revista felizcidade #13

36

Upload: revista-felizcidade

Post on 19-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Revista FelizCidade #13

TRANSCRIPT

Page 1: Revista FelizCidade #13
Page 2: Revista FelizCidade #13
Page 3: Revista FelizCidade #13

Quem SomosCom distribuição semanal em todos os Campi e Igrejas da Cidade, nossa revista tem como objetivo trazer matérias que informem, sensibilizem e tragam satisfação ao leitor. Nosso foco é levar boas notícias da nossa região e da família PIB, qualidade editorial e excelência quanto a forma, linguagem e conteúdo.

Conselho GestorCarlito Paes - Erich Prates - Fabrício Correia José Luiz Ovando - Lázaro Carvalho – Marcos Madaleno

EditoresErich Prates - Mariana Madaleno

Coordenação ExecutivaErich Prates

Jornalista ResponsávelTalyta Grandchamp – MTB 57.760

RevisoresAline Costa e Viviane Godoy

Direção de ArteFelipe Cavalcanti

Projeto GráficoAllan Marcel - Erich Prates

DesignersLucas Anacleto - Júlio César Silva - Wagner Bonfim

Fotos Acervo de fotografia Felizcidade

Anuncie(12) [email protected]

Informações(12) 3941-4108 - [email protected] Euclides Miragaia, 548 - Centro – CEP: 12245-820 São José dos Campos - SP

A Revista FelizCidade é uma publicação semanal da Editora Inspire em parceria com a PIB em São José dos Campos.As publicidades contidas nesta edição são de única e exclusiva responsabi-lidade dos anunciantes, não cabendo a Editora Inspire qualquer obrigação de responder sobre o conteúdo e veracidade de tais peças. Fica também a critério da Editora Inspire selecionar as propagandas que serão veiculadas.O conteúdo e informações contidos nas matérias e artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos articulistas.

CirculaçãoCaçapava, Caraguatatuba, Jacareí, Jambeiro, Paraibuna, São José dos Campos, Taubaté e São Paulo

Impressão Allcor Gráfica

Distribuição4.000 exemplaresProibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Para soli-citar autorização envie e-mail para [email protected]

Auditagem

__________________________________________________

Diretor ExecutivoJoão Carlos Púpio

Diretor ComercialMárcio Keske

Diretora de RedaçãoMariana Ceruks Madaleno

Coordenação EditorialViviane Godoy

Informações(12) 3911 [email protected]

@mari_crksfacebook.com.br/mariceruks

Mariana Madaleno faz parte da equipe editorial da

Revista Felizcidade, conecte-se com ela

www.felizcidade.net

ISSN 1983760-7

felizcidade.net | 3

PRA VOCÊconteúdo de primeira

Compromissos

ágrimas vêm aos olhos de quem assiste a um espetáculo como o Auto de Páscoa. É esse o tema de nossa matéria de capa, que registra os melhores momentos da 10a edição do evento, realizado nesse último fim de semana pela PIB em

SJC na Expo Vale Sul. Já conhecida como a mais tradicional ence-nação da Paixão de Cristo do Vale, reunindo um público recorde, o Auto encanta e, mais, convida a todos a receberem tal demonstração de amor culminada na cruz, como parte de seus corações. Além da beleza da música e figurinos, “Entrega” atravessa as barreiras da alma, justamente por que contém a mesma atitude que lhe deu o nome: a entrega de centenas de voluntários, de uma igreja, e, acima de tudo, a entrega de Jesus.

É com a mesma natureza de compromisso e renúncia que uma família de missionários brasileiros vinha atuando no Senegal, em resgate a crianças oprimidas e escravizadas. Em Conteúdo, conheça a história desse casal que está preso em solo senegalês em condições precárias desde o fim de 2012, resultado da perseguição religiosa no país. Desde então, a igreja brasileira e sua sociedade como um todo têm lançado uma campanha para que autoridades brasileiras ve-nham intervir no caso com mais força. Saiba como ajudar também em nossa matéria.

Todos nós nos comprometemos a algo. Essa máxima é tão verdadeira, que começa no casamento. Nossos entrevistados Paulo Soares e Aninha, líderes do Ministério Aliança na PIB em SJC e mentores do Curso de Noivos, contam sobre os principais desafios dos casais e testemunhos de quem encontrou a alegria se viver um relacionamento a dois abençoado. Ao ler essa edição, que você sinta--se impelido a comprometer-se com o que vale a pena. Se Páscoa é renovação, é tempo de rever a que estamos aliançados. Que nossos compromissos gerem frutos, amor e doação.

Aproveite!

L

Page 4: Revista FelizCidade #13
Page 5: Revista FelizCidade #13

Queremos sua participação no conteúdo da revista FelizCidade. Envie suas sugestões de matérias e faça parte da revista.Você pode estar na proxima edição.Você também pode acessar as edições anteriores da revista FelizCidade pelo site www.felizcidade.net e conferir todo conteúdo.

06Pastoral Páscoa Cristã: cruz vazia, túmulo vazio! Ele vive! 22

ConteúdoMissionários enfrentam pressão no Senegal

08Quem?Paulo e Aninha: uma aliança de amor com Deus 24

FamíliaUm ministério para uma igreja atual

11 HummChurros

Igrejas da CidadeEm breve casa nova

29 Pequenos GruposEnriquecidos pelo Espírito Santo13 Eles

Elas são fortes, mas desejam ser cuidadas

ImagineCampanha 2013

31 SolidariedadeRoupas boas para todos15

33Tô de folga e Entre AspasComentários de filmes, livros e frases da semana20

34 ReflitaAvisa lá!21 Conheça

Plano Daniel 2013

25 AlvoradaO pão de cada dia

17mais de 20 mil pessoas assistem ao 10o auto de páscoa

CAPA

DIZ AÍ

NESTA EDIÇÃO

expressão e atitude

[email protected]

facebook.com/revistafelizcidade

capa“Simplesmente fantástica a capa da revista FelizCidade desta semana! Na visão de publicitário, poderia tecer vários elogios quanto a qualidade gráfica, layout e tipografia. Porém, o que mais me chamou a atenção foi a sensibilidade dos profissionais em expressar na capa a essência da doação de Jesus por todos nós, fazendo-nos refletir no quanto Ele nos ama. Um trabalho como esse só pode ser realizado por uma equipe de profissionais ungidos por Deus, fazendo dessa Revista FelizCidade um canal de bênçãos e evangelização. Parabéns!”Marco Antonio Rangel

Page 6: Revista FelizCidade #13
Page 7: Revista FelizCidade #13

felizcidade.net | 7

PASTORALjuntos somos melhores

“Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito.” Mt 28.6

Chegamos ao ápice da semana cha-mada santa para todos nós cristãos, o domingo de Páscoa, domingo de ressur-reição! A grande Boa Nova ainda ecoa pelo mundo: Ele não está morto, Ele vive, Ele ressuscitou! Verdadeiramente Ele ressuscitou! Hoje cristãos de todo mundo, sejam romanos, evangélicos, or-todoxos param em família para celebrar a vida sobre a morte, refletindo sobre Sua vida, paixão, morte e ressurreição. Embora saibamos que muitos fazem apenas por tradição ou por herança cristã de calendário, o fato e a mensa-gem é relembrada ao mundo. Jesus está vivo, reina e governa, através do poder do perdão e do amor.

Nesta semana declarada santa por quase 3 bilhões de pessoas em mais de 200 países do mundo, cristãos relem-bram a saga de renúncia, amor e entrega que Jesus fez por amor a cada um de nós. A semana celebra os últimos atos de Je-sus na terra, que se estendeu desde o do-mingo de ramos até hoje o domingo da ressurreição. É impressionante que 2.000 anos depois, Jesus continue atraindo bilhões de pessoas em toda terra, igrejas continuam cheias, a fé cristã permanece rompendo barreiras e sendo a maior religião de toda humanidade, apesar dos erros e pecados de cada cristão.

