resenha espirita on line 133

8
n o 133 Ano 7 30 de junho de 2016 RESENHA espírita on line a informação na medida certa

Upload: mrs

Post on 21-Feb-2017

156 views

Category:

Spiritual


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resenha espirita on line 133

no 133Ano 730 de junho de 2016

RESENHAespíritaonline

a informação na medida certa

Page 2: Resenha espirita on line 133

2 3RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

amorsofrimento e

Antes de tomares a indumentária carnal, objetivando o processo reencarnacionista, solicitaste a bênção do sofrimento como refúgio de segurança em relação aos perigos que defrontarias.

Recebeste, em razão do ministério que deverias exercer, uma organização física muito bem equipada, portadora de lucidez mental e equilíbrio emocional, a fim de que pudesses aplicar todo o fluido vital mantenedor da argamassa celular no ministério de iluminação.

Suplicaste pelo amparo dos mentores amigos, e diversos deles prontificaram-se a acompanhar-te o passo, na condição de orientadores e

mantenedores da tua fé nos momentos mais difíceis da jornada.

Conseguiste dose dupla de saúde, a fim de que as mortificações dos trabalhos não diminuíssem o vigor e pudesses avançar intimorato, com largo sorriso na face, cantando as glórias do Altíssimo.

Diante de muitas concessões, também solicitaste o ferretear de alguns fenômenos conflitivos que vinham de existências pregressas.

Experimentaste solidão e dificuldade, dores e angústias complexas de solução, mas nunca te faltaram os socorros dos Céus através de

Page 3: Resenha espirita on line 133

4 5RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

convidou.

Sucederam-se vidas, por outras substituídas, que continuaram velando por ti e sustentando-se nos testemunhos redentores. Em momentos cruciais, quando tudo parecia ruir sob o tropel de forças desgovernadas, Jesus te amparou e ao grupo, de modo que os alicerces mantiveram os edifícios do bem em segurança.

Alcanças o momento das grandes transformações. E as dores se te apresentam excruciantes, assustando-te.

Não temas! O amor a tudo vence a tudo transforma.

Continua amando, sem te importares com as respostas que te chegam.

Este é um período muito grave para o processo histórico da Humanidade. E é natural que sejas igualmente afetado.

Esperaste por esta ocasião entre encantamentos, desolação, e ao surgir a oportunidade anelada, não titubeies, insiste e ama.

Ama indiscriminadamente.

*

Quando o amor se apresenta reticente, é preconceituoso e egoico, pois que, na sua intimidade, tudo deve entender e ajudar.

Ao sedento não importa o vaso

que se lhe ofereça a linfa refrescante e salvadora. Ao doador, vale matar a sede de quem lhe pede com os recursos possíveis.

O amor é a alma do Universo, e por isso João, o discípulo amado, informou ser o próprio Deus.

A Terra necessita de compaixão, e todos os seres sencientes aguardam o alimento do amor para nutrir-se e desenvolver-se.

Enquanto o amor avança lentamente, o ódio e a indiferença estimulam a insensatez e o desinteresse em favor do triunfo de um instante.

A caravana dos autossatisfeitos é muito grande e cresce ao influxo das mentes em desalinho que enxameiam no Mais-além inferior, nutrindo-se das excessivas distrações e prazeres cada vez mais exorbitantes das suas vítimas.

Reveste-te de ternura para romper a carapaça que envolve os indiferentes e egoístas.

Sorriem por momento, mas não se furtarão às lágrimas que os buscarão oportunamente.

Quanto a ti, trabalha-te e exaure-te pelo Reino de Deus, permanecendo confiante.

Não fraquejes agora por estares em carência.

Somente houve a gloriosa

ressurreição do Mestre, porque antes aconteceram os aziagos fenômenos de traição, de dor e de abandono, que culminaram na Sua morte.

São muitos os seareiros da luz que te pedem coragem e perseverança na batalha que estás travando entre lágrimas e desconsolo.

Ora mais e penetra-te de paz e confiança, amando sem cessar, mesmo que não venhas a receber a resposta afetiva desejada.

*

Cristão sem condecoração do sofrimento ainda não passou pelo campo de batalha.

