revista de gestão adepol-mg

44
Revista de Gestão ADEPOL-MG 1 Página 32 Grau B Mais uma vitória da classe Pecúlio Enfim uma solução Obras Reformulação geral da estrutura - 2012 / 2014 - Página 09 Página 40 UMA NOVA ASSOCIAÇÃO

Upload: maira-hess

Post on 06-Apr-2016

217 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG 1

Página 32

Grau BMais uma vitória da classe

PecúlioEnfim uma solução

ObrasReformulação geral da estrutura

- 2012 / 2014 -

Página 09 Página 40

UMA NOVA ASSOCIAÇÃO

Page 2: Revista de Gestão ADEPOL-MG

EXPEDIENTEADEPOL-MG:

Av. Contorno, 4.099 Funcionários – BH – MG

(31) 3228-3333www.adepolc.com.br

Jornalista ResponsávelAílson Santos – JPMG 5239

(Start Comunicação e Marketing)

Estagiária de Comunicação

Gabriela Suzuki

Projeto Gráfico e DiagramaçãoMaira Hess

Foto de capa Ailson Santos

ImpressãoAtividade Editora Gráfica

LTDA

Tiragem1.300 exemplares

Distribuição Gratuita Circulação Dirigida

PresidenteDr. Ronaldo Cardoso Alves1º Vice-PresidenteDr. José Antônio de MoraesDr. João Bosco Guimarães (“in memorian”)2º Vice-PresidenteDr. Edson José PereiraVice-Presidente FinanceiroDr. Marco Antônio Abreu ChedidVice-Presidente AdministrativoDr. Osmiro Camilo CoelhoVice-Presidente do InteriorDr. Hafez Tadeu SadiVice-Presidente de Interesses dos Aposenta-dosDr. Miguel Bechara (“in memorian”)Vice-Presidente das Relações PúblicasDr. Élson Matos da CostaVice-Presidente de PatrimônioDr. Mário José Corrêa SantosConselho Consultivo – CapitalDr. Edvaldo R. Bicalho Brandão - PresidenteDra. Elaine MatozinhosDr. Fidelcínio Pedrosa FilhoDr. João LopesDr. Geraldo Alziro RamosDr. Orlando A. de Oliveira - SecretárioDr. Weser Francisco Ferreira NetoConselho Consultivo – InteriorDr. Adeuvaldo Ribeiro NevesDr. Carlos Eduardo PintoDr. Edson Rogério de MoraesDra. Iara de Fátima Luiz GomesDr. José Luiz RibeiroDr. Marco Aurélio SíriaDr. Pedro Antônio Mendes LoureiroConselho Fiscal EfetivosDra. Carla G. A. da Silveira - PresidenteDr. Lúcio Messias Machado - SecretárioDr. Marco Antônio de Paula AssisConselho Fiscal SuplentesDr. Isaías Confort Oliveira da CostaDr. Nelson Constantino da Silva Filho

Diretoria

Revista de Gestão ADEPOL-MG2

Page 3: Revista de Gestão ADEPOL-MG

constituímos o grupo. Mas isso não foi o bastante para nos desanimar. Cada um dos que abraçaram com este Presidente a árdua tarefa de mudar, de consolidar, de crescer, de conquistar, enfim, de respeitar os colegas – associados ou não, são credores do reconhecimento do nosso quadro social, em especial, se considerarmos, que ninguém recebeu qualquer benefício financeiro, seja a qual título for.

Mesmo diante de todos os problemas estruturais, administrativos e econômicos, não nos curvamos em nenhum dia, fazendo de cada obstáculo, uma alavanca para mostrar que é possível fazer sim e com respeito extremo aos colegas, honrando cada centavo pago por eles através da sua contribuição.

Temos a honra e a recompensa de ver ao final desses três anos, que valeram muito à pena, todas as horas empregadas, dia e noite, para chegarmos ao nível que conseguimos neste encerramento de mandato.

Todas as mudanças contempladas na organização da ADEPOL-MG sempre levaram em conta o respeito às tradições, às biografias dos antepassados, enfim, à história da classe dos Delegados da Polícia Civil de Minas Gerais.

O enfrentamento a problemas tidos como insolúveis, foi sem dúvida, uma marca desta Administração. Além dos compromissos assumidos em campanha, consignados em carta e em folder encaminhados no ano de 2011, não negligenciamos nas reformas urgentes e necessárias, como foi o caso da Colônia de Férias de Itaoca, da Sede Administrativa, do site, do sistema de telefonia e informática, do sistema de dados, do estatuto social, dentre outros. Também com coragem, enfrentamos a informalidade e o descontrole que pairava na relação securitária de associados com empresas antes contratadas.

Da mesma forma, enfrentamos a irregular situação do Fundo de Pecúlio, criado com boa intenção em 1997, mas que se tornou um peso crescente que foi passando de gestão para gestão, sem uma solução jurídica e economicamente possível. Com apoio decisivo do Conselho Fiscal, que também se alicerçou sobre o Diagnóstico Organizacional elaborado no início de 2012 e sobre a Auditoria concluída em 2013, foi possível colocar um fim ao risco temerário que esses dois “problemas” representavam para a saúde da ADEPOL-MG. Tivemos que fazer todas as reformas e investimentos, mesmo com o quadro social encolhendo diante da partida de dezenas de colegas para o “oriente eterno”.

Com a extinção referendada do “Fundo de Pecúlio” e após liquidados (outubro/2014) os valores distribuídos a cada um dos integrantes desse Instituto, conseguimos agregar legalmente ao patrimônio da ADEPOL-MG, 50% (cinqüenta

EditorialEstimados associados,

Ao chegarmos ao término de nosso mandato à frente da ADEPOL – MG entendemos que é hora de mais uma vez prestarmos contas, acreditando que a transparência ainda é um caminho saudável para qualquer administrador que respeita seus pares.

Assim como manda o Estatuto, o Presidente, em nome

de sua Diretoria presta anualmente, perante a Assembléia Geral convocada para tal, as contas de seu exercício, além de relatar suas atividades nesse período. E isso já ocorreu ao final de 2012 e 2013.

Agora, ao final do último ano do triênio administrativo (2014), além de prestar contas regularmente perante a AGE, estamos fazendo-o de forma escrita, na forma desta Revista, que trás, sinteticamente, boa parte dos feitos pela nossa Administração, formato este, que alcançará 100% dos associados, ao contrário do que ocorre normalmente nas AGEs, onde comparecem apenas parte dos associados, por causa dos mais variados motivos.

Também estamos aproveitando a oportunidade para encaminhar no corpo desta Revista, um exemplar do nosso Estatuto Social, aprovado em 16/09/2014, e em vigor desde o dia 10/10/2014. O Estatuto entregue ao quadro social representou o esforço de um grupo de abnegados associados, diretores, conselheiros e assessores, aos quais, rendemos aqui e em ata nosso reconhecimento e gratidão.

No final de 2011, quando um grupo de interessados colegas, reunidos na sede do Sindepominas, em busca da integração e crescimento mútuo das duas Entidades, resolveu lançar uma chapa na eleição daquele ano, para a Diretoria e Conselhos da ADEPOL-MG, decidimos assumir o compromisso e o risco de conduzir uma Entidade de mais de 50 anos de história, apesar da pouca informação sobre o que estava nos esperando.

Foram dias, meses e anos de muita dedicação e entrega, por parte de alguns Diretores e Conselheiros, eis que o número ficou muito aquém daquilo que imaginávamos, quando

Revista de Gestão ADEPOL-MG 3

Page 4: Revista de Gestão ADEPOL-MG

por cento) desse recurso financeiro, para o qual, assumimos perante a AGE que deliberou sobre o assunto, o compromisso de aquisição de uma Unidade de férias no litoral sul da Bahia (pousada ou equivalente), para que, imobilizado, esse recurso histórico, ficasse à disposição do associado, como mais um patrimônio seu e com utilidade para sua família. Para 2015, esse projeto com certeza estará se concretizando.

Não faltou, contudo, diversas iniciativas para atrair novos associados, numa conjuntura de renovação em massa do quadro de Delegados no Estado, jovens valorosos que ainda não perceberam as vantagens de sua associação. Neste final de 2014, estamos, após a reforma estatutária, absorvendo o novo segmento associativo das (os) viúvas (os) de Delegados, fato este, que dá-lhes o devido direito de contribuir e de usufruir benefícios na condição de associado, pondo fim a uma informalidade que incomodava aos dois lados.

Obviamente, que esse processo teve um custo também para a Diretoria perante aqueles que não queriam ver resolvidas essas questões. Assim, houve críticas, desgastes e no final do mandato, a maldade e a injustiça na forma de Notificação e Ação Judicial (esta calcada sobre um pretenso direito de uma empresa poder continuar por 10 anos a negociar intermediação de seguros de vida no âmbito da Entidade, fruto de uma cláusula contratual de 2010, cuja moralidade e legalidade será com certeza objeto de avaliação futura da classe).

Inovamos com a criação da Assessoria de Apoio Social, através da nossa Colaboradora Dra. Maria dos Anjos de Jesus, pessoa dedicada e disponível para ajudar aos colegas, cônjuges e familiares nas mais delicadas situações, com enorme êxito nas muitas demandas.

Nossa Diretoria Jurídica, implantada para restituir a confiança dos associados na Entidade, devido às infrutíferas e onerosas aventuras jurídicas do passado, também se destacou na busca de transparência no trato com os associados, na atualização dos dados, na tentativa de solução de problemas causados por desídia ou imperícia processual e na construção de caminhos para a solução de conflitos, inclusive, aqueles oriundos de má gestão no trato com advogados, que provocaram prejuízos a centenas de colegas que foram deixados para trás, como no caso da

Execução do Mandado de Segurança (“Precatório – 2ª Turma”).

Entre outras conquistas, cuidamos da realização de encontros sociais dignos e em preços bem inferiores aos antes praticados, publicação da Revista dos Delegados, em parceria com o Sindepominas, com baixo custo e alta qualidade, em substituição ao “jornal da Adepolc”, e a publicação do “Informativo da Adepol-MG” com comunicação direta, eficiente e barata, incluindo todo o quadro social no cotidiano da Entidade.

Realizamos com pujança o 2º Congresso Estadual dos Delegados de Polícia, em Poços de Caldas, 29 anos após o primeiro, realizado em 1985, sob a presidência do Dr. Weber Americano. Também foi importante a reabertura do incentivo a eventos internacionais, como foi o caso das Comitivas mineiras que freqüentaram em 2013 e 2014 os Encontros Anuais da IACP, na Filadélfia e em Orlando (Estados Unidos).Por fim, ainda temos a comemorar a participação efetiva e vitoriosa da ADEPOL-MG nas conquistas junto ao Congresso Nacional, em sintonia exitosa com a ADEPOL-BR (Lei 12.830/2013 e outras), da Lei Orgânica da PCMG (LC 129/2013) com suas dezenas de conquistas e, com especial destaque, a inclusão e reposicionamento no “GRAU B” (instituído em 2010), para todos os Delegados e demais policiais de outras carreiras, que se aposentaram na última classe, nos termos do artigo 122 da LC 129/2013, com vigência em Janeiro/2015. Por tudo isso, podemos afirmar e regozijar que nossa administração foi de pleno sucesso e cumpriu fielmente o seu compromisso com a nossa história.