Vale lembrar que a Páscoa, maior festa da cristandade, é uma festa de ori-gem judaica, “pessach” que em hebraico significa “passar por”. Uma referência a

PÁSCOA CRISTÃCruz vazia, túmulo vazio! Ele Vive!

orientação do anjo de Deus que visitou o Egito antigo e disse a Moisés que toda casa pertencente a um israelita, deveria ter a marca de sangue do cordeiro sacri-ficado. Assim o anjo da morte, enviado para ferir os primogénitos do Egito, como cumprimento à 10a praga (Êxodo 11.4), não os feriram. E como Jesus foi preso, martirizado, crucificado, morto e ressurreto, por ocasião da Páscoa em Jerusalém, para os cristãos essa festa passou a ter o sentido de libertação dos pecados, devido a Paixão de Jesus. Para os judeus a Páscoa é a libertação do domínio do Egito, para nós cristãos, a libertação do domínio do pecado.

Jesus é o personagem central da festa, o Mestre dos mestres, Senhor dos senhores, o maior líder que a huma-nidade já conheceu, a maior fonte de inspiração. Sua influência ininterrupta-mente no mundo há 2.000 anos é im-pressionante. Fico, pensando o que seria da arte, em suas expressões de música, pintura, escultura, sem a inspiração na pessoa e obra de Jesus Cristo de Nazaré. Por exemplo, o que seria de J. S. Bach sem a inspiração em Jesus para compor sua peça “Jesus alegria dos homens”, ou G.F. Handel, para dar ao mundo o ora-tório “O Messias”, e Félix Mendelssohn e sua “Uma noite de Verão”, de onde todos os casais se deleitam na marcha nupcial. O que seria da arte também na pintura, se Michelangelo não tivesse a inspiração cristã, para sua pintura e afrescos na capela sistina. Já imaginou Leonardo Da Vinci sem a sua inspiração

para entregar ao mundo sua tela “A últi-ma Ceia”. Sem Jesus o mundo não teria graça, luz e vida, e os grandes artistas da humanidade não seriam o que são, sem a inspiração em Jesus!

Jesus é a nossa Páscoa, nossa vida, e Ele fez tudo por você e por mim, Ele es-colheu os cravos e a cruz por amor! Que ao meditar sobre a Paixão de Cristo, não se esqueça que toda esta linda história de amor foi por você!

E neste ano com oito apresentações, celebramos de forma muito linda e clara para 20.000 pessoas que vieram em nos-so 10º Auto de Páscoa, a grande Entrega que Jesus fez por nós!

Feliz domingo de Páscoa, com a certeza em cada coração que Cristo vivo está e, que, a liberdade conquistada por Ele para cada um de nós, continue sen-do a sua maior conquista, porque: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.” Gl 5.1

Viva o Rei Jesus, que veio, viveu, morreu, ressuscitou e voltará por amor a você!

Carlito PaesPastor Sênior da

Primeira Igreja Batista emSão José dos Campos/SP

@carlitopaesfacebook.com/carlitopaesoficial

Page 8: Revista FelizCidade #13

A aliança com Deus se reflete no casamento

QUEM vida que faz a diferença

8 | felizcidade.net

Paulo e Aninha casados há 20 anos estão a frente do Ministério Aliança e ajudam novos e “velhos” casais a reencontrar o verdadeiro amor

engenheiro Paulo Soares Oliveira Filho e a artista plástica Ana Paula Oliveira (conhecida com Ani-nha), celebram suas diferenças e 20 anos de casa-mento com duas filhas, guiados por Deus. A paixão

deles? Ver outros casais vivendo tudo o que Deus tem de extra-vagância para eles! Conheça mais desses líderes do Ministério Aliança da Primeira Igreja Batista em SJC.

Quando iniciaram como voluntários nesse ministério? Estamos no Ministério Aliança desde o seu início, quando houve a necessidade de dar um suporte mais efetivo de acompanha-mento e apoio às famílias de nossa igreja. Como já havíamos sido líderes de um ministério parecido em outra igreja, surgiu o convite para fazermos parte como liderados. Foi nessa cami-nhada de aprendizado e submissão à nossa liderança que nos fizeram outro convite: liderar o Curso de Noivos que antes era ministrado pelos próprios pastores. De lá pra cá já são mais de quatro anos cuidando dos noivos amados de várias igrejas e até de outras cidades!

Como foi o início? Ao aceitarmos o convite para liderarmos o Curso Aliança em Deus, uma extensão do Ministério Aliança, nos foi solicitado que escrevêssemos uma apostila para ministrarmos conceitos bíblicos na visão de nossa própria igreja. Neste momento fomos confron-tados, restaurados, redirecionados e autorizados por Deus e pela PIB a começarmos a ministrar com autoridade. Vemos que um dos motivos pelos quais o curso tem permanecido até hoje é por-que diariamente nos expomos ao tratamento divino para sermos um casal que de fato fala do que prova e comprova. Queremos que os nossos noivos não passem pelas mesmas dificuldades que tivemos no início do nosso casamento. Não tivemos a oportuni-dade de fazermos um curso como esse.

• Texto Talyta Grandchamp

O Como perceberam que esse era o chamado? Percebemos há 12 anos que a nossa missão era restaurar casais, quando, na verdade, fomos submetidos a uma trans-formação visível de um casamento sem graça para um ca-samento absurdamente prazeroso em um curso semelhante ao que damos hoje. Vimos que o mover de Deus entre nós foi tão admirável que seria impossível não anunciarmos o mesmo tratamento que tivemos para outros casais. Nós realmente acreditamos que o mesmo poder Daquele que criou o casamento também recria de uma forma gloriosa um relacionamento conjugal.

Quantos casais já passaram por vocês desde o início? Como temos quatro cursos por ano, com uma média de 35 casais por turma, já são mais de 1.000 noivos que se expuseram aos ensinamentos bíblicos para serem felizes para sempre!

Vocês têm notado as mudanças acontecerem? A cada início de um novo curso, renovamos os nossos votos com Deus e temos experimentado novidades que nos fazem ficar ainda mais apaixonados pelo Amado Noivo Jesus e pelos amados noivinhos! É incrível como uma renovação de votos com Deus faz toda a diferença! Ela traz renovo e ex-pectativa real de que o melhor de Deus ainda está por vir!

Vocês têm histórias de mudanças? Meu Deus! Muitas! Noivos sendo restaurados e libertos de um passado marcado de dor, vergonha, mentiras e até mesmo de tragédias. Muitos casais corajosos entendendo de Deus que o rompimento do noivado é muito melhor do que um casamento tribuloso. Noivos se rendendo ao senhorio de Cristo e sendo reabilitados para um novo tempo a três (com

Page 9: Revista FelizCidade #13

felizcidade.net | 9 felizcidade.net | 9

#DICA [email protected]

uma conexão restabelecida dos dois com Jesus). Noivos cujas famílias são restauradas por causa de sua influência e casais (o curso também se destina a casais já casados que desejam apri-morar o relacionamento conjugal) que estavam para marcar o divórcio, abraçadinhos na última aula! E outros se casando com o mesmo cônjuge, inclusive, depois de terem se divorciado há algum tempo! É mesmo um curso apaixonante.

Qual o diferencial desse Curso? O que oferece? São 10 aulas de aproximadamente 2 horas em que ministramos a Palavra de Deus, com dinâmicas que levam os noivos a rompe-rem com o passado de escassez para desfrutarem da abundância em seus relacionamentos. Abordamos assuntos como sexualida-de, finanças, atribuições de cada um no casamento, o que é uma aliança, suas implicações e muitas outras áreas importantes para o sucesso de um casamento até que a morte os separe ou que até que Jesus venha para buscá-los de mãozinhas dadas!

