revista da cmob - paranámultimidia.curitiba.pr.gov.br/2015/00169491.pdf · 2015. 9. 16. ·...

20
Revista da CMOB 3ª Edição Pedaladas tandem para pessoas com deficiência visual Coordenação de Mobilidade Urbana no Trânsito – CMOB Secretaria Municipal de Trânsito – SETRAN Prefeitura Municipal de Curitiba INCLUSÃO + BICI Junho – Julho 2015

Upload: others

Post on 12-Feb-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Revista da CMOB 3ª Edição

    Pedaladas tandem para pessoas com deficiência visual

    Coordenação de Mobilidade Urbana no Trânsito – CMOBSecretaria Municipal de Trânsito – SETRAN

    Prefeitura Municipal de Curitiba

    INCLUSÃO + BICI

    Junho – Julho 2015

  • Página 1

    Apresentação

    Secretária de Trânsito: Luiza SimonelliCoordenador de Mobilidade Urbana: Gustavo GarrettAssessor de Mobilidade Urbana: Goura (Jorge Brand)Projeto Gráfico, redação e revisão: Sandra Terena (Sandra Pedro)Fotos:acervo SMCS, URBS e colaboradores CMOBArte da Capa: Cláudio Celestino Dimas

    A Revista da CMOB é uma publicação bimestral da Coordenação de Mobilidade Urbana do Trânsito, da Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba.

    É autorizada a sua reprodução parcial ou total desde que citada a fonte.

    Expediente

    Revista da CMOB

    No começo de junho a cidade de

    Curitiba ganhou sua segunda

    ciclorrota sinalizada. Com extensão de

    2,3 km, a Ciclorrota da Vila Nossa

    Senhora da Luz – CIC, que teve o

    projeto de implantação realizado pela

    SETRAN, é sinônimo de segurança

    aos ciclistas da região em

    deslocamentos a pontos importantes

    do bairro.

    Outra iniciativa importante que

    contou com a participação da CMOB

    foi o lançamento do Programa de

    Proteção ao Ciclista. A principal

    finalidade do projeto é aumentar a

    sensação de segurança para quem

    pedala, fortalecer a noção de

    responsabilidade e direção defensiva

    por parte dos motoristas, bem como o

    compartilhamento da via pública.

    Essas são apenas algumas das

    dezenas de atividades realizadas pela

    CMOB entre os meses de junho e

    junho. Nosso objetivo principal é a

    concretização de uma cultura de

    respeito e gentileza aos pedestres e a

    quem está escolhendo a bicicleta

    como meio de transporte. Um meio

    limpo, barato, saudável, enfim,

    inteligente. A boa notícia é que o

    número de ciclistas é cada vez mais

    crescente na nossa cidade e isso

    significa que temos muito trabalho

    pela frente, mas sabemos que

    estamos andando e pedalando no

    caminho certo.

    Boa leitura,

    Equipe CMOB.

    Contato:[email protected]@setran.curitiba.pr.gov.br41-3221-2173

    mailto:[email protected]:[email protected]

  • Revista da CMOB

    Reunião FIEP sobre Programa Conjunto de Bicicleta ao Trabalho

    A Coordenação de Mobilidadeestá discutindo uma parceria emrelação a programas de apoio abicicleta ao trabalho. A prefeituraestá comprometida em criar umarede cicloviária específica na CIC.Alguns dos projetos já estão sendoimplantados - Ciclorrota da VilaNossa Senhora da Luz, jáinaugurada, e Ciclorrota da VilaVerde.

    Outros projetos estruturantesestão previstos para o ano que vem,trazendo mais segurança a quempedala na região. Pretendemos que,com o apoio da FIEP as indústriasfaçam sua parte, melhorando ainfra-estrutura de vestiários, bicicle-tários e campanhas educativas.

    Página 2

    Jun-Jul 2015

    Participação na Câmara Técnica para elaboração do Plano Municipal de Acessibilidade

    A SETRAN, por meio daCoordenação de Mobilidade e da TREG-2, está participando diretamente daelaboração do “Plano Municipal deAcessibilidade”.