Aos nossos Diretores, Conselheiros Consultivos, Conselheiros Fiscais, Colaboradores, Parceiros e Fornecedores, a nossa eterna gratidão.

Aos nossos queridos Associados e distintos familiares, nosso muito obrigado pela confiança e participação.

A todos, nossas desculpas pelos eventuais equívocos e por aquilo que não tivemos condições de fazer a seu tempo e hora.

À nova Administração, que assume em 2015, nosso desejo de pleno sucesso e grandes realizações, sob a proteção de Deus.

Ronaldo Cardoso Alves (Presidente)

4 Revista de Gestão ADEPOL-MG

Page 5: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG 5

Eleições

A vitória da transparência e da participaçãoADEPOL-MG 2012/2014

Chapa 2

Folder de lançamento da campanha da Chapa 2

Page 6: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Posse da nova diretoria da ADEPOL-MG Pelo menos 300 pessoas prestigiaram a posse da nova diretoria da ADEPOL-MG em fevereiro de 2012. Era o início de uma gestão marcada pela transparência, participação e austeridade administra-tiva. Depois de longos anos de injustificável conflito com o SINDEPOMINAS, esta gestão foi marcada pelo trabalho em sintonia com o Sindicato.

2012

Revista de Gestão ADEPOL-MG6

Page 7: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG 7

1ª Festa das Mães

1ª Festa dos Pais

2012

- Maio

- Agosto

Page 8: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG8

Reuniões de Diretoria e Conselhos Fiscal e Consultivo

Reunião de Diretoria para discussão do estatuto Definição da Comissão eleitoral 2014

Reunião com diretores e associados para discussão do novo estatuto

Uma das reuniões do Conselho Consultivo

AGO 2014 Reunião sobre subsídio

Prestação de contas dezembro de 2013 Reunião com diretores para revezamento de plantão na sede

Page 9: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Reforma da Sede

No início 2012, a partir de um Diagnóstico de Estruturação e Desenvolvimento Organizacional a ADEPOL-MG deu início a uma série de ações sobre a estrutura física, tecnológica, recursos humanos, financeira, contábil, documentos, cadastros, certidões e desenvolvimento organizacional. Em maio de 2012, todo o ambiente de trabalho na sede foi readequado para atender os associados com mais eficiência e conforto.

Reparação da estrutura elétrica, novo sistema de telefonia, novo cabeamento de rede, sistema de iluminação com aproveitamento da luz natural, pintura interna e externa, reativação do primeiro e do terceiro piso do imóvel, reforma completa do segundo andar com a retirada das divisórias, aquisição de novas mesas de escritório, cadeiras, armários e computadores, novas cortinas, novo sistema de ventilação e ar condicionado, reforma das instalações de hospedagem, contratação de novos funcionários e estagiários para as áreas da Comunicação e do Jurídico, reativação de cômodos que estavam interditados, criação da galeria dos Ex-Presidentes da ADEPOL-MG, reaparelhamento dos sistemas de som para eventos e instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos do imóvel.

2012

Investimento com economia e funcionalidadeHumanização no atendimento

- Agosto

9Revista de Gestão ADEPOL-MG

Page 10: Revista de Gestão ADEPOL-MG

10

Reforma de ItaocaA nova diretoria encontrou a Colônia de Férias de Itaoca tal como mostram as fotos abaixo. A revita-lização modificou totalmente as dependências, promovendo inúmeras melhorias e transformando--as em um digno ambiente de lazer, descanso e tranquilidade para os associados e seus familiares, conforme se vê nas fotos da página ao lado. Em três anos Itaoca recebeu significativos investimen-tos que poderiam ter ocorrido ao longo de outras administrações em respeito ao que merecem os delegados de Minas Gerais.

Fotos de 2011ANTES

Page 11: Revista de Gestão ADEPOL-MG

AGORAFotos de 2014

11Revista de Gestão ADEPOL-MG

AGORAFotos de 2014

Page 12: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG12

Em 2012 a ADEPOL-MG se fez presente em alguns eventos importantes para a Polícia Civil. Cerimônia de comemoração aos 100 anos do DETRAN-MG.

Festa em homenagem ao Dia da Mulher.

Medalha Davidson Soares.

ADEPOL-MG dá as boas-vindas aos aspirantes na ACADEPOL.

2012

Diretoria da ADEPOL-MG em uma das muitas reuniões discutindo sobre pagamento de precatórios.

Diretoria da ADEPOL-MG prestigia a ceri-mônia de formatura dos novos delegados.

ADEPOL-MG inaugura o novo site

Reunião com o Jurista Carlos Veloso para pedir apoio à PEC 37.

Page 13: Revista de Gestão ADEPOL-MG

2ª Festa das Mães2013

Visita do Presidente da Assembleia Legislativa, Dep. Dinis Pinheiro à ADEPOL-MG.

Firmeza na luta em defesa do “Grau B”.

- Agosto

Entrega da Medalha Senador Delegado Romeu Tuma e reunião da ADEPOL-BR.

13Revista de Gestão ADEPOL-MG

Page 14: Revista de Gestão ADEPOL-MG

2º Café com Aposentados

1º Café com Aposentados

2013

- Maio

14 Revista de Gestão ADEPOL-MG

- Julho

Page 15: Revista de Gestão ADEPOL-MG

3º Café com Aposentados

4º Café com AposentadosEm comemoração aos 55 da Associação, foi realizado em parceria com o SINDEPOMINAS, o IV Café com Aposentados. A quarta confraternização do ano ocorreu em dezembro de 2013 e marcou também, o lançamento do selo pelos Correios alusivo à data comemorativa de aniversário da Asso-ciação.

2013

15Revista de Gestão ADEPOL-MG

- Novembro

- Novembro

Page 16: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG16

Discussão da Lei Orgânica na Assembléia Legislativa

Visita da Cônsul Americana Abigail Dresser

Discussão da Lei Orgânica: Defesa cons-ciente e contundente em prol do Grau B

2013

Cerimônia de sanção da nova Lei Orgânica da Polícia Civil

Lançamento da Campanha conjunta de Valorização dos Delegados

Page 17: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Selo comemorativo dos 55 anos da ADEPOL-MGEm dezembro de 2013, durante as comemorações dos 55 anos da ADEPOL-MG, foi lançado pelos Correios o selo alusivo à data comemorativa da Associação. O lançamento aconteceu na presença dos associados, no IV Café com Aposentados.

Competência e sensibilidade no Setor de apoio Social

Mais uma importante iniciativa da atual Diretoria da ADEPOL-MG foi a criação do Setor de Apoio Social. Para geri-lo, foi convidada a Dra. Maria de Jesus dos Anjos, que trabalha para informar e contribuir na prestação da assistência familiar ao associado, além de assessorá-los nas demandas junto ao IPSEMG.

2013Fato histórico

17Revista de Gestão ADEPOL-MG

Page 18: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG18

Depois de 28 anos a ADEPOL-MG realiza o II Congresso dos Delegados de Polícia Em agosto mais de 300 pessoas participaram do II Congresso dos Delegados de Polícia promovido pela ADEPOL-MG com o apoio do SINDEPOMINAS. Contando com a presença do Vice-Governador, Alberto Pinto Coelho, o evento reuniu centenas de delegados mineiros, além das delegações dos estados do Ceará, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Piauí, e Polícia federal do Distrito Federal. O II Congresso, realizado 28 anos após o 1º Congresso, (que foi organizado pelo Dr. Weber Americano) foi muito bem avaliado pelos participantes e produziu um rico documento denominado “Carta de Poços de Caldas”.

2013

Page 19: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG 19

Tendo em vista as alterações aprovadas em Assembleia-Geral Extraordinária, realizada no dia 16 de setembro de 2014, o Estatuto da Associação dos Delegados da Polícia Civil de Mi-nas Gerais (ADEPOL-MG), passa a ter a seguinte redação:

TÍTULO IDA CONSTITUIÇÃO, DA SEDE, DA DURAÇÃO,

DA SIGLA, DA IDENTIDADE VISUAL E DOS FINS

CAPÍTULO IDA CONSTITUIÇÃO, DA SEDE E DA DURAÇÃO Art.1º Constituída em 15 de dezembro de 1958, a Associação dos Delegados da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (ADEPOL-MG), com base no art. 5º incisos XVII, XVIII, XIX, XXI e LXX, alínea “b”, da Constituição Federal, e artigos 46 a 61, todos do Código Civil Brasileiro, é uma as-sociação civil de direito privado, sem fins lucrati-vos, com sede e foro na cidade de Belo Horizon-te, Capital, situada na Avenida do Contorno, nº 4.099, constituída sem limite de prazo para a sua duração, e tem por fim representar os Delegados da Polícia Civil, no Estado ou fora dele, e interna-

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS DELEGADOS DA POLÍCIA CIVIL DE

MINAS GERAIS

cionalmente, perante os poderes constituídos, na defesa dos direitos e interesses individuais e coletivos da Classe, em questões judiciais ou ex-trajudiciais, promover a defesa de prerrogativas e mútua assistência aos associados.

CAPÍTULO IIDA SIGLA

Art. 2º A Associação dos Delegados da Polícia Civil de Minas Gerais é também identifi-cada com a sigla ADEPOL-MG.

CAPÍTULO IIIDA IDENTIDADE VISUAL

Art. 3º A ADEPOL-MG se apresenta com a identidade visual constituída de logomarca, mar-ca escrita e de peças de papelaria de que trata a portaria nº 3, de 14 de dezembro de 2012, com ressalva da nova sigla. § 1º A logomarca é de uso exclusivo, res-salvado ao associado o direito de ostentá-la em bótons, chaveiros e outras peças, confecciona-dos nas proporções, cores e formas em que foi aprovada.