Assim, transforma as tuas dores e expectativas num hino de amor e de alegria, certo da vitória final ao lado daqueles que também te amam.

Sofrimento e amor são termos luminosos da equação existencial.

Joanna de Ângelis

Psicografia de Divaldo Pereira Franco, na noite de 28.3.2016, na sessão mediúnica do Centro Espírita Caminho da Redenção, em

Salvador, Bahia.

variados recursos que diminuíram o desencanto e a aflição.

À semelhança de um córrego que enfrenta escolhos no seu curso e impedimentos inesperados, avançaste vagarosamente e com segurança, vencendo largo trecho do caminho.

Tuas mãos suadas no trabalho e teus sentimentos estiolados não te impediram de avançar, e mesmo quando os joelhos se desconjuntaram, reunias forças e prosseguias.

Houve instantes penosos e sombrios sob cúmulos de tempestades que te vergastaram. Mesmo aí conseguiste perseverar e em nenhum momento pensaste em desistir.

O teu devotamento atraiu almas abnegadas de ambos os lados da Vida, a fim de auxiliarem no desiderato sublime a que dedicaste a existência.

A palavra do Senhor dava-te segurança e Sua Luz apontava-te o rumo em plena escuridão.

Lentamente a obra de amor planejada pelos guias espirituais da Humanidade ergueu-se e começou a albergar os filhos do Calvário com doçura e encantamento.

Choveram perseguições de ambos os planos, o material e o espiritual, e continuaste sorrindo, e chorando fiel Àquele que te

Page 4: Resenha espirita on line 133

6 7RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

Julho de 2016Viagens de Divaldo Franco

AMPARO, SP - 31 de julho, para mais uma edição do Movimento Você e a Paz

GRÉCIA - roteiro entre os dias 8 a 21 de julho

OLINDA, PE - 29 e 30 de julho, por ocasião do O 11º Simpósio de Estudos e Práticas Espíritas de Pernambuco

SAN JUAN, Puerto Rico - 3 de julho

Roteiro paulista com Divaldo Franco

25/06/2016 - foi a vez da cidade de Santos, no ginásio de esportes do complexo esportivo Arena Santos, acolher cerca de 4,2 mil pessoas, que se fizeram presentes na palestra.

Como anunciado em nossa edição anterior, Divaldo Franco participou de várias atividades doutrinárias em terras paulistas, conforme alguns detalhes que seguem:

21/06/2016 - Centro Espírita Perseverança – cidade de São Paulo, abrigou cerca de 5 mil pessoas para a conferência.

22/06/2016 - O Núcleo Assistencial Espírita Paz e Amor em Jesus promoveu o evento, no espaço Golden House, também na cidade de São Paulo, contando com 1, mil pessoas.

24/06/2016 - Na cidade Alphaville, SP, o Instituto de Desenvolvimento Humanitário o Semeador, escolheu o espaço Ópera Cristal, e recebeu 1,2 mil pessoas.

26/06/2016 - Foi em sua própria sede, localizada na cidade de Mogi das Cruzes, SP, que a Entidade Espírita Cáritas recebeu Divaldo Franco e um público de 550 pessoas, por ocasião do seminário com duração de de 3 horas, com o tema: “A Felicidade é Possível”.

Page 5: Resenha espirita on line 133

8 9RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

O HOMEM SADIOA Associação médico-espírita de Minas Gerais, promoverá Congresso alusivo aos seus 30 anos de fundação, 20 e 21 de agosto de 2016, no Centro de convenções do Hotel Dayrell, Belo Horizonte, MG, e contará com a presença de Divaldo Franco, além de outros palestrantes. Homenagens para Raul Teixeira

pelos espíritas de Pelotas, RSSérgio Lopes foi o orador que proferiu

palestra denominada: Raul e nós, um diálogo entre corações. no último dia 18 de junho de 2016, no Auditório D. Antônio Zattera, na cidade de Pelotas, RS.

Raul Teixeira agradeceu os presentes pela emocionante homenagem, tendo tido o ensejo ainda de poder abraçar os amigos e autografar seus livros.

