resenha espirita on line 132

8
n o 132 Ano 7 30 de maio de 2016 RESENHA espírita on line a informação na medida certa

Upload: mrs

Post on 22-Jan-2018

110 views

Category:

Spiritual


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resenha espirita on line 132

no 132Ano 730 de maio de 2016

RESENHAespíritaonline

a informação na medida certa

Page 2: Resenha espirita on line 132

2 3RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

conflitantecomportamento

O desafio para a transformação moral do indivíduo, a fim de tornar-se melhor, defronta nele mesmo a maior dificuldade, que é o hábito ancestral a que se

encontra acostumado. É inevitável a dubiedade em questões deste porte.

Hábitos arraigados, que se fixaram nos refolhos do ser, impõem a sua repetição, especialmente quando reforçados por novos condicionamentos.

Aí permanece a dificuldade entre viver Jesus e permanecer no mundo com as suas facécias.

Convencionou-se, historicamente, que vencedor é aquele que esmaga o opositor, e triunfador, o que atinge a glória, subindo ao pódio do destaque nas mais diversas áreas do comportamento humano.

Para que essa meta seja alcançada é indispensável ser conivente com o desrespeito aos valores éticos e morais, aceitos ante as novas proposituras, exceção feita àqueles que se vinculam à dignidade e têm consciência dos retos deveres.

Nem todos, porém, que almejam os triunfos terrestres estão dispostos ao sacrifício do ego, sobrepondo as regras da conduta sadia às circunstâncias, aos conchavos, aos desregramentos, aos desvios que se mostram como necessários à vitória.

Nas labutas diárias que todos enfrentam, apesar de os códigos legais estabelecerem mecanismos de ordem e de respeito, a astúcia e a doblez

Page 3: Resenha espirita on line 132

4 5RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

gerar conflitos em todo aquele que opta pela alteração da conduta, em destaque na trajetória terrestre.

O homem velho, na expressão evangélica, vê-se aturdido ante o modelo do homem novo, ressuscitado na sublime experiência do Bem.

Condicionamentos, demoradamente fixados, tornam-se uma segunda natureza implantada na emoção de todos os indivíduos, que o levam a assumir atitudes chocantes entre o que pensa e o que expressa.

Na historiografia das mulheres e dos homens estoicos da fé religiosa, com raríssimas exceções, sempre ocorreram conflitos entre os ideais assumidos e as más inclinações ameaçadoras.

*

Francisco, o trovador de Deus, não poucas vezes sofria os efeitos do caráter duro do pai, apaixonado pelas glórias transitórias e a doce ternura da mãe fascinada por Jesus e por João Batista, razão pela qual lhe dera o nome de Giovanni...

Embora houvesse, pelo sacrifício absoluto e renúncia ímpar, resgatado os arroubos da juventude alegre e folgazã – herança do pai rico e déspota – imitando Jesus crucificado desde antes do martírio da cruz – herança da genitora afável e meiga - surpreendia-se, vez que outra, em conflito que logo superava a esforço hercúleo.

Imitando o Incomparável Mestre

Jesus, deu à Humanidade o maior exemplo de fidelidade, dividindo os tempos da fé cristã em antes e depois da sua abnegada dedicação.

À semelhança do colégio galileu, do qual desertou Judas pela traição e pelo posterior suicídio, também ele experimentou o abandono de um querido amigo que se lhe vinculara e que, não suportando os conflitos, atormentado, fugiu, culminando vitimado pelo suicídio.

O conflito de qualquer natureza é sempre resultado de uma crise emocional que se instala, a fim de que ocorra a mudança de patamar comportamental para outro mais elevado.

Quando te sentires atraído para o erro, apesar do esforço na conduta correta, não te atormentes, racionaliza a emoção enfermiça e fixa-te no objetivo que abraças.

Quando venhas a sentir o deperecer das forças ante as facilidades para um existência faustosa e prazenteira, em detrimento da austeridade e do equilíbrio, considera que toda e qualquer sensação logo passa, enquanto as emoções superiores enflorescem-se em incessantes alegrias de paz e bem-estar.