ADEPOL-MG

Page 20: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG20

XIV- representar perante a administração pública, em seus diversos níveis quanto às práti-cas policiais administrativas irregulares que con-flitem com interesses não só de seus associados, bem como de toda classe de delegados de polí-cia; XV- relacionar, por deliberação da direto-ria, sem prejuízo de suas finalidades, com outras associações congêneres; XVI- estabelecer parcerias para elabora-ção e execução de projetos sociais mediante re-cebimentos de recursos federais, estaduais, mu-nicipais e doações, com anuência do Conselho Fiscal. § 1º É vedado à ADEPOL-MG, direta ou in-diretamente, a manifestação político-partidária, o sectarismo filosófico ou religioso, a emissão de juízo sobre questões de interesse privado, hi-potecar solidariedade a instituições ou pessoas, salvo quando haja motivação com os interesses e finalidades da Entidade, a juízo da Diretoria. § 2º Em suas atividades a ADEPOL-MG não fará discriminação de raça, cor, orientação sexual ou religiosa. § 3º A ADEPOL-MG instituirá, em até cen-to e oitenta dias, a contar da data da posse da próxima diretoria, o seu Código de Ética. Art. 6º Para o cumprimento de suas fina-lidades, a ADEPOL-MG poderá instalar subsedes no interior do Estado. § 1º A instalação de subsede dependerá de prévios e circunstanciados estudos da con-veniência, oportunidade e recursos financeiros também para sua manutenção; § 2º Para o cumprimento deste artigo, em tudo serão ouvidos os Conselhos Consultivo e Fiscal.TÍTULO II

DAS CATEGORIAS DE ASSOCIADOS, DA AD-MISSÃO E DA EXCLUSÃO

Art. 7º São associados: I- fundadores, os subscritores da histórica Ata de Fundação, datada de 15 de dezembro de 1958, e os que, naquele dia, se inscreveram; II- efetivos, os Delegados de Polícia de Minas Gerais da ativa ou aposentados; III- contribuintes, viúvo ou viúva de De-legado de Polícia, enquanto perdurar a viuvez, Delegado de Polícia Federal, Delegado de outro Estado da federação e do Distrito Federal, ex-De-legado de Polícia de Minas Gerais, na forma des-te Estatuto;

§ 2º A confecção e o fornecimento dessas peças são de exclusiva competência da ADEPOL--MG. Art. 4º A ADEPOL-MG adota bandeira de forma retangular, de cor branca, tendo ao centro a logomarca da Associação. Parágrafo único. A ADEPOL-MG se apre-senta também por meio de sítio (“site”) eletrô-nico, devidamente cadastrado no Registro-BR, bem como em outras mídias sociais, respeitan-do-se as especificações da marca de que trata este capítulo.

CAPÍTULO IVDOS FINS

Art. 5º Constituem finalidades da ADE-POL-MG: I- congregar os Delegados da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais; II- zelar pelos interesses e bom nome da classe; III- cultuar as tradições da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais; IV- promover assistência jurídica aos as-sociados na qualidade de substituto processual e nas ações declaratórias; V- atuar judicial e extrajudicialmente em defesa das prerrogativas, direitos e interesses próprios de seus associados e da classe; VI- defender os interesses da ADEPOL--MG e dos associados perante os poderes públi-cos em geral e entidades autárquicas; VII- promover eventos de natureza cultu-ral e/ou técnico-policial; VIII- estimular o intercâmbio e o relacio-namento com entidades públicas e privadas em prol dos associados; IX- realizar reuniões de confraternização entre associados e seus familiares, incentivar ati-vidades recreativas, sócio-esportivas e difundir seus ideais; X- cuidar de interesses securitários dos associados e de seus familiares; XI- pugnar por remuneração condigna, que assegure a dignidade e o poder econômico inerente ao Delegado de Polícia; XII- colaborar com os poderes públicos no aperfeiçoamento da ordem jurídica e da de-fesa social; XIII- representar, junto aos poderes públi-cos constituídos, objetivando o aperfeiçoamen-to do Sistema Policial, nos processos legislativos em geral;

Page 21: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG 21

IV- beneméritos, os que, dentre os efeti-vos, tiverem recebido tal título; V- honorários, os que receberem esse tí-tulo. § 1º A admissão dos associados mencio-nados no inciso III, do artigo anterior, decorre de deferimento do requerimento escrito, e regular-mente instruído, dirigido ao presidente da ADE-POL-MG. § 2º O associado que se desligar da Asso-ciação, e que nela reingressar, não terá o tempo de filiação anterior computado, salvo para o fim previsto no inciso XI do art. 9º. § 3º A exclusão do associado fundador, efetivo ou contribuinte, dar-se-á com o defe-rimento do requerimento escrito, dirigido ao Presidente da Entidade, e ocorrerá automatica-mente em relação àquele que, detentor do cargo efetivo de Delegado de Polícia, dele for demitido ou tiver a aposentadoria cassada. § 4º O Delegado de Polícia exonerado do cargo efetivo, poderá permanecer como associa-do contribuinte, se deferido seu requerimento. Art. 8º O título de associado honorário será concedido pela Diretoria e pelo Conselho Consultivo, em reunião conjunta, à pessoa que tenha prestado relevantes serviços à classe, ou se destacado em razão de suas atividades no cam-po jurídico policial ou na vida pública. § 1º Os associados honorários e os contri-buintes não terão direito a voto e nem poderão ser votados para os cargos da ADEPOL-MG. § 2º A admissão no quadro social impor-ta aceitação das disposições deste Estatuto, por parte do associado, bem como na autorização para os descontos em folha, boleto ou depósito bancário para os associados contribuintes.

TÍTULO IIIDOS DIREITOS E DEVERES

CAPÍTULO IDOS DIREITOS

Art. 9º São direitos dos associados funda-dores e efetivos: I- votar e ser votado para os cargos da ADEPOL-MG, observados os impedimentos des-te Estatuto; II- sugerir ou propor medidas que enten-der convenientes para a melhoria e aperfeiçoa-mento de todas as atividades da ADEPOL-MG; III- tomar parte nas Assembleias-Gerais, discutir e votar os assuntos nelas tratados;

IV- usufruir dos serviços, benefícios e in-centivos da ADEPOL-MG observadas às condi-ções dos respectivos regulamentos; V- examinar, após prévia autorização da Diretoria, os livros e a escrituração contábil; VI- frequentar a sede social; VII- frequentar a Colônia de Férias de Ita-oca, no município de Itapemirim- ES, ou outra unidade externa que venha ser a disponibilizada; VIII- receber, gratuitamente, as publica-ções da ADEPOL-MG; IX- renunciar, a qualquer tempo e por pe-dido escrito dirigido à Diretoria, ao cargo para o qual tenha sido eleito; X- desligar-se da Associação, na forma da primeira parte do § 3º do art. 7º deste Estatuto; XI- ter a pessoa responsável por seu fune-ral, indenizada em até vinte e cinco vezes no va-lor da contribuição mensal, acrescido esse valor de 1% (um por cento) para cada ano de contri-buição, ininterrupto ou não, limitado a 20% (vin-te por cento); XII- requerer, circunstanciada e motiva-damente, acerca do número de associados efe-tivos, e sobre eles obter informações cadastrais, responsabilizando-se pelo sigilo e por eventual má-utilização dos dados; XIII- representar perante o Conselho Con-sultivo acerca de qualquer ato abusivo ou lesivo da Diretoria, em detrimento de sua condição de associado, do patrimônio da Entidade ou sobre descumprimento deste Estatuto.Parágrafo único. São direitos dos associados contribuintes as disposições dos incisos II, IV, VI, VII, VIII, X, XI e XIII deste artigo.

CAPÍTULO IIDOS DEVERES

Art. 10. São deveres dos associados: I- cumprir as disposições deste Estatuto e acatar as deliberações tomadas pela Assem-bleia-Geral e pela Diretoria; II- pagar, preferencialmente por desconto em folha, a contribuição mensal prevista neste Estatuto; III- pagar pontual e integralmente as men-salidades relativas a seguro de vida e planos de saúde contratados pela ADEPOL-MG, aos quais tenham aderido; IV- zelar pela dignidade da classe e da ADEPOL-MG; V- esforçar-se a fim de conservar o patri-mônio da ADEPOL-MG, buscando o seu cresci-mento;

Page 22: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG22

TÍTULO VIDA ASSEMBLEIA-GERAL

CAPÍTULO I Art. 16. A Assembleia-Geral, órgão máxi-mo da ADEPOL-MG, compõe-se dos associados fundadores e efetivos, convocados por meio de edital publicado no órgão de informação oficial do Estado de Minas Gerais ou em jornal de cir-culação diária na Capital, e em órgão informativo da Entidade, sem prejuízo de remessa de circular, por via postal, pelo menos 20 (vinte) dias antes da data de sua realização. § 1º Do edital constarão a primeira e a se-gunda convocação, mediando pelo menos uma hora entre elas. § 2º A Assembleia-Geral instalar-se-á, em primeira convocação, com a presença da maioria dos associados fundadores e efetivos, apurada em lista própria, e, em segunda, com qualquer número, preferencialmente na sede da ADEPOL--MG. § 3º Do edital constará a pauta, obrigato-riamente. § 4º A Assembleia-Geral reunir-se-á anual-mente, no primeiro trimestre, para o cumprimen-to do disposto no inciso III do art. 19, podendo, na omissão do Presidente da ADEPOL-MG, ser convocada de acordo com o art.18. Art. 17. A mesa diretora da Assembleia--Geral será composta pelo presidente, vice--presidente e secretário da ADEPOL-MG, salvo por ocasião da discussão e votação das contas, quando o presidente e o secretário dos trabalhos serão escolhidos, por aclamação, entre os pre-sentes. § 1º Cabe ao presidente, escolhido por aclamação, designar o vice-presidente e o secre-tário, que comporão a mesa diretora dos traba-lhos. § 2º As resoluções e trabalhos da Assem-bleia-Geral serão registrados em ata, lavrada em livro próprio, que será assinada, obrigatoriamen-te, pelos membros da mesa, diretores, e, faculta-tivamente, pelos demais associados presentes.

CAPÍTULO II DA ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA

Art.18. A Assembleia Extraordinária rea-lizar-se-á para tratar de assunto urgente ou de suma importância para a classe e será convoca-da pelo Presidente da ADEPOL-MG ou a requeri-mento: I- da maioria absoluta dos membros dos

VI- colaborar com a administração e seus órgãos; VII- comparecer às Assembleias regula-mente convocadas; VIII- zelar para que a ADEPOL-MG atinja seus fins. § 1º O dever disposto no inciso II deste artigo é condição básica para ser associado fun-dador, efetivo ou contribuinte, importando ex-clusão do associado o seu descumprimento. § 2º A contribuição a que se refere o in-ciso II deste artigo corresponde a 1% (um por cento) do vencimento ou subsídio do Delegado de Polícia, no nível inicial da carreira. Art. 11. Os associados não respondem, sequer subsidiariamente, pelas obrigações so-ciais da Entidade.

TÍTULO IVDO PATRIMÔNIO

Art. 12. O patrimônio da ADEPOL-MG constitui-se de bens móveis e imóveis, valores e créditos existentes e relacionados nos livros e documentos próprios, bem como de doações, respeitada a origem, subvenções, verbas e con-tribuições que lhe sejam destinadas. § 1º A venda ou permuta de imóveis da ADEPOL-MG dependerá de autorização da As-sembleia-Geral para o fim especialmente convo-cada. § 2º Para a compra de bens imóveis, deci-dida pela maioria dos membros da diretoria, será ouvido o Conselho Fiscal.

TÍTULO VDOS ÓRGÃOS DA ASSOCIAÇÃO, DACOMPO-

SIÇÃO E DA COMPETÊNCIACAPÍTULO ÚNICO

DOS ÓRGÃOS DA ADEPOL-MG Art. 13. São órgãos da ADEPOL-MG: I- Assembleia-Geral; II- Diretoria; III- Conselho Consultivo; IV- Conselho Fiscal; V- Secretaria. Art. 14. A Diretoria, o Conselho Consultivo e o Conselho Fiscal, são eleitos na forma do dis-posto no Título X deste Estatuto. Art. 15. Os órgãos da ADEPOL-MG pode-rão elaborar seu Regulamento, respeitados os princípios e normas deste Estatuto.