3 a 6 de novembro de 2016Hotel Iberostar Praia do ForteSalvador - BAwww. mansaodocaminho.com.br

Page 6: Resenha espirita on line 133

10 11RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

Há dias que parecem não ter sido feitos para ti.Amontoam-se tantas dificuldades, inúmeras frustrações e incontáveis

aborrecimentos, que chegas a pensar que conduzes o globo do mundo sobre os ombros dilacerados.

Desde cedo, ao te ergueres do leito, pela manhã, encontras a indisposição moral do companheiro ou da companheira, que te arremessa todos os espinhos que o mau humor conseguiu acumular ao longo da noite.

Sentes o travo do fel despejado em tua alma, mas crês que tudo se modificará nos momentos seguintes.

Sais à rua, para atender a esse ou àquele compromisso cotidiano, e te defrontas com a agrestia de muitos que manejam veículos nas vias públicas e que os convertem em armas contra os outros; constatas o azedume do funcionário ou do balconista que te atende mal, ou vês o cinismo de negociantes que anseiam por te entregar produtos de má qualidade a preços exorbitantes, supondo-te imbecil. Mesmo assim, admites que, logo, tudo se alterará, melhorando as situações em torno.

Encontras-te com familiares ou pessoas amigas que te derramam sobre a mente todo o quadro dos problemas e tragédias que vivenciam, numa enxurrada de tormentos, perturbando a tua harmonia ainda frágil, embora não te permitam desabafar as tuas angústias, teus dramas ou tuas mágoas represadas na alma. Em tais circunstâncias, pensas que deves aguardar que essas pessoas se resolvam com a vida até um novo encontro.

São esses os dias em que as palavras que dizes recebem negativa interpretação, o carinho que ofereces é mal visto, tua simpatia parece mero interesse, tuas reservas são vistas como soberba ou má vontade. Se falas, ou se calas, desagradas.

Em dias assim, ainda quando te esforces por entender tudo e a todos, sofres muito e a costumeira tendência, nessas ocasiões, é a da vitimação automática, quando se passa a desenvolver sentimentos de autopiedade.

No entanto, esses dias infelizes pedem-nos vigilância e prece fervorosa, para que não nos percamos nesses cipoais de pensamentos, de sentimentos e de atitudes perturbadores.

São dias de avaliação, de testes impostos pelas regentes leis da vida terrena, desejosas de que te observes e verifiques tuas ações e reações à frente das mais diversas situações da existência.

Quando perceberes que muita coisa à tua volta passa a emitir um som desarmônico aos teus ouvidos; se notares que escolhendo direito ou esquerdo não escapas da ácida crítica, o teu dever será o de te ajustares ao bom senso. Instrui-te com as situações e acumula o aprendizado das horas, passando a observar bem melhor as circunstâncias que te cercam, para que melhor entendas, para que, enfim, evoluas.

Não te olvides de que ouvimos a voz do Mestre Nazareno, há distanciados dois milênios, a dizer-nos: No mundo só tereis aflições...

Conhecedores dessa realidade, abrindo a alma para compreender que a cada dia basta o seu mal..., tratarás de te recompor, caso tenha-se deixado ferir por tantos petardos, quando o ideal teria sido agir como o bambuzal diante da ventania. Curvar-se, deixar passar o vendaval, a fim de te reergueres com tranquilidade, passado o momento difícil.

Há, de fato, dias difíceis, duros, caracterizando o teu estádio de provações indispensáveis ao teu processo de evolução. A ti, porém, caberá erguer a fronte buscando o rumo das estrelas formosas, que ao longe brilham, e agradecer a Deus por poderes afrontar tantos e difíceis desafios, mantendo-te firme, mesmo assim.

Nos dias difíceis da tua existência, procura não te entregares ao pessimismo, nem ao lodo do derrotismo, evitando alimentar todo e qualquer sentimento de culpa, que te inspirariam o abandono dos teus compromissos, o que seria teu gesto mais infeliz.

Põe-te de pé, perante quaisquer obstáculos, e sê fiel aos teus labores, aos deveres de aprender, servir e crescer, que te trouxeram novamente ao mundo terrestre.