    O arquiteto Gustavo Garrett,Coordenador de Mobilidade é membro-titular da Câmara Técnica deAcessibilidade para a elaboração doPlano e a engenheira Gisele Alves deSouza Oliveira, Coordenadora deProjetos de Sinalização de Trânsito é asuplente. O primeiro encontro foirealizado em 24 de junho e a previsão,conforme planejamento estratégico daPrefeitura, é de que o plano sejaconcluído até novembro.

    Novas linhas de transmissãoestão sendo vistoriadas, comopodemos citar:

    CIC/ Sítio CercadoSítio Cercado/ Novo Mundo

    Também receberam vistoriase recapacitação a linha existenteSanta Quitéria/ Parolin.

    Vistoria Superpostes

  • Revista da CMOBJun-Jul 2015

    O coordenador de Mobilidade UrbanaGustavo Garrett foi convocado paraReunião do Grupo Técnico para aelaboração do Manual Cicloviário,Volume IX. Garrett é quem estárepresentando Curitiba na criação nanova edição do Manual Cicloviário doDepartamento Nacional de Trânsito doMinistério das Cidades, e será

    Participação no Grupo de Trabalho na elaboração do Manual de Sinalização Cicloviária - DENATRAN

    responsável pela elaboração domanual ao lado de representantes deórgãos de diversos estados brasileiros.O primeiro encontro foi realizado nosdias 21 e 22 de julho, em Maceió.A próxima reunião será em São Paulonos dias 18 e 19 de agosto. EmCuritiba está previsto um encontropara os dias 21 e 22 de outubro.

    No sábado ensolarado do dia 18de julho a Coordenação deMobilidade Urbana marcou presençana 1ª Edição do evento “CuritibaMostra Serviço”. O coordenadorGustavo Garrett e o assessor JorgeBrand, o Goura, conversaram edistribuíram material educativo aospresentes.

    A mostra, realizada pelaPrefeitura das 9h às 17h no Salão deEventos Expo Renault foi aprovadapelos curitibanos que aproveitaram obom tempo para um passeio noparque e para conhecer melhor osserviços e ações desenvolvidos pelassecretarias e órgãos municipais. Asecretária Luiza Simonelli tambémmarcou presença, bem comodiretores, e técnicos da SETRAN.

    Já estão em andamento os processospara confecção de 500 paraciclos quedeverão ser instalados pela equipe daSETRAN em cerca de 100 pontos dacidade (50 na Regional Matriz e 50 nasdemais Regionais) e para a produçãode 5 mil fitas refletivas de segurança,que serão distribuídas em campanhaseducativas. O foco é oferecervisibilidade aos ciclistas principalmenteem condições de pouca luminosidade.

    Pregões Paraciclos e Fita Refletiva

    Participação na Feira de Serviços da PMC

    Página 3

  • Revista da CMOBJun-Jul 2015

    A adolescente Laura AparecidaKaiser dos Santos, de 14 anos, quetem deficiência visual, pôde sentirpela primeira vez o vento no rosto aopedalar. Ela experimentou essasensação ao montar em uma bicicletatandem, de três lugares, e passear nacompanhia da mãe e do padrasto. “Euachei bem legal andar com minhafamília na bicicleta de três. Foi bemdivertido”, disse.

    Laura participou da primeiraedição do projeto “Inclusão+bici”,inaugurado no domingo dia 02 deagosto, e que disponibiliza quatro

    bicicletas com até três lugares cadauma. Laura, não foi a única aexperimentar a liberdade de estar emcima de uma bicicleta. Ela e mais cincopessoas, uma com deficiênciaintelectual e o restante comdeficiência visual puderam pedalar nacompanhia de voluntários e defamiliares.

    A ação será realizada todo oprimeiro domingo do mês, das 9 às 15horas, durante o Ciclolazer, projetoque reúne uma série de atividadesrecreativas promovidas pela SecretariaMunicipal de Esporte, Lazer eJuventude.

    Pedaladas de inclusão

    Página 4

    Pessoas com algum tipo de deficiência tiveram a oportunidade de experimentar a sensação de subir em uma bicicleta, pedalar e sentir o vento no rosto pela primeira vez

    Foto: Divulgação SMCS

  • Revista da CMOB

    Há quatro anos sem enxergar,Ariadne Caroline Carli, também de14 anos, subiu em uma bicicleta pelaprimeira vez desde que perdeu avisão e contou que gostou daexperiência, principalmente pelavelocidade. “Eu achei legal asdescidas porque não precisa ficarpedalando.”

