resenha espirita on line 116

9
n o 116 Ano 6 1 de janeiro de 2015 RESENHA espírita on line a informação na medida certa

Upload: mrs

Post on 19-Jul-2015

79 views

Category:

Spiritual


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resenha espirita on line 116

no 116Ano 61 de janeiro de 2015

RESENHAespíritaonline

a informação na medida certa

Page 2: Resenha espirita on line 116

2 3

agenda2015janeiro

FDivaldo ranco

EMIRADOS ÁRABES

17 a 31/01/15 Programação especial

Natal, RN

BRASIL 03 e 04/01/15 João Pessoa, PB

09/01/15 Caicó, RN

10 e 11/01/15 Natal, RN

16/01/15 Rio de Janeiro, RJ

Page 3: Resenha espirita on line 116

4 5

Divaldo Franco em João Pessoa

A Federação Espírita Paraibana está promovendo a visita de Divaldo Franco em João Pessoa, PB, nos dias 3 e 4 de janeiro de 2015, para a seguinte programação doutrinária: 3 de janeiro, às 20h, palestra pública; 4 de janeiro, das 8h30 às 12h30, seminário, com o tema: Vivendo com Jesus.Os dois momentos com o palestrante acontecerão no auditório da Federação, Av. Bento da Gama, 555 - Torre.

Atividades pela pazDivaldo Franco prossegue em sua caminhada solitária fazendo campanha pela paz. Em cada evento reune expressivo número de pessoas, que ali vão para ouvir a radiante mensagem do Bem em nome da Paz.Deste feita será no dia 10 de janeiro de 2015, em Natal, RN, às 17h, no Estacionamento do Centro de Convenções de Natal.

Rio Grande do NorteNo dia 9 de janeiro de 2015, a cidade de Caicó, RN, receberá Divaldo Franco para mais uma palestra, que será àa 20h, em local ainda por ser definido.No dia 11 de janeiro de 2015, em Natal, RN, também a convite da Federação Espírita do Rio Grande do Norte, acontecerá no Centro de Convenções de Natal, a partir das 8h30, Workshop, coordenado por Divaldo Franco, sob o tema: Autolibertação.Maiores informações podem ser buscadas pelo fone (84) 3211-8518, ou no site www.fern.org.br.

Natal, RN

Page 4: Resenha espirita on line 116

6 7

conteceuAMovimento

Você e a PazSALVADOR - BAde 12 a 19/12/2014

O Movimento Você e a Paz, idealizado por Divaldo Franco, se encontra em sua 17ª edição. Na cidade de Salvador, o Você e a Paz realizou-se entre os dias 12 e 19 de dezembro.Criado em 1998, o movimento é apresentado em nove países: Brasil – em nove Estados e cinquenta e uma cidades -, no Paraguai, Estados Unidos da América, Colômbia, Portugal, Inglaterra, França, Áustria e Suíça.A programação em Salvador, BA, fechando o ano de 2014, foi: 12/12/14, no Dique do Tororó; 14/12/14, na Praça Tricolor (Boca do Rio - Antiga sede do Bahia), às 18h00min; 17/12/14, na Praça General Pedro Labatut (Pirajá), às 20h00min; e o encerramento do Movimento Você e a Paz foi no dia 19/12/14, na Praça do Campo Grande - a partir das 18h30min. Veja fotos abaixo (de Jorge Henrique Moehlecke):

FOTOS:1- Dique do Tororó2 e 3- Praça Tricolor4- Praça General Pedro Labatut5 e 6- Praça do Campo Grande

1 5

2

34 6

Page 5: Resenha espirita on line 116

8 9

Raul Teixeiraum ano de conquistas

2014 foi para Raul Teixeira mais um ano de conquistas em sua luta por superação das sequelas do AVC que sofrera.Pode se fazer presente em vários eventos doutrinários, no Brasil e no exterior, levando a mensagem viva e silenciosa de que a perseverança é a base da vitória, e a vontade determinante de vencer, vencendo-se, plasma, paulatinamente, no corpo físico, o idealizado na mente e alimentado pela esperança.Mas sua luta silenciosa começou a dar mostras de bons resultados, ao poder ele melhor se expressar, e, de viva voz, em alguns dos últimos eventos que participou no ano de 2014, orar diante de todos, em alto e bom som, à Jesus, em sentida rogativa por nós todos, os caminhantes desta romagem terrena.Emoções de agora para nós que por ele pedimos ao Senhor da Vida as bênçãos do restabelecimento. Emoções para ele, pelos prenúncios de vitória final, num futuro não tão distante, mesmo que não tão próximo assim. Esperança, trabalho e paciência, é o lema.

