resumo das caracterÍsticas do...

38
6 ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

Upload: phunglien

Post on 18-Jan-2019

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

6

ANEXO I

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

Page 2: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

7

1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO

Fabrazyme 35 mg, pó para concentrado para solução para perfusão.

2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Cada frasco para injectáveis de Fabrazyme contém um valor nominal de 35 mg de agalsidase beta. Após reconstituição, em 7,2 ml de água para injectáveis cada frasco para injectáveis de Fabrazyme contém 5 mg/ml (35 mg/7 ml) de agalsidase beta. A solução reconstituída deve ser diluída posteriormente (ver secção 6.6).

A agalsidase beta é uma forma recombinante da α-galactosidase e é produzida por tecnologia de DNA recombinante utilizando culturas de células de mamífero de ovário de Hamster Chinês (CHO). A sequência de aminoácidos da forma recombinante, assim como a sequência nucleotídica que a codificou, são idênticas à forma natural da α-galactosidase.

Excipientes, ver 6.1.

3. FORMA FARMACÊUTICA

Pó para concentrado para solução para perfusão.

4. INFORMAÇÕES CLÍNICAS

4.1 Indicações terapêuticas

Fabrazyme está indicado para a terapêutica de substituição enzimática prolongada em doentes com um diagnóstico confirmado de doença de Fabry (deficiência da α-galactosidase A).

Page 3: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

8

4.2 Posologia e modo de administração

O tratamento com Fabrazyme deve ser efectuado sob a supervisão de um médico com experiência no tratamento e cuidados de doentes com a doença de Fabry ou com outras doenças metabólicas hereditárias.

A dose recomendada de Fabrazyme é de 1 mg/kg de peso corporal, administrada uma vez cada 2 semanas sob a forma de uma perfusão intravenosa. Para mais instruções ver secção 6.6.

1.

O ritmo inicial de perfusão não deve ser superior a 0,25 mg/min (15 mg/hora). Depois da tolerância do doente estar bem estabelecida, o ritmo de perfusão pode ser aumentado gradualmente nas perfusões subsequentes. Contudo, o período de tempo total de perfusão não deve ser inferior a 2 horas para minimizar o potencial de ocorrência de reacções de hipersensibilidade.

Não são necessários ajustes posológicos em doentes com insuficiência renal.

Não foram realizados estudos em doentes com insuficiência hepática.

A segurança e a eficácia de Fabrazyme não foram estabelecidas em crianças com menos de 16 anos e em doentes com mais de 65 anos e, presentemente, não se pode recomendar um regime posológico nestes doentes.

Page 4: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

9

4.3 Contra-indicações

Hipersensibilidade com risco de vida (reacção anafiláctica) à substância activa ou a qualquer dos excipientes.

4.4 Advertências e precauções especiais de utilização

No ensaio clínico de fase 3, 83% dos doentes desenvolveram anticorpos IgG contra à agalsidase beta, assim é de se esperar que a maioria dos doentes faça uma seroconversão com o tratamento.

Os doentes com anticorpos contra agalsidase beta têm um risco mais elevado de reacções de hipersensibilidade (ver secção 4.8).

Os doentes, que desenvolverem anticorpos ou apresentarem sintomas de hipersensibilidade à agalsidase beta, devem ser tratados com precaução quando se torna a administrar agalsidase beta.

Como com qualquer produto proteico intravenoso, são possíveis reacções de hipersensibilidade do tipo alérgico. Os doentes que tiveram reacções de hipersensibilidade quando tratados com agalsidase beta durante os ensaios clínicos, continuaram a terapêutica após redução do ritmo de perfusão e pré-tratamento com anti-histamínicos, paracetamol, ibuprofen e/ou corticosteróides.

Aproximadamente metade dos doentes tiveram efeitos adversos relacionados no dia da perfusão.

O quadro seguinte dá uma orientação sobre as medidas terapêuticas que devem ser tomadas em doentes que sofrem reacções de hipersensibilidade.

Gravidade e frequência da reacção

Reacção única ligeira a moderada ou reacção recorrente ligeira a moderada

Reacção única grave ou reacção recorrente moderada a grave

Page 5: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

10

Regime pré-tratamento

Aproximadamente 1 h antes da perfusão:

- Anti-histamínicos

- Paracetamol/ Ibuprofen

Aproximadamente 12 h, 6 h e 1 hora antes da perfusão:

- Corticosteróides*

Aproximadamente 1 h antes da perfusão:

- Anti-histamínicos

- Paracetamol/ Ibuprofen

Ritmo da perfusão

~0,15 mg/min (10 mg/h)*

~0,15 mg/min (10 mg/h)*

*Se a perfusão prosseguir sem incidentes, pode tomar-se em consideração o aumento gradual dos ritmos de perfusão e a redução da pré-medicação.

Caso ocorram reacções alérgicas ou do tipo anafiláctico graves, deve considerar-se a interrupção imediata da administração de Fabrazyme e tem de se iniciar um tratamento apropriado. Devem ser seguidas as normas médicas correntes para o tratamento de emergências.

Não foram realizados estudos para avaliar os efeitos potenciais de Fabrazyme para alterar a fertilidade.