Qualquer casal pode participar? Sim. Não precisa ser membro de nossa igreja ou já estar neces-sariamente de casamento marcado. Se houver o compromisso visando um casamento próximo, podem participar também os namorados, até mesmo para saberem se devem prosseguir ou não no relacionamento. Já recebemos casais que souberam do curso por amigos, que vieram de outras religiões e organizações

e que, inclusive, vieram de outras cidades. Não impedimos a inscrição de casais que desejam se casar mas estão amasiados ou que não se batizaram, por exemplo. Nestes casos, acompa-nhamos os noivos pessoalmente e com muito carinho.

Como participar da próxima turma? Iniciaremos a segunda turma de 2013 já no próximo domin-go, dia 07/04. Nossos encontros são aos domingos, das 17h às 18h45 no Café Inspire, no Campus Colina. Para participar é necessária inscrição prévia na Central de Atendimento e Recep-ção que fica na Colina ou no e-mail: [email protected]. O valor é de R$ 35 por casal. Se você deseja muito fazer esse curso, mas ainda não tem um noivo ou uma noiva comece ago-ra a ter um relacionamento intenso de amor e devoção a Jesus. Temos certeza que o receberemos qualquer dia desses com um noivo ou uma noiva muito além do que você deseja hoje!

Qual a receita para um relacionamento bem-sucedido entre noivos ou casais já casados? Temos dito no curso que quanto maior é a nossa aliança com Deus, melhor se torna a nossa aliança com a pessoa amada. O mover de um Deus completamente santo, amável, fiel, perdoa-dor, generoso, paciente, responsável e equilibrado no coração de um noivo ou de uma noiva, traz os mesmos atributos a eles. A experiência? Inacreditavelmente gloriosa para ambas as partes!

Page 10: Revista FelizCidade #13
Page 11: Revista FelizCidade #13

uem nunca apreciou um delicioso churros frito na hora com doce de leite! Hummm!

Essa delícia de origem espanho-la, típico da região de Madri, é muito popular nos países latino-americanos.  

Na Espanha é servido no café da manhã sem recheio. Nos EUA é mais comprido do que o espanhol e também não tem re-cheio. Ele é preparado com massa à base de farinha de trigo e água, em formato cilíndrico e frito em óleo vegetal. No Brasil e em outros países é comum a venda de churros em carro-cinhas parecidas com as de cachorro-quente em praças e eventos a céu aberto, como feiras e festas municipais.

Encorajo você a experimentar os delicio-sos churros do Ministério Ignição, vendidos no Campus Colina da PIB. Além de deliciosos são feitos com muito amor.

Vamos agora à receita desta delícia.

Q

felizcidade.net | 11

www.aboacozinha.comfacebook.com/aboacozinha.gastronomia

[email protected]#CONECTE

HUMMMbom apetite

• Texto Chef Marco Antonio

Churros

Ingredientes • 1/2 kg de farinha de trigo • 50 g de fubá • 1/2 colher (sopa) de fermento em pó • 1/2 colher (sopa) de bicarbonato de sódio • 1 litro de água • 50 g de açúcar • 1 colher (sopa – cheia) de sal • 1/2 xícara (chá) de óleo • Açúcar misturado com canela para polvilhar Modo de preparo 1. Numa tigela, misture a farinha de trigo, o fubá, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio. Reserve. 2. Numa panela grande, coloque a água para ferver com açúcar, sal e óleo. 3. Quando levantar a fervura, coloque a mistura da farinha (reservada) de uma vez só e mexa rapidamente com uma colher de pau para não empelotar. 4. Deixe cozinhando por 3 min, mais ou menos. 5. Dica: se ficar muito mole adicione um pouco mais de farinha de trigo. Se ficar muito duro, coloque um pouco de água fervente. 6. Desligue o fogo, transfira para uma tigela e deixe esfriar. (Se for utilizar o saco de confeiteiro, utilize a massa ainda quente; se for utilizar a máquina caseira, utilize a massa fria). 8. Coloque a massa dentro de uma máquina caseira de churros (ou dentro de um saco de confeiteiro com bico próprio para chur-ros) e faça os churros com cerca de 15 cm de comprimento. 9. Leve para fritar em óleo quente a 180ºC até que doure. 10. Coloque sobre papel absorvente e polvilhe açúcar com canela. 11. Para churros comum, recheie com o auxílio de uma bisnaga para catchup ou bisnaga de injeção de temperos. 12. Você pode rechear com doce de leite, chocolate ao leite derre-tido, doce de leite com nozes, goiabada cremosa ou o recheio de sua preferência.

Imag

em m

eram

ente

ilus

trativ

a

Page 12: Revista FelizCidade #13
Page 13: Revista FelizCidade #13

felizcidade.net | 13

Elas são fortes! Mas desejam ser cuidadas

• Texto Gustavo Fernandes

ELESuma jornada de conquistas

felizcidade.net | 13

ivemos em um mundo onde muitos valores se perderam e até mesmo se inverteram. Estamos acostumados a ver homens e mulheres desempenhando as mesmas funções, alguns homens tornaram-se “donas de casa” e mulheres

são responsáveis por todo o sustento da casa e família. Não vejo problema algum em homens ajudarem nos trabalhos domésticos ou mulheres se destacando e sendo bem-sucedidas profissional-mente. A questão é que alguns homens se esqueceram de que mesmo que pareçam fortes, elas ainda esperam ser tratadas como princesas, cuidadas, protegidas e amadas.

Essas distorções que aconteceram ao passar do tempo, preju-dicaram a visão de homens e mulheres em relação a sua verda-deira essência.

Não se deixe enganar pela aparência ou pelas circunstâncias, algumas mulheres podem até “torcer o nariz” dizendo que não esperam ser tratadas de uma maneira diferente, nem por isso devemos acreditar. As pessoas seguem uma espécie de “honestidade relativa”, na qual elas estabelecem seus próprios padrões de honesti-dade, que variam conforme as circunstâncias e conveniências.

Em meio aos relacionamentos, um pequeno erro na forma como as tratamos, pode ter uma consequência pequena, mas numa longa jornada, um pequeno erro hoje pode significar uma tragédia no futuro.

A sua essência como homem deve ser mantida independente das circunstâncias, devemos honrar todas as mulheres. A palavra honra vem do grego e, quer dizer conferir valor, fazer distinção, tratar com diferença. Devemos ter consciência que elas são dife-rentes de nós, que são mais frágeis. Trata-las melhor não fará diferença somente na vida delas. Isso nos desafia dia a dia, a nos tornamos homens melhores quando damos o devido valor.

Vamos resgatar a nossa essência como homens e mulheres, mostrando uma renovação sadia em tudo o que fizermos?

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experi-mentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12.2

V

Page 14: Revista FelizCidade #13

DISPEMEC, UMA EMPRESA QUE VAI LONGE. A tradição reconhecida no mercado de autopeças já vem de longa data, mas está sempre de olho no futuro, preparada para atender as necessidades de seus clientes, com qualidade e eficiência.

25 A NOS

DISP

EMEC

Siga a Dispemec no Facebook: www.facebook.com/Dispemec

www.dispemec.com.br

Page 15: Revista FelizCidade #13

s paredes já mostram o novo espaço para celebrar a Palavra de Deus. O novo auditório vai oferecer um espaço com capacidade para 300 pessoas. O telhado está em fase de conclusão. O piso, a hidráulica

e elétrica em breve estarão em andamento. “O que mais impressiona é a expectativa da população pela conclusão da obra e a semana de inauguração, prevista para 4 de maio com uma grande festa, para honra e glória de Deus”, conta David Moraes, pastor da IC em Jambeiro.

A Igreja da Cidade em Jambeiro iniciou em 12 de agosto de 2011 e fez uma revolução na cidade. A igreja se envolveu em projetos sociais e culturais na comunidade jambeirense. Com a chegada do Eleve, muitos jovens encontraram um bom programa para sábado à noite. Os Pequenos Grupos realizam atos de bondade, eventos ponte e evangelismo em massa.

Com o novo espaço a cidade ganha um anexo para o Ignição (Ministério Infanto-Juvenil), maior envolvimento da igreja nos eventos, mais projetos sociais e ações na zona rural.

