resenha espirita on line 94

7
Resenha Espírita on l ine a informação na medida certa nº 94 Ano 5 18 de setembro de 2013

Upload: mrs

Post on 10-Jul-2015

203 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resenha espirita on line 94

1

Resenha Espíritaon line

a informação na medida certa

nº 94Ano 518 de setembro de 2013

Page 2: Resenha espirita on line 94

2 3

V Pazocê e amovimento

A cidade de Maragojipe – BA, recebeu as quase 1000 pessoas que acorreram ao local, alegres e motivadas, na tarde--noite do dia 1º de setembro, a partir das 17h, para mais uma edição do 16º Movimento Você e a Paz, com Divaldo Franco.O Movimento em Maragojipe representou o ecumenismo das ideias focadas na paz, tão necessária em nossos dias, contando com as presenças de representan-tes da Igreja Messiânica, da Igreja Adventista do 7º dia e da Igreja Batista.

O Movimento em Assunção, Paraguai7º Movimento de Tu y La Paz se deu no dia 15 de setembro de 2013, na cidade de Assunção, Paraguai, quando receberam menções:Pessoa física que se doa: para Nivalda Steffens, do Clube do Livro de Divaldo e para Gustavo Martinelliz, de Argentina No item instituição que realiza: para Remanso de Amor, de Colômbia, e Camino a la Casita, de Argen-tinaInstituição que viabiliza: FEB - Federação Espírita Bra-sileira e FEP - Federação Espírita do Paraná.Família que semeia a paz: Casal Terezinha e Miguel Sardano e casal Irandi e João.

Divaldo Franco no ParanáNo dia 11 de setem-bro de 2013, Dival-do Franco proferiu conferência em Foz do Iguaçu, PR, su-perlotando as de-pendências do salão de convenções do Hotel Golden Tulip Internacional Foz (foto ao lado).

Na noite de 12 de setembro de 2013, foi a vez da cidade de Cas-cavel, PR, receber a visita de Di-valdo, que se deu no Tuiuti Espor-te Clube, com a presença de mais de 2.500 pessoas.Na foto ao lado, Divaldo atenden-do as pessoas que o procuram nos momentos de autógrafo, com o carinho e ternura que lhe são pró-prias.

Seja bem-vinda, PrimaveraComo acontece anualmente, a Mansão do Caminho promove um desfile em suas ruas internas, para saudar a chegada da Primavera, contando com a presença das crianças, seus pais, cola-boradores, Divaldo e Nilson, seus dirigentes. Neste ano, foi no dia 4 de setembro a caminhada.

Page 3: Resenha espirita on line 94

4 5

Aconteceu o 2º Congresso

Espírita Sudamericano

Assunção-Paraguai 13 a 15 de setembro

de 2013

Reuniram-se espíritas e Institui-ções Espíritas da América do Sul, na cidade de Assunção, capital do Paraguai, nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2013, por ocasião do 2º Congresso Espírita Suda-mericano.O tema geral foi: El Evangelho en la Construccion del Hombre de Bien.Ocuparam a tribuna expositores dos diversos países convidados.Divaldo Franco esteve presente, proferindo a palestra de abertura, na noite de 13 de setembro, No dia 14, Divaldo apresentou em se-minário, o tema: Triunfo Pessoal.

Divaldo Segue ao Canadá

Já a partir do dia 22 de setem-bro de 2013, Divaldo Franco estará realizando uma série de Conferências sobre Espiritis-mo, no Canadá, prosseguindo em sua jornada pela divulgação doutrinária.

A programação está assim definida:

22/09/13 – QUÉBEC – 14h. Local: Université Laval, Pavillon Alphonse-Desjardins, Sainte-Foy, QC G1K 7P4 - Auditório: Hydro-Québec. Tema: A psicologia da gratidão.

24/09/13 – MONTRÉAL – 19h30. Local: Hôtel Europa - Auditorium Mont Blanc - 1240, rue Drummond - Montréal, QC H3G 1V7. Tema: Saúde psíquica e mediunidade.

26/09/13 – TORONTO – 19h. Local: Innis Town Hall, University of Toronto – 2 Sussex Avenue, Toronto ON, M5S 1J5. Tema: A psicologia da gratidão.

O Encontro Fraterno de 2013 será de 10 a 13 de outubro, no Hotel Iberostar Bahia, em Praia do Forte, o mesmo hotel de 2012. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através da internet: http://www.en-controfraterno.com.br

Page 4: Resenha espirita on line 94

6 7

dimensão.

Todos os que se envolvem nos ideais de engrandecimento da socieda-de interrogam, com frustração, se têm valido as propostas da honradez e as lições sublimes do Evangelho de Jesus com os seus mártires e apóstolos, pois que apraz aos viandantes carnais tudo quanto leva à consumpção, ao desar, ao invés da alegria pura e da harmonia in-dispensável ao equilíbrio e à plenitude.