    O coordenador de PolíticasPúblicas e Defesa de Direitos daSecretaria dos Direitos da Pessoacom Deficiência, Manoel Negraes,explicou que a iniciativa tem oobjetivo de proporcionar umaexperiência nova para quem temlimitações para andar de bicicleta. “Agente tem trabalhado com todas assecretarias no sentido de inserir aspessoas com deficiência nasatividades já oferecidas. É umpúblico que deixou de pedalar porcausa da deficiência ou que temvontade de viver essa experiênciapela primeira vez. Então, é umaoportunidade de fazer uma atividadeinclusiva”, disse.

    Jun-Jul 2015

    O projeto “Inclusão Mais Bici” éuma parceria da SETRAN, por meio daCoordenação de Mobilidade, daSecretaria dos Direitos da Pessoa comDeficiência e de Esporte, Lazer eJuventude com o Instituto Pró-Cidadaniade Curitiba (IPCC), este últimoresponsável pelo aluguel das bicicletas detrês lugares.

    “A bicicleta é uma forma de acessoà cidadania. Para uma pessoa que temuma restrição sensorial, poder criar issoem um circuito protegido é uma forma deter a experiência de pedalar, sentir ovento no rosto, o frio na barriga, umexercício. Isso mostra que a bicicleta,dentre outra coisas, pode proporcionarinclusão”, disse Jorge Brand, o Goura,assessor de Mobilidade da Secretaria deTrânsito.

    Página 5

    Fotos: Divulgação SMCS

  • Revista da CMOBJun-Jul 2015

    A CMOB deu apoio operacionalno evento de inauguração dosemáforo para pessoas commobilidade reduzida em frente aoHospital do Idoso. O lançamento,realizado no dia 01 de julho, contoucom a participação de um grupo damelhor idade que recebeuinformações sobre como usar oequipamento.

    Esse semáforo conta com umabotoeira especial, que é acionadapelos cartões da URBS. Após o cartão

    Apoio na inauguração de semáforo em frente ao Hospital do Idoso

    do usuário idoso ser identificado, osemáforo abre por mais algunssegundos além do programado,permitindo uma travessia maissegura dos pedestres. O tempo deabertura é até 50% maior do que otempo de semáforo normal emCuritiba – como é o caso dosemáforo do Hospital do Idoso, cujotempo aberto passa de 12 segundospara 18 segundos com a utilização docartão da Urbs.

    Página 6

    Foto: Divulgação SMCS

  • Revista da CMOBJun-Jul 2015

    Vistoria Canal Belém (Boqueirão)

    A CMOB vistoriou toda aextensão da antiga ciclovia do CanalBelém, entre a Avenida SenadorSalgado Filho, na altura da Linha Verde,até ao Parque Náutico. Foramarticuladas algumas necessidades decorreções de erosão emergenciais, nasquais já estão sendo corrigidas.

    Também foi produzido pelaCMOB um relatório que foiencaminhado pela SETRAN às demaissecretarias ressaltando a importânciaestratégica de recuperar todo aquele

    trecho através de obras viárias, dedrenagem e ambientais. O assessorJorge Brand contatou o IPPUC, o qualalegou que já possui projeto derevitalização das margens do RioBelém, incluindo a ciclovia.

    A recuperação do Canal Belémproporcionará um bom caminho decerca de 10 km de ciclovias,melhorando a mobilidade, a segurançae oferecendo também mais uma opçãode lazer.

    Página 7

    Equipe da CMOB percorreu a ciclovia do Canal Belém. Relatório já foi encaminhado às demais secretarias

  • Revista da CMOBJun-Jul 2015

    No dia 10 de junho aCoordenação de Mobili-dade (CMOB) fez aborda-gem educativa com mo-toristas, motociclistas,ciclistas, além de terdistribuído folhetos nainauguração da segundaciclorrota sinalizada deCuritiba, a CiclorrotaNossa Senhora da Luz –CIC, que teve o projeto deimplantação feito pelaSETRAN. A equipe daCMOB conversou commoradores locais e deuorientação sobre o cor-reto uso compartilhadoda via.