Page 23: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG 23

Conselhos Consultivo e Fiscal; II- da maioria absoluta dos membros da Diretoria; - de 1/5 (um quinto) dos associados qui-tes com as obrigações de tesouraria. § 1º Nessas hipóteses, será observado o prazo do art. 16. § 2º Nas hipóteses deste artigo, o Pre-sidente convocará a Assembleia-Geral em 48 (quarenta e oito horas). § 3º Não formalizada a convocação da As-sembleia Extraordinária pelo Presidente da ADE-POL-MG, no prazo a que se refere o parágrafo anterior, os autores do requerimento o farão, observado o art. 16, correndo por conta da ADE-POL-MG as despesas respectivas. § 4º Publicado o edital de convocação da Assembleia-Geral Extraordinária, para o cum-primento do inciso III do art. 19, a ADEPOL-MG disponibilizará aos associados, para consulta em sua sede, os documentos ali mencionados.

CAPÍTULO IIIDAS ATRIBUIÇÕES DA ASSEMBLEIA-GERAL

Art.19. Compete privativamente à Assem-bleia-Geral: I- eleger a Diretoria, o Conselho Consulti-vo e o Conselho Fiscal; II- destituir os membros da Diretoria, do Conselho Consultivo e do Conselho Fiscal; III- examinar o relatório anual da Direto-ria, inclusive as contas e o balanço aprovado pelo Conselho Fiscal, deliberando sobre a sua aprova-ção ou rejeição; IV- decidir sobre a reforma do Estatuto; V- decidir sobre a conveniência de alienar, hipotecar ou permutar bens imóveis; VI- decidir sobre a extinção da ADEPOL--MG, observado o disposto no inciso III do §1º deste artigo e no artigo 61 do Código Civil Brasi-leiro; VII- fazer recomendação que julgar ne-cessária a qualquer órgão da ADEPOL-MG. § 1º As decisões da Assembleia-Geral se-rão tomadas: I- nos casos de simples decisão adminis-trativa, por maioria simples; II- nos casos considerados complexos ou que, por sua natureza, envolvam interesses da Classe dos Delegados associados será, obrigato-riamente, por maioria absoluta; III- no caso de deliberação de extinção da ADE-POL-MG e do destino de seus bens, será exigido

o voto concorde de 2/3 (dois terços) do quadro de associados fundadores e efetivos. § 2º O voto por procuração não será ad-mitido.

TÍTULO VIIDA DIRETORIA

CAPÍTULO IDA COMPOSIÇÃO

Art. 20. A Diretoria compõe-se de: I- Presidente; II- 1º Vice-Presidente; III- 2º Vice-Presidente; IV- 1º Diretor-Secretário; V- 2º Diretor-Secretário; VI- 1º Diretor-Financeiro; VII- 2º Diretor-Financeiro; VIII- 1º Diretor-Patrimonial; IX- 2º Diretor-Patrimonial; X- 1º Diretor-Jurídico; XI- 2º Diretor-Jurídico; XII- Diretor de Assuntos do Interior; XIII- Diretor de Assuntos Sociais e de Apo-sentados; XIV- Diretor de Interesses Políticos e Le-gislativos. § 1º Na falta, impedimento ou vacância, os membros da Diretoria serão sucedidos, automa-ticamente, na ordem estabelecida neste artigo, sendo que o 2º Diretor Financeiro será sucedido a partir do 1º Vice-Presidente. § 2º O Presidente eleito poderá designar, por portaria: I- Assessores Especiais para a Presidência e para cada Diretoria, por indicação desta, para apoio voluntário. II- Diretores Regionais, com atuação no interior do Estado, para apoio voluntário. III- Os cargos da Diretoria, os assessores especiais, os diretores regionais e os eventuais colaboradores não são remunerados.

CAPÍTULO IIDAS REUNIÕES

Art. 21. A Diretoria reunir-se-á, ordinaria-mente, uma vez por mês e, extraordinariamente, quando convocada pelo Presidente ou por maio-ria simples de seus membros. Parágrafo único. A falta injustificada a três reuniões consecutivas importará perda do man-dato de membro da Diretoria. Art. 22. As decisões em reunião da Direto-ria serão tomadas por maioria simples, presentes

Page 24: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG24

IV- convocar as Assembleias-Gerais; V- cumprir e fazer cumprir o Estatuto e Regulamentos da ADEPOL-MG, praticando to-dos os atos necessários às finalidades e interes-ses da Associação; VI- executar as deliberações e recomen-dações da Assembleia-Geral; VII- assinar, juntamente com um dos Dire-tores Financeiros ou eventuais substitutos, che-ques emitidos pela ADEPOL-MG, ou autorizar expedição de ordens de pagamento; VIII- apresentar relatório anual das ativi-dades para apreciação da Diretoria e da Assem-bleia-Geral; IX- comparecer regularmente na sede da ADEPOL-MG e participar das reuniões da Direto-ria; X- representar ou fazer-se representar, sempre que possível, nos eventos de interesse da classe, em qualquer parte do território nacional; XI- praticar outros atos de gestão admi-nistrativa e financeira.

SEÇÃO IIDAS ATRIBUIÇÕES DO VICE-PRESIDENTE

Art. 25. Compete ao Vice-Presidente: I- o 1º Vice-Presidente auxiliará direta-mente o Presidente, com ênfase na defesa das prerrogativas institucionais e assumirá, em caso de vacância, o cargo pelo tempo que faltar para completar o mandato; II- comparecer regularmente na sede da ADEPOL-MG e participar das reuniões da Direto-ria; III- exercer ouros encargos que lhe forem atribuídos pelo Presidente.Parágrafo único. Ao 2º Vice-Presidente compete comparecer regularmente na sede da ADEPOL--MG, participar das reuniões da Diretoria, auxiliar o 1º Vice-Presidente, substituí-lo em suas faltas e impedimentos e praticar outros atos que lhe forem atribuídos.

SEÇÃO IIIDAS ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR-SECRETÁRIO Art. 26. Compete ao 1º Diretor-Secretário: I- planejar, coordenar, orientar e fiscalizar os trabalhos da Secretaria; II- redigir correspondências, controlar o recebimento e sua expedição com registros pró-prios; III- redigir atas, providenciando os respec-tivos registros quando necessário;

pelo menos cinco de seus membros. § 1º Ao Presidente caberá também o voto de desempate. § 2º As decisões da Diretoria serão sem-pre registradas em ata.

CAPÍTULO IIIDAS ATRIBUIÇOES DA DIRETORIA

Art. 23. Compete à Diretoria: I- elaborar e executar o programa anual de atividades; II- elaborar e apresentar à Assembleia-Ge-ral o relatório e o balanço anual, neste anexado o parecer conclusivo do Conselho Fiscal; III- estabelecer, em conjunto com o Con-selho Consultivo, normas acerca da contribuição mensal de que trata este Estatuto e sobre os va-lores que deva receber por força de contratos, planos de saúde e respectivos reajustes; IV- discutir e aprovar o Regulamento de qualquer de seus órgãos; V- suspender direitos de associado, ob-servando a ampla defesa e o contraditório; VI- decidir, em conjunto com o Conselho Consul tivo, sobre proposta de exclusão de associado, nos casos de justa causa, observa-da a ampla defesa e o contraditório; VII- apresentar à Assembleia-Geral pro-posta de reforma do Estatuto e de destituição de diretor; VIII- decidir em reunião conjunta com o Conselho Consultivo, sobre título de associado benemérito ou honorário, nos termos deste Es-tatuto; IX- deliberar sobre proposta de adoção de medidas judiciais ou extrajudiciais cabíveis e para os fins contidos no art. 5º; X- decidir sobre a conveniência de reali-zação de seminários, congressos e outros even-tos, e deles participar; XI- declarar vacância de cargo.

SEÇÃO IDAS ATRIBUIÇÕES DO PRESIDENTE

Art. 24. Compete ao Presidente: I- dirigir a ADEPOL-MG e representá-la, inclusive em juízo; II- convocar e presidir as reuniões da Dire-toria e as conjuntas com o Conselho Consultivo; III- contratar e demitir profissionais au-tônomos, celetistas, terceirizados e estagiários para atender as necessidades da Entidade, fixan-do-lhes o valor de remuneração;

Page 25: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG 25

V- manter ativos e atualizados o sítio (“site”) e os meios de comunicação eletrônicos da ADEPOL-MG; VI- propor a admissão e dispensa de pes-soal necessário ao funcionamento da Secretaria, bem como exercer controle sobre frequência, as-siduidade, eficiência e moralidade; VII- manter atualizado, e com reserva, o cadastro dos associados; VIII- diligenciar para que, no tempo certo e quando autorizado o reajuste de vencimentos ou subsídio da classe, seja atualizado o valor da contribuição mensal de que trata este Estatuto; IX- comparecer regulamente na sede da ADEPOL-MG e participar das reuniões da Direto-ria; X- praticar outros atos para o pleno fun-cionamento da Secretaria. Parágrafo único. Ao 2º Diretor-Secretário com-pete comparecer regularmente na sede da ADE-POL-MG, participar das reuniões da Diretoria, auxiliar o 1º Diretor-Secretário, substituí-lo em suas faltas e impedimentos e praticar outros atos que lhe forem atribuídos.

SEÇÃO IVDAS ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR-FINANCEIRO Art. 27. Compete ao 1º Diretor-Financeiro: I- arrecadar e ter sob sua guarda e res-ponsabilidade as contribuições dos associados e os valores advindos de participação da Associa-ção em qualquer fonte ou operação financeira; II- manter atualizado o livro-caixa; III- elaborar balancete e submetê-lo, tri-mestralmente, à apreciação da Diretoria e do Conselho Fiscal, bem como elaborar balanço anual, que será juntado ao parecer conclusivo do Conselho Fiscal; IV- efetuar pagamentos autorizados, assi-nando cheques ou ordens de pagamento, junta-mente com o Presidente ou eventuais substitu-tos; V- dirigir os serviços da área financeira e contábil; VI- comparecer regulamente na sede da ADEPOL-MG e participar das reuniões da Direto-ria; VII- praticar outros atos de interesse con-tábil e financeiro. § 1º Ao 2º Diretor-Financeiro compete comparecer regulamente na sede da ADEPOL--MG, participar das reuniões da Diretoria, auxi-liar o 1º Diretor-Financeiro, substituí-lo em suas

faltas e impedimentos e praticar outros atos que lhe forem atribuídos. § 2º É vedado aos Diretores-Financeiros manter nos cofres da Tesouraria, em espécie, im-portância superior a dez salários mínimos.