Há, é certo, predominância do ví-cio escancarado e, sob disfarces varia-dos, o aspecto pandêmico do cinismo e do desrespeito aos códigos de ética e

de moral, prevalecendo a face zombe-teira dos triunfadores da desonestidade, famosos e difamados, nos postos que conquistaram mediante o suborno, a traição e a astúcia.

Mas, não são realmente felizes, tranquilos...

Estão hipnotizados, esses triunfa-dores de um momento, marchando ine-xoravelmente na direção do deserto que os aguarda, ardente e desolador.

Sorridentes, mas receosos, insegu-ros embora prepotentes, empanturram--se de poder e intoxicam-se no álcool e

Há dias em que tudo se afigura de-solador, caracterizado pela perda de

sentido, sem qualquer estímulo para o trabalho de divulgação e de preservação do bem na Terra.

Há períodos na existência humana em que todas as florações da alegria e do entusiasmo emurchecem, demons-trando a aparente inutilidade da sua be-néfica ação.

Há fases no percurso carnal, em que proliferam o mal e a agressividade em crescimento, asfixiando as débeis manifestações da bondade e da abnega-ção.

Há ocasiões em que a predomi-nância da vulgaridade e do ressentimen-to golpeia as expressões da gentileza e da dignidade, parecendo conduzir tudo e todos ao caos.

Há ocorrências perturbadoras que se multiplicam na condição de escalra-cho maldito, dominando o trigal das ex-periências de amor e de caridade direcio-nadas às criaturas humanas.

Olhando-se superficialmente a cul-tura social vigente e os indivíduos, re-pontam alarmantes índices de perver-sidade, de gozo exaustivo e de loucura pelo poder e pelo prazer sem freio nem

no deserto

Page 5: Resenha espirita on line 94

8 9

Também o ser humano, mesmo quando soberbo e ingrato, arbitrário e dominador, corroído pelas viroses da culpa, necessitando de afeto que não soube despertar pelo caminho transfor-ma-se, amolda-se, cede ao impositivo das inevitáveis alterações evolutivas.

Ninguém consegue fugir de si mes-mo ou viver saudável sem um propósito, um sentido psicológico na sua existên-cia.

O indivíduo mais inflexível nos seus ideais e convicções assim perma-nece até o momento em que a dor se lhe penetra, insinuante e contínua, passan-do a habitar-lhe as paisagens dos senti-mentos.

Nesse deserto, porém, numa cami-nhada silenciosa e demorada, surgem os tesouros da reflexão, do entendimento dos valores espirituais, da necessidade de ser pleno.

Não importa quando esse sublime fenômeno venha a acontecer, porquanto o importante é que sucederá.

A bênção do tempo agora é res-ponsável pela edificação do anjo e do holocausto de amor, porque o sofrimen-to é uma dádiva que Deus confere aos Seus eleitos.

*

Após a visita de Jesus a Saulo, no deserto em Damasco, o prepotente ra-bino, déspota e criminoso, teve neces-sidade de três anos em outro deserto, para diluir a construção de ferro do orgu-lho em que se encarcerava e argamassar a realidade do amor no coração ralado de sofrimentos.

Foi, portanto, reflorescendo as emoções que ele se deixou impregnar por Jesus e contribuiu vigorosamente para torná-lo conhecido e amado.

Trabalha o teu deserto interior com os instrumentos do amor e da com-paixão e o transformarás em jardim de dádivas, tornando o mundo melhor, de onde o mal fugirá envergonhado.

Joanna de Ângelis

Psicografia de Divaldo Pereira Franco, na reunião mediúnica da noite de 4 de março de 2013, no Centro EspíritaCaminho da Redenção, em Salvador, Bahia.

nas drogas ilícitas, porque não suportam a lucidez da consciência ultrajada, a fim de fugirem da presença da culpa e do desamor.

Reconhecem que ninguém os ama, embora se exibam ao seu lado, como cachorrinhos que aguardam as migalhas que venham a cair das suas mesas ricas.

Na primeira oportunidade, abomi-nam-nos, abandonam-nos, execram-nos, porque tampouco se sentem amados e respeitados. Sabem que são utilizados na ruidosa corte da exibição, na qual um usa o outro, que é sempre descartável.

...Este é o deserto social!

*

Nunca duvides do êxito da verda-de.

Nuvem alguma pode deter indefini-damente a luminosidade solar, por mais se demore em aparente impedimento.

Foi num desses desertos que, às portas de Damasco, Jesus apareceu a Saulo, triunfante e enganado, que se-guia encarregado de infausta missão contra um dos Seus discípulos.

Ao impacto da Sua presença, der-reou da animália ricamente adornada e percebeu a gloriosa figura luminescente, passando a sofrer o horror da cegueira que o tomou, acompanhada do tormen-toso arrependimento em torno da hórri-da conduta que se permitia.

Nesse deserto, a viagem foi para dentro, para a necessidade do autoen-contro, do redescobrimento, da reiden-tificação com a vida e do retorno aos sagrados objetivos existenciais que des-

prezara até aquele momento.

