revisao 2013-2 (1)

72

Upload: lara-nunes

Post on 23-Jan-2016

347 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

revisão de biologia colegio oficina

TRANSCRIPT

Page 1: Revisao 2013-2 (1)
Page 2: Revisao 2013-2 (1)

2

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

01. A busca de evidências da existência de vida em outrosplanetas conduz o ser humano à análise das condiçõesiniciais no planeta Terra. Diante dos conhecimentospropostos por Oparin e Haldane e relacionados àprimeira forma de vida existente na Terra e àscondições da sua atmosfera primitiva, pode-se inferirque os primeiros seres vivos possuíam modo de vida

A) autotrófico, habitando uma atmosfera redutoradiferente da atmosfera atual.

B) autotrófico, sobrevivendo em uma atmosfera rica emgases complexos, tais como metano e gás carbônico

C) heterotrófico anaeróbico, habitando uma atmosferaredutora, possivelmente devido à combinação dooxigênio com outros elementos químicos, formandodeterminados compostos.

D) heterotrófico anaeróbico, habitando uma atmosferaoxidante, semelhante às condições atuais daatmosfera terrestre.

E) heterotrófico aeróbico, sobrevivendo em umaatmosfera altamente oxidante

02. De acordo com os conhecimentos relativos à evoluçãodo metabolismo celular, uma análise cuidadosa permitepresumir-se que a evolução da fotossíntese favoreceua evolução do metabolismo oxidativo na afirmaçãoexplicitada na alternativa

A) A fotossíntese forneceu a fonte de energianecessária para a realização de outras reaçõesmetabólicas a partir da captação e degradação demoléculas orgânicas pré-formadas.

B) O processo fotossintético contribuiu para adisseminação de organismos anaeróbios obrigatórioscapazes de obter alimento e energia diretamentedo ambiente.

C) A fotossíntese, como via metabólica de maiorespecificidade, favoreceu o desenvolvimento de ummecanismo de liberação de energia celular a partirda oxidação parcial de moléculas orgânicas.

D) O desenvolvimento de vias metabólicas que levavam àliberação de oxigênio atmosférico alterara a atmosferaterrestre e possibilitara a obtenção mais eficientede energia celular a partir de moléculas orgânicas.

E) A incorporação de moléculas de gás carbônico àscélulas capazes de realizar a fotossíntese favoreceuo desenvolvimento de mecanismos mais eficientesde geração de energia e aumento do porte da célula.

03. Com base nos conhecimentos referentes à organizaçãobásica dos seres vivos, pode-se inferir:

A) Associações simbióticas estabelecidas entre célulasde complexidade diferenciada permitiram o

surgimento dos eucariontes e a consequentemulticelularidade.

B) A seleção de células procarióticas primitivas induziua modificações que culminaram com odesenvolvimento de células eucarióticas.

C) O desenvolvimento de características maisadaptadas ao ambiente terrestre possibilitou osurgimento de células eucarióticas em detrimentodas células procarióticas.

D) O agrupamento de células com característicascomuns e organização intracelular semelhante ditaas bases da existência de vida no planeta Terra.

E) O aumento da especialização celular possibilitou aevolução de agregados celulares primitivos paraverdadeiros organismos unicelulares.

04. Considerando-se os diversos processos evolutivosenvolvidos na geração da vida multicelular e as suasconsequências na formação do diversos grupos atuaisde seres pluricelulares, é possível afirmar que

A) a pluricelularidade evoluiu a partir de um aumentoda autonomia metabólica entre as células queexercem funções semelhantes.

B) a diversificação das funções citoplasmáticas, a partirda presença de endomembranas, foi um dos fatoresfavoráveis para o estabelecimento, com sucesso,da pluricelularidade no mundo vivo.

C) o contexto colonial foi uma das etapas intermediáriasna evolução de seres procariontes unicelulares emseres procariontes pluricelulares.

D) a endossimbiose que originou o cloroplasto antecedeuo processo que originou a mitocôndria ao longo daformação dos grupos atuais de seres vivos.

E) a especialização das funções metabólicas favoreceuo desenvolvimento de grupos celulares — os tecidos— presentes em todos os seres pluricelulares, comoos animais, os vegetais e os protozoários.

01. Analise a repercussão do estabelecimento dasmitocôndrias, na linhagem eucariótica, no contexto daevolução da vida.

02. O surgimento das bactérias fotossintetizantes foi umacontecimento crucial, na história da vida, com ainovação de seres capazes de sintetizar moléculasorgânicas, tendo como matéria-prima moléculasinorgânicas utilizando a energia solar. Contudo, ainovação no processo da fotossíntese, que foifundamento para a evolução da vida e expansão daBiosfera, aparece com as cianobactérias.

Identifique o aspecto inovador, na fotossíntese dascianobactérias, que resultou na liberação de oxigênio eexplique o impacto desse evento na evolução dos seresno planeta.

Page 3: Revisao 2013-2 (1)

3

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

03. A partir de bactérias fermentadoras ancestrais,prováveis caminhos evolutivos de processosbioenergéticos associaram-se à própria evolução dacélula eucariótica.Relacionando as vocações ecológicas básicas –autotrofismo e heterotrofismo – identifique o processometabólico que inovou o autotrofismo e o organismoinovador, e explique o impacto desse evento naevolução da vida no planeta.

01. O gráfico em evidência apresenta o efeito daluminosidade sobre as taxas de fotossíntese erespiração em vegetais.

Com base no conhecimento acerca da influência daluminosidade sobre esses processos bioquímicos em células

01) O ponto de saturação luminosa equivale aomomento em que a quantidade de O2 produzidona fotossíntese se iguala à quantidade de CO2produzido na respiração.

02) O ponto de saturação luminosa equivale aomomento em que a quantidade de CO2 consumidona fotossíntese se iguala à quantidade de O2consumido na respiração.

03) O ponto de compensação luminosa é variável nasdistintas espécies de vegetais e representa omomento em que as taxas de fotossíntese erespiração se igualam.

04) Espécies vegetais que apresentam valores altos deponto de compensação luminosa, normalmente,vivem em locais de baixa incidência de luminosidade.

05) Espécies vegetais que apresentam baixos índicesde compensação luminosa necessitam estarexpostas a intensidades altas de luminosidade quelhes permitam realizar a fotossíntese.

02. O surgimento da fotossíntese aeróbica é consideradoum marco na história de vida na Terra e isso se deve,principalmente, a

01) esse processo metabólico ter possibilitado àsprimeiras células, eucarióticas, a obtenção dealimento e energia diretamente do ambiente em quese encontravam.

02) possibilidade de conversão de moléculas orgânicaspré-formadas a moléculas de ATP, as quais seriamutilizadas como fonte de energia para outrasreações metabólicas.

03) possibilidade de realização de reações de glicóliseanaeróbica que apresentam rendimento energéticosuperior em relação às reações metabólicas atéentão existentes.

04) alteração progressiva da atmosfera terrestre devidoà liberação do gás oxigênio pela ação dosorganismos fotossintetizantes.

05) liberação de dióxido de carbono responsável peloaquecimento gradual da superfície terrestre, o quepossibilitou a biodiversidade hoje existente.

03. As células vegetais realizam processos bioquímicospara obtenção de energia essenciais para suasobrevivência e seu desenvolvimento.De acordo com os conhecimentos acerca dessesprocessos bioquímicos, é correto afirmar:

01) A respiração celular caracteriza-se pelacombinação de moléculas de oxigênio e água paraprodução de glicose.

02) O gás carbônico liberado pelas plantas, ao realizaremfotossíntese, é aproveitado em uma das etapas doCiclo de Krebs, no processo de respiração.

03) A passagem de elétrons através da cadeiatransportadora, o acúmulo de prótons no interiordo tilacoide e o consequente direcionamento deprótons através da ATP sintase possibilitam aforrmação de ATP no processo de fotossíntese.

04) As reações de luz da fotossíntese caracterizam-sepela produção de ATP e NADH acoplados àoxidação de H2O a CO2.

05) O ciclo das pentoses é responsável pela produçãode glicídios a partir de CO2 e H2O, durante oprocesso de respiração celular em vegetais.

04. Como um pregador que anuncia um inferno de “fogo eenxofre”, Nathan S. Lewis vem proferindo um discursosobre a crise energética que é, ao mesmo tempo,aterrador e estimulante. Para evitar um aquecimentoglobal potencialmente debilitante, o químico doCalifornia Institute of Technology (Caltech) afirma quea civilização deve ser capaz de gerar mais de 10 trilhõesde watts de energia limpa e livre de carbono até 2050.Isso corresponde a três vezes a demanda médiaamericana de 3,2 trilhões de watts.

Page 4: Revisao 2013-2 (1)

4

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

O represamento de todos os lagos, rios e riachos do planeta,avalia ele, só forneceria 5 trilhões de watts de energiahidrelétrica. A energia nuclear poderia dar conta do recado, maso mundo precisaria construir um novo reator a cada dois diasnos próximos 50 anos.

Antes que seus ouvintes fiquem excessivamente deprimidos,Lewis anuncia uma fonte de salvação: o Sol lança mais energiasobre a Terra por hora do que a energia que a humanidadeconsome em um ano. Mas ressalta que, para se salvar, ahumanidade carece de uma descoberta radical em tecnologia decombustível solar: folhas artificiais que captem seus raios eproduzam combustível químico em massa no local, de modo muitosemelhante ao das plantas. Esse combustível pode ser queimadocomo petróleo ou gás natural para abastecer carros e gerar calorou energia elétrica, e também armazenado e utilizado quando oSol se põe. (REGALADO, 2010, p. 76-79).

Com base nos conhecimentos relacionados ao processo defotossíntese que ocorre em folhas naturais, pode-se afirmar:

A) A captação de energia luminosa que ocorre nesse processoviabiliza a produção de moléculas inorgânicas a partir demoléculas orgânicas simples.

B) Complexos proteicos presentes na membrana tilacoide de cloroplastos de células vegetais possibilitam a geraçãoda energia celular, à medida que atuam no transporte de elétrons e no bombeamento de prótons.

C) Cloroplastos expostos à luz têm os seus pigmentos fotossintetizantes excitados e liberados, a partir dos complexosantena, para toda a rede proteica da membrana do tilacoide, impulsionando, assim, a síntese dirigida de ATP pelaATP sintase.

D) O centro de reação fotossintética apresenta um papel relevante na produção de energia celular de seres autotróficos,por agrupar os substratos necessários para produção de glicídios, produtos finais da fotossíntese.

E) O ciclo de Calvin-Benson (ciclo das pentoses) corresponde à etapa fotossintética que contribui com os maioresíndices de produção de ATP e formação de oxigênio molecular

05. A figura representa o processo deprodução de ATP associado àsmembranas celulares, segundo estudosrealizados pelo bioquímico PeterMitchell

A partir da análise do esquema,pode-se inferir que:

A) A energia liberada pelos elétrons ativaa bomba de prótons, que, através deum mecanismo a favor do gradientede concentração, desloca prótons H+para o interior das cristasmitocondriais.

B) O refluxo de H+ para a matrizmitocondrial, por transporte passivo,ocasiona a síntese de ATP .

C) O transporte de prótons H+, através da membrana externa da mitocôndria, dá-se através de difusão simplesdevido ao complexo de proteínas permeases associadas ao complexo.

D) O oxigênio funciona como aceptor final do processo, resultando produtos finais orgânicos.E) Toda a energia gerada no refluxo de prótons é aproveitada na síntese de ATP.

Page 5: Revisao 2013-2 (1)

5

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

06. O esquema ilustra uma das etapas de um importante processo biológico de transformação de energia presente no mundo

Em relação ao conhecimento associado às reações químicas presentes na ilustração, é possível afirmar que esseesquema é a representação da etapa

A) fotoquímica da fotossíntese na qual ocorre intensa produção de ATP e NADPH utilizados na etapa seguinte,durante a redução de moléculas de CO2 em carboidrato.

B) da glicólise da respiração aeróbica em que ocorre intensa fosforilação a partir da oxidação de moléculas orgânicaspresentes como reagentes.

C) do ciclo do ácido cítrico devido à redução de NADs e FADs, durante a quebra de moléculas de carboidratos darespiração aeróbica.

D) química da fotossíntese em que ocorre a utilização do oxigênio, liberado na etapa anterior, para a produção demoléculas de ATP e NADPH.

E) da cadeia transportadora de elétrons liberados durante a fase química do processo.

01. Em situações de intensa atividade muscular, exigida, por exemplo, por um trabalho ou por uma atividade esportiva,face à demanda maior de energia, o suprimento de oxigênio proporcionado pelo sistema circulatório é insuficientepara manter o metabolismo da glicose.O diagrama esquematiza um mecanismo alternativo de obtenção de energia que permite que o metabolismo energéticonão seja interrompido, embora haja um rendimento energético menor.

Com base nas informações e no diagrama, identifique

a) Um dado na reação que evidencia que o potencial energético da glicose foi parcialmente utilizado.b) A molécula que, nesse processo, substitui o oxigênio.c) A estratégia do mecanismo que permite a continuidade do metabolismo energético.

Page 6: Revisao 2013-2 (1)

6

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

02. O esquema sintetiza o caminho bioenergético em que se expressa a superposição do mundo aeróbio no mundoanaeróbio

A) Identifique o estágio, na vida bioenergética ilustrada, em que se evidencia a preservação do mundo anaeróbio nomundo aeróbio.

B) Identifique o papel da cadeia respiratória no rendimento energético do processo.

03. “O envelhecimento do organismo ocasionado por hábitos alimentares inadequados tornou-se o alvo de centros depesquisa em todo o mundo. No intuito de relacionar alimentos – mitocôndrias – radicais livres e apoptose, oscientistas vêm demonstrando, através de experimentos que restringem o teor calórico da dieta alimentar em espéciesnão humanas, que é possível prolongar a vida com qualidade."

A) Descreva, em seus aspectos básicos, a etapa da fisiologia mitocondrial de maior vulnerabilidade à ação dosradicais livres.

B) Analise, no contexto celular e orgânico, os danos mais severos.

Page 7: Revisao 2013-2 (1)

7

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

01. O esquema ao lado compara, de forma resumida, o processode expressão da informação genética em seres procariontes eeucariontes.

A interpretação da figura e os conhecimentos atuais a respeitoda expressão do código genético permitem concluir:

A) A expressão da informação genética em bactérias ocorreatravés do processo de replicação do DNA circular.

B) Apenas o gene eucariótico apresenta regiões denominadasde íntrons, que não são traduzidas em sequências específicasde aminoácidos.

C) Os genes presentes no material genético de seres eucariontesproduzem as proteínas necessárias para garantir amanutenção do metabolismo celular sem a necessidade deutilização do RNA.

D) O RNA polimerase transcreve apenas as regiões dos éxonsna produção do pré-RNA mensageiro para queposteriormente, possa ocorrem a ação do splicing genético.

E) A expressão do código genético das bactérias ocorre atravésde processos que se modificaram acentuadamente ao longoda evolução desse grupo, o que provocou uma diferenciaçãosignificativa em relação ao padrão eucariótico.

02. A figura abaixo ilustra uma técnica utilizada pela engenharia genética na produção de insulina humana.

A respeito do conhecimento pertinente a essa técnica, é possível afirmar:

A) A técnica ilustra o processo de formação de organismos clones a partir da introdução do núcleo de célulassomáticas em óvulos previamente enucleados.

B) A técnica objetiva destruir bactérias parasitas a partir da introdução de genes letais que impedem os processosde transcrição e tradução do material genético bacteriano.

C) O plasmídeo vetor é utilizado nessa técnica para ativar a tradução do material genético introduzido e,consequentemente garantir a produção da proteína bacteriana.

D) O material genético presente no nucleoide bacteriano comanda a síntese de insulina humana a partir da replicaçãode porções específicas da sua molécula de DNA.

E) A transgenia produz DNA recombinante que, ao ser introduzido no organismo hospedeiro, comanda a formaçãoda estrutura primária de cadeias polipeptídicas específicas.

Page 8: Revisao 2013-2 (1)

8

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

03. Na tentativa de decifrar o código genético, foram feitosdiversos experimentos relacionando os tripletes denucleotídeos com os seus aminoácidos correspondentes.O primeiro desses experimentos foi realizado porMarshall Niremberg e Heinrich Matthaei e envolveu atradução in vitro de polímeros sintéticos de RNA. Dessemodo, utilizando-se polímeros de RNA contendomisturas de nucleotídeos, conseguiu-se decifrar osignificado do código de todos os 64 tripletes denucleotídeos possíveis.Com base nos conhecimentos advindos dosexperimentos realizados pelos cientistas na tentativade elucidar o código genético, é possível afirmar:

A) Cada trinca de nucleotídeos correspondeespecificamente à decodificação de um único RNAmensageiro.

B) Dentre as trincas de aminoácidos que constituem ocódigo genético, dez possíveis combinações levamà incorporação de nucleotídeos que finalizam asíntese proteica.

C) Diferentes tipos celulares utilizam distintos códigosgenéticos para viabilizar a produção variada deproteínas, compatível com a função celular específica.

D) Muitos aminoácidos são especificados por mais deum códon, explicando, assim, a existência de 64 tiposde códons e de apenas 20 tipos de aminoácidos.

E) Em todos os seres vivos, os códons existentescodificam exatamente os mesmos aminoácidos,inclusive em se tratando de DNA mitocondrial

04. Em distintas categorias taxonômicas, existe umarelação diretamente proporcional entre o tamanho dogenoma e a complexidade do organismo. No entanto,comparações genômicas adicionais revelam que umgenoma maior nem sempre indica maior complexidade.Muitos organismos não mais complexos que oshumanos, tais como salamandras e lírios, possuem emtorno de 40 vezes mais DNA que os seres humanos.

Isso se deve

A) ao maior número de genes funcionais em células deorganismos que apresentam menor complexidade.

B) à maior quantidade de DNA codificante presentenas células eucarióticas que apresentam maiorgenoma e menor complexidade.

C) à maior possibilidade de troca de nucleotídeos pormutação para produção de diversidade proteica, emorganismos de maior complexidade.

D) à maior quantidade de proteínas ativas presentesnas células dos organismos menos complexos.

E) à maior quantidade de DNA não codificantepresente nas células menos complexas queapresentam maior genoma.

05. Os genes distribuem-se de forma linear noscromossomos em posições definidas.Dessa ordem básica, decorre a organizaçãocromossômica que pode atender à funcionalidadeexigida a uma estrutura hereditária e informativa emsuas características morfofisiológicas, como

01) a transcrição preserva, na molécula transcrita, a mesmacomposição nucleotídica da sequência modelo.

02) a replicação semiconservativa garante, em 50% dasmoléculas-filhas, a mesma identidade genética damolécula-mãe.

03) as instruções genéticas estão inseridas quimicamentena sequência do DNA.

04) os erros na sequência nucleotídica de um genelocalizado em um dos cromossomos homólogosinativa o outro gene alelo.

05) a formação de pares AT e GC, na síntese do DNA,é subordinada a enzimas específicas que catalisama formação de pontes de hidrogênio.

06. Niremberg teve 71 publicações sobre neurobiologianos últimos 20 anos. Mas com toda sua produtividade,esses estudos nunca eclipsarão sua decifração dalinguagem de A, T, G e C. Ele não parece se importarcom o fato de não ser muito conhecido por isso:“Decifrar o código genético foi fantasticamentedivertido”, diz. Foi mesmo muito excitante. A famapode ser fugaz, mas o código genético resistiráenquanto houver vida. (REGIS, 2007, p. 30 )

Estudos de Niremberg e de muitos outrospesquisadores contribuíram com esclarecimentosessenciais para a decifração do código genético, entreos quais se identifica:

01) A tarefa de decifração envolveu a identificaçãoexata da sequência dos três nucleotídeos quecodificam cada um dos aminoácidos.

02) O códon de iniciação e o terminalização são idênticosem procariotos e eucariotos.

03) A combinação de três bases entre os quatro possíveisnucleotídeos implicou necessariamente acorrespondência de uma trinca para cada aminoácido.

04) A alteração em uma das bases da trinca é sempresuficiente para repercutir em uma mutação na cadeiapolipeptídica.

05) A decodificação da informação genética ocorre coma participação direta da molécula de DNA.

Ninguém sabe quem foi que conseguiu a proeza, masa revista científica Nature informou que recebeu oartigo de [James] Watson e [Francis] Crick sobre oDNA, em 3 de abril de 1953, exatamente na mesmadata em que recebeu o relatório sobre o DNA de[Maurice] Wilkins e o de [Rosaling] Franklin. Os artigosforam publicados juntos, em 25 de abril, sob o título

Page 9: Revisao 2013-2 (1)

9

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

geral de “Estrutura molecular dos ácidos nucleicos”,trazendo cada um deles um subtítulo.[...] O exame do número da Nature, de 25 de abril,revela que o artigo de Watson e Crick vem antes (aindaque apenas uma página) dos artigos de Wilkins eFranklin, permitindo assim que Watson e Crick serefiram aos outros dois relatórios como “ascomunicações abaixo”. [...] O problema é que ver opróprio artigo precedido pelo artigo de outrem significaperder o santo graal da ciência — a primazia.

(FRIEDMAN, 2000, p. 315).

07. A novidade científica relatada nesses artigos alterou aforma como os biólogos compreendem a hereditaredadee a evolução, abrindo as portas para novas descobertasno campo da biologia molecular e da engenhariagenética. A importância que esses artigos tiveram nomundo científico está vinculada à descoberta da

01) presença de porções ativa e inativas na constituiçãodos genes de células eucarióticas.

02) participação do DNA na herediteriedade como amolécula responsável pelo armazenamento dainformação genética.

03) capacidade de transcrição e tradução ativa da moléculade DNA na expressão da informação genética.

04) existência da molécula de DNA presente no núcleodas células eucarióticas.

05) forma helicoidal da molécula de DNA, mostrandode que maneira os nucleotídeos estão organizadosnas duas cadeias antiparalelas.

08. A colaboração que Maurice Wilkins e Rosaling Franklinderam, mesmo que involuntariamente, para a obtençãodos resultados obtidos por Watson e Crick, ocorreu apartir da

01) descoberta do pareamento específico entre as basesnitrogenadas de adenina com guanina e de citosinacom timina.

02) análise das difrações por raio X realizadas emmoléculas de DNA, que permitiram delinear a suaforma tridimensional.

03) confirmação da presença de cinco tipos diferentes denucleotídeos para cada molécula de DNA ou de RNA.

04) descoberta de uma transcrição semiconservativaque ocorre apenas na etapa S da interfase.

05) confirmação da existência do DNA como moléculada informação desde os primórdios da vida.

09. Ainda faltava uma peça no quebra-cabeça da duplahélice, pois não havíamos testado experimentalmentea nossa ideia de que, na replicação do DNA, as duasfitas se abrem mais ou menos como um zíper. MaxDelbruck, por exemplo, temia que abri-la como umzíper pudesse gerar alguns emaranhados terríveis.

Essa lacuna foi preenchida com o uso de experiênciassimples e sucintas, como a de Meselson e Stahl, emque analisou por várias gerações de bactérias amostrasde DNA, conforme o diagrama ilustra.

(WATSON, 2005, p. 72).

A análise do experimento evidencia:

01) A estratégia de usar o nitrogênio pesado apoiou-sena presença desse elemento em todos oscomponentes moleculares dos nucleotídeos.

02) A incorporação do nitrogênio pesado ocorre duranteo processo de centrifugação.

03) A cada replicação, uma das fitas da molécula doDNA-mãe é conservada para a síntese de uma fitanova nas moléculas-filha.

04) À medida que se sucedem as gerações, deve aumentara quantidade de moléculas de DNA híbridas.

05) A diferença de densidade do DNA, centrifugado acada geração, se deve à transformação progressivado N2 pesado em leve.

10. A importância do experimento de Meselson e Stahlcomo subsídio à concepção do DNA como moléculahereditária é evidenciar

01) a perpetuação da informação hereditária pelareplicação semiconservativa.

02) a disposição variável das bases nitrogenadas aolongo das moléculas de DNA.

03) a formação do filamento complementar com asequência de bases idêntica à do filamento-molde.

04) a estruturação da molécula do ácido nucléico pelaassociação de unidades monoméricas.

05) a existência de pontes de hidrogênio unindofracamente a pentose ao grupo fosfato

11. Como geralmente acontecia aos sábados de manhã,comecei a trabalhar no laboratório de Cavendish, daUniversidade de Cambridge, antes de Francis Crick,no dia 28 de fevereiro de 1953.Eu tinha bons motivos pra levantar cedo. Sabia queestávamos perto de decifrar a estrutura de uma

Page 10: Revisao 2013-2 (1)

10

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

molécula quase desconhecida na época, chamadaácido desoxirribonucleico (DNA). Mas essa não erauma molécula qualquer: o DNA, como Crick e euestávamos cientes, contém a chave da natureza das coisasvivas, armazenando as informações hereditárias que sãopassadas de uma geração a outra e orquestrando o mundoinacreditavelmente complexo da célula. Se decifrássemossua estrutura tridimensional, a arquitetura da molécula,teríamos um vislumbre do que Crick chamava de “osegredo da vida”. (WATSON, 2005, p. 11).

Com base no texto e nos conhecimentos relacionadosà estrutura da molécula de DNA, analise, dentre asproposições a seguir, aquela que reflete informaçõescorretas sobre a estrutura dessa molécula.

A) “dois tipos de desoxinucleotídeos constituem asunidades que formam cada uma das cadeias damolécula de DNA”.

B) “a molécula consiste em uma cadeia única denucleotídeos, estabelecendo pareamentostransitórios entre as bases nitrogenadas A-T e G-Cem regiões específicas”.

C) “a formação de ligações de Hidrogênio unem paresde bases específicos na dupla hélice”.

D) “o pareamento inespecífico estabelecido entre asbases complementares na dupla hélice é a base paraa fidelidade da replicação conservativa do DNA”.

E) “a possibilidade de formação de quatro moléculasfilhas idênticas a partir de uma molécula moldecaracteriza a base molecular da hereditariedade”.

