resenha espirita on line 121

8
n o 121 Ano 6 6 de junho de 2015 RESENHA espírita on line a informação na medida certa

Upload: mrs

Post on 27-Jul-2015

44 views

Category:

Spiritual


1 download

TRANSCRIPT

no 121Ano 66 de junho de 2015

RESENHAespíritaonline

a informação na medida certa

2 3

Simpósio de Estudos e Práticas Espíritas de Pernambuco

Com o tema central “Da Célula à Espiritualidade – A fascinante construção do homem de bem”, o 10º Simespe acontece nos dias 31 de julho, 01 e 02 de agosto, no Teatro Guararapes, Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE) com a participação dos conferencistas Alberto Almeida; Anette Guimarães; Divaldo Franco; Haroldo Dutra Dias; Rossandro Klinjey e Sergio Felipe de Oliveira.

O Simespe, promovido pelo Grupo Espírita Seara de Deus e a Creche Escola Jesus de Nazaré, tem como principal objetivo difundir a Doutrina Espírita em todos os seus aspectos: científico, filosófico, religioso e prático. Há nove anos consecutivos, o simpósio ocorre no Centro de Convenções de Pernambuco, no Teatro Guararapes, onde importantes temas foram abordados através de módulos e estudados à luz da ciência, da filosofia, da religião, da prática e do senso comum de nosso tempo, por expoentes do movimento espírita de todo o Brasil.

presença de Divaldo Franco

4 5

Teatro Municipal de Niterói, 22 de abril de 2015. Às 19h abriu suas portas para show de Nando Cordel, em benefício das obras sociais do Remanso Fraterno, departamento da Sociedade Espírita Franternidade - SEF, fundado por Raul Teixeira.Casa lotada, noite muito agradável, permeada de boa música e boas histórias. O público benemerente também foi beneficiado com a qualidade e o repertório seleto de Nando Cordel.Conheça as obras do Remanso Fraterno.Acesse www.remansofraterno.org.br.

Remanso FraternoCompromissosde amor

Encontro Fraterno2015

Será de 15 a 18 de outubro de 2015, no Hotel Iberostar Praia do Forte, em Salvador, BA, o Encontro Franterno2015, com Divaldo Franco.As inscrições poderão ser feitas pelo site da Mansão do Caminho: www.mansaodocaminho.com.br/eventos

Minisseminário abordando o tema: Compromissos de amor, será coordenado por Divaldo Franco, no dia 11 de julho de 2015, na cidade de Novo Hamburgo, RS, e acontecerá no Teatro Feevale (ERS 239, 2755). Horário: 15 às 19 horas.

6 7

Raul Teixeira em PortugalRaul Teixeira, acompanhado de Otávio Esteves Faria (Vadinho), foi a Portugal, ali visitando várias cidades e concluindo seu roteiro em Lisboa. No dia 30 de maio de 2015, esteve no evento denominado Convívio com Raul Teixeira, promovido pela Federação Espírita Portuguesa, às 15h, em sua sede, Praceta Casal de Cascais, lote 4, Amadora.Nas fotos vemos Raul em Lisboa, em visita à cidade.

FOTOS1- Cartaz do evento na FEP2. Raul e amigos3. Raul4. Raul e Vitor Féria, presidente da FEP5. Raul e amigos6. Raul, Vadinho e Vitor Féria

1

3

2

5

4

6

8 9

Adormecida no inconsciente profundo do ser humano permanece a culpa, aguardando

o momento próprio para assomar e se transformar em conflito devastador.

Refugiando-se por muito tempo, recalcada sob a argamassa dos caprichos emocionais, que procuram justificar os atos insanos, esse olvido é sempre transitório, porquanto o fato de não estar consciente não significa encontrar-se superada ou diluída.

Muitas vezes, são compromissos infelizes que defluem da ignorância da razão, a estabelecer normas de conduta incompatíveis com o ético e o correto, sendo, porém, equívocos de interpretação dos direitos do ego, o qual, infelizmente, sempre se atribui méritos que, em realidade, não possui.

Noutras oportunidades, são ações conscientes que, em momentos de delírio ou deslumbramento, superam o bom tom, transformam-se em referências sem legitimidade, em comportamentos desleais que se repetem com naturalidade absurda e que, não raro, são efeitos de atitudes malsãs praticadas conscientemente.

