resenha espirita on line 131

9
n o 131 Ano 7 30 de abril de 2016 RESENHA espírita on line a informação na medida certa

Upload: mrs

Post on 12-Apr-2017

120 views

Category:

Spiritual


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resenha espirita on line 131

no 131Ano 730 de abril de 2016

RESENHAespíritaonline

a informação na medida certa

Page 2: Resenha espirita on line 131

2 3RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

Instrumento de alto significado é o verbo que faculta a comunicação e a convivência entre as criaturas.

Jesus, o excelso Mestre, abrindo a boca enunciou as mais belas palavras jamais ouvidas na Terra.

Tomou de um grão de mostarda, insignificante, e transformou-o num poema de singeleza, num hino de referência à fé.

Num entardecer inesquecível, num monte bordado de Sol poente, compôs a mais harmoniosa ode à bem-aventurança, alterando a estrutura do pensamento sociopsicológico e comportamental da Humanidade.

Esse poema clássico modificou os sentimentos humanos e rompeu a cortina de sombras dos preconceitos do passado, enquanto exaltou os humilhados e perseguidos, os abandonados e esquecidos, os esfaimados e infelizes em geral, oferecendo-lhes a herança da paz e a fortuna do reino dos céus.

Não, porém, a todos, pois que existem aqueles rebeldes e vingativos que se não dispõem à transformação moral para melhor, ao aproveitarem a nobre provação.

Com o brilho de cada palavra compôs as novas de alegrias que permanecem como o roteiro mais seguro para a vivência da plenitude.

Utilizou-se das paisagens iridescentes e das coisas comuns, corriqueiras, para construir a sinfonia do Evangelho que ainda comove a sociedade terrestre.

Viveu a paz em todos os instantes e não aceitou as infelizes discussões dos hábeis insensatos dominadores

USOda palavra

Page 3: Resenha espirita on line 131

4 5RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

de vidas e de consciências.

Cada vez que enunciava a palavra havia um objetivo nobre antes não conhecido e, sem censurar, corrigia os equivocados e desculpava a ignorância em predomínio.

Os Seus silêncios enriqueciam de paz e de reflexão aqueles que O acompanhavam.

Até hoje o Seu verbo sublime vem merecendo cuidados e análises para se transformar em terapia valiosa para os enfermos do mundo.

Arrebanhou multidões com palavras simples aureoladas de amor e todos quantos as ouviram, se não lograram penetrar-se do seu conteúdo

vêm reencarnando sob a musicalidade Divina dos Seus conceitos, que tornam a sociedade melhor.

Nunca Lhe puderam imputar a pronúncia de uma palavra perversa ou venenosa, vulgar ou degradante.

Todas eram elaboradas com o suave perfume da compaixão e do entendimento.

Toma-O como exemplo, silenciando quando não possas ajudar ou enunciando-a somente para socorrer.

*

Oradores exaltados e escritores enfermos, dominados pelo pessimismo, têm-se utilizado da palavra para malsinar, atormentar, promover o ódio e a perseguição, fomentar as guerras vergonhosas.

Alguns são responsáveis por crimes hediondos, como consequência da mensagem belicosa e agressiva. Outros dizimaram vítimas incontáveis com as suas inflamadas dissertações. Diversos deixaram uma herança maldita de preconceitos e horrores, exteriorizando os conflitos que os martirizaram, feridos pela inveja da pureza, da ingenuidade, dos valores éticos.

Celebrizaram-se no mundo, que detestavam, enquanto se locupletavam com o lucro das suas assertivas venenosas e amargas...

Arrependidos, após o despertar no Além-Túmulo, rogam em padecimentos quase insuportáveis, o mergulho nos tecidos da miséria orgânica ou social, econômica, na mudez ou surdez, a fim de resgatarem os crimes, impossibilitados de pensar, no presídio carnal em que se encontram.

Page 4: Resenha espirita on line 131

6 7RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

A palavra é neutra na sua estrutura linguística. O uso que dela se faz, dá-lhe sentido libertador e feliz ou torna-a ácido destrutivo que arde no íntimo daquele que a expressa.

Tem cuidado com a palavra.

Reflexiona em torno dos conceitos que emitas, evitando que as paixões inferiores ocupem o espaço verbal, denegrindo ou levando suspeitas em relação aos outros ou a qualquer tema. Se não conheces o assunto, silencia e ouve. Se tens um conceito a seu respeito, mantém-te sereno e não o expresses, especialmente se é portador de conflitos e de acusações, de propósitos infelizes que mais perturbam do que ajudam.