IGREJA DA CIDADEvida em movimento

• Texto Talyta Grandchamp

Em breve casa nova

A

felizcidade.net | 15

O novo templo da Igreja da Cidade em Jambeiro já está de pé

NOVO TEMPLOCapacidade - 300 pessoasPrevisão de inauguração – 4 de maio – com grande festa e semana de inauguração

Page 16: Revista FelizCidade #13
Page 17: Revista FelizCidade #13

bela canção ao lado foi interpretada durante o espetáculo Entrega, o 10o Auto de Páscoa, durante

o cortejo que retira Jesus da cruz. A música e as expressões artísticas traduzem a grande Entrega Dele, por amor a nós, num espetáculo cheio de emoção que traz cenas da realidade sofrida por Jesus.

felizcidade.net | 17

CAPA

• Texto Talyta Grandchamp

A Entrega do amor por nós

10ª edição do Auto de Páscoa reforça a expressão artística e cristã do evento

“Deixei o meu lar e meu Pai. Deixei minha glória por ti. Paguei os pecados em teu lugar. Verti o meu sangue pra te salvar 

Amada minha Eu sofreria de novo aquela dor Só pra ter o teu coração Amada minha Eu morreria de novo naquela cruz, Se preciso fosse, pelo teu amor.”

Música Amada Minha, do Ministério Asas da Adoração

A

Page 18: Revista FelizCidade #13

CAPA

18 | felizcidade.net

ias de muita emoção. A realidade contada através da arte. Com um público de mais de 18.000 pessoas, a 10ª edição do Auto de Páscoa da PIB em SJC consolidou sua força e importância não só em

São José dos Campos, mas em toda Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O evento contou com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de SJC, o Prefeito esteve na pré-estreia do espetáculo. “É, sem dúvida nenhuma, um dos eventos mais importantes que a cidade vive, todos os anos. É um espetáculo muito bonito, muito bem feito. A gente percebe a dedicação das pessoas. É uma mensagem de paz, de fraternidade, de comunhão; quando ela é passada desta forma, sem dúvida nenhuma entra com muito mais força no coração, na mente das pessoas. Nós vivemos aqui, um momento cultural, inega-velmente, mas também um momento de espiritualidade muito rico. A mensagem cristã leva as pessoas a um outro raciocínio, como ter uma vida mais comunitária, uma vida mais solidária. Momentos como estes são muito importantes na vida da cidade”, conta Carlinhos Almeida, Prefeito de SJC (PT).

Muitos vieram de outras cidades para apreciar o espetáculo. Cristiane dos Santos, coordenadora do Grupo Teen Amigos da Verdade, da Igreja Assembleia de Deus Sede do Bom Conselho,

em Taubaté, trouxe com ela uma galera empolgada, mais de 54 pessoas, em sua maioria jovens e adolescentes

entre 12 e 18 anos. Com os olhares e ouvidos atentos a tudo, era possível sentir a emoção

deles só através da expressão em seus rostos. O sofrimento de Jesus, a humilhação, a

dor na cruz, tudo acompanhado com poucas piscadas de olho. “Eles ficaram realmente emocionados com o que assistiram. Aqui é possível vivenciar o que leem na Bíblia. Acredito que seja a melhor forma de mostrar a elas o quanto é grande o amor de Deus por nós”, conta Cristiane.

O Auto também recebeu pessoas de diferentes credos, presentes para

celebrar a maior festa cristã. “É sempre bom recordar, reviver e atualizar o mistério

de Cristo que morreu por nós, pois é um momento de recordar o grande sacrifício de Cristo por nós”, explicou José Dimas, atuante

na Pastoral da Família, da Catedral São Dimas, em SJC.

Por meio dos dedos e do sopro dos músicos, do soltar a voz dos

cantores, da expressão no rosto dos atores, toda a verdade da história relatada na Bíblia foi sentida.

Cenografia, ilumi-

D

nação, figurinos, maquiagem e cada detalhe foi usado para que, da melhor forma, fosse possível sentir e estar naquele momento, vendo e sofrendo com Jesus. “Acreditamos que o Auto de Páscoa é uma ferra-menta poderosa dada a nós, para materializar o amor de Jesus diante dos olhos e coração das pessoas, a fim de que muitas sejam ganhas para Ele”, conta a coordenadora geral do Auto, pastora Leila Paes.

Ao fim de cada apresentação, foram muitos os comentários de quem se sentiu emocionado com a encenação. “É a primeira vez que assisto o evento e achei maravilhoso! Não imaginava que o evento já estivesse tão grande assim», disse Andrea Petini, arquiteta.

“Gostei muito do espetáculo, de fato impressionante, muito bem organizado e com uma mensagem muito forte. É a primeira vez que venho e não sabia que São José tinha coisas tão bonitas. Muito bom!”, disse Fernandes José Gonçalves Ramos, administrador português, residente no Brasil há 14 anos.

“Vejo como uma mensagem de que a gente sempre deve estar buscando o bem, pois no dia a dia acabamos nos esquecendo desta lição que tem mais de dois mil anos. Mas o que eu mais levo daqui é que é possível mudar o comportamento das pessoas, é possível fazer uma cidade melhor, um bairro melhor, um mundo melhor. Com fé, e, principalmente com fé no bem. As pessoas precisam acreditar mais que a gente consegue fazer o melhor desta forma”, relatou Pedro Vicente Iacovino, Diretor da Mineradora Monteiro Lobato.

Pr. Carlito Paes e o Prefeito de SJC Carlinhos Almeida

Page 19: Revista FelizCidade #13

felizcidade.net | 19

Novo localEm casa nova, na Expo Vale Sul,

o espetáculo conquistou mais espaço para todo elenco e público, que chegou a quase 4.000 em cada apresentação.

São 9.000 m2 de área construída, quase o tamanho de um campo de futebol oficial. Inaugurado no início no mês, a Expo Vale Sul tem capacidade para receber até 10.000 pessoas, com 510 vagas de estacionamento e infraes-trutura completa para receber grandes eventos, proporcionando um Auto de Páscoa maior, com mais conforto, acesso e qualidade à cidade.

Equipe do Auto de Páscoa 2013Coordenação Geral: Leila PaesDireção Artística: Robson Santana e Nádia CardosoMaestro, Coral: Marcos SanchesMaestro, orquestra e arranjador: Fred TavaresCoordenação solistas: Lucas LimaCoordenação de dança: Natalia Lopes Direção de cenas: Bruno Amaro, Robson Santana, Nádia Cardoso, Renata Porto e Maurício BettiniCoordenação de Back Stage e Contra Regra: Andrea Gazzo Figurinos: Valdinéia GouvêaMaquiagem: Ana Maria De Simoni e equipeProjeto e execução de cenários: Ana Paula de Oliveira, Ricardo Gomes e equipe Projeto e execução de som: André Cardoso e equipeProjeto e execução de iluminação: Paulo Soares e equipeExecução de imagens: Produtora Inspire e equipe Min. de Multimídia da PIB SJC Intercessão: Ariadne Feitosa e equipeTradução para Deficientes Auditivos: Ana Paula Pascoal e equipe Coordenação Logística e Relações Públicas: Queila da Rosa Coordenação de Voluntários: Carmem Rangel Projeto Gráfico e Marketing: House de Comunicação, PIB em SJCSob a orientação geral do Pr. Carlito Paes, pastor sênior da PIB em SJC

No Tema da DoaçãoSob o título “Entrega”, o espetáculo teve como

foco o maior ato de doação de Deus para nós, a entrega de Seu próprio Filho. Como tem sido a cada ano, a história é contada com ênfase em algum aspecto dessa linda história. A “entrega” está no ponto central da história da Paixão de Cristo, culmi-nando em sua morte na cruz. Também para enfatizar o tema, foi acrescida a cena da mulher adúltera que recebe o perdão e a graça de Deus. A música «Amada Minha», do Ministério Asas Adoração, é interpre-tada, em forma de dueto, durante a cena que repre-senta a retirada do corpo de Jesus da cruz.