12. A biologia molecular deu mais um passo n última semana,ao produzir o que vem sendo chamado de primeira célulasintética. Há algum exagero na designação. A base deartefato biotecnológico foi um organismo natural,espécime da bactéria. Mycoplasma mycoides.De imediato, o experimento contribui para compreendergenoma e seu papel no controle da vida celular. A médioprazo, o programa de pesquisa do Instituto J. CraigVenter quer criar microorganismo úteis e patenteáveis(A BIOLOGIA molecular..., 2010).

A partir de análise do texto, do conhecimento sobre otema e do impacto gerado por esse tipo de experimento nasociedade em geral, pode-se afirmar que

A) Se trata essencialmente de uma nova etapa daengenharia genética por manipular e acrescentargenes exógenos no núcleo de uma determinadaespécie de bactéria.

B) Esse novo micro-organismo sintético já é capaz deproduzir energia limpa a partir d hidrogênio comoconsequência dos genes nele introduzidos.

C) A coleção de genes projetada em computador eenxertada no organismo procarionte pela equipe autorada pesquisa não encontra equivalente na natureza.

D) A possível má utilização de pessoas nessa áreajustifica o cancelamento imediato dos projetos emdesenvolvimento, independente dos benefícios quepossam trazer à humanidade.

E) A pesquisa em engenharia genética é limitada àmanipulação de organismo simples, ou seja, depadrão organizacional procarionte.

A ilustração representa a molécula da vida em suas diversas formas de organização.

Com base nos conhecimentos atuais da genética molecular, responda as questões 01 e 02.

01. Identifique, na questão polimérica do DNA, a base molecular da diversidade genética.

02. Explique a diversidade das proteínas em função da informação genética da célula.

Page 11: Revisao 2013-2 (1)

11

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

03.

A partir da análise do diagrama, que ilustrasimplificadamente um procedimento biotecnológicodesenvolvido na obtenção de um organismotransgênico, identifique

A) o objetivo de se preparar um organismo transgênico;B) a participação da bactéria e o papel plasmídeo;C) os mecanismos celulares básicos que propiciaram,

no processo, a construção do organismo transgênico.

04.

A figura representa, de forma esquemática, as etapasbásicas no processo que conduz a tradução dainformação genética.Com os subsídios da ilustração, descreva o processo,considerando os eventos básicos de cada etapa, eidentifique o papel do RNA, assegurando a fidelidadeda tradução.

05.

A ilustração representa o código genético e etapas de processos celulares, essenciais à vida.

Da análise da ilustração e com base em conhecimentos da fisiologia celular, identifique o processo diretamenterelacionado à diferença entre o RNA recém-transcrito e o RNA mensageiro que se desloca do compartimento nuclearpara o citoplasma e explique o fato de, nem sempre, mutações gênicas repercutirem na sequência de aminoácidos deuma cadeia polipeptídica

Page 12: Revisao 2013-2 (1)

12

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

01. A figura representa, esquematicamente, a circulaçãosistémica e a circulação pulmonar, separando o coraçãoem suas metades, direita e esquerda, para facilitar apercepção de eventos circulatórios — I, II e III — naespécie humana.

A partir da análise da ilustração, é correto afirmar:

01) O sangue venoso chega aos pulmões, impulsionadopor contrações do ventrículo direito.

02) Os eventos da circulação mantêm constante aconcentração de gases respiratórios no sangue.

03) O momento l indica o início da circulação sistémica.04) A circulação sanguínea ocorre, sob pequena

pressão, no momento II.05) O momento III corresponde à chegada do sangue

no coração, através de artérias.

02. Em suas refeições diárias, um indivíduo adultoalimentou-se com os seguintes itens:

• Café da manhã: café com leite desnatado, adoçadocom sacarose, e duas torradas sem manteiga.

• Almoço: bife de carne bovina, feijão, arroz, farinha demandioca, batatas fritas e um suco de laranja.

• Jantar: sopa de legumes com macarrão.

Considerando-se aspectos da fisiologia do processodigestivo, é correto afirmar:

01) Os processos da digestão do café da manhã e dojantar são iniciados no estômago.

02) Parte da energia dos alimentos ingeridos poderá serarmazenada na forma de glicogênio nos músculos eno fígado.

03) O jantar é caracterizado como uma refeição de altoteor protéico.

04) Os produtos resultantes da digestão das proteínas,carboidratos e gorduras são absorvidos principalmenteno intestino grosso.

05) A maior parte dos alimentos que compõem a refeiçãodo almoço já é digerida no estômago.

03. Após o processo digestivo de uma refeição rica emcarboidratos, o controle de índices orgânicos normaisna manutenção da homeostase envolve

01) a secreção de glicocorticóides do córtex dassuprarrenais, que atua induzindo a gliconeogênese.

02) a ativação das células produtoras do glucagon, o quefavorece a entrada da glicose nas células hepáticas.

03) a inibição da atividade secretora das células c dasilhotas de Langerhans.

04) a estimulação da medula suprarrenal, aumentando asecreção de adrenalina, que atua como hipoglicemiante.

05) o aumento da secreção de insulina que atua reduzindoos níveis da glicose sanguínea.

Antigamente o câncer de pulmão predominava noshomens, e o câncer de mama era o mais comum nasmulheres. Hoje as mulheres fumam quase tanto quantoos homens.

(Frota-Pessoa, p. 46)

E isso não é tudo: as mulheres são essencialmentevulneráveis ao cigarro, pois a contínua exposição ao tabacoaltera os ciclos hormonais, provoca uma queda nafertilidade, antecipa a menopausa, aumenta os riscos deosteoporose e estraga a pele.

Devem ser desenvolvidos programas específicos queexponham claramente as graves consequências doconsumo de tabaco, especialmente os riscos para a saúdereprodutiva e os efeitos das toxinas do tabaco durante agravidez [...].

(Presse. In: Folha de S. Paulo)

04. Os efeitos nocivos das toxinasdo tabaco em uma gestaçãodevem ser interpretados combase em aspectos da fisiologiado bebê e na relação com amãe, entre os quais se podereconhecer

01) a deficiência em transportede oxigênio pela hemoglobinamaterna, reduzindo osuprimento de oxigêniodisponível ao bebê.

Page 13: Revisao 2013-2 (1)

13

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

02) a continuidade da circulação entre mãe e filho,propiciando a entrada das toxinas do fumo noorganismo em gestação.

03) o comprometimento da superfície alveolar dospulmões do bebê pela inalação de oxigêniocontaminado pela nicotina.

04) a redução da capacidade de absorção intestinal,pelo bebê, dos nutrientes maternos.

05) a intoxicação da placenta pela nicotina, dificultandoo trânsito das hemácias maternas para a correntesanguínea do bebê.

05. Apesar de tantas advertências sobre os riscos do hábitode fumar, muitas pessoas não conseguem se libertardo cigarro, o que exige suportar por algum tempo odesconforto orgânico que se identifica como “síndromeda abstinência”. A síndrome da abstinência, em parte,pode ser compreendida pelo reconhecimento de quereceptores da acetilcolina em células musculares enervosas podem ser ativados pela nicotina.

Uma repercussão dessa ação que pode serrelacionada com a dependência do fumante é

01) a ativação de receptores do neurotransmissorlocalizados na arborização terminal dos axônios.

02) a formação do complexo nicotina-acetilcolina nasterminações dendríticas.

03) a interrupção do impulso nervoso em nível dassinapses, pela presença da nicotina.

04) o comprometimento na produção normal daacetilcolina pelo cérebro de um fumante crônico.

05) a alteração da permeabilidade da membrana pós--sináptica impossibilitando a entrada do sódio na célula.

06. “As bactérias causadoras de úlcera digestiva, Helicobacterpylori vivem na camada de muco que reveste o estômago,onde são parcialmente protegidas do ácido estomacal epermanecem localizadas até que se esgote o muco.Esses organismos secretam proteínas que interagem comas células epiteliais do estômago e atraem macrófagos eneutrófilos, células presentes em processosinflamatórios. H. pylori também secreta toxinas, quecontribuem para a formação da úlcera estomacal.”

(BUser.p.92)

Uma consequência da atividade bacteriana sobre afisiologia digestiva é

01) a exposição direta de células estomacais aoscomponentes do suco gástrico

02) o bloqueio da conversão do pepsinogênio em pepsina.03) a interrupção da síntese de enzimas digestivas.04) a limitação do trânsito do alimento ao longo do tubo

digestivo.05) o aumento da produção do ácido clorídrico pelas

células oxínticas.

07. A pesquisa científica, no esforço para tratar o diabetes,se justifica pela importância da insulina, associada à:

01) quebra da glicose nas reações de liberação deenergia nas células do pâncreas.

02) produção de enzimas que compõem o sucopancreático.

03) economia celular pelo uso da insulina como fontede energia.

04) incorporação de glicose pelas células, com reduçãode glicemia.

05) mobilização de glicose do fígado para o sangue.

08. Usualmente, imagina-se que a função mais importantedo rim é a de excretar ureia, ácido úrico e outrassubstâncias. Todavia não menos importante é o seu papelna homeostase de água, sais e pH do organismo. Éimportante salientar que os rins filtram 180 litros deplasma por dia e que, nos túbulos renais, quase todaessa água, mil gramas de cloreto de sódio, 380 gramas debicarbonato de sódio, 530 gramas de cloreto de potássioe 180 gramas de glicose são reabsorvidos para seremreaproveitados pelo organismo e que apenas cerca dedois litros de urina são excretados. Esse processo dereabsorção inclui um transporte de íons Na+ de umaconcentração mais baixa para outra mais alta e, portanto,necessita de energia para o processo.

(RAW e outros, 2001, p. 180).

Sobre a excreção de resíduos nitrogenados provenientesdo metabolismo, é correto afirmar:

01) A liberação de amônia exige grandes volumes deágua, estratégia própria de organismos aquáticos.

02) A excreção é um processo fisiológico associado aosrins e às vias urinárias, o que o torna independentede integração com o sistema circulatório.

03) A produção de resíduos nitrogenados éconsequência da degradação de moléculas de lipídiose carboidratos.

04) A ureia constitui o principal metabólito eliminadopelos invertebrados terrestres, como os insetos.

05) A síntese de ácido úrico envolve uma viametabólica básica, independente, portanto, deenzimas específicas de obtenção de energia.

09. Sobre o sistema nervoso central é correto afirmar:

I. A base biológica do processo criativo envolve redesneurais que se estabelecem a partir de interaçõesdependentes da ação de mediadores químicos, nonível das sinapses.

II. A percepção das cores se efetiva no córtex, emboraa imagem se forme na retina.

III. A integração orgânica resultante de resposta rápidaestá associada à comunicação entre células nervosassituadas em órgãos espacialmente separados.

Page 14: Revisao 2013-2 (1)

14

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

IV. O funcionamento da medula se traduz em ações voluntárias através de arco-reflexo simples.

São corretas apenas as proposições:

A) I, II, III e IVB) I, II e IIIC) I e IID) I, II e IVE) II, III e IV

10. A figura refere-se ao sistema excretor humano, mostrando inter-relações com o sistema circulatório na formaçãodo néfron — unidade fundamental do rim.

A partir da análise da ilustração e considerando-se aspectos da produção da urina, é correto afirmar:

I. A passagem de água para a rede capilar ao longo do túbulo renal, realiza-se por diferença de pressão osmóticaentre o filtrado e o sangue.

II. O filtrado glomerular forma-se na passagem, rápida e sob pressão, do sangue na rede capilar proveniente daarteríola aferente.

III. A excreção do resíduo nitrogenado amônia, em grande número de espécies marinhas, inclusive nos peixesósseos, restringe esses animais ao ambiente aquático.

IV. A eliminação de íons H+ na urina condiciona a regulação do pH do sangue.

V. A ação de hormônios na reabsorção da água revela uma aquisição evolutiva que permitiu aos mamíferos aconquista da terra firme.

São corretas apenas as proposições:

A) I, II, III, IV e VB) III, IV e VC) II, III, IV e VD) IV e VE) I e II

Page 15: Revisao 2013-2 (1)

15

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

11. “Toda célula viva e, em particular, as células nervosas apresentam diferença de potencial elétrico entre as facesexterna e interna de sua membrana.”Sobre as células nervosas e o sistema nervoso é correto afirmar:

01) A existência do potencial de repouso deve-se, principalmente, à maior concentração de íons potássio, K+, forada célula e de íons sódio, Na+, em seu interior.

02) A percepção do ambiente se efetiva no córtex cerebral.03) A tomada de consciência decorre de arco-reflexo simples.04) Um impulso nervoso constitui uma onda de despolarizações e repolarizações que se propaga ao longo da

membrana plasmática e do citoplasma do neurônio.05) A atividade do sistema de alerta do organismo está sob o controle voluntário do telencéfalo.

01. Nenhum órgão humano escapa das marcas dos agentes do stress. Um sistema hormonal em permanente atividadedeflagra inúmeros males.

A) Com base na ação do sistema autônomo, liste e explique os efeitos de situações crônicas de stress, considerandoos sistemas cardiovascular e respiratório e as glândulas adrenais.

B) Identifique e descreva o mecanismo básico de ação celular do sistema de alerta do organismo

02. A fibrose cística ou mucoviscidose é o distúrbiogenético letal mais comum que afeta populaçõesbrancas. O gene localiza-se no cromossomo 7 epode manifestar-se em filhos de pais normais.Odefeito primário da doença está na regulação dotransporte epitelial de cloreto por uma proteínade canal e o impacto difere nos vários tecidos,nas glândulas sudoríparas diminui a reabsorçãode Cl– , elevando a concentração de sal no suor,a base do diagnóstico clínico da doença. Noepitélio das vias aéreas diminui o conteúdo deágua do tapete de muco que reveste a mucosa.No fígado e pâncreas ocasiona obstrução doscanais de eliminação das secreções e nospulmões, obstrução da árvore respiratória.

A) Identifique o mecanismo de herança que regeo caráter e a fórmula genética dos indivíduos afetados, justificando sua resposta.

B) Justifique, com base no texto, o efeito pleiotrópico do gene da mucoviscidose.C) Analise as consequências da doença no sistema respiratório, considerando as funções das porções condutora e

alveolar do sistema.

Page 16: Revisao 2013-2 (1)

16

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

03. Embora a homeostasia seja uma característica universal para os seres vivos, mecanismos mais sofisticados foramdesenvolvidos no curso da evolução animal, a exemplo do fenômeno apresentado na ilustração, que destaca um dosmecanismos de regulação térmica

Explique o feedback negativo no controle da temperatura corpórea pelo sistema termorregulador.

04. O BRCA-1, situado no cromossoma17q12-21, e o BCRA-2, no cromossoma13q12-13, são dois genes supressorestumorais recém-descobertos, que estãoassociados ao desenvolvimento de câncerde mama e vários outros cânceres.Ovário e, possivelmente, próstata,pâncreas e laringe. Alguns dados sugeremque o BRCA-1 e o BRCA-2 estãoenvolvidos no reparo do DNA. De acordocom esse ponto de vista, as mutações nosgenes BRCA, a exemplo de mutaçõesobservadas em outros genes de reparodo DNA, não regulam diretamente ocrescimento celular; na verdade,predispõem a erro na replicação do DNA,resultando, assim, em mutações em outrosgenes que afetam diretamente o ciclocelular e o crescimento das células.

Explique a base molecular da anomalia– câncer de mama hereditário –considerando aspectos do ciclo celular – e adinâmica do material genético evidenciadosno diagrama.

Page 17: Revisao 2013-2 (1)

17

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

05. A insulina é um importante hormônio anabólico. Sua principal funçãometabólica consiste em aumentar a velocidade de transporte daglicose para determinadas células do organismo. Estas célulasincluem as células dos músculos estriados (incluindo as célulasmiocárdicas), os fibroblastos e as células adiposas, representando,coletivamente, cerca de dois terços do peso corporal. Além destesefeitos metabólicos, a insulina inicia a síntese de DNA em certascélulas e estimulam seu crescimento e diferenciação. Nosindivíduos diabéticos e naqueles que se encontram em estágiopré-clínico, a glicemia aumenta e atinge níveis anormalmente altosdurante um período prolongado de tempo

A) Justifique, com base nas características da membranaplasmática, o modo como se dá a interação hormônio/célulaalvo no início do processo.

B) Identifique e descreva o modo de ação do hormônio na rotagenética da célula.

C) Determine a importância desse hormônio no contexto celulare do organismo humano, considerando que sua ausênciacaracteriza o Diabetes mellitus.

01. À incorporação de novos conhecimentos genéticos àsideias darwinianas resultou na Teoria Moderna daevolução, e, sobre ela, é correto afirmar:

I. As alterações hereditárias que vierem a produzirnovos alelos sempre levarão à extinção de umadeterminada população, por produzirem diferençassignificativas nas espécies que a compõem.

II. As modificações na sequência de basesnitrogenadas do DNA, denominadas mutações,podem vir a produzir características mais vantajosasem indivíduos de uma população.

III. Os portadores do alelo mutante que possuíremmelhor vantagem adaptativa tenderão a sereproduzir de maneira mais intensa, acarretando oaumento da frequência desse alelo na população.

A alternativa que apresenta todas as alternativascorretas é a

01) I apenas.02) II apenas.03) III apenas.04) I e II.05) II e III.

02. O cruzamento de variedades parentais puras de boca--de-leão, Antirrhinum majus, que apresentam cor dasflores branca e vermelha produzem toda a prole F1 comflores de cor rosa, fenótipo intermediário ao dos parentais.

Esses resultados podem ser perfeitamente explicadospela ocorrência de

01) dominância completa.02) dominância incompleta.03) codominância.04) pleiotropia.05) recessividade completa.

03. Mendel elaborou os princípios básicos da herança emplantas durante um período de aproximadamente noveanos. Seu trabalho culminou com uma aula pública em1865 e um detalhado documento publicado em 1866.O artigo de Mendel apareceu em uma revista que erarecebida por 120 bibliotecas, e ele mandou cópias paravários professores importantes. Entretanto, sua teorianão foi aceita. De fato, ela foi ignorada [...].

(PURVES, 2006, p. 177)

Um dos motivos considerado como crucial para que otrabalho de Mendel tivesse sido ignorado pelos cientistasda época foi

A) a utilização da ervilha-de-cheiro como materialbiológico estudado, já que não era habitual autilização de trabalhos com hibridização de plantaspelos estudiosos do século XIX.

B) o pouco rigor metodológico utilizado por Mendel emseus experimentos, o que gerou pouca credibilidadenos resultados encontrados.

C) a abordagem matemática utilizada por Mendel naanálise dos resultados obtidos, pois essa prática nãoera comum em experimentos biológicos da época.

Page 18: Revisao 2013-2 (1)

18

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

D) a análise simultânea de sete características genéticasda espécie pesquisada, que levou a erros deinferência nos resultados obtidos.

E) o longo tempo necessário para conclusão dostrabalhos devido ao pequeno número de descendentesobtidos por geração, resultante da incapacidade deautofecundação da espécie analisada

04. A figura a seguir ilustra os tipos de heranças que estãoassociadas ao par sexual do sistema XY dedeterminação do sexo.

Com base na análise da figura e utilizando-se doconhecimento a respeito da herança dos heterocromossomos,é possível afirmar:

A) Os heterocromossomos caracterizam-se porapresentar genes que estão exclusivamenteenvolvidos com características genéticas sexuais

B) Genes que estão posicionados na parte homóloga doscromossomos X e Y devem ocorrer com a mesmafrequência, tanto nas mulheres quanto nos homens.

C) Todos os genes presentes no cromossomo Ydeterminam heranças que são exclusivas dosexo masculino.

D) Genes da herança ligada ao sexo, por estaremposicionados apenas no cromossomo X, expressamcaracterísticas encontradas preferencialmente nosexo feminino.

E) Os genes da herança restrita ao sexo são exclusivosdos homens, por estarem posicionados na partehomóloga do cromossomo X.

05. Mendel foi um revolucionário dentro do seu meio e doseu tempo. Aceitando o evolucionismo e a teoria daseleção natural, apesar de discordar de Darwin emvários pontos, assumia, na sua qualidade de sacerdote,uma posição altamente arrojada para a sua época. [...]Mendel introduziu um padrão matemático onde anteshavia confusão, tendo descoberto leis estatísticas queregem fenômenos dantes considerados comomisteriosos e caóticos. O universo biológico é umuniverso mendeliano. (FREIRE-MAIA, 1995, p. 46)

Em relação aos experimentos clássicos realizados porMendel com Pisum sativum, que permitiram,posteriormente, revolucionar a nossa compreensão arespeito da hereditariedade, é possível afirmar:

A) Os cálculos estatísticos utilizados por Mendel emseus experimentos com ervilhas-de-cheiropermitiram estabelecer uma proporção fenotípicade 1:2:1, nos resultados da F2.

B) A espécie utilizada nos clássicos experimentosmendelianos favoreceu a obtenção de resultadosprecisos por apresentar gerações de ciclo longo compequena produção de descendentes.

C) O cruzamento entre tipos puros produziu na F1 100%de descendência híbrida que, ao ser autofecundada,determinou uma F2 com a presença dos dois tipos defenótipos presentes na geração parental.

D) A presença do tipo recessivo na F2 esclarece apresença de um único alelo na determinação dascaracterísticas analisadas.

E) Cada característica estudada é determinadapor umpar de fatores que se segregam na fecundação e serecombinam na formação dos gametas

06. Com base na aplicação de métodos matemáticos paracálculos de probabilidade de genótipos advindos decruzamentos que envolvem vários loci, considere ocruzamento entre organismos de genótiposAaBbccDdEe x AaBbCcddEe. A probabilidadeesperada de a prole desse cruzamento ter o genótipoaabbccddee é

A) 1/1012 D)1/256B) 1/512 E)1/144C)1/458

07. Um paciente com múltiplos traumatismos deu entradana emergência de um hospital de uma pequena cidadedo sul da Bahia. Os médicos decidiram que deveriamrealizar uma transfusão sanguínea nesse paciente esolicitaram ao laboratório do mesmo hospital o examede determinação do tipo sanguíneo para o sistema ABO.O biólogo responsável pelo setor sabia que os kits paratipagem sanguínea tinham terminado e, dessa forma,resolveu improvisar ao colocar uma quantidade do seusangue tipo A em uma centrífuga para a separação dosoro (plasma) das suas hemácias.Ao colocar o soro do seu sangue em contato com osangue do paciente e ao unir suas hemácias com osoro do mesmo indivíduo, verificou que ocorreuaglutinação nos dois testes realizados.Com base nesses resultados, é possível concluir queo tipo sanguíneo para o sistema ABO do pacienteem questão é

01) AB. 04) B.02) O. 05) impossível de determinar03) A.

Page 19: Revisao 2013-2 (1)

19

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

08. O diagrama representa dois tipos de herançasgenéticas distintas.

HERANÇA 1 GENE X : características A; B e C

HERANÇA 2 GENES Y Z W: característica K

A partir da análise dessas heranças, pode-se afirmar que

01) a herança tipo 2 é um exemplo de pleiotropia emque genes não alelos interagem na determinaçãode uma única característica

02) a herança tipo 1 é caracterizada pela presença devários genes alelos que expressam, individualmente,características diferentes.

03) a pleiotropia representada pela herança tipo 1possui uma ação gênica oposta à forma de açãodos genes da herança por interação gênica,representada no tipo 2.

04) são exemplos de heranças trabalhadas por Mendele que seguem plenamente a 1º e a 2º leis dagenética mendeliana.

05) os dois exemplos ilustram uma herança ligada aosexo em que o gene X é exclusivo das mulheres.

09. O esquema representa, de forma simbólica, a configuraçãodos cromossomos sexuais na determinação da herançagenética do sexo.

Com base nas informações apresentadas e noconhecimento atual em relação a esse tipo de herança,pode-se afirmar que a

A) ligada ao sexo é determinada por genes presentesna porção não homóloga de x e y.

B) ligada ao sexo é determinada por genes presentesapenas na porção não homóloga de x.

C) restrita ao sexo é determinada por genesposicionados na porção homóloga de X e Y.

D) parcialmente ligada ao sexo é determinada por genesposicionados na porção homóloga apenas de X.

E) influenciada pelo sexo é determinada por genesposicionados na porção homóloga de X e Y.

10. O esquema ilustra experimentos, hoje consideradosclássicos, do monge Gregor Mendel utilizandocaracterísticas herdáveis da ervilha-de-cheiro.

A partir da análise do experimento e do conhecimentoa respeito da genética mendeliana, pode-se afirmar:

A) Indivíduos da F1 em processo de autofecundaçãodevem produzir uma geração F2 com uma proporçãofenotípica de 9:3:3:1.

B) A utilização, por parte de Mendel, de uma análiseestatística dos resultados obtidos favoreceu umacompreensão mais rápida dos seus trabalhos pelacomunidade científica da época.

C) Cada caráter analisado é determinado por um parde fatores que se unem na formação dos gametas ese segregam na fecundação.

D) A análise em genética de duas ou mais característicassimultaneamente é possível devido ao fato de que,em todas as heranças, cada gene age de formaindependente de outros genes não alelos.

E) O Cruzamento da geração parental representadapermitiu a produção de uma F1 com 100% deindivíduos dominantes homozigotos.

Page 20: Revisao 2013-2 (1)

20

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

11. Possíveis efeitos de imigração sobre a dinâmica dos genes, em populações,podem ser deduzidos com base na análise da ilustração ao lado:

Em relação ao processo ilustrado, pode-se afirmar:

I. as frequências gênicas da população receptora reproduzem àquelas do grupoimigrante.

II. na ausência de fatores evolutivos após a imigração, mantém-se, napopulação, a frequência de 64% de indivíduos com genótipos AA.