    O trecho de viacompartilhada para bici-cletas e carros temextensão de 2,3 km e éformado pelo binário dasruas Davi Xavier da Silva eOrlando Luís Lamarca,entre as ruas Lea Moreirade Souza Moura eGuilherme Fugmann.

    A velocidade máximapermitida na novaciclorrota é de 30 Km/h e

    Inauguração Ciclorrota CIC

    vai colaborar nos deslocamentos debicicleta a pontos importantes da CidadeIndustrial, como o terminal de transportecoletivo e a área de comércio. “Com aCiclorrota da Vila Nossa Senhora da Luz, aciclomobilidade em Curitiba avança

    avança para os bairros da cidade.Estamos incentivando o uso do modalbicicleta e dando maior segurança paraciclistas e pedestres na região”, diz asecretária municipal de Trânsito, LuizaSimonelli.

    Página 8

    Fotos: Divulgação SMCS

    Abordagem educativa no dia de lançamento da segunda ciclorrota de Curitiba

  • Revista da CMOBJun-Jul 2015

    “A sinalização indica aosmotoristas que a via é umaciclorrota, na qual há ocompartilhamento entre bicicletas eveículos, com prioridade para osciclistas. Os motoristas devem fazera ultrapassagem das bicicletas comsegurança e distâncias superiores a1,5 metros”, lembra o coordenadorde Mobilidade Urbana da SecretariaMunicipal de Trânsito (Setran),Gustavo Garrett.

    Estão sendo distribuídos 5 mil folhetos com o mapa da Ciclorrota da Vila Nossa Senhora da Luz – CIC.

    Liberação para Vaga Viva (Galeria Boiler)

    As Vagas Vivas temporáriascontinuam acontecendo e com issofortalecendo a discussão e a cultura daocupação sadia dos espaços públicos. Nosdias Nos dias 13 a 14 de junho foi a vez daAlameda Taunay, quase esquina com a RuaVicente Machado, receber a Vaga Viva daGaleria de Arte Boiler. Centenas de pessoaspassaram por ali durante o evento e aaprovação da ação foi unânime.

    Indicativo de que o trabalho está nocaminho certo. A CMOB informa que assolicitações para a realização de Vaga Vivasão concedidas mediante análise depedido previamente protocolizado naSETRAN.

    Página 9

    Fotos: Divulgação Galeria Boiler

  • Revista da CMOB

    Página 10

    Jun-Jul 2015

    Visando incentivar o comparti-lhamento democrático entre osmodais, a CMOB implantou em 15 dejunho o Programa de Proteção aoCiclista. O projeto prevê atividades deconscientização de motoristas paramaior respeito aos ciclistas no trânsitoe uma fiscalização mais efetiva dosagentes da Setran dos artigosespecíficos do Código de TrânsitoBrasileiro (CBT) relacionados aciclistas.

    Lançamento do Programa de Proteção ao Ciclista

    “A principal finalidade do programa éaumentar a segurança para quemdeseja pedalar no trânsito da cidade efortalecer a noção de responsabilidade edireção defensiva por parte dosmotoristas, que devem ter percepção ecuidados maiores com o mais vulneráveisno trânsito, os pedestres e os ciclistas”,diz a secretaria municipal de Trânsito,Luiza Simonelli.

    Fotos: Divulgação SMCS

    Principal objetivo do programa é aumentar a segurança de quem pedala pelo trânsito da cidade

  • Revista da CMOBJun-Jul 2015

    O programa prevê que o tema estejaconstantemente presente nos informativosperiódicos direcionados aos agentes, bem comonos cursos de capacitação. A Diretoria deInformações da Setran irá contabilizar o númerode infrações e autuações para que o Programade Proteção ao Ciclista seja avaliadoperiodicamente.

    “Todos os agentes de trânsito da cidadeestão sendo orientados a ter um olhar maisatento e cuidadoso com o ciclista e a prestaremmais atenção nas situações que envolvem ociclista no trânsito, as infrações que sãocometidas nas ruas. E também vamos atuar comrelação aos ciclistas, orientando sobre o respeitoà sinalização, à legislação e aos pedestres,lembrando-os que não devem andar pelascalçadas ou na contramão”, destaca Jorge Brand,o Goura, assessor da Coordenação deMobilidade Urbana. Ele lembra que na capa dosnovos talões do EstaR já consta uma referênciaao artigo 201 do CTB, que fala da distância a sermantida do veículo para o ciclista, de 1,5 metros.