Acompanhando o tema doação, muitos saíram emocionados e tocados pela mensagem que Jesus deixou ao morrer por nós na cruz e ressuscitar para nos dar liberdade. “É sempre bom receber esta mensagem, pois isso gera um sentimento de mais amor, de a gente andar obediente, e ter a ciência de que tudo isso acon-teceu para nos salvar. Temos que ser gratos por tudo isso. Mais uma vez a PIB surpreendeu”, contou, empolgado, Celso Aoki, empresário de construção civil.

“É uma emoção que serve para renovar a fé e que se transforma em fé. Vejo também como um ato de amor à sociedade, que hoje é muito carente. Este ato de amor começa pelos integrantes e participantes deste evento. Vemos que existe muita dedicação, e o sucesso de tudo isso tem de fato, como segredo, o amor, tanto pela dedi-cação, quanto pela presença de Jesus. Espero que este ato se multiplique e contagie ainda mais. Parabéns!», enfa-tiza Celso Ribeiro, engenheiro.

Novidades Comemorando o 10º aniversário, o Auto de Páscoa soma

em sua trajetória a evolução e aprimoramento de um trabalho cada vez mais de ponta. “Tudo que é um marco, como esses 10 anos, precisa ser celebrado. Deus nos deu a oportunidade de poder celebrar nossa décima edição em um lugar mais amplo, para recebermos melhor as pessoas. Estamos muito felizes, pois antes de começar, os ingressos já se esgotaram. Foram disponibilizados quase 20.000 ingressos e todos terminaram! Ficamos felizes porque a cidade ganha, o Vale ganha, é um evento já oficial no calendário municipal e acredito que com este Auto, os próximos serão ainda maiores e melhores!”, disse Carlito Paes, pastor sênior da Primeira Igreja Batista em SJC.

Toda equipe, formada por mais de 700 voluntários da igreja, se dedicou e muito. Foram noites de ensaios, buscando suprir os detalhes da atuação, com falas e expressões que pudessem dar mais realidade ao espetáculo. O cenário e figurino produzidos pelas mãos voluntárias, resgataram das viagens à Israel a proximidade com o real. “As histórias no palco são as de cada um de nós, de como Deus nos encontra e nos preenche com Sua Presença. O coro trouxe a cada nota a boa notícia, e os músicos em cada compasso trouxeram uma emoção abençoada. Na dança, sentimos a procla-mação da santidade do Senhor e a alegria que Ele faz nascer no coração que O conhece e experimenta Sua Paz”, reflete Leila.

Orquestra e coral com centenas de pessoas envolvidas fizeram toda a trilha sonora dar um especial toque de emoção. Algumas das músicas interpretadas foram composições dos próprios volun-tários e equipe criativa da PIB em SJC.

O local também foi novidade. Depois de ser realizado por muitos anos no então templo da igreja na Avenida José Longo, o Auto deu um passo maior em 2013.

autodepascoa.com#CONECTE

Page 20: Revista FelizCidade #13
Page 21: Revista FelizCidade #13

CONHEÇAfique por dentro

• Texto Talyta Grandchamp

Plano Daniel de volta em 2013esse ano o foco será o combate ao estresse, um mal que assola muitas pessoas nesses dias de modernidade. Já foi dada a lar-gada nas ações com um “Plantão de Cuidados”. Às vésperas de eventos como o Reação e o Auto de Páscoa foi montado

um espaço com massagistas profissionais para aliviar a tensão dos vo-luntários, permitindo que sirvam com mais excelência aos convidados.

A equipe do Plano Daniel também participou de uma ação solidária ao Campus Primavera, junto aos jovens do Eleve UP com orientação médica e cuidados de beleza. Foi ali que surgiu a proposta da implanta-ção da horta orgânica para a comunidade, dando sequência aos projetos do ano passado.

Eles também estiveram no Trekking das sete praias de Ubatuba, com o pastor Fabiano Ribeiro e cerca de 70 homens. Afinal de contas a ativi-dade física é uma grande ferramenta para afugentar o estresse.

Nesse intuito o grupo se prepara para eventos de corrida e caminha-da do circuito regional. Nesse domingo, 7 de abril, acontece a reinau-guração da academia ao ar livre, no Campus Colina, no intervalo dos cultos de domingo, às 18h40, com apresentação de dança, alongamento e orientação ao uso dos equipamentos para os interessados.

“Estamos a todo vapor e você não pode ficar de fora dessa! Acompa-nhe as ações, informações e edifique o templo, combatendo o estresse”, ressalta Viviane Jallais, nutricionista e coordenadora do Plano Daniel.

N

Depósito BetâniaMateriais para Construção

Tel: (12) 3907-6786e-mail: [email protected]

Estrada do Bairrinho, no 1.300 - Santa Hermínia - São José dos Campos-SP

felizcidade.net | 21

Se quer servir nesse programa com seus talentos pessoais e/ou habilidades profissionais (educação física, estética, informática, nutrição e agronomia) entre em contato conosco: [email protected]. Estamos também abertos as suas suges-tões, pois este é um programa de toda igreja, contri-bua com suas ideias.

Como começouO Plano Daniel é um programa de qualidade de

vida nascido na Igreja de Saddleback do pastor Rick Warren e implementado na Primeira Igreja Batista em SJC no ano de 2012 com o intuito de cuidar das pessoas de forma integral em nível físico, emocional e espiritual.

Para tanto foram reunidos profissionais diversos da saúde (médicos, nutricionistas, educadores fí-sicos, fisioterapeutas, enfermeiros, esteticistas, far-macêuticos e psicólogos) além de outras áreas (chef de cozinha, pastores, intercessores e jornalistas) como voluntários e também parceiros (academias, laboratórios, farmácias, confecção de roupas es-portivas e clínicas de estéticas) para apoiar as ações realizadas ao longo do ano. Foi uma fase importante de conscientização do cuidado pessoal e avaliação de parâmetros de saúde (peso, glicemia e pressão arterial) em nossa comunidade. Conseguimos como igreja reduzir peso, melhorar os hábitos alimentares e alguns inclusive venceram o sedentarismo.

A soma do ano foi de 1.500 Kg perdidos somen-te entre os Pequenos Grupos e cerca de 600 pessoas tiveram mudanças em seus hábitos alimentares.

Page 22: Revista FelizCidade #13

“Queridos, finalmente na parte da tarde, meu esposo e a irmã foram transferidos para Thiés, para serem ouvidos pelo Procurador. No documento de acusação consta que somos uma “Associação de Malfeitores para as crianças”. Foram obrigados a assinar este docu-mento, sem terem possibilidade de ler o que estavam assinando. Quem nos conhece sabe o quanto temos nos empenhado para o bem de centenas de crianças no Senegal. Precisamos que continuem na brecha por nós. Vão ficar retidos mais uma noite, agora estão em uma cela como malfeitores, sem luz, sem água, sem uma cadeira para sentar, sem poder ter ne-nhum pertence pessoal consigo, numa cela imunda. Chorei muito ao ver esta situação, mas preciso ser forte. Por favor, orem para que possam nos permitir levar ao menos um colchão onde possam repousar esta noite.”

Essa carta foi escrita em novembro de 2012 por Marli Silva, esposa do pastor que encontra-se preso, José Dilson da Silva, e divulgada pela Agência Presbiteriana de Missões Transculturais (APMT). Até o momento nada foi resolvido, já que um falso advogado fingiu ajudá-los por um bom tempo.

O missionário brasileiro está no Senegal e é acusado de acolher e evangelizar crianças que frequentam escolas islâmicas no país. Ele e a missionária Zeneide Moreira Novaes foram enviados pela APMT. De acordo com o site da agência, eles foram retidos e trans-feridos para Thiés, cidade vizinha. Apesar de a Embaixada brasileira no Senegal oferecer apoio, eles vivem em terríveis condições, como citada na carta acima.