III. a miscigenação tende a reduzir as diferenças interpopulacionais quanto aosseus conjuntos gênicos.

São corretas apenas:

A) I, II e III

B) I e II

C) I e III

D) II e III

E) Apenas uma das proposições é correta

12. Um homem, pertence ao grupo sanguíneo Rh+ , tem pai Rh e é casado com uma mulher com sangue Rh , que estágrávida. Ao consultar um especialista sobre o fator Rh e a eritroblastose fetal, o casal deve receber a informação:

01) o fator anti-Rh é produzido, normalmente, por indivíduos Rh+.02) o fator Rh é uma proteína sintetizada no plasma sanguíneo.03) a eritroblastose fetal é uma doença caracterizada pelo aumento do número de hemácias no sangue.04) a probabilidade de o filho do casal ser Rh+ é de 75%.05) a criança em gestação pode sofrer de eritroblastose fetal apenas se for do grupo sanguíneo Rh+.

01. O esquema ao lado ilustra as relações sanguíneasenvolvidas na eritroblastose fetal e a proteçãogarantida pelo sistema ABO no processo deimunização materna (produção de anti-Rh)

A) Identifique a circunstância em que ocorre aeritroblastose fetal.

B) Explique, com base no diagrama, como o sistemaABO pode proteger o feto do processo deeritroblastose.

Proteção do feto contra eristroblastoce, por meio do sistema ABO.

Page 21: Revisao 2013-2 (1)

21

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

02. Pessoas hemofílicas apresentam alterações na coagulação sanguínea e podem ter hemorragia desencadeada porpequenos ferimentos, já que esta é uma doença caracterizada pela deficiência na produção do fator VIII, umaproteína que atua na coagulação do sangue. A hemofilia tem herança recessiva ligada ao cromossomo X.

Considerando o heredograma, apresente o provável genótipo de todos os indivíduos e indique a probabilidade de oindivíduo 9 ser hemofílico, justificando a sua resposta.

03. A fenilcetonúria é uma alteração metabólica com padrão de herança autossômica recessiva, cuja manifestaçãopode ser controlada por dieta específica, quando diagnosticada precocemente – “teste do pezinho”.O heredograma registra a ocorrência da fenilcetonúria em uma família.

Com base na análise da genealogia, indique o genótipo do indivíduo com fenilcetonúria, o dos seus pais e estime aprobabilidade de esse indivíduo, casando-se com uma mulher normal para essa característica, ter descendentes afetados.Justifique sua resposta.

I.

II.

III.

IV.

Page 22: Revisao 2013-2 (1)

22

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

04. Por 14 anos os resultados de um teste genético que envolviam cerca de 40 pessoas de uma família foram mantidosem segredo. Os resultados revelavam quais deles tinham a alteração genética que causa Huntington, doençahereditária que ataca o sistema nervoso central. A condição se manifesta a partir dos 40 anos, provoca problemasmotores e mentais, não tem cura e, em geral, leva o paciente à morte por volta dos 50 anos.

Com base na análise dos dados, apresente o padrão de herança associado à doença de Huntington, indicando aprobabilidade de os filhos do casal serem portadores do gene huntingtina (associado à doença de Huntington) e,considerando o grau de ploidia da espécie humana, explicite a “fórmula” cariotípica do homem com doença de Huntington.

05. A figura ilustra momentos da experiência de Mendel, em que ele realizou cruzamentos com as variedades deervilha de flor púrpura e de flor branca.

A) Com base na ilustração, descreva os procedimentos envolvidos com o cruzamento experimental.

B) Interprete o resultado do experimento, considerando a cor da flor nos indivíduos da F2 como suporte do princípiobásico da Primeira Lei.

Page 23: Revisao 2013-2 (1)

23

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

01. Em 1859, depois de 20 anos de estudos minuciosos ede reflexões, Darwin publicou A origem das espécies.A obra não somente colocou por terra as ciências davida, na época, como revelou ao homem seu humildelugar entre os seres vivos.

(CONTINENZA, 2007)

Por causa da importância da variação, a seleçãonatural deve ser considerada um processo de duas etapas:a produção de variação abundante seguida pela eliminaçãode indivíduos inferiores. Esse último passo é direcional.Ao adotar a seleção natural, Darwin encerrou a discussãode várias centenas de anos entre os filósofos sobre o acasoe a necessidade. A mudança na Terra é resultado de ambos,sendo o primeiro passo dominado pela aleatoriedade, e osegundo, pela necessidade. (MAYR, 2007, p. 58.)

Para muitos, foi a Teoria da Evolução que de fatoconsolidou a própria Biologia como uma ciênciaautônoma, estruturadora do trabalho dos biólogos por todoo século XX e até mesmo nesse século. Assim, o ano de2009 foi eleito pela International Union of BiologicalSciences como o ‘ano de Darwin’, não somente porquese comemoram 150 anos da publicação de A Origemdas Espécies, mas também porque se completam 200anos desde o nascimento de Darwin, ocorrido em 12 defevereiro de 1809.

Considerando o impacto das ideias de Charles Darwina respeito da importância da seleção natural no processode evolução biológica, é correto afirmar:

A) A necessidade imposta pelo ambiente é responsávelpela geração de características que deverão serpreservadas pela seleção natural.

B) A ação da seleção natural dentro do processoevolutivo deve ser considerada dependente doambiente, já que este determina a forma e aintensidade com que a pressão seletiva será impostaàs populações.

C) A variabilidade genética é estabelecida a partir daação da seleção natural sobre um grupo de indivíduosde uma população.

D) As ideias de Darwin sobre a seleção naturalpermitiram estabelecer um antropocentrismobaseado em visões teológicas sobre a origem davida e a hierarquia entre os seres vivos.

E) Darwin reforçou as ideias sobre determinismo aonegar a universalidade da aleatoriedade e do acasodurante os processos que envolvem a seleção natural.

02. Não deve causar espanto que o desenvolvimento tenhaum papel importante na compreensão da evolução.Afinal, é ele que produz a forma dos organismosmulticelulares. Assim, ele é necessariamente a basepara qualquer inovação morfológica sobre a qual aseleção natural atua. [...]No desenvolvimento, um único ser vivo sofre uma sériede transformações até chegar à forma adulta.Na evolução, o que se transforma ao longo dasgerações são populações, e não organismos individuais.Enquanto a evolução modifica o desenvolvimento (odesenvolvimento também evolui!), o desenvolvimentorestringe as possibilidades da evolução. [...] Assim, asmudanças evolutivas são restritas às que “podem ocorrer”como consequência de mudanças no desenvolvimento.

(EL-HANI, Charbel N., Meyer, Diogo. A evolução da teoriadarwiniana. In: O homem em buscas das origens. Scientific

American História, No.7. São Paulo: Duetto. pag. 80.)

A respeito das relações abordadas no texto entre aevolução biológica e o desenvolvimento do organismo atéa maturidade, considere as seguintes afirmativas:

I. A evolução caracteriza-se pelo sequenciamento deestágios transformadores de um único ser, enquanto,no desenvolvimento, ocorrem mudanças nadistribuição de características em uma populaçãoao longo das gerações.

II. Enquanto o desenvolvimento apresenta um estadofinal preferencial, que é a forma adulta, a evoluçãonão apresenta qualquer tendência a um padrãoestabelecido para a perfeição das formas.

III. A complexidade do sistema de desenvolvimento e ainteração de suas etapas permitem quedeterminadas novidades evolutivas tenham poucaspossibilidades de ser preservadas pela evolução.

IV. O desenvolvimento do organismo expressa-se apartir de informações genéticas herdadas, enquantoa evolução se estabelece, dentre outras causas, pelaação da seleção natural na população.

Dessas afirmativas, estão corretas as indicadas em

A) I e III. D) II, III e IV.B) III e IV. E) I, II, III e IV.C) I, II e IV.

Page 24: Revisao 2013-2 (1)

24

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

03. [...] podemos dizer que a teoria da evolução por seleçãonatural envolve o acaso e a necessidade.O acaso aparece na aleatoriedade do processomutacional de geração de diversidade. A necessidade,no processo de reprodução diferencial dos indivíduosmais bem adaptados ao ambiente.A ideia revolucionária de Darwin foi que essas duasforças combinadas eram suficientes para explicar, deforma natural, a emergência e evolução das diversasformas de vida na Terra.

(PENA, 2007, p. 84)

A opção que melhor se aproxima do conceitodesenvolvido inicialmente por Charles Darwin paraexplicar a evolução biológica através da seleção natural é

A) O acaso gera variabilidade conforme a naturezavai necessitando de determinadas característicasadaptativas.

B) A reprodução diferenciada preserva indivíduosfrutos da união de espécies diferentes mais bemajustadas ao ambiente em que vivem.

C) A evolução biológica é considerada um processoplenamente aleatório devido à imprevisibilidade dosseus resultados adaptativos.

D) A adaptação é uma das principais consequênciasda ação da seleção natural, ao favorecer acapacidade média dos organismos de uma populaçãode sobreviver e reproduzir no seu ambiente.

E) Mudanças no conjunto gênico das populaçõesfavorecem a formação de espécies que se tornamindependentes das condições impostas peloambiente natural.

04. [...] a História da Evolução tem dois componentesprincipais: a ramificação das linhagens e as mudançasdentro das linhagens (incluindo a extinção). Espéciesinicialmente similares tornamse cada vez maisdiferentes, de modo que, decorrido tempo suficiente,elas podem chegar a apresentar diferenças profundas.[...] Os padrões hierarquicamente organizados deaspectos comuns entre as espécies — tais como ascaracterísticas comuns de todos os primatas, de todosos mamíferos, todos os vertebrados, todos oseucariontes e todos os seres vivos — refletem umahistória na qual todas as espécies vivas podem serseguidas retrospectivamente ao longo do tempo, atése chegar a um número cada vez menor de ancestraiscomuns. (FUTUYMA, 2002, p.3)

A partir da análise dos conceitos evolutivos expostosno texto, é possível afirmar:

A) Todas as formas de vida, da bactéria aos humanos,estão ligadas por cadeias descontínuas dedescendência.

B) As árvores filogenéticas expressam a evoluçãolinear existente entre os seres vivos através de

convergências adaptativas presentes durante aformação dos grandes grupos de organismos.

C) As provas da descendência de ancestrais comunstambém residem nas características comuns dosorganismos vivos, incluindo sua anatomia, seudesenvolvimento embrionário e seu DNA.

D) A cladogênese é o processo evolutivo que justificaas mudanças que ocorrem ao longo do tempo dentrode uma única linhagem.

E) Os padrões hierarquicamente organizados deaspectos comuns entre as espécies atuais sãodenominados de analogias e são derivados de umairradiação evolutiva que ocorreu ao longo da históriaevolutiva dos grupos vivos.

05. Afirmar que a Evolução é um fato é confrontar-secom controvérsias, pois provavelmente nenhumaafirmação em toda a Ciência desperta tanta oposiçãoemocional quanto a evolução biológica.Apesar disso, nenhuma hipótese científica diferenteda descendência comum com modificações consegueelucidar e fazer previsões a respeito da unidade,diversidade e propriedades dos organismos vivos.[...] A Teoria da Evolução é controversa porque épercebida por algumas pessoas como sendoincompatível com crenças religiosas, especialmenteno que diz respeito à natureza e às origens humanas.[...] A maioria dos biólogos que estuda a Evoluçãoconcorda que as questões referentes à crençaespiritual não podem ser decididas pela Ciência, que,pela sua natureza, é limitada a determinar causasnaturais observáveis, não pode pronunciar-se a respeitode assuntos sobrenaturais e não pode dar respostas aperguntas filosóficas ou éticas fundamentais.

(FUTUYMA, 2002, p. 42

A partir de uma análise com base científica do temaabordado no texto, é possível inferir que

A) a ciência apresenta todas as informaçõesnecessárias para compreender a realidade a partirde um estudo detalhado e preciso das partescomponentes do Universo.

B) a religião deve validar as descobertas da ciênciapara que as teorias científicas permaneçamrespaldadas ao longo do tempo.

C) a evolução biológica enfrentou muitos questionamentos nopassado por defender a ideia de imutabilidade da espéciehumana em relação às outras espécies vivas atuais.

D) o convívio harmônico entre os diversos modelos depercepção da realidade — ciência, artes, religião etc— favorece uma compreensão de mundo que apresentaafinidade com uma diversidade de pensamento.

E) a ciência, por estar sustentada em observações eexperimentação, deve ser capaz de explicar atémesmo os fenômenos considerados espirituais,sobrenaturais ou metafísicos.

Page 25: Revisao 2013-2 (1)

25

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

01. De forma nunca possível antes, hoje em dia podemos comparar as sequências de DNA não apenas de organismosexistentes, mas também de espécimes fósseis, de ancestrais extintos de organismos vivos. [...] essa informaçãopermitiu o desenvolvimento de árvores evolutivas bastante detalhadas. Foi possível demonstrar que, em algumasáreas, todas as plantas são clones umas das outras [...] As sequóias canadenses cresceram como clones de umsistema central de raízes após incêndios nas florestas. Infelizmente, algumas espécies em extinção são representadaspor um número muito pequeno de espécimes vivos, e todas possuem parentesco muito próximo. Isso ocorre comtodos os gansos nativos do Havaí, com todos os condores da Califórnia e até com algumas espécies de baleias.

(CAMPBELL; FARRELL, 2007, p. 272).

Estabeleça a relação entre os processos reprodutivos que mantêm as populações citadas e o risco de extinção aelas associado

02. A grande viagem do naturalista inglês Charles Darwin e sua passagem pelo Brasil, no século XIX, contribuíram parao desfecho dos estudos sobre a evolução das espécies, com a edição da obra considerada a mais importante daépoca – A Origem das Espécies.Considerando os mecanismos de especiação e a grande variedade de ambientes disponíveis, justifique a extraordináriadiversidade de espécies que encantou Darwin na Amazônia Brasileira

03. A figura esquematiza duas possibilidades de representação de relações evolutivas entre três grupos de organismos.A árvore I foi construída em função de semelhanças e diferenças relativas a características morfológicas, enquantoa II se fundamenta na análise de dados moleculares.

Interprete as árvores filogenéticas apresentadas e identifique a que melhor reflete as relações de parentesco entreos grupos, justificando sua resposta

04. Segmentos de DNA – chamados“acentuadores” (promotores, enhancers)normalmente encontrados na vizinhançados genes – são componentes cruciaisde dispositivos que controlam aexpressão gênica. Estudos têmdemonstrado que os acentuadores têmum papel central na evolução. A figuraexemplifica o papel de uma sequênciaacentuadora na espécie humana.

A) Com os subsídios da ilustração,descreva o processo genético,considerando os eventos básicosde cada etapa.

B) Numa perspectiva ecológica e evolutiva (eco – evo) justifique a alta frequência do acentuador mutante empopulações de regiões endêmicas de malária.

Page 26: Revisao 2013-2 (1)

26

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

1) C2) D3) A4) B

1) 032) 043) 034) B5) B6) A

1) B2) E3) D4) E5) 036) 017) 058) 029) 0310) 0111) C12) C

1) 01 10) A2) 02 11) 023) 054) 015) 046) 017) 048) 019) B

1) 05 11) D2) 02 12) 053) C4) B5) C6) D7) 048) 039) B10) A

1) B2) D3) D4) C5) D

01. A compartimentação do citoplasma por um sistema deendomembranas aliada a um complexo genoma queestabeleceu novos mecanismos reguladores, especializaçãode funções e cooperação entre células foram os suportes doestabelecimento do eucarionte e da evolução rumo apluricelularidade. A endossimbiose com bactérias aeróbiasque resultou na origem das mitocôndrias foi crucial nesseprocesso, pois atendeu à demanda energética da nova célula.

02. As cianobactérias constituem a linhagem dos procariontesque há bilhões de anos inovaram o autotrofismo com afotossíntese aeróbia, consequência do uso da água comofonte de H, em substituição ao H2SA lise da água como doadora de H para a síntese docarboidrato liberou, no meio ambiente, o oxigênio, queprotagonizou uma rigorosa seleção – o holocausto do O2 –a formação da camada de O3, permitindo a aventura da vidaem terra firme, e o desenvolvimento do mecanismo maiseficaz de oxidação do combustível – a respiração, umsuporte da vida eucariótica.

03. O autotrofismo surgiu no planeta através da fotossínteseanaeróbia realizada pelas sulfobactérias que utilizavam H2Spara reduzir o CO2 e produzir o carboidrato.

As cianobactérias constituem a linhagem dos procariontesque há bilhões de anos inovaram o autotrofismo com afotossíntese aeróbia, consequência do uso da água comofonte de H, em substituição ao H2S.A lise da água como doadora de H para a síntese docarboidrato liberou, no meio ambiente, o oxigênio, queprotagonizou uma rigorosa seleção – o holocausto do O2 –a formação da camada de O3, permitindo a aventura da vidaem terra firme, e o desenvolvimento do mecanismo maiseficaz de oxidação do combustível – a respiração, umsuporte da vida eucariótica.

01. A) A produção de produto final orgânico.B) A molécula que substitui o oxigênio na função de aceptor

final é o piruvato.C) A reciclagem do NAD+ que permite a oxidação de outras

moléculas combustíveis.

02. A)A glicólise é a etapa compartilhada pelos processos aeróbioe anaeróbio de oxidação do combustível nas células.

B) A cadeia respiratória é a etapa aeróbia responsável pelasíntese de ATP utilizando a energia dos elétronsresultantes da oxidação do NADH+H+ e FADH2. Oselétrons fluem na cadeia de proteínas transportadoras queutilizam o gradiente energético para acumular H+ noespaço intermembranas. Os prótons então refluem para amatriz através do ATP sintetase, fosforilando ADP comsíntese de 2,5 ATPs por cada NADH oxidado e 1,5 porcada FADH2.

03. A) A etapa da respiração de maior vulnerabilidade aos efeitosdanosos dos radicais livres é a cadeia respiratória, fasedependente de complexo aparato protéico fixado na membranainterna mitocondrial, e alvo direto da ação dos radicais.Os NADH e FADH2 são oxidados por um conjuntosequencial de transferidores de elétrons, em especialcitocromos e quinonas, que atuam captando elétrons comum certo nível de energia de um aceptor anterior etransferindo-os com um nível de energia menor para oaceptor imediatamente seguinte. A energia força atransferência e o acúmulo de H no espaço intermembranas.É gerado um gradiente de pH que ativa o ATP sintetase,por onde os íons fluem de volta à matriz, girando a turbinaprotéica do complexo que gera energia para tornar fosfatosinorgânicos e ADP reativos, ocasionando a síntese de ATP.

B) Os radicais livres são produtos de reações de oxirredução,altamente reativos, que reagem com as estruturas da própriamitocôndria, do citoplasma e do núcleo celular, oxidando-as.Alterações na membrana interna da mitocôndriainviabilizam a cadeia respiratória e, em consequência, asíntese de ATP, comprometendo o metabolismo celularque se reflete no desempenho dos tecidos e órgãos. Masse o alvo dos radicais é o DNA nuclear, podem ocorrermutações que ocasionem envelhecimento celular,apoptose, ciclos irregulares com formação de tumores edoenças degenerativas do metabolismo.

Page 27: Revisao 2013-2 (1)

27

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

01. O DNA é um heteropolímero de nucleotídeos cujos infinitosarranjos fundamentam a diversidade do mundo vivo. Ascaracterísticas de cada indivíduo estão codificadas nessassequências de desoxirribonucleotídeos da dupla hélice que,traduzidas em moléculas de proteínas estruturais,catalisadoras e reguladoras estabelecem o suporte anatômicoe fisiológico da célula – unidade mrfofisiológica da vida.

02. As proteínas são cadeias de aminoácidos cujo arranjo éestabelecido pela sequencia de códons do RNAm transcritodo gene. A correspondência entre as sequências do DNAgenes) e as cadeias polipeptídicas, primariamentereconhecideas pelo sistema traducional da célula, revela arelação entre a diversidade das proteínas e a infomaçãogenética da célula.

03. A) O objetivo da produção de transgênicos é obter indivíduoscom características que atendam a necessidadesantrópicas, seja na medicina , nas questões ambientais,na economia, na agricultura ou em qualquer outro setorda vida humana.

B) A bactéria é o organismo onde o experimento seconcretiza. É o organismo transgênico.Transgênico é um organismo modificado geneticamentepela inserção de genes de outra espécie. O plasmídeobacteriano funciona como DNA vetor que, apósrecombinado por genes estrangeiros, é novamenteinserido na célula bacteriana.

C) Os mecanismos celulares que permitem o sucesso doexperimento são a replicação do DNA, a transcrição e atradução. Esses mecanismos obedecem a uma linguageme um código que são universais, por isso a proteínaproduzida pelo transgênico é idêntica a produzida peloorganismo original.

04. O mecanismo de tradução inicia com a transcrição de um geneespecífico, seguida do splicing nos eucariontes. Ribossomosassociam-se ao RNAm maduro para ler a sequencia de códons,posicionando aminoácidos específicos através de RNAt naproteína. Desse modo, a sequência de aminoácidos daproteína é determinada pela sequência de códons do RNAme, consequentemente, do gene.

05. O processo que diferencia o RNA recém-transcrito do RNAmé o splicing – remoção dos íntrons e recombinação doséxons, podendo gerar diferentes tipos de RNAm, econsequente variação genética.Mutações gênicas podem ser silenciosas se o códonmutante for sinônimo do original, revelando que o códigogenético é redundante. São 64 códons para apenas 20 tiposde aminoácidos.

01. A) Em resposta ao stress, o hipotálamo estimula a medula daadrenal que segrega adrenalina e noradrelina no sangueprovocando taquicardia, taquipineia, em vasoconstriçãoperiférica para aumentar a pressão e consequenteoxigenação dos tecidos muscular e nervoso, mantendo ocorpo em alerta. Quando o stress é crônico podem ocorrerdoenças cardiovasculares como hipertensão, obstruçãode vasos e infarto do miocárdio.

B) O sistema de alerta do organismo é o sistema nervososimpático que atua através de condução de impulso esinapses. O estímulo despolariza a membrana dendríticagerando potencial de ação por entrada de Na+. Então oK+ entra na célula e proteínas ATPases corrigem asconcentrações iônicas. Na fenda sináptica, oneurotransmissor libera do pela axônico, despolariza odentrito do neurônio pós-sináptico.

02. A) Trata-se de herança monogênica autossômica, pois o genelocaliza-se no cromossomo 7 e é recessivo (aa) porquepode se manifestar em filhos de pais normais (Aa x Aa)

B) O gene da mucoviscidose é pleiotrópico porque ocasionavários efeitos fenotípicos no indivíduo. Nesse caso ogene se expressa em vários tecidos como epitélioglandular e respiratório, fígado e pâncreas.

C) O ressecamento do tapete de muco do epitélio respiratórioinviabiliza a filtração do ar e a remoção do muco infectadopor dificultar os batimentos ciliares. Microorganismosalcançam os alvéolos ocasionando infecções econsequentemente comprometimento da hematose.

03. A figura revela um sistema integrado de controle datemperatura corpórea. A estimulação, em diferentes partesdo corpo, de receptores associados ao calor envia sinaispara o centro de controle – o hipotálamo. Se a temperaturaambiente cai, o hipotálamo envia sinais para efetores, comoo músculo esquelético, que deve aumentar as contraçõesmusculares involuntárias – tremor – que liberarão calor. Sea temperatura aumenta, o sistema desliga o efetor, e,consequentemente, o tremor deixa de ocorrer. Terminaçõesnervosas sensoriais fazem a mediação do processo.

04. A base molecular do câncer são mutações nos genes queexercem a regulação do ciclo celular. Alterações no gene daP53 determinam a continuidade do ciclo mesmo sem o reparodos danos no DNA pois não há inibição do complexocdk/ciclina nem a ativação do gene da apoptose (bax). Então osciclos tornam-se irregulares originando os tumores ou neoplasias

05. A) A insulina é um hormônio peptídico, por isso exige umaproteína receptora na membrana da célula-alvo.

B) Na rota genética a insulina estimula a replicação do DNAe consequente divisão celular; a transcição de genes e atradução ou síntese de proteínas.

C) A insulina favorece a entrada da glicose presente nosangue nas células de determinados tecidos, onde serámetabolizada para fornecer energia , enquanto o glucagonativa a quebra enzimática do glicogênio armazenado nofígado, liberando glicose para o sangue. Concentraçõeselevadas de glicose no sangue estimulam a produção deinsulina pelas células c e inibem a produção de glucagonpelas células b.A carência ou ausência de insulina caracteriza o DiabetisMellitus, doença autoimune cujos sinais sãohiperglicemia, emagrecimento, depleção das proteínas domúsculo, polidpsia e poliúria.

Page 28: Revisao 2013-2 (1)

28

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

01. A) A eritroblastose fetal é uma anemia ocasionada pelaaglutinação e destruição das hemácias fetais por ação deanticorpos anti-rh maternos. Ocorre em fetos Rh+(Rr) filhode mãe Rh–(rr).

B) Os anticorpos anti-A e/ou anti-B do sangue maternoneutralizam as hemácias fetais no organismo maternoantes que o sistema imunológico seja sensibilizado contrao fator Rh, evitando a produção de anti-rh que acometeriauma próxima gestação de feto Rh+

02. Os indivíduos 1, 5 e 6 têm genótipo XhY2 e 7 XHXh3, 8, 10 e 12 XHY11 Não pode ser definido4 XhXh

A probabilidade de o indivíduo 9 ser hemofílico é de 100%,pois é filho de uma mulher hemofílica

03. O genótipo do indivíduo afetado é aa pois trata-se de herançaautossômica e recessiva. Os pais são normais e heterozitos(Aa), possibilitando o nascimento de filhos recessivos.Há duas possibilidades de genótipos para a mulher:

1º) ♀Aa x aa♂Aa, Aa, aa, aaNesse caso a probabilidade é de 50%.

2º) ♀AA x aa♂Aa, Aa, Aa, AaA probabilidade de filhos afetados é nula.

04. A doença de Huntington é condicionada por um geneautossômico, dominante e letal em dose simples.A probabilidade do casal ter filhos portadores do gene é de 50%A fórmula cariotípica do homem é normal, 44A + XY, emboragenotipicamente seja anômalo.