SEÇÃO VDAS ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR-PATRIMO-

NIAL Art. 28. Compete ao 1º Diretor-Patrimo-nial: I- zelar pela manutenção e conservação dos bens móveis e imóveis, mantendo atualizado inventário de quantidade e valores; II- elaborar minuta de Regulamento para utilização da Colônia de Férias e/ou de outras dependências da Associação; III- propor a contratação de pessoal, ne-cessário à manutenção, vigilância e conservação da Colônia de Férias e da Sede, e outras que se incorporarem ao patrimônio, e a dispensa de servidores, quando conveniente; IV- propor à Diretoria o valor da contri-buição para uso da Colônia de Férias e outras dependências da ADEPOL-MG; V- zelar pelo cumprimento das obriga-ções emanadas do poder público, relacionadas com pagamentos de impostos, taxas e tarifas, certificando-se da regularidade dos registros pú-blicos; VI- comparecer regulamente na sede da ADEPOL-MG e participar das reuniões da Direto-ria; VII- praticar outros atos relativos à sua área de atuação.Parágrafo único. Ao 2º Diretor-Patrimonial com-pete comparecer regulamente na sede da ADE-POL-MG, participar das reuniões da Diretoria, auxiliar o 1º Diretor-Patrimonial, substituí-lo em suas faltas e impedimentos e praticar outros atos que lhe forem atribuídos.

SEÇÃO VIDAS ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR-JURÍDICO

Art. 29. Compete ao 1º Diretor-Jurídico: I- manter atualizado o registro das ações judiciais de interesse da ADEPOL-MG, em parti-cular, e dos associados em ações coletivas; II- acompanhar o andamento processual das ações ajuizadas, certificando-se das respec-tivas sentenças até o trânsito em julgado; III- manter atualizada a relação de asso-ciados credores de precatórios, auxiliando-os no

Page 26: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG26

SEÇÃO VIIIDAS ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR DE ASSUN-

TOS SOCIAIS E DE APOSENTADOS Art. 31. Compete ao Diretor de Assuntos Sociais e de Aposentados: I- propor e organizar, ouvido o Presidente, os eventos sociais e festivos da ADEPOL-MG; II- fomentar atividades relativas aos inte-resses dos associados aposentados; III- manter o associado aposentado infor-mado de mudanças na legislação, evitando-lhe equívocos quanto ao exercício de seus direitos e de prerrogativas; IV- comparecer regulamente na sede da ADEPOL-MG e participar das reuniões da Direto-ria; V- praticar outros atos de interesse da sua área de atuação.

SEÇÃO IXDAS ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR DE INTERES-

SES POLÍTICOS E LEGISLATIVOS Art. 32. Compete ao Diretor de Interesses Políticos e Legislativos: I- acompanhar e informar ao Presidente acerca de projetos e processos legislativos de interesse da classe e em tramite na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados; II- promover e facilitar o relacionamento da ADEPOL-MG com os entes políticos do Esta-do; III- comparecer regulamente na sede da ADEPOL-MG e participar das reuniões da Direto-ria; IV- praticar outros atos de interesse da sua área de atuação.

TÍTULO VIIIDOS CONSELHOS

CAPÍTULO IDO CONSELHO FISCAL

Art. 33. O Conselho Fiscal compõem-se de cinco membros titulares e de três suplentes, não remunerados, eleitos com a Diretoria.Parágrafo único. Os membros titulares elegerão entre si seu presidente e seu secretário. Art. 34. Compete ao Conselho Fiscal: I- examinar os balancetes trimestrais e o balanço anual, elaborados pelo 1º Diretor-Finan-ceiro, e sobre eles emitir parecer conclusivo; II- examinar as contas, deliberando sobre a sua aprovação ou rejeição; III- apontar ao Presidente e ao Conselho

recebimento; IV- apresentar ao Presidente propostas de ações de interesse da ADEPOL-MG, e, nas coleti-vas, de interesse dos associados; V- propor assinatura de contratos com escritórios de advocacia, visando a assistir ao associado nas questões judiciais relacionadas à função; VI- indicar, quando solicitado, escritório de advocacia para patrocinar causa judicial de interesse particular do associado, sempre com honorários compatíveis com a situação econô-mica do interessado; VII- emitir pareceres relativos a contratos e de outros assuntos de interesse da ADEPOL--MG; VIII- manter em arquivo cópias dos con-tratos celebrados no interesse da ADEPOL-MG ou de seus associados, aditando-os quanto à du-ração ou propor a rescisão, quando conveniente;IX- comparecer regulamente na sede da ADE-POL-MG e participar das reuniões da Diretoria; X- praticar outros atos de interesse da sua área de atuação.Parágrafo único. Ao 2º Diretor-Jurídico compete comparecer regulamente na sede da ADEPOL--MG, participar das reuniões da Diretoria, auxiliar o 1º Diretor-Jurídico, substituí-lo em suas faltas e impedimentos e praticar outros atos que lhe forem atribuídos.

SEÇÃO VIIDAS ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR DE ASSUN-

TOS DO INTERIOR Art. 30. Compete ao Diretor de Assuntos do Interior: I- conhecer os assuntos relevantes, rela-tivos à classe e de interesse dos associados resi-dentes no interior, difundindo, sempre, as ações da ADEPOL-MG; II- manter contatos que se fizerem neces-sários, visando à permanência ou o ingresso no quadro social da ADEPOL-MG; III- manter-se inteirado dos assuntos ad-ministrativos da ADEPOL-MG a fim de bem in-formar o colega associado; IV- comparecer regulamente na sede da ADEPOL-MG e participar das reuniões da Direto-ria; V- praticar outros atos de interesse da sua área de atuação.

Page 27: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG 27

Consultivo as irregularidades eventualmente apuradas, sugerindo as medidas que entender cabíveis, inclusive a de convocação de Assem-bleia-Geral. § 1º O Conselho Fiscal receberá documen-tos do 1º Diretor-Financeiro e da Contabilidade, para elaboração de parecer. 2º O Conselho Fiscal registrará em livro próprio as atas sobre seus trabalhos.

CAPÍTULO IIDO CONSELHO CONSULTIVO

Art. 35. O Conselho Consultivo compõe--se de quatorze membros, não remunerados, do interior, da Capital e Região Metropolitana de Belo Horizonte, eleitos juntamente com a Dire-toria. § 1º O Conselho Consultivo reunir-se--á quadrimestralmente, e, extraordinariamen-te, quando convocado pelo Presidente ou pela maioria de seus membros, ou ainda pelo Presi-dente da ADEPOL-MG. § 2º O Conselho elegerá o seu presidente e secretário e elaborará o RegimentoArt. 36. Compete ao Conselho Consultivo: I- funcionar como órgão recursal das de-cisões do Presidente, da Diretoria e da Comissão Eleitoral; II- fiscalizar o cumprimento deste Estatu-to; III- sugerir a abertura de procedimento em desfavor de associado em razão de conduta incompatível com os fins da Associação; IV- propor a reforma do Estatuto; V- decidir, por maioria absoluta de voto declarado, acerca da exclusão de associado; VI- participar de reuniões com a Diretoria quando convocado; VII- conceder, em conjunto com a Direto-ria, título de associado benemérito ou honorário, nos termos deste Estatuto; VIII- preencher cargos, na forma do art. 53 deste Estatuto. Art. 37. As reuniões do Conselho Consul-tivo serão registradas em atas que mantidas em arquivo próprio.

TÍTULO IXDA SECRETARIA

Art. 38. A Secretaria, órgão encarregado de organizar e manter arquivos, inclusive ca-dastro de associados, controle de pessoal, cor-respondência, carga patrimonial, contará com

material e servidores segundo a necessidade dos seus serviços. Art. 39. A contratação de servidores aten-derá ao disposto no inciso III do art. 24 deste Estatuto. Art. 40. Compete à Secretaria: I- manter atualizado o registro e os con-tratos dos servidores, profissionais especializa-dos e estagiários, assegurando seus legítimos direitos; II- ter controle da frequência e de eventu-ais faltas de todos os servidores; III- receber, protocolar e distribuir toda correspondência destinada à ADEPOL-MG; IV- processar a correspondência produzi-da, dando-lhe destino próprio, pelo meio ade-quado e mediante registro, quando necessário; V- zelar pela existência de contrato com os Correios, na busca da celeridade e economici-dade; VI- manter organizados os arquivos da ADEPOL-MG; VII- prover os órgãos da ADEPOL-MG do material necessário ao cumprimento de suas atribuições; VIII- ter sob sua guarda os livros de regis-tros de atas devidamente assinadas, e registra-das quando for o caso; IX- atualizar, diariamente, o cadastro e re-gistro informatizado de associados.

TÍTULO XDAS ELEIÇÕES E DO PROCESSO ELEITORAL

CAPÍTULO IDAS ELEIÇÕES

Art. 41. Os cargos que compõem os ór-gãos previstos no art. 13, exceto a Assembleia--Geral (art. 16) e a Secretaria (art. 38), serão preenchidos em Assembleia-Geral, mediante eleição, com observância do voto pessoal, direto e secreto. Art. 42. Os associados exercerão o direito de voto, pessoalmente na sede da ADEPOL-MG, ou por via postal. 1º Será remetido aos associados, pela Comissão Eleitoral, o material necessário ao exercício do voto, com antecedência mínima de 20 (vinte) dias da data da apuração. § 2º A remessa dos votos por carta far-se--á, obrigatoriamente, pelo correio, endereçada à Comissão Eleitoral; serão considerados aque-les que chegarem à sede da ADEPOL-MG até o

Page 28: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG28

bem como marcará dia para sua realização. § 1º O prazo para inscrição de chapas será de quinze dias, contados do primeiro dia útil se-guinte à publicação. § 2º As eleições serão realizadas após o encerramento das inscrições, de acordo com art. 44, primeira parte, em dia fixado pela Comissão Eleitoral. § 3º É obrigatório o uso de cédula única, devidamente rubricada pela Comissão Eleitoral. Art. 49. A apuração dos votos será realiza-da na sede da ADEPOL-MG. Art. 50. Um mesmo candidato não pode-rá disputar mais de um cargo e nem figurar em mais de uma chapa. Art. 51. O pedido de inscrição de chapas será encaminhado à Comissão Eleitoral. Art. 52. Será indeferido o pedido de ins-crição do candidato que não preencher as con-dições de elegibilidade e não fizer prova de que autorizou sua participação na chapa.Parágrafo único. Deferido o pedido de inscrição, a chapa será registrada pela Comissão Eleitoral para os fins decorrentes. . 53. Inexistindo inscrição de chapa para o pleito, compete ao Conselho Consultivo preen-cher os cargos eletivos.Parágrafo único. No caso deste artigo a direto-ria indicada promoverá eleições no prazo de seis meses. Art. 54. Para acompanhar a votação e a apuração, cada chapa registrada indicará três fis-cais, dentre associados e em dia com suas obri-gações estatutárias. Parágrafo único. Não podem ser indicados como fiscais os candidatos, membros da diretoria ou componentes dos conselhos. Art. 55. Os eleitores somente poderão vo-tar em uma chapa, daquelas que estiverem com-pletas e registradas, não se admitindo o sufrágio em candidatos isoladamente, nem mesmo riscar ou substituir nomes, sob pena de nulidade do voto. Art. 56. Não será computado o voto: I- que contiver algum sinal que o identifi-que; II- que não contiver a manifestação clara e induvidosa da vontade do eleitor. Art. 57. A posse dos eleitos será dada pelo Presidente da ADEPOL-MG. Parágrafo único. No caso da reeleição do Presidente da ADEPOL-MG, a sua posse será dada pelo 1º Vice-Presidente.

momento em que se iniciar a apuração. Art. 43. Todos os associados fundadores e efetivos são elegíveis. Não podem, no entanto, candidatar: I- o Chefe da Polícia e os integrantes do Conselho Superior de Policia Civil, salvo se afas-tados há mais de três meses da data da eleição; II- os que não estiverem quites com a Te-souraria; III- os que não forem associados há pelo menos doze meses anteriores à data de eleição, ressalvados os casos de que tratam os incisos VIII, IX, X, XI, XII, XIII e XIV, do art. 20; IV- os sócios mencionados nos incisos III e V do art. 7º. Art. 44. As eleições serão realizadas na primeira quinzena do mês de dezembro e a pos-se dos eleitos dar-se-á no décimo dia útil do mês de janeiro do ano seguinte. Art. 45. Os mandatos terão a duração de três anos, permitida uma reeleição consecutiva para o mesmo cargo da Diretoria. Para os cargos dos Conselhos, não prevalecerá esta limitação. Art. 46. Será considerada eleita a chapa que obtiver maioria simples dos votos válidos. Parágrafo único. Em caso de empate, con-siderar-se-á eleita a chapa cujo candidato a pre-sidente for o mais idoso.