O certo é que todos os indivíduos, vez que outra, são vítimas da sombra e praticam atos lamentáveis, dos quais se arrependerão posteriormente, após ou durante o amadurecimento psicológico, intranquilizando-se pela impossibilidade de retornar àqueles momentos e evitá-los, por não haver alternativa, exceto a correção, mesmo que tardiamente.

A culpa é um espículo vigoroso nas carnes da alma.

Todos os indivíduos sentem-na, em razão do impositivo natural da evolução que propõe existência correta, mediante pensamentos saudáveis, comunicações edificantes, escritas ou verbais, bem como atitudes dignas.

Qualquer deslize, passado o tempo próprio, retorna e exige retificação, pela pressão do progresso moral e emocional que se adquire. O que antes pareceria insignificante ou mesmo sem qualquer caráter prejudicial no momento produz, por não estar enquadrado nos padrões do comportamento digno, o inequívoco

sentimento de culpa.

Embora os conflitos a que dá lugar, a avaliação inconsciente dos comportamentos passados é uma conquista do processo evolutivo, graças à busca pela autoiluminação, na qual não existe espaço para escamotear a

verdade.

Pode o homem intentar justificar a ação incorreta, o que funciona por algum tempo, até o instante porém em que desperta para a realidade imortal, na qual se encontra inserido, já então sem ensejo de ocultar os procedimentos doentios.

CULPAo espículo da

10 11

A mentira, o engodo, a fantasia, a calúnia, a inveja, as informações agradáveis com objetivos de ludibriar o próximo ou conquistar benefícios pessoais, são máscaras, de que se utiliza o ego, que funcionam por algum tempo, tendo porém duração efêmera, porque a verdade sobrenada nesse oceano de ficções doentias, dando surgimento à culpa.

*

O sentimento honesto de culpa gera na criatura o arrependimento da ação nefanda, mediante reflexões, agora saudáveis sobre o que deveria ter sido feito naquele momento, caso possuísse maturidade psicológica, legitimidade pessoal.

A necessidade egoica de querer aparecer, a compulsão obsessiva para tirar vantagens, os hábitos arraigados da sombra em luta contínua contra o self conduzem o indivíduo, sem a vivência da dignidade, a cometer esses lamentáveis comportamentos agressivos, porque desrespeitam a intimidade do seu próximo, a confiança que lhe foi oferecida, a nobreza com que se permitiu expor e deixou-se tombar nas armadilhas infames que lhes foram feitas por aqueles nos quais confiaram.

Os seus danos são imprevisíveis porque podem magoar de tal maneira as suas vítimas, que as armam de desconfiança em relação às demais pessoas, ferreteiam –lhes a sensibilidade, conspurcam-lhes a pureza e a ingenuidade dos sentimentos... e se transformam em verdadeira traição.

Nada mais desconfortável do que dedicar confiança a alguém e ser miseravelmente enganado, traído nos seus valores afetivos, que se tornam superados pela ganância, pela forma perversa com que a amizade e a convivência são retribuídas.

Embora a gravidade da culpa, não permita que se te estiole a esperança nem se esfacele o teu lado bom, que agora desperta para a identificação da responsabilidade que assumiste.

Refaze o caminho, instala na conduta a humildade em relação aos teus erros. Não será necessário que reveles às tuas vítimas o que fizeste com elas, porque, cedo ou tarde, elas tomarão conhecimento. Recupera-te moralmente, modifica a conduta, sendo fiel e amigo, renuncia aos propósitos extravagantes que te amesquinhavam, sofre o natural efeito dos males que, afinal, a ti próprio causaste.

Permanece ao lado daqueles a quem enganaste e corrige lentamente, se possível, as informações equivocadas, e quando não se torne exequível fazê-

lo, age corretamente, envolto pelas vibrações do afeto sadio, reabilitando-te até o momento em que te sintas tranquilo, desarmado, feliz em sua companhia.

O amor verdadeiro produz milagres, nunca o duvides!

A arrogância, filha dileta do egoísmo, sempre conspira contra o teu propósito de expiação do mal que fizeste, buscando motivos para que permaneças na anestesia da responsabilidade.

O bem que puderes fazer àqueles que te sofreram a injunção penosa, oferece-o de coração aberto e realmente afetuoso.