Na última semana autoridades do Senegal estiveram no local do projeto e ouviram cada uma das crianças atendidas, além de verificarem as condições do ambiente. Apesar da impressão positiva, a questão religiosa ainda é muito forte e pode ser o grande entrave na liberdade dos missionários. Por isso, a Igreja Presbiteriana em Niterói-RJ iniciou uma petição nas redes sociais para recolher assinaturas pedindo apoio à Presidente Dilma Roussef para a libertação dos brasileiros no Senegal. A PIB apoia esse projeto e pede a sua participação nessa iniciativa para libertar estes missionários, que levam a Palavra de Deus adiante e cuidam das crianças senegalenses. “Precisamos nos unir e também pedir a Deus pela libertação desses irmãos. Temos que formar uma grande força intercessora pela vida deles, das crianças atendidas pelo projeto, da nossa missionária e dos missionários que ten-tam levar uma vida nova para aquele povo”, afirmou o pastor Carlito Paes.

CONTEÚDOamplie seu conhecimento

• Texto Talyta Grandchamp

22 | felizcidade.net

Perseguição à fé cristã no Senegal

A luta dos missionários que estão no país está cada vez mais difícil. Prisões, opressões e artimanhas de líderes radicais impedem o crescimento da Palavra

Page 23: Revista FelizCidade #13

felizcidade.net | 23

Trabalho missionárioDe acordo com a APMT o projeto resgata crianças deixadas pelos pais com sacerdotes is-

lâmicos, que a partir dos 4 anos de idade são forçadas a acordar às 5h para fazer orações, ler o Alcorão e sair para pedir esmolas para garantir o alimento do dia.

Diante dessa situação os missionários abriram uma casa para oferecer banho, roupa lavada, alimentação e instrução da Palavra de Deus através de vídeos e canções. Isso num país em que pobreza predomina, as moradias são precárias, poucos lugares têm energia elétrica, há pouco alimento e muitas doenças devido a falta de água encanada.

A missionária Ivonete Reis, enviada pela Primeira Igreja Batista em SJC também está lá e realiza grandes projetos, dando apoio educacional, nutricional e espiritual para as crianças. Mas a pressão contra os cristãos só cresce e ela tem enfrentado muitos desafios por lá, na tentativa de construir uma igreja. No início do ano o voluntário Wagner Leão da Silva ficou por 13 dias no Senegal para ajudar a erguer o muro e sentiu a pressão. “Trabalhei ao lado de irmãos cristãos e muçulmanos de 10 a 12 horas diárias. A perseguição é forte com os trabalhos realizados por cris-tãos. Precisamos reforçar nossos pedidos a Deus por aqueles missionários”, conta Wagner.

Apesar de o Senegal ser um país laico, com liberdade para plantação de igrejas, com 97% da população islâmica, forças radicais ainda imperam com sua vontade e tentam impedir com todas as forças que iniciativas assim sejam realizadas, até mesmo levantando rumores e colocando em risco a vida de muitos cristãos.

É hora de todos os cristãos se unirem pela vida desses irmãos que correm risco de morte, mas não desistem de lutar para levar a Palavra de Deus e a salvação para os povos. Ore, participe de iniciativas como essa petição e faça a sua parte!

ACESSE O LINK DA PETIÇÃO:https://www.change.org/petitions/governo-do-senegal-presidente-dilma--rousseff-itamaraty-libertação-de-missionários-brasileiros-presos-no-senegal

Page 24: Revista FelizCidade #13

os dias atuais os olhos da liderança mundial tem se voltado para o universo infanto-juvenil. Apesar de todas as dificuldade que culturas diferentes enfren-tam, é notável que algumas barreiras tem caído em

nossa sociedade quando o assunto é criança! As autoridades tem combatido a violência, os entorpecentes, a pedofilia e tantas outros problemas que causam danos a saúde física, emocional e espiritual dos nossos pequenos.

Os líderes da educação têm trabalhado para oferecer algo de qualidade. E com tantos avanços, a igreja também tem se em-penhado para oferecer às crianças e juvenis a oportunidade de crescerem em sua fé em Jesus. Na PIB em São José dos Cam-pos temos como prioridade a formação espiritual dos peque-nos para que a nossa sociedade seja invadida não somente no futuro, mas no presente com o amor incondicional que a Bíblia descreve e, que, foi demonstrado na prática por Jesus enquanto viveu entre nós.

Para que isso aconteça de forma sadia e equilibrada, temos em nossa igreja o Ministério Ignição que tem como prioridade transformar crianças comuns em extraordinários discípulos de Cristo desde sua infância.

O termo Ignição segundo o dicionário é um processo que inflama um material combustível, para que um determinado objeto consiga obter a força suficiente para se locomover.

Com a autoridade dada por Jesus e a direção do Espírito Santo trabalhamos para formar o caráter de Cristo em cada um dos que estão debaixo de nossa liderança espiritual, afim de que, eles deixem de lado todo laço de religiosidade e vivam o evan-gelho puro e simples!

O fato de nos preocuparmos com a saúde espiritual de crianças e juvenis, vai além de dar aos pais um conforto enquan-to assistem um culto. Nós temos uma visão mais aguçada em relação a isso. Temos formado, encontro a encontro, melhores indivíduos para a sociedade, melhores pais, professores, enge-

FAMíliaas relações que importam

N

• Texto Douglas Santos

UM MINISTÉRIO RELEVANTE PARA A IGREJA ATUALnheiros, esposas, maridos e tantos outras responsabilidades que sugerem um relacionamento interpessoal.

A criança não é a sociedade de amanhã. Ela é a sociedade de hoje! Se fizermos um excelente trabalho hoje, colheremos excelentes frutos amanhã! Pense nisso!

24 | felizcidade.net

Page 25: Revista FelizCidade #13

emprego é sempre um motivo de preocupação para maioria das pessoas. Afinal, é preciso ter meios para se manter. Nos últimos meses o desemprego tem assom-

brado os trabalhadores do Vale do Paraíba. O ano de 2012 teve o menor saldo de criação de vagas dos últimos nove anos, de acordo com o Ministério do Trabalho, com apenas 4.169 novos postos de trabalho com carteira assinada.

Por isso conquistar uma vaga de emprego tem sido cada vez mais apreciado. Jessé Carvalho da Silva estava entre o milhares de brasileiros desempregados e depois de fazer diversas entrevistas resolveu entregar nas mãos de Deus seu pedido e iniciou a Alvorada da Vitória, que acontece na terça-feira, às 6h30. “Orei, jejuei e depois de fazer tudo ao meu alcance, deixei nas mãos de Deus. Esperei Nele e senti durante uma celebração da Alvorada que meu milagre tinha chego. E chegou mesmo, na quinta-feira recebi a ligação e comecei a trabalhar no mesmo dia”, conta ele.

Bruno Oliveira, participou da Campanha da Vitória, que acontece na quinta-feira, às 19h, e depois de 5 meses desem-pregado viu o mover de Deus. “Minha esposa também estava prestes a perder o emprego, fiquei desesperado, mas mantive a campanha e a fé em Deus. No dia seguinte minha esposa recebeu um convite para trabalhar em uma empresa melhor, está com novo cargo e com uma promoção salarial. A minha também está próxima!”, relata.

ALVORADAvitórias através da oração

• Texto Talyta Grandchamp

O pão de cada dia

O

felizcidade.net | 25

Alvorada da Vitória - 6h30 - Terça-feira Campus Colina Rod. Dutra, Km 145 – Sentido RioExtensão Zona Sul Av. Perseu, 541 – Jd. Satélite (Próximo ao João do Pulo)Extensão Zona Norte Rua Piraguara Clube, 472 – Vila SinhaExtensão Primavera Av. Nelson Tavares, 1861 – Jd. PrimaveraCampus BetâniaAv. Fco José Longo, 1195 – Vila Betânia

Igrejas da CidadeTaubaté Av. José Olegário de Barros, 1300 – Vila das GraçasJacareí Rua Barão de Jacareí, 679 – CentroJambeiro Rua Major Gurgel, 382 - CentroSão PauloRua Thomas Edison, 320 - Barra FundaCaçapava Rua São Francisco, 881– Vila Antônio Augusto Luiz

Campanha da Vitória -19h - QUINTA-feiraCampus Centro Rua Euclides Miragaia, 548 – Centro

Page 26: Revista FelizCidade #13
Page 27: Revista FelizCidade #13

No último fim de semana cerca de 24 pessoas se reuniram no Recanto Inspire, para viver uma vida nova, restaurada por Jesus. Uma equipe de 12 voluntários trabalhou para que todos se sentissem a vontade, com boa comida e, principalmente, um ambiente agradável e cheio da presença do Espírito Santo. “Só tenho a agradecer a Deus e a todas as pessoas que de alguma forma fizeram parte desse fim de semana marcante de restauração. A partir dessa semana, nada mais será igual”, Isabela Aguiar.