Aprende a usá-la para a edificação do Bem e da Verdade.

Os comentários infelizes e difamadores que fazes, complicam-te o futuro espiritual em razão do prejuízo que promove.

Altera a tua óptica verbal, usando as tuas expressões com piedade e respeito pelo outro.

Se não puderes ajudar, não perturbes, nem cries animosidade contra o teu próximo.

Com uma palavra levanta o ânimo de alguém alquebrado, ilumina uma consciência obscurecida, facilita a movimentação de outrem paralisado.

O que comentas com censura não é com certeza conforme vês e reprochas com acrimônia.

De acordo com o teu estágio

evolutivo depreendes o que se passa a tua volta, o que não significa seja isso a realidade.

A maledicência é virose terrível que envilece as vidas.

Seja tua a palavra de bondade, que intercede a favor, que ampara e ergue o ser infeliz às culminâncias da sua jornada.

*

Jesus e Suas palavras!

Medita nos Seus ditos e feitos, imunizando-te contra o mal que ainda se demora em ti, transformando-o em compaixão e solidariedade.

Ninguém na Terra incorruptível.

Somente Ele o conseguiu.

Faze tuas as palavras dEle e torna-te bem-aventurado também.

Joanna de Ângelis

Psicografia de Divaldo Pereira Franco, na sessão mediúnica da noite de 23 de dezembro de 2015, no

Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador, Bahia.

O 12º Seminário Beneficente do MAP – Movimento de Amor ao Próximo – foi realizado no dia 17 de abril de 2016, na Casa de Espetáculos, Metropolitan, na cidade de Rio de Janeiro, e recebeu um público de mais de 4.300 pessoas.

Com o tema: “Conquista da Imortalidade”, Divaldo Pereira Franco abriu Seminário, cujo evento também foi dedicado às comemorações do centenário de Jorge Andréa, notável trabalhador da seara espírita.

Rio de Janeiro12º Seminário Beneficiente

Page 5: Resenha espirita on line 131

8 9RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

Passagem de Divaldo Franco pelo Sul do Brasil

Divaldo Franco, neste mês de abril de 2016, participou de diversos eventos doutrinários nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, divulgando o Espiritismo.Como de outras vezes, foi significativo e grande número de pessoas que compareceram nos locais programados para as palestras.Ele também participou de diversos momentos com a imprensa local de várias cidades.Veja fotos.

A passagem de Divaldo Franco pelo Balneário Camburiú, SC, no dia 3 de abril de 2016, ficou registrada por mais dia dedicado à paz, dentro da programação do movimento Você e a Paz. Em dado momento do dia, houve longa caminhada por ruas da cidade, conclamando todos a unirem-se à paz. E, no final do dia, o congrassamento popular em torno do magno convite que Divaldo fez: paz na Terra.

FOTOS: 1 - Criciúma, SC, 01/04/162 - Florianópolis, SC, 02/04/163 - Santa Cruz do Sul, RS, 05/04/16

1

2

3 4

5

6

74 - Santa Maria, RS, 06/04/165 - Pelotas, RS, 07/04/166 e 7 - Balneário Camburiú, SC, 03/04/16

Page 6: Resenha espirita on line 131

10 11RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

divaldo francoEuropa2016

PARIS, França - 03/05/2016DUBLIN, Irlanda - 06/05/2016LONDRES, Inglaterra - 08 e 09/05/2016BRUXELAS, Bélgica - 10/05/2016LUXEMBURGO, Luxemburgo - 11/05/2016ZURIQUE, Suíça - 13 a 16/05/2016WITERTHUR, SUÍÇA - 14/0/2016

VIENA, Áustria - 16 a 18/05/2016BRATISLAVA, Eslováqui - 19/05/2016VIENA, Áustria - 22/05/2016MANNHEIN, Alemanha - 24/05/2016FRANKFURT, Alemanha - 25/05/2016STUTTGART, Alemanha - 26/05/2016BAD HONNEF, Alemanha - 28 e 29/05/2016

Frankfurt - Alemanha

Page 7: Resenha espirita on line 131

12 13RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

Raul Teixeira emAngra dos Reis

Raul Teixeira foi homenageado pelo Grupo Espírita Caminho, Verdade e Vida. No dia 17 de abril de 2016, com palestra de Paulo Eduardo, abordando o tema: Mediunidade, Raul participou de tarde de autógrafo.Fotos abaixo e ao lado.