Se lograres a superação suspirada, nesses dias sombrios para ti, terás vencido mais um embate no rol dos muitos combates que compõem a pauta da guerra em que a Terra se encontra engolfada.

Confia na ação e no poder da luz, que o Cristo representa, e segue com entusiasmo para a conquista de ti mesmo, guardando-te em equilíbrio, seja qual for ou como for cada um dos teus dias.

Camilo

Mensagem psicografada pelo médium Raul Teixeira, em 30.12.2002, na Sociedade Espírita Fraternidade, Niterói-RJ.

DIASdifíceis

Page 7: Resenha espirita on line 133

12 13RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

Sê gentil com as crianças.

Elas necessitam de oportunidade e de amor para lograrem o triunfo.

Esses cidadãos em formação ignoram as lutas que os aguardam.

Distende-lhes o gesto de simpatia, transmitindo-lhes confiança na humanidade que representas.

Não as atemorizes, nem as

maltrates.

Quem visse aquele menino, em Nazaré, no passado, entre outras crianças, brincando descuidadamente, não poderia imaginar que era o Construtor da Terra, nosso Modelo e Guia.

Joanna de Ângelis

(Vida feliz. Joanna de Ângelis. Cap. XXVIII.Divaldo Franco)

Não se agaste, pois, com os contratempos, quando surjam em seu caminho. Perder um compromisso, uma festividade, um acontecimento especial qualquer, sem que tenha havido negligência de sua parte, é indício de que tal coisa não lhe seria tão importante. Ponha-se e ponha tudo mais nas Mãos de Deus e relaxe, uma que afirma uma sentença popular que aquilo que não tem remédio, remediado está...

Ninguém terá dúvida quanto ao travo da frustração que brota nos primeiros momentos após os contratempos. Porém, raciocine. Pense que as leis do Criador refletem a Sua perfeição. Tudo está correto, pois.

Passadas as emoções aborrecidas, em virtude do malogro experimentado, reflita na bondade do Grande Pai. Ele, com certeza, poupou-lhe de alguma situação mais difícil, da qual você não se deu conta, ou, por outro lado, está oferecendo oportunidade de treinar confiança e harmonia íntima perante

quaisquer ocorrências da vida, em favor do próprio amadurecimento espiritual.

Aprenda, então, a ver nos contratempos não buscados, não provocados por você, a ação equilibradora da Divindade, já que coisa nenhuma é essencialmente importante para o seu progresso espiritual a não ser a sua sempre crescente integração no espírito da vida, aprendendo a aprender as lições do Senhor em cada folha que cai, em cada flor que desabrocha, nas águas revoltas do mar, enfim, em cada gesto da natureza da qual você faz parte. Sendo assim, relaxe e viva feliz.

Joanes

(Para uso diário. Joanes. Cap. 5. Raul Teixeira)

Ame seus rebentos problematizados do corpo ou da mente, ou de

ambos, cooperando com eles, com muita paciência e com o preito da ternura, para que possam sair vitoriosos da expiação terrena, avançando para mais altos voos no rumo do nosso Criador.

Forre-se de carinho, de paciência, de tranquilidade interior, vendo nesses filhos doentes as joias abençoadas que o Pai confia às suas mãos para que as burile.

Por outro lado, vale considerar que se você os tem nos braços ou sob a sua assistência e seus cuidados, paternais ou maternais, é em razão dos seus envolvimentos e compromissos com eles.

Você poderá tê-los recebido por renúncia e elevado amor de sua parte, mas, pode ser que você esteja diretamente ligado às causas que determinaram os dramas dos seus filhos, cabendo-lhe não alimentar remorsos descabidos, mas, sim, auxiliá-los e impulsioná-los para a própria recomposição, enquanto você, igualmente, avança para o Criador, sofrendo por seu turno o ter que vê-los resgatar, sem outra opção que não seja abraçá-los e se colocarem, você e eles, sob a luz do amor de Deus, resignadamente.

Thereza de Brito

(Nossas riquezas maiores. Espíritos diversos, cap. 44. Raul Teixeira)

Quando o Evangelho penetra o Lar o crime bate em retirada. Com a

mensagem clara da Boa Nova a alegria renova os corações e alimenta as almas.

