resenha espirita on line 95

9
1 Resenha Espírita on l ine a informação na medida certa nº 95 Ano 5 3 de outubro de 2013

Upload: mrs

Post on 24-May-2015

439 views

Category:

Education


3 download

DESCRIPTION

Notícias de Divaldo Franco e Raul Teixeira e o trabalho de divulgação de Espiritismo em todo o mundo.

TRANSCRIPT

Page 1: Resenha espirita on line 95

1

Resenha Espíritaon line

a informação na medida certa

nº 95Ano 53 de outubro de 2013

Page 2: Resenha espirita on line 95

2 3

FD AGENDA outubro 2013ivaldo rancoBrasil

2 - Feira de Santana (BA)4 e 5 - Gramado (RS)10 a 13 - Salvador (BA)

Argentina6 e 7 - Buenos Aires

Portugal17 - Amadora18 - Leiria19 - Aveiro20 - Viseu21 - Ílhavo22 - Coimbra23 - Santarém24 - Évora25 - Quarteira26 - São Brás de Alportel27 - Amadora

Salvador - 10 a 13/10/13Gramado- 4 e 5/10/13Feira de Santana - 2/10/13

Page 3: Resenha espirita on line 95

4 5

Buenos Aires Nos dias 6 e 7 deste mês de outubro de 2013, atendendo convite da Federação Espírita Argentica, Divaldo Franco estará em Buenos Aires, Argentina, proferindo palestras.

O 7º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul será realizado no Serra Park – Centro de Eventos e Feiras em Gramado, situado na Viação Férrea, 100 – Três Pinheiros, Gramado, RS.Sob o patrocínio da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, acontecerá entre os dias 4 a 6 de outubro de 2013.Divaldo Franco, André Trigueiro, Haroldo Dutra, Sandra Borba, Sérgio Lopes e Alberto Almeida, são os conferencistas convidados.Às 20h30 do dia 4, Divaldo fará a conferência de abertura do evento, com o tema: Evangelho no Mundo e nos Corações. No dia 5, às 13h30, Divaldo voltará à tribuna para abordar o tema: Tragédias do cotidiano. Jesus e atualidade.

O Congresso Espírita Português’2013 terá lugar em Leiria, nas instalações da Associação Espírita de Leiria, nos dias 16 e 17 de novembro , cujo temal geral é: Mediunidade, uma visão de futuro.

Divaldo Franco ministrará o seminário.Contatos: www.feportuguesa.pt. As inscrições devem ser feitas através do e-mail: [email protected].

DIVALDO EM araras, sp

Dia 24 de novembro de 2013, os espíritas de Araras, SP, e região, se movimentarão para re-ceber Divaldo Franco, quando da realização do Seminário Bebeficiente em prol da Mansão do Caminho.

O tema será: Mediunidade: desafios e bênçãos. A atividade começará às 9h e acontecerá no Salão Social do Sayão Futebol Clube, Av Otto Barreto, 250 – Jd. Sobradinho.

o encontro com a felicidadeDia 27 de dezembro de 2013, em Fortaleza, CE, Divaldo Franco apresentará o seminário: O econtro com a felicidade, a partir das 19h, no auditório do SEBRAE.As inscrições podem ser feitas na Livraria Si-nal Verde - Rua Princesa Isabel, 255 - Centro - Fortaleza, CE. Maiores informações podem ser colhidas através dos telefones (85) 3212.1092 - 3212.4268.

Page 4: Resenha espirita on line 95

6 7

Divaldo Franco estará em portugal

No período de 17 a 27 de outubro de 2013, Divaldo Franco estará em Por-tugal, visitando diversas cidades, em promação doutrinária, ali divulgando a mensagem espírita, a convite da Federação Espírita Portuguesa, organizadora do evento.