Page 6: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

11

4.5 Interacções medicamentosas e outras formas de interacção

Não foram realizados quaisquer estudos de metabolismo in vitro. Com base no seu metabolismo é pouco provável que agalsidase beta seja um candidato a interacções medicamentosas mediadas pelo citocromo P450.

Fabrazyme não deve ser administrado com cloroquina, amiodarona, benoquin ou gentamicina devido ao risco teórico de uma actividade da α-galactosidase intracelular inibida.

4.6 Gravidez e aleitamento

Não existem dados suficientes sobre a utilização de agalsidase beta em mulheres grávidas. Os estudos em animais são insuficientes para determinar os efeitos sobre a gravidez, o desenvolvimento embrionário/fetal, parto o desenvolvimento pós-natal (ver secção 5.3). Desconhece-se o risco potencial para o ser humano.

Fabrazyme não deve ser utilizado durante a gravidez, a menos que tal seja claramente necessário.

A agalsidase beta pode ser excretada no leite. Como não existem dados disponíveis sobre os efeitos em recém-nascidos expostos à agalsidase beta através do leite materno, recomenda-se parar a amamentação quando se utiliza Fabrazyme.

4.7 Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas

Não foram estudados os efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas com Fabrazyme.

4.8 Efeitos indesejáveis

As reacções adversas ao fármaco (ADRs) reportadas como estando relacionadas com Fabrazyme, num total de 58 doentes tratados durante 12 meses estão indicadas por sistema órgão classe (muito comuns: > 10%, comuns: 5-10%) no quadro abaixo. As ADRs, na sua maioria, tiveram uma gravidade ligeira a moderada.

Corpo como um todo – distúrbios gerais

Page 7: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

12

Muito

comuns:

Arrepios, sensação de alteração da temperatura, dores nas extremidades

Comuns:

Dor torácica, fadiga, dores de costas, dor

Distúrbios do sistema respiratório

Muito comuns

Rinite, dispneia

Comuns Broncospasmo, aperto na garganta

Distúrbios do sistema gastrointestinal

Muito comuns:

Náuseas, vómitos

Comuns: Dores abdominais

Distúrbios do sistema nervoso central e periférico

Muito comuns:

Cefaleias, tremores

Comuns: Parestesia

Distúrbios cardiovasculares, gerais

Muito comuns:

Edema das extremidades, hipertensão

Distúrbios do sistema músculo-esquelético

Muito comuns:

Mialgias

Distúrbios da frequência e ritmo cardíaco

Comuns: Taquicardia

Distúrbios psiquiátricos

Comuns: Sonolência

Distúrbios dos eritrócitos

Comuns: Anemia

Page 8: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

13

Distúrbios da pele e anexos

Comuns: Prurido

Distúrbios do sistema urinário

Comuns: Albuminúria

Distúrbios vasculares (extra-cardíacos)

Comuns: Rubores

Distúrbios da visão

Comuns: Visão anormal

Cerca de metade dos doentes tiveram ADRs relacionadas no dia da perfusão. Estas reacções consistiram, na sua maioria, em febre/calafrios. Sintomas adicionais incluíram hipersensibilidade, como por exemplo, reacções acompanhadas de dispneia, aperto na garganta, opressão no peito, rubor da face, prurido, urticária, rinite, constrição dos brônquios, taquipneia e/ou sibilos ligeiros a moderados; sintomas cardiovasculares, incluindo hipertensão, taquicardia, palpitações moderadas; sintomas gastrointestinais incluindo dor abdominal, náusea, vómitos; dor relacionada com a perfusão incluindo dor nas extremidades, mialgias, e cefaleias.

As reacções de hipersensibilidade resolveram-se com a redução da velocidade da perfusão, juntamente com a administração de anti-inflamatórios não esteróides, anti-histamínicos e corticosteróides.

A maioria destas ADRs relacionadas com a perfusão podem ser atribuídas à formação de anticorpos IgG e/ou activação do complemento; não foram detectados anticorpos IgE.

4.9 Sobredosagem

Não foram comunicados casos de sobredosagem. Nos ensaios clínicos foram utilizadas doses até 3 mg/kg de peso corporal.

5. PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS

Page 9: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

14

5.1 Propriedades farmacodinâmicas

Grupo farmacoterapêutico: Produto do tracto alimentar e do metabolismo – Enzimas. código ATC: A16AB04 agalsidase beta (solicitado).

A doença de Fabry é caracterizada pela deficiência de α-galactosidase, uma hidrolase lisosómica que catalisa a hidrólise dos glicoesfingolípidos, especialmente da globotriaosilceramida (GL-3), em galactose terminal e di-hexósido de ceramida. A actividade diminuída ou ausente da α-galactosidase origina a acumulação de GL-3 em muitos tipos celulares incluindo as células endoteliais e parenquimatosas

A base racional para a terapêutica de substituição enzimática é de restabelecer um nível de actividade enzimática suficiente para hidrolisar o substrato acumulado. Após perfusão intravenosa, a agalsidase beta é rapidamente removida da circulação e é captada pelo endotélio vacular e pelas células parenquimatosas nos lisosomas, provavelmente através dos receptores da manose-6-fosfato, da manose e da asialoglicoproteína.