Não te perturbes pelo fato de, apesar dos esforços para o comportamento saudável e nobre, sentires os impulsos quase irresistíveis das más inclinações, por seres humano

e estares sob o jugo do fardo carnal.

Apesar de tudo proceder do Espírito que se é, o impositivo orgânico exerce vigorosa pressão para a satisfação dos desejos acumulados.

Nesses momentos, recorre à oração como mecanismo de resistência e rompe as amarras com o passado, fruindo, a partir desse momento, as inefáveis emoções que vivenciarás para sempre.

*

O conflito de comportamento, ante o que se tem vivido, e aquele a que se aspira, faz parte do processo de crescimento e de equilíbrio espiritual, que é fundamental à vida feliz.

Avança com segurança pela trilha nova, e, a cada passo, mais próximo estarás da meta buscada: o reino dos Céus, que já se te está instalando no coração.

Joanna de Ângelis

Psicografia de Divaldo Pereira Franco, na sessão mediúnica da noite de 17 de setembro de 2014, no Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador, Bahia.

conseguem driblar o estabelecido, a fim de alcançar o poder, o destaque, a fama, que constituem os objetivos a ser alcançados a qualquer preço.

Mesmo a educação doméstica e formal, embora as experiências da evolução e as técnicas pedagógicas apuradas, anuem em que se deve envidar todos os esforços para adquirir a respeitabilidade e o apogeu, embora os ilícitos processos de que se utilizem. E desfilam os vitoriosos de um dia, soberbos e equivocados, desfrutando honrarias vãs e que se diluem e desaparecem como bolhas de sabão flutuando no ar...

Pais inescrupulosos, avaros e aturdidos, estimulam os filhos à ganância, ao prazer exorbitante, ao brilho enganoso nas manchetes da comunicação social, sem muita preocupação com o caráter e os sentimentos de dignidade.

Em consequência estabelece-se o caos, a violência incendeia as paixões primárias e o crime corre à solta, enquanto se envilecem os padrões da honra e da austeridade moral.

A renovação espiritual, conforme os postulados de Jesus, apresenta como normativas básicas para a sua conquista, o respeito ao direito do próximo, a sadia fraternidade, a sujeição às leis, o trabalho edificante, o perdão da ofensa e todo um conjunto de regras baseadas no amor.

Antagônicas, as duas doutrinas, a do poder e a do ser, terminam por

Page 4: Resenha espirita on line 132

6 7RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

PARIS, França - 03/05/2016DUBLIN, Irlanda - 06/05/2016LONDRES, Inglaterra - 08 e 09/05/2016BRUXELAS, Bélgica - 10/05/2016LUXEMBURGO, Luxemburgo - 11/05/2016ZURIQUE, Suíça - 13 a 16/05/2016WITERTHUR, SUÍÇA - 14/0/2016

VIENA, Áustria - 16 a 18/05/2016BRATISLAVA, Eslováqui - 19/05/2016VIENA, Áustria - 22/05/2016MANNHEIN, Alemanha - 24/05/2016FRANKFURT, Alemanha - 25/05/2016STUTTGART, Alemanha - 26/05/2016BAD HONNEF, Alemanha - 28 e 29/05/2016

divaldo francoEuropa2016

Divaldo Franco atendeu sua longa agenda programada para o mês de maio, entre os dias 3 a 29, na Europa, tendo estado em diversos países, conforme roteiro que segue ao lado, divulgando o Espiritismo.Podemos ver fotos de alguns dos eventos doutrinários.

FOTOS: (1) Paris; (2) Dublin; (3) Londres: (4) Bruxelas; (5) Luxemburgo; (6) Zurique; (7) Winterthur; (8) Viena; (9) Bratislava; (10) Mannheim; (11) Frankfurt; (12) Stuttgart.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

Page 5: Resenha espirita on line 132

8 9RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

Divaldo Franco em cidades de São Paulo - junho de 2016Divaldo Franco estará levando a mensagem espírita nas seguintes cidades do Estado de São Paulo, no mês de junho de 2016:

SANTA CLARA: 21/06/2016 - Centro Espírita Perseverança;SÃO PAULO: 22/06/2016 - Golden House;BARUERI: 24/06/2016 - Ópera

CristalSANTOS: 25/06/2016 - Arena Santos;MOGI DAS CRUZES: 26/06/2016 - E. E. Caritas

O HOMEM SADIOA Associação médico-espírita de Minas Gerais, promoverá Congresso alusivo aos seus 30 anos de fundação, 20 e 21 de agosto de 2016, no Centro de convenções do Hotel Dayrell, Belo Horizonte, MG, e contará com a presença de Divaldo Franco, além de outros palestrantes.