Show beneficienteRemanso Fraterno

No dia 6 de abril de 2016, Nando Cordel realizou show no Teatro Municipal de Niterói, RJ, em benefício das atividades do Remanso Fraterno, departamento da Sociedade Espírita Fraternidade - SEF, dedicado ao serviço social.

O Remanso Fraterno é um espaço de promoção social e de educação, e tem como finalidade colaborar para que crianças e adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social possam se desenvolver de forma sadia e equilibrada, moral, social e intelectualmente.

Para tanto, oferece educação formal de qualidade, desenvolve ações socioassistenciais e grupos socioeducativos, visando ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Trabalha em articulação com as redes de promoção social e amparo às famílias dos municípios de Niterói e de São Gonçalo.

Está localizado em Várzea das Moças, bairro situado a cerca de 25 km do centro de Niterói e ocupa um terreno próprio de aproximadamente 50.000 m², contando com uma área construída de 3.000 m².

Page 8: Resenha espirita on line 131

14 15RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

Acalma os anseios de mudanças constantes.

Deus te colocou no melhor lugar para o teu progresso moral e espiritual.

O lar que tens, o trabalho em que te encontras, a cidade onde resides, são oportunidades de treinamento para a tua evolução.

“Pedra que rola, não cria limo” — afirma o brocardo popular.

Quem sempre está de mudança não amadurece, nem realiza bem coisa alguma.

Cumpre a tarefa onde estejas, e, no momento próprio, após acurada meditação, toma o teu rumo definitivo.

Joanna de Ângelis

(Vida feliz. Joanna de Ângelis. Cap. XXVI.Divaldo Franco)

Faça do melhor modo o seu trabalho. Esteja certo de que, se trabalha mal, se empresta má vontade àquilo que faz, embora possa causar transtornos aos outros, a si mesmo é que estará prejudicando.

Ainda quando você não receba as considerações e reconhecimentos como gostaria, na Terra, pense na oportunidade que lhe está oferecendo o Pai da Criação. Ao seu tempo tudo melhorará.

Não se percam evitando perturbar-se em sua atividade profissional. Antes, aprimora-se. Faça tudo com carinho e rigor para que a sua

estada no mundo seja de muito proveito para o seu grande futuro.

A sua vida pode tornar-se um estuário de felicidade, num campo de alegria, evadindo-se das cadeias do remorso, do pessimismo, do egoísmo, do mal, enfim, para que a sua travessia humana seja um hino de ventura para o seu encontro com Deus por meio do seu semelhante.

Joanes

(Para uso diário. Joanes. Cap. 11. Raul Teixeira)

No lar, na forja doméstica dos caracteres, pais e mães ou tutores, podem e devem estabelecer

programas educacionais, tranquilos e sábios, para que homenageiem a vida terrena com a dedicação vivenciada diante dos educandos.

Qual o educador que, em casa, nos diálogos singelos e francos ou nos momentos de trocas de afetos com seus rebentos, pequenos ou jovens, não lhes poderá falar da impropriedade de se arrancar plantas das searas alheias, como flores de jardins públicos? No primeiro caso, pelo respeito ao patrimônio privado, no outro, pelo respeito ao que é de todos.

Não será difícil ao orientador doméstico, quando se aplica em conhecer o comportamento dos filhos ou outros agregados que estejam sob suas mãos, dizer-lhes o quanto é indelicado e rude rabiscar e danificar os bancos dos veículos coletivos ou as placas de orientação das estradas, ou ainda, pichar muros e paredes dos prédios dos outros. No primeiro caso, pelo respeito ao que é público, isso é, pertencente a todos, e, no outro caso, pelo respeito devido ao trabalho alheio.

Não custa orientar para o respeito a tudo e a todos, no empenho educacional para a formação do homem de bem, vivendo no mundo.

Não será impossível para os pais que têm a compreensão de que preparam seus filhos para a vida em sociedade, logo, para a nobre atuação no seio da comunidade mais ampla, o imperativo de mostrar aos educandos que não se atiram papéis ou detritos vários nos domínios públicos, como ruas, praças, calçadas, ensinando-lhes a buscar os depósitos de lixo, ainda que se afirme que o local já está sujo. Nosso esforço educativo estará reforçando a valorização da limpeza, da higiene. Se algum lugar estiver sujo e nos colocarmos a aumentar a imundície, isso indicará que o que prezamos é a sujeira.

A atuação do educador doméstico é de primordial importância para a formação sócio-moral do ser. Abdicar dessa oportunidade será jogar por terra valioso ensejo de melhorar o nível da nossa sociedade, a começar do nosso lar.