Num ensaio clínico controlado com placebo, Fabrazyme foi eficaz na eliminação da GL-3 do endotélio vascular do rim após 20 semanas de tratamento, tal como avaliado por microscopia óptica. Esta depuração foi obtida em 69% (20/29) dos doentes tratados com Fabrazyme, mas em nenhum dos doentes com placebo (p<0,001).

Estes resultados foram confirmados por análise interina de uma extensão de um ensaio aberto, controlado com placebo, no qual os doentes de ambos os grupos de randomização receberiam Fabrazyme durante mais 18 meses. Os doentes, a receber placebo, analisados após terem recebido tratamento durante 6 meses, conseguiram eliminar a GL-3 do endotélio vascular do rim. Os doentes que continuaram a receber Fabrazyme mantiveram ou melhoraram ainda mais a eliminação da GL-3 após 1 ano de tratamento.

Os resultados da avaliação histológica efectuada em diversos tipos celulares confirmaram que a GL-3 é eliminada, apesar de poderem ser necessários períodos de tratamento mais prolongados para obter a depuração completa em alguns tipos celulares.

As análises de eficácia clínica e laboratorial no ensaio clínico controlado com placebo e no seu prolongamento incluíram avaliação da dor (Short Form McGill), questionário sobre a qualidade de vida (SF-36), função renal e GL-3 plasmática. Foi observada uma certa melhoria na classificação da dor nos primeiros seis meses, tanto no grupo do placebo como no grupo submetido ao tratamento activo. No grupo submetido ao tratamento activo, a classificação de dor melhorada estabilizou durante os 6 meses seguintes de tratamento. As classificações da qualidade de vida melhoraram ligeiramente durante o primeiro ano de tratamento. A função renal determinada pela taxa de filtração glomerular, pela creatinina

Page 10: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

15

sérica e pela cistatina C permaneceu estável com o tratamento até um ano. Os níveis plasmáticos da GL-3 normalizaram rapidamente com o tratamento.

5.2 Propriedades farmacocinéticas

Após administração intravenosa de agalsidase beta em doses de 0,3 mg, 1 mg e 3 mg/kg de peso corporal, os valores da AUC aumentaram proporcionalmente à dose, mais do que seria de esperar, devido a uma diminuição da depuração, indicando uma depuração saturada. O tempo de eliminação de semi-vida foi dependente da dose e variou entre 45 e 100 minutos. Após administração intravenosa de agalsidase beta com um tempo de perfusão de cerca de 300 minutos e numa dose de 1mg/kg de peso corporal, duas vezes por semana, a concentração plasmática média Cmax variou entre 2000-3500 ng/ml, enquanto que a AUCinf variou entre 370-780 μg.min/ml. A Vss variou entre 0,12-0,57 l/kg, a depuração plasmática variou entre 1,7-4,9 ml/min/kg e a semivida de eliminação média variou entre 80-120 minutos. A agalsidase beta é uma proteína que é metabolizada por hidrólise peptídica. Consequentemente, pensa-se que uma função hepática alterada não afectará a farmacocinética de agalsidase beta de um modo clinicamente significativo. A eliminação renal de agalsidase beta é considerada uma via menor para a depuração.

5.3 Dados de segurança pré-clínica

Os dados pré-clínicos não revelaram qualquer risco especial para humanos em estudos de farmacologia da segurança, de toxicidade com dose única e de toxicidade com doses repetidas. Não se prevê um potencial genotóxico e carcinogénico. Não existem dados adequados sobre toxicidade da reprodução.

6. INFORMAÇÕES FARMACÊUTICAS

6.1 Lista dos excipientes

Manitol

Fosfato de sódio monobásico mono-hidratado

Fosfato de sódio dibásicos hepta-hidratado

6.2 Incompatibilidades

Page 11: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

16

Na ausência de estudos de compatibilidade, Fabrazyme não deve ser misturado com outros medicamentos na mesma perfusão.

6.3 Prazo de validade

18 meses.

6.4 Precauções especiais de conservação

Conservar a 2 °C – 8 °C (no frigorífico).

Soluções reconstituídas e diluídas

De um ponto de vista microbiológico, o produto deve ser utilizado imediatamente. No caso de não ser utilizado imediatamente, a conservação e condições durante o uso, antes da sua utilização, são da responsabilidade do utilizador e não deverão exceder as 24 horas, entre 2 ºC – 8 ºC.

6.5 Natureza e conteúdo do recipiente

Fabrazyme é fornecido em frascos para injectáveis de vidro transparente do Tipo I de 20 ml. O fecho consiste numa tampa de butilo siliconisada e num selo de alumínio com uma cápsula plástica de destacar.

Tamanhos das embalagens: 1, 5 e 10 frascos para injectáveis por caixa. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

6.6 Instruções de utilização e manipulação, e eliminação

O pó para concentrado para solução para perfusão tem de ser reconstituído com água para injectáveis, diluído com solução intravenosa de cloreto de sódio a 0,9% e depois administrado por perfusão intravenosa.

Page 12: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

17

2.