    Art. 169 – Dirigir sem atenção ou sem os cuidadosindispensáveis à segurança:Infração – leve; penalidade – multa.Art. 181 – Estacionar o veículo:VIII – no passeio ou sobre a faixa destinada aopedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem comonas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiroscentrais, divisores de pista de rolamento, marcasde canalização, gramados ou jardim público:Infração – grave; penalidade – multa.Art. 193 – Transitar com o veículo em calçadas,passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas,refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais edivisores de pista de rolamento, acostamentos,marcas de canalização, gramados e jardins públicos:Infração – gravíssima; penalidade – multa.Art. 201 – Deixar de guardar a distância lateral deum metro e 50 centímetros ao passar ouultrapassar bicicleta:Infração – média; penalidade – multa.

    Art. 214 – Deixar de dar preferência de passagem apedestre e a veículo não motorizado:I – que se encontre na faixa a ele destinada;II – que não haja concluído a travessia mesmo queocorra sinal verde para o veículo;III – portadores de deficiência física, crianças, idosose gestantes:Infração – gravíssima; penalidade – multa.IV – quando houver iniciado a travessia mesmo quenão haja sinalização a ele destinada;V – que esteja atravessando a via transversal paraonde se dirige o veículo:Infração – grave; penalidade – multaArt. 220 – Deixar de reduzir a velocidade do veículode forma compatível com a segurança do trânsito(Res. 371):XIII – ao ultrapassar ciclista:Infração – grave; penalidade – multa.

    Artigos do CTB relacionados ao respeito a ciclistas e pedestres:

    Página 11

  • Revista da CMOB

    Página 12

    Jun-Jul 2015

    Bicicleta no seu Bairro

    Em junho a Rua da CidadaniaFazendinha/Portão recebeu o projeto“Bicicleta no Seu Bairro”, promovidopela Secretaria Municipal de Trânsito(Setran) nas regionais da cidade paraincentivar o uso dessa forma detransporte. A programação, realizada emparceria com a Secretaria Municipal doEsporte, Lazer e Juventude, promoveuatividades relacionadas ao uso dabicicleta, como palestras e projeção defilmes. Agentes da Setran do projetoVida no Trânsito fizeram blitz educativascom distribuição de folhetos sobresegurança no trânsito nos cruzamentospróximos à Rua da Cidadania.

    Um dos focos do projeto são ascrianças e adolescentes. Na Fazendinha,

    teve participação de alunos das escolasmunicipais que andaram de bicicleta emum circuito montado na quadra esportivalocal e receberam informações sobre autilização de equipamentos de proteção,do gestual da sinalização para andar debicicleta nas ruas e como trafegarcorretamente na via.

    A aluna da Escola Municipal FranciscoKlemtz, Maria Julia Torquato, de 9 anos,aprendeu sobre as sinalizações detrânsito que ainda não conhecia.“Aprendi que temos que sinalizar quandoandamos de bicicleta, indicar para omotorista o que vamos fazer, que direçãovamos tomar e também que nãodevemos andar de bicicleta nas calçadas”,diz.

    Fotos: Divulgação SMCS

    Terceira etapa da Programa “Bicicleta no seu Bairro” realizada na Regional Santa Felicidade

    Etapa Portão 16/06

  • Revista da CMOBJun-Jul 2015

    Já em julho foi a vez da Rua daCidadania de Santa Felicidade sediar oProjeto. Os agentes da Coordenação deMobilidade Urbana organizaramatividades para alunos de escolasmunicipais da Regional, como a exibiçãode vídeos educativos e palestras. “Oobjetivo dessa atividade é mostrar paraos mais jovens a importância do usoconsciente da bicicleta, um modal queestá cada vez mais presente no dia a diado trânsito de Curitiba. Em breve, essascrianças vão estar nas ruas da cidade,tanto como ciclistas como motoristas, eé importante que eles conheçam esejam orientadas sobre ocomportamento correto no trânsito”, dizo assessor da Coordenação deMobilidade Urbana, Jorge Brand, oGoura.