Ali nasceu o apóstolo das gentes, o desbravador dos desertos humanos, expandindo o reino de Deus em todas as possíveis direções.

A linguagem do tempo é um pre-sente agora, um contínuo suceder que altera todas as paisagens: as agrestes reverdecem-se, as montanhosas são corroídas, as pantanosas abrem-se em valas de liberação dos fluidos pútridos.

A água suave, nesse largo, infinito tempo, vence a rocha, o vento cantante desgasta o granito vigoroso, o fogo alte-ra a floresta...

Page 6: Resenha espirita on line 94

10 11

Trate de não gerar insegurança na alma dos seus netos.

Assiste-os, contudo, com o seu carinho, com a sua vivência alegre, honesta e útil, para que sir-va de exemplo aos rebentos dos seus filhos, caso seus netos não recebam exemplo no próprio lar ou para que reforce a diretriz que já os alumia, no âmbito doméstico. Com sua maturidade, ame-os sem apego; ajude-os sem tomar--lhes os deveres; agrade-os sem envaidecê-los; fale-lhes de Jesus sem pieguice, para que sua par-ticipação na vida dos seus netos possa assemelhar-se a um ras-tro brilhante de espiritual cometa, apontando-lhes caminhos de hono-rabilidade e de paz, discreta e inte-ligentemente.

Thereza de Brito

(Livro: Vereda Familiar. Thereza de Brito, Cap. 31. Raul Teixeira)

Não te creias responsável direto na provação que te abate ante o

filho limitado, física ou mentalmente. Tu e ele sois comprometidos perante os códigos Divinos pelo pre-térito espiritual. O teu corpo lhe ofereceu os ele-mentos com que se apresenta, po-rém, foi ele, o ser espiritual, quem modelou a roupagem na qual compa-rece para o compromisso libertador. Ante o filhinho deficiente não te inculpes. Ama-o mais e completa--lhe as limitações com os teus recur-sos, preenchendo os vazios que ele experimenta.Suas carências são abençoados me-canismos de crescimento eterno. Faze por ele, hoje, o que des-cuidaste antes. A vida em família é oportunida-de sublime que não deve ser descui-dada ou malbaratada.

Joanna de Ângelis

(Livro: S.O.S. Família. Diversos, Cap. Res-ponsabilidade no matrimônio. Divaldo Franco)

V ida emfamília

Page 7: Resenha espirita on line 94

12 13

No Cristianismo você pode ocupar duas posições: cristão e crístico.

Cristão é todo aquele que segue Jesus. Crístico é todo aquele que vive Jesus. Há muito cristão que segue o Senhor a distância, sem viver o Cris-to nas atitudes. E há muito crístico que, não se-guindo o Senhor consoante as con-venções do mundo, nunca se aparta d’Ele.

Marco Prisco(Livro: Glossário espírita cristão. Marco Pris-

co, Cap.: Registros. Divaldo Franco)

Estudemos as mensagens do Consolador. Elas nos

falam de libertação, de re-novação e de bênçãos de paz. Procuremos ascen-der, no continuado esfor-ço para o Bem, afugentan-do-nos, gradualmente, do carreiro das alucinações e das misérias da alma, a fim de que, desde hoje, inicie-mos a escalada de saúde e harmonia, sob a custódia de Jesus, deixando para trás os tempos de enfer-midades e agonias, de de-sesperos e lágrimas.

Camilo(Livro:Cintilação das estrelas. Camilo, Cap.

13. Raul Teixeira)

Desafios da educação: Em todas as perguntas elaboradas, vê-se claramente o interesse pelo melhor entendimento da vida, de modo a viver-se na Terra com menor risco, considerando-se os cuidados que devem ser tomados para que se faça tal travessia pelas rotas

da humanidade. E porque a virtude da e d u c a ç ã o tem sido tão p r e t e r i d a , desdenhada e menos prezada, nessa época de tecnologia, de cibernética e de domínio e c o n ô m i c o

marcados por aterrorizante e ácido materialismo. Trabalhamos para demonstrar que as referidas interrogações representam verdadeira ânsia de aproveitar ao máximo as experiências cotidianas, enquanto se encontram pelas veredas terrenais.

ilumina-te: Iluminar-se é acender a claridade do discernimento na mente e do amor no sentimento. Joanna de Ângelis aborda neste seu novo mais livro, conflitivos, temas da atualidade, oferecendo fórmula eficaz para a vivência digni-ficante, mesmo em momento tão conturbado da Humanida-de, retirada do evangelho de Jesus, que se faz sempre ma-nancial de bên-çãos. Silêncio interior, busca da iluminação, lutas abençoadas, lazeres, divertimentos, sentimentos perversos, enfermidades da alma, renúncia, serenidade, perdão, rela-cionamentos, mediunidade e dever são alguns dos temas apresentados.

RaulTEIXEIRA

Divaldofranco