Page 6: Resenha espirita on line 116

10 11

Clama-se por liberdade de pensamento, de opinião, de movimento, de ação...

A liberdade expressa-se como necessidade política e religiosa, artística e cultural, econômica e ética, para ser vivida, mas, mesmo quando se encontra estabelecida e proclamada, a imaturidade psicológica e o atraso moral de grande parte da sociedade que a anela, geram perturbações e descambam no crime.

Não se pode fruir de liberdade sem a consciência de responsabilidade, que faculta o respeito às leis, aos direitos dos outros, aos compromissos institucionais relevantes com disciplina e consideração.

Quando a Revolução Francesa proclamou os louvores à liberdade, desapeando do poder a velha Casa dos Capetos tradicionais, o clero, a aristocracia e os dominadores momentâneos, logo vieram os direitos

humanos e a conquista da cidadania. No entanto, o desequilíbrio de alguns líderes apaixonados e atormentados abriram os lamentáveis períodos para a instalação dos dias do Terror, que mancharam a dignidade humana já ultrajada pelos ódios entre os novos partidos governamentais e desonraram os ideais libertários.

A ânsia pela liberdade, infelizmente, ainda hoje se transforma em terrorismo aparvalhante, em guerras hediondas, quando facções alucinadas atiram-se em lutas cruéis, semeando o horror e a destruição, logo, porém, sucumbindo por sua vez, vencidas por outros grupos mais perversos que as odeiam.

Liberando o fanatismo de qualquer natureza, sempre insano, produz a selvageria de que a civilização já deveria estar liberada, em espetáculos de morbidez que levam ao desespero dezenas, centenas de milhares de pessoas que são

obrigadas a abandonar tudo, a fim de fugirem da sanha venenosa, para buscarem amparo em regiões não menos terríveis, como os campos de refugiados nos desertos, nas áreas infectas do mundo...

Vidas estioladas todas essas, que perdem as raízes da sua origem e desenvolvem-se em situações deploráveis de miséria de todo tipo.

As etnias africanas ou europeias, asiáticas ou americanas, permanecem em atos de agressividade, com derramamento de sangue que encharca o solo ressequido, utilizando-se do direito à liberdade que negam aos demais, também seus irmãos, que são acusados de estar do outro lado. E o que eram antes fraternidade, sorrisos, converte-se, rapidamente, em inconcebíveis carnificinas que estarrecem.

A verdadeira liberdade, porém, paira acima dos ideólogos interessados na libertinagem e no desar.

Ei-los, os violentos e sandeus, mascarados de idealistas e sonhadores, repentinamente transformados em hediondos inimigos da Humanidade que desarticulam, ambiciosos e extravagantes, violentos e inescrupulosos.

*

Jesus referiu-se que somente há liberdade quando se conhece a Verdade. E, por isso mesmo, recomendou que se a buscasse com empenho e insistência. A Verdade,

Liberdadereal

Page 7: Resenha espirita on line 116

12 13

porém, é Deus. Na impossibilidade atual de se entendê-lO e mesmo conhecê-lO, na Sua transcendência, a busca do conhecimento espiritual, da finalidade da existência terrestre, liberta da ignorância, que é a responsável por incontáveis males que afligem a sociedade.

Nesse sentido, merece que se reflexione em torno da liberdade interior que se expande para fora, quando se percebe que a verdade se estabelece inicialmente no íntimo, quando se inicia o esforço pela superação do egoísmo, responsável pelos desejos subalternos e pelos vícios sociais, morais e comportamentais.

Essa é a revolução especial, mais difícil, única, porém, que pode proporcionar a conquista do objetivo existencial, que é a plenitude.

Livre, portanto, é todo aquele que compreende a necessidade de contribuir em favor do bem geral, que

se esforça pela vivência solidária e transforma os seus desejos, alterando-lhes o direcionamento.

Tudo quanto antes aspirava apenas para si, agora se transforma num esforço comum em benefício de todos.

O vício escraviza, asselvaja, retém a sua vítima nas prisões da dependência tirânica, e por mais se desfrute de liberdade política e social, onde se vai, permanece-se em encarceramento.