Novo Hamburgo, RS, a espera de Divaldo Franco, em agosto de 2016

Page 6: Resenha espirita on line 132

10 11RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

Enquanto gorjeiam pássaros coloridos pelo espaço azul, há outros que, feridos, caídos dos ninhos, são dependentes da boa vontade de quem os encontra, ou contarão com o faro aguçado de outros animais que lhes oferecerão perigos.

Há tantas aves que chilreiam pelas campinas ou que revoam sobre os canteiros em flor, exibindo a beleza da sua plumagem e, gárrulas, dançam em plena corte.

Há, por outro modo, aquelas avezitas detidas, engaioladas, limitadas, cujos matizes não se exibem nos espaços, e que não têm a liberdade de beijar o Sol ou de desfrutar dos ventos que sopram sob os anilados céus.

Da mesma forma que encontramos aves livres e leves, bem como outras reclusas e limitadas, temos as crianças.

Existem tantos lares-gaiolas, lares-prisões, lares-opressão, em contraste com poucos lares-canteiros, lares-bosques exuberantes, lares-céus azuis. Os primeiros são os que reprimem, que enxergam somente o lado sombrio de tudo, que mutilam o caráter, que inibem a criatividade, que maculam a pureza ou que perturbam a alma infantil, pela imperícia ou má vontade dos adultos que os manejam, enquanto que os segundos são os lares como Deus deseja para os Seus filhos recém chegados às experiências corporais: lares que observam, que norteiam, que corrigem, que cooperam para o acerto, que incentivam o bem, que valorizam as conquistas felizes, que deixam crescer os pequenos, enfim.

Há crianças que esperam que algum amigo ou vizinho possa resgatá-las dos tentáculos dos seus próprios ninhos, que as devoram, aos poucos; há outras, porém, aflitas diante da perspectiva ou da atuação da violência, ansiosas, neurotizadas. Outras mais, deprimidas em face do abandono a que são relegadas, esperam, desesperançadas o que o amanhã lhes propiciará.

Pensemos nesses pequeninos, como pensamos em nossos pássaros, em nossas aves que correm risco de extinção, e tratemos de presenteá-los com a contribuição do acompanhamento maduro e afetuoso, da assistência escolar,

da formação moral nobre e segura, das horas de ludicidade construtiva, a fim de que os auxiliemos a superar a infância difícil, a meninice em perigo, tal como costumam encontrar ao chegar à Terra.

Será muito importante evitar atulhar a mente infantil com os produtos da perturbação comum dos adultos, seja a torpeza do palavreado desvairado e obsceno, seja do noticiário criminoso e amedrontador. Que lhe poupemos do excesso de atividades que não lhe deem chance de vivenciar a sua infância. Para a criança deverá haver hora para tudo, para a escola e para o brinquedo, para o alimento e para o sono, para a festa e a vivência dela consigo mesma, sem que uma atividade não comprometa a outra, e para que ela aprenda a coordenar seu tempo, a disciplinar-se, forjando os dias de harmonia e de maturidade para os caminhos futuros.

Com Jesus, a nossa criança estará amparada, instruída e aconchegada, se nos dispusermos a dar-lhe o ninho dos nossos próprios braços e dos nossos corações, aprumado nas ramagens da nossa lúcida inteligência, como faria o Divino Mestre, que rogou para que ninguém impedisse de chegar até Ele os pequeninos.

Clélia Rocha.