Amadora - 17 e 27/10/13 Leiria - 18/10/13

Aveiro - 19/10/13 Viseu - 20/10/13

Ílhavo - 21/10/13 Coimbra - 22/10/13

Santarém - 23/10/13

Evora - 24/10/13

Quarteira - 25/10/13 São Brás de Alportel - 26/10/13

O Encontro Fraterno de 2013 será de 10 a 13 de outubro, no Hotel Iberostar Bahia, em Praia do Forte, o mesmo hotel de 2012. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através da internet: http://www.en-controfraterno.com.br

Page 5: Resenha espirita on line 95

8 9

raul teixeiraem vitória da conquista

Raul Teixeira, ladeado por Alberto Almeida e Maurício dos Santos e dirigentes do evento

O Movimento Espírita de Vitória da Conquista, Bahia, na sua 60ª Semana Espírita -1 a 8/9/2013 – homenageou Raul Teixeira, retribuindo-lhe o cari-nho do amigo sempre devotado, presente em todas as Semanas Espíritas ao longo das últimas três décadas, e por sua valorosa contribuição na dis-seminação da Doutrina Espírita pelo interior daquele estado.O evento abordou o tema Reencarnação e Imortalidade e contou com a participação de Divaldo Franco, Jorge Alberto Elarrat Canto, Eliseo Mota Júnior, André Luiz Peixinho, Sandra Della Polla, Ruth Brasil Mesquita, Décio Iandoli Júnior, Alberto Almeida e de integrantes do Projeto Manoel Philome-no de Miranda.A emoção contagiou a todos quando, da tribuna, Raul dirigiu aos presentes algumas palavras, agradecido por sua vibração carinhosa.(Texto de Maurício dos Santos)

Assista ao vídeo, seguindo o link: https://docs.google.com/file/d/0ByceD_mze55vZFJKUXJNMURWSWs/edit?usp=drive_web

Aconteceu

DIVALDO FOI AO CANADÁ

Divaldo Franco atendeu programação dou-trinária em Quebéc (22/09/13), Montréal (24/09/13) e Toronto (26/09/13, no Canadá. Foto de Divaldo com confrades de Toronto.

MENSAGEM DE bEZERRA DE mENEZESNo dia 29 de setembro de 2013, Di-valdo Franco esteve em Santo André, SP, participando do XXVII Encontro Fraternal, onde ministrou seminário e proferiu palestra.Quando do encerramento, o Vene-rando Benfeitor espiritual, Bezerra de Menezes, deixou mensagem por psi-cofonia, através de Divaldo.Veja o vídeo com a mensa-gem, seguindo o link: http://www.youtube.com/watch?v=_XYvWmw18bw&feature=youtu.be

Page 6: Resenha espirita on line 95

10 11

dez nos ensinos de escol.

Enviam batedores, achanadores, preparadores. As notícias chegam a todos, como rastilho incendiado. A vila de Mr. Hyde explode fenomênica e torna-se berço da Nova Era. As me-sas contam, cantam, movimentam--se, deixando estupefatos os observa-dores, quanto embalam os frívolos de todos os tempos…

A América treme, a Europa se agita…

Atuam, diligentes, as Hostes do Consolador. Do gabinete excelente, entre estudos profundos, vão buscar

a personalidade gigantesca, protago-nista da epopéia futura…

A Falange da Verdade prepara-se para admoestar a vacuidade e estabe-lecer um império novo, agora sobre as consciências, dinamizando o amor e burilando a cultura; dando razão à fé e iluminando o conhecimento.

Inaugurando novo período para o pensamento humano, com a força do ideal e o apoio de insuperável gran-deza, surge como um Astro, pintando de luz a escuridade da noite terrena, a figura apostolar de Léon Rivail.

Não mais se discutem as afirma-tivas revoltosas de Chaumette, ten-tando substituir, pela Razão converti-da em nova divindade ateísta, que ele fazia representada por jovem figura do meretrício parisiense, a força ide-ológica dos representantes da Notre Dame.

Já não se levantam questões em redor de Danton, de Marat, de Robes-pierre, nos seus ideais revolucioná-rios.

Bruxuleavam as chamas inquisi-doras, nos seus últimos estertores. A letra morta, que Lutero tivera a cora-gem de retirar da escuridão da cripta para a claridade do dia, já não alimen-tava, devidamente, as almas carecen-tes, tornando-se necessário ajuntar o espírito vivificante que motiva à vida.

Agora é uma nova luta que se trava na Terra.