CAPÍTULO IIDO PROCESSO ELEITORAL

Art. 47. Na segunda quinzena do mês de outubro do ano de eleição, o Presidente da ADE-POL-MG nomeará Comissão Eleitoral, composta de cinco membros associados, efetivos ou fun-dadores, quites com a Tesouraria, encarregada de regulamentar, coordenar e executar o proces-so eleitoral, obedecidas as regras gerais deste Estatuto. Parágrafo único. Fixado o dia da eleição pela Comissão de que trata este artigo, o Presi-dente da ADEPOL-MG convocará a Assembleia--Geral Extraordinária para a eleição dos cargos da Diretoria e dos Conselhos. Art. 48. A Comissão Eleitoral, que elegerá dentre seus membros um Presidente e um Se-cretário, fará publicar no órgão oficial do Estado e em órgão informativo da ADEPOL-MG, edital declarativo de abertura do processo eleitoral, expedindo circular aos associados fundadores e efetivos, mencionando o prazo dentro do qual receberá o pedido de inscrição de chapas para disputar as eleições de todos os cargos eletivos,

Page 29: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG 29

Art. 58. A Comissão Eleitoral, no prazo de dez dias contados da data de sua nomeação, baixará regulamento das eleições, na forma do Título X deste Estatuto. Art. 59. Nas matérias não disciplinadas neste Título, aplicar-se-á, subsidiariamente, a le-gislação eleitoral vigente no país.

TÍTULO XIDOS DEPENDENTES-BENEFICIÁRIOS

Art. 60. Consideram-se dependentes-be-neficiários dos associados, para fins recreativos: I- o cônjuge, enquanto viver em sua com-panhia; II- o companheiro ou companheira; III- os seus filhos, netos, noras, genros e irmãos; IV- os pais e sogros.

TÍTULO XIIDAS DISPOSIÇÕES GERAIS

. 61. O exercício financeiro da ADEPOL--MG, para efeito de balanço, terminará no dia trinta e um de dezembro de cada ano. Art. 62. Os casos omissos serão resolvidos a critério da Diretoria, com observância das nor-mas estatutárias e da ordem jurídica. Art. 63. O descumprimento do inciso III do art. 10 autoriza a ADEPOL-MG a promover a exclusão do associado inadimplente do plano de saúde e/ou do grupo segurado. Art. 64. Eventual dano causado ao patri-mônio da ADEPOL-MG será ressarcido pelo as-sociado que lhe deu causa, após regular avalia-ção, a cargo do Diretor Patrimonial. único. É da responsabilidade do associa-do, a quem caberá a reparação, de qualquer ato prejudicial praticado por seus dependentes-be-neficiários, que causar dano ao patrimônio da ADEPOL-MG. Art. 65. A ADEPOL-MG manterá, sempre que possível, segurados os seus bens móveis e imóveis, além de seguros sobre responsabilidade civil. Art. 66. A ADEPOL-MG poderá instituir e conceder, nos termos de Regulamento próprio, diploma, medalha ou título, a pessoas que te-nham contribuído com os fins da entidade e/ou para o engrandecimento da classe dos Delega-dos de Polícia. Art. 67. Será mantida na sede da ADEPOL--MG, em local visível e acessível à visitação, ga-leria de honra que contenha as fotografias dos

ex-presidentes, com indicação do período de mandato. Parágrafo único. Serão também mantidas, na sede da ADEPOL-MG, placas alusivas à com-posição de cada Diretoria, com indicativo do pe-ríodo de mandato. Art. 68. A ADEPOL-MG poderá manter, em nome de seus associados, vinculação com outras entidades afins, utilizando-se, se necessário, de recurso proveniente da contribuição mensal. Parágrafo único. Atendido o disposto neste arti-go, decidirá a Diretoria sobre a forma que enten-der viável para participação da ADEPOL-MG nas Assembleias e nos sufrágios que houver nessas entidades afins. Art. 69. Este Estatuto bem como os instru-mentos que o complementam, ficam disponibili-zados no sítio (“site”) da ADEPOL-MG.

TÍTULO XIIIDISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS E FINAIS

Art. 70. Os símbolos, marcas, imagens, documentos, jornais, revistas e outras peças, que foram utilizados por esta Associação, nas distin-tas fases de gestão, permanecem como partes do seu acervo histórico, constituindo-se em res-peitável homenagem aos ex-Diretores, e à pró-pria ADEPOL-MG, devendo ser preservados. Parágrafo único. Os envelopes, cartões e impressos, que contêm a logomarca substituída, serão utilizados até o esgotamento total de esto-ques. Art. 71. Permanecem inalterados os car-gos eletivos da ADEPOLCMG, até então exis-tentes, em suas denominações, composição e ocupação, até o dia da posse da nova diretoria e conselhos, quando serão extintos. Art. 72. Este Estatuto, aprovado pela As-sembleia-Geral em 16 de setembro de 2014, en-tra em vigor na data de seu registro em cartório e revoga o anterior. Belo Horizonte, 16 de setembro de 2014.

Ronaldo Cardoso AlvesPresidente da ADEPOL-MG

Nota - Registrado em 10/10/2014 no Cartório de Pessoas Jurídicas de Belo Horizonte.

Page 30: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG30

IACP - International Association of Chiefs of Police

ADEPOL-MG além das fronteiras nacionais Na atual gestão, os associados da ADEPOL-MG tiveram duas oportunidades incríveis de comparti-lhar experiências, aprimorar o conhecimento, a carreira e equipar-se para o futuro, aperfeiçoando os saberes para o Delegado de Polícia. Em 2013, uma comitiva mineira organizada pela ADEPOL-MG participou pela segunda vez da Conferência Internacional dos Chefes de Polícia (IACP), realizado na cidade de Filadélfia, nos EUA. Em 2014, os Delegados puderam participar novamente do Encontro Anual, a 121ª Edição da Conferência, em Orlando- Flórida/EUA. A primeira participação dos Dele-gados na IACP foi em 1996, na 104ª Conferência, sob a presidência do Dr. Vitor Hugo Moreira de Resende.

IACP 1996

IACP 2013

IACP 2014

ORLANDO/ FL / EUA

FILADÉLFIA/ PA / EUA

ORLANDO/ FL / EUA

Page 31: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Assembleias-Gerais Extraordinárias

2014

Liquidação do Fundo de Pecúlio - Reforma do Estatuto

Turma do curso de Inglês

Visita do Deputado Estadual Suplente Gustavo Santana

Viúvas de Delegados de Polícia associam-se à ADEPOL-MG

31Revista de Gestão ADEPOL-MG

Page 32: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG32

201420091982

Novos tempos, nova Marca

CRIAÇÃO DO “DIPLOMA DO MÉRITO CORPORATIVO DA ADEPOL-MG”

No dia 02/04/2014, foi instituído pelo Presidente Dr. Ronaldo Cardoso Alves, através da Portaria 02/2014, o “Diploma do Mérito Corporativo da ADEPOLC-MG”. Como forma de reconhecimento e valorização dos Delegados de Polícia, o Diploma tem o propósito de contemplar e honrar aqueles que tenham prestado valorosos serviços à Adepolc e a classe em questão, sejam eles, Delegados de Polícia, outras personalidades ou instituições.

Em 2012, a ADEPOL-MG lançou a sua nova marca institucional e a nova logo com layout moderno, agradável e elegante, preservando o nome, as conquistas, o espírito coletivo e a identidade policial. A primeira Identidade Visual da ADEPOL-MG foi feita em 1958, ano de sua fundação. Em 1982, a marca foi atualizada e perdurou até 2012, quando foi concebida a nova logomarca da Entidade. Em recente Assembleia Geral Extraordinária, os associados deliberaram pela supressão da letra C de “ADEPOLC”, passando à nova denominação ADEPOL-MG, que segue a tendência nacional na desig-nação das associações de Delegados.

2014

FUNDO DE PECÚLIO DA “ADEPOL” - Um antigo problema que foi resolvido Criado em 30 de abril de 1997, na gestão do saudoso Dr. Victor Hugo Moreira de Resende, cabia aos associados que a ele aderiram, contribuir mensalmente com valores que variavam de R$ 10,00 a R$ 20,00, com faixas etárias previstas de 45 a 65 anos de idade. Defasado na relação Prêmio x Capital, somente em agosto de 2009 novos valores de contribuição foram propostos, mas nem todos os in-tegrantes do Fundo de Pecúlio à proposição aderiram. A atual Diretoria, consciente das dificuldades de gestão do Fundo, para o que a Adepolc não tinha a menor vocação e, legitimidade, no mínimo discutível, resolveu esse imbróglio com firmeza e responsabilidade. Depois de estudos e propos-tas de reiteradas reuniões da Diretoria e do Conselho Fiscal, viabilizou-se a migração da cobertura securitária dos integrantes do Fundo para a Marítima Seguros, sendo todos os interessados disso informados por circulares. Por último, em Assembleia-Geral Extraordinária realizada no dia 16 de se-tembro, após os esclarecimentos e discussões em torno do assunto, ratificou-se o ato da presidência de extinção do Fundo, assim como a proposta de liquidação das importâncias apuradas no Parecer Técnico elaborado por “JL Assessoria Contábil” e assinado pelo contador Alfredo Fernando Ferreira Cajazeira – CRC/MG 67.785, aos que dele participavam.

Page 33: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Festa Campestre dos pais e das mães

NOVA ASSESSORIA JURÍDICAEm julho de 2014, a ADEPOL-MG reforçou o seu Departamento Jurídico com a contratação da advogada especializada em Direito Público, Dra. Pollyanna Sanches Freitas. Além do atendimento personalizado realizado pelos Diretores Jurídicos, Dr. Nelson Garofolo e Dr. Marco Antônio Teixeira, e os assessores de plantão, Dr. João Batista da Cruz (JB Moreira) e Dr. Hermelino Moura, a advogada presta serviços de consultoria e advocacia cível a todos os associados, diariamente.