Determine o número de frascos para injectáveis que têm de ser reconstituídos com base no peso de cada doente individual e retire os frascos para injectáveis necessários do frigorífico a fim de permitir que atinjam a temperatura ambiente.

Cada frasco para injectáveis de Fabrazyme destina-se apenas a utilização única.

Utilização de uma técnica asséptica

• Reconstituição

Reconstitua cada frasco para injectáveis com 7,2 ml de água para injectáveis; evite um impacto violento da água para injectáveis sobre o pó e evite a formação de espuma na solução, misturando cuidadosamente. O volume reconstituído é de 7,4 ml contendo 5 mg de enzima/ml, e apresenta-se sob a forma de uma solução incolor e límpida. O pH da solução reconstituída é aproximadamente de 7,0.

Antes da diluição seguinte, inspeccione visualmente a solução reconstituída em cada frasco para injectáveis a presença de matéria particulada e alteração da cor. Não utilize frascos para injectáveis que apresentem partículas estranhas ou alteração da cor. Após reconstituição, recomenda-se a diluição imediata dos frascos para injectáveis.

Os produtos não utilizados ou os resíduos devem ser eliminados de acordo com os exigências locais.

• Diluição

A solução reconstituída contém 5mg de agalsidase beta por ml. Extraia 7,0 ml (igual a 35 mg) de solução reconstituída de cada frasco para injectáveis e combine os volumes extraídos. Dilua depois os volumes combinados com solução intravenosa de cloreto de sódio a 0,9% até perfazer um volume final recomendado de 500 ml. Misture cuidadosamente a solução para perfusão.

• Administração

3. O RITMO INICIAL DE PERFUSÃO NÃO DEVE SER SUPERIOR A 0,25 MG/MIN (15 MG/HORA). DEPOIS DA TOLERÂNCIA DO DOENTE ESTAR BEM ESTABELECIDA, O RITMO DE PERFUSÃO PODE SER AUMENTADO GRADUALMENTE NAS PERFUSÕES SUBSEQUENTES, CONTUDO, O

Page 13: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

18

PERÍODO TOTAL DE PERFUSÃO NUNCA DEVE SER INFERIOR A 2 HORAS PARA MINIMIZAR O POTENCIAL DE OCORRÊNCIA DE REACÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE.

7. TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

Genzyme B.V., Gooimeer 10, NL-1411 DD Naarden, Países Baixos

8. NÚMERO(S) DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

9. DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAÇÃO/RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO

10. DATA DA REVISÃO DO TEXTO

Page 14: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

19

ANEXO II

A. TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE FABRICO RESPONSÁVEL PELA LIBERTAÇÃO DO LOTE E FABRICANTE DA SUBSTÂNCIA ACTIVA DE ORIGEM BIOLÓGICA

B. CONDIÇÕES DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

C. OBRIGAÇÕES ESPECÍFICAS A SEREM CUMPRIDAS PELO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

Page 15: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

20

A. TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE FABRICO RESPONSÁVEL PELA LIBERTAÇÃO DO LOTE E FABRICANTE DA SUBSTÂNCIA ACTIVA DE ORIGEM BIOLÓGICA

Nome e endereço do fabricante da substância activa de origem biológica

Genzyme Corp.

51 New York Avenue

Framingham

MA 01701-9322

E.U.A.

Nome e endereço do fabricante responsável pela libertação do lote

Genzyme Ltd.

37 Hollands Road

Haverhill

Suffolk CB9 8PU

Reino Unido

Autorização de fabrico emitida em 6 de Julho de 1999 por Medicines Control Agency, Reino Unido.

B. CONDIÇÕES DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

• CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RELATIVAS AO FORNECIMENTO E À UTILIZAÇÃO IMPOSTAS AO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

Page 16: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

21

Medicamento de receita médica restrita (ver anexo I: resumo das características do medicamento, 4.2.).

C. OBRIGAÇÕES ESPECÍFICAS A SEREM CUMPRIDAS PELO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

O titular da autorização de introdução no mercado deverá executar o programa de estudos abaixo referido dentro dos prazos indicados; os resultados desses estudos estarão na base da reavaliação anual da relação risco/benefício.

Aspectos clínicos:

As obrigações específicas impostas ao medicamento Fabrazyme serão actualizadas sempre que necessário de acordo com as disposições constantes do Protocolo de Assistência. Serão apresentados relatórios de progresso sobre as obrigações específicas, tal como previsto no procedimento do Protocolo de Assistência.

1. Em Maio de 2001, será apresentado um protocolo final com vista a prolongar o período de acompanhamento do estudo de Fase III, já apresentado, por mais 5 anos de tratamento no mínimo. O primeiro relatório de progresso será apresentado até Agosto de 2002, devendo posteriormente ser apresentado anualmente. O relatório final será apresentado logo que concluído. Proceder-se-á à recolha dos dados resultantes dos controlos históricos, a fim de compará-los.

2. Encontra-se em curso um estudo para avaliar o efeito de Fabrazyme em pacientes, quer do sexo masculino quer do sexo feminino, que sofrem de uma forma mais extensiva da doença de Fabry. Em Agosto de 2001, será apresentada uma primeira avaliação da progressão deste estudo. Com base nesta avaliação será requerido um Protocolo de Assistência a fim de reavaliar o actual protocolo e debater a possibilidade de prolongar o estudo, cujo enfoque será a evolução, incluindo a reversibilidade, da disfunção orgânica. O relatório final será apresentado logo que concluído.

