e mo-ral que muitas mulheres ainda sofrem. Atualmente as estatísticas mostram que muitos lares são chefiados por mulhe-res. A tripla jornada de trabalho provoca perda da saúde e estafa, sem contar o

assédio sexual, a dor da traição e outros tipos de injustiças contra elas. Mas, se as mulheres que precisam dos milagres procurassem Jesus, então, poderíamos exclamar: “mulher, grande é a tua fé!”.

Jesus dizia isso para todos (as) os (as) discípulos (as) que se aproximavam Dele. No texto bíblico, uma mulher que vivia na correria peculiar da cidade, parou para ir ao encontro do único que poderia resolver seus problemas. Suas lágrimas molhavam e refrescavam os pés cansados de Jesus. ao se derramar em adoração, ela foi restaurada, curada, perdoada dos seus pecados. Jesus de-seja tratar da complexidade do universo feminino, mas é preciso sair da agita-ção, ter um tempo de intimidade com Deus (TSD) através da oração, leitura da Palavra e busca da santidade individual.

O grande encontro daquela mulher ocorreu durante um jantar e ela tinha um perfume precioso para oferecer. Discipulado Um a Um é isso: primeiro ofereço a minha vida, depois recebo as bênçãos. Em relação ao fariseu, que vivia no pecado da religiosidade, ela foi valorizada, honrada como filha amada e legítima de Deus. Todos nós, homens e mulheres, podemos viver o novo de Deus a cada dia, isso acontece pelo mover do Espírito Santo, através do discipulado, nas células, nos cultos de celebração, com TSD, com muito amor e em adoração. Parabéns, discípulas!

No Amor de Cristo e na força do Espírito Santo.

Mulher, grande é a tua fé!Pastora Rosana Jardim

Parabenizar todas as mulheres pelo seu dia não é uma coisa simples. Primeiro porque a conquista desta homenagem resultou de muita luta. Sabe-se que operárias de uma fábrica em greve ti-nham como reivindicação a diminuição da carga horária diária de trabalho, de 16h para 10h. Na época, as trabalha-doras – que recebiam menos de um terço do salário dos homens – foram

Page 7: Revista IMSF Ed. 02

7

UmLíder DalmoSão Francisco, terças às 20h00. Tel.: 98612-1166

GaditasLíder Luiz FilipeSanta Rosa, terça às 20h00. Tel.: 99721-6724

Casa de pescaLíder RicardoCachoeira, terça às 20h00. Tel.: 97316-2623

aliançaLíder AlineLargo da Batalha, terça às 20h00. Tel.: 99811-2659

Jovens Conectados 1Líder LaízellaIcaraí, segunda às 20h00. Tel.: 98087-2534

Jovens Conectados 2Líder ThallesIcaraí, terça às 20h00. Tel.: 7890-4995

Geração eleita 1Líder RivansGradim, São Gonçalo, segunda às 20h00. Tel.: 7868-1021

Geração eleita 2Líder Márcia JuremaGradim, São Gonçalo, segunda às 20h00. Tel.: 3685-8772

CélulasLugar de crescimento espiritual

sunamita 1Líder CelinaSão Francisco, terça às 20h00. Tel.: 99156-8522

sunamita 2Líder LíziaSão Francisco, terça às 16h00. Tel.: 97104-9778

sunamita 3Líder FernandaCachoeira, terça às 20h00. Tel.: 99548-2594

Firmados na rochaLíder LeandroGradim, São Gonçalo, terça às 20h00. Tel.: 7819-9216

videiraLíder CristinaLargo da Batalha, terça às 20h00. Tel.: 99196-0756

milagresLíder Lúcia MajellaIcaraí, terça às 20h00. Tel.: 99803-0587

Trilha de esterLíder Pra. RosanaSanta Rosa, quinta às 20h00. Tel.: 99623-7686

Betel 1Líder AnaCachoeira, terça às 20h00. Tel.: 2610-2475

Betel 2Líder DulceCachoeira, terça às 20h00. Tel.: 99628-3448

Fonte de vidaLíder LenitaSão Francisco, terça às 20h00. Tel.: 97222-6751

embaixadores FiéisLíder GuilhermeCachoeira, sábado às 16h00. Tel.: 99545-5558

Formiguinhas 1Líder LaízellaSão Francisco, terça às 20h00. Tel.: 98087-2534

Formiguinhas 2Líder JulianaCachoeira, sexta às 20h00. Tel.: 99849-9878

Jovens libertosLíder Fernando MenezesCachoeira, terça às 20h00. Tel.: 99460-3436

Filhos de abraãoLíder ViníciusSão Francisco, sábado às 9h00. Tel.: 97603-4493

purê de BatatasLíder Pr. UriasSão Francisco, segunda às 9h30. Tel.: 98418-4780

Page 8: Revista IMSF Ed. 02

8

Igreja Metodista Em São Francisco

Parceiros

Av. Presidente Roosevelt, 277. São Francisco. Niterói. Rio de Janeiro. (21) 2704-9370 | www.metodistasf.com.br

Uma igreja missionária a serviço do povo