Não mais lutas...Não mais receios...Não mais inquietações...Suicidas potenciais de sentimento

amargurado em quase estado de crime despertam para a realidade do mundo maior.

Embriagados pelas paixões inferiores, iniciam o processo de libertação.

Jesus Cristo em casa é para no coração e harmonia no mundo.

Nem a paz do indiferente para quem “tudo está bem”. Nem a paz do ansioso sempre aflito pelo repouso do corpo. Paz interior; aquela paz que ajuda o homem a quando combatido continuar tranquilo, perseguido, porém seguro, ridicularizado, mas confiante, sofredor, no entanto alegre.

Jesus Cristo no Lar como Hóspede Divino e o Evangelho igualmente no lar redescobrindo o homem.

Renovemo-nos.Sirvamos.Oremos.Todavia, congreguemo-nos em

casa, junto à mesa do pão diário, para comungar com o Senhor o pão sagrado do entendimento fraterno.

Aura Celeste

(Crestomatia da imortalidade. Espíritos diversos, cap. 13. Divaldo Franco)

Page 8: Resenha espirita on line 133

14 RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

VISITE OS SITES:

Editora Fráter: http://editorafrater.com.brLivraria LEAL: http://mansaodocaminho.com.br/livraria-leal/

TODOS PRECISAM DE PAZ NA ALMA

Numa linguagem simples e objetiva, a Benfeitora Benedita Maria oferta-nos inspiradas meditações para que possamos bem compreender temas como nosso papel no mundo, nossa relação com os outros, nossa busca pela maturidade, nossas crenças e suas consequências, temas para quais o ser humano vem buscando respostas que nem sempre são encontradas a contento.Todos Precisam de Paz na Alma é uma obra maravilhosa e merece nossa especial atenção, em virtude da agitação da vida moderna; dos excessos de distrações facultadas pelo avanço da tecnologia; do afrouxamento dos valores morais; do crescimento dos valores materiais e o distanciamento de Deus.As pessoas precisam de rumo certo para viver em paz; precisam de paz na alma para viver com saúde.

DIRETRIZES PARA O ÊXITO

O nobre Espírito Joanna de Ângelis deposita, uma vez mais, em nossas mãos, a “gema” de raro valor que é esta obra, oferecida a todos quantos se apresentam como candidatos ao ministério de renovação, no decurso da jornada para a plenitude da Vida maior.Nestas páginas, impregnadas de amor e estímulo, enriquecidas com o pensamento de Jesus e as informações catalogadas por Allan Kardec, a mentora aponta diretrizes seguras para que todos possam alcançar o êxito em sua caminhada.Diretrizes para o êxito não é apenas um livro, é uma verdadeira fonte de luz e sabedoria.

O Espiritismo é a Doutrina que impulsiona seus adeptos ao aperfeiçoamento moral para evitar que estes deixem, pelo caminho percorrido, pegadas negativas de sua caminhada, pois, conscientes de todas suas responsabilidades, especialmente daquelas de natureza moral, que se ampliam em razão de suas contínuas conquistas rumo à libertação total dos atavismos inferiores, dos instintos primitivos, lhes permite a conquista da intuição, que é passo imediatamente superior da razão, para alcançar a sabedoria: a culminância do amor e do conhecimento.

Amalia Domingo Soler

(Rumo às estrelas. Diversos espíritos, cap. 22. Divaldo Franco)

O Cristo vivo é o Cristo atuante, vigoroso, presente.

O Cristo vivo é o retrato da lucidez, da coerência, da verdade.

O Cristo vivo é o símbolo da mansuetude de coração, da doçura do amor.

O Cristo vivo é o filho de Deus vivo, conforme as falas bem inspiradas de Simão Pedro.

[...]

O Cristo, filho excelente do Deus vivo, é o sublime alentador de todas as vidas que pulsam no solo do planeta, impulsionando-as ao progresso para o Grande Reino.

Francisco de Paula Viotor

(Quem é o Cristo? Francisco de Paula Vitor, cap.6. Raul Teixeira)