3. Em Agosto de 2001, será apresentado um protocolo relativo ao estudo dos regimes posológicos de manutenção com vista à obtenção de um Protocolo de Assistência. O relatório final será apresentado logo que concluído. Enquanto se aguarda a apresentação dos relatórios sobre este estudo, o requerente compromete-se a explorar, sempre que se revelar necessário, a possibilidade de optar por regimes posológicos alternativos.

Page 17: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

22

4. Em Outubro de 2002, iniciar-se-á um estudo sobre os resultados clínicos obtidos em crianças. Em Agosto de 2001, será apresentado um pedido de Protocolo de Assistência para um ensaio deste tipo que incluirá medições farmacocinéticas. O relatório final será apresentado logo que concluído.

Page 18: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

23

ANEXO III

ROTULAGEM E FOLHETO INFORMATIVO

Page 19: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

24

A. ROTULAGEM

Page 20: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

25

INDICAÇÕES A INCLUIR NA EMBALAGEM EXTERIOR OU, CASO ESTA NÃO EXISTA, NO ACONDICIONAMENTO PRIMÁRIO

EMBALAGEM EXTERIOR 1 FRASCO

1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO

Fabrazyme 35 mg pó para concentrado para solução para perfusão.

agalsidase beta

2. DESCRIÇÃO DO(S) PRINCÍPIO(S) ACTIVO(S)

Um frasco para injectáveis de pó contém 35 mg de agalsidase beta

3. LISTA DOS EXCIPIENTES

Excipientes:

manitol

fosfato de sódio monobásico, mono-hidratado

fosfato de sódio dibásico, hepta-hidratado

4. FORMA FARMACÊUTICA E CONTEÚDO

1 frasco para injectáveis de pó para concentrado para solução para perfusão

5. MODO E VIA(S) DE ADMINISTRAÇÃO, SE NECESSÁRIO

Via intravenosa.

Page 21: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

26

6. ADVERTÊNCIA ESPECIAL DE QUE O MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE E DA VISTA DAS CRIANÇAS

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

7. OUTRAS ADVERTÊNCIAS ESPECIAIS, SE NECESSÁRIO

Leia o folheto informativo antes de utilizar.

8. PRAZO DE VALIDADE

VAL. {mês/ano}

9. CONDIÇÕES ESPECIAIS DE CONSERVAÇÃO

Conservar a 2 °C – 8 °C (no frigorífico).

10. CUIDADOS ESPECIAIS QUANTO À ELIMINAÇÃO DO MEDICAMENTO NÃO

UTILIZADO OU DOS RESÍDUOS PROVENIENTES DESSE MEDICAMENTO, SE FOR CASO DISSO

Apenas para utilização única.

Toda a solução não utilizada deve ser eliminada.

11. NOME E ENDEREÇO DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

Titular da autorização de introdução no mercado:

Genzyme B.V.

Gooimeer 10

Page 22: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

27

NL-1411DD Naarden

Países Baixos

12. NÚMERO(S) DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

EU/0/00/000/000

13. NÚMERO DO LOTE DE FABRICO

Lote{número}

14. CLASSIFICAÇÃO GERAL RELATIVA AO FORNECIMENTO

Medicamento sujeito a receita médica.

15. INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO

Page 23: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

28

INDICAÇÕES A INCLUIR NA EMBALAGEM EXTERIOR OU, CASO ESTA NÃO EXISTA, NO ACONDICIONAMENTO PRIMÁRIO

EMBALAGEM EXTERIOR 5 FRASCOS

1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO

Fabrazyme 35 mg pó para concentrado para solução para perfusão.

agalsidase beta

2. DESCRIÇÃO DO(S) PRINCÍPIO(S) ACTIVO(S)

Um frasco para injectáveis de pó contém 35 mg de agalsidase beta.

3. LISTA DOS EXCIPIENTES

Excipientes:

manitol

fosfato de sódio monobásico, mono-hidratado

fosfato de sódio dibásico, hepta-hidratado

4. FORMA FARMACÊUTICA E CONTEÚDO

5 frascos para injectáveis de pó para concentrado para solução para perfusão..

5. MODO E VIA(S) DE ADMINISTRAÇÃO, SE NECESSÁRIO

Via intravenosa.

Page 24: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

29

6. ADVERTÊNCIA ESPECIAL DE QUE O MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE E DA VISTA DAS CRIANÇAS

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

7. OUTRAS ADVERTÊNCIAS ESPECIAIS, SE NECESSÁRIO

Leia o folheto informativo antes de utilizar.

8. PRAZO DE VALIDADE

VAL. {mês/ano}

9. CONDIÇÕES ESPECIAIS DE CONSERVAÇÃO

Conservar a 2 °C – 8 °C (no frigorífico).