05. A) A metodologia científica de Mendel consistiu em:1) purificar o material escolhido; 2)cruzar indivíduospuros e opostos, retirando o grão de pólen de uma flor epassando no estígma da outra para obter a F1; 3) deixar aF1 se reproduzir por autofecundação para obter a F2;4)interpretar matematicamente os resultados obtidos.

B) As plantas amarelas da F1 quando autofecundadas,produziram uma filiação constituída de 75% de plantascom flores púrpuras e 25% de plantas com flores brancas.O surgimento da característica recessiva na F2, emproporção definida, levou Mendel a deduzir que osfatores do mesmo par mantêm-se íntegros ao longo dasgerações e segregam-se para formar os gametas. Este é oprincípio da Primeira Lei.

01. As sequoias canadenses reproduzem-se assexuadamente,pois tratam-se de clones originados de uma raiz central –indivíduos geneticamente idênticos – e, por isso, umaespécie mais vulnerável aos fatores ambientais.Já os gansos do Havaí e condores da Califórnia representamespécies com reduzido número de indivíduos, ocasionandoendogamia e consequente redução na diversidade deindivíduos, que compromete o potencial adaptativo dessasespécies e aumenta o risco de extinção

02. O mecanismo de especiação que justifica a extraordináriadiversidade de espécies na Amazônia Brasileira – a alopatria– requer disponibilidade e diversidade de ambientes evariação genética.Ambientes distintos foram modelando, em um processodinâmico de seleção, as populações que ali habitavam.Diferentes pressões seletivas exercidas sobre os caracteres,preservam as variantes mais adptadas, descartando as formasdesadaptativas. Ao longo do tempo evolutivo, mutações e novosmecanismos de splicing agregam novos contextos – genes ecaracteres inéditos – às condições pré-existentes,oportunizando outras condições de sobrevivência para asespécies que se tornam cada vez mais distintasgeneticamente, culminando com o isolamento reprodutivoe o estabelecimento de novas espécies.

03. De acordo com a árvore I, há maior proximidade evolutivaentre crocodilianos e lagartos, pois compartilham maiscaracterísticas morfológicas. Enquanto a II, revela maiorgrau de parentesco entre crocodilianos e aves por maiorcompatibilidade molecular.A árvore filogenética que melhor reflete o grau de parentescoentre os grupos é a II, pois considera o compartilhamentode sequências nucleotídicas do DNA e de proteínascodificadas pelos genes vez que, o processo evolutivoresulta de alterações no genoma.Características morfológicas podem ser reflexo apenas deconvergência adaptativa não se configurandonecessariamente em parentesco evolutivo.

04) A) O processo ilustrado – a transcrição – inicia quando umfator sinaliza o promotor do gene e recruta a RNA polimeraseque utiliza o filamento como molde para a síntese do RNAcuja tradução resulta na síntese da proteína DUFFY. Umamutação no promotor ou acentuador silencia o geneimpossibilitando sua transcrição.

B) A proteína DUFFY ocorre na membrana da hemácia,sendo o receptor do plasmódio, o protozoário da malária.A ausência dessa proteína por mutação no acentuador,protege o indivíduo da malária. Em regiões endêmicasessa condição é mais adaptativa tornando o gene maisfrequente na população por seleção natural.

Page 29: Revisao 2013-2 (1)

29

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

01. Entre junho de 2006 e Junho de 2007, 116 pessoasforam contaminadas pelo Trypanosoma cruzi,ingerindo suco de açaí, em localidades do Norte doBrasil, região em que a doença de Chagas nãoapresenta ainda caráter endêmico.

(FERRAZ, 2007, p, 27)

Com base em aspectos relacionados a essaprotozoonose, a análise desses incidentes permiteconsiderar que a

A) contaminação deve ter sido ocasionada pelaingestão de ovos do inseto transmissor,eventualmente depositados no suco.

B) alimentação herbívora do inseto transmissor podeexplicar a sua presença junto aos frutos, em buscade alimento.

B) comprovação médica da doença de Chagas, empessoas que ingeriram suco contaminado, consolidao reconhecimento histórico de serem as mucosasas vias exclusivas para a introdução do parasito.

D) ocorrência do ciclo silvestre do Trypanosoma cruziem localidades do Norte do Brasil, face àdevastação das matas, constitui-se dramáticaameaça ao estabelecimento da doença de Chagas,como uma endemia amazônica.

E) evolução rápida da doença nos indivíduoscontaminados pode ser interpretada comodecorrência da multiplicação do T. cruzi no caldonutritivo do açaí.

02. As mudanças ambientais de origem antrópica,confirmadas pelo Painel Intergovernamental sobreMudanças Climáticas (IPCC), acenam com uma sériede impactos que, no Brasil, vão de mudanças naprodução agropecuária à área da saúde pública eincluem deslocamentos populacionais. [...] E astemperaturas mais elevadas também devem contribuirpara a difusão de doenças tipicamente tropicais. [...]as doenças sensíveis ao clima, como diarreia, maláriae desnutrição, estão entre as que mais matam nomundo. O Brasil, neste momento, enfrenta a maiorepidemia de dengue dos últimos 50 anos.

(Vormittag. In: Scientific American, P.78)

[RISCOS POTENCIAIS]

INTEGRAÇÃO DE DESEQUILÍBRIOS

Em relação ao aumento do efeito estufa e suasconsequências, é possível afirmar que

a) se deve esperar um aumento da reserva hídrica doplaneta, como consequência de um maior índicepluviométrico anual.

b) o controle da liberação do gás metano por materialem decomposição nos lixões é a principal metabrasileira em relação ao aquecimento global.

c) as mudanças climáticas que ocorrem comoconsequência do aquecimento global já respondemcomo principal fator de mortalidade nas populaçõespobres de países em desenvolvimento.

d) as pequenas partículas em suspensão eliminadaspela queima de combustíveis fósseis configuram-se, juntamente com o vapor d’água misturado aoenxofre, como os principais responsáveis peloincremento do efeito estufa associado aoaquecimento do planeta.

e) a aceitação e aplicação do protocolo de Kyoto pelospaíses signatários têm sido consideradas as maisimportantes iniciativas de ação global para minimizaros danos causados pelo acréscimo do efeito estufa.

Page 30: Revisao 2013-2 (1)

30

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

03. Ao noticiar o desenvolvimento de mecanismos deprevenção contra a esquistossomose, um textojornalístico trouxe a seguinte informação:Proteína do parasita da doença “ensina”organismo a se defender dele.

Folha de S. Paulo, 06/08/2010.

Traduzindo a notícia em termos biológicos, é corretoafirmar que uma proteína, presente

A) no platelminto causador da doença, ao serintroduzida no ser humano, estimula respostaimunológica que, depois, permite o reconhecimentodo parasita no caso de uma infecção.

B) no platelminto causador da doença, serve de modelopara a produção de cópias de si mesma no corpo dohospedeiro que, então, passa a produzir defesaimunológica contra esse parasita.

C) no molusco causador da doença, estimula aprodução de anticorpos no ser humano, imunizandoocontra uma possível infecção pelo parasita.

D) no molusco causador da doença, atua comoanticorpo, no ser humano, favorecendo a respostaimunológica contra o parasita.

E) no nematelminto causador da doença, pode serutilizada na produção de uma vacina capaz deimunizar o ser humano contra infecções poresses organismos.

04.Genoma contra a esquistossomose

Mapas do DNA ativo do parasita abrem caminhospara a criação de vacinas para resistência doverme a medicamentosCom os dados sobre o DNA dos vermes que afetamrespectivamente a América Latina e a Ásia, além dealgumas regiões da África, no caso do Schistossomamansoni, deve ser possível obter informações cruciaissobre como as esquistossomoses interagem com osorganismos de seus hospedeiros em nível molecular.Os mecanismos usados pelo verme para escapar davigilância do sistema-imune e para se aproveitar dometabolismo humano poderão ser dirigidos contra ele,permitindo o desenvolvimento de novos medicamentoe vacinas.

VERJOVSKI-ALMEIDA, S.; DEMARCO, R. Genomacontra a esquistossomose. Scientific American,

28. ed., set. 2004.

Sobre essa temática, é CORRETO afirmar:

A) os esquistossomos se reproduzem sexuadamenteantes de serem despejados na água para infectarou reinfectar novas vítimas humanas; assim, eliminaros caramujos é a única medida profilática eficaz nocombate à esquistossomose.

B) o Schistossoma é um animal pequeno, com machose fêmeas idênticos, reconhecidos por sua morfologia

externa e sistemas sexuais apresentando ausênciade dimorfismo sexual.

C) os esquistossomos que infectam seres humanos sereproduzem em moluscos aquáticos, sendo uma dasmedidas para sua erradicação a eliminação delesmas, caracóis e caramujos de água doce.

D) o Schistossoma mansoni é um importante parasitahumano que vive nos planorbídeos, cefalópodespulmonados de hábitat dulcícola e que representa ogrupo mais numeroso e diversificado dos moluscos.

E) o Schistossoma mansoni é transmitido pelomosquito do gênero culex.

05. Em um sítio, um homem sacrificou um porco criadosolto para comemorar o aniversário de seu primeirofilho e convidou alguns parentes e amigos paracompartilhar esse momento de alegria. A carne foiassada de acordo com a preferência dos convidados:ao ponto, mal passada e bem passada. Seconsiderarmos que na região não havia saneamentobásico e que uma pessoa da família desenvolveu teníasehá pouco tempo, é possível que

A) todas as pessoas que participaram da festadesenvolvam teníase, devido à ingestão de ovos datênia presentes na carne.

B) as pessoas que ingeriram a carne mal passada,desenvolvam a cisticercose, devido aos cisticercospresentes nessa carne.

C) as pessoas que ingeriram a carne mal passada,desenvolvam a teníase, devido aos cisticercospresentes nessa carne.

D) as pessoas que comeram a carne ao ponto, nãodesenvolvam a teníase, mas poderão desenvolver acisticercose cerebral.

E) as pessoas que comeram a carne suína, não tenhamrisco de desenvolver a teníase e nem a cisticercose,pois essas doenças ocorrem somente com a ingestãode carne bovina.

06. No início do século passado,Monteiro Lobato criou o Jeca--Tatu, personagem que represen-tava o brasileiro da zona rural,descalço, malvestido e portadorde verminose. Jeca é magro,pálido e preguiçoso, sendo estascaracterísticas decorrentes daverminose. Monteiro Lobatoafirmava que “Ele não é assim,ele está assim”, e “Examinando-lhe o sangue assombraa pobreza em hemoglobina”.

Assinale a alternativa que informa o nome do parasita,modo de transmissão e profilaxia.

A) Ascaris lumbricoides; ingestão de alimentos e deágua contaminados por ovos; saneamento básico,lavar os alimentos, beber água filtrada e fervida.

Page 31: Revisao 2013-2 (1)

31

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

B) Schistosoma mansoni; penetração das larvas presentesna água através da pele; tratamento dos doentes, controleda população de planorbídeos, saneamento ambiental.

C) Ancylostoma duodenale; penetração ativa de larvasatravés da pele humana; saneamento básico, evitarcontato da pele com solos contaminados por larvas doparasita, utilização de calçados.

D) Ancylostoma brasiliensis; penetração ativa através dasmucosas; evitar contato da pele com as larvas do parasita.

E) Taenia solium; ingestão de carne de porco contaminada;saneamento ambiental, inspeção rigorosa dos abatedourose açougues, cozimento adequado das carnes.

07.“[...] Já há evidências de que mudanças climáticasintroduziram epidemias em regiões anteriormente livresdelas. É o caso da malária que hoje se espalha pelasterras altas do leste africano em razão de um clima maisquente e úmido do que o habitual na área.”

VARELLA, Drauzio. 10 abr. 2010 Tempestades, calor e epidemias.Folha de S. Paulo, São Paulo,

No trecho acima é citada uma doença causada por

A) um protozoário, e sua transmissão se dá pela picada deum inseto.

B) um protozoário, e sua transmissão se dá por ingestãode água contaminada.

C) uma bactéria, e sua transmissão se dá pela picada deum inseto.

D) uma bactéria, e sua transmissão se dá pela ingestão deágua contaminada.

E) um vírus, e sua transmissão se dá pela picada de um inseto.

08. A malária é endêmica em muitos países tropicais e existiuem muitos países europeus de onde foi erradicada,conforme pode ser visto na figura abaixo.

VASCONCELOS, José Luiz; GEWANDSZNAJDER,Fernando. Programas de saúde. 25.ed. São Paulo: Ática, 1997. p. 123.

Com base nestas informações, é CORRETO afirmar:A) Assim como a malária, a dengue, a gripe suína e aviária

podem ser consideradas doenças reemergentes, vistoque a forma de transmissão das doenças se dá pelodeslocamento dos seus agentes etiológicos para asáreas mais urbanizadas.

B) Na Amazônia e em parte da América Central, a maláriaé considerada endêmica, uma vez que a fêmeacontaminada do mosquito Anopheles apresenta umciclo biológico satisfatório em regiões com climaequatorial úmido.

C) No continente africano, a malária é consideradaendêmica, uma vez que neste continente com amanutenção de áreas verdes há a possibilidade demaior controle do mosquito transmissor da doença.

D) O fato de regiões como Polinésia e Oceania seremconsideradas áreas endêmicas deve-se a variaçõesclimáticas, visto que o mosquito Anopheles adapta-seem diferentes temperaturas.

01. Os cupins se alimentam de madeira, mas não sãocapazes de sintetizar a enzima celulase, que éresponsável pela digestão da celulose, principalcomponente da madeira. No aparelho digestivo doscupins, existem protozoários capazes de digerir acelulose, tornando a energia contida nessa moléculaacessível para ambos os organismos.Em relação à associação ecológica entre cupins eprotozoários, pode-se afirmar:

01) Os protozoários eliminam substâncias queprejudicam o crescimento e a reprodução dos cupinscom os quais eles convivem.

02) Os protozoários apenas se beneficiam da associaçãosem, contudo, causar prejuízos aos cupins.

03) Os protozoários usam o corpo dos cupins comohabitat, aproveitando todo o potencial energéticodisponível na madeira.

04) Os cupins estabelecem com os protozoários umaassociação não-obrigatória, ou seja, os dois grupospodem viver sem dependência recíproca.

05) Os protozoários e os cupins dependem uns dosoutros para sobreviver.

02.A atividade humana, muitas vezes, interferenegativamente no meio ambiente.Sobre as agressões ao meio ambiente impostas pelohomem, considere as seguintes afirmativas.

I. Os agrotóxicos usados na agricultura, de umamaneira geral, são rapidamente degradados,preservando a vida do solo.

II. A eutroficação dos rios por dejetos humanos levaa um aumento das populações de decompositoresaeróbicos, o que repercute no aumento daspopulações de peixes.

III. Poluentes lançados no ar por indústrias eautomóveis, reagindo com a água, levam àformação da chuva ácida.

IV. A destruição da camada de ozônio compromete abiomassa dos oceanos, afetando as populações defitoplâncton.

V. A água dos esgotos não pode ser reaproveitada,pois não é possível eliminar suas impurezas.

Page 32: Revisao 2013-2 (1)

32

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

A alternativa em que todas as afirmativas estãocorretas é a

01) I e III.

02) I e IV.

03) II e V.

04) III e IV.

05) IV e V.

03. O DDT (dicloro-difenil-tricloroetano) é um inseticidaorganoclorado estável que permanece por longosperíodos nos ecossistemas. Sabendo-se do efeito doDDT nas cadeias alimentares, foram dosadas asquantidades desse inseticida em vários organismos.

A partir desses dados, pode-se afirmar:

01) A quantidade de biomassa disponível é igual emcada nível trófico.

02) A concentração do DDT, nos organismosapresentados, decresce ao longo da cadeia alimentar.

03) Os peixes, de uma maneira geral, ocupam o mesmonível trófico.

04) O nível trófico ocupado pela águia é o que constituia maior biomassa dessa comunidade.

05) A transferência do DDT, na comunidade biótica,se faz pelas relações tróficas.

04. A atmosfera terrestre é um vasto reservatório denitrogênio atmosférico (N2), entretanto as plantas nãoconseguem assimilá-lo diretamente como nutriente.

Após análise da figura, pode-se afirmar:

01) A fixação do nitrogênio atmosférico (N2) é realizadaapenas por bactérias livres no solo.

02) As bactérias denitrificantes complementam otrabalho das bactérias fixadoras de nitrogênio.

03) A fixação do nitrogênio atmosférico é um passofundamental nesse ciclo, propiciando a entrada donitrogênio no sistema vivo.

04) As bactérias nitrificantes devolvem para a

atmosfera, como nitrito, NO .2 , o nitrogênio

proveniente de resíduos e de animais mortos.

05) O composto nitrogenado mais útil às plantas éencontrado na forma de amônia (NH3).

05. O controle biológico vem sendo uma importantealternativa para o controle de fitopatógenos. Nessesentido, certas estirpes do fungo Tríchodermastromatícum têm sido utilizadas para o controle de outrofungo, o Moniliophthora perniciosa, responsável peladoença popularmente conhecida por vassoura de bruxa,que afeta as plantações de cacau, levando a gravesprejuízos econômicos e sociais, a exemplo, a regiãocacaueira do Sudoeste da Bahia. O T. stromaticum atuacomo antagonista à doença, ou seja, ele compete com oM. perniciosa e reduz a incidência da vassoura de bruxa.

(O CONTROLE..., 2007).

Em relação ao controle biológico da vassoura de bruxa,pode-se afirmar:

01) O controle biológico envolve o uso de espécieexótica, que está sujeita, inicialmente, a uma granderesistência ambiental.

Page 33: Revisao 2013-2 (1)

33

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

02) O controle biológico pode melhorar a produtividadeagrícola com mínimos riscos de interferência noequilíbrio do ecossistema.

03) Entre T. stromaticum e M. perniciosa, éestabelecida uma relação predatória.

04) T. stromatícum inibe o crescimento de M.perniciosa, ocupando, posteriormente, o mesmonicho ecológico do fitopatógeno.

05) O controle biológico proporciona uma maiorresistência ao fitopatógeno.

06.A rede metabólica da célula envolve dinâmicasmuito especiais, que são extraordinariamentediferentes do ambiente “sem vida” em que seencontra a célula. Assimilando nutrientes do mundoexterior, a célula sustenta-se por meio de uma redede reações químicas que ocorrem dentro de seuslimites e produzem todos os seus componentes,inclusive os que constituem o próprio limite.[...] Os sistemas vivos são fechados no que dizrespeito à sua organização – são redes autopoiéticas– mas abertos do ponto de vista material e energético.

(Capra. In: As conexões ocultas, p. 30)

A partir dessa informação, é correto afirmar que amanutenção da vida, através das funções celularese das propriedades que a diferenciam da matériabruta, compreende

A) a autonomia dos sistemas vivos em relação aoambiente que os cercam.

B) a existência de uma célula compartimentada comprofunda especialização de suas atividades.

C) a presença de um fluxo que permite, de forma cíclica,a passagem de energia ao longo dos sistemas vivos.

D) um conjunto de reações de construção e de quebraque prescinde da matéria existente no meio.

E) um fluxo de energia e matéria para recompor erestaurar as estruturas celulares e, assim, permitira manutenção da vida.

07. As curvas na ilustração (curva em J e curva em S)representam duas formas de descrever o crescimentoem uma determinada população de ratos.

Considerando-se a dinâmica do crescimentopopulacional nas condições ilustradas acima, é corretoafirmar:

A) Os predadores atuam como fatores bióticos deresistência ambiental.

B) No momento f, a população de ratos cresce sobreforte influência da resistência ambiental.

C) A presença dos predadores justifica ocomportamento da curva no momento g.

D) A ausência de predadores no momento f interferiuno potencial biótico dessa população de ratos.

E) A curva abcde mostra uma população de ratos compouca adaptação ao ambiente e próxima à extinção.

01. A remoção de hemácias envelhecidas do sangue foium dos primeiros eventos biológicos estudados querevelou a participação da estrutura dos carboidratos(em glicoproteínas) em um processo de sinalização.Hemácias jovens têm, em sua superfície, glicoproteínascuja extremidade é rica em ácido siálico. Quando taiscélulas envelhecem, suas glicoproteínas perdem esseácido e passam a apresentar, em sua extremidade, agalactose. Esse monossacarídeo é reconhecido porreceptores do fígado, que então capturam e removemda circulação as hemácias “velhas”.

(POMIN, 200G, p. 27)

A partir da análise das informações do texto, pode-seconcluir quea) a galactose é reconhecida pelas células hepáticas

como proteína de membrana.b) a perda do ácido siálico sinaliza o tempo de vida

da hemácia.c) a perda do ácido siálico inviabiliza a função imunitária

da hemácia.d) o reconhecimento pelo fígado das hemácias “velhas”

ativa o órgão a produzir novas hemácias.e) a atuação do ácido siálico o caracteriza como

molécula geneticamente informacional.

02. A leucemia é um tipo de câncer relacionado aosglóbulos brancos do sangue. Uma das possibilidadesde cura para a essa doença é a transfusão de parteda medula óssea de um indivíduo sadio para outrocom esse problema de saúde.

Em relação à medula óssea, é correto afirmar que elase situa na região

A) central da coluna vertebral, é formada de tecidonervoso e é responsável pela transmissão deimpulsos nervosos.

Page 34: Revisao 2013-2 (1)

34

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

B) central de ossos largos, é formada por tecidohematopoiético e é responsável pela produção decélulas brancas e vermelhas do sangue.

C) periférica do cérebro, é formada de tecido conjuntivovascularizado e é responsável pela transmissão deimpulsos nervosos.

D) mais externa dos ossos, é formada de tecidomuscular e é responsável pela formação de célulasbrancas do sangue.

E) entre os ossos, é formada de tecido cartilaginoso e éresponsável pelos movimentos voluntários do indivíduo.

03. Em agosto de 2010, foi publicada a notícia de que ogovernador do Estado do Rio de Janeiro teria sofridouma ruptura do menisco do joelho direito. A figura aseguir mostra a localização da estrutura do menisco,que é constituída por um tecido elástico e flexível,composto por células, fibras proteicas, substânciaintercelular e sem vascularização.

Fonte: http://www.clinicadeckers.com.br/imagens/orientacoes/66_ruptura_menisco.jpg

Considerando as informações acima, indique o tipode tecido que forma o menisco.

A) CartilaginosoB) SanguíneoC) MuscularD) AdiposoE) Ósseo

04. A figura abaixo representa etapas do processo decoagulação sanguínea. Na etapa final, a fibrinaproduzida forma uma rede entrelaçada que retém ashemáceas e interrompe a hemorragia.

(Biologia - Amabis e Martho - vol 1 – São Paulo: Moderna)

Identifique a alternativa cujas palavras correspondemaos espaços de números 3, 4 e 6 da figura.

A) 3- íons cálcio, 4-protrombina e 6-fibrinogênio.B) 3- íons sódio, 4-protrombina e 6-plaqueta.C) 3- íons cálcio, 4-leucócito e 6-hemácia.D) 3- íons potássio, 4-leucócito e 6-fibrinogênio.E) 3- íons sódio, 4-trombócito e 6-protrombina.

05. O exame de sangue representa um mecanismo deaveriguação da condição fisiológica de uma pessoaem vários aspectos. Em tempos de Olimpíadas, Copasdo mundo e grandes jogos, o exame antidoping dosatletas passa a ter uma atenção especial por parte dascomissões organizadoras. Através da análise dosangue, é possível detectar várias drogas utilizadascomo doping. Doenças também são detectadas alémdas necessidades de nutrientes ou desequilíbrios nacomposição química sanguínea.Sobre o tecido sanguíneo, sua composição natural,características e produção no organismo humano,analise as afirmativas.

Page 35: Revisao 2013-2 (1)

35

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

I. É uma variedade de tecido conjuntivo. A sua matrizextracelular é o plasma. Dentre os íons dissolvidosno plasma, temos: sódio, magnésio, cloro, cálcio,potássio e bicarbonato.

II. A anemia é uma doença do sangue provenientede causas diversas. A siclemia ou anemiafalciforme é hereditária, causada pela mutação dogene codificante da cadeia _ da hemoglobina. Hásubstituição de um ácido glutâmico da hemoglobinanormal por valina, na hemoglobina siclêmica.

III. Na coagulação sanguínea, os íons Ca+2 e K+agem conjuntamente com a tromboplastina ecatalisam a reação de conversão da trombina(inativa) em protrombina (forma ativa da enzima),que representa uma das fases do processocoagulatório do sangue.

IV. As substâncias naturalmente transportadas pelosangue incluem: glicose, aminoácidos, vitaminas,hormônios, amônia, ureia, oxigênio e gás carbônico.

Assinale a alternativa CORRETA.

A) Apenas I, II e III estão corretas.B) Apenas II e III estão corretas.C) Apenas III e IV estão corretas.D) Apenas I, II e IV estão corretas.E) Apenas a IV está correta.

06. O tecido nervoso é um dos quatro tipos de tecidospresentes no corpo humano, ele é fundamental nacoordenação das funções dos diferentes órgãos. Ascélulas responsáveis pelas suas funções são osneurônios (Figura 1).

Figura 1 – Esquema dos neurônios.http://macosa.dima.unige.it/diz/n1/neurone.gif [adapt.]

Com base nos textos e em seus conhecimentos, éINCORRETO afirmar que

A) geralmente o sentido da propagação do impulso nervosoé A para B, e por isso a estrutura 1 é especializada natransmissão do impulso nervoso para um outro neurônioou para outros tipos celulares.

B) tanto a estrutura representada pelo número 1 quanto2 são ramificações do neurônio, sendo quegeralmente a 2 é única e mais longa.

c) a estrutura número 3 pode ser formada pela célulade Schwann. Ela desempenha um papel protetor,isolante e facilita a transmissão do impulso nervoso.

D) a estrutura número 4 está no centro metabólico doneurônio, onde também se encontra a maioria dasorganelas celulares.

E) considerando o sistema nervoso central, a regiãonúmero 5 está presente na substância cinzenta eausente na branca.