Thereza de Brito

(Vereda familiar. Thereza de Brito, Cap.:19. Raul Teixeira)

A família é abençoada escola de educação moral e espiritual, oficina santificante onde se lapidam

caracteres, laboratório superior em que se caldeiam sentimentos, estruturam aspirações, refinam ideais, transformam mazelas antigas em possibilidades preciosas para a elaboração de misteres edificantes.

O lar, em razão disso, mesmo quando assinalado pelas dores decorrentes do aprimorar das arestas dos que o constituem, é forja purificadora onde se devem trabalhar as bases seguras da Humanidade de todos os tempos.

Quando o lar se estiola e a família se desorganiza a Sociedade combale e estertora.

De nobre significação, a família não são apenas os que se amam, através dos vínculos da consanguinidade, mas, também, da tolerância e solidariedade que se devem doar os equilibrados e afáveis aos que constituem os elos fracos, perturbadores e em deperecimento no clã doméstico.

Aos pais cabem sempre os deveres impostergáveis de amar e entender até o sacrifício os filhos que lhes chegam pelas vias sacrossantas da reencarnação, educando-os e depondo-lhes nas almas as sementes férteis da fé, das responsabilidades, instruindo-os e neles inculcando a necessidade da busca de elevação e felicidade. O que decorra serão consequências do estado moral de cada um, que lhes não cabem prever, recear ou sofrer por antecipação pessimista.

Aos filhos compete amar aos pais, mesmo quando negligentes ou irresponsáveis porquanto é do código Superior da Vida, o impositivo: “Honrar pai e mãe”, sem excluir os que o são apenas por função biológica, assim mesmo, por cujo intermédio a Excelsa Sabedoria programa necessárias provas redentoras e pungitivas expiações liberativas.

.

Joanna de Ângelis

(Família. Diversos, Cap.: Filhos ingratos.Divaldo Franco)

Page 9: Resenha espirita on line 131

16 RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

VISITE OS SITES:

Editora Fráter: http://editorafrater.com.brLivraria LEAL: http://mansaodocaminho.com.br/livraria-leal/

EDUCAÇÃO E VIVÊNCIAS

Valorizando a auto-educação, e tendo-a como durame da sua pedagogia, Sêneca estabelece que o querer e a atitude moral estão em nível mais alto do que a própria razão, enquanto Comênio, apaixonado pelo aprendiz, se apresenta com seu otimismo realista, afirmando que todo ser humano tem como prioridade o poder aprender e ser educado, chegando a pontificar que para todo e qualquer nível de corrupção somente por meio de portentosa educação encontrar-se-á a solução. - Camilo

QUANDO VOLTAR A PRIMAVERA

Quando Voltar a Primavera é mais uma joia literária com que nos brinda o Espírito Amélia Rodrigues!Por meio da beleza do estilo e imagens construídas em suas páginas, passamos a conhecer ainda mais, e melhor, a Vida e a Obra de Jesus e dos apóstolos, os costumes e tradições dos povos daquela época.Além da riqueza do conteúdo histórico, a autora espiritual faz transbordar a taça da beleza, da poesia, da sensibilidade ao longo de toda a narrativa.Quando Voltar a Primavera nos dá uma exata noção da riqueza e da força do Evangelho de Jesus, agora redivivo nos postulados e nas lições de amor e de justiça da Doutrina Espírita.

Permite que o amor de Deus te inunde, aquecendo a frialdade dos teus sentimentos e diluindo as dores que têm procurado permanecer dominadoras no teu íntimo.

Renascente para amar, a fim de tornar-te uma fonte generosa d ricas energias que deverás esparzir onde com quem te encontres.

Joanna de Ângelis

(Tesouros libertadores. Joanna de Ângelis, Cap. 20. Divaldo Franco)

Considerando a lógica da observação e da conclusão kardequianas, seria excelente que os espiritistas, dos dois hemisférios da Vida, pudéssemos unir-nos em torno dessa gritante necessidade de melhor conhecer as teses da nossa veneranda Doutrina, a fim de servirmos melhor, rechaçando os arremedos que persistem envolvendo parvos e estultos, tenham diplomas o não, em vastos magotes pelas estradas do mundo. É tempo de trabalharmos na área do desenvolvimento do senso moral, da maturidade, dentro da proposta da Codificação.

Camilo

(Nossas riquezas maiores. Diversos, Cap.8. Raul Teixeira)