Os Imortais lançam-se das imen-

Nos programas de Deus, nos proje-tos da Vida, são poucas as vezes

em que o cérebro humano consegue penetrar, com o necessário aprofun-damento.

A Terra jazia sob névoa escura, no açodar de forças desconexas. Mu-tilados os sentimentos; acirrados os temperamentos rebeldes; ensombra-da a Ciência, em face de absurdo ma-terialismo; niilismo na Filosofia e treda vaidade nas academias, quanto nos salões culturais…

A cegueira da fé que se debatia por entre paredes frias, sob as naves vazias dos templos mortiços. Aprego-ava-se o nome do Senhor, mantendo--O, todavia, à distância das práticas religiosas…

Em meio a essa hecatombe, nos arraiais da cultura francesa, o raciona-lismo penetrava de modo insopitável.Bonaparte, o Corso, que fizera-se im-perador, belicoso, vociferando loucu-ras, após abaladas as bases dos seus compromissos mais nobilitantes para com a existência, armava-se contra a Igreja, liderada por Pio VII…

Eram dias atrozes, em que não parecia haver solução para os enig-mas do pensamento, para o questio-namento da fé ou para as conclusões filosóficas que, amadurecidas, condu-zissem a mentalidade humana para as reflexões acuradas…

O povo continuava relegado e a miséria grassava, desafiadora, en-quanto os intelectuais vaidosos se de-batiam entre discussões intérminas,

que a lugar nenhum logravam condu-zir.

É nesse momento que os cora-ções sofredores do orbe lançam aos Espaços Infinitos a sua litania que atinge os Ouvidos Divinos. Nesse pe-ríodo histórico, os ais da Humanidade rompem as distâncias mentais para comoverem os Céus.

A programática celeste, des-de muito, preparava o instante ideal, para o advento da Luz.

Abrindo-se os Céus, lançam-se as Coortes dos Espíritos Nobres, em alamedas de estrelas, espargindo luci-

Allan KadecAve,

Page 7: Resenha espirita on line 95

12 13

so, destruindo os seus adversários, para consumi-los, aterradoramente…

Com Kardec, na formidável Codi-ficação, os filhos de Deus são imortais por essência. Indestrutíveis, deverão retornar ao plano das lutas, sempre que necessário, até coroarem-se com a fulguração evolutiva.

Em passos lentos, se vai despe-gando a criatura do pavor e das su-perstições, elucidada quanto à reali-dade do Espírito, galgando os roteiros da fé refletida, raciocinada, de modo a poder vivê-la, senti-la, sofrê-la, se preciso.

Jesus Cristo volve aos caminhos das ovelhas perdidas da Casa de Is-rael. Convoca os Espíritos corajosos a seguirem-No. Deixa que falem ao mundo, aqueles que se supunham mortos ou eram tidos como tais. A

mediunidade é ponte levadiça, unindo a Terra aos Estuários Divinos, aten-dendo aos sofredores em quaisquer condições e coletando as messes lu-minosas do Mais Alto.

A interpretação das lições do Nazareno faz-se clara. O entendimen-to das verdades do Evangelho, com o Espiritismo, é palpável.

A mensagem consola e orienta, propõe que se amem as criaturas e que, ao mesmo tempo, desenvolvam--se, instruam-se. E a vida se faz lógi-ca, compreensível.

Com Allan Kardec, a Doutrina Espírita avança. Ao decaído, estende a mão que socorre e o arrimo que o apruma, em nome da caridade. Aos que estão de pé, fala-lhes de sua mis-são no mundo, sem que se percam na inutilidade vaidosa ou nos labirin-

sidões e aportam o orbe. O Missioná-rio escolhido identifica-se com a Mis-são. Concebe sua pujança e olvida os próprios interesses, adotando o crip-tônimo que lhe correspondia ao antigo nome, quando cantara a fraternidade, sob carvalhos seculares, nas florestas gaulesas, na condição de grave sacer-dote, Allan Kardec.

Impondo-se portentoso trabalho, Kardec organiza os ditos dos Espíritos do Senhor. A Codificação do Espiritis-

mo fulgura para o mundo.