07. Em 16 de agosto de 2009, no Mundial de Atletismo deBerlim, o corredor jamaicano Usain Bolt quebrou orecorde mundial dos 100 m rasos com o tempo de 9s58.Usain acha que pode baixar o próprio recorde para9s40, embora pesquisadores acreditem que, nessaprova, o limite humano seria de 9s48. Além dacomposição das fibras musculares das pernas e dosglúteos, há a limitação imposta pelas fontes de energiapara a contração desses músculos.

Para que Usain Bolt atinja seus objetivos, o mais viávelé que

A) realize exercícios físicos que aumentem a taxa dedivisões celulares no tecido muscular, de modo que,com novas e mais células, possa haver maiorprodução de miofibrilas e maior eficiência noprocesso de contração muscular.

B) realize exercícios físicos que convertam as fibrasmusculares de suas pernas e glúteos em fibras dotipo vermelhas, ricas em mioglobina e mitocôndrias,conversão essa limitada pelas característicasgenéticas do atleta.

C) realize exercícios físicos que otimizem a obtençãode energia a partir de sistemas aeróbicos, uma vezque a reserva de ATP das células musculares épouca e indisponível no início do processo decontração muscular.

D) realize exercícios físicos que aumentem a proporçãode fibras musculares com pouca mioglobina emitocôndrias em relação às fibras com muitamioglobina e mitocôndrias, aumento esse limitadopelas características genéticas do atleta.

E) realize exercícios físicos que aumentem a liberaçãode adrenalina, uma vez que esta age sobre o tecidoadiposo aumentando o fornecimento de ácidosgraxos para o sistema muscular, o que se constituina principal fonte de ATP para esportes que exigemrápida resposta muscular.

08. Algumas tribos indígenas brasileiras impregnam a pontadas flechas com uma substância venenosa chamada“curare”, que causa a morte do animal atingido pelaflechada. Este efeito fatal é provocado:

A) por colapso cardíaco, pois o “curare” interfere nofuncionamento circulatório.

B) pelo fato de que o veneno provoca AVC (acidentevascular cerebral).

Page 36: Revisao 2013-2 (1)

36

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

C) pelo bloqueio da ação de neurotransmissores,paralisando os músculos respiratórios e provocandoasfixia.

D) por insuficiência hepática e renal, dado que o venenointervém nos respectivos órgãos (fígado e rins).

E) por falência múltipla dos órgãos, causada pelo“curare”.

01.

A figura ilustra uma célula pancreática representandoa secreção de proteínas, recentemente sintetizadas,para o trato digestivo.Sobre o processo de secreção dessa célula, pode-seafirmar que

01) o produto da atividade dessa célula é condicionadonas vesículas lisossômicas, que brotam da membranaplasmática por exocitose.

02) os aspectos envolvidos na dinâmica secretoracaracterizam a célula como produtora de insulina.

03) a síntese das enzimas ocorre, principalmente, emnível do complexo de Golgi.

04) o maior desenvolvimento do retículo endoplasmáticorugoso é associado ao papel de célula produtora deproteínas.

05) a célula representada é típica de um tecidoendócrino.

02. Um pesquisador, procurando investigar o fenômenoda osmose em células humanas, colocou células dosangue em três meios com concentrações distintas.Depois de certo tempo, ele analisou as células aomicroscópio, tendo obtido os resultados mostradosna figura.

A partir da análise das figuras, que mostram ocomportamento das hemácias sob três distintasconcentrações, pode-se afirmar que – em relação aomeio intracelular-os meios

01) B e C são, respectivamente, hipotônico e hipertônico.02) A e C são, respectivamente, isotônico e hipotônico.03) A e B são, respectivamente, hipertônico e isotônico.04) A e B são, respectivamente, isotônico e hipertônico.05) B e C são, respectivamente, hipotônico e isotônico.

03. A concentração de solutos nos organismos unicelularesé, normalmente, equivalente à do meio em que vivem.Entretanto, há exceções. Em alguns casos, ocorremdiferenças significativas entre a concentração do meioe a concentração desses organismos. Algunsprotozoários de água doce, por exemplo, possuem umaconcentração interna maior que a do meio externo, oque faz com que a água, por osmose, penetre commuita facilidade no interior desses protozoários.A manutenção do equilíbrio osmótico nesses organismos,evitando que eles “arrebentem”, é possível porque

01) a parede celular dos protozoários impede que talfenômeno ocorra.

02) a água que entra no protozoário por fagocitose éeliminada por exocitose.

03) os protozoários eliminam o excesso de água do seuinterior por meio da bomba Na+K+ATPase.

04) os vacúolos contráteis eliminam o excesso de águaque entra normalmente por osmose na célula.

05) a água é transportada para fora da célula doprotozoário por difusão facilitada, envolvendoconsumo de energia celular.

04. A produção de álcool, no Brasil, caiu mais uma vez nasgraças da genômica. Depois de sequenciar o DNA dacana-de-açúcar, oito anos atrás, cientistas brasileirosestão prestes a concluir o sequenciamento da leveduraresponsável pela fermentação de mais da metade doetanol produzido no Brasil. O trabalho tem aplicaçãodireta na indústria e visa a identificar genes importantespara o melhoramento genético de leveduras – Inclusivecom a produção de linhagens transgênicas. Asleveduras, da espécie Saccharomyces cerevisiae, sãofungos unicelulares, que transformam açúcar em álcool.

(PRESSE, 2008, p. 20)

Uma característica da levedura que a inclui no ReinoFungi é a

A) organização celular sem a compartimentalização docitoplasma.

B) síntese de cadeia polipeptídica na tradução de ainformação genética realizar-se no núcleo.

Page 37: Revisao 2013-2 (1)

37

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

C) presença de um polissacarídeo de natureza quitinosacomo componente da parede celular.

D) presença exclusiva dos ribossomos como únicasorganelas citoplasmáticas.

E) realização de todo o metabolismo aeróbio emreações que ocorrem no citosol.

05.

A ilustração representa as diversas etapas de um ciclocelular típico.A partir de sua interpretação, pode-se inferir que

A) a duplicação do genoma celular ocorre em uma faseespecífica da interfase.

B) o alinhamento dos cromossomos, em pareshomólogos no plano equatorial da célula é um eventocaracterístico da mitose.

C) a separação dos cromossomos de cada par serealiza na anáfase.

D) a duplicação das cromátides-irmãs é iniciada naprófase.

E) a constância de um mesmo número de moléculasde DNA é evidenciada durante todo o ciclo.

01. O vírus da febre amarela pertence ao gêneroFlavivirus. É relacionado a diversos vírus responsáveispor doenças no homem. A febre amarela é uma doençaextremamente grave transmitida ao homem e provocalesões sérias no organismo. O principal órgão afetadoé o fígado, onde o vírus libera sinalizadores químicos,que causam morte das células por um processodenominado apoptose ou morte celular programada.O problema no caso da febre amarela é que a apoptoseocorre numa proporção exagerada, como se o vírusfizesse os ponteiros do relógio avançarem rapidamente,antecipando a morte das células do fígado.

(O VÍRUS..., 2007).

Com relação ao vírus e à doença, é correto afirmar:

01) A presença de mitocôndrias gera a energiasuficiente para os processos de infecção edisseminação desse vírus no hospedeiro.

02) A transmissão da doença ocorre por ingestão deágua e/ou alimento contaminados.

03) Esse vírus pode ser observado ao microscópio ótico.

04) O processo de reprodução assexuada do vírusgarante sua maior densidade populacional em áreasurbanas.

05) O principal vetar da febre amarela, nas áreasurbanas, é o Aedes aegypti, o mosquito que tambémtransmite o vírus da dengue.

02. Os textos a seguir apresentam notícias na mídia sobreduas doenças: a AIDS e a Dengue.

HIV-2 é identificado em 15 pacientes no Brasil

São Paulo – estudo realizado pela Fiocruz confirmoua presença de um segundo tipo de vírus da AIDS em15 pacientes do Brasil, todos com co-infecção com ovírus 1, que circula no país. O estudo tem impactosobre as políticas de prevenção, reforçando o uso decamisinhas. Mesmo infectada, uma pessoa tem de usarcamisinha, afirmou o diretor do departamento de DST,Dirceu Greco. (...) Ele destacou que esse vírus temevolução lenta, mas é resistente a medicamentos contraa AIDS.

Jornal do Commercio – caderno Brasil/ saúde, 02/09/10.

Dengue tipo 4 tem mais nove casos suspeitos

Brasília – o Ministério da Saúde divulgou mais novecasos de pessoas contaminadas com vírus da denguetipo 4. O sorotipo 4 representa um risco muito grande,porque a população brasileira é 100% vulnerável a ele.Se ocorrer uma epidemia, o número de infectados emortes será muito maior, diz o infectologista da UFRJ,Edimilson Migowski. A doença provoca dor de cabeça,dores no corpo e articulações, febre...

Fonte: Jornal do Commercio – caderno Brasil/saúde, 20/08/10.

Sobre essas doenças, assinale a alternativaCORRETA.

A) A AIDS e a dengue são causadas por vírus,organismos procarióticos simples que possuem omaterial genético do tipo DNA envolto por umacápsula proteica, denominada de capsídeo.

B) A dengue é transmitida ao homem pela picada defêmeas hematófagas do mosquito Culex fatigans.O mosquito pica durante o dia e tem o abdomerajado de preto e branco.

Page 38: Revisao 2013-2 (1)

38

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

C) A maneira mais eficiente de evitar a dengue é ocontrole da população do mosquito vetor da doença,tais como não deixar água parada em vasos, pneus,usar repelentes de insetos no corpo e proteger portase janelas com telas.

D) Como a infecção pela AIDS ocorre apenas por meiode relações sexuais, recomenda-se o uso depreservativos ou camisinhas como forma maiseficiente de evitar o contágio.

E) Para o tratamento da dengue e da AIDS, érecomendado o uso de medicamentos denominadosantirretrovirais, inibidores da transcriptase reversa,que impedem a síntese do DNA viral.

03. De acordo com o cartaz e com os seus conhecimentossobre a gripe, pode-se afirmar que

(www.novagripe.pr.gov.br. acessado em 15.09.2009)

A) os lenços de papel são recomendados por seremmais baratos que os de pano.

B) a transmissão da doença ocorre somente pelas mãose por objetos contaminados.

C) o uso da máscara impede que o usuário se contaminecom o vírus da gripe.

D) a gripe só pode ser prevenida de forma eficaz pormeio do uso de medicamentos.

E) as recomendações do cartaz valem tanto para agripe comum como para a suína.

04. No ano de 2010, o Brasil realizou uma grande campanhade vacinação contra o vírus Influenza H1N1. A figuraabaixo mostra como, possivelmente, este vírus se tornoutão perigoso e nos leva a concluir que:

A) os vírus Influenza Suíno e o vírus humano InfluenzaH1N1 são, na verdade, o mesmo vírus causador dagripe pandêmica.

B) de maneira geral, as vacinas somente atenuam ossintomas das doenças virais; haja vista que muitasnecessitam de novas dosagens ou vacinaçõesanuais.

C) mutações simultâneas e vantajosas devem terocorrido, de forma independente nos vírus humanose animais, para que ocorresse uma pandemia.

D) mutações nos genes que codificam as espículasvirais dificultam o reconhecimento dos anticorpos;daí, a necessidade de vacinas.

E) para ocorrer recombinação genética entre osdiferentes tipos virais, estes devem infectardiferentes tipos celulares no mesmo organismo.

Page 39: Revisao 2013-2 (1)

39

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

05. Observe a tirinha, que alude à gripe Influenza A (H1N1).

(Jornal UNESP, n.º 246, julho 2009. Adaptado.)

Na tirinha, o personagem afirma que os vírus podem ser de DNA ou RNA e que estes não têm vida própria foradas células. Esta última afirmação se justifica, pois os vírus de

A) DNA não apresentam genes para RNA mensageiro, ribossômico ou transportador, utilizando-se de todos essescomponentes da célula hospedeira.

B) DNA apresentam todos os genes que necessitam para sua replicação, utilizando-se apenas da energia e nutrientesda célula hospedeira.

C) DNA apresentam apenas os genes para RNA mensageiro, e para sua replicação utilizam-se dos demais elementospresentes na célula hospedeira.

D) RNA não apresentam nenhum gene, e por isso são incapazes de replicar seu material genético, mesmo quandoem uma célula hospedeira, utilizando-se desta apenas para obtenção de energia.

E) RNA são os únicos que apresentam seus próprios ribossomos, nos quais ocorre sua síntese proteica. Utilizam-seda célula hospedeira apenas como fonte de nutrientes.

VÍRUS NÃO ÉPROPRIAMENTEUM SER VIVO...

"BASBE BEGOU"

DE JEITO ODANADO!

... UM SIMPLESGRILEIRO. INVASOR

DE CÉLULAS, QUE NÃOTEM VIDA PRÓPRIA

FORA DELAS...

NÃO PASSA DEUMA CÁPSULA DEPROTEÍNA QUE

CONTÉM DNA OURNA...

01. 0402. 0103. 0404. C05. A

01. 0502. C03. E04. E05. C

05. C06. C07. A08. B

01. D02. E03. A04. C

01. 0502. 0403. 0504. 03

05. 0206. E07. A

01. b02. B03. A04. A

05. D06. A07. B08. C

Page 40: Revisao 2013-2 (1)

40

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

01. Analisando aspectos genéticos associados a doençasque ainda não têm cura, assinale com V as afirmativasverdadeiras e com F, as falsas.

( ) Sendo a hemofilia A uma condição genéticarecessiva e ligada ao sexo, a frequência deindivíduos afetados é mais alta entre as mulheres.

( ) Sabendo-se que a fenilcetonúria está associadaa um padrão de herança autossômica recessiva,a probabilidade de um casal heterozigoto ter filhosafetados é de 25%.

( ) A fibrose cística, decorrente da homozigose degenes cuja sequencia nucleotídica está alterada,exemplifica a ocorrência de mutações querepercutem na cadeia polipeptídica codificada pelogene.

( ) A manipulação do genoma da espécie humanacriando novas relações códon-aminoácidosaponta para a possibilidade de cura de doençashereditárias.

A alternativa que contém a sequencia correta, de cimapara baixo, é a

01) V F V F02) F F V V03) V F F V04) F V V F05) F F F V

02. Uma abordagem biológica associada aodesenvolvimento do câncer permite afirmar:

01) A administração de medicamentos que promovema intensificação da angiogênese é uma terapêuticade combate eficiente ao câncer.

02) Mutações que alteram proteínas essenciais aocontrole do ciclo celular estão associadas à origemdo câncer.

03) A citocinese é a fase da multiplicação celular maispropícia às mudanças genéticas que deflagram oprocesso de oncogênese.

04) O bloqueio da formação do fuso mitótico na prófasedesencadeia divisões celulares contínuas,favorecendo o desenvolvimento de metástases.

05) A ocorrência repetida de apoptose é um dosmecanismos celulares desencadeantes deneoplasias malignas.

03.

O diabetes é uma doença que interfere no controle douso da glicose pelo organismo.A glicose é um carboidrato utilizado no processo deobtenção de energia em todas as células do corpohumano. Mesmo que na alimentação sejam ingeridosdissacarídios, como a sacarose, eles serãotransformados em moléculas de glicose, que sãoabsorvidas e distribuídas pela corrente sanguínea emtodo corpo humano, na qual são metabolizadas. Amanutenção do nível de glicose no sangue é importantee depende de dois hormônios produzidos no pâncreas:a insulina e o glucagon, que têm ações opostas.

Considerando-se essas informações e as estruturasda sacarose e da glicose, é correto afirmar:

01) A glicose e a sacarose são carboidratos queapresentam grupos característicos dos fenóis.

02) A estrutura da sacarose representa um dissacarídiode cadeia carbônica acíclica e insaturada.

03) A insulina é um hormônio que estimula apermanência de glicose na corrente sanguínea eno pâncreas.

04) A molécula de sacarose apresenta grupos da classedos álcoois e, por hidrólise, produz glicose e frutose.

05) O glucagon favorece o armazenamento desacarose nas células, o que mantêm o nível deglicose constante.

04. A importância da utilização de equipamentos capazesda detecção de segmentos de DNA em amostras deágua, alimentos e sangue deve ser entendida como

01) possibilidade de compará-los com dados disponíveisem bancos de DNA, visando à identificação desequências nucleotídicas associadas a doenças.

02) estratégia para estudos moleculares que permitamdecifrar o código genético de patógenos quecomprometem a qualidade de vida de idosos.

03) procedimento para realizar o sequenciamento dogenoma humano com vistas à identificação denovas variantes gênicas associadas à longevidade.

04) método de estudo da replicação do DNA debactérias e vírus in vitro, para a compreensão dosmecanismos de regulação gênica implicados na suacapacidade infectante.

05) oportunidade para analisar a organização estruturalda molécula de DNA de micro-organismos e vírus.

Page 41: Revisao 2013-2 (1)

41

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

O aumento crescente da expectativa de vida nomundo vai repercutir no predomínio de idosos napopulação, o que, segundo a ONU, triplicará onúmero de pessoas com mais de 65 anos, até 2050.Um dos problemas que afeta a qualidade de vidados idosos é a maior suscetibilidade a sofrerfraturas associadas à osteoporose, doençaconsiderada como um grave problema de saúdepública. (ALMEIDA...,2011).

05. Com base no texto e no conhecimento sobre a dinâmicado tecido ósseo, assinale com V as afirmativasverdadeiras e com F, as falsas.

( ) A osteoporose implica diminuição progressiva dadensidade óssea, que pode ser detectada por meiode exames de imagem, como a densitometria óssea.

( ) A porosidade dos ossos em pessoas acometidaspor osteoporose decorre do excessivo número delisossomos, impedindo a absorção de cálcio.

( ) Exercícios físicos que desenvolvem o senso deequilíbrio e o fortalecimento do osso constituem umaprática para minimizar os efeitos da osteoporose.

( ) A maior frequência de osteoporose em idososreflete, entre outros fatores, a queda na produçãode paratormônio e a maior atividade dososteoblastos nessa fase da vida.

A alternativa que contém a sequencia correta, de cimapara baixo, é a

01) V F V F 04) F V V F02) F F V V 05) F F F V03) V F F V

Sensações de ansiedade fazem parte daexperiência humana, mas a ansiedade excessiva,frequente ou inapropriada pode levar a doenças.Esse estado mental é acompanhado porrespostas comportamentais e fisiológicas queincluem evitar situações temidas, manter-se emalerta e apresentar ativação do sistema nervosoautônomo, responsável por funções automáticas,como respiração, circulação sanguínea e outras.Tais respostas visam a proteger o indivíduo doperigo. As respostas relacionadas à ansiedadetêm sido descritas em humanos, em animais efazem parte de um mecanismo universal deadaptação dos organismos a condições difíceis.É fácil imaginar como se reduziriam as chancesde sobrevivência de uma presa que não tivessemedo de seu predador – um suricato não termedo de urna águia aumentaria muito as chancesde ele virar o jantar da águia. Ter ansiedade,portanto, é necessário e importante, mas atécerto ponto. (SILVEIRA, et al..., 2011).

06. Especialistas afirmam que, na hora de lidar com umdesafio estressante, respirar profundamente oxigenaas células e tranquiliza.

Considerando-se os gases envolvidos no processorespiratório e que a massa molar média do ar é28.9g.mol-1, é correto afirmar:

01) O gás carbônico é essencial para a combustão deglicose durante o processo respiratório.

02) A inspiração do ar atmosférico leva ao organismoapenas o gás oxigênio necessário à diminuição doestresse.

03) O aumento da concentração de dióxido de carbonono sangue promove a diminuição da concentraçãode íons H+ nesse sistema.

04) A saída de gás carbônico do organismo estárelacionada à menor densidade desse gás emrelação à densidade do ar.

05) A absorção de oxigênio é indispensável no processode obtenção de energia pelas células a partir dacombustão da glicose.

07. A ativação do sistema nervoso autônomo relacionadacom as sensações de ansiedade repercute na qualidadede vida, envolvendo respostas fisiológicas associadasà respiração e à circulação sanguínea expressas em

01) movimentos respiratórios lentos, que reduzem astrocas gasosas inerentes à hematose.

02) bloqueio da biossíntese de hemoglobina, mobilizandoaminoácidos para imediata obtenção de energia.

03) aceleração dos batimentos cardíacos e aumentoda concentração de glicose no sangue.

04) queda brusca da pressão arterial e redução dometabolismo geral do organismo.

05) ações voluntárias dependentes de nervos sensitivos,que deflagram respostas conscientes e rápidas.

08. Respostas orgânicas revelam a ação integradora dosistema nervoso, construída a partir da percepção deestímulos, envolvendo

01) percepção do ambiente diretamente por meio decélulas sensoriais capazes de interpretar ainformação captada do meio.

02) liberação de neurotransmissores ao nível dassinapses elétricas, durante a propagação do impulsonervoso.

03) revestimento mielínico ininterrupto ao longo doaxônio como uma estratégia para retardar as açõesreflexas.

04) mudanças de potencial elétrico da membranaplasmática dos neurônios, decorrentes detransporte iônico.

05) continuidade entre o citoplasma das terminaçõesaxônicas e dendríticas de neurônios sensitivos emotores adjacentes.

Page 42: Revisao 2013-2 (1)

42

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

Ambiente físico, social, profissional e de relaçõesinterpessoais que deve estar relacionado a umprojeto de saúde voltado para a atençãoacolhedora, resolutiva e humana. Nos serviçosde saúde, a ambiência é marcada tanto pelastecnologias médicas ali presentes quanto poroutros componentes estéticos ou sensíveisapreendidos pelo olhar, olfato, audição, porexemplo, a luminosidade e os ruídos do ambiente,a temperatura etc. Além disso, é importante naambiência o componente afetivo expresso naforma do acolhimento, da atenção dispensadaao usuário, da interação entre os trabalhadorese gestores. Deve-se destacar os componentesculturais e regionais que determinam os valoresdo ambiente. (HUMANIZASUS, 2010).

09. A percepção do ambiente, universal no mundo vivo eaperfeiçoada no curso da evolução, envolve

01) respostas reflexas medulares decorrentes daparticipação conjunta de apenas um neurôniosensitivo e um neurônio motor.

02) a especialização de células – quimiorreceptores, –capazes de perceber moléculas dispersas no ar, gerandoimpulsos processados ao nível do córtex cerebral.

03) o desenvolvimento do globo ocular, estrutura capaz deperceber luminosidade e de formar imagens de modoautônomo sem integração com células nervosas.

04) a diferenciação de células que constituem otímpano, membrana localizada no pavilhão auditivoe especializada na identificação de sons e namanutenção do equilíbrio do corpo.

05) a ação do sistema nervoso autônomo simpático(SNP) efetivada diretamente por nervos que partemdas regiões torácica e lombar da medula espinal.

No século XIX, um médico observou que 15%dos parturientes da maternidade em que eleatuava morriam de uma doença chamada febrepuerperal e ele não sabia como combater aenfermidade. Enquanto pensava em solucionaro problema, um patologista forense morreu,aparentemente da mesma doença, apenas algunsdias após se ferir acidentalmente com o bisturiusado por um aluno na dissecação de cadáveres.A notícia levou o médico a constatar que osestudantes de medicina de seu hospital, indodireto do necrotério para a ala da maternidade –: sem nunca lavar aos mãos –, estariam levandoalguma infecção para as mães. A partir dessaconstatação, ele obrigou os estudantes a lavaras mãos com uma mistura de água e cloro. Logoa febre na maternidade caiu em 10% e alavagem das mãos tornou-se um procedimentopadrão no hospital. (MAY, 2010).

10. A importância da higienização das mãos na prevençãoda transmissão das infecções hospitalares (reconhecidapelo Ministério da Saúde, no anexo IV da Portaria 2616/98).baseia-se na capacidade de a pele abrigar micro--organismos, como bactérias, organismos que

01) integram o reino protista no sistema de cinco reinoselaborado por Whittaker, em 1979, por seremunicelulares, heterotróficos e suportarem condiçõesextremas de desidratação.

02) possuem material genético, fragmentado emnucleotídeos dispersos no citoplasma, configurandoum nucleoide desorganizado.

03) exibem uma membrana de derivados da celulose, emsubstituição à bicamada de fosfolipídios característicada membrana plasmática dos eucariontes.

04) apresentam a capacidade de crescimentoexponencial por divisão binária, originando clonespassíveis de diversificação por processos demutação e recombinação.

05) atuam como parasitas celulares obrigatórios, umavez que não possuem metabolismo energéticodevido à ausência de organelas citoplasmáticasbem definidas.

O Sistema Único de Saúde SUS passará aoferecer em todo o país a identificação de anemiafalciforme no teste do pezinho. Esse tipo deanemia é uma das doenças hereditárias maiscomuns no Brasil, predominante entre negros. Aanemia falciforme geralmente gera sintomas norecém-nascido. É uma alteração genética quemuda a conformação das hemácias, queadquirem a forma de foice e perdem a eficiênciade oxigenação, causa dores e oclusão de vasossanguíneos.A Bahia é o Estado com maior incidência, porsua grande população afrodescendente. De cada550 crianças, uma nasce com a anemia. Mas aBahia também é um dos lugares onde se ofereceo teste, desde 2001. (FERNANDES, 2009).

11. Considerando a natureza hereditária da anemiafalciforme, é correto afirmar:

01) Uma criança com diagnóstico laboratorial deanemia falciforme pelo teste do pezinho énecessariamente filha de pais afetados pela doença.

02) A condição genética da doença define umaconduta médica limitada ao diagnóstico, semprocedimentos que possam melhorar a qualidadede vida do paciente.

03) A severidade da anemia falciforme decorre daexpressão do genótipo específico (HbS/HbS),

Page 43: Revisao 2013-2 (1)

43

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

sem interferência de outras condições orgânicasdo indivíduo e do ambiente, em geral.

04) Um casal de indivíduos heterozigotos (HbS/HbA)tem 25% de probabilidade de ter filhos com anemiafalciforme, independente do sexo, informaçãoessencial ao processo de aconselhamento genético.