Mensagem psicografada pelo médium Raul Teixeira,em 08.02.2005, na Fazenda Recreio, Pedreira-SP

AJUDEMos pequeninos

Page 7: Resenha espirita on line 132

12 13RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

Não desconsideres o valor e o poder da oração.

O corpo necessita de alimento adequado para manter-se. Assim também o Espírito, que é a fonte de vitalização da matéria.

A prece constitui um combustível de alta qualidade para a sua harmonia.

Adquire o hábito dê orar, incorpora-o aos outros mecanismos naturais

da tua existência e constatarás os benefícios disso decorrentes.

Não te negues o pão da vida, que é a prece sincera e afervorada.

Joanna de Ângelis

(Vida feliz. Joanna de Ângelis. Cap. XXVII.Divaldo Franco)

Aja sempre com calma, para que tenha tempo de pensar bem sobre tudo e de agir bem em tudo que faça.

Alimente-se o mais corretamente possível, preservando o corpo que o ajuda tanto; dê ao seu corpo e à mente alguns momentos de repouso, para manter a necessária sanidade; encontre um tempinho, alguns poucos minutos que sejam, para meditar sobre a tua realidade no mundo, sobre o que é que Deus espera de você, e ore; procure sintonizar-se com o Anjo Guardião, com os nobres Mentores da Vida, pelo menos ao iniciar um novo dia de atividades. Essa providência, ao mesmo tempo que lhe trarão calma, serão consequências do seu estado de calma.

Com calma em seu cotidiano, você evitará as indisposições com terceiros, as irritações na vida pública, a agressividade no trânsito da cidade, bem como os estresses desnecessários dentro do lar.

Com calma você entenderá cada ocorrência a

sua volta e cada pessoa em seu caminho.

Nada você perderá pelo uso da calma em sua trajetória humana, pois, longe de alimentar-se da ideia materialista de que tempo é dinheiro, você começará a pensar que, fundamentalmente, tempo é oportunidade, e que você deverá aproveitá-la para o melhor.

Mesmo que deixe de lucrar algumas poucas moedas, no jogo enlouquecido das competições, você conquistará harmonia e saúde, a fim de prosseguir na rota da felicidade que tanto deseja.

Seja qual for a situação cotidiana que o convide à ação, à tomada de atitude, faça-o com calma, com muita calma, e aguarde os resultados excelentes em clima de paz.

Joanes

(Para uso diário. Joanes. Cap. 7. Raul Teixeira)

Quando ocorre alguma indisposição entre marido e mulher, é comum que um negue a

palavra ao outro. Ao invés de ambos retirarem proveito do momento de asperezas ou de desajustes, a fim de não mais repeti-lo, os cônjuges emudecem complicando mais ainda a situação.

Sentindo-se exploradas por esposos e filhos indiferentes, é comum vermos companheiras salgando ou deixando queimar alimentos, quando não se negam a prepará-los. Quando deviam chamar os afetos à necessidade da cooperação doméstica, muitas esposas e mães ampliam as distâncias afetivas que prenunciam dramas maiores.

Quantos são os casais que se arremetem, um contra o outro, e se agridem física e moralmente, por não terem conseguido se entender?

Quantos cônjuges impõem aos parceiros silêncios sexuais, ignorando as necessidades e carências um do outro, fincando as bases do esfriamento afetivo, de futuras traições ou do esfacelamento da relação?

Quando é o amor que preside os nossos relacionamentos, seja no campo das amizades ou no seio familiar, há espaços para as discussões, repreensões, aborrecimentos e tensões; mas, para cada um desses movimentos da alma, fulguram a maturidade, o diálogo claro, o entendimento adulto, a calma e a ternura, o que não abre espaço para vinganças sempre perigosas, pois onde existe a claridade do amor qualquer sombra se desfaz.

Benedita Maria

(Ações corajosas para viver em paz. Benedita Maria, Cap. 47. Raul Teixeira

A educação moral à luz do Evangelho sem disfarces nem distorções; a conscientização espiritual sem

alardes; a liberdade e a orientação com bases na responsabilidade; as disciplinas morais desde cedo; a vigilância carinhosa dos pais e mestres cautelosos; a assistência social e médica em contribuição fraternal constituem antídotos eficazes para o aberrante problema dos tóxicos — autoflagelo que a Humanidade está sofrendo, por haver trocado os valores reais do amor e da verdade pelos comportamentos irrelevantes quão insensatos da frivolidade.