10. CUIDADOS ESPECIAIS QUANTO À ELIMINAÇÃO DO MEDICAMENTO NÃO

UTILIZADO OU DOS RESÍDUOS PROVENIENTES DESSE MEDICAMENTO, SE FOR CASO DISSO

Apenas para utilização única.

Toda a solução não utilizada deve ser eliminada.

11. NOME E ENDEREÇO DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

Titular da autorização de introdução no mercado:

Genzyme B.V.

Gooimeer 10

Page 25: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

30

NL-1411DD Naarden

Países Baixos

12. NÚMERO(S) DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

EU/0/00/000/000

13. NÚMERO DO LOTE DE FABRICO

Lote{número}

14. CLASSIFICAÇÃO GERAL RELATIVA AO FORNECIMENTO

Medicamento sujeito a receita médica.

15. INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO

Page 26: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

31

INDICAÇÕES A INCLUIR NA EMBALAGEM EXTERIOR OU, CASO ESTA NÃO EXISTA, NO ACONDICIONAMENTO PRIMÁRIO

EMBALAGEM EXTERIOR 10 FRASCOS

1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO

Fabrazyme 35 mg pó para concentrado para solução para perfusão.

agalsidase beta

2. DESCRIÇÃO DO(S) PRINCÍPIO(S) ACTIVO(S)

Um frasco para injectáveis de pó contém 35 mg de agalsidase beta.

3. LISTA DOS EXCIPIENTES

Excipientes:

manitol

fosfato de sódio monobásico, mono-hidratado

fosfato de sódio dibásico, hepta-hidratado.

4. FORMA FARMACÊUTICA E CONTEÚDO

10 frascos para injectáveis de pó para concentrado para solução para perfusão..

5. MODO E VIA(S) DE ADMINISTRAÇÃO, SE NECESSÁRIO

Via intravenosa.

Page 27: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

32

6. ADVERTÊNCIA ESPECIAL DE QUE O MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE E DA VISTA DAS CRIANÇAS

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

7. OUTRAS ADVERTÊNCIAS ESPECIAIS, SE NECESSÁRIO

Leia o folheto informativo antes de utilizar.

8. PRAZO DE VALIDADE

VAL. {mês/ano}

9. CONDIÇÕES ESPECIAIS DE CONSERVAÇÃO

Conservar a 2 °C – 8 °C (no frigorífico).

10. CUIDADOS ESPECIAIS QUANTO À ELIMINAÇÃO DO MEDICAMENTO NÃO

UTILIZADO OU DOS RESÍDUOS PROVENIENTES DESSE MEDICAMENTO, SE FOR CASO DISSO

Apenas para utilização única.

Toda a solução não utilizada deve ser eliminada.

11. NOME E ENDEREÇO DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

Titular da autorização de introdução no mercado:

Genzyme B.V.

Gooimeer 10

Page 28: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

33

NL-1411DD Naarden

Países Baixos

12. NÚMERO(S) DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

EU/0/00/000/000

13. NÚMERO DO LOTE DE FABRICO

Lote{número}

14. CLASSIFICAÇÃO GERAL RELATIVA AO FORNECIMENTO

Medicamento sujeito a receita médica.

15. INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO

Page 29: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

34

INDICAÇÕES MÍNIMAS A INCLUIR EM PEQUENAS UNIDADES DE ACONDICIONAMENTO PRIMÁRIO

1 FRASCO

1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO E VIA(S) DE ADMINISTRAÇÃO

Fabrazyme 35 mg pó para concentrado para solução para perfusão.

agalsidase beta

2. MODO DE ADMINISTRAÇÃO

Via intravenosa.

3. PRAZO DE VALIDADE

VAL. : {mês/ano}

4. NÚMERO DO LOTE

Lote {número}

5. CONTEÚDO EM TERMOS DE PESO, VOLUME OU UNIDADE

Genzyme B.V.-Países Baixos

Conservar a 2 °C – 8 °C (no frigorífico).

Page 30: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

35

B. FOLHETO INFORMATIVO

Page 31: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

36

FOLHETO INFORMATIVO

Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento.

- Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

- Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O que é Fabrazyme e para que é utilizado

2. Antes de utilizar Fabrazyme

3. Como utilizar Fabrazyme

4. Efeitos secundários possíveis

5. Conservação de Fabrazyme

6. Outras informações

Fabrazyme 35 mg pó para concentrado para solução para perfusão.

Agalsidase beta

- A substância activa é a agalsidase beta, um frasco para injectáveis contém 35 mg.

- Os outros ingredientes são

- Manitol

- fosfato de sódio monobásico, mono-hidratado

- fosfato de sódio dibásico, hepta-hidratado

4. TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

Genzyme B.V., Gooimeer 10, NL-1411DD Naarden, Países Baixos.

Page 32: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

37

5. TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE FABRICO RESPONSÁVEL PELA LIBERTAÇÃO DO LOTE

Genzyme Ltd., 37 Hollands Road, Haverhill, Suffolk CB9 8PU, Reino Unido.

1. O QUE É FABRAZYME E PARA QUE É UTILIZADO

Fabrazyme é apresentado sob a forma de um pó para concentrado para solução para perfusão. A solução reconstituída deve ser diluída posteriormente. A substância activa é a agalsidase beta. Tamanhos das embalagens: 1, 5 e 10 frascos para injectáveis por caixa. Só podem ser comercializadas as embalagens de determinados tamanhos.