05) Uma mulher, filha de pai com anemia falciforme,transmitirá o gene HbS apenas para os filhos dosexo masculino, em função da localização dessegene no cromossomo X.

12. A alteração genética característica da anemiafalciforme pode ser descrita como uma

01) falha no processamento do pré-RNAm específicoque mantém alguns íntrons, criando, assim, umnovo quadro de leitura na tradução e,consequentemente, na proteína sintetizada.

02) substituição de um nucleotídeo na sequênciacodificante para a cadeia c da hemoglobina,alterando um códon específico.

03) aneuploidia resultante da perda ou ganho de umcromossomo sexual, expressa nas fórmulascariotípicas 45,X0 ou 47,XXY.

04) mudança na ordenação das bases nitrogenadas,cuja origem primária ocorre durante a transcrição,sintetizando uma molécula de RNA defeituosa apartir de um molde de DNA normal.

05) trissomia, envolvendo autossomos, o quecompromete o pareamento cromossômico econsequente recombinação genética durante aformação dos gametas.

13. Manifestações sistêmicas da anemia falciforme,decorrentes da perda de eficiência de oxigenação,podem se traduzir em

01) retardo do tempo de coagulação do sangue emvirtude do bloqueio da conversão do fibrinogênioem fibrina, dependente de Ca« e O2.

02) impossibilidade de o oxigênio molecular dissolver-seno plasma sanguíneo, inviabilizando as trocasgasosas pela enzima anidrase carbônica.

03) deficiência na capacidade de produção deeritroblastos pela medula óssea vermelha, o quereduz o número de hemácias para 2.103/mm3 desangue, bem como a estimulação para aeritropoiese.

04) obstrução dos capilares sanguíneos por agregadosde hemácias deformadas que perderamcaracterísticas morfofisiológicas, comprometendoa normalidade de suas funções.

05) dificuldade de as células de defesa realizaremdiapedese e fagocitose, impedindo sua atuação aonível dos tecidos em casos de infecção.

O aumento da população nas metrópoles brasileirasé inquestionável. Esse fato favorece à inchaçãodas cidades, à ocupação desordenada do solo e àespeculação imobiliária, que geram significativosimpactos ambientais e comprometimento daqualidade de vida da população.Tem-se observado que o número de nascimentosde meninos tem sido superior ao de meninas, oque não significa que a população masculina sejamajoritária no planeta. O que acontece, naverdade, é o contrário, porque a populaçãofeminina apresenta uma esperança de vidasuperior à masculina.

(MÉDICI; ALMEIDA, 2000, P. 42).

14. Com base no fragmento e nos conhecimentos sobre aurbanização brasileira, pode-se concluir:

01) O aumento da população urbana, no Brasil, estáexclusivamente relacionado à industrializaçãoclássica adotada no país.

02) O crescimento da população idosa, no Brasil, éum fenômeno restrito às grandes aglomeraçõesurbanas devido à oferta de serviços médicos--sanitários de qualidade.

03) A degradação ambiental verificada nas metrópolesbrasileiras, entre outros fatores, está relacionadaà especulação imobiliária e à ocupaçãodesordenada dos sítios urbanos.

04) A atração que as médias cidades estão exercendosobre a população brasileira decorre de maioroportunidade de emprego no setor primário econsequente aumento da qualidade de vida.

05) O processo de metropolização é um fenômenorestrito ao Brasil, em função da manutenção daconcentração industrial.

Page 44: Revisao 2013-2 (1)

44

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

15. Em uma abordagem genética a respeito da diferençanumérica entre o nascimento de meninas e meninos, écorreto afirmar:

01) Homens e mulheres podem ter seus cariótiposrepresentados pelas fórmulas 46A+XY e 46A+XX.

02) O sexo cromossômico de um indivíduo é definidopela constituição cariotípica gerada na fecundação.

03) A gametogênese masculina e feminina se inicia nadependência de processos meióticos de divisãocelular.

04) A probabilidade de nascer uma menina de um casalque já possui uma filha é de 75%.

05) Nascem mais meninos do que meninas porque asmulheres formam gametas com apenas umcromossomo X, enquanto os homens produzemdois tipos de espermatozoides.

A paisagista Adriana Giuliano Miniguini de 58anos, é daquelas mulheres maduras que, semesforço, atraem olhares. Na juventude, a belezaitaliana criada no Brasil era tamanha, que aspessoas paravam para observá-la. Adrianacontinua feliz com sua aparência. Tem rugas,mas nunca quis aplicar botox ou se submeter àgrandes tratamento estéticos. “As rugas são osinal de uma nova fase na minha vida. Oimportante é viver bem todas elas, diz:Um dos motivos que tornam a velhice umfantasma é o medo das restrições impostas peloenvelhecimento [...]. O sistema nervoso fica maislento..., a massa muscular diminui..., a gorduraaumenta...[...] Mas existe uma receita paraenvelhecer com mais qualidade de vida. Elaconsiste em recomendações que incluem “comermenos”. (RUBERTI; FRUTUOSO. 2088, p. 69-70)

16. A recomendação de “comer menos”, como um itemna receita para envelhecer com mais qualidade de vida,está fundamentada em aspectos biológicos expressosem

01) melhoria do retorno do sangue dos tecidos para ocoração pela ausência, no organismo, de moléculasde colesterol e triglicerídeos reduzidos na novadieta.

02) aumento na eficiência das mitocôndrias devido aoexcesso de radicais livres gerados durante aredução do NAD, nas etapas iniciais do ciclo deKrebs.

03) redução gradativa da biossíntese de proteínas pelamenor disponibilidade de aminoácidos, protegendoo sistema ribossomal incapaz de ser renovado.

04) substituição intermitente da respiração aeróbicapela fermentação que apresenta menor rendimentoenergético, consequentemente reduzindo danos àsorganelas celulares.

05) menor exposição do DNA a espécies reativas deoxigênio, preservando a informação genética e osprodutos de sua tradução, expressos nahomeostase.

17. Estima-se que o corpo de um adulto contém cerca de100 trilhões de células, entre as quais,aproximadamente, 86 bilhões são neurônios queconstituem o cérebro, participando da integraçãoorgânica.

Uma análise da constituição e fisiologia do sistemanervoso permite afirmar:

01) A especialização do neurônio decorre de umprocesso genético em que há um acúmulo demutações que criam as características inerentes àcélula nervosa.

02) O acúmulo de gordura, no decorrer da vida,aumenta a espessura da bainha de mielina,retardando as respostas reflexas.

03) Mediadores químicos sintetizados ao nível doretículo endoplasmático rugoso, no corpo celulardo neurônio, atuam na propagação do impulsonervoso.

04) O processo de envelhecimento é determinado poruma perda progressiva de informação genética nogenoma dos neurônios e células gliais.

05) A permanência e a grande estabilidade químicados neurotransmissores nas sinapses possibilita afuncionalidade normal do sistema nervoso.

PLEASE,DON'T CALL ME

A MADAM!

Page 45: Revisao 2013-2 (1)

45

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

A evolução dos vertebrados envolveu aformação de um tecido ósseo de sustentaçãocuja constituição e funcionalidade sãoimportantes na manutenção da qualidade de vida:A matriz óssea é composta por uma parteorgânica – os osteoblastos e uma parte inorgânica,principalmente constituída por íons de cálcio efosfato, que formam retículos cristalinos, naestrutura de hidroxiapatita, Ca10(OH)2(PO4)6.A densitometria óssea estabeleceu-se como o métodomais moderno e aprimorado para se medir a densidadeóssea, comparando-a com padrões para idade e sexo.Esse exame é condição indispensável, para odiagnóstico e tratamento da osteoporose e deoutras possíveis doenças que possam atingir osossos. Os aparelhos hoje utilizados conseguemaliar precisão e rapidez na execução dos exames,e a exposição à radiação é baixa, tanto para opaciente como para o próprio técnico.

(A EVOLUÇÃO dos vertebrados..., 2010).

18. Com base nas informações do texto e emconhecimentos de aspectos morfofuncionais do sistemaósseo, é correto afirmar:01) A dinâmica do osso expressa na construção e

degradação da matriz óssea está associada à açãoantagônica da calcitonina e paratormônio.

02) A densitometria óssea permite visualizar as fibras colágenasdo periósteo, região onde se aloja a medula óssea vermelha.

03) Os banhos de sol constituem uma medidarecomendável para os idosos, pois a radiaçãoluminosa é essencial à síntese de vitamina C, queregula o metabolismo do cálcio.

04) O exercício físico reverte o enfraquecimento ósseo,pois estimula a ação osteoclástica, responsável peladeposição de cálcio nos ossos.

05) Uma maior atividade dos osteoblastos, na velhice,implica perda de massa óssea – uma dascaracterísticas da osteoporose.

19. Uma pesquisa sobre exercícios físicos eenvelhecimento considerou que “o treinamento regularde baixa intensidade tem um papel regulatórioimportante sobre o metabolismo energético...”A utilização da glicose pressupõe a sua absorção ao níveldas células do epitélio intestinal e a consequente passagempara a corrente sanguínea, processo que envolve01) consumo direto de grande quantidade de ATP,

disponibilizando a energia necessária a umtransporte contra o gradiente eletroquímico.

02) transporte através da bicamada de fosfolipídios emfunção da importância dessa molécula combustível.

03) atividade de uma bomba de prótons que alimenta aentrada de moléculas grandes eletricamente carregadas.

04) ação de uma proteína carreadora específica,caracterizando uma difusão facilitada.

05) captação por endocitose, com a formação devesículas membranosas, que aumentam o fluxo deentrada do glicídio na célula.

A pesquisa ganhadora do Prêmio Nobel emMedicina de 2009 também pode oferecer armascontra a leishmaniose, doença tropical que aindaresiste à erradicação no Brasil. Maria IsabelCano relata que começou a estudar essapossibilidade durante sua colaboração comBlackbum, no fim dos anos 1990. Desde então,a pesquisadora procura alvos para novosmedicamentos contra os parasitas, atacando ostelômeros deles. “O telômero é um mundo àparte. Além da telomerase, existem inúmerasproteínas que participam de sua regulação. Játemos alguns alvos com bom potencial”, afirmaCano.A ideia é atacar esse sistema de forma que atinjaapenas os telômeros de Leishmania, e não osdos pacientes. “Seria uma forma de, por exemplo,fazer com que o parasita morra rapidamente oupare de proliferar”, afirma a pesquisadora daUnesp.

(A ABORDAGEM...,2010).

20. Considerando-se que, a partir de um certo momentodo desenvolvimento de um indivíduo, as células passama herdar cromossomos progressivamente um poucomais curtos – fenômeno relacionado à telomerase –uma contribuição da biologia celular e molecular àcompreensão do processo de envelhecimento permiteafirmar:

01) O comprometimento progressivo da síntese deDNA na região telomérica explica o encurtamentocromossômico, com perda de genes e consequentemorte celular.

02) A preservação da integridade cromossômica énecessária porque é na região telomérica que selocalizam as informações genéticas para alongevidade.

03) A redução do tamanho dos cromossomos é umaconsequência da compactação excessiva dacromatina no decorrer da vida, o que determina oenvelhecimento das células.

04) A perda da atividade catalítica da telomeraseinterfere nos pontos de checagem do ciclo celularna metáfase, impedindo a distribuição equitativadas cromátides irmãs.

05) A telomerase é essencial à polimerização dasproteínas que formam o fuso mitótico,inviabilizando o reparo de tecidos lesados.

Page 46: Revisao 2013-2 (1)

46

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

21. A leishmaniose é uma doença infecciosa cujascaracterísticas e controle incluem

01) um agente etiológico representado por insetos dogênero Aedes de hábitos hematofágicos e amplonicho ecológico.

02) contágio direto entre os indivíduos afetados,ampliado pela convivência com cães – oshospedeiros intermediários da Leishmaniachagasi.

03) maior gravidade em indivíduos com o sistemaimunológico debilitado, o que explicaria ocrescimento de casos de leishmaniose emportadores de HIV e transplantados.

04) um conjunto de ações preventivas em que oextermínio do transmissor é uma medida facilmenteatingível e sem impacto sobre a biodiversidade, poisele não integra redes tróficas.

05) uma maior incidência em idosos, considerando quesua pele desidratada e flácida permite ao parasitaatingir com facilidade os vasos capilares, distri-buindo os parasitas para as diversas regiões docorpo.

Charles Darwin foi o idealizador da teoriaevolutiva que explica a origem de todas asespécies por meio da seleção natural – teoriaque mudou radicalmente a forma como o homempercebia a natureza.Na verdade, a contribuição de Darwin para odesenvolvimento do conhecimento humano vaimuito além da teoria evolutiva: ele foi pioneirona geologia, criando teorias importantes para osurgimento de ilhas oceânicas e explicaçõescorretas para os mecanismos que geram osmovimentos ascendentes da cordilheira dosAndes. Além disso, pode ser considerado omentor da moderna ecologia, por ter criado osconceitos de “nicho ecológico” e “ecossistema”,ao afirmar que cada espécie desempenha umpapel ecológico específico (nicho) na “economiada natureza” (ecossistema).

(RIOS, 2009, p, 66).

22. Charles Darwin legou à ciência um dos pilares dabiologia quando, no século XIX,

01) criou a ideia da “descendência com modificação”,explicando a diversidade das espécies porprocessos que possibilitam novas formas deexploração do ambiente.

02) excluiu o homem do contexto evolutivo,considerando que a inteligência humana lhepossibilitava estratégias de preservação sem a “lutapela sobrevivência”.

03) evidenciou a independência do processo deevolução biológica em relação aos fenômenosnaturais estudados por outras ciências, comogeologia e paleontologia, constatando a autonomiadas ciências biológicas.

04) criou a hipótese da “ancestralidade comum”,propondo a metáfora da árvore da vida, queevidencia a linearidade no processo de multiplicaçãodas espécies.

05) propôs um mecanismo de hereditariedade,reconhecendo a origem da variação fenotípicacomo consequência das mutações no materialgenético.

23. Em um ecossistema, os ciclos biogeoquímicos, comoo do nitrogênio e o do carbono, caracterizam omovimento cíclico de matéria, do qual participam oambiente e os organismos que nele vivem.

Considerando-se as transformações que ocorremnesses ciclos, é correto afirmar:

01) O nitrogênio, N2(g), existente no ar atmosférico, éutilizado diretamente pelos vegetais na síntese deproteínas.

02) Os íons nitrito, .2NO , são reduzidos a íons nitrato,

.3NO , pela ação de bactérias nitrificantes existentes

no solo.

03) As algas microscópicas aquáticas são responsáveispela liberação de gás carbônico na atmosferadevido ao processo de fotossíntese,

04) O carbono está presente em conchas de moluscossob a forma de íons carbonato, .2

3CO , que reagemcom a água, liberando íons H3O

+.

05) A produção de carboidratos pelos seres clorofiladosenvolve a conversão de energia luminosa emenergia química.

Page 47: Revisao 2013-2 (1)

47

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

* Transmissão instável = Incidência anual do parasita menor que 1 caso por 10000 pessoas** Transmissão estável = incidência anual do parasita igual ou maior que 1 caso por 10000 pessoasFontes: Projeto do Atlas da Malária (www.map.ox.ac.uk)

Já estava na hora de vir uma boa notícia sobre a malária, doença cujo parasita tem adquirido resistência aremédios – o mosquito transmissor tem feito o mesmo com inseticidas – e que mata uma criança a cada 30segundos na África. O primeiro mapa global da doença dos últimos 40 anos mostrou que a população na área derisco é menor do que se imaginava – “meros” 2,37 bilhões, em vez dos normalmente estimados 3 bilhões.Para obter uma visão precisa da malária no mundo, em 2007, os cientistas usaram 7953 dados de índices de infecçãopelo parasita Plasmodium falciparum, um dos quatro que causam a doença em seres humanos e o mais letal.Erradicar a malária, como foi feito com a varíola, ainda é um sonho distante, e há quem diga que é impossível. Masepidemiologistas otimistas afirmam que é possível eliminar a doença de vários países. Embora ainda não haja umavacina eficaz contra essa doença, a melhor medida, até o momento, é a erradicação do mosquito Anopheles,principal vetor de transmissão.Um século de intervenções humanas, incluindo o uso intensivo do inseticida DDT, fez a área sujeita à doença noplaneta cair de 59% para 27% no começo do século 21. Até a metade do século passado, ainda havia malária nosul dos Estados Unidos e em vários países da Europa.O tratamento farmacológico das pessoas infectadas baseia-se na susceptibilidade ao parasita do gênero Plasmodiumaos radicais livres e às espécies químicas oxidantes que matam o agente infectante.“Quando os riscos de transmissão ficam muito baixos, eles se tornam muito dispersos. Em uma região ampla,como a bacia amazônica, os riscos reais provavelmente são definidos pela proximidade de populações esparsas alocais de reprodução do mosquito, como áreas malarígenas criadas pelo homem em garimpos.”Apesar de Plasmodium falciparum ser mais letal, P. vivax tem uma distribuição mais ampla, pois pode tolerartemperaturas mais baixas e ficar latente no organismo antes de uma recaída.

(BONALUME NETO, 2009, p. 23).

24. A aquisição de resistência pelo parasita e pelo mosquito revela

01) interferência humana sobre patógeno e vetor, direcio-nando o surgimento de características desejáveis.02) instabilidade do material genético no ciclo de degradação e ressíntese inerente à replicação semiconservativa

do DNA.03) aumento da variabilidade genética nas populações em decorrência de alterações recorrentes no código genético

das espécies.04) existência de estratégias nesses organismos, que lhes possibilitam enfrentar pressões ambientais em um processo

de seleção natural.05) transmissão seletiva de caracteres desenvolvidos em resposta à contínua necessidade de uma melhor adaptação

ao meio.

Page 48: Revisao 2013-2 (1)

48

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

25. Considerando-se os dados apresentados e osconhecimentos sobre repercussões ecológicas, políticaspúblicas de controle da malária devem incluir a

01) educação das populações que vivem em áreasendêmicas, no sentido de adotar uma dieta queproporcione uma condição orgânica refratária àinfecção pelo parasita.

02) distribuição de mosquiteiros antimalária, cujo usoevita o contato do vetor com os humanos,atenuando os danos às populações humanas nasáreas malarígenas.

03) transferência de mosquitos para áreas livres demalária, favorecendo a diminuição da densidadedas populações do vetor nas áreas de alto risco.

04) intensificação da pulverização de inseticidas, comoo DDT, por ser inócuo à saúde do ser humano,embora altamente eficiente no combate ao mosquito.

05) erradicação das espécies que constituem osreservatórios naturais do patógeno nas áreas detransmissão estável.

26. Em relação à biologia dos organismos envolvidos noproblema da malária, pode-se afirmar:

01) A reprodução sexuada com meiose e fecundação érestrita ao mosquito Anopheles, a espécie transmissora.

02) O desenvolvimento do plasmódio nas hemácias temrepercussões sistêmicas, considerando o papel deintegração do sistema sanguíneo.

03) O hábito hematofágico de Anopheles é umaexigência bioquímica para a produção dos gametasmasculinos no curso da espermatogênese.

04) A inoculação das formas infectantes do plasmódiono organismo humano está associada à deposiçãode fezes, logo após uma farta ingestão de sanguedurante a picada.

05) Uma mudança nos hábitos alimentares do mosquitonão comprometeria a sua fisiologia reprodutiva elevaria a uma pronta resposta do parasita, comimediata mudança de hospedeiro.

27. Uma análise do agente etiológico e de espéciestransmissoras da malária, sob a perspectiva dabiossistemática, permite afirmar:

01) Estudos de sequencias de aminoácidos emproteínas estruturais constituem o método maisdireto para inferir a história evolutiva de insetos eprotozoários.

02) Características morfológicas constituem critériosufici-ente e seguro para distinguir as espécies deAnopheles, de acordo com o conceito biológicode espécie.

03) Anopheles representa a categoria sistemáticaimediatamente superior à Família, no modernosistema de classificação biológica.

04) Dados genéticos e bioquímicos justificam ainclusão de Anopheles dartingii e Anophelesalbitarsis em um mesmo gênero, revelandoafinidade evolutiva entre essas espécies.

05) Comparações de sequencias nucleotídicas de DNApossibilitam a inserção do protozoário e do mosquitoem Domínios distintos no sistema proposto porWöese, em 1990.

Além de pavimentar o caminho para umarevolução na medicina, o sequenciamento dogenoma humano permitiu que cientistasidentificassem uma série de genes relacionadosao comportamento. Não se passa um mês semque um novo estudo associe determinado geneà tendência a adquirir certo traço depersonalidade, ou a desenvolver um hábito ouvício – desde que o gene seja “ligado” peloambiente em que a pessoa vive. A mais recentedessas pesquisas, conduzida pela Universidadede Essex, na Inglaterra, debruça-se sobre o generesponsável pelo transporte da serotonina,neurotransmissor associado a sensações, comoo bem-estar e a felicidade. Uma variação nessegene estaria associada à maneira como cada umprocessa as informações positivas ou negativas– ou seja, à tendência a ser otimista oupessimista. O gene do otimismo, como foibatizado pela comunidade científica, já havia sidorastreado pela equipe da geneticista MayanaZatz, da Universidade de São Paulo, em parceriacom o geneticista João Ricardo de Oliveira, daUniversidade Federal de Pernambuco, duranteuma pesquisa, para tentar descobrir a influênciagenética das doenças psíquicas. [...]Tanto a pesquisa da Universidade Essex quantoa da Universidade de São Paulo realizaram testescom grupos de voluntários para aferir quantosdeles tinham o gene do otimismo. No caso dosingleses, 16% o possuíam, Entre os brasileiros, amarca bateu em 40%. Antes que se conclua queo Carnaval tem origem genética, é bomesclarecer que esses estudos precisam serconfirmados em outras populações. De qualquermaneira, parece claro que o brasileiro é maispropenso a olhar o mundo com otimismo. Opensador de genética evolutiva Ricardo Kanrtz,da Pontifícia Universidade Católica do Riogrande do Sul, diz que o índice favorável aosbrasileiros pode ter origem na mistura de etniase nacionalidades promovida pela colonização epelas ondas migratórias do início do século XX.(BEGUOCI, 2009, p. 132-134).

Page 49: Revisao 2013-2 (1)

49

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

28. Utilizando as informações do texto e os conhecimentossobre genética molecular, é correto afirmar:

01) O RNA transportador de células eucarióticas éresponsável pelo transporte das proteínas do núcleopara o citoplasma.

02) Pessoas que apresentam o gene responsável pelotransporte da serotonina são otimistas,independentemente do ambiente em que vivem.

03) Diferentes células de um paciente expressam omesmo conjunto de genes, já que todas elas sãoportadoras da mesma informação genética.

04) Uma alteração genética que inviabilize oreconhecimento da região promotora de umdeterminado gene acarreta a falta de expressãoda característica associada a ele.

05) A expressão genética, em geral, resulta da produçãode proteínas ativas e, para que um gene seja expresso,é necessário que ele seja inicialmente duplicado.

Bactérias e vírus antecedem à medição humanado tempo, mas as aglomerações urbanas eformas equivocadas de lidar com a naturezatomaram possível a expansão das grandesepidemias. A partir do início dos anos 80 do séculopassado, a explosão da AIDS inaugurou a eradas epidemias com ampla cobertura pela mídia;o pânico causado pela então desconhecidadoença foi partilhado em escala global.Seguiram-se o terrível vírus ebola – que assustoua África e, por pouco, não entrou no Ocidentepelo porto de Malburg, na Alemanha – aretomada da meningite, da cólera, da dengue que.a cada ano, faz mais estragos entre nós. Nessaprimeira década do século XXI, além de guerrase audaciosos ataques terroristas, cepas de vírusantes exclusivas de animais sofrem mutações epassam a atingir e matar humanos. Foi assimcom a gripe aviária e, agora, o planeta assistesobressaltado aos estragos provocados pela gripesuína. Previsões alarmantes também existem emrelação ao ressurgimento da malária e da febreamarela.No entanto, muito antes de o jornal e de a TVespalharem, globalmente e em tempo quase real,o drama das vítimas e o suspense causado dianteda possibilidade de pandemias, a história humanatem registrado pragas devastadoras, como a dapeste bubônica – também chamada de peste negrapor deixar manchas dessa cor na pele – quedizimou cerca de 25 milhões de pessoas em umaEuropa perplexa diante do misterioso “castigo”.Era uma época em que se desconhecia que os

organismos vivos, invisíveis ao olho, causavamdoenças – algumas devastadoras. [...] No casodas grandes epidemias, o estrago foi imenso, masgrupos populacionais sobreviviam, geravamdescendentes, aptos a enfrentar o próximo ataque.Sejam quais forem as circunstâncias, odesequilíbrio entre o ambiente e os humanos éque arma o gatilho para que epidemias voltem àcena. (BANDEIRA, 2009, p. 11 B).

29. Os fatos referidos no texto ocorrem porque

01) o mundo, ao se tomar uma aldeia global, possibilitoua rápida circulação de pessoas, em escalaplanetária, ameaçando a saúde do homem econtribuindo para o surgimento de pandemias.

02) a ocupação desordenada do solo e a destruição dohabitat de várias espécies facilitam a circulaçãodos micro-organismos, resultando no surgimentode novas bactérias nos países periféricos que,alteradas para serem utilizadas como armasbiológicas, ameaçam a humanidade.

03) o crescimento das aglomerações urbanas temprovocado a alteração nas estruturas genéticas dosvírus, em função da destruição da natureza, nessasáreas, razão do surgimento de bactérias antesinexistentes no reino animal.

04) a mídia tem sido a maior responsável peladesinformação em relação às novas epidemias, aocriar um clima de pânico em escala global,dificultando o estabelecimento de uma políticaeficaz de combate às epidemias.

05) a África tem sido o maior foco disseminador de doenças,antes erradicadas em todo mundo, como a febreamarela e a malária, obrigando os países a isolar essecontinente como meio eficaz de combate às epidemias.