Não mais deuses de pedra insi-nuando-se como verdadeiros, para as consciências atreladas à ignorância…

O Senhor dos Mundos, expulso, antes, do território francês, retorna, convertido na Inteligência Suprema, causadora de tudo quanto existe, nas Vozes gloriosas dos Céus…

Nunca mais os numes belicosos, nem o senhor dos exércitos, capricho-

(Litogravura de Theodor Josef Hubert Hoffbauer)

Galerie d’Orléans, 13 - Palais Royal, Paris, França. Local onde foi lançado o Livro dos Espíritos, em 18 de abril de 1857.Originalmente localizada na Galerie de Bois, do Palais Royal, a livraria dirigida por M. Dentu era um local famoso para reuniões literárias e debates no final do século XVIII. A livraria foi, mais tarde, herdada pelos familiares das gerações futuras, e ficou sendo uma das boutiques mais antigas da Galerie d’Orléans.

Galerie d’Orléans - Palais Royal, Paris, França.

Page 8: Resenha espirita on line 95

14 15

Sabemos que toda a esperança da Hu-manidade repousa no coração e na

alma infantis, e que todo o investimento de dedicação e lutas, de tempo e de ener-gias, será importante e necessário, urgen-te mesmo, para que alcancemos o desi-derato feliz. Por conseguinte, em nome do Evangelho do Reino, conclamamos as criaturas todas, estejam nas funções de pais, educadores, irmãos, amigos e fami-liares, em geral, para que cerremos fileiras em redor do bem que podemos fazer aos pequeninos, a fim de que não os impeça-mos, conscientemente, de chegar ao Se-nhor, pelos ensinos e pela exemplificação que lhes pudermos oferecer, plasmando os dias de alevantamento moral para o mundo. Bastarão um pouco de boa von-tade, para romper a concha do egoísmo nefasto, e muito esforço para mudar es-truturas de acomodação e negligência, já consagradas. Essa é a hora de lhes apresentar-mos o verdadeiro caminho, o roteiro segu-ro, sem empeços de qualquer ordem, que conduzirá a eles e a nós das pelejas da Terra à Luz do Criador.

Camilo

(Livro: Cintilação das estrelas. Camilo, Cap. 8. Raul Teixeira)

Antes de aderires ao entusiasmo rei-nante para a limitação da prole, re-

parte com o outro cônjuge as tuas pre-ocupações, discute o problema à luz da reencarnação. Evita engajar-te na moda, só por-que as opiniões gerais são favoráveis à medida. Não o faças, simplesmente, con-siderando os fatores econômicos, os da superpopulação. O Senhor dispõe de recursos inima-gináveis. Confia a Ele as tuas dificuldades e entrega-te consciente, devotadamente. Seja qual for a opção que escolhas — ter mais ou menos filhos —, os que se encontram na pauta das tuas necessida-des chegar-te-ão, hoje ou mais tarde. Sendo possível, acolhe-os da me-lhor maneira, porquanto, conforme os re-ceberes, ser-te-ão amigos generosos ou rudes adversários dos quais não te liber-tarás facilmente.

Joanna de Ângelis

(Livro: Leis morais da vida. Joanna de Ânge-lis, Cap. 14. Divaldo Franco)

V ida emfamília

tos da impiedade. A ninguém prome-te salvação, embora faculte paz pelos compromissos devidamente atendi-dos. Ninguém vai ameaçado com os terrores infernais, entretanto, todos tomam posse das noções de respon-sabilidade à frente dos próprios atos.

Allan Kardec. Pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail, nascido em 03/10/1804, na cidade de Lyom, França, e desencarnado em 31/03/1869, em Paris, França.

E, quando o Bandeirante da Ver-dade tomba, rompendo as cadeias que o detinham no chão terrestre, prossegue além, vencidas as pelejas humanas, atendendo aos serviços de Jesus, cuidando das almas sofridas e em processo de brunimento, que ain-da se acham vinculadas aos proces-sos planetários.

Legítimo Benfeitor da Humani-dade, na vibração que a tua memória enseja, dizemos:

- Ave, Allan Kardec! Teus discí-pulos novos e singelos, saudamos-te, nos umbrais da Era Nova, que impul-sionaste com tua luta.