A agalsidase beta é uma forma da enzima humana α-galactosidase produzida pela tecnologia do DNA recombinante. A agalsidase beta é utilizada como terapêutica de substituição enzimática na doença de Fabry, na qual o nível da actividade da enzima α-galactosidase está ausente ou é inferior ao normal. Se sofrer da doença de Fabry, uma substância gorda, chamada globotriaosilceramida (GL-3), não é removida das células do seu corpo e começa a acumular-se nas paredes dos vasos sanguíneos dos órgãos.

Fabrazyme está indicado para ser utilizado na terapêutica de substituição enzimática prolongada em doentes com um diagnóstico confirmado de doença de Fabry.

2. ANTES DE UTILIZAR FABRAZYME

Não utilize Fabrazyme:

Se tiver tido uma reacção alérgica anafilática a agalsidase beta ou hipersensibilidade a qualquer um dos outros ingredientes de Fabrazyme.

Tome especial cuidado com Fabrazyme:

É de esperar que a maioria dos doentes desenvolva anticorpos com o tratamento. Se desenvolver anticorpos contra a agalsidase beta tem um risco mais elevado de efeitos secundários alérgicos (ver secção 4 “Possíveis efeitos secundários”). Se tiver um efeito

Page 33: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

38

secundário alérgico após a administração de Fabrazyme, deve contactar imediatamente o seu médico. Se ocorrerem reacções alérgicas ou do tipo anafiláctico graves, pode ser considerada a interrupção imediata da administração de Fabrazyme e um tratamento apropriado terá de ser iniciado pelo seu médico.

O quadro seguinte indica-lhe quais as medidas que o seu médico pode tomar antes de lhe administrar novamente Fabrazyme, caso tenha tido efeitos secundários alérgicos.

Gravidade e frequência da reacção

Reacção única ligeira a moderada ou reacção recorrente ligeira a moderada

Reacção única grave ou reacção recorrente moderada a grave

Regime pré-tratamento

Aproximadamente 1 h antes da perfusão:

- Anti-histamínicos

- Paracetamol/ Ibuprofen

Aproximadamente 12 h, 6 h e 1 hora antes da perfusão:

- Corticosteróides*

Aproximadamente 1 h antes da perfusão:

- Anti-histamínicos

- Paracetamol/ Ibuprofen

Ritmo da perfusão

~0,15 mg/min (10 mg/h)*

~0,15 mg/min (10 mg/h)*

*Se a perfusão prosseguir sem incidentes, pode tomar-se em consideração o aumento gradual dos ritmos de perfusão e a redução da pré-medicação.

Não foram realizados estudos para avaliar os possíveis efeitos de Fabrazyme para alterar a fertilidade.

Page 34: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

39

Utilizar Fabrazyme com alimentos e bebidas:

São improváveis as reacções com alimentos e bebidas.

Gravidez

Não se recomenda a utilização de Fabrazyme durante a gravidez. Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Aleitamento

Não se recomenda a utilização de Fabrazyme durante o aleitamento. Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas:

Não se estudaram os efeitos sobre a capacidade de conduzir e de utilizar máquinas.

Utilizar Fabrazyme com outros medicamentos:

Não se conhecem interacções com outros medicamentos.

Fabrazyme não deve ser administrado com cloroquina, amiodarona, benoquin ou gentamicina devido ao risco teórico de uma actividade da α-galactosidase intracelular diminuída.

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

3. COMO UTILIZAR FABRAZYME Instruções de utilização – reconstituição, diluição e administração

O pó para concentrado para solução para perfusão tem de ser reconstituído e diluído antes de ser administrado por perfusão intravenosa (ver informação para profissionais de saúde). Posologia para adultos e adolescentes com mais de 16 anos de idade

Page 35: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

40

A dose recomendada de Fabrazyme é de 1 mg/kg de peso corporal, administrada uma vez de 2 em 2 semanas sob a forma de uma perfusão intravenosa. (Para mais instruções sobre a posologia e número de frascos para injectáveis a reconstituir veja a secção 7 Informação para profissionais de saúde).

O tratamento com Fabrazyme deve ser efectuado sob a supervisão de um médico com experiência no tratamento e cuidados de doentes com a doença de Fabry.

Insuficiência renal e hepática:

Não são necessárias alterações da dose em doentes com insuficiência renal. Não foram efectuados estudos em doentes com insuficiência hepática.

Se for administrado mais Fabrazyme do que necessita:

Não foram reportados casos de sobredosagem com Fabrazyme. De monstrou-se que doses até 3 mg/kg de peso corporal são seguras.

Caso for esquecida uma dose (ou parte de uma dose) de Fabrazyme:

Se uma dose lhe foi parcialmente administrada ou não foi administrada, não lhe será administrada uma dose a dobrar para compensar a dose que não lhe foi administrada.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como os demais medicamentos, Fabrazyme pode ter efeitos secundários.