30. Considerando as informações apresentadas no textoe os conhecimentos sobre doenças causadas por micro--organismos, é correto afirmar:

01) A meningite é uma protozoose ocasionada pormicro-organismos que se instalam nas meninges,ocasionando fortes dores de cabeça, febre, vômitoe, por vezes, a morte.

02) A malária e a febre amarela são exemplos de virosestransmitidas pela picada de mosquitos contaminados.

03) Cepas de vírus, como os da gripe suína, que atacavamexclusivamente animais, passaram a atingir humanosdevido à ingestão de grande quantidade de alimentoprocedente de animais infectados.

04) Dengue, cólera e hepatite são exemplos de doençascausadas, respectivamente, por vírus, protozoáriose bactérias.

05) Pessoas infectadas com protozoários do gêneroLeishmania podem desenvolver um quadro clínico,que, a depender dos órgãos afetados, é diagnosticadocomo leishmaniose visceral ou cultânea.

Page 50: Revisao 2013-2 (1)

50

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

O progresso tecnológico tem contribuído muitopara o desenvolvimento das ciências biomédicas.Nos últimos anos, a medicina contou com grandesdescobertas que vêm auxiliando no diagnósticoe no tratamento de algumas doenças.Entre as grandes descobertas médicas dosúltimos anos, é possível citar a recuperação detecidos com células-tronco; o conhecimento dosmarcadores genéticos da esquizofrenia; umapossível cura para o diabetes; o avanço nomonitoramento do sistema cardiovascular; otratamento direcionado do câncer e a utilizaçãode robôs em cirurgias.

(GALVÃO, 2009, p. 48-51).

31. Utilizando os conhecimentos sobre mecanismosfisiológicos relacionados com a regulação da taxa deaçúcar no sangue e a ocorrência de diabetes, é corretoafirmar:

01) A produção do peptídeo por ribossomos e a suapassagem pelo retículo endoplasmático e peloaparelho de Golgi são eventos que antecedem aliberação da insulina no sangue.

02) O glucagon atua reduzindo a concentração deglicose no sangue, portanto tem papel fundamentalno controle do Diabetes mellitus.

03) O glucagon é um hormônio produzido pelo retículoendoplasmático liso que, antes de ser liberado nosangue, passa por modificações no aparelho deGolgi.

04) A insulina exógena auxilia no tratamento doDiabetes meltitus por estimular a formação deglicogênio em diversas células do organismo,reduzindo assim os níveis de açúcar no sangue.

05) O principal sintoma do Diabetes metlitus é aanemia que se desenvolve como consequência daausência de glicose intracelular.

32. Considerando os conhecimentos sobre o sistemacardiovascular, é correto afirmar:

01) O sangue humano é constituído por três tiposcelulares, incluindo os leucócitos, células nucleadasresponsáveis pela coagulação sanguínea.

02) O colesterol, substância que pode ocasionardoenças circulatórias, é encontrado em alimentosgordurosos de origem animal e vegetal.

03) O coração humano recebe sangue pelas veiascavas – sangue que circulou pelo corpo – epulmonares – sangue proveniente dos pulmões –,mas a saída de sangue ocorre apenas pela artériaaorta.

04) As valvas átrio-ventriculares evitam que o sanguepresente na metade direita do coração se misturecom o sangue da metade esquerda, assegurando aeficiência do sistema cardiovascular humano.

05) A cardiomiopatia, um dos sintomas da infecção porTrypanosoma cruzi, vem sendo experimen-talmente tratada com a utilização de células-tronco.

O consumo mundial de água aumentou cerca deseis vezes nas últimas cinco décadas. O DiaMundial da Água, em 22 de março, encontra olíquido, sinônimo de vida, em uma encruzilhada:a exploração excessiva reduz os estoquesdisponíveis a olhos vistos, mas o homem aindareluta em adotar medidas que garantem suapreservação. De todas as moedas, a água é aque mais determinará a paz ou a guerra entre asnações nesse século.A Organização das Nações Unidas (ONU)calcula que cerca de 1 bilhão de pessoas nãotêm acesso à água potável e, pelo menos, 2bilhões não conseguem água adequada parabeber, lavar-se e comer. Viver com escassez deágua é uma condição associada a milhões demortes ao ano causadas por doença, má nutrição,fome crônica. Ao afastar meninos e meninas daescola, ela impede que as crianças e seusparentes e amigos tenham acesso a informaçõesque lhes darão uma vida melhor.A escassez de água e a pobreza criam umaarmadilha da qual é difícil escapar. Cerca de doisterços das pessoas que não dispõem de águapara suas necessidades básicas vivem commenos de US$2 por dia. “A variação dadisponibilidade de água é forte e negativamenterelacionada à renda per capita”, afirma JeffreySachs, autor de Common Wealth: EconomicsFor a Crowded Planet e consultor especial parao secretário-geral da ONU.

(ARAIA. 2009, p. 4M9).

Page 51: Revisao 2013-2 (1)

51

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

33. Considerando os fatos destacados e os conhecimentossobre a questão hídrica, é correto afirmar:

01) A super exploração dos recursos hídricos paraproduzir alimentos básicos é responsável pelaalteração do regime e escoamento dos rios e pelaescassez desses recursos.

02) A intervenção do homem nos ciclos naturais doplaneta só fará desaparecer a água na naturezanas regiões de altas latitudes, porque, nessasregiões, a circulação atmosférica sofre intensaatuação da ação antrópica.

03) A proteção dos recursos hídricos só será efetivaquando apenas as águas pluviais forem utilizadaspelo homem.

04) As medidas preventivas dirigidas á proteção daqualidade das águas deverão ser disciplinadorasem relação ao uso do solo, da manutenção dacobertura vegetal, para que os efeitos da erosãosejam atenuados, evitando, assim, o assoreamentodos cursos d’água e sua contaminação.

05) As mudanças climáticas e a questão da poluição,o desperdício e a escassez de água no planeta Terraestão diretamente relacionadas ao grau dedesenvolvimento do país, visto que os fatosapontados ocorrem fundamentalmente nas naçõespobres.

34. A sobrevivência da célula e o seu metabolismodependem da manutenção dos níveis adequados deágua.

Tendo como base a composição, a organização e ofuncionamento celular, marque com V as afirmativas,verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Além da água, ácidas nucleicos, carboidratos,lipídios e proteínas representam as principaismoléculas constituintes, das células.

( ) Uma célula está fazendo osmose, um exemplode difusão facilitada, quando está ocorrendo apassagem de água em direção ao local de menorconcentração de soluto.

( ) A hidrólise de moléculas de proteínas resulta naliberação de glicerol e ácidos graxos.

( ) A cadeia respiratória é formada por proteínas quetransportam elétrons doados pelo NADH+H+ epelo FADH2, ao final do processo esses elétronssão utilizados na formação de moléculas de água.

A alternativa que contém a sequência correta, de cimapara baixo, é a

01) VVFV 04) FVVF02) VFFV 05) FFVV03) VFFF

01. 0402. 0203. 0404. 0105. 0106. 0507. 0308. 04

09. 0210. 0411. 0412. 0213. 04

14. 0315. 0216. 0517. 0318. 0119. 0420. 0121. 03

22. 0123. 0524. 0425. 0226. 0227. 04

28. 0429. 0130. 0531. 0132. 0533. 0434. 02

Page 52: Revisao 2013-2 (1)

52

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

QUESTÃO 01

Pessoas hemofílicas apresentam alterações na coagulação sanguínea e podem ter hemorragia desencadeada porpequenos ferimentos, já que esta é uma doença caracterizada pela deficiência na produção do fator VIII, umaproteína que atua na coagulação do sangue. A hemofilia tem herança recessiva ligada ao cromossomo X.

Considerando o heredograma, apresente o provável genótipo de todos os indivíduos e indique a probabilidade de oindivíduo 9 ser hemofílico, justificando a sua resposta.

QUESTÃO 04

O organismo humano é composto por células e a sua homeostase depende da estrutura e do funcionamento celular.A troca de substâncias com o meio é essencial para a sobrevivência da célula e para a integração entre os diferentessistemas que compõem o corpo humano.

As figuras ilustram processos de troca realizados entre as células e o meio.Identifique e caracterize os tipos de transporte representados nas figuras 1 e 2, considerando as diferenças existentesentre células animais e vegetais.

1 2

3 4 5 6 7 8

?

9 10 11 12

ou

ou

?

= fenótipo afetado

= fenótipo normal

= fenótipo desconhecido

Soluçãohipertônica

Soluçãoisotônica

Soluçãohipotônica

Vacúolo

Cél

ula

Veg

etal

Cél

ula

Ani

mal

Meio maisconcentrado

Soluto

Meio menosconcentrado

fig. 1 fig. 2

Page 53: Revisao 2013-2 (1)

53

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

QUESTÃO 10

O ácido acetilsalicílico é contraindicado em casos de dengue, pois pode acarretar o agravamento da doença,ocasionando problemas na coagulação sanguínea e hemorragia. Independentemente da dengue, a coagulação éparticularmente importante quando ocorrem ferimentos com sangramento.Explique os mecanismos fisiológicos envolvidos na coagulação do sangue de uma pessoa que sofreu um corte namão.

QUESTÃO 13

O setor de nutrição de um hospital resolveu produzir os pães que compõem a dieta dos pacientes. Para tanto,utilizam-se farinha de trigo, açúcar, leite morno e leveduras Saccharomyces cerevisiae. As leveduras são célulaseucarióticas anaeróbicas facultativas.M e N, cozinheiros do hospital, prepararam pães utilizando exatamente as mesmas quantidades de cada um dosingredientes mencionados. Após misturar todos os ingredientes, M moldou os seus pães e esperou uma hora antesde levá-los ao forno. N também esperou uma hora após a mistura de todos os ingredientes para levar os pães aoforno, no entanto, durante esse tempo, ele mexeu a massa a cada cinco minutos com o objetivo de oxigenar apreparação. Os pães preparados por M e N foram assados juntos, no entanto, ao retirá-los do forno, a supervisorada cozinha observou que os pães preparados por um dos cozinheiros cresceram mais que os preparados pelo outro.Explique o ocorrido, indicando o cozinheiro que preparou os pães que cresceram mais.

Page 54: Revisao 2013-2 (1)

54

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

QUESTÃO 01

A ilustração representa o código genético e etapas de processos celulares, essenciais à vida.Da análise da ilustração e com base em conhecimentos da fisiologia celular identifique o processo diretamenterelacionado à diferença entre o RNA recém-transcrito e o RNA mensageiro que se desloca do compartimentonuclear para o citoplasma e explique o fato de, nem sempre, mutações gênicas repercutirem na sequência deaminoácidos de uma cadeia polipeptídica.

Todo ser vivo depende de reações químicas que ocorrem no organismo, denominadas de metabolismo. A velocidadedessas reações depende da temperatura do organismo. Quanto maior a temperatura, maior a velocidade dasreações. A temperatura do ser humano permanece, em geral, constante, próxima a 37°C. O aumento datemperatura interfere no metabolismo. O corpo trabalha em ritmo acelerado e, graças a isso, consome maisoxigênio e mais glicose. A febre é um mecanismo de defesa, que pode destruir vírus e bactérias mais rápido.Quando a temperatura corporal decresce, o consumo de glicose e oxigênio diminui graças à diminuição davelocidade das reações químicas do metabolismo. O uso controlado da hipotermia pode ser utilizado emcirurgias cardíacas ou cerebrais quando o paciente anestesiado é resfriado em torno de 30°C, o que reduz oconsumo de oxigênio do cérebro e a chance de danos causados peta falta de circulação sanguínea, inevitávelem alguns procedimentos cirúrgicos. (PERUZZO, 2008, p. 487).

QUESTÃO 03

Com base no texto e nos conhecimentos do controle da temperatura corporal, caracterize os seres humanos,considerando essa condição no contexto da evolução dos vertebrados, e justifique por que a expressão “...quantomaior a temperatura, maior a velocidade das reações” não pode ser aplicada em seu sentido restrito às reaçõesbiológicas.

Page 55: Revisao 2013-2 (1)

55

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

QUESTÃO 11

Por 14 anos os resultados de um teste genético que envolviam cerca dá 40 pessoas de uma família foram mantidosem segredo. Os resultados revelavam quais deles tinham a alteração genética que causa Huntington, doençahereditária que ataca o sistema nervoso central. A condição se manifesta a partir dos 40 anos, provoca problemasmotores e mentais, não tem cura e, em geral, leva o paciente à morte por volta dos 50 anos.

Com base na análise dos dados, apresente o padrão de herança associado à doença de Huntington, indicando aprobabilidade de os filhos do casal serem portadores do gene huntingtina (associada doença de Huntington) e,considerando o grau de ploidia da espécie humana, explicite a “fórmula” cariotípica do homem com doença deHuntington.

Page 56: Revisao 2013-2 (1)

56

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

QUESTÃO 12

Com base na ilustração, que representa o compartilhamento de habitais entre bactérias e organismos, como amebas,insetos, fungos, nematódios, anelídeos, plantas e humanos, apresente as possíveis interações ecológicas entre bactériae humanos, naturalmente estabelecidas no curso da evolução, e indique uma característica que justifica o fato de aespécie humana e o de as plantas exercerem distintos papéis ecológicos (nicho ecológico) no contexto da grandeteia da vida.

Page 57: Revisao 2013-2 (1)

57

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

A longevidade e a saúde de uma população dependem da relação entre as taxas de natalidade e mortalidadee de aspectos, como a capacidade de migração de seus indivíduos. Esses fatores, por sua vez, são influenciadospor relações ecológicas, como a competição, a predação e o parasitismo. Admite-se que as primeiras populaçõeshumanas já conviviam com doenças causadas por patógenos, como bactérias, protozoários e fungos.... pesquisas recentes têm demonstrado que processos, como a ocorrência de parasitismo têm atuado pormilhares de anos sobre a humanidade e que os padrões globais de distribuição espacial das populações emesmo nossa evolução estão relacionados com os agentes infecciosos.As diferenças nos níveis de exposição a certos patógenos afetam a evolução e a genética de populaçõeshumanas, como demonstrado pelas pesquisas que analisam a variabilidade do gene para a betaglobina – umadas subunidades da hemoglobina. (BORGES, 2010).

QUESTÃO 01

Indivíduos que possuem cópias defeituosas dos alelos da betaglobina (HbS) manifestam uma doença conhecidacomo anemia falciforme. Frequências superiores a 20% de células falciformes são encontradas em populaçõeshumanas na África Tropical, região de alta incidência da malária. No Brasil, têm sido constatados casos de anemiafalciforme, em particular, na Bahia.

Considerando a relação entre genética, saúde e ambiente, apresente o padrão de herança da anemia falciforme,indicando os genótipos dos indivíduos normais e afetados, justificando as relações alélicas na expressão fenotípicanos níveis molecular e sistêmico e explique, do ponto de vista evolutivo, a elevada incidência de anemia falciformena África Tropical.

QUESTÃO 02

Considerando a diversidade biológica expressa no texto e o estudo empreendido para organizá-la, explique a inclusãodos organismos referidos no sistema de domínios (Woese, 1990) e apresente critérios escolhidos para o agrupamentodesses seres.

Page 58: Revisao 2013-2 (1)

58

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

QUESTÃO 08

A figura apresenta, esquematicamente, como o vírus da hepatite C se multiplica nas células hepáticas.

Com base na análise da ilustração e nos conhecimentos sobre infecção viral, identifique o processo indicado em 3 eexplique-o, considerando a origem da informação genética e sua relação com as estruturas celulares envolvidas naprodução de novos vírus, e justifique a natureza eminentemente parasitária dos vírus.

O filtro solar pode ser apresentado sob a forma de loção, spray ou produto típico utilizado para proteger apele contra a radiação ultravioleta do Sol, reduzindo as queimaduras solares e outros danos à pele.A radiação solar é fundamental na produção de vitamina D pelo organismo, que é uma substância essencialpara a boa formação dos ossos. Entretanto, a exposição excessiva ao Sol, tem sido relacionada a algumasformas de câncer de pele e sinais de envelhecimento precoce. Uma das recomendações para evitar o excessode incidência de radiações ultravioleta do Sol sobre a pele é o uso do filtro solar. Os melhores filtros solaresprotegem a pele da UVB – radiação ultravioleta com comprimento de onda entre 290 nanômetros e 320nanômetros – que pode causar queimaduras solares, e da UVA – radiação ultravioleta com comprimento deonda entre 320 nanômetros e 400 nanômetros – que causa efeitos danosos a longo prazo, como envelhecimentoprematuro da pele. Esses filtros podem conter compostos orgânicos que absorvem a radiação ultravioleta, aexemplo do oxibenzeno, ou um material opaco que reflete a luz, a exemplo do dióxido de titânio, TiO2, e doóxido de zinco, ZnO, que formam uma camada branca sobre a pele. (FILTRO Solar..., 2010).

Page 59: Revisao 2013-2 (1)

59

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

QUESTÃO 11

O oxigênio, ao ser metabolizado no organismo, produz espécies químicas altamente reativas, os radicais livres,subprodutos da conversão de alimentos em energia, que atuam de forma lesiva às membranas celulares e ao DNA,e contribuem para o processo de envelhecimento da pele.Considerando os dados da tabela e as informações do texto, analise a atuação do oxigênio e a influência do pH domeio, no processo metabólico.

QUESTÃO 13

Com base na análise do gráfico, que representa a relação entre o tamanho dos telômeros e a capacidade deproliferação celular, justifique a diferença entre o comportamento de células germinativas e somáticas, considerandoo conhecimento sobre a estrutura dos cromossomos e o metabolismo do DNA, e explique a base molecular associadaà dinâmica dos telômeros ao longo da vida de um indivíduo e sua relação com o envelhecimento natural na espéciehumana.

Tabela. Potencial-padrão de Redução (1,0 mol/l e 100 kPa), a 25ºC

Equação da semirreação Eº(V)

O2(aq) + 2H2O(@) + 4e– 4OH–(aq) +0,40

O2(aq) + 4H+(aq) + 4e– 2H2O(@) +1,23

Page 60: Revisao 2013-2 (1)

60

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

QUESTÃO 01

O corpo humano na verdade contêm 100 trilhões de células, e não meros 10 trilhões. O que acontece é que90% das células do nosso corpo são micro-organismos que vivem em nosso intestino, estômago, boca,nariz, garganta, aparelho respiratório e sistema geniturinário. As bactérias que constituem essa microbiotaderivam seus nutrientes de nós, mas pagam pela hospedagem se encarregando de várias tarefas essenciaispara nossa saúde. Na verdade, nosso corpo constitui um verdadeiro sistema ecológico com grandebiodiversidade. (PENA, 2010).

Considerando o corpo humano como um sistema ecológico

• apresente a relação estabelecida entre o ser humano e os prováveis 90 trilhões de bactérias que vivem em seuorganismo, em condições de equilíbrio.

• indique uma “tarefa” desenvolvida por organismos dessa microbiota, essencial para a saúde humana.

Envelope viral:antígeno

de superfície –HBsAg

DNA Viral

DNAPolimerase

Glicoproteína

Envelope

Capsídio

Genomaviral(RNA)

Transcriptasereversa

Integrase

O vírus da hepatite B, doença que atinge 2 milhõesde brasileiros, apresentou resistência a um dosprincipais medicamentos usados no Sistema Únicode Saúde, SUS. o que está levando o Ministério daSaúde a formular uma nova política para melhoraro tratamento da doença. (COLLUCCl, 2009).

O Brasil tem um programa de assistência à AIDSbastante abrangente, que serve de modelo paraoutros países, porque mudou os paradigmas notratamento da doença. Entre outras medidas, esseprograma inclui a distribuição gratuita de antivirais.Quando o único medicamento disponível era o AZTinfelizmente os doentes viviam pouco.

Page 61: Revisao 2013-2 (1)

61

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

QUESTÃO 02

Compare os vírus apresentados, considerando a base molecular da replicação do material genético.

QUESTÃO 03

Explique, em uma abordagem evolutiva, o desenvolvimento de resistência viral a medicamentos utilizados no tratamentode infecções, como hepatite B e AIDS.

As bactérias são os seres vivos de maior sucesso evolutivo conhecido. Surgiram há uns 2,5 bilhões de anos, antesdo aparecimento das células eucarióticas, e colonizaram todos os ambientes existentes em nosso planeta. Sevocê goza de boa saúde e tem bons hábitos de higiene, certamente possui, em seu corpo, alguns trilhões debactérias. (BORGES, 2011).

Apesar da grande distância no tempo que separa as bactérias da nossa espécie, é possível reconstruir parte dahistória evolutiva desse poderoso grupo de organismos, que mantêm estreitas relações com a espécie humana.

QUESTÃO 01

Com base nos fundamentos da teoria neodarwinista, justifique o sucesso evolutivo das bactérias agrupadas nodomínio Eubacteria, apresentando duas características que favoreceram a sua hegemonia entre os seres vivos.

QUESTÃO 02

Na história evolutiva da vida, embora as células eucarióticas tenham “demorado” o período de 2,5 bilhões de anospara se estabelecerem, elas guardam, em seu citoplasma, o testemunho inequívoco da vida procariótica em seusprimórdios, exercendo função restrita e indispensável ao metabolismo celular eucariótico.Nesse contexto, apresente duas evidências que dão suporte à existência desse “testemunho” nas células eucarióticasatuais.

Page 62: Revisao 2013-2 (1)

62

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

QUESTÃO 03

As bactérias nitrificantes, presentes nos nódulos de raízes de plantas leguminosas, transformam o nitrogênioatmosférico, N2(g) em amônia, NH3(aq). Dentro do vegetal, a amônia é usada diretamente nos processos bioquímicoscelulares e no solo, é transformada ,em nitritos, )aq(NO2

. e, posteriormente, em nitratos, )aq(NO3. pelo processo de

nitrificação, realizado por bactérias quimiossintetizantes. É por meio dessas espécies iônicas que as plantas fixam amaior quantidade de átomos de nitrogênio. A partir dos nitratos, as plantas produzem amônia, matéria-prima para aformação de aminoácidos, que, em alguns animais, são utilizados na síntese de proteínas. Essas etapas do ciclo donitrogênio estão representadas de maneira simplificada na sequência.

Considerando essas informações e a sequência que representa as etapas de fixação de nitrogênio na natureza,mencione uma importância das bactérias nitrificantes no processo de fixação de nitrogênio e identifique, entre asetapas de fixação de nitrogênio, uma de redução e outra de oxidação.

O fino prontuário de Crystal Lessing estava repleto de números que atestavam a gravidade de sua doença.[...] Os rins não funcionavam. O sistema de coagulação também não. [...] A equipe da UTI transfundiu umabolsa de sangue atrás da outra; fizeram o melhor possível para amparar o sistema de coagulação de Crystal.[...] Um diagnóstico era uma necessidade vital para Crystal naquele momento. Por que o sangue dela nãocoagulava? (SANDERS, 2010, p- 10-11).

QUESTÃO 07

Represente, através de um esquema, a sequência de reações implicadas na coagulação sanguínea – da protombinaà formação do coágulo – em um indivíduo saudável, incluindo os fatores essenciais a essas conversões.

proteínassaminoácido

proteínassaminoácido)aq(NH)aq(NO)aq(NO)aq(NH)g(N 33232

¬

­

¬¬¬¬¬¬ ..

Page 63: Revisao 2013-2 (1)

63

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

QUESTÃO 08

Os rins são órgãos que filtram o sangue, removendo substâncias que, em certas concentrações, seriamtóxicas para o organismo. [...] O sangue proveniente das artérias renais penetra nos capilares do glomérulosob alta pressão, o que força a saída, para a cápsula renal, de líquido sanguíneo, conhecido como filtradoglomerular ou urina inicial. [...] Ao fim do percurso pelo túbulo do néfron, o filtrado glomerular transforma-seem urina. [...] A partir dos 160 litros de filtrado glomerular produzidos diariamente nos rins de uma pessoa,forma-se apenas 1,5 litro de urina. (AMABIS, 2009, p. 573-574).

Com base na análise das informações e nos conhecimentos da fisiologia do sistema urinário, apresente a diferençafundamental entre a urina inicial e a urina pronta para ser eliminada através da uretra, indicando um processo detransporte de membrana associado à diferença referida.

QUESTÃO 01

A figura apresenta o cladograma simplificado, representativo da hipótese mais aceita de relações filogenéticas entreos primatas atuais.

Com base na análise da ilustração e em conhecimentos sobre evolução, identifique o grupo que habita o planeta hámais tempo e os grupos que tem a relação de parentesco mais próxima, justificando sua resposta.

Page 64: Revisao 2013-2 (1)

64

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

QUESTÃO 02

O ácido estomacal sempre foi tido como culpado pelo refluxo gástrico. Agora, os especialistas estão começando aachar que o problema não acontece só por causa do ácido que está voltando do estômago, mas também da comida queestá descendo. (PARKER-POPE, 2010).

Considerando o papel do estômago na fisiologia digestiva, explique a exigência de ambiente ácido nesse órgão.

QUESTÃO 07

O gráfico registra a quantidade de anticorpos G em duas situações de resposta imunológica.Considerando o papel do sistema imunitário na defesa do organismo, justifique a diferença na quantidade de anticorpos,

identificando o significado biológico das situações I e II.

QUESTÃO 08Um homem e uma mulher normais (geração I) tiveram três filhos (geração II), sendo os dois primeiros do sexo

feminino – a primeira normal e a segunda afetada – e o terceiro, um menino. A primeira filha casou-se com um homemtambém normal e tiveram três filhos – duas meninas e um menino – sadios (geração III). O filho homem do casal dageração I, casando-se com uma mulher normal, teve uma filha e um filho igualmente normais.

Primos em 1º grau, da geração III, casaram-se e tiveram quatro filhos – dois meninos e duas meninas – (geração IV),sendo que o segundo menino manifestou a mesma anomalia presente no indivíduo 3 (probando) da geração II.