    A aluna do 4° ano da EscolaMunicipal dos Vinhedos, Bianca Zanoto,contou o que foi ensinado. “Aprendi afazer os sinais que indicam para osmotoristas para onde estou indo quando

    nacionais da modalidade residem nobairro. É muito importante que as criançasconheçam mais este modal da mobilidadeurbana na cidade. O projeto Pedala hoje éum grande sucesso na região, comfreqüentadores assíduos”, destaca aadministradora regional de SantaFelicidade, Maria José Serenato.

    Amauri Trevisan, ex-atleta campeãoparanaense de ciclismo e participante decompetições nacionais e internacionais,contou sua experiência no ciclismo para osalunos das escolas municipais. Para ele, oincentivo da bicicleta como meio detransporte contribui para melhorar não sóa saúde da população, mas também otrânsito nas cidades.

    Já foram realizadas etapas nasregionais Boqueirão e Fazendinha/Portão.A próxima será realizada em agosto naRegional Boa Vista. Estão previstas aindaetapas nas regionais Matriz (setembro),Pinheirinho (outubro) e Bairro Novo(novembro).

    ando de bicicleta. E também quedevemos respeitar os pedestresquando estamos pedalando nasruas”, disse.

    A Regional Santa Felicidade temuma boa malha cicloviária em ruas eparques.

    Na região, também é organizadoum dos grupos do projeto PedalaCuritiba, da Secretaria Municipal doEsporte, Lazer e Juventude, compasseios sempre às segundas-feiras.“Santa Felicidade tem uma vocaçãopara o ciclismo e muitas atletas

    Etapa Santa Felicidade 17/07

    Página 13

    Aluna da Escola Municipal dos Vinhedos aprendeu a sinalizar suas intenções para os motoristas

    Foto: Divulgação SMCS

  • Revista da CMOBJun-Jul 2015

    Representantes de universidades ede governos federais, governadores,prefeitos do Equador, Peru, Colômbia,Bolívia, Costa Rica, Haiti, RepúblicaDominicana e México, além de Angolaassistiram no dia 08 de junho, umaapresentação sobre ciclomobilidadeem Curitiba proferida pelo assessor daCoordeação de Mobilidade, JorgeBrand, o Goura, juntamente com aSecretária Municipal de Trânsito, LuizaSimonelli, no dia 08 de junho.

    Além da apresentação, o grupoparticipou também de um passeiociclístico para conhecer a redecicloviária de Curitiba e o projeto daVia Calma, da Avenida Sete deSetembro. Além das bicicletas, o

    Juntamente com secretária Luiza Simonelli, CMOB proferiupalestra para autoridades da América Latina e Angola.

    trajeto, entre o Centro Cívico e a CâmaraMunicipal, foi percorrido pelos carroselétricos da Prefeitura.

    “Estamos incentivando a troca deinformações e o intercâmbio com ospaíses da América Latina que estão nosvisitando. O objetivo é colocar todas asinformações de mobilidade urbana deCuritiba à disposição das delegações, etambém conhecer as soluções na áreaque estão sendo encontradas nessespaíses, tudo para fortalecer nossas açõesna cidade”, afirmou Fruet. O prefeitolembrou que a cidade está investindo emnovos modais como a bicicleta e nomelhor compartilhamento do trânsito dacapital.

    Encontro também contou com pedalada na rede cicloviária

    Página 14

    Fotos: Divulgação SMCS

  • Revista da CMOBJun-Jul 2015

    Durante a SIPAT da URBS,realizada no mês de junho, aMobilidade participou ativamentecom duas ações distintas, mas que secompletam entre si: circuitoeducativo, no dia 18 e palestra sobreMobilidade inteligente, no dia 19.Cerca de 250 pessoas receberamorientação e panfletos nasabordagens educativas, além de 50pessoas (funcionários URBS eSETRAN), realizaram a prática docircuito educativo. O circuito só nãoteve adesão maior devido às pancadasde chuvas que ocorreram no dia.

    Já a palestra sobre MobilidadeInteligente, proferida peloCoordenador Gustavo Garrett teveum público de aproximadamente 150funcionários da URBS e SETRAN.Garrett não só prendeu a atenção,como arrancou risos da plateia citan-

    do situações cotidianas que sãopresenciadas no trânsito. Enfim, Garrettsurpreendeu-se com a participação ativada platéia que realizou perguntasfreqüentes, explanou suas opiniões,comentários pertinentes ao tema e sedemonstrou muito participativa ao longode toda a palestra.