Foram reportados os seguintes efeitos secundários, como estando relacionados com Fabrazyme, num total de 58 doentes tratados durante 12 meses:

• Muito frequentes (≥10%): arrepios, sensação de alteração da temperatura, febre, cefaleias, tremores, náuseas, rinite, dor nas extremidades, inchaço das extremidades, vómitos, tensão arterial elevada, dores musculares, falta de ar.

• Frequentes (5-10%): dor no peito, sonolência, anemia, rubor da face, fadiga, sensação anormal ao toque (formigueiros), aumento dos batimentos cardíacos, dificuldade em

Page 36: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

41

respirar, dor abdominal, dor, palidez, dores nas costas, aperto na garganta, comichão, proteínas na urina, perturbação da visão.

Os efeitos secundários foram na sua maioria ligeiros a moderados em termos de severidade.

Aproximadamente metade dos doentes teve efeitos secundários relacionados, sugestivos de reacções do tipo hipersensibilidade, no dia da perfusão. Estas reacções consistiram, na sua maioria, em febre/arrepios. Sintomas adicionais incluíram reacções do tipo alérgico como: falta de ar, aperto na garganta, opressão no peito, face ruborizada, comichão, urticária, rinite, dificuldade em respirar, respiração rápida e/ou ruidosa, ligeiros a moderados; sintomas cardíacos e dos vasos sanguíneos incluindo hipertensão arterial, aumento da velocidade cardíaca, palpitações moderadas; sintomas do estômago e intestinos incluindo dores abdominais, náuseas, vómitos, dores relacionadas com a perfusão incluindo dores nas extremidades e dores musculares; e dores de cabeça.

Estes sintomas de tipo alérgico resolveram-se reduzindo a velocidade de perfusão juntamente com a administração de anti-inflamatórios não esteróides, anti-histamínicos e/ou corticosteróides.

Caso detecte efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. CONSERVAÇÃO DE FABRAZYME

Manter fora do alcance e da vista das crianças

Frascos para injectáveis não abertos

Conservar a 2 °C – 8 °C (no frigorífico)

Não utilize Fabrazyme após expirar o prazo de validade indicado no rótulo depois da letras ‘VAL’.

Soluções reconstituídas e diluídas

As soluções reconstituídas e diluídas são química e fisicamente estáveis até 24 horas quando conservadas a 2 ºC-8 °C (num frigorífico). De um ponto de vista microbiológico o produto

Page 37: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

42

deverá ser utilizado imediatamente. Caso não seja utilizado imediatamente, a conservação e condições durante o uso, antes da sua utilização, são da responsabilidade do utilizador, não devendo exceder as 24 horas, entre 2 ºC – 8 ºC.

Este folheto foi revisto pela última vez em…

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A informação que se segue destina-se apenas aos médicos e aos profissionais dos cuidados de saúde:

Instruções de utilização - reconstituição, diluição e administração

Determine o número de frascos para injectáveis que têm de ser reconstituídos com base no peso de cada doente individual e retire os frascos para injectáveis necessários do frigorífico a fim de permitir que atinjam a temperatura ambiente.

Fabrazyme não deve ser administrado enquanto mistura com outros medicamentos na mesma perfusão.

Utilização de uma técnica asséptica

• Reconstituição

Reconstitua cada frasco para injectáveis com 7,2 ml de água para injectáveis; evite um impacto violento da água para injectáveis sobre o pó e, mediante mistura cuidadosa, evite a formação de espuma na solução. O volume reconstituído é de 7,4 ml contendo 5 mg de enzima/ml, e apresenta-se sob a forma de uma solução incolor e límpida. O pH da solução reconstituída é aproximadamente de 7,0.

Antes da diluição seguinte, inspeccione visualmente a solução reconstituída em cada frasco para injectáveis a presença de matéria particulada e descoloração. Não utilize frascos para injectáveis que apresentem partículas estranhas ou descoloração.

Page 38: RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTOec.europa.eu/health/documents/community-register/2001/200108034352/... · RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. 7 1. DENOMINAÇÃO

43

Após reconstituição, recomenda-se a diluição imediata dos frascos para injectáveis.

Fabrazyme não contém conservantes.

Todo o produto não utilizado ou resíduos devem ser eliminados de acordo com os requisitos locais.

• Diluição

A solução reconstituída contém 5 mg de agalsidase beta por ml. Extraia 7,0 ml (igual a 35 mg)) de solução reconstituída de cada frasco para injectáveis e combine os volumes extraídos. Dilua depois os volumes combinados com solução intravenosa de cloreto de sódio a 0,9% até perfazer um volume final recomendado de 500 ml. Misture cuidadosamente a solução para perfusão.

• Administração

Fabrazyme não contém conservantes, portanto recomenda-se que a administração da solução diluída seja iniciada no período de 3 horas. O período de tempo total entre a reconstituição e o fim da perfusão não deve exceder 24 horas.

O ritmo inicial de perfusão não deve ser superior a 0,25 mg/min (15 mg/hora). Depois da tolerância do doente estar bem estabelecida, o ritmo de perfusão pode ser aumentado gradualmente nas perfusões subsequentes, contudo, o período total de perfusão nunca deve ser inferior a 2 horas para minimizar a potencial ocorrência de efeitos secundários alérgicos.