Com base nos dados apresentados e aplicando a simbologia convencional para representação gráfica de estudosgenéticos em uma família, ao longo de quatro gerações, construa o heredograma (árvore genealógica) que expresse atransmissão da anomalia referida e identifique o provável padrão de herança associado à transmissão da anomalia.

Page 65: Revisao 2013-2 (1)

65

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

QUESTÃO 02As embarcações que atravessam os oceanos transportando passageiros e produtos também levam, sem intenção,

uma carga nociva ao ambiente, que as torna os principais vetores das invasões biológicas. Incrustados no casco oupresos na água dos porões dos navios, caranguejos, corais, mexilhões, águas-vivas e camarões são levados de seusecossistemas naturais para ambientes estranhos. [...] Pesquisadores identificaram um total de 41 espécies exóticas (34marinhas e 7 de água doce) apenas de bentos, animais que vivem próximo ao fundo de rios e mares. A maioria delas éproveniente do continente asiático.[...] (DE GAIATO..., 2011).

Com base nessa informação e no conhecimento construído sobre ações antrópicas nos ambientes naturais, justifiqueo significado da expressão “invasões biológicas” e apresente uma repercussão desse fenômeno.

QUESTÃO 03

O gráfico representa as curvas de dissociação da hemoglobina fetal, da hemoglobina do adulto e da mioglobina.Com base na análise dos dados apresentados, explique a diferença entre as curvas da mioglobina e da hemoglobina

do adulto e indique uma razão que justifique o grau de saturação da Hb fetal em relação a Hb do adulto.

QUESTÃO 08Homem, baixo e robusto, com pele escura, olhos castanhos, dentes em forma de pá, sangue tipo A+ e cabelos

grossos castanho-escuros, com tendência a calvície. Teria alta tolerância ao álcool e risco acima da média de dependênciade nicotina. Felizmente ele viveu milhares de anos antes da descoberta do tabaco. [...] A descrição de um habitante daGroelândia da Era do gelo, publicada em fevereiro de 2010, apresenta um retrato extraordinário de um homem quedesapareceu há mais de 4 mil anos, obtido quase exclusivamente de resquícios de seu DNA.[...] Os cientistas quereconstruíram o antigo nativo da Groelândia tinham apenas uns poucos tufos de cabelos preservados no permafrost(camada de terra congelada), de onde extraíram o DNA. (SOARES, p. 9, 2011).

Considerando-se as características do indivíduo descrito, apresente os seus prováveis genótipos em relação ao tiposanguíneo do sistema ABO e a inferência que pode ser feita sobre o genótipo de seus genitores para o mesmo sistemasanguíneo.

Page 66: Revisao 2013-2 (1)

66

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

QUESTÃO 09Considerando-se o material genético de onde foi obtido o DNA para o posterior sequenciamento, identifique e

caracterize o tecido de origem, destacando o grau de ploidia de suas células.

Um casal de pessoas portadores do traço falcêmico teve um menino afetado pela anemia falciforme... O quevocê faria se tivesse uma doença genética grave na família e não quisesse que seus filhos nascessem comela? Ou se você tivesse uma criança afetada por uma enfermidade grave e não quisesse correr o risco de teroutro filho com o mesmo problema? É para orientar sobre esses problemas que existe o serviço deaconselhamento genético, oferecido em algumas clínicas e em grupos de estudo de universidades.

(TIRABOSCHI, 2012).

QUESTÃO 01

Considerando o caráter hereditário da anemia falciforme e sabendo que o casal deseja ter mais filhos – agora, umamenina –, calcule a probabilidade, em percentual, de essa menina vir a nascer afetada.

QUESTÃO 02

Em relação à natureza genética da anemia falciforme, explique, por meio de um esquema, a gênese dessa patologiamolecular e sua repercussão no produto gênico final.

Page 67: Revisao 2013-2 (1)

67

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

QUESTÃO 08

O gráfico representa a pressão sanguínea, em mmHg, ao longo do percurso através do corpo humano.Com base na análise das informações do gráfico, identifique

• as variações de pressão indicadas em I e em II;

• o tipo de vaso representado em A, justificando sua resposta.

QUESTÃO 11

“A surdez profunda é uma deficiência que afeta a personalidade e o convívio social do paciente.

O implante coclear é um dispositivo eletrônico de alta tecnologia, também conhecido como ouvido biônico,que oferece informação sonora ao paciente. O implante exerce sua função através de estimulação elétricadireta das fibras do nervo auditivo por eletrodos. Assim, a intensidade dos sons é percebida no cérebro pelonúmero de impulsos nervosos que chegam pelo nervo auditivo. (BAFFA FILHO; ARAUJO, p. 41-43; 2006).

Considerando que a percepção dos sons é dependente da propagação do impulso nervoso, apresente o processo detransporte, diretamente associado às alterações elétricas ocorridas ao nível da membrana do neurônio, durante essapropagação.

Page 68: Revisao 2013-2 (1)

68

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

QUESTÃO 01Os indivíduos 1, 5 e 6 têm genótipo XhY

2 e 7 XHXh

3, 8, 10 e 12 XHY11 Não pode ser definido4 XhXh

A probabilidade de o indivíduo 9 ser hemofílico é de 100%,pois é filho de uma mulher hemofílica. Como o gene é ligado aosexo, localiza-se na região não homóloga do cromossomo X,sendo herdado pelo menino apenas da mãe.

QUESTÃO 04A figura 1 ilustra o mecanismo de difusão facilitada.

Transporte de moléculas de aminoácidos e monossacarídeos afavor do gradiente de concentração carreados por proteínasespecíficas, as permeases, sem consumo de ATP. A figura 2ilustra o processo de osmose em células animais e vegetais. Apresença de parede celular de natureza celulósica em vegetaisevita a lise da célula, embora as leis que regem o deslocamentode água sejam as mesmas em ambos os tipos celulares – a águaé deslocada a favor do seu gradiente do meio hipotônico para omeio hipertônico.

QUESTÃO 10

O processo de coagulação do sangue decorre de uma sequênciade reações encadeadas. Inicia-se com a liberação de tromboplastinapelas plaquetas. Essa enzima catalisa a transformação daprotrombina em trombina na presença de cálcio e vitamina K.A trombina, então catalisa a transformação do fibrinogênio presenteno plasma sanguíneo em uma rede de proteínas filamentosas,denominadas fibrina. Então, os glóbulos são retidos nessa rede,formando o trombo que evita a continuidade do sangramento.

QUESTÃO 13

A oxigenação da massa viabiliza a respiração aeróbia dofungo Saccharomyces. A oxigenação total e aeróbia de umamolécula de glicose gera seis moléculas de gás carbônico,enquanto a oxigenação parcial e anaeróbia ou fermentação geraapenas duas, portanto a massa que cresce mais, estufada pelogás carbônico, é a do padeiro N, que viabilizou a respiraçãodesses organismos anaeróbios facultativos.

QUESTÃO 01O processo que diferencia o RNA recém-transcrito – RNA

pré mensageiro – do RNAm é o splicing – remoção dos íntronse recombinação dos éxons , podendo gerar diferentes tipos deRNAm, e consequente variação genética de caracteres,configurando o splicing alternativo.

Mutações gênicas são alterações na sequência denucleotídeos do gene e podem ser silenciosas se o códonmutante for sinônimo do original, revelando que o códigogenético é redundante. São 64 códons para apenas 20 tipos deaminoácidos, portanto cada tipo de aminoácido pode sercodificado por mais de um códon.

QUESTÃO 03As aves e os mamíferos – inclusive os humanos – são as duas

únicas classes de animais homeotérmicos. A condição de homoou endotermia resulta da interação de fatores termorreguladores.O centro hipotalâmico regula o processo de luta contra o frioatravés de vasoconstricção aumento do metabolismo basal,tiritação e arrepio, visando a geração de calor. Na luta contra ocalor o metabolismo declina, ocorre vasodilatação e estímulo dasecreção sudorípara. Uma tela adiposa subcutânea funciona comoisolante térmico nesses animais.

Temperaturas muito elevadas desnaturam as enzimas,catalisadores de natureza proteica essenciais ao metabolismocelular, portanto a deformação dessas proteínas por rompimentodas ligações de hidrogênio inviabilizam as reações químicascelulares.

QUESTÃO 11A doença de Huntington é uma característica monogênica,

condicionada por um gene autossômico, dominante e letal emdose simples.

A probabilidade de o casal ter filhos portadores do gene éde 50%

A fórmula cariotípica do homem é normal, 44A + XY, emboragenotipicamente seja anômalo.

QUESTÃO 12No curso da evolução bactérias e humanos estabeleceram

interações harmônicas e desarmônicas. Relações deprotocooperação da microbiota que se abriga e nutre nointestino e produz vitaminas K B12 Tiamina e Riboflavina, alémde evitarem a proliferação de bactérias patogênicas, revelaminterações harmônicas. Algumas são apenas comensais, abrigam-se e nutrem-se sem causar danos nem benefícios. De formadesarmônica, o parasitismo de alguns desses organismosocasiona doenças que acometem diversos sistemas como atuberculose, cólera, tétano e outras.

Plantas são organismos autótrofos fotossintetizantes, por issoocupam o primeiro nível trófico das cadeias alimentares, via deacesso de energia nos sistemas vivos e responsáveis pelo aportede oxigênio atmosférico. Os humanos são organismosheterótrofos, consumidores da matéria orgânica e do oxigêniooferecidos pelos produtores, os mantenedores da biosfera.

QUESTÃO 01Herança autossômica cujos genótipos podem ser,

HbA/HbA, HbA/HbS HbS/HbS

NORMAIS AFETADO

A expressão fenotípica pode ser avaliada no nível molecular,caso em que a relação alélica é de codominância, pois os doisalelos se manifestam igualmente (o indivíduo heterozigotoapresenta hemoglobina normal e hemoglobina defeituosa).

Quando a expressão fenotípica é avaliada no nível sistêmico,a relação alélica é de dominância (condição normal) erecessividade (manifestar a doença), pois só o indivíduohomozigoto para o alelo HbS manifesta a doença.

Page 69: Revisao 2013-2 (1)

69

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

Indivíduos falcêmicos têm maior chance de morrer dessadoença. Já os indivíduos normais têm maior probabilidade demorrer de malária. Os heterozigotos levam vantagem empopulações onde haja o patógeno da malária e o seu transmissor,tendo a sua sobrevivência e reprodução preservadas. A situaçãoé um exemplo clássico de seleção natural com vantagem doheterozigoto.

QUESTÃO 02O sistema de Woese admite três domínios: Arquebactéria,

Eubactéria e Eucária. O texto contempla dois desses domínios –Eubactéria que inclui as bactérias, e o domínio Eucária que incluitodos os eucariontes, no caso protozoários, fungos e o própriohomem. O sistema foi definido com base em semelhanças ediferenças nas sequências nucleotídicas do RNAr (ribossomal).O RNAr de bactérias mostra mais semelhanças entre si quandocomparado ao dos eucariontes.

A organização celular não tem destaque nesse sistema, poisbactérias e arqueobactérias são ambos organismos procariotos,mas pertencem a domínios distintos.

QUESTÃO 08Em 3 ocorre a síntese proteica ou seja a “tradução da

mensagem genética”. No caso específico está sendo usada ainformação genética do vírus na forma de RNA que funcionatambém como RNAm. No processo, essas moléculas se unem aoribossomo (1º à subunidade menor que, após algumas interações,se associa à subunidade maior) que se acopla no retículoendoplasmático rugoso onde ocorre a síntese da cadeiapolipeptídica, usando o RNAt, os aminoácidos e o sistemaenzimático (aminoacil – RNAt) e energia da célula. Vale ressaltara especificidade dos RNAt a cada aminoácido e a relação códon(trina no RNAm) e anticódon (trinca complementar no RNAt),que define a sequência de aminoácidos da proteína viral.

Na falta de maquinaria metabólica própria, os vírus utilizamas estruturas celulares para realizar tanto a síntese de proteínasquanto a replicação do seu material genético, desviando asfunções da célula hospedeira para o seu próprio benefício, oque justifica a natureza parasitária dos vírus.

QUESTÃO 11

O oxigênio, O2(aq), ao receber elétrons no processo deoxirredução, atua como agente oxidante.

O valor do potencial-padrão de redução indica a propriedaderedox das espécies envolvidas. Assim, quanto mais positivo ovalor de E0, mais forte é o agente oxidante. Considerando osdados apresentados, observa-se que o poder oxidante do O2(aq)aumenta na presença de íons H+, no meio aquoso, ou seja, como pH < 7. Ou adição de íons H+, ao sistema em equilíbrio, deslocao equilíbrio no sentido de consumir o O2(aq).

A transferência de elétrons na cadeia respiratória, emsucessivas reações de oxirredução, gera gradiente energéticoque impulsiona H+ para o espaço intermembranas e estabeleceum gradiente de pH em relação à matriz mitocondrial que ativa aATP sintetase. Então os prótons refluem para a matriz, girandoa turbina de proteínas com fosforilação de ADP e consequentesíntese de ATP.

QUESTÃO 13

A redução na capacidade de proliferação das célulassomáticas está relacionada ao encurtamento das extremidadesdos cromossomos – os telômeros – ao longo das divisõescelulares, o que não ocorre nas células germinativas.

Esse encurtamento se deve ao modo de replicação do DNAque exige segmentos maiores de DNA – problema resolvidocom a enzima telomerase capaz de alongar a extremidadepermitindo a sua replicação total. Na falta dessa enzima, o queocorre a partir de certo período da vida, esse alongamento nãose faz, acarretando um encurtamento progressivo dos telômeros.Com isso, vai sendo perdida tanto a integridade doscromossomos quanto informação genética próxima a essasextremidades cromossômicas. O resultado é a redução dasfunções celulares, danos genéticos, dentre outros, que somadosresultam no envelhecimento.

QUESTÃO 01

No curso da evolução bactérias e humanos estabeleceraminterações harmônicas e desarmônicas. Relações deprotocooperação da microbiota que se abriga e nutre nointestino e produz vitaminas K, B12, Tiamina e Riboflavina, alémde evitarem a proliferação de outras bactérias patogênicas,revelam interações harmônicas, com benefício mútuo entrehumanos e esses micro-organismos. Algumas são apenascomensais, abrigam-se e nutrem-se sem causar danos nembenefícios.

QUESTÃO 02

O vírus da hepatite B é um patógeno cujo material genéticohereditário é DNA, podendo, entretanto, apresentar tambémRNA. Após reconhecimento e inserção do capsídeo na célulainfectada – o hepatócito – o DNA é duplicado e transcrito porenzimas da célula. Em seguida é transcrito e traduzido porribossomos da célula que sintetizam as proteínas da cápsula eenvelope virais. O HIV é um retrovírus , possui RNA e a enzimaTranscriptase Reversa que catalisa a síntese de DNA a partir domolde de RNA. O DNA produzido é inserido no genoma dacélula, viabilizando a transcrição. O RNAm produzido é traduzidoem proteínas virais pelos ribossomos celulares. Parte do RNAproduzido é encapsulado e envelopado gerando novos vírus.

QUESTÃO 03

Vírus são sistemas acelulares supramoleculares, cujo materialgenético – DNA e/ou RNA - é passível de mutações, alteraçõesque ocasionam variabilidade genética nas cepas virais. Osantivirais protagonizam um processo seletivo preservando asformas virais resistentes que, ao se reproduzirem, geram novascepas virais resistentes.

Page 70: Revisao 2013-2 (1)

70

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

QUESTÃO 01

A teoria neodarwinista fundamenta-se em variação genética e seleção natural. Com base em tais fundamentos, o domínioBactéria, dotado de grande diversidade de processos metabólicos bioenergéticos, revela incontestável sucesso evolutivo. Nessecontexto destacam-se a fotossíntese aeróbia, ensaiada sob a forma anaeróbia através das sulfobactérias e efetivada pelascianobactérias; e a respiração aeróbia, oportunizada pela presença de oxigênio derivado da fotossíntese. Outra característica dasbactérias que justifica tamanho potencial evolutivo é a estratégia reprodutiva em exponencial através de amitose, assegurando amanutenção das espécies do Domínio.

QUESTÃO 02

O estabelecimento da célula eucariótica decorreu de eventos cruciais dentre os quais se destacam as endossimbioses queculminaram com o surgimento de parte dos orgânulos citoplasmático. As mitocôndrias e os cloroplastos são as duas maioresevidências da vida procariótica primitiva no citoplasma do eucarionte. Ribossomos idênticos, compartilhamento de genes esemelhanças estruturais e fisiológicas entre cianobactérias e bactérias aeróbias atuais revelam a origem respectivamente doscloroplastos e mitocôndrias através de simbiose, por englobamento, durante a formação do eucarionte ancestral.

QUESTÃO 03

Organismos autótrofos obtêm matéria, sob a forma inorgânica, do meio abiótico. O nitrogênio – elemento essencial para aprodução de proteínas e ácidos nucleicos na construção da biosfera – é fixado do meio abiótico sob a forma de gás nitrogênio,amônia, nitritos e nitratos. A fixação – absorção e transformação de nitrogênio em amônia – e a nitrificação – transformação emnitritos e nitratos – são processos realizados exclusivamente por bactérias Rizobium, Cianobactérias, Nitrosomonas e Nitrobacter.Algas e vegetais, embora autótrofos, são dependentes desse microbiota existente no solo e água para a construção da biomassae posterior transferência nas redes tróficas dos ecossistemas.

QUESTÃO 07

QUESTÃO 8A produção da urina final envolve duas etapas da fisiologia do néfron: a filtração e a reabsorção. A filtração consiste na

passagem rápida e sob alta pressão do plasma sanguíneo do glomérulo para a cápsula do néfron, originando a urina inicial oufiltrado que se compõe de água, sais, glicose, aminoácidos,ureia, vitaminas, colesterol, drogas. A reabsorção é um processoseletivo que promove o retorno das substâncias ainda úteis ao organismo, através da arteríola eferente. A água retorna sempre porosmose , mas os sais, a glicose e os aminoácidos são reabsorvidos ao longo do néfron por transporte passivo – difusão facilitada– e ativo, constituindo a urina final que será eliminada.

FIBRINA

Ca 2+ Vit. K

Ca 2+ Vit. KTROMBOPLASTINA

FÍGADO

PROTROMBINA

PLAQUETAS

TROMBINA

FIBRINOGÊNIO

FÍGADO

Page 71: Revisao 2013-2 (1)

71

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

QUESTÃO 01

Os primatas constituem uma ordem da classe mammalia.Acredita-se que tenham surgido por volta de 70 milhões deanos atrás.

O cladograma revela que os lêmures constituem o grupomais antigo de primatas que habitam o planeta, pois divergiramdo primata ancestral há cerca de 55 milhões de anos, emantiveram-se até os dias atuais. Os hominoides, família queinclui gibões, orangotangos, gorilas, chimpanzés e homem,surgiram há cerca de 20 milhões de anos e inclui os dois gruposde primatas que apresentam o maior grau de parentescoevolutivo – homem e chimpanzé – que divergiram emcladogênese de um ancestral comum há apenas 5 milhões deanos.

QUESTÃO 02

O estômago é uma bolsa de paredes musculosas e de mucosaglandular cujas células principais secretam as enzimas do sucogástrico e as parietais são responsáveis pela produção do ácidoclorídrico, importante componente do suco estomacal, tornando-o fortemente ácido. Nesse meio, o pepsinogênio é ativado,transformando-se em pepsina – enzima que catalisa a hidróliseparcial das proteínas do bolo alimentar com ação ótima em pH 2.Vale ressaltar a ação bactericida do HCl evitando a proliferaçãode micro-organismos patogênicos, e a atividade corrosiva nasuperfície alimentar facilitando a atividade enzimática.

QUESTÃO 07

A situação indicada pela seta I é a primeira exposição doorganismo ao antígeno, ou infecção primária, enquanto a II é asegunda exposição ou exposição secundária.

Quando patógenos invadem primariamente o organismo, osmacrófagos fagocitam e apresentam os antígenos ao linfócito Tauxiliar ou célula CD4. Os linfócitos T unem-se ao macrófago esão estimulados a multiplicar-se por ação da interleucina liberada.Um exército de linfócitos T ativam os linfócitos B, que semultiplicam e diferenciam em plasmócitos para produziranticorpos específicos, sendo o G o tipo mais ativo no combateàs infecções. Parte dos linfócitos B e T diferenciam-se em célulasde memória que podem durar anos ou até toda a vida doindivíduo, preservando a capacidade de responder a umainfecção secundária. Ao reconhecer o antígeno, as células dememória se multiplicam e, em curto intervalo de tempo, um exércitode plasmócitos está apto a produzir anticorpos, configurando aresposta secundária, mais rápida e intensa.

QUESTÃO 08

O padrão de herança associado à doença é autossômicomonogênico recessivo. Revela-se a partir dos cruzamentos emque pais normais originam filhos afetados. Conclui-se, portanto,que os pais normais são heterozigotos e a condição anômala,homozigota recessiva.

QUESTÃO 02A expressão “invasões biológicas” è utilizada para denominar

o deslocamento de organismos, ocasionado por ação antrópicae de modo aleatório, de um ecossistema para o outro. O textorevela que as embarcações, seja em água de lastro ou incrustadosno casco, são importantes vetores desses invasores. A ausênciade controle biológico do predador e de resistência ambientalcontra espécies exóticas, favorece a expressão do potencialbiótico e consequente reprodução em exponencial. Novasinterações harmônicas e desarmônicas se estabelecem comrepercussão no equilíbrio do ecossistema.

QUESTÃO 03

Mioglobina e hemoglobina são cromoproteínas conjugadascujo grupo prostético é um anel porfirínico com o íon ferrosoFe2+ mergulhado na porção hidrofóbica. A mioglobina é umaproteína que transporta oxigênio dentro da fibra muscular epossui uma só cadeia de 153 aminoácidos e o grupo prostético,ligando-se a uma só molécula de oxigênio. Por isso, comodemonstra o gráfico, é o pigmento com maior grau de saturaçãoem baixas pressões de oxigênio, já que para saturar uma moléculade mioglobina só é necessária uma molécula de O2; já ashemoglobinas são tetraméricas e para serem saturadasnecessitam de maior pressão de O2. A hemoglobina “A” temduas cadeias α e duas β, enquanto a hemoglobina fetal possuiduas cadeias α e duas h. A diferença de afinidade pelo oxigêniodeve-se à conformação tridimensional distinta das duasmoléculas e ao fato de a HbA associar-se ao DPG(difosfoglicerato), molécula que diminui a afinidade pelo O2 eaumenta a descarga do gás nas células. Ao nível da placenta, éentão possível que a hemoglobina fetal desloque o oxigênio dahemoglobina A materna, mesmo em condição de baixo teor deoxigênio.

Page 72: Revisao 2013-2 (1)

72

2013Salvador/Revisões 2013/Revisão Bahiana_2013.2/20130419_Biologia.pmd - ane

QUESTÃO 08Os genótipos possíveis para um indivíduo do grupo sanguíneo A, considerando apenas a genética do sistema ABO, são

IA IA e IA i.Quanto aos pais desse indivíduo, pelo menos um deles deve ter o alelo IA em seu genótipo, podendo o outro ter qualquer

genótipo exceto IBIB, pois inviabilizaria a formação de um zigoto com as combinações para sangue A.

QUESTÃO 09Os cabelos se originam do tecido epitelial epidérmico, que se caracteriza por apresentar células poliédricas, justapostas com

pouca ou nenhuma substância intercelular e rico em estruturas juncionais como os desmossomos, união gap, interdigitações eezônula de adesão, além do glicocálix. Trata-se de um tecido avascularizado, sendo nutrido por difusão de substâncias doscapilares sanguíneos que irrigam o tecido conjuntivo adjacente, através da lâmina basal glicoproteica.

QUESTÃO 01

Comentário: O casal deseja mais um filho – uma menina – e há possibilidade de essa menina ser afetada. Então calcula-se aprobabilidade de nascer uma menina e, em seguida, a possibilidade de ser afetada.

XYx XXHbAHbS x HbAHbSHbA – gene normal

XX, XX, XY, XYHbAHbA, HbAHbS, HbAHbS, HbSHbSHbS – gene da falcemia

P(menina afetada) = ½ x ¼ = 1/8Percentual = 1/8 x 100 = 12,5%

QUESTÃO 02

Comentário: O produto de um gene é a proteína traduzida. A sequência de aminoácidos da proteína é estabelecida pela sequênciade nucleotídeos do gene. Para responder a essa questão, o aluno deve organizar um esquema que revele a mutação por substituiçãono gene original e a consequente substituição do aminoácido glutamato por valina.

Gene da cadeia beta da Hemoglobina

NORMAL (HbA) MUTANTE (HbS)DNA CTT CATRNAm(códon) GAA GUARNAt(anti-códon) CUU CAUAminoácido glutamato valina

QUESTÃO 08

• O gráfico representa a variação da pressão sanguínea durante a atividade cardíaca. Os picos indicados em I correspondem àpressão de sístole ou contração ventricular e em II, a pressão de diástole ou relaxamento do ventrículo.

• O vaso A representa as artérias, pois sendo eferentes em relação ao coração, recebem sangue bombeado diretamente peloventrículo durante o movimento de sístole ou contração. A pressão nas artérias durante a sístole ventricular é máxima, oscilandoentre 120 mmHg e 130 mmHg, como demonstra a curva representada no período A.

QUESTÃO 11

O transporte ativo dos íons Na+ e K+, mediado por uma bomba – a Na+ K+ atpase – mantém os meios intra e extracelulardistintos. O deslocamento dos íons contra o gradiente de concentração exige a fosforilação da bomba a partir do ATP celular emantém a membrana polarizada por diferente distribuição de cargas. O estímulo abre os canais de Na+ provocando sua entrada nacélula despolarizando a membrana – potencial de ação. Os canais de Na+ se fecham e abrem-se os canais de K+ iniciando arepolarização que se efetiva por ação da bomba que transporta o sódio para fora e o potássio para dentro, sob alto custo energético.O impulso é, portanto, uma onda eletroquímica que percorre a membrana do neurônio.

½ ¼