    SIPAT URBS -18/06

    Página 15

    Fotos: acervo URBS

    CMOB realizou circuito educativo de pedalada durante a SIPAT da URBS

    Funcionários da URBS e SETRAN receberamorientações educativas para pedalar nas vias

  • Jun-Jul 2015

    Cmob na Mídia

    Coordenação de Mobilidade:

    Gestores da América Latina vêm a Curitiba conhecer projetos de

    ciclomobilidadehttp://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/gestores-da-america-latina-vem-a-

    curitiba-conhecer-projetos-de-ciclomobilidade/36655

    Setran lança programa para proteger o ciclista no tráfego das

    ruashttp://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/setran-lanca-programa-para-proteger-

    o-ciclista-no-trafego-das-ruas/36728

    Bicicleta:

    Mais 180 vagas para bicicletas em terminais de ônibus

    incentivam transporte multimodalhttp://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/mais-180-vagas-para-bicicletas-em-

    terminais-de-onibus-incentivam-transporte-multimodal/36905

    Ciclorrota:

    Nova ciclorrota na CIC facilita deslocamento de bicicleta a

    pontos importantes da regiãohttp://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/nova-ciclorrota-na-cic-facilita-

    deslocamento-de-bicicleta-a-pontos-importantes-da-regiao/36681

    A mobilidade urbana, já faz parte do cotidiano da cidade e a repercussão namídia continua. Segue abaixo dezenas de links de notícias sobre as ações daCMOB entre os meses de junho e julho.

    Página 16

    http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/gestores-da-america-latina-vem-a-curitiba-conhecer-projetos-de-ciclomobilidade/36655http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/setran-lanca-programa-para-proteger-o-ciclista-no-trafego-das-ruas/36728http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/mais-180-vagas-para-bicicletas-em-terminais-de-onibus-incentivam-transporte-multimodal/36905http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/nova-ciclorrota-na-cic-facilita-deslocamento-de-bicicleta-a-pontos-importantes-da-regiao/36681

  • Jun-Jul 2015

    Bicicleta no seu Bairro:

    Projeto Bicicleta no Seu Bairro estará no Fazendinha nesta

    terçahttp://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/projeto-bicicleta-no-seu-bairro-

    estara-no-fazendinha-nesta-terca/36730

    Projeto Bicicleta no Seu Bairro promove atividades na

    Fazendinhahttp://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/projeto-bicicleta-no-seu-bairro-

    promove-atividades-na-fazendinha/36737

    Moradores de Santa Felicidade têm atividades de orientação

    sobre uso da bicicletahttp://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/moradores-de-santa-felicidade-

    tem-atividades-de-orientacao-sobre-uso-da-bicicleta/37080

    Via Calma:

    Conselho de trânsito discute mobilidade em encontro com

    Gustavo Fruethttp://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/conselho-de-transito-discute-

    mobilidade-em-encontro-com-gustavo-fruet/36867

    Inclusão + Bici:

    Ciclolazer terá bicicletas tandem para pessoas com

    deficiênciahttp://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/ciclolazer-tera-bicicletas-tandem-

    para-pessoas-com-deficiencia/37144

    Ciclolazer dá a pessoas com deficiência oportunidade de

    pedalar pela primeira vezhttp://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/ciclolazer-da-a-pessoas-com-

    deficiencia-oportunidade-de-pedalar-pela-primeira-vez/37151

    Página 17

    http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/projeto-bicicleta-no-seu-bairro-estara-no-fazendinha-nesta-terca/36730http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/projeto-bicicleta-no-seu-bairro-promove-atividades-na-fazendinha/36737http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/moradores-de-santa-felicidade-tem-atividades-de-orientacao-sobre-uso-da-bicicleta/37080http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/conselho-de-transito-discute-mobilidade-em-encontro-com-gustavo-fruet/36867http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/ciclolazer-tera-bicicletas-tandem-para-pessoas-com-deficiencia/37144http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/ciclolazer-da-a-pessoas-com-deficiencia-oportunidade-de-pedalar-pela-primeira-vez/37151