Camilo

Psicografia de J. Raul Teixeira, em 05.07.2010, Niterói, RJ

Lyon, França, cidade onde nasceu Hippolyte Léon Denizard Rivail, em 03/10/1804.

Page 9: Resenha espirita on line 95

16 17

Esse estado interior de violência pessoal, que

se expressa no somatório de mil outras,

transformando-se em guerras horrendas e per-

versas, deve ceder lugar à pacificação que cada

qual desenvolverá mediante o trabalho de cons-

trução do bem em si mesmo e da solidariedade

em torno dos passos.

A violência das ruas, que alcança as Na-

ções, tem início no desconcerto moral do indi-

víduo que, tocado pelas blandícias do amor, se

modificará, embora a contributo do sofrimento,

para que reine a harmonia em toda parte.

Se cada um, em particular, cuidar de

transformar-se para melhor, envidando esfor-

ços para que a sua seja a contribuição do grão

de trigo na gleba generosa, a violência baterá

em retirada, tornando-se figura de museu que

as futuras gerações contemplarão, a fim de en-

tenderem como era o estágio passado de evo-

lução em que se demoraram os seres superinte-

lectualizados e pobremente moralizados.

Joanna de Ângelis

(Livro: Lições para a felicidade. Joanna de Ângelis, Cap.: 19. Divaldo Franco)

Se te achas nos circuitos da vida material na carreira

interminável pela posse da riqueza que serás cons-

trangido a deixar no chão terrestre, para um instante e

medita sobre os objetivos mais altos da existência. Não

será possível conceber que todo o acervo de venturas,

de lutas, de conquistas, tenha sido colocado pelo Autor

da Vida em tua trilha, somente com o endereço da mor-

te, Pensa nos dias da primavera pujante e florida, mas

não te olvides da invernia que, quem sabe, logo ou mais

tarde advirá, tomando-te de surpresa?!

Não é sem razão que nos apoiamos na concita-

ção do Apóstolo de Tarso ao jovem Discípulo que lhe

seguia os passos, no serviço do Cristo. Apressarmo-nos

para chegar ao serviço do bem, da redenção espiritual,

enquanto não surge a nevasca inclemente, antes que

cheguem a borrasca gelada e o granizo atormentante,

torna-se medida de prudência, elevando o homem para

que se uma a Jesus, nos dias de sol e festa n’alma, an-

tecipando a hora escura e fria que o inverno representa.

Vem, meu irmão, aos campos da fé inabalável, mas não

postergues o ensejo. Apressa-te, enquanto vives as

quadras dadivosas e descontraídas do tempo presente.

Camilo(Livro:Cintilzação das estrelas. Camilo, Cap.

9. Raul Teixeira)

em serviço mediúnico: No presente trabalho, o nosso companheiro Swigg sintetiza, em suas mensagens psicofònicas, orientações e sugestões felizes, entregando-as aos nobres servidores da mediunidade com Jesus, e àqueles que anseiam por refletir sobre

suas nuanças, na condição de delicado mimo que cumpre duas funções: a de advertência e a de incentivo para o prosseguimento da caminhada tão exigente quão luminosa. Trata-se de 40 temas e

questões ligados ao relacionamento com desencarnados, que o amigo espiritual costuma apresentar, como breve mensagem, na abertura das sessões de exercício mediúnico da Sociedade Espírita Fraternidade – SEF, na cidade de Niterói-RJ e que aqui foram enfeixados em forma de capítulos.

à luz do espiritismo: Ao ense-jo da passagem do primeiro cen-tenário da publicação de O céu e o inferno ou A justiça divina segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, o Espírito Manoel Vianna de Carvalho reuniu aponta-mentos sobre diversos as-suntos sempre de atualidade, examinando--os à luz do E sp i r i t i smo ou da moral evangé l i ca , consoante a pregou e viveu o Ex-celso Galileu. O objetivo é divul-gar o pensamento kardequiano, nesse regime de urgência que se faz preciso, no período de transi-ção que vive a Terra.

RaulTEIXEIRA

Divaldofranco