Você também pode participar, programe-se:

Retiro RendiçãoAdultos – 12 a 14 de abril – Recanto InspireAdolescentes – 17 a 19 de maio – AcampibCrianças e Juniores – 5 a 7 de julho – Acampib

Retiro Inspiração26 a 28 de abril – Recanto Inspire

Retiro Satisfação19 e 20 de abril – Recanto Inspire

RADARfique ligado

• Texto Mônica Barbosa

PodostetClínica de Podologia

Podóloga

Tel.:(12)3021.3050Cel.:(12)8174.6057

Av. Andrômeda, 693 - sala 41º andar - Espaço Andrômeda

Jd. Satélite - SJCampos - SP

Zilene de Oliveira

felizcidade.net | 27

Festa dos 30A noite do último sábado, dia 23, agitou o Café Inspire no Campus Colina com a festa dos 30+, reunindo cerca de 180 pessoas. O ambiente foi preparado com decoração, bom cardápio e muita música. Animação garantida para a entrada em uma nova fase.

Celebração especial na IC em SPNeste domingo, 31, às 19h a Igreja da Cidade em São Paulo recebe o pastor Neil Barreto. Venha participar dessa noite especial!

Momento de restauração

1ª Rodada da Copa FelizCidade

A rodada do último fim de semana da Copa FelizCidade realizada na ETEP Faculdades foi recheada de gols. Confira os resultados:IEP                          7 x 1    IC JambeiroBatista do Povo    4 x 4    Eleve A3IC Jacareí               6 x 2    Eleve LivrePIB                          5 x 4    Batista Nova Canaã

No próximo dia 6 de abril tem mais: 09h00 - PIB  x   Ministério A3     10h00 - IC Jacareí x   IC Jambeiro       14h30 - Batista Canaã x   Batista do Povo 15h30 - IEP  x  Eleve Livre    

Page 28: Revista FelizCidade #13
Page 29: Revista FelizCidade #13

felizcidade.net | 29

PG vida em comunidade

Pequenos Grupos cheios do Espírito Santo MDA

Meu DiscípuloAmado

Igreja do Senhor JesusIgreja Local

Pequeno Grupo• Texto David Tiburcio

Participe de um PGSe você ainda não faz parte de um

PG entre no site da Primeira Igreja Batista www.pibnet.com.br vá até “Conecte” e depois clique em “Encontre um PG”. Você também pode enviar um e-mail para [email protected] solicitando um pequeno grupo. Coloque seu nome, bairro onde mora ou em quais bairros você poderia ir para participar e o perfil desejado (jovem, adulto, casais, etc.). Caso queira falar dire-tamente conosco por telefone, ligue para: 4009-4300. Não importa de onde você seja, se de São José dos Campos, tem um PG perto da sua casa, se de uma das igrejas da Cidades, temos um PG, ou qualquer lugar do mundo temos um PG online que você pode participar!

A “Pois nele vocês foram enriquecidos em tudo,

isto é, em toda palavra e em todo conhecimento, porque o testemunho de

Cristo foi confirmado entre vocês, de modo que

não lhes falta nenhum dom espiritual.”

1 Coríntios 1.5-7

ação do Espírito Santo no Pequeno Grupo é individual e coletiva. O Espírito enriquece o grupo em tudo! Os dons são derramados e cada participante tem prazer em servir a Deus e ao seu próximo com o que recebeu.

O ambiente do Pequeno Grupo cheio do Espírito Santo transborda adoração, comunhão, discipulado, ministérios e evangelismo. Experimenta a liberdade no Espírito para ministrar uns aos outros a cura, as palavras proféticas, o amor, a lealdade e a unção! A transparência e autenticidade criam uma intimidade em Cristo insepa-rável e prazerosa. A glória do Senhor invade as vidas, famílias e casas! A generosidade é desenvolvida no suprir das necessidades e a prosperidade bíblica surge com naturalidade e grande impacto na igreja. Satanás é derrotado e envergonhado com a restituição das famílias, restauração dos casamentos e libertação dos vínculos demoníacos.

A ação do Espírito no Pequeno Grupo revela Jesus Cristo de uma maneira pessoal e profunda. Os relacionamentos logo se transformam em grupos de discipulado, um a um, tamanha a entrega e disposição de cada integrante que descobriu o significado de sua existência e posição como embaixador de Cristo. A seguir algumas orientações para inspirar seu Pequeno Grupo a ser cheio do Espírito Santo:

• Como líder seja exemplo, seja cheio do Espírito;• Prepare-se para que o Espírito conduza os encontros e as pessoas logo desejarão ser cheias Dele;• Exale a vida e o bom perfume de Cristo com suas atitudes;• Ensine seu Pequeno Grupo a adorar e ter prazer em Jesus;• Sempre desafie seu Pequeno Grupo a jejuar;• Incentive os participantes a descobrirem seus dons espirituais e usá-los;• Fale sobre a santidade e viva em santidade;• Busque e estude sobre o Espírito Santo com o Pequeno Grupo;• Incentive e gere a busca em seu Pequeno Grupo por todos os tipos de dons citados na Bíblia;• Ao reconhecer um dom espiritual em alguém, valorize;• Ensine seu Pequeno Grupo a ouvir a voz do Espírito e obedecê-lo;

O Pequeno Grupo cheio do Espírito Santo, geralmente, gera líderes e multiplica adoradores em espírito e verdade. Os resultados são vistos em transformação de vida em todos os lugares com todos os tipos de pessoas. Deixe o Espírito Santo encher sua vida, família e Pequeno Grupo!

Page 30: Revista FelizCidade #13

30 | felizcidade.net

Page 31: Revista FelizCidade #13

omprar uma roupa ou um acessório a baixo custo, não é algo comum hoje em dia. Mas no Bazar Solidário da ABAP isso é possível. Após receber as doações, uma triagem é feita com a Assistente Social. As peças, sempre

em boas condições de uso, também são utilizadas para doações aos carentes. Através do projeto Casa AMOR, que trabalha com moradores de rua, é feita a entrega de peças de roupas caso haja necessidade.

O Bazar Solidário é um dos principais canais de captação de recursos para sustentabilidade dos projetos sociais da instituição. Além de o Bazar oferecer peças a preços acessíveis, ainda gera oportunidades para que as pessoas adquiram calçados, acessórios, entre outros produtos.

RECURSO – O Bazar Solidário tem como objetivo a captação de recursos financeiros por meio de doações realizadas pelos mem-bros da Primeira Igreja Batista e pela população do município.

As pessoas interessadas em doar suas roupas ou acessórios em boas condições de uso para o projeto podem entregar os produtos na ABAP ou na Primeira Igreja Batista. Quando separar suas peças lembre-se de que alguém vai usar, como você gostaria que estives-se? Limpa e em condição de uso.

O Bazar Solidário é de grande importância para a instituição, pois a renda captada é revertida integralmente ao investimento em outros projetos sociais.

C

SOLIDARIEDADEo que vale é a ação

• Texto Sergio Ivo

Roupas boas para todos

felizcidade.net | 31

Você pode comprar produtos e fazer doações com seu cartão de débito no estande da ABAP no Campus Colina.