Com pensamentos, palavras e gestos de bondade feitos de ternura e de arrependimento sincero, diluirás a

culpa, retirarás o espículo da consciência e avançarás realmente feliz no rumo da plenitude.

O estado de consciência de paz exige que toda culpa seja transformada em ação dignificante, porque, da mesma maneira como se equivoca, tem a criatura o dever de percorrer caminho idêntico para a correspondente reabilitação.

*

Tudo quanto esteja escamoteado na Terra, no Mais Além se apresenta desvelado, e a vítima olhará nos olhos do infrator com amizade e perdão, enquanto este, atormentado, tentará fugir da sua presença, carregando o fardo pesado que o esmaga interiormente.

No Evangelho de Jesus, recorda o temor de Pedro, que negou o Amigo, mas teve a coragem de devotar-lhe o restante da vida em processo de reabilitação, o que conseguiu de maneira brilhante, enquanto Judas, cruelmente ferido, atirou-se ao abismo do autocídio e foi constrangido a retornar à Terra inúmeras vezes até culminar no martírio a saga infeliz do seu antigo ato ignominioso.

Começa agora a tua reabilitação, ora e vincula-te ao Senhor que é o caminho para a Verdade, e logo a culpa que conduzes intimamente começará a ser arrancada dos teus nobres sentimentos.

Joanna de Ângelis

Psicografia do médium Divaldo Pereira Franco, na noite de7 de julho de 2014, em

Dubrovnik, Croácia

1312

O lar, organizado sob a égide do amor, ainda que debaixo de chuvas momentâneas de provações rudes, é o cadinho abençoado, é a bendita Escola de aprimoramento para pais e filhos, esposos e irmãos.

Com Cristo, compreenda, tolere e sirva.

Amando-O, não exponha o Espiritismo à praça alucinada da chocarrice, do vilipêndio.

Ame maduramente e pense que “tudo é possível ao homem que crê”, conforme anunciou o Evangelista Marcos. Prossiga sob as luzes do Evangelho e da orientação espírita. Supere-se e analise as facilidades deprimentes que cruzam seu passo. Recuse-as com firmeza e abrigue-se sob o pálio da oração.

As falanges do Mal avançam, ousadas, infelizes, sedentas, testando a vigilância que lhe cabe manter.

O Senhor espera, portanto, por seu testemunho de nobreza, de probidade, na luta por ultrapassar-se a si mesmo, no convívio familiar, em pleno processo de verdadeira conquista de júbilos e de paz

José Tatagiba

(Do livro: Vozes do infinito. Diversos. Cap.: 30. Raul Teixeira)

Ao Espiritismo, com a sua visão cristã e estrutura filosófica superior, cabe a

tarefa imediata de voltar os seus valorosos recursos para a família, trabalhando o homem e conscientizando-o das suas responsabilidades inalienáveis perante a vida, quando informando-o sobre a finalidade superior da sua existência corporal.

Demonstrando-lhe a indestrutibilidade do ser, bem como preparando-o para as vitórias sobre si mesmo, o conhecimento espírita fará que se esforce por agir com acerto, recuperando-se, na convivência de que a reencarnação ora lhe faculta, dos erros transatos, enquanto lhe oferece as oportunidades superiores para o seu futuro ditoso.

Com o homem renovado e responsável, surge o lar equilibrado e sadio, onde se formará a criança enobrecida, rumando para uma sociedade melhor.

Pensando-se, portanto, em termos de futuro, a criança deverá ser sempre a preocupação primeira, e a família, a modeladora inevitável que a trabalha, preparando-a para o amanhã, o que constitui o grande desafio que nos cumpre atender com elevação e dignidade.

Parafraseando Jesus, repetimos:

- “Deixai que venham a mim os pequeninos”... porque à família feliz e nobre pertencerá o reino dos Céus.

Benedita Fernandes

(Do livro: Terapêutica de emergência. Diversos. Cap. 13. Divaldo Franco)

Aproveita cada oportunidade para agir de forma elevada.

Há quem espere extraordinários momentos e ocasiões especiais, que possivelmente não chegarão.

Não será o que faças, que te tornará grande e importante, porém como faças cada coisa que te transformará em valioso.

A árvore gigante se origina em

Pensando em tudo isso, louve aos seus pais, tenham sido eles pobres ou abastados, tenham lhe dado facilidades ou posto nos campos de trabalho desde cedo.