Somente através da consciência responsável e digna pelo que opera na mudança do comportamento moral, é que se pode vivenciar a liberdade, mesmo quando as circunstâncias ainda não a concedem.

A criatura que aspira por ser realmente livre deve empenhar-se com denodo para transformar as dependências viciosas em conquistas éticas saudáveis.

O Mestre Galileu, sitiado pelos fariseus e pretorianos impenitentes e pusilânimes, seguidos pelos escravocratas de diferentes denominações, enfrentou a impostura e o poder de mentira com a autoridade moral da Sua pureza, fazendo-se respeitar e temer, por cuja grandeza foi crucificado...

Altivo, na execução do programa renovador da Humanidade, substituiu a Lei antiga pela de amor, intimorato, proclamou a liberdade e viveu-a, atraindo multidões, que abalaram o Império Romano e modificaram-lhe a estrutura. Entretanto, à medida que as criaturas se descuidaram moralmente, perderam a liberdade, por permitir-se os vícios, corrompendo-se e tornando-se vítimas das suas próprias ambições desnaturadas, os desejos mesquinhos e hediondos que as assinalam.

Séculos de trevas e dores sucederam-se até o momento em que a ciência se libertou do totalitarismo da fé cega, preparando a sociedade

para a chegada do Consolador.

*

A Revelação Espírita, ao esclarecer as consciências que anseiam pelo infinito, proclama a imortalidade da alma e sua reencarnação, demonstra-as, enquanto proporciona a visão do futuro que a todos aguarda, e rompe os grilhões retentivos dos vícios, à medida que proporciona a liberdade real.

Livre e feliz, segue Jesus, o Libertador, e a Ele entrega-te, a fim de plenificar-te em definitivo.

Joanna de Ângelis

Psicografia de Divaldo Pereira Franco, na reunião mediúnica de 11 de junho de 2014, no Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador,

Bahia.

Page 8: Resenha espirita on line 116

1514

VIDAEM

familia´Ensine aos seus que a prece não é

um instrumento para barganhar com a Divindade, num regime de trocas infantil. A prece é uma forma de comunicação. Quanto mais honesta, mais alta, Quanto mais alta, melhores seus resultados.

Independente da sua oração diária e íntima, aproveite o encontro de sua família, uma vez que seja por semana, em qualquer dia, em qualquer horário que possam estabelecer para a prece em conjunto.

Diante da mesa posta do Evangelho de Jesus, recolherão você e os seus os mais sublimes e valiosos recursos da Divindade, para que consigam dar conta dos múltiplos compromissos da presente reencarnação, sem perda de tempo.

Orar é nobre condicionamento, harmonizando-nos com o Infinito.

Orar em família é ver derramar-se sobre ela, o cálice aurífico dos Céus, acondicionando-nos nesse imenso bojo de ventura que o Cristo traz ao visitar-nos.

Ensine os seus entes queridos a se utilizarem das formidáveis bênçãos que movimentamos para o equilíbrio e a presença da luz em nosso cenário doméstico.

Thereza de Brito

(Do livro: Vereda familiar. Cap. 25. Raul Teixeira)

Dedica uma das sete noites da semana ao Culto Evangélico no Lar, a fim de que Jesus possa pernoitar em tua casa.

Prepara a mesa, coloca água pura, abre o Evangelho, distende a mensagem da fé, enlaça a família e ora. Jesus virá em visita.

Quando o Lar se converte em santuário, o crime se recolhe ao museu.

Quando a família ora, Jesus se demora em casa. Quando os corações se unem nos liames da Fé, o equilíbrio oferta bênçãos de consolo e a saúde derrama vinho de paz para todos.

Jesus no Lar é vida para o Lar.

Não aguardes que o mundo te leve a certeza do bem invariável. Distende, da tua casa cristã, a luz do Evangelho para o mundo atormentado.

Quando uma família ora em casa, reunida nas blandícias do Evangelho, toda a rua recebe o benefício da comunhão com o Alto.

Se alguém, num edifício de apartamentos, alça aos Céus a prece da comunhão em família, todo o edifício se beneficia, qual lâmpada ignorada, acesa na ventania.