ABAP – Associação Beneficente de Ajuda ao Próximo Registro de Utilidade Pública Municipal: Lei n° 5.758 de 05 de outubro de 2000.

Registro de Utilidade Pública Estadual: Lei nº 13.520 de 29 de abril de 2009.Avenida Deputado Benedito Matarazzo, 8333. Vila Betânia - São José dos Campos/SP. Contato: (12) 3923-1544/3308-1354

Contribua para a continuidade dos projetos.Banco Bradesco: Agência: 2858-4 Conta Corrente: 19780-7 CNPJ da ABAP 01.372.496/0001-97

www.abapsjc.org.br facebook.com.br/abapsjc

Page 32: Revista FelizCidade #13

32 | felizcidade.net

Page 33: Revista FelizCidade #13

TÔ DE FOLGAcultura, lazer e afins

OS CROODS Em plena era pré-histórica, escondidos na maior parte do tempo dentro de uma caverna, vivem Grug, a esposa Ugga, a vovó, o garoto Thunk, a pequena e feroz Sandy e a jovem Eep (Emma Stone / Luísa Palomanes). Eles são os Croods, uma família liderada por um pai que morre de medo do mundo exterior. “Os Croods” é o novo desenho da Dreamworks que chega aos cinemas da região. Dirigido por Chris Sanders e Kirk DeMicco, o filme traz cores intensas e muito bom humor. O estúdio nos presenteia com a trajetória de uma família pré-histórica que desbrava o mundo graças à iniciativa da impetuosa adolescente Eep, protagonista do filme, e do mocinho Guy. A família, embora pré-histórica, se asse-melha as contemporâneas, e nos apresenta uma adolescente rebelde, um patriarca avesso a riscos além de uma exuberante cena em que os personagens sobem até a copa das árvores e observam o céu estrelado. O filme aborda de forma divertida o Mito da Caverna escrita pelo filósofo Platão, e conta com muita ação e humor ao longo da caminhada dos Croods fugindo do apocalipse. Foca também nos sentimentos. Entretenimento garantido para pais e filhos. Em 3D. Em cartaz no Kinoplex do Vale Sul Shopping e na rede Cinemark.  

felizcidade.net | 33

Um menino de 6 anos, que adora desenhar, um dia teve uma ideia: queria ter um site onde pessoas do mundo inteiro pudessem pedir que ele desenhasse algo. Jack decidiu ainda que o dinheiro arrecadado com cada desenho seria doado para um hospital infantil, o mesmo onde o irmão mais novo dele já tinha sido internado várias vezes, por ter uma doença nos pulmões. Com ajuda dos pais, o projeto foi para a internet: aí nasceu o site “Jack Draws Anything” (“Jack Desenha Qualquer Coisa”). A meta inicial era con-seguir juntar algo em torno de R$ 300, mas a ideia de Jack fez tanto sucesso que o garoto conquistou mui-tos fãs, arrecadou mais de R$ 100 mil para as crianças doentes e ganhou um livro para contar essa história. Fez um sucesso tão grande e recebeu tantos pedidos que Jack precisou encerrar a página de encomendas após 14 dias, porque era muita coisa pra um garotinho dar conta de desenhar. O site, porém, ainda existe e por lá é possível fazer doações ao hospital infantil. Por conta da ajuda que conseguiu às crianças doentes, Jack recebeu dezenas de homenagens na Escócia, Austrália, Dinamarca, Argentina e em Taiwan.

• Texto Fabrício Correia

CINEMA

ENTRE ASPAS

LIVRO

Page 34: Revista FelizCidade #13

mar, acertar, evitar o mal: é uma acirrada luta diária. Há coisas que sabemos com a mente, mas por incrível

que pareça, nossas vontades e emoções parecem não ter sido avisadas sobre elas. Queremos abraçar, perdoar e fazer o que é certo, mas acabamos nos esbarrando em nós mesmos.

Qual a sua maior luta? Ser mais compreensivo com as pessoas que você ama? Não falar coisas das quais se arre-pende? Perdoar alguém ou perdoar a si mesmo? Deixar para trás a mentira? Vencer o orgulho? Controlar seus impulsos sexuais? Simplesmente conse-guir se dedicar mais em sua busca por Deus, na leitura bíblica e oração? Vencer uma marca difícil, como o abandono ou a rejeição? Seja qual for, Deus permanece verdadeiro e sua garantia de que vence-remos permanece inabalável.

Quando Jesus estava orando momentos antes de sua morte, lutava contra sua vontade de não ir para a cruz. Ele disse aos seus discípulos: “O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mc 14.38). Era madrugada e seus amigos mais próximos queriam apoiá--lo, mas foram vencidos pela apatia e pelo sono, ou seja, por eles mesmos. Jesus sabia o que viria pela frente e que poderia não ir para a cruz se assim dese-jasse. Contudo, ele tinha que cumprir um propósito muito maior do que a sua vontade humana. Afinal, “Ele veio para fazer a vontade do Pai” (Lc 6.38). Jesus

Avisa lá!

REFLITAvalores para vida

34 | felizcidade.net

lutava ali contra contra a sua carne, assim como seus discípulos, assim como nós hoje. Mas a boa notícia é: Jesus venceu! Ele foi para a cruz, morreu e ressuscitou. Ele se entregou, para que você tivesse vida. Isso coloca você em uma nova condição, pois você tem a Vida de Deus vivendo em você.

Você pode compreender o que significa estar pronto? Agora mesmo, seu espírito está pronto para amar, buscar mais de Deus, compreender a Palavra, tomar decisões sábias, vencer as tentações, obedecer a Deus e cumprir a sua vontade!

No momento da pior raiva ou diante da maior tragédia da sua vida, até mesmo quando você tem sérias crises em reconhecer à bondade de Deus, seu espí-rito está lá, pronto para crer, para pros-seguir, para não desistir, ainda que sua carne esteja em uma birra infantil. Sua tarefa diária é avisar à carne quem está no governo. É ir até o parque infantil onde sua vontade brinca, ou cercar suas emoções abaladas, e dizer que você ama a Deus, crê Nele e que vai prosseguir!

Quando você recebe Jesus em sua vida, vencer não é uma questão de ter algo que lhe falta, mas crer, receber e cooperar com o que você já tem. Obedecer ao que Deus pede a você é completamente viável. Você não vive por você mesmo quando recebe Jesus, você já está pronto em seu espírito.

Então, avise lá, diga agora mesmo que está consumado! Jesus já venceu, já

A

ressuscitou e está vivo! Avise que você não vai ceder, não vai desistir e não abrirá mão de acertar e vencer com Deus! Pode parecer que não tem mais jeito, que sua vontade, emoções e mente não podem ser restauradas. Mas a Palavra de Deus diz: “Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”(Lc 19.10). Ele veio salvar, e Ele venceu! Ele está vivo! É páscoa, Jesus ressuscitou!

Avise lá, você já deu certo! Você está pronto, pois sua vida é Jesus vivo!

Feliz Páscoa!

Pastor Marcos MadalenoLíder do Ministério da Juventude

Eleve da PIB em SJC

facebook.com/marcos.madaleno @marcosmadaleno

Page 35: Revista FelizCidade #13
Page 36: Revista FelizCidade #13

saiba tudo sobre esta e outras ações

da Prefeitura

E enxergar que muita coisa mudou. Recuperar a visão.

www.sjc.sp.gov.br

O trabalho segue em frente: em maio, implantação dos

Ônibus Articulados. Acompanhe.

Mutirão da Saúde. Mais de 2 mil cirurgias realizadas. Outras 4.200 programadas. É com trabalho que a gente toca a saúde da cidade.

A Prefeitura, em parceria com o Governo Federal, está enfrentando e resolvendo um dos mais antigos problemas da nossa cidade: a fila para cirurgias. Desde janeiro, mais de 2 mil joseenses já foram benefi-ciados. Gente como o Antônio, que fez cirurgia de catarata e, além da visão, recuperou a alegria de viver.

Antônio Maria Pereira, 76 anos - Buquirinha.