O problema, portanto, é de educação na família cristianizada, na escola enobrecida, na comunidade honrada e não de repressão policial...

Se és jovem, não te iludas, contaminando-te, face ao pressuposto de que a cura se dá facilmente.

Se atravessas a idade adulta, não te concedas sonhos e vivências que pertencem à infância já passada, ansiando por prazeres que terminam ante a fugaz e enganosa durabilidade do corpo.

Se és mestre, orienta com elevação abordando a temática sem preconceito, mas com seriedade.

Se és pai ou mãe não penses que o teu lar estará poupado. Observa o comportamento dos filhos, mantém-te, atento, cuida deles desde antes da ingerência e do comprometimento nos embalos dos estupefacientes e alucinógenos, em cuja oportunidade podes auxiliá-los e preservá-los. Se, porém, te surpreenderes com o drama que se adentrou no lar, não fujas dele, procurando ignorá-lo em conivência de ingenuidade, nem te rebeles, assumindo atitude hostil. Conversa, esclarece, orienta e assiste os que se hajam tornado vítimas, procurando os recursos competentes da Medicina como da Doutrina Espírita, a fim de conseguires a reeducação e a felicidade daqueles que a Lei Divina te confiou para a tua e a ventura deles.

Joanna de Ângelis

(SOS família. Diversos, cap. 31. Divaldo Franco)

Page 8: Resenha espirita on line 132

14 RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

VISITE OS SITES:

Editora Fráter: http://editorafrater.com.brLivraria LEAL: http://mansaodocaminho.com.br/livraria-leal/

PARA USO DIÁRIO

O Espírito Joanes, com penetrante sentimento de fraternidade e de carinho por todos os que estão pelejando, chamando por Deus, rogando ajuda, sem identificar em si mesmos as condições para enfrentar os variados desafios cotidianos,escreve páginas para o dia-a-dia. Pautou-se pelas evocações felizes de O evangelho segundo o Espiritismo, por considerá-lo como inspiração valiosa para as nossas ações diárias, seja qual for o momento que estejamos vivendo no mundo.Emoções, contratempos, tolerância, atropelos, agressões, lamentação, remorso, inveja, cansaço, saúde, passatempo, trabalho, valorização do dia, prece, alegria são alguns dos temas abordados em seus trinta capítulos.

TERAPÊUTICA DE EMERGÊNCIA

Esta bonita Obra constitui mensagens de esperanças e conforto para aqueles que se encontram aturdidos no abismo das aflições.Lida com atenção, torna-se uma terapia otimista, acenando as possibilidades de harmonia e fraternidade, tão escassas entre os homens.Assimilando o seu conteúdo e fazendo bom proveito de suas lições, já estaremos nos transformando para melhor. Conheça já esta fonte de luz e sabedoria!

Vivei a doutrina do conhecimento e do amor, porém não vos esqueçais que a recomendação do Espírito de Verdade, confirmando a palavra de Jesus, é esta: o primeiro mandamento é que vos ameis para que depois vos instruais. Se não vos amardes, de pouca utilidade ser-vos-á o conhecimento, porque o homem que detenha o conhecimento e não possua no coração o amor, se transforma em verdugo dos seus irmãos.

Bezerra de Menezes

(Compromissos iluminativos. Bezerra de Menezes, Cap. 30. Divaldo Franco)

Atentemos para o fato de que não foi sem razão que o Divino Mestre prelecionou: “buscai, primeiro, o Reino dos Céus e a sua justiça, para que tudo mais se vos acrescente” (Mt. 6:33). Este ensino, demarcado por intensa lógica, espiritualmente considerada, concita-nos a reavaliar a nossa relação com Jesus, a fim de compreendermos, de fato, como andam as relações do Senhor conosco.

Camilo

(Nossas riquezas maiores. Diversos, Cap.2. Raul Teixeira)