Cuide deles, agora quando estão velhos, alquebrados, frágeis ou doentes. Não os trate como se fossem fardos a impedir o livre uso da vida expansiva ou descomprometida que desejaria levar.

Faça o possível para não os atirar nos tristes quartinhos dos fundos da casa, aonde ninguém vai; não se furte à alegria de apresentá-los aos seus amigos e às suas visitas; ouça o que eles tenham a lhe dizer, não faça de conta que não os escutou; quando estejam em condições para isso, leve-os para as refeições à mesa com você. Retribua, assim, uma parcela pequeno

pequenina semente.

O Cosmo é resultado de partículas e moléculas invisíveis.

Torna-te grande nas pequeninas coisas, a fim de que não te apequenes nas grandiosas..

Joanna de Ângelis

(Do livro: Vida feliz. Joanna de Ângelis. Cap. XIV. Divaldo Franco)

do muito recebido por seus genitores anos atrás.

Seus velhos pais também são suas preciosas jóias. Deles você dará conta ao Pai do Céu, como de todos os valores que Ele lhe outrogou no mundo. Guarde-os no estojo do seu carinho mais doce, porque agora, no declinar do corpo, são eles que carecem dos seus braços.

Benedita Maria

(Do livro: Ações corajosas para viver em paz. Benedita Maria, Cap. 7. Raul Teixeira)

14 15

Coexistirem o luxo e a miséria, a abundância e a escassez, o excesso e a ausência gerando a indiferença dos primeiros pelos segundos, negando-se aqueles a entenderem os últimos, isto é fator preponderante e característico do estado de primitivismo em que transita o progresso, na Terra, longe dos valores éticos, únicos capazes de tornar a vida digna de ser vivida e o homem menos lobo do homem, irmão, portanto, do seu próximo.

(...) O problema básico da violência é o desamor humano, matriz da avareza e da insensibilidade de que se revestem os falsamente ditosos.

Benedita Fernandes(Do livro: Terapêutica de emergência. Diversos. Cap.: 12. Divaldo Franco)

Não te permitas aconselhar-te com a ingratidão. Eles, os teus pais, não a merecem, pelo simples fato de terem-te servido de estrada para que chegasse ao casulo corporal.

Agradece-lhes com o teu aconchego e, se não te for possível tamanha aproximação, em virtude dos caracteres em jogo, mesmo assim, ora e vibra por eles, oferecendo a tua compreensão.

Eles amam-te, com certeza, embora interpretem o amor e o bem-querer pela ótica que lhes demarca a formação intelectual e moral.

Ivan de Albuquerque(Do livro: Nossas riquezas maiores. Diversos. Cap. 26. Raul Teixeira)

ADOLESCÊNCIA E VIDA

Torna-se urgente o compromisso de um reestudo por parte dos pais e educadores em relação à conduta moral que deve ser ministrada às gerações novas, a fim de evitar a grande derrocada da cultura e da civilização, que se encontram no bordo mais sombrio da sua história. Joanna de Angelis, Espírito, assim pensando, apresenta ao caro leitor, vários temas relacionados com a adolescência, a fim de contribuir de alguma forma com a palpitante questão que está desafiando os pais na maneira de conduzir os jovens.

CINTILAÇÃO DAS ESTRELAS

É de muita beleza e profundez a visão que o espírito Camilo nos leva a ter da vida, dos seres e das coisas do mundo, a partir dos seus arrazoados. Em CINTILAÇÃO DAS ESTRELAS, ele desenvolve brilhantes reflexões sobre a mediunidade, a distinção entre a causa e a casa espírita, a importância da educação espírita, o poder desastroso da irritação, os exotismos que se misturam à tese da reencarnação, o abortamento, a verdadeira liberdade, dentre outros instigantes temas da vida humana. CINTILAÇÃO DAS ESTRELAS permite-nos uma panorâmica sobre muitas das ideias espíritas, em particular, e espiritualistas, em geral, o que nos enseja respaldo mais racional e lógico para o fortalecimento de uma fé mais lúcida e inquebrantável.

VISITE OS SITES:

Editora Fráter: http://editorafrater.com.brLivraria LEAL: http://mansaodocaminho.com.br/livraria-leal/