Joanna de Ângelis

(Do livro: SOS Família. Cap. 20. Divaldo Franco)

na Terrafpara uma eliz

Mergulha a mente, quanto possível, no estudo. 0 estudo liberta da ignorância e favorece a criatura com o discernimento. O estudo e o trabalho são as asas que facilitam a evolução do ser. O conhecimento é mensagem de vida. Não apenas nos educandários podes estudar.

Com calma você entenderá cada ocorrência a sua volta e cada pessoa em seu caminho. Nada você perderá pelo uso da calma em sua trajetória humana, pois, longe de alimentar-se da ideia materialista de que tempo é dinheiro você começará a pensar que, fundamentalmente, tempo é oportunidade, e que você deverá aproveitá-la para o melhor. Mesmo que deixe de lucrar algumas poucas moedas, no jogo enlouquecido das competições, você conquistará harmonia e saúde, a fim de prosseguir na rota da felicidade que tanto deseja.

vida A própria vida é um livro aberto, que ensina a quem deseja aprender.

Joanna de Ângelis

(Do livro: Vida feliz. Joanna de Ângelis. Cap. III. Divaldo Franco)

Seja qual for a situação cotidiana que o convide à ação, à tomada de atitude, faça-o com calma, com muita calma, e aguarde os resultados excelentes em clima de paz.

Joanes

(Do livro: Para uso diário. Joanes, Cap. 7.Raul Teixeira)

Page 9: Resenha espirita on line 116

16 17

Constroi, desse modo, o amanhã, desde hoje, enquanto jovens são as tuas carnes e poderosas as tuas forças, dinamizando as possibilidades fomentadoras da harmonia, a fim de que o teu amanhã te chegue com bênçãos de paz, mediante o legado de gerações felizes, para os quais colaboraste, pelo sentido de ordem e do dever retamente cumprido à semelhança de Jesus, que, aos 12 anos, já superava os doutores da Lei, e, ao partir da Terra, muito jovem, renovou pelo exemplo todas as paisagens do planeta e plantou as bases do Novo Mundo, para cuja construção foste chamado e na qual te encontras.

Joanna de Ângelis

(Do livro: Florações evangélicas. Joanna de Ângelis. Cap.: 45. Divaldo Franco)

Se alguém agredir-lhe numa face, fazendo com que seja você atingido de fora para dentro, deixe brilhar a sua face íntima de confiança e entrega ao Senhor, sem desanimar, sem revidar, em tempo algum. Avance, assim, na estrada espírita, empolgado com as lições do Divino Mestre Jesus, sem permitir que adversários, encarnados ou desencarnados, tenham condições de lhe arrebatar da alma a palma luminosa que o trabalho do bem lhe concede por bênção de paz, pelo fato de você ter sempre coragem de mostrar o quanto o Cristo tem sido verdade em seu viver.

March

(Do livro: Nossas riquezas maiores. Diversos. Cap. 36. Raul Teixeira)

REVELAÇÕES DA LUZ

Neste ano em que comemoramos o sesquicentenário do lançamento do livro O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, a Editora Fráter vem, em excelente oportunidade, relançar esta obra, que se baseia naquela.Em Revelações da Luz, o Benfeitor Camilo, através do educador, orador e médium Raul Teixeira, propõe-nos profundas questões acerca de nosso modo de vida, das nossas escolhas e das nossas responsabilidades.De forma objetiva e abrangente, o coroável Benfeitor viabiliza-nos reflexionar do simples ao complexo nas nossas mais íntimas questões.Valendo-se de citações do Evangelho segundo o Espiritismo, propõe-nos um mergulho em nosso interior, através de interrogações pertinentes ao nosso dia a dia.Revelações da Luz é verdadeira coletânea de mensagens iluminadas, cuja fonte principal é o meigo rabi da Galileia, nosso Jesus, o Sol Maior de nossas vidas.

DIMENSÕES DA VERDADE

- O que é Verdade? - perguntou Pilatos, interessado. E o meigo Jesus permaneceu silente, como a demonstrar que a Verdade é infinita e apresenta várias dimensões, servindo aos Espíritos de acordo com a sua própria evolução. Para os dias em que vivemos, nos quais os vícios e as amarguras se misturam com as ideias de elevação e paz, Joanna de Ângelis selecionou 60 mensagens que procuram apresentar a verdade nas suas mais nobres dimensões.

VISITE OS SITES:

Editora Fráter: http://editorafrater.com.brLivraria LEAL: http://mansaodocaminho.com.br/livraria-leal/