2014

33Revista de Gestão ADEPOL-MG

- Agosto

Page 34: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG34

5º Café com Aposentados - Novembro

Page 35: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG 35

2014

UNIDADE DE FÉRIAS NO LITORAL SUL DA BAHIAUm presente de fim de ano para os associadosA Diretoria trabalhou muito para solucionar o grande problema em que se tornou o extinto “Fundo de Pecúlio” da Entidade, conforme já divulgado.

O Presidente, Dr. Ronaldo Cardoso Alves, junto aos seus Diretores, Conselheiros Consultivos e Con-selheiros Fiscais, concluídas as diversas fases e após as medidas que foram propostas à A.G.E. do dia 16/09/2014, sugeriu e se comprometeu a reverter os 50% (cinqüenta por cento) do capital que coube à ADEPOL-MG, na compra de uma unidade de férias no litoral sul da Bahia, um sonho que poderá ser concretizado.

Várias opções de imóveis foram estudadas e tentadas, mas, com a chegada do verão e consideran-do o recurso disponível, as oportunidades de negócios mais favoráveis diante do insuficiente poder aquisitivo, nos levaram a adiar, por prudência, essa aquisição que certamente será levada a efeito pela nova Diretoria.

O valor empenhado pela Diretoria para essa nova conquista, está depositado na Conta da ADEPOL--MG exclusiva para esse fim, junto ao banco ITAÚ – Agência 3362, somando até o dia 11/12/2014, o montante de R$ 247.415,61 (duzentos e quarenta e sete mil, quatrocentos e quinze reais e sessenta e um centavos).

Os associados e seus familiares, que já contavam com a Colônia de Itaoca (ES), totalmente reforma-da e reequipada, com certeza desfrutarão em breve dessa nova opção de lazer.

Extrato de movimentação mensal - COMPROMISSADA DI

Dados da conta:Nome: ASSOC DELEGADOS POLIC CIVIL MG

CPF/CNPJ: 17.511.528/0001-28Agência: 3362 Conta: 01955-0

Dados do extrato:Período: 01/12/2014 à 11/12/2014

Data Histórico Valor(*) IOF IR Valorcreditado

Valoraplicação

Remuneração(%)

Rentab. noperíodo(%)

Dataaplicação

Datavencimento N. operação

28/11/2014 SALDO ANTERIOR 246.576,08 11/12/2014 SALDO FINAL 247.415,61

(*)Valor: considera o rendimento bruto acumulado até a data indicada. Não considera SWAP.Posição referente ao valor aplicado, corrigido pela taxa correspondente ao prazo decorrido até esta data. Para os produtos CDB Plus, Itauvest e Compromissada Plus, lembre-se de que quanto maior o prazo decorrido, maior será a suarentabilidade.

Resumo do período:Saldo anterior Aplicações Resgates/

Recompras Vencimentos Rendim.acumulado Saldo bruto final(**) Impostos

estimados Saldo final(**)

Total 246.576,08 0,00 0,00 0,00 839,53 247.415,61 1.151,57 246.264,04(**)Valores estimados com base nas condições contratadas. Não serão utilizados como referência para eventuais resgates antecipados, quando admitidos.

Posição em 11/12/2014:N. operação Data vencimento Data aplicação Valor aplicação Remuneração

(%)Valor em

28/11/2014Valor em

11/12/2014Rentab. noperíodo(%)

N. oper. derivat.associada

1805749 08/09/2017 23/09/2014 242.297,52 88,50 246.576,08 247.415,61 2,11TOTAL 242.297,52 246.576,08 247.415,61

1

Page 36: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG36

NOVOS CONVÊNIOS NA GESTÃO 2012-2014

Uma das prioridades da atual gestão foi fechar contratos de parceria que beneficiassem os associa-dos da ADEPOL-MG. Com o empenho do Diretor de Convênios, Dr. Anselmo Resende Gusmão, mais de 25 parcerias foram firmadas. Merecem destaque os contratos celebrados com diversas clínicas em 21 cidades, na capital e no interior, para os “testes de avaliação psicológica”. Os psicólogos con-veniados são credenciados pela Polícia Federal e atendem aos associados por preços que chegam a 50% dos praticados. Outros convênios importantes são os planos de saúde “UNIMED- Aliança” e “SULAMÉRICA SAÚDE- Qualicorp”, além do contrato de parceria com o Grupo Viver Bem, que ofe-rece assistência funerária 24 horas aos associados. Para ver a lista completa dos convênios, acesse o site: www.adepolc.com.br ou faça contato pelo telefone: (31) 3228-3333.

Confira alguns:

2014

DESPACHATUR: (31) 3218-9000 - www.despachatur.com.

DENTARE3564-0800. www.dentaresaude.com.br

UNIMED – ALIANÇAJuliana Dueli - 3048-2800 / 8459-1649

ORALLIS – TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E RADIOGRAFIAS ODONTOLÓGICAS

(31) 2531-4725 / 3243-4725 | www.orallis.com.br

GRUPO VIVER BEM(31) 3372-3766 | www.grupoviverbem.com.br

SULAMÉRICA SAÚDE – QUALICORPContato: Juliana Mendes – Assistente de relacionamento.

Telefone: (31) 3029-7306.

PSICÓLOGOS (Exames para registro e porte de arma):

ALFENAS: Laércio Bastos Neto – (35)3292-5149 / 8852-5552 | BAMBUÍ: Rivamara Nunes Ferreira - (37) 9928-4332/ 3431-2168 | BARBACENA: Julio Hermes da Silva - (32)9983-1521/3331-5409 | BELO HORIZONTE: Carlos Luiz Souza – (31)3271-3267/ 9819-5943 – Ana Lúcia de Almeida – (31) 3274-6829/ (31) 9985-2506 - Maria Fernanda Sadi Martins Costa – (31)3337-4084/ (31) 9128-2514 - Paulo Afonso de Miranda - (31)3241-4722/ (31) 3241-5557 - Claudete Diamante Ferreira - (31) 3019-5533/ (31) 8722-9416 | BETIM: Simone Lott Cabral - (31)3594-4731/3532-3094 | CONTAGEM: Luciana Silva Rocha - (31)2564-6306/ 8784-7747 | DIVINÓPOLIS: Ana Carolina Nogueira - (37)3215-8667/9193-5006 | GOVERNADOR VALADARES: Claudia Rosado de Queiroz - (33)9971-3371/ 9135-1540 | ITAJUBÁ: Luciano Cristofer Bagattini - (35)3012-2722/ 8876-4162 | ITAÚNA: Deneise de Mora-es Gonçalves - (37)3242-1797 | ITUIUTABA: Divina Maria Barbosa Cordeiro - (34) 3269-1940 | MARIANA: Marcia Maria de Oliveira - (31)8875-5168 | OURO PRETO: Elizabete Maria Duarte - (31)3559-7227/ 9765-2107 | PATOS DE MINAS: Sibila Barkara Xavier - (34)9795-3814 | SANTO ANTÔNIO DO MONTE: Fernanda Gontijo de Melo - (37)9942-8494/ 3281-1547 | SÃO JOÃO DEL REY: Jair Aurélio Borges - (37) 3351-7588/8824-2900 | SETE LAGOAS: Ana Célia de Almeida Cardoso - (31)3771-3333/ 9619-0494 |

Page 37: Revista de Gestão ADEPOL-MG

37

2014PAGAMENTOS DE PRECATÓRIOS E OUTRAS AÇÕES

A Diretoria da ADEPOL-MG, preocupada, como sempre, com os interesses de seus associados, implantou, desde logo, a Diretoria Jurídica na Entidade, que foi movimentada por abnegados colegas, que identificaram nesse serviço uma das grandes demandas geradoras de insatisfação de muitos colegas. Procurou-se conhecer a real situação das inúmeras ações judiciais, catalogando-as nos bancos de dados criados, cuidando de acompanhar o andamento processual, compartilhando informações nos variados meios da Entidade e, em especial, uma atenção aos colegas que integraram a chamada “2ª Turma de Precatório”, que na verdade, refere-se aos colegas que, uma vez ganhando o Mandado de Segurança ( juntamente com aqueles da “1ª Turma do Precatório” – Precatório nº 1795) foram deixados para mais tarde na Execução.

Após algum tempo, a atual Diretoria acabou por descobrir o porquê desse fato, que dividiu o grupo de autores do Mandado de Segurança, fato que mereceu algumas circulares aos colegas, em especial os 464 dessa Segunda Turma. De uma delas, extrai-se de que a segunda ação, a teor de correspondência recebida do advogado, Dr. Edison Haeckel, patrono do feito, “foi resultado de uma autorização escrita, dada pelos Srs. Presidentes do Sindepominas e Adepolc, em 15 de outubro de 2001, àquele causídico para que, em favor de 624 Delegados de Polícia, igualmente autores, fosse promovida a execução do Mandado de Segurança por turmas, e em momentos distintos.

O mesmo advogado endereçou ofício aos presidentes do Sindepominas e da Adepolc, à época, dizendo: “é nosso dever reiterar-lhes, expressamente, preocupação quanto à execução por etapas de apresentação de sucessivos requerimentos ou ‘lote de liquidação’ ... procedimento que entrevará o andamento do processo”.

A atual Diretoria, além de agir com extrema lisura e transparência diante desses “passivos”, trabalhou muito para que todos compreendessem o que se passou em torno dessas ações judiciais e até hoje luta para a finalização do processo de execução dessa chamada “2ª Turma” para que o Precatório seja formado em 2015.

Deputado Federal Delegado Edson Moreira em visita de agradecimento pelo apoio a sua eleição

Revista de Gestão ADEPOL-MG37 Revista de Gestão ADEPOL-MG

Página 32

Grau BMais uma vitória da classe

Pecúlio

solução

ObrasReformulação geral da estrutura

- 2012 / 2014 -

Página 09 Página 40

UM NOVO TEMPO

Página 32

Grau BMais uma vitória da classe

Pecúlio

solução

ObrasReformulação geral da estrutura

- 2012 / 2014 -

Página 09 Página 40

UMA NOVA ASSOCIAÇÃO

Page 38: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG38

Brasília

2014

Na luta pela aprovação da aposentadoria especial da mulher

Atuação em Brasília junto a ADEPOL-BR

Com o Ministro Aluízio Mercadante Com Diretores da FENDEPOL

Reunião na ADEPOL_BR Solenidade na ADEPOL_BR

Reunião com dirigentes na ADEPOL_BR

Page 39: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG 39

2014

Reforma da hospedaria da sede

Page 40: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG40

Prezado Dr. Rômulo, Estamos aqui na ADEPOLC, apreensivos com o tex-to que o Governo mandou para a ALMG, tratando da nossa nova Lei Orgânica.Tudo isso, porque, há quase 3 anos, venho segurando o ímpeto de diversos colegas que que-riam buscar na via judicial, a correção da injustiça da exclusão dos aposentados da vantagem consolidada através da LC 113, que instituiu o novo grau "B" para os ocupantes das carreiras policiais, com mais de um ano nesse nível.A matéria tem precedentes recentes no Estado, tem julgados e farta doutrina afirmando que a criação de um novo grau em uma carreira, faz com que os ocupantes do antigo grau sejam reposicionados, em atenção a alguns princípios, entre os quais, o da paridade.Já tive a oportunidade de conversar com os Deputados Gustavo Correa e Lafaiete Andrada sobre o assunto e pedi a eles o apoio.Contudo, meu temor é que venha ocorrer aquilo que aconteceu na primeira versão do Projeto de LOPC, onde o nosso texto sugerido para o tema, em comum acordo com o Dr. Cylton foi vilipendiado e extirpado pela área de gestão do governo de MG.Assim, às vésperas da discussão e votação do projeto na Comissão de Administração Pública da ALMG, não gostaríamos de ter essa desagradável surpresa.Peço-lhe que nos apóie com todas as suas forças para que esse direito seja estendido a todos os policiais injustiçados, pois terá eternamente o nosso reconhecimento, além de toda a nossa fidelidade e gratidão. Apenas para lembrança, o texto original construído na PCMG foi o seguinte: Art. 284 – Os servidores das carreiras policiais civis que na data de publicação da Lei Comple-mentar n° 113, de 29 de junho de 2010, se encontravam posicionados, há um ano ou mais, no último nível da hierarquia funcional, serão posicionados, da data de publicação desta lei complemen-tar, no grau “B”da última classe da carreira a que pertence, na forma do anexo I. Ficamos assim, na expectativa pelo sucesso dessa batalha. Um fraternal abraço. Ronaldo Cardoso Alves - Presidente da ADEPOLC MG

De: [email protected]: Quarta-feira, 21 de Agosto de 2013 17:06Para: [email protected]: RES: Pedido em prol do GRAU “B” para os policiais de última classe, com >1 ano no cargoCaro Ronaldo, Vi que esse dispositivo que já tínhamos acertado no texto anterior está nas sugestões apresentadas pelas enti-dades. Conte com meu compromisso de lutar para mantê-lo e aprova-lo. Pode contar com isso. Abs Rômulo

“GRAU B”: questão de honraUma vitória justa com a marca do Presidente que sempre acreditou nesta conquistaTexto da correspondência mantida entre o Presidente Ronaldo Cardoso e o Secretário Rômulo Ferraz, nosso amigo que sempre honrou a nossa classe.

Art. 122. da Lei Complementar 129/ 2013. O policial civil que tenha se aposentado no último nível da respectiva carreira, mesmo aquele que tenha alcançado o último nível em virtude do pedido de aposentadoria, será classificado no grau subsequente, conforme tabela constante no Anexo I desta Lei Complementar.

Page 41: Revista de Gestão ADEPOL-MG

41

Balancete da ADEPOL-MG

Balanço Patrimonial

EmpresaCNPJ/CPF/CEI Inscrição Estadual

ASSOCIAÇÃO DELEGADOS POLICIA CIVIL DO ESTADO MINAS GERAIS ADEPOLC17511528000128ISENTA

Folha

Período 01/07/2014 a 30/09/2014

Processado por: ESCRITORIO CONTABIL MACER F. MUZZI LTDA

Emissão::

:

:

10/12/2014::

Descrição das Contas Saldo D/C

2

4.925.587,901.0.00.00.0000 A T I V O D318.824,931.1.00.00.0000 ATIVO CIRCULANTE D317.360,151.1.01.00.0000 DISPONIBILIDADES D

1.840,851.1.01.01.0000 CAIXA D491,421.1.01.02.0000 BANCOS-CONTA DE MOVIMENTO D

315.027,881.1.01.03.0000 APLICACOES DE CURTO PRAZO D5,131.1.03.00.0000 CREDITOS A RECEBER D5,131.1.03.01.0000 ADIANTAMENTOS A FORNECEDORES D

1.459,651.1.08.00.0000 OUTRAS CONTAS D1.197,161.1.08.01.0000 ADIANTAMENTOS A COMPENSAR D

262,491.1.08.03.0000 OUTROS VALORES A COMPENSAR/RECUPERAR D4.606.762,971.2.00.00.0000 NÃO CIRCULANTE D4.606.762,971.2.04.00.0000 IMOBILIZADO D4.501.395,001.2.04.01.0000 TERRENOS/EDIFICAÇOES D

78.911,671.2.04.02.0000 MAQ., INSTAL., MOV. E UTENSILIOS D53.576,301.2.04.03.0000 VEICULOS D27.120,001.2.04.09.0000 DEPRECIACOES DO IMOBILIZADO C

4.925.587,902.0.00.00.0000 P A S S I V O C29.509,232.1.00.00.0000 PASSIVO CIRCULANTE C12.136,562.1.01.00.0000 CONTAS A PAGAR C12.136,562.1.01.01.0000 TITULOS A PAGAR C6.099,932.1.03.00.0000 IMPOSTOS E CONTRIB. A RECOLHER C4.861,762.1.03.01.0000 I.N.S.S. A RECOLHER C1.136,172.1.03.02.0000 F.G.T.S. A RECOLHER C

102,002.1.03.07.0000 I.R.F. A RECOLHER C11.272,742.1.04.00.0000 SALARIOS A PAGAR C11.213,812.1.04.01.0000 FOLHAS DE SALARIOS A PAGAR C

58,932.1.04.08.0000 ISS A RECOLHER C4.896.078,672.3.01.02.0000 SUPERAVITS/DEFICITS C

Belo Horizonte, 30 de Setembro de 2014

ESCRITORIO CONTABIL MACER F MUZZI LTDACRC: 4.602/MG MGCPF: 01364407620

Contador

RECONHECEMOS A EXATIDÃO DAS CONTAS DO BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO E PASSIVO QUE TOTALIZAM O VALOR DE R$ 4.925.587,90 (Quatro Milhoes,Novecentos e Vinte e Cinco Mil, Quinhentos e Oitenta e Sete Reais e Noventa Centavos ), CONFORME ELEMENTOS FORNECIDOS À CONTABILIDADE.

"Declaro, sob as penas da lei, que as informações aqui contidas refletem adocumentação que me foi entregue, que são verdadeiras e me responsabilizopor todas elas."

"Declaro, sob as penas da lei, que as informações aqui contidas sãoverdadeiras e me responsabilizo por todas elas."

RONALDO CARDOSO ALVESRG: CI42280 OABMG - /

CPF: 31678769649PRESIDENTE

Balanço Patrimonial

EmpresaCNPJ/CPF/CEI Inscrição Estadual

ASSOCIAÇÃO DELEGADOS POLICIA CIVIL DO ESTADO MINAS GERAIS ADEPOLC17511528000128ISENTA

Folha

Período 01/07/2014 a 30/09/2014

Processado por: ESCRITORIO CONTABIL MACER F. MUZZI LTDA

Emissão::

:

:

10/12/2014::

Descrição das Contas Saldo D/C

2

4.925.587,901.0.00.00.0000 A T I V O D318.824,931.1.00.00.0000 ATIVO CIRCULANTE D317.360,151.1.01.00.0000 DISPONIBILIDADES D

1.840,851.1.01.01.0000 CAIXA D491,421.1.01.02.0000 BANCOS-CONTA DE MOVIMENTO D

315.027,881.1.01.03.0000 APLICACOES DE CURTO PRAZO D5,131.1.03.00.0000 CREDITOS A RECEBER D5,131.1.03.01.0000 ADIANTAMENTOS A FORNECEDORES D

1.459,651.1.08.00.0000 OUTRAS CONTAS D1.197,161.1.08.01.0000 ADIANTAMENTOS A COMPENSAR D

262,491.1.08.03.0000 OUTROS VALORES A COMPENSAR/RECUPERAR D4.606.762,971.2.00.00.0000 NÃO CIRCULANTE D4.606.762,971.2.04.00.0000 IMOBILIZADO D4.501.395,001.2.04.01.0000 TERRENOS/EDIFICAÇOES D

78.911,671.2.04.02.0000 MAQ., INSTAL., MOV. E UTENSILIOS D53.576,301.2.04.03.0000 VEICULOS D27.120,001.2.04.09.0000 DEPRECIACOES DO IMOBILIZADO C

4.925.587,902.0.00.00.0000 P A S S I V O C29.509,232.1.00.00.0000 PASSIVO CIRCULANTE C12.136,562.1.01.00.0000 CONTAS A PAGAR C12.136,562.1.01.01.0000 TITULOS A PAGAR C6.099,932.1.03.00.0000 IMPOSTOS E CONTRIB. A RECOLHER C4.861,762.1.03.01.0000 I.N.S.S. A RECOLHER C1.136,172.1.03.02.0000 F.G.T.S. A RECOLHER C

102,002.1.03.07.0000 I.R.F. A RECOLHER C11.272,742.1.04.00.0000 SALARIOS A PAGAR C11.213,812.1.04.01.0000 FOLHAS DE SALARIOS A PAGAR C

58,932.1.04.08.0000 ISS A RECOLHER C4.896.078,672.3.01.02.0000 SUPERAVITS/DEFICITS C

Belo Horizonte, 30 de Setembro de 2014

ESCRITORIO CONTABIL MACER F MUZZI LTDACRC: 4.602/MG MGCPF: 01364407620

Contador

RECONHECEMOS A EXATIDÃO DAS CONTAS DO BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO E PASSIVO QUE TOTALIZAM O VALOR DE R$ 4.925.587,90 (Quatro Milhoes,Novecentos e Vinte e Cinco Mil, Quinhentos e Oitenta e Sete Reais e Noventa Centavos ), CONFORME ELEMENTOS FORNECIDOS À CONTABILIDADE.

"Declaro, sob as penas da lei, que as informações aqui contidas refletem adocumentação que me foi entregue, que são verdadeiras e me responsabilizopor todas elas."

"Declaro, sob as penas da lei, que as informações aqui contidas sãoverdadeiras e me responsabilizo por todas elas."

RONALDO CARDOSO ALVESRG: CI42280 OABMG - /

CPF: 31678769649PRESIDENTE

Ex 1º Vice-Presidente - Agosto de 2012Dr. João Bosco Guimarães

Dr. Miguel BecharaEx Vice-Presidente de Interesses dos Aposentados- Junho de 2014

Diretores que deixaram SaudadesEx 1º Vice-Presidente - Agosto de 2012Dr. João Bosco Guimarães

Dr. Miguel BecharaEx Vice-Presidente de Interesses dos Aposentados- Junho de 2014

Diretores que deixaram Saudades

Revista de Gestão ADEPOL-MG

Page 42: Revista de Gestão ADEPOL-MG

Revista de Gestão ADEPOL-MG42

Reunião do Conselho Fiscal com auditores

Almoço de agradecimento à Chefia da PCMG pelo “Grau B”

Foto com colegas de Patos de Minas

Foto com colegas de Patrocínio e o Deputado Deiró Marra

2014

Reunião com colegas aposentados de Montes Claros

Visita ao Senador Itamar Franco

Visita à Federação Mineira de Futebol Reuniões com colegas de Uberaba

Page 43: Revista de Gestão ADEPOL-MG

São os votos da diretoria da ADEPOL-MG

Page 44: Revista de Gestão ADEPOL-MG